Por isso não vejo sentido nenhum na proibição do uso de calculadoras (as básicas) em concursos e vestibulares. Na faculdade, todas as provas eram com calculadora, pois o cálculo em si, os professores nem focavam nisso. Um exemplo: prova de Estatística: se não for bom em análise, os cálculos vão ajudar pouco.
As pessoas tendem a achar que a matemática se resume a fazer cálculos de cabeça rapidamente. Quando na verdade a matemática é muito maior que isso. Parabéns pelo vídeo! Foi bom o menino aparecer pra levantar a discussão. 👏🏻👏🏻👏🏻
@ESCRAVUCETA Não é questão de genialidade resolver contas rapidamente, mas sim questão de prática... Se você praticar bastante isso, tu consegue chegar no nível do menino
@ESCRAVUCETA Se ele me responder algumas soluções mentais para problemas de logaritmo, números complexos, trigonometria e derivadas, aí sim, considero ele um gênio. Continhas de mais e menos todos fazem!
Esse vídeo me lembrou de uma vez que estava em uma aula e o professor disse que se você é bom em fazer conta devia fazer ciências contábeis e não matemática, na época não entendi direito aquilo mas, hoje, compreendo que o trabalho do matemático está muito mais próximo do de um poeta do que qualquer outra coisa. Acho que se as escolas dessem aulas de matemática como da mesma forma que as de filosofia são dadas, de uma forma construtiva e não mecânica, o mundo poderia ser um lugar mais interessante.
Isso mesmo. Quando você ensina equação do primeiro grau na escola, mas não mostra nenhuma aplicação daquilo, não mostra a beleza da coisa, no futuro essas pessoas vão colocar memes no Facebook dizendo: "Vi na escola e nunca usei!"
Pra mim a resposta do "pra que serve isso?" é "você decide" Te dei uma ferramenta, ela pode servir pra varias coisas, mas cabe a você decidir quais dessas coisas vai ser
Acho que depende de qual conhecimento, tem conhecimentos que são muito útil e outros que não são muito, aí eu concordo com o Universo Narrado as escolas precisam evoluir o método de ensino, tanto em dar o conteúdo mais útil para a sociedade quanto substituir o sistema de notas por um mais eficiente e que de prazer em estar sempre aprendendo
@@moicanostrondass Mas a utilidade de um conhecimento é subjetiva. Talvez pra você um determinado conhecimento é quase inútil, mas pra outra pessoa, talvez, seja muito útil! A questão é: você só acha que é inútil até precisar de usar. Porém, mesmo pra saber se é inútil, você precisa conhecer.
Sinceramente, não vejo utilidade em fazer trinta vezes a equação do segundo grau, visto que o tempo poderia ser melhor aproveitado. Considero esse método massante da escola, esse ensino, inútil.
De fato. Quando comecei a estudar informática, a matéria de programação me deu um bom susto no começo. Eu, como aluna acostumada a seguir um passo a passo para resolver questões e tirar as boas notas. Me vi perdida, pois eu tinha todas as ferramentas da linguagem da programação que eu precisava, mas eu tinha que usar minha criatividade e raciocínio lógico, e vi que era diferente de tudo que eu havia estudado até ali. E quando eu entendi isso, minhas notas melhoraram, mas não porque eu repeti várias vezes vários códigos e sim porque comecei a analisar e usar a criatividade, e as notas boas se tornaram uma consequência.
É muito ruim se acostumar a um padrão, como é a matemática nas escolas hoje (provas que dão uma equação cheia de incógnitas e pede respostas, nem enunciado possuem), realmente a matéria de programação é extremamente difícil no começo, somos forçados a pensarmos fora da caixa depois de estarmos confortavelmente acostumados a decorar e não penaar
Eu pretendo me licenciar em física, e quando for dar aulas, meu sonho é fazer o meu máximo para que os alunos entendam, não só a física, mas a matemática que está por trás dela, de uma maneira construtiva e filosófica. Talvez seja um sonho grande, mas eu quero que as mentes dos meus alunos fiquem maiores que os meus sonhos.
Mas é exatamente isso que reverbera a ideia de "mecanização de matemática". Usar formas e processos mecânicos para adquirir boas notas, no final você ainda não conhece a matemática.
Algo que me incomodou em especial nesse vídeo é a super-valorozação desse conhecimento "matemático", como se fosse a única forma de genialidade... Imagino se fosse uma criança com uma incrível sensibilidade artística, certamente não estaria no Luciano Huck e não se tornaria um meme. Quantos "gênios" crescem, vão pra Universidade, percebem que não são aquilo que foram chamados a vida toda e se frustram.
A verdade é que o método de ensino atual vê a "genialidade" como algo raso, tendo assim uma descrença na teoria das multiplas inteligências, que pessoalmente eu acredito, as vezes aluno X ou Y é muito melhor escrevendo um livro do que calculando uma parábola de função, mas a educação se faz de cega e não explora tal habilidade, atribuindo ao aluno o título de "burro" ou "lerdo", e assim desencorajando-o e contribuindo pra baixa na educação, lamentável.
A escola faz mais um desserviço do que algo útil, eu fui fazer um curso de matemática básica de graça, aqui no youtube mesmo, e descobri traumas que nem mesmo sabia, por exemplo quando tentei resolver uma conta de dividir bem simplisona, e na hora meu cérebro parou de funcionar, esquecia de descer o número, fazia a subtração tudo errado e sentia aquela mesma sensação sufocante de quando estava em aula, mas também notei uma grande diferença no ensinamento do professor do curso comparado ao da escola, ele não ensinava algo mecânico, mas explicava de maneira "lógica" e natural, algo que poderia mudar a mente de muitos, mas que infelizmente não vão mudar esse pensamento construído nas escolas, de que a matemática esteja relacionada a algo "ruim".
Esse exemplo que você deu vale pra todas as áreas. A filosofia, por exemplo, nada mais é do que uma aula de história disfarçada. Se você quiser de fato aprender filosofia, deverá recorrer aos escritos do filósofos. É lá que está a verdadeira filosofia. Mas infelizmente a escola não explora esse caminho (igual ao caso da matemática).
A deficiência do ensino brasileiro não está só nas escolas, mas também nas universidades. Depois de entrar na "melhor escola de engenharia da América Latina", percebi que minha insatisfação em aprender coisas desnecessárias e fazer exercícios que são resolvidos por computadores há muito tempo não irá acabar tão cedo. Sinto que nós, estudantes e curiosos, perdemos muito tempo com tudo isso e acabamos com nossa energia sugada por burocracias de ensino que não nos leva a nada. Um pena que a educação, escolar e universitária, seja um dos setores da sociedade que menos evoluíram com o passar dos anos. :/
O pior é que todos os professores fazem isso pros seus alunos passarem em vestibular, são poucos os que realmente ensinam o porque das coisas e instigam a curiosidade do aluno. Até mesmo os professores ficam nessa alienação de fazer um trabalho mecânico, pois ficam ensinando a mesma decoreba o tempo todo com o mesmo fim. Na minha opinião, uma alternativa pra solucionar isso seria mudar todo o processo avaliativo dos vestibulares, no começo isso seria bem brusco mas ao longo do tempo reformaria o ensino aos poucos.
Cara, a solução, ao meu ver, seria mudar tudo. Desde o sistema de avaliação ao sistema de ensino. Quanto ao ensino de hoje em dia, se os professores ensinassem Matemática de verdade os alunos reclamariam e daí ele poderia ser obrigado a voltar a ensinar "normalmente".
Tem que mudar mesmo. Mas o tenso é que mudarum sistema de ensino não é algo de alguns anos ou de um mandato político por exemplo. Pra mudar um sistema de ensino é coisa de 20 ou 30 anos no mínimo. E foi a assim na construção de todos os bons sistemas de ensino do mundo e muitos estudos demonstram essa necessidade de trabalho contínuo por todo esse tempo de forma extremamente conjunta entre governos, universidades, e a própria sociedade como um todo.
Pra mim, a atitude mais radical que possa parecer para mudar de vdd o ensino é acabar com o vestibular, é utópico eu sei, porém as pessoas começariam a aprender as coisas pq elas querem aprender, nosso sistema de avaliação medido pelo vestibular pra vc seguir os estudos tira a ânsia por querer aprender e compreender de vdd. Por q a gente tem vestibular? Ora, pq não tem universidade pra todo mundo. Temos uma universalização do Ensino básico fundamental muito recente. Existem pessoas que estão no minimo aí uns 60 anos (no Brasil) pensando em como se ensina. Existem altas pesquisas em como se ensina melhor, tentando responder a pergunta: como que o aluno não entende o que o professor está tentando ensinar? Um grande problema é que a escola publica tem um lindo objetivo em seu projeto porém, tá cheio de gente que não muda, que desistiu de ensinar pelo estado que se encontra a educação. Muitos professores já desistiram, aqui no Brasil vc só enfrenta uma universidade com muita vontade própria não foi por causa da escola. A escola pública tem um ideologia de formação muito bonita mas ela não disponibiliza de recurso humano em consenso pra suprir as necessidades dela mesma. O objetivo da escola publica nunca foi treinar aluno pra fazer vestibular (a escola publica não me treinou pra vestibular, eu nem sabia que existia vestibular na minha época de Ensino Médio), as particulares fazem isso, eles sim dispõem de um corpo docente estruturado visando o treinamento para vestibulares, me fala uma escola publica ordinária que atende aluno individualmente para tirar duvidas, não tem. A Escola Publica em 30 anos não passou por um renovo de professores e corpo estruturado para as novas gerações. O grande problema é ter que ensinar pra quem não quer aprender, e o ensino no Brasil é obrigatório. As pessoas precisam compreender que falar de matemática deve se tornar cultural em nossa sociedade. Vc tem que desassociar não só a matemática e ciências mas outros assuntos de algo que é só da escola, pois não é algo só da escola. Não é pq seus pais ou sua família inteira viveram sem muitos conhecimentos que vc tem que viver como eles, eles são de outra época, o conhecimento está sempre em evolução. Nós devemos sempre buscar melhorar e atingir pontos mais altos. Existe um outro ponto que passa batido que é de querermos ensinar algo que o outro não possui a maturidade necessária ainda para poder compreender aquele algo, então essa ação se torna demasiadamente forçada. Como vc acha que se muda processo avaliativo? O que é processo avaliativo? Pra vc então não existem pessoas que estão pensando em realizar mudanças na forma de ensinar e tbm na forma de como o aluno aprende? A decoreba que vc disse aí que os professores ensinam se dá justamente para se atender um determinado fim, porém como vc encara o conhecimento discutido em sala, muitas vezes é culpa dos professores sim a de não levar o aluno a encarar o conhecimento de forma que o conhecimento se torne cultural e difundido em sociedade.
Excelente reflexão! Eu que já passei dos 60 sem ter aprendido matemática, espero mesmo que jovens como você façam a diferença no tema educação como um todo. Parabéns pelo excelente trabalhos que fazes. Fraterno abraço com votos de sucesso!
"As crianças deveriam aprender a equação de 2° Grau e então deveriam aprender a programa-la". Uma grande verdade. Felipe é uma das grandes mentes de nossa Geração.
@@sergiofranczak7595 Nao. Em qualquer profissao voce consegue automatizar tarefas usando isso, ate na sua vida pessoal. recomendo esse video ruclips.net/video/1mmKbdm7840/видео.html
Exatamente. A linguagem C é fenomenal pra fazer esse tipo de coisa. Estimularia muito o cérebro das crianças, tanto na hora de aprender a fazer a equação, quanto para desenvolve-la em forma de algoritmo.
A pessoa resolve o cubo mágico em 5 segundos: é um gênio! A pessoa resolve cálculos de cabeça: é um gênio! A pessoa só tira 10 e 9,75 : é um gênio! Acho que o método de rotular não retrata a realidade.
Qualquer um pode montar um cubo mágico vendo um tutorial no RUclips. Aprendi assim, as pessoas quando vêem me chamam de gênio sendo que você mesmo pode aprender isso hoje.
Já houve uma época em que eu sabia resolver o cubo mágico em 30 segundos, e eu nunca devi isso a minha capacidade de raciocínio, intelecto, etc. porque o processo de resolução é totalmente mecânico: você decora a fórmula (Exatamente como bhaskara ou sei lá), aplica e voilá, cubo mágico resolvido.
Na questão do cubo mágico, podemos relacionar perfeitamente as notas da escola com os tempos. Você pode fazer uma solução genial em 30s fazendo uma x-cross, utilizando de keyhole e terminando o cubo configurando de maneira criativa um comutador. Também pode executar uma solução totalmente normal fazendo cruz, par por par, oll e pll em 7s, algo em grande parte mecânico. No primeiro exemplo, o termo gênio é parcialmente cabível, o tempo de execução só não foi absurdo por falta de treino para a memória muscular. No segundo exemplo, o tempo foi muito bom, mas gênio não é um termo aplicável, visto que a execução foi majoritariamente baseada em memória muscular. Mesmo o tempo não tendo influência quanto a eficiência de uma solução, na maioria dos casos, um tempo de 3-4s é resultado de uma solução genial.
Vocês que estão banalizando o termo genio, genio significa maestria sem igual em fazer algo,messi é genio em futebol como esse menino é genio em contas rapidas
Isso me fez lembrar da grande Matemática Katherine Johnson, O filme"Estrelas além do tempo" é baseado na historia dela: uma matemática negra que ajudou a Nasa a ir para a Lua. Pra quem não conhece, vale a pena, e tem tudo a ver com o tema, ela pegou a transição de computadores humanos para as maquinas que conhecemos hoje. Inclusive a NASA decidiu mudar o nome de uma das suas unidades para homenagear a matemática. Que Deus a tenha.
Na verdade apesar do termo matemático ser muito amplo, para os padrões acadêmicos ela não era matemática pois não provava teoremas, o termo que melhor se encaixa nas atividades dela seria computadora
@@Atila4797 eu entendo o seu ponto... Mas veja aqui como a Nasa se refere a ela: www.nasa.gov/feature/katherine-g-johnson Mas de novo, eu entendi perfeitamente o que vc quis dizer na sua explanação.Obrigado por compartilhar sua idéia! um abraço!
@@GuilhermeSouzaSG eu acho que entendi o porque ele citou cor. Nessa época que a matemática trabalhou, o racismo era muito forte nos eua, e durante a história o trabalho genial de várias pessoas negras foram apagadas em torno disso, eu acho mt válido ressaltar pois ainda hoje existem pessoas que julgam competência por cor de pele Já vi de um professor de faculdade que “os negros deviam se dedicar ao trabalho braçal pq tem o porte físico bom, e deixar o trabalho intelectual pro resto” Isso eh absurdo? Eu tbm queria que a gente reconhecesse que fôssemos todos iguais, pq somos, mas o racismo que ainda tá na nossa sociedade apaga a capacidade intelectual etc de muitas pessoas pretas, e acho válido ressaltar esse tipo de coisa, pq esses problemas não são culpa dessas pessoas mas de quem está cometendo racismo
Dois momentos me encheram os olhos d'água: 1) Por que tenho que estudar isso? R: porque é bonito, porque é belo! 2) A dedicatória do livro. Parabéns pelo vídeo!
Na minha opinião é importante fazer esses cálculos por que ajuda a mente. O nosso raciocínio melhora, a nossa memória e ajuda em diversas outras coisas também. E também pra fazer coisas do dia a dia como receber um troco e etc. Mas também concordo em algumas partes
Um dia um professor na Universidade falou "tem que passar quem aprender, porque senão daqui sai maus professores que formarão maus alunos e que entrarão aqui continuando sendo maus alunos e futuramente serão maus professores, e assim vira um ciclo vicioso..." Cada dia que passa estudando mais Matemática e me formando como futura professora, vejo que ele tem toda razão. Esse sistema educacional estagnou há tempo e precisa ser mudado. É muito difícil e com certeza levará tempo até ser transformado.
Sabe que sempre amei matemática, daqueles que olha para um número e vê nele uma beleza. E me encanto em ver meus filhos com os mesmos pensamentos, onde as vezes, passamos horas discutindo quais são os números mais bonitos. kkkk Coisa de louco.
No meu ponto de vista, o que acho satisfatório na matemática não é saber que chegamos num resultado verdadeiro e sim como chegamos nesse resultado. É muito belo saber o porquê de cada passo a passo que utilizamos num cálculo matemático.
Eu concordo plenamente contigo. Mas aos 50 anos me considero um castrado em relação a matemática por um ensino precário na época da ditadura. Você falou exatamente o que sinto, a matemática é linda. Mas o bloqueio é tão grande que adoraria resolver certos problemas a mão. Além disso num concurso não haverá computador pra ajudar.
Sim, porém o que vamos levar são a essência a base o pq daquilo a base e assim resolver e não um processo mecânico que com treino você saiba fazer decoreba e sim entender o problema e resolver e não virar uma calculadora sendo que já temos uma ou sla oq quer resolver, porém o mais difícil é você entender e encaixar eu tenho 17 anos e nunca aprendi base e estou trabalhando com vendas e enfim longa história estou certo começando qual é a base, mas voltando o difícil é entender e encaixar o problema depois disso o mecânico é fácil, porém acho algo fútil
Esse vídeo porque você não sabe matemática é tão simples se visto de maneira superficial, mas tenho certeza que se analisado a fundo ele pode superar o que eu aprendi no meu ensino básico quase todo
2:32 Dizer que computadores ultrapassão a capacidade do homem em fazer cálculos mentais é uma coisa, falar que não é útil essa habilidade é uma coisa totalmente diferente. Exemplos que essa habilidade é útil: Enem, ir no mercado comparar preços, etc.
13:49 é aquela coisa de medir algo que é imensurável, o conhecimento. O único problema nisso é que se vc não tirar boas notas você acaba não conseguindo ir para a faculdade que seja focado em algo que você realmente ama e entendi
4 года назад+7
A matemática é um campo do conhecimento tão amplo, que quanto mais se estuda, mais percebe que estudou muito pouco ainda. Quando estou estudando algum conteúdo não fico me perguntando a utilidade, só quero entender como funciona os processos mas é muito legal quando se encontra contextualizado alguma aplicação. Gosto muito dos seus vídeos Felipe, parabéns.
Esse canal é incrivel !!!! Creio que se ensinassem programação como um curso extra nas escolas, como python por exemplo, que é uma linguagem facil , ia estimular ainda mais o ensino da matematica.
Felipe maratonei seu canal E só sei q a cada vídeo q eu acho é uma ideia mais linda q a outra Cheguei nesse mundo de exatas por causa q quis ITA então passei a estudar e me apaixonei por esse mundo e não conseguia pensar por que na escola eu nunca desenvolvi esse gosto por exatas Acredito q seja porque na escola a matemática sempre foi ensinada de um modo mecânico porém quando olhei para o lado filosofico da coisa me apaixonei " Uma mente q se abre para uma nova ideia nunca voltara ao seu estado original"
Esse vídeo me lembrou o incrível filme, Gênio indomável que mostra como o conhecimento e as experiencias de vida são conceitos que estão sempre em conflito, na qual saber fazer vários cálculos não se compara em viver incríveis momentos. Continue fazendo esse trabalho excepcional, seu pensamento é capaz de mudar vidas.
Felipe, te acho muito inteligente. Falando de matemática, de física e de poesia. Preferências à parte, a palavra aritmética saindo da sua boca parece até que foi escrita pelo Manoel de Barros :)
O garoto é brilhante. Matemática requer brilhantismo e buscar soluções para problemas e o garoto mostra isso com as simples contas dele. E isso é matemática sim, ele mostra amor aos números com as contas dele. Como eu queria que todos os garotos fossem do nível desse garoto.
Pra quem faz/fez graduação na área de exatas sabe que boa parte das equações que governam fenômenos físicos/biológicos são equações diferencias ou integrais que não possuem soluções analíticas exatas. Boa parte das respostas são soluções numéricas aproximadas.
Parabéns professor ótima reflexão, seus vídeos me faz entender realmente o que é a matemática, não somente algo para decorar , mas sim compreender a natureza bela dos números. Que Deus abençoe cada vez ➕.
Muito boa sua reflexão. Hoje é difícil alguém parar para refletir e gerar essas dúvidas, porque o sistema de ensino está tão incorporado em todos, ou seja, as pessoas possuem a cabeça fechada, praticamente binárias e não existe a possibilidade de existir outras respostas além do famoso "porque sim". Esse menino com certeza desenvolveu habilidades que para ele já são naturais e que vão ajudá-lo bastante durante sua vida, mas e as outras pessoas que não possuem essa habilidade? São burras? Pelo nosso sistema de ensino, infelizmente são. E elas passam a acreditar nessa limitação imposta e nunca desenvolvem seu potencial em sua habilidade, que não foi descoberta porque "não existe" ou "não vale de nada". O sistema de ensino está séculos atrasada, e enquanto não mudarem isso, o pensamento será esse, limitado, de que quem consegue decorar mais ou quem desenvolve truques para agilizar contas básicas será considerado gênio. Abçs
Lembro quando eu estava no fundamental, e tinha um professor que ensinava o conceito e como fazer o cálculo para chegar no resultado. Na hora de passar exercícios ele sempre deixava um único exercício que na época eu achava muito difícil e não sabia nem como começar (pois eu apenas decorava a fórmula). Só muito tempo depois eu fui perceber que a matemática não é uma matéria "decoreba", você precisa entender!
Para a matemática, fazer cálculo mental realmente não é tão útil, mas para o raciocínio lógico do indivíduo, saber realizar vários cálculos de cabeça é sim muito bom. Recomendo que todos façam isso para seu desenvolvimento pessoal
Pra mim, a resposta da pergunta é que aprender matemática altera o nosso cérebro, muda a nossa forma de pensar, nos dá outros olhos pra resolver problemas na vida real, aumenta nosso raciocínio lógico ajudando muito no dia a dia, em inúmeras coisas.
Acredito que sirve para abrir caminhos, desenvolver o raciocínio lógico e explorar o potencial máximo de cada um. Eu, por exemplo, curso engenharia e me pergunto quantos semestres a mais eu precisaria ter para aprender bhaskara ou todo conceito de uma função, coisa que eu tive no ensino médio. Aquilo foi a minha base, e foi bem aproveitado. Talvez você me pergunte: -mas por que não pular o ensino médio e só deixar o assunto para quem vai caminhar para as exatas? - E a explicação é simples, as escolas não existem somente para nos dar conhecimentos básicos e pré-conhecimentos acadêmicos, mas também para práticarmos habilidades sociais. Oras, que outro momento da vida aprendemos tanto socialmente senão na escola? Coisas como perder a timidez; a ser honesto; a entender ética e a moral; a socializar; a conviver com pessoas, pensamentos, crenças opiniões e coisas diferentes; a lidar com outras pessoas e uma infinidade de outras questões. Fora que, infelizmente, em muitos casos, serve para alimentar os mais pobres e dar um momento de tutela. Dessa forma, estar 15 anos num sistema educacional é muito mais do que estudar para uma prova. Voltando ao pré-conhecimento acadêmico e aparentemente inútil, o bom da escola é que ela é democrática: - vou te dar um pouco de conhecimento de humanas, de biológicas, de linguagens e de exatas e, ao fim, no que quer que escolha para a tua vida, seja direito ou matemática, seja biologia ou medicina, você terá uma base. Mas, ainda que não escolha nada, você ainda terá todo aprendizado básico e a experiência necessária para se viver em sociedade. Enfim, não há como negar que a forma como as escolas ensinam, em muitos aspectos, já estão obsoletas, mas não o que ensinam. Para ser sincero, acho que ainda ensinam pouco, dado tudo que deveria.
O professor não deve responder esse tipo de pergunta. O professor passa o conhecimento em respeito a todos os cientistas que dedicaram suas vidas para compreender o nosso mundo, em respeito a todas as tecnologias que engenheiros dedicaram as suas vidas para desenvolver, como a sua casa, computador, celular, microondas... É por isso que um professor ensina. Quem deveria responder a tal pergunta é o próprio aluno. O aluno é quem deve descobrir uma boa forma de usar a matemática, ele tem que descobrir isso por conta própria. O aluno é quem deve responder a própria pergunta. Pra todos os alunos que perguntam "pra que vou usar matemática na minha vida", deveriam ser respondidos por um professor com "me diga você"
Certo, até compreendo. Mas e se o aluno não quiser usar essa matemática, se ele não quiser fazer as trinta equações do segundo grau? Ele ao menos tem a opção de escolher o sim, ou o não? Aliás, como ele saberá responder tal pergunta, se ele nem ao menos tem ideia do que é aquilo em sua essência? Se é que servirá para alguma coisa.
Então pra esse aluno a matemática não servirá pra nada de fato. A questão é que os alunos é que devem saber o que fazer com o conhecimento que é dado a eles e os professores tem que evitar ao máximo criar alunos dependentes. Alunos dependentes são aqueles que não exploram seus potenciais e fazem perguntas como "pra que vou usar isso na minha vida" já alunos independentes desenvolvem a criatividade e descobrem várias formas de usar o conhecimento, inclusive criam até paixão por alguma matéria. Seja pra salvar vidas (biologia), criar poesias que expressam o mais profundo sentimento humano (arte/ literatura), desenvolver um software (matemática)... A lista é infinita. Um exemplo: qnd eu tava no ensino médio meu professor de física deu uma aula de fisica térmica, todos acharam aquilo chato e complicado. Porém, logo depois ele nos deu um trabalho pra apresentar um funcionando de alguma tecnologia que usava os conceitos dados na aula. Eu fiquei com motor de carro 4 tempo e cilindros. Durante uma semana eu pesquisei por conta própria todo funcionamento em detalhes desse motor. A aula que antes tinha sido chata, agora era fascinante, e de quebra eu descobri uma paixão por carros. Isso é um exemplo de como incentivar a independência e criatividade dos alunos, deixe que eles respondam as próprias dúvidas. Só que infelizmente esse professor era o único que conseguia fazer isso, como vc disse, mostrar a essência de uma matéria não é fácil, mas não é impossível.
Sendo esse o caso, ele sequer deveria ensinar. Esse não maneira de questionamento viável. Como descobrirei? A maneira como os conteúdos são cobrados não permite ao aluno verificar passo a passo de tudo, bem como suas aplicações sozinho. Ou o professor ensina ou não passa. To no terceiro ano do ensino médio e não faço ideia do que seja possa ser o X numa equação segundo grau. Não tem como simplesmente descobrir, eu nunca precisei aplicar uma equação quadrática na minha vida, mas sei resolver pronta. Aprender a analisar casos palpáveis falta no ensino e no sistema. Outro exemplo, qual a finalidade de estudar matrizes? Não tem. Meu professor falou sobre seu uso na programação. Ok, mas nunca precisei utilizar numa programação (E eu ainda programo algumas coisas). Simplesmente não tem sentido, são coisas que não fazem pensar e nem mesmo motivam a fazê-lo, fazem somente mal, é inútil e sem sentido
Nesse aspecto eu concordo com você. O problema é a maneira em que os conteúdos são dados, não abrem a oportunidade do aluno se desenvolver por completo. Eu, como futuro professor, me entristeço com isso, pois um bom mestre, como dizia o velho provérbio chinês, é aquele que dá a vara e não o peixe. E isso não é culpa dos professores, um professor não pode ensinar da forma que ele quiser e que pensa ser a mais eficiente, ele tem que seguir um método de ensino. Porém o método atual de ensino brasileiro se já se mostrou ineficaz por décadas e ninguém toma alguma providência quanto a isso. Quanto ao outro ponto que vc tocou sobre matrizes, os assuntos específicos também são um problema. Imagine só, no século XVIII o professor de Gauss lhe deu um problema simples mas trabalhoso, somar todos os números de 0 a 100. Como levaria muito tempo pra resolver ele desenvolveu um método que hoje chamamos de Progressão aritmética (P.A). Veja bem, no tempo de Gauss eles nem sequer estudavam P.A e P.G (pois foi ele mesmo que desenvolveu) as matérias naquela época eram muito menos complexas, logo eles tinham mais tempo pra se aprofundar e entender melhor os assuntos. Então daquele tempo pra cá, conforme a ciência avança, estamos adicionando assuntos mais complexos na escola. E isso é um problema, pois Gauss só desenvolveu seu método pq ele aprendeu na escola a matemática que foi desenvolvida por matemáticos antes dele. Então temos duas opções: ou deixamos os assuntos menos complexos e sacrificamos um pouco a evolução do conhecimento, ou aumentamos os tempo da formação escolar. Aqui no Brasil, pelo menos, não foi feito nenhum nem outro. E o resultado é óbvio, alunos se sentem inundados por informações desconexas sem tempo pra conseguirem se aprofundarem em nenhum. O que acabam por dependerem por completo de bóias lançadas por seus professores por não terem como aprender a nadar nesse mar turbulento. A dica que eu te dou é, não se desespere e vá com seu próprio tempo, é comum (mas não normal) terminar o ensino médio sem saber o básico e sem saber qual carreira seguir. A função da escola devia ajudar a resolver essas duas questões, mas parece até que estão piorando a situação. Então após sair, caso não passe no enem, não se desespere e estude um assunto que vc gosta por conta própria, descubra o que quer fazer e fique bom naquilo nem que leve mais um ou dois anos pra passar. Com nosso sistema educacional precário, ou nós nos adaptamos ou sucumbimos.
@@millsater Perfeito, é exatamente isso mesmo. Eu ainda tive a oportunidade de entrar num instituto federal, tenho mais tempo de escolaridade e ainda um curso técnico. Algumas coisas utilizadas na matemática já tive contato no meu curso. Mas sou minoria. E ainda descobri que esse curso não é o que vou seguir no futuro, pois não gostei. Mas eu tive essa oportunidade, muitas pessoas infelizmente não tem. Pretendo psicologia ou alguma área da biologia. Mas ainda estou vendo melhor. Muito obrigado pelas palavras! Te desejo todo sucesso do mundo na sua profissão, tenho certeza que se tornará um professor ótimo, ainda mais quando tens a visão aberta para esse tipo de coisa. Mas eu tenho total consciência que a culpa não é do professor, sim do sistema que o obriga a dar determinada quantidade de conteúdo em determinado tempo (que é pequeno). Admiro demais o professor, tanto que penso em me tornar um na área de biologia. Sucesso pra ti! :)
@@brenoHCarvalho na verdade eles decoram as palavras o programa da as palavras para eles decorem, então eles não sabem falar de trás para frente eles só decoraram.
Nesses tempos tenho pensado muito sobre a função da avaliação. Ela muitas vezes é utilizada para discriminar, qualificar, reforçar estereótipos por meio da nota. Sendo que, numa perspectiva formativa, a avaliação deve visar a aprendizagem, fazer com que o/a professor/a faça escolhas mais acertadas, produzir pistas para pensar novos métodos e estratégias de ensino, conhecer melhor o/a estudante e suas singularidades para "ajudá-lo" a trilhar esse caminho da construção do conhecimento. Infelizmente, muitos ainda reduzem a avaliação a nota. Sua reflexão é bem importante. Achei bonito você dizer: "Pra que aprender Matemática? Porque é belo, é bonito, para abrir a cabeça, ver outras perspectivas". Acho que temos que aproximar a Educação cada dia mais a própria vida, seja na Matemática, no Português, na Física... Recuperar esse entusiasmo do aprender...
No meu último ano no ensino médio era conhecido como um amante de história por gosta muito e saber explicar como o professor não sabia a meus amigos porém, nas provas sempre dizia algo a mais do que a pergunta queria e tirava algumas notas baixas mas, sempre souber um número não diz nada da pessoa.
Houve uma reportagem sobre o garoto que apareceu no programa do Luciano, a reportagem fala sobre como ele consegue fazer as contas tão rápido, ele responde que treina por cerca de 3 a 4 horas por dia utilizando um ábaco japonês chamado "Soroban". Percebe-se também no programa que a maioria das vezes ele olha para o lado e nessa olhada para o lado ele tenta imaginar o Soroban. Muitas das pessoas que utilizam o ábaco dizem que depois de muito treino você não precisará mais dele para realizar as contas matemáticas.
Parabéns pela análise . No Brasil somos tão carentes de ídolos que aparece uma criança que faz conta de cabeça, já rotulam de gênio. Gênio é muito mais do que fazer conta de cabeça. Muito boa sua análise.
O menino é o primeiro campeão do campeonato de soroban no Brasil. Ele se esforçou muito para ganhar essa velocidade, acredito que para qualquer outro desafio ele já vai estar disponível para aprender e se superar. Esse "soroban" é do Japão, lá eles "brincam" de calcular, não podemos tirar o mérito dessa tradição, afinal os japoneses são um dos povos mais inteligentes, por respeitar a matemática e outras tradições.
@@lucastavares4888 O único ponto desagradável é de que com a idade adulta é complicável se equivaler com uma criança dessa, a neuroplasticidade do cérebro é muito mais ativa durante a infância.
@@lucastavares4888 Sim sim concordo, não sinto mágoa alguma, é muito fascinante, apenas tentei observar do meu ponto de vista... eu teria que fazer muito mais esforço
Excelente reflexão, Felipe!! A escola ainda precisa evoluir MUITO para acompanhar as transformações que o mundo já sofreu. Existe uma diferença gigantesca entre ESCOLARIZAÇÂO e EDUCAÇÃO...
Os verdadeiros ignorantes são aqueles que seguem o curso de sua vida no curso que n lhes cabem, a fim de ter privilégios. Os felizes são aqueles que chegam numa Universidade no curso que eles amam, que acham belo, são aqueles que assistem as aulas e enquanto os outros dormem, seus olhos brilham. Como num pensamento de Sócrates que meu professor de filosofia disse: Os homens são tristes pois n fazem aquilo que sua alma nasceu pra fazer
Cara, encontrei uma pessoa com o mesmo pensamento que eu!!! Sempre levanto essa bandeira nos debates que participo, acredito que o dinheiro é importante sim, mas quando nós fazemos o que gostamos, ele acaba se tornando apenas uma consequência. "Escolha um trabalho que amas e não terás que trabalhar um único dia da tua vida". Essa frase diz tanto a meu respeito!!!!
@@pedro-639 pra mim a maior prova que aqueles que fazem o que gostam são felizes é qnd tu chega no consultório de um médico e ele mal olha no teu rosto e te passa os tratamentos o mais rápido possível pra atender mais pacientes no dia e ganhar mais dinheiro e outras vezes tu tem aula com um professor que ama o que ministra, os olhos brilham, deduz todas as fórmulas como se descobrisse os pequenos segredos do universo... saúde mental tem sim relação com dinheiro mas tbm tem com fazer o que ama
@@brunochaves8720 também me identifico muito com essa frase, sempre sonhei em fazer física na Universidade, porém sou incerto com questões financeiras, então vou tentar equilibrar o qur gosto com o que rende ou seja, engenharia, provavelmente na AMAN
Gosto muito dos seus vídeos, são muito bem elaborados e me fazem questionar o porquê eu estou estudando algo, no que eu posso aplicar aquilo e também me dá uma certa motivação para seguir estudando.
Estou no segundo ano do ensino médio e estou me preparando para o ITA acabei de comprar um livro de Mat basica e se possível irei tentar aplicar os conceitos no meu dia a dia acho que isso vale muito mais apena do que fazer os exercícios de forma mecânica.
Cara, que video pontual Felipe! Estava esperando alguém levantar essa discussão visto que até hoje a gente tem essa glorificação de ser automático e sistemático pra resolver problemas. Eu mesmo as vezes fico me desafiando pra fazer conta rápido de cabeça mas, no fim das contas, de que vale? Hahahahaha. Novamente, ótimo vídeo!
Depois desse vídeo percebi ainda mais a real situação deplorável da educação, não somos mais alunos curiosos, estamos sendo treinados para sermos máquinas de repetição e não de questionamento.😔
Me sinto bem em concordar com você e com outros que comentaram,e compartilham o mesmo ponto de vista.To evitando expor demais minha opinião pra evitar conflitos cansativos.Tento esclarecer alguns desses aspectos,mas confesso ser difícil desmistificar certas coisas.
Agradeço pela reflexão compartilhada. Seu canal sempre com conteúdo que agrega valores para as pessoas. No meu ponto de vista, um gênio é aquele que consegue ir ao nível mais profundo do pensamento, colocando o raciocínio a trazer uma visão ampla e real da realidade e consequentemente "soluções" para os problemas desta. E isso você faz com maestria. Meus mais sinceros agradecimentos.
Muito boa reflexão, lembrou demais a música do Gabriel o Pensador "Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi"
Se eu fosse um professor eu colocaria esse vídeo ou pelo menos esse raciocínio ou ideia para todas as minhas novas turmas. A educação em certo nível ela não é só importante, como também necessária.
Cara, eu penso em fazer um curso de matemática para poder dar aulas no Ensino fundamental. Para tentar demonstrar essa visão do que REALMENTE é a matemática. Acho que é disso que a nação que é tão carente na educação precisa.
Parabéns por compartilhar tua Sabedoria com nós amigo, por favor não vejo a hora de poder estudar com você em sua plataforma de exatas principalmente se for para pessoas como eu que não tive oportunidade de fazer uma base coerente. Más ir para a realidade é muito inovador da tua parte vc fez o melhor vídeo que assiste sobre exatas ou matemática que é base para a as outras matérias principalmente exatas, continue neste caminho eu desejo muitas felicidades a você e susseso em teus projetos de vida!!!
O Dr parece um gênio da física pela parte que li que falou de laplace e determinismo, use seus poderes para o bem e a sua supervidencia, exploda seu cosmo ao maximo e vai prever o futuro, mais um inscrito, parabéns!
Não desmerecendo a criança, ele é muito bom. Não sei se a culpa foi do programa ou não, mas as contas estavam sendo feitas numa ordem errada e os resultados não estavam muito certos.
Tenho essa mesma visão que você. O Menino parece um ser humano programado para fazer contas. UMA MÁQUINA HUMANA. Ele está fazendo mal uso do seu Raciocínio Matemático, que não posso negar, é muito BOM. MATEMÁTICA NÃO É FAZER CONTAS. Tem uma lógica por trás, tem um sentido.
Não acho que ele esteja fazendo mal uso de maneira alguma. Ele apenas de diverte fazendo isso. É como uma brincadeira pra ele, o nome dele é Ryuju. Pesquisa mais dps
Cara, que video foda! Muito sentiiiido cara, vc deveria ir no ministério da educação ou começar essa ideia sua para la, o problema que muita gente iria entrar no jogo só pelo fato de não querer estudar, mas eu te entendi cara. Muito bom
Realmente ele não é um gênio,mas com certeza ele é um garoto diferenciado e se usar as habilidades com a inteligência que possui,certamente chegará em lugares de destaque e vai apresentar genialidade nessa contrução.
Sei que o vídeo faz tempo, porém: imagine que devido toda essa idolatria o garoto pare de buscar algo a mais, fique estagnado neste nível. Será mesmo que é bom pensarmos desse jeito?
@@brenolira1532 entendo sua posição,mas não acho que ele pare,pelo que percebi ele é muito influenciado pelos pais e se olhar nas regiões da China e Japão que provavelmente,ele seja descendente, é bem comum pessoas que são educadas da maneira que ele está sendo, participarem de torneios que avaliam tais habilidades. O caminho é vasto, não conheço nada sobre a família,mas ele pode escolher ter um futuro brilhante,mas o caminho ele é quem vai escolher.
Agora que eu parei pra estudar matemática posso dizer que é uma das minhas matérias preferidas kkkk quando estudamos começamos a gostar da matéria. isso é fato.
Construa uma base indestrutível em matemática em 08 semanas👇🏼
universonarradocursos.com.br/pdv-mb/
A prova chegando e Aki alkakal
Por isso não vejo sentido nenhum na proibição do uso de calculadoras (as básicas) em concursos e vestibulares.
Na faculdade, todas as provas eram com calculadora, pois o cálculo em si, os professores nem focavam nisso.
Um exemplo: prova de Estatística: se não for bom em análise, os cálculos vão ajudar pouco.
As pessoas tendem a achar que a matemática se resume a fazer cálculos de cabeça rapidamente. Quando na verdade a matemática é muito maior que isso. Parabéns pelo vídeo! Foi bom o menino aparecer pra levantar a discussão. 👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu Procópio, bom te ver por aí!
É isso aí...importante colocarmos o que é a Matemática!!
Abraço!!!
@@UniversoNarrado sim por favor é isso que nós da prazer em viver aprender a aprender!?
Ô procópio, esse menino é genial. De cabeça ele faz mais rápido que eu na calculadora.
@ESCRAVUCETA Não é questão de genialidade resolver contas rapidamente, mas sim questão de prática... Se você praticar bastante isso, tu consegue chegar no nível do menino
@ESCRAVUCETA Se ele me responder algumas soluções mentais para problemas de logaritmo, números complexos, trigonometria e derivadas, aí sim, considero ele um gênio. Continhas de mais e menos todos fazem!
Esse vídeo me lembrou de uma vez que estava em uma aula e o professor disse que se você é bom em fazer conta devia fazer ciências contábeis e não matemática, na época não entendi direito aquilo mas, hoje, compreendo que o trabalho do matemático está muito mais próximo do de um poeta do que qualquer outra coisa. Acho que se as escolas dessem aulas de matemática como da mesma forma que as de filosofia são dadas, de uma forma construtiva e não mecânica, o mundo poderia ser um lugar mais interessante.
Isso mesmo. Quando você ensina equação do primeiro grau na escola, mas não mostra nenhuma aplicação daquilo, não mostra a beleza da coisa, no futuro essas pessoas vão colocar memes no Facebook dizendo: "Vi na escola e nunca usei!"
Excelente comentário! Tanto é que,os primeiros matemáticos eram filósofos.
Só não concordo com a parte da filosofia, no meu colégio essas aulas eram só "matação" kkkkk
Comentário riquíssimo!
@@matheusvinicius7231 vdd
Pra mim a resposta do "pra que serve isso?" é "você decide"
Te dei uma ferramenta, ela pode servir pra varias coisas, mas cabe a você decidir quais dessas coisas vai ser
Boa!!
Acho que depende de qual conhecimento, tem conhecimentos que são muito útil e outros que não são muito, aí eu concordo com o Universo Narrado as escolas precisam evoluir o método de ensino, tanto em dar o conteúdo mais útil para a sociedade quanto substituir o sistema de notas por um mais eficiente e que de prazer em estar sempre aprendendo
@@moicanostrondass Dê um exemplo de um conhecimento inútil?
@@moicanostrondass Mas a utilidade de um conhecimento é subjetiva. Talvez pra você um determinado conhecimento é quase inútil, mas pra outra pessoa, talvez, seja muito útil!
A questão é: você só acha que é inútil até precisar de usar. Porém, mesmo pra saber se é inútil, você precisa conhecer.
Sinceramente, não vejo utilidade em fazer trinta vezes a equação do segundo grau, visto que o tempo poderia ser melhor aproveitado. Considero esse método massante da escola, esse ensino, inútil.
De fato. Quando comecei a estudar informática, a matéria de programação me deu um bom susto no começo. Eu, como aluna acostumada a seguir um passo a passo para resolver questões e tirar as boas notas. Me vi perdida, pois eu tinha todas as ferramentas da linguagem da programação que eu precisava, mas eu tinha que usar minha criatividade e raciocínio lógico, e vi que era diferente de tudo que eu havia estudado até ali. E quando eu entendi isso, minhas notas melhoraram, mas não porque eu repeti várias vezes vários códigos e sim porque comecei a analisar e usar a criatividade, e as notas boas se tornaram uma consequência.
É muito ruim se acostumar a um padrão, como é a matemática nas escolas hoje (provas que dão uma equação cheia de incógnitas e pede respostas, nem enunciado possuem), realmente a matéria de programação é extremamente difícil no começo, somos forçados a pensarmos fora da caixa depois de estarmos confortavelmente acostumados a decorar e não penaar
@@thiagopachecodearaujo4178 eu tô de boca aberta com isso
@@thiagopachecodearaujo4178 Isso é pura repetição e repetição, um decoreba digamos assim, é exatamente isso que o vídeo critica
Programação é uma dádiva!
Eu tbm estudo ciências dacomputação e faço da suas palavras a minha
Eu pretendo me licenciar em física, e quando for dar aulas, meu sonho é fazer o meu máximo para que os alunos entendam, não só a física, mas a matemática que está por trás dela, de uma maneira construtiva e filosófica. Talvez seja um sonho grande, mas eu quero que as mentes dos meus alunos fiquem maiores que os meus sonhos.
E meu sonho é aprender tudo isso rsrs
Seja meu professor! Kkkkkk
Que bonito mano, parabéns.
UAU! Isso q precisamos!
Belas palavras mano
Por isso que amo Olimpíadas de Matemática, OBM, IMO, OBMEP etc. A Matemática divertida é a de testar e procurar padrão.
Mas é exatamente isso que reverbera a ideia de "mecanização de matemática". Usar formas e processos mecânicos para adquirir boas notas, no final você ainda não conhece a matemática.
@@pauloartur4719 Não queria falar nada não mas concordo cpm você. Mas não devemos julgar.
Eu passei pra terceira fase só por observar a lógica da prova
Meu amigo ficou em segundo lugar
@@isabelafernandes4410 Que legal! Ai sim! De qual Olimpíada?
Achei massa que você conseguiu dizer em um curto tempo o que não consegui expor em 21 anos de vida!
Algo que me incomodou em especial nesse vídeo é a super-valorozação desse conhecimento "matemático", como se fosse a única forma de genialidade... Imagino se fosse uma criança com uma incrível sensibilidade artística, certamente não estaria no Luciano Huck e não se tornaria um meme. Quantos "gênios" crescem, vão pra Universidade, percebem que não são aquilo que foram chamados a vida toda e se frustram.
A verdade é que o método de ensino atual vê a "genialidade" como algo raso, tendo assim uma descrença na teoria das multiplas inteligências, que pessoalmente eu acredito, as vezes aluno X ou Y é muito melhor escrevendo um livro do que calculando uma parábola de função, mas a educação se faz de cega e não explora tal habilidade, atribuindo ao aluno o título de "burro" ou "lerdo", e assim desencorajando-o e contribuindo pra baixa na educação, lamentável.
A escola faz mais um desserviço do que algo útil, eu fui fazer um curso de matemática básica de graça, aqui no youtube mesmo, e descobri traumas que nem mesmo sabia, por exemplo quando tentei resolver uma conta de dividir bem simplisona, e na hora meu cérebro parou de funcionar, esquecia de descer o número, fazia a subtração tudo errado e sentia aquela mesma sensação sufocante de quando estava em aula, mas também notei uma grande diferença no ensinamento do professor do curso comparado ao da escola, ele não ensinava algo mecânico, mas explicava de maneira "lógica" e natural, algo que poderia mudar a mente de muitos, mas que infelizmente não vão mudar esse pensamento construído nas escolas, de que a matemática esteja relacionada a algo "ruim".
@@sketch4624 matemática Básica com ferreto?
@@MarcosVinicius-ek9cr esse memo
exato, já vi um vídeo do tropia a respeito, genialidade é um termo profundo q n se resume apenas a matemática.
Esse exemplo que você deu vale pra todas as áreas. A filosofia, por exemplo, nada mais é do que uma aula de história disfarçada. Se você quiser de fato aprender filosofia, deverá recorrer aos escritos do filósofos. É lá que está a verdadeira filosofia. Mas infelizmente a escola não explora esse caminho (igual ao caso da matemática).
Excelente!!!
Matemática tem que deixar de ser algo mecânica nas escolas e começar a mexer com o intelectual das pessoas. Muito boa a reflexão, como sempre 👌🥰
A deficiência do ensino brasileiro não está só nas escolas, mas também nas universidades. Depois de entrar na "melhor escola de engenharia da América Latina", percebi que minha insatisfação em aprender coisas desnecessárias e fazer exercícios que são resolvidos por computadores há muito tempo não irá acabar tão cedo. Sinto que nós, estudantes e curiosos, perdemos muito tempo com tudo isso e acabamos com nossa energia sugada por burocracias de ensino que não nos leva a nada. Um pena que a educação, escolar e universitária, seja um dos setores da sociedade que menos evoluíram com o passar dos anos. :/
realmente, o mundo está precisando de algum estudioso para revolucionar o metodo de ensino
Opa amigo, onde você está estudando? Estou começando o ensino médio e penso em cursar engenharia também.
@@danielgomes3303 acho que no ITA
Na parte da "Melhor universidade da América latina" você se refere ao IME ou ao ITA?
é na poli?
A matemática te deixa mais inteligente!
É puro raciocínio crítico e lógico!
O pior é que todos os professores fazem isso pros seus alunos passarem em vestibular, são poucos os que realmente ensinam o porque das coisas e instigam a curiosidade do aluno. Até mesmo os professores ficam nessa alienação de fazer um trabalho mecânico, pois ficam ensinando a mesma decoreba o tempo todo com o mesmo fim.
Na minha opinião, uma alternativa pra solucionar isso seria mudar todo o processo avaliativo dos vestibulares, no começo isso seria bem brusco mas ao longo do tempo reformaria o ensino aos poucos.
Concordo!
Parabéns pelo comentário.
Cara, a solução, ao meu ver, seria mudar tudo. Desde o sistema de avaliação ao sistema de ensino. Quanto ao ensino de hoje em dia, se os professores ensinassem Matemática de verdade os alunos reclamariam e daí ele poderia ser obrigado a voltar a ensinar "normalmente".
Tem que mudar mesmo. Mas o tenso é que mudarum sistema de ensino não é algo de alguns anos ou de um mandato político por exemplo. Pra mudar um sistema de ensino é coisa de 20 ou 30 anos no mínimo. E foi a assim na construção de todos os bons sistemas de ensino do mundo e muitos estudos demonstram essa necessidade de trabalho contínuo por todo esse tempo de forma extremamente conjunta entre governos, universidades, e a própria sociedade como um todo.
Pra mim, a atitude mais radical que possa parecer para mudar de vdd o ensino é acabar com o vestibular, é utópico eu sei, porém as pessoas começariam a aprender as coisas pq elas querem aprender, nosso sistema de avaliação medido pelo vestibular pra vc seguir os estudos tira a ânsia por querer aprender e compreender de vdd. Por q a gente tem vestibular? Ora, pq não tem universidade pra todo mundo. Temos uma universalização do Ensino básico fundamental muito recente. Existem pessoas que estão no minimo aí uns 60 anos (no Brasil) pensando em como se ensina. Existem altas pesquisas em como se ensina melhor, tentando responder a pergunta: como que o aluno não entende o que o professor está tentando ensinar? Um grande problema é que a escola publica tem um lindo objetivo em seu projeto porém, tá cheio de gente que não muda, que desistiu de ensinar pelo estado que se encontra a educação. Muitos professores já desistiram, aqui no Brasil vc só enfrenta uma universidade com muita vontade própria não foi por causa da escola. A escola pública tem um ideologia de formação muito bonita mas ela não disponibiliza de recurso humano em consenso pra suprir as necessidades dela mesma. O objetivo da escola publica nunca foi treinar aluno pra fazer vestibular (a escola publica não me treinou pra vestibular, eu nem sabia que existia vestibular na minha época de Ensino Médio), as particulares fazem isso, eles sim dispõem de um corpo docente estruturado visando o treinamento para vestibulares, me fala uma escola publica ordinária que atende aluno individualmente para tirar duvidas, não tem. A Escola Publica em 30 anos não passou por um renovo de professores e corpo estruturado para as novas gerações. O grande problema é ter que ensinar pra quem não quer aprender, e o ensino no Brasil é obrigatório. As pessoas precisam compreender que falar de matemática deve se tornar cultural em nossa sociedade. Vc tem que desassociar não só a matemática e ciências mas outros assuntos de algo que é só da escola, pois não é algo só da escola. Não é pq seus pais ou sua família inteira viveram sem muitos conhecimentos que vc tem que viver como eles, eles são de outra época, o conhecimento está sempre em evolução. Nós devemos sempre buscar melhorar e atingir pontos mais altos. Existe um outro ponto que passa batido que é de querermos ensinar algo que o outro não possui a maturidade necessária ainda para poder compreender aquele algo, então essa ação se torna demasiadamente forçada. Como vc acha que se muda processo avaliativo? O que é processo avaliativo? Pra vc então não existem pessoas que estão pensando em realizar mudanças na forma de ensinar e tbm na forma de como o aluno aprende? A decoreba que vc disse aí que os professores ensinam se dá justamente para se atender um determinado fim, porém como vc encara o conhecimento discutido em sala, muitas vezes é culpa dos professores sim a de não levar o aluno a encarar o conhecimento de forma que o conhecimento se torne cultural e difundido em sociedade.
Tudo que não sabemos fazer bem é considerado genial. Anônimos
Excelente reflexão! Eu que já passei dos 60 sem ter aprendido matemática, espero mesmo que jovens como você façam a diferença no tema educação como um todo. Parabéns pelo excelente trabalhos que fazes. Fraterno abraço com votos de sucesso!
Sério, é bom ler os comentários daqui, sempre tem informações construtivas, interações legal de ler e etc...
"As crianças deveriam aprender a equação de 2° Grau e então deveriam aprender a programa-la".
Uma grande verdade.
Felipe é uma das grandes mentes de nossa Geração.
Heitor Lopes - ok mas quem não gosta de programação não é um “conhecimento inútil” ? (não sou programador mas particularmente gosto desta área)
@@sergiofranczak7595 Nao. Em qualquer profissao voce consegue automatizar tarefas usando isso, ate na sua vida pessoal. recomendo esse video ruclips.net/video/1mmKbdm7840/видео.html
@@sergiofranczak7595 quando você aprende programação sua mente nunca mais será a mesma. Você vai levar isso para a vida inteira
Filipe é o protagonista do canal, mais quem é esse cara ?
Exatamente. A linguagem C é fenomenal pra fazer esse tipo de coisa. Estimularia muito o cérebro das crianças, tanto na hora de aprender a fazer a equação, quanto para desenvolve-la em forma de algoritmo.
A pessoa resolve o cubo mágico em 5 segundos: é um gênio!
A pessoa resolve cálculos de cabeça: é um gênio!
A pessoa só tira 10 e 9,75 : é um gênio!
Acho que o método de rotular não retrata a realidade.
nn podia concordar mais
Qualquer um pode montar um cubo mágico vendo um tutorial no RUclips. Aprendi assim, as pessoas quando vêem me chamam de gênio sendo que você mesmo pode aprender isso hoje.
Já houve uma época em que eu sabia resolver o cubo mágico em 30 segundos, e eu nunca devi isso a minha capacidade de raciocínio, intelecto, etc. porque o processo de resolução é totalmente mecânico: você decora a fórmula (Exatamente como bhaskara ou sei lá), aplica e voilá, cubo mágico resolvido.
Na questão do cubo mágico, podemos relacionar perfeitamente as notas da escola com os tempos. Você pode fazer uma solução genial em 30s fazendo uma x-cross, utilizando de keyhole e terminando o cubo configurando de maneira criativa um comutador. Também pode executar uma solução totalmente normal fazendo cruz, par por par, oll e pll em 7s, algo em grande parte mecânico. No primeiro exemplo, o termo gênio é parcialmente cabível, o tempo de execução só não foi absurdo por falta de treino para a memória muscular. No segundo exemplo, o tempo foi muito bom, mas gênio não é um termo aplicável, visto que a execução foi majoritariamente baseada em memória muscular. Mesmo o tempo não tendo influência quanto a eficiência de uma solução, na maioria dos casos, um tempo de 3-4s é resultado de uma solução genial.
Vocês que estão banalizando o termo genio, genio significa maestria sem igual em fazer algo,messi é genio em futebol como esse menino é genio em contas rapidas
Isso me fez lembrar da grande Matemática Katherine Johnson,
O filme"Estrelas além do tempo" é baseado na historia dela: uma matemática negra que ajudou a Nasa a ir para a Lua. Pra quem não conhece, vale a pena, e tem tudo a ver com o tema, ela pegou a transição de computadores humanos para as maquinas que conhecemos hoje. Inclusive a NASA decidiu mudar o nome de uma das suas unidades para homenagear a matemática. Que Deus a tenha.
Na verdade apesar do termo matemático ser muito amplo, para os padrões acadêmicos ela não era matemática pois não provava teoremas, o termo que melhor se encaixa nas atividades dela seria computadora
@@Atila4797 eu entendo o seu ponto... Mas veja aqui como a Nasa se refere a ela: www.nasa.gov/feature/katherine-g-johnson
Mas de novo, eu entendi perfeitamente o que vc quis dizer na sua explanação.Obrigado por compartilhar sua idéia! um abraço!
Uma pessoa, é um saco ficar falando sobre a cor dos outros, foda-se branco e o preto, resumindo: pessoas
@@GuilhermeSouzaSG eu acho que entendi o porque ele citou cor. Nessa época que a matemática trabalhou, o racismo era muito forte nos eua, e durante a história o trabalho genial de várias pessoas negras foram apagadas em torno disso, eu acho mt válido ressaltar pois ainda hoje existem pessoas que julgam competência por cor de pele
Já vi de um professor de faculdade que “os negros deviam se dedicar ao trabalho braçal pq tem o porte físico bom, e deixar o trabalho intelectual pro resto”
Isso eh absurdo? Eu tbm queria que a gente reconhecesse que fôssemos todos iguais, pq somos, mas o racismo que ainda tá na nossa sociedade apaga a capacidade intelectual etc de muitas pessoas pretas, e acho válido ressaltar esse tipo de coisa, pq esses problemas não são culpa dessas pessoas mas de quem está cometendo racismo
Esse vídeo se trata sobre o que eu sempre quis dizer para todo mundo, mas graças a Deus que o Guisoli influencia muita gente.🙂
Dois momentos me encheram os olhos d'água:
1) Por que tenho que estudar isso? R: porque é bonito, porque é belo!
2) A dedicatória do livro.
Parabéns pelo vídeo!
Na minha opinião é importante fazer esses cálculos por que ajuda a mente. O nosso raciocínio melhora, a nossa memória e ajuda em diversas outras coisas também. E também pra fazer coisas do dia a dia como receber um troco e etc. Mas também concordo em algumas partes
Um dia um professor na Universidade falou "tem que passar quem aprender, porque senão daqui sai maus professores que formarão maus alunos e que entrarão aqui continuando sendo maus alunos e futuramente serão maus professores, e assim vira um ciclo vicioso..." Cada dia que passa estudando mais Matemática e me formando como futura professora, vejo que ele tem toda razão. Esse sistema educacional estagnou há tempo e precisa ser mudado. É muito difícil e com certeza levará tempo até ser transformado.
Sabe que sempre amei matemática, daqueles que olha para um número e vê nele uma beleza. E me encanto em ver meus filhos com os mesmos pensamentos, onde as vezes, passamos horas discutindo quais são os números mais bonitos. kkkk
Coisa de louco.
Finalmente alguém expôs uma reflexão que venho fazendo à anos na Escola, Obrigado!
Já estudou pra prova hoje ? Kkkkkk
No meu ponto de vista, o que acho satisfatório na matemática não é saber que chegamos num resultado verdadeiro e sim como chegamos nesse resultado. É muito belo saber o porquê de cada passo a passo que utilizamos num cálculo matemático.
Eu concordo plenamente contigo. Mas aos 50 anos me considero um castrado em relação a matemática por um ensino precário na época da ditadura.
Você falou exatamente o que sinto, a matemática é linda.
Mas o bloqueio é tão grande que adoraria resolver certos problemas a mão. Além disso num concurso não haverá computador pra ajudar.
Mas é exatamente esse o problema. Por que não haverá computador?
Sim, porém o que vamos levar são a essência a base o pq daquilo a base e assim resolver e não um processo mecânico que com treino você saiba fazer decoreba e sim entender o problema e resolver e não virar uma calculadora sendo que já temos uma ou sla oq quer resolver, porém o mais difícil é você entender e encaixar eu tenho 17 anos e nunca aprendi base e estou trabalhando com vendas e enfim longa história estou certo começando qual é a base, mas voltando o difícil é entender e encaixar o problema depois disso o mecânico é fácil, porém acho algo fútil
Esse vídeo porque você não sabe matemática é tão simples se visto de maneira superficial, mas tenho certeza que se analisado a fundo ele pode superar o que eu aprendi no meu ensino básico quase todo
2:32 Dizer que computadores ultrapassão a capacidade do homem em fazer cálculos mentais é uma coisa, falar que não é útil essa habilidade é uma coisa totalmente diferente. Exemplos que essa habilidade é útil: Enem, ir no mercado comparar preços, etc.
13:49 é aquela coisa de medir algo que é imensurável, o conhecimento. O único problema nisso é que se vc não tirar boas notas você acaba não conseguindo ir para a faculdade que seja focado em algo que você realmente ama e entendi
A matemática é um campo do conhecimento tão amplo, que quanto mais se estuda, mais percebe que estudou muito pouco ainda.
Quando estou estudando algum conteúdo não fico me perguntando a utilidade, só quero entender como funciona os processos mas é muito legal quando se encontra contextualizado alguma aplicação.
Gosto muito dos seus vídeos Felipe, parabéns.
Esse canal é incrivel !!!! Creio que se ensinassem programação como um curso extra nas escolas, como python por exemplo, que é uma linguagem facil , ia estimular ainda mais o ensino da matematica.
Eu amo a sinceridade deste cara!!!!!!!!
Felipe maratonei seu canal
E só sei q a cada vídeo q eu acho é uma ideia mais linda q a outra
Cheguei nesse mundo de exatas por causa q quis ITA então passei a estudar e me apaixonei por esse mundo e não conseguia pensar por que na escola eu nunca desenvolvi esse gosto por exatas
Acredito q seja porque na escola a matemática sempre foi ensinada de um modo mecânico porém quando olhei para o lado filosofico da coisa me apaixonei
" Uma mente q se abre para uma nova ideia nunca voltara ao seu estado original"
Esse vídeo me lembrou o incrível filme, Gênio indomável que mostra como o conhecimento e as experiencias de vida são conceitos que estão sempre em conflito, na qual saber fazer vários cálculos não se compara em viver incríveis momentos.
Continue fazendo esse trabalho excepcional, seu pensamento é capaz de mudar vidas.
Excelente colocação. Parabéns pela seriedade e pelo conteúdo da exposição.
Felipe, te acho muito inteligente. Falando de matemática, de física e de poesia. Preferências à parte, a palavra aritmética saindo da sua boca parece até que foi escrita pelo Manoel de Barros :)
Como diria o Greg: "Poxa cara, ela ta tão na sua"
@@erickfch9697 eu pensei nisso Mano kkkk
😍
@@erickfch9697 kkjkkkkkkkkkj
O garoto é brilhante. Matemática requer brilhantismo e buscar soluções para problemas e o garoto mostra isso com as simples contas dele. E isso é matemática sim, ele mostra amor aos números com as contas dele. Como eu queria que todos os garotos fossem do nível desse garoto.
Aprender matemática ajuda a desenvolver o raciocínio lógico!
E ajuda em várias habilidades inclusive as "humanas", como o direito que estudo.
Pra quem faz/fez graduação na área de exatas sabe que boa parte das equações que governam fenômenos físicos/biológicos são equações diferencias ou integrais que não possuem soluções analíticas exatas. Boa parte das respostas são soluções numéricas aproximadas.
Parabéns professor ótima reflexão, seus vídeos me faz entender realmente o que é a matemática, não somente algo para decorar , mas sim compreender a natureza bela dos números. Que Deus abençoe cada vez ➕.
Muito boa sua reflexão. Hoje é difícil alguém parar para refletir e gerar essas dúvidas, porque o sistema de ensino está tão incorporado em todos, ou seja, as pessoas possuem a cabeça fechada, praticamente binárias e não existe a possibilidade de existir outras respostas além do famoso "porque sim". Esse menino com certeza desenvolveu habilidades que para ele já são naturais e que vão ajudá-lo bastante durante sua vida, mas e as outras pessoas que não possuem essa habilidade? São burras? Pelo nosso sistema de ensino, infelizmente são. E elas passam a acreditar nessa limitação imposta e nunca desenvolvem seu potencial em sua habilidade, que não foi descoberta porque "não existe" ou "não vale de nada".
O sistema de ensino está séculos atrasada, e enquanto não mudarem isso, o pensamento será esse, limitado, de que quem consegue decorar mais ou quem desenvolve truques para agilizar contas básicas será considerado gênio.
Abçs
Sábio em suas palavras! Matemática é muito mais que cálculos.
Toda a matemática se resume em cálculos!!
Lembro quando eu estava no fundamental, e tinha um professor que ensinava o conceito e como fazer o cálculo para chegar no resultado. Na hora de passar exercícios ele sempre deixava um único exercício que na época eu achava muito difícil e não sabia nem como começar (pois eu apenas decorava a fórmula). Só muito tempo depois eu fui perceber que a matemática não é uma matéria "decoreba", você precisa entender!
Para a matemática, fazer cálculo mental realmente não é tão útil, mas para o raciocínio lógico do indivíduo, saber realizar vários cálculos de cabeça é sim muito bom. Recomendo que todos façam isso para seu desenvolvimento pessoal
Eu calculo algumas integrais e outras coisas de cabeça mas com números n sou MT bom..
Pra mim, a resposta da pergunta é que aprender matemática altera o nosso cérebro, muda a nossa forma de pensar, nos dá outros olhos pra resolver problemas na vida real, aumenta nosso raciocínio lógico ajudando muito no dia a dia, em inúmeras coisas.
Acredito que sirve para abrir caminhos, desenvolver o raciocínio lógico e explorar o potencial máximo de cada um. Eu, por exemplo, curso engenharia e me pergunto quantos semestres a mais eu precisaria ter para aprender bhaskara ou todo conceito de uma função, coisa que eu tive no ensino médio. Aquilo foi a minha base, e foi bem aproveitado.
Talvez você me pergunte: -mas por que não pular o ensino médio e só deixar o assunto para quem vai caminhar para as exatas? - E a explicação é simples, as escolas não existem somente para nos dar conhecimentos básicos e pré-conhecimentos acadêmicos, mas também para práticarmos habilidades sociais. Oras, que outro momento da vida aprendemos tanto socialmente senão na escola? Coisas como perder a timidez; a ser honesto; a entender ética e a moral; a socializar; a conviver com pessoas, pensamentos, crenças opiniões e coisas diferentes; a lidar com outras pessoas e uma infinidade de outras questões. Fora que, infelizmente, em muitos casos, serve para alimentar os mais pobres e dar um momento de tutela. Dessa forma, estar 15 anos num sistema educacional é muito mais do que estudar para uma prova.
Voltando ao pré-conhecimento acadêmico e aparentemente inútil, o bom da escola é que ela é democrática: - vou te dar um pouco de conhecimento de humanas, de biológicas, de linguagens e de exatas e, ao fim, no que quer que escolha para a tua vida, seja direito ou matemática, seja biologia ou medicina, você terá uma base. Mas, ainda que não escolha nada, você ainda terá todo aprendizado básico e a experiência necessária para se viver em sociedade.
Enfim, não há como negar que a forma como as escolas ensinam, em muitos aspectos, já estão obsoletas, mas não o que ensinam. Para ser sincero, acho que ainda ensinam pouco, dado tudo que deveria.
O problema da escola são os grupinhos, os que aproveitam sabem se desenvolver
Único brasileiro gênio da matemática é o famoso “acerto mizeravi”. O resto é no máximo esperto.
Kkkk
Carai
Carai
KKKKKKKK
Esse aí eu até tenho inveja kskskskskskskksks
"Em terra de cego, quem tem um olho é rei"
O professor não deve responder esse tipo de pergunta. O professor passa o conhecimento em respeito a todos os cientistas que dedicaram suas vidas para compreender o nosso mundo, em respeito a todas as tecnologias que engenheiros dedicaram as suas vidas para desenvolver, como a sua casa, computador, celular, microondas...
É por isso que um professor ensina. Quem deveria responder a tal pergunta é o próprio aluno. O aluno é quem deve descobrir uma boa forma de usar a matemática, ele tem que descobrir isso por conta própria. O aluno é quem deve responder a própria pergunta.
Pra todos os alunos que perguntam "pra que vou usar matemática na minha vida", deveriam ser respondidos por um professor com "me diga você"
Certo, até compreendo. Mas e se o aluno não quiser usar essa matemática, se ele não quiser fazer as trinta equações do segundo grau? Ele ao menos tem a opção de escolher o sim, ou o não? Aliás, como ele saberá responder tal pergunta, se ele nem ao menos tem ideia do que é aquilo em sua essência? Se é que servirá para alguma coisa.
Então pra esse aluno a matemática não servirá pra nada de fato. A questão é que os alunos é que devem saber o que fazer com o conhecimento que é dado a eles e os professores tem que evitar ao máximo criar alunos dependentes. Alunos dependentes são aqueles que não exploram seus potenciais e fazem perguntas como "pra que vou usar isso na minha vida" já alunos independentes desenvolvem a criatividade e descobrem várias formas de usar o conhecimento, inclusive criam até paixão por alguma matéria. Seja pra salvar vidas (biologia), criar poesias que expressam o mais profundo sentimento humano (arte/ literatura), desenvolver um software (matemática)... A lista é infinita.
Um exemplo: qnd eu tava no ensino médio meu professor de física deu uma aula de fisica térmica, todos acharam aquilo chato e complicado. Porém, logo depois ele nos deu um trabalho pra apresentar um funcionando de alguma tecnologia que usava os conceitos dados na aula. Eu fiquei com motor de carro 4 tempo e cilindros. Durante uma semana eu pesquisei por conta própria todo funcionamento em detalhes desse motor. A aula que antes tinha sido chata, agora era fascinante, e de quebra eu descobri uma paixão por carros. Isso é um exemplo de como incentivar a independência e criatividade dos alunos, deixe que eles respondam as próprias dúvidas. Só que infelizmente esse professor era o único que conseguia fazer isso, como vc disse, mostrar a essência de uma matéria não é fácil, mas não é impossível.
Sendo esse o caso, ele sequer deveria ensinar. Esse não maneira de questionamento viável. Como descobrirei? A maneira como os conteúdos são cobrados não permite ao aluno verificar passo a passo de tudo, bem como suas aplicações sozinho. Ou o professor ensina ou não passa. To no terceiro ano do ensino médio e não faço ideia do que seja possa ser o X numa equação segundo grau. Não tem como simplesmente descobrir, eu nunca precisei aplicar uma equação quadrática na minha vida, mas sei resolver pronta. Aprender a analisar casos palpáveis falta no ensino e no sistema.
Outro exemplo, qual a finalidade de estudar matrizes? Não tem. Meu professor falou sobre seu uso na programação. Ok, mas nunca precisei utilizar numa programação (E eu ainda programo algumas coisas). Simplesmente não tem sentido, são coisas que não fazem pensar e nem mesmo motivam a fazê-lo, fazem somente mal, é inútil e sem sentido
Nesse aspecto eu concordo com você. O problema é a maneira em que os conteúdos são dados, não abrem a oportunidade do aluno se desenvolver por completo. Eu, como futuro professor, me entristeço com isso, pois um bom mestre, como dizia o velho provérbio chinês, é aquele que dá a vara e não o peixe. E isso não é culpa dos professores, um professor não pode ensinar da forma que ele quiser e que pensa ser a mais eficiente, ele tem que seguir um método de ensino. Porém o método atual de ensino brasileiro se já se mostrou ineficaz por décadas e ninguém toma alguma providência quanto a isso.
Quanto ao outro ponto que vc tocou sobre matrizes, os assuntos específicos também são um problema. Imagine só, no século XVIII o professor de Gauss lhe deu um problema simples mas trabalhoso, somar todos os números de 0 a 100. Como levaria muito tempo pra resolver ele desenvolveu um método que hoje chamamos de Progressão aritmética (P.A). Veja bem, no tempo de Gauss eles nem sequer estudavam P.A e P.G (pois foi ele mesmo que desenvolveu) as matérias naquela época eram muito menos complexas, logo eles tinham mais tempo pra se aprofundar e entender melhor os assuntos. Então daquele tempo pra cá, conforme a ciência avança, estamos adicionando assuntos mais complexos na escola. E isso é um problema, pois Gauss só desenvolveu seu método pq ele aprendeu na escola a matemática que foi desenvolvida por matemáticos antes dele. Então temos duas opções: ou deixamos os assuntos menos complexos e sacrificamos um pouco a evolução do conhecimento, ou aumentamos os tempo da formação escolar. Aqui no Brasil, pelo menos, não foi feito nenhum nem outro. E o resultado é óbvio, alunos se sentem inundados por informações desconexas sem tempo pra conseguirem se aprofundarem em nenhum. O que acabam por dependerem por completo de bóias lançadas por seus professores por não terem como aprender a nadar nesse mar turbulento.
A dica que eu te dou é, não se desespere e vá com seu próprio tempo, é comum (mas não normal) terminar o ensino médio sem saber o básico e sem saber qual carreira seguir. A função da escola devia ajudar a resolver essas duas questões, mas parece até que estão piorando a situação. Então após sair, caso não passe no enem, não se desespere e estude um assunto que vc gosta por conta própria, descubra o que quer fazer e fique bom naquilo nem que leve mais um ou dois anos pra passar. Com nosso sistema educacional precário, ou nós nos adaptamos ou sucumbimos.
@@millsater Perfeito, é exatamente isso mesmo. Eu ainda tive a oportunidade de entrar num instituto federal, tenho mais tempo de escolaridade e ainda um curso técnico. Algumas coisas utilizadas na matemática já tive contato no meu curso. Mas sou minoria. E ainda descobri que esse curso não é o que vou seguir no futuro, pois não gostei. Mas eu tive essa oportunidade, muitas pessoas infelizmente não tem. Pretendo psicologia ou alguma área da biologia. Mas ainda estou vendo melhor.
Muito obrigado pelas palavras!
Te desejo todo sucesso do mundo na sua profissão, tenho certeza que se tornará um professor ótimo, ainda mais quando tens a visão aberta para esse tipo de coisa.
Mas eu tenho total consciência que a culpa não é do professor, sim do sistema que o obriga a dar determinada quantidade de conteúdo em determinado tempo (que é pequeno). Admiro demais o professor, tanto que penso em me tornar um na área de biologia. Sucesso pra ti! :)
O mais incrível q eu achei foi soletrar rapidamente de trás pra frente. Isso achei muito difícil.
Isso é o mais fácil '-'
@@cayden2744 Depois de um tempo sim mais no começo é muito difícil man é igual inverter as teclas em algum jogo.
é tão incrível quanto é inútil, os 2 na mesma medida.
Mais incrível e mais inútil também kkkkkkk
@@brenoHCarvalho na verdade eles decoram as palavras o programa da as palavras para eles decorem, então eles não sabem falar de trás para frente eles só decoraram.
Nesses tempos tenho pensado muito sobre a função da avaliação. Ela muitas vezes é utilizada para discriminar, qualificar, reforçar estereótipos por meio da nota. Sendo que, numa perspectiva formativa, a avaliação deve visar a aprendizagem, fazer com que o/a professor/a faça escolhas mais acertadas, produzir pistas para pensar novos métodos e estratégias de ensino, conhecer melhor o/a estudante e suas singularidades para "ajudá-lo" a trilhar esse caminho da construção do conhecimento. Infelizmente, muitos ainda reduzem a avaliação a nota. Sua reflexão é bem importante. Achei bonito você dizer: "Pra que aprender Matemática? Porque é belo, é bonito, para abrir a cabeça, ver outras perspectivas". Acho que temos que aproximar a Educação cada dia mais a própria vida, seja na Matemática, no Português, na Física... Recuperar esse entusiasmo do aprender...
No meu último ano no ensino médio era conhecido como um amante de história por gosta muito e saber explicar como o professor não sabia a meus amigos porém, nas provas sempre dizia algo a mais do que a pergunta queria e tirava algumas notas baixas mas, sempre souber um número não diz nada da pessoa.
Cara, eu penso da mesma forma. Já pensava antes de conhecer você e o seu canal, e quando vi você falando sobre esse tema me identifiquei demais!
Acho que no fundo de tudo isso se remete a um grande debate que a prova se dá como uma provocação dentre o debate
Houve uma reportagem sobre o garoto que apareceu no programa do Luciano, a reportagem fala sobre como ele consegue fazer as contas tão rápido, ele responde que treina por cerca de 3 a 4 horas por dia utilizando um ábaco japonês chamado "Soroban". Percebe-se também no programa que a maioria das vezes ele olha para o lado e nessa olhada para o lado ele tenta imaginar o Soroban. Muitas das pessoas que utilizam o ábaco dizem que depois de muito treino você não precisará mais dele para realizar as contas matemáticas.
Quem se impressionou com o menino ficaria louco ao ver Nikola Tesla fazendo cálculos integrais de cabeça.
Parabéns pela análise . No Brasil somos tão carentes de ídolos que aparece uma criança que faz conta de cabeça, já rotulam de gênio. Gênio é muito mais do que fazer conta de cabeça. Muito boa sua análise.
O menino é o primeiro campeão do campeonato de soroban no Brasil. Ele se esforçou muito para ganhar essa velocidade, acredito que para qualquer outro desafio ele já vai estar disponível para aprender e se superar. Esse "soroban" é do Japão, lá eles "brincam" de calcular, não podemos tirar o mérito dessa tradição, afinal os japoneses são um dos povos mais inteligentes, por respeitar a matemática e outras tradições.
Questionamento: a arte é inútil, por isso é perfeita.
@@lucastavares4888 O único ponto desagradável é de que com a idade adulta é complicável se equivaler com uma criança dessa, a neuroplasticidade do cérebro é muito mais ativa durante a infância.
@@PatrickJD ñ devemos sentir mágoa e sim orgulho desse tipo de gente
Eu li Suruba
@@lucastavares4888 Sim sim concordo, não sinto mágoa alguma, é muito fascinante, apenas tentei observar do meu ponto de vista... eu teria que fazer muito mais esforço
Sua reflexão e análise foram perfeitas!
A educação pragmática... Boa reflexão.
Excelente reflexão, Felipe!! A escola ainda precisa evoluir MUITO para acompanhar as transformações que o mundo já sofreu. Existe uma diferença gigantesca entre ESCOLARIZAÇÂO e EDUCAÇÃO...
Os verdadeiros ignorantes são aqueles que seguem o curso de sua vida no curso que n lhes cabem, a fim de ter privilégios.
Os felizes são aqueles que chegam numa Universidade no curso que eles amam, que acham belo, são aqueles que assistem as aulas e enquanto os outros dormem, seus olhos brilham.
Como num pensamento de Sócrates que meu professor de filosofia disse: Os homens são tristes pois n fazem aquilo que sua alma nasceu pra fazer
o problema é quando vc não sabe o que sua alma nasceu pra fazer hahaha
Cara, encontrei uma pessoa com o mesmo pensamento que eu!!! Sempre levanto essa bandeira nos debates que participo, acredito que o dinheiro é importante sim, mas quando nós fazemos o que gostamos, ele acaba se tornando apenas uma consequência. "Escolha um trabalho que amas e não terás que trabalhar um único dia da tua vida". Essa frase diz tanto a meu respeito!!!!
Admiro sua paixao, mas discordo. Sou um realista, nao romantizo as coisas.
@@pedro-639 pra mim a maior prova que aqueles que fazem o que gostam são felizes é qnd tu chega no consultório de um médico e ele mal olha no teu rosto e te passa os tratamentos o mais rápido possível pra atender mais pacientes no dia e ganhar mais dinheiro
e outras vezes tu tem aula com um professor que ama o que ministra, os olhos brilham, deduz todas as fórmulas como se descobrisse os pequenos segredos do universo...
saúde mental tem sim relação com dinheiro
mas tbm tem com fazer o que ama
@@brunochaves8720 também me identifico muito com essa frase, sempre sonhei em fazer física na Universidade, porém sou incerto com questões financeiras, então vou tentar equilibrar o qur gosto com o que rende
ou seja, engenharia, provavelmente na AMAN
Adoro esses vídeos que provocam uma reflexão, e vc felipe faz isso muito bem.
Ótimo vídeo! Me lembra muito aquele meme: "Eu gosto de matemática, eu não sou uma calculadora."
Fico muito feliz realmente com seu vídeo!
E a obmep esse ano? Como será que vai ficar, eu tava me preparando pra prova pelo PIC mas devido aos acontecimentos atuais não consegui continuar
@@4rthorario459 A OBMEP foi adiada, mas acontecerá ainda sim!
Matemática é a arte!!
Cara, sensacional! Esse foi um dos melhores vídeos para refletir o cenário da nossa educação. Parabéns irmão!
Gosto muito dos seus vídeos, são muito bem elaborados e me fazem questionar o porquê eu estou estudando algo, no que eu posso aplicar aquilo e também me dá uma certa motivação para seguir estudando.
Estou no segundo ano do ensino médio e estou me preparando para o ITA acabei de comprar um livro de Mat basica e se possível irei tentar aplicar os conceitos no meu dia a dia acho que isso vale muito mais apena do que fazer os exercícios de forma mecânica.
Precisamos reinventar o que é ensinar e reinterpretar o que é aprender.
Nessa você foi cirúrgico!
Filosofando a matemática, gostei 👍🏾
Cara, que video pontual Felipe! Estava esperando alguém levantar essa discussão visto que até hoje a gente tem essa glorificação de ser automático e sistemático pra resolver problemas. Eu mesmo as vezes fico me desafiando pra fazer conta rápido de cabeça mas, no fim das contas, de que vale? Hahahahaha. Novamente, ótimo vídeo!
quando falaste de programação fiquei com uma mega vontade de aprender programação e agora estou fazendo o curso
Eu gosto do seu canal, cara. Seu conteúdo me inspira a estudar matemática.
Esse cara é um filósofo, vê teus vídeos desperta á vontade de aprender.
Depois desse vídeo percebi ainda mais a real situação deplorável da educação, não somos mais alunos curiosos, estamos sendo treinados para sermos máquinas de repetição e não de questionamento.😔
Me sinto bem em concordar com você e com outros que comentaram,e compartilham o mesmo ponto de vista.To evitando expor demais minha opinião pra evitar conflitos cansativos.Tento esclarecer alguns desses aspectos,mas confesso ser difícil desmistificar certas coisas.
É como você disse esses processos mecânicos não significam nada. Tenho uma proposta para vídeo:
Fala algo sobre o uso de calculadoras
Nos Estados Unidos eles usam calculadora sempre e se bobear podem usar até na prova.
é uma porcaria o uso de calculadors (use sua capacidade no caderno e lápis quando mentalmente não for possível)
Agradeço pela reflexão compartilhada. Seu canal sempre com conteúdo que agrega valores para as pessoas. No meu ponto de vista, um gênio é aquele que consegue ir ao nível mais profundo do pensamento, colocando o raciocínio a trazer uma visão ampla e real da realidade e consequentemente "soluções" para os problemas desta. E isso você faz com maestria. Meus mais sinceros agradecimentos.
Muito boa reflexão, lembrou demais a música do Gabriel o Pensador "Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi"
Se eu fosse um professor eu colocaria esse vídeo ou pelo menos esse raciocínio ou ideia para todas as minhas novas turmas. A educação em certo nível ela não é só importante, como também necessária.
Cara, eu penso em fazer um curso de matemática para poder dar aulas no Ensino fundamental. Para tentar demonstrar essa visão do que REALMENTE é a matemática. Acho que é disso que a nação que é tão carente na educação precisa.
13:53 meu professor já disse! E eu lembro até hj de toda aula!
"A educação é inútil, vocé estuda pra compreeder , não pra aplicar"
Guzzoli
Verdade, mas vc compreende para aplicar.
É na compreensão onde há a beleza
Acredito que seja o contrário, só se estuda aquilo que você vai aplicar. Pq se não é inútil. Não vou querer aprender algo se não vou usar.
O certo seria o metodo de ensino (relendo após a edição)
@@kaleffi se tu n quiser reprovar vai ss ter q estudar o q vc n quer. a menos q vc goste de tds as matérias
A habilidade certa é a arte de pensar
Parabéns por compartilhar tua Sabedoria com nós amigo, por favor não vejo a hora de poder estudar com você em sua plataforma de exatas principalmente se for para pessoas como eu que não tive oportunidade de fazer uma base coerente. Más ir para a realidade é muito inovador da tua parte vc fez o melhor vídeo que assiste sobre exatas ou matemática que é base para a as outras matérias principalmente exatas, continue neste caminho eu desejo muitas felicidades a você e susseso em teus projetos de vida!!!
O Dr parece um gênio da física pela parte que li que falou de laplace e determinismo, use seus poderes para o bem e a sua supervidencia, exploda seu cosmo ao maximo e vai prever o futuro, mais um inscrito, parabéns!
Não desmerecendo a criança, ele é muito bom. Não sei se a culpa foi do programa ou não, mas as contas estavam sendo feitas numa ordem errada e os resultados não estavam muito certos.
como só 14mil vizualizações?(no momento que assisto isso!), o Brasil precisava ouvir esse mestre falar!!!
Tenho essa mesma visão que você. O Menino parece um ser humano programado para fazer contas. UMA MÁQUINA HUMANA. Ele está fazendo mal uso do seu Raciocínio Matemático, que não posso negar, é muito BOM. MATEMÁTICA NÃO É FAZER CONTAS. Tem uma lógica por trás, tem um sentido.
Não acho que ele esteja fazendo mal uso de maneira alguma. Ele apenas de diverte fazendo isso. É como uma brincadeira pra ele, o nome dele é Ryuju. Pesquisa mais dps
@@codde1850 Acredito que não seja apenas uma brincadeira já que o mlk ia ganhar dinheiro com isso.
Eduardo Junior - Se menino está ganhando dinheiro fazendo contas está ótimo. Melhor do estar vendendo drogas na esquina.
O estudo da matemática força o cérebro a criar novas conexões neurais, o que ajudará e proporcionará uma vantagem imensa ao longo da vida.
Cara, que video foda! Muito sentiiiido cara, vc deveria ir no ministério da educação ou começar essa ideia sua para la, o problema que muita gente iria entrar no jogo só pelo fato de não querer estudar, mas eu te entendi cara. Muito bom
Pensar rápido sim é um fator para genialidade!tá querido! Isso mostra uma grande aptdao para um prodígio!
Como amo este canal...
Realmente ele não é um gênio,mas com certeza ele é um garoto diferenciado e se usar as habilidades com a inteligência que possui,certamente chegará em lugares de destaque e vai apresentar genialidade nessa contrução.
Sei que o vídeo faz tempo, porém: imagine que devido toda essa idolatria o garoto pare de buscar algo a mais, fique estagnado neste nível. Será mesmo que é bom pensarmos desse jeito?
@@brenolira1532 entendo sua posição,mas não acho que ele pare,pelo que percebi ele é muito influenciado pelos pais e se olhar nas regiões da China e Japão que provavelmente,ele seja descendente, é bem comum pessoas que são educadas da maneira que ele está sendo, participarem de torneios que avaliam tais habilidades. O caminho é vasto, não conheço nada sobre a família,mas ele pode escolher ter um futuro brilhante,mas o caminho ele é quem vai escolher.
Agora que eu parei pra estudar matemática posso dizer que é uma das minhas matérias preferidas kkkk quando estudamos começamos a gostar da matéria. isso é fato.
ganhou um inscrito. fico feliz em saber que não sou o único que está insatisfeito com o método de ensino.
Vídeo incrível!! Parabéns pela reflexão!!