Raul, eu e meu marido somos catarinenses (moramos por bons anos em Floripa, por termos feito faculdade por lá) e moramos há alguns anos em SP. Como bons apaixonados por SP, acompanhamos teu canal e vibramos com cada vídeo novo, com como concordamos e achamos que faz sentido o que tu pontua. Que delícia agora ver a análise da nossa também amada Floripa! Foste cirúrgico em cada crítica e elogio a Floripa. Ficamos muito felizes com a tua análise. Torcemos muito pelo crescimento do canal e para que a mensagem do bom urbanismo e das transformações das quais ele é capaz chegue a mais pessoas!
Muito obrigado, Ester, bondade sua! Tambem torço que a mensagem se espalhe por mais gente, fora da bolha! Ah, e se você e seu marido puderem me ajudar, espalhem os videos nos grupos de whatsapp, daqui e de Floripa, por favor!! abracao
Eu não consigo identificar essas praças de concreto, de bancos voltados para o trânsito de carros, e nenhuma árvore nativa..sou do tempo em que as praças eram verdes e as pessoas podiam se encontrar e se olhar. Flores e passarinhos também eram.caracteristica de uma praça.
Raul vc precisa fazer um vídeo sobre Cayalá na Guatemala. É uma cidade nova, planejada, mas que mimetiza o estilo antigo colonial espanhol. Achei linda a cidade e o conceito. Amo arquitetura colonial Ibérica. É uma lástima o que fizeram no Brasil com nossa arquitetura colonial desde o início do século XX.
vlt custa caro..Vc tem que pensar no que fazer para diminuir a distância. A solução é simples. Criar serviços públicos e privados nos bairros. O que muitas cidades já estão fazendo. o melhor meio de transp são os próprios pés. Esta ponte no norte da ilha, concordo, seria uma obra faraônica e desnecessária.
@@davidz6614 Eu não tenho conhecimento técnico necessário para opinar sobre mobilidade urbana. Mas de fato, mesmo aqui na América Latina vemos soluções mais baratas e aparentemente mais simples de infraestrutura e transporte. O próprio Paraná na época do Lerner inovou com aquele sistema de corredor de ônibus semelhante ao BRT. Mas a maioria dos políticos e dos eleitores brasileiros adoram uma obra faraônica e uma complexidade desnecessária. Cayalá me surpreendeu positivamente porque não tem nada disso. É uma cidade com um conceito antigo e feita para se andar a pé. Tudo bem que é um empreendimento privado, algo entre uma cidade e um condomínio, como aquela "Paris" chinesa, mas sem a cafonice da imitação barata. Os arquitetos se inspiraram na própria herança colonial hispânica da Guatemala. Parece uma cidadezinha histórica bem preservada. A cidade é aberta ao público como uma cidade qualquer. Mesmo quem não tem dinheiro para comprar um imóvel lá, pode passear por lá, consumir no comércio de lá, usar os parques de acesso público de lá...Acho que eles tem um bonde...mas não é tão moderno como o VLT. Aliás, Lisboa ainda tem bonde e é uma capital. Adaptou-se o sistema a uma tecnologia mais moderna, mas ninguém inventou a roda. O Brasil fez o quê com todos os bondes elétricos que funcionavam em várias cidades até pelo menos os anos 60 e 70? É como as ferrovias. A gente destruiu sem colocar nada no lugar.
Raul, essa série sobre florianópolis está sensacional, fica a sugestão de fazer uma sobre as cidades do interior e litoral de são paulo, são josé dos campos, campinas, sorocaba, litoral norte... cidades menores que a capital que poderiam ser mais arrojadas no urbanismo, mas que possuem sérios problemas urbanísticos
Essa questão do espraiamento da cidade horizontalmente, para regiões longe do centro, onde se tem menos estrutura e desmatam a natureza, é realmente importante. No Rio de Janeiro a expansão para a zona oeste foi o PIOR erro já cometido.
transporte marítimo é uma roubada. Pq além travessia por barco vc teria que pagar por mais um ou dois transportes para concluir o percurso desejado. O negócios é a descentralização liberando a população seja de tranps. particular ou público.
nao tem como, a gente nao tem costa pra isso. Agora o metro de superficie que o IBAMA barrou porque teriam algumas colunas de 1x1 passando pelo mangue proximo ao titri e pronto, nunca tivemos um metro. Ai depois disseram que nao da pra fazer no subsolo porque aqui é uma ilha e tem mar. Mas la no rio de janeiro a estação de canta galo tem 3 andares para baixo na beira de copacabana.
Ou um serviço similar ao UberPool só que usando minivans e microônibus se for economicamente viável. Talvez lá as máfias de ônibus não sejam tão influentes e isso seja possível.
Pra ligar a ilha com os bairros do continente (que ainda são Florianópolis) seria moleza passar um VLT. Mas pra Palhoça dependeria também da prefeitura de São José...
Concordo! Duas linhas em forma de arco seriam perfeitas para cobrir a região norte e a região sul, encontrando-se no centro. Mas infelizmente isso tinha que partir do governo estadual, igual ocorre em SP. Do contrário, será igual o transporte marítimo, onde prefeitos conversam, conversam e nada sai.
@@ninjachao7057 mesmo após a conclusão do contorno viário o atual trecho continuará sendo BR 101 com concessão da Consorciaria Arteris que administra este trecho. Então nada muda. Até ´pq nenhum dos municípios vai querer assumir os altos custos que demanda este trecho de Biguaçu a Palhoça. Então não cabe nem em sonho. Esta saída/entrada da via Expressa já é um gargalo e vc quer por mais empreendimentos ali para piorar. VLT até o Campeche....ai já nem é sonho, é um delírio.
Raul, quando puder faça uma série de vídeos trazendo bons e maus exemplos de cidades do interior. No estado de São Paulo muitas cidades, ainda que pequenas, têm muito a melhorar em urbanismo.
Raul, te descobri ontem no RivoTalks. Estou viciada no seu canal. Sou um paulistana que mora há quase 7 anos em Floripa. Parabéns pelo programa desta cidade tao linda!!! Parabens pelo canal. Que mais pessoas tenham acesso ao que voce produz!
Raul! Sou potiguar e gosto muito do seu conteúdo. Já que você está estendendo as suas análises para outras cidades. Você poderia analisar a cidade de João Pessoa - PB. É uma das capitais do nordeste que mais cresce. Ficaria muito feliz em ver a sua análise sobre essa cidade.
Muito legal essa séria de vídeos em Floripa, adoraria ver vídeos assim de outras capitais do Brasil. Conteúdo incrível como sempre, gostei muito do comentário à respeito das estatais de esgoto, que tiveram décadas pra tentar solucionar o problema do saneamento e agora reclamam do novo marco
adoraria fazer (morei em Curitiba ha muitos anos, como correspondente. Ainda tenho amigos, nao seria das mais dificeis). Maaaas ainda é caro viajar sem patrocinadores, anunciantes e afins!
Sobre os demais comentarios, um coisa que aprendi apos 2 anos morando aqui. Sou eu que tenho que me adaptar a cidade, nao a cidade que tem que se adaptar a mim! Isso vale pra qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Se voce saiu da sua cidade e foi morar em outra, isso e inegociavel!
Novamente parabéns por mais um vídeo. É visível que sua pesquisa foi de altíssimo nível, pois a forma como as questões da cidade foram expostas, tem a profundidade de quem está ha muitos anos acompanhando os problemas e evoluções da cidade. Eu espero muito, mas muito mesmo que os atores públicos da região metropolitana de Florianópolis (estaduais e municipais) se mobilizem em sua linha de pensamento. E espero que estas ideias não sejam adotadas tarde demais. Só digo que quem conseguir criar aqui em transporte público de massa, ágil e com grande oferta de horários, com tamanha qualidade que faça as pessoas pensarem duas vezes antes de pegar o próprio carro: se reelege na certa.
Raul, talvez você não veja tantos os comentários mas eu adoraria se as cidades com vocação turística pudessem reinterpretar sua arquitetura vernacular e histórica e porque não construir novas construções baseadas em suas raízes. Imagine Florianópolis como Cayalá, perto da Capital da Guatemala. Seria um sonho!
Nasci e cresci em Palhoça, mas trabalhei e estudei em Florianópolis. A cidade cresceu sem planejamento e hoje paga o preço com problemas de trânsito e saneamento. Além disso, os alugueis são caros. É uma cidade gostosa para passar as férias, mas morar em Floripa exige paciência e tempo livre para desperdiçar em engarrafamentos
Raul! O grande colecionador de carros antigos Alexandre Badolato que tem um canal aqui mostrado sua coleção é um grande fã do seu canal! Gosta muito dos seus vídeos! Para ele o seu canal é o melhor do RUclips!
🫵 Faltou episódio sobre nosso recém aprovado desastroso plano diretor 😥, consequência de um corporativismo que emparelha nosso setor de planejamento urbano na prefeitura! 🤬(Falecido IPUF 🙏)
Em Vitória a compensação ambiental de um prédio do shopping foi também um parque, o Reserva Vitória. Acho que devia vir aqui conhecer a capital dos capixabas
Muito boas observaçoes, Raul! V é sempre imparcial (embora não pareça…) pq mostra sempre os lados bons e os que merecem ser mudados! Continue nessa! 👏🏼👏🏼
Raul ótima esta série! Teu olhar traz importantes reflexões para busca da evolução! Os problemas das capitais brasileiras são muito semelhantes, bons projetos existem, tem é que colocá-los em prática!
O vc acha de fazer um episódio especial em Jaraguá do Sul? Creio que é um lugar bastante singular, de forma que erros e acertos ficam muito na cara. Talvez o momento não seja o melhor, já que outra cidade do sul pode ser oportuna, mas parecer chover no molhado no canal. Todavia, gostei bastante da quebra da rotina e certamente há muitos outros lugares que podem dar novas lições (ou reforçá-las). Parabéns.
Parabéns pelo trabalho! De grande importância essa abordagem de como pensar as cidades por ângulos diferentes. Apoio a ideia de conteúdos em outras cidades. Forte abraço!
é que ali e acesso para o estacionamento de um prédio residencial.. passam raríssimo carros. A poluição é insignificante. E é melhor deixar assim. Fechar a rua completamente. Acontece o mesmo que outras ruas.. Depois das 8 da noite e fim de semana vira terra de zumbis.
Uso bicicleta. Hoje fui da Armação ate a Lagoa, nos Correios. Postes no meio das ciclovias, onde há e onibus do consórcio Fênix se jogando sobre a bicicleta é mato aqui...
Sou paulistano, moro em Floripa ha 20 anos, tenho 2 ressalvas em relacao a esse video. 1 Nao, Floripa nao e dependente do turismo! Fiz uma cadeira de Turismo anos atras, na epoca o pib de Floripa tinha menos de 10% de participacao do turismo, hoje nao deve ser muito diferente disso e isso e otimo, na verdade deveria ser ainda menor, a dependencia do turismo atrai o turismo predatorio, sem qualidade; Na minha opiniao Floripa deveria cobrar taxas de turismo a exemplo de Bombinhas! 2 O aeroporto antigo (na verdade fica no mesmo local, o novo so mudou o lado de entrada e saida) ficava no bairro Carianos e movimentava a economia local com pequenos hoteis e pousadas, empresas de tranfer e aluguel de carros, bares, restaurantes, academias etc. A nova entrada do aeroporto e vazia e so tem grandes rodovias como vinzinhanca, no maximo o que pode vir a ter ali e um grande hotel de rede internacional e dane-se os moradores! 3 bonus. A Ponte Hercilio Luz, conheco pelo menos 2 pessoas que trabalharam com o projeto e posso garantir que o projeto aprovado foi o mais caro, nao porque fosse o melhor, mas porque era o que mais gerava propina! Floripa e otima, mas nao e perfeita!
O setor de turismo cresceu.. O fato de continuar a ter menos de 10% do pib de anos atrás não quer dizer que parou de crescer. Acontece que outros seguimentos tbm cresceram e diversificou .TI,ramo hospitalar., financeiro.... O problema do turismo é ser muito sazonal. Teriam que dar mais envase no turismo de eventos/negócios e entretenimentos . E focar mais nos meses de maio até setembro. Cobrar txs é punir quem tem menos renda. Aquele pedágio de Bombinhas é a maior falcatrua. Se vc não sabe 54% fica para empresa que faz a cobrança. ridículo.
Sobre a característica da arquitetura lixo de Florianópolis, bom, é analisar o perfil de quem é daqui e de quem vem pra cá. Esse povo só pensa em carro mesmo, é deprimente. Se você visse a padaria merda que tem aqui nas proximidades de onde moro.. e um apartamento padrão é na base dos 700 mil.
Meu Deus, pensei que era só em Natal que existiam ecoxiitas tentando atrapalhar qualquer idéia pra desenvolver a cidade. Em Natal è impossivel levar uma obra como essa.
Deixem minha Floripa em paz! Já cresceu até demais. Mais uma ponte prejudicaria o ambiente natural. O ideal é disponibilizar os serviços no próprio bairro pra evitar o deslocamento diário.
É um privilégio uma cidade ser uma ilha maravilhosa como Floripa. Um manezinho da ilha já comentou que é uma cidade de costas para o mar. Pq? Porque não aproveita as incríveis possibilidades que o mar oferece em termos de mobilidade. Soube que há um projeto de barcos, balsas ou algo assim, que ligue as praias/ bairros, como um "ônibus navegável ". Barca que aliás já existe ligando o centro da Lagoa da Conceição à Costa da Lagoa. Que tb existe em Lisboa, pelo rio Tejo, ligando o centro a bairros mais distantes, como Barreiros. São exemplo tb os vaporettos de Veneza. Uma cidade linda como Floripa merece esse olhar generoso e ambientalmente sustentável!!
Só lembrando que depois de pegar o barco vc teria que concluir o trajeto com onibus. Isto é.. mais uma passagem para se pagar. A solução é simples...E que foi comentado no vídeo. Fazer a descentralização dos serviços publico e privados.. E assim para muitas pessoas o melhor sistema de locomoção seriam os próprios pés.
O Barreiro é um bairro de subúrbio completamente desinteressante, mas de carro demora muito tempo, então esse barco ajuda quem trabalha mesmo em Lisboa a se locomover. Mas não passa de um dormitório
O problema da ponte norte de floripa é que ao norte de floripa no continente tem governador Celso Ramos, cidade que não está interessada e receber todo o fluxo de veículos que a ponte criaria
do lado insular: Daniela, um bairro pacato, conhecido pelas suas APAs de mangue do lado continental: governador celso ramos, região extremamente montanhosa e protegida pela APA da serra do tabuleiro entre daniela e GCR: baia dos golfilhos, um refugio de uma belissima especie de golfinhos que corre risco ambiental uma ponte entre ilha e continente ao norte seria um crime estético, ambiental e financeiro
Falou tudo. Florianópolis está crescendo muito rápido, sem planejamento urbano, sem regras de arquitetura de construção, a cidade está ficando feia, as praias ficando poluídas, os políticos e administradores da cidade empurrando problemas uns para os outros e ninguém resolve o básico do saneamento. Lagoa da Conceição extremamente poluída, é caixa d'agua que estoura, é barragem de esgoto que estoura e cai na Lagoa... sem espaço para VLT, ninguém se quer cogita em transporte público ferroviário de alta velocidade ligando pontos da ilha. (norte-centro, centro-sul/aeroporto). Dão a desculpa de espaço, mas pra tudo tem jeito e tecnologia. Enfim, a ilha da magia aos poucos ta perdendo o encanto. Floripa precisa ir para o século XXI.
Melhor que São Paulo é! Pelo menos aqui pode andar de vidro abaixado e quando chove o carro não é carregado pela água e o motorista não tem que esperar pelo socorro no teto do veículo.
@@Filo.Olovom jamais. São Paulo é uma cidade com mais de 11 milhões de habitantes. Florianópolis não chega aos 600 mil. SP precisa fazer 1000 enquanto Florianópolis precisa fazer 1. Não tem como comparar a extensão e o serviço publico ofertadas por ambas. Você nem deve conhecer SP, cabeçudo. No dia que sua cidade gastar 2 bilhões com uma linha de metrô nós voltamos a conversar.
No seu outro vídeo sobre Floripa falei que o pior da cidade era o trânsito, até me xingaram, não aceitam que a cidade passa por transtornos na mobilidade urbana, se é uma cidade turística e sabe que terá uma multidão para conhecer a cidade, que se preparem para o futuro, e em Floripa para melhorar este trânsito, são pontes e mais pontes.
As favelas tbm, pq a maioria q estão indo para FLORIANÓPOLIS são pessoas q vai trabalhar por salários q não acompanham o custo de vida.. E fica muito mais difícil para quem não tem família por lá. Ai começa assim, não tem como pagar aluguel, invadem terrenos, constrói casas irregulares e fode tudo com a qualidade de vida das pessoas principalmente os pobres … Aqui no interior de SP e assim, apesar das pessoas serem muito trabalhadoras.
idéia absurda e atrasada, a velha mentalidade de "é só fszer mais faixas de rodagem que o trânsito melhora" em uma cidade turistica como florianópolis é equivalente a matar a galinha pra colher os ovos dourados você vai assassinar qual bairro? Daniela? Sambaqui? Santo antônio?
ilha de santa catarina é do tamanho da de Guam ?, territorio americano lá perto das Filipinas? ,tava vendo alguns vídeos dessa ilha é super da hora ai fui pesquisar e encontrei a de Santa catarina fiquei com essa curiosidade hahah
Não dá pra aceitar que uma cidade rica como Florianópolis, tenha uma mobilidade pré histórica. A cidade precisa urgentemente de pelo menos mais uma ponte…
Boa tarde. Excelentes seus vídeos sobre Floripa. Sou engenheiro e manezinho florianopolitano. Você fez um comentário que merece uma retificação. Você falou sobre o fato de a Casan não ter dotado toda a cidade de saneamento. Acontece que a Casan já tentou fazer, entretanto os órgãos públicos responsáveis pelo meio ambiente impedem esse trabalho, além disso os moradores do sul da ilha influenciado pelos esquerdistas pretensamente defensores do meio ambiente se mobilizaram para impedir a execução do projeto que dotaria o sul da ilha de rede de esgoto.
Vc falou uma coisa importante as arquitetura são feias , são todas iguais , falta luxo tecnologia e inovação, pq as cidades brasileiras os prédios são tudo igual na arquitetura.
A solução é simples e não custa caro. Se este plano diretor avançar.. liberar prédios mais altos e levar serviços públicos e privados para os bairros.. Já tiraria a metade do trânsito. E tbm liberar prédios na região leste do centro, onde não tiver imóveis tombados. Muitas pessoas que trabalham na região central e hj moraram distantes começariam a ir a pé aos seus trabalhos. Transporte público de qualidade custa carro e por melhor que seja a maioria ainda vai preferir usar carros. Então o melhor é a descentralização.
Já acredito no contrário. O novo plano diretor vai aumentar o número de prédios, o que gerará uma demanda por empregos de baixa remuneração, o que criará mais favelas ainda. É inocência achar que a faxineira vai comprar um "studio" cosmopolita de 30m² por 400 mil reais. O que impede construções ilegais é fiscalização e não a liberação de prédios. Já sabemos que continuará sem fiscalização. Então....
Realmente a mobilidade de Floripa é horrível. Tomara que no futuro tenham VLT ou meio de transportes sobre trilhos CPTM ou Metrô interligando as demais cidades da região metropolitana.
o que o vlt faz, os onibus tbm fazer e por um custo bem menor. O que precisa é sim diminuir a dependencia do transp seja publico e privado. E no video mostra o que é necessario. A descentralização.
@@davidz6614 ônibus não é TRANSPORTE DE MASSA e jamais terá a capacidade de carregar centenas de milhares de pessoas por hora/sentido. Floripa precisa é de METRÔ....
@@Gouki35 floripa não tem população de metrópole. Mesmo considerando a região metropolitana. Hj não se faz uma linha de metrô por menos de 10 bilhões. Este dinheiro não existe. Nem nos cofres do estado muito menos da cidade, que mau consegue fazer a manutenção de umas passarelas. Uma coisa é que sonhamos, outra é a realidade.
Raul quem ganha mais de 3 salários mínimos acha humilhante andar de ônibus infelizmente é assim até aqui em São Paulo carro é status pro brasileiro ônibus é sinônimo de baixa renda EQUIVOCADA MENTALIDADE
Floripa é bom. Mas será uma SÃO PAULO com o crescimento desordenado… Vai ser rica ao mesmo tempo pobre e com um passado de dar inveja .. TEM Q TOMAR MUITO CUIDADO.
Pode chover ônibus na porta da classe média até metrô o morador vai usar o carro porque é descer de nivel usar ônibus BEM BRASIL ESSA MENTALIDADE ai viaja pra Europa e New York com metrô e ônibus sujo tira self e posta na rede
O exército é essa merda aí mesmo. Aqui no jardim atlântico temos a marinha e seus terrenos, uma verdadeira rocha gigante no sapato do desenvolvimento da cidade. É deprimente ver aqueles equipamentos da idade da pedra ocupando um espaço altamente necessário para o desenvolvimento da cidade.
Amigo... vc falou tudo... que desperdícios de terrenos.. Se somar as areas que ocupam o exército e marinha daria meio bairro. Ocupando um espaço em area nobres para nada.
Raul, eu e meu marido somos catarinenses (moramos por bons anos em Floripa, por termos feito faculdade por lá) e moramos há alguns anos em SP. Como bons apaixonados por SP, acompanhamos teu canal e vibramos com cada vídeo novo, com como concordamos e achamos que faz sentido o que tu pontua. Que delícia agora ver a análise da nossa também amada Floripa! Foste cirúrgico em cada crítica e elogio a Floripa. Ficamos muito felizes com a tua análise. Torcemos muito pelo crescimento do canal e para que a mensagem do bom urbanismo e das transformações das quais ele é capaz chegue a mais pessoas!
Muito obrigado, Ester, bondade sua! Tambem torço que a mensagem se espalhe por mais gente, fora da bolha! Ah, e se você e seu marido puderem me ajudar, espalhem os videos nos grupos de whatsapp, daqui e de Floripa, por favor!! abracao
Torcendo pra que Belo Horizonte ganhe uma série como essa!
Um dos melhores canais do RUclips brasileiro, vocês merecem reconhecimento. ❤
Eu não consigo identificar essas praças de concreto, de bancos voltados para o trânsito de carros, e nenhuma árvore nativa..sou do tempo em que as praças eram verdes e as pessoas podiam se encontrar e se olhar. Flores e passarinhos também eram.caracteristica de uma praça.
Praça nova.. as mudars de arvores foram plantadas.. só que se leva anos para crescerem.
Então tu não ia gostar da europa
Sou mineiro, morando em São Paulo e apaixonado por Floripa.
Raul vc precisa fazer um vídeo sobre Cayalá na Guatemala. É uma cidade nova, planejada, mas que mimetiza o estilo antigo colonial espanhol. Achei linda a cidade e o conceito. Amo arquitetura colonial Ibérica. É uma lástima o que fizeram no Brasil com nossa arquitetura colonial desde o início do século XX.
vlt custa caro..Vc tem que pensar no que fazer para diminuir a distância. A solução é simples.
Criar serviços públicos e privados nos bairros. O que muitas cidades já estão fazendo. o melhor meio de transp são os próprios pés.
Esta ponte no norte da ilha, concordo, seria uma obra faraônica e desnecessária.
@@davidz6614
Eu não tenho conhecimento técnico necessário para opinar sobre mobilidade urbana. Mas de fato, mesmo aqui na América Latina vemos soluções mais baratas e aparentemente mais simples de infraestrutura e transporte. O próprio Paraná na época do Lerner inovou com aquele sistema de corredor de ônibus semelhante ao BRT. Mas a maioria dos políticos e dos eleitores brasileiros adoram uma obra faraônica e uma complexidade desnecessária.
Cayalá me surpreendeu positivamente porque não tem nada disso. É uma cidade com um conceito antigo e feita para se andar a pé. Tudo bem que é um empreendimento privado, algo entre uma cidade e um condomínio, como aquela "Paris" chinesa, mas sem a cafonice da imitação barata. Os arquitetos se inspiraram na própria herança colonial hispânica da Guatemala. Parece uma cidadezinha histórica bem preservada.
A cidade é aberta ao público como uma cidade qualquer. Mesmo quem não tem dinheiro para comprar um imóvel lá, pode passear por lá, consumir no comércio de lá, usar os parques de acesso público de lá...Acho que eles tem um bonde...mas não é tão moderno como o VLT. Aliás, Lisboa ainda tem bonde e é uma capital. Adaptou-se o sistema a uma tecnologia mais moderna, mas ninguém inventou a roda. O Brasil fez o quê com todos os bondes elétricos que funcionavam em várias cidades até pelo menos os anos 60 e 70?
É como as ferrovias. A gente destruiu sem colocar nada no lugar.
Adoraria uma série sobre Brasília com suas alfinetadas clássicas 😅
Raul, essa série sobre florianópolis está sensacional, fica a sugestão de fazer uma sobre as cidades do interior e litoral de são paulo, são josé dos campos, campinas, sorocaba, litoral norte... cidades menores que a capital que poderiam ser mais arrojadas no urbanismo, mas que possuem sérios problemas urbanísticos
Essa questão do espraiamento da cidade horizontalmente, para regiões longe do centro, onde se tem menos estrutura e desmatam a natureza, é realmente importante. No Rio de Janeiro a expansão para a zona oeste foi o PIOR erro já cometido.
não da para entende pq destruíram tanto a ZO do rio, até uns 30 anos era mata, agora uns descampados de rico
Floripa além de um VLT , a maior vergonha é não ter um transporte marítimo, anos arrastando sobre isso também.
transporte marítimo é uma roubada.
Pq além travessia por barco vc teria que pagar por mais um ou dois transportes para concluir o percurso desejado.
O negócios é a descentralização liberando a população seja de tranps. particular ou público.
nao tem como, a gente nao tem costa pra isso.
Agora o metro de superficie que o IBAMA barrou porque teriam algumas colunas de 1x1 passando pelo mangue proximo ao titri e pronto, nunca tivemos um metro.
Ai depois disseram que nao da pra fazer no subsolo porque aqui é uma ilha e tem mar.
Mas la no rio de janeiro a estação de canta galo tem 3 andares para baixo na beira de copacabana.
Floripa merecia um VLT, passando pelo Hercílio Luz e ligando o aeroporto a Palhoça passando pelo Centro. Seria a cara da cidade.
Ou um serviço similar ao UberPool só que usando minivans e microônibus se for economicamente viável. Talvez lá as máfias de ônibus não sejam tão influentes e isso seja possível.
Pra ligar a ilha com os bairros do continente (que ainda são Florianópolis) seria moleza passar um VLT. Mas pra Palhoça dependeria também da prefeitura de São José...
Concordo! Duas linhas em forma de arco seriam perfeitas para cobrir a região norte e a região sul, encontrando-se no centro. Mas infelizmente isso tinha que partir do governo estadual, igual ocorre em SP. Do contrário, será igual o transporte marítimo, onde prefeitos conversam, conversam e nada sai.
@@vitordelimax😅
@@ninjachao7057 mesmo após a conclusão do contorno viário o atual trecho continuará sendo BR 101 com concessão da Consorciaria Arteris que administra este trecho. Então nada muda. Até ´pq nenhum dos municípios vai querer assumir os altos custos que demanda este trecho de Biguaçu a Palhoça.
Então não cabe nem em sonho.
Esta saída/entrada da via Expressa já é um gargalo e vc quer por mais empreendimentos ali para piorar.
VLT até o Campeche....ai já nem é sonho, é um delírio.
Raul, quando puder faça uma série de vídeos trazendo bons e maus exemplos de cidades do interior. No estado de São Paulo muitas cidades, ainda que pequenas, têm muito a melhorar em urbanismo.
Raul, te descobri ontem no RivoTalks. Estou viciada no seu canal.
Sou um paulistana que mora há quase 7 anos em Floripa. Parabéns pelo programa desta cidade tao linda!!!
Parabens pelo canal. Que mais pessoas tenham acesso ao que voce produz!
Muito obrigado, que bacana! Fiz 4 vídeos sobre Floripa, dá uma olhada! E manda pros amigos assistirem, me ajuda muito!
A minha capital e meu estado não tem igual! Orgulho!
Raul! Sou potiguar e gosto muito do seu conteúdo. Já que você está estendendo as suas análises para outras cidades. Você poderia analisar a cidade de João Pessoa - PB. É uma das capitais do nordeste que mais cresce. Ficaria muito feliz em ver a sua análise sobre essa cidade.
Muito legal essa séria de vídeos em Floripa, adoraria ver vídeos assim de outras capitais do Brasil. Conteúdo incrível como sempre, gostei muito do comentário à respeito das estatais de esgoto, que tiveram décadas pra tentar solucionar o problema do saneamento e agora reclamam do novo marco
Ótima série! Gostaria de ver similar em minha cidade, Curitiba.
adoraria fazer (morei em Curitiba ha muitos anos, como correspondente. Ainda tenho amigos, nao seria das mais dificeis). Maaaas ainda é caro viajar sem patrocinadores, anunciantes e afins!
Sempre comentários lúcidos e inspiradores!!!
Sobre os demais comentarios, um coisa que aprendi apos 2 anos morando aqui.
Sou eu que tenho que me adaptar a cidade, nao a cidade que tem que se adaptar a mim!
Isso vale pra qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Se voce saiu da sua cidade e foi morar em outra, isso e inegociavel!
Raul, esta série é fantástica! Aguardo ansiosamente uma versão dela falando de Curitiba. 🙌💙
Novamente parabéns por mais um vídeo. É visível que sua pesquisa foi de altíssimo nível, pois a forma como as questões da cidade foram expostas, tem a profundidade de quem está ha muitos anos acompanhando os problemas e evoluções da cidade. Eu espero muito, mas muito mesmo que os atores públicos da região metropolitana de Florianópolis (estaduais e municipais) se mobilizem em sua linha de pensamento. E espero que estas ideias não sejam adotadas tarde demais. Só digo que quem conseguir criar aqui em transporte público de massa, ágil e com grande oferta de horários, com tamanha qualidade que faça as pessoas pensarem duas vezes antes de pegar o próprio carro: se reelege na certa.
Raul, talvez você não veja tantos os comentários mas eu adoraria se as cidades com vocação turística pudessem reinterpretar sua arquitetura vernacular e histórica e porque não construir novas construções baseadas em suas raízes. Imagine Florianópolis como Cayalá, perto da Capital da Guatemala. Seria um sonho!
Venha a Boa Vista/RR. Tenho certeza que vc terá dicas valiosas para melhoras o urbanismo dessa cidade, que possui um potencial enorme
😂😂😂😂 fica engraçado o jeito que reportou.... o Brasil é um amor ❤❤❤❤❤
Um like com louvor pra toda essa série sobre Floripa. Faça de outras cidades também Raul👍
Nasci e cresci em Palhoça, mas trabalhei e estudei em Florianópolis. A cidade cresceu sem planejamento e hoje paga o preço com problemas de trânsito e saneamento. Além disso, os alugueis são caros. É uma cidade gostosa para passar as férias, mas morar em Floripa exige paciência e tempo livre para desperdiçar em engarrafamentos
Raul! O grande colecionador de carros antigos Alexandre Badolato que tem um canal aqui mostrado sua coleção é um grande fã do seu canal! Gosta muito dos seus vídeos! Para ele o seu canal é o melhor do RUclips!
Que bom saber, muito obrigado!!
Adorei o vídeo. Faça sobre as favelas e seus problemas e soluções.
veja meu video anterior! Nao de Floripa, mas aqui de SP mesmo. No thumb "Acabou o dinheiro". Abracao
Raul disse tudo em 6:45 falta um Tram, um Bonde, um VLT. Cidade plana e a implementação de um sistema de transporte "contemporâneo" seria perfeita.
Muito bom, o vídeo. Floripa tem o que apresentar em termos de experiências urbanística bem sucedida. Vamos esperar que novos projetos se materializem.
Torço pra que fortaleza ganhe um vídeo, tem iniciativas interessantes, mas pontos negativos também .
🫵 Faltou episódio sobre nosso recém aprovado desastroso plano diretor 😥, consequência de um corporativismo que emparelha nosso setor de planejamento urbano na prefeitura! 🤬(Falecido IPUF 🙏)
Venha para Porto Alegre.
Em Vitória a compensação ambiental de um prédio do shopping foi também um parque, o Reserva Vitória. Acho que devia vir aqui conhecer a capital dos capixabas
Muito boas observaçoes, Raul! V é sempre imparcial (embora não pareça…) pq mostra sempre os lados bons e os que merecem ser mudados! Continue nessa! 👏🏼👏🏼
Raul! Um dia quero muito saber como e o olhar de vocês sobre Curitiba, acredito que ela pode melhorar muito ainda 😉
Raul ótima esta série! Teu olhar traz importantes reflexões para busca da evolução! Os problemas das capitais brasileiras são muito semelhantes, bons projetos existem, tem é que colocá-los em prática!
O vc acha de fazer um episódio especial em Jaraguá do Sul? Creio que é um lugar bastante singular, de forma que erros e acertos ficam muito na cara. Talvez o momento não seja o melhor, já que outra cidade do sul pode ser oportuna, mas parecer chover no molhado no canal. Todavia, gostei bastante da quebra da rotina e certamente há muitos outros lugares que podem dar novas lições (ou reforçá-las). Parabéns.
Conteúdo muito bonito, interessante e inteligente. Parabéns 👏👏👏
Com base no que vc disse no final eu recomendo vc ir conhecer Paulinia interior de SP.
Sabia que ia ter propaganda desse novo plano diretor envolvida nesses vídeos!
Não foi propaganda, ele apenas falou bem de pontos pertinentes. Também falou mal de coisas que merecem uma cutucada hehe
Parabéns pelo trabalho! De grande importância essa abordagem de como pensar as cidades por ângulos diferentes.
Apoio a ideia de conteúdos em outras cidades.
Forte abraço!
Essa série ficou muito boa, parabéns!
Ótimo vídeo! Bem-vindo ao Sul! Um abraço
Faz uma série assim em Recife, aqui tem zonas com casarão e palacetes muito bonitos também, na Zona Norte.
Essa rua se propõe a algo parecido com ruas turísticas europeias. Só que no caso dessa, você senta para se alimentar ou respirar gás carbônico?
é que ali e acesso para o estacionamento de um prédio residencial.. passam raríssimo carros. A poluição é insignificante. E é melhor deixar assim. Fechar a rua completamente. Acontece o mesmo que outras ruas.. Depois das 8 da noite e fim de semana vira terra de zumbis.
Foi bacana demais!! 👏👏
Valeu!
Foste preciso no texto! 👏👏👏👏👏
Não esta funcionado no vale do Anhangabaú em SP.
Uso bicicleta. Hoje fui da Armação ate a Lagoa, nos Correios. Postes no meio das ciclovias, onde há e onibus do consórcio Fênix se jogando sobre a bicicleta é mato aqui...
nossa a mobilidade é minha maior tristeza aqui, moro num local q fica há 15 minutos de carro do meu trabalho ou 40 de onibus 😍
Mais um excelente vídeo ! 👋👋👋
Muito bom. Excelente !
Rio de Janeiro nas alturas!
Eu apoio...
Sugestão: O que mudou depois do Boulevard olímpico; Porto maravilha deu certo???
espero tb um rj nas alturas .
Tem que ser a próxima!
Obrigado
Sou paulistano, moro em Floripa ha 20 anos, tenho 2 ressalvas em relacao a esse video.
1 Nao, Floripa nao e dependente do turismo! Fiz uma cadeira de Turismo anos atras, na epoca o pib de Floripa tinha menos de 10% de participacao do turismo, hoje nao deve ser muito diferente disso e isso e otimo, na verdade deveria ser ainda menor, a dependencia do turismo atrai o turismo predatorio, sem qualidade; Na minha opiniao Floripa deveria cobrar taxas de turismo a exemplo de Bombinhas!
2 O aeroporto antigo (na verdade fica no mesmo local, o novo so mudou o lado de entrada e saida) ficava no bairro Carianos e movimentava a economia local com pequenos hoteis e pousadas, empresas de tranfer e aluguel de carros, bares, restaurantes, academias etc. A nova entrada do aeroporto e vazia e so tem grandes rodovias como vinzinhanca, no maximo o que pode vir a ter ali e um grande hotel de rede internacional e dane-se os moradores!
3 bonus. A Ponte Hercilio Luz, conheco pelo menos 2 pessoas que trabalharam com o projeto e posso garantir que o projeto aprovado foi o mais caro, nao porque fosse o melhor, mas porque era o que mais gerava propina!
Floripa e otima, mas nao e perfeita!
O setor de turismo cresceu.. O fato de continuar a ter menos de 10% do pib de anos atrás não quer dizer que parou de crescer. Acontece que outros seguimentos tbm cresceram e diversificou .TI,ramo hospitalar., financeiro....
O problema do turismo é ser muito sazonal.
Teriam que dar mais envase no turismo de eventos/negócios e entretenimentos . E focar mais nos meses de maio até setembro.
Cobrar txs é punir quem tem menos renda.
Aquele pedágio de Bombinhas é a maior falcatrua.
Se vc não sabe 54% fica para empresa que faz a cobrança. ridículo.
Raul, se você quer ver atraso em obra e complicado. Vá ao córrego grande.
Mesma história do bairro do Bexiga praça 14 Bis o metrô trava por sítio arqueológico na capital de São Paulo
Sobre a característica da arquitetura lixo de Florianópolis, bom, é analisar o perfil de quem é daqui e de quem vem pra cá. Esse povo só pensa em carro mesmo, é deprimente. Se você visse a padaria merda que tem aqui nas proximidades de onde moro.. e um apartamento padrão é na base dos 700 mil.
Meu Deus, pensei que era só em Natal que existiam ecoxiitas tentando atrapalhar qualquer idéia pra desenvolver a cidade. Em Natal è impossivel levar uma obra como essa.
no brasil inteiro esses existem...
Aqui em Porto Alegre também estão tentando boicotar iniciativas de revitalização de parques na orla do Guaíba (que é um aterro!!!).
esses "ecoxiitas" que impedem o progresso numa ilha que depende do turismo
@@rarigon Uma pena gente da cabecinha pequena atrapalhar desse jeito o Brasil.
Deixem minha Floripa em paz! Já cresceu até demais. Mais uma ponte prejudicaria o ambiente natural. O ideal é disponibilizar os serviços no próprio bairro pra evitar o deslocamento diário.
Em sp já tiria uma cracolândia ao redor, com mais direitos do que o cidadão.
em SP vc não tem direito de frequentar a praça pq tem nóia morando lá, e se reclama aparece padre para defender os meliantes
É um privilégio uma cidade ser uma ilha maravilhosa como Floripa. Um manezinho da ilha já comentou que é uma cidade de costas para o mar. Pq? Porque não aproveita as incríveis possibilidades que o mar oferece em termos de mobilidade. Soube que há um projeto de barcos, balsas ou algo assim, que ligue as praias/ bairros, como um "ônibus navegável ". Barca que aliás já existe ligando o centro da Lagoa da Conceição à Costa da Lagoa. Que tb existe em Lisboa, pelo rio Tejo, ligando o centro a bairros mais distantes, como Barreiros. São exemplo tb os vaporettos de Veneza. Uma cidade linda como Floripa merece esse olhar generoso e ambientalmente sustentável!!
Só lembrando que depois de pegar o barco vc teria que concluir o trajeto com onibus. Isto é.. mais uma passagem para se pagar.
A solução é simples...E que foi comentado no vídeo. Fazer a descentralização dos serviços publico e privados.. E assim para muitas pessoas o melhor sistema de locomoção seriam os próprios pés.
O Barreiro é um bairro de subúrbio completamente desinteressante, mas de carro demora muito tempo, então esse barco ajuda quem trabalha mesmo em Lisboa a se locomover. Mas não passa de um dormitório
Não comentei sobre as qualidades turísticas do bairro, apenas citei a questão da mobilidade.
O problema da ponte norte de floripa é que ao norte de floripa no continente tem governador Celso Ramos, cidade que não está interessada e receber todo o fluxo de veículos que a ponte criaria
do lado insular: Daniela, um bairro pacato, conhecido pelas suas APAs de mangue
do lado continental: governador celso ramos, região extremamente montanhosa e protegida pela APA da serra do tabuleiro
entre daniela e GCR: baia dos golfilhos, um refugio de uma belissima especie de golfinhos que corre risco ambiental
uma ponte entre ilha e continente ao norte seria um crime estético, ambiental e financeiro
Bem lembrado.
Falou tudo. Florianópolis está crescendo muito rápido, sem planejamento urbano, sem regras de arquitetura de construção, a cidade está ficando feia, as praias ficando poluídas, os políticos e administradores da cidade empurrando problemas uns para os outros e ninguém resolve o básico do saneamento. Lagoa da Conceição extremamente poluída, é caixa d'agua que estoura, é barragem de esgoto que estoura e cai na Lagoa... sem espaço para VLT, ninguém se quer cogita em transporte público ferroviário de alta velocidade ligando pontos da ilha. (norte-centro, centro-sul/aeroporto). Dão a desculpa de espaço, mas pra tudo tem jeito e tecnologia. Enfim, a ilha da magia aos poucos ta perdendo o encanto. Floripa precisa ir para o século XXI.
O "João Gentrificação" chegou em Florianópolis!
Mobilidade e Florianópolis não se misturam.
Melhor que São Paulo é!
Pelo menos aqui pode andar de vidro abaixado e quando chove o carro não é carregado pela água e o motorista não tem que esperar pelo socorro no teto do veículo.
@@Filo.Olovom jamais, nem metrô vocês têm. Transporte público aí deve ser pedindo socorro.
@@italomatheus8615 Muito melhor que o de São Paulo sim, aqui só é congestionado nos meses de verão.
Já em São Paulo é ruim o ano todo.
@@Filo.Olovom jamais. São Paulo é uma cidade com mais de 11 milhões de habitantes. Florianópolis não chega aos 600 mil. SP precisa fazer 1000 enquanto Florianópolis precisa fazer 1. Não tem como comparar a extensão e o serviço publico ofertadas por ambas. Você nem deve conhecer SP, cabeçudo. No dia que sua cidade gastar 2 bilhões com uma linha de metrô nós voltamos a conversar.
@@italomatheus8615 Até parece que preciso andar de metrô, quando você comprar um carro a gente conversa.
Raul, vem para Maringá! Precisamos de uma mente nova, com novas ideias.
No seu outro vídeo sobre Floripa falei que o pior da cidade era o trânsito, até me xingaram, não aceitam que a cidade passa por transtornos na mobilidade urbana, se é uma cidade turística e sabe que terá uma multidão para conhecer a cidade, que se preparem para o futuro, e em Floripa para melhorar este trânsito, são pontes e mais pontes.
As favelas tbm, pq a maioria q estão indo para FLORIANÓPOLIS são pessoas q vai trabalhar por salários q não acompanham o custo de vida.. E fica muito mais difícil para quem não tem família por lá. Ai começa assim, não tem como pagar aluguel, invadem terrenos, constrói casas irregulares e fode tudo com a qualidade de vida das pessoas principalmente os pobres … Aqui no interior de SP e assim, apesar das pessoas serem muito trabalhadoras.
idéia absurda e atrasada, a velha mentalidade de "é só fszer mais faixas de rodagem que o trânsito melhora"
em uma cidade turistica como florianópolis é equivalente a matar a galinha pra colher os ovos dourados
você vai assassinar qual bairro? Daniela? Sambaqui? Santo antônio?
Queremos em São Paulo a devolução da área do Clube Círculo Militar, nas redondezas do Ibirapuera para a cidade.
Va a Maringa. No parana vale a pena
Venha conhecer Belém do Pará. Em 2025 vamos receber a Conferência do clima. Suas ideias poderiam ajudar.
Falta diversidade na mobilidade coletiva de Floripa. A máfia dos ônibus segue forte. Deixou a ilha na década de 80 do século passado. 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Minha intuição é que as pessoas não andam grandes distancias, nem em lugares com muito movimento de carros.
👏👏👏
Bom falar todo mundo olhas somente a superfície. Dureza !
ilha de santa catarina é do tamanho da de Guam ?, territorio americano lá perto das Filipinas? ,tava vendo alguns vídeos dessa ilha é super da hora ai fui pesquisar e encontrei a de Santa catarina fiquei com essa curiosidade hahah
Por qual motivo uma cidade no oceano não ter locomoção marítima para as pessoas?
Burocracia, leis ambientais, Ibama, licenças que não são liberadas nunca, a turma do faz o L pra ser contra tudo.
Não dá pra aceitar que uma cidade rica como Florianópolis, tenha uma mobilidade pré histórica. A cidade precisa urgentemente de pelo menos mais uma ponte…
Moro na ilha. Depois q reformaram a ponte de ferro melhorou mto. Uma nova ponte já não se faz tão urgente. Tem outras urgências.
A prefeitura peca muito na mobilidade onde tem a sua responsabilidade, logo não é a solução colocar as rodovias nas mãos dela...
Boa tarde. Excelentes seus vídeos sobre Floripa. Sou engenheiro e manezinho florianopolitano. Você fez um comentário que merece uma retificação.
Você falou sobre o fato de a Casan não ter dotado toda a cidade de saneamento. Acontece que a Casan já tentou fazer, entretanto os órgãos públicos responsáveis pelo meio ambiente impedem esse trabalho, além disso os moradores do sul da ilha influenciado pelos esquerdistas pretensamente defensores do meio ambiente se mobilizaram para impedir a execução do projeto que dotaria o sul da ilha de rede de esgoto.
Vc falou uma coisa importante as arquitetura são feias , são todas iguais , falta luxo tecnologia e inovação, pq as cidades brasileiras os prédios são tudo igual na arquitetura.
A solução é simples e não custa caro.
Se este plano diretor avançar.. liberar prédios mais altos e levar serviços públicos e privados para os bairros.. Já tiraria a metade do trânsito.
E tbm liberar prédios na região leste do centro, onde não tiver imóveis tombados.
Muitas pessoas que trabalham na região central e hj moraram distantes começariam a ir a pé aos seus trabalhos.
Transporte público de qualidade custa carro e por melhor que seja a maioria ainda vai preferir usar carros.
Então o melhor é a descentralização.
Já acredito no contrário. O novo plano diretor vai aumentar o número de prédios, o que gerará uma demanda por empregos de baixa remuneração, o que criará mais favelas ainda. É inocência achar que a faxineira vai comprar um "studio" cosmopolita de 30m² por 400 mil reais. O que impede construções ilegais é fiscalização e não a liberação de prédios. Já sabemos que continuará sem fiscalização. Então....
Essa arquitetura de prédios do Brasil não gosto, muito normal comum
Realmente a mobilidade de Floripa é horrível.
Tomara que no futuro tenham VLT ou meio de transportes sobre trilhos CPTM ou Metrô interligando as demais cidades da região metropolitana.
o que o vlt faz, os onibus tbm fazer e por um custo bem menor.
O que precisa é sim diminuir a dependencia do transp seja publico e privado.
E no video mostra o que é necessario. A descentralização.
@@davidz6614 ônibus não é TRANSPORTE DE MASSA e jamais terá a capacidade de carregar centenas de milhares de pessoas por hora/sentido.
Floripa precisa é de METRÔ....
@@Gouki35 floripa não tem população de metrópole. Mesmo considerando a região metropolitana.
Hj não se faz uma linha de metrô por menos de 10 bilhões.
Este dinheiro não existe. Nem nos cofres do estado muito menos da cidade, que mau consegue fazer a manutenção de umas passarelas.
Uma coisa é que sonhamos, outra é a realidade.
Uma coisa que eu não entendo em Floripa é como não tem transporte coletivo marítimo, é uma ilha que não tem um barco pra gente se locomover...
Mas tem, na Lagoa (que é gigante)
@@dafrias Lagoa é uma coisinha de nada quando poderia ter na ilha toda, ligar com continente, com outras cidades próximas etc.
Poderíamos sonhar um sonho maior, e incluir também edificações abandonados da Igreja Católica...
Raul quem ganha mais de 3 salários mínimos acha humilhante andar de ônibus infelizmente é assim até aqui em São Paulo carro é status pro brasileiro ônibus é sinônimo de baixa renda EQUIVOCADA MENTALIDADE
O nome do programa é SÃO PAULO NAS ALTURAS e vocês fica mostrando outras cidades em outras Estados. Aí num dá né!!!
É muita agua, baía, mar.... e nenhum transporte aquaviário.
Floripa é bom. Mas será uma SÃO PAULO com o crescimento desordenado… Vai ser rica ao mesmo tempo pobre e com um passado de dar inveja .. TEM Q TOMAR MUITO CUIDADO.
É só vocês de São Paulo pararem de migrar cá que resolve o problema.
Ponte urgente ligando norte ao continente. Fora a sinalização de placas urgente.. extremamente mal feitas. Vai floripa!!!
Pegar aquelas rodovias na alta temporada é pedir pra passar horas parado.
VIM PELO BADOLATO
Melhor casas do que prédios altos que tiram a beleza da cidade
Precisa de transporte marítimo URGENTE!
Pode chover ônibus na porta da classe média até metrô o morador vai usar o carro porque é descer de nivel usar ônibus BEM BRASIL ESSA MENTALIDADE ai viaja pra Europa e New York com metrô e ônibus sujo tira self e posta na rede
O exército é essa merda aí mesmo. Aqui no jardim atlântico temos a marinha e seus terrenos, uma verdadeira rocha gigante no sapato do desenvolvimento da cidade. É deprimente ver aqueles equipamentos da idade da pedra ocupando um espaço altamente necessário para o desenvolvimento da cidade.
Amigo... vc falou tudo... que desperdícios de terrenos.. Se somar as areas que ocupam o exército e marinha daria meio bairro.
Ocupando um espaço em area nobres para nada.
Esse vídeo me convenceu, existem exemplos excelentes aqui no Brasil, se cada capital aprender um pouco com a outra, nosso país vai progredir