Mano junto com o explorando segredos e mistérios este vídeo é o melhor da Terra dos Sonhos do Lovecraft que eu já vi. PARABÉNS mesmo!!! A riqueza de detalhes e a quantidade de locais que vc citou e explicou a história, o como o mundo dos sonhos é organizado e alguns detalhes que nem no material principal do lovecraft está mas sim no complementar dos colegas dele e ainda sim vc citou e explicou perfeitamente. Eu leio lovecraft há anos e vc falou coisas que até eu não sabia. E conseguiu fazer isso de modo que quem não conhece nada aprende e deseja procurar mais e quem já sabe relembra tudo. Bateu uma nostalgia incrível no meu coração! Parabéns mesmo mano!!! Pra mim Lovecraft mesmo tendo sido revolucionário no terror cósmico eu considero o ciclo dos sonhos o ápice do trabalho dele por amar fantasia e é uma pena não falarem tanto do talento dele pra fantasia que até hoje dá o que falar. Parabéns mesmo mano pelo conteúdo que vídeo ótimo!
Descobri o canal hoje, e já curti! Muito boa sua descrição sobre as Dreamlands, que por sinal, são os trabalhos que mais curto na obra de Lovecraft. Em geral, quem é fã dos trabalhos do Cavaleiro de Providence geralmente prefere o Cthulhu Mythos, logo, é bem difícil achar vídeos interessantes que abordem o tema, ou até mesmo em grupos de wapp ou telegram ter uma conversa que renda sobre o Ciclo dos Sonhos. Eu me apaixonei pelo Ciclo dos Sonhos quando folheando um livro do Lovecraft na biblioteca, li essa passagem do conto "A Chave de Prata": "Carter não experimentou largamente essas modernas liberdades, pois sua banalidade e esqualidez repugnavam a um espírito amante apenas da beleza, enquanto sua razão se rebelava contra a frágil lógica com que seus mentores tentavam disfarçar o impulso animal com uma santidade extraída dos ídolos que haviam rejeitado. Percebeu que a maioria deles, assim como seus descartados cleros, não conseguia se furtar a ilusão de que a vida tem um significado diferente daquele que os homens para ela sonham e que não poderia por de lado a crua noção de ética e dever além das de beleza, mesmo que toda a Natureza uivasse sobre sua inconsciência e impessoal imoralidade à luz de suas descobertas científicas. Pervertidos e fanatizados por ilusões preconcebidas de justiça, liberdade e consistência, descartaram a velha sabedoria e os velhos hábitos junto com as velhas crenças, e jamais pararam para pensar que aquela sabedoria e aqueles hábitos eram os únicos formadores de seus pensamentos e juízos presentes e os únicos guias e paradigmas num universo sem sentido, sem metas fixas ou pontos estáveis de referência. Havendo perdido essas referências artificiais, sua vida ficou privada de direção e interesse dramático até que finalmente trataram de afogar seu tédio na agitação e pretensa utilidade, no barulho e na excitação, nas exibições bárbaras e nas sensações animais. Quando estas coisas perderam o ímpeto, desapontaram e se tornaram insuportavelmente nauseantes, passaram a cultivar a ironia e a amargura, e descobriram o erro na ordem social. Jamais conseguiram perceber que seus sólidos alicerces eram tão mutáveis e contraditórios quanto os deuses de seus antepassados e que a satisfação de um momento é o veneno do próximo. A beleza calma e duradoura só pode vir no sonho e este conforto o mundo descartou quando, em sua adoração do real, desfez-se dos segredos da infância e da inocência." Howard Phillips Lovecraft, A chave de prata. In À Procura de Kadath, Editora Iluminuras, págs 144-5. Foi exatamente ao ler isso e me identificar profundamente com essa passagem que eu conheci Lovecraft e me apaixonei pelo Ciclo dos Sonhos. Isso aconteceu lá pelos anos de 2008, 2009... Sinceramente, acho a Chave de Prata o melhor conto dele, disparado, e na verdade, o melhor conto que já li na vida e olha que já Borges, Poe e Machadão
Cara, muito legal teu comentário! A chave de prata é um conto fantástico e um dos meus preferidos da vida também. As observações que ele faz sobre a "diferença" inexistente entre o mundo dos sonhos e o mundo desperto foi algo inédito pra mim, é algo que eu nunca tinha pensado antes. E esse conto tem meu personagem preferido de toda ficção, Randolph Carter. Tanto que A busca onírica por Kadath é minha obra preferida de Lovecraft. E a sequência de A chave de prata que é Através dos portais da chave de prata é minha segunda obra preferida, algo de explodir cabeças. Por isso eu acho O ciclo dos sonhos bem melhor que os Mitos de Cthulhu, embora eu também seja fascinado por ele.
Cara, que vídeo incrível, terminei a leitura do conto e me ajudou muito a organizar as informações que não reti na leitura. Assistir esse vídeo depois da leitura devia ser obrigatório!
Primeiro vídeo que vejo do teu canal e não poderia ser um começo melhor! As Dreamlands são minhas histórias favoritas e que, na minha opinião, superam os Mitos de Cthulhu. Uma reflexão interessante é que nos contos é dito que Kuranes é o maior de todos os sonhadores. Mas acredito que Randolph Carter tenha o superado, visto que ele encarou Nyarlathotep face a face e sobreviveu a uma queda pelo espaço vazio que durou bilhões de anos. Qual sua opinião sobre essa afirmação? Muito obrigado pelo vídeo e ganhou um inscrito aqui 😁
Não conhecia o canal, e ja me inscrevi. De longe, o melhor vídeo sobre a Dreamland de Lovecraft que eu já vi. Os demais falam de forma superficial, mas esse vídeo foi REALMENTE muito bom. Uma dúvida. A lista dos contos que apareceu no vídeo, está em ordem cronológica? Sei que a maioria não tem uma ordem, mas outros sim(como a chave prateada que você citou)
Obrigadão demais pelo elogio, Ricardo!! Sobre os contos, eles estão em ordem cronológica de lançamento. Eu costumo ler nessa ordem mesmo. Em ordem cronológica de acontecimentos é mais complicado pq alguns eventos costumam se sobrepor.
Cara,isso de certa forma é um tipo de mundo de fantasia onde hoje em dia conhecemos muito,embora na época era concerteza algo inovador,embora mesmo assim tem diversas particularidades que se sobressaem a muitas fantasias!!😊😊
Eu curto bue os teus videos sobre lovecraft, vale lembra que o Randolph Carter é o avatar do Howard Philip mais uma vez as aranhas, no mundo medio, na terra media e agora nas dreamlands esses seres só estão ai pra causar sempre achei q os nodens fossem uma raça e não um ser
Mano junto com o explorando segredos e mistérios este vídeo é o melhor da Terra dos Sonhos do Lovecraft que eu já vi. PARABÉNS mesmo!!! A riqueza de detalhes e a quantidade de locais que vc citou e explicou a história, o como o mundo dos sonhos é organizado e alguns detalhes que nem no material principal do lovecraft está mas sim no complementar dos colegas dele e ainda sim vc citou e explicou perfeitamente. Eu leio lovecraft há anos e vc falou coisas que até eu não sabia. E conseguiu fazer isso de modo que quem não conhece nada aprende e deseja procurar mais e quem já sabe relembra tudo. Bateu uma nostalgia incrível no meu coração! Parabéns mesmo mano!!! Pra mim Lovecraft mesmo tendo sido revolucionário no terror cósmico eu considero o ciclo dos sonhos o ápice do trabalho dele por amar fantasia e é uma pena não falarem tanto do talento dele pra fantasia que até hoje dá o que falar. Parabéns mesmo mano pelo conteúdo que vídeo ótimo!
Valeuzão demais, João!!
O poema a um sonhador faz muitas referencia ao mundo onirico e acho que a ao sonhador a qual o poema se refere seja rendolf carter
Cara adoro quando você fala sobre Lovecraft, excelente vídeo.
Obrigadão demais, Ricardo!!
valeu pelo vídeo gosto bastante
Descobri o canal hoje, e já curti! Muito boa sua descrição sobre as Dreamlands, que por sinal, são os trabalhos que mais curto na obra de Lovecraft.
Em geral, quem é fã dos trabalhos do Cavaleiro de Providence geralmente prefere o Cthulhu Mythos, logo, é bem difícil achar vídeos interessantes que abordem o tema, ou até mesmo em grupos de wapp ou telegram ter uma conversa que renda sobre o Ciclo dos Sonhos.
Eu me apaixonei pelo Ciclo dos Sonhos quando folheando um livro do Lovecraft na biblioteca, li essa passagem do conto "A Chave de Prata":
"Carter não experimentou largamente essas modernas liberdades, pois sua banalidade e esqualidez repugnavam a um espírito amante apenas da beleza, enquanto sua razão se rebelava contra a frágil lógica com que seus mentores tentavam disfarçar o impulso animal com uma santidade extraída dos ídolos que haviam rejeitado. Percebeu que a maioria deles, assim como seus descartados cleros, não conseguia se furtar a ilusão de que a vida tem um significado diferente daquele que os homens para ela sonham e que não poderia por de lado a crua noção de ética e dever além das de beleza, mesmo que toda a Natureza uivasse sobre sua inconsciência e impessoal imoralidade à luz de suas descobertas científicas. Pervertidos e fanatizados por ilusões preconcebidas de justiça, liberdade e consistência, descartaram a velha sabedoria e os velhos hábitos junto com as velhas crenças, e jamais pararam para pensar que aquela sabedoria e aqueles hábitos eram os únicos formadores de seus pensamentos e juízos presentes e os únicos guias e paradigmas num universo sem sentido, sem metas fixas ou pontos estáveis de referência. Havendo perdido essas referências artificiais, sua vida ficou privada de direção e interesse dramático até que finalmente trataram de afogar seu tédio na agitação e pretensa utilidade, no barulho e na excitação, nas exibições bárbaras e nas sensações animais. Quando estas coisas perderam o ímpeto, desapontaram e se tornaram insuportavelmente nauseantes, passaram a cultivar a ironia e a amargura, e descobriram o erro na ordem social. Jamais conseguiram perceber que seus sólidos alicerces eram tão mutáveis e contraditórios quanto os deuses de seus antepassados e que a satisfação de um momento é o veneno do próximo. A beleza calma e duradoura só pode vir no sonho e este conforto o mundo descartou quando, em sua adoração do real, desfez-se dos segredos da infância e da inocência."
Howard Phillips Lovecraft, A chave de prata. In À Procura de Kadath, Editora Iluminuras, págs 144-5.
Foi exatamente ao ler isso e me identificar profundamente com essa passagem que eu conheci Lovecraft e me apaixonei pelo Ciclo dos Sonhos. Isso aconteceu lá pelos anos de 2008, 2009...
Sinceramente, acho a Chave de Prata o melhor conto dele, disparado, e na verdade, o melhor conto que já li na vida e olha que já Borges, Poe e Machadão
Cara, muito legal teu comentário! A chave de prata é um conto fantástico e um dos meus preferidos da vida também. As observações que ele faz sobre a "diferença" inexistente entre o mundo dos sonhos e o mundo desperto foi algo inédito pra mim, é algo que eu nunca tinha pensado antes. E esse conto tem meu personagem preferido de toda ficção, Randolph Carter. Tanto que A busca onírica por Kadath é minha obra preferida de Lovecraft. E a sequência de A chave de prata que é Através dos portais da chave de prata é minha segunda obra preferida, algo de explodir cabeças. Por isso eu acho O ciclo dos sonhos bem melhor que os Mitos de Cthulhu, embora eu também seja fascinado por ele.
Cara, que vídeo incrível, terminei a leitura do conto e me ajudou muito a organizar as informações que não reti na leitura. Assistir esse vídeo depois da leitura devia ser obrigatório!
Valeuzao demais por esse comentário, cara!! Fico feliz que tenha gostado do vídeo
Primeiro vídeo que vejo do teu canal e não poderia ser um começo melhor! As Dreamlands são minhas histórias favoritas e que, na minha opinião, superam os Mitos de Cthulhu. Uma reflexão interessante é que nos contos é dito que Kuranes é o maior de todos os sonhadores. Mas acredito que Randolph Carter tenha o superado, visto que ele encarou Nyarlathotep face a face e sobreviveu a uma queda pelo espaço vazio que durou bilhões de anos. Qual sua opinião sobre essa afirmação? Muito obrigado pelo vídeo e ganhou um inscrito aqui 😁
Concordo contigo, Rafael, no parte em que tu afirma que o Ciclo dos Sonhos é melhor que o Cthulhu Mythos.
Caraca que trabalhão deve ter sido fazer esse vídeo! Incrível!! Cheguei no canal sem querer há um tempo e nunca mais saí, amo o Projeto Nocente
Esse deu trampo mesmo kkk 3 semanas de roteiro e uma semana inteira editando 😂 e valeuzao demais pelo apoio e por acompanhar, Amanda!!
Lugar interessante
Não conhecia o canal, e ja me inscrevi. De longe, o melhor vídeo sobre a Dreamland de Lovecraft que eu já vi. Os demais falam de forma superficial, mas esse vídeo foi REALMENTE muito bom.
Uma dúvida. A lista dos contos que apareceu no vídeo, está em ordem cronológica? Sei que a maioria não tem uma ordem, mas outros sim(como a chave prateada que você citou)
Obrigadão demais pelo elogio, Ricardo!!
Sobre os contos, eles estão em ordem cronológica de lançamento. Eu costumo ler nessa ordem mesmo. Em ordem cronológica de acontecimentos é mais complicado pq alguns eventos costumam se sobrepor.
Aee faz tempo que tava procurando um vídeo sobre as terras dos sonhos
🤩🤩
Cara,isso de certa forma é um tipo de mundo de fantasia onde hoje em dia conhecemos muito,embora na época era concerteza algo inovador,embora mesmo assim tem diversas particularidades que se sobressaem a muitas fantasias!!😊😊
Eu curto bue os teus videos sobre lovecraft, vale lembra que o Randolph Carter é o avatar do Howard Philip
mais uma vez as aranhas, no mundo medio, na terra media e agora nas dreamlands esses seres só estão ai pra causar
sempre achei q os nodens fossem uma raça e não um ser
A raça do Nodens é a raça de Deus Ancião.
@@ProjetoNocente O nodens esta representado como uma card d fusão no YGO, uma card poderosa e banida, noden parece muito em wotan e neptuno
Olha que bacana! Vou procurar saber sobre isso
Não tem uma parte dos pesadelos lá? Específicamente pesadelos
Quais livros de hp Lovecraft que fazem parte das dream Lands?
1:01
🎞✨✨🎞
🥰❤
os caras estão dormindo na vida real?