Na estreia de "Il Guarany" estava presente o consagrado compositor Giuseppe Verdi, que teria dito nessa noite: "Questo giovane comincia dove finisco io!" ("Este jovem começa de onde eu termino!").
Minha amiga Jane ouvia a voz do Brasil na década de 70 e falava pro pai dela que ia trabalhar na Petrobras. A Jane passou no concurso, no mesmo ano o pai dela faleceu, ela cumpriu o que determinou. Quando eu ouço a voz do Brasil lembro da Jane. A linda Jane trabalhou 40 anos na Petrobras, 30 como petroleira, e foi minha melhor amiga nos últimos 12 anos de vida, me ensinou tudo que sei, me incentivou a estudar e até hoje sou uma pessoa fascinada por essa música.
Não sei se a causa é de ter sido criado ouvindo a Hora do Brasil eu acabei gostando, desde pequeno escuto as noticias do Governo por lá e anotava o que achava ruim num caderno, já era velho aos 12 anos rsrs
CRIATURA OVER CURIOSIDADES Só o Guarani? É a Fosca? É o Salvador Rosa? É a Maria Tudor? É o Lo Schiavo com a famosa Alvorada e o Céu do Paraíba? É a Odaleia em que ele antecipa ao Giacomo Puccini?
Wellington Rocha então, o Guarani não é cultura brasileira, é cultura italiana. Uma ópera que se passa no Brasil, de uma compositor brasileiro. Mas com estilo italiano, texto em italiano estreado na Italia, com músicos italianos.
Felipe Medeiros Você Nunca ouviu o Bailado do Guarani. Se adapta muito ao Frevo. Quanto a Ópera Fosca se um Maestro tiver tempo, várias Arias dariam um Sambão, inclusive de cara os primeiros Compassos da Abertura. Ainda dá fase de Campinas procure ouvir as Danças Negras com Fernando Lopes ao Piano. É as suas Valsas e Quadrilhas de sua juventude. É entre as Canções não esquecer o QUEM Sabe ou Tão longe de mim distante. Quanto ao Guarani, a riqueza melódica ao invés de uma daria para compor três Óperas. Ele está entre os gênios da Ópera.
Parabéns, Eduardo Bueno! essas obras, o livro e a ópera, fizeram parte de minha juventude! hoje, aos 77 anos, reli o livro e ouvirei, uma vez mais, essa ópera maravilhosa - cuja letra, em português ou italiano, eu a sei completa (embora não tenha a voz para cantar, eu acompanho e vocalizo os tenores, barítonos, baixos, sopranos, coro etc.. e orquestra). Só a brasilidade, o espírito patriótico (hoje tão esquecido e menosprezado), podem valorizar essas obras maravilhosas, esquecidas no Brasil mas valorizadas no exterior. E, ainda, parabéns a todos que ousaram apresentar essa obra magnífica.
Eu morei na bacia amazônica e durante muito tempo o único veículo de comunicação era a rádio nacional em um rádio conectado à uma bateria. Tenho gravado a fogo O guarani. Apesar de esta em pleno acordo com o ilustrado apresentador tenho que lembrar que Radio Nacional era de extrema importância nessas regiões tão remotas, se utilizava para informar a parentes distantes sobre falecimentos, nascimentos, etc. Isso sim... Em plenos anos 90 o repertório musical seguia pelos anos 50.
Não. Frontera norte do Mato Grosso, trabalhávamos com extração florestal a 300 kl da primeira cidade, daí que só tivéssemos o rádio. Região de Juara Cotriguaçu, Nova Bandeirantes.
Olá querido! Meu avô Euzébio Vicente Trigo, ouvia todas as noites "A voz do Brasil ". Nao deixava a gente nem respirar perto dele. Um dia ele que havia sido mason e depois virou crente, sentado ao lado do rádio, estava ouvindo uma missa até que minha avó Teolinda Maria, chegou perto e deu -lhe uma bronca
Jurei nunca mais te ouvir...mas como se tratava de Carlos Gomes...uma ilustre personalidade de minha terra o Pará...quebrei a jura...tu ja foi melhor agora és um raso!
Este vídeo está com legendas disponíveis (e corrigidas) em português. Para acessá-las clique na primeira opção, no canto inferior direito do vídeo. A bibliografia do programa está nos créditos.
Gostei das informações sobre esse grande músico brasileiro! Parabéns! Infelizmente nunca se falava e muito menos hoje sobre a nossa história envolvendo a arte de grandes músicos e pintores do passado!
Os italianos dão muito valor a cultura brasileira, onde estou no leste europeu é uma misturado Duka!!! E música eslávica do nada com um angolano mandando um som meio de samba com sei lá que parece russo cantando em italiano e todos dançando malucos numa campanha qualquer em qualquer fim de semana ou em algum feriado emendado que o Friulano e eslavos tanto gostam de compartilhar. Falou de Brasil aqui, até os não tão velhos manjam mais de autores de tudo que tipo de arte mais que nós que somos brasileiros.
Adquiri o Brasil: uma história edição com iconografias e o panorama histórico e a riqueza iconográfica são as principais caracteri dessa obra! Recomendo a todos! abs
Tive a oportunidade de ver uma montagem da ópera O Guarani no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, acho que nos anos 90 ainda. Uma encenação muito interessante. A soprano que fazia a Ceci era uma americana... que tinha grande dificuldade de se deslocar no palco, e a rival dela era uma linda mezzosoprano brasileira. Ou seja, parecia uma grande metáfora. Saudades de ver óperas no Municipal...
Seria legal se também fizer vídeo sobre o Heitor Villa-Lobos, outro grande compositor brasileiro. Seja no 'Não vai cair no Enem' ou no 'Ora, Pílulas'. ;)
Fernando da Costa Trugillo eu escuto bachianas brasileiras toda hora. Il guarany eu sou traumatizada pra dizer a verdade pq minha vó era fã e sabíamos q já faltavam minutos pra ir dormir. Hehe
Eu me inclinei a pensar em fazer o curso de história por causa dele. É estimulante. Os professores de historiacno geral não servem pra tutoriar, são mórbidos, chatos. Assim qquer um quer ouvir.
Estou montando uma estante com livros do séc xix p trás...não sou fã de literatura do séc xx e xxi a não ser poucos escritores q conto no dedo... uma vez escutei no RUclips a ópera inteira... magnífica...soberba...sem contar a nostalgia de desde criança escutar na rádio e ser baseada na obra do maior romancista brasileiro
O Guarani foi muito bem recebido na Europa. Verdi elogiou muito! Carlos Gomes fez muito dinheiro. Mas, acabou investindo mal, quis construir uma mansão megalomaníaca, e voltou endividado ao Brasil.
Agora eu entendi porque o Teatro Carlos Gomes aqui de Vitória é uma mini réplica do Scala de Milão. O André Carloni, arquiteto que fez a obra, manjava dos paranauê.
Esse é o toque do meu celular... sempre q ele toca alguém pergunta: "pq vc colocou a música da voz do Brasil?" 😂 Aí eu tento explicar que é uma ópera brasileira... mas a maioria das pessoas nem sabe o q é ópera!
A música brasileira e de origem nobre, pois a mesma surgiu da música clássic a ainda no Brasil colonial século 16 . A música clássica Br já era reconheci da fora do país há séculos atrás. Minas gerais no século 18 foi o maior centro de música herodita.A música clássica Br herudita ainda e reconhecida fora do país.Tem vários músicos modernos ..
Oswaldo Jardim fez um enredo sobre Carlos Gomes pra Unidos da Tijuca em 1995. Foi esse samba que me fez amar o carnaval e conhecer a obra deste que foi um dos maiores brasileiros da história! Belo video!!
William Fróes Por isso que precisa do episódio! O Hino da Independência não foi o hino substituído pelos republicanos no concurso. O hino substituído foi o... atual. Sim, isso mesmo! (Mas a letra era outra.) O Peninha deveria fazer o vídeo, a história é ótima!
@@adrianosbrandao Dessa eu não sabia, na escola acho que passaram como o da Independência sendo o Hino do Império e do nosso Hino atual tendo ficado sem letra até os anos 50. Bom, sempre tem mais coisas que a gente não sabe. Obrigado
William Fróes Não, o Hino da Independência nunca colou; o hino em todo o Segundo Império era o atual, com música de Francisco Manuel da Silva (morto em 1865). Já houve várias letras. Em 1890 fizeram o concurso, ganhou um hino composto por Leopoldo Miguez, que ninguém curtiu e que hoje chamamos de Hino da Proclamação da República. Voltou-se ao hino antigo e, em 1909, Osório Duque Estrada ganhou o concurso organizado para trocar de letra. Nascia então o hino (música e letra) que cantamos hoje.
Eduardo Bueno é um dos ou senão o melhor e mais imparcial e autêntico historiador da história brasileira. Seus vídeos me motivam a ler mais . Como ele mesmo falou, as pessoas se dividem pelas que lêem e as que não lêem. Obrigado Bueno. Ando aos poucos comprando seus livros em Cuiabá... Pantanal MT
Não se esqueça da ópera Lo Schiavo que estreou em 1889 em homenagem ao fim da escravidão e dedicado a Princesa Isabel. Foi encenada no Theatro Imperial Dom Pedro II, no Rio.
Recomendo um episódio sobre o compositor José Maurício Nunes Garcia, que apesar de ser padre teve quatro filhos. Ele foi professor de Francisco Manuel da Silva, compositor do Hino Nacional. Também adoraria episódios sobre Villa-Lobos, JK e Chica da Silva.
Boa noite, Professor Eduardo, gostaria de mais histórias sobre os índios daqui da região do Maranhão, da Jamaica brasileira hahahahah. Um abraço um dia que vier para São Luís MA te convido para um passeio nos centros históricos.
Peninha, podias ter citado o teatro de Pelotas, denominado Teatro Guarani, em homenagem ao grande Carlos Gomes. Como sempre, um episódio excepcional. Passo a semana na espera do canal buenas ideias. Forte abraço e quem sabe no futuro, aumentar essa periodicidade
Existe uma novela da Chiquinha Gonzaga da Globo e grande parte das músicas são de Carlos Gomes de sua fase da Juventude em Campinas. Existe um CD de Fernando Lopes ao Piano. Melodias inspiradissimas como as Danças Negras, a Valsa Anália Ingrata, Saltinho, Morro Alto e a grande Valsa da Bravura. Esta última ele já compôs na Itália após o sucesso da Trilogia de O Guarani, Fosca e Salvador Rosa que Foi mais sucesso que o Guarani.
José de Alencar escreveu " O Guarani " em 1857. Apenas treze anos depois Carlos Gomes já estreava uma ópera de sucesso na Europa. Era um tempo que quem tinha talento e pensava, construía o Brasil. Um Brasil que décadas depois se perdeu nas mãos dos medíocres...
Ah, sim. Um país rural e escravocrata era mesmo um grande país. Errado foram esses "comunistas" acabando com a escravidão, dando voto pra mendigo. CLT, SUS, INSS... Onde já se viu.
ta ligado que a república foi criada justamente por esses escravocratas e ruralistas né ? eram eles que faziam do Brasil um país atrasado, e no fim tomaram o poder.
@@gmallet : Quem foi que acabou com a escravidão? Quando foi que acabou a escravidão? Quem assinou a abolição? Quem foi e quando viveu Joaquim Nabuco, Castro Alves, José do Patrocínio, Luís da Gama, André Rebouças, Raul Pompéia, Antônio Bento...? Quando ocorreram os movimentos abolicionistas??? Já sei, não foi no século XIX, naquele Brasil atrasado não existia isso, naquele Brasil só havia barragens de Mariana e Brumadinho. O Brasil era um país rural... Por favor cite para nós os países que eram industrializados no século XIX, tirando a Inglaterra e uma pequena parte do norte dos Estados Unidos. Fora estes, quais eram os países industrializados daquele período???? Tenha dó!!! Sim, O Brasil foi memorável no século XIX, era um país que estava apenas começando, mas sem dúvida uma grande nação. Um país de José de Alencar, Carlos Gomes, do romance e da ópera " O Guarani ".
Eai Eduardo, sou aqui do mato grosso do sul e tive a oportunidade de morar em guia lopes da laguna uma cidade historica daqui, onde eu conheci um pouco da historia da guerra do paraguai, mais especificamente sobre a retirada da laguna, gostaria muito que voce falasse sobre esse episodio da historia.
vários dos grandes gênios das artes foram reconhecidos depois de mortos... e na realidade a grande arte era de consumo da corte e do clero, o povo enfim era recurso natural do reino, existia pra trabalhar e produzir...
Essa música me lembra quando esperava minha mãe sair do serviço, que era no Tribunal de Justiça. E lá os funcionários usavam A VOZ DO BRASIL como referência para ir embora. Era tocar a música, pegar as bolsas e ir para casa.
Como diziam os monarquistas, D. Pedro tinha o direito divino de reinar sobre nós. A República substituiu pelo poder das armas. É muito curioso que os evangélicos que atualmente governam o Brasil queiram unir as duas coisas...
Fato curioso: o Loredano (principal antagonista do livro) era italiano, mas na ópera ele foi feito espanhol, para evitar o desconforto da audiência majoritariamente italiana.
Se fosse nordestino de algum lugar como a Bahia, ele estufava o peito e fala “ VAMOS FALAR DE CARLOS GOMES, BAIANO”, agora como ele é de Campinas melhor não falar para não criar mais orgulho nos paulistas, já tem motivos demais.
Na estreia de "Il Guarany" estava presente o consagrado compositor Giuseppe Verdi, que teria dito nessa noite: "Questo giovane comincia dove finisco io!" ("Este jovem começa de onde eu termino!").
Nossa!!!!!
Uau!
Exato! Mestre (Verdi) e Aprendiz (Gomes)
Poderia me dizer a fonte dessa informação? Gostaria muito de saber mais
Minha amiga Jane ouvia a voz do Brasil na década de 70 e falava pro pai dela que ia trabalhar na Petrobras. A Jane passou no concurso, no mesmo ano o pai dela faleceu, ela cumpriu o que determinou. Quando eu ouço a voz do Brasil lembro da Jane. A linda Jane trabalhou 40 anos na Petrobras, 30 como petroleira, e foi minha melhor amiga nos últimos 12 anos de vida, me ensinou tudo que sei, me incentivou a estudar e até hoje sou uma pessoa fascinada por essa música.
Esse de fato deveria ser o nosso hino nacional!
"Em Brasília são sempre 19 horas. E as notícias são todas péssimas." Isto é mais que história, isto é um fato!
Errado o Brasil são sempre dês e nove horas. kkkkkkk
Não sei se a causa é de ter sido criado ouvindo a Hora do Brasil eu acabei gostando, desde pequeno escuto as noticias do Governo por lá e anotava o que achava ruim num caderno, já era velho aos 12 anos rsrs
Carlos Gomes era um Gênio... ! Se fosse europeu seria mito! Grande obra musical "O Guarani".
CRIATURA OVER CURIOSIDADES Só o Guarani? É a Fosca? É o Salvador Rosa? É a Maria Tudor? É o Lo Schiavo com a famosa Alvorada e o Céu do Paraíba?
É a Odaleia em que ele antecipa ao Giacomo Puccini?
çomo assim se fosse europeu seria mito? não entendi! e outra çoisa,tu esqueçe que temos sangue europeu né!
@@brasilfloraodaamerica1860 ele disse isso porquê, caso fosse europeu, seria reconhecido no mundo todo
@@wassabii2810Mas a música clássica brasileira sempre foi reconhecida fora do país
Muito bacana você falar do Carlos Gomes, cara. Ele é mais reconhecido na Itália do que Brasil. Valeu a lembrança, mas isso não vai cair no Enem mesmo.
Lamentável como o Brasil desconhece sua própria cultura e história, enquanto a Europa conhece grande parte.
O Guarani: Um Épico da Cultura brasileira!
🙋🏿♂️🇧🇷
Wellington Rocha então, o Guarani não é cultura brasileira, é cultura italiana. Uma ópera que se passa no Brasil, de uma compositor brasileiro. Mas com estilo italiano, texto em italiano estreado na Italia, com músicos italianos.
Felipe Medeiros Você Nunca ouviu o Bailado do Guarani. Se adapta muito ao Frevo. Quanto a Ópera Fosca se um Maestro tiver tempo, várias Arias dariam um Sambão, inclusive de cara os primeiros Compassos da Abertura. Ainda dá fase de Campinas procure ouvir as Danças Negras com Fernando Lopes ao Piano. É as suas Valsas e Quadrilhas de sua juventude. É entre as Canções não esquecer o QUEM Sabe ou Tão longe de mim distante. Quanto ao Guarani, a riqueza melódica ao invés de uma daria para compor três Óperas. Ele está entre os gênios da Ópera.
Parabéns, Eduardo Bueno! essas obras, o livro e a ópera, fizeram parte de minha juventude! hoje, aos 77 anos, reli o livro e ouvirei, uma vez mais, essa ópera maravilhosa - cuja letra, em português ou italiano, eu a sei completa (embora não tenha a voz para cantar, eu acompanho e vocalizo os tenores, barítonos, baixos, sopranos, coro etc.. e orquestra). Só a brasilidade, o espírito patriótico (hoje tão esquecido e menosprezado), podem valorizar essas obras maravilhosas, esquecidas no Brasil mas valorizadas no exterior. E, ainda, parabéns a todos que ousaram apresentar essa obra magnífica.
Nostálgica essa música, lembro do meu avô escutando voz do Brasil, que Deus o tenha.
Eu morei na bacia amazônica e durante muito tempo o único veículo de comunicação era a rádio nacional em um rádio conectado à uma bateria. Tenho gravado a fogo O guarani. Apesar de esta em pleno acordo com o ilustrado apresentador tenho que lembrar que Radio Nacional era de extrema importância nessas regiões tão remotas, se utilizava para informar a parentes distantes sobre falecimentos, nascimentos, etc. Isso sim... Em plenos anos 90 o repertório musical seguia pelos anos 50.
Manaus?
Eu sou de Manaus :3
Não. Frontera norte do Mato Grosso, trabalhávamos com extração florestal a 300 kl da primeira cidade, daí que só tivéssemos o rádio. Região de Juara Cotriguaçu, Nova Bandeirantes.
@@ferr_nando_romero Como o Brasil é imenso, cara, 300 km da cidade mais próxima.... nosso país é magnífico . Precisamos valoriza.lo mais.
Olá querido! Meu avô Euzébio Vicente Trigo, ouvia todas as noites "A voz do Brasil ". Nao deixava a gente nem respirar perto dele. Um dia ele que havia sido mason e depois virou crente, sentado ao lado do rádio, estava ouvindo uma missa até que minha avó Teolinda Maria, chegou perto e deu -lhe uma bronca
Jurei nunca mais te ouvir...mas como se tratava de Carlos Gomes...uma ilustre personalidade de minha terra o Pará...quebrei a jura...tu ja foi melhor agora és um raso!
Impossivel agradar a todos....
Este vídeo está com legendas disponíveis (e corrigidas) em português. Para acessá-las clique na primeira opção, no canto inferior direito do vídeo.
A bibliografia do programa está nos créditos.
Etá Sulista Porreta... Pica a pólvora Peninha...
A lei rouanet foi feita em 1991 . No governo da direita e queridinho dos artistas global Fernando color.
Este canal é legal .....Eduardo Bueno é um excelente escritor e apresentador falta ao Brasil outros como Eduardo Bueno....parabéns pelo trabalho.....
Adicionei legendas em Inglês, só falta revisarem
Bueno, fala dos corruptos da monarquia que foram expulsos e perderam seus poderes políticos no país, e com a República ganharam cargos políticos.
Gostei das informações sobre esse grande músico brasileiro! Parabéns! Infelizmente nunca se falava e muito menos hoje sobre a nossa história envolvendo a arte de grandes músicos e pintores do passado!
Adoro essa orquestra. Lembra da minha infância.
Os italianos dão muito valor a cultura brasileira, onde estou no leste europeu é uma misturado Duka!!! E música eslávica do nada com um angolano mandando um som meio de samba com sei lá que parece russo cantando em italiano e todos dançando malucos numa campanha qualquer em qualquer fim de semana ou em algum feriado emendado que o Friulano e eslavos tanto gostam de compartilhar.
Falou de Brasil aqui, até os não tão velhos manjam mais de autores de tudo que tipo de arte mais que nós que somos brasileiros.
Adquiri o Brasil: uma história edição com iconografias e o panorama histórico e a riqueza iconográfica são as principais caracteri dessa obra! Recomendo a todos! abs
Tive a oportunidade de ver uma montagem da ópera O Guarani no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, acho que nos anos 90 ainda. Uma encenação muito interessante. A soprano que fazia a Ceci era uma americana... que tinha grande dificuldade de se deslocar no palco, e a rival dela era uma linda mezzosoprano brasileira. Ou seja, parecia uma grande metáfora. Saudades de ver óperas no Municipal...
Amo essa ópera, me dá uma nostalgia enorme de um Brasil que não existe mais, se é que um dia existiu
Existiu sim
Como é que pode, né cara? O cara fazer uma música maravilhosa dessa nessa época. São os verdadeiros músicos
Seria legal se também fizer vídeo sobre o Heitor Villa-Lobos, outro grande compositor brasileiro. Seja no 'Não vai cair no Enem' ou no 'Ora, Pílulas'. ;)
Apoio
Fernando da Costa Trugillo eu escuto bachianas brasileiras toda hora. Il guarany eu sou traumatizada pra dizer a verdade pq minha vó era fã e sabíamos q já faltavam minutos pra ir dormir. Hehe
Otima ideia!
Boa! Grande Villa-Lobos!
Apoio!
Melhor Canal de História
Eu me inclinei a pensar em fazer o curso de história por causa dele. É estimulante. Os professores de historiacno geral não servem pra tutoriar, são mórbidos, chatos. Assim qquer um quer ouvir.
verdade...porque aquele "Vamos falar de historia" ninguém merece!!
Já estou cursando história, e adianto que minhas aulas serão mórbidas e chatas kkkk
Esse canal é péssimo.
canal lixo
"Sento una forza indomita..."🎶🎵Bravo Carlos Gomes👏👏👏👏👏
Em Brasília são sempre 19:00 hrs e no Rio são sempre 4:20, haha!!
Estou montando uma estante com livros do séc xix p trás...não sou fã de literatura do séc xx e xxi a não ser poucos escritores q conto no dedo... uma vez escutei no RUclips a ópera inteira... magnífica...soberba...sem contar a nostalgia de desde criança escutar na rádio e ser baseada na obra do maior romancista brasileiro
Em Brasília, nem sempre é 19 horas,cada radio pode escolher o horário a ser transmitido, desde de seja antes da meia noite
Acho o Guarani, a ópera, linda. Nos conhecemos pouco nossos grandes compositores clássicos. Curto Villa Lobos e Nelson Ayres. Curti o vídeo. Obrigada.
O Guarani foi muito bem recebido na Europa. Verdi elogiou muito! Carlos Gomes fez muito dinheiro. Mas, acabou investindo mal, quis construir uma mansão megalomaníaca, e voltou endividado ao Brasil.
Novo rico é foda
@@gmallet Fale por você. Cultura é algo que tenho desde o berço. Ópera é uma paixão de infância. Não tenho culpa se para você esse mundo é novidade.
@@AlexandreAntonioCFaria, acredito que ele estava se referindo ao Carlos Gomes.
@@AlexandreAntonioCFaria Acho que ele se referiu ao Carlos Gomes.
@@AlexandreAntonioCFaria Ele estava se referindo ao Carlos Gomes, apesar de que a frase se a aplica perfeitamente a você
Agora eu entendi porque o Teatro Carlos Gomes aqui de Vitória é uma mini réplica do Scala de Milão. O André Carloni, arquiteto que fez a obra, manjava dos paranauê.
Esse é o toque do meu celular... sempre q ele toca alguém pergunta: "pq vc colocou a música da voz do Brasil?" 😂
Aí eu tento explicar que é uma ópera brasileira... mas a maioria das pessoas nem sabe o q é ópera!
É isso aí!
Show, amo cultura é visitando o passado se compreende o presente, boa!!!
Também é meu toque do celular. Inclusive, no meu codicilo, especifico que peço que toque "O Guarani" durante o meu sepultamento
Eu tbm...kkkk
Kkkkk
A música brasileira e de origem nobre, pois a mesma surgiu da música clássic a ainda no Brasil colonial século 16 .
A música clássica Br já era reconheci da fora do país há séculos atrás. Minas gerais no século 18 foi o maior centro de música herodita.A música clássica
Br herudita ainda e reconhecida fora do país.Tem vários músicos modernos ..
Essa música tinha que ser o hino nacional! Lindo demais
Oswaldo Jardim fez um enredo sobre Carlos Gomes pra Unidos da Tijuca em 1995. Foi esse samba que me fez amar o carnaval e conhecer a obra deste que foi um dos maiores brasileiros da história! Belo video!!
Carlos Gomes é com certeza o melhor artista que Campinas já teve!
É uma das obras mais lindas da música erudita brasileira.
O concurso que a República organizou para escolher um novo hino nacional é digno de episódio :)
Sinceramente, o maior crime que já aconteceu com o país, o Hino da Independência é lindíssimo
William Fróes Por isso que precisa do episódio! O Hino da Independência não foi o hino substituído pelos republicanos no concurso. O hino substituído foi o... atual. Sim, isso mesmo! (Mas a letra era outra.) O Peninha deveria fazer o vídeo, a história é ótima!
@@adrianosbrandao
Dessa eu não sabia, na escola acho que passaram como o da Independência sendo o Hino do Império e do nosso Hino atual tendo ficado sem letra até os anos 50.
Bom, sempre tem mais coisas que a gente não sabe. Obrigado
William Fróes Não, o Hino da Independência nunca colou; o hino em todo o Segundo Império era o atual, com música de Francisco Manuel da Silva (morto em 1865). Já houve várias letras. Em 1890 fizeram o concurso, ganhou um hino composto por Leopoldo Miguez, que ninguém curtiu e que hoje chamamos de Hino da Proclamação da República. Voltou-se ao hino antigo e, em 1909, Osório Duque Estrada ganhou o concurso organizado para trocar de letra. Nascia então o hino (música e letra) que cantamos hoje.
@@adrianosbrandao Não sabia! Realmente vale um vídeo!
Sugestão para um episódio: Frei Caneca.
Necessário falarmos sobre Frei Caneca. Apoiadíssimo!
Ótima dica!
Ele prometeu fazer há um tempo já. Tá na lista de dividas!
Eu acho essa uma das melhores músicas clássicas do Brasil...
E uma música imponente,
Dava medo , quando criança, de escutar no rádio do meu avô, parecia q o rádio uma notícia era o fim do mundo
Sou paraense e essa musica toca quando as luzes do teatro da paz se apagam.
Os restos mortais de Carlos Gomes estão aqui em Campinas, em uma monumento túmulo, localizado no cento da cidade. Orgulho d nossa cidade.
Existe um busto lindo dele aqui em Belém , no Teatro da Paz
Belem é Belem terra linda demais orgulho do Norte brasileiro
Além do busto ainda tem a tradição de que qualquer apresentação no Teatro começa com essa introdução de O Guarani.
Eduardo Bueno é um dos ou senão o melhor e mais imparcial e autêntico historiador da história brasileira. Seus vídeos me motivam a ler mais . Como ele mesmo falou, as pessoas se dividem pelas que lêem e as que não lêem. Obrigado Bueno. Ando aos poucos comprando seus livros em Cuiabá... Pantanal MT
Não se esqueça da ópera Lo Schiavo que estreou em 1889 em homenagem ao fim da escravidão e dedicado a Princesa Isabel. Foi encenada no Theatro Imperial Dom Pedro II, no Rio.
Tem um ótimo Vídeo com a Ópera de Campinas e com ótimo Elenco e o Fernando Portari está nota dez.
Adorando conhecer essas histórias. Interessante e importante saber que grandes personalidades ,como Carlos Gomes ,apoiavam Pedro 2 e a monarquia.
A abertura dessa obra é de arrepiar tá doido, inigualável.
Eu amo o Guarani, ouça ela todos os dia
Comprei a coleção brasilis gaúcho, gostei, obra prima.
Os Italianos valorizam mais a nossa história do que nós mesmos!
Fazem até homenagem nas escolas das cidades que foram libertadas por tropas brasileiras como Modena.
Maravilhoso!!! Amamos o vídeo. Para mim, Brasília tbm sempre é 19h
Como a história é uma coisa bela♥️😍 Melhor canal.
Kkkkkkkkkkkllkl. A resenha sobre o que é um livro foi o melhor!!!!
Os quadros estão expostos no Museu Nacional de Belas Artes no RJ, na Av Rio Branco próximo a estação Cinelândia do metrô.
Fabuloso.
Obrigado por mais uma aula.
Abraços.
Em Brasília, 10 é nove horas... Escuto assim.
Carlos Gomes e um grande brasileiro nos orgulhar
Ótimo vídeo. Foram os 9 minutos mais "gente, não sabia disso" do meu dia...
Recomendo um episódio sobre o compositor José Maurício Nunes Garcia, que apesar de ser padre teve quatro filhos. Ele foi professor de Francisco Manuel da Silva, compositor do Hino Nacional. Também adoraria episódios sobre Villa-Lobos, JK e Chica da Silva.
Boa noite, Professor Eduardo, gostaria de mais histórias sobre os índios daqui da região do Maranhão, da Jamaica brasileira hahahahah. Um abraço um dia que vier para São Luís MA te convido para um passeio nos centros históricos.
Beleza de mais cara!! 💙🇵🇹💙🇧🇷💙
Show amo a história e a ópera/música 🇧🇷💙💜
Ou como diz meu sogro: "Em Brasilia, 10 é 9 horas"
Peninha, podias ter citado o teatro de Pelotas, denominado Teatro Guarani, em homenagem ao grande Carlos Gomes. Como sempre, um episódio excepcional. Passo a semana na espera do canal buenas ideias. Forte abraço e quem sabe no futuro, aumentar essa periodicidade
Faz um vídeo sobre Chiquinha Gonzaga!!!
Boa ideia!
Assino embaixo!
Existe uma novela da Chiquinha Gonzaga da Globo e grande parte das músicas são de Carlos Gomes de sua fase da Juventude em Campinas. Existe um CD de Fernando Lopes ao Piano. Melodias inspiradissimas como as Danças Negras, a Valsa Anália Ingrata, Saltinho, Morro Alto e a grande Valsa da Bravura. Esta última ele já compôs na Itália após o sucesso da Trilogia de O Guarani, Fosca e Salvador Rosa que Foi mais sucesso que o Guarani.
Cara, sinto arrepios ao ouvir O Guarani. Trem de doido.
Estava esperando essa, usamos o Guarani para abertura do show de nossa banda
GUARANÍAN EMPIRE DO BRASIL 🤟😎🇧🇷🇵🇾🇦🇷🇺🇾🌎♥️♥️
José de Alencar escreveu " O Guarani " em 1857. Apenas treze anos depois Carlos Gomes já estreava uma ópera de sucesso na Europa. Era um tempo que quem tinha talento e pensava, construía o Brasil. Um Brasil que décadas depois se perdeu nas mãos dos medíocres...
Tem sido um movimento mundial, mesmo. Não é só Brasil.
Ah, sim. Um país rural e escravocrata era mesmo um grande país. Errado foram esses "comunistas" acabando com a escravidão, dando voto pra mendigo. CLT, SUS, INSS... Onde já se viu.
ta ligado que a república foi criada justamente por esses escravocratas e ruralistas né ? eram eles que faziam do Brasil um país atrasado, e no fim tomaram o poder.
Mediocres=Republicanos
@@gmallet : Quem foi que acabou com a escravidão? Quando foi que acabou a escravidão? Quem assinou a abolição? Quem foi e quando viveu Joaquim Nabuco, Castro Alves, José do Patrocínio, Luís da Gama, André Rebouças, Raul Pompéia, Antônio Bento...? Quando ocorreram os movimentos abolicionistas??? Já sei, não foi no século XIX, naquele Brasil atrasado não existia isso, naquele Brasil só havia barragens de Mariana e Brumadinho.
O Brasil era um país rural... Por favor cite para nós os países que eram industrializados no século XIX, tirando a Inglaterra e uma pequena parte do norte dos Estados Unidos. Fora estes, quais eram os países industrializados daquele período???? Tenha dó!!!
Sim, O Brasil foi memorável no século XIX, era um país que estava apenas começando, mas sem dúvida uma grande nação. Um país de José de Alencar, Carlos Gomes, do romance e da ópera " O Guarani ".
Eusébio de Queirós merece um episódio einh! No mais belo canal e sempre acompanho. Abraço!
Putz. Belo episódio. Parabéns
Que lembrança maravilhosa !
Eai Eduardo, sou aqui do mato grosso do sul e tive a oportunidade de morar em guia lopes da laguna uma cidade historica daqui, onde eu conheci um pouco da historia da guerra do paraguai, mais especificamente sobre a retirada da laguna, gostaria muito que voce falasse sobre esse episodio da historia.
Obrigado pelo conteudo e obrigado mais ainda por incentivar a leitura.
O Brasil precisa de professores como você que conta a história como deve ser contada. Parabéns amigo! Grande abraço!
Incrível (como sempre)! Só não é melhor que a peça! hahaha
Fantástico, meu velho!
Estou lendo seu livro capitães do Brasil. Bom é pouco!!!! Agora quero ler todos os outros.
vários dos grandes gênios das artes foram reconhecidos depois de mortos... e na realidade a grande arte era de consumo da corte e do clero, o povo enfim era recurso natural do reino, existia pra trabalhar e produzir...
VC É MUITO BOM PROFESSOR!!!LIKE 👍
Ouvi muito "A Voz do Brasil" quando retornava da universidade no ônibus.
Eu amo muito o seu canal, ja vi todos os vídeos.
PURA ARTE
Sensacional nada mais que Brasileiro
Carlos Gomes, o mais nobre filho de Campinas.
Essa música me lembra quando esperava minha mãe sair do serviço, que era no Tribunal de Justiça.
E lá os funcionários usavam A VOZ DO BRASIL como referência para ir embora. Era tocar a música, pegar as bolsas e ir para casa.
Vídeo fantástico, como sempre
Música boa são essas!
Eduardo Bueno, vc é o Cara!! Canal Top!!
Carlos gomes está enterrado em campinas-sp, na praça bento quirino, existe um monumento com uma estátua e seu túmulo se encontra abaixo da estátua.
Como diziam os monarquistas, D. Pedro tinha o direito divino de reinar sobre nós. A República substituiu pelo poder das armas. É muito curioso que os evangélicos que atualmente governam o Brasil queiram unir as duas coisas...
Super interessante !!
Viva D Pedro🙏🏼
Parabens, teu canal é sensacional,ganhaste um fã
Fato curioso: o Loredano (principal antagonista do livro) era italiano, mas na ópera ele foi feito espanhol, para evitar o desconforto da audiência majoritariamente italiana.
Estreou no Alla Scala de Milão, esse sambava na cara da sociedade. Eu gosto da ópera Fosca dele. Como já foi dito faz um vídeo do Villa (Lobos)
Amoooo
Eduardo, conte-nos por gentileza a história das MINERADORAS no Brasil.
Se fosse nordestino de algum lugar como a Bahia, ele estufava o peito e fala “ VAMOS FALAR DE CARLOS GOMES, BAIANO”, agora como ele é de Campinas melhor não falar para não criar mais orgulho nos paulistas, já tem motivos demais.
Boa cara, vc é diferenciado... Isso faz sua didática mais foda ainda parabéns