Quando vejo imagens do Nordeste transmontano fico petrificado. Com tanta beleza quase natural, com pouca alteração humana, e como transmontano que sou lamento muito não ter desfrutado dessas lindas paisagens. Porque fui criado desde criança em Lisboa criando ai raízes totalmente diferentes. Obrigado por me permitirem a visualização destas linda imagens!
É possível sentir saudades de um lugar onde nunca se pôs os pés? Sim, é! De tanto ouvi-los, aos filhos dos imigrantes transmontanos, como eu, é dada essa possibilidade. Já fartei-me de chorar por Lamas de Podence, a terra dos meus pais.
Estivemos por 1 mês em Portugal, visitando a região central.. A energia da região central e suas gigantescas formações em granito tem de fato uma energia imensurável..Castelo Branco...Serra da Gardunha....Idanha a Nova....ficamos encantados com o acolhimento, hospitalidade e generosidade do povo português.Conhecemos inúmeras pessoas comprometidas com a ecologia e a permacultura, dentre as quais Frederico Abreu ( Vale da Sarvinda ), Jean-Claude Rodet e sua esposa Francine (CENTRO DOCUMENTAL RAIANO - Idanha a Nova )e tantas outras. Portugal está de parabéns pelas ações concretas em relação a construir um planeta melhor, com suas inúmeras ecoaldeias e comunidades voltadas a permacultura. Aqui vai nossa eterna gratidão a Portugal e aos portugueses. Muita luz, Amor e paz a todos irmãos portugueses e até breve :) Até breve !!! Namastê
nasci em Lisboa vivi no Algarve,fui procurar melhor vida em França ,e foi lá que conheci a minha esposa e através dela conheci o paraíso uma aldeia trasmontana Parada da castanheira - chaves e por gostar tanto daquela pequena aldeia comprei uma casa em ruínas e mandei restaurar...e se a minha mulher quisese regressar por mim ia hoje mesmo adoro a aldeia que só tem 10 habitantes . obrigado RTP2 por esta reportagem
Muitos transmontamos vieram para o Brasil, inclusive toda a minha família por parte de pai. É interessante aprender sobre essa região e um pouco triste ver aldeias praticamente vazias nesse lugar tão bonito.
E eu sou Brasileiro mas Portugal me encanta com sua beleza e com o jeito simples e humilde das pessoas precisamos resgatar esse estilo de vida aqui no Brasil também a muitas cidadezinhas onde as pessoas foram para as cidades grandes a procura de serviço e ai o paraiso reina nesses lugares, mesmo que não se consiga grandes empregos mas so de viver em contato com a natureza viver e respirar um ar puro e ter tranquilidade para viver com a família isso faz toda diferença minha avó e portuguesa e quando chegou no Brasil em 1940 ela falou me que a vida era assim se queria leite tinha que tirar da vaca, se queria comer algo tinha que plantar ou matar uma animal para tomar café tinha que torrar e moer e acho que é isso que faz bem para as pessoas esse estilo de vida precisa ser resgatado .
Sou brasileiro de São Paulo, filho de nordestinos (Sergipanos) mas sou bisneto de português de Trás -os-Montes, é uma terra maravilhosa, gostaria muito de conhecer bem ao norte de Portugal!
Nasci em Lisboa, aos quinze anos fui para Madrid, fiz lá a minha vida, detesto as grandes cidades, as pressas por chegar não se sabe onde... Aos quarenta e nove, por gosto, fui para Moralina de Sayago, uma aldeia de Zamora fronteira com Miranda do Douro, aprender o oficio de tecelão num tear de madeira... (eu que fora directivo numa multinacional... ;-)...) Tive a oportunidade de passear por essas maravilhosas terras trasmontanas, descobrindo um Portugal profundo e verdadeiro, belísimo... Mas, sabem qué? As pessoas precisamos de pessoas, não só de paisagens... ESCUTEM o que dizem os protagonistas: a vida deles é TRISTE, solitária, sem olhos nos quais ver-se reflectido. Ainda assim, continuo, agora desde Alicante, com saudades do meu país, da minha terra.
Eu sou trasmontana com muito orgulho. E sinto pena e tristeza por ese abandono. Meu pequeno grande portugal ,que riqueza tan grande se esta perdendo. E bem verdade que os nosos politicos deverian de fazer algo por o patrimonio e O bem estar de esas aldeias e as suas gentes.
A nossa terra. A nossa identidade! Um retrato verdadeiro da nossa triste realidade solitária. Mas onde temos ainda qualidade de vida! Onde se respira AR PURO! Parabéns pela reportagem! Está fantástica!
boa noite Lucia Bonk. em busca de meus descentes. vc tem conhecimento de Deolinda Rosa Pereira (já falecida)mãe de Manoel Maria? grato e desculpe o incomodo
Temos milhares de aldeias desertificadas, acho que ém toda europa isso acontece. Foram muitas as razões que levaram a isso mais anos -60-70-80-90, mas agora á uma tendencia de procurar essas aldeias para lá viverem, pois o pais tem gente nova, e muitos que abandonaram essas aldeias em crianças agora retornam. Mais 20 snos milhares dessas aldeias vão voltar a ter vida, a história sempre se repete
Excelente programa. Bem haja a RTP 2, e toda a equipa que realizou o documentário. Sempre fui e sou um "fã" da 2. É, sem duvida, o melhor canal da tv portuguesa.
Sou brasileiro, descendente de portugueses transmontanos. O patronímico da família aqui no Brasil e em Portugal é "Vaz". Agradeceria um eventual contato.
Tiago Vaz pode procurar registos de Nascimento, óbito e casamentos neste site tombo.pt/ Se souber o concelho e freguesia dos seus antepassados pode tentar encontrar registos. Um tio meu já conseguiu fazer a àrvore genealógica da minha família até 1600 e tal através destes registos digitais
Eu sou do Algarve, e embora esteja a mudar o meu modo de vida, para um sistema mais rural e autosustentável ( off-Grid), acho uma "tragédia" as nossas paisagens cá, ( no sul ), já terem pouco desta beleza intocavel e verde, se tivesse mais recursos, mudava-me para o norte, onde faz muito mais sentido viver perto da natureza. È a zona do pais que eu mais gosto :)
Minha mãe é de Trás os Montes e aprendi a falar o transmontano com a minha família maternal. Vou ser brevemente pai e ensinarei o dialeto ao meu filho. "Arrebunhar, foçinho, cachola, cadelo, casqueiro, exgaziado, escachar, gandulo, larpar, etc e etc..."
das nove, sete son galegas... Cadelo é un can pequeno, cachola a cabeza, escachar en partir, romper, larpar é comer con gula, arrebuñar é usar as unhas... fuciño é o morro dos porcos e fouciño é unha fouce pequena pra cortar a herba... Igual os meus avós saben o resto...
!Maravilhoso Tras Os Montes! A sua forma de falar semelha o galego mais puro o galego que se está perdendo sem que ninguem faga nada para evita.lo. Saudaçons e abraços ao povo transmontano.
Minhas origens meus avós eram de Trás os Montes José da Costa e Maria de Jesus Costa os quais tiveram como filhos Antônio Costa, José da Costa filho,Maria de Jesus Costa Filha e Manoel da Costa. Brevemente irei conhecer a cidade dos meus antepassados,por sinal muito linda. Seria muito bom se encontra-se algum descendente da família.
Sou brasileiro, filho de portugueses de Cerdedo. Estive com eles por três vezes na aldeia. Na primeira, em 1976, encontrei a aldeia com mais gente do que agora. Das vezes seguintes, já com bem poucas pessoas.
Bonsoir, derrière les montagnes.. C est les plus beaux endroits, terres de mes arrières grands parents, grand parents, parents... Mes montagnes me manquent, qu elle paix, les lagons, là vrai vie.. Faut pas que notre langue ce perde, n y les villages, n y les villages...ma mère es parti il y a 2 ans, à macedo cavaleiros.. J espère bientôt y habiter.
It's about the desertification of the portuguese interior villages. Even I have difficulty understanding what they say. That gives an idea about how isolated these poor people are...
Eu sou brasileiro mas minha origem remonta toda aos portugueses de Trás os montes,exceto por uma diminuta parcela de sangue italiano e uma ainda menor de holandeses e indígenas onde assim eu vim a existir.Sou de certa forma"casado" com a cultura de Portugal.Meu sonho é visitar esse país um dia em especial Trás os Montes.
Sou filha de português, meu pai João de Jesus Teixeira, falecido a dez anos atrás, nasceu em Trás os Montes. Minha avó se chamava Joana de Jesus Frade Teixeira. Eu sei que tenho muitos parentes nesse lugar de Portugal e se virem essa minha nota aqui e souberem quem foram os meus avós: João Luiz Teixeira e Joana de Jesus Frade Teixeira, se comuniquem aqui comigo, por favorzão ❤👑
Sou Brasileiro do Rio de Janeiro. Meus bisavós vieram de trás dos montes, sempre quis saber que tal de "trás dos montes" era esse hahaha, pesquisei e vi que era no norte de Portugal.
Mi bisabuelo era el tio Agostinho Martins Lhano de Caçarellos, concelho de Vimioso. Mi abuela materna Ana Rosa Martins Lhano. Y mi abuelo Francisco Antonio Pires Tronjo, alias Chico Portela.
OLa Renato. Meu bisavô Fradick de Almeida Rocha veio de Trás dos Montes (em torno de 1890 desconfio )para o Rio de Janeiro - Brasil e estou em busca de familiares. Tem ideia de como posso encontrá-los?
Tantos comentários de imigrantes a elogiar Trás-os-Montes e as aldeias de outros locais do país, e com pena da desertificação, mas.....são muito poucos os que regressam ás suas origens.
Tristemente o rural interior, está quedando abandonado. Hai algunhas aldeias que están a ser restauradas por xentes do centro de Europa, que valoran a calidade de vida . Productos ecolóxicos, Tranquilidade, lonxe das prisas das cidades. Ar sen contaminación.
Minha família veio de Lousa para o Brasil. Infelizmente Portugal ainda não percebeu a importância da auto sustentabilidade na agricultura e pecuária. Outros países como França até pagam para que se plante e crie gado.
Sim se dá que pensar sair-mos novos de boa saúde voltar-mos velhos e sem ela as ajudas pouca nenhumas e desta maneira valeta é o que nos resta valeta malvada sorte se muito tens muito vales nada tens nada vales
Ndobless Eu,brazuka,observador da minha cultura,conhecedor das nossas "regionalidades" dos "Brasis" que compõe o Brasil,compreendo perfeitamentebo sotaque desse povo tão forte. Há regiões de Minas,Bahia,Ceará onde o sotaque é muito peculiar,principalmente entre os nais velhos.
Meu avô é de Venade, Caminho do Minho, está hoje com 100 anos, mora no Brasil! Gostaria de conhecer a zona onde viveu, alguém cá sabe onde fica?? Agradeceria a informação! Grato!
Onde estão os « Moreiras » sou Moreira Dos Santos, estou pesquisando a origem de minha família no Brasil desde Portugal, provavelmente “Trás os Montes”… fiquem a vontade para me escreverem se estiverem na mesma jornada.
desculpe o incomodo. mas o sr. tem conhecimento de sra. Deolinda Rosa Pereira mãe de Manoel Maria (ambos falecidos)estou em busca dos meus antepassados. grato
olá. venho através deste comentário. procurar algum parente de Deolinda Rosa Pereira. da regiao de Loivos-Chaves. mãe de Manoel Maria. ambos falecidos. meus descentes perdidos em minha árvore genealógica. obrigado
O governo e intituicoes privadas deverian unirse e tranformar esas aldeias abandonadas en aldeias turisticas. Durante todo o ano e fazer uma boa promocao. Eso daria postos de trabalho,atraeria o turismo e uma melhor economia local asi como ingresos.. Tudo e questao de ideias e maos a obra. Tambem podia dar casa e terreno gratis a quem quisese vivir la.
Concordo contigo mas assim que disseste "o governo e instituições privadas" já identificaste o problema. "Também podia dar casa e terreno grátis a quem quizesse viver lá" Todo o interior do país beneficiaria com essa imigração interna (sejam desempregados ou homiziados) mas não há nem governantes nem leis que ajudem. Tudo neste país está feito de maneira a transferir dinheiro dos pobres para os ricos e o resto fica a morrer, seja o país sejam as pessoas...
Sacar dinheiro dos pobres para as arcas dos ricos ; e uma enfermedade dos politicos que nao tem cura. Este e um problema mundial.. Nenhum Pais e pobre, (alguns mais ricos que otros) a pobreza de um Pais e a ma gerencia dos politicos.. Um bom politico protege o bem estar das suas gentes e o patrimonio do Pais. Todos tem a boca cheia de promesas mas despois sofrem alzeimar...Nao se lembram de nada. Cuando se les pregunta!! Responden en termos politicales que so os podem compreemder os que tem un nivel de estudos por emcima do basico. A riqueza de um Pais esta no bem estar das suas gentes.
Se as suas gentes tem um bem estar que este cubre as suas necesidades; entao temos um Pais Rico. Mundialmente a tanta riqueza descoberta e por descobrir: Que nao a razao para pobrezas nem guerras nem codicias.. A espacio para todos, comida para todos,tierra para cultivar para todos..e deberia de haber uma casa e estudos para todos.. So vivimos uma vida.Cuando morremos Aqui deixamos tudo. Cada politico deberia de Ser o bastante inteligente Para concentrar se no bem estar do seu pais e intercambiar ideias e solucoes a nivel mundial para os mesmos fims.
EXATAMENTE OS BRASILEIROS FUGIRAM A INQUISIÇÂO PARA O BRASIL, 75% DOS PORTUGUESES SAO DESCENDANTES JUDEUS TAL COMO OS BRASILEIROS. ELES SUFRERAM UMA BARBARIDADE.
O problema com esse tipo de turismo é que não emprega já de si muitas pessoas e também não atrai muitas. A distribuição de terras e entrega de casas a, por exemplo, desempregados sem habilitações e até homiziados, beneficiaria maior número de portugueses e o país só ganharia com isso: menos desemprego, mais actividade económica e menos desertificação.
Daniel T., desculpe-me! Na verdade sou português mas vivo fora e o que sei é apenas por ler, assistir programas pela TV a Cabo e conversas com amigos (como você) quando passo minhas férias aí. Com certeza tu tens mais conhecimento do assunto. Abraços
José Domingos Santos Ferreira Não tem nada de pedir desculpas amigo. Estamos apenas a trocar ideias e opiniões. Já tenho feito o mesmo com outras pessoas e as respostas que tenho obtido não são nada cordiais como a sua a até lhe dou os parabéns por ser uma pessoa sensata e educada.
eu sou beirão cá fui criado depois da tropa outra vida mas me sinto mal velho doente e agora adeus ó ana já nem para nada de nada mas calado nunca pois homem pobre nem quiéto nem calado
Dá pra ver de quem o falar brasileiro descende, tendo sofrido modificações de outras linguas. De fato o sotaque brasileiro nada tem a ver com Lisboa, pelo menos na sua maior parte
Mas entao? Ate o primeiro ministro mandou emigrar. E temos um parque nacional que simplesmente serve meia duzia em Lisboa e que nem faz nem deixa fazer.
Eu nasi em Bemposta Mogadouro em Trás os Montes vim para o Brasil com 5 amos agora com 67 , vou voltar lá em maio não vejo a hora.
legal amigo, onde voce mora no brasil, sou gaucho.
Vc vai amar
Meu Deus ! Quanta ,saudade!😢 sou de Bragança tenho 76 anos vim com 7 anos ! E so fui uma vez lá gostaria de poder voltar!❤❤😅😅
Quando vejo imagens do Nordeste transmontano fico petrificado. Com tanta beleza quase natural, com pouca alteração humana, e como transmontano que sou lamento muito não ter desfrutado dessas lindas paisagens. Porque fui criado desde criança em Lisboa criando ai raízes totalmente diferentes. Obrigado por me permitirem a visualização destas linda imagens!
Sou neto de portugueses, meus avós vieram de tras os montes tbm para o Brasil. Tenho um desejo de conhecer esse lugar tão maravilhoso.
É possível sentir saudades de um lugar onde nunca se pôs os pés? Sim, é! De tanto ouvi-los, aos filhos dos imigrantes transmontanos, como eu, é dada essa possibilidade. Já fartei-me de chorar por Lamas de Podence, a terra dos meus pais.
Onde mora hoje ? Sou do município a que Lamas de Podence pertence , Macedo de Cavaleiros
Trás os montes é o celeiro de Portugal
Estivemos por 1 mês em Portugal, visitando a região central.. A energia da região central e suas gigantescas formações em granito tem de fato uma energia imensurável..Castelo Branco...Serra da Gardunha....Idanha a Nova....ficamos encantados com o acolhimento, hospitalidade e generosidade do povo português.Conhecemos inúmeras pessoas comprometidas com a ecologia e a permacultura, dentre as quais Frederico Abreu ( Vale da Sarvinda ), Jean-Claude Rodet e sua esposa Francine (CENTRO DOCUMENTAL RAIANO - Idanha a Nova )e tantas outras. Portugal está de parabéns pelas ações concretas em relação a construir um planeta melhor, com suas inúmeras ecoaldeias e comunidades voltadas a permacultura. Aqui vai nossa eterna gratidão a Portugal e aos portugueses.
Muita luz, Amor e paz a todos irmãos portugueses e até breve :) Até breve !!!
Namastê
nasci em Lisboa vivi no Algarve,fui procurar melhor vida em França ,e foi lá que conheci a minha esposa e através dela conheci o paraíso uma aldeia trasmontana Parada da castanheira - chaves e por gostar tanto daquela pequena aldeia comprei uma casa em ruínas e mandei restaurar...e se a minha mulher quisese regressar por mim ia hoje mesmo adoro a aldeia que só tem 10 habitantes . obrigado RTP2 por esta reportagem
Valeu!!
Em parada tem um lindo rio o rio de São Gonçalo
@@cindyfernandes3345 è verdade... ainda pra mais arranjaram aquilo e está melhor!! De onde è a cindy?
@@lobomau197 eu sou de Sanfins da castanheira conhece ?
@@cindyfernandes3345 pra ir para parada tenho de passar por la
Somos pobres, mas fomos felizes é a pricipal mensagens deste video "da gente da minha terra" paisagens fantasticas :-) e boa gente ......
Manuel minha familia é Almeida Rocha, conhece alguém? Estou em busca!
Meu avô veio das terras de Trás-os-Montes.Belissimas imagens , belas historias, embora um pouco triste.QUe Deus abençoe Portugal e o Brasil!!!
A Maria conta a sua vida na aldeia com fé : ruclips.net/video/skZMxRehAoQ/видео.html
Soy de Sevilla, España.
Toda mi familia materna es de Caçarelhos, concepto de Vimioso.
Orgulloso de ser español y trasmontano.
Muitos transmontamos vieram para o Brasil, inclusive toda a minha família por parte de pai. É interessante aprender sobre essa região e um pouco triste ver aldeias praticamente vazias nesse lugar tão bonito.
Veja a Maria a contar a sua vida na aldeia com fé : ruclips.net/video/skZMxRehAoQ/видео.html
Eu sou transmontana e infelizmente tive de deixar a minha terra mas espero em breve voltar a este paraíso na terra
de que terra es?
Ola Cristiana! meu bisavo é de lá e estou em busca de familiares. Se souber de algum Almeida Rocha ficaria feliz demais!
@@dmp1520 Portugal !
MAGNIFIQUE RÉGION du PORTUGAL !!!
E eu sou Brasileiro mas Portugal me encanta com sua beleza e com o jeito simples e humilde das pessoas precisamos resgatar esse estilo de vida aqui no Brasil também a muitas cidadezinhas onde as pessoas foram para as cidades grandes a procura de serviço e ai o paraiso reina nesses lugares, mesmo que não se consiga grandes empregos mas so de viver em contato com a natureza viver e respirar um ar puro e ter tranquilidade para viver com a família isso faz toda diferença minha avó e portuguesa e quando chegou no Brasil em 1940 ela falou me que a vida era assim se queria leite tinha que tirar da vaca, se queria comer algo tinha que plantar ou matar uma animal para tomar café tinha que torrar e moer e acho que é isso que faz bem para as pessoas esse estilo de vida precisa ser resgatado .
+Fábio Oliveira Brasil também era assim antigamente
Sou brasileiro de São Paulo, filho de nordestinos (Sergipanos) mas sou bisneto de português de Trás -os-Montes, é uma terra maravilhosa, gostaria muito de conhecer bem ao norte de Portugal!
sou transmontano com muito orgulho, sou de chaves
A maria conta a sua vida na aldeia : ruclips.net/video/skZMxRehAoQ/видео.html
Sou brasileira estive em Portugal conheci 1 pouquinho dessa terra maravilhosa e posso dizer que me apaixonei 🌷
A Maria conta a sua vida na aldeia e a sua fé : ruclips.net/video/skZMxRehAoQ/видео.html
Nasci em Lisboa, aos quinze anos fui para Madrid, fiz lá a minha vida, detesto as grandes cidades, as pressas por chegar não se sabe onde... Aos quarenta e nove, por gosto, fui para Moralina de Sayago, uma aldeia de Zamora fronteira com Miranda do Douro, aprender o oficio de tecelão num tear de madeira... (eu que fora directivo numa multinacional... ;-)...) Tive a oportunidade de passear por essas maravilhosas terras trasmontanas, descobrindo um Portugal profundo e verdadeiro, belísimo... Mas, sabem qué? As pessoas precisamos de pessoas, não só de paisagens... ESCUTEM o que dizem os protagonistas: a vida deles é TRISTE, solitária, sem olhos nos quais ver-se reflectido.
Ainda assim, continuo, agora desde Alicante, com saudades do meu país, da minha terra.
Enrique Pereira óoóóoó
??????
Enrique Pereira Essa é a realidade. As pessoas precisam de pessoas.
Eu tenho uma tia quê morou neste vilarejo, depois ela veio para o Brasil 🇧🇷
Eu sou trasmontana com muito orgulho.
E sinto pena e tristeza por ese abandono.
Meu pequeno grande portugal ,que riqueza tan grande se esta perdendo.
E bem verdade que os nosos politicos deverian de fazer algo por o patrimonio e
O bem estar de esas aldeias e as suas gentes.
A nossa terra.
A nossa identidade!
Um retrato verdadeiro da nossa triste realidade solitária.
Mas onde temos ainda qualidade de vida!
Onde se respira AR PURO!
Parabéns pela reportagem! Está fantástica!
Tem paises no mundo mil vezes piores que Portugal. Tomara tantos paises serem como Portugal----mas tem pessoas que sempre dizem mal do que
é seu
este vídeo só me traz saudades de todos ai de Tras -os -Montes , um abraço bem carinhoso ...........
morro de saudades dos trasmontanos ..............
boa noite Lucia Bonk. em busca de meus descentes. vc tem conhecimento de Deolinda Rosa Pereira (já falecida)mãe de Manoel Maria? grato e desculpe o incomodo
A Maria conta tudo : ruclips.net/video/skZMxRehAoQ/видео.html
como transmontana fiquei triste pela desertificação mas contente pelas imagens
Minha avó Maria Encarnação era Transmontana, orgulho das minhas origens portuguesa. Abraços Brasil!
Falam igualzinho que os idosos aquí na Galiza, é a mesma entonação, prosódia...
Isso e galego que escreveste agora???
@@microsilva2Ele escreveu em português
É a mesma lingua. A política é que a quiz dividir. E o sotaque difere um pouco.
Lindo documentário.
Temos milhares de aldeias desertificadas, acho que ém toda europa isso acontece. Foram muitas as razões que levaram a isso mais anos -60-70-80-90, mas agora á uma tendencia de procurar essas aldeias para lá viverem, pois o pais tem gente nova, e muitos que abandonaram essas aldeias em crianças agora retornam. Mais 20 snos milhares dessas aldeias vão voltar a ter vida, a história sempre se repete
que nostágico! tem lá sua beleza intocável
Excelente programa. Bem haja a RTP 2, e toda a equipa que realizou o documentário. Sempre fui e sou um "fã" da 2. É, sem duvida, o melhor canal da tv portuguesa.
A maria conta a sua vida na aldeia : ruclips.net/video/skZMxRehAoQ/видео.html
Sou brasileiro, descendente de portugueses transmontanos. O patronímico da família aqui no Brasil e em Portugal é "Vaz". Agradeceria um eventual contato.
Tiago Vaz pode procurar registos de
Nascimento, óbito e casamentos neste site tombo.pt/
Se souber o concelho e freguesia dos seus antepassados pode tentar encontrar registos. Um tio meu já conseguiu fazer a àrvore genealógica da minha família até 1600 e tal através destes registos digitais
também tenho antepassados de lá, meu sobrenome português é Ventura.
LINDO É O NOSSO PORTUGAL
Eu sou do Algarve, e embora esteja a mudar o meu modo de vida, para um sistema mais rural e autosustentável ( off-Grid), acho uma "tragédia" as nossas paisagens cá, ( no sul ), já terem pouco desta beleza intocavel e verde, se tivesse mais recursos, mudava-me para o norte, onde faz muito mais sentido viver perto da natureza. È a zona do pais que eu mais gosto :)
A maria conta a sua vida na aldeia com fé : ruclips.net/video/skZMxRehAoQ/видео.html
Minha mãe é de Trás os Montes e aprendi a falar o transmontano com a minha família maternal. Vou ser brevemente pai e ensinarei o dialeto ao meu filho. "Arrebunhar, foçinho, cachola, cadelo, casqueiro, exgaziado, escachar, gandulo, larpar, etc e etc..."
das nove, sete son galegas...
Cadelo é un can pequeno, cachola a cabeza, escachar en partir, romper, larpar é comer con gula, arrebuñar é usar as unhas... fuciño é o morro dos porcos e fouciño é unha fouce pequena pra cortar a herba... Igual os meus avós saben o resto...
!Maravilhoso Tras Os Montes! A sua forma de falar semelha o galego mais puro o galego que se está perdendo sem que ninguem faga nada para evita.lo. Saudaçons e abraços ao povo transmontano.
Taleiga,sacola,merenda,mata bicho,sacho, sachola,ancinho, cobertor de papa
Minhas origens meus avós eram de Trás os Montes José da Costa e Maria de Jesus Costa os quais tiveram
como filhos Antônio Costa, José da Costa filho,Maria de Jesus Costa Filha e Manoel da Costa.
Brevemente irei conhecer a cidade dos meus antepassados,por sinal muito linda. Seria muito bom se encontra-se
algum descendente da família.
Que lugar lindo, vim por que um português me disse que o dialeto dessa região era bem parecido com o Brasileiro
tenta viver em Londres...estas pessoas vivem no Paraiso
Sou brasileiro, filho de portugueses de Cerdedo. Estive com eles por três vezes na aldeia. Na primeira, em 1976, encontrei a aldeia com mais gente do que agora. Das vezes seguintes, já com bem poucas pessoas.
Terra dos Brabos
O sotaque lembra muito o de algumas áreas rurais do nordeste do Brasil. Muito mais do que o sotaque galego.
Vários portugueses do Norte foi para o Nordeste
Sou americana meus pais sao de tras os montes. Eu cresci nestas partes e na america...queria muito repopular uma aldeia assim!!
Bonsoir, derrière les montagnes.. C est les plus beaux endroits, terres de mes arrières grands parents, grand parents, parents...
Mes montagnes me manquent, qu elle paix, les lagons, là vrai vie..
Faut pas que notre langue ce perde, n y les villages, n y les villages...ma mère es parti il y a 2 ans, à macedo cavaleiros..
J espère bientôt y habiter.
O prazer que me dá ver estes videos!! Nasci em Soutelinho do Monte, logo sou vosso vizinho!!!! Muita saude para todos!!
Obrigado pelas imagens , lindas!
Adorei !!
What a wonderful video of simple way of life .
It's about the desertification of the portuguese interior villages. Even I have difficulty understanding what they say. That gives an idea about how isolated these poor people are...
Minha esposa e brasileira de terceira geração. Tris avós vieram de Trás-os-Montes mas ainda estou para descobrir qual cidade especificamente.
Me recuerdan ligeramente a la gente de la Asturias rural.
Eu sou brasileiro mas minha origem remonta toda aos portugueses de Trás os montes,exceto por uma diminuta parcela de sangue italiano e uma ainda menor de holandeses e indígenas onde assim eu vim a existir.Sou de certa forma"casado" com a cultura de Portugal.Meu sonho é visitar esse país um dia em especial Trás os Montes.
juro que me emocionei no final do vídeo
A Maria conta a sua vida na aldeia : ruclips.net/video/skZMxRehAoQ/видео.html
Sou Gaúcho, moro ao sul do Brasil.
parecese moito o galego que falan nalgunhas aldeas de lugo
percebo tudinho o que diz o rapaz...tb sou transmontano...
belissimo documentario espelhem se na TVE ai do lado
Nao é tras,dos momtes !!ê TRAS,,OS,MONTES! Minha terra querida ,que me ,dá tanta saudade!😅❤
Ser Transmontano é un orgulhoi eu sou Flavience❤🇵🇹
Então não és transmontano
@ Chaves tu não sabes que é uma cidade transmontana 😹!!!.
meus avos vieram de Traz dos Montes meu pai prendendo volta terra pais deles sai da ai pra o Brasil.
Sou filha de português, meu pai João de Jesus Teixeira, falecido a dez anos atrás, nasceu em Trás os Montes. Minha avó se chamava Joana de Jesus Frade Teixeira. Eu sei que tenho muitos parentes nesse lugar de Portugal e se virem essa minha nota aqui e souberem quem foram os meus avós: João Luiz Teixeira e Joana de Jesus Frade Teixeira, se comuniquem aqui comigo, por favorzão ❤👑
Tenho vontade de ir morar aí.
Sou Brasileiro do Rio de Janeiro. Meus bisavós vieram de trás dos montes, sempre quis saber que tal de "trás dos montes" era esse hahaha, pesquisei e vi que era no norte de Portugal.
Mi bisabuelo era el tio Agostinho Martins Lhano de Caçarellos, concelho de Vimioso.
Mi abuela materna Ana Rosa Martins Lhano.
Y mi abuelo Francisco Antonio Pires Tronjo, alias Chico Portela.
Alguém de Vilar Flor ou Sampaio a ver esse vídeo ?
Eu nasci em vila flor e fui criada até 5 anos em Sampaio terra da minha mãe viemos para o Brasil em 1977
OLa Renato. Meu bisavô Fradick de Almeida Rocha veio de Trás dos Montes (em torno de 1890 desconfio )para o Rio de Janeiro - Brasil e estou em busca de familiares. Tem ideia de como posso encontrá-los?
meus bisa eram de lá , vieram para o brasil na 2 guerra
Tantos comentários de imigrantes a elogiar Trás-os-Montes e as aldeias de outros locais do país, e com pena da desertificação, mas.....são muito poucos os que regressam ás suas origens.
😔
Tristemente o rural interior, está quedando abandonado.
Hai algunhas aldeias que están a ser restauradas por xentes do centro de Europa, que valoran a calidade de vida .
Productos ecolóxicos,
Tranquilidade, lonxe das prisas das cidades.
Ar sen contaminación.
Minha família veio de Lousa para o Brasil. Infelizmente Portugal ainda não percebeu a importância da auto sustentabilidade na agricultura e pecuária. Outros países como França até pagam para que se plante e crie gado.
Lindo
Sou de origem transmontana.
"Olha o carro, não vás pra estrada"
Viva Trás - os - Montes
dá para pensar !!!
Sim se dá que pensar sair-mos novos de boa saúde voltar-mos velhos e sem ela as ajudas pouca nenhumas e desta maneira valeta é o que nos resta valeta malvada sorte se muito tens muito vales nada tens nada vales
Maneiro são as casas
Lindo lugar, um pouco triste mas o que mais me chamou a atenção nesse vídeo é o sotaque desse senor, não entendi nada do que ele disse.
Ndobless Eu,brazuka,observador da minha cultura,conhecedor das nossas "regionalidades" dos "Brasis" que compõe o Brasil,compreendo perfeitamentebo sotaque desse povo tão forte. Há regiões de Minas,Bahia,Ceará onde o sotaque é muito peculiar,principalmente entre os nais velhos.
De maneira que,em Trás-Os Montes me sentiria em casa ,bateria um papo muito tranquilo com essa gentebtão resiliente".
Estás surdo
De acá viene el acento de los paisas de Colombia. Todo lo que fue Galicia y norte de Portugal
Esses senhores estao vivos?
Tenho antepassados de família Ramos (materno), que sairam dessa região , para o Brasil , acredito que se diz trás montano e não trans montano .
O que se diz e não diz, não interessa muito. O que interessa é que as pessoas de Trás-os-Montes, se designam de transmontanas!
O lugar mais seguro do mundo, ctz
Meu avô é de Venade, Caminho do Minho, está hoje com 100 anos, mora no Brasil! Gostaria de conhecer a zona onde viveu, alguém cá sabe onde fica?? Agradeceria a informação! Grato!
Venade é uma terra que fica no Minho
Estou pensando em morar em Portugal, meu vô era de trás-os-montes , tem alguem ai de sobrenome Cancella?
Onde estão os « Moreiras » sou Moreira Dos Santos, estou pesquisando a origem de minha família no Brasil desde Portugal, provavelmente “Trás os Montes”… fiquem a vontade para me escreverem se estiverem na mesma jornada.
sou de vila nova de veiga, chaves
desculpe o incomodo. mas o sr. tem conhecimento de sra. Deolinda Rosa Pereira mãe de Manoel Maria (ambos falecidos)estou em busca dos meus antepassados. grato
Que triste!
O youtube que vá levar num certo sitio que eu cá sei... como é possivel tirar todo o audio de um "documentário" só por uma faixa de audio.
Joaquim Barroso,e Lugar da Seara, e São João de Tarouca
recompartilhar estes videos para facebook de Joaquim Barroso
olá. venho através deste comentário. procurar algum parente de Deolinda Rosa Pereira. da regiao de Loivos-Chaves. mãe de Manoel Maria. ambos falecidos. meus descentes perdidos em minha árvore genealógica. obrigado
Eu quero isa vida.Adouro!!
O governo e intituicoes privadas deverian unirse e tranformar esas aldeias abandonadas en aldeias turisticas.
Durante todo o ano e fazer uma boa promocao.
Eso daria postos de trabalho,atraeria o turismo e uma melhor economia local asi como ingresos..
Tudo e questao de ideias e maos a obra.
Tambem podia dar casa e terreno gratis a quem quisese vivir la.
Concordo contigo mas assim que disseste "o governo e instituições privadas" já identificaste o problema.
"Também podia dar casa e terreno grátis a quem quizesse viver lá" Todo o interior do país beneficiaria com essa imigração interna (sejam desempregados ou homiziados) mas não há nem governantes nem leis que ajudem. Tudo neste país está feito de maneira a transferir dinheiro dos pobres para os ricos e o resto fica a morrer, seja o país sejam as pessoas...
Sacar dinheiro dos pobres para as arcas dos ricos ; e uma enfermedade dos politicos que nao tem cura.
Este e um problema mundial..
Nenhum Pais e pobre, (alguns mais ricos que otros) a pobreza de um Pais e a ma gerencia dos politicos..
Um bom politico protege o bem estar das suas gentes e o patrimonio do Pais.
Todos tem a boca cheia de promesas mas despois sofrem alzeimar...Nao se lembram de nada.
Cuando se les pregunta!! Responden en termos politicales que so os podem compreemder os que tem un nivel de estudos por emcima do basico.
A riqueza de um Pais esta no bem estar das suas gentes.
Se as suas gentes tem um bem estar que este cubre as suas necesidades; entao temos um Pais Rico.
Mundialmente a tanta riqueza descoberta e por descobrir:
Que nao a razao para pobrezas nem guerras nem codicias..
A espacio para todos, comida para todos,tierra para cultivar para todos..e deberia de haber uma casa e estudos para todos..
So vivimos uma vida.Cuando morremos Aqui deixamos tudo.
Cada politico deberia de
Ser o bastante inteligente
Para concentrar se no bem estar do seu pais e intercambiar ideias e solucoes a nivel mundial para os mesmos fims.
Leonor Holloway Bem dito! Patrick Colquohoun disse ha dois seculos "Pobreza e uma fonte de riqueza" (Pelo elite)
Não com turismo mas sim com industrias e com agricultura onde isso fosse possivèl .Turismo jà Portugal tem que chateia !
Alguém com sobrenome "Marques" deste lugar?
Conheço uma pessoa que se chama Alzira Marques
🇵🇹❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
O Sotaque deles é muito parecido com o dos Brasileiros. Eu consigo entender melhor os Transmontanos do que os Lisboetas.
EXATAMENTE OS BRASILEIROS FUGIRAM A INQUISIÇÂO PARA O BRASIL, 75% DOS PORTUGUESES SAO DESCENDANTES JUDEUS TAL COMO OS BRASILEIROS. ELES SUFRERAM UMA BARBARIDADE.
OS MADEIRENCES E AÇOREANOS TAMBEM ERAM DO NORTE DE PORTUGAL...
Eu entendo os dois, eu tenho bastante compreensão
Este estilo de vida da oportunidades as jovens: Especialmente neste scena sem oportunidades
Isochest
Leonor, ao que eu saiba existe um programa de governo que se propõem a transformar estas aldeias em zonas turisticas
O problema com esse tipo de turismo é que não emprega já de si muitas pessoas e também não atrai muitas.
A distribuição de terras e entrega de casas a, por exemplo, desempregados sem habilitações e até homiziados, beneficiaria maior número de portugueses e o país só ganharia com isso: menos desemprego, mais actividade económica e menos desertificação.
Daniel T., desculpe-me! Na verdade sou português mas vivo fora e o que sei é apenas por ler, assistir programas pela TV a Cabo e conversas com amigos (como você) quando passo minhas férias aí.
Com certeza tu tens mais conhecimento do assunto.
Abraços
José Domingos Santos Ferreira
Não tem nada de pedir desculpas amigo. Estamos apenas a trocar ideias e opiniões. Já tenho feito o mesmo com outras pessoas e as respostas que tenho obtido não são nada cordiais como a sua a até lhe dou os parabéns por ser uma pessoa sensata e educada.
eu sou beirão cá fui criado depois da tropa outra vida mas me sinto mal velho doente e agora adeus ó ana já nem para nada de nada mas calado nunca pois homem pobre nem quiéto nem calado
Dá pra ver de quem o falar brasileiro descende, tendo sofrido modificações de outras linguas. De fato o sotaque brasileiro nada tem a ver com Lisboa, pelo menos na sua maior parte
Falan coma os galegos
Podias ter colocado legenda. É muito difícil de entender o que ele tá a falar.
Lol
Cristiana Carvalho da vida
Mas entao? Ate o primeiro ministro mandou emigrar. E temos um parque nacional que simplesmente serve meia duzia em Lisboa e que nem faz nem deixa fazer.
Os Tras-montanos falam com um sutaque,espanholado,mas é português,sim senhor!
Bouca Mirandela
dommage un si beau village qui se mort ie portugal est en danger si le ou les gouvernants ne font rien
Sobrebibir
Engraçado que, um ouvido brasileiro não entende nada do que dizem essas pessoas.
Acho que ele aproveitou e disse que tava magro kkkkk brincadeira