🔥 CONHEÇA A ESCOLA CONTÁBIL E TORNE-SE REFERÊNCIA NA ÁREA: ec.cfaci.me/post-yt 🦁 PRECISA DE AJUDA COM A SUA DECLARAÇÃO? FALE CONOSCO: assessoria.contabilidadefacilitada.com/
Fala @jobertoat Tudo bem? Vamos ajudar você! O Pix em si é apenas um meio de pagamento, e o que realmente importa para a Receita Federal são as origens dos valores recebidos. Ou seja, o fato de receber via Pix não muda as regras para a declaração de rendimentos. O que precisa ser analisado é a natureza do dinheiro que está sendo movimentado . Vamos ver isso em detalhes: 1. Rendimentos Tributáveis Se você recebe valores via Pix que são receitas de trabalho assalariado, prestação de serviços, vendas de produtos ou qualquer outra atividade que gere renda, esses valores devem ser declarados como rendimentos tributáveis em sua declaração. Para profissionais autônomos, por exemplo, devem-se declarar as coletas de serviços como rendimentos tributáveis, na ficha de “Rendimentos Tributários Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”. Se você é MEI ou possui uma empresa, também deve declarar esses valores, mas eles devem ser reportados na contabilidade da empresa e eventualmente distribuídos como pró-labore (tributável) ou lucro (isenção até o limite legal). 2. Rendimentos Isentos e Não Tributáveis Caso você receba via Pix valores que são doações, transferências entre suas próprias contas ou reembolsos , esses podem ser considerados isentos, mas alguns casos ainda excluem a declaração. Doações, por exemplo, são isentas, mas devem ser informadas na ficha de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" ou na ficha de "Doações Recebidas". 3. Fiscalização da Receita Federal A Receita Federal tem intensificado as classificações de dados bancários e fiscais, inclusive monitorando movimentações financeiras via Pix. Portanto, se você recebe muitos valores e não os declara corretamente, pode cair na malha fina por omissão de rendimentos. A recomendação é sempre classificar corretamente a origem de cada coleta para evitar problemas. 4. Organização é Fundamental O Pix facilita a movimentação de dinheiro, mas é importante que você mantenha um controle detalhado das coletas. A sugestão é usar planilhas ou aplicativos financeiros para categorizar cada coleta de acordo com sua natureza, facilitando a hora da declaração. Resumindo, não é o Pix que precisa ser declarado , mas sim a origem dos valores . O que vem de trabalho, vendas ou qualquer outra atividade geradora de renda deverá ser declarado na declaração. Se as coletas forem altas, é sempre bom contar com o apoio de um contador para garantir que tudo seja feito corretamente. Ahhh e se for possível se inscreva no nosso canal! Abraços!
@@formiguinha3267 Vamos ajudar você! O Pix em si é apenas um meio de pagamento, e o que realmente importa para a Receita Federal são as origens dos valores recebidos. Ou seja, o fato de receber via Pix não muda as regras para a declaração de rendimentos. O que precisa ser analisado é a natureza do dinheiro que está sendo movimentado . Vamos ver isso em detalhes: 1. Rendimentos Tributáveis Se você recebe valores via Pix que são receitas de trabalho assalariado, prestação de serviços, vendas de produtos ou qualquer outra atividade que gere renda, esses valores devem ser declarados como rendimentos tributáveis em sua declaração. Para profissionais autônomos, por exemplo, devem-se declarar as coletas de serviços como rendimentos tributáveis, na ficha de “Rendimentos Tributários Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”. Se você é MEI ou possui uma empresa, também deve declarar esses valores, mas eles devem ser reportados na contabilidade da empresa e eventualmente distribuídos como pró-labore (tributável) ou lucro (isenção até o limite legal). 2. Rendimentos Isentos e Não Tributáveis Caso você receba via Pix valores que são doações, transferências entre suas próprias contas ou reembolsos , esses podem ser considerados isentos, mas alguns casos ainda excluem a declaração. Doações, por exemplo, são isentas, mas devem ser informadas na ficha de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" ou na ficha de "Doações Recebidas". 3. Fiscalização da Receita Federal A Receita Federal tem intensificado as classificações de dados bancários e fiscais, inclusive monitorando movimentações financeiras via Pix. Portanto, se você recebe muitos valores e não os declara corretamente, pode cair na malha fina por omissão de rendimentos. A recomendação é sempre classificar corretamente a origem de cada coleta para evitar problemas. 4. Organização é Fundamental O Pix facilita a movimentação de dinheiro, mas é importante que você mantenha um controle detalhado das coletas. A sugestão é usar planilhas ou aplicativos financeiros para categorizar cada coleta de acordo com sua natureza, facilitando a hora da declaração. Resumindo, não é o Pix que precisa ser declarado , mas sim a origem dos valores . O que vem de trabalho, vendas ou qualquer outra atividade geradora de renda deverá ser declarado na declaração. Se as coletas forem altas, é sempre bom contar com o apoio de um contador para garantir que tudo seja feito corretamente. Ahhh e se for possível se inscreva no nosso canal! Abraços!
Boa tarde. Sou aposentado e já declaro IR porque recebo acima de 28mil. Porém, faço trabalho de motorista por app para complementar a renda. Sou obrigado a declarar os ganhos pela plataforma? Se sim, onde eu declaro? Juntamente com a minha declaração normal de aposentado ou tenho que fazer o MEI separado mês a mês?
Kuroda, olá o valor informado está desatualizado, não é $ 28.559,70 que eu saiba é $ 30.639,90. Caso eu esteja errado, me desculpa, mas se eu estiver certo é um erro grave nesse vídeo
Todo mes quando recebo, o saldo liquido transfiro para a conta da minha esposa, para deixar guardado.... A dúvida é, preciso declarar esse valores recebidos da minha conta e dela? Ou so na minha? Obs: nao somos casados do papel.
Sou caminhoneiro recebo cerca de 20mil por mês na minha conta, tirando os gastos sobra entre 8/10 mil como seria calculado o imposto nesse caso? seria na hora da declaração quanto seria ?
@@victorjesus2996 mei cainhoneiro tem valor maior de faturamento (251 mil), por outro lado, se optar pelo IRPF tem 90% isento, pela atividade ser muito custosa. Qrr coisa fala cmg, sou contador.
boa tarde, tenho uma MEI e estou muito perdida, durante dois anos fui só me organizando, tentando, ai meu IR ficou zerado pq não estava vendendo, o ano passado comecei ir em algumas feiras, não emiti nf pq era consumidor final e não queriam, fix um pix no banco, em meu nome, e recebi algumas vendas nesse pix,, meu esposo fez alguns bicos e por não ter conta depositou em meu pix o recebimentos, como faço pra separar, minhas vendas são picadinhos e na maioria nos domingos, como eles vão entender
Bom dia, Eu sou motorista de aplicativo (Uber) e recebo pagamentos via PIX na minha conta pessoa física, como proceder com a declaração dos valores, uma vez que não recebo nota, apenas tenho descritivo dos ganhos semanais. agradeço desde já.
Quem ganha, sei lá, uns 15 mil reais por mês no Google Ads mais uns 6 mil reais mensais na Appen, por exemplo, precisa declarar um imposto de renda do Google Ads e outro imposto de renda da Appen? Ou no mesmo carnê dá pra fazer a declaração de todas as empresas online em que a gente trabalha e ganha mais do que o valor máximo isento de IR?
boa noite, tenho uma duvida, caso a pessoa receba mas de 100 pix por mes com valores aleatórios que ultrapassa o teto de isenção e seja necessário declarar tem que por pessoa por pessoa? pq la no carne leao pede CPF de cada pessoa, porem vendedor autônomo apenas recebe o dinheiro no pix e pronto certo? como faço para declarar pois nao achei ate agora um vídeo explicando como faço, o pessoal só explica valores altos.. ☹
Oi Manoel tudo bem? Isso mesmo, só consegue declarar se tiver os dados dos seus clientes, se é autônomo e o valor superou a isenção de R$ 2.640 por mês em 2023, então precisa declarar mensalmente no carnê leão recebimento por recebimento, e pra isso precisa do cpf do seu cliente. Se esses valores que você recebe são de clientes pessoa jurídica então não declara no carnê leão mensal, mas apenas na declaração anual do imposto de renda e também precisa declarar com cnpj do cliente, não precisa declarar valor por valor, pode declarar os valores totais do ano por cliente CNPJ. Se não tem os dados dos clientes infelizmente não tem como declarar, porque toda fonte de renda precisa ter uma origem conhecida.
Olá estou precisando tirar uma dúvida a respeito do carnê leão, você poderia me dar uma informação por favor? eu posso preencher o carnê leão do mês atual até o último dia do próximo mês, por exemplo o de janeiro eu posso preencher em fevereiro?
sim, até o último dia útil do mês seguinte, lembrando que se deixar pro último dia e gerar imposto o imposto será gerado para esse mesmo dia e caso não pago vai gerar multa e juros.
Mim ajude. Eu observei que tem algumas informações não batem, tem informações que no site da B3 tem um valor e no informe da corretora tem outro valor. Qual eu dou preferência? Qual informação eu sigo?
Meu aplicativo consta que o irpf desde 2018 até 2022 não estão entregues, eles esperam que eu vá levantar todo meu histórico de transações nesse período? Nem fudendo...
Eu tenho obrigação de declarar pois tenho ações na bolsa. Todavia fiquei sem renda no ano de 2023 mas recebi alguns pix de ajuda. Devo declarar alguma coisa como renda ou deixo sem renda declarada já que foi ajuda?
Olá! Eu recebo pix de uma plataforma de investimento em criptomoedas, como faço, pois eles caem são transferidos para minha conta através de plataformas de pagamento, portanto não vem especificando que é da plataforma de criptomoedas. Portanto como fazer nesse caso?
E quando recebemos pix de pessoa fisica, eu vendo bombons o ano todo. Só vendo pra pessoa física que me paga em espécie ou pix. Tenho que declarar junto com meu salário?
não haverá mais aquele programa para Windows para realizarmos a declaração? Tudo será vinculado à conta SouGov e só será feito online ou pelo app de celular?
Como eu declaro valor recebido do meu Mario? Doação ou rendimentos não tributáveis? No caso em questão, são valores transferido para minha PF para pagar os gastos da família.
Olá sou contador, nesse caso a receita entende que o valor não deixou de sair do patrimônio do casal, então não precisa declarar a transferência, não se caracteriza como doação !
Obrigado pelas informações. So tenho umas duvidas e minha pergunta e ..eu vendi no ano 2023 a mais do valor anual como pessoa fisica .so qe no dia 29 de julio do 2023 abri cnpj mei .como pedria fazer minha declaração iprf e declaração anual do mei ? Muoto obrigado eesde ja...
Olá, irá declarar normalmente, porém informando os valores do mei também. Para o Mei, é feito um calculo para saber o que é tributável e o que é isento.
Querida gosto demais de suas explicações, são muito didáticas, minha dúvida é em relação a como declarar os rendimentos do médico autônomo, recebidos via PIX, sendo que ele não tem o CPF dos pacientes ? obrigada pela atenção!
tudo blz ? Agradeço muito por toda sua dedicação e ajuda para todos nós, você é top. Me tira uma dúvida por favor, Eu trabalho vendendo espetinhos e ainda não abrir o mei então recebo todo dinheiro pela minha conta PF. Quando eu abrir o MEI vou ter que declarar esses valores que recebi antes de abrir o MEI? TIPO ganhei 25 mil na conta PF.. Aí abri o MEI e até o final do ano faturo mais 25 mil na conta do MEI . No caso vou ter que fazer a declaração anual do MEI que faturei 50 mil ? E no caso da declaração de imposto de renda. Vou fazer o cálculo ... Tipo 50 mil da receita bruta 10 mil de despesas 40 mil que é valor do lucro anual 4 mil que é o valor do rendimento isento de imposto 50 mil - 10 mil - 4 mil = 36 mil que é o valor do rendimento Tributável. Aí no caso eu teria que fazer a declaração de imposto de renda de pessoa física no valor de 36 mil ? Eu ainda não abrir o MEI. mas quero me preparar para quando eu abrir fazer a coisa certa daí para frente
Doutora boa noite. Éu declarei o imposto de renda 20/12/23/ éu tenho um valor lá a restituir. Queria saber qual o mês e o dia que vai cair na minha conta por favor me explica aí me ajuda ok agradeço viu
Mesmo se eu tivesse recebido um pix de 5 a 10 reais de pessoa física, também é necessário declarar mesmo sendo uma renda extra ou de alguém me devendo durante um empréstimo de amigo?
Uma situação bem recorrente é recebimento de PIX pra poder pagar cartão de credito de familiar, uma arrecadação para pagar uma festinha entre amigos e etc. nesse casos, como fazer se uma pessoa já tem a obrigatoriedade de envio por receber rendimentos tributáveis acima de 28.559,70?
Entra como doação em Rendimentos isentos de tributação para quem recebe e também declarar em Bens e direitos e Pagamentos doação para quem doou. É importante que as duas pessoas façam a Declaração da doação porque a Receita cruza os dados. Até o limite de 40.000 não há incidência de imposto sobre uma doação, mas há a cobrança do ITCMD que é cobrado sobre a doação, PORÉM cada estado tem um limite de isenção. Por exemplo, aqui em Minas Gerais o limite é de até 10000 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais, cada unidade fiscal aproximadamente 4,77, logo há um limite de doação com isenção do ITCMD até o limite de 47.700. Isso limite de isenção estadual varia em cada estado. Concluindo, suponhamos que as duas pessoas envolvidas são obrigadas a Declararem o IR e a doação seja de uns 5.000,00, logo não atingiu 40.000 pela norma do IR e nem ultrapassa o limite da unidade fiscal pelo ITCMD de 47.700. É obrigatório apenas que ambas Declarem na Declaração de Ajuste Anual 🙂. Abraços!
Não. A não ser que você já fosse obrigado a declarar por outro motivo, aí dentro da declaração iriam incluir esse empréstimo, mas empréstimo não altera nada em relação a pagamento.
Meu caso é o seguinte: Minha mãe recebe duas rendas mensais e uma dessas rendas ela me passa por pix todos os meses, porque ela prefere que fique comigo esse valor. Como eu declaro isso no meu imposto de renda? Obrigado!
Olá amigo. Sou aluno do curso, e nesse caso, o curso em si não dá direito ao conselho de contabilidade, o que dá direito ao conselho é você passar na prova, aí sim, você terá a licença pra atuar como contador, o curso é só um treinamento pra fazer a prova e outras rotinas contábeis. Já a pós graduação, é um complemento da graduação que você fez. Espero ter respondido sua dúvida.
@@Samirdvs.Boa tarde! Entrei em contato com conselho da capital onde moro, segundo o conselho regional de contabilidade, quem fez o curso técnico de contabilidade de 2010 em diante não tem direito de fazer a prova, nem tão pouco exerce a função como técnico. Somente tem direito a exerce a função profissional só quem tem graduação em ciências contábeis.
@@danielson_07 exato. Vc tem que fazer a faculdade de ciências contábeis. Me formei em dezembro de 2023. E me inscrevi no curso da contabilidade facilitada pra fazer a prova do CRC. E como como vc disse, curso técnico e curso profissionalizante, não pode exercer função de contador.
Eu recebo em torno de 2.500 por mês via pix de uma empresa que trabalho. Mas nessa empresa não tenho nenhum contrato formal, e nem um tipo de cadastro... Apenas na "confiança". Nem ponto eu bato! Preciso declarar no imposto de renda???? Obs: Recebo o pix pelo CNPJ da empresa, mas meu CPF não tem nenhum vínculo formal. Obrigado.
Faço vários Pix com cartão de crédito, ou seja, faço giro de dinheiro parado no cartão de crédito para gerar mais ativo pra mim😅. Preciso declarar? Obs: não recomendo a ninguém, tem que ter muita malícia ou você se...😊
🔥 CONHEÇA A ESCOLA CONTÁBIL E TORNE-SE REFERÊNCIA NA ÁREA: ec.cfaci.me/post-yt
🦁 PRECISA DE AJUDA COM A SUA DECLARAÇÃO? FALE CONOSCO: assessoria.contabilidadefacilitada.com/
Ninguém explica claramente como declarar recebimento do pix.
Fala @jobertoat Tudo bem? Vamos ajudar você!
O Pix em si é apenas um meio de pagamento, e o que realmente importa para a Receita Federal são as origens dos valores recebidos. Ou seja, o fato de receber via Pix não muda as regras para a declaração de rendimentos. O que precisa ser analisado é a natureza do dinheiro que está sendo movimentado . Vamos ver isso em detalhes:
1. Rendimentos Tributáveis
Se você recebe valores via Pix que são receitas de trabalho assalariado, prestação de serviços, vendas de produtos ou qualquer outra atividade que gere renda, esses valores devem ser declarados como rendimentos tributáveis em sua declaração.
Para profissionais autônomos, por exemplo, devem-se declarar as coletas de serviços como rendimentos tributáveis, na ficha de “Rendimentos Tributários Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”.
Se você é MEI ou possui uma empresa, também deve declarar esses valores, mas eles devem ser reportados na contabilidade da empresa e eventualmente distribuídos como pró-labore (tributável) ou lucro (isenção até o limite legal).
2. Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
Caso você receba via Pix valores que são doações, transferências entre suas próprias contas ou reembolsos , esses podem ser considerados isentos, mas alguns casos ainda excluem a declaração. Doações, por exemplo, são isentas, mas devem ser informadas na ficha de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" ou na ficha de "Doações Recebidas".
3. Fiscalização da Receita Federal
A Receita Federal tem intensificado as classificações de dados bancários e fiscais, inclusive monitorando movimentações financeiras via Pix. Portanto, se você recebe muitos valores e não os declara corretamente, pode cair na malha fina por omissão de rendimentos. A recomendação é sempre classificar corretamente a origem de cada coleta para evitar problemas.
4. Organização é Fundamental
O Pix facilita a movimentação de dinheiro, mas é importante que você mantenha um controle detalhado das coletas. A sugestão é usar planilhas ou aplicativos financeiros para categorizar cada coleta de acordo com sua natureza, facilitando a hora da declaração.
Resumindo, não é o Pix que precisa ser declarado , mas sim a origem dos valores . O que vem de trabalho, vendas ou qualquer outra atividade geradora de renda deverá ser declarado na declaração. Se as coletas forem altas, é sempre bom contar com o apoio de um contador para garantir que tudo seja feito corretamente. Ahhh e se for possível se inscreva no nosso canal!
Abraços!
Ninguém responde claramente como declarar recebimento do pix de forma clara e objetiva.
Só enrolação mesmo
@@formiguinha3267 Vamos ajudar você!
O Pix em si é apenas um meio de pagamento, e o que realmente importa para a Receita Federal são as origens dos valores recebidos. Ou seja, o fato de receber via Pix não muda as regras para a declaração de rendimentos. O que precisa ser analisado é a natureza do dinheiro que está sendo movimentado . Vamos ver isso em detalhes:
1. Rendimentos Tributáveis
Se você recebe valores via Pix que são receitas de trabalho assalariado, prestação de serviços, vendas de produtos ou qualquer outra atividade que gere renda, esses valores devem ser declarados como rendimentos tributáveis em sua declaração.
Para profissionais autônomos, por exemplo, devem-se declarar as coletas de serviços como rendimentos tributáveis, na ficha de “Rendimentos Tributários Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”.
Se você é MEI ou possui uma empresa, também deve declarar esses valores, mas eles devem ser reportados na contabilidade da empresa e eventualmente distribuídos como pró-labore (tributável) ou lucro (isenção até o limite legal).
2. Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
Caso você receba via Pix valores que são doações, transferências entre suas próprias contas ou reembolsos , esses podem ser considerados isentos, mas alguns casos ainda excluem a declaração. Doações, por exemplo, são isentas, mas devem ser informadas na ficha de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" ou na ficha de "Doações Recebidas".
3. Fiscalização da Receita Federal
A Receita Federal tem intensificado as classificações de dados bancários e fiscais, inclusive monitorando movimentações financeiras via Pix. Portanto, se você recebe muitos valores e não os declara corretamente, pode cair na malha fina por omissão de rendimentos. A recomendação é sempre classificar corretamente a origem de cada coleta para evitar problemas.
4. Organização é Fundamental
O Pix facilita a movimentação de dinheiro, mas é importante que você mantenha um controle detalhado das coletas. A sugestão é usar planilhas ou aplicativos financeiros para categorizar cada coleta de acordo com sua natureza, facilitando a hora da declaração.
Resumindo, não é o Pix que precisa ser declarado , mas sim a origem dos valores . O que vem de trabalho, vendas ou qualquer outra atividade geradora de renda deverá ser declarado na declaração. Se as coletas forem altas, é sempre bom contar com o apoio de um contador para garantir que tudo seja feito corretamente. Ahhh e se for possível se inscreva no nosso canal!
Abraços!
Peter você ensina a gente a ganhar muito dinheiro, mas não ensina como declarar essas bombas, que tal trazer um vídeo sobre esse tema?
Linda e Inteligente. - Muito bom o conteúdo. Parabéns!!
Como lançar na declaração pessoa física o valor recebido superior a 28 mi. Isso 0recisaria ser explicado.l
Boa tarde. Sou aposentado e já declaro IR porque recebo acima de 28mil. Porém, faço trabalho de motorista por app para complementar a renda. Sou obrigado a declarar os ganhos pela plataforma? Se sim, onde eu declaro? Juntamente com a minha declaração normal de aposentado ou tenho que fazer o MEI separado mês a mês?
Kuroda, olá o valor informado está desatualizado, não é $ 28.559,70 que eu saiba é $ 30.639,90. Caso eu esteja errado, me desculpa, mas se eu estiver certo é um erro grave nesse vídeo
verdade
Mauro Dias
Boa noite
Todo mes quando recebo, o saldo liquido transfiro para a conta da minha esposa, para deixar guardado....
A dúvida é, preciso declarar esse valores recebidos da minha conta e dela? Ou so na minha?
Obs: nao somos casados do papel.
Sou caminhoneiro recebo cerca de 20mil por mês na minha conta, tirando os gastos sobra entre 8/10 mil como seria calculado o imposto nesse caso? seria na hora da declaração quanto seria ?
Dentro da tabela claro
Vc pode abrir um MEI e faturar até 250mil por ano sem pagar imposto nenhum
@@dragstone2 250 mil? Tá louco pô? Mei é 84mil de faturamento anual
@@victorjesus2996 mei cainhoneiro tem valor maior de faturamento (251 mil), por outro lado, se optar pelo IRPF tem 90% isento, pela atividade ser muito custosa. Qrr coisa fala cmg, sou contador.
é tranquilo
boa tarde, tenho uma MEI e estou muito perdida, durante dois anos fui só me organizando, tentando, ai meu IR ficou zerado pq não estava vendendo, o ano passado comecei ir em algumas feiras, não emiti nf pq era consumidor final e não queriam, fix um pix no banco, em meu nome, e recebi algumas vendas nesse pix,, meu esposo fez alguns bicos e por não ter conta depositou em meu pix o recebimentos, como faço pra separar, minhas vendas são picadinhos e na maioria nos domingos, como eles vão entender
Eu trabalho de faxina e me pagam em pix, eu tenho que declarar imposto de renda
Bom dia,
Eu sou motorista de aplicativo (Uber) e recebo pagamentos via PIX na minha conta pessoa física, como proceder com a declaração dos valores, uma vez que não recebo nota, apenas tenho descritivo dos ganhos semanais.
agradeço desde já.
A plataforma do app disponibiliza o informe de rendimentos aí vc deduz as despesas com combustível e manutenção e vê onde enquadra na tabela do ir
Quem ganha, sei lá, uns 15 mil reais por mês no Google Ads mais uns 6 mil reais mensais na Appen, por exemplo, precisa declarar um imposto de renda do Google Ads e outro imposto de renda da Appen? Ou no mesmo carnê dá pra fazer a declaração de todas as empresas online em que a gente trabalha e ganha mais do que o valor máximo isento de IR?
😂😂😂. Vc ainda pergunta? Logo o leão te pega
Movimentar dinheiro tá ficando tão complexo que logo logo todos os cidadãos serão obrigados a ter um contador 😅
Valor de 1903.00 mensal tem q declarar no carnê leão vi aqui no you tube
E se eu ganha 30k em 1 ano e não declarar em nada oq pode acontecer???
se a origem nao declarar, fica de boa
Ninguém entende isso, sacanagem pagar imposto de pix, estamos lascado
E bolão entre amigos? No qual uma pessoa recebe o valor de todos participantes..Qual classificação deve receber?
Up
Tenho essa duvida tambem.. temos que ver se a soma durante o ano passou os 40.000 ou os 28.000.. se passar tem que declarar nesse caso?
somente os lucros, esse outro montante se trata de permuta de saldos.
boa noite, tenho uma duvida, caso a pessoa receba mas de 100 pix por mes com valores aleatórios que ultrapassa o teto de isenção e seja necessário declarar tem que por pessoa por pessoa? pq la no carne leao pede CPF de cada pessoa, porem vendedor autônomo apenas recebe o dinheiro no pix e pronto certo? como faço para declarar pois nao achei ate agora um vídeo explicando como faço, o pessoal só explica valores altos.. ☹
Oi Manoel tudo bem? Isso mesmo, só consegue declarar se tiver os dados dos seus clientes, se é autônomo e o valor superou a isenção de R$ 2.640 por mês em 2023, então precisa declarar mensalmente no carnê leão recebimento por recebimento, e pra isso precisa do cpf do seu cliente. Se esses valores que você recebe são de clientes pessoa jurídica então não declara no carnê leão mensal, mas apenas na declaração anual do imposto de renda e também precisa declarar com cnpj do cliente, não precisa declarar valor por valor, pode declarar os valores totais do ano por cliente CNPJ. Se não tem os dados dos clientes infelizmente não tem como declarar, porque toda fonte de renda precisa ter uma origem conhecida.
Olá estou precisando tirar uma dúvida a respeito do carnê leão, você poderia me dar uma informação por favor? eu posso preencher o carnê leão do mês atual até o último dia do próximo mês, por exemplo o de janeiro eu posso preencher em fevereiro?
sim, até o último dia útil do mês seguinte, lembrando que se deixar pro último dia e gerar imposto o imposto será gerado para esse mesmo dia e caso não pago vai gerar multa e juros.
Mim ajude.
Eu observei que tem algumas informações não batem, tem informações que no site da B3 tem um valor e no informe da corretora tem outro valor.
Qual eu dou preferência?
Qual informação eu sigo?
Meu aplicativo consta que o irpf desde 2018 até 2022 não estão entregues, eles esperam que eu vá levantar todo meu histórico de transações nesse período? Nem fudendo...
O de todos e assim, você só vai precisar declarar se cumprir os requisitos mesmo. Aparece todos os últimos 5 anos caso você precise declarar mesmo
Eu tenho obrigação de declarar pois tenho ações na bolsa. Todavia fiquei sem renda no ano de 2023 mas recebi alguns pix de ajuda. Devo declarar alguma coisa como renda ou deixo sem renda declarada já que foi ajuda?
Olá! Eu recebo pix de uma plataforma de investimento em criptomoedas, como faço, pois eles caem são transferidos para minha conta através de plataformas de pagamento, portanto não vem especificando que é da plataforma de criptomoedas. Portanto como fazer nesse caso?
Faço vendas pela internet e so recebo por pix, de pessoas fisicas para minha conta fisica, e ai como fica? Minha renda ano passado foi de 51 mil
E quando recebemos pix de pessoa fisica, eu vendo bombons o ano todo. Só vendo pra pessoa física que me paga em espécie ou pix. Tenho que declarar junto com meu salário?
não haverá mais aquele programa para Windows para realizarmos a declaração? Tudo será vinculado à conta SouGov e só será feito online ou pelo app de celular?
Ainda tem o programa pra computador
Como eu declaro valor recebido do meu Mario? Doação ou rendimentos não tributáveis?
No caso em questão, são valores transferido para minha PF para pagar os gastos da família.
eu tbm, fazemos nossa reserva na minha conta, então mimha esposa faz pix e eu guardo.
Boa pergunta
Olá sou contador, nesse caso a receita entende que o valor não deixou de sair do patrimônio do casal, então não precisa declarar a transferência, não se caracteriza como doação !
Obrigado pelas informações. So tenho umas duvidas e minha pergunta e ..eu vendi no ano 2023 a mais do valor anual como pessoa fisica .so qe no dia 29 de julio do 2023 abri cnpj mei .como pedria fazer minha declaração iprf e declaração anual do mei ? Muoto obrigado eesde ja...
Olá, irá declarar normalmente, porém informando os valores do mei também. Para o Mei, é feito um calculo para saber o que é tributável e o que é isento.
Uma pergunta: Doações feitas à igreja (dízimo) pode ser declarado e como é feita essa declaração?
Olá! Dízimos não podem ser declarado para abater na base de cálculo do IR, assim como doções de cestas básicas por exemplo.
Querida gosto demais de suas explicações, são muito didáticas, minha dúvida é em relação a como declarar os rendimentos do médico autônomo, recebidos via PIX, sendo que ele não tem o CPF dos pacientes ? obrigada pela atenção!
As explicações são tão didáticas que tu ficaste com dúvida. 😁😁🤭
tudo blz ? Agradeço muito por toda sua dedicação e ajuda para todos nós, você é top.
Me tira uma dúvida por favor,
Eu trabalho vendendo espetinhos e ainda não abrir o mei então recebo todo dinheiro pela minha conta PF.
Quando eu abrir o MEI vou ter que declarar esses valores que recebi antes de abrir o MEI?
TIPO ganhei 25 mil na conta PF..
Aí abri o MEI e até o final do ano faturo mais 25 mil na conta do MEI . No caso vou ter que fazer a declaração anual do MEI que faturei 50 mil ?
E no caso da declaração de imposto de renda. Vou fazer o cálculo ... Tipo
50 mil da receita bruta
10 mil de despesas
40 mil que é valor do lucro anual
4 mil que é o valor do rendimento isento de imposto
50 mil - 10 mil - 4 mil = 36 mil que é o valor do rendimento Tributável.
Aí no caso eu teria que fazer a declaração de imposto de renda de pessoa física no valor de 36 mil ?
Eu ainda não abrir o MEI. mas quero me preparar para quando eu abrir fazer a coisa certa daí para frente
Olá, bom dia!
Você poderia publicar o link da escola para que todas as pessoas interessadas em fazer o curso podesse acessar?
Olá. Está fixado aqui na próprio descrição do vídeo ou nos comentários. E vou deixar aqui também: ec.cfaci.me/aulas
Doutora boa noite. Éu declarei o imposto de renda 20/12/23/ éu tenho um valor lá a restituir. Queria saber qual o mês e o dia que vai cair na minha conta por favor me explica aí me ajuda ok agradeço viu
Mesmo se eu tivesse recebido um pix de 5 a 10 reais de pessoa física, também é necessário declarar mesmo sendo uma renda extra ou de alguém me devendo durante um empréstimo de amigo?
Uma situação bem recorrente é recebimento de PIX pra poder pagar cartão de credito de familiar, uma arrecadação para pagar uma festinha entre amigos e etc. nesse casos, como fazer se uma pessoa já tem a obrigatoriedade de envio por receber rendimentos tributáveis acima de 28.559,70?
Up
Tenho essa duvida tambem
Entra como doação em Rendimentos isentos de tributação para quem recebe e também declarar em Bens e direitos e Pagamentos doação para quem doou. É importante que as duas pessoas façam a Declaração da doação porque a Receita cruza os dados.
Até o limite de 40.000 não há incidência de imposto sobre uma doação, mas há a cobrança do ITCMD que é cobrado sobre a doação, PORÉM cada estado tem um limite de isenção. Por exemplo, aqui em Minas Gerais o limite é de até 10000 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais, cada unidade fiscal aproximadamente 4,77, logo há um limite de doação com isenção do ITCMD até o limite de 47.700. Isso limite de isenção estadual varia em cada estado.
Concluindo, suponhamos que as duas pessoas envolvidas são obrigadas a Declararem o IR e a doação seja de uns 5.000,00, logo não atingiu 40.000 pela norma do IR e nem ultrapassa o limite da unidade fiscal pelo ITCMD de 47.700. É obrigatório apenas que ambas Declarem na Declaração de Ajuste Anual 🙂.
Abraços!
@@EduardoOliveira-oz5fk de a ou tra pessoa ganha menos d e 28mil
@@EduardoOliveira-oz5fk👊🏾🇧🇷
Ano passado fui vítima estelionato, fizeram empréstimo no meu nome, nesse caso devo informar na minha Declaração imposto de renda?
Não. A não ser que você já fosse obrigado a declarar por outro motivo, aí dentro da declaração iriam incluir esse empréstimo, mas empréstimo não altera nada em relação a pagamento.
Pede o informe no Banco e declara. Pronto ✓
Eu recebo muitos pix devido pagamento de cartao de crédito compartilhado, como fica?
Minha duvida tambem
Olá sou contador, fiquem atentos nos valores das transações!
@@MarclidsDuartevalor recebido na conta por empréstimo e somado a rendimento tributável?
Meu caso é o seguinte: Minha mãe recebe duas rendas mensais e uma dessas rendas ela me passa por pix todos os meses, porque ela prefere que fique comigo esse valor. Como eu declaro isso no meu imposto de renda? Obrigado!
Olá sou contador, você pode declarar como doação esse valor.
@@MarclidsDuarte Muito obrigado!
@@MarclidsDuarte Mas se declarar como doação, vai incidir imposto né? Tem alguma outra forma para não pagar imposto?
Oi esses 28 mil é por mês?
Anual!
Anual. E mudou o valor agora é 30.639,00
Mudou o valor foi? Então pode receber Pix ate 30.639,00 no ano?
@@lilianspears1 pelo que entendi sim
Esse curso dá direito ao registro no Conselho Federal de Contabilidade de qualquer Estado?
Olá. Tudo bem? Você poderia explicar um pouco melhor a dúvida, só para vermos se entendemos certinho?
Olá amigo. Sou aluno do curso, e nesse caso, o curso em si não dá direito ao conselho de contabilidade, o que dá direito ao conselho é você passar na prova, aí sim, você terá a licença pra atuar como contador, o curso é só um treinamento pra fazer a prova e outras rotinas contábeis. Já a pós graduação, é um complemento da graduação que você fez. Espero ter respondido sua dúvida.
@@Samirdvs.Boa tarde!
Entrei em contato com conselho da capital onde moro, segundo o conselho regional de contabilidade, quem fez o curso técnico de contabilidade de 2010 em diante não tem direito de fazer a prova, nem tão pouco exerce a função como técnico. Somente tem direito a exerce a função profissional só quem tem graduação em ciências contábeis.
@@danielson_07 exato. Vc tem que fazer a faculdade de ciências contábeis. Me formei em dezembro de 2023. E me inscrevi no curso da contabilidade facilitada pra fazer a prova do CRC. E como como vc disse, curso técnico e curso profissionalizante, não pode exercer função de contador.
@@Samirdvs.Estou pensando em fazer minha segunda graduação nessa área. O que você me diz a respeito, vale a pena cursar ciências contábeis?
podemos gerar relatorio no registrato do bc
Oi queria perguntar alguém possa me
responder: eu fiz 90.000 pix e cartão de
credito mas *nota fiscal foi 30.000
Então isso ultrapassou ou não ❔️
Se tinha renda para fazer 90.000 de Pix, como quer ser isento? A Receita tá metendo multa direto!
faz o L
Eu recebo em torno de 2.500 por mês via pix de uma empresa que trabalho. Mas nessa empresa não tenho nenhum contrato formal, e nem um tipo de cadastro... Apenas na "confiança". Nem ponto eu bato!
Preciso declarar no imposto de renda????
Obs: Recebo o pix pelo CNPJ da empresa, mas meu CPF não tem nenhum vínculo formal.
Obrigado.
Com certeza. Vc tem um padrão de recebimento
Vc está dentro do limite de isenção. Se tiver apenas essa renda, não precisa
Faço vários Pix com cartão de crédito, ou seja, faço giro de dinheiro parado no cartão de crédito para gerar mais ativo pra mim😅. Preciso declarar? Obs: não recomendo a ninguém, tem que ter muita malícia ou você se...😊
Só faço Pix ou recebo menos de R$400 reais eu tenho que declarar renda com isso?
Minhas avós fazem pix para eu pagar as contas todos os meses, isso também entra no IR?
Quanto informações pra ser roubado kkkkkk