CPTM pode ser considerada um Metrô de superfície?
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- Novas estações, e a renovação da frota, além da diminuição do intervalo, elevaram o patamar de qualidade da companhia, ainda que muitos usuários se queixam dos serviços prestados.
Passados os anos, e com o aumento na qualidade dos serviços, com novos trens e diminuição do intervalo, podemos dizer que a CPTM é um Metrô de superfície?
Quase 40% das estações da CPTM não oferecem acessibilidade: diariodotransp...
Panes no metrô crescem 29% em 2017 e atingem maior número em 3 anos: g1.globo.com/s...
Relatório da CPTM aponta aumento das falhas em 2017
:g1.globo.com/sa...
Visite nosso site: viatrolebus.co...
Siga a gente nas redes sociais:
Face: / viatrolebus
Twitter: / viatrolebus
Instagram: / viatrolebus
Em São Paulo aprendemos que Metrô é um trem moderno, e trem é um trem antigo, mas se você viajar um pouco, descobrirá que a CPTM é muito mais metrô que muitos metrôs que existem pelo mundo.
E olha que não precisa ir muito longe, pois existem linhas de trens urbanos em algumas capitais que são totalmente inferior em serviço e qualidade em comparação a CPTM.
levando em consideração o seu raciocínio, a CPTM seria (e é) mais moderna em tecnologia de trens/composições. Visto que ela vem comprando composições novas e não apenas botando uma carinha bonitinha nas latas velhas que nem o metrô faz.
@@guilhermebfoster Exatamente isso.
Claro que a CPTM tá longe de ter o serviço e extensão ideais para a região metropolitana de São Paulo.
Porém, ao comparar com as demais linhas de trens urbanos no Brasil cujo as empresas são CBTU, Metrofor (Linha Oeste mais especificamente), Trensurb e os trens de Teresina, ainda assim a CPTM é melhor no conjunto.
Nem precisa ir longe. No Nordeste, um monte de cidade chama um trem a diesel todo velho e feio, que anda em uma via só de metrô e VLT
Sou de SP, moro em Salvador hà 2 anos e posso falar, a cptm e equivalente ao metro daqui possuindo uma extensao oito vezes maior que o metro soteropolitano, os trens urbanos daqui ? kkkkk... são horriveis as composicoes possuem 3 carros, sp e referencia pra tudo no Brasil.
Essa questão é cultural aqui em São Paulo, na década de 80 e 90 os trens eram completamente verdadeiras sucatas e os trens do metrô novos, essa situação que durou muitos anos fez com que o metro recebesse algum status enquanto os trens da cptm á época não.Até o comportamento das pessoas que vinham da periferia para o centro da cidade era diferente, nos trens vinham sentados no chão, fumando, pendurados nas portas ou com os pés nos bancos, quando faziam transferência para o metro o comportamento mudava completamente, pareciam ser educados em Harvad. Hoje a qualidade é a mesma exceto os intervalos entre os trens da Cptm que em algumas linhas e muito maior.
Hoje ainda se percebe essa diferença de comportamento na estação Luz, especialmente comparando as linhas 4 e 11.
Em outros estados os mesmos trens da CPTM eles chamam de metrô nós podemos considerar tudo metrô também, eu acho.
Pelo fato,do sistema de Recife aqui em Pernambuco,Porto Alegre e Belo Horizonte,serem metrô de superfície,e como são metrô de superfície,os trens suburbanos tipo o da CPTM se adequou bem a esse tipo de metrô,para não ter a necessidade de criar um trem de metrô de superfície do zero.
Chamam de metro, alguns trens metropolitanos, pelo Brasil afora, para passar manteiga doce na boca do povo e fingir que oferecem algo moderno.
Politicos no Brasil, sao mestres em ilusionismo e adotar a terminologia fantasiosa adotada por mero marketing politico-eleitoral-eleitoreiro, soh transforma coisa ruim em coisa boa, na cabeça de ignorantes, mal-informados e manipulados.
@@alladinandarilhobrazuca6357 Negativo,isso que vc falou não existe,o metrô do Recife,o Metrô de Porto Alegre e o Metrô de Belo Horizonte usam trens iguais aos da CPTM por que esses sistemas se enquadram como um sistema hibrido entre metrô e trem metropolitano Igual ao RER operado pela RATP e SNCF la em Paris e S-BAHN de Munique na Alemanha.
Há uma grande diferença conceitual entre um e outro gente. Os trens urbanos, têm a função de ligar toda uma metrópole, a capital e as cidades vizinhas, passando por regiões de subúrbios ou alcançado uma ou outra cidade interiorana próxima da metrópole. O que não é o caso do metrô, que é feito para circular somente nas capitais e majoritariamente em seu subsolo. Apesar de cidades como Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre terem ótimos sistemas de "metrô", suas implantações foram feitas de formas equivocadas, já que praticamente cumprem com funções de trens urbanos, trafegando em superfície e se utilizando de rede aérea, quando o metrô em si não necessita da última.
@@pedrogomes4491 é um bom ponto, mas a linha 4 amarela do metrô de SP é alimentação via aérea e a linha 5 lilás também e com trechos de superfície e elevado então o que vc disse sobre a CPTM ligar toda a região metropolitana é mais plausível, porém se reformar as estações e diminuir o intervalo de trens a CPTM pode ser considerada 'metrô'.. sem contar q a frota da CPTM é mt mais nova e moderna q o metrô.
A CPTM é sim um trem de superfície tal qual o metrô, são apenas empresas diferentes que operam com tecnologias resultantes de seu processo histórico no qual culminou na criação de cada linha; veja que a linha 13 e 5 foram planejadas pela CPTM e operam relativamente bem, o conceito de "metrô" deixa de fazer sentido também ao entrar às novas empresas privadas e os monotrilhos que são tecnologias diferentes. Eu não vejo sentido quando jornalistas não consideram CPTM como metrô quando em sua própria sigla há a nomenclatura de metropolitano. Excelente discussão, um abraço.
Linha 9 esmeralda suprassumo da CPTM dá de 10 a 0 em muito metrô e estação de metrô.
@Maurício cd sil o que ela não tem de velocidade no intervalo de trem ela compensa dando quase nenhum problema ou falha mecânica/técnica. Enquanto as linhas do metrô quase todo dia tem uma ocorrência NO MÍNIMO. E a frota da linha 9 é completamente modernizada, foi a primeira da cptm a ser inclusive.
@@MihCome No quesito de composição a linha 7 Rubi e 13 jade, atualmente é oque tem os melhores e mais avançados trens adquiridos pela CPTM, no quesito geral (relacionando falha e estações) nesse caso a esmeralda se sobressai
E um detalhe amigos,a linha 9 Esmeralda quase seria do metrô de São Paulo.Na epoca em que se chamava Linha C Celeste,ela seria convertida em metrô e iria virar linha 7 Celeste.
@@trainspotterbrasil Vc quer dizer o atual trecho entre Itaquera e Guaianases da Linha 11, esse sim seria do Metrô, tanto é que foi construído para tal. Mas problemas internos fizeram com que a obra fosse parada e repassada à CPTM, que a concluiu. No caso da Linha 9, que se chamava Linha Sul na época da FEPASA, ela fazia parte de um projeto de dinamização e modernização de seus trens urbanos, com a construção de novos sinalizadores e novas estações, tendo início no começo dos anos 80. No entanto, após a entrega da linha à CPTM em 1996, acabou que a última concluiu o projeto.
Isto foi só antes de passar para a ViaMobilidade, pois piorou muito!!!
O serviço da CPTM é muito bom, ele é muito moderno hoje e não perde para o metrô, o empecilho é o tempo de intervalo apenas, porém vem sendo bem rápido
Esse canal tem meu apoio, irei ajudar no crescimento (divulgando, é claro)
Aqui em Bruxelas. Bélgica os trens são bem mais modernos que a linha 2 e 6 do metrô com trens dos anos 80 já os da Lina 1 e 5 são trens da Bombardier mais novos porém horário de pico eles sempre pegam uns da linha 2 e 6 pra rodar ali. Eu na verdade acho os trens da SNCB muito mais legais e modernos que são os trens regionais. Parabéns pelo vídeo mano SP e uma cidade fantástica
Eu sinceramente acho as composições NOVAS da CPTM melhor que as do metrô que são as velhas reformadas e com uma carinha bonitinha. Se vc pegar um 9500/8500 e comparar com as frotas do metrô, verá que as da CPTM são muito mais amplas, bem iluminadas e arriscaria dizer que mais bonitas que as do metrô.
As composições do metro são mais antigas mesmo, tirando a frota G e H, todas as outras trens modernizados. Eu concordo que as frotas da CPTM são muito melhores, além de que existe uma padronização entre elas
Guilherme Foster;
O que está em discussão aqui não é a beleza e ou detalhes e sim a eficiência de cada sistema e nesse quesito o metrô goleia de uns 6 a 1!
Aí que está a questão se o metrô comprasse Novos Trens os antigos trens deveriam ser aposentados, o que ao meu ver é desperdício de dinheiro público, o que adianta comprar um novo trem se pelo mesmo preço ou até mais barato posso reformar um Trem antigo e deixar ele até melhor que um trem 0 km, evitando assim o que ocorre na CPTM onde diversos trens antigos ficam abandonados tomando espaço nos estacionamentos de trens.
O trem realmente novos são bons, mas os trilhos e a população exposta impede ele de atingir certas velocidades sem contar em alguns lugares animais andando nos trilhos.
Guilherme Foster
Verdade
👋👋👋👋👋
No caso de Tokyo, É considerado o quinto maior do mundo por ser considerado "metro" apenas as linhas administradas pelas companhias Tokyo Metro e Toei Subway. As demais Companhias são consideradas trens urbanos e suburbanos. Mas vale lembrar que muitas linhas do metrô estão conectadas das com linhas de ouyras companhias. Não são apenas baldeação, os trens do metro compartilham trilhos e estações de companhias diferentes partir de sua estação final. Citamos por exemplo a linha Hanzomon, ela tem 16.8 km e 14 estações ligando Shibuya a Oshiage-Tokyo Skytree. A partir de Shibuya sentido sudoeste, a linha se torna outra chamada Den-en-toshi administrada pela companhia Tokyu que tem 31.5 km e 27 estações. E na outra ponta na estação Oshiage ela se conecta com a linha Tobu Skytree adminstrada pela companhia Tobu que tem mais 41 km. E em alguns horarios há trens que usam as três linhas. Em varias outras linhas também existem o compartilhamento de linhas entre Companhias e é possível ver trens de três a quatro trens de companhias diferentes passando na mesma plataforma.
Exato,o sistema de Metrô e trem metropolitano japonês são unidos,e um detalhe que alguns trens de ambos os sistemas são compartilhados em caso de necessidade operacional,a mesma coisa é Seul na Coreia do Sul,o Metrô da Capital sul Coreana é operado pela estatal Seul Metro e pela privada Metro 9 que administra a Linha 9,e os trens metropolitanos são operados pela Korail,e em caso de necessidade operacional os trens de ambas as companhias podem ser deslocados para operar em ambas as companhias.
@@trainspotterbrasil hum... Pelo que entendi a sua explicação em Seul você poderia ver um trem da linha 9 em alguma outra linha no caso de necessidade operacional. No caso de Tokyo acho que é um pouco diferente, você só verá trens de companhias diferentes nas linhas compartilhadas e por causa dos itinerários e não necessariamente por necessidade operacional. Por exemplo, há modelos específicos de trens que circulam em trechos compartilhados. Você não veria um trem da companhia Odakyu na ginza do Metrô Tokyo por exemplo, mas veria na linha Chiyoda pois elas são conectadas na estação Yoyogi Uehara. Você poderá ver um trem da Tokyo Metro linha Tozai no trecho entre Nakano e Mitaka da linha Chuo Sobu que pertence a JR East porque estas linhas são ligadas no trecho entre Nakano e Ochiai.
@@ivamnozaki1 No caso da Empresa Metro 9,ela é privada,e não estatal como eu disse,mais então,há trens da JR East,que chega a ser compartilhado com o Metrô de Toquio,há também a privada Tobu Railways,que compartilha um de seus trens com o Metrô de Toquio,ai isso ficou lembrando o Metrô de Seul e a Korail que muitas vezes compartilham seus trens.
A CPTM é bem melhor q a METROREC ( que é considerada metro de superfície)
Aquela merda presta CBTU é uma bosta.
Concordo plenamente. O serviço de metrô do Recife é horrível.
@@carloscavalcanti8021 privatiza que melhora.
Infelizmente a qualidade do metrorec decaiu muito.Eu me lembro do metrorec limpinho e com uma boa qualidade.
Com passagem a 1 real nenhuma empresa vai ser doida de comprar o Metrorec. Vão ter que aguentar a CBTU por muito tempo ainda...
a Linha 13 pode ser considerado como L1
Outra diferença é que as linhas do Metrô são exclusivas para transporte de passageiros, enquanto as linhas da CPTM também são usadas para transporte de cargas. Algumas dessas linhas, principalmente a linha 10, fazem a ligação ferroviária entre o interior do Estado e o Porto de Santos.
Exclusividade de tráfego é o básico para um sistema de metrô. Muito mais do que tensão, terceiro trilho, não sair da cidade e outras baboseiras que contam.
Exclusividade de tráfego é o básico para um sistema de metrô. Muito mais do que tensão, terceiro trilho, não sair da cidade e outras baboseiras que contam.
Entre o serviço da CPTM e do Metro acredito que os serviços prestados pelo Metro é superior os da CPTM, porém em alguns linhas considero o da CPTM melhor que o do metro, muitas vezes por conta das composições usadas (vai por mim q nesse calor do caralho quando a frota E passa na linha 1 ngm entra)
Vejo de outra forma. Enquanto a CPTM modernizou a rede herdada da CBTU, o Metrô estagnou e parou no tempo. Há cerca de 10 ou 15 anos, era inimaginável ver ambulantes ou pessoas fumando dentro das estações. Hoje isso é comum na linha 3, por exemplo.
Tem algumas estações das linhas da CPTM (Linha 8, por exemplo) onde o vão entre o trem e a plataforma é maior. Deviam corrigir isso
Estação Antônio João, linha 8 diamante, possui um vão tão grande que mais parece uma vala de esgoto KKKKKKKKK
Presidente Altino, linhas 8 e 9, outra com um vão enorme
Esse vão existe devido ao tamanho dos trens serem diferentes entre si. Principalmente os de carga, que são bem maiores. As plataformas são construídas para permitir a passagem dos trens maiores. Quando passa um trem menor, fica um vão mesmo.
Tristeza é o abandono da linha Santos x Juquia... por vezes me deparo com vagões abandonados na area continental de São Vicente...acabaram com a FEPASA...
Muito triste oque fizeram com o sistema ferroviário do Brasil inteiro, degradaram nossas ferrovias em favor das empresas automobilísticas priorizando rodovias em detrimento a ferrovias, resultado custo Brasil altíssimo, o pobre excluído da locomoção, uma vez que para ter carro é um luxo hoje em dia, lamentável.
Renato, obrigado pelo conteúdo.
Acredito que a linha 11 coral se aproxima da qualidade de metrô no quesito intervalo (entre Luz e Guaianases), velocidade e infraestrutura da via. Em relação aos trens (Os que estão circulando atualmente) ela está no mesmo nível ou até mesmo superior, mas infelizmente não tem como falar que é metrô de superfície, porém a CPTM melhorou muito o serviço e continua fazendo isso.
Dizem que a linha 9 e boa também.
A linha 13 tem tudo pra ter um padrão metrô, só falta diminuir esse intervalo de 20min e resolver essa questão de compartilhar via com a linha 12.
Para a Wikipedia não pois: Passagem de nível, Compartilhamento de Viário com Cargueiros.
Excelente detalhe
Hahahahah Rumo na linha 10 😂😂😂
É possível usar o trem da CPTM nas linhas de metro?
Segundo a Wikipedia certo, mais e outros países ???
Me parece que qualquer coisa que tenha um vagão para eles é metro, como na cidade do México por exemplo então devesse sim considera-los Metro o que eu acho que apenas devesse aumentar as conexões entre esses dois sistemas !!!
@@Alex_Alexandre Se o metrô for de superfície ele se adequa bem.Agora se for colocar os trens da CPTM nas linha do metrô de São Paulo,não caberia,pelo fato dos túneis não cabe.Por que o túnel vai de acordo com o tamanho do trem.
O certo era as duas se comunicarem entre si; isso só ocorreria se a CPTM tivesse exatamente a mesma frequência média em relação ao metrô (o que não ocorre). Isso é visto na transferência entre a linha 5 e 9: enquanto 10 metrôs passam, os passageiros vão em multidões pra linha 9 onde ainda o trem não chegou, resultando em super lotação na estação e em fim nos trens. Esse é o principal problema. Diminua o tempo entre um trem e outro e teremos tanto metrôs como trens mais vazios; mas... Será que as empresas querem isso?
um dos grandes problemas do intervalo de trens da CPTM é que os trilhos são compartilhados com trens de carga, é lógico que eles tem restrição de circulação mais mesmo assim atrapalha a operação, a solução é tirar o anel ferroviário do papel.
Sistema de transporte público de trem e metrô de São Paulo é exemplo para o Brasil. Você consegue ir de um extremo ao outro da cidade de forma rápida, com baldeação, e com integração com outros ramais.
O serviço está bem avançado, metrô e trem as características são as mesmas ,ou seja as composições são trens. O importante é prestar uma ótima qualidade a população e aumentar a oferta.
Sistemas com múltiplos ramais como NY e Londres podem ter um intervalo maior na periferia pois uma mesma região é atendida por várias linhas diferentes. O sul do Brooklyn é atendido pelas linhas B, D, F, G, M, N, Q e R! Num sistema de linha única como São Paulo, é importante que o intervalo seja mínimo em toda a extensão, pois cada região só possui uma única opção.
Até o início da década passada a linha Rubi era terrível. Os trens eram pura sucata. Era inacreditável haver uns carros como aqueles. Parecia uma lata de sardinha enferrujada. Hoje em dia está no mesmo nível de outras linhas.
Eu sempre diferenciei as duas como: CPTM liga as cidades do entorno à capital. Metrô roda dentro da capital. Apesar de que os projetos das linhas 2, 4 e 18 estão vindo aí pra quebrar essa linha de raciocínio.
Boa parte dos trens suburbanos eram federais, enquanto o metrô era municipal.
Boa noite Renato!!!
Acredito que não, apesar de ambas trazerem progresso, facilidades e valorização, tendemos sempre dar mais valor ao metrô, uma vez que o serviço e a qualidade são diferentes, posso dar um exemplo simples, sou deficiente visual e até os guias do metrô são diferentes na abordagem comparados aos da CPTM, mas acredito que a CPTM tem investido bem mais que o metrô e tem buscado a atender mais e cada vez melhor.
Pois ambas atendem pontos diferentes, ao meu ver o metrô seleciona os melhores pontos para construir suas estações e a CPTM com exceção da L13 Amadeo herdou a malha existente.
Forte abraço e sucesso!!!
🙏🏻👍🏻🙏🏻👍🏻
Você enxerga até quantos %?
Entendo que a diferença básica entre trem e metrô é que, neste último serviço, as linhas são exclusivas para composições de passageiros, não havendo compartilhamentoda via com trens de carga.
O tráfego de cargueiros foi suprimido na linha 9-Esmeralda (já existiu no passado). A linha 13-Jade, embora tenha surgido sem a previsão do tráfego de cargueiros, compartilha a linha 12-Safira, onde ainda há tal tráfego.
Por esse critério, apenas a linha 9-Esmeralda pode ser considerada metrô de superfície. Inclusive houve planos de incorporá-la ao Metrô com a denominação de "Linha 7 - Celeste", no tempo em que as linhas da CPTM eram designadas por letras
Boa tarde meu caro.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Metrô é abreviação de "Trem metropolitano" seja de parte subterranea ou superficie. Fortaleza, Teresina, Natal, João Pessoa,Recife, Salvador, breve tb Goiania, Cuiabá tem seu transporte, o conforto incomparavel do rolamento sobre trilhos. Pena q Curitiba ficou pra traz, com fama de transporte modelo, não decidiu e gosta de sofrer nos ônibus.
Mas, essas cidades que você citou estão bem longe de ter um transporte sobre trilhos de qualidade. Aqui em Fortaleza, por exemplo, o "metrô" é uma verdadeira porcaria. Pouca gente anda nele porque além de abranger uma pequeníssima parte da cidade, demora uma eternidade para vir. Tem uma linha que chega a demorar uma hora de um trem para o outro, com um trem ainda a diesel e uma única linha singela. Já a eletrificada que foi apenas modernizada tem um intervalo de 17 minutos! Ainda exorbitante para um metrô! Por fim, tem uma linha que era para ter ficado pronta para a copa de 2014 e ainda está se arrastando e olha que ela já existia só fizeram duplicar! Enfim, transporte público de qualidade em nosso país ainda é uma utopia, como muitas coisas ainda são, infelizmente para boa parte dos brasileiros falta o essencial que é o direito a um emprego digno. Pelo menos a sua cidade Curitiba é um exemplo de qualidade de vida, bem diferente da nossa!
Marcos Ribeiro Curitiba tá até bem, eles ainda tem um trem de passageiros até Morretes, que desce a Serra do Mar todinha pra chegar lá, muitos usam pra fins turísticos ou para viagens mesmo. Agora quem ficou pra trás mesmo é São Paulo que não tem trem de longa distância já há mais de 20 anos. Nem mesmo os que seguiam rumo ao litoral, hj dependem de ônibus, rodovias e pedagios pra descerem a Serra do Mar.
Eu pegava o trem na época que era RFFSA e CBTU,eram verdadeiras sucatas hj com a CPTM eu considero um metrô de superfície principalmente as linhas que ligam o Grajaú a Osasco e a que vai para o aeroporto de Guarulhos.
A CPTM ainda não é um metrô de superfície, mas pretende ser. Por exemplo, já era pra existir um trem regional de Capinas até São Paulo e de São Paulo até Sorocaba. Porém a direção da CPTM não tem interesse nesse tipo de serviço.
Uma pena a linha 10 - Turquesa ser tão abandonada pela CPTM! Só tem trens velhos e neles, vagões que circulam com ar-condicionado desligado e janelas lacradas nos vagões cheios! 😠
FAZ UM VIDEO FALANDO SOBRE O PROXIMO GOVERNADOR SOBRE A FUTURA NEGOCIACAO COM A GRUAIRPORT PRA LEVAR A LINHA 13 jade ate o terminal 2 do aeroporto !
Uma coisa que a CPTM tem que melhorar é a cratera entre o trem e a plataforma.
Infelizmente nunca vão arrumar ,trens de carga passam por várias estações e eles sao mais largos ,que os trens convencionais
Importante lembrar Renato Lobo que a CPTM foi o resultado final do que foi uma Grande Ferrovia do Estado de São Paulo.Já o metrô foi pensado apenas para a cidade de São Paulo,Antes de existir CPTM, existia CBTU, Rede Ferroviária Federal e Fepasa
A CPTM tem linhas que se equivalem ao RER o Rede Expressa Regional operado pela RATP E SNCF lá em Paris na França e S-BAHN de Munique na Alemanha,por que são sistemas trens suburbanos que possuem vias segregadas,operação só com trens elétricos e sem dividir espaço com outros trens,e as Linhas da CPTM que equiparam ao RER e a S-BAHN de Munique,são as Linha 9 Esmeralda,Linha 11 Coral no trecho entre Itaquera e Guaianazes e por fim a Linha 13 Jade.
Enquanto as Linhas 7 Rubi,Linha 8 Diamante,Linha 10 Turquesa e Linha 12 se equivalem ao Transilien operado pela SNCF também em Paris na França e a S-Bahn de Dresden na Alemanha.
Já era para a CPTM usar essas denominações.
Exatamente pela periodicidade entre uma composição e outra e a distância entre estaçoes, diferenciam um sistema de metrô com um sistema de trens urbanos e/ou suburbanos.
Trem é trem e metrô é metrô e embora rodem sobre trilhos são de concepçoes e propostas diferentes, dentro da cidade e/ou zonas limitrofes.
Havendo uma modernização do sistema de trens, no futuro, pode vir a ser um transporte que proporcione ótima qualidade de serviço e eficiência, mas no atual padrão está bastante longe da qualidade mostrada pelo metrô como um todo!
O danado é que pra ter uma L7 da vida com intervalo de 90 segundos iriam precisar de quase 100 trens! Haja pátio na Lapa pra tanto trem kkkk
Eu considero o metrô daqui de Brasília um metrô meio a meio, na maior parte do tempo ele é de superfície e outros trechos em túnel.
Nova York , Londres, Belo Horizonte, São Paulo quase todos são. Prefiro o de superficie tem o visual da capital. Anti-claustofobico.
1 - CPTM tem intervalos maiores beirando até 15 minutos nos finais de semana, e 5 minutos nos horários de pico, são muitos demorados e velocidade aquém do esperado
2 - Nem todos tem elevador ou rampas
3 - Falhas da CPTM é mais frequente, mas não adianta privatizar e aumentar as falhas, privatizar é tbm se precaver de possíveis amadilhas.
4 - Ele é bom pq ele é característico de trem urbano, rasga a região metropolitana
5 - em suma maioria é térreo.
Vai pegar trem na luz ...Brás e Tatuapé nos horários de pico ai depois vc diz como foi sua viagem ....
Os trens da frota E, que eu ainda chamo de "Milênio". Eu me pergunto quando esses trens serão reformados ou baixados. Porque depois de quase toda a frota passar por uma modernização, não é possível que ainda tenhamos em operação do Metrô, trens com os padrões dos anos 90, sem ar condicionado, no mínimo.
Obs: Faz um vídeo sobre a estação de Suzano. E as obras inacabadas.
O único problema da CPTM é a velocidade baixa na linha 7 rubi. O trem anda a 40km/h o tempo todo... Sendo que ele chega a 90km/h às vezes.
Há 3 anos foi o último trem que peguei de Jundiaí x SP que demorou menos de 1h30, sendo 1h12min de viagem. Agora, mesmo que direto (como o último do dia), demora 1h40min certinho para chegar a luz.
Não dá pra entender o motivo...
Wow a CPTM carregou em um dia 3 milhões de pessoa. Essa quantidade é toda população de Buenos Aires.
A CPTM na visão portuguesa da ferrovia é considerada não como metro de superfície, mas sim como comboio suburbano.
Pela Inglaterra,Russia e Espanha tambem,o que muda é o fato dos trens la alcançarem velocidades acima de 100km/h.Sendo então trens metropolitanos de longa distância,por causa das velocidades acima de 100km/h.
@@trainspotterbrasil aqui em Portugal existe a Fertagus empresa ferroviária que opera entre Lisboa e Setúbal na actual Linha do Sul que passa pela Ponte 25 de Abril "outrora apelidada de Ponte Salazar" tem 18 composições da série 3500 comboios Suburbanos de dois andares e circulam a uma velocidade máxima de 140 Quilómetros horários.
@@ruiassuncao94 conheço,valeu ai.
Mas na concepção original realmente são comboios suburbanos, mas a metrópole cresceu tanto que uma Francisco Morato da vida ainda é cidade, mesmo estando a 40 km da Praça da Sé!
Bom... Quem usa a linha 7 Rubi da CPTM sabe muito bem o que é a CPTM em relação ao Metropolitano de São Paulo. E não só a linha 7 Rubi obviamente...
tirando a L13 e parte da L9 e L11 toda a CPTM é um descaso total, é via, é estação e até mesmo acesso, é um verdadeiro Deus nos acuda!
os trens do metro e da cptm são praticamente o mesmos andam lotados e sempre tem falha e ambos andam na ferrovia e possui portas altomaticas e consome energia a unica difereça é um pega energia por baixo e outro por cima
A CPTM tem que diminuir o tempo de passagem entre um trem e outro e tem que instalar portas de vidro nas plataformas. Os trens novos estão lindos.
Na cptm não é possível ter portas de vidro.Isso só é possivel se os trens tivesse ATO(Automatic trains Operation).Como a CPTM não tem isso,é inviável.
Pois é, não dá pra ter porta de vidro enquanto o trem for alinhado no braço
As nomenclaturas das linhas da cptm foram mudadas por José Serra entre 2006 e 2010 com o intuito de "unificar o sistema sobre trilhos", o que só ocorreu no papel. Com relação a linha esmeralda, este intervalo de 4 minutos não é confiável já que se aplica somente entre o trecho jurubatuba e Pinheiros, lembrando que esta linha utiliza nos horários de pico composições alternadas que fazem o trecho grajaú e Osasco e jurubatuba e pinheiros. O que na realidade só ferra com o sistema porque ao invés de todas as composições ficarem com uns 90% de lotação, acaba por ficar uns 70% no trecho jurubatuba e 100% no grajaú, ou seja, não adianta porra nenhuma.
Rafael Alcantara kkkkkkk eu acho ótimo o expresso Jurubatuba. Sempre saio de Pinheiros e vou para Sto. Amaro de tarde. Penso que o erro é não sair outro trem do Jurubatuba para o Grajaú - quem é obrigado a descer no Jurubatuba sofre pra ir até o Grajaú
@@rafaellisboa9457 entendo, no entanto a comodidade que ele traz para alguns, causa desconforto na maioria. É bem como eu falei, em um trecho vc tem 70% de ocupação e no outro 100%. Isto sem contar os que pegam o jurubatuba só para poder "entrar" mesmo sabendo que vai ter que descer. Aí muitos descem na estação Santo amaro e outros na jurubatuba e aguardam o grajaú, isto quando os que descem no jurubatuba nem sequer conseguem entrar no grajaú. Isto que fode o sistema. Tem que colocar todos até grajaú e pronto, como ocorre em todas as demais linhas.
Os trechos restantes da linha não tem tecnologia para ter intervalos reduzidos no pico. Por isso, reduzem só no trecho onde a tecnologia permite intervalos menores.
O Video Esta Maravinhoso, Tente Melhorar O Audio Do Ambiente Esta Ruim !!
Porque a linha 9 da CPTM não virá metrô ?
Ja tentaram isso na época que ela se chamava Linha C Celeste.Se caso o metrô tivesse assumido essa linha ela se chamaria linha 7 Celeste,mais isso nunca ocorreu.
Se a CMSP tivesse assumido a L9 iria dar uma mega confusão no pátio de Altino caso a L8 continuasse com a CPTM.
Adoro seus vídeos. Mas nesse específico, com todo o respeito, vc fala, fala e não conclui nada ao final.
Só se for a linha esmeralda , porque o resto só Jesus na causa
Penso eu que a partir do momento em que todas as ESTAÇÕES, estiverem INTERLIGADAS , e é possível fazer isso desde que queiram com certeza no perímetro URBANO, AÍ SIM poderá tudo ser considerado malha ferroviária de METRO. EX: INTERLIGAR a Estacao LUZ com a antiga estação JULIO PRESTES, por túnel embaixo da terra. Vamos torcer pra isso. Também melhorar as ESTAÇÕES da CPTM.
Vamos ao meio termo! Chamamos tudo de Metrem e tá tudo certo! 😂😂😂
Queria que a supervia fosse como a CPTM.
A CPTM Melhorou Muito
Conclusão Parte do serviço da CPTM e comparável com a de Metro, e ao do Metro de São Paulo especialmente linha azul e comparável com trem de subúrbio. Isso que se trata o vídeo?
Mas e o trecho dentre São Paulo Morumbi & Butantã da linha 4 amarela, são quantos quilômetros ???
Esse trecho tem 2km e alguma coisa, é o trecho mais longo entre as estações do Metro, no projeto original era p ter uma estação no meio das duas...
@@ppikalolo Era pra ser a Estação Três Poderes que não saiu do papel devido a pressão dos moradores do Bairro do Morumbi.
Sou fã do seu canal.
Aqui no Rio Grande do Sul temos a Trensurb (Companhia de Trens Urbanos). Ela sai da capital Porto Alegre passando por outras cinco cidades e possui 22 estações. Em geral, o serviço é melhor do que os metrôs de Recife e Belo Horizonte, por exemplo. Ainda assim chamamos de trem, mas poderia ser considerado também um metrô de superfície.
ae falou por min
@@LeonardoTL Sou do RJ e andei no Metrô daí do RS de Navegantes até o Mercado em Porto Alegre. Mas eu jurava que se tratava de um trem pois os vagões lembravam muito os trens de subúrbio daqui do Rio kkkk. Mas foi bem legal o passeio, o Centro de POA e muito bacana.
@@pedrogomes4491 ruclips.net/video/Tskz0SGfUK0/видео.html
@@pedrogomes4491 procura o canal Mr Trensurb
@@pedrogomes4491 Os trens de subúrbio são usados como metrô de superfície,para não haver necessidade de criar um trem de metrô de superfície do zero.Ai os trens suburbanos se adequaram bem para ser um metrô de superfície.
"O . Com estas palavras do ex. secretário reconduzido dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em coletiva de imprensa realizada em julho de 2020, para. Na ocasião para efeito de compensação, representantes do governo estadual anunciaram a autorização de
A linha 13 e 9 parecem metrô
a linha 13 é porque é nova e pequena, ja a linha 9 só é boa de jurubatuba a vila lobos!
11 coral e 12 safira tbm
Detalhe: em nenhuma das duas circulam trens de carga.
@@victorhenriquegoncalves7618 Só na L10 eu acho lá em Paranapiacaba tem muito trem de carga
Linha 9 Esmeralda seria do metrô,ainda no tempo que ela se chamava Linha C Celeste,se caso ela fosse convertida em metrô ela se chamaria linha 7 Celeste.
Não todas a estação Luz do metrô não tem tem acecibilidade
Em minha opinião de usuário, os trem da CPTM estão bem mais cuidado, nota se falta de segurança no metrô, ..
O GESP cortou verba da CMSP pra compensar a CCR por atrasos em obras. Fora o desgaste natural dos equipamentos de 1970 e problemas nos novos equipamentos.
Deveria sim ser considerado Metro , pois cidades como a do México faz isso , uns trens velhos e sucateados, para eles é metro , então aqui que tem trens da CPTM são, mto , mto Mais mtos melhores do que eles tem no México , PORQUE NÃO ????
Em NY ainda rodam trens Budd de 1964 nas linhas C e J e nem por isso deixou de ser um sistema de metrô.
Na Europa tram é considerado metrô de superfície e nem sequer tem a mesma capacidade e estrutura de um metrô convencional. Tram não existe na cidade de São Paulo, só na Baixada Santista e eu nunca vi chamarem esse tram de metrô de superfície
E o VLT é um bonde moderno.
Trems novos que bom
Na prática ruim demais os trens de São Paulo, sempre com problemas, lotado, ar condicionado não funciona com super lotação, muito fraco, graças a Deus não estou usando mais para ir trabalhar, o metrô está com problemas direto linha Vermelha, Azul e Lilás, foi falado hoje sobre esses problemas no jornal da Globo SPTV, sempre falam sobre os problemas, trem e metrô que aumentaram muito esse ano, a cidade como SP uma das maiores do Mundo tinha que ser bem melhor que é hoje, muito mais linhas do metrô...
Otimo Video
Sistemas operacionais de trens é tudo igual, são rótulos apenas, um trem e suas metodologias.
A CPTM tem padrão de metrô.
A CPTM como seu nome diz é uma companhia de Trens. Porém em certos trechos e linha se parece e até poderia ser um tipo de metrô leve( ou VLT)
Também a própria CPTM tem projetos de futuras linhas que são VLTs
Viajou, VLT é igual Santos, ou Seja Rio de janeiro, já no norte não passe de trem com nome moderno " gambiarra "
VLT não tem nada a ver com nenhuma das linhas da cptm, VLT é metrô leve, é como se fossem bondes modernos e por vezes circulam junto aos automóveis
Apesar do seu engano ha um projeto da CPTM chamado linha 14 onix que ligara a antiga parada Pirelli na linha 10 que sera reconstruída até Guarulhos uma das propostas é que seja um VLT
@@d12lados pra mim deveria ser prioridade essa linha mas VLT ali só tem rampas e olha a demanda é pesada .
É eu nao sei como vai ser talvez eles façam a linha seguindo pela jacu pessego, VLTs podem vencer rampas, mas acho que só vamos ver este VLT em outra encarnação
@willl1015Esse Metropolitano Da CPTM Vem Da Região Metropolitana Viajou Legal .
cara vc fez fau?
Metrô de superfície....ta brincando Ne....so se fosse de alta velocidade...
a cptm hj em dia ta melhor q metrô...
Algumas linhas da CPTM como claramente a linha 9 deveria passar a ser...o nome verdadeiro eu não lembro,mas o que eu lembro que essas linhas que vc citou durante o vídeo deveria passar a ser cuidada pelo serviço do metrô não da CPTM,há pensou que bonito seria via mobilidade pra linha 9 Esmeralda,ia ser excelente isso!!!❤😍😁🚇
Com o casamento CCR-PSDB, qualquer um pode prever o futuro.
Metrô = trens metropolitanos.
O Doria nem assumiu e já aumentou 130 Km de metrô. Fantástico. rsrsrs
Áudio ruim.
Pra mim CPTM: trens ligando municípios; Metrô: trens ligando bairros.
Em Londres o metrô também liga municípios
A Linha Verde vai pra Guarulhos.
em sp até hoje isso é uma realidade
Um metro de superfície que leva mais de 2:00h, nas melhores das hipóteses e sendo bem otimista...para sair da luz e chegar na estação estudante....kkkk e piada né?
Qual o problema disto KKK e leva 1:30 a duas horas no máximo ,e chega quase ao vale do Paraíba rsrs se não fosse as obras de Suzano a Mogi e a baldeação em Guaianazes faria até em menos tempo.
linha 10= supervia- RJ
Na realidade é o Metrô que está virando um trem suburbano, muitas falhas, degradação das estações e dos trens, até camelô ja tem dentro das composições.
Quem utilizou o Metrô até o fim dos anos 80 sabe bem a diferença, sentíamos orgulho e dava gosto de ver a estação da Sé, hoje aquilo está um LIXO!
Pior que o metrô é que está sendo "cepetemizado". E aquela linha do Campo Limpo que tem 3 a 4 minutos de intervalo em pleno horário de pico kkkkkkk
Essa merda parece o SCP-000
@#$®@#$&
Um monte de palavrão
Não, pois é um lixo