Torquato Neto foi um grande compositor e poeta piauiense. Participou do movimento da Tropicália. Morreu no dia que completou 28 anos, de forma trágica. . Caetano era um grande amigo, estava em Teresina e foi visitar Sr. Heli, defensor público, e Da. Salomé, professora primária, os pais de Torquato, que era filho único. . "Caetano foi visitar seu Heli. Bateu na porta e seu Heli abriu. Ficaram então a sós, os dois. Um em frente ao outro. Um olhando para o outro. Sem palavras. Porque não havia mesmo o que dizer. Ou talvez nada tivesse mais importância que o gesto de estarem ali. . Foi quando Caetano começou a chorar, e chorar, e chorar, dizendo tudo, nesse lamento. . Sr Heli foi até o jardim, colheu uma rosa e entregou a Caetano. Depois ofereceu Cajuína. Ficaram conversando até o fim da madrugada sobre o menino infeliz ( Torquato ) que cumpriu a sua sina." . do prefácio de Maria Letícia Cavalcanti, no livro Nordeste Identidade Cultural
Aí a pessoa tem a sensibilidade de captar esse momento vivido, traduzir em poesia e musicar. Como um professor me disse uma vez: criar é organizar o caos. Se isso não é a pura arte, o que mais será?
Música linda, bela homangem a Torquato Neto, poeta que a mente não resistiu a opressão dos tempos de ditadura. E ainda há quem defenda a volta desse periodo trevoso.
+Ériko Lima e o revanchismo também não é caminho o exercito de hoje é outro agora mesmo esta no nordeste ajudando a acabar com o mosquito transmissor do vírus zica
+ze ruela entendo amigo, não estou atacando o exercito atual de forma alguma, acho louvavel as atitudes humanitárias deles, to me referindo ao período trevoso que foi a ditadura.
Cajuína Caetano Veloso Existirmos: a que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina Tampouco turva-se a lágrima nordestina Apenas a matéria vida era tão fina E éramos olharmo-nos intacta retina A cajuína cristalina em Teresina
Quanta sensibilidade tem o poeta: sintetizar um momento de tristeza em um obra prima que retrata aquele momento de dor e também de amor, de amizade , de conformação, um amigo confortando a dor outro.
***** É curta, como curta deve ser a dose da cajuína: concentrada, muito em pouco, cristalina, com o travor da morte na garganta, equilibrando a doçura da vida, efêmera e frágil.
essa música é uma homenagem a um amigo dele que se suicidou, Torquarto. na ocasião ele foi visitar o pai de seu amigo e se emocionou mais que o pai que o acalmou dando uma bebida chamada cajuina! deixou-o respirar na sala e após voltou com uma rosa pequenina e deu-lhe-a!
@@FlavioPhysics no Piauí não é refrigerante kkkkkkkk cajuína é uma bebida cristalizada de caju, mas não é gaseificada, outros estados do nordeste possuem refrigerante de caju
Caetano é uma sumidade da música brasileira e mundial. Ele não canta, mas sim encanta. Ao longo dos meus quase 60 aninhos ouço suas músicas e a cada dia fico mais surpreso com a riqueza musical e melódica das suas canções. Uma delícia tanto a Cajuína, bebida piauiense, quanto a música de Caetano.
A musica "Sozinho" de Penhinha mostra bem esse único do Caetano cantar, interpretar e recitar as letras das musicas. TIM MAIA cantou Sozinho, mas a versão do Caetano que ficou eternizada....
Existirmos: a que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina Tampouco turva-se a lágrima nordestina Apenas a matéria vida era tão fina E éramos olharmo-nos intacta retina A cajuína cristalina em Teresina
elton eladie Música feita ao pai de Torquato, no Piauí. Homem q muito sofreu a perda do filho. À visita de Caetano, pegou uma cajuína na geladeira e serviu. Horas depois, Caetano fez a música.
Essa é uma das mais belas composições de Caetano. Acredito que quando se sabe o acontecimento por trás da composição, o sentimento desencadeado pela canção toma outros rumos. Como é bom, também, saber que nosso Torquato ficou eternizado nessa linda canção e que a gostosa cajuína cristalina de Teresina conseguiu afagar o triste coração de Caetano naquele momento de dor.
De torquato Neto, um piauiense esquecido... qual seria o sentido de fazer uma música com cajuina, teresina.... e por aí vai... em minha infância li um diário de uma senhora que revelava muitas coisas... do brasil ao mar del prata.
Que linda homenagem desta preciosidade musical q é Caetano , não somente a Torquato Neto ,mas a todo povo de Teresina, cidade de um povo guerreiro, batalhador e acolhedor! A minha cidade!
As batidas do coração estão no arranjo dessa obra-prima: é a celebração da Vida e não da morte. A grandeza da Vida não tolera a insignificância da morte.
Caetano é luz, pessoas assim me fazem ter orgulho da minha terra e das minhas origens! Queria que todos os jovens assim como eu podesse ter a oportunidade de conhecer as músicas dele 🌵💚
Existirmos: a que será que se destina? É um dos meus maiores questionamentos atualmente. Tô tentando entender qual a razão da minha existência e ao mesmo tempo curtindo o som do Caetano que só me faz pensar em amor, felicidade e em ser e fazer o bem! Muita paz ouvindo essa música linda ♡ alguém em 2018?
Caetano, além de poeta é um filósofo nato e nos leva a repensar o fio condutor da nossa vida e existência, como escreveu acima Magali Kleber, muito feliz na sua colocação.
não me canso de ver e ouvir...o bordão é algo que alucina,,,o proprio bordão da vida, um fio que nos conduz, sobre o qual inventamos nossa existência. A música me passa isso: uma obstinação e uma utopia...sempre me emociono com essa interpretação e arranjo!
Existirmos : A que será que se destina ? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo E que se acaso a sina Do menino infeliz não se nós ilumina . Tampouco turva-se a lágrima nordestina. Apenas a matéria era tão fina. E éramos olharmos-nos intacta retina A Cajuínacristalina em Teresina. Lá ,la , la ,la .
Eu amo o Caetano e as obras de arte que ele compõe e canta! Para mim quem não gosta de Caetano, Betânia, Gil, Belchior, Djavan, Gonzaguinha, Zé Ramalho, Alceu, Baleiro, Lenine( e outr@s desse patamar de sensibilidade) tem problemas seríssimos. Quando esses artistas cantam tocam quem escuta e aprecia de forma transcendente. É uma honra apreciá-los.
Além da bela homenagem ao poeta piauiense Torquato Neto, ainda lembra a gostosíssima cajuína. Uma bebida típica do Piaui e que eu tive a sorte de beber muitas vezes.
Esta música, me trás recordações GRANDONA, do show que o Caetano fez no Verdão. No verdão, só podia assisti show da arquibancada, enquanto acontecia na quadra o espectáculo e a plateia de longe assistia. quando eu e um grupo de teatro, que estava assistindo, resolvemos invadir e assistir na quadra e de perto. Foi uma coisa! Até hoje, quandooooooooo há show só assistimos de perto. foi uma revolução. Obgs, Caetano por nós oferecer essa Mudança! Beijos e muita Cajuina, Terra do Torquato Neto.
A friend of his committed suicide during Dictatorship. He went to visit his fhater. Fhater gave in a rose a drink the northeastern region of Brazil. Their eyes watered and they fell silent.
Essa música fala do amigo de Caetano Veloso (Torquato neto) fundador do movimento tropicalismo. Infelizmente o mesmo se suicidou e Caetano anos depois veio a Teresina fazer um show e recebeu a visita do pai de Torquato que lhe deu cajuína e uma flor pequenina, Caetano caiu em lágrimas e transbordou todo as lágrimas represadas de anos. E transformou essa dor em inspiração pra fazer essa música em homenagem a Torquato. O verdadeiro artista transforma tudo em arte até mesmo a dor.
O interlúdio dessa música ficou um transe musical. Gosto muito da música, e nessa versão, no meio da música, um violoncelo sola em uma escala nova, e a base em uma só nota criaram uma experiência nova em mim. Parabéns a todos os artistas envolvidoa
Que emoção meu Deus. Fui criada ouvindo essa música desde criança. Saudades de Pernambuco. Nordeste ... Caetano Veloso e Sensacional. A música é Maravilhosa 👏👏👏🌵🌴♥️🤝🎼🌞🙏🤝🕊
❤Um motivo tão triste tornou se uma obra de arte, um bálsamo para nossa vida. Obrigada, Caetano , Torquato Neto deve está maravilhado em outra dimensão.
Há alguns anos essa versão de Cajuína veio parar nos meus sugeridos do RUclips e eu ouvi descompromissadamente, ao lado de uma pessoa que gostava muito. Mal percebi quando o solo de violoncelo me arrastou para um estado emocional indescritível de plenitude onde eu não pensava e nem sentia nada além do prazer de estar ouvindo isso. Quando o solo parou, me senti acordando de um sonho. As vezes volto aqui na esperança de sentir aquilo de novo, mas nunca acontece, e o tempo só desgasta tudo.
Namorei um homem muito fã do Caetano e fui me apaixonando a medida que prestava mais atenção as letras. Ele, que Deus o tenha, cantava Caetano pra mim. Virei muito fã, óbvio.❤
Eita que essa música me da uma saudade de está lá no boca da noite em Teresina ao lado do teatro 4 de Setembro , Tomando aquela Cachaça Mangueira de Castelo do Piaui misturada com Cajuína que erá distribuída de Graça , Ai que Saudade Minha Linda Teresina.
A cajuína cristalina em Teresina!!!!!! Linda Canção!!!!!! Ahhh e a bebida "cajuína" também é coisa de Deuses, quem nunca tomou vale a pena experimentar!!! Parabéns para Caetano e ao eterno Torquato Neto à quem essa linda canção foi feita!!!
Grande artista Caetano, apesar de ser um artista consagrado não esquece sua raízes nordestinas, amo tenho orgulho ainda mais.., a cajuína é um refrigerante tipicamente nordestino entre outras coisas que ele cita na música como a rosa..., Adoro e também o que ele falou no programa de Serginho sobre que estar acontecendo no país , defendeu mesmo e falou a verdade..., Tenho orgulho dele lindo!!!!
Passei pelo período militar, da juventude (qdo curtia caetano, Chico e Vinícius, entre outros) Cabelos compridos, gritava: Viva Tchê! E fui sarando aos poucos militando no MDB. Vi as diretas e a anistia. Aí vi os ladrões enganadores e me desiludi. Aos 40 renasci e fui atrás de FHC e Covas, mais ladrões enganadores. Sarei. Enfim... E aqui estou lutando por meus filhos e netos, pela liberdade, por um Brasil melhor. Graças a Deus.
Caetano Veloso é indescritível. É sensibilidade, erudição, e sofisticação. É magnífico em tudo que cria e que recria..Conferiria dignidade à "atirei o pai no gato' se a regravasse.
Existimos: a que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina... QUE PUREZA , QUE BELEZA , A QUE SERÁ QUE VIEMOS ... REFLEXÃO PROFUNDA !!!!!!
Uauuuu você se suplantou ...ficou maravilhosa essa música com esse novo arranjo...você é um abençoado que amo há 55 anos...obrigada por existir em meu destino.
Letra: Cajuína Existirmos: A que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina Tampouco turva-se a lágrima nordestina Apenas a matéria vida era tão fina E éramos olharmo-nos, intacta retina A cajuína cristalina em Teresina Existirmos: A que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina Tampouco turva-se a lágrima nordestina Apenas a matéria vida era tão fina E éramos olharmo-nos, intacta retina A cajuína cristalina em Teresina Existirmos: A que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina Tampouco turva-se a lágrima nordestina Apenas a matéria vida era tão fina E éramos olharmo-nos, intacta retina A cajuína cristalina em Teresina Composição: Caetano Veloso
Descobri essa música na voz de Elba Ramalho e me apaixonei, mas quando ouvi na voz desse rei da MPB fiquei mais ainda apaixonado. Uma linda homenagem ao poeta piauense Torquato Neto! ❤️👏
A letra em si é obra prima. Paira entre os grandes poemas escritos na nossa belíssima língua. A música é o coroamento deste texto supremo. Não canso de ouvir, pensar e meditar acerca do mistério contido nestas palavras do mestre Caetano.
Torquato Neto foi um grande compositor
e poeta piauiense.
Participou do movimento da Tropicália.
Morreu no dia que completou
28 anos, de forma trágica.
.
Caetano era um grande amigo,
estava em Teresina e
foi visitar Sr. Heli, defensor público,
e Da. Salomé, professora primária,
os pais de Torquato, que era
filho único.
.
"Caetano foi visitar seu Heli.
Bateu na porta e seu Heli abriu.
Ficaram então a sós, os dois.
Um em frente ao outro.
Um olhando para o outro.
Sem palavras.
Porque não havia mesmo o que dizer.
Ou talvez nada tivesse mais importância
que o gesto de estarem ali.
.
Foi quando Caetano começou a chorar,
e chorar,
e chorar,
dizendo tudo,
nesse lamento.
.
Sr Heli foi até o jardim,
colheu uma rosa e entregou a Caetano.
Depois ofereceu Cajuína.
Ficaram conversando até o fim da madrugada
sobre o menino infeliz ( Torquato )
que cumpriu a sua sina."
.
do prefácio de Maria Letícia Cavalcanti,
no livro Nordeste Identidade Cultural
Aí a pessoa tem a sensibilidade de captar esse momento vivido, traduzir em poesia e musicar.
Como um professor me disse uma vez: criar é organizar o caos.
Se isso não é a pura arte, o que mais será?
Isso é música não essa bosta de Pablo Vitar...e cia
Obgda pela descrição
e, amusica na voz de Caetano diz tudo.
Me emocionei lendo sua explicação! Obrigada por compartilhar!
Existirmos: a que será que se destina?
Se a música fosse somente essa frase, já seria uma obra de arte.
Fernando Ramirez exato!
Verdade Fernando
Acabo de pensar o mesmo!!!
caetano genial!
Sim!🎉🎉
Música linda, bela homangem a Torquato Neto, poeta que a mente não resistiu a opressão dos tempos de ditadura. E ainda há quem defenda a volta desse periodo trevoso.
+Ériko Lima e o revanchismo também não é caminho o exercito de hoje é outro agora mesmo esta no nordeste ajudando a acabar com o mosquito transmissor do vírus zica
+Ériko Lima Hermosa, cada vez que la oigo me dan ganas de llorar. Gracias Caetano, Gracias Brasil por tanta magia...
+Ériko Lima Democracia é algo tão legal,mas tão legal,que permite até que esses idiotas clamem pela volta da ditadura.
+Ériko Lima perfeito seu comentário. Perfeito.
+ze ruela entendo amigo, não estou atacando o exercito atual de forma alguma, acho louvavel as atitudes humanitárias deles, to me referindo ao período trevoso que foi a ditadura.
"Tão pouco turva-se a lágrima nordestina... apenas a matéria vida era tão fina." Uma preciosidade!
Cajuína
Caetano Veloso
Existirmos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina
Imagina a nossa sorte de falar a língua em que fizeram uma música destas. Viva a Língua Portuguesa!
Eu falo espanhol mais fiquei apaixonado pela
poesia de Caetano Veloso
@@jorgemansilla_ eu tb! sou argentina mas apaixonada roxa da lingua portuguesa e cultura brasileira!
Quanta sensibilidade tem o poeta: sintetizar um momento de tristeza em um obra prima que retrata aquele momento de dor e também de amor, de amizade , de conformação, um amigo confortando a dor outro.
Isso não é uma música, é uma obra prima! É uma pena ela ser tão curtinha... mas o que ela tem de curta tem de poética :)
***** É curta, como curta deve ser a dose da cajuína: concentrada, muito em pouco, cristalina, com o travor da morte na garganta, equilibrando a doçura da vida, efêmera e frágil.
+Abdalan da Gama tocou até na alma da senhorinha do sertão com sua palavras
Abdalan da Gama que comentário lindo!
Música também pode ser obra prima....rs
@@abdalan Que lindo
essa música é uma homenagem a um amigo dele que se suicidou, Torquarto. na ocasião ele foi visitar o pai de seu amigo e se emocionou mais que o pai que o acalmou dando uma bebida chamada cajuina! deixou-o respirar na sala e após voltou com uma rosa pequenina e deu-lhe-a!
Percebe-se na entoação poética que se tratava de algo muito além de uma música, mas sim uma Ode ao amigo Torquato, com o veio filosófico de Caetano.
👏🏼👏🏼
poiseeeeeh m
Cajuína é simplesmente refrigerante de Caju. Doce e refrescante, igual a música
@@FlavioPhysics no Piauí não é refrigerante kkkkkkkk cajuína é uma bebida cristalizada de caju, mas não é gaseificada, outros estados do nordeste possuem refrigerante de caju
Poesia pura. Viva a língua portuguesa! Viva a genuína música brasileira!
Esse arranjo e a guitarra de Caetano fazem minha alma chorar 😍🇵🇹🇧🇷❤️
A minha alma também sentiu
Jaques Morelenbaum tb perfeito! Aliás, todos os Musicos em uma sinergia maravilhosa😌
Que linda música! Saludos de Argentina ❤️🇦🇷🇧🇷
Caetano é uma sumidade da música brasileira e mundial. Ele não canta, mas sim encanta. Ao longo dos meus quase 60 aninhos ouço suas músicas e a cada dia fico mais surpreso com a riqueza musical e melódica das suas canções. Uma delícia tanto a Cajuína, bebida piauiense, quanto a música de Caetano.
A musica "Sozinho" de Penhinha mostra bem esse único do Caetano cantar, interpretar e recitar as letras das musicas. TIM MAIA cantou Sozinho, mas a versão do Caetano que ficou eternizada....
Existirmos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina
up!
parabéns!!👏👏👏
você canta bem!😊
B
elton eladie vc conhece a letra toda!
elton eladie Música feita ao pai de Torquato, no Piauí. Homem q muito sofreu a perda do filho.
À visita de Caetano, pegou uma cajuína na geladeira e serviu. Horas depois, Caetano fez a música.
Cette chanson est géniale! Ce chanteur est également très bon "Caetano Veloso".
Essa é uma das mais belas composições de Caetano. Acredito que quando se sabe o acontecimento por trás da composição, o sentimento desencadeado pela canção toma outros rumos. Como é bom, também, saber que nosso Torquato ficou eternizado nessa linda canção e que a gostosa cajuína cristalina de Teresina conseguiu afagar o triste coração de Caetano naquele momento de dor.
De torquato Neto, um piauiense esquecido... qual seria o sentido de fazer uma música com cajuina, teresina.... e por aí vai... em minha infância li um diário de uma senhora que revelava muitas coisas... do brasil ao mar del prata.
Se a música já era linda, esse arranjo de Jaques Morelenbaum a levou para o patamar dos Anjos!
Arrepiante!!!
A música inspirou o título do livro " Viver a que se destina " dos professores e filosofos Leandro Karnal e Mario Sérgio Cortella !
Preciso ler esse livro, desse ser muito legal. Obrigada por compartilhar
essa frase é do Hamlet
Que linda homenagem desta preciosidade musical q é Caetano , não somente a Torquato Neto ,mas a todo povo de Teresina, cidade de um povo guerreiro, batalhador e acolhedor! A minha cidade!
😍❤❤❤❤❤
Caetano é de uma sensibilidade e doçura tão grande que até embeleza o que é triste!
O violoncelo sofre a música inteira; melodia linda! Viva a música brasileira!
O arranjo dessa versão é matador
As batidas do coração estão no arranjo dessa obra-prima: é a celebração da Vida e não da morte.
A grandeza da Vida não tolera a insignificância da morte.
Caetano é luz, pessoas assim me fazem ter orgulho da minha terra e das minhas origens! Queria que todos os jovens assim como eu podesse ter a oportunidade de conhecer as músicas dele 🌵💚
Caetano é um orgasmo múltiplo sem volta. Dá pra voltar apenas a plenitude da Vida entre lágrimas que molham meu sorriso na alma.
Apenas a matéria vida era tão fina...a cajuina cristalina em terezina...Linda música
Existirmos: a que será que se destina? É um dos meus maiores questionamentos atualmente.
Tô tentando entender qual a razão da minha existência e ao mesmo tempo curtindo o som do Caetano que só me faz pensar em amor, felicidade e em ser e fazer o bem! Muita paz ouvindo essa música linda ♡ alguém em 2018?
Estamos aqui em 2018 e com o mesmo questionamento!
Caetano, além de poeta é um filósofo nato e nos leva a repensar o fio condutor da nossa vida e existência, como escreveu acima Magali Kleber, muito feliz na sua colocação.
Setembro de 2021. E a vida segue sendo
Maio de 2023
não me canso de ver e ouvir...o bordão é algo que alucina,,,o proprio bordão da vida, um fio que nos conduz, sobre o qual inventamos nossa existência. A música me passa isso: uma obstinação e uma utopia...sempre me emociono com essa interpretação e arranjo!
Lindo pensamento...
Linda sua expressão do sentimento quanto a bela musica, concordo em número, gênero e pessoa!!!!!
Magali Kleber Kleber lindo mesmo, poesia pura
Existirmos :
A que será que se destina ?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo
E que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nós ilumina .
Tampouco turva-se a lágrima nordestina.
Apenas a matéria era tão fina.
E éramos olharmos-nos intacta retina
A Cajuínacristalina em Teresina.
Lá ,la , la ,la .
Expressão perfeita.
Gracias Caetano por poner arte ante estas circunstancias del mundo y de la vida, nuestras vidas.
Belíssima homenagem do Caetano ao poeta piauiense! Viva Torquato Neto! Um brinde com a nossa cajuína cristalina Ipiranga do Piauí! 🥂
Existirmos: a que será que se destina?
Não canso de ouvir! Caetano é sublime ❤
boa pergunta! bjss
Essa música me coloca num estado de êxtase!
Vanessa Vieira genial né? hehe.
vida longa a este camararada...depois daqui vou pra Terra e
e dormir bacana kkkk
Ouvi 'Terra' milhões de vezes.
Paulo Ricardo tomara que ele e Maria Betânia viva mais de 100 anos igual a mãe deles
Eu amo o Caetano e as obras de arte que ele compõe e canta! Para mim quem não gosta de Caetano, Betânia, Gil, Belchior, Djavan, Gonzaguinha, Zé Ramalho, Alceu, Baleiro, Lenine( e outr@s desse patamar de sensibilidade) tem problemas seríssimos. Quando esses artistas cantam tocam quem escuta e aprecia de forma transcendente. É uma honra apreciá-los.
Concordo
Chorro quando ouço essa música. Lindas lembranças de minha Teresina...
Saudades de Teresina. Me lembra do belo clube dos diários atrás do Teatro 4 de setembro. Lembranças a cidade verde
+autoneto realmente, a "capital menina" é muito elegante e faceira, abraços da cidade verde!
Além da bela homenagem ao poeta piauiense Torquato Neto, ainda lembra a gostosíssima cajuína. Uma bebida típica do Piaui e que eu tive a sorte de beber muitas vezes.
Dias de MPB Maravilha !!
Eu tbm
A cajuína é típica (nasceu) no Ceará.
@@leonelcavalcanti8855 sim mas a principal produção e consumo ainda pertence ao Piauí
A música foi feita pro pai dele ,DR.Heli.
É só observar a letra da música.
Soy española pero me identificó con la música d Caetano...lo supremo no tiene lengua,se siente
Realmente nossa cajuína é cristalina e deliciosa, minha Teresina em uma bela canção, saudades!
Linda canção, nosso segundo hino Concorda
Sua melhor letra !!!
Esta música, me trás recordações GRANDONA, do show que o Caetano fez no Verdão. No verdão, só podia assisti show da arquibancada, enquanto acontecia na quadra o espectáculo e a plateia de longe assistia. quando eu e um grupo de teatro, que estava assistindo, resolvemos invadir e assistir na quadra e de perto. Foi uma coisa! Até hoje, quandooooooooo há show só assistimos de perto. foi uma revolução. Obgs, Caetano por nós oferecer essa Mudança! Beijos e muita Cajuina, Terra do Torquato Neto.
Chego a sentir o cheiro de meu irmão. Ele me deu todo este universo.😢
Caetano é lindo, é pura poesia!
estoy impactada con esta melodia y con esta version.
Tenho um livro de Torquato Neto.
Absurdamente linda a homengem de Caetano pra quem fez Soy loco por ti América!
Música primorosa!
Linda demais essa música.
esse arranjo é de outro mundo, magnífico, magnífico
i don't even speak the language but this is beautiful.. that's the beauty of music
A friend of his committed suicide during Dictatorship. He went to visit his fhater. Fhater gave in a rose a drink the northeastern region of Brazil. Their eyes watered and they fell
silent.
Não tem como não chorar ouvindo Cajuína e Caetano 😢
Amo esse Sol! Caetano Veloso! Desde 1968! Sim, eu tinha 8 aninhos! Viva Caetano Veloso! Viva a Bahia!!!❤️💥
Essa música fala do amigo de Caetano Veloso (Torquato neto) fundador do movimento tropicalismo. Infelizmente o mesmo se suicidou e Caetano anos depois veio a Teresina fazer um show e recebeu a visita do pai de Torquato que lhe deu cajuína e uma flor pequenina, Caetano caiu em lágrimas e transbordou todo as lágrimas represadas de anos. E transformou essa dor em inspiração pra fazer essa música em homenagem a Torquato. O verdadeiro artista transforma tudo em arte até mesmo a dor.
Increible!
Hace poco tiempo que escucho a Caetano Veloso
Y no deja de maravillarme, tal como con ésta belleza...
Cajuina
Linda canção que Caetano compôs quando veio visitar os pais de Torquato Neto e estes lhe ofereceram cajuína.
Minha amada Teresina!!!!
O interlúdio dessa música ficou um transe musical. Gosto muito da música, e nessa versão, no meio da música, um violoncelo sola em uma escala nova, e a base em uma só nota criaram uma experiência nova em mim. Parabéns a todos os artistas envolvidoa
Teresina, tão quente quanto as pessoas! Lugar incrível. Cajuína gelada!
A interpretação de Renato russo dessa canção é fantástica também. Brilhantes artistas do meu Brasil!
❤❤❤ele podia ter feito só essa canção e já teria mostrado sua genialidade e mais Sensibilidade.
Que emoção meu Deus. Fui criada ouvindo essa música desde criança. Saudades de Pernambuco. Nordeste ... Caetano Veloso e Sensacional. A música é Maravilhosa 👏👏👏🌵🌴♥️🤝🎼🌞🙏🤝🕊
❤Um motivo tão triste tornou se uma obra de arte, um bálsamo para nossa vida. Obrigada, Caetano , Torquato Neto deve está maravilhado em outra dimensão.
Verdade.
Nossa, nunca havia escutado essa versão, que maravilha
Obra prima linda de Caetano Veloso. Que orgulho da música brasileira 👏👏👏👏👏👏👏
Que arranjo maravilhoso. Belíssimo!
Jaques Morelembaum detona no solo, ao Cello!!!!!!
Esse é músico!
+Tatiana Barros Ele contou um milhão de histórias nesse solo aí... tá doido...
Coisa linda!
Bela observação!
Linda homenagem do genial Caetano ao poeta e jornalista piauiense Torquato Neto, eterno questionador da Existência Humana...
Há alguns anos essa versão de Cajuína veio parar nos meus sugeridos do RUclips e eu ouvi descompromissadamente, ao lado de uma pessoa que gostava muito.
Mal percebi quando o solo de violoncelo me arrastou para um estado emocional indescritível de plenitude onde eu não pensava e nem sentia nada além do prazer de estar ouvindo isso. Quando o solo parou, me senti acordando de um sonho.
As vezes volto aqui na esperança de sentir aquilo de novo, mas nunca acontece, e o tempo só desgasta tudo.
Essa canção é tão bonita que até emociona a gente; lembra a Paraíba!
Terezina é capital do Piauí, amigo ...
A Beleza é Eterna. Não tem tempo!
Emoção pura.
Obrigado por tudo, Caetano!!!! Essa música é linda demais!!!! Parabéns a esse gênio cujas músicas me acompanham desde a infância!!!!
CONSIGO SENTIR A DOR DO CAETANO CANTANDO E QUERENDO CHORAR MAS COM CORAGEM CHEGOU ATÉ AO FIM.
show de interpretação e harmonia musical.
Namorei um homem muito fã do Caetano e fui me apaixonando a medida que prestava mais atenção as letras. Ele, que Deus o tenha, cantava Caetano pra mim. Virei muito fã, óbvio.❤
Caetano simplesmente caetano...
pois até eu com 14 anos já sou fã desde os 6
Cajuina já é linda, com esse arranjo de cordas ficou sensacional!
Eita que essa música me da uma saudade de está lá no boca da noite em Teresina ao lado do teatro 4 de Setembro , Tomando aquela Cachaça Mangueira de Castelo do Piaui misturada com Cajuína que erá distribuída de Graça , Ai que Saudade Minha Linda Teresina.
A cajuína cristalina em Teresina!!!!!!
Linda Canção!!!!!!
Ahhh e a bebida "cajuína" também é coisa de Deuses, quem nunca tomou vale a pena experimentar!!!
Parabéns para Caetano e ao eterno Torquato Neto à quem essa linda canção foi feita!!!
Obrigada por esse espetáculo de música! Fizeste-me chorar.
Grande artista Caetano, apesar de ser um artista consagrado não esquece sua raízes nordestinas, amo tenho orgulho ainda mais.., a cajuína é um refrigerante tipicamente nordestino entre outras coisas que ele cita na música como a rosa..., Adoro e também o que ele falou no programa de Serginho sobre que estar acontecendo no país , defendeu mesmo e falou a verdade..., Tenho orgulho dele lindo!!!!
Me arrepia a música inteira, mais ainda na parte do solo do Jacques Morelembaum
Casa vez q se revela um pouco mais do Caetano, vemos quão bela é sua alma.
Isso é uma obra de arte que nunca terá preço!
Alguém pode ouvir Caetano e dizer que ele não é o melhor intérprete da música brasileira. VIVA CAETANO!!!
A percussão é show os demais instrumentos todos maravilhosos´caetano é história cada música,magnífica.parabéns por postar,Cultura,Música brasileira..
The best!!
Multiplica Caetano! Essa música é de uma delicadeza, sensibilidade tão incrível, esse homem nunca errou na vida.
Bela canção. Poética.
Aplausos sempre.
Brasil 2019...
Tudo lindo, a letra, os acordes, a emoção do interprete...
A poesia de Caetano arrebata a nossa alma com uma serenidade...
Caetano é um patrimônio nacional!!Bela homenagem ao seu amigo.Amo aquela canção dele, Sem lenço sem documento, é um verdadeiro hino!!❤❤❤
Vim ouvir pq acho que sera a proxima musica que Juliette irá cantar com ele. Bela homenagem que fez a um amigo Torquato Neto
Passei pelo período militar, da juventude (qdo curtia caetano, Chico e Vinícius, entre outros) Cabelos compridos, gritava: Viva Tchê! E fui sarando aos poucos militando no MDB. Vi as diretas e a anistia. Aí vi os ladrões enganadores e me desiludi. Aos 40 renasci e fui atrás de FHC e Covas, mais ladrões enganadores. Sarei. Enfim... E aqui estou lutando por meus filhos e netos, pela liberdade, por um Brasil melhor. Graças a Deus.
Vim relembrar dessa obra após Ju cantar c caetano🌵💓
Caetano Veloso é indescritível. É sensibilidade, erudição, e sofisticação. É magnífico em tudo que cria e que recria..Conferiria dignidade à "atirei o pai no gato' se a regravasse.
Existimos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina...
QUE PUREZA , QUE BELEZA , A QUE SERÁ QUE VIEMOS ... REFLEXÃO PROFUNDA !!!!!!
incrível, tanto o solo com o violoncelo quanto a letra, além da voz do Caetano, enfim, perfeito
Caetano, é um gênio; sem palavras
Uauuuu você se suplantou ...ficou maravilhosa essa música com esse novo arranjo...você é um abençoado que amo há 55 anos...obrigada por existir em meu destino.
Linda. Cajuína cristalina na minha TERESINA. Parabéns TERESINA. 168 anos 👏👏👏👏👏
Excelente! Que saudades das músicas bem elaboradas. Isso sim faz bem a alma.
Letra: Cajuína
Existirmos: A que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos, intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina
Existirmos: A que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos, intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina
Existirmos: A que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos, intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina
Composição: Caetano Veloso
Descobri essa música na voz de Elba Ramalho e me apaixonei, mas quando ouvi na voz desse rei da MPB fiquei mais ainda apaixonado. Uma linda homenagem ao poeta piauense Torquato Neto! ❤️👏
Eu sou dessa época. E quando ouvi a notícia sofri como quem chora pela asa de um anjo partida!
A letra em si é obra prima. Paira entre os grandes poemas escritos na nossa belíssima língua. A música é o coroamento deste texto supremo. Não canso de ouvir, pensar e meditar acerca do mistério contido nestas palavras do mestre Caetano.
Estou encantado e ao mesmo tempo apaixonado 😊
que temazoo¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡, tremendo tremendo morelembaum, no se si hay una ejecución de un solo como este, me eleva hasta el fin
Uma obra prima ! Existirmos: a que será que se destina ?