Cada dia me surpreendo com a perspicácia de Bob em trazer para o conhecimento do público problemas atuais com as saídas possíveis, e entrevistados do mais alto gabarito. O conhecimento é libertador. Parabéns e obrigada pelo seu excelente trabalho.
Curti muito essa nova linha de Economia! Deu pra ter uma noção bem rasa, mas deu pra ver q vale a pena se aprofundar nela! Obrigado demais! O mundo tá precisando de alternativas como essa urgentemente!
Obrigado, Bob! Muito bom ver pessoas pensantes, trazendo o vislumbre de uma factível construção de um cenário otimista e inclusivo para todo o Brasil! O brasileiro precisa ter esperança! Estes últimos anos foram osso!
Este canal tornou-se de longe um dos melhores do RUclips, dos poucos que mantenho a notificação ativada. Obrigado, Bob Fernandes por teimar em praticar o bom jornalismo sempre.
👏👏👏 excelente poder conhecer essa nova teoria que esteve sendo desenhada cientificamente e q tem potencial para responder muitas questões atuais, como crescimento econômico e garantia de emprego.
Mano, a internet é incrível. Nunca que na mídia tradicional iria aparecer pessoas falando sobre a mmt. Não beneficia os ricos que são donos dessas emissoras. Belo video.
Muito boa a explicações. Li o artigo do Sr. Resende e foi como se algo tivesse primaverado no horizonte. Pouco tempo depois li o artigo do chefe econômico do FMI tocando terror dizendo que isso levaria a siper inflação etc. Porém, não soube explicar como o Japão tem um dívida interna de 200% com relação ao PIB e mesmo assim a inflação continua baixa. É importante que nossos nobres deputados (que se dizem da nova política) estudem o tema e façam proposições no setor econômico e que pelo menos leiam a MMT.
A questão, Bob Fernandes, é que os líderes do país não estão dispostos a uma discussão minimamente racional. Isso nos conduz a uma inércia intelectual para agir de modo a superar os problemas do país. A sensação que fica é que o projeto é deixar o país de joelhos e ver por quanto conseguem vender tudo. Obrigado a você e aos professores e boa sorte a todos nós.
Este excelente vídeo repete o que nunca pode ser esquecido, a saber: economia não é uma ciência exata (por mais número que use), economia tem relação direta com poder. Para viabilizar o apontado na entrevista, uma economia mais inclusiva, se exige uma decisão política. Por esta, alguns não ganharão tanto $ quanto numa linha neoliberal mas certamente viverão numa soc. menos conflituosa ( q é = $)
Depois de assistir este vídeo, tenho algumas conclusões, mesmo sem ser economista, mas como uma pessoa curiosa pelo conhecimento, no entanto, escreverei apenas uma, Paulo Guedes e sua equipe econômica, tem que ser expulsa urgente do Brasil. Bob, parabéns pela capacidade de atualização, compartilhar conosco e se mostrar um ser humano, quando pede esclarecimentos, pois não entende o assunto
Eu sempre achei estranho essa ideia do surgimento das moedas a partir do mercado (trocas). Por imposição do Estado faz muito mais sentido. Um instrumento de poder e controle q perdeu o controle.
O debate é de fato muito importante. Parabenizo Bob pela seleção da pauta e os entrevistados pelos esclarecimentos. A questão é que um ponto muito importante da MMT foi tocado pela Professora Simone e teve uma resposta relativamente superficial do Prof. Randall: quais os impactos de tais políticas no contexto de um país em desenvolvimento e num mundo altamente globalizado? Creio que essa questão mergulha nos motivos que fazem o neoliberalismo tão poderoso, mesmo que tão injusto e frágil: atende o interesse de bancos e empresas internacionais, e das elites locais. Que elite está disposta a tomar atitudes corajosas para um país, em detrimento de um possível impacto sobre sua própria riqueza no curto prazo? Pior ainda se essa pergunta for repetida no contexto da elite brasileira. A aplicação de políticas ortodoxas como a que estamos vendo é basicamente um atalho simplório de políticos em modo self-service. Flexibilização monetária, orçamentária e políticas públicas heterodoxas demandam apoio político forte e senso de comunidade real para funcionar. A elite brasileira (em sua maioria) pouco se lixa para o Estado. Não paga imposto, não paga multa, não reinveste no país. Nos encontramos num estágio (temporário) que é pior do que o de reinos medievais, porque ao menos naquele tempo existia crença, respeito, e temor do rei. Hoje o rei Estado está sem roupa em muitas partes do mundo. A esperança é que até mesmo o país mais poderoso do mundo, "detentor" maior dos interesses globais, também está se percebendo nu. Provavelmente a mudança virá de lá. Do Brasil atual não dá para esperar muito. Mas o debate é sempre bom.
Como esse blog ainda não tem 1milhao de seguidores? O melhor e mais claro bate-papo do RUclips. Kd a massa? Estão td lá babando ovo do Alexandre Garcia.
Acredito que restaram dúvidas importantes para quem não é da área, como por exemplo o porquê do câmbio liberado não ser interessante para o Brasil, ou como funciona o programa de garantia de emprego e por qual razão ele seria importante para o desenvolvimento nacional. Minha sugestão é retomar o assunto, abordando-o em etapas e didaticamente. É bom para o País que este debate evolua. Parabéns pelo trabalho.
Juscelino se valeu de princípio semelhante. Questionado sobre a emissão monetária para construir Brasília, ele respondeu: Sim, emiti, dizem que isso é pecado, mas Brasilia está lá. (dito por ele em uma entrevista lá por 1970)
@Carlos Macedo Sim, houve. Historicamente, não há registro de sucesso nas economias cuja emissão monetária supera o volume de crescimento do PIB. Do que entendi, é que essa nova teoria apresenta uma forma de administrar esse excesso de moeda, sem pagar juros ao mercado através do endividamento público, ao mesmo tempo que evita a espiral inflacionária . (como ? essa é parte mais importante, e pouco explicada) Vamos aguardar.
@Carlos Macedo Acho que o seu comentário expressa (corretamente) ( em nossa modesta opinião) o quê, nesse momento, é a preocupação de quem vivenciou, ou estudou, não apenas a inflação; mas os processos que levam a hiperinflação. Parece, que há um certo encantamento com a nova teoria, porque ela "soa mais humanizada" diante dos absurdos propostos pelos governos do Trump e do Bolsonaro. Pode funcionar no USA, que tem o dólar como um dos seus principais itens de exportação. Ou seja, o mundo não abre mão de usar a moeda americana. Então, lá, parece não haver limite para o incremento da dívida interna deles. Provavelmente, de cada US$ 100 emitidos, uns 70 não fica lá, portanto não pressiona a inflação. Aqui no Brasil, por outro lado, a emissão monetária não causa inflação, porque, a cada emissão; no dia seguinte, o governo recolhe a moeda, vendendo títulos públicos, a juros que competem com o que o setor produtivo poderia pagar. Quer dizer, os bancos emprestam para o governo ( bons juros + baixo risco) e não para a Indústria (juros baixos + alto risco). Consequência: a contra partida da não inflação é a explosão da dívida interna, e crise seguida de crise. E, dizem que isso é culpa da previdência.
Obrigado por compartilhar essa teoria econômica. Seria possível uma entrevista com alguém que possa detalhar mais as políticas da proposta do Green New Deal? Abraço
O excesso de moeda causa inflação se economia estiver aquecida, mas, em um cenários de "terra devastada", onde a economia está estagnada como no Brasil isso não aconteceria! O único problemas é que o Real não é Dólar...
Ou seja estamos na contramão das boas práticas econômicas que visam a melhoria das condições de existência para todos... alinhados a um discurso econômico monocromático e gerador de desigualdades sociais econômicas e regionais ainda mais extremos... relativização ou extinção das leis trabalhistas, terceirização, reforma draconiana da previdência, regime de capitalização para aposentadorias, privatização, cortes nas áreas sociais... tudo isso só vai agravar a miséria e não trará emprego, crescimento econômico... parabéns ao liberais na economia e conservadores nos costumes envolvidos.. 🤢🤢🤢🤥🤮🤮
Agradeço por nos trazer ideias tão vanguardistas, Bob. So q n entendi muito bem... A moeda n é mais atrelada a nenhum metal ou lastro real e sim a informação virtual. Logo, sua produção pouco tem a ver com suas reservas reais de valor (ouro, etc)...então jogar dinheiro no mercado pouco influenciaria na sua dinâmica real da economia (n teria a disparada de preço na verdura da feira)...n causaria a inflação, como dita a clássica teoria econômica. Mas e a balança comercial, em relação a politica externa? Mais "reais" no mercado n diminuiria seu valor, quando comparado com moedas externas, fazendo os produtos importados mais caros e criando inflação, agora de maneira indireta? Onde encontro mais fontes (confiáveis) sobre essa teoria? Quem puder ajudar, agradeço.
É praticamente óbvio que a moeda necessita de um ente regulatório para viabilizar a "segurança jurídica" das trocas, ou seja, o Estado ou alguma instituição que exerça tautologicamente o mesmo papel...
A parte + importante dessa matéria foi quando a professora perguntou se a MMT poderia se aplicar ao Brasil, diante da restrições cambiais e riscos inflacionários. O professor Wray, ao responder, sugeriu que teríamos de adotar controle de capitais, já que para países fora do G7 não faz sentido haver livre mobilidade de capitias - Então a coisa é bem mais complexa.
Cari Bob Fernandes, antes de qialquer coisa, meus parabéns pela qualidade jornalística e pela dignidade com que norteia sua profissão. Gostaria de sugerir que levassebao seu canal um aconomista marxista, de interferência alguém ligado à Teoria Marxista da Dependência, para fazer um contraponto às confederações feitas sobre a ilustre professora entrevistada nesse video. Um abraço respeitoso.
Excelente sugestão! Que ouçamos um intelectual de peso como Nildo Ouriques falar sobre a Teoria Marxista da Dependência (TMD) em contraponto a esta teoria monetária "moderna". Teoria econômica que não explica e supera o subdesenvolvimento e a dependência não merece ser chamada de "teoria".
Ainda tenho esperança de ouvir estudiosos e cientistas admitirem que o paradigma do crescimento infinito precisa ser questionado. Mas, enquanto isso, que bom que já tem uma meia meia duzia da USP (and alikes) tentando sair da caixinha ...
Excelente entrevista, Bob. Inclusive, nós do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional da UFRJ utilizamos essa teoria para entender a globalização financeira sob esse ponto de vista. Nesse aspecto, o professor Ernani Torres Teixeira Filho é grande conhecer dessa teoria e da aplicação dela. Se quiser avançar, seria legal um bate papo com ele. Parabéns novamente.
Com certeza, Paulo Guedes formado PhD na escola de economia mais respeitada do mundo, o outro é professor em uma Universidade que não está nem entre as 100 melhores do mundo, e vocês chamam quem defende o MMT de vanguarda. Venezuelanos e Argentinos choram ouvindo essa teoria.
@@ivancosta7095 Vc tem razão, tem que tomar muito cuidado, principalmente leigos como a maioria de nós. Essa teoria diz que o governo precisa endividar para investimento ao invés de cortar o gasto. Nesse item , cada caso tem que ser analisado a parte, um país como nos que tem gasto fixo com salários e bondades , parece óbvio que tem que cortar isso primeiro. E depois o investimento do governo para aquecer a economia.
@@ivancosta7095 mas a Argentina utilizou a teoria neoliberal que o fmi recomendou, vc não sabe oq tá falando. A Venezuela não tem uma moeda própria funcional, então nenhum dos dois países poderiam quiçá tentar adotar a mmt. O Paulo Guedes se formou na mesma escola que Friedman foi professor. Friedman é um neoliberal, que coordenou por exemplo a economia chilena de Pinochet(Paulo Guedes estava presente) resultado: economia congelada após 20 anos e o caos na previdência social
Claro que ficamos, afinal o Bitcoin é um atraso se comparado ao dólar, ops... A Nova Zelândia e Suiça econômias pequenas, ainda assim suas moedas valem mais que o dólar. Continuem assim, emitam dívidas, financie empresas nacionais com envidamento da população, vocês são patéticos.
O canal está muito shooow! Não consegui pensar em uma crítica até o momento, mas continuarei tentando haha. Brincadeiras à parte, espero q continue sempre crescendo e fazendo frente ao nonsense que nos aflige.
Como é bom ouvir o grande jornalista como é o Bob Fernando. A gente sempre aprende com ele.
Parabéns Bob!
Obrigado, Bob!!! Jornalismo é isso! Trazer debates atuais no mundo pra nos ajudar a pensar o país! Parabéns!
Parabens ao Bob Fernandes..excelente entrevista dessa ecomomista..assunto primordial
Sr Bob Fernandes,uma entrevista como essa é um serviço inestimável.Parabens!Com ela se pode sair do mercochatismo!!
Efetivamente uma aula. E inspiradora!
Ótima entrevista inteligente e linda com todo respeito
Muito obrigada!
MMT, agora no Brasil. Excelente entrevista.
Voltando depois de um ano...nunca esqueci a professora Simoni....
Quero muito absorver isto. 😘
Sempre top... Parabéns
Gostei demais! Acompanho o Bob desde os tempos da Carta Capital. Ele sempre trazendo o inusitado! Parabéns!
Maravilha, Bob!! Mais um show de engajamento com a contemporaneidade!!! Grata por seu refinado profissionalismo!
Cada dia me surpreendo com a perspicácia de Bob em trazer para o conhecimento do público problemas atuais com as saídas possíveis, e entrevistados do mais alto gabarito.
O conhecimento é libertador.
Parabéns e obrigada pelo seu excelente trabalho.
amando as entrevistas!
Brilhante como sempre, Bob.
Muito bom!
Pena que esse debate nao esta acontencendo pro grande publico, no Brasil.
Parabéns, Bob, pela ousadia.
Parabéns pela bela entrevista!
Uma excelente entrevista, parabéns bob Fernandes, e a professora Simoni.
Obrigado por ter vindo ao RUclips, Bob. Canal fantástico, conteúdos de primeira.
Tenho sede de conhecimento, aprendizagem, informações qualitativas e esse canal me fornece em doses incalculáveis.
Bob, parabéns por trazer esse tipo de debate!
Gratidão, Bob! Conteúdo de alta qualidades e gratuito!
Bob, seu canal eh alto nível! Continue assim!
Muito bom, Bob. Aliás, como sempre.
estou adorando seu canal , Bob.
Excelente entrevista Bob!
Muito boa notícia. É urgente que as frentes progressistas deste país tomem conhecimento dessa nova abordagem.
Cara...nao poderia recomendar mais ....essa entrevista parabens
Curti muito essa nova linha de Economia! Deu pra ter uma noção bem rasa, mas deu pra ver q vale a pena se aprofundar nela! Obrigado demais! O mundo tá precisando de alternativas como essa urgentemente!
Obrigado, Bob! Muito bom ver pessoas pensantes, trazendo o vislumbre de uma factível construção de um cenário otimista e inclusivo para todo o Brasil! O brasileiro precisa ter esperança! Estes últimos anos foram osso!
Sensacional Bob, parabéns!
Bob sempre com grandes entrevistas!
Excelente! Parabéns e obrigado por nos propiciar essa entrevista.
Excelente
Obrigado Bob, mais uma vez; saúde, paz e vida longa para você.
Você esta de parabéns por trazer esse assunto pro seu canal, Bob!
É a segunda entrevista que vejo, parabéns!
Muito boa entrevista
Jornalismo de qualidade incrivel
Muito bom
Excelente entrevista Bob, principalmente para leigos que querem ter alguma noção do intrincado debate econômico da atualidade
Boa tarde a todos, obrigado Bob Fernandes pelo seu trabalho, acompanho vc a muito tempo, vc tem ajudado muito com seus comentários inteligente.
Este canal tornou-se de longe um dos melhores do RUclips, dos poucos que mantenho a notificação ativada. Obrigado, Bob Fernandes por teimar em praticar o bom jornalismo sempre.
Bacana bob
👏👏👏 excelente poder conhecer essa nova teoria que esteve sendo desenhada cientificamente e q tem potencial para responder muitas questões atuais, como crescimento econômico e garantia de emprego.
Mano, a internet é incrível. Nunca que na mídia tradicional iria aparecer pessoas falando sobre a mmt. Não beneficia os ricos que são donos dessas emissoras. Belo video.
Muito boa a explicações. Li o artigo do Sr. Resende e foi como se algo tivesse primaverado no horizonte. Pouco tempo depois li o artigo do chefe econômico do FMI tocando terror dizendo que isso levaria a siper inflação etc. Porém, não soube explicar como o Japão tem um dívida interna de 200% com relação ao PIB e mesmo assim a inflação continua baixa. É importante que nossos nobres deputados (que se dizem da nova política) estudem o tema e façam proposições no setor econômico e que pelo menos leiam a MMT.
Foi minha professora. Excelente acadêmica. Parabéns!
Fora bolsonaro e Guedes urgente
A questão, Bob Fernandes, é que os líderes do país não estão dispostos a uma discussão minimamente racional. Isso nos conduz a uma inércia intelectual para agir de modo a superar os problemas do país. A sensação que fica é que o projeto é deixar o país de joelhos e ver por quanto conseguem vender tudo. Obrigado a você e aos professores e boa sorte a todos nós.
Como sempre, um ótimo vídeo.
Compartilhando o máximo possível !
Bob Fernandes sempre com excelentes entrevistas, parabéns!!!
Bob sempre atual. Parabéns pela entrevista e obrigado por ser esse jornalista brilhante.
Verdade. Matou a pau com esta entrevista. Bob é muito foda.
Parabéns, excelente entrenvista!
Mandou bem Bob.
Uma aula de economia pra acabar com o obscurantismo dessa gente que não gosta da educação!
Este excelente vídeo repete o que nunca pode ser esquecido, a saber: economia não é uma ciência exata (por mais número que use), economia tem relação direta com poder. Para viabilizar o apontado na entrevista, uma economia mais inclusiva, se exige uma decisão política. Por esta, alguns não ganharão tanto $ quanto numa linha neoliberal mas certamente viverão numa soc. menos conflituosa ( q é = $)
Tô sempre ligada em vc, Bob.
Depois de assistir este vídeo, tenho algumas conclusões, mesmo sem ser economista, mas como uma pessoa curiosa pelo conhecimento,
no entanto, escreverei apenas uma, Paulo Guedes e sua equipe econômica, tem que ser expulsa urgente do Brasil.
Bob, parabéns pela capacidade de atualização, compartilhar conosco e se mostrar um ser humano, quando pede esclarecimentos, pois não entende o assunto
Caramba! Que tema e discussão massa. 👏
Parabéns pelo canal!! Tu és d+++++! Grande abraço.
Importantíssima a informação, tem que ser divulgada. Mais uma ferramenta para a oposição à destruição da Previdência.
Sensacional trazer esse conteúdo, Bob!! Obrigado!
Bela entrevista e, bela entrevistada . Bob, um dos melhores entrevistadores deste país.
Que legal! nós temos acesso a professores de renome sem ter a informação manipulada, e de graça !
Eu sempre achei estranho essa ideia do surgimento das moedas a partir do mercado (trocas). Por imposição do Estado faz muito mais sentido. Um instrumento de poder e controle q perdeu o controle.
O debate é de fato muito importante. Parabenizo Bob pela seleção da pauta e os entrevistados pelos esclarecimentos. A questão é que um ponto muito importante da MMT foi tocado pela Professora Simone e teve uma resposta relativamente superficial do Prof. Randall: quais os impactos de tais políticas no contexto de um país em desenvolvimento e num mundo altamente globalizado? Creio que essa questão mergulha nos motivos que fazem o neoliberalismo tão poderoso, mesmo que tão injusto e frágil: atende o interesse de bancos e empresas internacionais, e das elites locais.
Que elite está disposta a tomar atitudes corajosas para um país, em detrimento de um possível impacto sobre sua própria riqueza no curto prazo? Pior ainda se essa pergunta for repetida no contexto da elite brasileira.
A aplicação de políticas ortodoxas como a que estamos vendo é basicamente um atalho simplório de políticos em modo self-service. Flexibilização monetária, orçamentária e políticas públicas heterodoxas demandam apoio político forte e senso de comunidade real para funcionar. A elite brasileira (em sua maioria) pouco se lixa para o Estado. Não paga imposto, não paga multa, não reinveste no país. Nos encontramos num estágio (temporário) que é pior do que o de reinos medievais, porque ao menos naquele tempo existia crença, respeito, e temor do rei.
Hoje o rei Estado está sem roupa em muitas partes do mundo. A esperança é que até mesmo o país mais poderoso do mundo, "detentor" maior dos interesses globais, também está se percebendo nu. Provavelmente a mudança virá de lá. Do Brasil atual não dá para esperar muito.
Mas o debate é sempre bom.
Parabéns Bob Fernandes, excelente matéria. Importantíssima para o nosso momento atual (que já dura 55 anos)!
Obrigada por compartilhar assunto tão importante e atual! Aprendemos cada vez mais!
Como esse blog ainda não tem 1milhao de seguidores? O melhor e mais claro bate-papo do RUclips. Kd a massa? Estão td lá babando ovo do Alexandre Garcia.
👏👏👏👏👏
Sempre boas entrevista, sempre um bom tema! Maravilha!
Excelente !!! Muito bom estar sempre aprendendo. Parabéns
Bob estou adorando as entrevistas, você é foda! Perguntas boas e diretas, ótima produção, sou seu fã.
Idem!
Muito! Demais!
U a U !!!!
Para quem não sabe a Unicamp é uma Universidade PUBLICA que é reconhecida como uma das melhores do Mundo ! O Brasil apesar de tudo ainda tem jeito !
Olá José,a Unicamp creio, figura entre as cinco melhores universidades do Brasil.Infelizmente nosso
ranking está bem distante das melhores do mundo.
@@taniacabrera8933 é talvez eu tenha exagerado um pouco ,peso desculpas pela minha ignorância !
@@taniacabrera8933 Olha já fiz a correção ! Thanks .
@@josecenaque495 esse é o nosso desejo,estarmos nos melhores lugares nas estatísticas.Abraços
Apesar da escolha extremamente infeliz do povo.
Acredito que restaram dúvidas importantes para quem não é da área, como por exemplo o porquê do câmbio liberado não ser interessante para o Brasil, ou como funciona o programa de garantia de emprego e por qual razão ele seria importante para o desenvolvimento nacional. Minha sugestão é retomar o assunto, abordando-o em etapas e didaticamente. É bom para o País que este debate evolua. Parabéns pelo trabalho.
Juscelino se valeu de princípio semelhante. Questionado sobre a emissão monetária para construir Brasília, ele respondeu: Sim, emiti, dizem que isso é pecado, mas Brasilia está lá. (dito por ele em uma entrevista lá por 1970)
@Carlos Macedo Sim, houve. Historicamente, não há registro de sucesso nas economias cuja emissão monetária supera o volume de crescimento do PIB. Do que entendi, é que essa nova teoria apresenta uma forma de administrar esse excesso de moeda, sem pagar juros ao mercado através do endividamento público, ao mesmo tempo que evita a espiral inflacionária . (como ? essa é parte mais importante, e pouco explicada) Vamos aguardar.
@Carlos Macedo Acho que o seu comentário expressa (corretamente) ( em nossa modesta opinião) o quê, nesse momento, é a preocupação de quem vivenciou, ou estudou, não apenas a inflação; mas os processos que levam a hiperinflação. Parece, que há um certo encantamento com a nova teoria, porque ela "soa mais humanizada" diante dos absurdos propostos pelos governos do Trump e do Bolsonaro. Pode funcionar no USA, que tem o dólar como um dos seus principais itens de exportação. Ou seja, o mundo não abre mão de usar a moeda americana. Então, lá, parece não haver limite para o incremento da dívida interna deles. Provavelmente, de cada US$ 100 emitidos, uns 70 não fica lá, portanto não pressiona a inflação. Aqui no Brasil, por outro lado, a emissão monetária não causa inflação, porque, a cada emissão; no dia seguinte, o governo recolhe a moeda, vendendo títulos públicos, a juros que competem com o que o setor produtivo poderia pagar. Quer dizer, os bancos emprestam para o governo ( bons juros + baixo risco) e não para a Indústria (juros baixos + alto risco). Consequência: a contra partida da não inflação é a explosão da dívida interna, e crise seguida de crise. E, dizem que isso é culpa da previdência.
Obrigado por compartilhar essa teoria econômica. Seria possível uma entrevista com alguém que possa detalhar mais as políticas da proposta do Green New Deal? Abraço
Pelamooorrrrr!!! O q é isto?
Sou pobre mesmo.
Ou seja, pelo bem do pais seria prudente se aprofundar no tema antes de iniciar essa sanha de privatizações e reformas tao danosas da previdência.
Bob o seu canal está muito banaca! Um parabéns daqui de Oslo!
O excesso de moeda causa inflação se economia estiver aquecida, mas, em um cenários de "terra devastada", onde a economia está estagnada como no Brasil isso não aconteceria! O único problemas é que o Real não é Dólar...
Ou seja estamos na contramão das boas práticas econômicas que visam a melhoria das condições de existência para todos... alinhados a um discurso econômico monocromático e gerador de desigualdades sociais econômicas e regionais ainda mais extremos... relativização ou extinção das leis trabalhistas, terceirização, reforma draconiana da previdência, regime de capitalização para aposentadorias, privatização, cortes nas áreas sociais... tudo isso só vai agravar a miséria e não trará emprego, crescimento econômico... parabéns ao liberais na economia e conservadores nos costumes envolvidos.. 🤢🤢🤢🤥🤮🤮
Fiz até o Quarto período de Economia vou voltar @!
Agradeço por nos trazer ideias tão vanguardistas, Bob.
So q n entendi muito bem...
A moeda n é mais atrelada a nenhum metal ou lastro real e sim a informação virtual. Logo, sua produção pouco tem a ver com suas reservas reais de valor (ouro, etc)...então jogar dinheiro no mercado pouco influenciaria na sua dinâmica real da economia (n teria a disparada de preço na verdura da feira)...n causaria a inflação, como dita a clássica teoria econômica.
Mas e a balança comercial, em relação a politica externa? Mais "reais" no mercado n diminuiria seu valor, quando comparado com moedas externas, fazendo os produtos importados mais caros e criando inflação, agora de maneira indireta?
Onde encontro mais fontes (confiáveis) sobre essa teoria? Quem puder ajudar, agradeço.
É praticamente óbvio que a moeda necessita de um ente regulatório para viabilizar a "segurança jurídica" das trocas, ou seja, o Estado ou alguma instituição que exerça tautologicamente o mesmo papel...
A parte + importante dessa matéria foi quando a professora perguntou se a MMT poderia se aplicar ao Brasil, diante da restrições cambiais e riscos inflacionários. O professor Wray, ao responder, sugeriu que teríamos de adotar controle de capitais, já que para países fora do G7 não faz sentido haver livre mobilidade de capitias - Então a coisa é bem mais complexa.
Bob, por que não chamar o próprio André Lara Resende para uma entrevista similar a essa?
Cari Bob Fernandes, antes de qialquer coisa, meus parabéns pela qualidade jornalística e pela dignidade com que norteia sua profissão. Gostaria de sugerir que levassebao seu canal um aconomista marxista, de interferência alguém ligado à Teoria Marxista da Dependência, para fazer um contraponto às confederações feitas sobre a ilustre professora entrevistada nesse video. Um abraço respeitoso.
Excelente sugestão! Que ouçamos um intelectual de peso como Nildo Ouriques falar sobre a Teoria Marxista da Dependência (TMD) em contraponto a esta teoria monetária "moderna". Teoria econômica que não explica e supera o subdesenvolvimento e a dependência não merece ser chamada de "teoria".
Obrigado pela sugestão, Marco Antônio, não faltará oportunidade. Abraço.
Ainda tenho esperança de ouvir estudiosos e cientistas admitirem que o paradigma do crescimento infinito precisa ser questionado. Mas, enquanto isso, que bom que já tem uma meia meia duzia da USP (and alikes) tentando sair da caixinha ...
Excelente entrevista, Bob. Inclusive, nós do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional da UFRJ utilizamos essa teoria para entender a globalização financeira sob esse ponto de vista. Nesse aspecto, o professor Ernani Torres Teixeira Filho é grande conhecer dessa teoria e da aplicação dela. Se quiser avançar, seria legal um bate papo com ele. Parabéns novamente.
Excelente sugestão, Danilo.
Vanguarda. Faz o Paulo Guedes parecer um neandertal.
Mas, não tá difícil isso. rsrs
Um neandertal que quer ferrar a gente.
Com certeza, Paulo Guedes formado PhD na escola de economia mais respeitada do mundo, o outro é professor em uma Universidade que não está nem entre as 100 melhores do mundo, e vocês chamam quem defende o MMT de vanguarda. Venezuelanos e Argentinos choram ouvindo essa teoria.
@@ivancosta7095
Vc tem razão, tem que tomar muito cuidado, principalmente leigos como a maioria de nós. Essa teoria diz que o governo precisa endividar para investimento ao invés de cortar o gasto.
Nesse item , cada caso tem que ser analisado a parte, um país como nos que tem gasto fixo com salários e bondades , parece óbvio que tem que cortar isso primeiro. E depois o investimento do governo para aquecer a economia.
@@ivancosta7095 mas a Argentina utilizou a teoria neoliberal que o fmi recomendou, vc não sabe oq tá falando. A Venezuela não tem uma moeda própria funcional, então nenhum dos dois países poderiam quiçá tentar adotar a mmt. O Paulo Guedes se formou na mesma escola que Friedman foi professor. Friedman é um neoliberal, que coordenou por exemplo a economia chilena de Pinochet(Paulo Guedes estava presente) resultado: economia congelada após 20 anos e o caos na previdência social
Não entendi a "Garantia de Emprego". Como isso é possível em um mundo em constante automação?
My GOD !!!
Os ancaps piram na batatinha depois dum vídeo desse. Parabéns, Bob!!
Instituto Mi-mi-mises?
Não, só lamentamos essa bullshitagem ser levada a sério.
MMT é charlatanismo.
Claro que ficamos, afinal o Bitcoin é um atraso se comparado ao dólar, ops... A Nova Zelândia e Suiça econômias pequenas, ainda assim suas moedas valem mais que o dólar. Continuem assim, emitam dívidas, financie empresas nacionais com envidamento da população, vocês são patéticos.
O canal está muito shooow! Não consegui pensar em uma crítica até o momento, mas continuarei tentando haha. Brincadeiras à parte, espero q continue sempre crescendo e fazendo frente ao nonsense que nos aflige.