Minha MTB está totalmente ajustada pra mim, só que pego muitos trechos de estrada. O que vc acha de eu apenas trocar as rodas e ter um kit pra dias mais de estrada e destrocar para dias de trilha? Não gostaria de usar esse guidom da gravel e sim manter meu guidom atual.
É incrível como muitos ciclistas tiram conclusões erradas sobre a gravel, seja por nunca terem pedalado com uma ou por terem tido uma primeira impressão equivocada, como você, Moises, teve nos primeiros pedais por causa de ajustes inadequados. Antes de conhecer, eu também pensava como muitos, mas agora é minha primeira opção para longas distâncias. O conforto é muito superior ao da MTB, principalmente pelas várias opções de pegada. Montei a gravel para complementar os treinos de MTB, substituindo a speed, porque não gostava de treinar só no asfalto, e me surpreendi. Hoje, não fico sem uma gravel. Perfeito o vídeo. TMJ!
No meu caso, nasci na speed, depois migrei pra mtb, mas nao me entrava na cabeça a ideia da Gravel... Foi ai que caiu no meu colo uma Diverge... Minha primeira experiência foi horrivel...foi exatamente como a sua... Mas depois fui adaptando e cheguei ao que é bom pra mim... Pratico bikepacking e atualmente tenho as 2, mtb e gravel... A speed eu dei de presente pra uma amiga... Hj nao me vejo sem uma gravel de jeito nenhum... É uma experiência totalmente diferente.
Eu comecei andar de gravel em 2017 ( Sense sora), com objetivo de aproveitar estradão aqui na minha região (norte de Goiás) e cometi o mesmo erro quanto a calibração dos pneus e um grande acerto que foi fit e acabei diminuindo o sofrimento, depois assistindo alguns influênciencidores da modalidade troquei minhas rodas para tubeless onde foi a grande virada de chave, comecei a realizar rotas mistas de 100km e hj pelo menos uma vez ao mês realizo rotas entre 200 a 300km sem repetir o caminho, coisa que a road não me proporciona, ainda ando de MTB em lugares mais severos e participo dos pelotões de SPD, não fica enjoativo e ainda tenho aventuras diferentes sem precisar realizar deslocamentos com veículos. OBS. Ainda continuo com a mesma bike 2017 e acho sensacional Vlw.
A gravel para o meu estado ficaria top. Aqui em Recife fazemos muito estradão e trilhas simples, seria top mesmo, mas o preço é fora da realidade atual de muitos ciclistas. Gostei do conteúdo, parabéns Moisés.
@@DIEGOuPASSOS Montei uma Gravel pra mim do zero, comprei quase todas as peças separadas. Não me arrependo, gosto muito da minha bike, e acabei aprendendo muita coisa desse mundo.
Gostei da sua percepção, pra quem gosta de bike não existe "categoria " de bike ruim. Não tenho e o que me incomoda é justamente essa "lenda" que a gravel pode substituir as mtb's, pelo que já li e vi especialistas dizendo a gravel é para estradas de chão como essa aí sem buracos e valas. Muito legal este vídeo.
Perfeito o vídeo. O que muitos não percebem é que muitas vezes pegamos asfalto e estradão de chão batido, usar speed nesse caso é sofrível muitas vezes pela qualidade da estrada (falo por experiência própria), e pneu e performance da MTB não é feita para isso. Como você disse, realizamos o mesmo esforço e temos mais velocidade, muito prática principalmente para realizar deslocamentos grandes. Parabéns pela lucidez na avaliação, nem romantizar como perfeito nem o contrário.
Eu tinha uma Road, uma Merida, vendi e comprei uma Sense Versa Comp. Como mudei da capital baiana pro interior, estou gostando bastante da Gravel, convicto que tomei a decisão acertada.
Vale a pena pra quem faz uso misto em asfalto e estradão liso, com subidas e descidas não muito íngremes. Na trilha e até mesmo em estradões um pouco mais brutos ela sofre. Tem seu valor, mas se vale a pena ou não, dependerá do perfil do usurário.
Já pedalo de gravel há dois anos, tenho mtb full, speed e gravel. Se fosse para escolher uma seria a gravel. A speed uso para treino durante a semana, final de semana, longao, audax, é gravel. Galera tem mania de falar de algo que nunca usou ou usou de forma incorreta, nem discuto.
Eu tenho uma Caloi Explorer 2018 a qual eu fiz as seguintes modificações: primeiro: retirei a suspensão e pus um garfo rígido TSW, troquei os pneus pelo SRI44 29 X 1.95 (equivalente ao 700 X 48) e coloquei um câmbio Shimano M5100 de coroa única (36) X 11x51. Meu pedal é urbano, rodovia e estradão. Cara, não é uma gravel, mas é outra bike, com certeza. O próximo nível com certeza, será uma gravel de fábrica.
tenho uma soul vesúvio e esse final de semana vou realizar o sonho de começar na gravel, vou viajar 8hrs para belo horizonte buscar uma Sense Versa Evo, estou sentindo que será minha bicicleta preferida, nunca nem usei guidão drop.
Eu tive road, aliás corri de road, minha paixão ainda. E tenho mtb. Quando montei minha primeira gravel já bugou aqui, comecei a andar mais de gravel do que com outras. Entre três trocas de gravel, hoje com a Seeker, acabei vendendo av road, que não era meia boca, era uma Giant de carbono, com grupo Campagnolo. Pra usar às vezes como road, tenho um par extra de rodas com pneu slick 700x32 além das rodas originais 700x47 pra off road. E tenho a mtb. Por que? Exatamente pelas razões que você citou; a gravel não é concorrente, é outra coisa. Não é pra fazer trilha, não é pra fazer trail enduro. É pra misto de estradão de terra e asfalto , em certa medida é uma sensação meio road em postura esportiva e velocidade, mas capaz de fazer um fora de asfalto. Vai fazer trilha no meio de fazenda ou mato? Isso é pra mtb. Se esse é 100% seu rolê, não gaste com uma gravel, melhore sua mtb. Agora não dá pra ser especialista de dedão em rede social SEM TESTAR.
Brother, me fale uma coisa. Assim como tu tem esse par de rodas extras slick para usar quando for só em asfalto... tu acha que daria bem o cara com uma TREK Madone ter um par de rodas extras tais como estilo de gravels para usar quando o cenário for um asfalto não muito legal e as vezes pegar estrada de chão tbm?
Agradeço a você pois foi por aqui e com Edu capivara que eu conheci a gravel, montei uma apartir de um quadro Specialized e agora tenho uma gravel ksw e estou amando ... Obrigado meu amigo. Mais depois fala sobre calibragem nos vários tipos de estradas valeu .
tenho Gravel e MTB,como faço mais longão,70% asfalto e 30% estradão, uso mais a gravel e gosto mais da agilidade que ela me trás (montei a minha com um quadro da Show) ela tem coroa única, garfo e canote em carbono , tubless (700/40) e pesa 10 kg. curto muito! Bela matéria e honesta Moisés! parabéns!
Eu tenho uma Soul Spray Espraiado ,comprei semi novo, cara mas muito nova, o antigo dono não gostou. Antes de ir para terra fiquei rodando no asfalto e fazendo ajustes até me sentir confortável, ou seja chegar do pedal sem dores no ombro, mãos e lombar. E estou gostando muito, meu próximo passo serão os pneus.
Eu comprei uma Soul Seeker também, os seus vídeos me ajudaram a escolher ela. Eu já peguei ela e fui fazer o fit e a montagem por um mecânico. No primeiro pedal tava muito cheio os pneus 45psi e já percebi que precisava rever a calibragem. No segundo pedal mudei a calibragem pra 19psi (que eu uso na mtb) fiz 84km em terreno que tinha valetas, pedras e costelinhas, foi suave, eu me diverti demais, dava risada sozinho no pedal, é uma experiência muito legal Gravel. Tô curtindo demais, é outra vibe, sem contar que a bike é um foguetinho 😂
Com as péssimas estradas e trânsito perigosíssimo que temos no Brasil o que não tá valendo a pena é ter speed. Tá muito difícil achar onde pedalar de speed com segurança.
Moisés ótimo vídeo parabéns ! Eu tenho uma gravel sense versa bege retrô 2022, eu uso mais ela no asfalto pois ela desenvolve mais do que a minha mtb no asfalto .. a mtb uso só na estrada de chão ! (Nunca usei a gravel na estrada de chão )Como eu não tenho speed minha gravel no asfalto tem muita diferença de rendimento comparando com a mtb.. e saio de casa nela e pego ruas de paralelepípedos antes de ir para o asfalto se fosse uma speed teria que levar de carro .. estou gostando muito da gravel .. quem puder experimente para ter essa experiência e comprar ou não se gostar .. ela desliza no asfalto se comparar com a mtb
O grande erro que eu vejo é as pessoas acharem que a gravel foi feita para substituir a mtb ou speed. É um mundo a parte, com suas vantagens e suas limitações como qualquer outra categoria. Essa galera que tanto critica nem entendeu qual é a da bike e fica enchendo o saco da gente que curte.
Estou andando a quase 6 anos com uma Sense active, bicicleta urbana com pneu 700x38 para asfasto e garfo rígido, mais sempre andei em tudo quanto é terreno, e curtia a bike, agora estou montando uma gravel com quadro Show +, guidão corner bar para poder usar freios MT200 hidráulicos de entrada, mais me atende muito bem, relação Deore 12v 10/51 x 36T, e pneus pathfinder pro com tubeless. Um pouco projeto simples, se gastar muito, mais pra mim vai ficar muito bom, se ja curtia com a urbana vai ficar bem melhor agora.
Como disse 2025 será o ano da Gravel no Brasil, chegará no mercado novos câmbios de 12v com K7 10x52, 11x50, 10x51, 11x46 etc. Já está aparecendo Gravel com Shimano Cues. E uma dica que dou optem por modelos com espaçamento maior para pneus, garfo de carbono, etc. Um garfo de carbono e pneu mais largo tipo 700x45 ou 47 deixa a bike extremamente confortável, e claro um quadro com todas as furações. E para encerrar façam uma auto análise para qual objetivo você quer a Gravel pois existe 2 modelos de quadro o confort e o race. Por exemplo a Sense Versa é confort a Soul Seeker do Moisés é mais race um outro exemplo é Cannodale Topstone de alumínio, é apresentada em dois modelos ambos cotam com garfo de carbono mas infelizmente com relação de Road. Abraço moçada. Gravelemos!!!!
Mas as Gravels ainda estão muito inacessíveis para a maior parte dos brasileiros. Creio que a Gravel mais barata hoje do mercado esteja avaliada em 8k. Essa modalidade precisa ficar mais democratizada, para assim se popularizar entre os brasileiros.
@@SergeBrazuca concordo com você, é questão de escala, oferta demanda. Se fabrica mais MTB e por analogia mais componentes então "o preço cai". A Gravel não está nesse patamar aqui no Brasil, na Europa e EUA é outro nível. Infelizmente até para montar uma Gravel mais em conta sai caro. Mas tem um aspecto positivo a longo prazo sai mais barato manter uma Gravel do que uma MTB. E hoje no nosso mercado o melhor custo benefício é a Soul Spray, principalmente porque possui um quadro moderno e apto a upgrades.
Tenho vontade de ter uma gravel, mas como vc mencionou, o valor dela é ainda alto. Ideal pra mim seria uma na faixa dos 2 a 3 mil reais, mesmo usada. Claro que tem que ter o quadro ideal para minha estatura. Até por que eu gosto de pedalar um estradas mistas, terra e asfalto. Um abraço e parabéns pelo relato de sua experiência.
As vezes aparecem umas usadas nessa faixa, como as montadas com quadro Show ou Absolute. Também tem a da Folk bikes, nova, que está nessa faixa aí. É montada com o quadro da Show remarcado.
tem gente que tem mtb mas não pratica o mtb, só andam em asfalto e estradão, esses se conhecerem a gravel não voltam mais pro mtb, ja eu não sou assim, oq me tira de casa pra pedalar é a adrenalina da trilha e as descidas técnicas e longas, mas acho que teria uma pela estética, são muito lindas
Concordo em partes. Isso só acontece se a pessoa pegar uma Bike bem ajustada. Bike com drop sem ajuste é muito pior do que uma com guidão flat mal ajustada.
Obrigado pelo feedback, mas tlavez vc não tenha conseguido assistir todo o vídeo. Na parte em que conto como comecei a pedalar com bikes gravel, deixei claro que usei a Sense Versa Comp, uma bike de entrada que comprei usada, e pedalei nela durante 1 ano todo. Todas as impressões que compartilhei ao longo do vídeo são baseadas na minha experiência com essa bike, e não com a Seeker.
Uma das coisas que mais influenciam no alto preço das gravel é o cambio. Um grupo para gravel é bem caro. O Edu, do canal Pedaleria, usou um guidão igual ao seu com cambio mtb e ficou muito bom
Eu já comecei numa com SRAM Rival 1x12 e freio HyRo TRP. Só saio dessa pra uma com GRX. Freio é vida!! Uma coroa também te evita fazer cáca em subida. O garfo de carbono ajuda no amortecimento. Minha percepção com a Gravel em relação à MTB: vc anda 50% mais gastando 50% menos energia. Próximo destino: Carretera Austral no Chile!! Parabéns pelas explicações. Top!!
Pô Moisés... no 4:02 tu fez a mesma cara que eu faço quando deixo um arrastão pra trás aqui no hell de janeiro 😂. Só por causa de um cachorro? Ele no máximo ia brincar com uns ossinhos, mas tu ia manter a bike.
Ótimo video! Ótimas observações! Eu tenho Speed, MTB e Gravel mas ainda ontem vi uma EGravel da Orbea e deu água na boca porque gosto de fazer bikepaking e seria perfeito! Mas faltou vc falar além da calibragem, a possibilidade da variação de pneus mais largos e mais cravados dependendo do terreno que vai andar pois faz muita diferença! Eu tenho os dois e troco às vezes. Minha Gravel tem a relação GRX o que também é essencial, pois é feito para o Gravel! Adaptar Shimano 105, ou Alívio, Sora.... não funciona! O problema são os altos impostos que praticam no Brasil para importação 😢 Bora pedalar e grande abraço desde Lisboa.😘🌸🚵🏻🏆👏🏻
Meu maior erro foi achar que gravel tinha que andar como se tivesse andando de Speedy, e isso me fez também quase desistir, hoje também tô ciente que gravel não tem nada a ver com ROAD e MTB é somente Gravel. Hoje tenho as duas, MTB e gravel deixando a ROAD um pouco de lado pois dá pra fazer os treinos só com essa duas. Coloquem na cabeça que Gravel não vai andar igual sppedy e não vai andar como MTB, e sabendo disso vai se divertir muito com uma Gravel.
Em 2007 eu já pedalava de speed em estrada de terra. Adorava assistir provas de ciclocross. Já tive 5 bikes de diferentes modalidades. Atualmente tenho só uma Soul Seeker e uma Stumpjumper HT 😂.
Gravel é a melhor bike pra quem costuma pegar diversos tipos de terreno na mesma rota, coisa que não daria pra fazer com uma road, pois ela definitivamente não combina com terrenos de areia e pedras, e tambem não daria pra fazer com uma MTB (até dá, mas com performance comprometida) , pois ela no asfalto desgasta muito mais o ciclista (e os pneus rs), então a gravel ta aí par solucionar isso. Outra coisa é que a gravel é a melhor bike pra quem quer uma bike ágil na cidade, justamente por ter a agilidade da road e ser capaz de lidar com a diversidade de terrenos que encontramos nas cidades. É o que penso.
Cara vc leu meu pensamento kkk Montei a pouco tempo uma gravel em um quadro soul spry, coloquei pneu 700x40 e um guidao uno fl12, porém estou tendo dor nos braços em pedal de 30 a 40 km, já estava pensando em por um guidao de carbono que o Canal bike guru recomendou, agora vou dar mais atenção nos ajustes e calibragem!! Valeu demais!
Parabens por mais um bom video , boa explicacao e experiencia vivida na bike no caso da gravel neste video , Eu entrei no mundo da Gravel ja no que a soul no caso lancou spry e um amigo logista me falou sobre ela ele estava com uma , e a primeira coisa que falei foi se eu nao gostar vou te devolver este trem , e concordo com o que vc colocou no inicio do video e experiencia e estranha , ate acertar uns detalhes , no meu caso por exemplo eu uso bike full desde 1999 e desde entao nunca mais havia usado bike rigida , ou seja peguei os primordios das full ( que na epoca tambem nao eram o que sao hoje hehehe ) ao ´pegar a gravel rigida apos tantos anos resultado ... primeira saida 2 aros empenados heheh , dor nos bracos etc etce enfim muita coisa pra escrever ... no final em resumo a gravel me acrescentou muito , um deles voltar a cuidar mais da tecnica ao inves de deixar tudo na mao da bike , aumento da atencao , aprender a cuidar mais de setups tanto de pneu etc etce enfim experiencoa pra um baita texto em resumo ...utilizando certo nos lugares certos e uma otima bike , na parte urbana e otima , para treinos intervalados e otima , estrada de chao com tamanho de pneus e libragem adeuqada fica bemm legal ...atualmente e a bike que mais uso um dos motivos devido a trabalho etc acabo andando a noite o que limita estradas de chao , outra a manutencao e mais tranquila que ficar andando de full no asfalto , pneu revisao etc
Amo gravel para andar no meio do transito da cidade. Ela é muito versátil. Da para subir e descer nas calçadas, andar no meio dos carros, ela é muito versátil.
Tenho uma Sense versa, tive uma sensação inicial parecida com a sua. Mas tudo mudou quando passei usar o pneu SPZ rhombus e virou outra bike! Daí afirmo q a bike pode ser de entrada, mas o pneu tem q ser o melhor possível!
Acho Gravel uma coisa bem estranha.. Na estrada é lerda em relaçáo a uma speed Na trilha é sofrimento No estradáo de terra vai bem.. mas em relaçáo a uma mtb perdr feio Creio que o uso ideal seria para viajar..
Sim, mas o grande erro é querer comparar com mtb e speed, se vc sai da compração e busca entender os objetivos testando a bike, esse benefícios ficam mais claros, mas em resumo vc já disse tudo, é bike ideal para estradão e viagens longas
Gravel é conforto e versatilidade. Mas, como toda bike, tem que estar ajustada ao ciclista. Um detalhe que tem me chamado a atenção, é que os fabricantes de gravel de entrada colocam relações muito limitadoras. Quando montei a minha, tive que misturar coisas que muitos diziam que não funcionariam juntas, mas hoje tenho uma bike que anda muito bem no reto, e não me mata na subida. No mais, tudo é técnica.
@MinhaBikeLifeStyle Primeiramente parabéns pelo video muito legal e obrigado por ser atencioso em responder os inscritos. Sou de Blumenau/SC, você é de SC também? Estou voltando a pedalar depois de muitos anos parado e acima do peso... Vou começar o pedal equipado com um MTB Sense Play, e não pretendo clipar logo agora de começo, só mais pra frente. Estou pensando em usar uma chuteira society que já tenho aqui pra pedalar, você pode me indicar um modelo de pedal CxB que venha aderir bem as travas da chuteira umbro?
Eu pedalei de 1994 a 2006, estava louco para pedalar novamente, agora de Gravel, mas infelizmente minha situação financeira está grave kkkkkkkkkk como a de muitas BRs. Parabéns aí brow abçs.
BIKE GRAVEL tem seu nicho próprio e não vale a pena ficar perdendo tempo com comparações(road/mtb) e espalhando opiniões equivocadas.Parabens pelo vídeo super explicativo,hoje depois de bikes roads e mtbs estou com a SPZ DIVERGE e não quero outra.
Boa noite! Acabei de assistir seu vídeo e fiquei mais interessado ainda pela gravel. Há algum tempo lhe fiz uma sugestão para que fizesse um teste/vídeo sobre a gravel elétrica dessa mesma marca. Justifico meu pedido pq tenho 77 anos e meu preparo físico deixa a desejar(um pouco). Será possível vc fazer esse teste? Obrigado! Abs
Comprei uma bike para ir para o trabalho, a escolhida foi uma Oggi hacker HDs, o percurso inclui rodovia e avenida, fico pensando se não teria sido melhor uma gravel, penso tbm em fazer modificações para deixar ela mais urbana
Sou de Andradas, você recomenda uma gravel para nós. Você fez o caminho da fé lembra da serra dos lima, da para subir pedalando? Nossa região é bem montanhosa.
Moisés, tu não curte Road bike não ? Ou é falta de verba mesmo já que road de fato é muito caro? Algum plano no futuro pra ter conteúdo de road ou o foco é mais mtb e gravel ?
Oi Diego, curto sim, speed é top demais. Porem aqui na minha região não temos boas estradas para speed e por isso optei pela Gravel, mas está nos planos voltar a andar de speed e trazer conteúdo sobre elas
@@MinhaBikeLifeStyle moro na Alemanha e uso uma com guidão reto, uma CUBE, vendida como gravel (pneus gravel, toda em carbono e conjunto Shimano GRX 800). A magrela voa e aguenta bem o tranco! Valeu!!
Quando surgir gravel com suspensão total penso no assunto. Já vi com suspensao da frente e já a tornou mais interessante. Nota detesto andar na estrada devido aos animais humanos e onde ando com a minha mtb partia a gravel toda. Agora se for para fazer km e menos esforco fisico comparado com uma mtb é a bike ideal. Cicloviagem realmente é espectacular. Resumindo altero o guiador, rodas e pneus da minha mtb fico com uma gravel com suspensão total 😂😂
Já existem gravel com triângulo traseiro flexível. Geralmente usam um pivô simples, mas que funciona para dar uma aliviada nos terrenos irregulares. Para Gravel não é preciso mais que isso.
Eu tô montando uma com quadro Show..rs fica mais acessível financeiramente falando. Tenho mtb e speed. Me perdoem se eu estiver falando besteira. Mas dadas as condições das estradas no Brasil, a gravel fica em vantagem por trafegar em qquer estrada mais rápida do q qquer mtb e onde uma speed não vai.
Montei a minha Gravel na pandemia para andar em estradas de terra e asfalto, mas se tivesse que escolher entre a duas eu ficaria com a MTB, com ela eu posso andar nas trilhas que é o que mais gosto.
@@MinhaBikeLifeStyle Valeu muito obrigado, assisto muitos dos seus vídeos, Arnaldo, Butantã - SP sou novo no mundo moderno das bikes, pedalo na USP e na Ciclovia Capivara do lado da marginal Pinheiros, abraços.
15 anos depois só andando de speed, peguei uma Sense Versa Evo recentemente. Meu unico arrependimento foi não ter pego uma gravel antes. Na minha opinião, a Versa Evo é o minimo de configuração possível, com o grupo GRX, freio hidráulico e garfo em carbono. A Sense Versa Comp é um quadro de gravel com grupo de entrada de speed, que pra mim é uma sacanagem da Sense, pois pode passar essa impressão errada que vc teve.
Oi, Moisés! Tudo bem? Cara, já tem uns meses que comecei a fazer uns treinos mais longos (50-70km) no Ibirapuera e na Marginal Pinheiros. Porém, minha bike é uma Sense move urban. Para ir e voltar do trabalho ou demais deslocamentos, ela está excelente! Porém, para a finalidade dos treinos mais longos, em áreas onde é possível pedalar mais forte, sinto que ela vem me restringindo. Por isso, pensei em pegar uma outra bike apenas para essa funcionalidade. Você me recomenda uma Gravel? Tenho receio de pegar uma Speed e, por serem trechos ainda urbanos, sobretudo no Ibirapuera com algumas rachaduras e demais falhas na ciclovia, acabar não sendo o mais ideal... Enfim, é isso. Ah, e zero intençao de pegar trilha
Tenho muitas dúvidas em tamanhos de gravel. Uso MTB tamanho M no limite, quase G (1,76m, 85cm de cavalo). Algumas tabelas falam pra eu pegar 52, outras 54, 55 etc. O problema é que não tem gravel nas lojas físicas, não dá pra experimentar.
O tamanho é mesmo algo complicado, a minha mesmo é uma XS, e normalmente seria a S, mas acredito que no seu casa tbm vai ser uma S, isso por que ela tem medidas maiores, a grande maioria dos ciclistas que vi sair de uma mtb por exemplo e ir para gravel, todos tem usado um numero a menos
Gravel e bike de estrada é melhor pegar num tamanho menor do que um maior. Se pegar um tamanho maior terá que encurtar muito a mesa, o que deixará a frente muito arisca. Se fosse como numa MTB, em que é fácil instalar um guidão mais largo para compensar, seria tranquilo, mas com guidão drop não dá para fazer isso. Melhor pegar um quadro menor e compensar com uma mesa mais longa. De qualquer maneira, no seu caso o melhor tamanho será provavelmente o 54 (faça um bike fit virtual para ter ideia do tamanho), mas se ainda assim não quiser arriscar no indicado, vá numa 52.
Eu tenho 1,74 de altura e uma Show Gravel. Se eu fosse seguir a tabela da própria teria que ser um quadro M, mas segui a dica da galera de pegar um quadro menor para speed/gravel e achei que foi uma decisão bem acertada, consegui me acertar bem com a P usando mesa de 60mm e canote com offset. Se fosse a M provavelmente teria que usar uma mesa ainda mais curta e deixaria a bike mais arisca.
Só uma dúvida. Geralmente os pneus de gravel pedem 45 psi mínimo e 70 psi máximo. Não é perigoso andar com o pneu abaixa da calibragem mínima? Principalmente para quem anda com sistema tubeless? Eu uso um pneu 700x40.
Vejo muitos modelos de gravel migrando pra uma tipo de mtb, teoricamente ela teria que ser uma mistura de speed/mtb, mais ja vemos que temos ate suspensão pra gravel, basicamente uma mtb ckm guidom drop, para quem quer ter a experiência nao seria mais facil apenas trocar o guidom? Me corrija se estiver errado. E parabéns pelo video Moisés!!
Sim, essa já é uma outra visão que no momento eu tbm concordo com vc, mas não tenho opinado muito pq ainda não testei, mas se tivesse que chutar algo, tbm pensaria que não faz sentido, porem vou esperar para testar
@@MinhaBikeLifeStyle trás reviews pra nós, tenho muita curiosidade sobre as gravel, aqui na minha região não tem ainda pessoal aqui e speed ou MTB ainda, e como curto muito fazer estradão acredito que seria algo bacana de se testar e quem sabe adquirir... Meu sonho uma soul seeker lindas de mais... Forte abraço...
Na minha região existem muitos ciclistas, poucos andam de gravel. Eu não me adaptei, não sei se é o relevo ou outra coisa, mas eu não vi sentido em ter a gravel. Talvez pelos percursos que eu gosto, em fim pra mim não foi legal! Bons pedais.
Para aqueles que pensam em ter uma Gravel esperem não adquiram esse ano a não ser que apareça uma semi nova como ocorreu comigo. 2025 será o ano da Gravel no Brasil.
Gravel é vida, não tem melhor bike, vai no estradão e no asfalto, e outra não gura pneu igual road, tenho gravel a 4 meses e não tive problema com furo. Ja tive mtb e speed, agora só gravel.
Para o meu tipo de pedal a gravel seria perfeito pois é bem isso que falou, um misto de asfalto com estradão, o que me impede é o preço! eu não sou maluco ao ponto de pagar +10K numa bike mesmo tendo condições financeiras. O negócio é esperar 2025 e ver se os preços caem 😂
Tem GRAVEL da RINO com preco ate q acessível nao sei se e boa mas fiquei balancado com ela; tenho 4 speed ai me segureipra na compra-la agora em Araxá MG tem muito morro nso dei se me adaptaria com ela
Olá, Moisés! Fiz essa pergunta lá no grupo do whatsapp. Por favor, vc sabe me dizer se eu consigo usar manetes hidráulicos do tipo STI com qualquer tipo de pinça de freio, como por exemplo um mt200? Ou tenho que, obrigatoriamente, usar pinças de freio próprias para os manetes tipo STI?
Fala meu amigo, me desculpe pela falatade atenção, não percebi que deixou essa mensagem por lá, mas a realidade é que não é possivel, pelo menos não com a mesma eficiencia que foi projetado, mt200 é freio de mtb então a taçvez não suporte a pressão dos sti, porem teriamos que testar isso na prática mesmo.
Olá, pessoal. Eu sou novo no mundo do pedal, comprei um MTB que eu uso no meu dia-a-dia. Faço trajetos longos de até 100km e ando em terrenos super variados. Geralmente vou pro trabalho, ando em calçada, asfalto, etc. Será que a gravel é boa para mim? Vim até esse vídeo porque fui levado a ter essa opinião de que ela é uma bicleta "coringa". Alguém consegueria me dar alguma indicação?
APOIE NOSSO CANAL
INDICAÇÕES DE PRODUTOS
mycollection.shop/lojanairon
www.amazon.com.br/shop/minhabikelifestyle
linktr.ee/nairondicacerta
ADQUIRA NOSSO GUIA PARA EMAGRECER PEDALANDO
hotm.art/ebookmbls
PIX: 44043793000100 (doação expontânea)
Eu tenho vontade de montar uma, você acha melhor o quadro gravel ksw ou o da show?
Minha MTB está totalmente ajustada pra mim, só que pego muitos trechos de estrada. O que vc acha de eu apenas trocar as rodas e ter um kit pra dias mais de estrada e destrocar para dias de trilha? Não gostaria de usar esse guidom da gravel e sim manter meu guidom atual.
É incrível como muitos ciclistas tiram conclusões erradas sobre a gravel, seja por nunca terem pedalado com uma ou por terem tido uma primeira impressão equivocada, como você, Moises, teve nos primeiros pedais por causa de ajustes inadequados. Antes de conhecer, eu também pensava como muitos, mas agora é minha primeira opção para longas distâncias. O conforto é muito superior ao da MTB, principalmente pelas várias opções de pegada. Montei a gravel para complementar os treinos de MTB, substituindo a speed, porque não gostava de treinar só no asfalto, e me surpreendi. Hoje, não fico sem uma gravel. Perfeito o vídeo. TMJ!
Exclente Fabrício, é exatamente isso meu amigo
No meu caso, nasci na speed, depois migrei pra mtb, mas nao me entrava na cabeça a ideia da Gravel... Foi ai que caiu no meu colo uma Diverge... Minha primeira experiência foi horrivel...foi exatamente como a sua... Mas depois fui adaptando e cheguei ao que é bom pra mim... Pratico bikepacking e atualmente tenho as 2, mtb e gravel... A speed eu dei de presente pra uma amiga... Hj nao me vejo sem uma gravel de jeito nenhum... É uma experiência totalmente diferente.
Perfeito, otimo argumento
Eu comecei andar de gravel em 2017 ( Sense sora), com objetivo de aproveitar estradão aqui na minha região (norte de Goiás) e cometi o mesmo erro quanto a calibração dos pneus e um grande acerto que foi fit e acabei diminuindo o sofrimento, depois assistindo alguns influênciencidores da modalidade troquei minhas rodas para tubeless onde foi a grande virada de chave, comecei a realizar rotas mistas de 100km e hj pelo menos uma vez ao mês realizo rotas entre 200 a 300km sem repetir o caminho, coisa que a road não me proporciona, ainda ando de MTB em lugares mais severos e participo dos pelotões de SPD, não fica enjoativo e ainda tenho aventuras diferentes sem precisar realizar deslocamentos com veículos.
OBS. Ainda continuo com a mesma bike 2017 e acho sensacional
Vlw.
Incrível
@@Karlão_over55 que bicicleta tu usa Karlão ?
@@rainerhoffmann135 gravel é Sense Versa, MTB Scott HT 965 e road cervelo caledonia
A gravel para o meu estado ficaria top. Aqui em Recife fazemos muito estradão e trilhas simples, seria top mesmo, mas o preço é fora da realidade atual de muitos ciclistas. Gostei do conteúdo, parabéns Moisés.
Por isso, a melhor opção é montar uma o zero
Obrigado
@@DIEGOuPASSOS Montei uma Gravel pra mim do zero, comprei quase todas as peças separadas. Não me arrependo, gosto muito da minha bike, e acabei aprendendo muita coisa desse mundo.
Gostei da sua percepção, pra quem gosta de bike não existe "categoria " de bike ruim.
Não tenho e o que me incomoda é justamente essa "lenda" que a gravel pode substituir as mtb's, pelo que já li e vi especialistas dizendo a gravel é para estradas de chão como essa aí sem buracos e valas. Muito legal este vídeo.
Perfeito, bem observado
Gostei Muito da Sua Analise! Cirurgica e Sincera! Muito Obrigado!...👏🏻👏🏻👏🏻😎
Eu que agradeço
Perfeito o vídeo. O que muitos não percebem é que muitas vezes pegamos asfalto e estradão de chão batido, usar speed nesse caso é sofrível muitas vezes pela qualidade da estrada (falo por experiência própria), e pneu e performance da MTB não é feita para isso. Como você disse, realizamos o mesmo esforço e temos mais velocidade, muito prática principalmente para realizar deslocamentos grandes. Parabéns pela lucidez na avaliação, nem romantizar como perfeito nem o contrário.
Obrigado pelo feedback
Eu tinha uma Road, uma Merida, vendi e comprei uma Sense Versa Comp. Como mudei da capital baiana pro interior, estou gostando bastante da Gravel, convicto que tomei a decisão acertada.
Perfeito, se vc gostou está otimo
Vale a pena pra quem faz uso misto em asfalto e estradão liso, com subidas e descidas não muito íngremes. Na trilha e até mesmo em estradões um pouco mais brutos ela sofre. Tem seu valor, mas se vale a pena ou não, dependerá do perfil do usurário.
Exatamente, depende do uso de cada um
Parabéns pelo relato. Também errei e hoje estou na minha segunda gravel.👊
Obrigado pelo feedback
Já pedalo de gravel há dois anos, tenho mtb full, speed e gravel. Se fosse para escolher uma seria a gravel. A speed uso para treino durante a semana, final de semana, longao, audax, é gravel. Galera tem mania de falar de algo que nunca usou ou usou de forma incorreta, nem discuto.
verdade, concordo
Eu tenho uma Caloi Explorer 2018 a qual eu fiz as seguintes modificações: primeiro: retirei a suspensão e pus um garfo rígido TSW, troquei os pneus pelo SRI44 29 X 1.95 (equivalente ao 700 X 48) e coloquei um câmbio Shimano M5100 de coroa única (36) X 11x51. Meu pedal é urbano, rodovia e estradão. Cara, não é uma gravel, mas é outra bike, com certeza. O próximo nível com certeza, será uma gravel de fábrica.
Está otimo amigão
Vídeo top!
O bike fit e a calibragem certa do pneu fazem total diferença na Gravel!
Sim demais
tenho uma soul vesúvio e esse final de semana vou realizar o sonho de começar na gravel, vou viajar 8hrs para belo horizonte buscar uma Sense Versa Evo, estou sentindo que será minha bicicleta preferida, nunca nem usei guidão drop.
Excelente
voltando aqui 9 dias depois e eu estava certo, gosto mais da minha gravel de alumínio do que da minha mtb parruda de carbono.
Ótimo video parabéns.
Obrigado 👍
Eu tive road, aliás corri de road, minha paixão ainda.
E tenho mtb.
Quando montei minha primeira gravel já bugou aqui, comecei a andar mais de gravel do que com outras.
Entre três trocas de gravel, hoje com a Seeker, acabei vendendo av road, que não era meia boca, era uma Giant de carbono, com grupo Campagnolo.
Pra usar às vezes como road, tenho um par extra de rodas com pneu slick 700x32 além das rodas originais 700x47 pra off road.
E tenho a mtb.
Por que?
Exatamente pelas razões que você citou; a gravel não é concorrente, é outra coisa.
Não é pra fazer trilha, não é pra fazer trail enduro.
É pra misto de estradão de terra e asfalto , em certa medida é uma sensação meio road em postura esportiva e velocidade, mas capaz de fazer um fora de asfalto.
Vai fazer trilha no meio de fazenda ou mato? Isso é pra mtb.
Se esse é 100% seu rolê, não gaste com uma gravel, melhore sua mtb.
Agora não dá pra ser especialista de dedão em rede social SEM TESTAR.
Comentário espetacular, muito obrigado pela contribuição
Brother, me fale uma coisa. Assim como tu tem esse par de rodas extras slick para usar quando for só em asfalto... tu acha que daria bem o cara com uma TREK Madone ter um par de rodas extras tais como estilo de gravels para usar quando o cenário for um asfalto não muito legal e as vezes pegar estrada de chão tbm?
Valeu Moisés pelo vídeo e dicas sobre gravel
Eu que agradeço
Agradeço a você pois foi por aqui e com Edu capivara que eu conheci a gravel, montei uma apartir de um quadro Specialized e agora tenho uma gravel ksw e estou amando ... Obrigado meu amigo. Mais depois fala sobre calibragem nos vários tipos de estradas valeu .
Te entendo
tenho Gravel e MTB,como faço mais longão,70% asfalto e 30% estradão, uso mais a gravel e gosto mais da agilidade que ela me trás (montei a minha com um quadro da Show) ela tem coroa única, garfo e canote em carbono , tubless (700/40) e pesa 10 kg.
curto muito!
Bela matéria e honesta Moisés! parabéns!
Gravel montada com quadro Show fica muito boa tenho uma parabéns pela escolha!
Excelente
Também tenho uma com quadro da Show, muito bom além de lindo.
@@ermessonsantos2236 É TOP! o simples que funciona! TMJ!
Eu tenho uma Soul Spray Espraiado ,comprei semi novo, cara mas muito nova, o antigo dono não gostou. Antes de ir para terra fiquei rodando no asfalto e fazendo ajustes até me sentir confortável, ou seja chegar do pedal sem dores no ombro, mãos e lombar. E estou gostando muito, meu próximo passo serão os pneus.
Bom saber
Caro Moisés! Ri á bessa com a sua cara de super assustado com o cachorrão kkkkkkkkkkkkkkkk Informações ótimas sobre Gravel Bike. Muito obrigado
Me assustei mesmo meu amigo, o cachorro era monstro, tive até que parar para respirar antes de continuar haha,
Eu comprei uma Soul Seeker também, os seus vídeos me ajudaram a escolher ela. Eu já peguei ela e fui fazer o fit e a montagem por um mecânico. No primeiro pedal tava muito cheio os pneus 45psi e já percebi que precisava rever a calibragem. No segundo pedal mudei a calibragem pra 19psi (que eu uso na mtb) fiz 84km em terreno que tinha valetas, pedras e costelinhas, foi suave, eu me diverti demais, dava risada sozinho no pedal, é uma experiência muito legal Gravel. Tô curtindo demais, é outra vibe, sem contar que a bike é um foguetinho 😂
Obrigado pelo feedback
Com as péssimas estradas e trânsito perigosíssimo que temos no Brasil o que não tá valendo a pena é ter speed.
Tá muito difícil achar onde pedalar de speed com segurança.
Vídeo sincero...dos erros pessoais, e sem fantasiar... parabéns
Obrigado de coração
Moisés ótimo vídeo parabéns ! Eu tenho uma gravel sense versa bege retrô 2022, eu uso mais ela no asfalto pois ela desenvolve mais do que a minha mtb no asfalto .. a mtb uso só na estrada de chão ! (Nunca usei a gravel na estrada de chão )Como eu não tenho speed minha gravel no asfalto tem muita diferença de rendimento comparando com a mtb.. e saio de casa nela e pego ruas de paralelepípedos antes de ir para o asfalto se fosse uma speed teria que levar de carro .. estou gostando muito da gravel .. quem puder experimente para ter essa experiência e comprar ou não se gostar .. ela desliza no asfalto se comparar com a mtb
O grande erro que eu vejo é as pessoas acharem que a gravel foi feita para substituir a mtb ou speed. É um mundo a parte, com suas vantagens e suas limitações como qualquer outra categoria. Essa galera que tanto critica nem entendeu qual é a da bike e fica enchendo o saco da gente que curte.
Correto, igual o povo comprar bike de ALL Mountain ou Enduro pra fazer estradao achando que vai ter o mesmo desempenho de uma Bike de XC.
@@Mr007407 olha no Brasil eu arrisco afirmar que ela substitui, pois a maioria usa mtb para estradão. Kkkkkkk
Depoimento muito massa....a gravel e muito show, mas se vc gosta de um terreno acidentado é a MTB 👏👏👏
Obrigado, tmj
Estou andando a quase 6 anos com uma Sense active, bicicleta urbana com pneu 700x38 para asfasto e garfo rígido, mais sempre andei em tudo quanto é terreno, e curtia a bike, agora estou montando uma gravel com quadro Show +, guidão corner bar para poder usar freios MT200 hidráulicos de entrada, mais me atende muito bem, relação Deore 12v 10/51 x 36T, e pneus pathfinder pro com tubeless. Um pouco projeto simples, se gastar muito, mais pra mim vai ficar muito bom, se ja curtia com a urbana vai ficar bem melhor agora.
excelente amigão
Como disse 2025 será o ano da Gravel no Brasil, chegará no mercado novos câmbios de 12v com K7 10x52, 11x50, 10x51, 11x46 etc. Já está aparecendo Gravel com Shimano Cues. E uma dica que dou optem por modelos com espaçamento maior para pneus, garfo de carbono, etc. Um garfo de carbono e pneu mais largo tipo 700x45 ou 47 deixa a bike extremamente confortável, e claro um quadro com todas as furações. E para encerrar façam uma auto análise para qual objetivo você quer a Gravel pois existe 2 modelos de quadro o confort e o race. Por exemplo a Sense Versa é confort a Soul Seeker do Moisés é mais race um outro exemplo é Cannodale Topstone de alumínio, é apresentada em dois modelos ambos cotam com garfo de carbono mas infelizmente com relação de Road. Abraço moçada. Gravelemos!!!!
Excelete sua contribuição Anderson, muito obrigado
Mas as Gravels ainda estão muito inacessíveis para a maior parte dos brasileiros. Creio que a Gravel mais barata hoje do mercado esteja avaliada em 8k. Essa modalidade precisa ficar mais democratizada, para assim se popularizar entre os brasileiros.
@@SergeBrazuca concordo com você, é questão de escala, oferta demanda. Se fabrica mais MTB e por analogia mais componentes então "o preço cai". A Gravel não está nesse patamar aqui no Brasil, na Europa e EUA é outro nível. Infelizmente até para montar uma Gravel mais em conta sai caro. Mas tem um aspecto positivo a longo prazo sai mais barato manter uma Gravel do que uma MTB. E hoje no nosso mercado o melhor custo benefício é a Soul Spray, principalmente porque possui um quadro moderno e apto a upgrades.
Tenho vontade de ter uma gravel, mas como vc mencionou, o valor dela é ainda alto. Ideal pra mim seria uma na faixa dos 2 a 3 mil reais, mesmo usada. Claro que tem que ter o quadro ideal para minha estatura. Até por que eu gosto de pedalar um estradas mistas, terra e asfalto. Um abraço e parabéns pelo relato de sua experiência.
Procure pelo modelos da Radstone, são baratas e tem surpreendido bastante
As vezes aparecem umas usadas nessa faixa, como as montadas com quadro Show ou Absolute. Também tem a da Folk bikes, nova, que está nessa faixa aí. É montada com o quadro da Show remarcado.
@@hugosantana7253Essa da Folk eu tenho, mas mountain bike. Obrigado pelas informações, abraço.
@@MinhaBikeLifeStyleMuito obrigado pelas informações, vou pesquisar a respeito. Abraço.
Que show de bike! Fiquei muito interessado numa gravel da Kona, mas não conheço a marca.
Kona é uma marca antiga com uma incrível qualidade meu amigo
Além dos pneus e ajustes da bike que você falou, um guidão mais largo e com bom flare fica mais confortável também. Abraços.
Boa observação
tem gente que tem mtb mas não pratica o mtb, só andam em asfalto e estradão, esses se conhecerem a gravel não voltam mais pro mtb, ja eu não sou assim, oq me tira de casa pra pedalar é a adrenalina da trilha e as descidas técnicas e longas, mas acho que teria uma pela estética, são muito lindas
exatamente
A maioria na verdade...
Concordo em partes. Isso só acontece se a pessoa pegar uma Bike bem ajustada. Bike com drop sem ajuste é muito pior do que uma com guidão flat mal ajustada.
Tenho uma catura pro, montei uma Gravel aproveitando um grupo deore 3x9 de uma 26”com um guidão corner bar…cara! Estou me apaixonando pela Gravel
Fallen de bicicleta, presente professor!
Bacana seus vídeos , único detalhe é que a maioria não pode andar com Bike do seu nível e aí a percepção não bate
Obrigado pelo feedback, mas tlavez vc não tenha conseguido assistir todo o vídeo.
Na parte em que conto como comecei a pedalar com bikes gravel, deixei claro que usei a Sense Versa Comp, uma bike de entrada que comprei usada, e pedalei nela durante 1 ano todo. Todas as impressões que compartilhei ao longo do vídeo são baseadas na minha experiência com essa bike, e não com a Seeker.
Uma das coisas que mais influenciam no alto preço das gravel é o cambio. Um grupo para gravel é bem caro. O Edu, do canal Pedaleria, usou um guidão igual ao seu com cambio mtb e ficou muito bom
Eu já comecei numa com SRAM Rival 1x12 e freio HyRo TRP. Só saio dessa pra uma com GRX. Freio é vida!! Uma coroa também te evita fazer cáca em subida. O garfo de carbono ajuda no amortecimento. Minha percepção com a Gravel em relação à MTB: vc anda 50% mais gastando 50% menos energia. Próximo destino: Carretera Austral no Chile!! Parabéns pelas explicações. Top!!
Pô Moisés... no 4:02 tu fez a mesma cara que eu faço quando deixo um arrastão pra trás aqui no hell de janeiro 😂. Só por causa de um cachorro? Ele no máximo ia brincar com uns ossinhos, mas tu ia manter a bike.
Meus ossinhos são finos mano kkkk
@@MinhaBikeLifeStyle Hahahaha
Ótimo video! Ótimas observações! Eu tenho Speed, MTB e Gravel mas ainda ontem vi uma EGravel da Orbea e deu água na boca porque gosto de fazer bikepaking e seria perfeito! Mas faltou vc falar além da calibragem, a possibilidade da variação de pneus mais largos e mais cravados dependendo do terreno que vai andar pois faz muita diferença! Eu tenho os dois e troco às vezes. Minha Gravel tem a relação GRX o que também é essencial, pois é feito para o Gravel! Adaptar Shimano 105, ou Alívio, Sora.... não funciona! O problema são os altos impostos que praticam no Brasil para importação 😢
Bora pedalar e grande abraço desde Lisboa.😘🌸🚵🏻🏆👏🏻
Otima observação sobre os pneus, obrigado
Meu maior erro foi achar que gravel tinha que andar como se tivesse andando de Speedy, e isso me fez também quase desistir, hoje também tô ciente que gravel não tem nada a ver com ROAD e MTB é somente Gravel. Hoje tenho as duas, MTB e gravel deixando a ROAD um pouco de lado pois dá pra fazer os treinos só com essa duas. Coloquem na cabeça que Gravel não vai andar igual sppedy e não vai andar como MTB, e sabendo disso vai se divertir muito com uma Gravel.
Exatamente
Em 2007 eu já pedalava de speed em estrada de terra. Adorava assistir provas de ciclocross. Já tive 5 bikes de diferentes modalidades. Atualmente tenho só uma Soul Seeker e uma Stumpjumper HT 😂.
Top
Gravel é a melhor bike pra quem costuma pegar diversos tipos de terreno na mesma rota, coisa que não daria pra fazer com uma road, pois ela definitivamente não combina com terrenos de areia e pedras, e tambem não daria pra fazer com uma MTB (até dá, mas com performance comprometida) , pois ela no asfalto desgasta muito mais o ciclista (e os pneus rs), então a gravel ta aí par solucionar isso. Outra coisa é que a gravel é a melhor bike pra quem quer uma bike ágil na cidade, justamente por ter a agilidade da road e ser capaz de lidar com a diversidade de terrenos que encontramos nas cidades. É o que penso.
otimo feedback
Like pela fuga do cachorro, muito bom.
Foi uma bela fuga mesmo, valeu hehe
Cara vc leu meu pensamento kkk Montei a pouco tempo uma gravel em um quadro soul spry, coloquei pneu 700x40 e um guidao uno fl12, porém estou tendo dor nos braços em pedal de 30 a 40 km, já estava pensando em por um guidao de carbono que o Canal bike guru recomendou, agora vou dar mais atenção nos ajustes e calibragem!! Valeu demais!
Irmão, coloquei na minha Sense Versa aquele guidão indicado no canal do Guru, é um excelente guidão, se você comprar não irá se arrepender.
@@marcelocamposdossantos1686 Valeu Marcelo, já tá no meu carrinho do Aliexpress! Tmj
Bike Guru manja muito de Gravel, top
Seu dinheiro vai ter melhor retorno fazendo um Bike fit. Trocar guidão não vai resolver o problema de uma Bike mal ajustada.
Parabens por mais um bom video , boa explicacao e experiencia vivida na bike no caso da gravel neste video , Eu entrei no mundo da Gravel ja no que a soul no caso lancou spry e um amigo logista me falou sobre ela ele estava com uma , e a primeira coisa que falei foi se eu nao gostar vou te devolver este trem , e concordo com o que vc colocou no inicio do video e experiencia e estranha , ate acertar uns detalhes , no meu caso por exemplo eu uso bike full desde 1999 e desde entao nunca mais havia usado bike rigida , ou seja peguei os primordios das full ( que na epoca tambem nao eram o que sao hoje hehehe ) ao ´pegar a gravel rigida apos tantos anos resultado ... primeira saida 2 aros empenados heheh , dor nos bracos etc etce enfim muita coisa pra escrever ... no final em resumo a gravel me acrescentou muito , um deles voltar a cuidar mais da tecnica ao inves de deixar tudo na mao da bike , aumento da atencao , aprender a cuidar mais de setups tanto de pneu etc etce enfim experiencoa pra um baita texto em resumo ...utilizando certo nos lugares certos e uma otima bike , na parte urbana e otima , para treinos intervalados e otima , estrada de chao com tamanho de pneus e libragem adeuqada fica bemm legal ...atualmente e a bike que mais uso um dos motivos devido a trabalho etc acabo andando a noite o que limita estradas de chao , outra a manutencao e mais tranquila que ficar andando de full no asfalto , pneu revisao etc
Perfeito Angelo, tbm agradeço pelo seu relato muito bom
Amo gravel para andar no meio do transito da cidade. Ela é muito versátil. Da para subir e descer nas calçadas, andar no meio dos carros, ela é muito versátil.
excelente
Tenho uma Sense versa, tive uma sensação inicial parecida com a sua. Mas tudo mudou quando passei usar o pneu SPZ rhombus e virou outra bike!
Daí afirmo q a bike pode ser de entrada, mas o pneu tem q ser o melhor possível!
É isso ai
Acho Gravel uma coisa bem estranha..
Na estrada é lerda em relaçáo a uma speed
Na trilha é sofrimento
No estradáo de terra vai bem.. mas em relaçáo a uma mtb perdr feio
Creio que o uso ideal seria para viajar..
Sim, mas o grande erro é querer comparar com mtb e speed, se vc sai da compração e busca entender os objetivos testando a bike, esse benefícios ficam mais claros, mas em resumo vc já disse tudo, é bike ideal para estradão e viagens longas
Gravel é conforto e versatilidade. Mas, como toda bike, tem que estar ajustada ao ciclista. Um detalhe que tem me chamado a atenção, é que os fabricantes de gravel de entrada colocam relações muito limitadoras. Quando montei a minha, tive que misturar coisas que muitos diziam que não funcionariam juntas, mas hoje tenho uma bike que anda muito bem no reto, e não me mata na subida. No mais, tudo é técnica.
Boa observação
Melhor parte do comentário :
“ olha o cachorro “
🚴🏻♂️💨💨 🐕 😅😅
verdade hehe
Parabéns !
Obrigado
@MinhaBikeLifeStyle Primeiramente parabéns pelo video muito legal e obrigado por ser atencioso em responder os inscritos.
Sou de Blumenau/SC, você é de SC também?
Estou voltando a pedalar depois de muitos anos parado e acima do peso... Vou começar o pedal equipado com um MTB Sense Play, e não pretendo clipar logo agora de começo, só mais pra frente.
Estou pensando em usar uma chuteira society que já tenho aqui pra pedalar, você pode me indicar um modelo de pedal CxB que venha aderir bem as travas da chuteira umbro?
Eu pedalei de 1994 a 2006, estava louco para pedalar novamente, agora de Gravel, mas infelizmente minha situação financeira está grave kkkkkkkkkk como a de muitas BRs. Parabéns aí brow abçs.
Obrigado pelo relato
BIKE GRAVEL tem seu nicho próprio e não vale a pena ficar perdendo tempo com comparações(road/mtb) e espalhando opiniões equivocadas.Parabens pelo vídeo super explicativo,hoje depois de bikes roads e mtbs estou com a SPZ DIVERGE e não quero outra.
Obrigado pelo feedback e apoio
Boa noite! Acabei de assistir seu vídeo e fiquei mais interessado ainda pela gravel. Há algum tempo lhe fiz uma sugestão para que fizesse um teste/vídeo sobre a gravel elétrica dessa mesma marca. Justifico meu pedido pq tenho 77 anos e meu preparo físico deixa a desejar(um pouco). Será possível vc fazer esse teste? Obrigado! Abs
Sim meu amigo, na verdade ainda não fizemos por falta de encaixe na rotina do canal, mas ainda está nos planos
Acho que e um boke fot e primordial. Onde voce indica fazer um bom bike fit?? Parabens pelo video
Tem que ser presencial para ser realmente bom meu amigo, então precisa encontrar alguém na sua região
Montei uma de entrada para uma ciclo viagem e estou gostando muito, mais ainda estou ajustando
Muito bom
Comprei uma bike para ir para o trabalho, a escolhida foi uma Oggi hacker HDs, o percurso inclui rodovia e avenida, fico pensando se não teria sido melhor uma gravel, penso tbm em fazer modificações para deixar ela mais urbana
Possível mente seria
Fala. Moisés. Realmente gravel é muito legal. Tenho gravel e mtb. Vou vender a Mtb p comprar a segunda gravel. E irá ser a arenita caloi.
Show, obrigado pelo feedback
Sou de Andradas, você recomenda uma gravel para nós. Você fez o caminho da fé lembra da serra dos lima, da para subir pedalando? Nossa região é bem montanhosa.
Eu já fiz o caminho da fé de MTB, hj só tenho a Gravel, na minha humilde opinião para região de estrada tecnicas seria MTB
A gravel na serra dos lima ou uma subida parecida vai sofrer um pouco mas é possivel sim, a relação é fato mais pesada,porem a bike rende mais
Moisés, tu não curte Road bike não ? Ou é falta de verba mesmo já que road de fato é muito caro? Algum plano no futuro pra ter conteúdo de road ou o foco é mais mtb e gravel ?
Oi Diego, curto sim, speed é top demais. Porem aqui na minha região não temos boas estradas para speed e por isso optei pela Gravel, mas está nos planos voltar a andar de speed e trazer conteúdo sobre elas
É muito importante dizer isso, que gravel não é um “meio termo entre speed e mtb”
Com toda certeza, eu mensionei algo do tipo no vídeo
Quadro gravel com guidâo reto é muito interessante melhor que mtb com garfo rigido..
Gravel flat bar
Ai nesse caso torna-se uma Bike Hibrida
Sim, fica melhor mesmo. O posicionamento em cima da bike é diferente e o pedal rende um pouco mais que numa MTB queixo duro, mesmo com pneus lisos.
@@MinhaBikeLifeStyle moro na Alemanha e uso uma com guidão reto, uma CUBE, vendida como gravel (pneus gravel, toda em carbono e conjunto Shimano GRX 800). A magrela voa e aguenta bem o tranco! Valeu!!
Voltando o vídeo só pra rir do cachorro 😂... mas vlw pelas dicas
Foi um susto mesmo hehe
@@MinhaBikeLifeStyle nossa.. é muito perigoso.. já levei uma mordida e doi, viu.. não pode vacilar.
Quando surgir gravel com suspensão total penso no assunto. Já vi com suspensao da frente e já a tornou mais interessante. Nota detesto andar na estrada devido aos animais humanos e onde ando com a minha mtb partia a gravel toda. Agora se for para fazer km e menos esforco fisico comparado com uma mtb é a bike ideal. Cicloviagem realmente é espectacular. Resumindo altero o guiador, rodas e pneus da minha mtb fico com uma gravel com suspensão total 😂😂
entendi
@@MinhaBikeLifeStyle Sou mais um a dizer mas gosto bastante dos teus vídeos e conteúdos. Boas pedaladas com segurança:)
Já existem gravel com triângulo traseiro flexível. Geralmente usam um pivô simples, mas que funciona para dar uma aliviada nos terrenos irregulares. Para Gravel não é preciso mais que isso.
Eu tô montando uma com quadro Show..rs fica mais acessível financeiramente falando. Tenho mtb e speed. Me perdoem se eu estiver falando besteira. Mas dadas as condições das estradas no Brasil, a gravel fica em vantagem por trafegar em qquer estrada mais rápida do q qquer mtb e onde uma speed não vai.
excelente
Montei a minha Gravel na pandemia para andar em estradas de terra e asfalto, mas se tivesse que escolher entre a duas eu ficaria com a MTB, com ela eu posso andar nas trilhas que é o que mais gosto.
Parabéns vídeo muito bom, com a Relação da sua Gravel???
Eu uso Coroa Única 40t FORTE ABRAÇO!!!
Utilizo coroa de 40 e um cassete 10-44
@@MinhaBikeLifeStyle Valeu muito obrigado, assisto muitos dos seus vídeos, Arnaldo, Butantã - SP sou novo no mundo moderno das bikes, pedalo na USP e na Ciclovia Capivara do lado da marginal Pinheiros, abraços.
No meu pedal, faz mais sentido a seeker. Ja testei e vou trocar pela atual de MTB
Show
Uma boa opção é colocar uma suspensão de Gravel, a Proshock desenhou uma muito boa com um preço acessível
Sim, tenho planos de fazer esse teste
@@MinhaBikeLifeStyle traga um Review em kkkkk
Cara ultimamente queria muito ter uma gravel e sair da MTB. A minha próxima bike será uma gravel
Excelente
Bonita a camiseta do Criciúma!
Show né?
15 anos depois só andando de speed, peguei uma Sense Versa Evo recentemente. Meu unico arrependimento foi não ter pego uma gravel antes. Na minha opinião, a Versa Evo é o minimo de configuração possível, com o grupo GRX, freio hidráulico e garfo em carbono. A Sense Versa Comp é um quadro de gravel com grupo de entrada de speed, que pra mim é uma sacanagem da Sense, pois pode passar essa impressão errada que vc teve.
Incrivel
Oi, Moisés! Tudo bem? Cara, já tem uns meses que comecei a fazer uns treinos mais longos (50-70km) no Ibirapuera e na Marginal Pinheiros. Porém, minha bike é uma Sense move urban. Para ir e voltar do trabalho ou demais deslocamentos, ela está excelente! Porém, para a finalidade dos treinos mais longos, em áreas onde é possível pedalar mais forte, sinto que ela vem me restringindo. Por isso, pensei em pegar uma outra bike apenas para essa funcionalidade. Você me recomenda uma Gravel? Tenho receio de pegar uma Speed e, por serem trechos ainda urbanos, sobretudo no Ibirapuera com algumas rachaduras e demais falhas na ciclovia, acabar não sendo o mais ideal... Enfim, é isso. Ah, e zero intençao de pegar trilha
Se fosse somente para o deslocamento do trabalho eu diria que não vale a pena, mas se quer treinar e a sua pista não é boa, gravel é a solução.
@MinhaBikeLifeStyle Gostei do capacete, qual é esse que você tá usando?
Capacete Giro Radix
Tenho muitas dúvidas em tamanhos de gravel. Uso MTB tamanho M no limite, quase G (1,76m, 85cm de cavalo). Algumas tabelas falam pra eu pegar 52, outras 54, 55 etc. O problema é que não tem gravel nas lojas físicas, não dá pra experimentar.
O tamanho é mesmo algo complicado, a minha mesmo é uma XS, e normalmente seria a S, mas acredito que no seu casa tbm vai ser uma S, isso por que ela tem medidas maiores, a grande maioria dos ciclistas que vi sair de uma mtb por exemplo e ir para gravel, todos tem usado um numero a menos
Gravel e bike de estrada é melhor pegar num tamanho menor do que um maior. Se pegar um tamanho maior terá que encurtar muito a mesa, o que deixará a frente muito arisca. Se fosse como numa MTB, em que é fácil instalar um guidão mais largo para compensar, seria tranquilo, mas com guidão drop não dá para fazer isso. Melhor pegar um quadro menor e compensar com uma mesa mais longa.
De qualquer maneira, no seu caso o melhor tamanho será provavelmente o 54 (faça um bike fit virtual para ter ideia do tamanho), mas se ainda assim não quiser arriscar no indicado, vá numa 52.
Eu tenho 1,74 de altura e uma Show Gravel. Se eu fosse seguir a tabela da própria teria que ser um quadro M, mas segui a dica da galera de pegar um quadro menor para speed/gravel e achei que foi uma decisão bem acertada, consegui me acertar bem com a P usando mesa de 60mm e canote com offset. Se fosse a M provavelmente teria que usar uma mesa ainda mais curta e deixaria a bike mais arisca.
Não vejo a granel substituindo a MTB em estradão com muitas subidas e descidas, ainda mais com freio mecânico.
Mas da certo meu amigo, pela minha experiência ela só não consegue em trechos realemnte tecnicos de trilhas
Só uma dúvida. Geralmente os pneus de gravel pedem 45 psi mínimo e 70 psi máximo. Não é perigoso andar com o pneu abaixa da calibragem mínima? Principalmente para quem anda com sistema tubeless? Eu uso um pneu 700x40.
Essa marcação se refere ao uso com camara de ar, no exemplo que mensionei é com tubeless meu amigo, nesse caso vc pode baixar mais a calibragem
@@MinhaBikeLifeStyle show, não sabia disso. Agora vou pedalar mais confortável pelos estradão.
Vejo muitos modelos de gravel migrando pra uma tipo de mtb, teoricamente ela teria que ser uma mistura de speed/mtb, mais ja vemos que temos ate suspensão pra gravel, basicamente uma mtb ckm guidom drop, para quem quer ter a experiência nao seria mais facil apenas trocar o guidom?
Me corrija se estiver errado.
E parabéns pelo video Moisés!!
Sim, essa já é uma outra visão que no momento eu tbm concordo com vc, mas não tenho opinado muito pq ainda não testei, mas se tivesse que chutar algo, tbm pensaria que não faz sentido, porem vou esperar para testar
@@MinhaBikeLifeStyle trás reviews pra nós, tenho muita curiosidade sobre as gravel, aqui na minha região não tem ainda pessoal aqui e speed ou MTB ainda, e como curto muito fazer estradão acredito que seria algo bacana de se testar e quem sabe adquirir...
Meu sonho uma soul seeker lindas de mais...
Forte abraço...
Oi meu amigo. Esse rolê foi na região ali de Dr. Pedrinho - SC?
Na minha região existem muitos ciclistas, poucos andam de gravel. Eu não me adaptei, não sei se é o relevo ou outra coisa, mas eu não vi sentido em ter a gravel. Talvez pelos percursos que eu gosto, em fim pra mim não foi legal! Bons pedais.
Sim, pode ser isso mesmo. Tbm conheço pessoas que não se adaptaram em função do seu estilo de pedal
Para aqueles que pensam em ter uma Gravel esperem não adquiram esse ano a não ser que apareça uma semi nova como ocorreu comigo. 2025 será o ano da Gravel no Brasil.
Obrigado pelas dicas
Gravel é vida, não tem melhor bike, vai no estradão e no asfalto, e outra não gura pneu igual road, tenho gravel a 4 meses e não tive problema com furo. Ja tive mtb e speed, agora só gravel.
Obrigado pelo feedback
Para o meu tipo de pedal a gravel seria perfeito pois é bem isso que falou, um misto de asfalto com estradão, o que me impede é o preço! eu não sou maluco ao ponto de pagar +10K numa bike mesmo tendo condições financeiras. O negócio é esperar 2025 e ver se os preços caem 😂
Obrigado pelo relato
Meu sonho uma gravel!!
Logo vc realiza
Tem GRAVEL da RINO com preco ate q acessível nao sei se e boa mas fiquei balancado com ela; tenho 4 speed ai me segureipra na compra-la agora em Araxá MG tem muito morro nso dei se me adaptaria com ela
A Gravel da Rino é muito boa mesmo
Estou atrás de um bom óculos de ciclismo photocromatico vc tem uma dica de um bom pro nosso esporte?
Meu amigo conferi esse modelo do link, é o mesmo que eu estava usando nesse vídeo:
s.click.aliexpress.com/e/_DCMSvr3
Minha opinião pessoal sobre estética, guidão da gravei não me agrada, Francisco Nonnato de Fortaleza Ceará abraço 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Obrigado pelo feedback sincero meu amigo
Comprei uma gravei Sense ,eu acredito q vou precisar diminuir a mesinha ,essa mesinha e a msm q usa na MTB?
Sim, pode usar os mesmos modelos
Leve spy de pimenta para usar eventualmente contra cachorros.
Boa dica
Olá, Moisés!
Fiz essa pergunta lá no grupo do whatsapp.
Por favor, vc sabe me dizer se eu consigo usar manetes hidráulicos do tipo STI com qualquer tipo de pinça de freio, como por exemplo um mt200? Ou tenho que, obrigatoriamente, usar pinças de freio próprias para os manetes tipo STI?
Fala meu amigo, me desculpe pela falatade atenção, não percebi que deixou essa mensagem por lá, mas a realidade é que não é possivel, pelo menos não com a mesma eficiencia que foi projetado, mt200 é freio de mtb então a taçvez não suporte a pressão dos sti, porem teriamos que testar isso na prática mesmo.
@@MinhaBikeLifeStyle não precisa se desculpar não!
Agradeço a ajuda e a atenção!
Grande abraço!
Quero comprar uma quando tiver uma folga no orçamento.
Vai conseguir
Olá, pessoal. Eu sou novo no mundo do pedal, comprei um MTB que eu uso no meu dia-a-dia. Faço trajetos longos de até 100km e ando em terrenos super variados. Geralmente vou pro trabalho, ando em calçada, asfalto, etc.
Será que a gravel é boa para mim? Vim até esse vídeo porque fui levado a ter essa opinião de que ela é uma bicleta "coringa". Alguém consegueria me dar alguma indicação?
Pelo seu perfil, é uma bike otima sim
Moises, tenho uma sense versa comp 2024. Qual calibragem vc recomenda pra uso na cidade 100% asfalto? Abraço
Em torno de 30 psi se vc pesar até uns 75kg
@@MinhaBikeLifeStyle peso ~95kg, tenho calibrado entre 45 e 50
Moisés essa gravel sua ela é movimento central prees fit ou de rosca? Tem modelos dos dois tipos de movimento central?
Essa é rosca meu amigo
A gravel me fez voltar vivo!!!!
Show
Cachorro é fã do canal queria tirar foto com você😅 brincadeira 😅
Verdade mano, e teve uns que me atacaram tbm no inicio do pedal, porem não estava gravando, foi o dia dos cachorros hehe
Duvida.... pra andar na pista, a gravel acompanha a Speed com facilidade ou precisa fazer muita força?
Eu ando direto aqui na cidade com a galera de speed, não tenho dificuldades de acompanhar eles