Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre algum item ou procedimento mostrado no vídeo, é só deixar aqui nos comentários que nós responderemos rapidinho, blz... Deixe também a sua sugestão para os nossos próximos vídeos!!!
Convertedor/Neutralizador de ferrugem são indicados para alambrados e gradis; as armaduras precisam de meio alcalino (proporcionado pelo concreto); erro frequente, produtos ácidos causam despassivação e consequente corrosão das armaduras; os produtores de Ferrox e de Armatec OX7 (Vedacit) não os recomendam esse uso: para corrosão de armaduras, existe o Protetor de Armaduras/inibidor de corrosão, diversas marcas, quartzolit, mc-bauchemie, Sika Armatec 108.
2 года назад+4
@@condominioraquelmendoncafe3039, Olá!! Como eu explico em todos os vídeos, se for fazer algo parecido com o que eu mostro nos vídeos, deve-se fazer todo o processo e não apenas uma parte, pois isso não trará o resultado proposto, a utilização do Neutralizador é para a limpeza, tanto que após a secagem deve ser feita uma nova escovação e depois aplicar o Primer para, ai sim proteger as armaduras. Em momento nenhum, em vídeo nenhum eu digo que se deve aplicar o neutralizar e realizar a recuperação.
@@condominioraquelmendoncafe3039 quais produtos devem aplicar antes desses que vc mencionou? Deve aplicar o armatec zn tbm? Qual a ordem? Não encontro argamassa estrutural em deposito nenhum, qual argamassa posso aplicar no lugar dessa estrutural?
Caramba meu irmão, esse vídeo era exatamente o que eu precisava ver. Estou com esse problema, e vc me mostrou a solução. Obrigado e que Deus abençoe a tua vida.
16 дней назад
Olá Geraldo! Que bom qua pudemos ajudar!!! Nos ajude também se Inscrevendo no Canal! TMJ!!!
Parabéns amigo pela simplicidade e profissionalismo, abordou o problema de forma sucinta... Acredito sempre em trabalhos eficientes, e o seu está de parabéns... Grande abraço e sucesso sempre.
parabens pelo trabalho e pela explicação! sou engenheiro civil já graduado a algum tempo e fiz pós na mackenzie em excelencia construtiva e patologias e trocaria com certeza várias aulas que tive na minha pós pelos minutos deste video. Amo esta área. se fossem de sp mandaria meu curriculo pra aprender mais. Abs
2 года назад+1
Obrigado Nailton!!! Esse apoio é sempre muito bem vindo!!! TMJ
Acabei de fazer! Tô na fase da argamassa por cima, a parte que tentei sem a espuma expansiva não deu certo.nao suportou o peso...explicação perfeita...mas vou dizer da trabalho...acabei com minhas unhas
Месяц назад
Kkkk é verdade, não é tão fácil como parece... mas siga que vai dar tudo certo... TMJ!!!
Eu fico feliz, q eu por se mulher e n exercer na area da construção, sem querer acertei na forma da execução da reparação aqui da laje q estava deste mesmo jeito mostrado. A unica diferença e q em vez de depois de todo o processo feito eu n reboquei, e sim coloquei placas de isopor e as telas entre elas, e ficou top❤
Muito bom, muito mesmo. Exatamente o que preciso fazer. Porem 2 vigas arriaram 2 centimentos. Mas a parte de cima (piso exposto) nao tem rachaduras ou afundamento. parabens
9 месяцев назад+1
Olá Marcelo!! Que bom que gostou! Nesse caso você pode utilizar escoras metálicas para diminuir essa flambagem (de 2 cm) forçando as vigotas para cima e fazer o tratamento, só remova as escoras depois da cura (pelo menos 15 dias), mesmo que não saia essa diferença toda vai diminuir bastante.
Muito bom!!! Estou com uma obra que tem esse mesmo problema,obrigado por dar um curso gratuito,confesso que estava sem saber como iria preencher os locais onde os tijolos se soltaram.
Boa noite, aqui em Recife teve fortes chuvas...e no fim da lage da minha varanda, uma única vigota, ficou aparecendo desgastes como estufamento e trincas e notei que tinha uma parte de aço com ferrugem já correndo o aço, como os deste vídeo só que bem menor as proporções , tava vendo que iria dá muito trabalho colocar o graut , já que teria que fazer forma e perfurar por cima , Vou seguir esse precedimento. Obg. Ajudou muito.
2 года назад
Legal!!! Que bom... é sempre muito gratificante saber que estamos podendo ajudar as pessoas mesmo que a distância.
Deveria ser obrigatorio as longarinas ja sairem com proteçao quimica nas ferragens . Pois apesar de o proprietario ter o dever de cobrir a laje, se ela cai, morre pessoas.
2 года назад
Olá Ricardo!!! É verdade, mas a questão que pesa aí é o custo disso...
Que aula show professor.Fiquei com uma duvida que seria : - E possivel trocar o reboco final areia e cimento pela argamassa Ac3
10 месяцев назад+1
Olá!!! Primeiro não sei qual seria a vantagem disso... cimenticola é feito para "colar" um determinado material em outro ou servir de ponte de aderência, então usar argamassa para fazer reboco não faz sentido, fora isso, fazer o acabamento vai com certeza ser muito mais difício.
Bom dia acabei de assistir seu vídeo tenho um problema desse jeito na minha laje penso em troca toda minha.laje pois não conheço ninguém que faça esse tipo de trabalho que vc mostra do seu trabalho moro no Rio de Janeiro
2 года назад
Olá Euzi!!! Infelizmente escuto muito isso, que aí no Rio de Janeiro é difícil de encontrar empresas especializadas.
Em pre moldade de isopor vc acha que seria melhor por vigotas novas na área dos isopor? Ao invés de por so ferro sobre outro que ja esta muito corroidos?
Parabéns excelente explicação,tenho uma laje de 28 metros quadrados está assim o um mestre de obra disse que tenho que derrubar, pois se consertar , não vai suporta peso de outro pavimento em cima, favor me ajude
2 года назад
Olá!!! É muito complicado dar uma opinião sem conhecer o problema, entre na nossa página do Facebook, nos envie algumas fotos e eu vejo se consigo de alguma forma te ajudar, blz?
Parabéns pelo canal e pela explicação bem clara. Eu moro em apto, na laje do quarto está com alguns pontos das vigotas estourados, devido a infiltração na fachada. Minha dúvida é se eu posso usar compound após o tratamento dos ferros, e depois colocar a argamassa estrutural, para garantir maior durabilidade. Outra dúvida é se precisar substituir algum ferro, como deve ser feito? Parabéns mais uma vez e obrigado pela ajuda.
Год назад+1
Olá Darlan!!! Sinceramente não vejo necessidade alguma na utilização do compound... E sobre a substituição de parte das armaduras, assista o vídeo Tirando Dúvidas #1 aqui do Canal que eu explico e mostro em detalhes. Valeu pelo apoio e pelo elogio!!! TMJ!!!
Ótimo vídeo e explicações bem técnicas, só fiquei com algumas duvidas senhor Nelson, as barras adicionas de 6 mm das vigotas não foram fixadas até o encontra com as vigas ou somente fixadas nas barras de apoiou? por exemplo se as barras antigas tivessem totalmente oxidadas (problema que está acontecendo comigo em uma obra de recuperação) teria que ser fixado essas barras até o encontro das vigas, exato?. Com relação a impermeabilização da laje (creio que foi oq causou o problema ai), foi utilizado qual impermeabilizante? O parabenizo pelo conteúdo! att,
10 месяцев назад+2
Olá Halisson!!! Nesse caso as barras foram colocadas como complemento, então foram fixadas nas barras antigas que foram tratadas, agora em casos como você diz em que as barras já estejam rompidas e/ou não existam mais é necessário a ancoragem em alguma viga ou pilar. Quanto a impermeabilização nesse caso não fomos nós que fizemos, mas sei que foi feita com manta asfáltica e depois feita a massa de regularização e colocado o piso. Obrigado pelos elogios e não se esqueça de se Inscrever no Canal!!!
Também fiquei com essa dúvida. Parece que apenas aumenta a carga se a barra não foi engastada nas extremidades como no seu caso! Obrigado pelo vídeo, se possível complementar a resposta agradeço. Boa sorte!
Excelente trabalho! Parabéns. Tenho uma dúvida, o que fazer qd a vigota é atingida e cortado as armaduras ela enfraquece. E caso houvesse fissuras na vigota o que seria feito.
2 года назад+1
Olá Terezinha!!! Quando as vigotas são atingidas pela umidade inicia-se o processo da ferrugem, o processo de deterioração se inicial pelo surgimento de fissuras, que depois viram trincas... na sequência o concreto de desagrega (se solta da ferragem), cai e deixa as armaduras expostas, aumentando a corrosão até o ponto de elas se romperem (ou sumirem em casos mais extremos)... e isso pode levar ao colapso da estrutura (no caso laje), a forma de recuperar essas vigotas é exatamente essa que eu mostro no vídeo.
@ ok.mas minha pergunta não é essa. Deu pra aprender com vídeo. Eu me refiro da ferragens ser cortada por exemplo tipo( partir a vigota ser cortada mesmo)
2 года назад+1
@@terezinhabritto9418, se a ferragem romper ou se perder mais de 30% da seção e for removida, é colocada uma nova barra com um transpasse de 15cm de cada lado, pode ser soldada ou amarrada com aço.
Muito bom serviço, minha lage tá assim também, só que esta na viga toda, tou com pouco dinheiro tenho os materiais em casa , sou pedreiro estou pensando em fazer esse serviço com argamassa c3 . Me dá uma luz aí lembrando estou no tempo de chuva e preocupado com essa lage de minha casa
Prezado boa tarde Ha pouco,um amigo me encaminhou este seu video.Estou com esse problema na garagem embora a superficie seja relativamente pequena,se comparado com o serviço apresentado na filmagem.Vc teria um telefone de contato?A Metrople está sediado onde?No aguardo.Obrigado
10 месяцев назад
Olá nós estamos sediados em Praia Grande-SP, pode entrar em contato pelo WhatsApp (13) 99741-7374
Parabéns Nelson!!!! Excelente a exposição técnica sobre o assunto. Estou com o mesmo problema , só que em menor proporção. Falo do RJ, teria indicação para fazer esse tipo de serviço? muito bom o vídeo!!
2 месяца назад
Olá Antonio! Obrigado pelo elogio, mas infelizmente não conheço ninguém aí no RJ que faça esse serviço para te indicar... Vou ficar te devendo essa ;-)
Parabéns pela aula e pelo canal. Tenho uma laje para resolver um problema semelhante a este. Essa laje mede 3x4mt e foi feita em 1970 e foi feita toda em concreto armado sobre armação de aço, sem vigotas ou tijolo de laja. Hoje em dia ela está com um problema de vazamento severo de água e gostaria de saber se existe a possibilidade de ser feito esse mesmo procedimento ou o ideal seria derruba-la e construir outra? Obrigado e sucesso.
Год назад
Olá Jociel! Obrigado pelos elogios. Quanto a sua dúvida, se a laje é maciça o procedimento é diferente, temos vídeos aqui no Canal que mostram esse processo. Se é viável ou não vai depender de outros fatores, como se existem trincas na estrutura, se a laje esta "flambada", etc... Mas se ela estiver em condições vale a pena recuperar, eu só recomendaria a demolição se fosse realmente diagnosticada a chance de um colapso.
Olá! Mestre, parabéns pela qualidade no serviço... Uma dúvida... na solução empregada de prender a nova ferragem a existente, percebi que a nova não ficou de ponta a ponta, dando a sensação de que o ferro ficou somente em parte das barras e considerando o vão grande, isso não deixa a estrutura mais "frágil"?
2 года назад+1
Oi Marcelo!!! Não... Veja bem, a complementação que nós fizemos foram nas partes que tiveram perda de seção do aço, portanto a parte que não recebeu o reforço estava boa... É a mesma situação de quando substituímos trechos das barras... nós não trocamos a barra toda... apenas onde é necessário, blz?
Olá Nelson! Excelente serviço! Tenho uma dúvida: No lugar do vergalhão fino utilizado em vigotas, eu poderia utilizar barras um pouco mais grossas?
2 года назад+2
Olá Senna!!! Eu não acho necessário, mas não há nada que impeça isso, só tem que tomar cuidado com o recobrimento depois, se o reboco da laje já for muito fino você pode ter problemas...
Olá, neste mesmo caso precisaria fazer escoramento, havendo outro pavimento acima? Obrigada pelo vídeo.
2 года назад+2
Olá Silvana!!! Com uma carga maior é provável que o escoramento fosse necessário, a questão é se teria como fazer esse escoramento de forma a não impedir a execução do reforço.
Gostei. O meu teto está assim, 1 metro quadrado. E a nervura que sustenta os blocos, os ferros só tá o ferrugem. Eu posso passar dois vergalhões de ferro por baixo da nervura?? E preencher com a argamassa reparo estrutural??
Год назад
Olá Clemilton! Pode sim, o processo é esse mesmo! TMJ!!!
Oi Nelson, muito obrigado por mais esse video muito esclarecedor. A minha duvida com relação a esse vídeo é sobre as barras de reforço colocadas nas vigotas. Não há necessidade de uma ancoragem nas extremidades? É suficiente amarrá-las nas barras existentes? E como fica a aplicação do reparo estrutural entre as barras novas e o concreto das vigotas? Não há necessidade de preencher o espaço entre eles?
2 года назад
Olá André!!! A ancoragem só se faz necessária justamente quando não se tem como amarra-las nas barras originais. O preenchimento entre as barra é sim necessário, tanto que no vídeo eu ressalto isso, primeiro é feito esse preenchimento, depois o recobrimento com a Argamassa de Recuperação e só depois é feito o novo reboco.
Esses dias me aconteceu isso aí i reboco da lage caiu quase tudo e agora ta assim mesmo igual a essa, chamei um pedreiro e ele disse que tem que derrubar e fazer tudo denovo, mas agora vendo esse vídeo; vejo que da pra recuperar sem derrubar, vc tem alguma indicação pra me da? De profissionais aqui em São Paulo? Moro em carapicuiba. Obrigado
Olá Nelson !! Dessa vez vc nao usou aqueles produtos da Armatec?! OX7 para retirar o ferrugem e o ZN para proteção, antes da argamassa estrutural ? Teria um motivo em especial?!.Nelson, e qdo a ferragem está bem na face da laje, já pode usar a argamassa estrutural dando o acabamento como reboco entes da pintura?! Desde já, obrigado
2 года назад+1
Olá Ronaldo!!! Sim, aplicamos o Neutralizador de ferrugem, escovamos e depois aplicamos um Primer anti-corrosivo mas dessa vez em vez do Armatec ZN nós utilizamos o Alkydprimer, a escolha foi apenas uma questão de que sempre estamos buscando novos produtos e produtos melhores... Quanto a questão de fazer acabamento com a própria argamassa de recuperação, não há nada que impeça.
Primeiramente agradeço pelo belíssimo trabalho apresentado em seu vídeo. Tenho duas perguntas se possível for respondê-las. Como foi feito o teste a percussão na laje que fora mencionado no vídeo? Foi manual, com algum equipamento, uma marreta...? Vc teria alguma recomendação a fazer, qndo este mesmo processo que vc fez, precisa ser feito numa laje beiral, ou seja, num balanço?
2 года назад+1
Olá Wesley!!! Obrigado pelo elogio. O teste de percussão nós preferimos fazer com um pedaço de madeira, pode ser com o próprio cabo da marreta, quanto a execução desse processo em uma laje em balanço não muda nada, mas deve ser feito em etapas e caso seja constatado algum ponto crítico então deve-se fazer o escoramento do beiral para aliviar a tensão das armaduras evitando o surgimento de trincas e um esforço desnecessário da ancoragem.
Boa noite Dotor muito bom trabalho me tira uma dúvida eu tô fazendo um serviço parecido mas e num pilar o rapaz me mandou cobrir os ferros com a quela cola que cola ferro e o correto por que eu assisti seu vídeo e não precisou
2 года назад+1
Ola Alexinaldo!!! É sempre bom saber que conseguimos ajudar...
Boa tarde querido Metropole Soluções Técnicas. Vi falar por outros 02 engenheiros que é ERRADO usar Ferrox por ter Base Zinco, peço sua opinião sobre isso querido. Muito obrigado!!!!!!!😊😊😊
Месяц назад+1
Olá! Vai me desculpar... Mas esses Engenheiros não sabem oque estão falando... FERROX é um líquido a base de ácido fosfórico, para fosfatização a frio de metais ferrosos. O tratamento com FERROX transforma quimicamente tanto o metal quanto os óxidos nele existentes, deixando a superfície inerte do ponto de vista da corrosão, e tornando-a apta a receber qualquer tratamento anticorrosivo. O primer que são aplicados depois sim, é que são a base de Zinco, que são utilizados para evitar fuutras corrosões.
Olá vc poderia dá mais opções de produtos q pode ser usados q dependendo da cidade no tem o mesmo que vc falou...
2 года назад+2
Olá!!! Eu procuro sempre utilizar o nome técnico do produto, mas muita gente pede o nome comercial então eu uso os dois... Se notar eu costumo dizer por exemplo "Aplique o NEUTRALIZADOR DE FERRUGEM, nessa obra eu utilizei o Armatec OX7..." então na hora de procurar, procure por Neutralizador de Ferrugem, blz?
@ mas vários vídeos falam para usar armatec zn que seria próprio para estruturas. O 0x7 é para estruturas tbm? Parece que é só para portão
Год назад
@@eumesmafaco, não, são produtos completamente diferentes... O Armatec OX7 é um Neutralizador de ferrugem, já o Armatec ZN é um primer anticorrosivo. Um serve pra remover a ferrugem e o outro é para que a ferrugem não volte.
Minha laje foi batida com muita chuva e foi perdido muito cimento posso colocar um concreto fino por cima ? Junto com esteira?
2 года назад
Olá Cristina!!! Poderia sim, mas é bom tomar cuidado com o sobre peso, acredito que seria melhor a aplicação de um impermeabilizante de base cimentícia...
Olá Boa noite, vi seu vídeo e parabenizo pelo excelente serviço feito, meus parabéns. Eu tenho uma dúvida que é a seguinte: _ Tenho uma laje que andamos nela e embaixo é a garagem do carro, eu sabia que quando meu pai construiu a laje ela não aguenta muito peso. Porém, acabei colocando um vaso (25 litros) de uma frutífera encostado na parede da divisa do vizinho, mas no meio da laje, deixei uns dois dias, foi o suficiente para aparecer dois azulejos trincados (no piso|), próximo ao vaso; Logicamente eu tirei o vaso, mas preciso saber se isso pode afetar o restante da laje? E tem como reforçar essa laje para que aguente peso? Obrigado e deixei o meu 👍
11 месяцев назад
Olá Marcelo, se você ja eliminou o peso do centro da laje, não tem motivo para afetar mais a laje. Quanto a reforçar, tem sim como fazer... você pode instalar vigas (metálicas) abaixo da laje por exemplo.
Parabéns. Adorei o seu vídeo. Recentemente teve um pequeno incêndio na casa da minha avó. O quarto onde o incêndio surgiu estourou o reboco e deixou algo muito parecido com o que você mostrou no vídeo. Mas como é um quarto pequeno de 9m² e a área que ficou afetada é de mais ou menos uns 2m² eu estava pensando encher apenas com massa. Tenho mais ou menos 8cm por 2m² para encher. Acha que era preciso colocar o isopor para ficar mais leve? Por cima do quarto é um hall do andar de cima sem ter nenhum tipo de peso excessivo. Grato pelo vídeo e pelas dicas Cumprimentos
Год назад+1
Olá Jean! Seria bom o uso do isopor, 8 cm de massa é muita coisa... Sem contar que você vai ter que fazer isso em camadas, se tentar encher de uma vez o peso com certeza vai descolar essa massa, mas por ser uma área pequena eu não vejo problema. Obrigado pelo apoio!!!
Amigo, uma dúvida se no caso eu queira substituir a argamassa por gesso posso proceder? Desde já lhe agradeço pelo apoio.
Год назад+2
Olá Washington!!! Não, de forma alguma, isso porque durante a secagem o gesso, assim como a cal, libera água e isso levaria a uma nova oxidação das armaduras, é por isso que nós sempre alertamos para que qualquer reparo onde haja aço a massa não pode conter cal.
Seria interessante antes da aplicação da argamassa para reforça estrutural realizar uma demão de cola compound?
2 года назад+1
Olá Victor, o Compoud é utilizado pra colar materiais de diversos tipos, como por exemplo se quiser fixar um barra de aço no concreto... acredito que você esteja pensando na utilização de uma ponte de aderência, que em certas situações é necessária, mas não seria feita com esse material, blz...
Se vc aplicar protetor de armaduras/inibidor de corrosão em 2 demãos e aplicar o Reparo estrutural "fresco no fresco" não precisaria, mas se esperar o tempo recomendado, o primer vai estar seco, sendo recomendado adesivo estruturante, Compound Vedacit Epóxi, ou outra marca, para aderência entre concretos novo e velho. Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco.
2 года назад
@@condominioraquelmendoncafe3039, Perfeita a sua resposta para reparos feitos com grouth (reparos maiores e mais profundos), para reparos com Argamassa polimérica (reparos menores e mais rasos) não é necessário a aplicação da ponte de aderência pois a Argamassa Polimérica tem excelente aderência, basta o local estar saturado.
A recuperação é definitiva? Ou só por um tempo? Mas gostei muito obg
Год назад+1
Olá Isaac!!! Em construção civil NADA pode ser chamado de "definitivo" toda obra assim como todo material sofre deterioração e a sua vida útil vai depender muito da manutenção. A grande diferença é o tempo que um reparo bem feito e com materiais adequados que vai ser muito superior aos normalmente são feitos rotineiramente.
Boa tarde. E para pequenos reparos, podemos aplicar argamassa normal? Eu fiz um pequeno reparo. Retirei toda parte solta, lixei o Ferro da nervuras. Vi que não havia perdido seção, apliquei o armatec, aguardei o tempo recomendado, apliquei uma tinta naval e fechei com argamassa normal. Não comprei o reparo estrutural, porque iria sobrar quase tudo.
Год назад
Olá José!!! Não tem problema, nesse caso o ideal seria recobrir com uma massa de areia e cimento, sem cal ou massa pronta... O uso da argamassa polimérica é o correto em casos comerciais, ou seja, como no nosso que damos garantia.
Pq eu procurei na minha cidade reparado estrutural e não encontrei
2 года назад+1
Olá Edson!!! Não se pode substituir concreto por massa de areia e cimento, pois é muito mais fraca, a consequência disso seria o ressurgimento do problema em muito menos tempo.
@ o que pode ser usado? Ac3 com Bianco serve? Pq na minha cidade tbm não encontra essa argamassa estrutural
Год назад
@@eumesmafaco, Infelizmente não, como eu expliquei acima, não se pode substituir o concreto por qualquer que seja a massa que tenha uma resistência menor que a do concreto que foi removido. Procure em grandes redes de lojas de construção pela Argamassa para reparo estrutural da Quartzolit.
Eu fiquei na dúvida na hora que disse que passou ac1 e depois argamassa de recuperação estrutural, achei que era pra passar a argamassa e depois cobrir com o reboco
Месяц назад+1
Olá Cris! Vamos lá... uma coisa de cada vez, depois de tratar as armaduras, primeiro se recompoe o concreto removido das vigotas com a Argamassa de Recuperação Estrutural, depois se aplica o Cimentcola ACI para criar a ponte de aderência e pra finalizar se faz o reboco (com argamassa sem cal).
Estou perguntando pois estamos com o mesmo problema só que a laje está sem quase todos os tijolos e tem um andar na parte de cima,que seria a cozinha . Não estamos sabendo o que fazer a laje ficou somente com as vigas que também está bem danificada. Um grande problema.
2 года назад+1
@@ricardorenata2392, entendi... realmente é um problema, eu aconselho que busque um profissional o mais rápido possível, pois esse tipo de problema é exponencial, ou seja, demora a aparecer, mas quando surge se agrava de uma forma muito rápida.
Eu estou com um problema semelhante a esse, mas a proporção e muito maior,gostaria de saber se vcs fasem orcamento ???
7 месяцев назад
Olá Irailde!!! Depende do local e o tamanho da obra, é mais fácil você me passar umas fotos do problema pelo WhatsApp (13) 99741-7374 e continuamos a conversa por lá, blz.
Nossa , minha laje está assim pra mais, o pedreiro quer fazer uma outra laje em cima com rede de ferro, e correto?
7 месяцев назад
@@rosanacirqueira728, Olá Rosa... é complicado dar uma opinião sem conhecer melhor o problema, mas mesmo sem ver eu não aconselharia fazer isso por causa do sobrepeso que pode piorar a situação, se é pra fazer outra laje, então é melhor demolir a antiga e fazer a nova. Não esquece de se Inscrever no Canal!!!
Olá. Amigo. Parabéns pelos vídeos. Minha laje é de concreto armado e está com um pedaço do concreto descolando do ferro bem no meio da laje de aproximadamente 1.5m². Nesse caso o reparo pode ser feito com massa estrutural polimérica ou devo graudear? Fico muito agradecido se vc poder responder. Ah, como tinha ferro já podre fiz a retirada dos mesmos e fiz novo reforço com ferro novo onde antes havia os podres aproveitando a estrutura do ferro antigo que ainda dava para aproveitar. Obrigado mais uma vez. Deus abençoe vc e sua família sempre. Outra dúvida: Ao invés do arame retorcido para a emenda do aço, fiz foi soldar. Tem algum problema?
2 года назад+1
Olá Pedro!!! Sim, em casos de reparos em lajes o melhor é a utilização da Argamassa para Recuperação Estrutural, para o uso do grouth é preciso fazer forma e em lajes isso fica muito complicado... E na substituição de parte das armaduras sim, pode ser amarrada ou soldada.
Boa noite meu amigo tudo gostaria de uma sugestão o reboco da minha casa caiu oque fazer
Год назад
Olá Anderson!!! Sem ver o que está acontecendo fica mais difícil... Acesse nossa página no Facebook e me passe umas fotos do problema que eu tento te ajudar, ok?
Olá, tudo bem? É necessário ancorar a nova ferragem?
Год назад+1
Olá!!! Não necessariamente, basta fixar a nova barra nas antigas com um transpasse de 15 cm, mas as vezes não existe mais as barras antigas ou em chegada de vigas onde isso não é possível, nesses casos a ancorarem química é necessária.
Qual profissional devo contratar para avaliar e fazer esse serviço com qualidade?
Год назад
Olá Ivonete! Primeiro consultar um Engenheiro Civil para fazer uma avaliação e ver se esse é o procedimento adequado para o seu caso, caso ele confirme que essa é a melhor opção, então você precisa contratar um pedreiro com esperiência em recuperação estrutural (essa é a parte mais difícil)...
Como foi amarrada as novas barras? Elas foram presas nas correntes?
Год назад+2
Olá Sheila!!! Pode ser feita a amarração com arame recozido ou soldada, sempre que possível obedecendo o transpasse de 15cm, sempre que tem espaço eu prefiro deixar as barras originais como reforço, quando não dá... removemos as originais (deixando os 15cm de cada lado para a fixação).
vi que existe um produto que chama chumbador mecanico (aplicado com pistola) e outro que cola ferro e concreto (dois potes juntos de 500gramas da vedacit)
vi um produto que chama chumbador mecanico (pequeno para usar ocm aplicador) nao seria uma forma de colcar ferro com ferro (para nao prender com arame?) e o produto cola ferro (2 embalagens de 500gr) da vedacit? na seria util para colcar os ferros novos com os antigos?
Год назад+1
Olá Elyana!!! Esse produto é o Compound que eu falo no vídeo... é que cada fabricante coloca um nome "comercial". Eu sempre uso para fixar o aço no concreto, nunca tentei aço com aço, mas se o fabricante garante... pode ser uma opção, eu ainda prefiro soldar ou amarrar de acordo com o caso.
Sinceramente amigo, essas pedaços de ferro ( barras) não altera em nada a estrutura das vigotas. Essas vigotas para serem reforçadas precisaria perfurar as vigas e essas barras serem fixadas com cola química e depois preencher as vigotas com Graute ( fazer furos por cima da laje inserir o Graute fluído). O tratamento os ferros com convertedor de ferrugem foi correto. Como foram poucos pontos de corrosão, e para preencher os espaços dos blocos cerâmicos, usaria somente isopor(pois o isopor tem somente a função de prenchimento). Parabéns por nos trazer alternativas inovadoras. Forte abraço e sucesso!
Год назад
Olá Almeida! Desculpe mas você está enganado, essas barras é que são responsáveis pela resistência das vigotas e por não deixar que a laje se deforme (flambagem) e por consequência venham a colapso. O procedimento que você sugere é realizado em casos de vigas estruturais de concreto armado, não em vigotas de lajes pré-moldadas... E quanto a utilização de grouth só seria viável com a utilização de formas e como vimos no vídeo isso não seria possível, é por isso que utilizamos a Argamassa de Recuperação Estrutural para recompor o concreto das vigotas. E a espuma expansiva foi utilizada justamente para fixar o isopor, se fosse possível manter o isopor preso na laje a espuma expansiva poderia ser dispensada.
@@andrelima07 assim estaria devolvendo a segurança das vigotas. Como comentei, abriria furos por cima da laje e preenchia com Graute envolvendo a ferragem das vigotas. Realizei este serviço na minha laje e as vigotas ficaram perfeitas, o detalhe é fazer a caixaria bem feita. O canal pulo do gato tem um vídeo justamente sobre essa recuperação de vigotas. Mas respeito o trabalho do vídeo, porém não concordo.
@ como segurança? Se elas não estão apoiadas ou fixadas nas vigas de sustentação das vigotas? Sinceramente amigo respeito seu trabalho, mas não concordo. O trabalho realmente para devolver a segurança dessa laje, seria essa ferragem serem fixadas com cola química nas vigas e perfurar as vigotas e introduzir o Graute por cima, refazendo a estrutura dessas vigotas. Realizei esse serviço na minha laje e ficaram perfeitas.
Год назад
@@andrelima07, Olá André! Quanto a fixação das barras de reforço, desde que respeitada a transposição mínima de 15 cm como pede a Norma da ABNT a sua fixação não influi em nada, pode ser amarrada (como em 99% das construções), pode ser usada a cola química ou soldada.
Estou com a minha obra parada pois um parte é uma laje que está a muitos anos com problemas de infiltração ela está com as ferragens muito ruins e expostas eu estou com medo de essa laje cair. Como posso te mandar os vídeos pra que você pudesse me dar sua opinião
Год назад
Olá Carla! Envie as fotos e vídeos pela nossa página do Facebook, fica mais fácil eu te responder por lá, blz?
tenho um problema na laje de casa, uma ponta, inicio da laje que sofreu vazamento de uma calha, isso já fazem 25 anos e agora está surgindo uma rachadura na laje, não é pré-laje. Alguma dica para conseguir um profissional para fazer o serviço. Rio Grande-RS.
2 года назад
Olá Nelson!!! Infelizmente não conheço ninguém da sua região...
comprei as longarinas e elas estão em cima das paredes faz 4 anos, elas ainda servem?
Год назад
Olá Ricardo! Se não estiverem empenadas, servem sim, se for necessário faça a recuperação como eu mostro no vídeo antes de colocar no local, fica mais fácil.
Bom dia amigo! algumas vigotas de minha laje teve mais ou menos 80% de perda de concreto. e perca de boa parte também da ferragem. pode ser feito esse mesmo reparo?
Год назад
Olá Jonathas! Com um perda tão grande assim, seria melhor substituir as armaduras, fazer uma forma por baixo e aplicar grouth por furos feitos na parte de cima dessa laje.
Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre algum item ou procedimento mostrado no vídeo, é só deixar aqui nos comentários que nós responderemos rapidinho, blz... Deixe também a sua sugestão para os nossos próximos vídeos!!!
Convertedor/Neutralizador de ferrugem são indicados para alambrados e gradis; as armaduras precisam de meio alcalino (proporcionado pelo concreto); erro frequente, produtos ácidos causam despassivação e consequente corrosão das armaduras; os produtores de Ferrox e de Armatec OX7 (Vedacit) não os recomendam esse uso: para corrosão de armaduras, existe o Protetor de Armaduras/inibidor de corrosão, diversas marcas, quartzolit, mc-bauchemie, Sika Armatec 108.
@@condominioraquelmendoncafe3039, Olá!! Como eu explico em todos os vídeos, se for fazer algo parecido com o que eu mostro nos vídeos, deve-se fazer todo o processo e não apenas uma parte, pois isso não trará o resultado proposto, a utilização do Neutralizador é para a limpeza, tanto que após a secagem deve ser feita uma nova escovação e depois aplicar o Primer para, ai sim proteger as armaduras. Em momento nenhum, em vídeo nenhum eu digo que se deve aplicar o neutralizar e realizar a recuperação.
@@condominioraquelmendoncafe3039 quais produtos devem aplicar antes desses que vc mencionou? Deve aplicar o armatec zn tbm? Qual a ordem? Não encontro argamassa estrutural em deposito nenhum, qual argamassa posso aplicar no lugar dessa estrutural?
Gostaria de fazer um orçamento com vocês.
@@IvanildadoNascimentoTrindadeTr , nós atendemos a toda a Baixada Santista e parte de São Paulo, pode entrar em contato pelo WhatsApp (13) 99741-7374
Caramba meu irmão, esse vídeo era exatamente o que eu precisava ver. Estou com esse problema, e vc me mostrou a solução. Obrigado e que Deus abençoe a tua vida.
Olá Geraldo! Que bom qua pudemos ajudar!!! Nos ajude também se Inscrevendo no Canal! TMJ!!!
Valeu demais a dica estou no sufoco aqui na lage amigo
Quem bom... é sempre legal saber que estamos ajudando...
Parabéns bem estudado por cada situação
Olá Claudivan! Que bom que gostou!!! TMJ!
Parabéns amigo pela simplicidade e profissionalismo, abordou o problema de forma sucinta... Acredito sempre em trabalhos eficientes, e o seu está de parabéns... Grande abraço e sucesso sempre.
Obrigado Junior!!! Todo apoio é bem vindo!!!
parabens pelo trabalho e pela explicação! sou engenheiro civil já graduado a algum tempo e fiz pós na mackenzie em excelencia construtiva e patologias e trocaria com certeza várias aulas que tive na minha pós pelos minutos deste video. Amo esta área. se fossem de sp mandaria meu curriculo pra aprender mais. Abs
Obrigado Nailton!!! Esse apoio é sempre muito bem vindo!!! TMJ
Acabei de fazer! Tô na fase da argamassa por cima, a parte que tentei sem a espuma expansiva não deu certo.nao suportou o peso...explicação perfeita...mas vou dizer da trabalho...acabei com minhas unhas
Kkkk é verdade, não é tão fácil como parece... mas siga que vai dar tudo certo... TMJ!!!
Já deu certo finalizei e estar perfeita ! A explicação foi ótima. Obrigada
@@priscilabispo4716 👍👍
Parabéns, o vídeo está bem feito e o áudio está ótimo e sua explicação está perfeita !! Continue produzindo boas informações.
Obrigado pelo elogio
O brigado, salvou a minha cozinha.👏👏👏😊
Olá Person!!! Que bom saber que ajudamos, isso é muito legal!
Eu fico feliz, q eu por se mulher e n exercer na area da construção, sem querer acertei na forma da execução da reparação aqui da laje q estava deste mesmo jeito mostrado. A unica diferença e q em vez de depois de todo o processo feito eu n reboquei, e sim coloquei placas de isopor e as telas entre elas, e ficou top❤
Parabéns Alessandra!!!
Muito bom, muito mesmo.
Exatamente o que preciso fazer.
Porem 2 vigas arriaram 2 centimentos.
Mas a parte de cima (piso exposto) nao tem rachaduras ou afundamento.
parabens
Olá Marcelo!! Que bom que gostou! Nesse caso você pode utilizar escoras metálicas para diminuir essa flambagem (de 2 cm) forçando as vigotas para cima e fazer o tratamento, só remova as escoras depois da cura (pelo menos 15 dias), mesmo que não saia essa diferença toda vai diminuir bastante.
Ótima explicação! Muito obrigado
Obrigado Acilton!!! Que bom que estão gostando do vídeo!!!
Show.
Sempre uma aula
Parabéns
Obrigado Marcio!!! Todo apoio ao Canal é sempre muito bem vindo!!! TMJ!!!
Show de bola mestre,estou com o mesmo problema é vou aplicar essa técnica que o senhor mostrou
Olá Sandro!!! Legal!!! Boa obra... e não esqueça de se Inscrever no Canal!!!
Perfeito!
Obrigado Priscila! Que bom que gostou 😉! TMJ!!!
Muito bom!!! Estou com uma obra que tem esse mesmo problema,obrigado por dar um curso gratuito,confesso que estava sem saber como iria preencher os locais onde os tijolos se soltaram.
Obrigado pelo apoio e pelo elogio!!! TMJ!!!
Muito boa a dica 👏👏👏👏👏👏 gostei
Obrigado pelo apoio Edu!!!
Minha laje esta assim to mt preocupada as condições sao poucas nao sei o fazer,esta partindo o coração
Oie vivi, eu estou buscando fazer a minha
Excelente aula. 👏🏻👏🏻
Valeu! TMJ!!!
Primeira qualidade. Parabéns.
Valeu Marconi!!! TMJ!!!
Muitíssimo obrigada. Vc não faz idéia do quanto me ajudou.
Que bom que ajudou
Ótimo vídeo obrigado
Obrigado Edineuza!!! TMJ!!!
Boa noite, aqui em Recife teve fortes chuvas...e no fim da lage da minha varanda, uma única vigota, ficou aparecendo desgastes como estufamento e trincas e notei que tinha uma parte de aço com ferrugem já correndo o aço, como os deste vídeo só que bem menor as proporções , tava vendo que iria dá muito trabalho colocar o graut , já que teria que fazer forma e perfurar por cima , Vou seguir esse precedimento. Obg. Ajudou muito.
Legal!!! Que bom... é sempre muito gratificante saber que estamos podendo ajudar as pessoas mesmo que a distância.
Gratidão pela aula!👏🙏
Obrigado pelo apoio Jackson!!! TMJ!!!
Vcs apresentaram uma solução interessante, com um custo não muito elevado! Muito bom
Olá Edson!!! Realmente é uma solução eficaz de de baixo custo.
Top! Parabéns pela excelencia
Obrigado Stephano!!! É sempre bom o apoio recebido de vocês!!! TMJ!!!
Muito bom o trabalho de vcs
Obrigado Marco!!! Valeu pelo apoio!!!
Muito bom, parabéns!
Obrigado Mary!!! O apoio de vocês é sempre muito importante!!!
Deus abençoe, bom dia ,Boa tarde ou Boa noite
Obrigado Sandro!!! Legal!!! A nós todos...
Vídeo muito útil - obrigadão
Obrigado Cidália!!! Todo apoio é sempre bem vindo!!!
Show de aula !
Obrigado pelo apoio!!!
Excelente!
Olá Eluane!!! Obrigado pelo apoio... e não esqueça de se Inscrever no Canal!!!
Muito bom 👍
Obrigado Fabio!!!
Excelente explicação.
Obrigado Pedro!!! Valeu pelo apoio!!!
Deveria ser obrigatorio as longarinas ja sairem com proteçao quimica nas ferragens . Pois apesar de o proprietario ter o dever de cobrir a laje, se ela cai, morre pessoas.
Olá Ricardo!!! É verdade, mas a questão que pesa aí é o custo disso...
@ vidas não tem preço.
Que aula show professor.Fiquei com uma duvida que seria :
- E possivel trocar o reboco final areia e cimento pela argamassa Ac3
Olá!!! Primeiro não sei qual seria a vantagem disso... cimenticola é feito para "colar" um determinado material em outro ou servir de ponte de aderência, então usar argamassa para fazer reboco não faz sentido, fora isso, fazer o acabamento vai com certeza ser muito mais difício.
Bom dia acabei de assistir seu vídeo tenho um problema desse jeito na minha laje penso em troca toda minha.laje pois não conheço ninguém que faça esse tipo de trabalho que vc mostra do seu trabalho moro no Rio de Janeiro
Olá Euzi!!! Infelizmente escuto muito isso, que aí no Rio de Janeiro é difícil de encontrar empresas especializadas.
Top Parabens
Obrigado pelo apoio!!!
Boa tarde
Nao estou encontrando o alkidprime para comprar.
Posso usar ferrox e armatec zn ?
Olá Uelton! Pode sim, até um tempo atrás eu só utilizava o Armatec ZN, é um ótimo produto.
muito bom o vídeo
Obrigado pelo apoio!!!
Em pre moldade de isopor vc acha que seria melhor por vigotas novas na área dos isopor? Ao invés de por so ferro sobre outro que ja esta muito corroidos?
Olá! O problema é como seria feita essa troca.
Valores de Materiais , mão de obra e tempo gasto. Ficou bom o acabamento vcs fazem.
Parabéns excelente explicação,tenho uma laje de 28 metros quadrados está assim o um mestre de obra disse que tenho que derrubar, pois se consertar , não vai suporta peso de outro pavimento em cima, favor me ajude
Olá!!! É muito complicado dar uma opinião sem conhecer o problema, entre na nossa página do Facebook, nos envie algumas fotos e eu vejo se consigo de alguma forma te ajudar, blz?
Parabéns pelo canal e pela explicação bem clara.
Eu moro em apto, na laje do quarto está com alguns pontos das vigotas estourados, devido a infiltração na fachada.
Minha dúvida é se eu posso usar compound após o tratamento dos ferros, e depois colocar a argamassa estrutural, para garantir maior durabilidade.
Outra dúvida é se precisar substituir algum ferro, como deve ser feito?
Parabéns mais uma vez e obrigado pela ajuda.
Olá Darlan!!! Sinceramente não vejo necessidade alguma na utilização do compound... E sobre a substituição de parte das armaduras, assista o vídeo Tirando Dúvidas #1 aqui do Canal que eu explico e mostro em detalhes. Valeu pelo apoio e pelo elogio!!! TMJ!!!
Ótimo vídeo e explicações bem técnicas, só fiquei com algumas duvidas senhor Nelson, as barras adicionas de 6 mm das vigotas não foram fixadas até o encontra com as vigas ou somente fixadas nas barras de apoiou? por exemplo se as barras antigas tivessem totalmente oxidadas (problema que está acontecendo comigo em uma obra de recuperação) teria que ser fixado essas barras até o encontro das vigas, exato?. Com relação a impermeabilização da laje (creio que foi oq causou o problema ai), foi utilizado qual impermeabilizante?
O parabenizo pelo conteúdo!
att,
Olá Halisson!!! Nesse caso as barras foram colocadas como complemento, então foram fixadas nas barras antigas que foram tratadas, agora em casos como você diz em que as barras já estejam rompidas e/ou não existam mais é necessário a ancoragem em alguma viga ou pilar. Quanto a impermeabilização nesse caso não fomos nós que fizemos, mas sei que foi feita com manta asfáltica e depois feita a massa de regularização e colocado o piso. Obrigado pelos elogios e não se esqueça de se Inscrever no Canal!!!
Também fiquei com essa dúvida. Parece que apenas aumenta a carga se a barra não foi engastada nas extremidades como no seu caso! Obrigado pelo vídeo, se possível complementar a resposta agradeço. Boa sorte!
Excelente trabalho! Parabéns. Tenho uma dúvida, o que fazer qd a vigota é atingida e cortado as armaduras ela enfraquece. E caso houvesse fissuras na vigota o que seria feito.
Olá Terezinha!!! Quando as vigotas são atingidas pela umidade inicia-se o processo da ferrugem, o processo de deterioração se inicial pelo surgimento de fissuras, que depois viram trincas... na sequência o concreto de desagrega (se solta da ferragem), cai e deixa as armaduras expostas, aumentando a corrosão até o ponto de elas se romperem (ou sumirem em casos mais extremos)... e isso pode levar ao colapso da estrutura (no caso laje), a forma de recuperar essas vigotas é exatamente essa que eu mostro no vídeo.
@ ok.mas minha pergunta não é essa. Deu pra aprender com vídeo. Eu me refiro da ferragens ser cortada por exemplo tipo( partir a vigota ser cortada mesmo)
@@terezinhabritto9418, se a ferragem romper ou se perder mais de 30% da seção e for removida, é colocada uma nova barra com um transpasse de 15cm de cada lado, pode ser soldada ou amarrada com aço.
Muito bom serviço, minha lage tá assim também, só que esta na viga toda, tou com pouco dinheiro tenho os materiais em casa , sou pedreiro estou pensando em fazer esse serviço com argamassa c3 . Me dá uma luz aí lembrando estou no tempo de chuva e preocupado com essa lage de minha casa
Prezado boa tarde Ha pouco,um amigo me encaminhou este seu video.Estou com esse problema na garagem embora a superficie seja relativamente pequena,se comparado com o serviço apresentado na filmagem.Vc teria um telefone de contato?A Metrople está sediado onde?No aguardo.Obrigado
Olá nós estamos sediados em Praia Grande-SP, pode entrar em contato pelo WhatsApp (13) 99741-7374
Puxa vida preciso fazer isso no teto da minha lavanderia,bem q vcs poderiam vir arrumar p mim. 🙏
Que bom que gostou...
Parabéns Nelson!!!! Excelente a exposição técnica sobre o assunto. Estou com o mesmo problema , só que em menor proporção. Falo do RJ, teria indicação para fazer esse tipo de serviço? muito bom o vídeo!!
Olá Antonio! Obrigado pelo elogio, mas infelizmente não conheço ninguém aí no RJ que faça esse serviço para te indicar... Vou ficar te devendo essa ;-)
Parabéns pela aula e pelo canal.
Tenho uma laje para resolver um problema semelhante a este. Essa laje mede 3x4mt e foi feita em 1970 e foi feita toda em concreto armado sobre armação de aço, sem vigotas ou tijolo de laja. Hoje em dia ela está com um problema de vazamento severo de água e gostaria de saber se existe a possibilidade de ser feito esse mesmo procedimento ou o ideal seria derruba-la e construir outra? Obrigado e sucesso.
Olá Jociel! Obrigado pelos elogios. Quanto a sua dúvida, se a laje é maciça o procedimento é diferente, temos vídeos aqui no Canal que mostram esse processo. Se é viável ou não vai depender de outros fatores, como se existem trincas na estrutura, se a laje esta "flambada", etc... Mas se ela estiver em condições vale a pena recuperar, eu só recomendaria a demolição se fosse realmente diagnosticada a chance de um colapso.
Olá! Mestre, parabéns pela qualidade no serviço...
Uma dúvida... na solução empregada de prender a nova ferragem a existente, percebi que a nova não ficou de ponta a ponta, dando a sensação de que o ferro ficou somente em parte das barras e considerando o vão grande, isso não deixa a estrutura mais "frágil"?
Oi Marcelo!!! Não... Veja bem, a complementação que nós fizemos foram nas partes que tiveram perda de seção do aço, portanto a parte que não recebeu o reforço estava boa... É a mesma situação de quando substituímos trechos das barras... nós não trocamos a barra toda... apenas onde é necessário, blz?
gostei muito !!
Obrigado!!! O apoio de vocês é sempre muito importante!!!
Muito bom ...qual a proporção da massa de areia e cimento???
Olá José! Massa simples 3:1
Obrigada pelo vídeo
Nós que agradecemos!
Olá Nelson! Excelente serviço! Tenho uma dúvida: No lugar do vergalhão fino utilizado em vigotas, eu poderia utilizar barras um pouco mais grossas?
Olá Senna!!! Eu não acho necessário, mas não há nada que impeça isso, só tem que tomar cuidado com o recobrimento depois, se o reboco da laje já for muito fino você pode ter problemas...
@ Muito obrigado pela orientação.
@@senna9197, TMJ!!!
Ola!! Vc é de São Paulo? Se não for, qual empresa vc me recomendaria aqui em São Paulo pra fazer um serviço parecido com esse ai ??
Olá, neste mesmo caso precisaria fazer escoramento, havendo outro pavimento acima? Obrigada pelo vídeo.
Olá Silvana!!! Com uma carga maior é provável que o escoramento fosse necessário, a questão é se teria como fazer esse escoramento de forma a não impedir a execução do reforço.
Gostei. O meu teto está assim, 1 metro quadrado. E a nervura que sustenta os blocos, os ferros só tá o ferrugem. Eu posso passar dois vergalhões de ferro por baixo da nervura?? E preencher com a argamassa reparo estrutural??
Olá Clemilton! Pode sim, o processo é esse mesmo! TMJ!!!
Perfeito! \o/
Valeu Diogens!!! Se Inscreva no Canal e assista a outros vídeos!!! TMJ
Oi Nelson, muito obrigado por mais esse video muito esclarecedor.
A minha duvida com relação a esse vídeo é sobre as barras de reforço colocadas nas vigotas. Não há necessidade de uma ancoragem nas extremidades? É suficiente amarrá-las nas barras existentes?
E como fica a aplicação do reparo estrutural entre as barras novas e o concreto das vigotas? Não há necessidade de preencher o espaço entre eles?
Olá André!!! A ancoragem só se faz necessária justamente quando não se tem como amarra-las nas barras originais. O preenchimento entre as barra é sim necessário, tanto que no vídeo eu ressalto isso, primeiro é feito esse preenchimento, depois o recobrimento com a Argamassa de Recuperação e só depois é feito o novo reboco.
Esses dias me aconteceu isso aí i reboco da lage caiu quase tudo e agora ta assim mesmo igual a essa, chamei um pedreiro e ele disse que tem que derrubar e fazer tudo denovo, mas agora vendo esse vídeo; vejo que da pra recuperar sem derrubar, vc tem alguma indicação pra me da? De profissionais aqui em São Paulo? Moro em carapicuiba. Obrigado
Olá Nelson !! Dessa vez vc nao usou aqueles produtos da Armatec?! OX7 para retirar o ferrugem e o ZN para proteção, antes da argamassa estrutural ? Teria um motivo em especial?!.Nelson, e qdo a ferragem está bem na face da laje, já pode usar a argamassa estrutural dando o acabamento como reboco entes da pintura?! Desde já, obrigado
Olá Ronaldo!!! Sim, aplicamos o Neutralizador de ferrugem, escovamos e depois aplicamos um Primer anti-corrosivo mas dessa vez em vez do Armatec ZN nós utilizamos o Alkydprimer, a escolha foi apenas uma questão de que sempre estamos buscando novos produtos e produtos melhores... Quanto a questão de fazer acabamento com a própria argamassa de recuperação, não há nada que impeça.
Primeiramente agradeço pelo belíssimo trabalho apresentado em seu vídeo.
Tenho duas perguntas se possível for respondê-las.
Como foi feito o teste a percussão na laje que fora mencionado no vídeo? Foi manual, com algum equipamento, uma marreta...?
Vc teria alguma recomendação a fazer, qndo este mesmo processo que vc fez, precisa ser feito numa laje beiral, ou seja, num balanço?
Olá Wesley!!! Obrigado pelo elogio. O teste de percussão nós preferimos fazer com um pedaço de madeira, pode ser com o próprio cabo da marreta, quanto a execução desse processo em uma laje em balanço não muda nada, mas deve ser feito em etapas e caso seja constatado algum ponto crítico então deve-se fazer o escoramento do beiral para aliviar a tensão das armaduras evitando o surgimento de trincas e um esforço desnecessário da ancoragem.
Boa noite Dotor muito bom trabalho me tira uma dúvida eu tô fazendo um serviço parecido mas e num pilar o rapaz me mandou cobrir os ferros com a quela cola que cola ferro e o correto por que eu assisti seu vídeo e não precisou
Ola Alexinaldo!!! É sempre bom saber que conseguimos ajudar...
ola seu Nelson excelente trabalho, minha pergunta e depois de feito todo trabalho, pode transitar normalmente ensima da laje.?
Olá Wellington!!! Sim, nesse caso específico acima dessa laje é uma área de lazer, ou seja, em dias de festa fica cheio de gente acima dessa área.
Bom dia Sr Nelson! Esse processo recuperação, pode ser aplicado em casa construída em paredes feitas com placas de concreto pré moldado?
Olá Abner!!! Pode sim, só seguir os mesmos passos e os mesmos produtos.
Parabens pelo video...uma curiosidade. Qual fator provocou estes problemas nas trelicas?
Olá Claudio! Com certeza foram as infiltrações decorrentes da parte de cima dessa laje, que é uma área descoberta (quintal).
Boa tarde querido Metropole Soluções Técnicas. Vi falar por outros 02 engenheiros que é ERRADO usar Ferrox por ter Base Zinco, peço sua opinião sobre isso querido. Muito obrigado!!!!!!!😊😊😊
Olá! Vai me desculpar... Mas esses Engenheiros não sabem oque estão falando... FERROX é um líquido a base de ácido fosfórico, para fosfatização a frio de metais ferrosos. O tratamento com FERROX transforma quimicamente tanto o metal quanto os óxidos nele existentes, deixando a superfície inerte do ponto de vista da corrosão, e tornando-a apta a receber qualquer tratamento anticorrosivo.
O primer que são aplicados depois sim, é que são a base de Zinco, que são utilizados para evitar fuutras corrosões.
Olá Nelson!
Este reboco do teto no final poderia ser feito com gesso liso pra ficar mais leve?
Olá Pedro!!! Pode sim, sem problema nenhum.
Olá vc poderia dá mais opções de produtos q pode ser usados q dependendo da cidade no tem o mesmo que vc falou...
Olá!!! Eu procuro sempre utilizar o nome técnico do produto, mas muita gente pede o nome comercial então eu uso os dois... Se notar eu costumo dizer por exemplo "Aplique o NEUTRALIZADOR DE FERRUGEM, nessa obra eu utilizei o Armatec OX7..." então na hora de procurar, procure por Neutralizador de Ferrugem, blz?
@ valeu muito obrigado pela orientação...
@ mas vários vídeos falam para usar armatec zn que seria próprio para estruturas. O 0x7 é para estruturas tbm? Parece que é só para portão
@@eumesmafaco, não, são produtos completamente diferentes... O Armatec OX7 é um Neutralizador de ferrugem, já o Armatec ZN é um primer anticorrosivo. Um serve pra remover a ferrugem e o outro é para que a ferrugem não volte.
@ nesse caso aí vc somente removeu a ferrugem? Ou aplicou tbm o primer para nao voltar?
Jóia
Valeu Rosângela!!! TMJ!!!
Minha laje foi batida com muita chuva e foi perdido muito cimento posso colocar um concreto fino por cima ? Junto com esteira?
Olá Cristina!!! Poderia sim, mas é bom tomar cuidado com o sobre peso, acredito que seria melhor a aplicação de um impermeabilizante de base cimentícia...
Olá Boa noite, vi seu vídeo e parabenizo pelo excelente serviço feito, meus parabéns. Eu tenho uma dúvida que é a seguinte: _ Tenho uma laje que andamos nela e embaixo é a garagem do carro, eu sabia que quando meu pai construiu a laje ela não aguenta muito peso. Porém, acabei colocando um vaso (25 litros) de uma frutífera encostado na parede da divisa do vizinho, mas no meio da laje, deixei uns dois dias, foi o suficiente para aparecer dois azulejos trincados (no piso|), próximo ao vaso; Logicamente eu tirei o vaso, mas preciso saber se isso pode afetar o restante da laje? E tem como reforçar essa laje para que aguente peso? Obrigado e deixei o meu 👍
Olá Marcelo, se você ja eliminou o peso do centro da laje, não tem motivo para afetar mais a laje. Quanto a reforçar, tem sim como fazer... você pode instalar vigas (metálicas) abaixo da laje por exemplo.
Parabéns. Adorei o seu vídeo.
Recentemente teve um pequeno incêndio na casa da minha avó.
O quarto onde o incêndio surgiu estourou o reboco e deixou algo muito parecido com o que você mostrou no vídeo.
Mas como é um quarto pequeno de 9m² e a área que ficou afetada é de mais ou menos uns 2m² eu estava pensando encher apenas com massa.
Tenho mais ou menos 8cm por 2m² para encher.
Acha que era preciso colocar o isopor para ficar mais leve?
Por cima do quarto é um hall do andar de cima sem ter nenhum tipo de peso excessivo.
Grato pelo vídeo e pelas dicas
Cumprimentos
Olá Jean! Seria bom o uso do isopor, 8 cm de massa é muita coisa... Sem contar que você vai ter que fazer isso em camadas, se tentar encher de uma vez o peso com certeza vai descolar essa massa, mas por ser uma área pequena eu não vejo problema. Obrigado pelo apoio!!!
Amigo, uma dúvida se no caso eu queira substituir a argamassa por gesso posso proceder? Desde já lhe agradeço pelo apoio.
Olá Washington!!! Não, de forma alguma, isso porque durante a secagem o gesso, assim como a cal, libera água e isso levaria a uma nova oxidação das armaduras, é por isso que nós sempre alertamos para que qualquer reparo onde haja aço a massa não pode conter cal.
Seria interessante antes da aplicação da argamassa para reforça estrutural realizar uma demão de cola compound?
Olá Victor, o Compoud é utilizado pra colar materiais de diversos tipos, como por exemplo se quiser fixar um barra de aço no concreto... acredito que você esteja pensando na utilização de uma ponte de aderência, que em certas situações é necessária, mas não seria feita com esse material, blz...
Se vc aplicar protetor de armaduras/inibidor de corrosão em 2 demãos e aplicar o Reparo estrutural "fresco no fresco" não precisaria, mas se esperar o tempo recomendado, o primer vai estar seco, sendo recomendado adesivo estruturante, Compound Vedacit Epóxi, ou outra marca, para aderência entre concretos novo e velho. Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco.
@@condominioraquelmendoncafe3039, Perfeita a sua resposta para reparos feitos com grouth (reparos maiores e mais profundos), para reparos com Argamassa polimérica (reparos menores e mais rasos) não é necessário a aplicação da ponte de aderência pois a Argamassa Polimérica tem excelente aderência, basta o local estar saturado.
A recuperação é definitiva? Ou só por um tempo? Mas gostei muito obg
Olá Isaac!!! Em construção civil NADA pode ser chamado de "definitivo" toda obra assim como todo material sofre deterioração e a sua vida útil vai depender muito da manutenção. A grande diferença é o tempo que um reparo bem feito e com materiais adequados que vai ser muito superior aos normalmente são feitos rotineiramente.
Boa tarde. E para pequenos reparos, podemos aplicar argamassa normal? Eu fiz um pequeno reparo. Retirei toda parte solta, lixei o Ferro da nervuras. Vi que não havia perdido seção, apliquei o armatec, aguardei o tempo recomendado, apliquei uma tinta naval e fechei com argamassa normal. Não comprei o reparo estrutural, porque iria sobrar quase tudo.
Olá José!!! Não tem problema, nesse caso o ideal seria recobrir com uma massa de areia e cimento, sem cal ou massa pronta... O uso da argamassa polimérica é o correto em casos comerciais, ou seja, como no nosso que damos garantia.
Posso usar cimento normal e areia para fazer a massa para fechar os ferros ?
Pq eu procurei na minha cidade reparado estrutural e não encontrei
Olá Edson!!! Não se pode substituir concreto por massa de areia e cimento, pois é muito mais fraca, a consequência disso seria o ressurgimento do problema em muito menos tempo.
@ o que pode ser usado? Ac3 com Bianco serve? Pq na minha cidade tbm não encontra essa argamassa estrutural
@@eumesmafaco, Infelizmente não, como eu expliquei acima, não se pode substituir o concreto por qualquer que seja a massa que tenha uma resistência menor que a do concreto que foi removido. Procure em grandes redes de lojas de construção pela Argamassa para reparo estrutural da Quartzolit.
Eu fiquei na dúvida na hora que disse que passou ac1 e depois argamassa de recuperação estrutural, achei que era pra passar a argamassa e depois cobrir com o reboco
Olá Cris! Vamos lá... uma coisa de cada vez, depois de tratar as armaduras, primeiro se recompoe o concreto removido das vigotas com a Argamassa de Recuperação Estrutural, depois se aplica o Cimentcola ACI para criar a ponte de aderência e pra finalizar se faz o reboco (com argamassa sem cal).
Uma pergunta, mesmo com o tratamento da barra antiga que diminuiu de secção, a nova barra não corre o risco de oxidar???
Olá André!!! É por isso que também as barras novas recebem o mesmo tratamento.
Boa tarde gostaria de saber se na parte de cima tem algum andar?
Olá Ricardo, não acima dessa garagem tem uma a área de lazer...
Estou perguntando pois estamos com o mesmo problema só que a laje está sem quase todos os tijolos e tem um andar na parte de cima,que seria a cozinha .
Não estamos sabendo o que fazer a laje ficou somente com as vigas que também está bem danificada.
Um grande problema.
@@ricardorenata2392, entendi... realmente é um problema, eu aconselho que busque um profissional o mais rápido possível, pois esse tipo de problema é exponencial, ou seja, demora a aparecer, mas quando surge se agrava de uma forma muito rápida.
@ muito obrigado!.
Eu estou com um problema semelhante a esse, mas a proporção e muito maior,gostaria de saber se vcs fasem orcamento ???
Olá Irailde!!! Depende do local e o tamanho da obra, é mais fácil você me passar umas fotos do problema pelo WhatsApp (13) 99741-7374 e continuamos a conversa por lá, blz.
Nossa , minha laje está assim pra mais, o pedreiro quer fazer uma outra laje em cima com rede de ferro, e correto?
@@rosanacirqueira728, Olá Rosa... é complicado dar uma opinião sem conhecer melhor o problema, mas mesmo sem ver eu não aconselharia fazer isso por causa do sobrepeso que pode piorar a situação, se é pra fazer outra laje, então é melhor demolir a antiga e fazer a nova. Não esquece de se Inscrever no Canal!!!
Olá. Amigo. Parabéns pelos vídeos. Minha laje é de concreto armado e está com um pedaço do concreto descolando do ferro bem no meio da laje de aproximadamente 1.5m². Nesse caso o reparo pode ser feito com massa estrutural polimérica ou devo graudear? Fico muito agradecido se vc poder responder. Ah, como tinha ferro já podre fiz a retirada dos mesmos e fiz novo reforço com ferro novo onde antes havia os podres aproveitando a estrutura do ferro antigo que ainda dava para aproveitar. Obrigado mais uma vez. Deus abençoe vc e sua família sempre.
Outra dúvida: Ao invés do arame retorcido para a emenda do aço, fiz foi soldar. Tem algum problema?
Olá Pedro!!! Sim, em casos de reparos em lajes o melhor é a utilização da Argamassa para Recuperação Estrutural, para o uso do grouth é preciso fazer forma e em lajes isso fica muito complicado... E na substituição de parte das armaduras sim, pode ser amarrada ou soldada.
@ obrigado amigo. Deus abençoe. Vou seguir então com a massa estrutural.
@@PCuriosidades77, Valeu!!!
Boa noite meu amigo tudo gostaria de uma sugestão o reboco da minha casa caiu oque fazer
Olá Anderson!!! Sem ver o que está acontecendo fica mais difícil... Acesse nossa página no Facebook e me passe umas fotos do problema que eu tento te ajudar, ok?
No caso posso usar o cimentcola ac2 ou ac3 tambem ou so o ac1?
Olá Jonas!!! Poder, pode... mas para fazer a "ponte de aderência" não faz sentido gastar mais dinheiro em um cimentcola AC II ou AC III
@ obrigado abraço.
@@jonasaraujo6896, TMJ!!!
Olá, tudo bem? É necessário ancorar a nova ferragem?
Olá!!! Não necessariamente, basta fixar a nova barra nas antigas com um transpasse de 15 cm, mas as vezes não existe mais as barras antigas ou em chegada de vigas onde isso não é possível, nesses casos a ancorarem química é necessária.
@ Perfeito. Obrigado.
Show mha laje ta com o mesmo problema 😭😞vou ter q' fazer este reparo nos ferros e este enchimentos tbm 🫡😭😫
Obrigado Sandra!!! Que bom que pudemos ajudar, boa obra e se Inscreva no Canal para nos ajudar também!!!
Amigo bom dia
Bom dia!!
Qual profissional devo contratar para avaliar e fazer esse serviço com qualidade?
Olá Ivonete! Primeiro consultar um Engenheiro Civil para fazer uma avaliação e ver se esse é o procedimento adequado para o seu caso, caso ele confirme que essa é a melhor opção, então você precisa contratar um pedreiro com esperiência em recuperação estrutural (essa é a parte mais difícil)...
Como foi amarrada as novas barras?
Elas foram presas nas correntes?
Olá Sheila!!! Pode ser feita a amarração com arame recozido ou soldada, sempre que possível obedecendo o transpasse de 15cm, sempre que tem espaço eu prefiro deixar as barras originais como reforço, quando não dá... removemos as originais (deixando os 15cm de cada lado para a fixação).
vi que existe um produto que chama chumbador mecanico (aplicado com pistola) e outro que cola ferro e concreto (dois potes juntos de 500gramas da vedacit)
vi um produto que chama chumbador mecanico (pequeno para usar ocm aplicador) nao seria uma forma de colcar ferro com ferro (para nao prender com arame?) e o produto cola ferro (2 embalagens de 500gr) da vedacit? na seria util para colcar os ferros novos com os antigos?
Olá Elyana!!! Esse produto é o Compound que eu falo no vídeo... é que cada fabricante coloca um nome "comercial". Eu sempre uso para fixar o aço no concreto, nunca tentei aço com aço, mas se o fabricante garante... pode ser uma opção, eu ainda prefiro soldar ou amarrar de acordo com o caso.
obrigada!@
Sinceramente amigo, essas pedaços de ferro ( barras) não altera em nada a estrutura das vigotas. Essas vigotas para serem reforçadas precisaria perfurar as vigas e essas barras serem fixadas com cola química e depois preencher as vigotas com Graute ( fazer furos por cima da laje inserir o Graute fluído). O tratamento os ferros com convertedor de ferrugem foi correto. Como foram poucos pontos de corrosão, e para preencher os espaços dos blocos cerâmicos, usaria somente isopor(pois o isopor tem somente a função de prenchimento). Parabéns por nos trazer alternativas inovadoras. Forte abraço e sucesso!
Olá Almeida! Desculpe mas você está enganado, essas barras é que são responsáveis pela resistência das vigotas e por não deixar que a laje se deforme (flambagem) e por consequência venham a colapso. O procedimento que você sugere é realizado em casos de vigas estruturais de concreto armado, não em vigotas de lajes pré-moldadas... E quanto a utilização de grouth só seria viável com a utilização de formas e como vimos no vídeo isso não seria possível, é por isso que utilizamos a Argamassa de Recuperação Estrutural para recompor o concreto das vigotas. E a espuma expansiva foi utilizada justamente para fixar o isopor, se fosse possível manter o isopor preso na laje a espuma expansiva poderia ser dispensada.
Amigo pensei o mesmo, fixação das novas barras com cola quimica e graute, convertendo a ferragem antiga com Tf7.
@@andrelima07 assim estaria devolvendo a segurança das vigotas. Como comentei, abriria furos por cima da laje e preenchia com Graute envolvendo a ferragem das vigotas. Realizei este serviço na minha laje e as vigotas ficaram perfeitas, o detalhe é fazer a caixaria bem feita. O canal pulo do gato tem um vídeo justamente sobre essa recuperação de vigotas. Mas respeito o trabalho do vídeo, porém não concordo.
@ como segurança? Se elas não estão apoiadas ou fixadas nas vigas de sustentação das vigotas? Sinceramente amigo respeito seu trabalho, mas não concordo. O trabalho realmente para devolver a segurança dessa laje, seria essa ferragem serem fixadas com cola química nas vigas e perfurar as vigotas e introduzir o Graute por cima, refazendo a estrutura dessas vigotas. Realizei esse serviço na minha laje e ficaram perfeitas.
@@andrelima07, Olá André! Quanto a fixação das barras de reforço, desde que respeitada a transposição mínima de 15 cm como pede a Norma da ABNT a sua fixação não influi em nada, pode ser amarrada (como em 99% das construções), pode ser usada a cola química ou soldada.
tem o graute TX que da pra fazer o reparo
Sim, mas ele não é tão prático para trabalhar em teto "acima da cabeça" como a Argamassa de Recuperação Estrutural (Polimérica).
Estou com a minha obra parada pois um parte é uma laje que está a muitos anos com problemas de infiltração ela está com as ferragens muito ruins e expostas eu estou com medo de essa laje cair. Como posso te mandar os vídeos pra que você pudesse me dar sua opinião
Olá Carla! Envie as fotos e vídeos pela nossa página do Facebook, fica mais fácil eu te responder por lá, blz?
tenho um problema na laje de casa, uma ponta, inicio da laje que sofreu vazamento de uma calha, isso já fazem 25 anos e agora está surgindo uma rachadura na laje, não é pré-laje. Alguma dica para conseguir um profissional para fazer o serviço. Rio Grande-RS.
Olá Nelson!!! Infelizmente não conheço ninguém da sua região...
Tbm vou colicar isopor na mha e as ferragem tbm esrao danificadas tbm oelo tempo si Jesus 🫡🤔😯😣😢
Obrigado Sandra!!! É bom puder ajudar e se Inscreva no Canal para nos ajudar também!!!Que bom que pudemos ajuda
comprei as longarinas e elas estão em cima das paredes faz 4 anos, elas ainda servem?
Olá Ricardo! Se não estiverem empenadas, servem sim, se for necessário faça a recuperação como eu mostro no vídeo antes de colocar no local, fica mais fácil.
Bom dia amigo! algumas vigotas de minha laje teve mais ou menos 80% de perda de concreto. e perca de boa parte também da ferragem. pode ser feito esse mesmo reparo?
Olá Jonathas! Com um perda tão grande assim, seria melhor substituir as armaduras, fazer uma forma por baixo e aplicar grouth por furos feitos na parte de cima dessa laje.