A DECADÊNCIA DO CENTRO DO RIO DE JANEIRO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 окт 2024
  • A DECADÊNCIA DO CENTRO DO RIO DE JANEIRO
    O CENTRO DO RIO PEDE SOCORRO
    No coração pulsante do Rio de Janeiro, o centro da cidade, outrora repleto de vida e atividade comercial, agora testemunha uma transformação marcante. O cenário que antes era sinônimo de movimento constante e comércio vibrante está, aos poucos, se tornando uma sombra de seu passado glorioso.
    Causas Multifacetadas:
    O fenômeno que observamos não é resultado de uma única causa, mas sim de uma interseção complexa de fatores. Mudanças nos padrões de consumo, a ascensão do comércio eletrônico, altos impostos e valor dos alugueis e é claro, o fatídico ano das questões sanitárias, que fechou o comércio em todo território nacional, levando a falência muitas empresas tradicionais onde muitos trabalhadores perderam seus empregos.
    O Fantasma do Deserto Urbano:
    Ruas que costumavam ser movimentadas agora exibem sinais de abandono, com lojas fechando suas portas e placas de "aluga-se, ou vende-se" tornando-se comuns. Esse cenário de deserto urbano reflete não apenas a situação econômica precária, mas também a falta de investimentos do estado e na mudança da dinâmica comercial.
    A Nostalgia do Passado:
    Aqueles que testemunharam a era dourada do centro do Rio de Janeiro não podem deixar de sentir uma pontada de nostalgia ao caminhar por ruas agora silenciosas. Os prédios históricos, outrora orgulhosos centros de atividade comercial ou cultural agora sucumbem na deterioração perene.
    Fachada pichadas... em ruinas...crescendo vegetação...deixam o coração partido dos saudosista e amantes do rio antigo.
    Desafios e Oportunidades: Apesar do cenário sombrio, há espaço para otimismo. A transformação não significa necessariamente o fim, mas sim uma redefinição do papel do centro da cidade. Iniciativas de revitalização, investimentos em espaços públicos e um olhar atento para as demandas modernas podem ser a chave para reacender o brilho perdido. Há alguns locais que ainda emanam suspiros de alegria e ainda mantém pulsante o coração do Rio de Janeiro, como por exemplo, a Rua do Ouvidor, Santa Tereza, praça XV, Praça Mauá e A região do Saara.
    O Centro como Palco de Histórias:
    O centro do Rio de Janeiro é mais do que um espaço comercial; é um repositório de histórias e memórias. Preservar sua identidade única enquanto se adapta às necessidades do presente pode ser a receita para uma renovação bem-sucedida.
    Em vez de caminhar para um fim iminente, autoridades poderiam reconceituar e reinventar o centro do Rio de Janeiro, mas a passos largos. Aqui é foi berço do nascimento do Brasil com a vinda da Família Real, local onde tivemos dois imperadores.
    O coração da cidade pode encontrar um novo pulsar, mantendo sua vitalidade única, mas se nada for realizado, o fim será iminente.
    #rioantigo #riodejaneiro #pracaxv

Комментарии • 26

  • @MemoriaCarioca
    @MemoriaCarioca  9 месяцев назад +7

    compartilhe este vídeo: ruclips.net/video/mY5ppgusoQM/видео.html

  • @nortonbiriba2027
    @nortonbiriba2027 9 месяцев назад +18

    Comecei trabalhar no Centro do Rio, em 1979, como boy. Andava o centro, todo, gostava daquele movimento. Hoje, quando vou
    resolver algo, fico andando por algumas ruas, onde mais gostava de passar, por exemplo, Rua da carioca, praça maua , Largo da carioca, onde existiam os grandes artistas de rua, é Rio Branco. Hoje, quando passo,
    por esses lugares, dar vontade de chorar, devido a decadência, dos mesmos. O centro é parte de min.

  • @reginaribeirodasilva2492
    @reginaribeirodasilva2492 9 месяцев назад +5

    Obrigada, Juscelino.

  • @flaviobolado19
    @flaviobolado19 9 месяцев назад +11

    Infelizmente isso é em todo mundo, mas no Rio parece está mais aguda.

  • @tarcisiomauri5623
    @tarcisiomauri5623 8 месяцев назад +8

    Essa situação de decadência do comércio lojista no centro do Rio de Janeiro também está acontecendo em outras capitais brasileiras, como Recife, por exemplo, onde constatei essa mesma realidade recentemente. Suponho que uma das principais causas seja a migração de parte da atividade comercial lojista para os shopping centers e outros bairros dessas cidades.

  • @celiparadela612
    @celiparadela612 8 месяцев назад +5

    Que tristeza!!! Já fui assídua compradora das lojas do Saara, atraída pela variedade e bons preços.

  • @FlavioCavalcante-q2z
    @FlavioCavalcante-q2z 9 месяцев назад +8

    Os Cariocas têm a obrigação de encontrar uma solução para esse problema! O centro do Rio de Janeiro é uma joia rara do nosso paiz! Um patrimônio histórico e arquitetonico como poucos no mundo! Já basta São Paulo não ter protegido e preservado o seu centro! O Rio de Janeiro não pode seguir por esse mesmo caminho!

    • @marcioalmeira9510
      @marcioalmeira9510 6 месяцев назад

      O centro de São Paulo é mais preservado que o do Rio, é bem maior também, e mais rico.

  • @fernandafernandes4656
    @fernandafernandes4656 8 месяцев назад +5

    😢😢😢😢😢

  • @edileusosoaresdasilva3629
    @edileusosoaresdasilva3629 6 месяцев назад +2

    Um governo medíocre e falta de incentivo deixa cidades gloriosas desta forma.

  • @fdwal76
    @fdwal76 3 месяца назад +1

    Falou tudo !!!!!!!!! A automação e principalmente o IPTU comercial fazem com que seja impossível manter um comércio no Centro do Rio. A Pandemia acabou sendo a pá de cal.

  • @jeffersonmartins9375
    @jeffersonmartins9375 Месяц назад

    Acho que o que falta para revitalizar o centro são moradores para equilibrar essa balança de área empresarial e comercial. O fato de morar próximo ao emprego tendo variedade de transporte nessa região já estruturada atrai pessoas. Bem falado que o comércio sofre com as tributações e aumento das compras on-line, mas deve-se acrescentar que muitas dessas lojas são casarões antigos tombados que necessitam de restauração vez ou outra, qual leva o proprietário cobrar altos aluguéis. Também acredito na especulação imobiliária.

  • @isisvianaschrammlisboa8942
    @isisvianaschrammlisboa8942 3 месяца назад +1

    O programa Reviver Centro quer acabar com o centro econômico para transferir para a Barra da Tijuca. Nós não queremos mudança de papel. Quem escolhe viver aqui é para estar próximo do comércio, serviços e órgãos públicos.

  • @luizantoniomathiasnetto8584
    @luizantoniomathiasnetto8584 2 месяца назад

    Realmente, a região compreendida entre a Praça Quinze e a Praça Tiradentes foi a mais afetada, dá até medo de andar, mesmo em dias de semana. Uma das causas (nâo a única) mais determinante para a decadência daquela região foi a remoção das linhas de ônibus municipais e intermunicipais para a "periferia", localidades distantes do coração do Centro, tornando-se um verdadeiro golpe mortal em toda atividade econômica local, principalmente no comércio. Depois veio a Pandemia, associada a algumas escolhas, a meu ver, equivocadas, em relação a políticas públicas e econômicas, que foram a pá de cal.

  • @dinajullian3222
    @dinajullian3222 3 месяца назад

    Meu coração fica muito triste em vê esse estado que se encontra o centro do Rio, com isso sinto uma revolta por termos que pagar tantos impostos para a vida luxuosa dos parasitas dos políticos( que não são todos), e mais revolta ainda quando penso no luxo que vive os repugnantes do STF.

  • @agatha5342
    @agatha5342 3 месяца назад

    Dá uma tristeza imensa, e tambem incerteza sobre o futuro. Como será que estará daqui a 10 anos? Falta investimento. Falta preservação do patrimônio público. Faltam leis severas para que a segurança funcione e as pessos se sintam confiantes para andar nas ruas novamente. O Centro da cidade é sujo, fedorento, e exala pobreza em vários points. Mas a população só sabe ser fanática discutindo sobre política e identidade de gênero e não há espaço para outros assuntos.

  • @Craft-wz9jp
    @Craft-wz9jp 2 месяца назад

    Lúcio Costa, Oscar Nyemeier e demais arquitetos modernos, por décadas, através do IPHAN, endossaram diversas demolições de edíficios que eles entendiam não serem relevantes, e de certa forma, essa passou a ser a cultura de "tombamento" que as autoridades posteriores adotaram, cultura do passar a boiada.

  • @edresende9558
    @edresende9558 2 месяца назад

    Depois da pandemia ficou assim, bem deserta. As ruas cheias de usuários de drogas. Os governantes abandonaram sem nenhum incentivo. O trem passando no meio da Rio Branco acabou com tudooooo.... Infelizmente o investimento do governo não visa trazer melhorias para a cidade, e sim superfaturar nas licitações. Triste realidade!! O governo atual nada faz. Govetno Claudio Castro péssimo!

  • @danielaraujo8476
    @danielaraujo8476 17 дней назад

    Centro, lixo total.

  • @giannereisgonzoferreira9608
    @giannereisgonzoferreira9608 6 месяцев назад +3

    O socialismo e seus impraticáveis impostos...

    • @Patriota.Progressista
      @Patriota.Progressista 3 месяца назад +4

      Aonde tem socialismo nisso? Aonde tem socialismo no Brasil? Que fake é essa? Os centros das grandes cidades do mundo passam por isso.

    • @danielaraujo8476
      @danielaraujo8476 17 дней назад

      ​@@Patriota.ProgressistaSocialismo não, foi Stalin que destruiu o centro do Rio. Aberração!