Se for aprovado está nova lei como fica a viúva no caso o falecido não tem mais os pais e nem filhos e ela mora no imóvel dele adquirido antes da união estável. A herança vai para os irmãos e não ela isso que morou no imóvel, tem uma vida e uma história la com o marido isso?
Eu sou casada a 16 anos , com separação total de bens meu marido é 29 anos mais velho do que eu , se ele vir a falecer tenho direito a pensão? Já que os bens que estão todos no nome dele não terei direito.
Engraçado que no código penal ninguém quer mexer. Tudo que é pra prejudicar pessoas de bem é mudado ou tentam mudar so pra prejudicar. Mas qdo é pra ter mais rigor nas leis penais, 😴🤐🙈🙉
Não mexem no código penal porque não tem mais o que mexer, luladrão e sua quadrilha já deixaram o código penal do jeitinho que eles querem, porque vc acha que o Luladrão com 12 anos de condenação em 3 instâncias ainda está solto, na presidência do Brasil e torrando nosso dinheiro com viagens mundo agora? Porque você acha que o Zé Dirceu também com 32 anos de condenação continua solto e zombando da nossa cara? Porque a Suzane Hichtoffen mesmo assass1nand0 os pais enquanto eles dormiam consegue saidinha do presídio no feriado do dia das mães e dos pais também, sem falar natal e etc. Porque vc acha que presidiário tem direito a um quarto de motel dentro do presídio para visita íntima? Porque preso recebe um salário mínimo de bolsa-presidiário enquanto aqui fora trabalhadores honestos passam necessidade em casa porque ganham pouco? O código penal só beneficia bandidos como luladrão e a quadrilha dele.
Achei justa essa lei quando uma pessoa ser casar com uma pessoa e obtém bens tem direito a divórcio, agora a pessoa adquirir bens e herança dos pais sendo solteiro isso é so dele isso fica mais Seguro para o homem e a mulher caso de errado a primeira relação apoio, os que reclama são egoísta querem tudo e deixa pobre a pessoa tem que deixa um imóvel Seguro para ser viver.
Obrigada pela explicação! Mas acho um absurdo tudo isso, pois irá deixar viúvas e viúvos desamparados, principalmente quando o bem deixado for uma casa. Se as pessoas estão preocupadas com golpistas, é simples, não casem! Infelizmente os mais pobres serão prejudicados, pois quem é rico está muito bem amparado juridicamente para proteger seus bens. Um absurdo essa proposta! Espero do fundo do meu coração que seja reprovada! Mais uma vez: obrigada doutora pela explicação!🙏🏻🌹
Acho esse projeto muito justo. Imagina a novinha ou novinho ficar com a heranca da meacao do casamento anterior que devia ser so dos filhos. Muito justo com os falecidos.
É justo também pagar uma outra mulher pra fazer o papel da mãe, pra ela trabalhar p fazer o futuro dela tbm pensando nisso, pois não é justo cuidar de filhos e de marido pra não ser herdeira só pq é mulher. Pe na bnd vai rolar até umas hrs
@@averdadenuaecrua6625 Se o casamento for comunhao parcial de bens, o viuva ou viuva vai ter sua meacao. E ainda ficar com a aposentadoria do falecido ou falecida. Só não tem direito a meiacao ou heranca quem casa com separação total de bens. Mas se aceitou essa condição, então já sabia que seria assim. Mas assim mesmo fica com a aposentadoria.
Sim, a turma c dois neurônios não entendeu. Muita gente interessada em herdar dinheiro alheio. Quer herdar o que não ajudou construir ou tirar dos filhos do falecido/a.
Achei muito justo essa lei, meu tio faleceu e tinha 2 filhos , minha tia se casou com um vagabundo. Aí depois dela ter falecido, os filhos estão na justiça brigando pra ter o que o seu pai havia trabalhado duro pra conquistar e um vagabundo acabou conseguindo.
Sinceramente nesse quesito herança eu acho que quem devia ter direito é quem é presente quem ajuda , independente ser é marido , mulher ou filhos. Ser filho não quer dizer nada tem muitos filhos que não ajudam seus pais em vida , principalmente quando ficam doentes nenhum filho quer cuidar . Sinceramente como mãe acho que os filhos deveriam ter direitos há herança só se forem presentes na vida dos Seus pais. Caso contrário não deveriam ter direitos a nada , é isso vale tbm para o cônjuge.E o q eu acho..
Isso vai gerar muito conflito, meu marido tem alguns bens , temos um mercadinho e eu que sempre fiquei com ele por 20 anos, meu filho não quer saber, não tem consideração com o pai, odeia o pai, se ele for antes de mim então tenho que deixar ele vender e fazer o que quiser com o dinheiro, deveriam fazer rebelião contra isso, cada lei ridícula desse país
@@cristianereiscputinhoreis9058 que coisa ridicula os filhos têm que sair pra trabalhar pra poder viver se ficam o tempo todo na casa dos pais são chamados de parasitas e se saem pra trabalhar e viver a vida deles são chamados de ausentes Mas uma forasteira ou forasteiro ai tem direito né
A mulher ou o homem casados há 20... 30... 40 anos não têm direito, mas uma amante ou algum namorico de um ano que configure a famigerada união estável arranca tudo o que quer.
Fiquei viúva em 2014, compramos um apartamento 1 ano após o casamento, eu não sabia que os enteados adultos casados teria direito ao ap q tb ajudei a comprar. Acho absurdo, ainda não compreendo
@@rafax-adventure sim meu amigo está tudo dentro da lei, porém algumas pessoas como eu acham injusto, só isso, informadas eu e nossa amiga do comentário já estamos
@@Mãosquecuidamm oi me tira uma dúvida? Meu marido não tinha nada antes do casamento. Nós trabalhamos e compramos um imóvel juntos. O filho dele já tem 24 anos, nunca trabalhou e só lembra que o pai existe pra pegar dinheiro. Aí qdo meu marido morrer eu vou ter que dividir nosso apartamento com o enteado? É isso?
Quem vai ficar preocupada são as pistoleiras e pistoleiros! Que 2:56 casam de olho nos bens já adquiridos pelo cônjuge! Isso sim é insegurança e nada de instituto família!
Principalmente mulheres, o que mais se vê nos dias de hj. Ainda contam com advogadas sem ética, ensinando a dar o golpe no cara e ficar com tudo dele. Essas golpistas agora vão chorar. 😂😂 @@AnaLoesch
@@alinebernardesadv Dra por gentileza, estamos vivendo isso atualmente. Meu pai foi casado no papel e nunca se desquitou. Viveu com essa mulher menos de 7 anos. Isso faz mais de 40 anos. Os bens dele conquistados vou convivendo com minha mãe. Enfim, ele faleceu 2020, " solteiro" já que também tem 33 anos de separação com minha mãe. Enfim, a que casou " papel" quer metade dos bens deixado por ele. Isso é justo?
Que ótimo! Eu tenho carro , moto , apartamento quase quitado , e uma casa boa que herdei do meu pai , sou divorciada, já dividi os bens adquirido durante o casamento com o ex marido, tenho filhos de 15 anos e 11 anos , não é justo deixar herança para cônjuge e deixar meus filhos desamparados. Afinal já tenho essas coisas , e se eu vier me casar novamente, já tinha anterior a união
@@caiobr3 sim , a lei atual é que me preocupa, só favorece os interesseiros que casam de olho na herança dos mais velhos , geralmente Me preocupo, pois posso morrer até no mesmo dia , a morte é uma realidade, tanto quanto a vida , deixaria meus filhos menores ainda e desestruturados , eu sonhei muito sair do aluguel por eles, se eu partir hoje , eles tem casa e pensão até os 18 anos, tempo pra aprender a se virar, pelo menos. Planejamento desde o nascimento deles , não deixa Los desamparados. Pensamento de mãe, que tem pouca grana mesmo , mas consciente e organizada na vida
Destruição da familia em diversos pontos desse projeta, este é apenas um deles. E tem muitas esposas boas e honestas que serão prejudicadas com essa reforma, falar que todas são interesseiras e etc é muito injusto!
Curiosamente quem mais está indo contra são mulheres, pq será? A herança do marido vai pra linhagem dele e isso é o mais justo, a esposa depois que o cara falece casa com outro e o novo marido desfruta disso, isso é justo pra vc?
Precisava de reformas era na linha de herdeiros colaterais!! Hoje atualmente Estado herda bens e direitos de falecido por meio de simples publicação de edital!!! Aí o sobrinho, tio, neto até mesmo os filho que desconhece tal bem ou direito do falecido, não vê o edital e o Estado acaba herdando a herança alheia...algo de errado não está certo nisso!!! Prejuízo para os conjugues!!
Com certeza as leis quem fazem e mudam as mesmas é o congresso! Por isso precisamos prestar à atenção nos candidatos e ver quem de fato está ao lado das mulheres
Acho justo o cônjuge não ter direito em bens adquiridos antes do casamento,mas o direito nos bens adquiridos durante o casamento tem que ser divididos,pois os 2 adquurem juntos
Porém existe o cônjuge que trabalha no pequeno comércio adquirido antes do casamento. Por exemplo ,os comerciantes q tem padaria, vendinhas , lojinha, comercios pequenos, , nestes é normal o cônjuge trabalhar junto . Se ocorre falecimento do cônjuge- proprietário, acho certo o cônjuge sobrevivente ter direito ao comércio pois muitas vezes trabalhou ali por muitos anos sem ser funcionário, sem salário, só como mulher/marido do dono(a) do comércio
Tem muitos de pessoas que casam só por herança que o outro vai receber da família. Acho certo filhos herdaram, mas esses interessados por herança que vem , não.
Minha opinião é, se construirem juntos é pra ser dos dois. Caso contrário mulherada nada de economizar e pexinxar vai viver mais plenamente ja q só quem se lsc é vc, cuidado abra do olho!
@@DiegoXavierAugusto Essa aí nunca deve ter tido marido nenhum e nem família, infelizmente as pessoas não estão mensurando os impactos negativos que isso vai dar.
Dependendo do caso é justo porque conheço pessoas que ficam viúvas e não dividem os bens com os filhos e ainda casam novamente levando o cônjuge a desfrutar os bens dos herdeiros.
Correto. Se vc tem uma casa comprada sozinho antes de casar, que vc vai deixar pro seu filho, na sua morte , a herança divide entre seu filho e seu cônjuge que não te ajudou comprar. É justo ? Não.
Se for um bom companheiro acho justo ter direito a uma parte dos bens particulares em caso de falecimento, visto que filho cresce e segue a vida dele e forma a família dele, já vc escolhendo um bom cônjuge será ele que vai cuidar de vc e não seu filho, o que tem de filho que deixa o pai doente sob a responsabilidade da madrasta !!!! Filhos não costumam cuidar de pai quando ele tem companheira, eles acham que é obrigação da madrasta cuidar deles, só que quando pai morre eles correm para ficar com a herança e não querem dividir com a madrasta, ou seja as pessoas acham que cônjuge tem obrigação de cuidar, mas na hora do dinheiro só filho é digno, mesmo que esse filho não tenha feito nada pelos pais.
Eu penso se ninguem quer deixar nada para ninguem não tenha nada va morar no mato. Ou nas ruas. Por mim eu não deixava nada para os meus filhos. Mas como não posso levar nada para onde vou. Deixo para eles. Ou para me chingar ou para agradescer. Pois quem eu fazia questão de estar comigo. Não volta mais, a minha alma que se foi para sempre. Coisa deste mundo não me iludo tudo fica para alguem.
A meaçao já era dela!!! Se tiver uma casa só ela ter que entregar para os filhos a metade kkkkkk. Pq nem o direito de moradia em paz não vai ter pq os filhos poderão morar junto. Eu casei com separação total pq tenho mais coisas que meu marido eu vou fazer um testamento pra ele pq não sou desonesta e ruim, imagina viver 50 anos com o homem e largar ele na mão velho. O problema é que a maioria dos homens não vão querer fazer testamento ou doação para as mulheres, vão deixa-las na mão!!! Muita covardia pq esse planejamento alegado pode ser feito hoje para beneficiar os filhos sem prejudicar o cônjuge.
Moro a 5 anos com.uma pessoa viuva,,a casa que vivemos foi construina no terreno da falecida sogra,IPTU,AGUA,LUZ tudo em nome dele.Se acontecer de ele falecer que direitos eu tenho?
Se estão conquistando junto , o direito tem que ser do cônjuge, já pensou a casa que você comprar sair no nome dela e ela falecer. ? Muitas mulheres além de trabalhar fora cuida dos filhos e do lar , muito raro o esposo ajudar. Então não é justo ele ou ela não ter direito.
A esses homens deixa eles q estão achando bom, na hora q ficar viúvo e aparecer filho, enteado vir morar com eles, pois na nova lei não é só o viúvo q tem direito de morar na casa não, e se não tiver filhos a sogra, sogro também vai poder, achou q ia fica só e aproveita 😂😂😂. Não vai ser só q mulher q vai se lascar vcs vão ver. Os únicos q vão estar bem são os ricos, pois na maioria das vezes já tem casa antes de casar, agora o pobre q casa e constrói junto, corre o risco pela tormenta ter de vender e na velhice ficar sem casa e com salário mínimo.
Nem todo mundo tem o mesmo grau de entendimento. Talvez seja maioria mulher pq não entendeu e os homens só invés de explicar fica debochando igual a vc. Vc não foi útil
Como fica na parte de testamento, pois seria uma forma se asegurar a viuva, mas se colocar a viuva no testamento é interpretado como coação, como fica? No regime parcial de bens?
E caso seja aprovado, como fica no caso de comunhão universal de bens, como fica a meação e a herança no caso da pessoa que faleceu ter pais vivos ou filhos?
Eu não tinha nada quando era solteiro ai me casei e trabalhei bastante e comprei uma chácara e construi uma casa de 300 metros mais se um dia eu me separar eu deixo tudo para minha esposa e vou embora porque eu acho que a mulher precisa mais de uma casa para mora doq o homem o homem mora em qualquer lugar ete debaixo do chapéu
Suponhamos que vc tenha um filho de um casamento anterior e traz uma mulher para morar na sua casa. Caso vc faleça, a mulher poderá ser herdeira de 50% da casa e terá o direito real de habitaçao. O que isso significa? Que ela poderá expulsar o seu filho da casa em que ele sempre viveu com vc. A nova lei muda essa questão.
@@William_R_S_AClaro que não... não fale asneira....se o filho tem direito a metade da herança,ela jamais poderia expulsa-lo...pra isso existe o inventário para ser dividido conforme a lei. Essa nova lei não tem razão de ser...afinal...nem todo mundo tem madrasta.
Apois eu jamais faria uma loucura dessa, deixar um casarão pra ex esposa pra ela se divertir com o novo namorado enquanto eu to no meio do mundo, se ela ajudou a construir eu daria os 50% que ela tem direito sem problema, mas deixar tudo pra ela jamais.
Dra so pra tirar uma duvida . Eu mim casei em 1990 e hoje tenho 34 anos de casado em comunhão parcial de bens. E quando mim casei com ela .ela ja tinha um terreno e uma casa simples e eu remodelei a casa dela e construi uma outra casa no fundo do terreno .agora vem a pergunta. Com esta mudança no código civil .se minha esposa falecer as minhas filhas podem mim expulsar de casa mesmo assim ou não. Mesmo porque eu sou aposentado por incapacidade
Dra Aline, comprei uma casa antes do casamento e me casei em comunhão de bens, e agora quero vender essa casa e comprar outra, qual cláusula usar p/ minha garantia.
Milhares acham esquisito esse negócio de herdar bens anteriores ao casamento. Qual o sentido disso? Às vezes, imóveis, fazendas, negócios que passaram de geração em geração naquela família, agora são rachados para dividir com viúvx que, vai ver, passou nem 10 anos com o falecidx.
O conjugue sobrevivente participando ativamente quanto à admistração dos bens perticulares do falecido, suas complicações diversas, manutenções, despesas, muitos aborrecimentos com inquilino, desgastes emocionais do casal devido os tais bens; estruturas precárias reformas e etc, e preocupações trazidas para o leito conjugal. Não seria justo o cônjugue sobrevivente ter uma recompensa participando com os demais herdeiros no inventário? Deixá-lo de fora é que não haverá justiça.
Mas seria bom se fosse aprovado, ambas as partes chegar a falecer, os bens particular vai direto para os herdeiros... Não precisa passar nas mãos da viúva(o) ..... Sou a favor desse projeto....
Por isso é bom nem casar, tem que viver com a mãe e pagar prost... Pra se aliviar, porque se essa lei vingar então deve tirar o tal do na doença e na saúde pois se o cônjuge ficar doente o companheiro não pode se separar, nesse caso deveria tirar essa lei e deixar o cônjuge viver como ele quiser sem precisar trocar fralda na velhice, levar no médico, dar banho , dar comida na boca, quando estiver velhinho e o filho for um inconsequente pode por a coitada da mãe viúva na rua e deteriorar a casa e os bens que ela ajudou o marido a construir ao longo da vida
Com sua influência é possível divulgar que existe um abaixo assinado para o Senado que contesta a exclusão da viúva e do Direito Real de habitação da herança.
Justo, liberdade de escolha de pra quem irá herdar o seu dinheiro. De toda forma a viúva irá receber 50% de todo o patrimônio. Restante será dividido entre todos os filhos, evitando que o patrimônio saia da sua linhagem e não vá para o novo cônjuge. Acabando com os parasitas de herança. Exemplo: Se tua mãe divorciada se casa com um traste e morre logo em seguida. O dinheiro ficava pro traste e ai... Os filhos se lascavam, nem onde morar teriam.
SE a lei for aprovada a a responsabilidade de cuidar do pai e da mãe doentes não é mais da companheira (o) e sim dos filhos. Se só filho tem direito à herança só filho tem obrigação de cuidar de pai / mãe. Imagina vc ser casada (o) e vc cuidar do seu companheiro doente por anos, aí a pessoa morre e quem herda os bens particulares é somente o filho, sendo que filho geralmente deixa a responsabilidade de cuidado do pai para a madrasta/padrasto!
Não entende nada.. aff... Quem legisla é o congresso onde a maioria são os seus ídolos bolsonaristas. Eles provavelmente irão aprovar isso. Cada comentário ignorante ..🤮🤮🤮
Isso não tem lógica, não digo nada se a pessoa for rica ou milionária! mas deixar uma mulher que depende do homem e construiu uma vida com ele, passou com certeza maus bocados ficar fora da parte dele ,ter um carrinho velho ter que vender pra dividir com os sogros não tem lógica
Isso é um absurdo,eu aguento um marido alcoólatra,25anos que me casei com ele,só só pra tudo, não vivo nem pra mim, vivo longe de minha família, cuido dele de tudo,os afazeres domésticos, aguento cachaça dele,só me dedico a minha vida a ele em tudo,e dependendo dele, tomo conta de quase tudo,e ainda,só Deus sabe o que passou, a mãe dele não faz nada por ele até quando era criança,fez muito pouco ,por ser mãe.Ella tem casa dela e sabe , que quando ele era criança trabalhava em serviço de rosado,a mãe dele é uma pessoa boa, mais nunca foi uma mãe dedicada ao filho mais velho, que é ele, que mais precisa de ajuda,da mãe,e ela joga tudo em minha costas eu só mãe, mulher,ao mesmo tempo,e sabe a casa que eu construir mais ele se ele morrer ainda a metade e dela, que tem casa,e depois que ela morrer vai ficar pós filhos dela que nunca fez nada por ele, isso é uma grande injustiça.Temos que se manifesta contra a isso, enquanto não assinaram ainda
@@caiobr3 concordo, mas esse não é o caso! Hoje no Brasil, se o genitor não entrar na justiça para cessar a pensão alimentícia, o benefício fica vitalício, mesmo o filho sendo maior de idade, formando família ou simplesmente fazendo porra nenhuma! Sustentar um filho é sim obrigação do pai, mas sustentar barbado aproveitador, ninguém merece!
@@caiobr3ué, mas aí vc entra em contradição pq se a pessoa não for no fórum informa que o genitor não paga pensão como vc quer que a justiça o prenda? E no caso do filho maior de idade tem como sim, fez 18 anos automaticamente o pai poderia deixar de pagar pensão, eles não fazem isso pq não querem.
Não é ruim. Para mim é ótimo! Sempre achei absurdo que, embora tenha feito pacto antenupcial com separação total de bens, no caso da minha morte ignorariam minha vontade em vida e meu marido receberia o que é meu. O problema reside no fato de que quando ele morresse os 3 filhos que ele tem com suas ex-mulheres receberiam o que eu deixei. Não tenho filhos e sempre quis que minhas irmãs amadas ficassem com minha herança no caso da minha morte. Espero que vire lei!
Faça um testamento. Vc pode deixar 50% de seus bens para suas irmãs ou para quem vc desejar. Converse com um bom advogado ou vá direto num cartório de notas e converse com o Tabelião responsável .Espero ter ajudado
Gente essa lei e absurda, isso nao vai passar ,porque herança sempre será dividida entre cônjuge e os filhos , nao tem cabimento a mulher que ja e tao descreminada pelas leis perder um direito que trabalhou a vida toda ,pra ser posta na rua de sua ptopria casa, primeiro lugar e a mulher que ajudou a ganhar o patrimonio, filhos e depois.ja e errado a mulher que trabalhou a vida toda ter que dividir bens com ela viva. Filhos na verdade teriam direitos somente depois que os pais morressem,isso e uma afronta para as mulheres tomara que nunca seja aprovada ridiculo esse assunto, tirar de quem e dona pra da pra sogra filhos de outros casamentosum absurdo
A mulher que ajudou vai continuar sendo meieira a lei é justa pois não dá direito ao foi conquistado antes mas o que veio depois do casamento ela terá direito
Ainda bem que não casei no civil, vou esperar para ver se a lei vai ser aprovada, se sim, vou me casar com separação de bens, caso meu marido faleça primeiro eu não vou gastar toda a minha aposentadoria para pagar aluguel de um muquifo, já que ele já tinha a casa quando me conheceu. Pena não ter acontecido antes, pois aí nem filho eu tinha tido, já que sou eu quem tem que abrir mão de trabalhos melhores porque tem que estar adequado aos horários do meu filho, e não posso prestar concurso para onde eu quiser porque meu marido já é concursado e não vai largar o emprego por minha causa. Mudar as regras no meio do jogo é muita falta de caráter desse governo.
@@Amorsobrerodasdicasdeviagem Claro mais a proporção dessas mulheres ricamente vem de herança dos pais ou maridos, tem muito mais homens ricos do que mulheres ricas...... E essa sociedade hj taxada de machista essa é a única forma do homem ser protegido
@@Amorsobrerodasdicasdeviagem coloca na balança a quantidade de mulher que é rica por conta própria x homem rico por conta própria, a maioria delas é rica por receber herança
O mundo é do maligno. E é reinado pela loucura, egoista miseraveis, a crueldade. E o difunto(a) vai ter que ressucitar para resolver. Nem os mortos tem descanço. Pois eu deixaria tudo para a minha atual esposa. E os filhos ate receber a herança tem que se virar como eu ma virei e na hora que mais precisri foi éla que ficou do meu lado. E não os filhos. Foi ao contrario foi eles que me ferrou para ter a herança mas se lascaram. Se eu tive-se tempo acabava com tudo antes de morrer. E iam so aproveitar nada mas nada mesmo.
Pensamento raro, que lei ridícula é essa né? Meu caso é assim: eu nunca liguei pra herança do meu marido e casei com separação de bens em 2001 , ele já tinha bens antes de mim, casei com 22 anos e o que eu mais queria era ficar com meu marido pro resto da vida, ajudei ele no mercado que ele construiu antes de mim, progredimos e eu nunca me importei com regime de bens pois minha intenção nunca foi separar, claro que de tratando de viúvês o pensamento muda, com 50% eu conseguiria cuidar do sustento dos meus filhos, eu não precisaria mais do que isso, mas não terei mais meu companheiro e terei que tocar sozinha nosso negócio, nesse caso quem tá por cima terá que ser meus filhos, pois bem, tenho um filho de 21 anos, não se importa com o negócio da família e nem se dá com o pai, minha filha tem 12 anos e o que meu filho decidir é o que vale, só Deus pra ter misericórdia
@@AnaSantos-ew7ky pois é, eu deixaria tudo o antes e o depois pra minha mulher pena que ela foi primeiro. Mas no documento eu tinha feito tudo. Para não deicha-la na amargura. Ela não sabia ler. Mas mesmo a sim peguei os documento dela e deixei como depentente de mim. E registrei no cartorio pois os filhos quando ela adoeceu não me respeitou e nem ela. Eles pensaram que estava só no nome dela. E ja colocaram para vender O imovel. E queriam deixar eu na rua da amargura. Mas quebraram a cara. Se eu fosse primeiro era dela? Mas eu venderia tudo para tratar da saude dela e ficar com ela. Pois eu ainda amo. Mesmo que não volta. Eu podia até ficar debaixo da ponte estando com ela era o que importava. Ela era a minha alma. E filhos poucos tem este sentimento Só pensam neles. Eu nunca depedi dos meus pais fui entrentar o mundo com 11 para 12 anos. Tenho herança mas não estou nem aí. Mesmo que ajudei muito lá. E dei o sangue. Mas a dor maior foi eu perder a minha alma para um maldito avc..
Sofrer falsa acusação tb deveria ser motivo para perder o direito de herança, inclusive de perder o direito de divisão de bens daquele que sofreu a falsa acusação como punição a autora da acusação ja que envolve calunia e difamação
Não dá nada. Outra advogada estava falando que, mesmo provado que a mulher agiu de má-fé, que usou a lei de forma fraudulenta, o consenso no Ministério Público é não processar ela, justificando que isso poderia intimidar as outras mulheres a denunciar. Então, a mulher arrebenta com a vida do homem, denunciando ele como agressor (em todos os sentidos), às vezes esse homem até morre na prisão por vingança de outros presos, mas a mulher não responde pelo crime.
@@jhennydi2034 você entendeu errado a mulher ainda tem direito a divórcio, ela só não vai ter direito ao patrimonio e a herança que ele herdou sendo solteiro, aí quando casar e obter bens materiais qualquer coisa a aí tem direito a divisão espero que você entendeu.
Um absurdo em relação aos bens comprados pelo casal durante o casamento, se for comunhão parcial de bens e o casal não tiver filhos e tiver sogra e sogro vai ser só meeira então metade dos bens adquiridos pelo casal vai ser dividido com os sogros a viúva perdendo metade do que lutou com o marido para comprar e o pior quando os sogros falecerem vai esta metade da casa do carro dos investimentos para os Cunhados isso é que desamparar uma viúva sem filhos? Pelo amor de Deus
Na verdade acho que metade sendo meeira e não perdendo a metade já tá bom o resto é do outro que trabalhou que faça um testamento e coloque vc como herdeira
Meu pai comprou um lote com uma casa modesta antes de se casar, após se casar com minha mãe ele ampliou e reformou está , construiu uma outra casa e fez 2 barracos neste lote porém ela não ajudou financeiramente com a nova lei ela terá direito a estes bens?
Ela não ajudou? Ela trabalhava fora? Se trabalhou dentro de casa, cuidando dos filhos, cuidando da alimentação de vocês todos os dias, cuidando da higiene das roupas do seu pai e dos filhos, levando os filhos ao médico, ajudando seu pai quando ele estava doente, como ela não ajudou em nada? Vc quer dizer não ajudou financeiramente, mas se ela não trabalhava se abdicou de ter uma carreira para ser dona de casa em comum acordo com o seu pai, dá onde ela iria tirar dinheiro? Seu pai não pode dizer que ela não ajudou!
Se alguém puder me esclarecer eu agradeço Meu marido não tinha nada antes do casamento. Nós trabalhamos e compramos um imóvel juntos. O filho dele já tem 24 anos, nunca trabalhou e só lembra que o pai existe pra pegar dinheiro. Aí qdo meu marido morrer, eu vou ter que dividir nosso apartamento com o enteado? É isso? Nós temos união estável registrada em cartório
A metade é só filho dele, acaso ele foi um pai presente ou só foi um pai que dava pensão e via de quinze em quinze dias. ? Não tem que achar ruim do filho dele tem direito , se fosse seu filho não pensaria assim.
É isso mesmo minha amiga. O filho que não construiu nada vai ficar com a parte trabalhada pelo casal. A não ser que ele doe 50 por cento de seus bens(da parte que cabe à ele) a você em testamento. Pois ele tem esse direito (seu esposo). E se fosse ele faria, nada mais justo.
Dr. Com tudo isto só quero entender, tenho uma casa, meu ex deixo pra única filha usufruto para mim, casei com sep. Parcial de bens, eu morrer, ele terá direito de habitação? Antes que alguém pergunte, estou querendo saber e pra proteger ele tbem.
O usufruto acaba no falecimento do beneficiado dele. O direito de habitação é sobre imóvel que está em nome do cônjuge falecido. Se pertence a outra pessoa, ele não se aplica.
@@JowKS300 obrigada por sua resposta, todo mundo fica dizendo q ele vai tirar a casa dela, q isto aquilo, mas graças a Deus ele é muito especial e está ajudando a construir outra casa para nós. Mas meu medo era este tbem de deixa lo, ruim com ela, então combinamos q esta casa será dele pq ele está fazendo, pois é no mesmo terreno.
Ele já deu a casa como herança para a sua filha? Um detalhe importante, caso o seu ex se case e tenha um novo filho, esse filho poderá exigir a repartilha da casa já que essa doação pode ser considerada adiantamento de herança. É escandaloso, mas é o que está na lei.
@@William_R_S_A qdo nos separamos ele deu para mim como usufruto, na realidade quem comprou tudo foi eu, mas tínhamos casado como sep.total de bens, pois não tínhamos nada, eu tinha um carro, mas na época não contava, então do carro fiz o imóvel ele se beneficiaria, daí fizemos isto, mas espero q não tenha nenhum filho perdido, mas se tiver seria depois de tudo isto, daí me casei, então meu esposo, está fazendo uma casa de madeira caso eu venha falecer, ele não perderá tudo. Faz pouco tempo q estamos casados, a intenção é comprar outro terreno pra ele, se Deus permitir. Não acho justo, q ela o mande embora como um cão. O terreno é gde ela já está em uma casa com o marido, já deixei pra ela, que tbem é outra questão q quero ver pra q esta casa seja para os filhos deles, não acho justo haver uma separação e ele levar uma parte tbem, acho q deve ficar pra nossa geração. Não entendo a lei q estão falando aí, mas se é pra não ter direito neste caso eu acho justíssimo.
Boa noite Dra! Eu vivi junto com meu companheiro a 11 anos!! Agora ele foi embora e disse que não tenho direito a nada dele! Isso é verdade que não tenho direito a nada??? Obrigada!!!
A gente casada em comunhão parcial de bens por exemplo, só temos direito a metade daquilo que a gente mesmo construiu com ele, só isso. O resto fica pros filhos, ou pros pais dele . E pasmem quem casa em separação total sai sem nada, os filhos toma tudo,
Acesse www.alinebernardes.com.br/bio
Eu sou viúva a 12 anos,e recebo uma pensão, se for aprovado essa nova lei vai ter algum problema pra mim ?
@@zeldaolivera1066 não haverá problema algum, pois essa regra só se aplicará para casamentos a partir da nova lei!
Se for aprovado está nova lei como fica a viúva no caso o falecido não tem mais os pais e nem filhos e ela mora no imóvel dele adquirido antes da união estável. A herança vai para os irmãos e não ela isso que morou no imóvel, tem uma vida e uma história la com o marido isso?
Eu sou casada a 16 anos , com separação total de bens meu marido é 29 anos mais velho do que eu , se ele vir a falecer tenho direito a pensão? Já que os bens que estão todos no nome dele não terei direito.
@@nandezglau8310 sim você vai ter é se tiver mais 45 anos a pensão é vitalícia
Engraçado que no código penal ninguém quer mexer. Tudo que é pra prejudicar pessoas de bem é mudado ou tentam mudar so pra prejudicar. Mas qdo é pra ter mais rigor nas leis penais, 😴🤐🙈🙉
Não mexem no código penal porque não tem mais o que mexer, luladrão e sua quadrilha já deixaram o código penal do jeitinho que eles querem, porque vc acha que o Luladrão com 12 anos de condenação em 3 instâncias ainda está solto, na presidência do Brasil e torrando nosso dinheiro com viagens mundo agora? Porque você acha que o Zé Dirceu também com 32 anos de condenação continua solto e zombando da nossa cara? Porque a Suzane Hichtoffen mesmo assass1nand0 os pais enquanto eles dormiam consegue saidinha do presídio no feriado do dia das mães e dos pais também, sem falar natal e etc. Porque vc acha que presidiário tem direito a um quarto de motel dentro do presídio para visita íntima? Porque preso recebe um salário mínimo de bolsa-presidiário enquanto aqui fora trabalhadores honestos passam necessidade em casa porque ganham pouco? O código penal só beneficia bandidos como luladrão e a quadrilha dele.
Achei justa essa lei quando uma pessoa ser casar com uma pessoa e obtém bens tem direito a divórcio, agora a pessoa adquirir bens e herança dos pais sendo solteiro isso é so dele isso fica mais Seguro para o homem e a mulher caso de errado a primeira relação apoio, os que reclama são egoísta querem tudo e deixa pobre a pessoa tem que deixa um imóvel Seguro para ser viver.
Obrigada pela explicação! Mas acho um absurdo tudo isso, pois irá deixar viúvas e viúvos desamparados, principalmente quando o bem deixado for uma casa. Se as pessoas estão preocupadas com golpistas, é simples, não casem! Infelizmente os mais pobres serão prejudicados, pois quem é rico está muito bem amparado juridicamente para proteger seus bens. Um absurdo essa proposta! Espero do fundo do meu coração que seja reprovada! Mais uma vez: obrigada doutora pela explicação!🙏🏻🌹
Acho esse projeto muito justo. Imagina a novinha ou novinho ficar com a heranca da meacao do casamento anterior que devia ser so dos filhos. Muito justo com os falecidos.
É justo também pagar uma outra mulher pra fazer o papel da mãe, pra ela trabalhar p fazer o futuro dela tbm pensando nisso, pois não é justo cuidar de filhos e de marido pra não ser herdeira só pq é mulher. Pe na bnd vai rolar até umas hrs
@@averdadenuaecrua6625 Se o casamento for comunhao parcial de bens, o viuva ou viuva vai ter sua meacao. E ainda ficar com a aposentadoria do falecido ou falecida. Só não tem direito a meiacao ou heranca quem casa com separação total de bens. Mas se aceitou essa condição, então já sabia que seria assim. Mas assim mesmo fica com a aposentadoria.
@@Izacv kkkkkkk
@@averdadenuaecrua6625 só não casar com quem tem filho e deu, aí vc não corre o risco.
@@averdadenuaecrua6625 viuva continua sendo meeira meaçao não é herança e nunca foi
Certíssimo! Herança do falecido ele faz o que desejar! Tem muita gente casando de olho no que a pessoa já tem!
Sim, a turma c dois neurônios não entendeu. Muita gente interessada em herdar dinheiro alheio.
Quer herdar o que não ajudou construir ou tirar dos filhos do falecido/a.
Achei muito justo essa lei, meu tio faleceu e tinha 2 filhos , minha tia se casou com um vagabundo. Aí depois dela ter falecido, os filhos estão na justiça brigando pra ter o que o seu pai havia trabalhado duro pra conquistar e um vagabundo acabou conseguindo.
Estou passando por isso e cara e um usuário de drogas e minha mãe virou também agora ele está na única casa que tenho brigando
Viúva só na meação é o justo. Contribuí e recebe o que for correspondente ao tempo q manteve a união estável.
Eu concordo com a proposta,nós dias de hoje tá difícil pois só oq importa é o dinheiro,pode ver nas perguntas frequentes que tem hoje.
Sinceramente nesse quesito herança eu acho que quem devia ter direito é quem é presente quem ajuda , independente ser é marido , mulher ou filhos. Ser filho não quer dizer nada tem muitos filhos que não ajudam seus pais em vida , principalmente quando ficam doentes nenhum filho quer cuidar . Sinceramente como mãe acho que os filhos deveriam ter direitos há herança só se forem presentes na vida dos Seus pais. Caso contrário não deveriam ter direitos a nada , é isso vale tbm para o cônjuge.E o q eu acho..
Concordo plenamente !!
Isso vai gerar muito conflito, meu marido tem alguns bens , temos um mercadinho e eu que sempre fiquei com ele por 20 anos, meu filho não quer saber, não tem consideração com o pai, odeia o pai, se ele for antes de mim então tenho que deixar ele vender e fazer o que quiser com o dinheiro, deveriam fazer rebelião contra isso, cada lei ridícula desse país
@@AnaSantos-ew7ky isso mesmo,filho presente!
Falou tudo!nao preciso mais faar,suas palavras minhas palavras❤
@@cristianereiscputinhoreis9058 que coisa ridicula os filhos têm que sair pra trabalhar pra poder viver se ficam o tempo todo na casa dos pais são chamados de parasitas e se saem pra trabalhar e viver a vida deles são chamados de ausentes Mas uma forasteira ou forasteiro ai tem direito né
Parabéns a essa doutora que até agora foi a única que explicou direitinho o que aconteceria se fosse aprovado o projeto. Minhas considerações.
Muito obrigada!😉
Eu acho certo que a herança que foi passada pelos avós que seja para os netos porém aquilo que o casal ganhou durante a vida seja dividido pelo casal
Mas pelo que entendi é assim, a lei não vai mudar , o que for adquirido junto , o outro é herdeiro !
os políticos fazem o que quer o povo aceita meu Deus onde está a lei absurdo somos a maioria temos que lutar
E as pessoas que casaram de olho nos bens das pessoas estão preocupadas mesmo!
A mulher ou o homem casados há 20... 30... 40 anos não têm direito, mas uma amante ou algum namorico de um ano que configure a famigerada união estável arranca tudo o que quer.
Fiquei viúva em 2014, compramos um apartamento 1 ano após o casamento, eu não sabia que os enteados adultos casados teria direito ao ap q tb ajudei a comprar. Acho absurdo, ainda não compreendo
Também fiquei viúva e aconteceu o mesmo comigo,fui bobagem porque 70 %eu quem paguei
@@RMacchiarulol246certíssima o que vc fez, parabéns 👏👏
@@RMacchiarulol246esta por fora querida, ta certo q ela tem direito a 75%, mas os filhos dele tambem tem direito a 50% da viuva, informe-se
@@rafax-adventure sim meu amigo está tudo dentro da lei, porém algumas pessoas como eu acham injusto, só isso, informadas eu e nossa amiga do comentário já estamos
@@Mãosquecuidamm oi me tira uma dúvida? Meu marido não tinha nada antes do casamento. Nós trabalhamos e compramos um imóvel juntos. O filho dele já tem 24 anos, nunca trabalhou e só lembra que o pai existe pra pegar dinheiro. Aí qdo meu marido morrer eu vou ter que dividir nosso apartamento com o enteado? É isso?
Quem deveria votar é a população. Não os políticos safados.
Mesmo assim essa proposta é absurda, enorme insegurança jurídica, só para diminuir a proteção ao instituto família.
Exatamente isso....👏👏👏
Quem vai ficar preocupada são as pistoleiras e pistoleiros! Que 2:56 casam de olho nos bens já adquiridos pelo cônjuge! Isso sim é insegurança e nada de instituto família!
Principalmente mulheres, o que mais se vê nos dias de hj. Ainda contam com advogadas sem ética, ensinando a dar o golpe no cara e ficar com tudo dele. Essas golpistas agora vão chorar. 😂😂 @@AnaLoesch
A esposa só não terá direito nos bens que foram adquiridos pelo marido antes do matrimônio.
@@alinebernardesadv Dra por gentileza, estamos vivendo isso atualmente. Meu pai foi casado no papel e nunca se desquitou. Viveu com essa mulher menos de 7 anos. Isso faz mais de 40 anos. Os bens dele conquistados vou convivendo com minha mãe. Enfim, ele faleceu 2020, " solteiro" já que também tem 33 anos de separação com minha mãe. Enfim, a que casou " papel" quer metade dos bens deixado por ele. Isso é justo?
Que ótimo!
Eu tenho carro , moto , apartamento quase quitado , e uma casa boa que herdei do meu pai , sou divorciada, já dividi os bens adquirido durante o casamento com o ex marido, tenho filhos de 15 anos e 11 anos , não é justo deixar herança para cônjuge e deixar meus filhos desamparados.
Afinal já tenho essas coisas , e se eu vier me casar novamente, já tinha anterior a união
Exatamente!
@@caiobr3 sim , a lei atual é que me preocupa, só favorece os interesseiros que casam de olho na herança dos mais velhos , geralmente
Me preocupo, pois posso morrer até no mesmo dia , a morte é uma realidade, tanto quanto a vida , deixaria meus filhos menores ainda e desestruturados , eu sonhei muito sair do aluguel por eles, se eu partir hoje , eles tem casa e pensão até os 18 anos, tempo pra aprender a se virar, pelo menos.
Planejamento desde o nascimento deles , não deixa Los desamparados.
Pensamento de mãe, que tem pouca grana mesmo , mas consciente e organizada na vida
Finalmente alguma mulher com neurônios.
@@kalura30 kkkkk , eu tenho hein!
A vida não me deu escolha, sou sobrevivente , valente ..... E penso simmm
Destruição da familia em diversos pontos desse projeta, este é apenas um deles. E tem muitas esposas boas e honestas que serão prejudicadas com essa reforma, falar que todas são interesseiras e etc é muito injusto!
nao vão não. Ate pq elas vão ter direito a metade dos bens adquiridos durante a união. So perde os bens adquiridos antes da uniao
Curiosamente quem mais está indo contra são mulheres, pq será? A herança do marido vai pra linhagem dele e isso é o mais justo, a esposa depois que o cara falece casa com outro e o novo marido desfruta disso, isso é justo pra vc?
@@sarahwallace2141 só as interesseiras vão perder
Governo de olho nas heranças! Simples assim.
Precisava de reformas era na linha de herdeiros colaterais!! Hoje atualmente Estado herda bens e direitos de falecido por meio de simples publicação de edital!!! Aí o sobrinho, tio, neto até mesmo os filho que desconhece tal bem ou direito do falecido, não vê o edital e o Estado acaba herdando a herança alheia...algo de errado não está certo nisso!!! Prejuízo para os conjugues!!
15 anos. Uma década para a família reivindicar a herança.
@@JowKS300 se souberem da existência da herança. Senão já era!
Acho q os bens do falecido só vão para o Estado se não existir nenhum herdeiro ou se estes não reclamarem a herança
Tem razão, mas isso não beneficia o Estado
Com certeza as leis quem fazem e mudam as mesmas é o congresso! Por isso precisamos prestar à atenção nos candidatos e ver quem de fato está ao lado das mulheres
Essa lei vale pros dois, não só pra mulher
Falou certo, lado das mulheres, pq a questão nunca foi igualdade e sim levar vantagem sobre os homens.
Acho justo o cônjuge não ter direito em bens adquiridos antes do casamento,mas o direito nos bens adquiridos durante o casamento tem que ser divididos,pois os 2 adquurem juntos
Porém existe o cônjuge que trabalha no pequeno comércio adquirido antes do casamento. Por exemplo ,os comerciantes q tem padaria, vendinhas , lojinha, comercios pequenos, , nestes é normal o cônjuge trabalhar junto . Se ocorre falecimento do cônjuge- proprietário, acho certo o cônjuge sobrevivente ter direito ao comércio pois muitas vezes trabalhou ali por muitos anos sem ser funcionário, sem salário, só como mulher/marido do dono(a) do comércio
Adorei isso, tem muita mulher se juntando ao por interesse. Isso mesmo. Agora to feliz 😅😂😂😂😂
E o homem fica com essa mulher querendo algo dela. Isso vai valer prós homens tbem.
Que beleza a mulher quando casar se for comprar uma casa é só comprar no nome dela e não do marido.
@@ElianeSilvaMotta nos dias de hoje quem compra a casa é o homens , mulheres só gastam com roupas e coisas sem importância.
@@ADRIANOSHTquanta desinformação quem compra casa geralmente é os dois e a lei é pra ambos homens e mulheres
@@Jaburandi geralmente quem compra hj casa é o homem, mulher só compra roupa e coisas sem importância.
Acabou o casamento por interesse
kkkkkk ne
Sim!
Tem muitos de pessoas que casam só por herança que o outro vai receber da família. Acho certo filhos herdaram, mas esses interessados por herança que vem , não.
E melhor todo mundo trabalhar adquirir seus bens, proteger eles. Cada um viva do que e seu.😅
O correto seria a herança ir para os filhos somente quando morrem os dois, pois eles conseguiram juntos o patrimônio.
A Dr@ Aline sempre dá as explicações completas e de maneira bem explicado, obrigado Dra. 🙏🏻✨️
E temos tb q fazer barulho nos ouvidos dos legisladores via e-mails, redes sociais, etc., a fim de exigir a mudança desse artigo no projeto.
Minha opinião é, se construirem juntos é pra ser dos dois. Caso contrário mulherada nada de economizar e pexinxar vai viver mais plenamente ja q só quem se lsc é vc, cuidado abra do olho!
Tranquila meu marido é pobre mesmo, o único bem que ele tem sou eu,e o meu bem é ele então ta tudo certo 😂
Ajude as mulheres a lutar contra esse retrocesso. Essa encomenda do Senado legisla em causa própria com certeza.
Vai trabalhar, tranqueira. Tem uma bancada feminista no senado e mesmo assim vcs estão perdendo os privilégios kkkkkkkkkkk.
Amei ❤❤ as amantes vao ficar doidas kkkkk
Essa Lei é uma bizarrice, o casal luta juntos uma vida, de repente além de perder o companheiro, perde metade do que conseguiram. Um absurdo.
Essa proposta é muito boa. Pela legislação atual o cônjuge tem direito à herança de bens anteriores ao casamento, em detrimento dos filhos.
Quem lutou junto vai ter direito sim só golpista que chegou por último não vai ter
Estou casado há 35 anos com comunhão universal , não estou preocupado com isso mais.
Boa Tarde daqui da Europa Parabéns pelos vídeos lindo trabalho ❤
Bem vindo! Obrigada!
Até que enfim vão corrigir essa injustiça, essa pouca vergonha. Vou apoiar o projeto!
TEM BEM MARIDO POBRE NÉ, PRA FALAR UMA BESTEIRA DESSA
@@DiegoXavierAugusto vc acha que eu tô falando besteira?
@@DiegoXavierAugusto Essa aí nunca deve ter tido marido nenhum e nem família, infelizmente as pessoas não estão mensurando os impactos negativos que isso vai dar.
@@ministerioinfantiltyanice9091 e quais são os impactos negativos?
@@aiacosjuizdoinferno-do8uynão poder dar mais golpe kk
Doutora, vc é muito elegante
Dependendo do caso é justo porque conheço pessoas que ficam viúvas e não dividem os bens com os filhos e ainda casam novamente levando o cônjuge a desfrutar os bens dos herdeiros.
Todas as propostas que são para tirar o direito das pessoas acabam virando lei.
Brasileiros votam muito mal
Não está tirando direito das pessoas..
Apenas o cônjuge deixará de ser herdeiro... Mas continuará meeiro...
Filhos herdarão normalmente...
Continuo acompanhando Dra.
Grato!
🙌
Obrigada!!!🥰
Só problemas não é atoa que gasto tudo o que ganho vivo o hoje o amanhã a Deus pertence quero nada de ninguém e nem deixar nada para ninguém
Certíssimo! Penso assim também 👏🏼👏🏼
Certíssimo. Vai acabar o golpe do baú. Quem quiser casar com um senhor rico vai ter que ser por amor
E vai tudo para o governo 😂😂😂
@@angelsrosenaai é so o dono do patrimonio fazer um testamento, simples
Nesses casos, poderia criar um uma Lei a parte e não ser injusto com um casal que lutou juntos uma vida inteira.
Eterna propensão de falar “com certeza” antes de conhecer bem o assunto.
Correto. Se vc tem uma casa comprada sozinho antes de casar, que vc vai deixar pro seu filho, na sua morte , a herança divide entre seu filho e seu cônjuge que não te ajudou comprar. É justo ? Não.
Viuvez significa que o compromisso foi honrado.
@@luizanascimento9930kkkkk cada uma
@@luizanascimento9930nada tem viúvo (a) que meteu gaia absurda no cônjuge ainda vivo
Se for um bom companheiro acho justo ter direito a uma parte dos bens particulares em caso de falecimento, visto que filho cresce e segue a vida dele e forma a família dele, já vc escolhendo um bom cônjuge será ele que vai cuidar de vc e não seu filho, o que tem de filho que deixa o pai doente sob a responsabilidade da madrasta !!!!
Filhos não costumam cuidar de pai quando ele tem companheira, eles acham que é obrigação da madrasta cuidar deles, só que quando pai morre eles correm para ficar com a herança e não querem dividir com a madrasta, ou seja as pessoas acham que cônjuge tem obrigação de cuidar, mas na hora do dinheiro só filho é digno, mesmo que esse filho não tenha feito nada pelos pais.
Parabéns, foi um alívio
Eu penso se ninguem quer deixar nada para ninguem não tenha nada va morar no mato. Ou nas ruas. Por mim eu não deixava nada para os meus filhos. Mas como não posso levar nada para onde vou. Deixo para eles. Ou para me chingar ou para agradescer. Pois quem eu fazia questão de estar comigo. Não volta mais, a minha alma que se foi para sempre. Coisa deste mundo não me iludo tudo fica para alguem.
Poxa, que triste. As vezes os próprios filhos nao dão valor nos pais que tem.
Deus abençoe a viúvas
A meaçao já era dela!!! Se tiver uma casa só ela ter que entregar para os filhos a metade kkkkkk. Pq nem o direito de moradia em paz não vai ter pq os filhos poderão morar junto. Eu casei com separação total pq tenho mais coisas que meu marido eu vou fazer um testamento pra ele pq não sou desonesta e ruim, imagina viver 50 anos com o homem e largar ele na mão velho. O problema é que a maioria dos homens não vão querer fazer testamento ou doação para as mulheres, vão deixa-las na mão!!! Muita covardia pq esse planejamento alegado pode ser feito hoje para beneficiar os filhos sem prejudicar o cônjuge.
PARABÉNS A JUSTIÇA, O NÚMERO DE INTERESSEIRAS VAI REDUZIR DRÁSTICAMENTE.
@@sergiosantos2381 Nada, elas só vão mudar a estratégia mesmo, arrume um filho e se garanta na herança.
Moro a 5 anos com.uma pessoa viuva,,a casa que vivemos foi construina no terreno da falecida sogra,IPTU,AGUA,LUZ tudo em nome dele.Se acontecer de ele falecer que direitos eu tenho?
Cada um trabalhe pra ter o seu.
Herança era pra ser somente pra os filhos.
Se estão conquistando junto , o direito tem que ser do cônjuge, já pensou a casa que você comprar sair no nome dela e ela falecer. ? Muitas mulheres além de trabalhar fora cuida dos filhos e do lar , muito raro o esposo ajudar. Então não é justo ele ou ela não ter direito.
Também só trabalho pra dar algo aos meus filhos que ainda nem existem
@@ElianeSilvaMottaela tem direito ao que foi conquistado no casamento só não vai mais ter ao já existia sem a participação dela
Porque será que é só as mulheres que não estão gostando disso hein? Logo essas emponderadas que não precisam de homem pra nada.
Pelo visto vc não tem mãe, filha, irmã, nenhuma mulher na família. Deve ter nascido de chocadeira.
A esses homens deixa eles q estão achando bom, na hora q ficar viúvo e aparecer filho, enteado vir morar com eles, pois na nova lei não é só o viúvo q tem direito de morar na casa não, e se não tiver filhos a sogra, sogro também vai poder, achou q ia fica só e aproveita 😂😂😂. Não vai ser só q mulher q vai se lascar vcs vão ver. Os únicos q vão estar bem são os ricos, pois na maioria das vezes já tem casa antes de casar, agora o pobre q casa e constrói junto, corre o risco pela tormenta ter de vender e na velhice ficar sem casa e com salário mínimo.
Talvez seja porque homens ricos procuram família. Mulheres ricas procuram bem estar de si própria.
@@dadadadadada8033 e elas fazem muito bem!
Nem todo mundo tem o mesmo grau de entendimento. Talvez seja maioria mulher pq não entendeu e os homens só invés de explicar fica debochando igual a vc. Vc não foi útil
Ótima explicação!
Obrigada
Dra. Quem são os responsáveis por esse projeto de alteração do código civil??
Como fica na parte de testamento, pois seria uma forma se asegurar a viuva, mas se colocar a viuva no testamento é interpretado como coação, como fica? No regime parcial de bens?
E caso seja aprovado, como fica no caso de comunhão universal de bens, como fica a meação e a herança no caso da pessoa que faleceu ter pais vivos ou filhos?
Eu não tinha nada quando era solteiro ai me casei e trabalhei bastante e comprei uma chácara e construi uma casa de 300 metros mais se um dia eu me separar eu deixo tudo para minha esposa e vou embora porque eu acho que a mulher precisa mais de uma casa para mora doq o homem o homem mora em qualquer lugar ete debaixo do chapéu
Suponhamos que vc tenha um filho de um casamento anterior e traz uma mulher para morar na sua casa. Caso vc faleça, a mulher poderá ser herdeira de 50% da casa e terá o direito real de habitaçao. O que isso significa? Que ela poderá expulsar o seu filho da casa em que ele sempre viveu com vc. A nova lei muda essa questão.
@@William_R_S_AClaro que não... não fale asneira....se o filho tem direito a metade da herança,ela jamais poderia expulsa-lo...pra isso existe o inventário para ser dividido conforme a lei.
Essa nova lei não tem razão de ser...afinal...nem todo mundo tem madrasta.
@@jhennydi2034 O direito real de moradia é do conjuge. O enteado pode ser expulso da casa sim. Se informe vc melhor, vai que acontece na sua vida....
Apois eu jamais faria uma loucura dessa, deixar um casarão pra ex esposa pra ela se divertir com o novo namorado enquanto eu to no meio do mundo, se ela ajudou a construir eu daria os 50% que ela tem direito sem problema, mas deixar tudo pra ela jamais.
Dra so pra tirar uma duvida . Eu mim casei em 1990 e hoje tenho 34 anos de casado em comunhão parcial de bens. E quando mim casei com ela .ela ja tinha um terreno e uma casa simples e eu remodelei a casa dela e construi uma outra casa no fundo do terreno .agora vem a pergunta. Com esta mudança no código civil .se minha esposa falecer as minhas filhas podem mim expulsar de casa mesmo assim ou não. Mesmo porque eu sou aposentado por incapacidade
Em tese você tem direito real de habitação. Caso queira, agende no site alinebernardes.com.br/bio e vamos conversar melhor!😉
Dra Aline, comprei uma casa antes do casamento e me casei em comunhão de bens, e agora quero vender essa casa e comprar outra, qual cláusula usar p/ minha garantia.
Milhares acham esquisito esse negócio de herdar bens anteriores ao casamento. Qual o sentido disso? Às vezes, imóveis, fazendas, negócios que passaram de geração em geração naquela família, agora são rachados para dividir com viúvx que, vai ver, passou nem 10 anos com o falecidx.
O conjugue sobrevivente participando ativamente quanto à admistração dos bens perticulares do falecido, suas complicações diversas, manutenções, despesas, muitos aborrecimentos com inquilino, desgastes emocionais do casal devido os tais bens; estruturas precárias reformas e etc, e preocupações trazidas para o leito conjugal. Não seria justo o cônjugue sobrevivente ter uma recompensa participando com os demais herdeiros no inventário? Deixá-lo de fora é que não haverá justiça.
Vc é muito linda e muito inteligente muito estudiosa na parte de códigos e petições vc é linda além vc é muito inteligente bjs
O óbito aconteceu há quase 2 anos; a viúva, casada há 11 anos, não terá direito a herança (bens particulares) do falecido?
Obs: inventário iniciado.
Não muda nada para inventários em andamento.
Mas seria bom se fosse aprovado, ambas as partes chegar a falecer, os bens particular vai direto para os herdeiros... Não precisa passar nas mãos da viúva(o) ..... Sou a favor desse projeto....
E se o casal não tiver filhos?
@@giozoppelari2279volta para os pais..
@@giozoppelari2279sem filhos e pais, nem cônjuge, irmãos são herdeiros.
Por isso é bom nem casar, tem que viver com a mãe e pagar prost... Pra se aliviar, porque se essa lei vingar então deve tirar o tal do na doença e na saúde pois se o cônjuge ficar doente o companheiro não pode se separar, nesse caso deveria tirar essa lei e deixar o cônjuge viver como ele quiser sem precisar trocar fralda na velhice, levar no médico, dar banho , dar comida na boca, quando estiver velhinho e o filho for um inconsequente pode por a coitada da mãe viúva na rua e deteriorar a casa e os bens que ela ajudou o marido a construir ao longo da vida
Com sua influência é possível divulgar que existe um abaixo assinado para o Senado que contesta a exclusão da viúva e do Direito Real de habitação da herança.
Nos EUA já é assim, só no Brasil que há incentivo para interesseiros.
Justo, liberdade de escolha de pra quem irá herdar o seu dinheiro.
De toda forma a viúva irá receber 50% de todo o patrimônio.
Restante será dividido entre todos os filhos, evitando que o patrimônio saia da sua linhagem e não vá para o novo cônjuge.
Acabando com os parasitas de herança.
Exemplo: Se tua mãe divorciada se casa com um traste e morre logo em seguida. O dinheiro ficava pro traste e ai... Os filhos se lascavam, nem onde morar teriam.
👏👏👏
Ola Dra.Aline,gosto muito do seu trabalho, parabéns e obrigado pelas orientações.👍👏👏👏👏👏
Obrigada!🥰
SE a lei for aprovada a a responsabilidade de cuidar do pai e da mãe doentes não é mais da companheira (o) e sim dos filhos.
Se só filho tem direito à herança só filho tem obrigação de cuidar de pai / mãe.
Imagina vc ser casada (o) e vc cuidar do seu companheiro doente por anos, aí a pessoa morre e quem herda os bens particulares é somente o filho, sendo que filho geralmente deixa a responsabilidade de cuidado do pai para a madrasta/padrasto!
😂como vigente 2014
O amor venceu❤
Hehe feminismo venceu
Não entende nada.. aff... Quem legisla é o congresso onde a maioria são os seus ídolos bolsonaristas. Eles provavelmente irão aprovar isso. Cada comentário ignorante ..🤮🤮🤮
Isso não tem lógica, não digo nada se a pessoa for rica ou milionária! mas deixar uma mulher que depende do homem e construiu uma vida com ele, passou com certeza maus bocados ficar fora da parte dele ,ter um carrinho velho ter que vender pra dividir com os sogros não tem lógica
Sogros caso n tenha descendentes né
Isso é um absurdo,eu aguento um marido alcoólatra,25anos que me casei com ele,só só pra tudo, não vivo nem pra mim, vivo longe de minha família, cuido dele de tudo,os afazeres domésticos, aguento cachaça dele,só me dedico a minha vida a ele em tudo,e dependendo dele, tomo conta de quase tudo,e ainda,só Deus sabe o que passou, a mãe dele não faz nada por ele até quando era criança,fez muito pouco ,por ser mãe.Ella tem casa dela e sabe , que quando ele era criança trabalhava em serviço de rosado,a mãe dele é uma pessoa boa, mais nunca foi uma mãe dedicada ao filho mais velho, que é ele, que mais precisa de ajuda,da mãe,e ela joga tudo em minha costas eu só mãe, mulher,ao mesmo tempo,e sabe a casa que eu construir mais ele se ele morrer ainda a metade e dela, que tem casa,e depois que ela morrer vai ficar pós filhos dela que nunca fez nada por ele, isso é uma grande injustiça.Temos que se manifesta contra a isso, enquanto não assinaram ainda
Deveriam aproveitar e tirar o direito de pensão do filho maior de idade que trabalha e não estuda, sem necessidade do pai ter que entrar na justiça!
@@caiobr3 concordo, mas esse não é o caso! Hoje no Brasil, se o genitor não entrar na justiça para cessar a pensão alimentícia, o benefício fica vitalício, mesmo o filho sendo maior de idade, formando família ou simplesmente fazendo porra nenhuma! Sustentar um filho é sim obrigação do pai, mas sustentar barbado aproveitador, ninguém merece!
@@caiobr3ué, mas aí vc entra em contradição pq se a pessoa não for no fórum informa que o genitor não paga pensão como vc quer que a justiça o prenda? E no caso do filho maior de idade tem como sim, fez 18 anos automaticamente o pai poderia deixar de pagar pensão, eles não fazem isso pq não querem.
Não é ruim. Para mim é ótimo! Sempre achei absurdo que, embora tenha feito pacto antenupcial com separação total de bens, no caso da minha morte ignorariam minha vontade em vida e meu marido receberia o que é meu. O problema reside no fato de que quando ele morresse os 3 filhos que ele tem com suas ex-mulheres receberiam o que eu deixei. Não tenho filhos e sempre quis que minhas irmãs amadas ficassem com minha herança no caso da minha morte. Espero que vire lei!
Faça um testamento. Vc pode deixar 50% de seus bens para suas irmãs ou para quem vc desejar. Converse com um bom advogado ou vá direto num cartório de notas e converse com o Tabelião responsável .Espero ter ajudado
@@beatrisbia6446 Eu sei da possibilidade, mas quero deixar tudo.
Exatamente
@@beatrisbia6446Eu sei sobre a possibilidade, mas quero que elas herdem 100%.
Gente essa lei e absurda, isso nao vai passar ,porque herança sempre será dividida entre cônjuge e os filhos , nao tem cabimento a mulher que ja e tao descreminada pelas leis perder um direito que trabalhou a vida toda ,pra ser posta na rua de sua ptopria casa, primeiro lugar e a mulher que ajudou a ganhar o patrimonio, filhos e depois.ja e errado a mulher que trabalhou a vida toda ter que dividir bens com ela viva. Filhos na verdade teriam direitos somente depois que os pais morressem,isso e uma afronta para as mulheres tomara que nunca seja aprovada ridiculo esse assunto, tirar de quem e dona pra da pra sogra filhos de outros casamentosum absurdo
Minimi, deixa a sua herança p quem vc quiser
A mulher que ajudou vai continuar sendo meieira a lei é justa pois não dá direito ao foi conquistado antes mas o que veio depois do casamento ela terá direito
Tenho um único filho, todos os meus imóveis, cadernetas ficam para meu filho ou terei de fazer um testamento???
Dra. Aline, comente o caso da ricaça do baralho.
Se aprovada , essa lei se aplica para a viúva e para o viúvo também .
Amarrar isso senhor no nome Jesus 😢
Ainda bem que não casei no civil, vou esperar para ver se a lei vai ser aprovada, se sim, vou me casar com separação de bens, caso meu marido faleça primeiro eu não vou gastar toda a minha aposentadoria para pagar aluguel de um muquifo, já que ele já tinha a casa quando me conheceu. Pena não ter acontecido antes, pois aí nem filho eu tinha tido, já que sou eu quem tem que abrir mão de trabalhos melhores porque tem que estar adequado aos horários do meu filho, e não posso prestar concurso para onde eu quiser porque meu marido já é concursado e não vai largar o emprego por minha causa. Mudar as regras no meio do jogo é muita falta de caráter desse governo.
Golpista detectada.
Melhor nem casar, evite a dor de cabeça.
Separação de bens só vale para divórcio.
Eu Não tenho mais herança pra receber mesmo. Pra mim é indiferente, mas muitas passarão necessidade até pra morar..
Obrigada, muito bem explicado.
Obrigada! 🥰
As mulheres que sempre sonhavam em casar...... Agora vai ser por amor
Somente as mulheres casam por interesse?? Sério?😂😂😂😂
Essa lei é para homens e mulheres, tem mulher que tem muito mais bens que o marido, vai rindo...
@@Amorsobrerodasdicasdeviagem
Claro mais a proporção dessas mulheres ricamente vem de herança dos pais ou maridos, tem muito mais homens ricos do que mulheres ricas...... E essa sociedade hj taxada de machista essa é a única forma do homem ser protegido
@@zianeassis4016 vamos fingir que não é ok 😉
@@Amorsobrerodasdicasdeviagem coloca na balança a quantidade de mulher que é rica por conta própria x homem rico por conta própria, a maioria delas é rica por receber herança
Vai. E o viúvo tbm. E tem que ser aprovado.
O mundo é do maligno. E é reinado pela loucura, egoista miseraveis, a crueldade. E o difunto(a) vai ter que ressucitar para resolver. Nem os mortos tem descanço. Pois eu deixaria tudo para a minha atual esposa. E os filhos ate receber a herança tem que se virar como eu ma virei e na hora que mais precisri foi éla que ficou do meu lado. E não os filhos. Foi ao contrario foi eles que me ferrou para ter a herança mas se lascaram. Se eu tive-se tempo acabava com tudo antes de morrer. E iam so aproveitar nada mas nada mesmo.
Pensamento raro, que lei ridícula é essa né? Meu caso é assim: eu nunca liguei pra herança do meu marido e casei com separação de bens em 2001 , ele já tinha bens antes de mim, casei com 22 anos e o que eu mais queria era ficar com meu marido pro resto da vida, ajudei ele no mercado que ele construiu antes de mim, progredimos e eu nunca me importei com regime de bens pois minha intenção nunca foi separar, claro que de tratando de viúvês o pensamento muda, com 50% eu conseguiria cuidar do sustento dos meus filhos, eu não precisaria mais do que isso, mas não terei mais meu companheiro e terei que tocar sozinha nosso negócio, nesse caso quem tá por cima terá que ser meus filhos, pois bem, tenho um filho de 21 anos, não se importa com o negócio da família e nem se dá com o pai, minha filha tem 12 anos e o que meu filho decidir é o que vale, só Deus pra ter misericórdia
@@AnaSantos-ew7ky pois é, eu deixaria tudo o antes e o depois pra minha mulher pena que ela foi primeiro. Mas no documento eu tinha feito tudo. Para não deicha-la na amargura. Ela não sabia ler. Mas mesmo a sim peguei os documento dela e deixei como depentente de mim. E registrei no cartorio pois os filhos quando ela adoeceu não me respeitou e nem ela. Eles pensaram que estava só no nome dela. E ja colocaram para vender O imovel. E queriam deixar eu na rua da amargura. Mas quebraram a cara. Se eu fosse primeiro era dela? Mas eu venderia tudo para tratar da saude dela e ficar com ela. Pois eu ainda amo. Mesmo que não volta. Eu podia até ficar debaixo da ponte estando com ela era o que importava. Ela era a minha alma. E filhos poucos tem este sentimento Só pensam neles. Eu nunca depedi dos meus pais fui entrentar o mundo com 11 para 12 anos. Tenho herança mas não estou nem aí. Mesmo que ajudei muito lá. E dei o sangue. Mas a dor maior foi eu perder a minha alma para um maldito avc..
Sofrer falsa acusação tb deveria ser motivo para perder o direito de herança, inclusive de perder o direito de divisão de bens daquele que sofreu a falsa acusação como punição a autora da acusação ja que envolve calunia e difamação
Não dá nada. Outra advogada estava falando que, mesmo provado que a mulher agiu de má-fé, que usou a lei de forma fraudulenta, o consenso no Ministério Público é não processar ela, justificando que isso poderia intimidar as outras mulheres a denunciar.
Então, a mulher arrebenta com a vida do homem, denunciando ele como agressor (em todos os sentidos), às vezes esse homem até morre na prisão por vingança de outros presos, mas a mulher não responde pelo crime.
Como pode ser tão linda assim? ❤
Governo NÃO devia se meter com.o dinheiro do povo...absurdo...
Ele se mete nos relacionamentos pow,e o homem só se fode ,tem que se meter sim ,kkkkkk direitos iguais porra 😜😜😜😜
Essa lei é fantástica que seja aprovada o quanto antes
Q nojooo!!!!🤮
@@jhennydi2034 você entendeu errado a mulher ainda tem direito a divórcio, ela só não vai ter direito ao patrimonio e a herança que ele herdou sendo solteiro, aí quando casar e obter bens materiais qualquer coisa a aí tem direito a divisão espero que você entendeu.
@@joymik141 Olha....se tiver um testamento da pessoa.... aí muda tudo.
@@joymik141 Mais essa lei sempre existiu
@@joymik141 ela entendeu e é justamente por isso que ela se incomodou, pois agora talvez não consiga a herança de algum desavisado.
Um absurdo em relação aos bens comprados pelo casal durante o casamento, se for comunhão parcial de bens e o casal não tiver filhos e tiver sogra e sogro vai ser só meeira então metade dos bens adquiridos pelo casal vai ser dividido com os sogros a viúva perdendo metade do que lutou com o marido para comprar e o pior quando os sogros falecerem vai esta metade da casa do carro dos investimentos para os Cunhados isso é que desamparar uma viúva sem filhos? Pelo amor de Deus
Na verdade acho que metade sendo meeira e não perdendo a metade já tá bom o resto é do outro que trabalhou que faça um testamento e coloque vc como herdeira
As dívidas que ele me deixou ninguém quis dividir pagar comigo...
Meu pai comprou um lote com uma casa modesta antes de se casar, após se casar com minha mãe ele ampliou e reformou está , construiu uma outra casa e fez 2 barracos neste lote porém ela não ajudou financeiramente com a nova lei ela terá direito a estes bens?
Se ele tiver como provar não tem
Ela não ajudou? Ela trabalhava fora? Se trabalhou dentro de casa, cuidando dos filhos, cuidando da alimentação de vocês todos os dias, cuidando da higiene das roupas do seu pai e dos filhos, levando os filhos ao médico, ajudando seu pai quando ele estava doente, como ela não ajudou em nada? Vc quer dizer não ajudou financeiramente, mas se ela não trabalhava se abdicou de ter uma carreira para ser dona de casa em comum acordo com o seu pai, dá onde ela iria tirar dinheiro? Seu pai não pode dizer que ela não ajudou!
@@Bruna_desenhoeluarExatamente ela ajudou e muito !! Com advogado ela ganha ,alegando Exatamente isso citado.
Graças a Deus meu marido fez testamento e seguro de vida! Me ama e me valoriza. Coitadas das mulheres que não tem esse privilégio 😂
Infelizmente o testamento só é válido se for deixado a parte obrigatória para os herdeiros necessário senão o juiz inválida o testamento
Coitado do corno kkkkkkk. aposto que se vasculhar tua vida individual, ele muda de ideia rapidinho.
Se alguém puder me esclarecer eu agradeço Meu marido não tinha nada antes do casamento. Nós trabalhamos e compramos um imóvel juntos. O filho dele já tem 24 anos, nunca trabalhou e só lembra que o pai existe pra pegar dinheiro. Aí qdo meu marido morrer, eu vou ter que dividir nosso apartamento com o enteado? É isso? Nós temos união estável registrada em cartório
Filho é filho e tem direito a herança. E se fosse o seu filho nessa situação? Vende o imóvel em vida, more de aluguel e acaba o problema 😂
A metade é só filho dele, acaso ele foi um pai presente ou só foi um pai que dava pensão e via de quinze em quinze dias. ? Não tem que achar ruim do filho dele tem direito , se fosse seu filho não pensaria assim.
É isso mesmo minha amiga. O filho que não construiu nada vai ficar com a parte trabalhada pelo casal. A não ser que ele doe 50 por cento de seus bens(da parte que cabe à ele) a você em testamento. Pois ele tem esse direito (seu esposo). E se fosse ele faria, nada mais justo.
Dr. Com tudo isto só quero entender, tenho uma casa, meu ex deixo pra única filha usufruto para mim, casei com sep. Parcial de bens, eu morrer, ele terá direito de habitação? Antes que alguém pergunte, estou querendo saber e pra proteger ele tbem.
O usufruto acaba no falecimento do beneficiado dele. O direito de habitação é sobre imóvel que está em nome do cônjuge falecido. Se pertence a outra pessoa, ele não se aplica.
@@JowKS300 obrigada por sua resposta, todo mundo fica dizendo q ele vai tirar a casa dela, q isto aquilo, mas graças a Deus ele é muito especial e está ajudando a construir outra casa para nós. Mas meu medo era este tbem de deixa lo, ruim com ela, então combinamos q esta casa será dele pq ele está fazendo, pois é no mesmo terreno.
@@cleiaros8709 Combinado não vale nada, o dono do terreno é quem manda.
Ele já deu a casa como herança para a sua filha? Um detalhe importante, caso o seu ex se case e tenha um novo filho, esse filho poderá exigir a repartilha da casa já que essa doação pode ser considerada adiantamento de herança. É escandaloso, mas é o que está na lei.
@@William_R_S_A qdo nos separamos ele deu para mim como usufruto, na realidade quem comprou tudo foi eu, mas tínhamos casado como sep.total de bens, pois não tínhamos nada, eu tinha um carro, mas na época não contava, então do carro fiz o imóvel ele se beneficiaria, daí fizemos isto, mas espero q não tenha nenhum filho perdido, mas se tiver seria depois de tudo isto, daí me casei, então meu esposo, está fazendo uma casa de madeira caso eu venha falecer, ele não perderá tudo. Faz pouco tempo q estamos casados, a intenção é comprar outro terreno pra ele, se Deus permitir. Não acho justo, q ela o mande embora como um cão. O terreno é gde ela já está em uma casa com o marido, já deixei pra ela, que tbem é outra questão q quero ver pra q esta casa seja para os filhos deles, não acho justo haver uma separação e ele levar uma parte tbem, acho q deve ficar pra nossa geração. Não entendo a lei q estão falando aí, mas se é pra não ter direito neste caso eu acho justíssimo.
Proposta absurda
Boa noite Dra!
Eu vivi junto com meu companheiro a 11 anos!! Agora ele foi embora e disse que não tenho direito a nada dele!
Isso é verdade que não tenho direito a nada???
Obrigada!!!
Só quero saber quem foi o espírito de porco que fez essa pec ?
Boa pergunta...precisamos estar atentos aos legisladores que votarem a favor
eu também quero agradecer a ele
D@@jacksonpereira564vai morrer e não vai levar nada. Caixão não tem gaveta.
@@patriciasantana6695mas quem vai herdar são os filhos dele e não os filhos de 3ºs!
@@patriciasantana6695 idai? É melhor deixar pro estado do que deixar pra mulher.
Mas se não tem o direito....o que acontece com os bens????
Vai para os filhos se tiver...se não volta aos pais
Vai para os filhos que muitas vezes nem cuidam dos pais.
A gente casada em comunhão parcial de bens por exemplo, só temos direito a metade daquilo que a gente mesmo construiu com ele, só isso. O resto fica pros filhos, ou pros pais dele .
E pasmem quem casa em separação total sai sem nada, os filhos toma tudo,
Se não tiver filhos nem pais vivos, a viúva é quem herda. Ela só herda nessa situação.
o Estado @@JowKS300