Quer entender mais sobre o universo da arquitetura de TI e/ou trocar experiências com outros profissionais de arquitetura do mercado? Se sim, eu te convido a fazer parte do ArcHOne, nossa rede social gratuita pensada para a comunidade de arquitetos do Brasil. Inscreva-se agora mesmo: one.archoffice.tech/ 🚀
Fala meu amigo, antes de mais nada, muito obrigado pelo feedback e pela participação, tem um roadmap e conteúdos a ser publicado, eu adicionei seu pedido na lista vou produzir e publicar o mais rápido possível.
Olá Pisani, boa noite! Tudo bem? Eu gostaria de ingressar na área de TI, já acompanhei algumas implantações de projetos ao longo da minha carreira e é algo que eu gosto bastante, porém sou formada em Admistração. Me identifiquei e gostei muito das funções de um arquiteto de soluções, encontrei uma Pós Graduação na PUC especifica sobre esse tema, seria possível uma pessoa leiga iniciar com essa especialização ou preciso de conhecimento técnico aprofundado? Caso esse não seja o caminho para iniciar minha caminhada, poderia me dar uma dica? Muito obrigada pelo seu vídeo e seu tempo em nos auxiliar. Abraços!
Oi Maria, tudo ótimo e com você? Sendo 100% sincero, eu não recomendo a entrada na área de TI ou Arquitetura via pensamento tradicional, se formar, estágio etc...a área é muito dinâmica e o conhecimento acadêmico, embora importante acaba não tratando do seu dia a dia. Nosso conteúdo é focado exatamente em ajudar vocês a entrar na área, eu posso te dar mais dicas sem dúvida, me chama no Whats ou Telegram (11) 9.9696-8533, eu tenho um grupo no Telegram também...eu participo de vários mas acho que hoje é o maior do pais mais de 280 arqs somando alunos, grupo premium e o da comunidade, é bem legal entra lá.
Eu estou migrando pra PM e quero compreender UX, Marketing, Negócios e parte de Dev de forma estratégica. Por conta disso, me chamou a atenção arquitetura de soluções pq eu posso me aproximar mais do Dev e de Negócios nesse sentido. Mas quero ver se aprofundo nessa área ou se tem outro caminho que parece ser mais eficiente. Se tiver, pode me falar? Obrigada aii pelo conteúdo, sua forma calma e didática de falar me faz querer assistir mais vídeos ^^
Fala Raíssa, tudo 100% com você? Arquitetura em geral é uma área que faz pontes com várias áreas, isso traz um desenvolvimento profissional muito grande. Particularmente eu acho a estratégia de focar em arquitetura de soluções, mesmo que sem o papel formal, seja uma ótima opção.
Discordo. Arquiteto de solucoes basicamente desenha um projeto ou grupo de projetos pra resolver um problema de negocio e no maximo vai até ao contrato de comunicação entre projetos. Arquitetura do projeto, como padrao gof, tecnologia a ser usada, se vai usar ddd, bdd, tdd etc, é tudo funcao do arquiteto de software.
Fala Airton, existe muita confusão no mercado, o Arquiteto de Software (purista, que vem la do RUP) faz tudo isso mesmo que você disse, além de conhecer profundamente a tecnologia do projeto (JAVA, DotNet, Node...enfim), mas lá atras a galera começou a misturar Analista Programador com Arquiteto de Software então passamos uma época bem grande onde o Arquiteto de Software era mais um arquiteto tecnologico ou seja que sabia tudo de uma tecnologia, frameworks e compatibilidades, na época eu me recordo bem que o mais comum eram Arquitetos "Java", era só assim que chamavam o Arquiteto de Software...e se ele tentasse falar de padrões de projeto confundia-se com o trabalho do analista (ou do analista programador). A figura do Arquiteto de Soluções surgiu um pouco com o fim do analista programador (e dos analistas em geral), passou a ser uma figura agnóstica a tecnologia, focado em desenho de solução mesmo (definição de solução de um projeto). Ainda tem o Arquiteto de Sistemas e o tecnológico na parada. Estas informações vem da Open Group que atualmente define a profissão (e algumas também vem do conteúdo premium do Gartner). Eu tenho um vídeo que explica a diferença destes tipos de arquitetos: ruclips.net/video/A5s_FFZ8wjo/видео.html. Eu gostaria de agradecer a sua participação, foi top e ajudou bastante, como eu disse, tem confusão pacas nesta profissão, praticamente em todas as empresas onde já atuei ajudei de alguma forma a elucidar os tipos, as responsabilidades e a importância. TMJ :)
Só complementando, seu ponto não esta errado não, um Arquiteto de Software Raiz (ou seja como deveria ser mesmo) é também um arquiteto de soluções mas ele também domina uma stack tecnologica (ele tem um plus neste sentido).
Exatamente. Arquiteto de solução determina a intercomunicação entre sistemas de modo que atenda de maneira mais eficiente as necessidades de uma organização. O arquiteto de software mergulha mais a fundo nas definições arquiteturais de um software como próprio nome diz, distribuição de camadas, definições de segurança da aplicação, design patterns.. Agora se a empresa tiver um Enterprise Architect, ai o jogo muda, não é mesmo? O nome da posição no final não quer dizer nada, tem que ler a descrição. E como sempre as pessoas misturam as coisas, cada empresa vai ter um escopo de trabalho diferente para cada arquiteto se empresa tiver subdivido essas atribuições caso contrario ela vai ter um setor de Arquitetura, com Arquitetos de Solução que são faz-tudo, ou quase, deixa a arquitetura interna do software para a "fabrica".. Enfim, antes de aceitar qualquer posição sempre leiam a descrição do papel que vão desempenhar ;)
Quer entender mais sobre o universo da arquitetura de TI e/ou trocar experiências com outros profissionais de arquitetura do mercado?
Se sim, eu te convido a fazer parte do ArcHOne, nossa rede social gratuita pensada para a comunidade de arquitetos do Brasil.
Inscreva-se agora mesmo: one.archoffice.tech/ 🚀
Pisani voce eh brilhante! Amei o video, obrigada!
Senti falta de um exemplo prático, poderia fazer um vídeo com um exemplo mão na massa ?
Fala meu amigo, antes de mais nada, muito obrigado pelo feedback e pela participação, tem um roadmap e conteúdos a ser publicado, eu adicionei seu pedido na lista vou produzir e publicar o mais rápido possível.
Olá Pisani, boa noite!
Tudo bem?
Eu gostaria de ingressar na área de TI, já acompanhei algumas implantações de projetos ao longo da minha carreira e é algo que eu gosto bastante, porém sou formada em Admistração.
Me identifiquei e gostei muito das funções de um arquiteto de soluções, encontrei uma Pós Graduação na PUC especifica sobre esse tema, seria possível uma pessoa leiga iniciar com essa especialização ou preciso de conhecimento técnico aprofundado?
Caso esse não seja o caminho para iniciar minha caminhada, poderia me dar uma dica?
Muito obrigada pelo seu vídeo e seu tempo em nos auxiliar.
Abraços!
Oi Maria, tudo ótimo e com você?
Sendo 100% sincero, eu não recomendo a entrada na área de TI ou Arquitetura via pensamento tradicional, se formar, estágio etc...a área é muito dinâmica e o conhecimento acadêmico, embora importante acaba não tratando do seu dia a dia.
Nosso conteúdo é focado exatamente em ajudar vocês a entrar na área, eu posso te dar mais dicas sem dúvida, me chama no Whats ou Telegram (11) 9.9696-8533, eu tenho um grupo no Telegram também...eu participo de vários mas acho que hoje é o maior do pais mais de 280 arqs somando alunos, grupo premium e o da comunidade, é bem legal entra lá.
No curso expert tem conteúdos sobre Mapas Arquiteturais, uso de balanceadores de cargas, integrações entre sistemas?
Eu estou migrando pra PM e quero compreender UX, Marketing, Negócios e parte de Dev de forma estratégica. Por conta disso, me chamou a atenção arquitetura de soluções pq eu posso me aproximar mais do Dev e de Negócios nesse sentido. Mas quero ver se aprofundo nessa área ou se tem outro caminho que parece ser mais eficiente. Se tiver, pode me falar?
Obrigada aii pelo conteúdo, sua forma calma e didática de falar me faz querer assistir mais vídeos ^^
Fala Raíssa, tudo 100% com você? Arquitetura em geral é uma área que faz pontes com várias áreas, isso traz um desenvolvimento profissional muito grande. Particularmente eu acho a estratégia de focar em arquitetura de soluções, mesmo que sem o papel formal, seja uma ótima opção.
@@pisanidaarch uou, muito obrigada, então vou continuar colocando ela no meu radar
Conteúdo show. Estudo para me tornar um Arquiteto de Soluções AWS. Esses conceitos se aplicam também nesse caso? Obrigado
Fala Arthan, se aplicam sim 👍 Você já tem feito algo relacionado a arquitetura?
Muito explicativo. Melhor de tudo é 0 dislike.
: )
Boa, muito obrigado pelo feedback, você é TOP 👊
Meu Sonho! Mas é um grande desafio
Opa estamos aqui para ajudar este sonho a se tornar realidade, conte conosco para atingir este objetivo 👊🏻
@@pisanidaarch obrigada🙏🙏
Discordo. Arquiteto de solucoes basicamente desenha um projeto ou grupo de projetos pra resolver um problema de negocio e no maximo vai até ao contrato de comunicação entre projetos. Arquitetura do projeto, como padrao gof, tecnologia a ser usada, se vai usar ddd, bdd, tdd etc, é tudo funcao do arquiteto de software.
Fala Airton, existe muita confusão no mercado, o Arquiteto de Software (purista, que vem la do RUP) faz tudo isso mesmo que você disse, além de conhecer profundamente a tecnologia do projeto (JAVA, DotNet, Node...enfim), mas lá atras a galera começou a misturar Analista Programador com Arquiteto de Software então passamos uma época bem grande onde o Arquiteto de Software era mais um arquiteto tecnologico ou seja que sabia tudo de uma tecnologia, frameworks e compatibilidades, na época eu me recordo bem que o mais comum eram Arquitetos "Java", era só assim que chamavam o Arquiteto de Software...e se ele tentasse falar de padrões de projeto confundia-se com o trabalho do analista (ou do analista programador). A figura do Arquiteto de Soluções surgiu um pouco com o fim do analista programador (e dos analistas em geral), passou a ser uma figura agnóstica a tecnologia, focado em desenho de solução mesmo (definição de solução de um projeto). Ainda tem o Arquiteto de Sistemas e o tecnológico na parada. Estas informações vem da Open Group que atualmente define a profissão (e algumas também vem do conteúdo premium do Gartner). Eu tenho um vídeo que explica a diferença destes tipos de arquitetos: ruclips.net/video/A5s_FFZ8wjo/видео.html.
Eu gostaria de agradecer a sua participação, foi top e ajudou bastante, como eu disse, tem confusão pacas nesta profissão, praticamente em todas as empresas onde já atuei ajudei de alguma forma a elucidar os tipos, as responsabilidades e a importância.
TMJ :)
Só complementando, seu ponto não esta errado não, um Arquiteto de Software Raiz (ou seja como deveria ser mesmo) é também um arquiteto de soluções mas ele também domina uma stack tecnologica (ele tem um plus neste sentido).
Exatamente. Arquiteto de solução determina a intercomunicação entre sistemas de modo que atenda de maneira mais eficiente as necessidades de uma organização. O arquiteto de software mergulha mais a fundo nas definições arquiteturais de um software como próprio nome diz, distribuição de camadas, definições de segurança da aplicação, design patterns.. Agora se a empresa tiver um Enterprise Architect, ai o jogo muda, não é mesmo? O nome da posição no final não quer dizer nada, tem que ler a descrição. E como sempre as pessoas misturam as coisas, cada empresa vai ter um escopo de trabalho diferente para cada arquiteto se empresa tiver subdivido essas atribuições caso contrario ela vai ter um setor de Arquitetura, com Arquitetos de Solução que são faz-tudo, ou quase, deixa a arquitetura interna do software para a "fabrica".. Enfim, antes de aceitar qualquer posição sempre leiam a descrição do papel que vão desempenhar ;)