Muito bom! Porém, sugiro colocar algo para proteger o operador, caso esse rebolo venha a sofrer alguma quebra... Já vi uma pedra desta partir e fez um estrago enorme, não atingindo o operador da máquina por pura sorte! Corrigindo isto, nota 1000!!
Entendo...o perigo da pedra quebrar durante o uso é raro, mas as vezes ela pode ter recebido uma pancada ou batida por qualquer artefato e nesse caso ela pode sofrer uma fissura e vir a partir durante a operação. Nos esmeril de alta rotação, tipo 3.539rpm é um perigo mesmo. Esse esmeril aí do vídeo roda a 180rpm e a peça não corre o risco de ser arremesada. Mas de qualquer forma segurança é essencial e vai ser providenciado.
Edmilson, tudo bem? Vi um comentário seu num vídeo sobre o uso de pinus ma marcenaria. Vim comentar aqui para não ameaçar o ego da pessoa de lá. O que você pensa do autoclavado? É uma boa opção para fazer móveis?
Não!! Autoclavado possui tratamento com químicos pesados. O manuseio dessa madeira, como serrar e lixar será prejudicial a sua saúde. Para outras finalidades como construção de decks, pergolados e casas, onde ela vai ficar no estado que vem da madeireira não tem problemas. Sugiro vc procurar uma serraria especializada em pinus e solicitar madeiras para móveis. O tempo de cura dessa madeira pode variar de 8 a 12 meses. Quanto mais tempo de cura, mais estabilidade terá a madeira e menos ela irá "trabalhar" depois do móvel pronto. O eucalipto grandis também é muito bom. Requer cura no sol e chuva pelo menos por 14 meses e produz ótimos resultados. Se usar stain de mogno no eucalipto vc vai jurar que é mogno mesmo. Já fiz vários laboratórios com eucalipto e todos foram aprovados. É só preconceito, pois tal como o pinus, são ótimas madeiras.
@@edmilsonfelds7119 Poxa, valeu pela dica, meu amigo! Só mais uma dúvida: essa "cura no sol e chuva" significa exposto às intempéries mesmo, sem cobertura nem nada?
@@danielcamargoperes2644 Do eucalipto sim ! Já o pinus tem que ter banho anti mofo na serraria e depois de seco tem que ficar protegido. Já o eucalipto quanto mais chuva e sol, melhor será sua cura. Mas é bom empilhar de forma correta, bem nivelado para que as tábuas ou pranchas não fiquem tortas. Faço móveis desde 1986. Nunca tive problemas. O importante é usar madeira Bem seca e colas de ótima qualidade.
Muito show !!
Muito bom esse seu projeto, gostei, muito prático.
Parabéns Edmilson, ficou coisa de marceneiro x Magaiver...
Se funcionou é o que importa.
Forte abraço.
Muito bom! Porém, sugiro colocar algo para proteger o operador, caso esse rebolo venha a sofrer alguma quebra... Já vi uma pedra desta partir e fez um estrago enorme, não atingindo o operador da máquina por pura sorte! Corrigindo isto, nota 1000!!
Entendo...o perigo da pedra quebrar durante o uso é raro, mas as vezes ela pode ter recebido uma pancada ou batida por qualquer artefato e nesse caso ela pode sofrer uma fissura e vir a partir durante a operação. Nos esmeril de alta rotação, tipo 3.539rpm é um perigo mesmo.
Esse esmeril aí do vídeo roda a 180rpm e a peça não corre o risco de ser arremesada.
Mas de qualquer forma segurança é essencial e vai ser providenciado.
Edmilson, tudo bem? Vi um comentário seu num vídeo sobre o uso de pinus ma marcenaria. Vim comentar aqui para não ameaçar o ego da pessoa de lá.
O que você pensa do autoclavado? É uma boa opção para fazer móveis?
Não!!
Autoclavado possui tratamento com químicos pesados. O manuseio dessa madeira, como serrar e lixar será prejudicial a sua saúde.
Para outras finalidades como construção de decks, pergolados e casas, onde ela vai ficar no estado que vem da madeireira não tem problemas.
Sugiro vc procurar uma serraria especializada em pinus e solicitar madeiras para móveis.
O tempo de cura dessa madeira pode variar de 8 a 12 meses.
Quanto mais tempo de cura, mais estabilidade terá a madeira e menos ela irá "trabalhar" depois do móvel pronto.
O eucalipto grandis também é muito bom.
Requer cura no sol e chuva pelo menos por 14 meses e produz ótimos resultados.
Se usar stain de mogno no eucalipto vc vai jurar que é mogno mesmo.
Já fiz vários laboratórios com eucalipto e todos foram aprovados. É só preconceito, pois tal como o pinus, são ótimas madeiras.
@@edmilsonfelds7119 Poxa, valeu pela dica, meu amigo!
Só mais uma dúvida: essa "cura no sol e chuva" significa exposto às intempéries mesmo, sem cobertura nem nada?
@@danielcamargoperes2644 Do eucalipto sim !
Já o pinus tem que ter banho anti mofo na serraria e depois de seco tem que ficar protegido.
Já o eucalipto quanto mais chuva e sol, melhor será sua cura.
Mas é bom empilhar de forma correta, bem nivelado para que as tábuas ou pranchas não fiquem tortas.
Faço móveis desde 1986. Nunca tive problemas. O importante é usar madeira
Bem seca e colas de ótima qualidade.