Impressionante! Agora, imaginem as pessoas que trabalharam nesses projetos, ouvirem de alguns que tudo não passou de uma farça! Deve ser revoltante, heim!?
Esse foguete é simplesmente fantastico ! Já estive fazendo essa visita por duas vezes em Houston e pretendo voltar novamente só para rever o Saturno V e ver mais detalhes que por pura adrenalina nos passam despercebido! Ao lado dele existem todas as fotos das missões com seus astronautas! Inclusive a Apolo 13 que não finalizou sua missão, porém mostrou o que a tecnologia da epoca podia fazer para salvar vidas. Parabens pela lembrança do Projeto Apolo!
Lito, posta o vídeo e faz uma narração por cima. Não precisa ser uma dublagem, só explicando o que você teria explicado no áudio perdido. Antes ter acesso ao conteúdo com ressalvas do que não ter.
Saber números do Saturn V é uma coisa. Ver ele e ter noção do tamanho dá uma perspectiva do que podemos alcançar enquanto tivermos a motivação necessária.
Bom trabalho! Tenho 62 anos lembro do dia que o homem pousou na lua e só agora tenho uma noção mais clara sobre a missão appolo.Sou muito ligado em missões espaciais mas nunca tinha assistido algo que me mostrasse como tudo funcionou. OK
CAMPANHA PARA O PRÓXIMO VÍDEO!!! Muito bom a sua explicação, Lito. Vai ficar mais show ainda quando você fizer um vídeo: Aviões & Músicas X Aviões & Cia e Aviões & Músicas X Aviação Histórica. Imaginem os dois ícones da manutenção aeronáutica, e um Historiador especialista em aviação; esclarecendo as nossas dúvidas e curiosidades juntos num mesmo vídeo... Ah...vale lembrar que o Mano, tem que estar nessa também! Quem gostou dê um up!
com certeza curitimos seu vídeo lito com áudio ou não seu trabalho e sua força de vontade de ensinar algumas coisas para nós curiosos e impressionante . PARABENS !
Lito muito bacana a visita! As sugestões da galera de narrar o vídeo seria uma boa! Outra solução é retornar, pois tem muita coisa interessante para mostrar!!!! Outra coisa importante e triste: em agosto de 2003 um terrível acidente acabou na morte de vários cientistas brasileiros no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Isso representou um grande retrocesso para o Brasil em termos de pesquisas espaciais! Além, é claro, de diversos outros fatores... Por isso acho importante esse tipo de divulgação! Mais uma vez parabéns pelo canal!
Já visitei esse lugar 4 vezes e me espanto toda vez que entro aí. O tamanho desse foguete visto pessoalmente é algo inacreditável. E tem gente que jura que tudo é mentira.
Só uma correçãozinha lito, a gravidade da terra é aproximadamente 9.81m/s2, que é uma unidade de ACELERAÇÃO. Agora a VELOCIDADE de escape terra (google: earth escape velocity) é de 11,2km/s ou 40.320km/h, que é a velocidade que um corpo consegue ir em direção ao espaço aberto sem orbitar a terra. Correção 2: a torre de escape de emergência, que fica logo a frente do módulo de comando (aquela capsulazinha), ela pode ser acionada tanto em terra, quanto no ar até uma certa altitude antes dela ser ejetada, normalmente depois da karman line (fronteira fictícia entre o espaço e a terra). Também pode ser acionada caso o foguete saia fora de curso, falha de motores (com ou sem explosão) ou qqr tipo de pane...e esse tipo de coisa continua sendo usado até os dias atuais!! Olhe por exemplo o foguete soyuz russo, o único que ainda leva astronautas para a ISS.
Pois é, estranho ele ter dito isso e não ter corrigido... Corrigindo a sua correção: a velocidade de escape não é "a velocidade que um corpo consegue ir...", mas sim a mínima velocidade que um corpo precisa ter, na superfície da Terra, para vencer sua força de atração gravitacional e ir ao infinito e além.
Corrigindo sua correção. Se for levar em conta a exatidão ao ponto de corrigir o valor de 9,8 acrescentando o 9,81. Deve-se levar em conta a localização. A nivel do mar e a 45°, G=9,80665m/s.s
@@claudirbecher a velocidade de escape é a velocidade que o corpo precisa ter, na superfície da terra, e com sentido perpendicular a ela, para, desconsiderando o arraste com a atmosfera, o corpo conseguir se afastar de modo definitivo do planeta, sem a ação de outras forças, apenas gastando a energia cinética dessa alta velocidade. Mas no caso de um foguete, que dispõe uma aceleração em sentido contrário à gravidade, não é preciso atingir essa velocidade. Ele "só" precisa ter combustível e propulsão o suficiente para ter alguma velocidade que o permita se afastar da superfície até a gravidade se tornar muito fraca e tendendo a zero... Claro que é interessante que essa velocidade seja bastante alta afim de ficar o menor tempo possível sob ação mais forte da gravidade em menor altura. Mas acredito que essa velocidade não chegará a ser tão alta dentro da atmosfera. Isso pq seria muito complicado atingir uma aceleração tão alta para chegar rapidamente a essa velocidade e tb pq geraria um atrito tão forte com o ar, que destruiria a estrutura do Saturno V (reparem que ele não tem proteção térmica como as dos ônibus espacial)...
O Saturn V é maravilhoso. Com ou sem áudio o vídeo ficou muito bom. Dá para ouvir as informações e ter uma boa ideia do tamanho e da complexidade. Com certeza o Saturn V é uma das mais importantes contribuições da engenharia para a história da humanidade. Graças a ele o ser humano não só saiu da terra como pisou em solo extraterrestre. Impressionante. É impossível não olhar para isso e perceber como somos pequenos perante o universo.
Muito bom, Lito. Cabe acrescentar que o primeiro estágio usava querosene como combustível. Os segundo é terceiro estágios usavam hidrogênio líquido, e seus motores eram do mesmo tipo, o J-2.
Uma curiosidade é que a tecnologia utilizada no saturno V, começou a ser desenvolvida durante a segunda guerra com os foguetes V1 e V2, logo após o fim do conflito os aliados aproveitaram os conhecimentos de um dos engenheiros alemães que neste caso era Wernher Von Braun, o levaram para os Estados Unidos e desenvolveram o foguete.
Depois que foi dito que a terra e azul muitos avanços e conquistas já foram realizados com glorias e tristezas como a Challenger e nossos patriotas que tiveram suas vidas abreviadas em Alcântara. Como mostra no video tutoriando este sonho da humanidade em desvendar o espaço com um equipamento complexo e admirável feito com muita entrega e comprometimento. Valeu pelo video
Mr. Giordano o 480p da câmera n é ruim, o do RUclips que é, só que o ibere renderizou e upou no RUclips em 1080p, intt a qualidade do 480p ficou boa, mas são erros, bem loucos kkkk.
Não quero morrer antes de ir ao Cabo Canaveral para ver tudo isso ao vivo ! Sou fascinado pela aviação e tecnologia espacial ! Quando assisto a esses vídeos , tenho uma sensação indescritível !
jeferson fadanelli eles não voltavam sem propulsores,o módulo lunar soltava a parte de baixo e a parte de cima tinha um motor que entrava em órbita com a lua que na órbita iria acoplar com o módulo de controle que estava o Michael collins dps neil e Buzz passariam do módulo lunar para o módulo de controle e o módulo de controle que tinha um motor voltaria para a terra e quando chegasse a terra se desprenderia tudo é só ficaria o módulo de controle onde estavam os astronautas,dai esse módulo faria a reentrada na atmosfera da terra e pousaria no mar
caetano caramori A volta é bem mais simples, não precisa nem formar uma órbita com a terra, apenas fazer uma aceleração da Lua para ir em direção de colisão com a terra e pronto. não é muito tempo de queima dos motores para ajustar uma rota assim, então voltar é muito mais tranquilo...
+Leão Marinho *"como eles, saíram da superfície da Lua e alcançaram esse módulo ?"* O módulo lunar, que pousou na lua, era composto de duas metades. A metade inferior ficou na lua, servindo como base de lançamento para a metade superior que decolou de lá. Essa parte, com os astronautas, entrou em órbita da lua e se acoplou ao módulo de comando. Feito o acoplamento, os astronautas se transferiram para o módulo de comando, abandonaram o módulo lunar na órbita da lua e iniciaram a viagem de volta.
Lito, me tira uma dúvida por favor. Eu nunca entendi porque os lançamentos de espaçonaves são obrigatoriamente com tanta força bruta. Como voce mesmo mostrou no vídeo, 5 motores com mais de 1 milhão de libras de empuxo. Porque não se podem fazer lançamentos controlados com subidas graduais? Por exemplo, o Concorde voava a 67 mil pés e tinha pós queimadores como nos caças. Não seria menos "brutal" projetar uma espaçonave que fosse capaz de voar gradativamente até uma certa altitude e aproveitar a contra rotação da terra pra entrar em orbita? (aí sim, nesse ponto entraria algum tipo de propulsão mais forte)
Gostaria de ouvir de especialistas também! Mas se eu fosse chutar seria por conta das diferenças em escala das coisas. Uma altitude de 67k pés, ou 20km, apesar de alto é só no máximo uns 13% de Low Earth Orbit (entre 160km e 2000km), e ínfimo se comparar com a distância até a lua. A velocidade de cruzeiro do Concorde era 2158 km/h, que é muito rápido mas só uns 5% da velocidade de escape da Terra, que é cerca de 40320 km/h (ou 11.2km/s). Dessa forma, a economia de combustível para a missão toda seria mínima e ele continuaria pesando quase o mesmo. Sendo assim, fazer um voo tipo o Concorde, que por si só já era um desafio de engenharia, mas com uma de carga mais de 15 vezes seu peso máximo, seria tão difícil e caro que não compensaria as economias...
Na verdade a força bruta só é usada pra tirar a nave do chão e da atmosfera .. toda a potência é somente pra isso , retirar o peso e sair da atmosfera o mais rápido pra que o stress aerodinamico seja menor
Um dos problemas é que para fazer o que você chama de 'propulsão mais forte' seria necessário ter transportado todo o combustível até lá em cima (o que caso haja alguma dúvida seria muito difícil para um avião fazer). Mas em alguns casos dá para fazer o que você sugere (tanto que é feito)... Por exemplo o Pegasus, veja esse vídeo: ruclips.net/video/Bla3RsVia9A/видео.html
Não há outro meio de retirar da inércia toneladas de equipamento para a viagem à Lua. Nas missões rumo à Marte, estas serão feitas de modo diferente, onde o equipamento será montado em um espaçoporto na órbita da Terra, já que a nave terá que ser estupidamente grande.
Cara pra que vamos explorar algo que já está sendo explorado, em vez de dar foco e dinheiro em um tipo de pesquisa.... "Podemos" investir em outro tipo, como a aviação......
muito bom lito, fico impressionado com o quao a humanidade progrediu depois da segunda guerra ,foi a melhor geração que ja existiu na minha humilde opinião.
Que pena Lito..... mas valeu... deixa para próxima né .... adoraria ver um vídeo sobre isso ainda mais com vc explicando.... mas ta valendo.......Parabéns como sempre......
"Uma imagem diz mais que mil palavras" precisa não cara seus vídeos são ótimos, não é puxação de saco, acompanho seu canal desde 2010 ou 2011 por ai, mas parabéns pelo canal de grande utilidade pública.
Só esqueceu de mencionar que em todos os quatro cantos, existe um portão imenso que é protegido pelo et bilú, que esta montado em um chupa cabra biônico de 3 cabeças com poder de teletransporte, logo ele pode proteger os 4 cantos do planeta ao mesmo tempo. Só depois de passar por ele você chega nos dragões gigantes !
Os três andares do foguete, chamados S-IC (primeiro andar), S-II (segundo andar) e S-IVB (terceiro andar), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. O primeiro andar usava RP-1 ( Querosene Refinada ) como combustível, enquanto os segundo e terceiro usavam hidrogênio líquido.
Lito, sugestão e pedido! Coloca o vídeo, mesmo sem áudio completo...!? Nada nada, será só mais um vídeo de imagens no RUclips, Acredito q mtos likes serão dados, só pela intenção!!! rs Amplexos.:
Sim, sei disso. Minha curiosidade é saber como é recuperado todo o foguete, afinal, ele está ali exposto no museu. Se a cápsula com os cosmonautas volta para a Terra, como os módulos do foguete foram trazidos para o museu?
O que gostaria de entender mesmo é o procedimento. Por exemplo: primeiro módulo foi solto ainda na atmosfera e caiu no mar. Se recupera como isso? O módulo deve estar bem danificado e de difícil recuperação e conserto. E aqueles módulos que são liberados no espaço voltam como, já que deveriam ficar orbitando? Se tiver algum vídeo ou texto para indicar, agradeço. Abs.
Olá Lito, curto muito seu canal. Além de muito didático você transmite simpatia e conhecimento. Já devo ter visto uns 20 vídeos e todos impecáveis. Aqui, pela primeira vez (e você mesmo reconhece que foguete não é sua praia) você comeu uma bola. Aliás que eu não teria pego, se não estivesse lendo “How Apollo flew to the moon” de W. David. Woods. O Saturno não atingia a velocidade de escape da Terra no momento que ele acelerava para entrar na trajetória da Terra à Lua (TLI: Translunar injection), mas sim ampliava significativamente o apogeu da órbita em volta da Terra (veja página 127 do livro). Esta trajetória era calculada para que a Apollo “cruzasse”com a Lua e permitisse uma transição de uma órbita longa em volta da Terra, para um órbita em volta da Lua. Um pouco de reciprocidade em compartilhar conhecimento, como você faz aqui de forma tão legal. Algumas sugestões de temas para vídeos futuros: acidente do 777 em SFO, flutter, aviação experimental, pilotagem de teste, geometria variável, queda de raio em aviões, manutenções A, B, C, D, o que aconteceu com sua carreira depois que foi para a United, cálculo de CG de um avião de passageiros, o que um piloto precisa fazer do momento que chega no aeroporto até decolar, tipos de testes destrutivos que aviões passam durante o processo de certificação. Bem, por hoje terminei minha lista. Saudações aeronáuticas
+Ricardo Ekerman Exatamente! O voo entre a terra e a lua era na verdade uma órbita extremamente elíptica em torno da terra, com apogeu num ponto em que era possível entrar na órbita da lua. Pouca gente se dá conta desse fato. Também li o “How Apollo flew to the moon”. Recomendo também o "Digital Apollo - Human and Machine in Spaceflight" de David A. Mindell, que faz uma análise muito detalhada dos sistemas de controle, navegação e automação da Apollo.
Lito, assim como nos aviões, as gravações tem q ter redundância. Brincadeiras a parte, vídeo show! Parabéns.
7 лет назад
Muito bom vídeo, obrigado Lito! O ser humano sai da terra, vai até a Lua de atrevido que é! Diferente da aviação, esse troço não tem segurança nenhuma. Sempre digo que é como se prender em um buscapé gigante, ascender o pavio e esperar pelo melhor.
Mesmo fazendo muito tempo que esse vídeo foi gravado e publicado, pra mim está entre os melhores do Aviões e Músicas. É tão emocionante que quase nem se percebe a falta do áudio principal. Parabéns pelo excelente trabalho.
Esse motor do Saturn V, é o F1. É o motor de câmara única mais poderoso que já existiu e existe. Começou a ser desenvolvido em meados de 1955, pela Força Aérea Americana, para atingir o estado de arte em 1969, com a Apollo 11. Esse motor atinge na tubeira mais de 3k ºC, e é como todo o projeto Saturn V, uma obra de arte de engenharia, o estado da arte da engenharia em todos os seus ramos de especialização. É colossal em todos os aspectos. Seu mentor foi o engenheiro alemão Wernher von Braun, o criador dos mísseis V-2, da Alemanha Nazista, na segunda guerra mundial, 1939-1945. Em 1945, atingindo regularmente 200 km de altitude, o foguete V-2, passa a ser o primeiro foguete a ultrapassar o "limite oficial do espaço", 100 km de apogeu.
Grande viagem aos primórdios das viagens ao espaço. Como a electronica rudimentar, alguns fracassos no inicio. Pena o som tenha falhado . Não fazia a menor ideia do peso. Valeu a pena. PARABÉNS.
DEMAIS!! PARABÉNS PELO VIDEO!! O sonho de todo entusiasta por tecnologia de avião. e aeroespacial!! Tem um vídeo quando o Ibere tenorio foi ai tbem!! Muito mAssa!!
O privilégio de estar neste local é para poucos. Aqueles que estudaram o veículo no papel e amam esta história .poucos terão esta sorte de estarem diante desta construção...
Fui em Houston e na NASA e posso afirmar que é emocionante entrar nesse galpão. Muito legal.
Eu era a réplica do foguete
@@Sal89023 eu era a chave de fenda que te desmontava
@VIDEOS SERIES FILMES ALEATORIOS Eu sei tipo o ticket pra entrar no park e 50 dólares bem baratin
Impressionante! Agora, imaginem as pessoas que trabalharam nesses projetos, ouvirem de alguns que tudo não passou de uma farça! Deve ser revoltante, heim!?
Fernando Albuquerque
pois é. difícil mentir assim pra mais de 400 mil pessoas
@@ThiagoNunesRS TERRA PLANA SÃO AS MINHAS DUAS BOLAS
os conspiradores ficam malucos
@@CassioExtremo as minhas tambpem mano
@@CassioExtremo minhas bolas são planas kkkk
mesmo com áudio ruim, é um dos melhores vídeos do canal, foi realmente impressionante!
Marcos Kligman E por isso que todos deveriam ter a oportunidade de visitar algo como esse lugar pois são incríveis.
olha o sheila por aqui! ahaahahhahaa :P
E ai tabacudo, heuehueh tu por aqui em
Esse foguete é simplesmente fantastico ! Já estive fazendo essa visita por duas vezes em Houston e pretendo voltar novamente só para rever o Saturno V e ver mais detalhes que por pura adrenalina nos passam despercebido! Ao lado dele existem todas as fotos das missões com seus astronautas! Inclusive a Apolo 13 que não finalizou sua missão, porém mostrou o que a tecnologia da epoca podia fazer para salvar vidas. Parabens pela lembrança do Projeto Apolo!
Lito, não perca o outro vídeo! Faça uma narração em cima dele e nos apresente. Abraço!
Eu visitei Houston, Cabo Canaveral e Huntsville. Cada um com uma funcao. Mas visitei o museu de todos eles. Amo!
Lito, posta o vídeo e faz uma narração por cima. Não precisa ser uma dublagem, só explicando o que você teria explicado no áudio perdido. Antes ter acesso ao conteúdo com ressalvas do que não ter.
o vídeo do jumbo
Snowlion, Eu ia sugerir quase a mesma coisa. coloca uma música"boa"😂, e posta o resto do filme
Ia escrever a mesma coisa kkk abrç
Eu apoio ;)
idem.
coloca o do jumbo com narração mesmo
Sensacional...!!! Difícil imaginar tanta tecnologia naquela época!
simplesmente inacreditável que maquina maravilhosa, obrigado lito por mostras essa imagens fantásticas sucesso merece likes (y)
Saber números do Saturn V é uma coisa. Ver ele e ter noção do tamanho dá uma perspectiva do que podemos alcançar enquanto tivermos a motivação necessária.
Bom trabalho! Tenho 62 anos lembro do dia que o homem pousou na lua e só agora tenho uma noção mais clara sobre a missão appolo.Sou muito ligado em missões espaciais mas nunca tinha assistido algo que me mostrasse como tudo funcionou. OK
Impressionante a grandeza disso tudo. Show de bola.
Lito, mesmo com problema de áudio, tá ótimo, parabéns.
Fascinante! Esse foguete é monstruosamente lindo.
CAMPANHA PARA O PRÓXIMO VÍDEO!!! Muito bom a sua explicação, Lito. Vai ficar mais show ainda quando você fizer um vídeo: Aviões & Músicas X Aviões & Cia e Aviões & Músicas X Aviação Histórica. Imaginem os dois ícones da manutenção aeronáutica, e um Historiador especialista em aviação; esclarecendo as nossas dúvidas e curiosidades juntos num mesmo vídeo... Ah...vale lembrar que o Mano, tem que estar nessa também! Quem gostou dê um up!
com certeza curitimos seu vídeo lito com áudio ou não seu trabalho e sua força de vontade de ensinar algumas coisas para nós curiosos e impressionante . PARABENS !
Lito muito bacana a visita! As sugestões da galera de narrar o vídeo seria uma boa! Outra solução é retornar, pois tem muita coisa interessante para mostrar!!!!
Outra coisa importante e triste: em agosto de 2003 um terrível acidente acabou na morte de vários cientistas brasileiros no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Isso representou um grande retrocesso para o Brasil em termos de pesquisas espaciais! Além, é claro, de diversos outros fatores... Por isso acho importante esse tipo de divulgação! Mais uma vez parabéns pelo canal!
Já visitei esse lugar 4 vezes e me espanto toda vez que entro aí. O tamanho desse foguete visto pessoalmente é algo inacreditável. E tem gente que jura que tudo é mentira.
"O subdesenvolvimento brasileiro é coisa para profissional."
(Frase atribuída a Nelson Rodrigues)
Também, com sucessivas constituições que inibe a capacidade criativa do povo brasileiro, realmente não há como sair do atraso! 5:47
Só uma correçãozinha lito, a gravidade da terra é aproximadamente 9.81m/s2, que é uma unidade de ACELERAÇÃO. Agora a VELOCIDADE de escape terra (google: earth escape velocity) é de 11,2km/s ou 40.320km/h, que é a velocidade que um corpo consegue ir em direção ao espaço aberto sem orbitar a terra.
Correção 2: a torre de escape de emergência, que fica logo a frente do módulo de comando (aquela capsulazinha), ela pode ser acionada tanto em terra, quanto no ar até uma certa altitude antes dela ser ejetada, normalmente depois da karman line (fronteira fictícia entre o espaço e a terra). Também pode ser acionada caso o foguete saia fora de curso, falha de motores (com ou sem explosão) ou qqr tipo de pane...e esse tipo de coisa continua sendo usado até os dias atuais!! Olhe por exemplo o foguete soyuz russo, o único que ainda leva astronautas para a ISS.
Pois é, estranho ele ter dito isso e não ter corrigido... Corrigindo a sua correção: a velocidade de escape não é "a velocidade que um corpo consegue ir...", mas sim a mínima velocidade que um corpo precisa ter, na superfície da Terra, para vencer sua força de atração gravitacional e ir ao infinito e além.
corrigindo a tua correção que corrigiu a correção anterior, o palmeiraaz não tem mundial
Corrigindo sua correção. Se for levar em conta a exatidão ao ponto de corrigir o valor de 9,8 acrescentando o 9,81. Deve-se levar em conta a localização. A nivel do mar e a 45°, G=9,80665m/s.s
@@claudirbecher a velocidade de escape é a velocidade que o corpo precisa ter, na superfície da terra, e com sentido perpendicular a ela, para, desconsiderando o arraste com a atmosfera, o corpo conseguir se afastar de modo definitivo do planeta, sem a ação de outras forças, apenas gastando a energia cinética dessa alta velocidade.
Mas no caso de um foguete, que dispõe uma aceleração em sentido contrário à gravidade, não é preciso atingir essa velocidade. Ele "só" precisa ter combustível e propulsão o suficiente para ter alguma velocidade que o permita se afastar da superfície até a gravidade se tornar muito fraca e tendendo a zero...
Claro que é interessante que essa velocidade seja bastante alta afim de ficar o menor tempo possível sob ação mais forte da gravidade em menor altura. Mas acredito que essa velocidade não chegará a ser tão alta dentro da atmosfera. Isso pq seria muito complicado atingir uma aceleração tão alta para chegar rapidamente a essa velocidade e tb pq geraria um atrito tão forte com o ar, que destruiria a estrutura do Saturno V (reparem que ele não tem proteção térmica como as dos ônibus espacial)...
@@RCC8989 boa
O Saturn V é maravilhoso. Com ou sem áudio o vídeo ficou muito bom. Dá para ouvir as informações e ter uma boa ideia do tamanho e da complexidade. Com certeza o Saturn V é uma das mais importantes contribuições da engenharia para a história da humanidade. Graças a ele o ser humano não só saiu da terra como pisou em solo extraterrestre. Impressionante. É impossível não olhar para isso e perceber como somos pequenos perante o universo.
Ótimo vídeo Lito, graças a redundância ainda tivemos um áudio bem interessante rsrs. Grande abraço.
do que o ser humano é capaz, fico impressionado. admiro muito tudo isso.
Muito bom, Lito. Cabe acrescentar que o primeiro estágio usava querosene como combustível. Os segundo é terceiro estágios usavam hidrogênio líquido, e seus motores eram do mesmo tipo, o J-2.
Este passeio é imperdível. Quem viu de perto este foguete jamais esquecerá desta corajosa equipe que desafiou os riscos e conseguiu posar na Lua.
Uma curiosidade é que a tecnologia utilizada no saturno V, começou a ser desenvolvida durante a segunda guerra com os foguetes V1 e V2, logo após o fim do conflito os aliados aproveitaram os conhecimentos de um dos engenheiros alemães que neste caso era Wernher Von Braun, o levaram para os Estados Unidos e desenvolveram o foguete.
Verdade. Pena que ela. Esqueceu esse detalhe. Parabéns pra você 👏👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍👍
apesar dos problemas, valeu a pena cada minuto ... valeu mesmo pelo vídeo. Parabéns
Lito, a velocidade de escape na terra é 11.2km/s . 9.8m/s2 e a aceleração da gravidade aqui na terra. Excelente video!!
=28,000k/h
Depois que foi dito que a terra e azul muitos avanços e conquistas já foram realizados com glorias e tristezas como a Challenger e nossos patriotas que tiveram suas vidas abreviadas em Alcântara. Como mostra no video tutoriando este sonho da humanidade em desvendar o espaço com um equipamento complexo e admirável feito com muita entrega e comprometimento. Valeu pelo video
Interessante.
chegou minhas camisas Aviões e Músicas, muito boas, recomendo.
Obrigado!
@@avioesemusicas aliás qual é o nome dessa musica,eu gostei muito!!!
Vídeo muito legal.
As vezes o improviso sai muito bem e as vezes até melhor.
quando ele falo que vamos ver o saturno 5 de perto, já minimizei e dei like
euheeuhehue
Como se dá like com a janela minimizada?
Canal está de parabéns Lito.....áudio não é problema quando o cara sabe explicar sobre tudo....sou ligadaço em aviação....
carai, qndo o ibere foi praí, ele esqueceu a câmera em 480p, agr o Lito vai e o microfone era o errado kkkkkk
vai ver é a emoção de estar lá kkkkkkkkk
Mr. Giordano o 480p da câmera n é ruim, o do RUclips que é, só que o ibere renderizou e upou no RUclips em 1080p, intt a qualidade do 480p ficou boa, mas são erros, bem loucos kkkk.
valeu o esforço Lito deu pra ver muito bem ..incrível a complexidade de tudo..e nois só pra vária anos luz atrás em tecnologia aeroespacial.
Like só por falar do KSP hahah :D
Jebediah!
Brendo Costa Pudiiiiiim! Subrosaaaaaa
same,men kkk
Da qui a pouco vai ser SR2
é um jogo tipo KSP so q sem os kerbals
Marcos Eduardo Castro Como é o nome inteiro? SR deve ser abreviação. Me interessei pelo jogo.
Nossa, sem palavras para o video, de verdade... sensacional!!!
pega o vídeo do jumbo e faz comentários em off
Não quero morrer antes de ir ao Cabo Canaveral para ver tudo isso ao vivo ! Sou fascinado pela aviação e tecnologia espacial ! Quando assisto a esses vídeos , tenho uma sensação indescritível !
quem ama KSP (Kerbal Space Program) da like ;)
euuu
Pra mim é o melhor jogo do UNIVERSO
Tem o simolerocksts 2 que dá pra manipular, fazer o foguete da forma que você quiser, extremamente realista.
Vou voltar a jogar kerbal, bateu uma saudade.
Encher de mods e já era.
É de cair o queixo. Coitadinhos de nós! Excelente ideia esse tema!
como que voltaram da lua para terra sem propulsores?
jeferson fadanelli eles não voltavam sem propulsores,o módulo lunar soltava a parte de baixo e a parte de cima tinha um motor que entrava em órbita com a lua que na órbita iria acoplar com o módulo de controle que estava o Michael collins dps neil e Buzz passariam do módulo lunar para o módulo de controle e o módulo de controle que tinha um motor voltaria para a terra e quando chegasse a terra se desprenderia tudo é só ficaria o módulo de controle onde estavam os astronautas,dai esse módulo faria a reentrada na atmosfera da terra e pousaria no mar
caetano caramori A volta é bem mais simples, não precisa nem formar uma órbita com a terra, apenas fazer uma aceleração da Lua para ir em direção de colisão com a terra e pronto. não é muito tempo de queima dos motores para ajustar uma rota assim, então voltar é muito mais tranquilo...
tu acredita mesmo nessas coisas? tem coisas oculta por ai.
Só nao podia cair na União Soviética kkkkkkkkkk
+Leão Marinho
*"como eles, saíram da superfície da Lua e alcançaram esse módulo ?"*
O módulo lunar, que pousou na lua, era composto de duas metades. A metade inferior ficou na lua, servindo como base de lançamento para a metade superior que decolou de lá. Essa parte, com os astronautas, entrou em órbita da lua e se acoplou ao módulo de comando. Feito o acoplamento, os astronautas se transferiram para o módulo de comando, abandonaram o módulo lunar na órbita da lua e iniciaram a viagem de volta.
Eu ja gostava de aviões mais depois que conheci o canal passei a gosta mais ainda
Lito, me tira uma dúvida por favor. Eu nunca entendi porque os lançamentos de espaçonaves são obrigatoriamente com tanta força bruta. Como voce mesmo mostrou no vídeo, 5 motores com mais de 1 milhão de libras de empuxo. Porque não se podem fazer lançamentos controlados com subidas graduais? Por exemplo, o Concorde voava a 67 mil pés e tinha pós queimadores como nos caças. Não seria menos "brutal" projetar uma espaçonave que fosse capaz de voar gradativamente até uma certa altitude e aproveitar a contra rotação da terra pra entrar em orbita? (aí sim, nesse ponto entraria algum tipo de propulsão mais forte)
Gostaria de ouvir de especialistas também! Mas se eu fosse chutar seria por conta das diferenças em escala das coisas. Uma altitude de 67k pés, ou 20km, apesar de alto é só no máximo uns 13% de Low Earth Orbit (entre 160km e 2000km), e ínfimo se comparar com a distância até a lua. A velocidade de cruzeiro do Concorde era 2158 km/h, que é muito rápido mas só uns 5% da velocidade de escape da Terra, que é cerca de 40320 km/h (ou 11.2km/s). Dessa forma, a economia de combustível para a missão toda seria mínima e ele continuaria pesando quase o mesmo. Sendo assim, fazer um voo tipo o Concorde, que por si só já era um desafio de engenharia, mas com uma de carga mais de 15 vezes seu peso máximo, seria tão difícil e caro que não compensaria as economias...
Na verdade a força bruta só é usada pra tirar a nave do chão e da atmosfera .. toda a potência é somente pra isso , retirar o peso e sair da atmosfera o mais rápido pra que o stress aerodinamico seja menor
O vídeo de hoje é exatamente sobre isso!! :-D
Um dos problemas é que para fazer o que você chama de 'propulsão mais forte' seria necessário ter transportado todo o combustível até lá em cima (o que caso haja alguma dúvida seria muito difícil para um avião fazer). Mas em alguns casos dá para fazer o que você sugere (tanto que é feito)... Por exemplo o Pegasus, veja esse vídeo: ruclips.net/video/Bla3RsVia9A/видео.html
Não há outro meio de retirar da inércia toneladas de equipamento para a viagem à Lua. Nas missões rumo à Marte, estas serão feitas de modo diferente, onde o equipamento será montado em um espaçoporto na órbita da Terra, já que a nave terá que ser estupidamente grande.
Caramba, é espetacular! Eu não imaginava a dimensão dessa belezinha, incrível.
"Imagina a quantidade de cálculo que tem que ser feita..." Se dependesse de mim um trem desse nunca sairia do chão
rebeca santos - acho que não imagina. A programação da nave Apollo 11 ocupava 33 caixas de papel continuo de 122 linhas .
LIto... vc é o cara! Até nas "falhas técnicas' seus vídeos são ótimos!
Deveria ter feito dublagem, ficaria bizzaro mas nós (seus fãs) assistiríamos você até com a voz do Pato Donald!
Esse é sem dúvidas na minha opinião, o melhor vídeo de todoooooooos!!!!
Brasil em 2017 nao sonha ter uma tecnologia de 1967 dos EUA. Triste nosso atraso de desenvolvimento tecnologico.
Cara pra que vamos explorar algo que já está sendo explorado, em vez de dar foco e dinheiro em um tipo de pesquisa.... "Podemos" investir em outro tipo, como a aviação......
@@SKULLPLAYERbr O problema é que não é investido em basicamente nada.
Foi engenheiros Alemães que fizeram, americano não tem cabeça pra isso...
@@AndreSilva-yg4vy sim, americano realmente é meio burro
@@alessandradasilva3979 Faz melhor então
No ano 2000 eu e minha família estivemos aí no Cabo Canaveral é impressionante visitar todos os galpões.
só uma correçãozinha :)
velocidade de escape é 11 m/s
Aceleração da gravidade é 9,8 m/s ^ 2
José Inácio Coelho
a velocidade necessária para escapar da gravidade terrestre é 11,2 km/s ou 40320 km/h
tá bom )
arredondei e deixei o Lito preso na estratosfera!! XD
muito bom lito, fico impressionado com o quao a humanidade progrediu depois da segunda guerra ,foi a melhor geração que ja existiu na minha humilde opinião.
Grava um audio separado comentando mais ou menos o que tinha comentado lá na hora, joga por cima e já era.
Que pena Lito..... mas valeu... deixa para próxima né .... adoraria ver um vídeo sobre isso ainda mais com vc explicando.... mas ta valendo.......Parabéns como sempre......
O youtube me manda notificação 215 dias depois que o vídeo sai...assim não youtube!!! Muito bom o vídeo Lito!! =)
Puta merda meu irmão. Recebi esta notificação quase agora também kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Julião F sim sim, só que foi postado bem cedo e eu recebi bem mais tarde, sacou?
eu tbm kkkkk
Thebr king 'kkkkkkkkkkkkkk tb
Thebr king Ue mas é vídeo novo
"Uma imagem diz mais que mil palavras" precisa não cara seus vídeos são ótimos, não é puxação de saco, acompanho seu canal desde 2010 ou 2011 por ai, mas parabéns pelo canal de grande utilidade pública.
Opaaa eu vi esse bichão lá no Cape Canaveral... é giganesco é impressionante ...
Gabriel - eu ajudei a construir o computador (3) que o guiou no espaço..... é gigantesco é impressionante
mesmo assim valeu lito eu e meu filho ficamos ansiosos esperando sair videos novos PARABENS E SUCESSO
A Terra não é redonda e nem plana, ela é quadrada, e no final tem uns dragões gigantes!
Só esqueceu de mencionar que em todos os quatro cantos, existe um portão imenso que é protegido pelo et bilú, que esta montado em um chupa cabra biônico de 3 cabeças com poder de teletransporte, logo ele pode proteger os 4 cantos do planeta ao mesmo tempo. Só depois de passar por ele você chega nos dragões gigantes !
E a lua também é quadrada e vivemos no mundo de LEGO.
Tem muita gente vivendo no mundo da LUA kkkkkkk
José Pontes Procure saber sobre A Operação Fishbow
Kerbin é plano.
Fantástico Lito, isso faz a gente pensar que somos capazes de coisas incríveis. Valeu, 👍👍👍, nota 💯
Lito qual combustível era ultilizado ?
Guilherme Tavares poliprolentes. é combustível dos foguete
obrigada, eu nem sabia
Os três andares do foguete, chamados S-IC (primeiro andar), S-II (segundo andar) e S-IVB (terceiro andar), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. O primeiro andar usava RP-1 ( Querosene Refinada ) como combustível, enquanto os segundo e terceiro usavam hidrogênio líquido.
rjsimonetti vlw mano agora eu entendi obg
Valeu Lito ,imagino que esta viagem você adorou , e sobre o vídeo , deu pra escutar blz!!!
Lito, sugestão e pedido! Coloca o vídeo, mesmo sem áudio completo...!? Nada nada, será só mais um vídeo de imagens no RUclips, Acredito q mtos likes serão dados, só pela intenção!!! rs Amplexos.:
Lito. as imagens mostradas retratam um momento importante do homem na conquista do espaço, gostei muito do video e da narração kkkk parabéns
Como são recuperados esses foguetes depois do uso?
Herik Franco ele falou que só o modulo voltava
Sim, sei disso. Minha curiosidade é saber como é recuperado todo o foguete, afinal, ele está ali exposto no museu. Se a cápsula com os cosmonautas volta para a Terra, como os módulos do foguete foram trazidos para o museu?
Esses estágios vão caindo, eles não se perdem no espaço.
O que gostaria de entender mesmo é o procedimento. Por exemplo: primeiro módulo foi solto ainda na atmosfera e caiu no mar. Se recupera como isso? O módulo deve estar bem danificado e de difícil recuperação e conserto. E aqueles módulos que são liberados no espaço voltam como, já que deveriam ficar orbitando? Se tiver algum vídeo ou texto para indicar, agradeço. Abs.
foguete de teste,estrutura,motor do projeto Apollo
Fascinante, creio que um dos melhores vídeos do canal.
Podia ter Dublado Lito
Quem gosta desse assunto, tem que assistir o filme "O PRIMEIRO HOMEM", conta como foi pancada a corrida espacial para levar o homem a lua
aeeeeee Lito ansioso para o vídeo novo
Show de bola! Obrigado por nos proporcionar experiências como essa... Abraços!
like antes de ver... só por aqui!
parabéns pelo empenho em nos trazer tantas informações
sucesso sempre
Esse foguete não é bolsonaro. Mais é o mito de todos os tempos
Foda de mais!!
Lito mesmo com áudio defasado ficou show de bola teu esforço em mostrar mais está conquista da humanidade no vasto espaço lá atrás! Forte abraço!
Lito porque vc não é piloto?
por que é muito caro pra poder tirar a "carteira" de avião
Assista o draw my life só da uma procurada ai no canal pra saber. Vale a pena
Só mecânica! Ele já pilotou parece que uns teco teco,mas só por entretenimento
Que pergunta cara mericia ban do canal
Boaaaaa Lito, independente da qualidade o que mais importa é a informação, sempre muito grato pelos seus Trabalhos!
Joinha pelo esforço para aproveitar o que deu!!!
Lito, seus vídeos mesmo sem áudio, é uma grande aula sobre aviação. Desconheço pessoas que têm esse talento no RUclips.
acho bem legais as historias contadas por lito...................
Olá Lito, curto muito seu canal. Além de muito didático você transmite simpatia e conhecimento. Já devo ter visto uns 20 vídeos e todos impecáveis. Aqui, pela primeira vez (e você mesmo reconhece que foguete não é sua praia) você comeu uma bola. Aliás que eu não teria pego, se não estivesse lendo “How Apollo flew to the moon” de W. David. Woods. O Saturno não atingia a velocidade de escape da Terra no momento que ele acelerava para entrar na trajetória da Terra à Lua (TLI: Translunar injection), mas sim ampliava significativamente o apogeu da órbita em volta da Terra (veja página 127 do livro). Esta trajetória era calculada para que a Apollo “cruzasse”com a Lua e permitisse uma transição de uma órbita longa em volta da Terra, para um órbita em volta da Lua. Um pouco de reciprocidade em compartilhar conhecimento, como você faz aqui de forma tão legal. Algumas sugestões de temas para vídeos futuros: acidente do 777 em SFO, flutter, aviação experimental, pilotagem de teste, geometria variável, queda de raio em aviões, manutenções A, B, C, D, o que aconteceu com sua carreira depois que foi para a United, cálculo de CG de um avião de passageiros, o que um piloto precisa fazer do momento que chega no aeroporto até decolar, tipos de testes destrutivos que aviões passam durante o processo de certificação. Bem, por hoje terminei minha lista. Saudações aeronáuticas
+Ricardo Ekerman
Exatamente! O voo entre a terra e a lua era na verdade uma órbita extremamente elíptica em torno da terra, com apogeu num ponto em que era possível entrar na órbita da lua. Pouca gente se dá conta desse fato. Também li o “How Apollo flew to the moon”. Recomendo também o "Digital Apollo - Human and Machine in Spaceflight" de David A. Mindell, que faz uma análise muito detalhada dos sistemas de controle, navegação e automação da Apollo.
Imagino para quem desenvolveu trabalhos neste projeto, abraços no coração meu amigo Lito !!
Ficou muito legal. E essa música no fundo tá show!
Lito, assim como nos aviões, as gravações tem q ter redundância. Brincadeiras a parte, vídeo show! Parabéns.
Muito bom vídeo, obrigado Lito!
O ser humano sai da terra, vai até a Lua de atrevido que é! Diferente da aviação, esse troço não tem segurança nenhuma. Sempre digo que é como se prender em um buscapé gigante, ascender o pavio e esperar pelo melhor.
Mesmo fazendo muito tempo que esse vídeo foi gravado e publicado, pra mim está entre os melhores do Aviões e Músicas.
É tão emocionante que quase nem se percebe a falta do áudio principal.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Esse motor do Saturn V, é o F1.
É o motor de câmara única mais poderoso que já existiu e existe.
Começou a ser desenvolvido em meados de 1955, pela Força Aérea Americana, para atingir o estado de arte em 1969, com a Apollo 11.
Esse motor atinge na tubeira mais de 3k ºC, e é como todo o projeto Saturn V, uma obra de arte de engenharia, o estado da arte da engenharia em todos os seus ramos de especialização.
É colossal em todos os aspectos.
Seu mentor foi o engenheiro alemão Wernher von Braun, o criador dos mísseis V-2, da Alemanha Nazista, na segunda guerra mundial, 1939-1945.
Em 1945, atingindo regularmente 200 km de altitude, o foguete V-2, passa a ser o primeiro foguete a ultrapassar o "limite oficial do espaço", 100 km de apogeu.
Encantador!
Top curto de mais esse Saturno V´ Já pesquisei tudo sobre ele e fiquei impressionado
Grande viagem aos primórdios das viagens ao espaço. Como a electronica rudimentar, alguns fracassos no inicio. Pena o som tenha falhado . Não fazia a menor ideia do peso. Valeu a pena. PARABÉNS.
Excelente vídeo. Dessa vez você se superou. Parabéns.
DEMAIS!! PARABÉNS PELO VIDEO!! O sonho de todo entusiasta por tecnologia de avião. e aeroespacial!! Tem um vídeo quando o Ibere tenorio foi ai tbem!! Muito mAssa!!
A mais fantastica e mais importante da historia
Joinha pelo vídeo e pelo trabalho de tornar o vídeo utilizável!
O privilégio de estar neste local é para poucos. Aqueles que estudaram o veículo no papel e amam esta história .poucos terão esta sorte de estarem diante desta construção...
Vou curtir sempre seus vídeos
deu pra ter uma ideia da complexidade e da força do bicho.
OBRIGADO Lito por compartilhar.
sempre acompanhando.
Eu vi esse cara de perto... muito loucoooooo!! Realmente visitar a NASA é algo surreal.
Muito feliz fico em ver seu esforço em gerar conteúdo de qualidade! Mesmo dando errado, tá MUITO de parabéns, Lito!