O Mundo está de cabeça para baixo. Depois de veterano, virar fã de economista é o fim da picada. Sempre bacana ver e ouvir o André Roncaglia. Um salve a todos da bancada. 👏👏👏👏👏👏
Pois é… tô na mesma!! Sempre tive interesse para entender o mínimo de economia mas justamente os canais independentes proporcionam isso! Jornalões e grande mídia não propõem esse debate porque, por excelência, são empresas capitalistas!!
54:00 Perfeito Samuel, não somos dogmaticos, mas mandem evidências, dados, o que mudou nos planos das antigas políticas industriais para as novas que defendem, é muito difícil isso? Só pedir dinheiro e falar q tem q industrializar é mto pouco ou soa até como oportunismo pra gastar sem explicar pq, quais resultados práticos..
Outra coisa que o Samuel não pegou é o investimento público em P&D. Esse investimento é concentrado em 3 áreas basicamente: petróleo, mineração e agropecuária. São 3 setores da economia que transferem seus avanços para o exterior. O caso mais sinistro disso é a descoberta do pré-sal. A Petrobras descobriu a área petrolífera e está sendo dilapidada em distribuição em lucros e dividendos. Dinheiro público para servir outros países.
Vc sabia q cerca de 3% das receitas do petróleo são destinadas a investimento em pesquisa e educação para área, e q mesmo as petroliferas estrangeiras precisam dividir a extração com a União, além dos impostos q pagam?
Debate sensacional, André. É do tipo que todo mundo sai ganhando. O choque de ideias divergentes por pessoas realmente interessadas no desenvolvimento brasileiro tem que ser promovido com mais frequência!
Como combater sem armas e dominados; ideologicamente, simbolicamente, financeiramente e etc.. Além de estar todo o sistema nacional corrompido até a alma. Aqui temos uma Aporia.
Cara. Sou muito fã do prof. André. A capacidade dele de transmitir conhecimento de forma tão clara é impressionante. Entrou na fila da eloquência dezenas de vezes certamente. A minha admiração por essas qualidades aumenta a cada vídeo (aula). Nós progressistas temos muita sorte em ter um comunicador com tamanha capacidade ao nosso lado. Obrigado professor.
Um debate maravilhoso e de alto nivel. Alguns candidatos a Presidencia apresentaram essa mesma ideia de que a educacao somente fomentara bons empregos. Lendo o BidenNomics dos tropicos, o Pao nosso de CADA dia(Dowbor) e os Planos quinquenais da china e da coreia do Sul, entendo que sem um Projeto de curto, Medio e longo prazo, educacao por SI so com o "mercado" nao resolvera os problemas nacionais que SE aprofundaram com o Modelo neoliberal. Obrigado por compartilhar
@@thiagoalexandre8684 Basta olhar o sucateamento das universidades pelos fundos de investimento. Com Este Modelo economico neoliberal vamos ter muitos espantalhos no Sistema educacional privado, sem empregos disponiveis pq o mercado quer a educacao como um negocio. A mentalidade do cidadao Brasileiro precisa despertar
@@sidneysilva4855 Qual modelo econômico neoliberal? Tá delirando? A gnt tem imposto pra burro, um estado gigante, balofo intravecionista, mais de 400 estatais, quase 40% do PIB é sugado pelo estado e vc vem falar em modelo neoliberal?? Vai se tratar!
@@thiagoalexandre8684 a intoducao dessa economia que mencionei ja atravessa nossa historia a decadas modificcando gradualmente pela politica, Basta ver a constituicao como liberou geral aos bancos quando retiraram o artigo 192 transformando bancos em agiotas legalizadoas ganhando bilhoes.O neoliberalismo ajudando os pobres bancos a ficarem fortes as nossas custas. Sobre os impostos isso qualquer cidadao sabe que precisamos exigir um Modelo progressivo cobrando os Ricos e Menos os pobtes atraves do impostos indiretos que sufocam os pobres. Ha de facto uma deformacao tributaria que o povo pode pressionar qualquer governo para que isso mude Infelizmente balofo estao os bilionarios aqui neste paraiso fiscal para eles. O Estado eh Mal gerido por pessoas incompetentes, demagogas, e desumanas como as que estao no Governo agora, eleitos pelo povo e depois cruzamos os bracos esperando o melhor. Porem profissionais publicos de carreira Sao competentes em diversos setores. Talvez sua falta de conhecimento desses setores faz voce pensar dessa forma confundindo Governo com Instituicoes de Estado.. Nao podemos dar de graca ao nmercado Estatais Estrategicss e fundamentais que construinos com nosso dinheiro. Nem os EUA que criaram esse Modelo neoliberal executam no Pais deles. Se voce nao ve isso melhor sair de tras da tela do PC e olhar o Mundo real. Talvez voce seja BILIONARIO mas se for Gente comum, Todo dia voce precisa de servicos do Estado para viver. Privatizando tudo com a economia magra como ESTA, so os balofos Ricos vao ganhar nessa terra arrasada. No fim tudo pode ser melhorado e destruindo o que temos o dando ao Mercado nao sera a resposta para nossas mazelas. Abs
Debate foi tão bom que quando eu vi o tempo já estava acabando... uma pena.. fico esperando a continuação.. partes 2, 3, 4, .... Façam desse debate um programa! "O Brasil que queremos!"
Eu sou uma exceção do que o Samuel diz. Graduei em engenharia civil e hoje trabalho numa ocupação que nem precisaria do ensino médio. Salário coerente com a ocupação.
@@ViaDuplaEngenharia Dos colegas que estudaram comigo na graduação, uns 50% nem mesmo trabalham com engenharia. Outros 30% até trabalham em engenharia, mas em áreas administrativas. Somente uns 20% trabalham diretamente com engenharia. Mas tem um fator que tem peso grande nesses números: a qualidade da formação. Eu me formei em universidade privada reconhecida, mas a conclusão que tenho é que lá foi um grande escolão de ensino superior. Passa todo mundo, enxuga o curriculum e depois vende pós-graduação para colocar a necessidade no aluno. É uma lógica perversa do mercado universitário, que foi potencializado pelo FIES.
@Mad Toad Mas exatamente isso é o problema da sociedade atual. Tudo deve virar mercadoria. A educação segue o mesmo raciocínio. Porque uma universidade iria oferecer graduação de qualidade se ela precisa vender pós-graduação? Outra coisa, se for exigente o cliente, digo, o aluno vai embora e não gera receita.
@@thiagoferreiradeoliveira7893 concordo, as universidades particulares, na maioria preparam as pessoas somente para atender o mercado e vender fantasias, que é mercado dela mesmo.
Essa questão que o Samuel coloca da poupança privada como chave do desenvolvimento sempre fica sem resposta nos debates, com o Elias Jabour foi a mesma coisa. Sei que no material do pessoal desenvolvimentista isso é tratado, mas nos debates nunca dá tempo de reagir.
Ele nem mesmo tem o empenho de pesquisar contra-exemplos em sua fala. Alemanha e Japão estavam arrasados em 1945. Hoje são 3ª e 4ª potência econômica do mundo. Os dois países tinham e têm o que o Brasil nunca teve: capacidade científica e tecnológica.
É o modelo de crescimento neoclássico que ele usa. É o tipo de controvérsia difícil de se resolver. Os dados conseguem sustentar ambos os argumentos. A diferença é de metodologia e coml se conta a história.
@@andreroncaglia mesmo sendo dificil de se resolver, tem que ser debatido, pra isso que existem os debates, colocar contrapontos. Vocês tem que deixar mais claro nos debates porque discordam dos neoclassicos nesses pontos André. Isso ajuda na divulgação científica.
Gente, pelo amor de Deus, poupança não gera crescimento sustentado de longo prazo nem convergência de renda nos modelos "neoclássicos". Essa é a própria conclusão de Solow no seu tratamento empírico da questão. A questão é que a Coreia tem taxa de poupança e educação muito altas. Os modelos esperariam que eles ficassem mais ricos que o Brasil, mas não que convergissem à renda alta. Para isso teve crescimento de produtividade total dos fatores tb. Progresso técnico e eficiência alocativa.
Eu não concordo com a forma como o Samuel expõe os números. Ele simplesmente faz comparações descontextualizadas, propositalmente. O que 13% do Brasil e do Japão podem ser iguais? Além do mais, o Japão culturalmente não se para de trabalhar, mesmo após os 65 anos. A aposentadoria é uma possibilidade de ter uma renda para tirar umas férias de 15 dias nas florestas de Bornéu. Aposentadoria no Brasil após os 65 anos é a única fonte de renda na maior parte dos atendidos. E tem ainda a assimetria nos valores pagos. Judiciário, forças armadas e executivo federal têm salários e aposentadorias obesas.
Judiciário, executivo e as regalias do legislativo, nos níveis municipal, estadual e federal. E outra, a grande quantidade de municipios e consequentmente prefeituras que este tem, além a enorme quantidade de vereadores que este país produz a cada 4 anos. Vereadores que produzem pouco ou nada para a população e tem salários de, a depender do estado e municipio, 5, 7, 10, 15 e 20 mil reais. Isso é inconcebivel, inadmissivel e impensável em qualquer país sério e desenvolvido, por mais democrático e liberaleco que este país possa ser, muito menos na China ou no Irã ou em qualquer país asiático. Somente na America Latina que se ve isso, mais especificamente no Brasil.
O Samuel mudou muito seu entendimento sobre política de desenvolvimento industrial e a importância do estado no processo, desde a conversa com o Elias. Basicamente o Andre e ele convergiram em vários pontos. Só destaco, trabalhando em uma universidade pública no interior do nordeste, que as leis de incentivo á inovação foram bem vindas, mas não suficientes. Na minha visão prática, lidando com as empresas, de pequeno e grande porte, muitas não entendem essas leis, e não têm corpo jurídico pra acompanhar contratos. Muitas vezes o corpo técnico da Universidade faz esse papel. Outra coisa é a falta de visão, quando a empresa é S.A., com ações na bolsa. Já vi muitas vezes a equipe técnica da empresa mostrar viabilidade de p&d para diretoria, com resultados promissores, e a gestão nega o projeto, pq a empresa vai muito bem obrigada, num primeiro momento, e os acionistas não querem diminuir seus ganhos. Muito P&D só sai do papel com recurso público envolvendo empresas. Isso já falo de empresas com lucros da ordem de bi ano.
Para um PARASITA que tem pavor de trabalhar , vive PARASITANDO com especulação financeira deve ser bom mesmo. Tipo os BOLSONARISTA falam, se tu jogar uma carteira para um LIBERAL sai CORRENDO! Agora entendo porque falavam isso esses PARASITAS inverteram a lógica culpando os trabalhadores para eles especular ou ROUBAR o máximo do ESTADO sem produzir
A tese recorrente do Samuel: "Taxa de poupança baixa desindustrializa um país". Só precisa explicar o que vem no meio. Eu tenho exemplos de países falidos que se reergueram em 20 anos. Alemanha Japão são a contra-tese. Dois países que não existiam em 1945 e que tornaram potência industrial mundial em 1960, sem insumos primários disponíveis internamente. O Brasil já tem sua "poupança" natural e prefere entregar para os outros se desenvolverem. É justamente isso que se fala em economia política. A Alemanha ou Japão não conseguem extrair do seu próprio subsolo suas necessidades industriais. E o Brasil não acredita que pode se transformar em potência. A gente tem tudo, menos a fé nas nossas capacidades tecnicas.
O grande problema do Samuel em relação ao pensamento liberal é que ele é convicto da magia do sucesso; é geração espontânea da "ocupação". É um misticismo econômico. Ele fala que uma pessoa bem formada vai achar achar uma ocupação dentro do mercado capaz de trazer a (melhor) renda. Infelizmente isso é falso, é só olhar para o Brasil.
Não é que o Samuel deu uma surra no André, apesar de parecer. O que acontece é que o André é um militante, já o Samuel é um profissional da área. Tem bastante diferença.
Nao temos mais nenhuma universidade de relevancia mundial. Ainda temos alguns bons polos, mas cada vez mais defasados. Nenhum pais é desenvolvido sem grandes Universidades.
O Samuel é muito bom! O problema desse projeto desenvolvimentista novo é que é 90% igual o petista só que jurando que não vão roubar na mesma proporção mas aí tem que acreditar mto no líder, no Centrão, nas empreiteiras e empresas brasileiras que vão receber trilhões do estado pra bancar o desenvolvimentismo dele... Já houveram umas 10 tentativas desse projeto no país todas naufragaram mas tentam vender toda hora (eleição) como novidade.... "Tendo em vista os nossos fracassos - indústria naval, construção de plataformas e fábricas de microprocessadores - não se recomenda insistirmos em um caminho que sistematicamente não tem funcionado. Somente com a indústria naval foram três insucessos nos últimos 60 anos: nos 50, com JK; década de 70, com os militares; e, recentemente, com Lula e Dilma." "Não há problema se as discordâncias no debate público ocorrem, pois uns desejam enfrentar o problema fiscal por meio de elevação de receita e outros de queda de gasto. Norberto Bobbio já mostrou que esse é o debate natural e necessário em sociedades democráticas. O problema ocorre quando não aprendemos com os erros das decisões passadas. Não à toa, repetimos o fracasso da indústria naval nos anos 1950, nos anos 1970 e, agora, nos anos 2000. Em todos os casos, o resultado foi um monte de estaleiros quebrados e pesada conta para os contribuintes." "Ciro e diversos analistas ligam a queda do investimento à operação LJ (lava-jato). No mesmo momento, no entanto, diversos planos ambiciosos de investimento apresentavam sinais claros de esgotamento. O motivo é que eram planos que saíram muito caro, elevaram o endividamento das empresas, mas, por serem mal-projetados e mal-executados, não geraram retorno, produzindo esgotamento financeiro, o que inviabilizou novas rodadas de endividamento para continuar o investimento. No caso da Petrobrás, a relação da dívida com a geração de caixa atingiu 4,17 no segundo trimestre de 2014.40 Nenhuma petroleira consegue, nessas condições, rolar sua dívida sem pagar elevados prêmios de risco. Quando o endividamento chega a esse nível, há somente uma solução para a empresa: reduzir o investimento e se desfazer de parte do patrimônio. Assim, certamente parte da queda do investimento da Petrobrás deve ser atribuída ao excesso de endividamento sobre a geração de caixa da empresa e não à operação LJ. O mesmo problema ocorreu com os estaleiros. Os projetos maturaram mal. Esgotou-se a capacidade financeira das empresas e esgotou-se a capacidade de o BNDES financiar, a juros extremamente subsidiados, a construção de navios a custos muito maiores que a concorrência. Há inúmeros casos como esse. Superestimar o papel da LJ como o maior motivo da queda do investimento serve somente para minimizar os erros do intervencionismo desastrado que vigorou desde 2007 até aproximadamente 2014."
O exemplo da Rússia em vender o gás em rublos como uma âncora para o valor da moeda não seria uma boa solução para o Brasil? Aliando a isso uma expansão do mandato do banco central com o controle do desemprego e a solvência fiscal teríamos um meio termo que agradaria o mercado, população e governo.
A globalização a perigo …. As empresas formando grupos de trabalho para reorientar a produção aqui até esse governo vê isso. O tema é urgente mas deixar pro mercado sozinho resolver não vai dar.
Curioso q a tal economia política está por trás de tudo (ou sobredeterminando tudo, melhor dizendo) e pouco ou nada se diz a respeito dela, principalmente do senhor Samuel Pessoa, q só fica nas 'tecnicalidades'. Que falta um velho barbudo do séc XIX nos faz... Obrigado pelo debate!! Me fez ter certeza de q continuar estudando economia política é a chave mais eficiente pra entender essa sociabilidade q experenciamos e daí intervir sobre ela. Isso mesmo, liberais, INTERVIR! Podem espernear!! 😅😅😅
Tive oportunidade de trabalhar e conhecer empresas americana e alemã em suas sedes de origem. Os departamentos de pesquisa trabalham como se fosse uma extensão das Universidades, o problema é que aqui a maioria das empresas são estrangeiras e tem como objetivo, apenas remeter lucros para suas matrizes e não vão se ocupar em gerar patentes aqui e portanto, neste caso o Samuel tem razão " para que formar engenheiros e cientistas".
Sobre a indústria naval brasileira tem muito mais que “investimos e nao deu certo”. Num mundo onde reina o imperialismo (basta ver o assalto q sofremos na sobreania com relacao ao presal por exemplo), nao da pra desconsiderar as tentativas de suprimir as indústrias em paises perifericos por parte das grandes potencias. Nao gosto das analises do Samuel porque sao muito desconectadas da historia, e historia eh fundamental numa analise economica. Nao da pra assunir q eh o mundo maravilhas onde cada um respeita o desenvolvimento do outro, mesmo que isso coloque em risco a expansão da indústria dele. Isso aqui eh um mundo capitalista, imperialista, onde se fazem GUERRAS pra defender interesses economicos. Nao da pra colocar num grafico isentao e falar “olha a poupanca devia ser maior e so por isso a coisa nao anda”. Ah, ja aprendi que nao eh por aí.
Exatamente! Essa é a ideologia do liberal. Passar uma idéia de "não ideológico". Ele analisa a realidade colocando variáveis históricas e politicas como se fossem parte de uma equação de baskhara e proclama o resultado como um bom liberal pseudo democrático.
A poupança agregada no Brasil é baixa porque o setor público é deficitário, o setor privado é superavitario...e a classe alta que tem mais renda, paga pouco proporcionalmente....reformar a tributação é urgente...e melhorar a qualidade do gasto público deve ser permanente.
Pra quem esta diretamente interessados neste propositos nacional convém também reiterar uma proposta de desenvolvimento econômico e social voltados para um programas habitacionais voltados para todos ;transportes para todos ; educação para todos;prioridades para intectuais voltados para este fim abrangendo carater com finalidades moral categórica indissolutos ;siriedades jornalísticas e veraracidades imparcial ; vorizacao da atividades intelectual nacionais; preservação do meio ambientes como proteção da fauna ,flora, recursos hídricas despoluição do ar e armazenamento do residuos sólidos. A construcao naval podem ser ampliadas com construção de navio maiores e em larga produção;descentralização da atividades produtiva industral favorecendo a industrialização das regiões Norte,Nordeste,Centro Oeste , reestruturação ferroviárias , rodoviarias , aeroportuária e interiorização do transporte aerios no territorios nacional. Investimento de 2,5 do PIB nacional em ciencia e tecnologia, ultilizacao da energia atomicas em pequenas escalas e favorecendo a industrialização nuclear inclusives para exportação de tecnologias nucrear .As fontes de energias renováveis e o principal fator de crescimentos economicos da qual necessitam de de invstimentos e consumos sao principal foco de atenção básicos essencial . Extinção de dívidas estatal e privatização das estatais para grupos nacionais cujo capital devem majoritariamente nacional e menor participação esternos . Crédito para a produção industrial através de investimento nos banco de creditos voltados para este fim . Atencao major aos empreendedores científicos técnicos.
Roncaglia chamar o Brasil de Neoliberal chega ao absurdo!! Nossa carga tributaria é um terror, os ricos pagam menos imposto que os pobres fora que o ranking de liberdade economica o Brasil tá na posição 143° de 179 paises
O cara é muito cínico... "Vejo muita flexibilidade", "de X anos, Y ficamos acima da meta", "o aumento do juros está funcionando para diminuir o pico" 🤦🏽
Algumas coisas que vcs falam eu pareço entender, outras não! Rsss Quando o Prof. Samuel joga somente o número da carga tributária no Brasil e diz que ela é alta. Eu me pergunto.. alta pra quem??? Prof. Samuel Deveria destrinchar isso, mesmo que rapidamente, pq até onde sei multimilionários e bilionários não são taxados como a maioria da população, correto? assim como pequenas e médias empresas tb há distorções. Não Seriam essas as maiores distorções? O Jose Paulo da como exemplo o quanto é taxado como PJ, e que se sente num país ultraliberal, e o prof. Samuel não fez comentário algum.
é desesperador ouvir o Samuel dizer que a sociedade brasileira ESCOLHEU não ter industria...sinceramente fico pensando se é desconhecimento, visão estreita da realidade, ideologia ou ma-fé mesmo...triste demais...
Estranho, Samuel (contra as) Pessoa(s) apelar para o respeito à decisão democrática do povo que escolheu não ter industrialização! Mas que diabos de povo é esse que escolhe também manter mais de 100 milhões de pessoas na pobreza e na falta de perspectiva? Esse povo não não o que pedir ao Papai Noel!
@@galeranifabio É óbvio que geopolítica tem a ver com tudo, mas a ideia que geopolítica vai forçar a gente a "imitar os usa" pra mim é um salto lógico bem grande.Parece uma desculpa pra falta de dados.
Esse é o problema de chamar esses liberais "cabeça de planilha" tipo esse Samuel... O cara me fala que "o brasil não é neoliberal" sendo que as benesses do Estado são para uma pequena parte da população! Outra "pérola" do nosso liberal "o regime de metas têm funcionado e quando não funcionou, a meta foi acima" oras...por causa dos preços administrados!!! Nada a ver com metas...não adianta ter metas. Cabeça de planilha !! O cara analisa os números por cima, puros, sem foco e visão de que parte da população recebe as tais benesses do Estado... É risível... Típico liberal preguiçoso e enviesado. "Ah! No mundo em desenvolvimento o Brasil tem carga tributária acima" Caralho, cabeça de planilha, quem paga? Como? O que é tributado? Quem recebe mais essas tais benesses? Cabeça de planilha influenciada pelo sistema financeiro, em certo sentido é pior que o bolsonaro ! É dose !!!!
O Brasil não é liberal mesmo. Isso sequer faz sentido. Kkkkk Esse é o problema dos liberais: Os caras têm números, não ficam apenas nesse lenga, lenga desenvolvimentista que ferrou o país.
Parabéns pela a iniciativa, mas devo admitir q tenho absoluto Asco pelo Samuel Pessoal . Esse cara é um dos maiores sofistas do país . O debate dele com o Elias Jabour onde ele diz q mais de 20 milhões de Brasileiro são descartáveis e não servem pra nada da bem a tônica do q é o Liberalismo q ele representa tão bem.
Ele não disse que as pessoas são descartáveis, mas que elas não encontram e não estão conseguindo dar utilidade e agregar valor na economia competititva, mas se tu preferir escutar que o mundo é doce e todo mundo é perfeito é melhor continuar escutando militante do PC do B mesmo.
Estraguei minha manhã de páscoa escutando esses LIBERAIS! 😡😡😡 Não tenho mais paciência com quem está fazendo o Brasil SANGRAR com MISÉRIA, DESEMPREGO E FOME! Acho que esse tal Samuel foi o mesmo que o Elias ficou possuído!
O Brasil é neoliberal? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda bem que temos impostos baixos, pouca burocracia e estamos no topo do ranking de liberdade econômica!
@@bruxo483 topo do ranking da liberdade econômica: fonte , tirei do meu rabo 🤣🤣🤣 o cara usa ranking não sei como é analisado de liberdade econômica 🤣🤣🤣
Kkkkkkkkkkkkkkkk como isso pode ser possível se um defende estado quase absoluto e o outro um menor possível? Quem está mais próximo do fascismo é o socialismo.
Samuel Pessoa é um que é pago pra falar merda na grande mídia. Respeito zero pelo defensor da tese que o crescimento chinês foi pelo "excesso de capitalismo".
@@emg7882 Existe defender idéias e produzir teses coerentes para isso. Agora ser pago pra defender teses absolutamente falsas e absurdas é outra coisa, ainda mais sabendo que essas teses são absolutamente espúrias.
@@erickfonseca2985Eu me referi a ele dizer que o Samuel é pago para ser liberal, sendo que este argumento se encaixa perfeitamente para os keynesianos que querem um estado mais poderoso.
O Mundo está de cabeça para baixo. Depois de veterano, virar fã de economista é o fim da picada. Sempre bacana ver e ouvir o André Roncaglia. Um salve a todos da bancada. 👏👏👏👏👏👏
É engraçado como o liberal assume q a sociedade decidiu X e Y... Qdo isso foi "debatido"? Haja naturalização...
Pois é… tô na mesma!!
Sempre tive interesse para entender o mínimo de economia mas justamente os canais independentes proporcionam isso!
Jornalões e grande mídia não propõem esse debate porque, por excelência, são empresas capitalistas!!
54:00 Perfeito Samuel, não somos dogmaticos, mas mandem evidências, dados, o que mudou nos planos das antigas políticas industriais para as novas que defendem, é muito difícil isso? Só pedir dinheiro e falar q tem q industrializar é mto pouco ou soa até como oportunismo pra gastar sem explicar pq, quais resultados práticos..
Outra coisa que o Samuel não pegou é o investimento público em P&D. Esse investimento é concentrado em 3 áreas basicamente: petróleo, mineração e agropecuária. São 3 setores da economia que transferem seus avanços para o exterior. O caso mais sinistro disso é a descoberta do pré-sal. A Petrobras descobriu a área petrolífera e está sendo dilapidada em distribuição em lucros e dividendos. Dinheiro público para servir outros países.
Vc sabia q cerca de 3% das receitas do petróleo são destinadas a investimento em pesquisa e educação para área, e q mesmo as petroliferas estrangeiras precisam dividir a extração com a União, além dos impostos q pagam?
@@nsilsilva5291 Menos aqui no país do teto de gastos.
@@alexandrefrias2147Você é contra o teto de gastos?
A título de informação: o Estado recebeu 62 bilhões em dividendos da Petrobras.
@@andrepeixoto23 e os outros quase 150 bilhões foi para o mercado financeiro.
Debate de altíssimo nível, parabéns. Samuel Pessoa é sempre muito acertivo na defesa de seus pontos de vista, sempre vale a pena ouvi-lo.
Debate sensacional, André. É do tipo que todo mundo sai ganhando.
O choque de ideias divergentes por pessoas realmente interessadas no desenvolvimento brasileiro tem que ser promovido com mais frequência!
Valeu Gabriel. Foi muito legal mesmo. Abraços
Vamos compartilhar GERAL!
Como combater sem armas e dominados; ideologicamente, simbolicamente, financeiramente e etc.. Além de estar todo o sistema nacional corrompido até a alma. Aqui temos uma Aporia.
Que ótimo debate. Parabéns André. A divulgação de conhecimento é uma causa nobre.
O momento histórico brasileiro requer análise de ideias. Não podemos incorrer nos mesmo (ou em novos) erros!
Somente nos CANAIS INDEPENDENTES ,
como esse !
temos debates desse
NIVEL ...
PARABENS
Muito bom ouvir essa conversa. O Samuel Pessoa é da banda liberal que merece sempre ser ouvida
Mais ou menos né, falou esses dias que abaixar muito o desemprego é ruim.
Cara. Sou muito fã do prof. André. A capacidade dele de transmitir conhecimento de forma tão clara é impressionante. Entrou na fila da eloquência dezenas de vezes certamente. A minha admiração por essas qualidades aumenta a cada vídeo (aula). Nós progressistas temos muita sorte em ter um comunicador com tamanha capacidade ao nosso lado. Obrigado professor.
Por um projeto de desenvolvimento, #PrefiroCiro
#PND urgente! #CiroPresidente
Urgente mesmo!!!!
Sempre bom saber sobre as visões técnicas que sejam minimamente enviesadas como do Samuel.
Um debate maravilhoso e de alto nivel. Alguns candidatos a Presidencia apresentaram essa mesma ideia de que a educacao somente fomentara bons empregos. Lendo o BidenNomics dos tropicos, o Pao nosso de CADA dia(Dowbor) e os Planos quinquenais da china e da coreia do Sul, entendo que sem um Projeto de curto, Medio e longo prazo, educacao por SI so com o "mercado" nao resolvera os problemas nacionais que SE aprofundaram com o Modelo neoliberal. Obrigado por compartilhar
Perfeito, Sidney 👏👏👏
Mas ninguém advoga por educação só com o Mercado. Vc criou um espantalho
@@thiagoalexandre8684 Basta olhar o sucateamento das universidades pelos fundos de investimento. Com Este Modelo economico neoliberal vamos ter muitos espantalhos no Sistema educacional privado, sem empregos disponiveis pq o mercado quer a educacao como um negocio. A mentalidade do cidadao Brasileiro precisa despertar
@@sidneysilva4855 Qual modelo econômico neoliberal? Tá delirando? A gnt tem imposto pra burro, um estado gigante, balofo intravecionista, mais de 400 estatais, quase 40% do PIB é sugado pelo estado e vc vem falar em modelo neoliberal??
Vai se tratar!
@@thiagoalexandre8684 a intoducao dessa economia que mencionei ja atravessa nossa historia a decadas modificcando gradualmente pela politica, Basta ver a constituicao como liberou geral aos bancos quando retiraram o artigo 192 transformando bancos em agiotas legalizadoas ganhando bilhoes.O neoliberalismo ajudando os pobres bancos a ficarem fortes as nossas custas. Sobre os impostos isso qualquer cidadao sabe que precisamos exigir um Modelo progressivo cobrando os Ricos e Menos os pobtes atraves do impostos indiretos que sufocam os pobres. Ha de facto uma deformacao tributaria que o povo pode pressionar qualquer governo para que isso mude
Infelizmente balofo estao os bilionarios aqui neste paraiso fiscal para eles. O Estado eh Mal gerido por pessoas incompetentes, demagogas, e desumanas como as que estao no Governo agora, eleitos pelo povo e depois cruzamos os bracos esperando o melhor. Porem profissionais publicos de carreira Sao competentes em diversos setores. Talvez sua falta de conhecimento desses setores faz voce pensar dessa forma confundindo Governo com Instituicoes de Estado.. Nao podemos dar de graca ao nmercado Estatais Estrategicss e fundamentais que construinos com nosso dinheiro. Nem os EUA que criaram esse Modelo neoliberal executam no Pais deles. Se voce nao ve isso melhor sair de tras da tela do PC e olhar o Mundo real. Talvez voce seja BILIONARIO mas se for Gente comum, Todo dia voce precisa de servicos do Estado para viver. Privatizando tudo com a economia magra como ESTA, so os balofos Ricos vao ganhar nessa terra arrasada. No fim tudo pode ser melhorado e destruindo o que temos o dando ao Mercado nao sera a resposta para nossas mazelas. Abs
Boa noite a todos
sempre aprendendo aqui
Aprendo muito no canal do professor e economista André Roncaglia.
Obrigado pelo trabalho, professor, por compartilhar conhecimento.
Parabéns
Grande André. Tenho preferência pela microeconomia. Mas gostei muito do debate. Espero que o canal cresça.
Isso que é uma conversa informativa!! 👏👏👏
Boa noite.
Bom debate, André
Excelente conteúdo. Obrigado
Fundamentais debates como esse. Agredecido.
Muito bom
Wow! Que debate magnifico!
Muito bom! Parabéns a todos os envolvidos!
Debate foi tão bom que quando eu vi o tempo já estava acabando... uma pena.. fico esperando a continuação.. partes 2, 3, 4, ....
Façam desse debate um programa!
"O Brasil que queremos!"
André, faltou rebater isso dele insistir que não há neoliberalismo
Ia tomar muito tempo. Optei por expor diferenças mais essenciais para o futuro, como a aceitação da necessidade de política industrial.
@@andreroncaglia entendi. Vlw por responder.
Não há mesmo.
O Brasil não é liberal nem liberal.
Kkkkkkkkkkkkk
O Brasil é uma das economias mais fechadas e burocráticas do mundo kkkkkkkkkk
Grande André
Debate em altíssimo nível
Eu sou uma exceção do que o Samuel diz. Graduei em engenharia civil e hoje trabalho numa ocupação que nem precisaria do ensino médio. Salário coerente com a ocupação.
@@perobusmaximus Qual é o seu pensamento sobre a minha não contratação?
@@ViaDuplaEngenharia Dos colegas que estudaram comigo na graduação, uns 50% nem mesmo trabalham com engenharia. Outros 30% até trabalham em engenharia, mas em áreas administrativas. Somente uns 20% trabalham diretamente com engenharia.
Mas tem um fator que tem peso grande nesses números: a qualidade da formação. Eu me formei em universidade privada reconhecida, mas a conclusão que tenho é que lá foi um grande escolão de ensino superior.
Passa todo mundo, enxuga o curriculum e depois vende pós-graduação para colocar a necessidade no aluno. É uma lógica perversa do mercado universitário, que foi potencializado pelo FIES.
Nem os formados pelo Ita conseguem trabalhar como engenheiros.
@Mad Toad Mas exatamente isso é o problema da sociedade atual. Tudo deve virar mercadoria. A educação segue o mesmo raciocínio. Porque uma universidade iria oferecer graduação de qualidade se ela precisa vender pós-graduação? Outra coisa, se for exigente o cliente, digo, o aluno vai embora e não gera receita.
@@thiagoferreiradeoliveira7893 concordo, as universidades particulares, na maioria preparam as pessoas somente para atender o mercado e vender fantasias, que é mercado dela mesmo.
Uma aula magna...
Samuel já privatizamos quase tudo porque o Brasil não dá certo Samuel? Porque. Porque não privatizou o suficiente.
Esse resposta é velha.
O Brasil é um dos países que mais tem estatais no continente americano!
Brasil nao tem nenhuma estatal que nao seja comum ate em paises como Singapura
Privatizar é parte do pacote. Não é o pacote inteiro. Nem longe disso.
Essa questão que o Samuel coloca da poupança privada como chave do desenvolvimento sempre fica sem resposta nos debates, com o Elias Jabour foi a mesma coisa. Sei que no material do pessoal desenvolvimentista isso é tratado, mas nos debates nunca dá tempo de reagir.
Ele nem mesmo tem o empenho de pesquisar contra-exemplos em sua fala. Alemanha e Japão estavam arrasados em 1945. Hoje são 3ª e 4ª potência econômica do mundo. Os dois países tinham e têm o que o Brasil nunca teve: capacidade científica e tecnológica.
É o modelo de crescimento neoclássico que ele usa. É o tipo de controvérsia difícil de se resolver. Os dados conseguem sustentar ambos os argumentos. A diferença é de metodologia e coml se conta a história.
@@andreroncaglia mesmo sendo dificil de se resolver, tem que ser debatido, pra isso que existem os debates, colocar contrapontos. Vocês tem que deixar mais claro nos debates porque discordam dos neoclassicos nesses pontos André. Isso ajuda na divulgação científica.
Gente, pelo amor de Deus, poupança não gera crescimento sustentado de longo prazo nem convergência de renda nos modelos "neoclássicos".
Essa é a própria conclusão de Solow no seu tratamento empírico da questão.
A questão é que a Coreia tem taxa de poupança e educação muito altas. Os modelos esperariam que eles ficassem mais ricos que o Brasil, mas não que convergissem à renda alta. Para isso teve crescimento de produtividade total dos fatores tb. Progresso técnico e eficiência alocativa.
Eu não concordo com a forma como o Samuel expõe os números. Ele simplesmente faz comparações descontextualizadas, propositalmente. O que 13% do Brasil e do Japão podem ser iguais? Além do mais, o Japão culturalmente não se para de trabalhar, mesmo após os 65 anos. A aposentadoria é uma possibilidade de ter uma renda para tirar umas férias de 15 dias nas florestas de Bornéu. Aposentadoria no Brasil após os 65 anos é a única fonte de renda na maior parte dos atendidos. E tem ainda a assimetria nos valores pagos. Judiciário, forças armadas e executivo federal têm salários e aposentadorias obesas.
Judiciário, executivo e as regalias do legislativo, nos níveis municipal, estadual e federal. E outra, a grande quantidade de municipios e consequentmente prefeituras que este tem, além a enorme quantidade de vereadores que este país produz a cada 4 anos. Vereadores que produzem pouco ou nada para a população e tem salários de, a depender do estado e municipio, 5, 7, 10, 15 e 20 mil reais. Isso é inconcebivel, inadmissivel e impensável em qualquer país sério e desenvolvido, por mais democrático e liberaleco que este país possa ser, muito menos na China ou no Irã ou em qualquer país asiático. Somente na America Latina que se ve isso, mais especificamente no Brasil.
O Samuel mudou muito seu entendimento sobre política de desenvolvimento industrial e a importância do estado no processo, desde a conversa com o Elias. Basicamente o Andre e ele convergiram em vários pontos. Só destaco, trabalhando em uma universidade pública no interior do nordeste, que as leis de incentivo á inovação foram bem vindas, mas não suficientes. Na minha visão prática, lidando com as empresas, de pequeno e grande porte, muitas não entendem essas leis, e não têm corpo jurídico pra acompanhar contratos. Muitas vezes o corpo técnico da Universidade faz esse papel. Outra coisa é a falta de visão, quando a empresa é S.A., com ações na bolsa. Já vi muitas vezes a equipe técnica da empresa mostrar viabilidade de p&d para diretoria, com resultados promissores, e a gestão nega o projeto, pq a empresa vai muito bem obrigada, num primeiro momento, e os acionistas não querem diminuir seus ganhos. Muito P&D só sai do papel com recurso público envolvendo empresas. Isso já falo de empresas com lucros da ordem de bi ano.
Excelentes observações. Obrigado 🙏
É o foco nos resultados de curto prazo por parte das empresas.
Acho que a indústria química do Brasil é a mais fácil de se tornar competitiva internacionalmente.
É uma delícia ouvir o Samuel Pessoa falar!
Para um PARASITA que tem pavor de trabalhar , vive PARASITANDO com especulação financeira deve ser bom mesmo. Tipo os BOLSONARISTA falam, se tu jogar uma carteira para um LIBERAL sai CORRENDO! Agora entendo porque falavam isso esses PARASITAS inverteram a lógica culpando os trabalhadores para eles especular ou ROUBAR o máximo do ESTADO sem produzir
Já eu gosto do debate...muito bom ver posições divergentes...
A tese recorrente do Samuel: "Taxa de poupança baixa desindustrializa um país". Só precisa explicar o que vem no meio. Eu tenho exemplos de países falidos que se reergueram em 20 anos. Alemanha Japão são a contra-tese. Dois países que não existiam em 1945 e que tornaram potência industrial mundial em 1960, sem insumos primários disponíveis internamente. O Brasil já tem sua "poupança" natural e prefere entregar para os outros se desenvolverem. É justamente isso que se fala em economia política. A Alemanha ou Japão não conseguem extrair do seu próprio subsolo suas necessidades industriais. E o Brasil não acredita que pode se transformar em potência. A gente tem tudo, menos a fé nas nossas capacidades tecnicas.
Samuel é super... Quem não sabe o que é sofisma acaba considerando a fala dele...
O ANDRE RONCAGHIA
é simplesmente
brilhantes .
O grande problema do Samuel em relação ao pensamento liberal é que ele é convicto da magia do sucesso; é geração espontânea da "ocupação". É um misticismo econômico. Ele fala que uma pessoa bem formada vai achar achar uma ocupação dentro do mercado capaz de trazer a (melhor) renda. Infelizmente isso é falso, é só olhar para o Brasil.
@@perobusmaximus Ele falou exatamente o que escrevi. Assista entre os minutos 28:00 e 28:20.
@@perobusmaximus vc confundiu o tempo. Começa em 28:00 e termina em 28:20 a fala das ocupações.
É como se bastasse alguém ser bom de futebol para ganhar uma copa do mundo. Mesmo que nascesse em Papua Nova Guiné.
Uma vez o Guedes foi comentar sobre a desindustrialização no Brasil e ele falou: somos liberais, mas não somos trouxas.
Fica só nas palavras mesmo, o bozo deu autorização para a Boeing levar a Embraer, fora o caso da avibras.
E mais acredito que ele acha que o povo e
Não é que o Samuel deu uma surra no André, apesar de parecer.
O que acontece é que o André é um militante, já o Samuel é um profissional da área. Tem bastante diferença.
Ahahahha, as surras nos deixam mais fortes.
@@andreroncaglia mais duas com o Samuel vc vira o Hulk!
Estou sentindo uma TRETA!
Nao temos mais nenhuma universidade de relevancia mundial. Ainda temos alguns bons polos, mas cada vez mais defasados. Nenhum pais é desenvolvido sem grandes Universidades.
O Samuel é muito bom!
O problema desse projeto desenvolvimentista novo é que é 90% igual o petista só que jurando que não vão roubar na mesma proporção mas aí tem que acreditar mto no líder, no Centrão, nas empreiteiras e empresas brasileiras que vão receber trilhões do estado pra bancar o desenvolvimentismo dele... Já houveram umas 10 tentativas desse projeto no país todas naufragaram mas tentam vender toda hora (eleição) como novidade....
"Tendo em vista os nossos fracassos - indústria naval, construção de plataformas e fábricas de microprocessadores - não se recomenda insistirmos em um caminho que sistematicamente não tem funcionado. Somente com a indústria naval foram três insucessos nos últimos 60 anos: nos 50, com JK; década de 70, com os militares; e, recentemente, com Lula e Dilma."
"Não há problema se as discordâncias no debate público ocorrem, pois uns desejam enfrentar o problema fiscal por meio de elevação de receita e outros de queda de gasto. Norberto Bobbio já mostrou que esse é o debate natural e necessário em sociedades democráticas.
O problema ocorre quando não aprendemos com os erros das decisões passadas. Não à toa, repetimos o fracasso da indústria naval nos anos 1950, nos anos 1970 e, agora, nos anos 2000. Em todos os casos, o resultado foi um monte de estaleiros quebrados e pesada conta para os contribuintes."
"Ciro e diversos analistas ligam a queda do investimento à operação LJ (lava-jato). No
mesmo momento, no entanto, diversos planos ambiciosos de investimento
apresentavam sinais claros de esgotamento. O motivo é que eram planos
que saíram muito caro, elevaram o endividamento das empresas, mas, por
serem mal-projetados e mal-executados, não geraram retorno, produzindo
esgotamento financeiro, o que inviabilizou novas rodadas de
endividamento para continuar o investimento.
No caso da Petrobrás, a relação da dívida com a geração de caixa atingiu
4,17 no segundo trimestre de 2014.40 Nenhuma petroleira consegue, nessas
condições, rolar sua dívida sem pagar elevados prêmios de risco. Quando o
endividamento chega a esse nível, há somente uma solução para a
empresa: reduzir o investimento e se desfazer de parte do patrimônio.
Assim, certamente parte da queda do investimento da Petrobrás deve ser
atribuída ao excesso de endividamento sobre a geração de caixa da
empresa e não à operação LJ.
O mesmo problema ocorreu com os estaleiros. Os projetos maturaram mal.
Esgotou-se a capacidade financeira das empresas e esgotou-se a
capacidade de o BNDES financiar, a juros extremamente subsidiados, a
construção de navios a custos muito maiores que a concorrência. Há
inúmeros casos como esse. Superestimar o papel da LJ como o maior
motivo da queda do investimento serve somente para minimizar os erros
do intervencionismo desastrado que vigorou desde 2007 até
aproximadamente 2014."
Respondendo ao Samuel, o problema tb está na mentalidade do empresariado brasileiro.
O exemplo da Rússia em vender o gás em rublos como uma âncora para o valor da moeda não seria uma boa solução para o Brasil? Aliando a isso uma expansão do mandato do banco central com o controle do desemprego e a solvência fiscal teríamos um meio termo que agradaria o mercado, população e governo.
A globalização a perigo …. As empresas formando grupos de trabalho para reorientar a produção aqui até esse governo vê isso. O tema é urgente mas deixar pro mercado sozinho resolver não vai dar.
Curioso q a tal economia política está por trás de tudo (ou sobredeterminando tudo, melhor dizendo) e pouco ou nada se diz a respeito dela, principalmente do senhor Samuel Pessoa, q só fica nas 'tecnicalidades'. Que falta um velho barbudo do séc XIX nos faz... Obrigado pelo debate!! Me fez ter certeza de q continuar estudando economia política é a chave mais eficiente pra entender essa sociabilidade q experenciamos e daí intervir sobre ela. Isso mesmo, liberais, INTERVIR! Podem espernear!! 😅😅😅
Tive oportunidade de trabalhar e conhecer empresas americana e alemã em suas sedes de origem. Os departamentos de pesquisa trabalham como se fosse uma extensão das Universidades, o problema é que aqui a maioria das empresas são estrangeiras e tem como objetivo, apenas remeter lucros para suas matrizes e não vão se ocupar em gerar patentes aqui e portanto, neste caso o Samuel tem razão " para que formar engenheiros e cientistas".
Concordo com vc, mas não acho que seja este o motivo desta fala do Samuel.
Sobre a indústria naval brasileira tem muito mais que “investimos e nao deu certo”. Num mundo onde reina o imperialismo (basta ver o assalto q sofremos na sobreania com relacao ao presal por exemplo), nao da pra desconsiderar as tentativas de suprimir as indústrias em paises perifericos por parte das grandes potencias. Nao gosto das analises do Samuel porque sao muito desconectadas da historia, e historia eh fundamental numa analise economica. Nao da pra assunir q eh o mundo maravilhas onde cada um respeita o desenvolvimento do outro, mesmo que isso coloque em risco a expansão da indústria dele. Isso aqui eh um mundo capitalista, imperialista, onde se fazem GUERRAS pra defender interesses economicos. Nao da pra colocar num grafico isentao e falar “olha a poupanca devia ser maior e so por isso a coisa nao anda”. Ah, ja aprendi que nao eh por aí.
Exatamente! Essa é a ideologia do liberal. Passar uma idéia de "não ideológico". Ele analisa a realidade colocando variáveis históricas e politicas como se fossem parte de uma equação de baskhara e proclama o resultado como um bom liberal pseudo democrático.
A poupança agregada no Brasil é baixa porque o setor público é deficitário, o setor privado é superavitario...e a classe alta que tem mais renda, paga pouco proporcionalmente....reformar a tributação é urgente...e melhorar a qualidade do gasto público deve ser permanente.
Pouco investimento também ocorre porque o setor financeiro recebe bem mais do que deveria por juros da dívida interna.
Tentativas se suprimir a indústria nacional??? Quais tentativas foram essas? Acho q vc tá é viajando...
O André possui tanto conhecimento, e o transmite de uma forma tão gentil! Adoro ouvi-lo.
Prefiro Ciro Gomes para Presidente para o bem do povo brasileiro 12
Só amigo ele não vê mais
Pra quem esta diretamente interessados neste propositos nacional convém também reiterar uma proposta de desenvolvimento econômico e social voltados para um programas habitacionais voltados para todos ;transportes para todos ; educação para todos;prioridades para intectuais voltados para este fim abrangendo carater com finalidades moral categórica indissolutos ;siriedades jornalísticas e veraracidades imparcial ; vorizacao da atividades intelectual nacionais; preservação do meio ambientes como proteção da fauna ,flora, recursos hídricas despoluição do ar e armazenamento do residuos sólidos. A construcao naval podem ser ampliadas com construção de navio maiores e em larga produção;descentralização da atividades produtiva industral favorecendo a industrialização das regiões Norte,Nordeste,Centro Oeste , reestruturação ferroviárias , rodoviarias , aeroportuária e interiorização do transporte aerios no territorios nacional. Investimento de 2,5 do PIB nacional em ciencia e tecnologia, ultilizacao da energia atomicas em pequenas escalas e favorecendo a industrialização nuclear inclusives para exportação de tecnologias nucrear .As fontes de energias renováveis e o principal fator de crescimentos economicos da qual necessitam de de invstimentos e consumos sao principal foco de atenção básicos essencial . Extinção de dívidas estatal e privatização das estatais para grupos nacionais cujo capital devem majoritariamente nacional e menor participação esternos . Crédito para a produção industrial através de investimento nos banco de creditos voltados para este fim . Atencao major aos empreendedores científicos técnicos.
Concordo com sua abordagem.
Que surra que o Samuel Pessoa deu no careca.
Roncaglia chamar o Brasil de Neoliberal chega ao absurdo!! Nossa carga tributaria é um terror, os ricos pagam menos imposto que os pobres fora que o ranking de liberdade economica o Brasil tá na posição 143° de 179 paises
Kkkkkkkk vai com calma, olha os impostos desses países com liberdade econômico e também a questão de estatais.
Brasil e neoliberal desde a colonização, menos na era vargas, e os impostos e devido as necessidades básicas, moradia, segurança, etc...
Índice de liberdade econômica kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não Samuel, o Brasil não investe de modo adequado em P&D!
Ouvir que "o Brasil gasta o que os outros países gastam", que "a gente já tem estrutura demais"... É dose, viu!
#CIROPRESIDENTE #CIRO12 #PREFIROCIRO 🌹🇧🇷🌹🇧🇷🌹🇧🇷🌹🇧🇷🌹🇧🇷🌹🇧🇷🌹🇧🇷🌹🇧🇷
Vai ter debate ou não ??
Debate pra mim é bate boca e porrada!!
O cara é muito cínico... "Vejo muita flexibilidade", "de X anos, Y ficamos acima da meta", "o aumento do juros está funcionando para diminuir o pico" 🤦🏽
porque ele é economista, não comentador de boteco
Precisamos eleger o Ciro!! É o único que pode iniciar esta guinada para o desenvolvimento baseado em educação e industrialização.
Foda
Algumas coisas que vcs falam eu pareço entender, outras não! Rsss
Quando o Prof. Samuel joga somente o número da carga tributária no Brasil e diz que ela é alta. Eu me pergunto.. alta pra quem???
Prof. Samuel Deveria destrinchar isso, mesmo que rapidamente, pq até onde sei multimilionários e bilionários não são taxados como a maioria da população, correto? assim como pequenas e médias empresas tb há distorções. Não Seriam essas as maiores distorções?
O Jose Paulo da como exemplo o quanto é taxado como PJ, e que se sente num país ultraliberal, e o prof. Samuel não fez comentário algum.
Alta em relação aos países em desenvolvimento.
O professor André Roncaglia é extremamente didático e eloquente. Parabéns. #PND urgente! #CiroPresidente
é desesperador ouvir o Samuel dizer que a sociedade brasileira ESCOLHEU não ter industria...sinceramente fico pensando se é desconhecimento, visão estreita da realidade, ideologia ou ma-fé mesmo...triste demais...
@Lucas Pereira desculpe mas sua premissa orçamentária é totalmente falsa…
Escolheu.
Estranho, Samuel (contra as) Pessoa(s) apelar para o respeito à decisão democrática do povo que escolheu não ter industrialização! Mas que diabos de povo é esse que escolhe também manter mais de 100 milhões de pessoas na pobreza e na falta de perspectiva? Esse povo não não o que pedir ao Papai Noel!
Muito bom!!! 👏👏👏
Comunismo ou barbárie! 👊
Ciro Gomes Presidente 12
Inteligente e competente o pronunciamento de André Roncaglia. Merece debate.
Obrigado, Ceci. 🙏
Samuel fala de outra coisa que ao seja essa tal poupança magica?
Irritante o Niilismo, metafísico!!! André.. não temos autonomia. Resumindo... Temos que enxergar a realidade.
Niilismo ou realismo?
meu deus, o cara desconsidera completamente a questão geopolítica a respeito dos fracassos de politica industrial??? É isso mesmo que eu entendi?
Não, isso aí é desculpinha.
@@rafaelcapuano8280 ta falando de que?
@@galeranifabio É óbvio que geopolítica tem a ver com tudo, mas a ideia que geopolítica vai forçar a gente a "imitar os usa" pra mim é um salto lógico bem grande.Parece uma desculpa pra falta de dados.
Esse é o problema de chamar esses liberais "cabeça de planilha" tipo esse Samuel...
O cara me fala que "o brasil não é neoliberal" sendo que as benesses do Estado são para uma pequena parte da população!
Outra "pérola" do nosso liberal "o regime de metas têm funcionado e quando não funcionou, a meta foi acima" oras...por causa dos preços administrados!!! Nada a ver com metas...não adianta ter metas. Cabeça de planilha !!
O cara analisa os números por cima, puros, sem foco e visão de que parte da população recebe as tais benesses do Estado...
É risível...
Típico liberal preguiçoso e enviesado. "Ah! No mundo em desenvolvimento o Brasil tem carga tributária acima" Caralho, cabeça de planilha, quem paga? Como? O que é tributado? Quem recebe mais essas tais benesses? Cabeça de planilha influenciada pelo sistema financeiro, em certo sentido é pior que o bolsonaro ! É dose !!!!
O Brasil não é liberal mesmo.
Isso sequer faz sentido.
Kkkkk Esse é o problema dos liberais:
Os caras têm números, não ficam apenas nesse lenga, lenga desenvolvimentista que ferrou o país.
Parabéns pela a iniciativa, mas devo admitir q tenho absoluto Asco pelo Samuel Pessoal .
Esse cara é um dos maiores sofistas do país .
O debate dele com o Elias Jabour onde ele diz q mais de 20 milhões de Brasileiro são descartáveis e não servem pra nada da bem a tônica do q é o Liberalismo q ele representa tão bem.
Ele não disse que as pessoas são descartáveis, mas que elas não encontram e não estão conseguindo dar utilidade e agregar valor na economia competititva, mas se tu preferir escutar que o mundo é doce e todo mundo é perfeito é melhor continuar escutando militante do PC do B mesmo.
Ai vc leva para um lado totalmente distorcido sobre o que ele disse.
Ele não disse isso.
Por que você entende de maneira tão distorcida?
Estraguei minha manhã de páscoa escutando esses LIBERAIS! 😡😡😡 Não tenho mais paciência com quem está fazendo o Brasil SANGRAR com MISÉRIA, DESEMPREGO E FOME! Acho que esse tal Samuel foi o mesmo que o Elias ficou possuído!
O Brasil é neoliberal? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda bem que temos impostos baixos, pouca burocracia e estamos no topo do ranking de liberdade econômica!
@@bruxo483 tu é burro a crédito ou débito? 🤣🤣🤣 Cara tu és tão idiota que está presenciando o NEOLIBERALISMO na sua essência e não sabe 🤣🤣🤣🤣
@@bruxo483 topo do ranking da liberdade econômica: fonte , tirei do meu rabo 🤣🤣🤣 o cara usa ranking não sei como é analisado de liberdade econômica 🤣🤣🤣
@@Kratos-jz9ojMeu comentário foi irônia ixpertinho 🤣
@@Kratos-jz9ojO Brasil ta colado com a Venezuela em questão de liberdade
o unico que defende um projeto nacional de desenvolvimento é ciro gomes, mudança no modelo economico e politico.
Só para lembrar , liberalismo neoliberalismo anda lado a lado com o FASCISMO...
Kkkkkkkkkkkkkkkk como isso pode ser possível se um defende estado quase absoluto e o outro um menor possível? Quem está mais próximo do fascismo é o socialismo.
Isso é mentira!
Na verdade, todos os governos fascistas adotaram medidas desenvolvimentistas.
Você deveria ler mais sobre o Liberalismo.
Samuel Pessoa é um que é pago pra falar merda na grande mídia.
Respeito zero pelo defensor da tese que o crescimento chinês foi pelo "excesso de capitalismo".
E os outros defendem as teses deles de graça?
@@emg7882 Existe defender idéias e produzir teses coerentes para isso.
Agora ser pago pra defender teses absolutamente falsas e absurdas é outra coisa, ainda mais sabendo que essas teses são absolutamente espúrias.
@@herrerasauro7429Fonte: Vozes da minha cabeça!
@@bruxo483 você usa parâmetro de "liberdade econômica " e vem falar de "vozes da minha cabeça " kkkkkkkkkk
@@erickfonseca2985Eu me referi a ele dizer que o Samuel é pago para ser liberal, sendo que este argumento se encaixa perfeitamente para os keynesianos que querem um estado mais poderoso.