Correção: no minuto 1:53 desse vídeo, ao criar contexto com a frase anterior, erramos ao mencionar o Helio-3 como um metal, quando na realidade, deveríamos ter mencionado "como um exemplo de recurso lunar". Nossas sinceras desculpas Astrum Brasil
Confessi que estranhei o termo, mas ainda me intriga o termo Hélio-3. Na Terra cobhecemos o gás nobre Helio, que tem dois elétrons. O que seria o Hélio 3, muito provavelmente congelado sob temperaturas tão baixas.
A questão não é existir ou não, até creio que em outro sistema possa existir, mas com base no que sabemos hoje, ainda não dá pra pensar em viver, colonizar, ou como queira pensar em outro lugar que não seja aqui
Caramba a narração dos seus vídeos é muito interessante, cria uma sensação quase como se estivéssemos no local das imagens, perdidos no universo. Muito legal!
Vamos explorar alguns dos novos perigos que os astronautas encontrarão na Lua, bem como explorar algumas das interessantes soluções de como esses desafios podem ser superados. Venha conosco nesta jornada de descoberta. Astrum Brasil | O Espaço ao Alcance de Todos
Novos perigos? Como assim : Novos perigos, mudou alguma coisa na lua desde a década de 60 ? Caso a Nasa decidisse reativar a missão da apollo 18 e enviar 3 astronautas para a lua com o mesmo foguete Saturno V , com os mesmos equipamentos e computadores da época e com os astronautas a utilizar os mesmos trajes espaciais que todos os outros usaram com sucesso nas 6 missões apollo , eles fracassariam? Apenas curiosidade.
@@augustocesario3755 Novos perigos devido aos novos locais que serão explorados, ou seja, em regiões polares, onde a astrofísica lunar é diferente, como bem explicado no vídeo. E tb pelo tempo de permanência, que será consideravelmente maior. Qualquer coisa assista novamente o vídeo.
@@augustocesario3755 Não tem como fazer exatamente igual ao Programa Apollo. A tecnologia mudou. Novos materiais, novos sensores, novas parcerias. A tecnologia Apollo se perdeu por conta da descontinuidade do programa. Então, tudo precisou ser refeito praticamente do zero no projeto Artemis.
Muito bom seu vídeo. Me faz pensar q provavelmente regredimos em tecnologia, pois, se em 1969, com um computador com processamento em Kb/s, trages de pano e naves de papel alumínio os Americanos pousaram, andaram e fotografaram a lua sem nenhuma interferência eletrostática . Mas não dá pra falar muito sobre isso senão um pessoal fica bravinho... Parabéns. Like garantido.
@@professorgirafalesgirafale111 você pode questionar o que quiser na ciência mas traga fatos, dados, modelos matemáticos, algo que possa ser estudado por outros e não mera suposições tiradas sabe-se lá de onde, publique um artigo refutando, é assim que se questiona
Romulo Krejci. Muito pelo contrário. São as novas tecnologias e maior sofisticação do Projeto Artêmis, que estão levando a adiamentos nesta nova empreitada lunar. Além disso, houve uma tremenda descontinuidade entre o Programa Apollo e esta nova fase da conquista e permanência na lua. Portanto, os EUA estão tendo que se reinventar, partindo de praticamente zero em muitas necessidades que o novo programa requer. Papel alumínio não, e sim "mylar", protetor térmico. Trajes de pano, absolutamente não. Camadas e camadas de diversos materiais. E os novos trajes pretendem dar maior mobilidade, proteção para longas permanências na lua, além de disporem de diversas tecnologias incorporadas.
Aos 11:59 a melhor e mais fiel frase do vídeo, sobre "dar os primeiros passos fora de nosso planeta natal". Quem quiser acreditar em 1969 que acredite, paciência... Mas saber que 55 anos depois (que significam séculos em tecnologia) esse pessoal estuda trajes e veículos para planejar ir à Lua tornam aqueles vídeos histórias da carochinha.... Abs aos amigos do canal!
Cara que texto perfeito! E o vídeo super cativante e informativo, eu adorei. Fora o lembrete de que nós enquanto humanidade estamos evoluindo costantemente.
Existem muitos desafios para as viagens espaciais, o desenvolvimento de tecnologias que permitam a sobrevivência humana no espaço e nos diversos tipos de ambientes planetários é crucial.
@@patrickbrasilreal em 1969 não era idade da pedra, armas nucleares foram usadas em 1945. Os desafios de ir e pousar ainda são os mesmos, porém, os desafios de ir e morar são "infinitamente" maiores.
Parabéns Denis sem modéstia melhor vídeo e extremamente esclarecedor de problemas pra suporte a vida. Confesso já assisti dezenas de vídeos mas nenhum tão esclarecedor. Valeu
Será que essa diferença de potencial não poderia ser aproveitada para gerar uma corrente de energia elétrica para uma colonização da região? Ela poderia ser usada para aquecimento, iluminação, processos industriais (produção de combustíveis), etc.
Excelente trabalho. Porém, penso que deveríamos eliminar definitivamente a miséria, a pobreza e a fome do nosso planeta, antes de pensar em explorar e colonizar a lua e outros planetas. Ou será que iremos disseminar as mazelas humanas pelo sistema solar?
Parabéns pelo excelente vídeo! O conteúdo deste canal é realizado com extremo cuidado e rigor. Contudo, gostaria de atentar para o uso da palavra "raça". Há muito tempo, etnólogos e linguistas apontam para a substituição da palavra raça pela palavra espécie, bem mais justa e inclusiva ao aglutinar as características que nos diferem de outros seres no reino animal.
Vi um documentário falando que naquela época havia uma disputa entre a Rússia, Alemanha e os USA pra ver quem chegasse primeiro ao solo Lunar, isso significava muito para o vencedor e os Americanos venceram, tanto tecnologicamente, quanto economicamente. Agora pode acontecer novamente, porém uma nova disputa pra chegar em Marte, um projeto muito mais difícil devido a distância.
Então os astronautas tiveram sorte de não acontecer nada ao viajar ao desconhecido mundo da lua, passear, brincar, fazerem experiências e tudo mais sem que não fossem atingidos por uma descarga fatal ou contaminação, estranho né.
Bom, TUDO o que se sabe com mais certeza e propriedade sobre a Lua foi obtido pela própria NASA durante e após o envio de missões tripuladas para lá. No próprio vídeo, no minuto 6:20 ele afirma que o solo sem atmosfera é bombardeado pelos ventos solares e fica carregado negativamente. Em 8:02 ele explica que os fótons presentes na própria luz solar que também atingem o solo, neutralizam a carga negativa. Sem contar que o narrador nem afirmou qual a potência real do choque (se ocorresse) ou que os trajes tem várias camadas para proteger os astronautas.
@@thiagofleck3468 eles mal conseguíamo ir ao espaco...o equipamento que era do tamanho de um caminhão hj é teu celular....quando os astronautas voltaram olha a tristeza com que eles se mostraram ...uma vergonha ...depois o dinheiro falou mais auto...mas um deles abriu o jogo mais tarde...vê os vídeos...É uma piada...
Caramba, eu só sabia dos perigos do regolito, eu não fazia ideia de que a superfície da Lua é carregada eletricamente. Está aí um baita desafio para a humanidade.
É impressionante eu aqui do sofá, um admirador da capacidade do homem ser surpreendido em 2022 com mais uma variável vital às expedições lunares jamais sequer citada/comentada nas centenas de vídeos (incluindo os mais técnicos) tanto de enaltecimento quando os de incredulidade do enorme feito. Se não bastasse toda a complexidade habitual como conservação de energia/combustível/propelente, oxigênio, poder computacional rarefeito, resistência dos materiais evoluindo, pioneirismo primordial, 1969, temperaturas efervescentes, congelantes ou que fundem metais a agora sou maravilhado com as diferenças de potencial elétrico mortais, sem placas de aviso. Minha admiração só aumenta aos heróis desta conquista.
Isso multiplica exponencialmente a habilidade e a destreza da equipe. Exatamente o que me intriga. Jogaram até golfe. Cairam no chão de areia quente a 120c !!!! Uma descontração que não temos nem mesmo ao fazer um pix no sofá de casa. E a melhor parte... transmitiram AO VIVO o passeio na Lua a custa de muitas modernas, leves e sutis válvulas e tvs de tubo sem cores.
😊 Parabéns esse canal é maravilhoso e as matérias espetacular e eficientemente apresentadas, obrigado, eu orgulhoso por esse canal brasileiro desde aqui da Flórida USA pertinho do Cabo Cañaveral.:.
Denis, parabéns pelos seus comentários e observativos, mas também isso sempre me gerou muitas dúvidas. • Como que sem alguma gravidade, a lua pode conter em sua superfície qualquer objeto? • e no raciocínio de sem gravidade, também não existe troposfera estratosfera mesosfera ionosfera e exosfera. Logo, a irradiação de uv solar seria completamente terminal aos seres humanos. • E como você comentou a respeito da rotação lunar, te peço que me explique "the dark side of the moon"? • Você também comentou a respeito dos cometas que atingiram a lua. Elas viajam a mais de 500.000 km/h, o que em nosso raciocínio, o rastro deixado não pode ser por calor, já que estamos falando do espaço sem atritos sem moléculas e na temperatura de Kelvin. • E como não há atrito e nem moléculas, como poderia ter a existência de íons e cátions? • a minha última dúvida: como que Armstrong, num ambiente sem gravidade pode descer escadas e andar com os supostos sapatos que deixariam ele estável sobre um ambiente sem gravidade? Penso eu que todo esse rigoleto, nave e ele deveriam estar flutuando ao espaço... Muito obrigado pelos seus vídeos maravilhosos e eu aprendi muito
seria interessante se desse pra usar essa eletricidade estática como recarga de sistemas elétricos do traje, isso transformaria um problema em uma solução.
depois de ver um vídeo desses evidenciando a quantidade de problemas pra explorar a lua, isso no século 21, nao culpo de forma alguma as pessoas que duvidam da exploração lunar. ainda mais naquela época onde os computadores eram de BOBONINAS ( antes do semicondutor), e o tento de informação que nao se tinha na época por conta da quantidade de satélites e a tecnologia deles.
Com certeza Allan, e faz todo sentido. Uma época totalmente diferente, com uma tecnologia em seus estágios iniciais....foi uma conquista e tanto. E estamos agora trabalhando na próxima conquista, que talvez não demore tanto. Sempre em frente
O espaço é muito mais cruel do que parece. Por mais que seja satisfatório pensar em bases na Lua e em outros planetas o dinheiro para estes projetos seria muito melhor empregado descobrindo como recuperar o planeta Terra antes que se torne inabitável.
Ao invés de duas missões caríssimas com a mesma finalidade, poderia haver uma missão única pela metade do preço, metade do tempo e com o dobro de eficiência...essa humanidade.
Maravilha! Adorei o vídeo e o canal! Só assim para se ter informações sobre a lua e tudo o que estamos vivenciando com o ciclo solar 25. Afinal , só se fala do sol............ Pergunto- me se isso é proposital,para que não direcionarmos nossa atenção ao que os " governos" estejam fazendo e descobrindo sobre as potencialidades da Lua
O legal é saber que muitas novas tecnologias serão desenvolvidas para que isso ocorra. Mas não acredito que a humanidade seja interplanetária tão cedo. O corpo humano é muito frágil, e a tecnologia tem latência absurda para controle remoto. Acho mais provável IAs autônomas explorarem e extrairem os recursos e enviar a Terra.
Que maravilha de comentário Le Shekels :) Confesso que sou inclinado a imaginar também um futuro com IAs fazendo esse trabalho. Certeza que muito mais seguro e simples, e certamente mais barato. E pelo que temos acompanhado nas notícias, não deve demorar muito para termos soluções eficientes nesse sentido.
Esse canal é muito i nteressante deveria ter milhões de escritos a muito tempo e infelizmente se fosse um desses canais de porcarias de funkeiros e fofocas e besteiras teriam milhões e milhões de inscritos INFELIZMENTE.
Correção: no minuto 1:53 desse vídeo, ao criar contexto com a frase anterior, erramos ao mencionar o Helio-3 como um metal, quando na realidade, deveríamos ter mencionado "como um exemplo de recurso lunar". Nossas sinceras desculpas
Astrum Brasil
Ta perdoado, otimo vídeo e ótima narração
Confessi que estranhei o termo, mas ainda me intriga o termo Hélio-3. Na Terra cobhecemos o gás nobre Helio, que tem dois elétrons. O que seria o Hélio 3, muito provavelmente congelado sob temperaturas tão baixas.
@@canalplaybox De fato, a narrativa é profissional. Excelente!
👏👏👏👏👏👏🤩🤩🤩
Notei o equívoco, mas foi compreensível. Excelente vídeo.
Numca imaginaria que um ser humano poderia ser eletrocutado na Lua! Excelente vídeo!
Imagino que mais perigos estejas nos aguardando por lá. E talvez em breve tenhamos mais notícias sobre o tema. Muito obrigado Naíra, de coração
Nunca ne fomos!
Hipóteses
Cuidemos do nosso planeta, não há outro lugar em nosso sistema que possa nos abrigar igual aqui!!
O fato de não conhecermos algo, não significa que algo não exista.
A questão não é existir ou não, até creio que em outro sistema possa existir, mas com base no que sabemos hoje, ainda não dá pra pensar em viver, colonizar, ou como queira pensar em outro lugar que não seja aqui
Caramba a narração dos seus vídeos é muito interessante, cria uma sensação quase como se estivéssemos no local das imagens, perdidos no universo. Muito legal!
Poxa que honra Paulo, muitíssimo obrigado 🤗
De fato a narração é um ponto alto nos vídeos do canal.
de fato mesmo, comecei a assistir pelo conteúdo e a narração me fidelizou pesado, virei Fã
Gostei do trabalho desse canal, e gostei do seu português. Nosso português correto, é o mais lindo idioma do mundo.😅 Valeu chará.
*_Como é bom vermos vídeos que nos revela coisas que sequer imaginávamos, esse canal está de parabéns._*
Vamos explorar alguns dos novos perigos que os astronautas encontrarão na Lua, bem como explorar algumas das interessantes soluções de como esses desafios podem ser superados.
Venha conosco nesta jornada de descoberta.
Astrum Brasil | O Espaço ao Alcance de Todos
Novos perigos? Como assim : Novos perigos, mudou alguma coisa na lua desde a década de 60 ? Caso a Nasa decidisse reativar a missão da apollo 18 e enviar 3 astronautas para a lua com o mesmo foguete Saturno V , com os mesmos equipamentos e computadores da época e com os astronautas a utilizar os mesmos trajes espaciais que todos os outros usaram com sucesso nas 6 missões apollo , eles fracassariam?
Apenas curiosidade.
Excelente vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
@@augustocesario3755 Novos perigos devido aos novos locais que serão explorados, ou seja, em regiões polares, onde a astrofísica lunar é diferente, como bem explicado no vídeo.
E tb pelo tempo de permanência, que será consideravelmente maior.
Qualquer coisa assista novamente o vídeo.
@@augustocesario3755 Não tem como fazer exatamente igual ao Programa Apollo. A tecnologia mudou. Novos materiais, novos sensores, novas parcerias.
A tecnologia Apollo se perdeu por conta da descontinuidade do programa. Então, tudo precisou ser refeito praticamente do zero no projeto Artemis.
Narração impecável. 👏👏👏
Sem blá blá blá nem enrolação.
Direto ao ponto do assunto proposto. Parabéns.
Muito bom seu vídeo. Me faz pensar q provavelmente regredimos em tecnologia, pois, se em 1969, com um computador com processamento em Kb/s, trages de pano e naves de papel alumínio os Americanos pousaram, andaram e fotografaram a lua sem nenhuma interferência eletrostática . Mas não dá pra falar muito sobre isso senão um pessoal fica bravinho... Parabéns. Like garantido.
@@professorgirafalesgirafale111 você pode questionar o que quiser na ciência mas traga fatos, dados, modelos matemáticos, algo que possa ser estudado por outros e não mera suposições tiradas sabe-se lá de onde, publique um artigo refutando, é assim que se questiona
Verdade 🤣🤣🤣
Os caras ficam bravos se você não acreditar que eles foram na lua naquela época
E ainda transmitiram ao vivo!
Romulo Krejci. Muito pelo contrário. São as novas tecnologias e maior sofisticação do Projeto Artêmis, que estão levando a adiamentos nesta nova empreitada lunar.
Além disso, houve uma tremenda descontinuidade entre o Programa Apollo e esta nova fase da conquista e permanência na lua. Portanto, os EUA estão tendo que se reinventar, partindo de praticamente zero em muitas necessidades que o novo programa requer.
Papel alumínio não, e sim "mylar", protetor térmico.
Trajes de pano, absolutamente não. Camadas e camadas de diversos materiais. E os novos trajes pretendem dar maior mobilidade, proteção para longas permanências na lua, além de disporem de diversas tecnologias incorporadas.
Denis meu filho... Sua voz é surreal... Eu durmo ouvindo.
Um show a parte suas narrações.
Muito obrigado Alessandra
Aos 11:59 a melhor e mais fiel frase do vídeo, sobre "dar os primeiros passos fora de nosso planeta natal". Quem quiser acreditar em 1969 que acredite, paciência... Mas saber que 55 anos depois (que significam séculos em tecnologia) esse pessoal estuda trajes e veículos para planejar ir à Lua tornam aqueles vídeos histórias da carochinha.... Abs aos amigos do canal!
Um olho no peixe outro no gato, concordo com sua observação Reinaldo.
Abraço!
Seguem os questionamentos sensatos aguardando os próximos capítulos. Abraços.
Amo esse canal vcs deveriam estar em todas as escolas do Brasil como matéria essencial de ciências parabéns ❤
Que honra imensa Ricardo. Muitíssimo obrigado 💙
Cara que texto perfeito! E o vídeo super cativante e informativo, eu adorei. Fora o lembrete de que nós enquanto humanidade estamos evoluindo costantemente.
Existem muitos desafios para as viagens espaciais, o desenvolvimento de tecnologias que permitam a sobrevivência humana no espaço e nos diversos tipos de ambientes planetários é crucial.
E como é que conseguiram em 1969?
@@patrickbrasilreal em 1969 não era idade da pedra, armas nucleares foram usadas em 1945. Os desafios de ir e pousar ainda são os mesmos, porém, os desafios de ir e morar são "infinitamente" maiores.
Parabéns Denis sem modéstia melhor vídeo e extremamente esclarecedor de problemas pra suporte a vida. Confesso já assisti dezenas de vídeos mas nenhum tão esclarecedor. Valeu
Que honra Antonio, muitíssimo obrigado 💙
A coisa é mais difícil do que sonhávamos.
Eu não consigo imaginar como é um frio de 247 graus negativos.
Não sabia que a Lua girava, muito interessante!
Nesses dias com a lua minguante ou nova, ao pôr do sol com o céu avermelhado estava lindíssima, um verdadeiro quadro natural.
Elucidativa narração, uma visão até então inimaginável para nós leigos e que mantemos da Lua um romantismo bobo e até aqui pouco científico.
Parabéns!
Incrível a qualidade dos vídeos! E extremamente relaxante assistir.
Nunca houvir falar nessas cargas elétricas na lua 👏🏾👏🏾👏🏾 parabéns ganhou um incrito
Muito obrigado Doug e seja bem vindo ao canal 💙🖖
Estou maravilhado com esse vídeo. Parabéns!
Muito obrigado Fernando, é uma honra 💙🖖
Será que essa diferença de potencial não poderia ser aproveitada para gerar uma corrente de energia elétrica para uma colonização da região? Ela poderia ser usada para aquecimento, iluminação, processos industriais (produção de combustíveis), etc.
Excelente trabalho. Porém, penso que deveríamos eliminar definitivamente a miséria, a pobreza e a fome do nosso planeta, antes de pensar em explorar e colonizar a lua e outros planetas. Ou será que iremos disseminar as mazelas humanas pelo sistema solar?
Gosto muito desse canal! Parabéns e obrigado!
Que honra Ricardo! Imagina, eu que agradeço por assistir.
Fantástico Parabéns o comentário e bastante explicativos
Parabéns pelo excelente vídeo! O conteúdo deste canal é realizado com extremo cuidado e rigor. Contudo, gostaria de atentar para o uso da palavra "raça". Há muito tempo, etnólogos e linguistas apontam para a substituição da palavra raça pela palavra espécie, bem mais justa e inclusiva ao aglutinar as características que nos diferem de outros seres no reino animal.
Dennis o que aconteceu com a tecnologia implementada pela nasa a 50 anos atrás nas missões Apolo. Porque hoje tão difícil leva uma pessoa até a Lua.
Tambem me questiono,
Porquê nunca ninguém foi à Lua.
Vi um documentário falando que naquela época havia uma disputa entre a Rússia, Alemanha e os USA pra ver quem chegasse primeiro ao solo Lunar, isso significava muito para o vencedor e os Americanos venceram, tanto tecnologicamente, quanto economicamente. Agora pode acontecer novamente, porém uma nova disputa pra chegar em Marte, um projeto muito mais difícil devido a distância.
Muito bom! 👏👏👏 Foi um tema que a gente não vê em outros canais. Parabéns 👏👏
Incrível teu conhecimento e narração de maestria parabéns
Então os astronautas tiveram sorte de não acontecer nada ao viajar ao desconhecido mundo da lua, passear, brincar, fazerem experiências e tudo mais sem que não fossem atingidos por uma descarga fatal ou contaminação, estranho né.
E jogar golfe, dar cambalhotas, etc,,,,
Bom, TUDO o que se sabe com mais certeza e propriedade sobre a Lua foi obtido pela própria NASA durante e após o envio de missões tripuladas para lá. No próprio vídeo, no minuto 6:20 ele afirma que o solo sem atmosfera é bombardeado pelos ventos solares e fica carregado negativamente. Em 8:02 ele explica que os fótons presentes na própria luz solar que também atingem o solo, neutralizam a carga negativa. Sem contar que o narrador nem afirmou qual a potência real do choque (se ocorresse) ou que os trajes tem várias camadas para proteger os astronautas.
" Space may be the final frontier but it's made in a hollywood basement..." Red Hot Chilli Pepers
@Lua 50anos - Eu disse que a Rússia é linda ?
Meu Deus, cara kkkk. Assiste o vídeo dnv😂
Muito, muito show!
Melhor canal narrado
💙💙💙
Gostei da sua sinceridade amigo....
Esse tema é sempre bom
💙🖖
Excelente !!! Parabéns
Obrigado pela boa postagem. No entanto, o último lugar que o humano se atreverá a viajar, é para dentro de si.
Muito bem produzido
Muito obrigado Fael #tmj
Excelente vídeo,parabéns!👏👏👏👏👏👏👏👏
Denis, esse pequeno detalhe pode comprometer simplesmente toda uma missão. Caramba, sensacional a sua abordagem.
Muito bom a matéria deste vídeo!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👍😎
Parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado 🤗
Bom com essas informações, confirmou que jamais um ser humano chegou a lua!
@@thiagofleck3468 vc tava junto...
@@thiagofleck3468 pois é sou ignorante, eles não tem tecnologia pra ir hj....mas aceito uma foto da bandeira com a terra atrás...
@@thiagofleck3468 eles mal conseguíamo ir ao espaco...o equipamento que era do tamanho de um caminhão hj é teu celular....quando os astronautas voltaram olha a tristeza com que eles se mostraram ...uma vergonha ...depois o dinheiro falou mais auto...mas um deles abriu o jogo mais tarde...vê os vídeos...É uma piada...
@@thiagofleck3468 tá certo ....
Sensacional!!!!👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍👍👍👍
Um show mesmo de informações
Muito obrigado Geilson
Belo vídeo parabéns 👏👏👏👍
Canal Show vai crescer
Eu to viciada nesse canal!
💙💙💙
Excelente vídeo 👏🏻 👏🏻 👏🏻
A Lua é eletrizante! ⚡️
Muito bom, parabéns
Obrigado pelo elogio Helio :)
Parabéns pela matéria.
Muito obrigado Luiz, é uma honra
Show de bola ⚽️
Que narração, que vóz, parabens
Caramba, eu só sabia dos perigos do regolito, eu não fazia ideia de que a superfície da Lua é carregada eletricamente. Está aí um baita desafio para a humanidade.
Uma lua tão bonita tô vendo agora no meu quintal ....
É impressionante eu aqui do sofá, um admirador da capacidade do homem ser surpreendido em 2022 com mais uma variável vital às expedições lunares jamais sequer citada/comentada nas centenas de vídeos (incluindo os mais técnicos) tanto de enaltecimento quando os de incredulidade do enorme feito. Se não bastasse toda a complexidade habitual como conservação de energia/combustível/propelente, oxigênio, poder computacional rarefeito, resistência dos materiais evoluindo, pioneirismo primordial, 1969, temperaturas efervescentes, congelantes ou que fundem metais a agora sou maravilhado com as diferenças de potencial elétrico mortais, sem placas de aviso. Minha admiração só aumenta aos heróis desta conquista.
Sem palavras Pedro, que honra! E que comentário maravilhoso. Obrigado de coração
Isso multiplica exponencialmente a habilidade e a destreza da equipe. Exatamente o que me intriga. Jogaram até golfe. Cairam no chão de areia quente a 120c !!!! Uma descontração que não temos nem mesmo ao fazer um pix no sofá de casa. E a melhor parte... transmitiram AO VIVO o passeio na Lua a custa de muitas modernas, leves e sutis válvulas e tvs de tubo sem cores.
@Lua 6 vezes Seu relato faz surgir uma fotografia na mente. Obrigado
😊 Parabéns esse canal é maravilhoso e as matérias espetacular e eficientemente apresentadas, obrigado, eu orgulhoso por esse canal brasileiro desde aqui da Flórida USA pertinho do Cabo Cañaveral.:.
Ótimo Video
Bem explicado mesmo pra mim leigo no assunto
Gostei. Obrigada.
Imagina, eu que agradeço 💙
Incrível este vídeo!
Grande Dirceu, muito obrigado meu amigo!
Como ela me fascina!!!
🌘🌗🌖🌕🌔🌓🌒❤
Obrigado pela presença na estreia Afrodite
THE BEST OF THE CHANNEL
Muito bom vídeo
Muito bom, mais um ótimo conteúdo
Muito obrigado Marcelo. Hoje estamos super ansiosos...hoje teremos a primeira imagem do Telescópio Espacial James Webb publicada!
@@AstrumBrasil show de bola.. acabo de ficar ansioso tbm..kk
No aguardo
maravilhozo, adoro o canal para béns;
💙💙💙
boa noite, vamos ao video
Parece que energia elétrica abundante não faltará em possíveis bases lunares.
Muito bom.
Muito obrigado Juarez
Denis, parabéns pelos seus comentários e observativos, mas também isso sempre me gerou muitas dúvidas.
• Como que sem alguma gravidade, a lua pode conter em sua superfície qualquer objeto?
• e no raciocínio de sem gravidade, também não existe troposfera estratosfera mesosfera ionosfera e exosfera.
Logo, a irradiação de uv solar seria completamente terminal aos seres humanos.
• E como você comentou a respeito da rotação lunar, te peço que me explique "the dark side of the moon"?
• Você também comentou a respeito dos cometas que atingiram a lua. Elas viajam a mais de 500.000 km/h, o que em nosso raciocínio, o rastro deixado não pode ser por calor, já que estamos falando do espaço sem atritos sem moléculas e na temperatura de Kelvin.
• E como não há atrito e nem moléculas, como poderia ter a existência de íons e cátions?
• a minha última dúvida: como que Armstrong, num ambiente sem gravidade pode descer escadas e andar com os supostos sapatos que deixariam ele estável sobre um ambiente sem gravidade?
Penso eu que todo esse rigoleto, nave e ele deveriam estar flutuando ao espaço...
Muito obrigado pelos seus vídeos maravilhosos e eu aprendi muito
Esse vídeo foi um deleite.
Simplesmente um encanto nossa lua .nao acho que seria legal seres humanos na lua ...
Muito bom 👍 👍 👍 👍 👍 👍
Muito obrigado Rogerio
Melhor canal 👏🏻
Opa Feliz boa noite. Que honra!
Muito bom Dênis isso sim é conteúdo de qualidade parabéns
Muito obrigado Junior
Parabéns
Muito obrigado Helio
Top, um baita canal
top meu chará Denis kk 🤟🏼
seria interessante se desse pra usar essa eletricidade estática como recarga de sistemas elétricos do traje, isso transformaria um problema em uma solução.
É um dos pontos que estão considerando nesses novos trajes. Mas talvez leve um tempo ainda.
depois de ver um vídeo desses evidenciando a quantidade de problemas pra explorar a lua, isso no século 21, nao culpo de forma alguma as pessoas que duvidam da exploração lunar. ainda mais naquela época onde os computadores eram de BOBONINAS ( antes do semicondutor), e o tento de informação que nao se tinha na época por conta da quantidade de satélites e a tecnologia deles.
Com certeza Allan, e faz todo sentido. Uma época totalmente diferente, com uma tecnologia em seus estágios iniciais....foi uma conquista e tanto. E estamos agora trabalhando na próxima conquista, que talvez não demore tanto. Sempre em frente
Que canal bacana! Gosto de assistir docs... os de vcs são muito bons👏
Eu quero pra esse dia chegar logo
#tmj 💙🖖
Esse canal faz agente viajar para fora do nosso planeta!
❤❤❤
Muito bom
Muito obrigado Dantes
Faça um vídeo sobre o grande atrator, por favor
Excelente vídeo! Muito bom trabalho!
Muito obrigado Carlos, é uma honra! ❤
O espaço é muito mais cruel do que parece. Por mais que seja satisfatório pensar em bases na Lua e em outros planetas o dinheiro para estes projetos seria muito melhor empregado descobrindo como recuperar o planeta Terra antes que se torne inabitável.
Esse helio 3 a quantidade dele e proporção a superfície e inviável prospectar!!
Ao invés de duas missões caríssimas com a mesma finalidade, poderia haver uma missão única pela metade do preço, metade do tempo e com o dobro de eficiência...essa humanidade.
Maravilha! Adorei o vídeo e o canal! Só assim para se ter informações sobre a lua e tudo o que estamos vivenciando com o ciclo solar 25. Afinal , só se fala do sol............ Pergunto- me se isso é proposital,para que não direcionarmos nossa atenção ao que os " governos" estejam fazendo e descobrindo sobre as potencialidades da Lua
Show!
cara, q canal FODA!
💙💙💙
Tudo na Lua diz "Vida, você não é bem-vinda aqui. Por favor, não insista!"
Ser humano "Então, agora é que vou mesmo!"
Top!
Valeu, excelente conteúdo!
O legal é saber que muitas novas tecnologias serão desenvolvidas para que isso ocorra. Mas não acredito que a humanidade seja interplanetária tão cedo. O corpo humano é muito frágil, e a tecnologia tem latência absurda para controle remoto. Acho mais provável IAs autônomas explorarem e extrairem os recursos e enviar a Terra.
Que maravilha de comentário Le Shekels :) Confesso que sou inclinado a imaginar também um futuro com IAs fazendo esse trabalho. Certeza que muito mais seguro e simples, e certamente mais barato. E pelo que temos acompanhado nas notícias, não deve demorar muito para termos soluções eficientes nesse sentido.
@@AstrumBrasil como fica marte ?
@Lua 50anos mas a ciência tá expandindo...o q não pode hoje ,poderá ser amanhã.
O único lugar perfeito para o ser humano é a terra,não existe outro.
4:51 Então essa seria a resposta para aqueles flash de luz vistos na superfície da lua?
Os robôs irão ter que preparar muito bem o terreno para a gente
A mim parece-me uma pergunta sem qualquer sentido...
Na Lua falta tudo o que é compatível com a vida😵💫
Mas vou ouvir...
O que vão fazer pra evitar radiação? Quero ver
Isso sem contar as surpresas que podem conter a água 🤷🏻♂️
Esse canal é muito i nteressante deveria ter milhões de escritos a muito tempo e infelizmente se fosse um desses canais de porcarias de funkeiros e fofocas e besteiras teriam milhões e milhões de inscritos INFELIZMENTE.