⭐️Curso Fundamentos do Design Visual⭐️ Saiba mais ➡ fundamentosdodesign.com.br PS: Para quem reclama do áudio, essa aula foi uma das primeiras aqui do Chief, na época não tínhamos condições e experiência para isso. Então se você quer conteúdo atualizado, acessa o nosso curso Fundamentos do Design. Lá, além de mais detalhado, está melhor tecnicamente.
Tem só um detalhe, em relação a saturação, quanto menos saturado não se aproxima do preto e sim do cinza, pq o brilho continua o mesmo, o preto seria se alterasse o brilho da cor também.
Muito boa a explicacão , uma vez me disseram que a letra ''K'' do CMYK era justamente pq nao conseguiam chegar a um preto denso, entao por fim conseguiram encontrar o pigmento correto pra misturar ( ou algo do tipo nao me lembro mto bem da explicacão ) e ai chamaram de " a cor chave " que faltava para calçar o preto .... respectivamente em ingles " the Key color "
Olá. Tem alguns bons para aprender sobre: As cores na Mídia - Luciano Guimarães A cor como informação - Luciano Guimarães Psicodinâmica das cores em comunicação - Modesto Farina A Psicologia Das Cores - Como As Cores Afetam a Emoção e a Razão - Eva Heller Abraço.
CMY - Sistema de listagem e organização da projeção de cores reflexivas, ou seja, da projeção gerada pela reflexão das cores em contato a um objeto, por tanto, subtraídas de todo o espectro luminoso. Nesse caso, as cores vistas são resultados de uma fonte luminosa externa para projetar a reflexão. É usado em impressoras e artes gráficas de origem industrial. RYB - Sistema de listagem e organização de projeção de cores também reflexivas, porém originárias das cores primárias "Vermelho, Amarelo e Azul" e suas combinações. Esse é o sistema de mistura de cores usado em desenhos a mão, tintas plásticas e massinhas de modelar. E é ele também que orginalmente é ensinado na educação primária. Ambos os sistemas citados acima geram, após a mistura de todas as suas cores, uma projeção acinzentada e opaca, porém não preta. Por isso, industrialmente é adicionado individualmente o preto a combinação. RGB - Sistema de listagem e organização da projeção de cores geradas por um corpo, e não refletidas por ele, ou seja, o espectro luminoso é originário desse corpo. É usado em luzes LED, pixels de tela e pode ser visível na decomposição das cores do Sol. Diferente das outras organizações, a mistura de todas as cores desse sistema gera o branco.
Mais conteúdo sobre cores aqui no blog do Chief: ➡ Teoria das cores: www.chiefofdesign.com.br/teoria-das-cores/ ➡ Significado das cores: www.chiefofdesign.com.br/significado-das-cores/ ➡ Criando uma paleta de cores: www.chiefofdesign.com.br/paleta-de-cores/ ➡ 5 erros ao criar uma paleta de cores: www.chiefofdesign.com.br/5-erros-que-voce-pode-estar-cometendo-ao-criar-uma-paleta-de-cores/ ➡ Psicologia das cores: www.chiefofdesign.com.br/psicologia-das-cores/
Na verdade o K do sistema CMYK significa KEY que pode ser preto (e suas variações), café e outras cores escuras. o Key é a mistura das outras cores, como você falou, mas, mesmo assim, aparecem, junção delas (onde fica o cinza escuro que você falou) certas FALHAS, ou pontos brancos dentro do que deveria ser preto, conhecidos como fireflyes, bem conhecido no mundo dos renders. o key nada mais é que o preenchimento desses fireflyes, com a cor escura, resultando uma impressão mais "limpa", pois o preto "fechou" os buracos. fechar= trancar a porta. com a chave, Key. Antigamente eu pensava assim também que era por causa do k do black. abraços.
Em relação ao CMYK ser para o suo nas impressões isso significa que posso imprimir projetos APENAS com as cores do CMYK ou elas são apenas as mais indicadas pa esse tipo de design e eu posso outras cores que não sejam da CMYK pa imprimir meu projeto tbm?
Irmão eu acho que não tem nada de considencia. E Muita considencia mais isso tudo perfeitinha tudo no padrão como se auguem tivesse feito de propósito. Não não. Só pode ter a mão de Deus nessa história.
adorei, muito instrutivo só tenho uma duvida, vc falou que ao montar um a marca é preciso definir as cores pantone, cmyk e rgb... a pantonde tem o codigo, mas a cemyk e rgb não são cores unicas? ou tem codigo tbm?
Oi Laís. A pantone é um sistema especial de cores e único. Ela tem um codigo e um nome. CMYK E RGB são definidas através de porcentagens, ex: C 30% M40% Y5% K10%. E tbm existe o código hexadecimal que pode ser usado para representá-las ai no software gráfico, porém o que defini é o sistema de porcentagem. Espero não ter ficado muito confuso hehe. Abraços.
@@laisosa Olá. O sistema pantone (assim como outros sistemas de cores únicas) foi criado pela empresa "pantone", claro, para fazer substituição de junção de cores para que esse modelo fique sempre sendo a mesma cor, não importando em que local do mundo esteja. Mesmo assim, essas cores também trabalha com junção de outras cores para serem feitas. Toda cor pantone tem um código e esse código não é atoa. os números são a junção outras cores. tipo, para vc fazer um verde limão (a grosso modo) precisa de 5 pingos de cor azul de 15 pingos de cor amarela (existem muitos tipos de cores amarela e azuis, mas vamos deixar um azul cyan qualquer e um amarelo forte qualquer). Essa cor verde limão precisa ter EXATAMENTE essa quantidade de pingos de tinta tal e tinta tal. dessa forma pode ser feita EXATAMENTE a mesma cor em qualquer lugar do mundo. A pantone padronizou essas cores. ´ A história de como fizeram isso é muito triste, mas o resultado é essa gama incrível de variação tonal que temos hoje. Abraços.
@@laisosa Sim, história triste, mas o importante é a empresa ganhar dinheiro, não é verdade? os funcionários que se lasquem e que morram. sempre vai ter outro para substituir. Quando vamos perceber que o inimigo do trabalhador é o patrão? abraços.
Ótimo vídeo, mas o "...sem nenhuma 'PERCA' de cor..." dói no ouvido, hein? Venho traumatizado do mundo day trade, em que 4 em cada 10 soltam essa pérola ("diminuir a 'perca'...")... e pensei que no mundo do design não ia trombar com isso... : ( Que tal a gente livrar o mundo do design (que é bem mais bonito) desse erro tão feio e incômodo? 🙏
⭐️Curso Fundamentos do Design Visual⭐️
Saiba mais ➡ fundamentosdodesign.com.br
PS: Para quem reclama do áudio, essa aula foi uma das primeiras aqui do Chief, na época não tínhamos condições e experiência para isso. Então se você quer conteúdo atualizado, acessa o nosso curso Fundamentos do Design. Lá, além de mais detalhado, está melhor tecnicamente.
Tem só um detalhe, em relação a saturação, quanto menos saturado não se aproxima do preto e sim do cinza, pq o brilho continua o mesmo, o preto seria se alterasse o brilho da cor também.
Muito boa a explicacão , uma vez me disseram que a letra ''K'' do CMYK era justamente pq nao conseguiam chegar a um preto denso, entao por fim conseguiram encontrar o pigmento correto pra misturar ( ou algo do tipo nao me lembro mto bem da explicacão ) e ai chamaram de " a cor chave " que faltava para calçar o preto .... respectivamente em ingles " the Key color "
Parabéns pelo ótimo vídeo e artigo no site. Continuem fazendo vídeos, ajuda muita gente ainda mais com essa profissionalidade toda!!
Artigo completo sobre teoria das cores: www.chiefofdesign.com.br/teoria-das-cores/
Que explicação sensacional, direta e muitooooo rica em informação. Parabéns Chief!!!
Boa, estava precisando de um pouco de teoria para compreender melhor esse assunto. Obrigado!
Nem faço desing, mas achei muito interessante. Obrigado pela aula
Um dos melhores vídeos que já vi sobre o assunto! Obrigada!
Oi Alessandra.
Muito Obrigadoooo :D
Forte abraço.
Muito obrigado!! Conteúdo de verdade e direto ao ponto!!
Chief qual é o livro mais completo sobre cor que você recomenda ? Que vá desde da teoria a composição.
Olá.
Tem alguns bons para aprender sobre:
As cores na Mídia - Luciano Guimarães
A cor como informação - Luciano Guimarães
Psicodinâmica das cores em comunicação - Modesto Farina
A Psicologia Das Cores - Como As Cores Afetam a Emoção e a Razão - Eva Heller
Abraço.
Por conhecidencia eu gostei desse video, acho que por conhecidencia eu estava procurando.
Vou ser membro muito obrigado pela sua ajuda de aprendizagem Eu falo com responsabilidade
Que vídeo completo!
amei a explicação parabens
Aula excelente! Muitíssimo obrigado!!
Muito obrigado 😍
CMY - Sistema de listagem e organização da projeção de cores reflexivas, ou seja, da projeção gerada pela reflexão das cores em contato a um objeto, por tanto, subtraídas de todo o espectro luminoso. Nesse caso, as cores vistas são resultados de uma fonte luminosa externa para projetar a reflexão.
É usado em impressoras e artes gráficas de origem industrial.
RYB - Sistema de listagem e organização de projeção de cores também reflexivas, porém originárias das cores primárias "Vermelho, Amarelo e Azul" e suas combinações.
Esse é o sistema de mistura de cores usado em desenhos a mão, tintas plásticas e massinhas de modelar. E é ele também que orginalmente é ensinado na educação primária.
Ambos os sistemas citados acima geram, após a mistura de todas as suas cores, uma projeção acinzentada e opaca, porém não preta. Por isso, industrialmente é adicionado individualmente o preto a combinação.
RGB - Sistema de listagem e organização da projeção de cores geradas por um corpo, e não refletidas por ele, ou seja, o espectro luminoso é originário desse corpo.
É usado em luzes LED, pixels de tela e pode ser visível na decomposição das cores do Sol.
Diferente das outras organizações, a mistura de todas as cores desse sistema gera o branco.
Boa!
ta ai vou fazer esta playlist sua muito video bom
Parabéns pela aula me ajudou muito sou web designer!
Tudo que há responsabilidade tem cor porque é bom eu amo cores
Trabalho brilhante, muito útil. Parabéns pela atitude.
Muito obrigado, Leonardo.
Forte abraço.
2:19 Aqui ele diz que a cor é na verdade uma sensação, então a cor na verdade não existe já que é só uma sensação produzida por nosso olho? 🤔
Meus Parabéns pela didática!!! Muito bom
A explicação está muito boa, é uma pena o audio me tirar um pouco da concentração pk ta meio mau mas a explicação ta top!
Olá.
Essa aula é mais antiga. Para ter acesso a aula atualizada e muito mais outras sobre cores veja no site www.fundamentosdodesign.com.br
Abraços.
@@chiefofdesign obrigada!!! Mesmo o que precisava ;)
Parabéns vc explica super bem
Parabéns pelo conteúdo continue. muito satisfatório a sua explicação
Ótima aula
#cores #designinteriores #arquitetura #pigmento #teoriadascores
Sensacional essa aula, brigadão mano!
Olá meus amiguinhos do canal do youtube tudo bem com vocês.
Tudo ótimo e vc?
Minha primeira aula.
Curso maravilhoso
Muito bom o video
David, Grato pelo curso, teria alguma literatura para sugerir ?
otimo video aprendi muito
Obrigadoo, Débora!
Mais conteúdo sobre cores aqui no blog do Chief:
➡ Teoria das cores: www.chiefofdesign.com.br/teoria-das-cores/
➡ Significado das cores: www.chiefofdesign.com.br/significado-das-cores/
➡ Criando uma paleta de cores: www.chiefofdesign.com.br/paleta-de-cores/
➡ 5 erros ao criar uma paleta de cores: www.chiefofdesign.com.br/5-erros-que-voce-pode-estar-cometendo-ao-criar-uma-paleta-de-cores/
➡ Psicologia das cores: www.chiefofdesign.com.br/psicologia-das-cores/
Boa aula velho, gostei da explicação :)
Muito obrigado, Yuri.
Abraços
Obrigada mesmo!!!
Eu que agradeço pelo comentário
Parabéns pela aula! Muito objetivo e bem explicado! Vc teria esse slide da aula disponível para download?
Por isso desisti dos estudos, não consegui pegar praticamente nada da aula.
Muito bom.
As cores primárias não são azul vermelho e amarelo?
Na verdade o K do sistema CMYK significa KEY que pode ser preto (e suas variações), café e outras cores escuras. o Key é a mistura das outras cores, como você falou, mas, mesmo assim, aparecem, junção delas (onde fica o cinza escuro que você falou) certas FALHAS, ou pontos brancos dentro do que deveria ser preto, conhecidos como fireflyes, bem conhecido no mundo dos renders. o key nada mais é que o preenchimento desses fireflyes, com a cor escura, resultando uma impressão mais "limpa", pois o preto "fechou" os buracos. fechar= trancar a porta. com a chave, Key.
Antigamente eu pensava assim também que era por causa do k do black.
abraços.
discordo
Só discordar por discordar não faz o menor sentido. Qual a razão em vc discordar?
Amei a aula, muito boa, serio mesmo
Em relação ao CMYK ser para o suo nas impressões isso significa que posso imprimir projetos APENAS com as cores do CMYK ou elas são apenas as mais indicadas pa esse tipo de design e eu posso outras cores que não sejam da CMYK pa imprimir meu projeto tbm?
Depende da gráfica, tem gráfica que só imprimi em cmyk e tem outras que imprimem em outros formatos
Adorei!
Obrigado Letícia :D
Forte abraço.
Conteúdo foda
O melhor RGB
Irmão eu acho que não tem nada de considencia. E Muita considencia mais isso tudo perfeitinha tudo no padrão como se auguem tivesse feito de propósito. Não não. Só pode ter a mão de Deus nessa história.
no curso pago o audio esta assim também?
Oi Maria.
Não. Essa aula é antiga, no curso está tudo atualizado.
Abraço.
adorei, muito instrutivo
só tenho uma duvida, vc falou que ao montar um a marca é preciso definir as cores pantone, cmyk e rgb... a pantonde tem o codigo, mas a cemyk e rgb não são cores unicas? ou tem codigo tbm?
Oi Laís.
A pantone é um sistema especial de cores e único. Ela tem um codigo e um nome. CMYK E RGB são definidas através de porcentagens, ex: C 30% M40% Y5% K10%.
E tbm existe o código hexadecimal que pode ser usado para representá-las ai no software gráfico, porém o que defini é o sistema de porcentagem. Espero não ter ficado muito confuso hehe.
Abraços.
Imagina, obrigada!!
@@laisosa
Olá.
O sistema pantone (assim como outros sistemas de cores únicas) foi criado pela empresa "pantone", claro, para fazer substituição de junção de cores para que esse modelo fique sempre sendo a mesma cor, não importando em que local do mundo esteja.
Mesmo assim, essas cores também trabalha com junção de outras cores para serem feitas. Toda cor pantone tem um código e esse código não é atoa. os números são a junção outras cores. tipo, para vc fazer um verde limão (a grosso modo) precisa de 5 pingos de cor azul de 15 pingos de cor amarela (existem muitos tipos de cores amarela e azuis, mas vamos deixar um azul cyan qualquer e um amarelo forte qualquer).
Essa cor verde limão precisa ter EXATAMENTE essa quantidade de pingos de tinta tal e tinta tal. dessa forma pode ser feita EXATAMENTE a mesma cor em qualquer lugar do mundo. A pantone padronizou essas cores. ´
A história de como fizeram isso é muito triste, mas o resultado é essa gama incrível de variação tonal que temos hoje.
Abraços.
@@LulaBorges obrigada pela explicação... Agora fiquei curiosa sobre a história triste... :/
@@laisosa Sim, história triste, mas o importante é a empresa ganhar dinheiro, não é verdade? os funcionários que se lasquem e que morram. sempre vai ter outro para substituir.
Quando vamos perceber que o inimigo do trabalhador é o patrão?
abraços.
tem literalmente cor na cor
Seraaaa
Like pela piadinha hahaha 15:37
Presizamos urgente que não tem ainda no RUclips uma explicação sobre expequetro fotometro fica a dica blz
Ótimo vídeo, mas o "...sem nenhuma 'PERCA' de cor..." dói no ouvido, hein? Venho traumatizado do mundo day trade, em que 4 em cada 10 soltam essa pérola ("diminuir a 'perca'...")... e pensei que no mundo do design não ia trombar com isso... : ( Que tal a gente livrar o mundo do design (que é bem mais bonito) desse erro tão feio e incômodo? 🙏
Cara esse áudio tá horrível, não consigo prestar muita atenção por causa disso mas essa é minha única reclamação :)
eu achei ok de entender, e é bem alto... ás vezes só falta recurso :)
Meio bebê kk
corno é vida, tem corno na natureza, tem corno em tudo
Corno kkkkkkkk
Excelente aula