O que causa e como deve ser tratada e a Hepatite autoimune | Clínica Hepatogastro

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 ноя 2022
  • Neste vídeo, a Dra. Nathália Mota CRM 186069, Médica Hepatologista, explica sobre a hepatite autoimune, desde como é feito o seu diagnóstico até como é seu tratamento. Confira!
    📅 Agende sua consulta!
    Telefone Unid. Itaim: (11) 3437-3228
    Telefone Unid. Morumbi: (11) 3721-1300
    Whatsapp: bit.ly/whats-hepato
    E-mail: contato@hepatogastro.com.br
    CONFIRA O CONTEÚDO EM TEXTO:
    00:18 Hepatite Autoimune
    A hepatite autoimune é uma doença em que o seu organismo produz anticorpos que vão atacar as estruturas do fígado, porque ele não vê esse fígado como sendo um fígado próprio mas sim como se fosse um invasor, alguma coisa que vai causar mal a você, então ele atacar, devido a essa desregulação, onde ele não consegue reconhecer o fígado do próprio paciente.
    00:44 Desenvolvimento da Hepatite Autoimune
    Esse paciente já tem uma característica genética, onde está no DNA dele que em algum momento dessa vida ele vai ou não desenvolver essa doença. Existem algumas teorias sobre como essa doença se desenvolve, mas nenhuma foi comprovada especificamente até hoje. Mas acredita-se que a poluição, agrotóxicos, alimentos que a gente come, medicações que a gente usa e até algumas doenças como o COVID, em que a gente percebeu um aumento da incidência das doenças autoimunes após o paciente desenvolver a infecção pelo COVID. Então, existem vários fatores que vão deflagrar esse código genético que já existe no DNA do paciente e que vai fazer com que o paciente desenvolva a doença.
    02:05 Sintomas
    Na verdade, essa é uma doença que inicialmente não apresenta muitos sintomas, a não ser que você manifeste eles de uma forma muito aguda, que a gente chama de hepatite aguda grave, mas isso é a minoria dos casos, na grande maioria das vezes, o paciente não apresenta sintomas ou tem sintomas muito inespecíficos ao longo do dia, como se estivesse sentindo ou tivesse pegado um resfriado.
    02:44 Diagnóstico
    É importante ressaltar a importância de fazer o exame anual de rotina, porque todas as doenças hepáticas vão ser identificadas inicialmente pelo clínico geral, pelo resultado dos exames que mostrará caso tenha alguma alteração, como a das enzimas do fígado, que acontece quando o fígado está sendo inflamado, o que faz com que ele produza mais enzimas que o normal. E ao reparar alguma alteração, ele vai encaminhar para o hepatologista e o hepatologista vai dar seguimento, caracterizar, identificar e fazer o diagnóstico da doença específica do seu fígado.
    03:36 Tratamento
    Depois que o diagnóstico da hepatite autoimune é feito, a gente inicia o tratamento, que é feito inicialmente com o uso de duas medicações. O primeiro é a Prednisona, e depois de uma ou duas semanas, a gente introduz a chamada Azatioprina, que é a medicação que o paciente irá tomar para o resto da vida, e com isso a gente faz uma progressão de retirada da prednisona, mantendo-se apenas a Azatioprina, pois ela é uma medicação que tem menos efeito colateral do que a Prednisona.
    Alguns pacientes me perguntam se a doença é para o resto da vida, e se o medicamento também será usado pra sempre, e reposta é que na grande maioria das vezes sim, infelizmente. Mas existe uma pequena possibilidade da gente conseguir remitir essa doença e retirar a Azatioprina por alguns anos, inclusive, eu consegui fazer isso com algumas pacientes, porém, depois de um tempo ela sempre volta, porque essa é uma característica que está no seu DNA, que é uma doença genética autoimune, que não podemos curar mas podemos controlar com o uso do medicamento.
    05:06 Não tratamento da doença
    Quando o paciente responde ao tratamento, segue o mesmo e toma a medicação, essa doença é completamente controlada e a gente impede que essa doença progrida, porque se não for tratada, essa doença vai evoluir para uma cirrose do fígado, com a necessidade de transplante hepático.
    O transplante não é uma cura para a doença, mesmo com um fígado novo, alguns estudos falam que em média de 3 a 5 anos após o transplante, a hepatite autoimune pode voltar para o fígado, porque o problema não está no fígado e sim nos anticorpos gerados no seu DNA, que fazem a agressão ao fígado. Então, é importante evitar que a doença chegue a esse nível, para evitar as dificuldades que o transplante pode trazer.
    A aderência ao tratamento, a medicação e o acompanhamento com o hepatologista são super importantes, pois eles permitem que você viva uma vida completamente normal, sem absolutamente nenhuma restrição.
    Existem outros posts que falam mais a respeito desse assunto, confira:
    1 - hepatogastro.com.br/colangite...
    2 - hepatogastro.com.br/colangite...
    ✅ Gostou desse vídeo sobre #hepatiteautoimune ? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.
    📱 Nos siga nas redes sociais: bit.ly/linktree-hepatogastro
    🔗 Veja o post completo em nosso site: hepatogastro.com.br/blog/

Комментарии • 15

  • @Girlane_souza
    @Girlane_souza Год назад +5

    Dr.Minha filha manifestou a hepatite auto imune do fígado ao a 5 anos de idade e juntos veio o Lúpus Eritematoso sistêmico ela começou tomando prednisona e Azatioprina Graças a Deus está bem controlada a doença

  • @RegionalSpartaImpetu
    @RegionalSpartaImpetu 27 дней назад

    Amei a explicação, parabéns!!

  • @joaopaulopaixao9217
    @joaopaulopaixao9217 2 месяца назад +1

    Olá dr, tenho hepatite autoimune, faço uso de corticoide, 100mg de aza, e 10mg de pred, melhorei muito graças a Deus, porém tenho consulta a cada 2 meses, subiu pra cirrose, mas Deus me guardou no meu pior momento.

  • @JoseLuiz-xo8yj
    @JoseLuiz-xo8yj 3 месяца назад +1

    Eu nao sei nada sobre isso nem se eu tive mas hj estou aparentemente saudavel

  • @fabianemaggioni1548
    @fabianemaggioni1548 Месяц назад +1

    Preciso tirar duvidas privada como falo com vc dra

  • @RODRIGUES367
    @RODRIGUES367 10 месяцев назад +1

    Doutora boa tarde, tudo bem??
    Minha filha está com essa hepatite não foi feito a biópsia ainda devido ser no sus a demora e muito grande ,ela ficou internada 19 dias e os médicos dizem que tem quase certeza que essa hepatite ,com a demora pra fazer a biopsia pode agravar o problema...ela está tomando 60 Miligramas de corticoide todos os dias ,está com o rosto inchado o efeito deste corticoide ocasiona esse inchaço...desde já agradeço.

  • @alvinamoreira84
    @alvinamoreira84 10 месяцев назад +3

    Sou portadora de hepatite autoimune e mesmo com tratamento já evoluiu pra cirrose,faço uso de azatioprina e corticoide.

    • @TerezinhaLuciana
      @TerezinhaLuciana 8 месяцев назад +1

      Qual o valor do seu exame tgo e tgp?

    • @alvinamoreira84
      @alvinamoreira84 8 месяцев назад

      ​@@TerezinhaLuciana no início da doença passaram de 3 mil TGP e TGP agora estão abaixo de 100.

    • @user-mr3jk7ov4p
      @user-mr3jk7ov4p 5 месяцев назад +1

      E mesmo o tgo baixo vc tem cirrose?

    • @alvinamoreira84
      @alvinamoreira84 5 месяцев назад

      ​@@user-mr3jk7ov4p sim!

  • @drikaaugusto4801
    @drikaaugusto4801 Год назад +1

    Quem tem doença de Chron, que também é autoimune, é possível desenvolver uma hepatite autoimune?!

  • @annietracyinsfranadamis530
    @annietracyinsfranadamis530 Год назад +2

    fora os medicamentos, existe algum alimento que podem auxiliar no tratamento? como os antioxidantes?