Nossa, falou exatamente o que sempre pensei, sou formado em Direito, trabalho em uma Autarquia Federal na parte jurídica, exatamente o que ele diz, geralmente aqueles arrogantes são os com menos capacidade intelectual e técnica, pois ao sentar pra conversar vemos a superficialidade, ou seja, a arrogância é um mecanismo de defesa ou proteção. Outro ramo de igual forma é o da Saúde, a arrogância principalmente de Médicos é algo surreal.
Eu trabalhei para um advogado bem sucedido, porém arrogante, mala, prepotente, soberbo e grosso. Mas serviu de aprendizado, o cara sabe muito e é ganhador nato de causas. Também foi o primeiro advogado que convivi que tinha acesso a bons clientes e atuava em processos com valores superiores aos 10 milhões.
Irmão praticamente toda profissão é do mesmo jeito, o problema são as pessoas mesmo, eu sou militar e o problema é o mesmo, cheio de pessoas arrogantes de praças a oficiais, um querendo ser melhor do que o outro, por isso a melhor coisa é olhar para nós mesmos, porque se olharmos para os outros você não vive.
O cara transborda simplicidade e humildade ao falar sobre o cargo de prestígio que ocupou. Típico exemplo de que educação, nível, elegância e classe vem de berço, de família.
@@blackmamba6481 Claro advocacia acabou. Quanta besteira! rs 79 mil processos por dia no Brasil. Todas as áreas, profissionais e pessoais, possuem problemas que só podem ser resolvidos por advogados. O mercado está saturado para profissionais ruins. Que não sabem trabalhar e ganhar dinheiro. Sou advogado, tenho um escritório e ganho muito bem. Só com o tráfego pago e outras estratégias online, você já consegue prospectar clientes por todo Brasil e fazer pelo menos 15k por mês
São os professores que falam do prestígio na carreira, principalmente da advocacia que não tem mais. Quando terminar o curso de direito e enfrentar o mundo real vai se decepcionar, vai saber como é difícil passar num concurso de médio e alto escalão e/ou advogar.
@@larissasouza-b5k desculpe, eu esqueci de colocar a perda de prestígio na área da advocacia. A advocacia existe, não vai parar de existir, mas já está sendo considerado como subemprego!
@@TejSAJá na faculdade, pode-se notar a arrogância das pessoas do meio jurídico: Estudantes de direito chamam-se uns aos outros de "Doutor". Professores que insinuam, de forma bem suave e quase imperceptível, a necessidade de serem tratados como deuses, mesmo com uma péssima didática e um conhecimento técnico baixo
@@joaomatheusbarbosa1306 eu fiz faculdade de Direito e sei exatamente do que você está falando. Meus colegas gostam que eu os chame de "doutos". É uma nojeira.
Professor Erik Navarro possui um nível de genialidade que vai além da nossa compreensão. É o pioneiro da próxima revolução do mundo jurídico-digital! Parabéns pela coragem de virar o jogo e gratidão por oferecer tanto a nós 🙏🏼
Sou do Direito e tenho a mesma visão dele, mas somos minoria. Não entendo a paixão que mesmo o pessoal do direito tem com autoridades, é um amor por cargo inexplicável.
Sou advogada e tenho uma empresa de eventos. Um dia, um segurança faltou de última hora e eu assumi a portaria. Um dos convidados ao receber meu “boa noite” respondeu “Boa noite Doutor. Eu sou o doutor Fulano de Tal. Estudei muito para ser advogado, então faço questão de ser chamado assim.” Eu fiquei incrédula.
@@pgfarah1 também penso da mesma forma. Sou advogado e assistente jurídico público no interior de Minas e aqui todo mundo fala doutor pra lá e pra cá. Eu fico incomodado também, pois sei que Doutor é quem fez doutorado kkk
A vida é feita de escolhas. Ele se preparou e fez a escolha dele. Quanto maior a vitória, maior o preço a ser pago. Tem muita gente fazendo isso, rompendo barreiras convencionais e indo além 👏👏👏👏
Sim. Trabalhei para um advogado muito rico, o cara era um poço de arrogância, vaidade e tudo o que não presta. Mas, desculpe o termo, ele é f@da no que faz e sabe muito. É uma máquina de ganhar processos, atuava em muitos processos milionários simultaneamente e serviu de aprendizado, tanto no direito com na vida pessoal (ao levar 100000 patadas).
@@Augusto0607 Conheço um cara que nem é advogado, é formado em administração. Tem um escritório de advocacia, ganha um processo atrás do outro. O engraçado é que a juíza da região que ele trabalha é madrinha das filhas.
Fui aluna do professor Erik no presencial, por volta de 2012, e era nítida a sua paixão pela docência! Profissional que nos inspira, sinônimo de humildade e dedicação. Parabéns pela coragem e transparência :)
Ele tá de parabéns, não romantizou a profissão e nem usou em benefício próprio em detrimento dos outros...ele falou certo, é uma profissão como outra qualquer....sempre pagos com o trabalho suado do pagador de impostos....
Gente de céu! Que pessoa sensata! Compreender sua função com clareza e sem ficar se achando o Deus na terra! Parabéns! nunca imaginei ouvir isso de um juíz nesse Brasil!
Eu já havia percebido isso no meu primeiro emprego que foi no Fórum da minha cidade como Jovem Aprendiz. Não eram todos, mas alguns advogados e juízes passavam um ar de soberba e arrogância que era de dar nojo. Já trabalhei na área da saúde e alguns médicos eram iguais. Isso parece ser algo bem comum nessas profissões em que há um certo status social.
Esse cara é extraordinário. Eu sou oficial de justiça. Já fui aluno dele. Penso exatamente igual. Admiro muito. Hoje, conclui que tomei uma decisão apertadíssima ao desistir de continuar a perseguir esse equivocado objetivo. Não é equivocado querer ser juiz, mas, nas circunstâncias em que eu vivia, era.
Não tinha vocação. A vocação era outra e ele reafirma muito bem isso. Acontece com muitos servidores. A maioria procura, no serviço público, bom salário e estabilidade. Ademais poucas pessoas tem a coragem de largar um bom salário, estatus e estabilidade. Admiro ele pela coragem de respeitar suas aptidões, talentos e vocação. Louco ele não é, embora a maioria pense isso..
Bem isso mesmo; fui militar da FAB concursado, comecei a ponderar a vida rotineira da caserna, vi que era devocacionado, fiz Direito e pedi para sair. Hoje sou Advogado e me achei, amo minha profissão.
@@eltondeoliveira591 sou servidor há 18 anos. Trabalho com gestão de pessoas e vejo que a maioria dos servidores onde já passei não tem vocação. Estão ali por um bom salário e estabilidade somente . Ademais nosso modelo de concurso público não seleciona perfis compatíveis com o serviço público. Uma situação complicada para o servidor e para o serviço público ..
@@waltermansur Nem sempre irmão, existe vida fora do funcionalismo público, sabia? E olha que sou concurseiro. Mas respeito a iniciativa privada. Ela é de extrema importância.
Um juíz parcial, deveria pegar prisão perpétua. Uma pessoa que decide a liberdade de outra jamais poderia ter lado. O Brasil precisa de juízes honestos, que agem na letra da lei, processo não pode ter capa.
Parabéns, cara. Que Deus te abençoe sempre por ter essa visão de celeridade na justiça, de preocupação de fazer a sentença sem deixar as pessoas aguardando tanto tempo.
Maravilhoso ouvir o "ex Juiz" Erik Navarro! Preciso de um assim para dar andamento ao meu processo pois caí num golpe há 2 anos e até agora estou aguardando.
É bom a pessoa ser humilde sempre independentemente do cargo agora quando se tem sucesso e principalmente financeiro é um desafio ser humilde com certeza
Pura verdade! Eu trabalhei com vários e a maioria era arrogante. Acho que quando chegam “Lá” esquecem que são humanos, que quando morrerem terminam todos nos mesmos buraco!
Parabéns, Navarro, por desmitificar a aura de Olimpo imagético do judiciário. E também por falar no óbvio ululante que é a arrogância desmedida e sem base real dos operadores do direito. Bravo!
Tive uma professora Juíza que dizia que cargo público é vocação mesmo e que vários concursados tinham interesse em desistir já no período de estágio probatório. Penso que tem pessoas com vocação para docência, para empreendedor, enfim, tudo é oportunidade, basta a pessoa fazer o que ama da melhor forma possível.
@@felipeholanda1335 Não. Isso é apenas costume social (é para bajular a pessoa), como acontece com médico, delegado, juíz, etc. que não são verdadeiros doutores. Na realidade, doutor é apenas quem tirou um doutoramento. Os outros são bacharéis, licenciados, mestres. Não tem mal nenhum. Quem quer ser chamado de doutor tem fazer um doutoramento e pronto...o número de "doutores" baixaria 99%.....😂😂😂😂 (um doutoramento verdadeiro, sem truques ou corrupção, é uma tarefa dura e não é para todos. Mas não se engane: é preferível ser um ser humano do bem do que ser até pós-doutorado ou professor-doutor, que não significa nada em ternos espirituais). Pormenor curioso: Os melhores professores-doutores (catedráticos até) que conheço, não deixam que os trate senão apenas pelo nome próprio normal !!!!!! Impressionante!!!! Dizem-me que no documento de identificação pessoal não vem lá escrito professor-doutor.....😂😂😂👍👍👍👍👍👍👍 (quem "força" o título de doutor, mesmo que não o seja, vê as suas contas da prestação de serviços de reparações aumentadas, pois os técnicos têm a tendência a pensar: "se és doutor podes pagar em conformidade com o título académico"...😂😂😂. Claro que isso não se deve fazer, mas já vi acontecer....🙈
Se é conforme o dr. Erik está dizendo , eu até acredito e vejo como exceção, pois a maioria não está nem aí para as partes; vai fazer falta para os pobres coitados que dependem de justiça , mas por certo será útil a outros na nova atividade ,que ele seja feliz.
Tem um cara no grupo de amigos que trabalha na área da justiça, o maluco não aceita ser contrariado, é um grupo onde falamos muito de futebol, o resto dos caras quase não entram em debate com ele.
Nem precisam de cargo... Os alunos já são arrogantes!! Não estudam, só tem pose!! Sinto nojo profundo das pessoas q "conheci" lá e q Deus me conserve bem longe deles ❤
Trabalhei durante 3 anos em uma faculdade. Os piores alunos eram os do curso de Direito. O problema da arrogância é um problema de caráter, coisa que visivelmente a grande maioria deles na faculdade em que trabalhei pelo menos não tinham ou se tinham era uma coisa muito "ralé".
Eu imagino o quão podre e o quão tóxica é essa área do judiciário no Brasil. Eu trabalho na área de engenharia onde há muita gente arrogante, principalmente herdeiros e também já estudei e convivi com pessoas da área da aviação que são piores ainda. Agora essa área do judiciário junto com a área da segurança pública são os piores ambientes de trabalho.
Nesse ponto eu amo ser da área de negócios! Nessa área há sim os soberbos, mas esses não duram. Na gestão empresarial e no empreendedorismo ABSOLUTAMENTE NINGUÉM SABE TUDO. Por mais técnico, gerencial e humano você seja, sempre há alguém com mais How-Know.
As escolas, em especial, as particulares, disputam para ver quem coloca mais pessoas nas Universidades Públicas. Mas, "só esquecem" de formar inteligência emocional, para futuros profissionais, em todas as áreas.
Larguei emprego público também ano passado .. E me chamam de louco também kkk.. As pessoas não são capazes de entender .. Acho que se as pessoas tem dificuldades de acreditar nelas mesmas .. Quem dira entender outro alguém ..
Trabalho no judicíário (sou juiz leigo), o.magistrado meu chefe é super humilde, chega pra trabalhar num ford ka velho. Na minha unidade nao tem nada disso.
Conclui recentemente um PhD em uma área de estudos relacionada ao sistema de justiça que não existe no Brasil e na América Latina, mas quando penso em voltar à faculdade de direito me dá uma tristeza porque eu sei que nem a faculdade nem os alunos estão nem um pouco preocupadosem ensinar ou aprender! Depois de uma vida dedicada aos estudos, pesquisas e docência estou sinceramente avaliando a minha vida.
Bem isso mesmo, notadamente na magistratura, ministério público no que se reporta à arrogância; fui militar da FAB concursado, comecei a ponderar a vida rotineira da caserna, vi que era devocacionado, fiz Direito e pedi para sair. Hoje sou Advogado e me achei, amo minha profissão que não há arrogância como nas demais carreiras jurídicas.
O Olavo em um vídeo uma vez falou algo que me marcou, se uma pessoa faz direito pensando em ser juiz, decidir o futuro de pessoas, não é um sujeito normal por tá pensando nisso.
@@eduardomarques91qual problema da democracia? em tempos medievais só quem ocupava de cargo de juiz eram polímatas, poliglotas, ávidos filósofos e membros da altíssima academia, até o imperador respeitava o juiz do reino. Ou seja, só quem tem o poder de julgar, que naquela a época era poder divino apenas concedido a Deus, seriam os mais sábios e os mais capacitados em controle da religião da época (catolicismo). A maioria do juízes franceses nas épocas da idade moderna foram condenados à morte por exporem a corrupção do poder do imperador e do parlamento. Hoje o concurso para juiz federal do Brasil é a prova mais difícil da América Latina, não é qualquer um que passa. Ess Erik navarro teve seu cargo cassado porque trabalhava como coach e vendia conteúdos, juízes e magistrados não podem exercer nenhum atividade profissional que não seja o magistério. Navarro fez a escolha dele, e o tribunal não vai sentir falta nenhuma.
@@CleristonBalbino O problema da democracia é que quem se candidata é quem busca o poder, que é justamente quem devia ser proibido de ter o poder. Bastante parecido com o que ocorre hoje em dia em concursos para juiz.
@@CleristonBalbinoO fato da prova ser difícil só mede o conhecimento técnico, não mede caráter, empatia, nada disso pode ser medido. O indivíduo pode ser inteligente e ainda sim canalha, arrogante etc, seu erro é achar que uma coisa exclui a outra.
O serviço público, caso a pessoa não tenha um hobby ou uma válvula de escapa saudável, se torna um ambiente que irá prejudicar sua saúde mental por conta das pessoas arrogantes, assediadoras e de caráter duvidosos que você é OBRIGADO a conviver.
Uma vez um grande advogado já falecido e nos falando sobre corrupção entre outras coisas, nunca esqueci aquela frase: (a sociedade não imagina como funciona o judiciário), mas não entrou em detalhes, agora fica na consciência de cada um que faz parte no judiciário.
No Brasil acontece isso por causa da extrema ma distribuição de renda. De fato no Brasil quem tem status e poder torna-se arrogante e se instrui somente para o mal. Que Deus o conserve assim pois sao poucos que tem humildade e caráter nesse país.
Eu antes mesmo da metade da graduação me veio à decisão real se valeria a pena abdicar até mesmo da própria vida na maior parte do tempo pelo cargo de delegada, quando você começa a viver muito por dentro descobre que pode doar 100% de tudo que ainda sim, o que acontece por trás é muito SUJO.
Acredito que no 1º semestre de direito nasce um REI NA BARRIGA do estudante, se nao eliminar ele ate o 6º semestre, nao mo*rre mais e então temos esses profissionais emproados que ele citou 😂😂
Mocinhas em tenra idade que vão assistir a um Júri já saem do salão com ares de superioridade só por que ouviram os doutores argumentando se o réu ia ser condenado ou inocentado.
A idealização de um bom salário com tudo que ele pode comprar e o prestígio alcançado por te fazer se diferenciar dos demais acaba tornando esta profissão algo gratificante, o problema é quando o trabalho torna-se a própria vida e o sujeito refém de um padrão de vida que o dinheiro o fez ter em troca de menos tempo livre, quando já se viu foram 30 anos a serviço do Estado.
@@sircutrimnão vejo nada demais, a pior coisa que tem é trabalhar num ambiente tóxico. O espírito dele é mais evoluído, a vida não se resume a isso. Somos meras poeiras cósmicas, não faz sentido toda essa patifaria. Mas a pequenice de alguns chega a falar mais alto e acham que são eternos, coitados.
Trabalho em hospital como técnico em farmácia, ganho pouco, mas vivo bem mais que os médicos que trabalham lá. Eu viajo de vez em quando (procuro fazer isso duas vezes por ano) e eles ganham rios de dinheiro e vivem socados nos hospitais. Trabalham muito em função do dinheiro e não fazem o principal: não usufruem de todo esse dinheiro.
Porra... finalmente alguem falando sobre isso...é vdd. Eu nunca vi povo mais arrogante que eles, evidente que não são todos, mas a maioria, e isso é no mundo todo!!
A questão da arrogância é que o brasileiro médio não tem noção do que seja democracia e dentro desse universo muitos ingressam nas carreira jurídicas com essa deficiência.
Entrei no serviço público em janeiro de 2024 e já estou percebendo a repetitividade do serviço, nunca se tem desafios, os cargos de direção e chefia são ocupados em sua maioria por pessoas incompetentes e arrogantes, isso sem falar na falsidade extrema de algumas pessoas. Nunca esperei passar em um concurso e fazer o que amo, mas esses 6 meses já me desgastaram de uma maneira que agora consigo entender como existem tantos servidores contando os dias para se aposentar, isso sem falar na galera que passa em outro concurso e racha fora. É de se impressionar, porém, que até mesmo a magistratura sofre com esses problemas crônicos do funcionalismo público, mas acho que isso seja algo da grande maioria das profissões, a vida é monótona, não se pode esperar desafios frequentes, muito menos felicidade por ganhar extremamente bem.
Trabalho na justiça e penso isso também: será que eu vou ficar fazendo isso por toda a minha vida? Penso em deixar um dia, mas agora não tenho condições
Caraca! Acabei de descobrir que sou empreendedora. Não necessariamente empreender é abrir empresa. Isso é ser empresário. Empreender é agir pra atingir um determinado objetivo, seja ele qual for. Explodiu minha cabeça Erik!
Show de bola ! Sou advogado, tenho mesmo sentimento em relação as pessoas do mundo jurídico que ele . A parte mais importante, foi quando disse, minhas sentenças são simples, sem juridiquês . No fim do dia, o cidadão só que sabe, se tem direito ou não demanda pretendida 👏🏻
O pais é assim , unicamente por causa dos deputados e senadores , são eles que fazem as leis , então pra livrar o país tem que se começar por colocar pessoas umildes no poder
Já fui aluno dele. Nitidamente, o cara era muito maior do que o meio:leve, inteligente e com uma vibe sensacional.
Trabalhei pouco tempo com esse Juiz. Ele é isso aí, simples e uma simpatia em pessoa.
Nossa, falou exatamente o que sempre pensei, sou formado em Direito, trabalho em uma Autarquia Federal na parte jurídica, exatamente o que ele diz, geralmente aqueles arrogantes são os com menos capacidade intelectual e técnica, pois ao sentar pra conversar vemos a superficialidade, ou seja, a arrogância é um mecanismo de defesa ou proteção.
Outro ramo de igual forma é o da Saúde, a arrogância principalmente de Médicos é algo surreal.
Uns pensam ser 'deus'... outros tem a certeza...
@@gustavobacaro7584verdade
Eu trabalhei para um advogado bem sucedido, porém arrogante, mala, prepotente, soberbo e grosso. Mas serviu de aprendizado, o cara sabe muito e é ganhador nato de causas. Também foi o primeiro advogado que convivi que tinha acesso a bons clientes e atuava em processos com valores superiores aos 10 milhões.
Irmão praticamente toda profissão é do mesmo jeito, o problema são as pessoas mesmo, eu sou militar e o problema é o mesmo, cheio de pessoas arrogantes de praças a oficiais, um querendo ser melhor do que o outro, por isso a melhor coisa é olhar para nós mesmos, porque se olharmos para os outros você não vive.
@@rafal.8496 Excelente Argumento e eu apoio e concordo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Juíz que vende sentença é pior que um traficante de drogas. Não consigo ver crime maior q isso.
Tem varios né, como matar, est#pr@r e etc...
O cara transborda simplicidade e humildade ao falar sobre o cargo de prestígio que ocupou. Típico exemplo de que educação, nível, elegância e classe vem de berço, de família.
Como juiz, você é uma raridade. Parabéns.
Sou advogado e infelizmente as piores pessoas que conheço são da minha área.
Eu também 😂
Eu também
Mas você também está passando fome? Advocacia já acabou faz anos, vocês são meros personagens que deixam a OAB mais ricos com suas anuidades.
@@blackmamba6481 Claro advocacia acabou. Quanta besteira! rs
79 mil processos por dia no Brasil. Todas as áreas, profissionais e pessoais, possuem problemas que só podem ser resolvidos por advogados.
O mercado está saturado para profissionais ruins. Que não sabem trabalhar e ganhar dinheiro.
Sou advogado, tenho um escritório e ganho muito bem. Só com o tráfego pago e outras estratégias online, você já consegue prospectar clientes por todo Brasil e fazer pelo menos 15k por mês
@@blackmamba6481desnecessário esse comentário
Minha mãe está no meio do curso de direito e já mudou demais a postura …. Tem hora q a gente tem que ignora-la e deixá-la falando às paredes .
São os professores que falam do prestígio na carreira, principalmente da advocacia que não tem mais. Quando terminar o curso de direito e enfrentar o mundo real vai se decepcionar, vai saber como é difícil passar num concurso de médio e alto escalão e/ou advogar.
@@larissasouza-b5k desculpe, eu esqueci de colocar a perda de prestígio na área da advocacia. A advocacia existe, não vai parar de existir, mas já está sendo considerado como subemprego!
Que pena q saiu da magistratura, é desse tipo de Juiz q precisamos.
Juiz assim não é valorizado pelos mandantes de esquerda
Mas não oq "Eles" querem
Quem é do bem não consegue ficar nesse meio tóxico.
@@TejSAJá na faculdade, pode-se notar a arrogância das pessoas do meio jurídico: Estudantes de direito chamam-se uns aos outros de "Doutor". Professores que insinuam, de forma bem suave e quase imperceptível, a necessidade de serem tratados como deuses, mesmo com uma péssima didática e um conhecimento técnico baixo
@@joaomatheusbarbosa1306 eu fiz faculdade de Direito e sei exatamente do que você está falando. Meus colegas gostam que eu os chame de "doutos". É uma nojeira.
Professor Erik Navarro possui um nível de genialidade que vai além da nossa compreensão. É o pioneiro da próxima revolução do mundo jurídico-digital! Parabéns pela coragem de virar o jogo e gratidão por oferecer tanto a nós 🙏🏼
Sou do Direito e tenho a mesma visão dele, mas somos minoria. Não entendo a paixão que mesmo o pessoal do direito tem com autoridades, é um amor por cargo inexplicável.
Juspositivismo
@@pedrolira5897 patrimonialismo, etc..
A busca eterna por se tornar diferente do comum, popular …. Jessé Souza traz reflexões nesse sentido.
A minha mãe também deixou a magistratura por causa da corrupção no Brasil.
E o que ela faz hoje?
@@andrees357onlyfans
minha mãe também é, meu pai, meus tios todos são juízes 😂
Internet só ten mentiroso
Verdade. Eu sou sua mãe
Sou advogada e tenho uma empresa de eventos. Um dia, um segurança faltou de última hora e eu assumi a portaria. Um dos convidados ao receber meu “boa noite” respondeu “Boa noite Doutor. Eu sou o doutor Fulano de Tal. Estudei muito para ser advogado, então faço questão de ser chamado assim.”
Eu fiquei incrédula.
credo!!!!
Eu fico incomodada com o tratamento de Dr, o que sequer sou, pois não tenho título de doutorado, tenho apenas a inscrição na OAB.
@@pgfarah1 também penso da mesma forma. Sou advogado e assistente jurídico público no interior de Minas e aqui todo mundo fala doutor pra lá e pra cá. Eu fico incomodado também, pois sei que Doutor é quem fez doutorado kkk
Ele precisa ensinar aos ex colegas de ofício. Pq é tanto juiz e promotor arrogantes, preguiçosos e que decidem mal, que afff 🤮🤮🤮
Eles juízes, vivem numa bolha de Poder e arrogância 🤔🤔
A vida é feita de escolhas. Ele se preparou e fez a escolha dele. Quanto maior a vitória, maior o preço a ser pago. Tem muita gente fazendo isso, rompendo barreiras convencionais e indo além 👏👏👏👏
Fórum é onde se vê a maior quantidade de pessoas vaidosas e arrogantes por metro quadrado.
Juízes, desembargador, advogados... Tudo mala sem alça.
TJSP... maioria dos escreventes são formados em direito e também são arrogantes...
Pior são os serventuários que acham que são alguma coisa, ledo engano..
Fato, fórum é um reduto de soberba.....
Sim. Trabalhei para um advogado muito rico, o cara era um poço de arrogância, vaidade e tudo o que não presta. Mas, desculpe o termo, ele é f@da no que faz e sabe muito. É uma máquina de ganhar processos, atuava em muitos processos milionários simultaneamente e serviu de aprendizado, tanto no direito com na vida pessoal (ao levar 100000 patadas).
@@Augusto0607 Conheço um cara que nem é advogado, é formado em administração. Tem um escritório de advocacia, ganha um processo atrás do outro. O engraçado é que a juíza da região que ele trabalha é madrinha das filhas.
Sensacional o dr.Erick Navarro!
Que exemplo para muitos brasileiros
Eu trabalhei no judiciário, eu só confirmo tudo que ele falou.
Idem
Fui aluna do professor Erik no presencial, por volta de 2012, e era nítida a sua paixão pela docência! Profissional que nos inspira, sinônimo de humildade e dedicação. Parabéns pela coragem e transparência :)
Ele tá de parabéns, não romantizou a profissão e nem usou em benefício próprio em detrimento dos outros...ele falou certo, é uma profissão como outra qualquer....sempre pagos com o trabalho suado do pagador de impostos....
Foi meu professor no Curso Ênfase. Grande professor e, vejo pela entrevista, um grande ser humano.
Parabéns!! Um homem de coragem!!! Não é fácil!!
Gente de céu! Que pessoa sensata! Compreender sua função com clareza e sem ficar se achando o Deus na terra! Parabéns! nunca imaginei ouvir isso de um juíz nesse Brasil!
Eu já havia percebido isso no meu primeiro emprego que foi no Fórum da minha cidade como Jovem Aprendiz. Não eram todos, mas alguns advogados e juízes passavam um ar de soberba e arrogância que era de dar nojo. Já trabalhei na área da saúde e alguns médicos eram iguais. Isso parece ser algo bem comum nessas profissões em que há um certo status social.
Esse cara é extraordinário. Eu sou oficial de justiça. Já fui aluno dele. Penso exatamente igual. Admiro muito. Hoje, conclui que tomei uma decisão apertadíssima ao desistir de continuar a perseguir esse equivocado objetivo. Não é equivocado querer ser juiz, mas, nas circunstâncias em que eu vivia, era.
Não tinha vocação. A vocação era outra e ele reafirma muito bem isso. Acontece com muitos servidores. A maioria procura, no serviço público, bom salário e estabilidade. Ademais poucas pessoas tem a coragem de largar um bom salário, estatus e estabilidade. Admiro ele pela coragem de respeitar suas aptidões, talentos e vocação. Louco ele não é, embora a maioria pense isso..
Bem isso mesmo; fui militar da FAB concursado, comecei a ponderar a vida rotineira da caserna, vi que era devocacionado, fiz Direito e pedi para sair. Hoje sou Advogado e me achei, amo minha profissão.
@@eltondeoliveira591 sou servidor há 18 anos. Trabalho com gestão de pessoas e vejo que a maioria dos servidores onde já passei não tem vocação. Estão ali por um bom salário e estabilidade somente . Ademais nosso modelo de concurso público não seleciona perfis compatíveis com o serviço público. Uma situação complicada para o servidor e para o serviço público ..
Não conhecia esse ex juíz. É de pessoas assim que a magistratura atualmente necessita... Incrível. 👏🏽👏🏽👏🏽
Eu acho que deveria continuar juiz para ajudar próximo a nossa lei é falha estamos carentes de justiça precisamos de pessoas como você boa noite
pura verdade, quem nunca viu um advogado pedindo para ser chamado de Doutor ( sem ter feito doutorado ) e algo incrível !
Eu não sou advogado, mas essa titulação foi dada por Dom Pedro I, é uma tradição fortíssima.
@@claudinho49Titulações de 200 anos atrás... de nada servem. Só se ainda fôssemos uma monarquia.
Nunca vi! Advogados são melhores que juízes... De longe.
@@MarcosSilva-zx9ij advogado é advogado por não conseguir passar em concurso amigo.
@@waltermansur Nem sempre irmão, existe vida fora do funcionalismo público, sabia? E olha que sou concurseiro. Mas respeito a iniciativa privada. Ela é de extrema importância.
Um juíz parcial, deveria pegar prisão perpétua. Uma pessoa que decide a liberdade de outra jamais poderia ter lado. O Brasil precisa de juízes honestos, que agem na letra da lei, processo não pode ter capa.
Igual os do STF e todos os outros 99.99999%?
@@user-lc9bq5hz6migual o Moro, que foi considerado parcial no julgamento do Lula
@@Alice-iw6sulula foi condenado por mais juízes até pelo amigos do STF amigão, ninguém mais cai nessa.
@@Alice-iw6su foi considerado parcial por juízes que inclusive 1 agora está compondo o governo do lula?
Parabéns, cara. Que Deus te abençoe sempre por ter essa visão de celeridade na justiça, de preocupação de fazer a sentença sem deixar as pessoas aguardando tanto tempo.
Em suma, saiu PRINCIPALMENTE (mas não somente) porque já tinha estabilidade financeira, entretanto, não tem nada de errado nisso...
Maravilhoso ouvir o "ex Juiz" Erik Navarro! Preciso de um assim para dar andamento ao meu processo pois caí num golpe há 2 anos e até agora estou aguardando.
Erick , admiro muito seu trabalho como profissional! aprendi bastante com você! Parabéns
Advogado acha que pode tudo, teve um otário que me extorquiu! Fui lá denunciei ele na OAB! E ainda achou ruim cmg😂
Ser uma autoridade e ter estabilidade eterna deixa o indivíduo com uma sensação/ certeza da impunidade , a pessoa se sente de fato um Deus.
Se o Brasil tivesse mais profissionais assim, com certeza seria um país muito melhor do que é hoje!
Abrir mão de um cargo público nunca é fácil. Só quem já passou por isso sabe como é a sensação.
É bom a pessoa ser humilde sempre independentemente do cargo agora quando se tem sucesso e principalmente financeiro é um desafio ser humilde com certeza
Os advogados que conheci no meu trabalho já deram carteirada, a típica "você sabe o que eu sou? Eu sou advogado" eles acham que são deuses coitados
Infelizmente é típico de muitos profissionais, que se apoiam muito em uma profissão para se autoafirmar como algo superior.
Pura verdade! Eu trabalhei com vários e a maioria era arrogante. Acho que quando chegam “Lá” esquecem que são humanos, que quando morrerem terminam todos nos mesmos buraco!
Parabéns, Navarro, por desmitificar a aura de Olimpo imagético do judiciário. E também por falar no óbvio ululante que é a arrogância desmedida e sem base real dos operadores do direito.
Bravo!
Tive uma professora Juíza que dizia que cargo público é vocação mesmo e que vários concursados tinham interesse em desistir já no período de estágio probatório. Penso que tem pessoas com vocação para docência, para empreendedor, enfim, tudo é oportunidade, basta a pessoa fazer o que ama da melhor forma possível.
É PORQUE QUANDO O SER HUMANO TEM PODER NAS MÃOS ELE SE TORNA PREPOTENTE E MOSTRA A SUA VERDADEIRA FACE!
Verdade, pode ser em qualquer área
o cidadão é honesto. bom exemplo profissional e pessoal.
Ja começa por todo formando em direito querer ser chamado de doutor.
Só se deve chamar doutor a um doutorado.
Senão é usurpação de título
Você se formando em direito não lhe dar o status de doutor, apenas se você for advogado!
@@felipeholanda1335
Não. Isso é apenas costume social (é para bajular a pessoa), como acontece com médico, delegado, juíz, etc. que não são verdadeiros doutores.
Na realidade, doutor é apenas quem tirou um doutoramento.
Os outros são bacharéis, licenciados, mestres.
Não tem mal nenhum.
Quem quer ser chamado de doutor tem fazer um doutoramento e pronto...o número de "doutores" baixaria 99%.....😂😂😂😂 (um doutoramento verdadeiro, sem truques ou corrupção, é uma tarefa dura e não é para todos. Mas não se engane: é preferível ser um ser humano do bem do que ser até pós-doutorado ou professor-doutor, que não significa nada em ternos espirituais).
Pormenor curioso:
Os melhores professores-doutores (catedráticos até) que conheço, não deixam que os trate senão apenas pelo nome próprio normal !!!!!! Impressionante!!!! Dizem-me que no documento de identificação pessoal não vem lá escrito professor-doutor.....😂😂😂👍👍👍👍👍👍👍
(quem "força" o título de doutor, mesmo que não o seja, vê as suas contas da prestação de serviços de reparações aumentadas, pois os técnicos têm a tendência a pensar: "se és doutor podes pagar em conformidade com o título académico"...😂😂😂.
Claro que isso não se deve fazer, mas já vi acontecer....🙈
Formando na unip KKKKKKKKKKKKK advogado de uniesquiina e leigo é a mesma coisa KKKKK
90% da sala serão motoristas de uber e não doutores kkk🤣🤣
Se é conforme o dr. Erik está dizendo , eu até acredito e vejo como exceção, pois a maioria não está nem aí para as partes; vai fazer falta para os pobres coitados que dependem de justiça , mas por certo será útil a outros na nova atividade ,que ele seja feliz.
Para quem teve uma boa base, não conheceu a fome e a tristeza, é fácil viver numa bolha de frases de efeito e teorias motivacionais.
Tem um cara no grupo de amigos que trabalha na área da justiça, o maluco não aceita ser contrariado, é um grupo onde falamos muito de futebol, o resto dos caras quase não entram em debate com ele.
A soberba do coração precede a ruína, mas a humildade antecede a honra.-Provérbios 18:12-15
Fui aluno dele, o cara é bom no que faz. Desejo-lhe muito sucesso !!!
Parabéns pela coragem.
Nem precisam de cargo...
Os alunos já são arrogantes!!
Não estudam, só tem pose!!
Sinto nojo profundo das pessoas q "conheci" lá e q Deus me conserve bem longe deles ❤
Trabalhei durante 3 anos em uma faculdade. Os piores alunos eram os do curso de Direito. O problema da arrogância é um problema de caráter, coisa que visivelmente a grande maioria deles na faculdade em que trabalhei pelo menos não tinham ou se tinham era uma coisa muito "ralé".
Eu imagino o quão podre e o quão tóxica é essa área do judiciário no Brasil. Eu trabalho na área de engenharia onde há muita gente arrogante, principalmente herdeiros e também já estudei e convivi com pessoas da área da aviação que são piores ainda. Agora essa área do judiciário junto com a área da segurança pública são os piores ambientes de trabalho.
Aviação imagino que seja mesmo. Uns 300 mil reais só para se tornar piloto comercial.
Nesse ponto eu amo ser da área de negócios!
Nessa área há sim os soberbos, mas esses não duram.
Na gestão empresarial e no empreendedorismo ABSOLUTAMENTE NINGUÉM SABE TUDO.
Por mais técnico, gerencial e humano você seja, sempre há alguém com mais How-Know.
Jesus Cristo é o Justo Juiz. Este, sim, não é arrogante!
As escolas, em especial, as particulares, disputam para ver quem coloca mais pessoas nas Universidades Públicas. Mas, "só esquecem" de formar inteligência emocional, para futuros profissionais, em todas as áreas.
Larguei emprego público também ano passado .. E me chamam de louco também kkk..
As pessoas não são capazes de entender .. Acho que se as pessoas tem dificuldades de acreditar nelas mesmas .. Quem dira entender outro alguém ..
Trabalho no judicíário (sou juiz leigo), o.magistrado meu chefe é super humilde, chega pra trabalhar num ford ka velho. Na minha unidade nao tem nada disso.
Que sorte a sua... infelizmente não é o meu caso.
Os bons juízes são os vocacionados, coisa rara em qualquer profissão.
Quer "destruir" um arrogante: trate-o com desprezo. Vire as costas e deixe falando sozinho.
Conclui recentemente um PhD em uma área de estudos relacionada ao sistema de justiça que não existe no Brasil e na América Latina, mas quando penso em voltar à faculdade de direito me dá uma tristeza porque eu sei que nem a faculdade nem os alunos estão nem um pouco preocupadosem ensinar ou aprender! Depois de uma vida dedicada aos estudos, pesquisas e docência estou sinceramente avaliando a minha vida.
Bem isso mesmo, notadamente na magistratura, ministério público no que se reporta à arrogância; fui militar da FAB concursado, comecei a ponderar a vida rotineira da caserna, vi que era devocacionado, fiz Direito e pedi para sair. Hoje sou Advogado e me achei, amo minha profissão que não há arrogância como nas demais carreiras jurídicas.
O Olavo em um vídeo uma vez falou algo que me marcou, se uma pessoa faz direito pensando em ser juiz, decidir o futuro de pessoas, não é um sujeito normal por tá pensando nisso.
Desde a Grécia antiga as pessoas sabiam que esse era o problema da democracia.
@@eduardomarques91qual problema da democracia? em tempos medievais só quem ocupava de cargo de juiz eram polímatas, poliglotas, ávidos filósofos e membros da altíssima academia, até o imperador respeitava o juiz do reino. Ou seja, só quem tem o poder de julgar, que naquela a época era poder divino apenas concedido a Deus, seriam os mais sábios e os mais capacitados em controle da religião da época (catolicismo). A maioria do juízes franceses nas épocas da idade moderna foram condenados à morte por exporem a corrupção do poder do imperador e do parlamento. Hoje o concurso para juiz federal do Brasil é a prova mais difícil da América Latina, não é qualquer um que passa. Ess Erik navarro teve seu cargo cassado porque trabalhava como coach e vendia conteúdos, juízes e magistrados não podem exercer nenhum atividade profissional que não seja o magistério. Navarro fez a escolha dele, e o tribunal não vai sentir falta nenhuma.
@@CleristonBalbino O problema da democracia é que quem se candidata é quem busca o poder, que é justamente quem devia ser proibido de ter o poder. Bastante parecido com o que ocorre hoje em dia em concursos para juiz.
@@CleristonBalbinoO fato da prova ser difícil só mede o conhecimento técnico, não mede caráter, empatia, nada disso pode ser medido. O indivíduo pode ser inteligente e ainda sim canalha, arrogante etc, seu erro é achar que uma coisa exclui a outra.
O serviço público, caso a pessoa não tenha um hobby ou uma válvula de escapa saudável, se torna um ambiente que irá prejudicar sua saúde mental por conta das pessoas arrogantes, assediadoras e de caráter duvidosos que você é OBRIGADO a conviver.
Parabéns pela entrevista !! 👏🏻👏🏻👏🏻
Uma vez um grande advogado já falecido e nos falando sobre corrupção entre outras coisas, nunca esqueci aquela frase: (a sociedade não imagina como funciona o judiciário), mas não entrou em detalhes, agora fica na consciência de cada um que faz parte no judiciário.
No Brasil acontece isso por causa da extrema ma distribuição de renda.
De fato no Brasil quem tem status e poder torna-se arrogante e se instrui somente para o mal.
Que Deus o conserve assim pois sao poucos que tem humildade e caráter nesse país.
Bah, umas das cuisas que mais me incomoda na justiça é a morosidade. Tem processos que demoram 15/20 anos para transitar em julgado. É um absurdo.
Eu antes mesmo da metade da graduação me veio à decisão real se valeria a pena abdicar até mesmo da própria vida na maior parte do tempo pelo cargo de delegada, quando você começa a viver muito por dentro descobre que pode doar 100% de tudo que ainda sim, o que acontece por trás é muito SUJO.
Vcs precisam ver no militarismo. Juízes vão parecer uns poços de humildade, perto de alguns no militarismo.
Acredito que no 1º semestre de direito nasce um REI NA BARRIGA do estudante, se nao eliminar ele ate o 6º semestre, nao mo*rre mais e então temos esses profissionais emproados que ele citou 😂😂
Eu sou formado há quase 10 anos e NUNCA tive isso. Para mim, direito sempre foi uma área cheia de gente demais.
Mocinhas em tenra idade que vão assistir a um Júri já saem do salão com ares de superioridade só por que ouviram os doutores argumentando se o réu ia ser condenado ou inocentado.
Concordo, do primeiro ao terceiro semestre a minha personalidade deu uma balançada, eu quase achei que era grande coisa.. sorte que a ficha caiu.
É o poder e o dinheiro. Ao experimentar estas duas “drogas” podemos ver o real caráter das pessoas.
depois do primeiro semestre de Direito já começamos ver atitudes arrogantes
Corajoso 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A idealização de um bom salário com tudo que ele pode comprar e o prestígio alcançado por te fazer se diferenciar dos demais acaba tornando esta profissão algo gratificante, o problema é quando o trabalho torna-se a própria vida e o sujeito refém de um padrão de vida que o dinheiro o fez ter em troca de menos tempo livre, quando já se viu foram 30 anos a serviço do Estado.
Magistratura exige dedicação integral.
Não é possível ter vários negócios paralelos.
Simples assim.
Não é possível legalmente inclusive (LOMAN). Mas cá entre nós: o cara tem que ter coragem pra abrir mão de uma carreira como essa.
@@sircutrimnão vejo nada demais, a pior coisa que tem é trabalhar num ambiente tóxico. O espírito dele é mais evoluído, a vida não se resume a isso. Somos meras poeiras cósmicas, não faz sentido toda essa patifaria. Mas a pequenice de alguns chega a falar mais alto e acham que são eternos, coitados.
Será? kkkkkk
Cara, ele é muito tranquilo 👏🏻
Muito mesmo
Trabalho em hospital como técnico em farmácia, ganho pouco, mas vivo bem mais que os médicos que trabalham lá. Eu viajo de vez em quando (procuro fazer isso duas vezes por ano) e eles ganham rios de dinheiro e vivem socados nos hospitais. Trabalham muito em função do dinheiro e não fazem o principal: não usufruem de todo esse dinheiro.
Porra... finalmente alguem falando sobre isso...é vdd. Eu nunca vi povo mais arrogante que eles, evidente que não são todos, mas a maioria, e isso é no mundo todo!!
A questão da arrogância é que o brasileiro médio não tem noção do que seja democracia e dentro desse universo muitos ingressam nas carreira jurídicas com essa deficiência.
Entrei no serviço público em janeiro de 2024 e já estou percebendo a repetitividade do serviço, nunca se tem desafios, os cargos de direção e chefia são ocupados em sua maioria por pessoas incompetentes e arrogantes, isso sem falar na falsidade extrema de algumas pessoas. Nunca esperei passar em um concurso e fazer o que amo, mas esses 6 meses já me desgastaram de uma maneira que agora consigo entender como existem tantos servidores contando os dias para se aposentar, isso sem falar na galera que passa em outro concurso e racha fora. É de se impressionar, porém, que até mesmo a magistratura sofre com esses problemas crônicos do funcionalismo público, mas acho que isso seja algo da grande maioria das profissões, a vida é monótona, não se pode esperar desafios frequentes, muito menos felicidade por ganhar extremamente bem.
Trabalho na justiça e penso isso também: será que eu vou ficar fazendo isso por toda a minha vida? Penso em deixar um dia, mas agora não tenho condições
Trabalha em tribunal?
@@d.c.campos4998 Sim
Eu pensava muito em carreiras públicas, quando comecei a trabalhar vi que não era algo que eu queria 😢
Pediu exoneração?
Caraca! Acabei de descobrir que sou empreendedora. Não necessariamente empreender é abrir empresa. Isso é ser empresário. Empreender é agir pra atingir um determinado objetivo, seja ele qual for. Explodiu minha cabeça Erik!
Todo mundo tem objetivos... então todos somos empreendedores. Nada de mais nisso.
Verdade! Alguns juízes como esse mudariam a justiça!
Show de bola !
Sou advogado, tenho mesmo sentimento em relação as pessoas do mundo jurídico que ele .
A parte mais importante, foi quando disse, minhas sentenças são simples, sem juridiquês .
No fim do dia, o cidadão só que sabe, se tem direito ou não demanda pretendida 👏🏻
Parece diferenciado! 👏🏻
Começa por aquela toga ridicula. Em varios paises se usa terno, esses simbolos ajudam a gerar a mistica
foda-se vai pra outro país então
tu nunca vai ganhar o que um juiz ganha mesmo
@@Digaozin-fk8uc Mais que você eu já ganho e sempre vou ganhar, considerando esse comentario completamente irrelevante que vc fez.
Que comentário infantil.@@Digaozin-fk8uc
@@Digaozin-fk8ucvocê deve ter algum problema de auto afirmação, tá repetindo o mesmo comentário em vários posts
Nem acredito que estudei pra ser isso. Graças a Deus sai antes, cheio de problemas psicológicos.
A melhor profissão é ser feliz.
O pais é assim , unicamente por causa dos deputados e senadores , são eles que fazem as leis , então pra livrar o país tem que se começar por colocar pessoas umildes no poder
Pourra esse final foi demais
Esse é fora da curva. Parabéns
Sou advogada e também acho, boa parte dos operadores do direito arrogante. Mas, amo o que faço! E, infelizmente, isso existe em todas as profissões...
Afrase é antiga mas: Quer conhecer uma pessoa, dê poder pra ela!
Eu com 38anos de direito estou exausta...partindo pra algo leve e feliz
Quando precisei da justiça, me deram as costas.
Suponho que seja pobre... nossa justiça funciona só para os ricos...
Vc quer dizer quando precisou de um tribunal né. A última coisa que eles praticam e justiça
@@figueiredowffdo mundo inteiro
@@figueiredowff Sim, verdade.
@@alexandrenallim9832 verdade.
😢😢😢resumindo buscar a justiça e ser injustiçado 2 vezes só ir lutar contra pessoas de sobrenome, a justiça é um lixo😢
Erick, há anos eu o procuro, inclusive, citei você numa aula do COF há uns seis anos.