Muito obrigado pelo elogio! Eu fiz esse vídeo porque sempre me esquecia um pedaço do procedimento, o que me obrigava a ler minhas anotações caóticas para reproduzir a experiência, hehehehe :)
Parabéns gostei muito da sua organização e atenção em explicar vale ressaltar que quanto mais lento o tempo de perca de calor melhor, você colocou talvez ao gelo para acelera o processo porem se deixa mais lento o processo sem gelo melhor ..... o video que você falou sobre o combustível solido para foguetes não achei....
Caro amigo poderia mandar o link do nitrato que vc comprou pois há varios no mercado livre ja comprei alguns e mesmo com a purificação não obteve bons resultados obrigado
Muito bom, bem explicado! A água destilada seria melhor? Tenho que purificar Nitrato para fazer os vídeos do meu canal! Se puder me ajudar em alguma dica, pretendo futuramente fazer foguetes com combustível sólido
Boa noite, parabéns muito bem explicado e com muita propriedade... Querofazer propelente para foguete mais moro no interior da Bahia e não estou conseguindo o nitrato de potássio. Poderia me indicar algum link para compra? Desde já fico grato e sucesso no canal
Parabéns ótimo vídeo tira uma dúvida pode ferver em qualquer panela certo pra filtrar tem que ser Becker de vidro ou pode ser qualquer outra vasilha? Pra 10kg de fertilizante qual a média que consigo tirar de cristais? Pra lavar posso usar água com isopropanol ? Para triturar o ideal seria usar moinho de bolas?
Vamos lá, vou separar as perguntas: 1-) Pode ferver em qualquer panela, ou até em um becker. Para secar, no entanto, fui alertado nos comentários que alumínio pode não ser uma boa opção (ainda assim continuo fazendo em alumínio mesmo). 2-) A filtração pode ser feita em qualquer recipiente de vidro, desde que esse esteja bem limpo ( se quiser muito rigor na limpeza pode lavar até com água destilada). Eu usei um becker para o vídeo ficar mais bonito, mas o importante é ele conter o líquido e dar visão dos cristais. 3-) Depende muito da pureza prévia do seu fertilizante. Para descobrir, faça em pequenas quantidades e pese o antes e depois de cada etapa. 4-) Não vejo motivo para não dar certo, desde que esteja a uma temperatura bem baixa, para garantir que não vai perder nada. 5-) Deve funcionar muito bem! Eu particularmente uso um pilão.
Eu sinceramente não sei te responder. Mas alguns cuidados extras seriam necessários, como: - Usar água destilada; - ter todos os recipientes altamente limpos; - Lavar os cristais com uma solução etanol-água após a filtração; - Usar um recipiente inerte como vidro para esquentar (alguns comentários sugeriram que pode ocorrer reação com o alumínio, apesar de não ter testado essa hipótese); - Garantir que o resfriamento ocorra bem lentamente; - Garantir que o recipiente se mantenha fechado durante o resfriamento. Como não tenho uma forma de analisar a pureza do material, a não ser testando o combustível gerado por ele, nunca me incomodei em atingir um material completamente puro, mas sim suficientemente puro para meus objetivos, então só faço o processo uma vez, já que parte do material é perdido nele. Mas se você precisar de um material realmente puro, talvez serão necessárias algumas repetições, tomando os cuidados listados acima. Espero ter te ajudado de alguma forma, boa sorte com seus experimentos!
pega um pouquinho de fertilizante, queima umas madeira ai pra pegar carvao vegetal, e compra o enxofre no mercadolivre, pronto tu tem polvora negra, e se quiser ter uma polvora de queima rapida e so unir po de zinco com enxofre, mais conhecida como polvora verde
Sim, também é possível recristalizar o nitrato de sódio. O método é similar, só que provavelmente você terá que encontrar a quantidade ideal de água fazendo testes, ou olhando a solubilidade do nitrato.
Sim, mas também irá perder parte do material a cada novo processo de purificação, então, o ideal é fazer o mínimo de vezes necessário para obter a pureza desejada.
Não tenho certeza, mas tenta buscar as curvas de solubilidade do nitrato de amônio, se ele for muito mais solúvel em água em altas temperaturas do que em baixas eu suponho que funcione... mas só testando para garantir!
Olá estou com uma duvida referente a concentração NPK. No seu video pelo que vi você utiliza um fertilizante com concentração NPK de 12-00-46. Há algum problema eu utilizar um fertilizante em concentração diferente? Pois encontrei fertilizantes com concentração 25-00-20. Consigo obter KNO3 com diferentes concentrações de Nitrogênio e Potássio? Ou é necessariamente ser nessas concentrações 12-00-46?
Olá Wag Hoppe, existe sim no mercado fertilizantes com diferentes concentrações de nitrato de potássio, inclusive misturas de nitratos, já encontrei um que dizia ser um misto ( NaNO3 + KNO3). O importante é que a concentração do nitrato de potássio seja a mais alta possível, mas nada impede de, por exemplo, extrair um produto puro de uma mistura 50-50 de NaNO3 e KNO3, talvez só seja necessário uma maior quantidade de recristalizações. Quanto a esse fertilizante 25-00-20, eu sinceramente tenho dificuldade de entender essa numeração, pois apesar de ter consciência de que essa representa nitrogênio, fósforo e potássio, os componentes que geram esses valores podem não serem obrigatóriamente KNO3 (pelo que eu entendi). Penso que seja de fato nitrato de potássio, mas nada garante que não seja uma mistura de cloreto de potássio ( dando o valor para o K) e sulfato de amônio ( dando valor para o N). Dessa forma é bom tentar perguntar ao vendedor para conseguir garantir que esse seja nitrato de potássio ou simplesmente fazer o teste! Espero ter te ajudado, bons experimentos! :)
@@fisicamente4598 ahhh entendi... Agradeço muito sua ajuda. É faz sentido realmente as concentrações podem ser de outras substâncias mesmo. Vou perguntar ao vendedor sobre a formulação. E continue com seu canal seu videos são ótimos me tiraram muitas duvidas. Mais uma vez agradeço sua ajuda, grande abraço amigo.
@@waghoppe vou continuar sim! Em breve postarei um vídeo de como produzir cristais de iodo (I2) com tintura de iodo, não sei se alguém vai achar alguma utilidade, mas é bem interessante de produzir e talvez possa ser usado em aulas de química.
Se vc me permite, não irá acontecer nada especial, pelo menos a olho nu. Vc vai conseguir uma mistura de acetato de potássio misturada com nitrato de potássio. Sendo que o acetato formado vai ser de certa maneira insignificante, visto que além de ser pouco, vai ser bem difícil de vc isolar o mesmo. Digo isso pq já misturei saporra até com bosta kkkkkkkkkkkk😂😂😂😂😬😬😬😬 vai entender o que eu queria descobrir. Mas foi esterco de vaca. 😳😳😳 , Dependendo do que vc quiser fazer com ele, estou a disposição pra ajudar.
Obrigado! A água deionizada seria bem melhor mesmo, mas pela facilidade eu costumo usar água da torneira, ainda que provavelmente reduza a pureza final. Boa observação!!
@@fisicamente4598 Perfeito! E o que aconteceria se eu recristalizasse o nitrato com menos água? É uma boa ideia utilizar água e nitrato na razão 1:2 (50 g de água para 100 g de nitrato)? Obrigado pelo retorno.
Para falar a verdade nunca testei isso, o que tentei fazer foi encontrar a solubilidade do nitrato na temperatura máxima e então escolher as quantidades com um pouco de água em excesso, mas como não tinha muitos equipamentos foi meio improvisado essa medida. Minha HIPÓTESE é que se você conseguir dissolver tudo ele deve funcionar, talvez vai recristalizar mais rápido e isso pode afetar a pureza. Não custa tentar não é mesmo, afinal a ciência é isso ae hehehe.
Olá! Tudo bem? Eu fiz conforme o vídeo porém não formaram cristais. A água continuou amarelada, e o nitrato continuou dissolvido nela. O que pode ter acontecido para dar errado? Creio que coloquei mais água que o normal, pois estava com medo de "queimar". Isso pode ter influenciado! Grato!
Olá, muito provavelmente a água em excesso pode ser a causa do nitrato ter se mantido em solução, uma vez que no passo a passo eu já considerei as possíveis perdas e propus um pouco mais de água que o necessário, se não me engano. Outra possível causa é o não acréscimo do que eu chamo de "cristais embriões", que na verdade são só uma pitada de nitrato na solução quente, que eu coloco para que desçam e se depositem no fundo, servindo como base para o crescimento dos cristais.
Olá, se você deixar resfriar vagarosamente eles demoram cerca de 40 minutos~1 hora para se formarem, claro que varia muito, podendo demorar mais tempo. Se o resfriamento for rápido,como em um banho de gelo, os cristais se formarão mais rápido, mas a pureza pode reduzir.
Olá, eu não tenho muita certeza quanto a composição do seu fertilizante, pois muitos vendidos como salitre são ou nitrato de sódio (NaNO3) ou uma mistura de nitrato de sódio (NaNO3) com nitrato de potássio (KNO3), geralmente chamados de salitre misto. No primeiro caso, a recristalização funcionaria, mas o produto a ser purificado seria o nitrato de sódio, enquanto no segundo caso a purificação resultaria em nitrato de potássio com traços de nitrato de sódio.Há ainda a possibilidade de seu fertilizante ser nitrato de potássio quase puro. Eu recomendo que você realize o procedimento mostrado no vídeo e em seguida coloque os cristais em uma chama de álcool. Se a chama ficar com uma coloração púrpura (lilás), seu fertilizante é formado de nitrato de potássio, podendo se encaixar no último caso (KNO3 quase puro) ou no caso 2 (KNO3+NANO3), sendo que se for uma mistura de nitratos o processo foi capaz de separar os dois nitratos de forma bem sucedida (KNO3 saiu da solução enquanto o NaNO3 ficou na solução). Se a chama ficar amarelada seu fertilizante provavelmente é nitrato de sódio, mas há ainda a chance de ser uma mistura de nitratos, com a triste notícia de que o processo não foi capaz de separar os dois nitratos ( talvez por erro durante o processo ou porque a quantidade de nitrato de sódio é maior que a de potássio). Essa técnica para detectar alguns íons metálicos se chama "TESTE DA CHAMA" e eu acho que deve servir de maneira eficaz para seu problema. Lembre-se o íon sódio deve deixar a chama amarela intensa, enquanto o íon potássio deve deixá-la purpura/lilás Espero ter te ajudado
Fiz o procedimento de purificação. Deixei o nitrato em um pó fininho mas ainda estava úmido, coloquei encima do papel e levei ao forno a 150° por 30 minutos, pela segunda vez o nitrato se transforma em uma forma líquida e seu vapor fedorento toma conta da minha área de experimentos. Tem alguma coisa em mente que possa ser o causador desse desastre? Btw: estou a uma semana tentando fazer pólvora de uma maneira bruta, sem purificar o kno3 (apenas levando-o ao fogo e colocando água e álcool) madrugarei hoje, wish me luck
Olá, para remover a umidade do nitrato purificado eu uso o fogareiro elétrico do vídeo para aquecer a uma temperatura que não é suficiente para o tornar líquido, mas é alta o bastante para que a água evapore até que ele pare de liberar vapor de água . Durante o processo as pelotas vão naturalmente diminuindo, e nenhum cheiro é liberado, apesar de que uma pequena quantidade fica grudada na frigideira... Tenta fazer isso, só não recomendo cozinhar na panela depois. Boa sorte com seus experimentos!!
Fiz o procedimento do vídeo torcendo por um milagre, infelizmente, o nitrato não cristalizou nem em temperatura muito baixa. Agora tenho certeza que a culpa dos experimentos estarem dando errado é totalmente da qualidade do Salitre...
Achei uma forma de secar e criar os cristais que é muito mais rápida. Quando for despejar, despeje em uma forma de alumínio (se preferir coloque uma folha de alumínio para não sujar a forma) em segundos os cristais serão criados e logo após a forma esfriar leve para a parte menos fria da geladeira ou um banho maria de gelo. Quando todos os cristais ficarem formados você verá que a superfície ficará branca como gelo, logo após, quebre os cristais (tente moer com a mão ou espátula) e ainda na forma espalhe bem e deixe-os entre 2/3 horas no forno a 50° até quando você passar a mão ele não grudar nos dedos (recomendo deixar a porta do forno aberta para ventilar e evitar que se torne líquido, afinal, só precisa do calor). De nada abraço
O procedimento deve funcionar, só não posso garantir que é completamente seguro hehehe. Só não se esqueça de esperar ele atingir a temperatura ambiente antes do banho de gelo, esfriar devagar ajuda na pureza!
@@amaurif8777 vc acha ele puro em sacos de 25 Kg. Uma pureza em torno de 99,5%. O nitrato é usado como fertilizante, procure uma loja que venda fertilizantes e vc achará ele puro, tem nitrato de cálcio tbm.
@@amaurif8777 vc encontra ele em casas agropecuárias pois ele é vendido como um adubo. Procure uma loja que venda adubos e vc com certeza vai achar nitrato. Tem lugares que vendem por kg, mas tem outros que só vendem o saco de 25 Kg. Eu estou esperando chegar um saco aqui, mas por enquanto estou sem.
dei joinha mas não me ajudou em nada. precisa explicar direito. se posso comprar aquele misturado que tem um girassol na embalagem, será que se eu diluir na água quente e gelar na geladeira eu terei o salitre? pra fazer pólvora e queimar os vizinhos??
Puta inveja do caralho, ele com o nitrato fininho e fazendo tudo em Becker, eu usando vidro de conserva e nitrato empelotado com mais água absorvida q dilúvio
Fera de mais, estou trabalhando em um pequeno motor caseiro e precisava de nitrato de potassio muito puro! Continue assim!
Obrigado!!
@@fisicamente4598 Qual marca de nitrato posso usar ;pois tem diversas marcas domo Dymmi, sabe me falar se esta marca serve?
@@wesleivieira4295 o nitrato se transforma em nitrato de potassio puro,independete da marca
@@mariabetaneaoliveirasilva1049 Obrigado
Parabéns, esse vídeo me auxiliou nos estudos para vestibular! Continue assim
Amigo! Poste mais vídeos sobre a construção dos foguetes, sua condução do vídeo e explicação é a melhor.
Logo teremos um sobre detonadores elétricos.
@@fisicamente4598vc fez?
Muito bom, me ajudou a entender como funciona realmente pois só temos os livros para nos basear...
Ótima explicação! Bem organizado, domínio do assunto, linguagem técnica/científica, segurança e paixão pelo que está fazendo....
Muito obrigado pelo elogio!
Eu fiz esse vídeo porque sempre me esquecia um pedaço do procedimento, o que me obrigava a ler minhas anotações caóticas para reproduzir a experiência, hehehehe :)
Parabéns! Seus vídeos são muito top e muito educativos, espero vê os próximos vídeos.
Parabéns, fazia tempo que eu não via um video tão interessante.
Muito obrigado pelo comentário :)
Muito bom video para nos aficionados , estou na fase projeto mas vamos fazer um !
Bom trabalho
Excelente vídeo. Muito bom mesmo!
Parabéns pelo vídeo , caso queria fazer outro tipo de cristal ( C10H15N )estamos aí . # paz ☮️
Perfeito pra eu fazer pólvora caseira!! Valeu
Amigo da certo se eu fizer com sal de cura ele tem 87% de sal e o resto de nitrato da pra separar o nitrato Asim?
Parabéns. O vídeo foi bem conduzido.
Parabéns... excelente
Muito obrigado!
canal excelente dificil achar canais assim
Bem explicado parabéns
Incrível!!excelente vídeo!!
Após este processo qual porcentagem de açúcar e se posso acrescentar permanganato de potássio em pó e qual a quantidade e parabéns vídeo top
Kclo4 você consegue fazer? Já procurei e ninguém mostra como!
Da pra fazer esse mesmo processo com o Nitrato de amônio?
Da serto como outro fertilizante como 10 . 14.8
Parabéns gostei muito da sua organização e atenção em explicar vale ressaltar que quanto mais lento o tempo de perca de calor melhor, você colocou talvez ao gelo para acelera o processo porem se deixa mais lento o processo sem gelo melhor ..... o video que você falou sobre o combustível solido para foguetes não achei....
Em breve!! Agora estou produzindo o vídeo do detornador elétrico!
Pra fazer ele P.A. (puro pra análise) quantas vezes teria que fazer o procedimento.
Caro amigo poderia mandar o link do nitrato que vc comprou pois há varios no mercado livre ja comprei alguns e mesmo com a purificação não obteve bons resultados obrigado
Faz um vídeo com a síntese de como fazer o perclorato de amônio .
Será que eu consigo?
Muito bom, bem explicado! A água destilada seria melhor? Tenho que purificar Nitrato para fazer os vídeos do meu canal! Se puder me ajudar em alguma dica, pretendo futuramente fazer foguetes com combustível sólido
Sem dúvidas, água destilada é o ideal!
Boa noite, parabéns muito bem explicado e com muita propriedade... Querofazer propelente para foguete mais moro no interior da Bahia e não estou conseguindo o nitrato de potássio. Poderia me indicar algum link para compra? Desde já fico grato e sucesso no canal
Mercado livre!
Loja de produtos agrícolas. Tem sacos de nitrato de potássio para vc comprar.
Amigo o nitrato de potassio com 45% de potassio, é ideal para fazer a purificação?
Ué trou o álcool pela Agua?
Isso tambem ja fiz o sonho distante e perclorato dificil de fazer
Oi, você pode me dizer como separar o nitrato de potássio da lama, é que saiu com lama e eu quero purificá-lo, por favor? :-)
Parabéns ótimo vídeo tira uma dúvida pode ferver em qualquer panela certo pra filtrar tem que ser Becker de vidro ou pode ser qualquer outra vasilha? Pra 10kg de fertilizante qual a média que consigo tirar de cristais? Pra lavar posso usar água com isopropanol ? Para triturar o ideal seria usar moinho de bolas?
Vamos lá, vou separar as perguntas:
1-) Pode ferver em qualquer panela, ou até em um becker. Para secar, no entanto, fui alertado nos comentários que alumínio pode não ser uma boa opção (ainda assim continuo fazendo em alumínio mesmo).
2-) A filtração pode ser feita em qualquer recipiente de vidro, desde que esse esteja bem limpo ( se quiser muito rigor na limpeza pode lavar até com água destilada). Eu usei um becker para o vídeo ficar mais bonito, mas o importante é ele conter o líquido e dar visão dos cristais.
3-) Depende muito da pureza prévia do seu fertilizante. Para descobrir, faça em pequenas quantidades e pese o antes e depois de cada etapa.
4-) Não vejo motivo para não dar certo, desde que esteja a uma temperatura bem baixa, para garantir que não vai perder nada.
5-) Deve funcionar muito bem! Eu particularmente uso um pilão.
Se trata de fertilizante e de um ótimo combustível .
Pra fazer ele P.A. (puro pra análise) quantas vezes teria que fazer o procedimento.?
Eu sinceramente não sei te responder. Mas alguns cuidados extras seriam necessários, como:
- Usar água destilada;
- ter todos os recipientes altamente limpos;
- Lavar os cristais com uma solução etanol-água após a filtração;
- Usar um recipiente inerte como vidro para esquentar (alguns comentários sugeriram que pode ocorrer reação com o alumínio, apesar de não ter testado essa hipótese);
- Garantir que o resfriamento ocorra bem lentamente;
- Garantir que o recipiente se mantenha fechado durante o resfriamento.
Como não tenho uma forma de analisar a pureza do material, a não ser testando o combustível gerado por ele, nunca me incomodei em atingir um material completamente puro, mas sim suficientemente puro para meus objetivos, então só faço o processo uma vez, já que parte do material é perdido nele. Mas se você precisar de um material realmente puro, talvez serão necessárias algumas repetições, tomando os cuidados listados acima.
Espero ter te ajudado de alguma forma, boa sorte com seus experimentos!
O quanto de pureza é necessário para fazer a pólvora?
Sim, fiz com fertilizante normal e ficou uma merda
Geralmente uma recristalização é suficiente.
Amigo, blz? Você comprou o nitrato de potássio na onde?
Tem na shopee
pega um pouquinho de fertilizante, queima umas madeira ai pra pegar carvao vegetal, e compra o enxofre no mercadolivre, pronto tu tem polvora negra, e se quiser ter uma polvora de queima rapida e so unir po de zinco com enxofre, mais conhecida como polvora verde
CARALHO ! KKK FIQUEI IMPRECIONADO COM A CAPACIDADE DE EXPANSÃO DE GASES . . É CHOU.
Ao vivo é muito melhor!!!
hehehehe
Faz um vídeo produzindo Nitrato de potássio .
Em breve!! Pretendo fazer por diferentes métodos :)
Acido nitrico e cloreto de potassio e um deles
Outro metodo
Nitrato de sodio + cloreto de potassio e resfrie a 5 C
Da pra fazer com nitrato de sódio
Sim, também é possível recristalizar o nitrato de sódio.
O método é similar, só que provavelmente você terá que encontrar a quantidade ideal de água fazendo testes, ou olhando a solubilidade do nitrato.
E se eu fazer o processo por mais 3 vezes no mesmo nitrato eu irei purificar ele ainda mais?
Sim, mas também irá perder parte do material a cada novo processo de purificação, então, o ideal é fazer o mínimo de vezes necessário para obter a pureza desejada.
Posso fazer esse procedimento pra purifica o Nitrato de amônio ?
Não tenho certeza, mas tenta buscar as curvas de solubilidade do nitrato de amônio, se ele for muito mais solúvel em água em altas temperaturas do que em baixas eu suponho que funcione... mas só testando para garantir!
Olá estou com uma duvida referente a concentração NPK.
No seu video pelo que vi você utiliza um fertilizante com concentração NPK de 12-00-46.
Há algum problema eu utilizar um fertilizante em concentração diferente?
Pois encontrei fertilizantes com concentração 25-00-20.
Consigo obter KNO3 com diferentes concentrações de Nitrogênio e Potássio? Ou é necessariamente ser nessas concentrações 12-00-46?
Olá
Wag Hoppe, existe sim no mercado fertilizantes com diferentes concentrações de nitrato de potássio, inclusive misturas de nitratos, já encontrei um que dizia ser um misto ( NaNO3 + KNO3). O importante é que a concentração do nitrato de potássio seja a mais alta possível, mas nada impede de, por exemplo, extrair um produto puro de uma mistura 50-50 de NaNO3 e KNO3, talvez só seja necessário uma maior quantidade de recristalizações.
Quanto a esse fertilizante 25-00-20, eu sinceramente tenho dificuldade de entender essa numeração, pois apesar de ter consciência de que essa representa nitrogênio, fósforo e potássio, os componentes que geram esses valores podem não serem obrigatóriamente KNO3 (pelo que eu entendi). Penso que seja de fato nitrato de potássio, mas nada garante que não seja uma mistura de cloreto de potássio ( dando o valor para o K) e sulfato de amônio ( dando valor para o N). Dessa forma é bom tentar perguntar ao vendedor para conseguir garantir que esse seja nitrato de potássio ou simplesmente fazer o teste!
Espero ter te ajudado, bons experimentos! :)
@@fisicamente4598 ahhh entendi... Agradeço muito sua ajuda. É faz sentido realmente as concentrações podem ser de outras substâncias mesmo. Vou perguntar ao vendedor sobre a formulação.
E continue com seu canal seu videos são ótimos me tiraram muitas duvidas. Mais uma vez agradeço sua ajuda, grande abraço amigo.
@@waghoppe vou continuar sim! Em breve postarei um vídeo de como produzir cristais de iodo (I2) com tintura de iodo, não sei se alguém vai achar alguma utilidade, mas é bem interessante de produzir e talvez possa ser usado em aulas de química.
@@fisicamente4598 Olá! Tintura de iodo a 2% ou Lugol a 5%? Inclusive curti a ideia amigo! Abraço
@@renatojunior8681 Olá Renato, utilizei tintura de iodo a 2%, o vídeo pode ser acessado em:
ruclips.net/video/jsdRNY-da0U/видео.html
Só uma dúvida no final do vídeo , vc misturou nitrato de potássio com açúcar ? E a na hora que vc acende o fogo é nitrato de potassio puro ?
É uma mistura de nitrato de potássio com açúcar (60% KNO3 40% açúcar).
Quero saber o que acontece se derramar vinagre sobre o nitrato de potássio cristalizado. Pode fazer um vídeo demonstrando?
Se vc me permite, não irá acontecer nada especial, pelo menos a olho nu. Vc vai conseguir uma mistura de acetato de potássio misturada com nitrato de potássio. Sendo que o acetato formado vai ser de certa maneira insignificante, visto que além de ser pouco, vai ser bem difícil de vc isolar o mesmo. Digo isso pq já misturei saporra até com bosta kkkkkkkkkkkk😂😂😂😂😬😬😬😬 vai entender o que eu queria descobrir. Mas foi esterco de vaca. 😳😳😳 , Dependendo do que vc quiser fazer com ele, estou a disposição pra ajudar.
O Salitre que fala na Bíblia é na verdade aquelas cracas que dão na parede
Muito bom! Só uma dúvida, a água utilizada para diluir o nitrato de potássio deve ser deionizada, não?
Obrigado! A água deionizada seria bem melhor mesmo, mas pela facilidade eu costumo usar água da torneira, ainda que provavelmente reduza a pureza final. Boa observação!!
@@fisicamente4598 Perfeito! E o que aconteceria se eu recristalizasse o nitrato com menos água? É uma boa ideia utilizar água e nitrato na razão 1:2 (50 g de água para 100 g de nitrato)? Obrigado pelo retorno.
Para falar a verdade nunca testei isso, o que tentei fazer foi encontrar a solubilidade do nitrato na temperatura máxima e então escolher as quantidades com um pouco de água em excesso, mas como não tinha muitos equipamentos foi meio improvisado essa medida. Minha HIPÓTESE é que se você conseguir dissolver tudo ele deve funcionar, talvez vai recristalizar mais rápido e isso pode afetar a pureza. Não custa tentar não é mesmo, afinal a ciência é isso ae hehehe.
@@fisicamente4598 Interessante. Irei testar.
Olá! Tudo bem? Eu fiz conforme o vídeo porém não formaram cristais. A água continuou amarelada, e o nitrato continuou dissolvido nela. O que pode ter acontecido para dar errado? Creio que coloquei mais água que o normal, pois estava com medo de "queimar". Isso pode ter influenciado!
Grato!
Olá, muito provavelmente a água em excesso pode ser a causa do nitrato ter se mantido em solução, uma vez que no passo a passo eu já considerei as possíveis perdas e propus um pouco mais de água que o necessário, se não me engano. Outra possível causa é o não acréscimo do que eu chamo de "cristais embriões", que na verdade são só uma pitada de nitrato na solução quente, que eu coloco para que desçam e se depositem no fundo, servindo como base para o crescimento dos cristais.
Seu nitrato tem 12% de nitrogênio 46% de potassio 1,5% de enxofre?
Isso mesmo.
Cara fiz todo esse processo, mas obtive pouca formação dos cristais. Sabe dizer o que pode ter acontecido?
Olá, talvez você esteja utilizando mais água do que o necessário.
kk queremos a mesma coisa 🚀
hehehehe, cientistas malucos costumam ter algumas manias compartilhadas...
Oi, os primeiros cristais demoram quanto tempo para se formarem?
Olá, se você deixar resfriar vagarosamente eles demoram cerca de 40 minutos~1 hora para se formarem, claro que varia muito, podendo demorar mais tempo. Se o resfriamento for rápido,como em um banho de gelo, os cristais se formarão mais rápido, mas a pureza pode reduzir.
meu querido, eu comprei um "salitre - Midy" ( marca no caso ) se eu fizer o mesmo processo de purificação, funciona?
Olá, eu não tenho muita certeza quanto a composição do seu fertilizante, pois muitos vendidos como salitre são ou nitrato de sódio (NaNO3) ou uma mistura de nitrato de sódio (NaNO3) com nitrato de potássio (KNO3), geralmente chamados de salitre misto. No primeiro caso, a recristalização funcionaria, mas o produto a ser purificado seria o nitrato de sódio, enquanto no segundo caso a purificação resultaria em nitrato de potássio com traços de nitrato de sódio.Há ainda a possibilidade de seu fertilizante ser nitrato de potássio quase puro. Eu recomendo que você realize o procedimento mostrado no vídeo e em seguida coloque os cristais em uma chama de álcool.
Se a chama ficar com uma coloração púrpura (lilás), seu fertilizante é formado de nitrato de potássio, podendo se encaixar no último caso (KNO3 quase puro) ou no caso 2 (KNO3+NANO3), sendo que se for uma mistura de nitratos o processo foi capaz de separar os dois nitratos de forma bem sucedida (KNO3 saiu da solução enquanto o NaNO3 ficou na solução). Se a chama ficar amarelada seu fertilizante provavelmente é nitrato de sódio, mas há ainda a chance de ser uma mistura de nitratos, com a triste notícia de que o processo não foi capaz de separar os dois nitratos ( talvez por erro durante o processo ou porque a quantidade de nitrato de sódio é maior que a de potássio).
Essa técnica para detectar alguns íons metálicos se chama "TESTE DA CHAMA" e eu acho que deve servir de maneira eficaz para seu problema. Lembre-se o íon sódio deve deixar a chama amarela intensa, enquanto o íon potássio deve deixá-la purpura/lilás
Espero ter te ajudado
É só não comprar a granel, você não sabe as especificações e nem quanto tempo está no saco pegando humidade e sujeira. Experiência própria
@@fisicamente4598 Cara se eu quiser fazer pólvora é só eu moer estes cristais,e misturar junto com o carvão e inxofre?
Fiz o procedimento de purificação. Deixei o nitrato em um pó fininho mas ainda estava úmido, coloquei encima do papel e levei ao forno a 150° por 30 minutos, pela segunda vez o nitrato se transforma em uma forma líquida e seu vapor fedorento toma conta da minha área de experimentos. Tem alguma coisa em mente que possa ser o causador desse desastre? Btw: estou a uma semana tentando fazer pólvora de uma maneira bruta, sem purificar o kno3 (apenas levando-o ao fogo e colocando água e álcool) madrugarei hoje, wish me luck
Olá, para remover a umidade do nitrato purificado eu uso o fogareiro elétrico do vídeo para aquecer a uma temperatura que não é suficiente para o tornar líquido, mas é alta o bastante para que a água evapore até que ele pare de liberar vapor de água . Durante o processo as pelotas vão naturalmente diminuindo, e nenhum cheiro é liberado, apesar de que uma pequena quantidade fica grudada na frigideira...
Tenta fazer isso, só não recomendo cozinhar na panela depois.
Boa sorte com seus experimentos!!
Fiz o procedimento do vídeo torcendo por um milagre, infelizmente, o nitrato não cristalizou nem em temperatura muito baixa. Agora tenho certeza que a culpa dos experimentos estarem dando errado é totalmente da qualidade do Salitre...
É uma boa ideia, pena que não tenho um soprador térmico :(
@@fisicamente4598 usa o secador de cabelo, também da certo
Achei uma forma de secar e criar os cristais que é muito mais rápida. Quando for despejar, despeje em uma forma de alumínio (se preferir coloque uma folha de alumínio para não sujar a forma) em segundos os cristais serão criados e logo após a forma esfriar leve para a parte menos fria da geladeira ou um banho maria de gelo. Quando todos os cristais ficarem formados você verá que a superfície ficará branca como gelo, logo após, quebre os cristais (tente moer com a mão ou espátula) e ainda na forma espalhe bem e deixe-os entre 2/3 horas no forno a 50° até quando você passar a mão ele não grudar nos dedos (recomendo deixar a porta do forno aberta para ventilar e evitar que se torne líquido, afinal, só precisa do calor). De nada abraço
Obrigado pelo relatório! Vou testar na próxima vez.
💓👍🏾🥰💪🏾🇧🇷🤭🔥
O banho de gelo pode ser o congelador? Kk acho q n tem nenhuma diferença... ótimos vídeo!!
O procedimento deve funcionar, só não posso garantir que é completamente seguro hehehe. Só não se esqueça de esperar ele atingir a temperatura ambiente antes do banho de gelo, esfriar devagar ajuda na pureza!
Não devia usar panela de alumínio pois este oxida, tirando a força explosiva do nitrato de potássio. Use inox ou vidro.
Aqui eu compro ele "puro", sem nenhum outro componente. Queima rosinha. O saco é 110 reais.
E onde e isso ? Aqui sp nunca achei puro
@@amaurif8777 vc acha ele puro em sacos de 25 Kg. Uma pureza em torno de 99,5%. O nitrato é usado como fertilizante, procure uma loja que venda fertilizantes e vc achará ele puro, tem nitrato de cálcio tbm.
@@umserhumano.8442 vende um kilo pra mim
@@amaurif8777 vc encontra ele em casas agropecuárias pois ele é vendido como um adubo. Procure uma loja que venda adubos e vc com certeza vai achar nitrato. Tem lugares que vendem por kg, mas tem outros que só vendem o saco de 25 Kg. Eu estou esperando chegar um saco aqui, mas por enquanto estou sem.
dei joinha mas não me ajudou em nada. precisa explicar direito. se posso comprar aquele misturado que tem um girassol na embalagem, será que se eu diluir na água quente e gelar na geladeira eu terei o salitre? pra fazer pólvora e queimar os vizinhos??
Puta inveja do caralho, ele com o nitrato fininho e fazendo tudo em Becker, eu usando vidro de conserva e nitrato empelotado com mais água absorvida q dilúvio