Aqui está o link para a playlist da leitura do "Lingua Latina Per Se Illustrata" do canal "ScorpioMartianus": ruclips.net/p/PLU1WuLg45SiyrXahjvFahDuA060P487pV
Buenas vibras. Já leu o manuscripit urb lat 1 disponível na biblioteca digital do Vaticano. O latim original não necessita tradução. Leia com o coração espanhol e english e você verá a verdade.
Parabéns pela sua iniciativa, querido. Sou professor substituto de Latim e Literatura Latina na Ufam (AM) e tenho utilizado esse livro há, pelo menos, dois anos com excelentes resultados. Com ele, aprendi a falar latim razoavelmente bem (já consigo dar aulas na faculdade apenas em latim), algo que jamais cogitei conseguir em outros métodos, que, na minha opinião, confundem tradução latim-português com leitura efetiva da língua, como ocorre quando dominamos inglês, francês, italiano etc. Atualmente, estou na metade do segundo volume da coleção, o avançadíssimo Roma Aeterna, mas já li e tenho outros livros escritos pelo falecido Orberg e por seus continuadores. O núcleo de entusiastas desse método no Brasil não é grande, mas há colóquios virtuais pelo mundo em que pessoas de várias nacionalidades praticam a língua latina falada. Essa vertente está crescendo exatamente nas lacunas deixadas pela abordagem gramatical e textual que você deve conhecer bem. Procure os canais Scorpio Martianus, Latinitium, Forum Romanum, Satura Lanx, onde se pode ouvir um latim corretíssimo e claríssimo. Um abraço!
Poxa, que legal! Agradeço bastante o comentário. Se consegues ministrar uma aula completa em latim é porque já dominas! Eu estou apanhando feeeio pro Roma Aeterna hahaha, tanto que me subscrevi ao Patreon do Scorpio Matianus para ter acesso às leituras e explicações dos exercícios que ele faz. Se quiseres, manda uma mensagem pelo instagram/facebook que compartilho contigo! =D A propósito, eu também achei bem legal o livro Latinitas da UFBA, o que achas dele?
@@CedricAyres Eu também sou assinante desse Patreon! Olha só que coincidência. Eu faço duas vezes na semana leitura do Roma Aeterna com um professor de História. Eu sozinho estou no cap. 45, mas vou começar o 43 com o colega. Utilizamos como material de apoio à leitura o Instructions e o Companion to Roma Aeterna. Se quiseres acompanhar ou pegar material, manda um e-mail: mholiveira.7@outlook.com. Quando ao Latinitas, o autor ganhou o Prêmio Capes de Teses com ele, então quem sou eu pra dizer que é ruim, né? Costumo pegar os textos dele para elaborar provas!
@@CedricAyres Bom dia. Poderia me falar qual o valor da assinatura no Patreon do Scorpio Matianus que ele vai explicar Familia Romana? Pergunto o valor para facilitar qual terei que assinar e ter acesso as explicações gramaticais desse Familia Romana. Ou o objetivo desse primeiro livro para o leitor, basta assistir os videos no youtube mesmo?
Valeu, Pedro. Você não sabe quanto me felicita saber que estes vídeos estão ajudando os universitários! Jamais imaginei que teria esse alcance. Abraço!
Amigo, eu já vi vários cursos de latim aqui pelo RUclips e outros lugares. Cada um tem suas vantagens, mas digo que o seu disparado é o melhor. Consegue harmonizar e com uma maestria implacável ensinar vocabulário e gramática, realmente aprendemos latim vendo o curso. Muito bom mesmo. No passado eu já havia visto boa parte da playlist, e agora voltei para estudar com mais atenção e sou obrigado a dizer tudo isso pois ficou muito bom mesmo
Buenas vibras. Já leu o manuscripit urb lat 1 disponível na biblioteca digital do Vaticano??? O latim não necessita tradução. Sabendo english e espanhol você lê naturalmente o latim original. Cada palavra é inteira e cada caractere significa uma palavra.
Excelentes e brilhantes aulas de latim. Aprende-se com razoável facilidade. Vale a pena ouvi-las e estudá-las com atenção. Parabens professor Cedric. Somos gratos por essas aulas.
Muito obrigado por seu excelente trabalho. Fiz alguns estudos de latim e afirmo que seu canal é o melhor dentre os que visitei. Sou falante de italiano e, até certo ponto, habituado a ouvir latim e posso dizer que sua pronuncia é a melhor que ouvi no RUclips.
Muito obrigado, amigo! desculpe não ter respondido antes, acho que o seu comentário ficou de perdido! Um grande abraço e espero que já esteja bem avançado nos estudos! hahahahaha
Repito meu comentário feito no video 30 do curso Latim para todos. Cedric, mesmo que não continues os vídeos ensinando latim através do livro Lingva Latina Per se Illustrata isso não desmerece em nada seu trabalho até aqui. Muito me ajudou a começar a verdadeiramente entender o Latim. OBRIGADO
Cédric, seu vídeo está muito bom, apesar de eu estar na metade do mesmo. Além disso, recomendo que continues a produzir esses vídeos para que muitos possam ver. Afinal de contas, sabemos que aulas de latim/grego com tantas explicações são raras e de pouco acesso.
O thumbnail foi em homenagem ao nosso grupo "Ubi Est Roma?" =D A meta é tentar fazer um vídeo por semana, por isso o feedback é importante, vai ajudar a ir melhorando na medida que recebo os comentários de vocês ❤
Imagino que você pode fazer um outro vídeo com foco na explicação do caso nominativo , usando como referência aquela tabela de declinações que usamos. Além disso, pode ver esses pronomes interrogativos com mais ênfase futuramente.
@@paulohen6488 isso! vamos construindo aos pouquinhos para não assustar o pessoal com aquelas tabelas monstruosas kkkkk estou planejando começar cada aula com uma micro-revisão focada só nos aspectos de gramática 😉
Bom dia Prof. Cedrig. Primeiramente, obrigado pela sua iniciativa em compartilhar o seu tempo e o seu conhecimento. Já assisti várias aulas de latim, mas sem desmerecer de forma alguma as outras, a sua se destaca, não só pela leitura como pela análise sintática e sua didática - fundamental para uma melhor compreensão do idioma. Estou usando o seguinte método: Tenho estudado parágrafo a parágrafo, copio o texto em latim para um caderno, faço uma tradução livre, daí faço uma versão para o latim novamente e depois comparo com o original. Faço também as audições e a leitura, seja em casa ou no carro, para treinar o ouvido e as pronúncias. Tudo feito com calma e sem pressa, subindo um degrau a cada parágrafo. Desejo-lhe que o universo retribua de forma abundante o bem que está nos proporcionando.
Obrigado, meu amigo. A melhor parte de ter feito esse canal de youtube é receber o comentário positivo de vocês, me faz perceber que o tempo que gasto gravando e editando (pior parte de todas! kkkkk) valeu a pena. Parabéns pela dedicação, eu creio que o ideal é isso mesmo, tratar o latim como uma maratona, pois um dia chegamos lá. Digo isto na perspectiva de alguém que também está aprendendo e estudando, sem urgência. Mas não se esqueça de fazer também os exercícios! Na minha opinião, é a parte mais importante, especialmente para internalizamos essa lista quase infindável de declinações kkkkkk Qualquer ajuda que precisar, pode falar! Abraço
@@CedricAyres Sim, estou fazendo os exercícios. Esqueci de informar. Obrigado pelo retorno. Possivelmente, dúvidas irão surgir e eu estarei te perguntando e contado com a sua disponibilidade em responde. Mais uma vez, muito obrigado.
Criei vergonha na cara e comecei a ver as aulas. Eu tinha começado a ver latim pelo Duolingo e ele tem essa mesma tendência indutivista do livro e de fato falta algumas regras gramaticais como as ques você falou bem claramente. Essa coisa dos casos deve ser o que mais confunde a rapaziada.
Que felicidade lhe ver por aqui, meu bom amigo! Tudo tem o seu tempo, né? hehehe São muitas ocupações na vida docente. Qualquer ajuda que precisar é só me mandar uma mensagem! Abraço!!
Caro Cedric, sou um aficcionado pela história de Roma. Tenho vários livros em latim e sempre esperei para poder cursar latim. Finalmente encontrei seu canal no RUclips e para melhorar possuo todos livros do professor Orberg, todos mesmo. Agora vou poder estudá-los com a sua ajuda e ler clássicos em latim. Muito obrigado por essa oportunidade. Muito obrigado por
Estou no Latim III, estudando o capítulo XIV, mas achei o seu canal e estou fazendo uma revisão pra fortalecer o que ficou pra trás. Excelente trabalho, magister!! Obrigado mesmo. Estou indicando pra todo mundo!
Obrigado pelo comentário, Loana! E pelas recomendações também 😅 A propósito, se perceber algum erro ou deslize meu, por favor, não se acanhem em comentar e apontar. Assim posso avisar ao pessoal, ok?
Há um livro ótimo, que ensina todos os 6 elementos, o caso( é a maneira de escrever a palavra em latim de acordo com a função que ela exerce na oração). Lá explica cada elemento. Sujeito, vocativo, adjunto adnominal restritivo, objeto indireto, adjunto adverbial e objeto direto. Flexão de caso. O autor deste livro é: Napoleão Mendes de Almeida, Gramática latina. Livro um pouco retrô, mas é o melhor até agora com um explicação clara e sem delongas...amei o canal, estudo Latim e Grego.
A Gramática do Napoleão é fantástica! A minha primeira aventura no latim foi nela. Contudo, senti um pouco daquele problema de uma avalanche de tabelas regras de uma vez só. Passei meses fazendo tabelas no caderno e tive muitas dificuldades de me lembrar tudo (ele apresenta desde logo coisas menos comuns, como as declinações de palavras gregas). Mesmo assim, é um material fantástico para quem sabe desse já que quer se aprofundar e também para ir conferindo enquanto a pessoa se desenvolve.
Muito bom! Caro Cedric. Quisera eu ter tido um professor como você em meus primeiros anos no estudo de gramática. Parabéns! E muito grato pela sua generosidade.
Sem dúvida nenhuma o melhor professor de latim no RUclips. Muito didático, com explicações claras e objetivas. Já pesquisei outros professores no RUclips que tratam sobre o curso do "per se illustrata", inclusive em outros idiomas, porém o Prof. Cedric é o melhor mesmo no tema.
@@guilhermefelisbinodasilva1132 Oi Guilherme. Sim, estudo pela internet. Pesquisei vários vídeos com professores diferentes e metodologias diversas, mas até o momento o Profº Cedric é o melhor! Da forma que ele explica é bem fácil entender os conceitos do latim. Além do que ele usa uma linguagem bem simples e fácil de entender. Mas obviamente os que estudam latim tem que ter uma base regular de gramática portuguesa, mas nada difícil, pois são conceitos bastante básicos. Se quer entender o básico do latim recomendo bastante assistir essas aulas que estão no canal dele. Boa sorte.
@@guilhermefelisbinodasilva1132 Consegue, pois com certeza você você já estudou Sujeito Simples/Composto que equivale ao caso "nominativo" do latim, Adjunto Adnominal que corresponde ao "genitivo", o Objeto Indireto que equivale ao "dativo", o Objeto Direto, que equivale ao "acusativo", o Adjunto Adverbial, que equivale ao "Ablativo" e finalmente o vocativo, que equivale ao "vocativo". Se você não souber estes conceitos de gramática em português, ficará difícil você entender o latim, pois entender análise sintática é primordial em latim, já que você precisa identificar estas situações nas frases para poder saber o caso. Paralelamente você terá que saber as declinações, mas isso é mais tranquilo. O mais importante é fazer a análise sintática para poder fazer a tradução correta em latim e vice-versa, entendido!
@@guilhermefelisbinodasilva1132 Como estou na 3ª declinação, não que eu não tenha visto até a 5ª, mas até a 3ª está mais bem assentado e é onde paramos com o professor Cedric. Não é difícil, mas tem que ter muito empenho. É uma língua bastante interessante de se aprender. usa-se muito a lógica e raciocínio. Não sou fluente, mas já se consegue ler algumas boas frases ou textos mais simples. Lembrando que a leitura do latim não segue sempre a forma direta de se ler. As palavras podem estar soltas em um texto, pois o que determina o sentido são as declinações 9terminações de cada palavra), além é claro, saber um pouco da transitividade dos verbos 9se são intransitivos, ou transitivos diretos ou indiretos). isso faz uma grande diferença no conhecimento do latim.
Obrigado, amigo. Qualquer coisa pode comentar que eu tento ajudar! A propósito, recomendo que você sempre faça os exercícios do livro, pois no começo é fácil mas depois vai ficando difícil! hahaha
@@CedricAyres hahahahaha...Certo. Obrigado! Faz um tempinho que estou tentando aprender latim (reconstituído) e grego (koiné), e vi que será contigo que darei meus pontapés iniciais. Valeu!
Se tivesse essea vídeos na época em que eu lia esse livro... mas nunca é tarde pra um recomeço, estou usando um livro de gramática em português, mas vou falar uma coisa, ler um livro na língua estudada é tão bom quanto ficar olhando a gramática, falo isso pq muita gente fica apenas na gramática com medo de ler, não tenham medo de ler kkk
Excelente método que você criou para ensinar o Latim. Eu já tentei estudar por vários métodos, mas de longe o seu é o melhor. Ao mesmo tempo que você vai seguindo o livro do Orberg, que é reconhecidamente um dos melhores, você vai introduzindo elementos de gramática que nos ajudam a compreender a estrutura de construção das frases. Além disso, a dica de seguir a leitura pelo canal do "ScorpioMartianus" resolve a questão de como praticar a pronúncia.
Obrigado, Marcio! Fico muito feliz mesmo em ajudar. Às vezes bate uma preguiça danada de gravar e editar, mas o número de pessoas dizendo que os vídeos estão ajudando nos estudos me estimula bastante a não parar. Ultimamente, nos vídeos mais recentes, eu venho tentando criar vergonha na cara e me esforçar mais na pronúncia hehehehe 😅
Obrigado pela gentileza, Edson. Pois é! A maior dificuldade é que eu não sou um especialista, apenas um estudante. Então acaba que eu sempre erro bastante nas gravações (pronúncia, risco com a cor errada, me confundo, etc....). De tal modo que as gravações são geralmente 30~50% mais longas que o resultado final! Para piorar, como os erros são 'salpicados' eu tenho que reassistir tudo e sair cortando coisinha por coisinha para VOCÊS não perderem tempo hahaha
Maravilhas, comecei estudar latim esta semana, tenho visto outros video de um youtuber muito intelectual, porem, quero um estudo mais na real. Valeu mesmo!!!!! Parabéns!!!!
Obrigado, meu amigo. O objetivo é esse mesmo, fazer algo que seja acessível para absolutamente TODOS mesmo (que queiram, claro, hehehe). Por isso que é muito importante que vocês deixem comentários para que eu possa ir fazendo ajustes. Abraço!
Verdade! A estrutura do alemão se assemelha com a do latim, eu me lembro que apanhei bastante quando engatinhei os meus primeiros passos no alemão, acho que teria ajudado ter visto o latim antes hahahaha Top (Notch!) hehehe
Excelente ❤ eu tive que esperar ficar um pouco mais inteligente para iniciar meus estudos, tentei quando era burro e só complicou mais a minha cabeça ksksks
Maravilhoso. Tenho a Gramática Latina do Napoleão Mendes de Almeida mas travei num certo ponto, porém estou achando que esse método seu é mais adequado para mim. Muito obrigado, continue com as aulas.
Você tem Didática e QUALIDADE de Professor. Parabéns pela aula, pelo curso, pelo latim e por sua bela iniciativa. Descobri o canal somente agora, mas já estou inscrito. Parabéns e obrigado!
Obrigado pela gentileza. Qualquer dificuldades em qualquer uma das aulas, vá deixando comentários que eu sempre tento arrumar um tempinho para responder a todos. Além disso, o feedback de vocês me ajuda a repensar a maneira de apresentar os assuntos. Abraço!
Já conhecia o Scorpio Martianus, mas fico me batendo em questões de gramática. O seu canal está sendo de grande ajuda. Obrigado pelas informações disponibilizadas! A propósito, você conhece os outros canais do Luke Ranieri? O polýMATHY é bem legal, tem muitas coisas interessantes.
Que bom, meu amigo! Pois é, o problema do método natural é esse: você entendendo legal, mas chega uma hora que a gramática cobra a conta kkkkk Sim, sou fã do Luke Ranieri, já até fiz o Patreon dele quando o dolar ainda estava viável
Obrigado pela gentileza, querido. Aproveite o tempo com o seu professor para tirar as dúvidas mais 'pedreiras'. Se ele tem formação na área, com certeza conhece o assunto muito mais que eu! De todo modo, qualquer coisa que precisar, pode deixar comentários que eu tento ajudar. Abraço!
Oi, Antônio. Pretendo continuar sim! O problema é que não estou com muito tempo para editar os vídeos, então acabo não os gravando também. Vou tentar gravar o terceiro capítulo do grego para depois retomar o do latim!
Obrigado, Creuza! Pois é, a lingua vai complicando muito lá para a frente, e eu também estou apanhando! kkkkk por isso me propus a 'voltar' para ajudar o pessoal que está no começo a passar mais rapidamente pelas dificuldades que eu mesmo tive. O negócio é esse, ir aos pouquinhos que chegamos lá! 😁
cara parabéns pelo canal, me inscrevi no Enem 2020 pensando em cursar direito como 2a graduação. já gostava de filosofia e durante essa pandemia pude intensificar o estudo, atingi pontuação pra direito mas, em boa parte pela vontade de estudar mais latim incentivado pelos teus videos, terminei optando por filosofia. obrigado pelo seu trabalho.
Que legal, Frederico. Agradeço por compartilhar a sua história, fico muito feliz de saber que estou ajudando! Se precisar de qualquer ajuda com filosofia, é só deixar um comentário, ok? Tenho alguns vídeos especialmente sobre Platão e Aristóteles que vem ajudado bastante o pessoal. Abraço e me mantenha atualizado a respeito de seus avanços acadêmicos!
se acidentalmente ocorrerem frases com a terminação diferente, a descrição deve combinar com o gênero ou terminação da palavra anterior? ex: Mater fluviae non est. ? e quandp o sujeito tiver masculino e femino. a descrição deve acompanhar oq? fica na terceira pessoa Masc. ou neutro?
Olá, veremos mais para frente que existem substantivos de outras terminações além destas que estão no primeiro capítulo. Além disso, os adjetivos também são divididos em dois grupos de terminações, de modo que nem sempre os sufixos são iguais, porém você sempre terá que concordar as terminações conforme GÊNERO + NÚMERO + CASO. Em outras palavras, as letrinhas usadas para representar o G+N+C podem ser diferentes pois são de diferentes grupos de terminação, mas estarão apontando para o mesmo G+N+C. Além disso, quando o predicativo do sujeito é um substantivo ao invés de um adjetivo, o substantivo pode ter independência. Por exemplo: "Jogando bola, João é uma moça" "Eles são um caso sério". Por isso que temos "Sparta (feminino de primeira declinação) oppidum (neutro de segunda declinação) est" -> A Sparta é um município (só para ilustrar a diferença de gênero). Espero ter ajudado, abraço!
Só para pegar o seu exemplo: "Mater fluvius non est" porque fluvius é um substantivo e por isso tem independência de gênero em relação a mater. Claro que há substantivos que podemos ter versões masculinas ou femininas (como no caso de professor/professora), mas no português também diríamos: Minha mãe não é UM RIO (já pensou se alguém estivesse confundido hahaha).
No caso oppidum , flexiona para feminino ? A dúvida surgiu quando li : Sparta est oppidum graecum. Quando ele deu o exemplo: Nilus está fluvius est. Disse que o sujeito deve concordar com o predicativo do sujeito em gênero , número e caso. Sparta e oppidum estão no mesmo gênero ? (Concordo que estão no mesmo número e caso , singular e nominativo , respectivamente.
Oi, amigo, obrigado pela pergunta. De fato, tempos depois da gravação eu percebi que poderia ter sido um pouquinho mais preciso. O predicativo do sujeito pode ser um adjetivo ou um substantivo. Se for adjetivo, sempre vai concordar com o sujeito. Se for substantivo, pode ocorrer de ser um substantivo que tem variação de gênero ou não. Por exemplo, se varia: Maria é uma menina; João é um menino. Se for uma palavra que não varia em gênero, terá uma "autonomia". Por exemplo: A guitarra é um belo instrumento; O martelo é uma ferramenta antiga. Note-se que "instrumento" serve como o núcleo do predicativo e aí o adjetivo "belo" está servindo como adjunto da palavra instrumento (o mesmo com "ferramenta" e "antiga").
Olá professor, estudo Letras Português/Inglês e já estudei Latim, mas não foi um latim para conseguir aperfeiçoar a leitura e pronuncia. Meu professor de Latim I, é um fluente em Latim, professor Adelmo de Lima de Caruaru, ele quem fez eu me encantar pela língua e que agora quero me aperfeiçoar para futuramente ensinar. Gostei muito da explicação ajudou bastante a me lembrar. Só achei dificuldade em entender algumas frases por conta dos casos, seria legal apresentar os casos antes. Iria ajudar bastante. Obrigado! Muito boa a explicação!
Oi, Ramon, tudo bem? Que legal, fico muito feliz de ajudar. Não arrisco em pronunciar da melhor maneira de jeito nenhum hehehe para este fim recomendo as leituras do Luke Ranieri (Scorpio Martianus) que faz um trabalho excelente e bem cuidadoso. Pois é, o livro vai 'soltando' os casos aos pouquinhos para não complicar tanto o pessoal que não tem tanta familiaridade gramatical. Neste primeiro capítulo são apresentados o Nominativo e o Ablativo (no singular). Pra ser sincero, julguei que talvez fosse complicar um pouco já começar falando dos casos na primeira linha. Como para nós falantes da língua portuguesa dá para entender as primeiras frases tranquilamente, e como a diferença do Nom/Abl no feminino singular é apenas o MACRON, eu terminei optando por falar do ablativo só no meio do texto. Pensei com isso evitar "assustar" as pessoas. Enfim, como o método do livro é ir soltando os casos aos poucos, de fato não acho prudente apresentar TODOS os casos já no começo (aquelas tabelas assustam muito e só de vê-las muita gente desiste hahahaha). Por outro lado, de fato, talvez eu poderia ter dado no começo uma breve mencionada a respeito do Ablativo. Valeu pela sugestão! 😁
Aqui está o link para a playlist da leitura do "Lingua Latina Per Se Illustrata" do canal
"ScorpioMartianus":
ruclips.net/p/PLU1WuLg45SiyrXahjvFahDuA060P487pV
Obrigado! Esqueci de colocar na descrição do vídeo! =D
Minha pequena contribuição ao canal. Também gostaria de agradecer pela excelente exposição do material.
Vamos lá! Lembrando de qualquer material que possa ajudar o pessoal, não deixe de compartilhar! 😁
Ubi, é como se fosse isto? A França fica na Europa, isto fica na Europa, tá certo?
Ubi significa onde.
O curso é excelente, consegui compreender a língua com muito mais facilidade do que na minha universidade.
Valeu, Mariana! Espero um dia conseguir chegar até o final do livro kkkkk 😅
Buenas vibras.
Já leu o manuscripit urb lat 1 disponível na biblioteca digital do Vaticano.
O latim original não necessita tradução. Leia com o coração espanhol e english e você verá a verdade.
Excelente aula. Formidável didática e empatia pedagógica. Certamente um dos melhores cursos de latim.
Obrigado, Ronaldo, fico feliz em ajudar! Qualquer coisa é só deixar comentários que eu tento responder. Abraço!
Parabéns pela sua iniciativa, querido. Sou professor substituto de Latim e Literatura Latina na Ufam (AM) e tenho utilizado esse livro há, pelo menos, dois anos com excelentes resultados. Com ele, aprendi a falar latim razoavelmente bem (já consigo dar aulas na faculdade apenas em latim), algo que jamais cogitei conseguir em outros métodos, que, na minha opinião, confundem tradução latim-português com leitura efetiva da língua, como ocorre quando dominamos inglês, francês, italiano etc. Atualmente, estou na metade do segundo volume da coleção, o avançadíssimo Roma Aeterna, mas já li e tenho outros livros escritos pelo falecido Orberg e por seus continuadores. O núcleo de entusiastas desse método no Brasil não é grande, mas há colóquios virtuais pelo mundo em que pessoas de várias nacionalidades praticam a língua latina falada. Essa vertente está crescendo exatamente nas lacunas deixadas pela abordagem gramatical e textual que você deve conhecer bem. Procure os canais Scorpio Martianus, Latinitium, Forum Romanum, Satura Lanx, onde se pode ouvir um latim corretíssimo e claríssimo. Um abraço!
Poxa, que legal! Agradeço bastante o comentário. Se consegues ministrar uma aula completa em latim é porque já dominas! Eu estou apanhando feeeio pro Roma Aeterna hahaha, tanto que me subscrevi ao Patreon do Scorpio Matianus para ter acesso às leituras e explicações dos exercícios que ele faz. Se quiseres, manda uma mensagem pelo instagram/facebook que compartilho contigo! =D
A propósito, eu também achei bem legal o livro Latinitas da UFBA, o que achas dele?
@@CedricAyres Eu também sou assinante desse Patreon! Olha só que coincidência. Eu faço duas vezes na semana leitura do Roma Aeterna com um professor de História. Eu sozinho estou no cap. 45, mas vou começar o 43 com o colega. Utilizamos como material de apoio à leitura o Instructions e o Companion to Roma Aeterna. Se quiseres acompanhar ou pegar material, manda um e-mail: mholiveira.7@outlook.com. Quando ao Latinitas, o autor ganhou o Prêmio Capes de Teses com ele, então quem sou eu pra dizer que é ruim, né? Costumo pegar os textos dele para elaborar provas!
Massa, vou te mandar um e-mail para trocarmos umas figurinhas heheh =D
@@CedricAyres Bom dia. Poderia me falar qual o valor da assinatura no Patreon do Scorpio Matianus que ele vai explicar Familia Romana? Pergunto o valor para facilitar qual terei que assinar e ter acesso as explicações gramaticais desse Familia Romana. Ou o objetivo desse primeiro livro para o leitor, basta assistir os videos no youtube mesmo?
O melhor curso de latim! Está ajudando muito na minha disciplina introdutória do primeiro semestre, estava penando pra aprender 😂
Valeu, Pedro. Você não sabe quanto me felicita saber que estes vídeos estão ajudando os universitários! Jamais imaginei que teria esse alcance. Abraço!
Amigo, eu já vi vários cursos de latim aqui pelo RUclips e outros lugares. Cada um tem suas vantagens, mas digo que o seu disparado é o melhor. Consegue harmonizar e com uma maestria implacável ensinar vocabulário e gramática, realmente aprendemos latim vendo o curso. Muito bom mesmo. No passado eu já havia visto boa parte da playlist, e agora voltei para estudar com mais atenção e sou obrigado a dizer tudo isso pois ficou muito bom mesmo
Obrigado, Davi, fico muito feliz em conseguir ajudar vocês! Em breve vou postar mais de latim!
Buenas vibras.
Já leu o manuscripit urb lat 1 disponível na biblioteca digital do Vaticano???
O latim não necessita tradução.
Sabendo english e espanhol você lê naturalmente o latim original.
Cada palavra é inteira e cada caractere significa uma palavra.
Excelentes e brilhantes aulas de latim. Aprende-se com razoável facilidade. Vale a pena ouvi-las e estudá-las com atenção. Parabens professor Cedric. Somos gratos por essas aulas.
Obrigado pela gentileza, amigo!
Muito obrigado por seu excelente trabalho.
Fiz alguns estudos de latim e afirmo que seu canal é o melhor dentre os que visitei.
Sou falante de italiano e, até certo ponto, habituado a ouvir latim e posso dizer que sua pronuncia é a melhor que ouvi no RUclips.
Muito obrigado, amigo! desculpe não ter respondido antes, acho que o seu comentário ficou de perdido! Um grande abraço e espero que já esteja bem avançado nos estudos! hahahahaha
Finalmente encontro um canal que não faz pegadinha postando a aula 1 e depois não tem continuidade. Parabéns pela didática. Excelente aula!
Vamos ver se consigo concluir o livro todo ainda nesta década hahahahaha
Repito meu comentário feito no video 30 do curso Latim para todos.
Cedric, mesmo que não continues os vídeos ensinando latim através do livro Lingva Latina Per se Illustrata isso não desmerece em nada seu trabalho até aqui. Muito me ajudou a começar a verdadeiramente entender o Latim. OBRIGADO
Valeu, Rogério! Espero conseguir gravar mais vídeos ainda este ano!
Simplesmente ameii!!! Sensacional essa explicação. E ainda melhor com a camisa de Pernambuco!
Pernambuco, meu país! hahahahahaha
@@CedricAyres SIIIIIM. Meu paíiis! kkkk
Grato pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento do Latim para conosco. Parabéns pelo seu trabalho e pela didática excelente.
Valeu, Jorge! Abraço.
Cédric, seu vídeo está muito bom, apesar de eu estar na metade do mesmo. Além disso, recomendo que continues a produzir esses vídeos para que muitos possam ver. Afinal de contas, sabemos que aulas de latim/grego com tantas explicações são raras e de pouco acesso.
O thumbnail foi em homenagem ao nosso grupo "Ubi Est Roma?" =D
A meta é tentar fazer um vídeo por semana, por isso o feedback é importante, vai ajudar a ir melhorando na medida que recebo os comentários de vocês ❤
Imagino que você pode fazer um outro vídeo com foco na explicação do caso nominativo , usando como referência aquela tabela de declinações que usamos. Além disso, pode ver esses pronomes interrogativos com mais ênfase futuramente.
@@paulohen6488 isso! vamos construindo aos pouquinhos para não assustar o pessoal com aquelas tabelas monstruosas kkkkk
estou planejando começar cada aula com uma micro-revisão focada só nos aspectos de gramática 😉
Bom dia Prof. Cedrig.
Primeiramente, obrigado pela sua iniciativa em compartilhar o seu tempo e o seu conhecimento.
Já assisti várias aulas de latim, mas sem desmerecer de forma alguma as outras, a sua se destaca, não só pela leitura como pela análise sintática e sua didática - fundamental para uma melhor compreensão do idioma.
Estou usando o seguinte método: Tenho estudado parágrafo a parágrafo, copio o texto em latim para um caderno, faço uma tradução livre, daí faço uma versão para o latim novamente e depois comparo com o original. Faço também as audições e a leitura, seja em casa ou no carro, para treinar o ouvido e as pronúncias. Tudo feito com calma e sem pressa, subindo um degrau a cada parágrafo.
Desejo-lhe que o universo retribua de forma abundante o bem que está nos proporcionando.
Obrigado, meu amigo. A melhor parte de ter feito esse canal de youtube é receber o comentário positivo de vocês, me faz perceber que o tempo que gasto gravando e editando (pior parte de todas! kkkkk) valeu a pena.
Parabéns pela dedicação, eu creio que o ideal é isso mesmo, tratar o latim como uma maratona, pois um dia chegamos lá. Digo isto na perspectiva de alguém que também está aprendendo e estudando, sem urgência. Mas não se esqueça de fazer também os exercícios! Na minha opinião, é a parte mais importante, especialmente para internalizamos essa lista quase infindável de declinações kkkkkk
Qualquer ajuda que precisar, pode falar!
Abraço
@@CedricAyres Sim, estou fazendo os exercícios. Esqueci de informar. Obrigado pelo retorno. Possivelmente, dúvidas irão surgir e eu estarei te perguntando e contado com a sua disponibilidade em responde. Mais uma vez, muito obrigado.
Criei vergonha na cara e comecei a ver as aulas. Eu tinha começado a ver latim pelo Duolingo e ele tem essa mesma tendência indutivista do livro e de fato falta algumas regras gramaticais como as ques você falou bem claramente. Essa coisa dos casos deve ser o que mais confunde a rapaziada.
Que felicidade lhe ver por aqui, meu bom amigo! Tudo tem o seu tempo, né? hehehe São muitas ocupações na vida docente. Qualquer ajuda que precisar é só me mandar uma mensagem! Abraço!!
Isso aqui é um tesouro. Essas aulas são muito valiosas. Parabéns pela iniciativa!!!
Espero que aproveitem! 😁
Buenas vibras.
Já leu o manuscripit urb lat 1 disponível na biblioteca digital do Vaticano.
É o latim original e não necessita tradução.
Acessei o canal há pouco. Lamento não o ter conhecido antes. Excelente!
No que precisar de ajuda é só comentar!
Aula sensacional e Magna!!! primeira aula minha aprendendo Latim. 23/09/24. Obrigado!
Valeu, amigo! Quero atualizações!
Aprendendo em abril de 2023, e muito empolgado com os aprendizados!
Boa! Quero ver a data quando chegar no último vídeo! Agora tem que fazer todos os exercícios, viu?!
Estou no primeiro ano da faculdade e com os seus vídeos o Latim torna-se muito mais fácil. Agradeço imenso pelo seu trabalho.
Fico feliz em ajudar, Raquel! Qualquer coisa que precisar, pode deixar comentário! 😁
Aprendendo aqui contigo, para repassar à minha filha de 4 anos...Obrigado por sua bondade e iniciativa. Pare não!
Uma criança de 4 anos? Cuidado pra não exigir demais da criança e ela se tornar uma pessoa autoexigente e assim se tornar uma pessoa ansiosa.
Muito legal, o importante é ter paciência! Parece que o Minimus é um livro didático tendo em mente crianças a partir dos 5 anos! amzn.to/3Tg5yb3
primorosa primeira aula; gostei das suas explicações, ajudam muito🎉
Obrigado pela gentileza, Pablito!
Caro Cedric, sou um aficcionado pela história de Roma. Tenho vários livros em latim e sempre esperei para poder cursar latim. Finalmente encontrei seu canal no RUclips e para melhorar possuo todos livros do professor Orberg, todos mesmo. Agora vou poder estudá-los com a sua ajuda e ler clássicos em latim. Muito obrigado por essa oportunidade.
Muito obrigado por
Valeu, Nilson. Qualquer dificuldade, pode deixar perguntas 😉
Valioso
Obrigado, Eddy!
Tenho acompanhado seus vídeos. Muito bons. Agradeço pelos links. Principalmente do Colloquial Personarum.
Valeu, Antônio! Eu tava pensando em gravar vídeos sobre o Colloquia também. O que acha?
@@CedricAyres Muito legal Magister. No aguardo. 😀😀
Que aulas maravilhosas, muito boa didática e esse material é ótimo!!! Agradecido. Suas aulas valem ouro.
Valeu, Almir. Qualquer ajuda que precisar é só deixar um comentário que quando eu tiver um tempinho eu respondo!
Que curso, que simpatia, que boa vontade de ensinar, do professor! Só me resta agradecer. Muito obrigado!
Obrigado pela gentileza, Armando. Qualquer coisa que precisa é só falar.
Que excelente professor, a Luz do Universo sobre si extensivo à vossa família!
Obrigado pela gentileza, Marisa. Qualquer ajuda que precisar, é só falar!
Obrigada, professor! Estou afastada do Latim desde que me formei em 1992. Vou recordar.
Obrigado, Maria! Fico feliz de incentivar o seu retorno aos estudos! Qualquer coisa que precisar, pode deixar um comentário que eu tento ajudar, ok? 😁
obrigado pai
Valeu, amigo! 😁
Esclarecedor, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos professor!
Fico feliz em ajudar!
GRATIDÃO, AMADO IRMÃO EM CRISTO!!!
Obrigado 😁
Excelente explicação, parabéns!!!
Obrigado, Mario. Precisando de ajuda é só falar!
Estou no Latim III, estudando o capítulo XIV, mas achei o seu canal e estou fazendo uma revisão pra fortalecer o que ficou pra trás. Excelente trabalho, magister!! Obrigado mesmo. Estou indicando pra todo mundo!
Obrigado pelo comentário, Loana! E pelas recomendações também 😅
A propósito, se perceber algum erro ou deslize meu, por favor, não se acanhem em comentar e apontar. Assim posso avisar ao pessoal, ok?
Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado, Filipe.
Latim é lindo!!!🤩😍
Verdade!
Muito bom e didático
Valeu, Camilo!
Suas aulas são um show de conhecimento.
Obrigado, Rivani! Espero que dê tudo certo 😁
Ótima aula! Obrigada!
Obrigado, Amália. Qualquer coisa, fala!
Há um livro ótimo, que ensina todos os 6 elementos, o caso( é a maneira de escrever a palavra em latim de acordo com a função que ela exerce na oração). Lá explica cada elemento. Sujeito, vocativo, adjunto adnominal restritivo, objeto indireto, adjunto adverbial e objeto direto.
Flexão de caso. O autor deste livro é: Napoleão Mendes de Almeida, Gramática latina. Livro um pouco retrô, mas é o melhor até agora com um explicação clara e sem delongas...amei o canal, estudo Latim e Grego.
A Gramática do Napoleão é fantástica! A minha primeira aventura no latim foi nela. Contudo, senti um pouco daquele problema de uma avalanche de tabelas regras de uma vez só. Passei meses fazendo tabelas no caderno e tive muitas dificuldades de me lembrar tudo (ele apresenta desde logo coisas menos comuns, como as declinações de palavras gregas). Mesmo assim, é um material fantástico para quem sabe desse já que quer se aprofundar e também para ir conferindo enquanto a pessoa se desenvolve.
Meu conterrâneos.. de recife Pernambuco
Chegue, Eloah 🙌
Muito bom! Caro Cedric. Quisera eu ter tido um professor como você em meus primeiros anos no estudo de gramática. Parabéns! E muito grato pela sua generosidade.
Obrigado, Otilio! Fico muito feliz em receber o seu comentário. Qualquer coisa que precisar, basta falar!
Sem dúvida nenhuma o melhor professor de latim no RUclips.
Muito didático, com explicações claras e objetivas.
Já pesquisei outros professores no RUclips que tratam sobre o curso do "per se illustrata", inclusive em outros idiomas, porém o Prof. Cedric é o melhor mesmo no tema.
Você estudou latim pela internet? Conseguiu aprender bastante coisa?? Como foi pra você? Qual é o seu nível de domínio da língua?
@@guilhermefelisbinodasilva1132 Oi Guilherme.
Sim, estudo pela internet. Pesquisei vários vídeos com professores diferentes e metodologias diversas, mas até o momento o Profº Cedric é o melhor! Da forma que ele explica é bem fácil entender os conceitos do latim. Além do que ele usa uma linguagem bem simples e fácil de entender. Mas obviamente os que estudam latim tem que ter uma base regular de gramática portuguesa, mas nada difícil, pois são conceitos bastante básicos. Se quer entender o básico do latim recomendo bastante assistir essas aulas que estão no canal dele.
Boa sorte.
@@fadigadecariatides entendi, obrigado. Tô no 1° ano do EM. Será que consigo?
@@guilhermefelisbinodasilva1132 Consegue, pois com certeza você você já estudou Sujeito Simples/Composto que equivale ao caso "nominativo" do latim, Adjunto Adnominal que corresponde ao "genitivo", o Objeto Indireto que equivale ao "dativo", o Objeto Direto, que equivale ao "acusativo", o Adjunto Adverbial, que equivale ao "Ablativo" e finalmente o vocativo, que equivale ao "vocativo".
Se você não souber estes conceitos de gramática em português, ficará difícil você entender o latim, pois entender análise sintática é primordial em latim, já que você precisa identificar estas situações nas frases para poder saber o caso. Paralelamente você terá que saber as declinações, mas isso é mais tranquilo. O mais importante é fazer a análise sintática para poder fazer a tradução correta em latim e vice-versa, entendido!
@@guilhermefelisbinodasilva1132 Como estou na 3ª declinação, não que eu não tenha visto até a 5ª, mas até a 3ª está mais bem assentado e é onde paramos com o professor Cedric. Não é difícil, mas tem que ter muito empenho. É uma língua bastante interessante de se aprender. usa-se muito a lógica e raciocínio. Não sou fluente, mas já se consegue ler algumas boas frases ou textos mais simples. Lembrando que a leitura do latim não segue sempre a forma direta de se ler. As palavras podem estar soltas em um texto, pois o que determina o sentido são as declinações 9terminações de cada palavra), além é claro, saber um pouco da transitividade dos verbos 9se são intransitivos, ou transitivos diretos ou indiretos). isso faz uma grande diferença no conhecimento do latim.
Gratias!!
Valeu! 👊
Com todo o respeito, para mim, de todos os canais de aula de latim, este foi o que mais gostei. Bem fácil de aprender. Obrigado pela disponibilidade!
Obrigado, amigo. Qualquer coisa pode comentar que eu tento ajudar! A propósito, recomendo que você sempre faça os exercícios do livro, pois no começo é fácil mas depois vai ficando difícil! hahaha
@@CedricAyres hahahahaha...Certo. Obrigado! Faz um tempinho que estou tentando aprender latim (reconstituído) e grego (koiné), e vi que será contigo que darei meus pontapés iniciais. Valeu!
Se tivesse essea vídeos na época em que eu lia esse livro... mas nunca é tarde pra um recomeço, estou usando um livro de gramática em português, mas vou falar uma coisa, ler um livro na língua estudada é tão bom quanto ficar olhando a gramática, falo isso pq muita gente fica apenas na gramática com medo de ler, não tenham medo de ler kkk
Obrigado pelo comentário! Pretendo começar a gravar uns de Grego Clássico em dezembro. Se você ainda não leu o Athenaze, pode começar hahaha
@@CedricAyres Curiosamente eu iniciei o grego clássico esses dias, então vai ser de muita ajuda kkk sucesso aí
Pernambucano ele🤩
Tamos junto! 😁💪
Só tenho a agradecer, obrigado.
Obrigado pelo comentário Mariar. Precisando, fala!
Salvete, magister!
hahahaha
Já vários trabalhando este livro. Vc é o melhor
Obrigado, amigo! Já já posto mais!
Excelente método que você criou para ensinar o Latim. Eu já tentei estudar por vários métodos, mas de longe o seu é o melhor. Ao mesmo tempo que você vai seguindo o livro do Orberg, que é reconhecidamente um dos melhores, você vai introduzindo elementos de gramática que nos ajudam a compreender a estrutura de construção das frases. Além disso, a dica de seguir a leitura pelo canal do "ScorpioMartianus" resolve a questão de como praticar a pronúncia.
Obrigado, Marcio! Fico muito feliz mesmo em ajudar. Às vezes bate uma preguiça danada de gravar e editar, mas o número de pessoas dizendo que os vídeos estão ajudando nos estudos me estimula bastante a não parar. Ultimamente, nos vídeos mais recentes, eu venho tentando criar vergonha na cara e me esforçar mais na pronúncia hehehehe 😅
Otimas explicacoes .
Valeu, Roberto!
Muito boa sua aula!!! Bem explicadinha!!
Obrigado pela gentileza, Daniela 😁
Eu amo, aprendi latim.
Fico feliz em ajudar na sua paixão!
Gratíssimo!
É um prazer ajudar 😁
Bora galera comentar e curtir o vídeo pro Cedric ficar feliz e gravar mais vídeos.. 🤣
Hahahaha Ótimo! Ficou difícil gravar nas férias, acabei tendo que resolver muita coisa em Recife. Mas prometo que não vou demorar!
Rapaz, imagino o trabalho que dá fazer uma vídeo aula dessas. Tasquei um like e me inscrevi! Obrigado, magister!
Obrigado pela gentileza, Edson. Pois é! A maior dificuldade é que eu não sou um especialista, apenas um estudante. Então acaba que eu sempre erro bastante nas gravações (pronúncia, risco com a cor errada, me confundo, etc....). De tal modo que as gravações são geralmente 30~50% mais longas que o resultado final! Para piorar, como os erros são 'salpicados' eu tenho que reassistir tudo e sair cortando coisinha por coisinha para VOCÊS não perderem tempo hahaha
A sua aula foi top.... parabéns.
Obrigado, Wagner. Abraço!
Salve magister!❤
Salve! 😁
Aulinha boa hein! valeu!
Valeu!
Maravilhas, comecei estudar latim esta semana, tenho visto outros video de um youtuber muito intelectual, porem, quero um estudo mais na real. Valeu mesmo!!!!! Parabéns!!!!
Obrigado, meu amigo. O objetivo é esse mesmo, fazer algo que seja acessível para absolutamente TODOS mesmo (que queiram, claro, hehehe). Por isso que é muito importante que vocês deixem comentários para que eu possa ir fazendo ajustes. Abraço!
Gratulatione Magister.
💪
Sempre quis aprender latim, valeu mesmo!
Massa! Qualquer ajuda que precisar, basta comentar!
Gratias tibi ago magister.
😁
Muito obrigada!!!!❤
Qualquer ajuda, fala!
Muito bom!
Obrigado, amigo. Qualquer dificuldade comenta que a gente tenta ajudar ;)
Muito obrigado, excelente
Valeu, Daniel 😁
Muito bom Cedric. Acredito que ter essas noções de latim ajuda não só no português mas também outras linguas da mesma origem, como alemão. Top
Verdade! A estrutura do alemão se assemelha com a do latim, eu me lembro que apanhei bastante quando engatinhei os meus primeiros passos no alemão, acho que teria ajudado ter visto o latim antes hahahaha
Top (Notch!) hehehe
Excelente vídeo, Cedric
Valeu!
Bacana, gostei.
Valeu! Qualquer coisa, pode falar!
Excelente ❤ eu tive que esperar ficar um pouco mais inteligente para iniciar meus estudos, tentei quando era burro e só complicou mais a minha cabeça ksksks
Sem problemas, tudo tem o seu tempo! O importante é ir buscando melhorar, aos poucos mesmo!
Pela explicação da flexibilidade eu posso dizer tanto: Gallia non in Africa est "quanto" Gallia non est in Africa?
Sim, amigo. Há convenções no ordenamento, normalmente prefere-se colocar o verbo no final, mas ambas funcionariam!
Adorei a aula! Assim fica muito mais fácil aprender latim. Parabéns!
Valeu, Carlos, fico feliz em estar facilitando!
Maravilhoso. Tenho a Gramática Latina do Napoleão Mendes de Almeida mas travei num certo ponto, porém estou achando que esse método seu é mais adequado para mim. Muito obrigado, continue com as aulas.
Eu também comecei com o Napoleão, cheguei lá por volta da página 120 antes de descobrir o Familia Romana. =D
Amei as aulas. Ajudou muito ❤
Valeu, Paula! Qualquer bronca é só falar!
@@CedricAyres por enquanto a única bronca tá sendo a análise sintática 😃
Link para o livro na íntegra: drive.google.com/open?id=1cfFEdnud3EUoOBuOnP13P5_RGHReTuK3
Você tem o resto da coleção?
Obrigada
Você tem Didática e QUALIDADE de Professor. Parabéns pela aula, pelo curso, pelo latim e por sua bela iniciativa. Descobri o canal somente agora, mas já estou inscrito. Parabéns e obrigado!
Obrigado pela gentileza. Qualquer dificuldades em qualquer uma das aulas, vá deixando comentários que eu sempre tento arrumar um tempinho para responder a todos. Além disso, o feedback de vocês me ajuda a repensar a maneira de apresentar os assuntos. Abraço!
ADORANDO! muito obrigado, Magister!
Obrigado, Leandro, qualquer dificuldade, é só perguntar 😁
Professor nota 10
Valeu, Emerson!
Nossa que aula maravilhosa!!! Muito obrigada!!! Inscrita!
Obrigado pelo comentário 😁
Estou estudando isso na Faculdade. Obrigada por essas aulas.
Valeu, Andréa. Se precisar de ajuda é só falar!
Parabéns pela disposição e a boa didática! Estava doido para achar um curso de latim bom e interessante! 👏🏻
Obrigado, meu amigo. Se precisar de ajuda, pode deixar comentários que eu sempre tento responder, ok? 😁
Já conhecia o Scorpio Martianus, mas fico me batendo em questões de gramática. O seu canal está sendo de grande ajuda. Obrigado pelas informações disponibilizadas! A propósito, você conhece os outros canais do Luke Ranieri? O polýMATHY é bem legal, tem muitas coisas interessantes.
Que bom, meu amigo! Pois é, o problema do método natural é esse: você entendendo legal, mas chega uma hora que a gramática cobra a conta kkkkk
Sim, sou fã do Luke Ranieri, já até fiz o Patreon dele quando o dolar ainda estava viável
Obg. Latim
😁
ótima aula. obrigado.
Obrigado, Francis, qualquer coisa que você precisar, pode deixar comentários que eu tento ajudar, ok?
voce explica muito bem ....seu video e um otimo conteudo
Obrigado pelo comentário, Cristian. Estou criando coragem para voltar a gravar. 😅
Excelente vídeo, professor! Achei bastante didático, apesar da quantidade de detalhes a serem observados.
Obrigado! Tente fazer os exercícios, que ajuda bastante. Nas próximas aulas a gente vai repetindo para ajudar a consolidar esses detalhes 😁
Parabéns 👏🏼
Obrigado, Tayz!
Parabéns pela iniciativa ! Estou seguindo o canal e compartilhando.
Obrigado, meu amigo! 😁
Este é o primeiro vídeo que assisti desse canal. Vou seguir com os outros. Gostei.
Obrigado, amigo 😁
Meu professor de latim precisa ver isso... parabéns... estamos usando o mesmo material porém você ensina mil vezes melhor
Obrigado pela gentileza, querido. Aproveite o tempo com o seu professor para tirar as dúvidas mais 'pedreiras'. Se ele tem formação na área, com certeza conhece o assunto muito mais que eu!
De todo modo, qualquer coisa que precisar, pode deixar comentários que eu tento ajudar. Abraço!
excelente iniciativa e trabalho!
Obrigado, amigo! eu tenho a impressão de que eu já elogiei o seu nome, não foi? Se não, fica aqui de novo: é muito massa!
Explicações excelentes,gostei muito. Obrigada,professor.
Obrigado, querida. Qualquer ajuda que precisar, é só comentar!
Olá Cedric. Estou seguindo seu curso e estou na Aula 30, pastor et oves. Você pretende continuar a gravar o LLPSI?
Oi, Antônio. Pretendo continuar sim! O problema é que não estou com muito tempo para editar os vídeos, então acabo não os gravando também. Vou tentar gravar o terceiro capítulo do grego para depois retomar o do latim!
@@CedricAyres No aguardo Cedric!!
Salve, Cedric. Video bonus est, kk. Estou revendo, empaquei nos verbos depoentes, semidepoentes, uff....vou seguir suas lições, grata.
Obrigado, Creuza! Pois é, a lingua vai complicando muito lá para a frente, e eu também estou apanhando! kkkkk
por isso me propus a 'voltar' para ajudar o pessoal que está no começo a passar mais rapidamente pelas dificuldades que eu mesmo tive. O negócio é esse, ir aos pouquinhos que chegamos lá! 😁
cara parabéns pelo canal, me inscrevi no Enem 2020 pensando em cursar direito como 2a graduação. já gostava de filosofia e durante essa pandemia pude intensificar o estudo, atingi pontuação pra direito mas, em boa parte pela vontade de estudar mais latim incentivado pelos teus videos, terminei optando por filosofia. obrigado pelo seu trabalho.
Que legal, Frederico. Agradeço por compartilhar a sua história, fico muito feliz de saber que estou ajudando! Se precisar de qualquer ajuda com filosofia, é só deixar um comentário, ok? Tenho alguns vídeos especialmente sobre Platão e Aristóteles que vem ajudado bastante o pessoal.
Abraço e me mantenha atualizado a respeito de seus avanços acadêmicos!
se acidentalmente ocorrerem frases com a terminação diferente, a descrição deve combinar com o gênero ou terminação da palavra anterior? ex: Mater fluviae non est. ? e quandp o sujeito tiver masculino e femino. a descrição deve acompanhar oq? fica na terceira pessoa Masc. ou neutro?
Olá, veremos mais para frente que existem substantivos de outras terminações além destas que estão no primeiro capítulo. Além disso, os adjetivos também são divididos em dois grupos de terminações, de modo que nem sempre os sufixos são iguais, porém você sempre terá que concordar as terminações conforme GÊNERO + NÚMERO + CASO. Em outras palavras, as letrinhas usadas para representar o G+N+C podem ser diferentes pois são de diferentes grupos de terminação, mas estarão apontando para o mesmo G+N+C. Além disso, quando o predicativo do sujeito é um substantivo ao invés de um adjetivo, o substantivo pode ter independência. Por exemplo: "Jogando bola, João é uma moça" "Eles são um caso sério". Por isso que temos "Sparta (feminino de primeira declinação) oppidum (neutro de segunda declinação) est" -> A Sparta é um município (só para ilustrar a diferença de gênero). Espero ter ajudado, abraço!
Só para pegar o seu exemplo: "Mater fluvius non est" porque fluvius é um substantivo e por isso tem independência de gênero em relação a mater. Claro que há substantivos que podemos ter versões masculinas ou femininas (como no caso de professor/professora), mas no português também diríamos: Minha mãe não é UM RIO (já pensou se alguém estivesse confundido hahaha).
Parabéns, vc esplica muito bem.
Valeu, Fernandes. Precisando de ajuda é só dizer!
No caso oppidum , flexiona para feminino ?
A dúvida surgiu quando li :
Sparta est oppidum graecum.
Quando ele deu o exemplo:
Nilus está fluvius est.
Disse que o sujeito deve concordar com o predicativo do sujeito em gênero , número e caso.
Sparta e oppidum estão no mesmo gênero ? (Concordo que estão no mesmo número e caso , singular e nominativo , respectivamente.
Oi, amigo, obrigado pela pergunta. De fato, tempos depois da gravação eu percebi que poderia ter sido um pouquinho mais preciso.
O predicativo do sujeito pode ser um adjetivo ou um substantivo. Se for adjetivo, sempre vai concordar com o sujeito. Se for substantivo, pode ocorrer de ser um substantivo que tem variação de gênero ou não.
Por exemplo, se varia: Maria é uma menina; João é um menino.
Se for uma palavra que não varia em gênero, terá uma "autonomia". Por exemplo: A guitarra é um belo instrumento; O martelo é uma ferramenta antiga.
Note-se que "instrumento" serve como o núcleo do predicativo e aí o adjetivo "belo" está servindo como adjunto da palavra instrumento (o mesmo com "ferramenta" e "antiga").
Olá professor, estudo Letras Português/Inglês e já estudei Latim, mas não foi um latim para conseguir aperfeiçoar a leitura e pronuncia. Meu professor de Latim I, é um fluente em Latim, professor Adelmo de Lima de Caruaru, ele quem fez eu me encantar pela língua e que agora quero me aperfeiçoar para futuramente ensinar. Gostei muito da explicação ajudou bastante a me lembrar. Só achei dificuldade em entender algumas frases por conta dos casos, seria legal apresentar os casos antes. Iria ajudar bastante. Obrigado! Muito boa a explicação!
Oi, Ramon, tudo bem? Que legal, fico muito feliz de ajudar. Não arrisco em pronunciar da melhor maneira de jeito nenhum hehehe para este fim recomendo as leituras do Luke Ranieri (Scorpio Martianus) que faz um trabalho excelente e bem cuidadoso.
Pois é, o livro vai 'soltando' os casos aos pouquinhos para não complicar tanto o pessoal que não tem tanta familiaridade gramatical. Neste primeiro capítulo são apresentados o Nominativo e o Ablativo (no singular).
Pra ser sincero, julguei que talvez fosse complicar um pouco já começar falando dos casos na primeira linha. Como para nós falantes da língua portuguesa dá para entender as primeiras frases tranquilamente, e como a diferença do Nom/Abl no feminino singular é apenas o MACRON, eu terminei optando por falar do ablativo só no meio do texto. Pensei com isso evitar "assustar" as pessoas.
Enfim, como o método do livro é ir soltando os casos aos poucos, de fato não acho prudente apresentar TODOS os casos já no começo (aquelas tabelas assustam muito e só de vê-las muita gente desiste hahahaha). Por outro lado, de fato, talvez eu poderia ter dado no começo uma breve mencionada a respeito do Ablativo.
Valeu pela sugestão! 😁