Izzy, entendo completamente sua decisão, mas acho importante você avaliar bem as consequências. O Brasil que você tem em mente é um Brasil utópico, que não existe mais. A gente acaba se esquecendo dos problemas e só lembrando das coisas boas. Isso é normal do ser humano. Claro que você não tem nada que te prenda aqui no Canadá nem a lugar nenhum. Mas se for pra dar um palpite (que ninguém pediu, rsrsrs), sugiro que busque outras opções de países ou até mesmo dentro do Canadá. Minha impressão é que o problema para você é mais Calgary do que o Canadá todo. Pessoalmente eu não moraria em Calgary justamente por causa da neve e frio. Sobre a classe média canadense, acho que isso é muito mais de acordo com a própria pessoa do que com o governo canadense em geral, possibilidade de guardar dinheiro existe. Nômade digital realmente é o futuro e a melhor forma de se viver a vida, na minha opinião. Mudar para vários lugares e ter experiências diferentes. O mundo é muito grande e existem muitas possibilidades. Se não der certo você volta e está tudo bem, não há mal nenhum em tentar. Boa sorte em sua decisão! O importante é tomá-la de cabeça fria e racional. Abraços Dimitri
Então mano, pelo que conheço tanto das minhas viagens, quanto de relatos de amigos que fizeram essa "migração reversa", o Brasil (ou qualquer país no Caribe) não é ruim se você 1) ganha em dólar 2) mora longe dos grandes centros que tipicamente tem mais violência e 3) não precisa trabalhar convencionalmente pra viver, ou seja, pode se sustentar com uma mistura de dividendos/renda passiva e um hobby como o RUclips. E Calgary é realmente uma merda. Não gosto mais de NADA aqui, iria pra Vancouver rapidão se minha formação aí rendesse o mesmo que rende aqui. E viver no Canadá não rola pro que eu quero. É impossível, a menos que eu fique milionário, que eu possa me aposentar aqui antes dos 40. E a realidade da situação é, eu não quero mais trabalhar. Cansei completamente. Neve é quase paralelo, eu não odiaria a neve tanto assim se não precisasse mais trabalhar pra me sustentar. O objetivo é esse. Eu quero abandonar a corrida dos ratos. E ganhar em dólar gastando em peso é o caminho. Na comunidade FIRE, esse é o caminho que todos inevitavelmente chegam -- investe, se muda pra uma cidade litorânea pequena no Brasil, México, ou Jamaica. Tava vendo os preços de aluguel ontem aqui, em Cancun ANTES DA PANDEMIA cê pega um apê top, mobiliado, na frente da praia, por... CAD400 por mes. A idéia de pagar meu aluguel NA FRENTE DA PRAIA!!!!! gravando DOIS vídeos me faz querer ir embora daqui o mais rápido possível.
@@izzynobre Interessante esse seu ponto de vista, Izzy. Faz todo sentido e já pensamos também nessa possibilidade. Como falei, o mundo é muito grande, não faz sentido a gente ficar para sempre presos em um só lugar.
@@izzynobre Gostei de como seu plano possibilita se mudar de um país para o outro sem ser obrigado a fazer isso em caráter definitivo, podendo voltar atrás caso lhe convenha. Assim como muitos dos outros vídeos que você posta neste canal, este também apresenta um raciocínio muito sensato. Desejo muito sucesso nessas migrações e que seu canal continue bom independentemente de onde você produzir o conteúdo.
@@izzynobre Vc tem completa razão. As pessoas não entendem que morar em determinado país trás outras consequências e problemas com os quais vc nem estava contando. E concordo com vc plenamente, países subdesenvolvidos vivem uma realidade completamente cyberpunk, sendo Rio de Janeiro e São Paulo exemplos disso. Se vc for de classe média / média alta nessas duas cidades, vc vive bem, com relativa segurança, vários confortos etc. O dinheiro em países subdesenvolvidos permite que vc entre numa bolha em que as desvantagens do subdesenvolvimento não lhe atingem. Supondo que vc ganhe em dólar, isso fica ainda mais fácil.
Moro na Austrália há 12 anos, sou cidadão australiano faz muito tempo e penso exatamente igual. Não pretendo envelhecer aqui, estou batalhando bastante para conseguir o cushion financeiro que preciso para me mandar pro nordeste do Brasil e viver deitado numa rede. A galera que nao mora fora ou é imigrante recente nao consegue entender isso, e eu sempre encontro o mesmo tipo de reação que vc encontrou. No meu caso não é nem a questão do clima, que aqui é tranquilíssimo, e sim o custo de vida alto e afinidade cultural mesmo. Não há nada melhor do que estar cercado de pessoas que falam a sua língua e tem as suas mesmas referências. Quem se encanta com carro e eletrônico é gente deslumbrada que ainda nao aprendeu quais são as coisas que mais tem valor nessa vida.
Morei 10 anos no Japão e voltei pro Brasil há 4. Só quem viveu no exterior sabe como é, e o medo de morrer longe de casa. Voltei pro Brasil e não me arrependi nem por um segundo. Só vai.
Cara, moro aqui tem 6 anos. Inverno é uma merda. Se vc tem a opção vira snowbird cabo. Moro no Canadá (cidadão já) e trabalho remoto, esse inverno iríamos passar 5-6 meses no Brasil numa casa de praia isolada (com Internet é claro), despesa é ridícula na maioria das vezes se vc ganha em dollar, e depois voltar pra pegar o verão aqui no Canadá e os benefícios de viver aqui, mas covid apareceu. Então bicho, começa por aí, vira snowbird e vaza. Só tenha em mente que se for pra um local sem amigos ou familiares (America central) terá o mesmíssimo problema pq ficará só. Sobre morrer sozinho isso vai depender de família man. Se tua família tá no Canadá e tu for pra o Brazil, vc vai morrer sozinho no BR. Então, vc vai qdo tá veio pra onde sua família está, onde as pessoas se importam com você está por isso o imigrante geração 1 volta na maioria das vezes, pois não há vínculo algum com as pessoas que aqui moram. Apenas filhos na maioria das vezes.
@@tadeuslima né? fiquei perdido nessa. Se vc morar só no BR ou n tiver parentes, em seus 80-90 anos serão terríveis. Ah mas tenho dinheiro.. pode ter certeza q o dinheiro pra te dar um conforto vai escoar mto rápido e vc vai apertar o botão e vão temorar pra te antender do mesmo jeito. A diferença é familia mesmo, pessoas q se importam contigo mesmo você na merda máxima.
@@tadeuslima Cara, interpreta melhor o que foi dito. Morrer longe de casa no sentido de passar os perrengues da velhice sem apoio de ninguém e morrer literalmente jogado em asílos em um país que vc não tem ninguém.
>Izzy com altas reflexões sobre a vida, se abrindo, contando suas tristezas e angústias. >"Whitney Houston - I Wanna Dance With Somebody" tocando no fundo.
Exato. Até agora eu não penso em uma vida depois dos 50. Sei que não vou ter emprego, a poupança mixuruca não vai dar pra me sustentar por um ano, ficar mais fodido físicamente...
Exatamente. No depoimento dele fica a impressão de que tal evento no Brasil não acontece ... seja um idoso no Brasil com apenas um salário mínimo por mês pra tu ver qual é a real de grande parte dos br. Quem é que se dá ao luxo de trabalhar em qualquer parte do mundo sempre ganha do em dólares? Uma faixa mínima da população mundial.
Exatamente. Não conheço lugar bom pra envelhecer sendo classe média baixa pra menos. Aqui no Brasil é um LIXO! A questão é que, aparentemente, nós somos mais "família". Mas, irmão, aqui é uma merda também.
Adorei o conteúdo desse vídeo. É uma análise muito madura. Quando eu era mais novo sonhava morar nos EUA. Depois fui colocando na balança: valeria a pena deixar minha família para poder ter um iPhone ou um carro melhor? Eu tenho um bom celular e um carro no Brasil. Mas a vida não é sobre o que você tem, mas sobre como você se sente. Então, hoje procuro sempre a felicidade e faço meus investimentos buscando um futuro tranquilo.
Eu sai do Br ha quase 15 anos. Pensei varias vezes q valia a pena voltar...continuo aqui rs Hj tenho 2 filhos em idade escolar e nao consigo me ver enfrentando toda a situacao de ter filhos pequenos no Brasil. A unica coisa q sinto falta sao dos meus avós
@@Paulo-ko7mc entendo. Aqui a gente paga pelo SUS e quem pode paga plano de saúde. De maneira geral o SUS é ruim, mas devo dizer que minha mãe enfrentou e venceu o cancer com tratamento público. Não foi fácil, mas deu certo. Nos EUA, pelo que sei, famílias podem ir a falência pagando por um tratamento desse tipo.
@@matematicacomdemoclis O SUS n é perfeito. Mas ao depender do caso, funciona bem. Eu operei o meu olho pelo SUS, n gastei nem com exames. Se fosse nos USA, eu teria uma divida de no minino uns 300 mil dolares, somando os exames, a operação, anestesista, o periodo de internado pós-operado. Enfim, taria fudido. E nesses momentos de doenças, às pessoas já tão frágeis, ficam ainda pior. O SUS é modelo para vários paises.
Eu moro nos EUA tem dois anos apenas e eu já saquei isso. A vida nos EUA é solitária e um tanto quanto vazia, é bom ter um acesso a consumo mais elevado mas isso passa a ser meio irrelevante depois de certo estágio da vida adulta, é difícil de explicar isso pra quem não é daqui.
Meu tio foi morar nos EUA nos anos 90, toda vez que me ligava dizia que era "o melhor país do mundo", quando foi chegando a velhice ele voltou pro Brasil, porque dizendo ele: não dá pra ser velho nos EUA, muito menos sendo imigrante.
Você não costuma ver imigrante velho aqui. Quando essa ficha caiu pra mim, a saída se tornou óbvia. Tipicamente os imigrantes velhos é gente que chegou recentemente, que foi trazido pelos filhos e tal. Igual eu fiz com a minha mãe. Só que esses tem ainda MAIS dificuldades de se adaptar ao novo país e não é raro acabarem chegando na mesma conclusão que eu.
Cara, te acompanho há uns 5 anos e este é, disparado, o melhor vídeo que vc já fez. Já morei 2 anos nos EUA pra estudar, e todos me perguntavam estarrecidos por que eu voltei. Na época não tinha ficado tão claro, mas olhando em retrospecto, é exatamente isso aí que vc falou. Obrigado pelo vídeo, pelas reflexões, e por transformar em palavras esse sentimento que eu tive quando tive a experiência de morar fora.
Cara, estou no Canadá há quase 2 anos, praticamente nada em relação a você, porém tive essa visão há uns meses atrás, sobre o medo de envelhecer aqui. Como sempre trabalhei em boas empresas no Brasil, sempre tive acesso ao sistema particular de saúde e chegar no Canadá e ver que as coisas são bem diferentes por aqui (pra MUITO pior), me fez abrir os olhos para o que desejo no futuro. Eu e minha esposa queremos engravidar aqui e ter nosso filho Canadense, porém tenho o mesmo feeling em aposentar no Caribe. O frio/neve foi algo que é praticamente um sonho para qualquer pessoa sem acesso, porém passando pelo segundo inverno, já dá pra ver que só é legal no parque, alguns minutos e é só, já que nas ruas vira uma grande lama, suja pra cacete o sapato, roupa e carro, fora que o vendo de Toronto é ridiculamente insuportável, as vezes o frio não é o problema, mas sim o vento. Entendo sua decisão e acho que poder diversificar sua aposentadoria indo para lugares mais quentes é algo sensato. Boa sorte na sua jornada e JAMAIS abandone seu passaporte hahahahahaha
Estou em St. John's - NL desde 2018. Mesmo já tendo pego PR, sem chances ficar aqui. Pior sistema de saúde que já vi na vida, clima horroroso, transporte público aqui é um lixo, impostos abusivos. Escola... O que meu filho aprendeu no grade 2 quando morei em Singapura, começou a aprender aqui no grade 5. Estou besta com o Canadá que o mundo vende VS a realidade. Lixo de país, lixo, lixo, lixo!
@@FlavioFerreiraAbrao essa visão acredito que seja pela província que esteja, aqui em Toronto e GTA muitas das coisas são supridas e acredito que o sistema de saúde, por pior que seja, talvez em Ontário seja menos ruim ou mesmo muito pior! Mas não acho um país lixo, acho apenas que precisamos adaptar em uma nova realidade e no meu ponto de vista, os pontos fortes batem os pontos fracos, tipo poder aquisitivo, segurança e estabilidade.
@@alissonfranco Conheço Toronto. Não se compara a St. John's. Transporte público decente, clima muito mais ameno e tudo funciona melhor, mas existe uma coisa que não passa na minha garganta que é o sistema de saúde daqui, que é péssimo no país inteiro. Pior coisa que fiz na vida foi sair de Singapura, e esse ano, estou indo pra Perth , WA; e vou com os pés bem no chão. Não espero nada da Austrália.
Tem um subreddit inteiro de pessoas só com esse intuito de se aposentar cedo: r/Fire (financial independence / retiring early). É bem isso mesmo, ninguém quer envelhecer e ficar por aí.
Tô na comunidade FIRE há anos como lurker e agora como membro mais ativo. Não tem NINGUÉM lá com plano de se aposentar nos EUA/Canadá. Low COL é a palavra sagrada lá.
Cara eu já ia pedir pro Izzy mais fontes de pessoas debatendo isso, vlw demais! De qq forma de o Izzy ou alguém que saiba ver meu comentário gostaria muito de poder me comunicar com alguém sobre esse tema que muito me interessa!
@@Marawder isso é um tema que me interesso há muito tempo e que venho buscando essa meta. Uma leitura interessante é o livro “Trabalhe 4 horas por semana” do Tim Ferris
Olha Izzy, eu moro em Montreal há 6 anos e consigo entender como o inverno pode ser difícil e tô ligada que as casas de idosos tem má fama (nem todas, claro). Casa de idosos geralmente são horríveis em qualquer lugar do mundo na verdade. Minha irmã trabalhou em uma numa cidade rica e cheia de recursos do sul do Brasil e não é diferente do que vemos por aqui. Eu pensava +- como vc sobre onde me aposentar. No meu caso, o plano era no Brasil mesmo, provavelmente Floripa. Mas depois de ver como a sociedade brasileira tratou seus idosos nessa pandemia, eu comecei a repensar o plano de me aposentar no Brasil. Se as projeções estiverem certas, essa não será a última pandemia no nosso tempo de vida então, por hora, o plano é ficar onde o governo e a sociedade, mesmo não sendo perfeitos, tem um pouco mais de consideração pela vida do idoso e age de forma rápida em situações de emergência como a que estamos vivendo com a covid. O ponto é que depois de tanto pensar, o que concluí é que quer a gente se aposente no Brasil, quer seja no Caribe, quer seja na Jamaica, o que vai importar MESMO no fim das contas é envelhecer onde teremos uma rede de apoio, uma rede de acolhimento e um núcleo familiar forte (família de sangue ou não) quando chegar essa fase tão frágil da nossa vida, que é a velhice. Velhinho solitário e abandonado é triste independente do lugar onde se está, mas tenho certeza que se esse velhinho está cercado de amor ele vai passar por essa fase de forma digna, seja a 20 graus negativos ou positivos.
O bom é ter a sorte de envelhecer com autonomia, seja lá qual for o lugar, pois ninguém gosta de velho, haja vista que idoso é um bebê cheio de vícios e manias. Tenha o dinheiro que tiver, independente do lugar que se more, torça para envelhecer bem, com independência.
Izzy, tenho família em Calgary e já fui visitar aí e vi como é lindo a neve e as montanhas e esquiar em Banf e patinar em Lake Louise. Também vi como é perigoso uma simples ida a Edmonton dependendo do clima e como não só o inverno mas mesmo uma primavera em que faz 20 graus negativos pode ser cansativo. Tenho idade próxima a você, nasci em Novembro de 1983, sofri bullying na escola e detesto também a educação por aqui. Já viajei o mundo e entendo sua posição de que depois de um tempo as coisas não passam de brinquedos. Em 2018 eu me convenci de que a vida nos EUA seria perfeita e essa barbárie de Brasil ficaria para trás. Não durei um ano vivendo em uma praia em Miami e quase entrando em depressão sem nada para fazer. Voltei ao Brasil e parei de reclamar daqui, do calor, das pessoas, da Covid. Hoje tá tudo bem, estou trabalhando feito um camelo e feliz por estar aqui não preso como me sentia antes, mas por escolha. Quem sou eu para questionar suas escolhas, e sei que todo mundo pode ser feliz ao seu modo e que filhos cada um tem ou não de acordo com suas crenças. Mas cara eu te digo. Limpar merda de um bicho que é sangue do seu sangue, é uma das melhores experiências da vida. Se você acha legal o seu papel de tentar fazer as pessoas pensarem, espere até ter a sua disposição uma mente que você poderá moldar. Depois de experimentar meio mundo, eu digo, estar aqui nesse país de terceiro mundo, dirigindo uma ASX 2014, casado com a mesma mulher a quase 15 anos e levando a minha filha de 4 anos para o Maple Bear ( ao menos na escola Canadense ela vai porque é menos merda que as brasileiras) eu te digo. Eu te entendo e nunca fui tão Feliz em toda a minha vida. Vai amigo descobrir o que está faltando para completar o seu coração. Na maioria das vezes é algo muito simples, como família.
Não se sente falta daquilo que nunca faltou. Quando se sai do Brasil é que se passa a ver o tanto de coisas boas que tem aqui. O brasileiro romantiza muito o exterior, até ir pra lá e ver a realidade que você ganha por um lado mas perde também muita coisa boa que só tem aqui.
Izzy, oq me fez ir embora do Brasil foi a violência. Moro na NZ e posso te dizer q conviver diariamente com o medo da violência te faz aceitar qq esforço ou dificuldade.
É verdade ,eu moro na Itália a mais de 30 anos ,adoro o Brasil ,mas é impossivel voltar ,tudo muito caro ,a qualidade de vida não é boa ,mesmo sendo rica a pessoa tem que viver com medo , infelizmente essa é a realidade.
A real do Brasil depende muito da sua renda e de onde você vai morar. Tem lugares aqui que vivem basicamente em toque de recolher. Meu sonho seria envelhecer em algum lugar onde eu possa sair de casa a qualquer hora sem o risco de levarem meu carro, ser assaltado ou tomar uma facada de um nóia.
Assumir que vc ainda vai ter condições de dirigir já é ser otimista... :P Assalto e facada de nóia vc está sujeito em qualquer país do mundo, não existe risco zero. Já um baixo risco você consegue até em cidades do interior do Brasil.
@@zankeist Estando baixo já está bom, foda é quando o risco é qse uma certeza. Por aqui onde vivo se ficar de bobeira na rua pensando na vida, chega aquela moto com 2 na garupa pra levar o celular. É asap.
Bem vindo ao meu mundo irmão. Quando vamos ficando mais velho, o senso do que é importante e do que é essencial ficam bem mais claros! Vai fundo! Você é um felizardo de poder adotar este estilo de vida. A maioria passa a vida na "corrida dos ratos" e nem se dá conta disso.
De verdade Izzy, entendo bem seu sentimento. Passei por algo parecido, porém, eu achava que não ligava mais pros luxos que tinha até eu não ter mais. Sinto falta de algumas coisas, não chego a doer.. mas eu repenso muito minha decisão. Ponha na balança a segurança (verdadeira, de não morrer com um tiro por um otario que quer roubar seu tênis), estrutura, saúde e acessos que você tem ai. Muitos dos países que você citou não tem 10% do que o Canada te oferece... Desejo sorte e que você pense bem!
Viveu enfurnado dentro de casa então Daniel. Eu tenho 21 e já fui assaltado em Jundiai, meu irmão também, e eu diria que 50% das pessoas que eu conheço já foram (Jundiaí e região)
@Daniel de Souza Goncalves olha, Brasil tem coisas muito boas, mas segurança não é uma delas. Especialmente em São Paulo. Qualquer lugar a situação está ruim, porque ladrões de outros lugares vão viajando pelas cidades pequenas fazendo a rapa.
Nossa, Izzy! To na mesma vibe. Já to há 5 anos da Europa, atualmente em Portugal, onde o inverno nem é tão rigoroso, mas já to pedindo arrego. Além de ser um país pobre, a maior parte da população é idosa num lugar q não tem financeiras de oferecer uma vida razoavel pra todos. Somando-se a isso, as construções ao menos são preparadas pro clima, nem pro inverno, nem pro verão, é surreal. Nem por nada eu fico aqui a longo prazo. Te entendo total!
@@lhdapvidecia5453 mas na média mundial, Portugal é um dos mais ricos do mundo. Não dá pra chamar um país de primeiro mundo de pobre. Pobre é Bolívia e Angola. Eu queria que o Brasil fosse pobre igual Portugal kkkk
Eu morei aí 12 anos e é pra onde pretendo voltar quando me aposentar, amo Portugal, me sinto no Brasil, tem um dia melhores climas da Europa, principalmente no Algarve pra onde vão muitos estrangeiros aposentados morar. Acho que você escolheu a região errada pra morar. 😊
Envelhecer sem planejamento financeiro é uma merda em qualquer lugar do mundo. E muito provavelmente você não dá valor aos bens materiais porque você já os têm.
Ou será que a gente é que dá valor demais aos bens materiais justamente pq não temos fácil acesso? Eu mesmo, quanto coisas eu já não comprei e depois que as tinha eu meio que "ah! então é isso".
@@LeandroCavalcanteLeandrw kkkk "ah! então é isso". literamente em 90% das nossas compras. Eu qdo paguei 2500 num iphone 6s em 2016 "ah! então é isso". que merda me arrependi kk
Um calor do caralho que está fazendo aqui, final de semana só de cueca na frente do ventilador, suando só por existir, bebendo água feito um camelo, ouvir que alguém odeia frio, é difícil.
Bicho, eu moro no norte do CE e odeio frio... a pior experiência da minha vida foi pegar 10 graus em São Benedito, olha que nem é frio pra muita gente.
Izzy, você simplesmente entendeu que bens materiais não importam. O brasileiro, em sua maioria, foi "domesticado" a dar valor em coisas materiais, e esse é o motivo da violência no Brasil. Eu nunca me importei com marca, carro, gadgets do ano e etc. O que eu mais vejo ao meu redor, minha família inclusive, são pessoas endividadas para manter um padrão de vida alto para "ostentar" e se esquecem da educação financeira que garantirá um futuro digno. Depois dá uma olhada no canal - Vivendo Mundo a Fora, acho que você vai gostar. Boa Sorte!
Izzy, duas coisas: 1. Sobre investimentos, entra no site do Bastter e devora o roteiro do iniciante :) 2. Como alguém que mora numa cidadezinha de 13k habitantes: O interior do Brasil é outro país.
Q q eu acho!? Hahahaha Acompanho seu canal a muito tempo... junto vive esse hype de ter produtos de tecnologia etc... etc dos 20 até quase os 30... Hoje tudo isso passou experiência se tornaram mais importantes do que consumir coisas, nesse período da pandemia parece que isso foi muito potencializado, então no fim entendo você ! A vida e curta e o tempo nosso bem mais valioso precisa seu utilizado da melhor forma possível!!! Acho que é tipo uma crise dos 30 e poucos anos hahahah
Concordo plenamente com você Izzy, tenho uma prima que foi pra Inglaterra nos anos 2000 mais ou menos e hoje tem filhos e é casada com um Português e eles já decidiram que vão se aposentar aqui no Brasil podendo ir pra Europa quando quiserem ficar com os filhos! Qualidade de vida é você ganhar em moeda forte e morar em um país de moeda fraca aproveitando a vida em um nível social muito maior do que o do seu país de origem ou país onde fez a vida. Quando quiser um iPhone novo, só pegar e ir visitar a família e os amigos, aproveitar umas férias e trazer o iPhone e talvez até outras coisas pra lucrar um pouco na viagem ou fazer a média com parentes e a amigos.
Izzy eu te entendo com certeza! Eu vivo há 6 anos na Florida e não tenho reclamação do clima mas me preocupo demais com a velhice neste país, sou casada mas não tenho filhos e penso em voltar para o Brasil quando me aposentar, eu e meu marido contribuímos para aposentadoria privada e por sorte ele é apaixonado pelo Brasil e tbm quer morar lá, não sei como estarão as coisas lá daqui há 30 anos mas a velhice aqui é muito triste, creio que viveremos melhor lá. Boa sorte no seu planejamento e aproveite que vc tem a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e faça seu teste até achar o lugar ideal.
O nome dessas "opções" q vc falou Izzy, se chama liberdade. O BR acha q tem liberdade, mas n consegue sair do próprio estado as vezes... Vc pelo visto está caminhando pra está liberdade. Boa sorte.
Luís Inobre (eu só te chamo assim), agora sim eu me inscrevi. Moro na Holanda e sou louca pra voltar para o Brasil. Detesto, odeeeioooo frio, e olha que aqui mal neva! Também sou Cearense e o inverno aqui me deixa muito deprimida, sem vontade para nada! Eu super te entendo! Então, só tenho que desejar todo sucesso desse mundo. Um dia eu largo tudo e me mando para o Brasil também! 👏🏻👏🏻👏🏻
3 года назад+8
Eu moro no Japão há 6 anos, e esse vídeo resumiu muito do que eu sinto morando lá. Não vejo a hora de sair de lá.
Izzy, ficar velho é uma merda em qualquer lugar. O preço de uma vida longa é a velhice. Estou com 60 anos e tenho no máximo mais uns 15 anos de vida produtiva. A idade de morrer é por volta dos 75 anos. Quem chega nessa idade vai está com a saúde em péssimo estado. Se não já estiver com câncer, provavelmente estará iniciando um câncer ou desenvolvendo uma doença degenerativa. Quem for jovem procure aproveitar ao máximo, por a vida é curta e os anos passam rápido.
Eu estou morando fora (na Estônia), país fantástico e beeem perfeitinho, mas após estar longe de casa eu comecei a dar muito mais valor para o Brasil. Apesar de todos os problemas, a saudade bateu foda. Tomar uma cervejinha na praia, assistir um futebol com meu pai, po faz falta demais.
Fala Izzy! Eu também sou de Fortaleza e já fazem 4 anos que sai do Brasil, já morei em Portugal e Holanda e vou te dizer cada dia que passa eu tenho mais vontade de seguir o mesmo plano. Depois de um tempo, você se "acostuma" e a novidade de morar fora passa e é ai que a gente começa a observar como é a realidade ao nosso redor e vou dizer, o que mais sinto falta além da família é passar por uma pessoa no prédio que moro e ser cumprimentado com um bom dia (de forma simpática) ou mesmo de ir em algum café e fazer amizade com a galera que atende. O bem material é bem legal no inicio, não vou mentir e também não vou tentar desincentivar quem quer passar por essa experiência, mas no final das contas o que importa mesmo é você estar perto da galera que você gosta e com quem pode contar.
Eu também moro na Irlanda e também me identifico. Só que no meu caso eu não volto pro Brasil, eu vou meter o pé pra outro lugar que eu me identifico mais. Já descobri faz tempo que não nasci pra me matar de trabalhar, eu trabalho só pra viver
Eu moro na Holanda e também senti... o clima aqui nem é tão extremo, mas o céu cinza e o sistema de saúde péssimo não fazem da Holanda um bom lugar para envelhecer...
Entendo totalmente o desgosto do Izzy com várias coisas e torço para que seus planos deem muito certo, mas só um parênteses nessa história toda. A velhice da Classe Média que não se planeja financeiramente é horrível em QUALQUER LUGAR DO MUNDO. No Brasil então... às vezes parece que não é tão ruim porque é subsídio atrás de subsídio, mas isso quebra o país e aos poucos vai destruindo a qualidade de vida e poder de compra da população inteira durante a vida toda.
A velhice no Brasil não pode parecer tão ruim por conta da cultura? principalmente para classe média e baixa, colocar os idosos em asilos é algo meio raro... os idosos normalmente ficam em suas casas e são cuidados nelas. Parece que há uma cultura de cuidar mais dos idosos e não só deixar eles jogados esperando morrer (pode não ser o maior cuidado do mundo, mas pelo menos é alguma coisa).
No Brasil é menos pior cara. Culturalmente as pessoas br moram com os idosos. Se for pobre então, faz um puxadinho na casa e vive junto com os veios. Tipo Coreia do sul mts jovens moram c os pais, aposentadoria mto baixa. Asilo é última alternativa no geral quando os filhos não tem condição de cuidar deles, seja por problema de saúde ou doença crônica, se tiver grana manda p casa de repouso, fica meio período ou semana td.
total. Eu nunca me imaginei velha nos Estados Unidos. Tenho uma amiga que ja tem cidadania indo passar a aponsentadoria de volta no país materno. Eu só queria que o Brasil fosse melhor. Eu amo meu país num grau que nem sei explicar e antes de morar fora tambem achava que tudo "de fora"era melhor. Mas isso é o tipo de coisa que a gente só descobre e dá valor de VERDADE quando a conseguimos vivenciar ambos.
A questao de ser imigrante, e que voce nunca, nunca vai ser um "cidadao pleno". E eu nal falo em direitos, falo em questão de nao ter tido a experiência de vida da pessoa que nasceu e cresceu naquele pais. Voce nao tem as brincadeiras de infancia, as referencias culfurais e linguisticas e sempre vai deixad algo passar que um cidadao daquele pais nao deixaria.
Eu faria exatamente o mesmo que você Izzy. Inclusive morei alguns anos em Barcelona e quando decidi voltar pra cá ouvi os mesmos questionamentos. E nem voltei com esse privilégio todo. Acho que você está certissimo no caminho pra uma ótima vida.
Nossa Izzy, to na mesma situação que vc agora e entendo muito bem a sua vontade de sair um pouco to Canada. Graças a Deus tb tenho a facilidade de ir e vir e por causa disso cheguei a conclusao de que vou or Brasil sem data pra voltar. Tirar um ano sabatico e aproveitar a vida, ver minha família e meu pai etc. Boa sorte aí com seus planos, vai dar tudo certo pra gente 👍
Loucura: Comecei a assistir o izzy na época do hbd, adorava ver os daily vlogs dele (btw, a primeira vez que eu li o termo "daily vlog" foi com o izzy, em um vlog indo ao supermercado tocando nyan cat no fundo). Vi o cara se casar, vi o cara separar, vi o cara falar bem do canada, ficar mto tempo sem ir ao Brasil, criar um podcast de video game quando podcast nao era moda.. Enfim, agora vendo ele cogitando mudar de país. Estranho que acompanhei tanto, mas taaaaaaaanto a vida desse cara sem conhecer ele pessoalmente e sem ele nem ao menos sabe da minha existência
Muita gente dizendo: “Vai voltar pro Brasil, depois de ter tudo o que o Canadá oferece?” Só que o lance nesse caso é ter a liberdade de morar no Brasil pelo tempo que quiser e quando enjoar, ir embora. O Brasil pode parecer ruim pra quem não tem a liberdade de escolha e por isso, acabar permanecendo preso ao país.
Morei na Austrália 6 anos , lá conheço um brasileiro de uns 57 anos q estava lá desde os anos 70 . Esse cara quando conheci ele estava mandando todo dinheiro pro brasil a uns 5 anos já e louco pra voltar maior medo dele era morrer ali na Austrália kkk
Dois amigos próximos meus foram pra Europa. Um pra Alemanha, outro pra França. Ambos são irmãos. Nas redes sociais deles a vida que eles têm lá é perfeita, eles postam fotos dos lugares bonitos por lá etc Nos comentários só gente falando "ain, que inveja", "nossa, você venceu na vida" Mas eu sou amiga deles vai fazer 10 anos. Eles conversam comigo e tudo e me falaram... Não é essa maravilha não. Eles sofrem preconceito lá e têm dificuldade pra se integrar socialmente. Um vai fazer 3 anos que ta lá, o outro faz 1 ano. Nenhum dos dois criou vínculo de amizade com ninguém de lá e não conseguem arrumar namorada. Eles me falam que se sentem muito sozinhos. Mas usam a opinião dos antigos amigos que ficaram no Brasil como consolo. "Eu tô sofrendo em solidão, mas pelo menos tô em Paris". O mais velho, que está por lá há mais tempo, se tornou muito mais superficial comparado à como era. Mas eu até entendo... Foi necessário pra sobrevivência dele. Sanidade mental. Eu nunca saí do Brasil e gostaria de sair e ficar uns meses pra visitar os lugares. Inclusive, esse estilo de vida nômade que vc comentou é incrível e algo que eu já quis muito assim, mas a realidade da uns tapas fortes na nossa cara as vezes e hoje eu vejo que pra mim é impossível. Mas eu não gostaria de estar como esses amigos meus.
Onde eu moro também faz -20 e não é tão ruim assim. Se eu estiver bem agasalhado não me incomoda nem um pouco. O ruim são as mãos e orelhas que doem se não estiver de luva ou gorro/aquecedores de ouvido. Mas eu amo frio, amo neve e odeio calor, então pra mim é diferente.
O bom de já não saber abastecer é que quando o combustível acabar por causa da greve dos caminhoneiros a gente já vai estar de boas sem saber e sem fazer.
Vi um programa no TLC, que mostrava corretores americanos, tendo q escolher casas pra famílias americanas no México, realmente a qualidade de vida ( ganhando em dólar obviamente) é surreal.
O Izzy vem mudando e amadurecendo ao longo dos anos. Engraçado pensar q vc assiste alguém a tanto tempo e vê a pessoa "crescer" sem nunca nem ter trocado uma palavra com ela hahaha
caralho mano... eu moro no japáo há 4 anos e tenho exatamente a mesma percepção... estou de saco cheio... detesto morar nesse lugar... e estou realmente pensando em voltar para o brasil
@@poke8391 KKKKKKK. No Japão é muito pior. Há idosos lá que cometem crimes para serem presos e, consequentemente, terem comida, moradia e roupa lavada na prisão, pois não conseguem mais pagar uma vida digna na velhice.
@@EspelhodaLuz É o preço que se paga pela americanização. Na cultura deles original (confucionista) os idosos eram cuidados pelos filhos, hoje em dia é cada um por si, as pessoas viraram zumbis e só pensam em consumo.
Izzy, eu admiro muito essa sua decisão e ver como você mudou de visão desde que comecei a te acompanhar mais de dez anos atrás, quando o HBDia ainda tinha post novo ahahaha. Apesar de consumir muito conteúdo gringo desde novo, eu moro e sempre morei no Brasil, e ainda não viajei pra fora. Eu já fantasiei muito com a moradia no Canadá, tinha uma época que eu só via vídeos sobre Vancouver (Calgary é muito frio!), sobre como o custo de vida aí é mais justo e tudo mais... Mas conforme o tempo foi passando eu fui vendo cada vez mais como o que realmente importa é o que te faz feliz, e não o que você pode ter. Não vou dizer que deixei de ter vontade de morar fora, mas a vontade não é mais pelos mesmos motivos de antes, e também não é algo que sonho pro resto da minha vida. Hoje em dia eu valorizo muito mais ter uma moradia confortável com minha família num lugar calmo e tranquilo, como uma casa no interior. Respeito total a sua decisão e desejo que você seja muito feliz com ela!
Esse seu vídeo na verdade ativou um gatilho enorme em mim. Tenho 28 anos e vou migrar pra Portugal no próximo ano, tenho cidadania portuguesa, não sei se isso vai ser de grande ajuda. Mas também não formei família, nem tenho expectativas de formar uma. Agora tô ansioso pensando nisso. Enfim, precisamos nos preocupar com nossas aposentadorias mesmo.
Mano, no segundo ano no Canadá eu tava ouvindo baião indo pro trabalho. E sinceramente, o plano Canadense é financiar uma casa, pra vender na aposentadoria e migrar pro Equador (sim, Equador). Hj eu trabalho aí em AB e moro no Brasil. Não dá pra trocar o longo prazo por uma tv de tela grande e um v6 na garagem.
O pior é vagabundo jogando praga: "quando você levar um tiro de fuzil na cabeça vai se arrepender" pelo amorzinho de Deus, vamos torcer pelo sucesso das pessoas.
Um dos melhores videos que já vi no seu canal. Pareceu uma conversa informal em que se começa num tópico e naturalmente vai-se para outro, foi informativo e interessante, tbm deu pra perceber que vc melhorou como pessoa.
Cara eu acho uma boa, se o izzy vive com 4 mil dolares no canada ele teria cerca de 20 mil reais no Brasil, que é uma renda excelente e daria pra viver tranquilo por aqui com uma qualidade de vida excelente
@@BrunoBrownc Ele escolhe uma daquelas cidades de IDH alto lá do sul, tipo Veranópolis, já era. Mais fácil ele levar um tiro morando em Calgary do que em uma cidade dessa. E ganhando 20k, vida dos sonhos
Olá Izzy, assisti ao seu vídeo e gostei muito da tua sinceridade em disser coisas como de ser idoso e ter dificuldade de viver com qualidade de vida aqui, especialmente os de classe média. Eu, como profissional de saúde, vejo o que os idosos passam, pois já atendi muito esse público dessa faixa etária. Isso porque estou falando de pessoas de idade que moram em residências de poder médio alto. Agora, imagine quem cai no sistema público. Há alguns anos, fui visitar um amigo no hospital e ele dividia o quarto com um senhor de uns 83 anos. Este último estava sozinho durante todo o período que passei com o meu amigo. Ele não recebeu nenhuma visita. É meio que cultural abandonar os pais aqui quando estes atingem uma certa idade e vão, principalmente, morar nessas casas de repouso ou estão hospitalizados. É claro, que há exceçoes. Outra coisa, o inverno se torna cada vez mais ruim a medida que você vai ficando velho. Entretando, mesmo no Canadá há lugares mais quentes como Vancouver que pode ser uma opção a ser pensada. Entretanto, para mim se torna difícil morar lá pois o custo de vida naquela cidade é muito alto. Estou me capacitando profissionalmente para ter mais mobilidade, entre ela, poder trabalhar de casa e de qualquer local e, passar mais tempo com a minha família. Bom, é isso. Um abraço e te cuida. Parabéns pelos teus vídeos.
Entendo vc mano, estou pensando em ficar meio nômade por algum tempo tb. Fico preso ao Brasil quando não preciso mais disto, já juntei dinheiro para não precisar trabalhar, apesar de ter mulher e filho não acho que faria mal nenhum para eles e ainda teriam a vantagem da diversidade de experiências. Mesmo assim dá um pouco de medo e admiro a sua coragem por dar este passo! Parabéns!
Vc não é louco. É visionário. Sou da saúde e já estive em asilos, pelo menos quando se há vínculos familiar a velhice é menos triste. O duro é nos países desenvolvidos, velhos só faltam receberem eutanásia. Mtos q são sozinhos morrem dentro de casa e só vao descobrir quando começa a feder. Por isso q entendo quando esses gringos sonham em morar nos países quentes e se aposentar la. A neve não é fácil, depressão sazonal, acidentes na estrada, gasta mto com aquecimento da casa e etc. Sigo uma youtuber q mora na Noruega há 15 anos e ela fala isso q a neve é tristeza pura, 2 da tarde e já tá td escuro, sendo q quando claro está nublado, o brasileiro não entende e ela morre de inveja de brasileiro, porém não pode sair do país por causa de filho.
Parabéns Izzy, acaba de se tornar "adulto". Se desapegou das coisas "adolescentes" no sentido de foco. Espero que você consiga aproveitar as coisas realmente boas.
Eu trabalho aqui na Europa. O que eu ouço de alemães, poloneses, holandeses, principalmente mais aqui no norte da Europa que o sonho deles é se aposentar no sul da Europa: Portugal, Espanha, Itália, Grécia, por causa do clima e o estilo de vida. Eu sou de Minas, meu sonho é poder comprar uma fazendinha no interior e cuidar das criações. Talvez eu esteja romantizando muito, mas eu vejo que aqui não é um lugar muito legal de aposentar, e ganhando em Euros e gastando em reais é um sonho. hahahah
É Thiago silveira,ponha seu sonho em prática, principalmente se puder mandar dinheiro pra o Brasil e em vestir em imóveis terá uma aposentadoria quando chegar a hora,tu vai poder viver em qualquer lugar do mundo,ou na sua fazendinha.
Eu tirei da teu vídeo a visão de refletir sobre a vida, qual é o nosso propósito e para que vivemos como vivemos. E o interessante é justamente ver diferentes perspectivas e que cada um tem a possibilidade de ir atrás daquilo que vai fazer com que seja mais feliz ou até mesmo realizado. É legal para fazer uma reflexão para a própria realidade. Parabéns pela capacidade de abrir o coração dessa forma e expor as coisas de uma forma tão franca.
Super apoio sua decisão Izzy. Por muito tempo meu objetivo era morar fora do país, mas durante a pandemia isso mudou. Inicialmente com a ideia do cicloturismo, de tirar um período sabático e pedalar por ai. Agora mudou um pouco, vou voltar a morar no interior, onde meus pais moram uma cidade de 2.4K habitantes. Investir pesado no inglês e me candidatar a vagas remotas de T.I., depois disso tirar períodos e viajar o mundo. Uma coisa que minha terapeuta comentou, é que depois de um tempo nessa vida nômade, vai ser importante ter um lugar para chamar de casa, para ter onde voltar e um senso de pertencimento., Acredito que seja um pensamento válido. Forte abraço amigo!
Brasil: caga e anda pra milhares de idosos numa fucking pandemia em que eles são os mais vulneráveis Izzy: partiu pro Brasil, lá vou ser bem cuidado quando tiver velho Hahahahha
Mas se o ponto é o horrível fim de vida de um canadense, a pergunta seria: em que lugar o fim de vida é melhor? No Brasil com certeza não é. No Caribe eu não sei. Pelo que pude entender, você quer viver em um local em que sua riqueza valha mais? Super justo. Nômade? Sensacional também. Agora, velhinho não consegue ficar viajando de país toda hora não. Vai te deixar ainda mais sozinho de amigos, já que você pode não criar laços profundos de amizades. Acho que o ponto é: aproveita essa sua fama da internet e ganha muito dinheiro. Guarda e investe o máximo que puder. Futilidades materiais não trazem felicidades plenas. Aí, no futuro, você vai poder ser um velhinho com uma qualidade de vida um pouquinho melhor independente de onde você esteja, já que é essa sua preocupação kkkkkk Abraço!
Pensei o mesmo. Acho foda a ideia de ter uma vida nômade, mas no fim das contas, quando ele for velho suficiente pra precisar de cuidados e ter que ir morar num asilo ou algo do tipo, acho que a situação daqui não é muito diferente da que ele descreveu no Canadá. Talvez seja bem pior, sendo sincero (eu, de fato, não sei dizer). O que acaba fazendo muita diferença na qualidade de vida das pessoas mais pro fim do vida, em boa parte dos casos, é se elas têm filhos ou qualquer outra pessoa que esteja disposta a cuidar, passar um tempo, pagar pelos cuidados, etc. Quando isso não rola muita gente acaba indo parar em asilo e infelizemente vivendo muitas das coisas que ele descreveu no vídeo, seja no Brasil ou no Canadá...
O cara viu o fim de vida dos canadenses com 0 planejamento e ta achando que em algum outro lugar é assim. Quando ele tiver se cagando de velho já a ultima coisa que vai querer é ta num pais que ele não fala a lingua ou pior, viajando de um lugar pra outro.
Cara, nunca vi idoso triste em Copacabana. Se tivesse que escolher entre ser idoso no Canada e Copacabana, eu preferiria passar meus últimos dias em Copacabana. Violencia tem, mas tu tá nos seus ultimos dias de vida mesmo, que diferença ia fazer.
Eu moro na Califórnia aqui e penso o mesmo Izzy até eu conquistar o carro que eu queria e as coisas eu percebi que a vida não é isso ! A mais pura verdade em um vídeo
Cara... você é um dos caras mais legais, lúcidos e ponderados que eu acompanho no RUclips. Quanto ao frio, de boa: o frio você combate se agasalhando, no inferno do Rio de Janeiro, você pelado no chuveiro está morrendo de calor, rs... Entendo seu ponto, pois realmente têm alguns lunáticos (rs) que odeiam o frio mortal do Canadá. Eu estive aí em duas oportunidades, passei de leste e oeste, no inverno, e só fui feliz: mas claro, como turista rs... Seu trabalho permite essa vida itinerante e eu no seu lugar, talvez quisesse algo no mesmo sentido. O que eu posso te dizer como um cara que vive de estudar política é: comparar o fim da vida no Canadá e nos EUA com o fim da vida no Brasil é um sacrilégio rs... mas entendi seu ponto e sei que há particularidades locais que só quem vive no lugar é capaz de entender, e é justamente por isso que você não entende o Brasil.... mas entende bem o Canadá rs... Abraço! Sigo te acompanhando! Boa sorte com os planos!
Achei muito pertinente sua reflexão . Muitas vezes não valorizamos o lugar onde estamos, mas ao pensar de forma racional como propôs ... vejo que é necessário repensar sobre si mesmo e onde estamos e o que queremos para o futuro. Obrigado por compartilhar suas indagações !!
eu tenho um amigo que é aposentado no exterior e mora aqui no brasil, ele me disse que mora aqui pelo clima e pelo custo de vida, ja que recebe em euros.
legal esse ponto de vista, até porque a gente está acostumado a ver os youtubers imigrantes brasileiros sempre vendendo o sonho de morar no exterior. a acabamos nós bloqueando pondo em nossas cabeças que só seremos felizes quando estivermos nos EUA comprando iPhone a 100 dólares e talvez chegando lá percebemos que aquilo nem nos faz tão feliz assim.
Super apoio Izzy, dava até pra vc gerar conteúdo mostrando os lugares que vc tá visitando. E compra um macbook top pra vc editar onde quer q vc esteja de boas
Tenho 21 anos e tô na área de TI. Eu vivo repetindo que quando a graduação terminar, eu vou pegar um trabalho no Canadá e sumir desse país. Agora esse seu vídeo tá me fazendo repensar isso tudo, desde morar aí definitivamente até o tamanho da importância (obsessiva até) que eu dou pra língua inglesa. Vendo os comentários também me dei conta de como economias são importantes pra um bom envelhecimento e isso tá me fazendo querer aprender mais sobre como investimentos funcionam quando sair desse vídeo. Acho que acabei de tomar um socão da realidade. Que poder, hein, Izzy aiufhufhiuhf obg por esse vídeo
Izzy, o brasileiro médio não vai compreender as nuances do que é viver no exterior ou não ter mais essa mentalidade consumista, até o mesmo estar lá. Eu te entendo perfeitamente, pois vivi por um tempo fora e me fez perceber o que queria para minha vida. Meus amigos gringos falam coisas parecidas com o que você disse, uma amiga do Quebec quer uma vida nomade também. Passou um tempo na Colombia, Mexico, Peru, Brasil... Ela dá aulas de Francês e Espanhol e ganha em dolar, morar nessas áreas é muito mais vantajoso para ela. E ela sempre reclama do frio, que o sistema de metro de quebec sempre fica uma merda por causa de nevasca e enchentes, que ser velho no quebec é uma merda, já foi roubada varias vezes no quebec, a pessoa n estava armada mas lhe deu um nocaute, isso piora se você for velho e indigena. Tenho uma amiga francesa que é caribenha e assim que ficar idosa vai voltar para ilha dela, ela odeia o frio de Paris.
Sim, é muito difícil dizer para um miserável que ele pode com pouca grana por mês ter uma vida de classe média, morando fora, no país em que ele passa necessidade. Esta é a realidade do brasileiro. Quem já foi para fora, morou num país desenvolvido, juntou uma grana, sempre vai ter uma visão menos consumista do que o sujeito que mora no Brasil, por exemplo. São mais de 55 milhões de miseráveis aqui!
To vivendo na Australia ha 3 anos, mas tenho meu irmão, um primo e uma namorada coreana aqui comigo, se pudesse trazer meus pais pra ca, nunca mais voltaria pro BR pra viver, mas confesso que ate meus 3 anos aqui, nao sinto a menor falta de voltar pro BR, a menos q seja so pra visitar..e eh essa sua vibe pelo q entendi.., vc pode visitiar, ficar la de boas, mas se vc tivesse q voltar pra realidade da maioria, duvido q voltaria, nem digo na pobreza (sei q vc teve infancia hunilde), mas ate pra classe média ta muito sofrido.. so com dolar mesmo, pq o Brasil eh maravilhoos em alguns aspectos, ser nosso pais natal, ter amigos de infancia e toda a familia. Mas na hora de levantar 5 da manha na segunda feira pra ganhar 6 conto por hora, treta q acontece ora rua, ou familiar (caso for morar com os pais), qualquer saudade passa na hora.. kkkkk talvez isso mude no futuro, mas o fato de eu ter o minimo da familia por perto, ajudou MUITO.. Tenho varias paradas q nunca imaginei q teria se estivesse trabalhando em obra no brasil ( eh oq eu faco agora.. e comprei um ps5 no lançamento, oculus quest 2, MacBook air), e realmebte essas coisas nao tem tanto peso depois que fica "facil" adquirir, apesar de ser uma experiencia surreal q nunca tive antes na vida.. mas a verdade eh que oq me segura aki eh o fato de estar em uma cidade grande, mas ter a seguranca do interior, ter um sossego em relacao à algumas questoes culturais nossas( som alto, barulho, desrespeito com o proximo, etc), e as dificuldades de se crescer sendo honesto aí .. segurar uma puxadas de tapete (nao q aqui nao aconteça, mas eh mto forte isso na nossa cultura, as pessoas odiarem o sucesso alheio), enfim, morar em outro pais sempre sera dois pesos, duas medidas.. pra mim ainda eh mto vantajoso, pq penso em ter filho, dar uma boa educação pra ele, ter uma grana caso der uma merda grande e eu ter q voltar, e putros aspectos q ja citei acima.. indeoebdente da sua escolha, fica por la pelo menos ubs 6 meses, mesmoq queira voltar, se force a ficar, pra ter uma decisão.. e caso optar por voltar no canada, tenta levar um primo ou irmao proximo de vc, e se deixar o canal por um tempo, passa a bola pra mim kkkkkkkkkkk valeu, abraço, indeoendnete da dua escolha, tem q se sentir feliz consigo mesmo.
Tudo certo Izzy? Sou novo no seu canal e tenho visto muito conteúdo interessante, parabéns!!. Mas vamos ao que interessa! Passei por algo parecido, morava, trabalhava e estudava em Toronto. Tive um problema familiar onde meus pais sofreram um acidente e foram hospitalizados. É um momento em que o chão se abre, a partir dai tomei a decisão de voltar para o Brasil. No início tive medo pois a incerteza de voltar a morar para um país com uma economia tão frágil é algo latente. Vejo que foi a melhor decisão que tomei, como você bem disse, não existe melhor nem pior, é uma questão de perspectiva. Muitos envelhecem sozinhos em um país como esse, perdem o contato com familiares e amigos. Hoje penso exatamente igual a você, trabalhando como game designer posso estar em qualquer lugar do mundo. E completando o que você disse, acredito que os pontos positivos não são pautados somente pelo "agora", e o que talvez funcione para nós não é exatamente o que se encaixa para outros, mas concordo 200% com você. Forte abraço!
Confesso que eu sou um desses jovens que sonha em sair do Brasil unicamente com o pensamento "eu quero ganhar mais dinheiro e comprar produtos mais baratos", esse vídeo me fez pensar um pouco
Eu nunca comentei num vídeo seu, apesar de te acompanhar há muito tempo - aliás, você é o único "influencer" que acompanho - mas eu acho que to numa vibe parecida com a sua, no sentido de abrir mão das futilidades da vida e pensar mais em ter uma vida tranquila e que no fim de tudo eu conclua "valeu a pena essa merda". Cara, se joga. Se for bem planejado não da merda haha. Boa sorte e viva essa merda de um jeito que vale de verdade!
Felicidade não é carro de luxo, celular da moda, mansão. Felicidade é deitar numa rede de frente para o mar e ler um bom livro ou jogar um vídeo game. Moro Salvador-BA, só troco minha cidade por outra no litoral nordestino. Ainda vou ter uma apartamentinho aconchegante em Aracaju-SE ou em Maragogi-AL.
Izzy, bem interessante ver o ponto de vista seu sobre esse tipo de assunto. Pensar no futuro é uma coisa que poucos fazem e fazer planos sempre vem para o bem. Eu morei nos EUA por um tempo e eu senti o mesmo que você, e que não seria saudável passar o resto da vida em um lugar onde o dinheiro sempre fala mais alto do que satisfação pessoal e uma vida feliz e saudável . Segue seu rumo mlk sou seu fã
Vídeo foda Izzy te sigo a anos e acho que me inscrevi a pouco tempo.... bom que cheguei nessa conclusão antes de traçar minha rota para sair do país... Família e amigos não tem preço. Quando vier pro Brasil faz um encontrão kkkk vai ser legal Abraços
3 года назад+25
A galera no Brasil precisa entender, que geralmente quando alguém escolhe voltar, é pq sabe que vai poder manter um padrão de vida legal, sem sofrer e sem precisar reclamar do preço do PS5
Podes crer. PS5 a 5 mil reais não é nada se você tiver 30K disponível todo mês livre. Galera precisa focar menos em onde e mais em quanto.
3 года назад
@@LeandroCavalcanteLeandrw exato, fora que é questão de prioridades, conheço amigos que acham um absurdo o ps5 a 5 mil, mas pagam 10 mil num pc e dizem que compensou
Cara, que visão interessante. Eu tinha muita vontade de sair do Brasil, principalmente porque minha namorada é americana (mas acredite, ela ama o Brasil e não quer voltar para os USA). Uma vida melhor, preços mais "acessíveis" dos produtos, etc. Mas vendo por esse lado e observando o mundo como está HOJE, realmente não sei mais se há algum lugar que valha a pena viver. Tenho um conhecido que viajou o mundo de skate, ele até apareceu na Globo, e ele foi para diversos países e quando voltou, olhou nos olhos e me disse: "Fabio, o Brasil é o melhor país do mundo, acredite." Fiquei surpreso e ainda sem acreditar, mas conversando com algumas pessoas, inclusive minha namorada, estou percebendo que no final deste arco-íris, não há tantas cores como se imagina. Meu sonho de fim de vida, nem era o seu, claro que gostaria de viajar o mundo e compartilho de sua falta de obsessão pelo mundo material, mas gostaria de morar em algum lugar bonito, isolado, na natureza, com um lago onde pudesse pescar, beber um vinho e fumar um charuto na varanda, ler meus livros, acessar a net, etc. Infelizmente não é bem assim, mas quem sabe um dia isso não se concretize. Um dos melhores vídeos que já vi. Parabéns.
Eu entendo muito bem o que vc ta passando, eu moro nos EUA alguns anos...e depois de um tempo vc não liga mais pra bens materiais...o que importa é vc estar bem consigo mesmo! Eu mesmo tenho muita vontade de voltar pro Brasil, mesmo já sendo cidadão Americano...
Concordo com tudo! Moro no Canadá tbm e sinto que as pessoas não fazem ideia de como é a vida do imigrante. Vejo muitos brasileiros deslumbrados com a vida "sem violencia" e com o poder de compra de produtos, mas não conhecem as verdadeiras dificuldades que a imigracao proporciona. É preço muito alto. Admiro o posicionamento do Izzy, pq o que mais vejo por aqui é brasileiro triste e insatisfeito, que não tem como voltar para o Brasil depois de ter investido tanto para imigrar. E acredito tbm que a gente só entende isso quando passa ser a nossa propria experiência.
Olá Izzy, cara, concordo plenamente com vc! E te entendo, não moro no Canadá mas moro em Roma há anos e te entendo, e o bom de poder ganhar em dólares ou euros no meu caso, é que vc consegue fazer seus investimentos para no futuro ter uma vida tranquila e não passar por aquelas experiências que vc pode ver com seus próprios olhos, mesmo o Brasil tendo suas dificuldades etc etc etc, mas é um país bom para se viver par quem tem uma renda acima da média. O que eu senti no vídeo foi que parece que vc tem “receio” do que as pessoas irão falar, mas cara, a vida é tua e só você sabe e sente exatamente tudo isso, então, faça! Na “pior” das hipóteses vc poderá pensar, - “ cansei de ficar pra lá e para cá , irei ficar no Canadá fixo ou seja lá aonde for “. Porque se vc não fizer o que quer porque fica pensando nos outros, lá na frente vc irá pensar , e se eu tivesse feito?! Estará arrependido. Enfim... só queria dizer que te entendo o que sente e seus pensamentos porque penso a mesma coisa, não irei passar minha velhice na Itália até já tenho planos de quando irei mudar , enfim, espero que faça o melhor para ti. ( só uma observação: quando alguém fala mau do Brasil ou da dificuldade para fazer algo por lá etc eles estão dizendo sobre a experiências, visão, e poder econômico deles mesmos, não significa que vc irá ver, passar ou sentir as mesmas coisas, pois vc tem outra renda, outra visão, etc etc) Abraço!
Entendo perfeitamente. Morei no Equador por 9 anos e lá, tinham muitos aposentados americanos e canadenses vivendo uma ótima vida por lá, mesmo o Equador sendo dolarizado o custo de vida é mais barato inclusive a parte de saúde. Mas preferi fazer o caminho oposto e vir morar nos EUA. Um abraço!
Parabéns Izzy, sua maturidade trará sempre benefícios para sua qualidade de vida e também o bem estar de sua família. Eu ainda sonho com a possibilidade de passar um tempo trabalhando fora do país e estou buscando isso também. Afinal, não se pode ficar esperando a oportunidade cair no colo, precisamos criar a oportunidade. Não sei se gostaria de um lugar que neva, mas eu particularmente odeio o lugar onde moro e que faz 32ºC todos os dias do ano. Sempre preferi o frio, mas talvez o extremo, como onde moro quanto ao calor, deve ser terrível.
Izzy, entendo completamente sua decisão, mas acho importante você avaliar bem as consequências.
O Brasil que você tem em mente é um Brasil utópico, que não existe mais. A gente acaba se esquecendo dos problemas e só lembrando das coisas boas. Isso é normal do ser humano.
Claro que você não tem nada que te prenda aqui no Canadá nem a lugar nenhum. Mas se for pra dar um palpite (que ninguém pediu, rsrsrs), sugiro que busque outras opções de países ou até mesmo dentro do Canadá.
Minha impressão é que o problema para você é mais Calgary do que o Canadá todo. Pessoalmente eu não moraria em Calgary justamente por causa da neve e frio.
Sobre a classe média canadense, acho que isso é muito mais de acordo com a própria pessoa do que com o governo canadense em geral, possibilidade de guardar dinheiro existe.
Nômade digital realmente é o futuro e a melhor forma de se viver a vida, na minha opinião. Mudar para vários lugares e ter experiências diferentes. O mundo é muito grande e existem muitas possibilidades.
Se não der certo você volta e está tudo bem, não há mal nenhum em tentar.
Boa sorte em sua decisão! O importante é tomá-la de cabeça fria e racional.
Abraços
Dimitri
Então mano, pelo que conheço tanto das minhas viagens, quanto de relatos de amigos que fizeram essa "migração reversa", o Brasil (ou qualquer país no Caribe) não é ruim se você 1) ganha em dólar 2) mora longe dos grandes centros que tipicamente tem mais violência e 3) não precisa trabalhar convencionalmente pra viver, ou seja, pode se sustentar com uma mistura de dividendos/renda passiva e um hobby como o RUclips.
E Calgary é realmente uma merda. Não gosto mais de NADA aqui, iria pra Vancouver rapidão se minha formação aí rendesse o mesmo que rende aqui.
E viver no Canadá não rola pro que eu quero. É impossível, a menos que eu fique milionário, que eu possa me aposentar aqui antes dos 40. E a realidade da situação é, eu não quero mais trabalhar. Cansei completamente. Neve é quase paralelo, eu não odiaria a neve tanto assim se não precisasse mais trabalhar pra me sustentar.
O objetivo é esse. Eu quero abandonar a corrida dos ratos. E ganhar em dólar gastando em peso é o caminho. Na comunidade FIRE, esse é o caminho que todos inevitavelmente chegam -- investe, se muda pra uma cidade litorânea pequena no Brasil, México, ou Jamaica. Tava vendo os preços de aluguel ontem aqui, em Cancun ANTES DA PANDEMIA cê pega um apê top, mobiliado, na frente da praia, por... CAD400 por mes.
A idéia de pagar meu aluguel NA FRENTE DA PRAIA!!!!! gravando DOIS vídeos me faz querer ir embora daqui o mais rápido possível.
@@izzynobre Interessante esse seu ponto de vista, Izzy. Faz todo sentido e já pensamos também nessa possibilidade. Como falei, o mundo é muito grande, não faz sentido a gente ficar para sempre presos em um só lugar.
@@izzynobre Gostei de como seu plano possibilita se mudar de um país para o outro sem ser obrigado a fazer isso em caráter definitivo, podendo voltar atrás caso lhe convenha. Assim como muitos dos outros vídeos que você posta neste canal, este também apresenta um raciocínio muito sensato. Desejo muito sucesso nessas migrações e que seu canal continue bom independentemente de onde você produzir o conteúdo.
@@izzynobre Vc tem completa razão. As pessoas não entendem que morar em determinado país trás outras consequências e problemas com os quais vc nem estava contando. E concordo com vc plenamente, países subdesenvolvidos vivem uma realidade completamente cyberpunk, sendo Rio de Janeiro e São Paulo exemplos disso. Se vc for de classe média / média alta nessas duas cidades, vc vive bem, com relativa segurança, vários confortos etc.
O dinheiro em países subdesenvolvidos permite que vc entre numa bolha em que as desvantagens do subdesenvolvimento não lhe atingem. Supondo que vc ganhe em dólar, isso fica ainda mais fácil.
@@desart905 DEIXA ESSE PASTEL IR EMBORA LOGO DE UMA VEZ DESSE CUBO DE GELO ,CAIOOOO CHYMASNKYYY !
"eu não enlouqueci"
Eh exatamente oque uma pessoa que enlouqueceu diria
Sim kkkkkkkk
Acho que o Izzy esqueceu de tomar os remédios
Estou achando que é um Izzy de mentira, feito por uma IA...
Muito suspeito esses travamentos da câmera 🤔
"blz.. izzy... vc n ta louco... agora coloca essa roupa branca aqi rapdin..."
é um idiota, ele vai se foder
"eu menstruei"
Eh exatamente o que um travesti diria
Skin Desbloqueada: Izzy Otaku Fedido
KKKKKKKKK
Kkkk
eae meu xará
@@jota4205 Caraí, xará até de foto
🗣️🗣️🗣️🗣️🗣️😂😂😂😂
Moro na Austrália há 12 anos, sou cidadão australiano faz muito tempo e penso exatamente igual. Não pretendo envelhecer aqui, estou batalhando bastante para conseguir o cushion financeiro que preciso para me mandar pro nordeste do Brasil e viver deitado numa rede. A galera que nao mora fora ou é imigrante recente nao consegue entender isso, e eu sempre encontro o mesmo tipo de reação que vc encontrou. No meu caso não é nem a questão do clima, que aqui é tranquilíssimo, e sim o custo de vida alto e afinidade cultural mesmo. Não há nada melhor do que estar cercado de pessoas que falam a sua língua e tem as suas mesmas referências. Quem se encanta com carro e eletrônico é gente deslumbrada que ainda nao aprendeu quais são as coisas que mais tem valor nessa vida.
Concordo mano! Tbm só quero guardar uma grana aqui e voltar para o Br.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 exatamente
Sabe o que é engraçado? Eu morei no sudeste inteiro e estou fora de onde fui criada, e sinto o mesmo, dentro do mesmo país.
Palavras muito bem colocadas.
Papo furado.
Morei 10 anos no Japão e voltei pro Brasil há 4. Só quem viveu no exterior sabe como é, e o medo de morrer longe de casa. Voltei pro Brasil e não me arrependi nem por um segundo. Só vai.
Medo eu teria de morrer no Brasil.
Cara, moro aqui tem 6 anos. Inverno é uma merda. Se vc tem a opção vira snowbird cabo. Moro no Canadá (cidadão já) e trabalho remoto, esse inverno iríamos passar 5-6 meses no Brasil numa casa de praia isolada (com Internet é claro), despesa é ridícula na maioria das vezes se vc ganha em dollar, e depois voltar pra pegar o verão aqui no Canadá e os benefícios de viver aqui, mas covid apareceu. Então bicho, começa por aí, vira snowbird e vaza. Só tenha em mente que se for pra um local sem amigos ou familiares (America central) terá o mesmíssimo problema pq ficará só.
Sobre morrer sozinho isso vai depender de família man. Se tua família tá no Canadá e tu for pra o Brazil, vc vai morrer sozinho no BR. Então, vc vai qdo tá veio pra onde sua família está, onde as pessoas se importam com você está por isso o imigrante geração 1 volta na maioria das vezes, pois não há vínculo algum com as pessoas que aqui moram. Apenas filhos na maioria das vezes.
"Medo de morrer longe de casa"?
Se a casa do cara é no exterior ele vai morrer em casa, uai!
@@tadeuslima né? fiquei perdido nessa. Se vc morar só no BR ou n tiver parentes, em seus 80-90 anos serão terríveis. Ah mas tenho dinheiro.. pode ter certeza q o dinheiro pra te dar um conforto vai escoar mto rápido e vc vai apertar o botão e vão temorar pra te antender do mesmo jeito. A diferença é familia mesmo, pessoas q se importam contigo mesmo você na merda máxima.
@@tadeuslima Cara, interpreta melhor o que foi dito. Morrer longe de casa no sentido de passar os perrengues da velhice sem apoio de ninguém e morrer literalmente jogado em asílos em um país que vc não tem ninguém.
>Izzy com altas reflexões sobre a vida, se abrindo, contando suas tristezas e angústias.
>"Whitney Houston - I Wanna Dance With Somebody" tocando no fundo.
A música não era a rádio, foi a trilha que o Izzy escolheu pra esse vídeo
Acho que o conselho mais importante aí é:
Prepare-se financeiramente, porque envelhecer sem grana é qualquer lugar é FODA!
É bem isso mesmo. Idoso que depende de asilo é tenso em qualquer lugar
Exato. Até agora eu não penso em uma vida depois dos 50. Sei que não vou ter emprego, a poupança mixuruca não vai dar pra me sustentar por um ano, ficar mais fodido físicamente...
Exatamente. No depoimento dele fica a impressão de que tal evento no Brasil não acontece ... seja um idoso no Brasil com apenas um salário mínimo por mês pra tu ver qual é a real de grande parte dos br. Quem é que se dá ao luxo de trabalhar em qualquer parte do mundo sempre ganha do em dólares? Uma faixa mínima da população mundial.
e não da pra contar com a previdência, que logo logo o esquema de pirâmide vai estourar.
Exatamente. Não conheço lugar bom pra envelhecer sendo classe média baixa pra menos. Aqui no Brasil é um LIXO! A questão é que, aparentemente, nós somos mais "família". Mas, irmão, aqui é uma merda também.
Adorei o conteúdo desse vídeo. É uma análise muito madura. Quando eu era mais novo sonhava morar nos EUA. Depois fui colocando na balança: valeria a pena deixar minha família para poder ter um iPhone ou um carro melhor? Eu tenho um bom celular e um carro no Brasil. Mas a vida não é sobre o que você tem, mas sobre como você se sente. Então, hoje procuro sempre a felicidade e faço meus investimentos buscando um futuro tranquilo.
Eu sai do Br ha quase 15 anos. Pensei varias vezes q valia a pena voltar...continuo aqui rs
Hj tenho 2 filhos em idade escolar e nao consigo me ver enfrentando toda a situacao de ter filhos pequenos no Brasil.
A unica coisa q sinto falta sao dos meus avós
Morar em um pais, q n tem saúde pública, é uma locura.
@@Paulo-ko7mc entendo. Aqui a gente paga pelo SUS e quem pode paga plano de saúde. De maneira geral o SUS é ruim, mas devo dizer que minha mãe enfrentou e venceu o cancer com tratamento público. Não foi fácil, mas deu certo. Nos EUA, pelo que sei, famílias podem ir a falência pagando por um tratamento desse tipo.
Boa
@@matematicacomdemoclis O SUS n é perfeito. Mas ao depender do caso, funciona bem. Eu operei o meu olho pelo SUS, n gastei nem com exames. Se fosse nos USA, eu teria uma divida de no minino uns 300 mil dolares, somando os exames, a operação, anestesista, o periodo de internado pós-operado. Enfim, taria fudido. E nesses momentos de doenças, às pessoas já tão frágeis, ficam ainda pior. O SUS é modelo para vários paises.
Eu moro nos EUA tem dois anos apenas e eu já saquei isso. A vida nos EUA é solitária e um tanto quanto vazia, é bom ter um acesso a consumo mais elevado mas isso passa a ser meio irrelevante depois de certo estágio da vida adulta, é difícil de explicar isso pra quem não é daqui.
Eu sinto o mesmo irmão morando fora !
Muita propaganda envolvida, né
Meu tio foi morar nos EUA nos anos 90, toda vez que me ligava dizia que era "o melhor país do mundo", quando foi chegando a velhice ele voltou pro Brasil, porque dizendo ele: não dá pra ser velho nos EUA, muito menos sendo imigrante.
Você não costuma ver imigrante velho aqui. Quando essa ficha caiu pra mim, a saída se tornou óbvia. Tipicamente os imigrantes velhos é gente que chegou recentemente, que foi trazido pelos filhos e tal. Igual eu fiz com a minha mãe.
Só que esses tem ainda MAIS dificuldades de se adaptar ao novo país e não é raro acabarem chegando na mesma conclusão que eu.
Skin desbloqueada: Izzy traficante das esferas do dragão
Kkkkkkk
Oi, vamo se conhecer, pá
AHAHAH MDS
"Oi crianço... Quer ver umas... Esferas diferenciadas!?"
Cara, te acompanho há uns 5 anos e este é, disparado, o melhor vídeo que vc já fez. Já morei 2 anos nos EUA pra estudar, e todos me perguntavam estarrecidos por que eu voltei. Na época não tinha ficado tão claro, mas olhando em retrospecto, é exatamente isso aí que vc falou. Obrigado pelo vídeo, pelas reflexões, e por transformar em palavras esse sentimento que eu tive quando tive a experiência de morar fora.
Plot twist, o Izzy acabou de ficar milionário com as ações da gamestop
Sério msm? Que foda
EU SABIA! COMPROU UNS 800 GOLZINHOS A VALOR DE BALINHA 7 BELO!
:V
@@Lucas-cf7lq pare de acreditar em tudo que colocam na internet... Foi uma piada ali em cima
E bitcoins
Cara, estou no Canadá há quase 2 anos, praticamente nada em relação a você, porém tive essa visão há uns meses atrás, sobre o medo de envelhecer aqui. Como sempre trabalhei em boas empresas no Brasil, sempre tive acesso ao sistema particular de saúde e chegar no Canadá e ver que as coisas são bem diferentes por aqui (pra MUITO pior), me fez abrir os olhos para o que desejo no futuro. Eu e minha esposa queremos engravidar aqui e ter nosso filho Canadense, porém tenho o mesmo feeling em aposentar no Caribe. O frio/neve foi algo que é praticamente um sonho para qualquer pessoa sem acesso, porém passando pelo segundo inverno, já dá pra ver que só é legal no parque, alguns minutos e é só, já que nas ruas vira uma grande lama, suja pra cacete o sapato, roupa e carro, fora que o vendo de Toronto é ridiculamente insuportável, as vezes o frio não é o problema, mas sim o vento.
Entendo sua decisão e acho que poder diversificar sua aposentadoria indo para lugares mais quentes é algo sensato.
Boa sorte na sua jornada e JAMAIS abandone seu passaporte hahahahahaha
Estou em St. John's - NL desde 2018. Mesmo já tendo pego PR, sem chances ficar aqui. Pior sistema de saúde que já vi na vida, clima horroroso, transporte público aqui é um lixo, impostos abusivos. Escola... O que meu filho aprendeu no grade 2 quando morei em Singapura, começou a aprender aqui no grade 5. Estou besta com o Canadá que o mundo vende VS a realidade. Lixo de país, lixo, lixo, lixo!
@@FlavioFerreiraAbrao essa visão acredito que seja pela província que esteja, aqui em Toronto e GTA muitas das coisas são supridas e acredito que o sistema de saúde, por pior que seja, talvez em Ontário seja menos ruim ou mesmo muito pior!
Mas não acho um país lixo, acho apenas que precisamos adaptar em uma nova realidade e no meu ponto de vista, os pontos fortes batem os pontos fracos, tipo poder aquisitivo, segurança e estabilidade.
@@alissonfranco Conheço Toronto. Não se compara a St. John's. Transporte público decente, clima muito mais ameno e tudo funciona melhor, mas existe uma coisa que não passa na minha garganta que é o sistema de saúde daqui, que é péssimo no país inteiro. Pior coisa que fiz na vida foi sair de Singapura, e esse ano, estou indo pra Perth , WA; e vou com os pés bem no chão. Não espero nada da Austrália.
desliga esse rádio pra gravar o vídeo kkkkkkkkkkkk sacanagem
kkkkkkkk
olha o Fiapo na área! eaew!
Musiquinha de fundo automatica kkkkk
Tem um subreddit inteiro de pessoas só com esse intuito de se aposentar cedo: r/Fire (financial independence / retiring early). É bem isso mesmo, ninguém quer envelhecer e ficar por aí.
Tô na comunidade FIRE há anos como lurker e agora como membro mais ativo. Não tem NINGUÉM lá com plano de se aposentar nos EUA/Canadá. Low COL é a palavra sagrada lá.
Bugou aí teu comentário, Izzy.
Cara eu já ia pedir pro Izzy mais fontes de pessoas debatendo isso, vlw demais! De qq forma de o Izzy ou alguém que saiba ver meu comentário gostaria muito de poder me comunicar com alguém sobre esse tema que muito me interessa!
@@Marawder isso é um tema que me interesso há muito tempo e que venho buscando essa meta. Uma leitura interessante é o livro “Trabalhe 4 horas por semana” do Tim Ferris
@@izzynobre oq seria low col?
Olha Izzy, eu moro em Montreal há 6 anos e consigo entender como o inverno pode ser difícil e tô ligada que as casas de idosos tem má fama (nem todas, claro). Casa de idosos geralmente são horríveis em qualquer lugar do mundo na verdade. Minha irmã trabalhou em uma numa cidade rica e cheia de recursos do sul do Brasil e não é diferente do que vemos por aqui. Eu pensava +- como vc sobre onde me aposentar. No meu caso, o plano era no Brasil mesmo, provavelmente Floripa. Mas depois de ver como a sociedade brasileira tratou seus idosos nessa pandemia, eu comecei a repensar o plano de me aposentar no Brasil. Se as projeções estiverem certas, essa não será a última pandemia no nosso tempo de vida então, por hora, o plano é ficar onde o governo e a sociedade, mesmo não sendo perfeitos, tem um pouco mais de consideração pela vida do idoso e age de forma rápida em situações de emergência como a que estamos vivendo com a covid. O ponto é que depois de tanto pensar, o que concluí é que quer a gente se aposente no Brasil, quer seja no Caribe, quer seja na Jamaica, o que vai importar MESMO no fim das contas é envelhecer onde teremos uma rede de apoio, uma rede de acolhimento e um núcleo familiar forte (família de sangue ou não) quando chegar essa fase tão frágil da nossa vida, que é a velhice. Velhinho solitário e abandonado é triste independente do lugar onde se está, mas tenho certeza que se esse velhinho está cercado de amor ele vai passar por essa fase de forma digna, seja a 20 graus negativos ou positivos.
É isso mesmo Sueli .
Eu moro na Itália a mais de 30anos ,adoro aqui e vou ficar por aqui mesmo kkkkk tenho filhos etc .
Boa sorte em tudo querida ❣️🌻
O bom é ter a sorte de envelhecer com autonomia, seja lá qual for o lugar, pois ninguém gosta de velho, haja vista que idoso é um bebê cheio de vícios e manias. Tenha o dinheiro que tiver, independente do lugar que se more, torça para envelhecer bem, com independência.
Izzy, tenho família em Calgary e já fui visitar aí e vi como é lindo a neve e as montanhas e esquiar em Banf e patinar em Lake Louise. Também vi como é perigoso uma simples ida a Edmonton dependendo do clima e como não só o inverno mas mesmo uma primavera em que faz 20 graus negativos pode ser cansativo.
Tenho idade próxima a você, nasci em Novembro de 1983, sofri bullying na escola e detesto também a educação por aqui. Já viajei o mundo e entendo sua posição de que depois de um tempo as coisas não passam de brinquedos.
Em 2018 eu me convenci de que a vida nos EUA seria perfeita e essa barbárie de Brasil ficaria para trás. Não durei um ano vivendo em uma praia em Miami e quase entrando em depressão sem nada para fazer. Voltei ao Brasil e parei de reclamar daqui, do calor, das pessoas, da Covid. Hoje tá tudo bem, estou trabalhando feito um camelo e feliz por estar aqui não preso como me sentia antes, mas por escolha.
Quem sou eu para questionar suas escolhas, e sei que todo mundo pode ser feliz ao seu modo e que filhos cada um tem ou não de acordo com suas crenças. Mas cara eu te digo. Limpar merda de um bicho que é sangue do seu sangue, é uma das melhores experiências da vida. Se você acha legal o seu papel de tentar fazer as pessoas pensarem, espere até ter a sua disposição uma mente que você poderá moldar.
Depois de experimentar meio mundo, eu digo, estar aqui nesse país de terceiro mundo, dirigindo uma ASX 2014, casado com a mesma mulher a quase 15 anos e levando a minha filha de 4 anos para o Maple Bear ( ao menos na escola Canadense ela vai porque é menos merda que as brasileiras) eu te digo. Eu te entendo e nunca fui tão Feliz em toda a minha vida. Vai amigo descobrir o que está faltando para completar o seu coração. Na maioria das vezes é algo muito simples, como família.
Legal seu relato. A felicidade está nas coisas simples da vida!
Não se sente falta daquilo que nunca faltou. Quando se sai do Brasil é que se passa a ver o tanto de coisas boas que tem aqui. O brasileiro romantiza muito o exterior, até ir pra lá e ver a realidade que você ganha por um lado mas perde também muita coisa boa que só tem aqui.
exatamente. Por isso voltei do Canada depois de anos e hj estou no Brasil.
Izzy, oq me fez ir embora do Brasil foi a violência. Moro na NZ e posso te dizer q conviver diariamente com o medo da violência te faz aceitar qq esforço ou dificuldade.
É verdade ,eu moro na Itália a mais de 30 anos ,adoro o Brasil ,mas é impossivel voltar ,tudo muito caro ,a qualidade de vida não é boa ,mesmo sendo rica a pessoa tem que viver com medo , infelizmente essa é a realidade.
@@adrianakusieluskus8941 Saiu do Brasil com medo da violência e foi morar na terra da máfia kkkk. ta certo...
@@charles2521 vc precisa se atualizar kkkkkk
A real do Brasil depende muito da sua renda e de onde você vai morar. Tem lugares aqui que vivem basicamente em toque de recolher. Meu sonho seria envelhecer em algum lugar onde eu possa sair de casa a qualquer hora sem o risco de levarem meu carro, ser assaltado ou tomar uma facada de um nóia.
Assumir que vc ainda vai ter condições de dirigir já é ser otimista... :P
Assalto e facada de nóia vc está sujeito em qualquer país do mundo, não existe risco zero. Já um baixo risco você consegue até em cidades do interior do Brasil.
Finlândia ou Noruega
@@zankeist Estando baixo já está bom, foda é quando o risco é qse uma certeza. Por aqui onde vivo se ficar de bobeira na rua pensando na vida, chega aquela moto com 2 na garupa pra levar o celular. É asap.
Pra isso nem precisa sair do Brasil, eu moro no interior do sul e nunca tive essas preocupações
Bem vindo ao meu mundo irmão. Quando vamos ficando mais velho, o senso do que é importante e do que é essencial ficam bem mais claros! Vai fundo! Você é um felizardo de poder adotar este estilo de vida. A maioria passa a vida na "corrida dos ratos" e nem se dá conta disso.
De verdade Izzy, entendo bem seu sentimento. Passei por algo parecido, porém, eu achava que não ligava mais pros luxos que tinha até eu não ter mais. Sinto falta de algumas coisas, não chego a doer.. mas eu repenso muito minha decisão.
Ponha na balança a segurança (verdadeira, de não morrer com um tiro por um otario que quer roubar seu tênis), estrutura, saúde e acessos que você tem ai. Muitos dos países que você citou não tem 10% do que o Canada te oferece...
Desejo sorte e que você pense bem!
Viveu enfurnado dentro de casa então Daniel. Eu tenho 21 e já fui assaltado em Jundiai, meu irmão também, e eu diria que 50% das pessoas que eu conheço já foram (Jundiaí e região)
@Daniel de Souza Goncalves Eu não moro em Jundiaí, sou de Campo Limpo, estava por lá e fui assaltado dentro do Jardim Botânico.
@Daniel de Souza Goncalves olha, Brasil tem coisas muito boas, mas segurança não é uma delas. Especialmente em São Paulo. Qualquer lugar a situação está ruim, porque ladrões de outros lugares vão viajando pelas cidades pequenas fazendo a rapa.
@Daniel de Souza Goncalves Jundiaí é uma cidade violenta sim, princesa! 🤣🤣🤣 Sai do casulo.
"Se chama Sonho Americano, porque você tem que estar dormindo para acreditar" George Carlin.
Nossa, Izzy! To na mesma vibe. Já to há 5 anos da Europa, atualmente em Portugal, onde o inverno nem é tão rigoroso, mas já to pedindo arrego. Além de ser um país pobre, a maior parte da população é idosa num lugar q não tem financeiras de oferecer uma vida razoavel pra todos. Somando-se a isso, as construções ao menos são preparadas pro clima, nem pro inverno, nem pro verão, é surreal. Nem por nada eu fico aqui a longo prazo. Te entendo total!
Portugal país pobre????
@@alexandreferraz8556 comparado aos outros países da UE, sim, é.
@@lhdapvidecia5453 mas na média mundial, Portugal é um dos mais ricos do mundo. Não dá pra chamar um país de primeiro mundo de pobre. Pobre é Bolívia e Angola.
Eu queria que o Brasil fosse pobre igual Portugal kkkk
Eu morei aí 12 anos e é pra onde pretendo voltar quando me aposentar, amo Portugal, me sinto no Brasil, tem um dia melhores climas da Europa, principalmente no Algarve pra onde vão muitos estrangeiros aposentados morar. Acho que você escolheu a região errada pra morar. 😊
Cogitando não morar, e ir embora, não é a mesma coisa.É bait sim
De afirmação a suposição.
Me vejo forçado a concordar com o palestrinha
só li verdades! não é bait
Bait detected
@@10gugufsa10 existe um abismo entre " VOU EMBORA DO CANADÁ" pra tô pensando em ir embora do Canadá
Envelhecer sem planejamento financeiro é uma merda em qualquer lugar do mundo. E muito provavelmente você não dá valor aos bens materiais porque você já os têm.
Ou será que a gente é que dá valor demais aos bens materiais justamente pq não temos fácil acesso?
Eu mesmo, quanto coisas eu já não comprei e depois que as tinha eu meio que "ah! então é isso".
@@LeandroCavalcanteLeandrw kkkk "ah! então é isso". literamente em 90% das nossas compras. Eu qdo paguei 2500 num iphone 6s em 2016 "ah! então é isso". que merda me arrependi kk
Um calor do caralho que está fazendo aqui, final de semana só de cueca na frente do ventilador, suando só por existir, bebendo água feito um camelo, ouvir que alguém odeia frio, é difícil.
Bicho, eu moro no norte do CE e odeio frio... a pior experiência da minha vida foi pegar 10 graus em São Benedito, olha que nem é frio pra muita gente.
A grama do vizinho sempre é mais verde. Kkkkk
Moro em Manaus, já peguei 45°. Num dia frio de inverno faz 20 e poucos. Impossível não odiar calor.
Eu queria morar num lugar que sempre fizesse entre 20 e 25° no máximo. Tô morrendo de calor aqui no DF tbm ahauajsuajs
Tenho reumatismo, odeio frio
Izzy, você simplesmente entendeu que bens materiais não importam. O brasileiro, em sua maioria, foi "domesticado" a dar valor em coisas materiais, e esse é o motivo da violência no Brasil. Eu nunca me importei com marca, carro, gadgets do ano e etc. O que eu mais vejo ao meu redor, minha família inclusive, são pessoas endividadas para manter um padrão de vida alto para "ostentar" e se esquecem da educação financeira que garantirá um futuro digno.
Depois dá uma olhada no canal - Vivendo Mundo a Fora, acho que você vai gostar. Boa Sorte!
Exatamente Priscila, isso mesmo.
Izzy, duas coisas:
1. Sobre investimentos, entra no site do Bastter e devora o roteiro do iniciante :)
2. Como alguém que mora numa cidadezinha de 13k habitantes: O interior do Brasil é outro país.
Bastter salva vidas, 7 anos por lá, e todo dia eu agradeço o que aprendi. Izzy ta indo pro caminho da PAS. :-)
Lembro daquele seu vídeo.
Q q eu acho!? Hahahaha
Acompanho seu canal a muito tempo... junto vive esse hype de ter produtos de tecnologia etc... etc dos 20 até quase os 30...
Hoje tudo isso passou experiência se tornaram mais importantes do que consumir coisas, nesse período da pandemia parece que isso foi muito potencializado, então no fim entendo você !
A vida e curta e o tempo nosso bem mais valioso precisa seu utilizado da melhor forma possível!!!
Acho que é tipo uma crise dos 30 e poucos anos hahahah
Izzy vai tomar milhares de voadoras quando abrir tópico perguntando de daytrade 😂😂😂
continue comprando Bitcoin para a aposentadoria, rs
Concordo plenamente com você Izzy, tenho uma prima que foi pra Inglaterra nos anos 2000 mais ou menos e hoje tem filhos e é casada com um Português e eles já decidiram que vão se aposentar aqui no Brasil podendo ir pra Europa quando quiserem ficar com os filhos! Qualidade de vida é você ganhar em moeda forte e morar em um país de moeda fraca aproveitando a vida em um nível social muito maior do que o do seu país de origem ou país onde fez a vida.
Quando quiser um iPhone novo, só pegar e ir visitar a família e os amigos, aproveitar umas férias e trazer o iPhone e talvez até outras coisas pra lucrar um pouco na viagem ou fazer a média com parentes e a amigos.
Izzy eu te entendo com certeza! Eu vivo há 6 anos na Florida e não tenho reclamação do clima mas me preocupo demais com a velhice neste país, sou casada mas não tenho filhos e penso em voltar para o Brasil quando me aposentar, eu e meu marido contribuímos para aposentadoria privada e por sorte ele é apaixonado pelo Brasil e tbm quer morar lá, não sei como estarão as coisas lá daqui há 30 anos mas a velhice aqui é muito triste, creio que viveremos melhor lá. Boa sorte no seu planejamento e aproveite que vc tem a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e faça seu teste até achar o lugar ideal.
O nome dessas "opções" q vc falou Izzy, se chama liberdade. O BR acha q tem liberdade, mas n consegue sair do próprio estado as vezes... Vc pelo visto está caminhando pra está liberdade. Boa sorte.
Pior que isso mesmo, tenho uns amigos que não conseguem sair sequer da cidade por falta de condições
Luís Inobre (eu só te chamo assim), agora sim eu me inscrevi. Moro na Holanda e sou louca pra voltar para o Brasil. Detesto, odeeeioooo frio, e olha que aqui mal neva! Também sou Cearense e o inverno aqui me deixa muito deprimida, sem vontade para nada! Eu super te entendo! Então, só tenho que desejar todo sucesso desse mundo. Um dia eu largo tudo e me mando para o Brasil também! 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu moro no Japão há 6 anos, e esse vídeo resumiu muito do que eu sinto morando lá. Não vejo a hora de sair de lá.
Izzy, ficar velho é uma merda em qualquer lugar. O preço de uma vida longa é a velhice. Estou com 60 anos e tenho no máximo mais uns 15 anos de vida produtiva. A idade de morrer é por volta dos 75 anos. Quem chega nessa idade vai está com a saúde em péssimo estado. Se não já estiver com câncer, provavelmente estará iniciando um câncer ou desenvolvendo uma doença degenerativa. Quem for jovem procure aproveitar ao máximo, por a vida é curta e os anos passam rápido.
Que isso, Ricardo. Você vai viver até os 90 cheio de saúde e são. Fica na paz
Tem muito pra viver ainda, amigo!
Que nada, vô. Tu tem muita estrada pela frente ainda!
"a idade de morrer é 75" vá tomar nesse seu cu, seu doente pessimista.
Desejo uma ótima vida pra ti, Ricardo. Tenho 25 e obrigado por me alertar a curtir mais a vida :)
sério Izzy? acho tão legal essa parada de viver dentro de um freezer de um tamanho continental
Kkkkkk
Piada super original.
PS: Não ironicamente.
Mto melhor do que morar nesse inferno tropical 🥵
@@1nelinhu Isso é questão de localização.
@@1nelinhu pra quê usam sistema de aquecimento em todo lugar então se o frio é tão bom.
Da pra ouvir a rádio de fundo KKKK
Kkkkkkkkkk né eu até curti
Puts pior que dá mermo kkkkkk
Kkkkkkkkkkk porra é mesmo
Tava até curtindo high hopes, por volta dos 10:00 min
Rolou uma Cindi Lauper pesado em um momento 😂
Eu estou morando fora (na Estônia), país fantástico e beeem perfeitinho, mas após estar longe de casa eu comecei a dar muito mais valor para o Brasil. Apesar de todos os problemas, a saudade bateu foda. Tomar uma cervejinha na praia, assistir um futebol com meu pai, po faz falta demais.
Tá fazendo o que na Estônia?
E muita. Nao aguentei e voltei depois de 5 anos de Canada.
Sem mencionar as estonianas, daqui do Brasil já percebi que elas são bem safadinhas hehe
Fala Izzy! Eu também sou de Fortaleza e já fazem 4 anos que sai do Brasil, já morei em Portugal e Holanda e vou te dizer cada dia que passa eu tenho mais vontade de seguir o mesmo plano. Depois de um tempo, você se "acostuma" e a novidade de morar fora passa e é ai que a gente começa a observar como é a realidade ao nosso redor e vou dizer, o que mais sinto falta além da família é passar por uma pessoa no prédio que moro e ser cumprimentado com um bom dia (de forma simpática) ou mesmo de ir em algum café e fazer amizade com a galera que atende. O bem material é bem legal no inicio, não vou mentir e também não vou tentar desincentivar quem quer passar por essa experiência, mas no final das contas o que importa mesmo é você estar perto da galera que você gosta e com quem pode contar.
Moro nos EUA ha 1 ano e esse vídeo é impressionantemente “relatable”
Eu to na Irlanda faz 3 anos e concordo com isso tbm. Ainda mais com essa pandemia, sem amigos sem ninguém. Oq eu mais quero e voltar pro br !
Eu também moro na Irlanda e também me identifico. Só que no meu caso eu não volto pro Brasil, eu vou meter o pé pra outro lugar que eu me identifico mais. Já descobri faz tempo que não nasci pra me matar de trabalhar, eu trabalho só pra viver
Eu moro na Inglaterra e TB n quero ficar velho aqui. Vou fazer oq posso enquanto tiver energia e vou vazar
Eu moro na Holanda e também senti... o clima aqui nem é tão extremo, mas o céu cinza e o sistema de saúde péssimo não fazem da Holanda um bom lugar para envelhecer...
Entendo totalmente o desgosto do Izzy com várias coisas e torço para que seus planos deem muito certo, mas só um parênteses nessa história toda.
A velhice da Classe Média que não se planeja financeiramente é horrível em QUALQUER LUGAR DO MUNDO. No Brasil então... às vezes parece que não é tão ruim porque é subsídio atrás de subsídio, mas isso quebra o país e aos poucos vai destruindo a qualidade de vida e poder de compra da população inteira durante a vida toda.
A velhice no Brasil não pode parecer tão ruim por conta da cultura? principalmente para classe média e baixa, colocar os idosos em asilos é algo meio raro... os idosos normalmente ficam em suas casas e são cuidados nelas. Parece que há uma cultura de cuidar mais dos idosos e não só deixar eles jogados esperando morrer (pode não ser o maior cuidado do mundo, mas pelo menos é alguma coisa).
No Brasil é menos pior cara. Culturalmente as pessoas br moram com os idosos. Se for pobre então, faz um puxadinho na casa e vive junto com os veios. Tipo Coreia do sul mts jovens moram c os pais, aposentadoria mto baixa. Asilo é última alternativa no geral quando os filhos não tem condição de cuidar deles, seja por problema de saúde ou doença crônica, se tiver grana manda p casa de repouso, fica meio período ou semana td.
Gostei da sua resposta jovem!! vc falou tudo!!! Se lá na América do Norte já é ruim imagina no Brasil, pqp
concordo brksedu de 16 anos
Detesto a ideia de morar com os pais depois de adulto.
total. Eu nunca me imaginei velha nos Estados Unidos. Tenho uma amiga que ja tem cidadania indo passar a aponsentadoria de volta no país materno. Eu só queria que o Brasil fosse melhor. Eu amo meu país num grau que nem sei explicar e antes de morar fora tambem achava que tudo "de fora"era melhor. Mas isso é o tipo de coisa que a gente só descobre e dá valor de VERDADE quando a conseguimos vivenciar ambos.
A questao de ser imigrante, e que voce nunca, nunca vai ser um "cidadao pleno". E eu nal falo em direitos, falo em questão de nao ter tido a experiência de vida da pessoa que nasceu e cresceu naquele pais. Voce nao tem as brincadeiras de infancia, as referencias culfurais e linguisticas e sempre vai deixad algo passar que um cidadao daquele pais nao deixaria.
Eu faria exatamente o mesmo que você Izzy.
Inclusive morei alguns anos em Barcelona e quando decidi voltar pra cá ouvi os mesmos questionamentos. E nem voltei com esse privilégio todo. Acho que você está certissimo no caminho pra uma ótima vida.
Nossa Izzy, to na mesma situação que vc agora e entendo muito bem a sua vontade de sair um pouco to Canada. Graças a Deus tb tenho a facilidade de ir e vir e por causa disso cheguei a conclusao de que vou or Brasil sem data pra voltar. Tirar um ano sabatico e aproveitar a vida, ver minha família e meu pai etc. Boa sorte aí com seus planos, vai dar tudo certo pra gente 👍
Ja fiz o mesmo, cheguei esse ano de volta com a mesma ideia sua. Nao me arrependo.
Loucura: Comecei a assistir o izzy na época do hbd, adorava ver os daily vlogs dele (btw, a primeira vez que eu li o termo "daily vlog" foi com o izzy, em um vlog indo ao supermercado tocando nyan cat no fundo). Vi o cara se casar, vi o cara separar, vi o cara falar bem do canada, ficar mto tempo sem ir ao Brasil, criar um podcast de video game quando podcast nao era moda.. Enfim, agora vendo ele cogitando mudar de país. Estranho que acompanhei tanto, mas taaaaaaaanto a vida desse cara sem conhecer ele pessoalmente e sem ele nem ao menos sabe da minha existência
Pois é, talvez ele nem leia esse comentário bkkkkk
@@deniros58 kkkkk coisas da vida da net.
Show de bola Izzy, viver de forma nômade e ainda mais, de forma minimalista é uma demonstração de maturidade emocional.
Sucesso, meu amigo!
Verdade
Com certeza. Eu tive essa consciência só ano passado, aos 32 anos. É totalmente life changing.
Na verdade, nada mais é do que uma opção. Não tem nada a ver com maturidade.
@@brenerteixeira cogitar e seguir essa opção é o diferencial
Muita gente dizendo: “Vai voltar pro Brasil, depois de ter tudo o que o Canadá oferece?” Só que o lance nesse caso é ter a liberdade de morar no Brasil pelo tempo que quiser e quando enjoar, ir embora. O Brasil pode parecer ruim pra quem não tem a liberdade de escolha e por isso, acabar permanecendo preso ao país.
A gente tem mania de achar que o exterior é só flores, mas nem é.
Viver no Brasil ganhando em dólar não deve ser uma experiência nada ruim...
@@angelicaschwarzkopf6823 Mas ainda é melhor que aqui, no qual você é chamado de fascista por ser empresário.
Morei na Austrália 6 anos , lá conheço um brasileiro de uns 57 anos q estava lá desde os anos 70 . Esse cara quando conheci ele estava mandando todo dinheiro pro brasil a uns 5 anos já e louco pra voltar maior medo dele era morrer ali na Austrália kkk
Qual cidade vc morava na Austrália?(só de curiosidade)
@@P.Renato81 Brisbane
@@davidribeiro2009 O sotaque do inglês Austráliano é muito diferente do que o inglês Americano?
Dois amigos próximos meus foram pra Europa. Um pra Alemanha, outro pra França. Ambos são irmãos.
Nas redes sociais deles a vida que eles têm lá é perfeita, eles postam fotos dos lugares bonitos por lá etc
Nos comentários só gente falando "ain, que inveja", "nossa, você venceu na vida"
Mas eu sou amiga deles vai fazer 10 anos. Eles conversam comigo e tudo e me falaram...
Não é essa maravilha não.
Eles sofrem preconceito lá e têm dificuldade pra se integrar socialmente.
Um vai fazer 3 anos que ta lá, o outro faz 1 ano. Nenhum dos dois criou vínculo de amizade com ninguém de lá e não conseguem arrumar namorada.
Eles me falam que se sentem muito sozinhos.
Mas usam a opinião dos antigos amigos que ficaram no Brasil como consolo.
"Eu tô sofrendo em solidão, mas pelo menos tô em Paris".
O mais velho, que está por lá há mais tempo, se tornou muito mais superficial comparado à como era.
Mas eu até entendo... Foi necessário pra sobrevivência dele. Sanidade mental.
Eu nunca saí do Brasil e gostaria de sair e ficar uns meses pra visitar os lugares. Inclusive, esse estilo de vida nômade que vc comentou é incrível e algo que eu já quis muito assim, mas a realidade da uns tapas fortes na nossa cara as vezes e hoje eu vejo que pra mim é impossível.
Mas eu não gostaria de estar como esses amigos meus.
Se a gente tem ideia do que é abastecer o carro a -20 graus. A gente não sabe nem o que é abastecer o próprio carro
Onde eu moro também faz -20 e não é tão ruim assim. Se eu estiver bem agasalhado não me incomoda nem um pouco. O ruim são as mãos e orelhas que doem se não estiver de luva ou gorro/aquecedores de ouvido. Mas eu amo frio, amo neve e odeio calor, então pra mim é diferente.
Você vai abastecer e fica triste porque deixo boa parte do salário no posto. Tá louco!
O bom de já não saber abastecer é que quando o combustível acabar por causa da greve dos caminhoneiros a gente já vai estar de boas sem saber e sem fazer.
Nem carro a maioria de nós tem.
No Canadá ele enche o tanque, no Brasil o pobre coloca de pouquinho, não dá tempo de sentir frio kkkkkkk
Vi um programa no TLC, que mostrava corretores americanos, tendo q escolher casas pra famílias americanas no México, realmente a qualidade de vida ( ganhando em dólar obviamente) é surreal.
O Izzy vem mudando e amadurecendo ao longo dos anos. Engraçado pensar q vc assiste alguém a tanto tempo e vê a pessoa "crescer" sem nunca nem ter trocado uma palavra com ela hahaha
caralho mano... eu moro no japáo há 4 anos e tenho exatamente a mesma percepção... estou de saco cheio... detesto morar nesse lugar... e estou realmente pensando em voltar para o brasil
Caramba man até no Japão?
@@poke8391 KKKKKKK. No Japão é muito pior. Há idosos lá que cometem crimes para serem presos e, consequentemente, terem comida, moradia e roupa lavada na prisão, pois não conseguem mais pagar uma vida digna na velhice.
@@EspelhodaLuz É o preço que se paga pela americanização. Na cultura deles original (confucionista) os idosos eram cuidados pelos filhos, hoje em dia é cada um por si, as pessoas viraram zumbis e só pensam em consumo.
Izzy, eu admiro muito essa sua decisão e ver como você mudou de visão desde que comecei a te acompanhar mais de dez anos atrás, quando o HBDia ainda tinha post novo ahahaha.
Apesar de consumir muito conteúdo gringo desde novo, eu moro e sempre morei no Brasil, e ainda não viajei pra fora. Eu já fantasiei muito com a moradia no Canadá, tinha uma época que eu só via vídeos sobre Vancouver (Calgary é muito frio!), sobre como o custo de vida aí é mais justo e tudo mais... Mas conforme o tempo foi passando eu fui vendo cada vez mais como o que realmente importa é o que te faz feliz, e não o que você pode ter.
Não vou dizer que deixei de ter vontade de morar fora, mas a vontade não é mais pelos mesmos motivos de antes, e também não é algo que sonho pro resto da minha vida. Hoje em dia eu valorizo muito mais ter uma moradia confortável com minha família num lugar calmo e tranquilo, como uma casa no interior.
Respeito total a sua decisão e desejo que você seja muito feliz com ela!
Musiquinha boa de fundo
A música é boa de fundo ou a música de fundo que é boa?
Excelente música, melhor que eu já vi
imagina se toma copyright do youtube kkk
Esse seu vídeo na verdade ativou um gatilho enorme em mim. Tenho 28 anos e vou migrar pra Portugal no próximo ano, tenho cidadania portuguesa, não sei se isso vai ser de grande ajuda. Mas também não formei família, nem tenho expectativas de formar uma. Agora tô ansioso pensando nisso. Enfim, precisamos nos preocupar com nossas aposentadorias mesmo.
Mano, no segundo ano no Canadá eu tava ouvindo baião indo pro trabalho. E sinceramente, o plano Canadense é financiar uma casa, pra vender na aposentadoria e migrar pro Equador (sim, Equador). Hj eu trabalho aí em AB e moro no Brasil. Não dá pra trocar o longo prazo por uma tv de tela grande e um v6 na garagem.
O pior é vagabundo jogando praga: "quando você levar um tiro de fuzil na cabeça vai se arrepender" pelo amorzinho de Deus, vamos torcer pelo sucesso das pessoas.
Na maioria das vezes, é inveja
Um dos melhores videos que já vi no seu canal. Pareceu uma conversa informal em que se começa num tópico e naturalmente vai-se para outro, foi informativo e interessante, tbm deu pra perceber que vc melhorou como pessoa.
Cara eu acho uma boa, se o izzy vive com 4 mil dolares no canada ele teria cerca de 20 mil reais no Brasil, que é uma renda excelente e daria pra viver tranquilo por aqui com uma qualidade de vida excelente
Financeiramente provavelmente, mas ainda sim com o risco de tomar um tiro na rua por causa de um telefone ou um carro.
@@BrunoBrownc mas aí você está falando do Rio ou alguma capital. Aqui no interior tem nada disso não
@@BrunoBrownc Ele escolhe uma daquelas cidades de IDH alto lá do sul, tipo Veranópolis, já era. Mais fácil ele levar um tiro morando em Calgary do que em uma cidade dessa. E ganhando 20k, vida dos sonhos
@@PatrickAnibalDill o youtube paga em dolar pro mundo todo amigo...
O brasil é muito bom pra quem ganha em dólar e pode escolher onde morar. Tem cidades pequenas e médias que são muito boas.
Ninguém:
Izzy: Vai ter gente que vai pensar que é maluquice
Q??
Olá Izzy, assisti ao seu vídeo e gostei muito da tua sinceridade em disser coisas como de ser idoso e ter dificuldade de viver com qualidade de vida aqui, especialmente os de classe média. Eu, como profissional de saúde, vejo o que os idosos passam, pois já atendi muito esse público dessa faixa etária. Isso porque estou falando de pessoas de idade que moram em residências de poder médio alto. Agora, imagine quem cai no sistema público. Há alguns anos, fui visitar um amigo no hospital e ele dividia o quarto com um senhor de uns 83 anos. Este último estava sozinho durante todo o período que passei com o meu amigo. Ele não recebeu nenhuma visita. É meio que cultural abandonar os pais aqui quando estes atingem uma certa idade e vão, principalmente, morar nessas casas de repouso ou estão hospitalizados. É claro, que há exceçoes. Outra coisa, o inverno se torna cada vez mais ruim a medida que você vai ficando velho. Entretando, mesmo no Canadá há lugares mais quentes como Vancouver que pode ser uma opção a ser pensada. Entretanto, para mim se torna difícil morar lá pois o custo de vida naquela cidade é muito alto. Estou me capacitando profissionalmente para ter mais mobilidade, entre ela, poder trabalhar de casa e de qualquer local e, passar mais tempo com a minha família. Bom, é isso. Um abraço e te cuida. Parabéns pelos teus vídeos.
Entendo vc mano, estou pensando em ficar meio nômade por algum tempo tb. Fico preso ao Brasil quando não preciso mais disto, já juntei dinheiro para não precisar trabalhar, apesar de ter mulher e filho não acho que faria mal nenhum para eles e ainda teriam a vantagem da diversidade de experiências. Mesmo assim dá um pouco de medo e admiro a sua coragem por dar este passo! Parabéns!
Oportunidade de aprender e praticar uma segunda ou terceira língua é a melhor herança que um filho pode ter
Vc não é louco. É visionário. Sou da saúde e já estive em asilos, pelo menos quando se há vínculos familiar a velhice é menos triste. O duro é nos países desenvolvidos, velhos só faltam receberem eutanásia. Mtos q são sozinhos morrem dentro de casa e só vao descobrir quando começa a feder. Por isso q entendo quando esses gringos sonham em morar nos países quentes e se aposentar la. A neve não é fácil, depressão sazonal, acidentes na estrada, gasta mto com aquecimento da casa e etc. Sigo uma youtuber q mora na Noruega há 15 anos e ela fala isso q a neve é tristeza pura, 2 da tarde e já tá td escuro, sendo q quando claro está nublado, o brasileiro não entende e ela morre de inveja de brasileiro, porém não pode sair do país por causa de filho.
Poderia passar o nome do canal?
@@deniros58 solli&noruega
Parabéns Izzy, acaba de se tornar "adulto". Se desapegou das coisas "adolescentes" no sentido de foco. Espero que você consiga aproveitar as coisas realmente boas.
Eu trabalho aqui na Europa. O que eu ouço de alemães, poloneses, holandeses, principalmente mais aqui no norte da Europa que o sonho deles é se aposentar no sul da Europa: Portugal, Espanha, Itália, Grécia, por causa do clima e o estilo de vida. Eu sou de Minas, meu sonho é poder comprar uma fazendinha no interior e cuidar das criações. Talvez eu esteja romantizando muito, mas eu vejo que aqui não é um lugar muito legal de aposentar, e ganhando em Euros e gastando em reais é um sonho. hahahah
É Thiago silveira,ponha seu sonho em prática, principalmente se puder mandar dinheiro pra o Brasil e em vestir em imóveis terá uma aposentadoria quando chegar a hora,tu vai poder viver em qualquer lugar do mundo,ou na sua fazendinha.
Eu tirei da teu vídeo a visão de refletir sobre a vida, qual é o nosso propósito e para que vivemos como vivemos. E o interessante é justamente ver diferentes perspectivas e que cada um tem a possibilidade de ir atrás daquilo que vai fazer com que seja mais feliz ou até mesmo realizado. É legal para fazer uma reflexão para a própria realidade.
Parabéns pela capacidade de abrir o coração dessa forma e expor as coisas de uma forma tão franca.
Super apoio sua decisão Izzy. Por muito tempo meu objetivo era morar fora do país, mas durante a pandemia isso mudou. Inicialmente com a ideia do cicloturismo, de tirar um período sabático e pedalar por ai. Agora mudou um pouco, vou voltar a morar no interior, onde meus pais moram uma cidade de 2.4K habitantes. Investir pesado no inglês e me candidatar a vagas remotas de T.I., depois disso tirar períodos e viajar o mundo. Uma coisa que minha terapeuta comentou, é que depois de um tempo nessa vida nômade, vai ser importante ter um lugar para chamar de casa, para ter onde voltar e um senso de pertencimento., Acredito que seja um pensamento válido. Forte abraço amigo!
Brasil: caga e anda pra milhares de idosos numa fucking pandemia em que eles são os mais vulneráveis
Izzy: partiu pro Brasil, lá vou ser bem cuidado quando tiver velho
Hahahahha
Kkkkk
Alguém não entendeu nada que o Izzy falou
Aqui os velhos se machucam só de sair de casa porque não existem calçadas
E são atendidos em hospitais públicos no chão...... melhor 3 idade do mundo.
kkkkkkkkkkkkk
Mas se o ponto é o horrível fim de vida de um canadense, a pergunta seria: em que lugar o fim de vida é melhor? No Brasil com certeza não é. No Caribe eu não sei. Pelo que pude entender, você quer viver em um local em que sua riqueza valha mais? Super justo. Nômade? Sensacional também. Agora, velhinho não consegue ficar viajando de país toda hora não. Vai te deixar ainda mais sozinho de amigos, já que você pode não criar laços profundos de amizades. Acho que o ponto é: aproveita essa sua fama da internet e ganha muito dinheiro. Guarda e investe o máximo que puder. Futilidades materiais não trazem felicidades plenas. Aí, no futuro, você vai poder ser um velhinho com uma qualidade de vida um pouquinho melhor independente de onde você esteja, já que é essa sua preocupação kkkkkk Abraço!
Pensei o mesmo. Acho foda a ideia de ter uma vida nômade, mas no fim das contas, quando ele for velho suficiente pra precisar de cuidados e ter que ir morar num asilo ou algo do tipo, acho que a situação daqui não é muito diferente da que ele descreveu no Canadá. Talvez seja bem pior, sendo sincero (eu, de fato, não sei dizer). O que acaba fazendo muita diferença na qualidade de vida das pessoas mais pro fim do vida, em boa parte dos casos, é se elas têm filhos ou qualquer outra pessoa que esteja disposta a cuidar, passar um tempo, pagar pelos cuidados, etc. Quando isso não rola muita gente acaba indo parar em asilo e infelizemente vivendo muitas das coisas que ele descreveu no vídeo, seja no Brasil ou no Canadá...
Que resposta foda essa sua!!! Maneiríssima!!! parabéns cara!!
O cara viu o fim de vida dos canadenses com 0 planejamento e ta achando que em algum outro lugar é assim.
Quando ele tiver se cagando de velho já a ultima coisa que vai querer é ta num pais que ele não fala a lingua ou pior, viajando de um lugar pra outro.
Cara, nunca vi idoso triste em Copacabana. Se tivesse que escolher entre ser idoso no Canada e Copacabana, eu preferiria passar meus últimos dias em Copacabana. Violencia tem, mas tu tá nos seus ultimos dias de vida mesmo, que diferença ia fazer.
Tu não entendeu nada..
Eu moro na Califórnia aqui e penso o mesmo Izzy até eu conquistar o carro que eu queria e as coisas eu percebi que a vida não é isso ! A mais pura verdade em um vídeo
Cara... você é um dos caras mais legais, lúcidos e ponderados que eu acompanho no RUclips.
Quanto ao frio, de boa: o frio você combate se agasalhando, no inferno do Rio de Janeiro, você pelado no chuveiro está morrendo de calor, rs... Entendo seu ponto, pois realmente têm alguns lunáticos (rs) que odeiam o frio mortal do Canadá. Eu estive aí em duas oportunidades, passei de leste e oeste, no inverno, e só fui feliz: mas claro, como turista rs...
Seu trabalho permite essa vida itinerante e eu no seu lugar, talvez quisesse algo no mesmo sentido.
O que eu posso te dizer como um cara que vive de estudar política é: comparar o fim da vida no Canadá e nos EUA com o fim da vida no Brasil é um sacrilégio rs... mas entendi seu ponto e sei que há particularidades locais que só quem vive no lugar é capaz de entender, e é justamente por isso que você não entende o Brasil.... mas entende bem o Canadá rs...
Abraço! Sigo te acompanhando!
Boa sorte com os planos!
Achei muito pertinente sua reflexão . Muitas vezes não valorizamos o lugar onde estamos, mas ao pensar de forma racional como propôs ... vejo que é necessário repensar sobre si mesmo e onde estamos e o que queremos para o futuro. Obrigado por compartilhar suas indagações !!
eu tenho um amigo que é aposentado no exterior e mora aqui no brasil, ele me disse que mora aqui pelo clima e pelo custo de vida, ja que recebe em euros.
Tenho planos de fazer algo assim, moro na Holanda. Só que se aposentar aqui só aos 66 anos...
legal esse ponto de vista, até porque a gente está acostumado a ver os youtubers imigrantes brasileiros sempre vendendo o sonho de morar no exterior. a acabamos nós bloqueando pondo em nossas cabeças que só seremos felizes quando estivermos nos EUA comprando iPhone a 100 dólares e talvez chegando lá percebemos que aquilo nem nos faz tão feliz assim.
Sim, eu moro fora faz 3 anos. No começo e tudo legal e lindo mas é só uma ilusão.
O Azaghal chama sabiamente esses tipo de youtuber de RUclipsr Coyote
Super apoio Izzy, dava até pra vc gerar conteúdo mostrando os lugares que vc tá visitando. E compra um macbook top pra vc editar onde quer q vc esteja de boas
Tenho 21 anos e tô na área de TI. Eu vivo repetindo que quando a graduação terminar, eu vou pegar um trabalho no Canadá e sumir desse país. Agora esse seu vídeo tá me fazendo repensar isso tudo, desde morar aí definitivamente até o tamanho da importância (obsessiva até) que eu dou pra língua inglesa. Vendo os comentários também me dei conta de como economias são importantes pra um bom envelhecimento e isso tá me fazendo querer aprender mais sobre como investimentos funcionam quando sair desse vídeo. Acho que acabei de tomar um socão da realidade. Que poder, hein, Izzy aiufhufhiuhf obg por esse vídeo
Pse, to repensando tbm
Vá passe um tempo, aproveita, e depois volta, se desejar.
Moro em Ottawa, é mto difícil viver longe da família. Só vivendo pra saber :/
Izzy, o brasileiro médio não vai compreender as nuances do que é viver no exterior ou não ter mais essa mentalidade consumista, até o mesmo estar lá. Eu te entendo perfeitamente, pois vivi por um tempo fora e me fez perceber o que queria para minha vida. Meus amigos gringos falam coisas parecidas com o que você disse, uma amiga do Quebec quer uma vida nomade também. Passou um tempo na Colombia, Mexico, Peru, Brasil... Ela dá aulas de Francês e Espanhol e ganha em dolar, morar nessas áreas é muito mais vantajoso para ela. E ela sempre reclama do frio, que o sistema de metro de quebec sempre fica uma merda por causa de nevasca e enchentes, que ser velho no quebec é uma merda, já foi roubada varias vezes no quebec, a pessoa n estava armada mas lhe deu um nocaute, isso piora se você for velho e indigena. Tenho uma amiga francesa que é caribenha e assim que ficar idosa vai voltar para ilha dela, ela odeia o frio de Paris.
Sim, é muito difícil dizer para um miserável que ele pode com pouca grana por mês ter uma vida de classe média, morando fora, no país em que ele passa necessidade. Esta é a realidade do brasileiro. Quem já foi para fora, morou num país desenvolvido, juntou uma grana, sempre vai ter uma visão menos consumista do que o sujeito que mora no Brasil, por exemplo. São mais de 55 milhões de miseráveis aqui!
To vivendo na Australia ha 3 anos, mas tenho meu irmão, um primo e uma namorada coreana aqui comigo, se pudesse trazer meus pais pra ca, nunca mais voltaria pro BR pra viver, mas confesso que ate meus 3 anos aqui, nao sinto a menor falta de voltar pro BR, a menos q seja so pra visitar..e eh essa sua vibe pelo q entendi.., vc pode visitiar, ficar la de boas, mas se vc tivesse q voltar pra realidade da maioria, duvido q voltaria, nem digo na pobreza (sei q vc teve infancia hunilde), mas ate pra classe média ta muito sofrido.. so com dolar mesmo, pq o Brasil eh maravilhoos em alguns aspectos, ser nosso pais natal, ter amigos de infancia e toda a familia. Mas na hora de levantar 5 da manha na segunda feira pra ganhar 6 conto por hora, treta q acontece ora rua, ou familiar (caso for morar com os pais), qualquer saudade passa na hora.. kkkkk talvez isso mude no futuro, mas o fato de eu ter o minimo da familia por perto, ajudou MUITO.. Tenho varias paradas q nunca imaginei q teria se estivesse trabalhando em obra no brasil ( eh oq eu faco agora.. e comprei um ps5 no lançamento, oculus quest 2, MacBook air), e realmebte essas coisas nao tem tanto peso depois que fica "facil" adquirir, apesar de ser uma experiencia surreal q nunca tive antes na vida.. mas a verdade eh que oq me segura aki eh o fato de estar em uma cidade grande, mas ter a seguranca do interior, ter um sossego em relacao à algumas questoes culturais nossas( som alto, barulho, desrespeito com o proximo, etc), e as dificuldades de se crescer sendo honesto aí .. segurar uma puxadas de tapete (nao q aqui nao aconteça, mas eh mto forte isso na nossa cultura, as pessoas odiarem o sucesso alheio), enfim, morar em outro pais sempre sera dois pesos, duas medidas.. pra mim ainda eh mto vantajoso, pq penso em ter filho, dar uma boa educação pra ele, ter uma grana caso der uma merda grande e eu ter q voltar, e putros aspectos q ja citei acima.. indeoebdente da sua escolha, fica por la pelo menos ubs 6 meses, mesmoq queira voltar, se force a ficar, pra ter uma decisão.. e caso optar por voltar no canada, tenta levar um primo ou irmao proximo de vc, e se deixar o canal por um tempo, passa a bola pra mim kkkkkkkkkkk valeu, abraço, indeoendnete da dua escolha, tem q se sentir feliz consigo mesmo.
acho que percebeu, mas... pegou a frequência da rádio do vizinho.
Tudo certo Izzy? Sou novo no seu canal e tenho visto muito conteúdo interessante, parabéns!!. Mas vamos ao que interessa! Passei por algo parecido, morava, trabalhava e estudava em Toronto. Tive um problema familiar onde meus pais sofreram um acidente e foram hospitalizados. É um momento em que o chão se abre, a partir dai tomei a decisão de voltar para o Brasil. No início tive medo pois a incerteza de voltar a morar para um país com uma economia tão frágil é algo latente. Vejo que foi a melhor decisão que tomei, como você bem disse, não existe melhor nem pior, é uma questão de perspectiva. Muitos envelhecem sozinhos em um país como esse, perdem o contato com familiares e amigos. Hoje penso exatamente igual a você, trabalhando como game designer posso estar em qualquer lugar do mundo. E completando o que você disse, acredito que os pontos positivos não são pautados somente pelo "agora", e o que talvez funcione para nós não é exatamente o que se encaixa para outros, mas concordo 200% com você. Forte abraço!
Po, que video massa. Melhor video que vc já fez. Parabéns!
Confesso que eu sou um desses jovens que sonha em sair do Brasil unicamente com o pensamento "eu quero ganhar mais dinheiro e comprar produtos mais baratos", esse vídeo me fez pensar um pouco
Eu tbm, me fez repensar mt essa ideia
Eu nunca comentei num vídeo seu, apesar de te acompanhar há muito tempo - aliás, você é o único "influencer" que acompanho - mas eu acho que to numa vibe parecida com a sua, no sentido de abrir mão das futilidades da vida e pensar mais em ter uma vida tranquila e que no fim de tudo eu conclua "valeu a pena essa merda". Cara, se joga. Se for bem planejado não da merda haha. Boa sorte e viva essa merda de um jeito que vale de verdade!
Felicidade não é carro de luxo, celular da moda, mansão. Felicidade é deitar numa rede de frente para o mar e ler um bom livro ou jogar um vídeo game. Moro Salvador-BA, só troco minha cidade por outra no litoral nordestino. Ainda vou ter uma apartamentinho aconchegante em Aracaju-SE ou em Maragogi-AL.
Maragogi muito melhor, as praias de Aracaju são zoadaças.
Izzy, bem interessante ver o ponto de vista seu sobre esse tipo de assunto. Pensar no futuro é uma coisa que poucos fazem e fazer planos sempre vem para o bem. Eu morei nos EUA por um tempo e eu senti o mesmo que você, e que não seria saudável passar o resto da vida em um lugar onde o dinheiro sempre fala mais alto do que satisfação pessoal e uma vida feliz e saudável . Segue seu rumo mlk sou seu fã
Vídeo foda Izzy te sigo a anos e acho que me inscrevi a pouco tempo.... bom que cheguei nessa conclusão antes de traçar minha rota para sair do país...
Família e amigos não tem preço.
Quando vier pro Brasil faz um encontrão kkkk vai ser legal
Abraços
A galera no Brasil precisa entender, que geralmente quando alguém escolhe voltar, é pq sabe que vai poder manter um padrão de vida legal, sem sofrer e sem precisar reclamar do preço do PS5
Podes crer. PS5 a 5 mil reais não é nada se você tiver 30K disponível todo mês livre.
Galera precisa focar menos em onde e mais em quanto.
@@LeandroCavalcanteLeandrw exato, fora que é questão de prioridades, conheço amigos que acham um absurdo o ps5 a 5 mil, mas pagam 10 mil num pc e dizem que compensou
Cara, que visão interessante. Eu tinha muita vontade de sair do Brasil, principalmente porque minha namorada é americana (mas acredite, ela ama o Brasil e não quer voltar para os USA). Uma vida melhor, preços mais "acessíveis" dos produtos, etc. Mas vendo por esse lado e observando o mundo como está HOJE, realmente não sei mais se há algum lugar que valha a pena viver. Tenho um conhecido que viajou o mundo de skate, ele até apareceu na Globo, e ele foi para diversos países e quando voltou, olhou nos olhos e me disse: "Fabio, o Brasil é o melhor país do mundo, acredite." Fiquei surpreso e ainda sem acreditar, mas conversando com algumas pessoas, inclusive minha namorada, estou percebendo que no final deste arco-íris, não há tantas cores como se imagina. Meu sonho de fim de vida, nem era o seu, claro que gostaria de viajar o mundo e compartilho de sua falta de obsessão pelo mundo material, mas gostaria de morar em algum lugar bonito, isolado, na natureza, com um lago onde pudesse pescar, beber um vinho e fumar um charuto na varanda, ler meus livros, acessar a net, etc. Infelizmente não é bem assim, mas quem sabe um dia isso não se concretize.
Um dos melhores vídeos que já vi. Parabéns.
Eu entendo muito bem o que vc ta passando, eu moro nos EUA alguns anos...e depois de um tempo vc não liga mais pra bens materiais...o que importa é vc estar bem consigo mesmo! Eu mesmo tenho muita vontade de voltar pro Brasil, mesmo já sendo cidadão Americano...
Concordo com tudo! Moro no Canadá tbm e sinto que as pessoas não fazem ideia de como é a vida do imigrante. Vejo muitos brasileiros deslumbrados com a vida "sem violencia" e com o poder de compra de produtos, mas não conhecem as verdadeiras dificuldades que a imigracao proporciona. É preço muito alto. Admiro o posicionamento do Izzy, pq o que mais vejo por aqui é brasileiro triste e insatisfeito, que não tem como voltar para o Brasil depois de ter investido tanto para imigrar. E acredito tbm que a gente só entende isso quando passa ser a nossa propria experiência.
Olá Izzy, cara, concordo plenamente com vc! E te entendo, não moro no Canadá mas moro em Roma há anos e te entendo, e o bom de poder ganhar em dólares ou euros no meu caso, é que vc consegue fazer seus investimentos para no futuro ter uma vida tranquila e não passar por aquelas experiências que vc pode ver com seus próprios olhos, mesmo o Brasil tendo suas dificuldades etc etc etc, mas é um país bom para se viver par quem tem uma renda acima da média. O que eu senti no vídeo foi que parece que vc tem “receio” do que as pessoas irão falar, mas cara, a vida é tua e só você sabe e sente exatamente tudo isso, então, faça! Na “pior” das hipóteses vc poderá pensar, - “ cansei de ficar pra lá e para cá , irei ficar no Canadá fixo ou seja lá aonde for “. Porque se vc não fizer o que quer porque fica pensando nos outros, lá na frente vc irá pensar , e se eu tivesse feito?! Estará arrependido. Enfim... só queria dizer que te entendo o que sente e seus pensamentos porque penso a mesma coisa, não irei passar minha velhice na Itália até já tenho planos de quando irei mudar , enfim, espero que faça o melhor para ti. ( só uma observação: quando alguém fala mau do Brasil ou da dificuldade para fazer algo por lá etc eles estão dizendo sobre a experiências, visão, e poder econômico deles mesmos, não significa que vc irá ver, passar ou sentir as mesmas coisas, pois vc tem outra renda, outra visão, etc etc) Abraço!
Título: VOU EMBORA DO CANADÁ (NAO É CLICKBAIT)
0:10 segundos do vídeo: então galera, estou COGITANDO em sair.
Exatamente!
Entendo perfeitamente. Morei no Equador por 9 anos e lá, tinham muitos aposentados americanos e canadenses vivendo uma ótima vida por lá, mesmo o Equador sendo dolarizado o custo de vida é mais barato inclusive a parte de saúde. Mas preferi fazer o caminho oposto e vir morar nos EUA.
Um abraço!
O Izzy puxou todo o seu sotaque cearense escondido nessa hora 4:33 - 4:35
Lembrou o Jurandir
Há muito tempo não assistia um vídeo que me levou a tanta reflexão. Um dos melhores vídeos do seu canal!
Parabéns Izzy, sua maturidade trará sempre benefícios para sua qualidade de vida e também o bem estar de sua família. Eu ainda sonho com a possibilidade de passar um tempo trabalhando fora do país e estou buscando isso também. Afinal, não se pode ficar esperando a oportunidade cair no colo, precisamos criar a oportunidade. Não sei se gostaria de um lugar que neva, mas eu particularmente odeio o lugar onde moro e que faz 32ºC todos os dias do ano. Sempre preferi o frio, mas talvez o extremo, como onde moro quanto ao calor, deve ser terrível.