Estou divulgando artistas que não tem, em muitos casos, nenhuma exposição na mídia, que estão totalmente esquecidos pelos grandes conglomerados mainstream. Quem deveria receber é quem gasta do próprio bolso pagando serviço de streaming e equipamentos para manter esse pessoal em evidência. Concordo que deveria haver uma diferenciação nos preços cobrados.
Perfeito Cleber, concordo plenamente. É justo pagar os direitos autorais e o ECAD já deveria ter criado vergonha na cara pra atualizar essa tabela deles pensando nas web rádios que estão chegando. Se eles cobrassem um valor justo e acessível para web radios talvez até a arrecadação deles aumentaria.
Olá Cleber sou inscrita no seu canal, adoro seus conteúdos, também concordo que o Ecad deve cobrar uma taxa menor e só quando a Web Rádio já está monetizando,nem todas estão ganhando, algumas ainda estão iniciando. Cleber te desejo sucesso, além do que vc já tem Valeu!!!
realmente deveriam criar taxas para aqueles que gostam de apenas compartilhar com amigos e outros sem propaganda , apenas seu gosto musical e outro tipo de taxas para aqueles que querem obter retorno incluindo propagandas, divulgando programação específica aí sim estará obtendo lucro não por divulgar e compartilhar as músicas mas sim com espaço na programação para divulgação de serviços de terceiros , obviamente a música é o carro chefe
Desistir não, mas faz feito eu, trabalhe com músicas locais, assim você ajuda cantores que ainda não têm nome, eles divulgam a rádio nas apresentações deles e uma coisa puxa a outra, porque sim, se o Ecad encostar na sua porta, não adianta chorar, os caras vêm babando, daí você paga ou paga! A Rádio que eu trabalhava foi multada e mesmo parcelado, teve que pagar os atrasados e passar a pagar pelas músicas que toca! Observação, eu fui discotecário de Uma Emissora e cada música é uma taxa diferente.
Eles não negociam não. Me notificaram via e-mail e fiz contato e tentei mas nada. Fechei. Alguns anos dedicados jogados fora pro causa de um valor alto desse. Fato. Muito triste.
Ecad deveria rever isso. Afinal também somos divulgadores do trabalho dos músicos. Quando nasceu essa lei, era para focar na pirataria de CDs. Hoje as músicas estão nas plataformas que são várias. + Brasil sempre na conta mão.
Isos aí, nunca esqauece de ir planejando, vendo os resultado e sendo racional quando tem que ser e emocional quando tem que ser, resumo: equilíbirio e resultado
Beleza! Cara, parabéns! Mais direto, didático e honesto que isso, talvez só em Hamlet, que eu li em inglês mesmo. Shakespeare adoraria te conhecer. Yes!
Eu tenho um sonho de fazer uma WebTV só falta ter uma sede com estudios mas tem site e tudo mas mesmo assim eu não tendo uma Web Radio as suas dicas vão me ajudar sucesso
O Facebook me notificou com esse KSHOST, e gostei muito dos planos, pois eu pretendo vincular o meu canal do RUclips de ciclismo em uma web rádio para transmitir flash, entrevista com os ciclistas e muito mais. Logo eu desanimei quando eu deparei com os direitos autorais, pois eu quero somente transmitir músicas dos anos 80 (pop rock, MPB em fim... ) más depois que assisti esse vídeo, você tirou o meu desânimo e todas as minhas dúvidas. Parabém e sucesso para você!
Se não me engano, eu vi a muito tempo que existe uma parada chamada domínio publico, que depois de algum tempo a música é passado para domínio público, que você pode usar da maneira que você quiser, dá uma olhada se as músicas que você quer dos anos 80 não já está em domínio público.
Concordo com o Cleber.. se o Ecad cobrasse uma porcentagem de acordo com o faturamento de cada web radio ia ser bom pra ambos os lados.... radios de faturamento de 100 reais pagaria 10 reais.. e radios de faturamento de 1000 pagaria 100 e assim por diante...
Éééééééé.claro que o que o ECAD estabelece é uma questão interna dela,até aqui nos morros do rio a galera que vende os cigarrinhos dos Beatles também tem suas normas internas. Caramba,que viajem!
@@cleberalmeidalocutor Eu tenho uma WEB TV QUE ESTA EM MAIS DE 196 PAÍSES E EM 6 PLATAFORMAS DE TV POR ASSINATURA, ESTOU EMBARCANDO NA WEB RADIO E CREIO QUE SERÁ MUITO BOM. E COM ESSAS DICAS MARAVILHA. A KS está deixando a deseja. Só isto.
A minha web rádio é a mais ouvida do seguimento de programação asiática no Brasil. Fazemos tudo com muito carinho e sem fins lucrativos Nosso objetivo é apenas promover artistas em nosso país e a cultura que amamos
Depois não esquece de dizer o que achou dela hahah é feita de coração mesmo 💜
Год назад+1
O ECAD está imobilizado nos primórdios do Século 20. O que ele cobra sustenta não só os direitos autorais, como também, suas representações estacionadas no estados brasileiros. Se o ECAD evolui-se para um sistema informático/internet que alcança-se diretamente as rádios (todas), teríamos uma cobrança realizada por conta de um funcionário de baixo custo: o algorítmo. Dessa forma, poderíamos ter uma cobrança justa, e não impeditiva dos empreendedores brasileiros que atuam na comunicação. Quanta a fiscalização, é um "papo" para outra hora, mas... a solução apresentada aqui anteriormente, tem um desdobramento eficiente a respeito.......................................... (?)
Eu acho que deve haver critérios para "tipos" de web radio, esse valor cobrado para ECAD é exploração pra manter-se , falta uma legislação específica para uma atividade nova onde em muitos casos não há obtenção de lucro e se houver deve haver valores sobre a amplitude de ouvintes pois músicas são variáveis .
É bem complicado! Nós como trabalhamos com transmissão de radio Não deveria ser visto como uma comercialização pessoal . No nosso caso para uso das rádios lives. As lives de emissoras de rádios teriam que ser vistas como uma publicação para os artistas e para eles serem reconhecidos e lembrados a todo momento tocando as suas musicas .
@CiceroBento-s9x não importa, uma vez que você colocar no ar, em algum momento tem que se planejar para pagar. Agora se não colocar no ar, se ficar ao só para você, aí não precisa. Mas não desista!
Depende do investimento que você tem. O Playlist Digital é para você deixar sua web rádio no ar de uma forma local, num pc ou notebook, para issi precisa comprar o Playlist Digital. Já o auto dj é grátis, mas é pra você trabalhar com sua rádio na nuvem
Eles não tem poder para fechar sua web rádio. Eles são uma autarquia, se fortalecem com base na lei de direitos autorais. No máximo eles irão tentar brigar na justiça de alguma forma. Até hoje, em 15 anos de web rádio nunca vi isso acontecer. Eles agem como polícia, mas não são.
Olá, tudo bem? Queria montar uma web radio sem fins lucrativos, apenas passatempo. Não tocaria nenhuma música nacional, tenho que pagar o ecad mesmo assim?
Tudo bem? Obrigado pela pergunta. Infelizmente sim, o argumento deles é que tem parceiros com instituições internacionais. Fica sempre a pergunta: "será que existe de fato o repasse?". Longa história. Não desista!!!
Vamos lá: o formato rádio que conhecemos trata-se de linguagem. Se você adotar a mesma linguagem será rádio, porém, com transmissão no RUclips e não em FM
Concordo, mas para o ECAD não importa se você não lucra, eles querem dinheiro e só, eles não repassam de forma justa para os artistas , basta perguntar para qualquer um tanto é que " negociam " até ficar bom para 'ambas as partes" pergunte para os artistas, compositores etc se da para viver de direitos autorais no Brasil, o vídeo foi top, grande abraço.
Kleber, mesmo pagando para o ECAD, o RUclips e o Facebook como fica se utilizar as canções nas lives? Eles também não tem uma política definida quanto as canções
@@cleberalmeidalocutor Ou seja, Vc toma uma faca no site, outra facada no youtube, e mais uma facda no Facebook, os cara não querem que exista web rádio essa é a verdade!
A pergunta que fica é quais os direitos das Web Rádios por que neste vídeo eu vi falar sobre o direito dos autores que na minha visão é justo agora e o direito para as Web Rádios será que tem ? Outra pergunta uma Web Rádio legal ela pode receber verbas publicitarias de Prefeitura e Câmara Municipal e consequentemente Estadual e Federal ?
Web rádio é um negócio (empresa). Ela terá todos os direitos e deveres legais após ser constituída (CNPJ). Estando no formato citado acima, sim, pode vender anúncio para qualquer repartição.
Um detalhe da lei amigo: "É vedada a execução pública." Desde que você execute o fonograma fora do ambiente familiar é preciso pagar o ecad. Tá tô que em eventos públicos bora e mexe chega um fiscal do ecad pra averiguar.
Em Portugal não sei quem controla direitos autorais, mas nos EUA tem um órgão que controla e cobra com base no faturamento da emissora, o que é mais justo também
Me tira uma dúvida amigo... Estou iniciando minha Web Rádio no momento, queria fazer uma pergunta: Existe a possibilidade do ECAD conseguir "derrubar" o site da minha Web Rádio?
Como é feito com as músicas de direitos autorais tocadas no RUclips? Tem muitas músicas disponíveis em que o canal não foi derrubado, alguém consegue me explicar?
Essa plataforma é complicada, "pega pelo em ovo" r não vê que tem canal transmitindo jogos de futebol e pedindo Pix pra galera, esses canais eles também não derrubaram.
não concordo em pagar, primeiro não ganho com isso pra mim é um Rob, e estive muito contente mas apareceu um comentario p entrar em contato hj mesmo, q não tinha como entrar em contado na tarja que dizia; vc esta usando anuncio mid-roll, ( vai saber onde este anuncio se encontra) na lista do DJ kkkkkkk
Cara, eu sou fã de ouvir rádio , de conhecer radias , de sintonizar emissora de rádio, em fim se alguém mandar eu escolher entre um rádio comum, ou um rádio que só funciona via pendrive e internet, escolho o rádio comum, eu tenho uma uma pequena, emissora de rádio FM pirata, sei que não e fácil, queria eu não poder mexer com pirataria, mas a oportunidade de ter uma rádio legal e impossível, mas eu quero saber se eu posso colocar dicas de saúde, de som , receitas etc do RUclips na rádio pra transmitir.😊😊
Rádio é uma paixão né? Mas vamos lá, já não está certo ter uma rádio sem licença, e pegar conteúdo no RUclips e retransmitir sem autorização é mais um problema. Direitos autorais é coisa séria.
Vamos combinar, que certeza temos que o Ecad repassa mesmo os valores aos artistas? Imagine quem só toca flashback, músicas internacionais dos anos 70 e 80, quem garante que os valores arrecadados chegam até os artistas. Duvido!
Grande Cleber. Me tira uma dúvida. Se eu tiver uma web rádio pequena e não pagar ao ECAD. Se algum dia eles forem me cobrar eu sou obrigado a pagar o tempo que usei pra trás ou posso deixar de pagar se eu desistir da web rádio? Tentei expor a falta de recursos devido a morar numa pequena cidade, mas o ECAD disse que é aquele valor mesmo que manda pra todos.
@@cleberalmeidalocutor o que está acontecendo é que está sendo muito difícil pra mim, pois não temos equipamentos de qualidade pra colocar programas ao vivo tou só com músicas repetida
O Governo dá algum valor pras webs rádios se veicular propaganda deles? Eu sei de Muita rádio comercial FM que tem os "jabá" que ganham por música executada e propaganda do governo estadual ou até federal...
Acredito que isso é para frear o avanço dos pequenos, pois estava incomodando os grandes, então fazendo assim os pequenos não tem como pagar 4k todo mês para tocar musicas, isso na minha humilde opinião é um absurdo, não tem cabimento, eu tava com projetos de comprar mesa de som e montar uma web rádio, mas depois de descobrir sobre o ECAD desiste...pra mim infelizmente não é viavel. Eu não tenho condições de todo mês pagar 4k. Se tiver condições de ganhar 4k eu trabalho com outra coisa e não com web rádio....
Acabei de criar a minha Web rádio como devo fazer pois não estou ganhando nada ainda mais estou rodando musicas tenho que fazer o que prá resolver esse problema
Parabéns pelo vídeo ! Tenho uma dúvida, eu sou produtor fonográfico e patrociono cantores e faço toda divisão seja nos direitos autorais e também nos streamings, eu pretendo montar uma web rádio com cantores do meu selo musical, eu gero o ISRC de cada música produzida. Neste caso eu teria que pagar ao ecad ?
Até onde sei o ECAD vai exigir de qualquer forma o pagamento dos direitos autorais alegando que eles são oficialmente os arrecadadores. Agora se você tem como provar que está pagando direto aos autores aí eles nem tem o que falar. Mas.... irão falar mesmo assim
amigo. apesar de eu procurar uma maneira de receber um beneficio deste, de poder tocar musica sem pagar direitos autorais pelo fato de não estar lucrando com a veiculação, existe um fator que me faz discordar da sua opinião. Quem vai monitorar o momento que vc está ou não ganhando dinheiro com a veiculação da musica? outro fator, no momento que o ouvinte está ouvindo a musica na sua webradio qua não paga direito autoral pelo fato de não estar lucrando, outra webradio que poderia fidelizar este cliente e paga pelo direito autoral perdeu o cliente para a sua webradio. Imagina varias pessoas retransmitindo jogos do Premiere sem pagar nada porque nao está lucrando.... ninguém assinaria premiere. O fato em si é a cobrança abusiva, o valor fica muito improprio pra gente trabalhar e isso faz muita gente trabalhar a margem da lei.
Eu penso da seguinte forma, você quer ganhar dinheiro pelo seu trabalho com web rádio, certo? O artista também quer ganhar pela obra musical dele. então pagar direitos autorais é algo básico que tem que partir da gente quando começarmos a monetizar o negócio. Já está monetizando? Vai lá negocia e paga. Faça a sua parte. Enquanto não monetiza, gerencia e planeje para monetizar, e deixa os direitos autorais no seu radar.
Meu caro, realmente estas certo ao dizer que os direitos autorais deveriam ser pagos mediante uma percentagem da faturação da Web rádio, isso tendo em conta os gastos internos que a rádio tem. Por outra, sou da opinião que as empresas que estão vinculados do direitos dos cantores, é que deveriam pagar-nos por sermos nós (as rádios) que fizemos a promoção das músicas, se eles não forem ouvidos ninguém os contrata para shows e etc., em suma, não seriam conhecidos, vale lembrar que existem mais pessoas a ouvirem rádio, seja em frequência como web rádios, por uma simples razão; quando as pessoas estão a conduzir não estão nas redes sociais, quando as pessoas estão no trabalho, mais facilmente escutam rádios do que músicas em redes sociais. Resumindo; somos nós as rádios que fizemos a promoção das músicas, sejam novas ou antigas. Pois a que repensar essas leis dos direitos autorais.
Aí é uma disputa de quem puxa a sardinha pro seu fogo. Porque do ponto de vista do artista, a rádio tem que "agradecer" por ele fornecer a música, só que neste caso, ele recebe o seu direito autoral. E convenhamos, nos enquanto rádio, recebemos faturamento por meios publicitários e etc.
@@danielrobertosoares6428 meu caro, por partes até tens razão, e não se trata de puxar sardinha para lado nenhum, mas sim ter uma perspectiva geral, isso é, dos 2 lados, suponhamos que vamos pagar para passar músicas em nossas rádios; certamente iremos pagar pelos cantores mais conceituados no mercado certo! E os outros que estão a iniciar sua carreira musical quem pagarás por eles? quase ninguém, até para que os mesmos tenham patrocínios, têm de ser conhecidos, e para isso as rádios têm o contributo para que sejam conhecidos, se pagarmos por músicas "não conhecidas" corremos o risco de perder ouvintes e os mesmo vão recorrer a outras plataformas digitais, em suma, "é uma faca de dois bicos", mas também entendo que os cantores devam ganhar alguma coisa, quando digo alguma coisa, falo de uma pequena parte de nossas receitas, com a quantidade de rádio que existem o pouco será entre muitas rádios será muito, mas sendo assim, incluir os poucos conhecidos no mundo da música de formas a que possam estar incentivados a continuar e fazer por sua carreira musical, todos podemos ganhar com isso desde que seja de forma justa.
@@cleberalmeidalocutor Na sua web radio vc ja teve alguma cobrança do ECAD ? E se teve entrou num acordo para pagar de acordo com o faturamento da sua web radio ?
@@cleberalmeidalocutor E qual foi a resposta que vc deu ao ECAD quandoeles entraram em contato com vc ? e como eles entraram em contato com vc ? foi por email ou pessoalmente ?
Nossa eu queria fazer uns vídeos de um rádio antigo tocando música então rodou né? Eu queria sintonizar uma radio e deixar lá tocando por um tempo não vai dar então né
Cleber meu mano eu andei falando com um amigo que tbm tem web rádio e ele me falou que músicas internacionais o Ecad não tem direitos autorais e ele não pode cobrar não agora músicas nacionais aí sim ele tem direito de perturbar nós web rádios agora eles cobrarem esse valor de 4.384 ele só podem cobrar esse valor só de uma rádio grande agora eles não podem vir atrás de web rádios não ainda mais que não tem custo nenhum em web rádio fica cada vez mais difícil viu viver de web rádio hoje em dia com esse Ecad perturbando as web rádio viu.
Lincoln, o ECAD atua sobre as músicas internacionais sim, por meio de contratos com representações estrangeiras: www3.ecad.org.br/associacoes/Paginas/Contratos-com-associa%C3%A7%C3%B5es-estrangeiras%E2%80%8B.aspx
@@cleberalmeidalocutor Cleber porque um amigo meu que tem uma web rádio tbm ele mora em Itu aí ele me falou que o Ecad não cobra os direitos autorais de músicas internacionais só as nacionais mais acho que não e justo meu mano o Ecad ficar pegando no pé das web rádios tipo eu não ganho nada com a minha aí eu ter que pagar esse valor de 4.385 reais Cleber e muita grana pra quem não tem da onde tirar entendeu.
Músicas comerciais não. Músicas que fazem 70 anos de existência caem em domínio público automaticamente, mas se sua rádio for depender delas você não vai ter quantidade suficiente para tocar em audiência.
Vamos analizar da seguinte maneira, imagina se quem é proprietário de uma web Rádio, começar a cobrar dos cantores, para divulgar o trabalho deles Por quê toda semana tem algum cantor ainda não conhecido pedindo pra tocar a música dele, na minha rádio
Sim, eu faço isso também Faço exatamente igual Normalmente são cantores no começo de carreira, quê ainda não tem como se sustentar da música, exatamente igual a grande maioria das rádios web
nao ganhao nada a minha ja tenho a faz tempo e nao ganho nada com ela faco por gostar de música e ajudo muitos artistas que querem divulgar mas peso que mande um email diezendo que deixo e permito que voce toque todas as musicas na minha Web radio defendo a filosofía quem ajuda también tem que ajudar nao financieramente liberando ditereito definitivo das musicas
Mesmo sem receber o ECAD e outros órgão não vão esperar você ganhar. Usou vai ter que pagar! É tudo rastreado na música. Não existe pagar só quando recebe. Imagine buscar todos os artistas da programação ...bloqueiam a rádio e suas redes. Quem dita a cobrança e o valor são eles e isso não tem negociação como um balcão. Sou músico e tive web-rádio e sei do assunto. Não existe acordo. É lei! Não há "jeitinho". Baixar 60% significa que o artista deixou de receber. Isso dá processo. São direitos chamados conexos e fonomecânicos por causa do ISRC da música.
NA VERDADE ESTA É UMA CÓPIA DO COMENTÁRIO QUE EU FIZ ORIGINALMENTE NO SEU VÍDEO ANTERIOR. Vejam bem meus caros, eu não duvido que nisto tem looby das radios "oficiais" Meio de comunicação no Brasil tem definição, e a definição perfeita é CARTEL. Estão tentando dar uma conotação pejorativa ao cancelamento, mas o fato é que esta é praticamente a única arma que os "pequenos" tem contra os "gigantes". Estou aqui porque vi primeiro seu próximo video, tentando dar um alento porque muitos desiludidos com esta informação estão fechando suas web rádios. Então você que ainda vai ver este vídeo, saiba que antes de pensar em encerrar seu trabalho, não seria melhor entrar em contato com outros, e juntos alternarem sua programação para promover um boicote (cancelamento) de seus ouvintes contra as rádios oficiais? Podem ser gigantes mas elas vivem de audiência... e pelo descontentamento que a população está hoje em dia com estes oligopólios da informação, tenho certeza que irão aderir. Quanta gente do povão tem suas composições, e não tem a menor chance de que cheguem ao conhecimento do público, porque este meio é extremamente seletivo, deem chance, vcs de web rádios certamente tem uma interface de audio um computador e um violão, ofereçam chance de visibilidade aos desconhecidos, ajude-os a fazerem uma demo bem gravada, enquanto vão promovendo um boicote os "oficiais". Façam um acordo com estas pessoas para o caso de viralisarem. Olha o formato do Raul Gil fez o maior sucesso, um concurso de calouros com seleções bem feitas para não virar uma versão moderna do antigo show do Silvio Santos que era uma palhaçada, e vocês certamente terão ali músicos independentes, sem rabo preso com ecad, e vocês ainda podem orientar estas pessoas à registrarem suas obras. Entenderam é trabalhoso, mas é factível, façam propaganda em busca de conteúdos independentes! Eu só não entrei nessa de web rádio porque não tenho voz ( tive muito tempo apelido de fanho, apesar de verdadeiramente não ser), e como aposentado não tenho grana pra pagar um locutor, mas tenho o necessário para ter uma web radio, Mesa com interface, computador microfone violão e fibra ótica, e aqui entre meus conhecidos tento buscar parceiro pra tentar algo. Lógico, estou falando para aqueles que se decidiram a desistir. Quem já está vivendo é livre pra continuar. Eu mesmo, não assisto mais tv, não ouço mais rádios por transmissão aérea, não favoreço nada mais que seja "oficial", pelo abuso que cometeram contra o povo em todos estas décadas de rádio e tv. Todo este tempo ,monopolizaram, exploraram, "encabrestaram" e mentiram para a população, inclusive sobre a verdade de nossos dirigentes manipulando até sobre o que deveríamos pensar. Sabe o sentido real do que quero dizer é "rompam" com o sistema, "derrubem" o sistema, e não fiquem lutando para fazer parte dele. Sabe nas suas programações usem o formato do podcast, vão uns à webradio dos outros se entrevistem, façam um novo nicho da informação e do entretenimento independente. Eles detêm o monopólio do conteúdo, mas a distribuição de informação não é mais monopólio e propriedade de ninguém!
Desculpa aí, mas não rola pagar o valor mínimo do ECAD pra se ter uma WebRádio comercial que só vai te dar o suficiente para pagar os direitos autorais.
Tudo vai depender da sua estratégia para angariar audiência e consequentemente monetização que seja viável pagar os direitos autorias e obviamente manter a gestão financeira da empresa.
Caso eu queira criar uma web rádio, posso utilizar minha assinatura no Spotify para rodar as músicas na programação? As plataformas de música fazem os repasses ao ECAD.
Obrigado pelo comentário. Cabimento tem sim, se você tiver ganhado $$$ o certo é pagar. Faça um acordo!! O que não cabe é eles cobrarem 4.5k/mês, isso é um absurdo sem fundamento
Estou divulgando artistas que não tem, em muitos casos, nenhuma exposição na mídia, que estão totalmente esquecidos pelos grandes conglomerados mainstream. Quem deveria receber é quem gasta do próprio bolso pagando serviço de streaming e equipamentos para manter esse pessoal em evidência. Concordo que deveria haver uma diferenciação nos preços cobrados.
Obrigado pelo comentário
Perfeito Cleber, concordo plenamente. É justo pagar os direitos autorais e o ECAD já deveria ter criado vergonha na cara pra atualizar essa tabela deles pensando nas web rádios que estão chegando. Se eles cobrassem um valor justo e acessível para web radios talvez até a arrecadação deles aumentaria.
É isso!
Olá Cleber sou inscrita no seu canal, adoro seus conteúdos, também concordo que o Ecad deve cobrar uma taxa menor e só quando a Web Rádio já está monetizando,nem todas estão ganhando, algumas ainda estão iniciando.
Cleber te desejo sucesso, além do que vc já tem
Valeu!!!
realmente deveriam criar taxas para aqueles que gostam de apenas compartilhar com amigos e outros sem propaganda , apenas seu gosto musical e outro tipo de taxas para aqueles que querem obter retorno incluindo propagandas, divulgando programação específica aí sim estará obtendo lucro não por divulgar e compartilhar as músicas mas sim com espaço na programação para divulgação de serviços de terceiros , obviamente a música é o carro chefe
Importantes informações. Obgdooo
Tamo junto
Boa Cleber, falou tudoooooo! Temos que criar o conteúdo diferenciado, e ser donos dos nossos próprios conteúdos.
Desistir não, mas faz feito eu, trabalhe com músicas locais, assim você ajuda cantores que ainda não têm nome, eles divulgam a rádio nas apresentações deles e uma coisa puxa a outra, porque sim, se o Ecad encostar na sua porta, não adianta chorar, os caras vêm babando, daí você paga ou paga! A Rádio que eu trabalhava foi multada e mesmo parcelado, teve que pagar os atrasados e passar a pagar pelas músicas que toca! Observação, eu fui discotecário de Uma Emissora e cada música é uma taxa diferente.
Obrigado pelo comentário
Gostei muito da sua explicação Cleber Almeida e u tenho uma web Rádio que se chama cem porcento flashback
Eles não negociam não. Me notificaram via e-mail e fiz contato e tentei mas nada. Fechei. Alguns anos dedicados jogados fora pro causa de um valor alto desse. Fato. Muito triste.
Uma pena! Obrigado pelo comentário
Ecad deveria rever isso. Afinal também somos divulgadores do trabalho dos músicos. Quando nasceu essa lei, era para focar na pirataria de CDs. Hoje as músicas estão nas plataformas que são várias. + Brasil sempre na conta mão.
o que é feito eu chamaria de abuso
VALEU PELA DICA EU TENHO UMA WEB RADIO NÃO TENHO FINS LUCRATIVO COM ELA MAS TAMO AI NA LUTA PRA ESPANDIR O PROJETO UM ABRAÇO
Isos aí, nunca esqauece de ir planejando, vendo os resultado e sendo racional quando tem que ser e emocional quando tem que ser, resumo: equilíbirio e resultado
@@cleberalmeidalocutor opa valeu pela dica
Tava ficando desanimado valeu pelo vídeo.
Tamo junto
Beleza! Cara, parabéns! Mais direto, didático e honesto que isso, talvez só em Hamlet, que eu li em inglês mesmo. Shakespeare adoraria te conhecer. Yes!
rsrsr obrigado pelo comentário
Eu tenho um sonho de fazer uma WebTV só falta ter uma sede com estudios mas tem site e tudo mas mesmo assim eu não tendo uma Web Radio as suas dicas vão me ajudar sucesso
Espero que você já tenha realizado seu sonho
Jornalista Cefas Cesar de EXTREMOZ RN.
Obrigado pelo comentário
Abraços...Cleber!
Obrigado pelo comentário
O Facebook me notificou com esse KSHOST, e gostei muito dos planos, pois eu pretendo vincular o meu canal do RUclips de ciclismo em uma web rádio para transmitir flash, entrevista com os ciclistas e muito mais.
Logo eu desanimei quando eu deparei com os direitos autorais, pois eu quero somente transmitir músicas dos anos 80 (pop rock, MPB em fim... ) más depois que assisti esse vídeo, você tirou o meu desânimo e todas as minhas dúvidas.
Parabém e sucesso para você!
Se não me engano, eu vi a muito tempo que existe uma parada chamada domínio publico, que depois de algum tempo a música é passado para domínio público, que você pode usar da maneira que você quiser, dá uma olhada se as músicas que você quer dos anos 80 não já está em domínio público.
Mas também não tenho total certeza.
1315 por mês...Uda = 87,62 por uda e eles cobram 15 UDAS = 1315,20 por mês.
Mas eu vou comecar a minha de graça ainda!!! vou tester la no meu site mesmo...em breve
Obrigado pelo comentário
Dicas show
obrigado pelo comentário
Importante esse vídeo.
Obrigado
Concordo com o Cleber.. se o Ecad cobrasse uma porcentagem de acordo com o faturamento de cada web radio ia ser bom pra ambos os lados.... radios de faturamento de 100 reais pagaria 10 reais.. e radios de faturamento de 1000 pagaria 100 e assim por diante...
Pois é!! Obrigado pelo comentário 😃
Éééééééé.claro que o que o ECAD estabelece é uma questão interna dela,até aqui nos morros do rio a galera que vende os cigarrinhos dos Beatles também tem suas normas internas.
Caramba,que viajem!
Tudo precisa de norma, mas elas não podem beneficiar apena os interessados. Obrigado pelo comentário
Muito Bom
Gostei
Vou procurar o Ecad
Depois me fala no que deu
Sensacional
Juliano França de Santa Cecília SC
Obrigado pelo comentário
Eu sou cliente da KS.
Boa!!
@@cleberalmeidalocutor Eu tenho uma WEB TV QUE ESTA EM MAIS DE 196 PAÍSES E EM 6 PLATAFORMAS DE TV POR ASSINATURA, ESTOU EMBARCANDO NA WEB RADIO E CREIO QUE SERÁ MUITO BOM. E COM ESSAS DICAS MARAVILHA. A KS está deixando a deseja. Só isto.
Concordo
obrigado pelo comentário
Super concordo 👏👏👏 Ótimo vídeo!
A minha web rádio é a mais ouvida do seguimento de programação asiática no Brasil. Fazemos tudo com muito carinho e sem fins lucrativos
Nosso objetivo é apenas promover artistas em nosso país e a cultura que amamos
Obrigado pelo comentário
Que top. Manda o link aqui
@@cleberalmeidalocutor Acho que você vai encontrar nos comentários retidos ahauhauh infelizmente o RUclips apagou os comentários que eu fiz.
Depois não esquece de dizer o que achou dela hahah é feita de coração mesmo 💜
O ECAD está imobilizado nos primórdios do Século 20. O que ele cobra sustenta não só os direitos autorais, como também, suas representações estacionadas no estados brasileiros. Se o ECAD evolui-se para um sistema informático/internet que alcança-se diretamente as rádios (todas), teríamos uma cobrança realizada por conta de um funcionário de baixo custo: o algorítmo. Dessa forma, poderíamos ter uma cobrança justa, e não impeditiva dos empreendedores brasileiros que atuam na comunicação. Quanta a fiscalização, é um "papo" para outra hora, mas... a solução apresentada aqui anteriormente, tem um desdobramento eficiente a respeito.......................................... (?)
Concordo
Eu acho que deve haver critérios para "tipos" de web radio, esse valor cobrado para ECAD é exploração pra manter-se , falta uma legislação específica para uma atividade nova onde em muitos casos não há obtenção de lucro e se houver deve haver valores sobre a amplitude de ouvintes pois músicas são variáveis .
Concordo com você
Eu já ia desistir mesmo, nossa, 4k puxaaa, desanima. Valeu.
Desista não
É bem complicado! Nós como trabalhamos com transmissão de radio Não deveria ser visto como uma comercialização pessoal . No nosso caso para uso das rádios lives. As lives de emissoras de rádios teriam que ser vistas como uma publicação para os artistas e para eles serem reconhecidos e lembrados a todo momento tocando as suas musicas .
Entendo, mas quando a gente começa a ganhar dinheiro usando as músicas deles, é justo compartilhar, não?
Quero montar uma web radio na minha casa, pequena mesmo so pra me fazer programas. tenho que pagar ECAD kleber?
Direitos autorais são devidos, quando você começar a ganhar dinheiro veja um meio de fazer os pagamentos.
@cleberalmeidalocutor Nesse caso séria só pra mim fazer programas. Não tô pensando em exibir propagandas
@CiceroBento-s9x não importa, uma vez que você colocar no ar, em algum momento tem que se planejar para pagar. Agora se não colocar no ar, se ficar ao só para você, aí não precisa.
Mas não desista!
vc falou tudo!😑
Valeuuuuu
Ótimo vídeo, porém fiquei na dúvida 😅 pra quem está começando como eu kk qual o melhor ? Play List ou Rádio DJ ?
Depende do investimento que você tem. O Playlist Digital é para você deixar sua web rádio no ar de uma forma local, num pc ou notebook, para issi precisa comprar o Playlist Digital. Já o auto dj é grátis, mas é pra você trabalhar com sua rádio na nuvem
Gostei da camiseta...onde tem pra vender Cleber?
Tem aqui cleberalmeidalocutor.com.br/loja/camiseta-sou-um-webradialista-eu-acredito-na-forca-da-web-radio/
Olá Clebão 👍
Tá mas eles tipo se quiserem fechar a web rádio ou multar ou qualquer coisa parecido...Como funciona isso?
Eles não tem poder para fechar sua web rádio. Eles são uma autarquia, se fortalecem com base na lei de direitos autorais. No máximo eles irão tentar brigar na justiça de alguma forma. Até hoje, em 15 anos de web rádio nunca vi isso acontecer. Eles agem como polícia, mas não são.
@@cleberalmeidalocutor vc ja viu eles multar alguma web radio , por conta de direitos autorais ?
Me desanimou montar uma rádio, achei muito complicado entender essas regras, rodou minha cabeça 😂😂😂😂
Tudo na vida é complicado, até viver. Vale se aprofundar e tentar
@@cleberalmeidalocutor tá certo, obrigado pelo incentivo
Olá, tudo bem? Queria montar uma web radio sem fins lucrativos, apenas passatempo. Não tocaria nenhuma música nacional, tenho que pagar o ecad mesmo assim?
Tudo bem? Obrigado pela pergunta.
Infelizmente sim, o argumento deles é que tem parceiros com instituições internacionais. Fica sempre a pergunta: "será que existe de fato o repasse?".
Longa história.
Não desista!!!
E vincular no youtube o youtube já repassa o valor para os autores?
Não pode transmitir sua web rádio no RUclips, se colocar música o robô do Google reconhece e notifica você.
Olá Cleber. Tira essa dúvida: se for uma canala do youtube também pode ser considerado web rádio?
Vamos lá: o formato rádio que conhecemos trata-se de linguagem. Se você adotar a mesma linguagem será rádio, porém, com transmissão no RUclips e não em FM
Pefeito
Obrigado pelo comentário
Concordo, mas para o ECAD não importa se você não lucra, eles querem dinheiro e só, eles não repassam de forma justa para os artistas , basta perguntar para qualquer um tanto é que " negociam " até ficar bom para 'ambas as partes" pergunte para os artistas, compositores etc se da para viver de direitos autorais no Brasil, o vídeo foi top, grande abraço.
Obrigado pelo comentário
Esse Ecad.
Deveria era pagar para as rádio tocarem as músicas.
Afinal a rádio está divulgando o artista
Pois é
Isso sempre existiu, o nome é jabá
Kleber, mesmo pagando para o ECAD, o RUclips e o Facebook como fica se utilizar as canções nas lives?
Eles também não tem uma política definida quanto as canções
O pagamento deve ser feito por plataforma, um pagamento para usar no seu site e outro para transmitir no RUclips ou Facebook.
@@cleberalmeidalocutor Ou seja, Vc toma uma faca no site, outra facada no youtube, e mais uma facda no Facebook, os cara não querem que exista web rádio essa é a verdade!
A pergunta que fica é quais os direitos das Web Rádios por que neste vídeo eu vi falar sobre o direito dos autores que na minha visão é justo agora e o direito para as Web Rádios será que tem ? Outra pergunta uma Web Rádio legal ela pode receber verbas publicitarias de Prefeitura e Câmara Municipal e consequentemente Estadual e Federal ?
Web rádio é um negócio (empresa). Ela terá todos os direitos e deveres legais após ser constituída (CNPJ).
Estando no formato citado acima, sim, pode vender anúncio para qualquer repartição.
@@cleberalmeidalocutor obrigado pela a atenção
tamo junto
Um detalhe da lei amigo: "É vedada a execução pública." Desde que você execute o fonograma fora do ambiente familiar é preciso pagar o ecad. Tá tô que em eventos públicos bora e mexe chega um fiscal do ecad pra averiguar.
Obrigado pelo comentário
@@cleberalmeidalocutor Tmj! Parabéns pelo trabalho e pela voz. Haha
E pagar em outro país, por exemplo, se quiser ser uma rádio hospedado em Portugal?
Em Portugal não sei quem controla direitos autorais, mas nos EUA tem um órgão que controla e cobra com base no faturamento da emissora, o que é mais justo também
Me tira uma dúvida amigo... Estou iniciando minha Web Rádio no momento, queria fazer uma pergunta: Existe a possibilidade do ECAD conseguir "derrubar" o site da minha Web Rádio?
Só com ação judicial e liminar para isso.
Cleber mas eu posso vender anuncios na minha web rádio , sem ter problemas ?
pode, quando você começar a ganhar dinheiro negocia uma parte para diretos autorais
@@cleberalmeidalocutor quais as chances do ECAD vir atrás de uma web rádio ?
Como é feito com as músicas de direitos autorais tocadas no RUclips? Tem muitas músicas disponíveis em que o canal não foi derrubado, alguém consegue me explicar?
Essa plataforma é complicada, "pega pelo em ovo" r não vê que tem canal transmitindo jogos de futebol e pedindo Pix pra galera, esses canais eles também não derrubaram.
não concordo em pagar, primeiro não ganho com isso pra mim é um Rob, e estive muito contente mas apareceu um comentario p entrar em contato hj mesmo, q não tinha como entrar em contado na tarja que dizia; vc esta usando anuncio mid-roll, ( vai saber onde este anuncio se encontra) na lista do DJ kkkkkkk
Obrigado pelo comentário. Onde apareceu esse comentário?
Cara, eu sou fã de ouvir rádio , de conhecer radias , de sintonizar emissora de rádio, em fim se alguém mandar eu escolher entre um rádio comum, ou um rádio que só funciona via pendrive e internet, escolho o rádio comum, eu tenho uma uma pequena, emissora de rádio FM pirata, sei que não e fácil, queria eu não poder mexer com pirataria, mas a oportunidade de ter uma rádio legal e impossível, mas eu quero saber se eu posso colocar dicas de saúde, de som , receitas etc do RUclips na rádio pra transmitir.😊😊
Rádio é uma paixão né?
Mas vamos lá, já não está certo ter uma rádio sem licença, e pegar conteúdo no RUclips e retransmitir sem autorização é mais um problema. Direitos autorais é coisa séria.
Vamos combinar, que certeza temos que o Ecad repassa mesmo os valores aos artistas? Imagine quem só toca flashback, músicas internacionais dos anos 70 e 80, quem garante que os valores arrecadados chegam até os artistas. Duvido!
não chega!!! fato!!!
amigo cleber na sua web radio vc paga o ECAD ?
não
Grande Cleber. Me tira uma dúvida. Se eu tiver uma web rádio pequena e não pagar ao ECAD. Se algum dia eles forem me cobrar eu sou obrigado a pagar o tempo que usei pra trás ou posso deixar de pagar se eu desistir da web rádio? Tentei expor a falta de recursos devido a morar numa pequena cidade, mas o ECAD disse que é aquele valor mesmo que manda pra todos.
Não sei te dizer se eles estão cobram retroativo, talvez bem eles saibam dizer. Mas 4k por mês para quem não fatura nada não dá né?
@@cleberalmeidalocutor Realmente. obrigado meu amigo
Depois disso dancei
Me explique
Olá boa noite amigo eu gostaria de saber se eu posso fazer pra saber quanto custa
Desculpe, não compreendi sua pergunta
@@cleberalmeidalocutor cara eu não tendo muita força 💪 pra continuar com a rádio
O que tá pegando?
@@cleberalmeidalocutor o que está acontecendo é que está sendo muito difícil pra mim, pois não temos equipamentos de qualidade pra colocar programas ao vivo tou só com músicas repetida
se você tiver um computador que possa ficar ligado pelo menos no horário de pico da sua audiência já serve, nem precisa de mais nada
O Governo dá algum valor pras webs rádios se veicular propaganda deles? Eu sei de Muita rádio comercial FM que tem os "jabá" que ganham por música executada e propaganda do governo estadual ou até federal...
Da sim, mas para isso sua web rádio deve estar constituída como uma empresa e na categoria M.E no mínimo.
@@cleberalmeidalocutor Consegue fazer um vídeo orientando sobre isso?
Se eu gravar uma música, e ouvir - la numa rádio, eu vou agradecer a rádio e não cobrar.
Seria leviano de minha parte.
Obrigado pelo comentário
Tenho a estacao rádio gospel Manaus, mais ainda não ganho nada, mais tenho o meu próprio site, o quer faço ??
Gera conteúdo e traz a galera pro seu site
Acredito que isso é para frear o avanço dos pequenos, pois estava incomodando os grandes, então fazendo assim os pequenos não tem como pagar 4k todo mês para tocar musicas, isso na minha humilde opinião é um absurdo, não tem cabimento, eu tava com projetos de comprar mesa de som e montar uma web rádio, mas depois de descobrir sobre o ECAD desiste...pra mim infelizmente não é viavel. Eu não tenho condições de todo mês pagar 4k. Se tiver condições de ganhar 4k eu trabalho com outra coisa e não com web rádio....
Obrigado pelo comentário
Acabei de criar a minha Web rádio como devo fazer pois não estou ganhando nada ainda mais estou rodando musicas tenho que fazer o que prá resolver esse problema
Assista este vídeo ruclips.net/video/0keVis4nCLc/видео.html
Quais são os software seu para captar audio legal, como esta gravação?
Eu uso bons microfones e em todos meus vídeos uso o OBS para costurar imagem e áudio.
Eu posso veícula músicas sem precisar de pagar ECAD se a minha Web Rádio não tem comercial pago é isso mesmo pessoal?
Tenta negociar se rolar a cobrança. Já que não existe o faturamento, como você vai pagar?
O RUclips não bloqueia as live de rádio por caso dos direitos autorais?
Bloqueia sim. Mas a última coisa que você deve pensar para uma web rádio é querer transmitir seu conteúdo na íntegra no RUclips
Parabéns pelo vídeo ! Tenho uma dúvida, eu sou produtor fonográfico e patrociono cantores e faço toda divisão seja nos direitos autorais e também nos streamings, eu pretendo montar uma web rádio com cantores do meu selo musical, eu gero o ISRC de cada música produzida. Neste caso eu teria que pagar ao ecad ?
Até onde sei o ECAD vai exigir de qualquer forma o pagamento dos direitos autorais alegando que eles são oficialmente os arrecadadores.
Agora se você tem como provar que está pagando direto aos autores aí eles nem tem o que falar. Mas....
irão falar mesmo assim
@@cleberalmeidalocutor Muito obrigado pela resposta ! Sendo assim farei a rádio com conteúdo próprio. Sucesso para você !
amigo. apesar de eu procurar uma maneira de receber um beneficio deste, de poder tocar musica sem pagar direitos autorais pelo fato de não estar lucrando com a veiculação, existe um fator que me faz discordar da sua opinião. Quem vai monitorar o momento que vc está ou não ganhando dinheiro com a veiculação da musica? outro fator, no momento que o ouvinte está ouvindo a musica na sua webradio qua não paga direito autoral pelo fato de não estar lucrando, outra webradio que poderia fidelizar este cliente e paga pelo direito autoral perdeu o cliente para a sua webradio. Imagina varias pessoas retransmitindo jogos do Premiere sem pagar nada porque nao está lucrando.... ninguém assinaria premiere. O fato em si é a cobrança abusiva, o valor fica muito improprio pra gente trabalhar e isso faz muita gente trabalhar a margem da lei.
Eu penso da seguinte forma, você quer ganhar dinheiro pelo seu trabalho com web rádio, certo? O artista também quer ganhar pela obra musical dele. então pagar direitos autorais é algo básico que tem que partir da gente quando começarmos a monetizar o negócio. Já está monetizando? Vai lá negocia e paga. Faça a sua parte. Enquanto não monetiza, gerencia e planeje para monetizar, e deixa os direitos autorais no seu radar.
Quem tem que pagar? O locutor do horário da rádio, ou o dono da emissora?
A rádio!!!!!
Meu caro, realmente estas certo ao dizer que os direitos autorais deveriam ser pagos mediante uma percentagem da faturação da Web rádio, isso tendo em conta os gastos internos que a rádio tem. Por outra, sou da opinião que as empresas que estão vinculados do direitos dos cantores, é que deveriam pagar-nos por sermos nós (as rádios) que fizemos a promoção das músicas, se eles não forem ouvidos ninguém os contrata para shows e etc., em suma, não seriam conhecidos, vale lembrar que existem mais pessoas a ouvirem rádio, seja em frequência como web rádios, por uma simples razão; quando as pessoas estão a conduzir não estão nas redes sociais, quando as pessoas estão no trabalho, mais facilmente escutam rádios do que músicas em redes sociais.
Resumindo; somos nós as rádios que fizemos a promoção das músicas, sejam novas ou antigas. Pois a que repensar essas leis dos direitos autorais.
Obrigado pelo comentário
Aí é uma disputa de quem puxa a sardinha pro seu fogo. Porque do ponto de vista do artista, a rádio tem que "agradecer" por ele fornecer a música, só que neste caso, ele recebe o seu direito autoral.
E convenhamos, nos enquanto rádio, recebemos faturamento por meios publicitários e etc.
@@danielrobertosoares6428 meu caro, por partes até tens razão, e não se trata de puxar sardinha para lado nenhum, mas sim ter uma perspectiva geral, isso é, dos 2 lados, suponhamos que vamos pagar para passar músicas em nossas rádios; certamente iremos pagar pelos cantores mais conceituados no mercado certo! E os outros que estão a iniciar sua carreira musical quem pagarás por eles? quase ninguém, até para que os mesmos tenham patrocínios, têm de ser conhecidos, e para isso as rádios têm o contributo para que sejam conhecidos, se pagarmos por músicas "não conhecidas" corremos o risco de perder ouvintes e os mesmo vão recorrer a outras plataformas digitais, em suma, "é uma faca de dois bicos", mas também entendo que os cantores devam ganhar alguma coisa, quando digo alguma coisa, falo de uma pequena parte de nossas receitas, com a quantidade de rádio que existem o pouco será entre muitas rádios será muito, mas sendo assim, incluir os poucos conhecidos no mundo da música de formas a que possam estar incentivados a continuar e fazer por sua carreira musical, todos podemos ganhar com isso desde que seja de forma justa.
Pra acontecer e dar certo as rádios deveriam por um dia TODAS do Brasil não tocar nenhuma música só programação de noticias, entrevistas, etc
Obrigado pelo comentário
Na minha opinião, nós da web radio teria que ganha ao divulgar a música do artista ao invés de pagar.
Pois é
Se for musicas internacionais antigas tbm tem direitos autorais ?
Sim.
@@cleberalmeidalocutor Na sua web radio vc ja teve alguma cobrança do ECAD ? E se teve entrou num acordo para pagar de acordo com o faturamento da sua web radio ?
Sim, já rolou.
@@cleberalmeidalocutor Vc conseguiu entrar num acordo com eles para pode pagar os direitos autorais , pelo faturamento da sua web radio ?
@@cleberalmeidalocutor E qual foi a resposta que vc deu ao ECAD quandoeles entraram em contato com vc ? e como eles entraram em contato com vc ? foi por email ou pessoalmente ?
Webradio em escolas como funciona?
Suuuuuper funciona. Educomunicação. Acho incrível inclusive
E se a rádio web for só jornalismo tem que pagar direitos autorais ?
Se não tiver músicas nem imagem e voz de ninguém sem autorização, não!
Nossa eu queria fazer uns vídeos de um rádio antigo tocando música então rodou né? Eu queria sintonizar uma radio e deixar lá tocando por um tempo não vai dar então né
É, não vai dar
os cantores ou as gravadoras tambem tem que pagar por cada veiculação de musicas. ja que eles cobram o ECAD
Obrigado pelo comentário
Meu amigo um colega foi intimado a pagar $3985 por mês na sua humilde web rádio 😢
Que loucura!!! De onde os caras tiram um valor aleatório desse? Meu Deus
BOA NOITE ME TIRE UMA DUVIDA SE EU TOCAR MUSICAS SÓ INTERNACIONAIS NA MINHA WEB RADIO VOU TER QUE PAGAR O ECAD MESMO ASSIM
Sim.
Parabéns pelo canal sou seu fã
Muito obrigado
Isso vai terminar o povo deixa de lado eu acho que vou acabar a minha aff e muita coisa pra fazer o que gosta
Creio que vale a tentativa.
Cleber meu mano eu andei falando com um amigo que tbm tem web rádio e ele me falou que músicas internacionais o Ecad não tem direitos autorais e ele não pode cobrar não agora músicas nacionais aí sim ele tem direito de perturbar nós web rádios agora eles cobrarem esse valor de 4.384 ele só podem cobrar esse valor só de uma rádio grande agora eles não podem vir atrás de web rádios não ainda mais que não tem custo nenhum em web rádio fica cada vez mais difícil viu viver de web rádio hoje em dia com esse Ecad perturbando as web rádio viu.
Lincoln, o ECAD atua sobre as músicas internacionais sim, por meio de contratos com representações estrangeiras: www3.ecad.org.br/associacoes/Paginas/Contratos-com-associa%C3%A7%C3%B5es-estrangeiras%E2%80%8B.aspx
@@cleberalmeidalocutor Cleber porque um amigo meu que tem uma web rádio tbm ele mora em Itu aí ele me falou que o Ecad não cobra os direitos autorais de músicas internacionais só as nacionais mais acho que não e justo meu mano o Ecad ficar pegando no pé das web rádios tipo eu não ganho nada com a minha aí eu ter que pagar esse valor de 4.385 reais Cleber e muita grana pra quem não tem da onde tirar entendeu.
boa tarde amigo sabe se teria alguma dica se tem alguma musica sem direitos autorais
Músicas comerciais não.
Músicas que fazem 70 anos de existência caem em domínio público automaticamente, mas se sua rádio for depender delas você não vai ter quantidade suficiente para tocar em audiência.
Vamos analizar da seguinte maneira, imagina se quem é proprietário de uma web Rádio, começar a cobrar dos cantores, para divulgar o trabalho deles
Por quê toda semana tem algum cantor ainda não conhecido pedindo pra tocar a música dele, na minha rádio
Aqui também, sempre alguém pedindo, gosto de dar oportunidade desde que esteja no perfil da rádio, uma mão lava a outra.
Sim, eu faço isso também
Faço exatamente igual
Normalmente são cantores no começo de carreira, quê ainda não tem como se sustentar da música, exatamente igual a grande maioria das rádios web
A minha não tem fins lucrativos, se tiver que pagar prefiro nem ligar a radio.
É amigo, o que dá pra fazer é tentar. Vai pra cima e conforme vai conseguindo monetização negocia um pagamento.
Olá mim fala uma coisa eu não ganho nada vai da bronca
Da pra ganhar!!
Me explica como você está fazendo na sua web rádio? Digo a respeito das estratégias para aumentar audiência e monetização
Não é tão simples assim cara !! Melhor se informar melhor.
Qua orientação você me dá?
nao ganhao nada a minha ja tenho a faz tempo e nao ganho nada com ela faco por gostar de música e ajudo muitos artistas que querem divulgar mas peso que mande um email diezendo que deixo e permito que voce toque todas as musicas na minha Web radio defendo a filosofía quem ajuda también tem que ajudar nao financieramente liberando ditereito definitivo das musicas
Obrigado pelo comentário
Mesmo sem receber o ECAD e outros órgão não vão esperar você ganhar. Usou vai ter que pagar! É tudo rastreado na música. Não existe pagar só quando recebe. Imagine buscar todos os artistas da programação ...bloqueiam a rádio e suas redes. Quem dita a cobrança e o valor são eles e isso não tem negociação como um balcão. Sou músico e tive web-rádio e sei do assunto. Não existe acordo. É lei! Não há "jeitinho". Baixar 60% significa que o artista deixou de receber. Isso dá processo. São direitos chamados conexos e fonomecânicos por causa do ISRC da música.
Obrigado pelo comentário
@@cleberalmeidalocutor espero que possa ter ajudado. Um abraço e sucesso!
NA VERDADE ESTA É UMA CÓPIA DO COMENTÁRIO QUE EU FIZ ORIGINALMENTE NO SEU VÍDEO ANTERIOR.
Vejam bem meus caros, eu não duvido que nisto tem looby das radios "oficiais"
Meio de comunicação no Brasil tem definição, e a definição perfeita é CARTEL.
Estão tentando dar uma conotação pejorativa ao cancelamento, mas o fato é que esta é praticamente a única arma que os "pequenos" tem contra os "gigantes".
Estou aqui porque vi primeiro seu próximo video, tentando dar um alento porque muitos desiludidos com esta informação estão fechando suas web rádios.
Então você que ainda vai ver este vídeo, saiba que antes de pensar em encerrar seu trabalho, não seria melhor entrar em contato com outros, e juntos alternarem sua programação para promover um boicote (cancelamento) de seus ouvintes contra as rádios oficiais?
Podem ser gigantes mas elas vivem de audiência... e pelo descontentamento que a população está hoje em dia com estes oligopólios da informação, tenho certeza que irão aderir.
Quanta gente do povão tem suas composições, e não tem a menor chance de que cheguem ao conhecimento do público, porque este meio é extremamente seletivo, deem chance, vcs de web rádios certamente tem uma interface de audio um computador e um violão, ofereçam chance de visibilidade aos desconhecidos, ajude-os a fazerem uma demo bem gravada, enquanto vão promovendo um boicote os "oficiais".
Façam um acordo com estas pessoas para o caso de viralisarem.
Olha o formato do Raul Gil fez o maior sucesso, um concurso de calouros com seleções bem feitas para não virar uma versão moderna do antigo show do Silvio Santos que era uma palhaçada, e vocês certamente terão ali músicos independentes, sem rabo preso com ecad, e vocês ainda podem orientar estas pessoas à registrarem suas obras.
Entenderam é trabalhoso, mas é factível, façam propaganda em busca de conteúdos independentes!
Eu só não entrei nessa de web rádio porque não tenho voz ( tive muito tempo apelido de fanho, apesar de verdadeiramente não ser), e como aposentado não tenho grana pra pagar um locutor, mas tenho o necessário para ter uma web radio, Mesa com interface, computador microfone violão e fibra ótica, e aqui entre meus conhecidos tento buscar parceiro pra tentar algo.
Lógico, estou falando para aqueles que se decidiram a desistir. Quem já está vivendo é livre pra continuar.
Eu mesmo, não assisto mais tv, não ouço mais rádios por transmissão aérea, não favoreço nada mais que seja "oficial", pelo abuso que cometeram contra o povo em todos estas décadas de rádio e tv.
Todo este tempo ,monopolizaram, exploraram, "encabrestaram" e mentiram para a população, inclusive sobre a verdade de nossos dirigentes manipulando até sobre o que deveríamos pensar.
Sabe o sentido real do que quero dizer é "rompam" com o sistema, "derrubem" o sistema, e não fiquem lutando para fazer parte dele.
Sabe nas suas programações usem o formato do podcast, vão uns à webradio dos outros se entrevistem, façam um novo nicho da informação e do entretenimento independente.
Eles detêm o monopólio do conteúdo, mas a distribuição de informação não é mais monopólio e propriedade de ninguém!
É por aí
Cleber hoje o slogan é ondas digitais, e o louco crebes.kkkkk
ONDAS DIGITAIS é a minha comunidade de web rádio, onde tem meu curso e vários movimentos a respeito do setor www.ondasdigitais.com.br
Desculpa aí, mas não rola pagar o valor mínimo do ECAD pra se ter uma WebRádio comercial que só vai te dar o suficiente para pagar os direitos autorais.
Tudo vai depender da sua estratégia para angariar audiência e consequentemente monetização que seja viável pagar os direitos autorias e obviamente manter a gestão financeira da empresa.
Tem artista que é um grande favor alguém rodar a porcaria dele
Obrigado pelo comentário
KKK eu tenho e prejuízo,pq pago o streaming
obrigado pelo comentário
Caso eu queira criar uma web rádio, posso utilizar minha assinatura no Spotify para rodar as músicas na programação?
As plataformas de música fazem os repasses ao ECAD.
Não pode! Cada plataforma deve pagar diretos ao ecad de formas separadas.
Quem era pra pagar era os cantores
Obrigado pelo comentário
Pagar eu pago se pagarem pela vinculação das musicas deles!
Pois é! Penso assim também
NÃO CONCORDO COM O ECADE.
É muito complicado
Ecad pra radio web pelo amor de deus. Ai nao da uma radio fm uma band, nativa a situaçao é outra, agora radio web pagar Ecad nao tem cabimento.
Obrigado pelo comentário.
Cabimento tem sim, se você tiver ganhado $$$ o certo é pagar. Faça um acordo!!
O que não cabe é eles cobrarem 4.5k/mês, isso é um absurdo sem fundamento
SE quiserem 3 centavos por musica eu pago
Obrigado pelo comentário
Nossa o cara guanha 300 reais e toca mil música vai ficar com nada
Negocia.