oque e preciso saber sobre o Drex?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 окт 2024
  • O que é preciso saber sobre o Drex
    Moeda digital brasileira equiparada ao real está em fase final de estudos. Implementação total deve acontecer ao longo de 2025
    A introdução do Drex, versão digital do Real, é o novo passo que o Banco Central está prestes a realizar até o final do ano, com implementação em larga escala ao longo de 2025. Este novo formato de moeda, também conhecido como CBDC - Central Bank Digital Currency, ou Moeda Digital do Banco Central -, vem complementar o dinheiro físico e fortalecer as transações financeiras no ambiente digital.
    Implementado pelo próprio Banco Central, que conta com parceria das principais instituições bancárias do país, o Drex pretende modernizar o sistema financeiro brasileiro, facilitar as transações digitais, reduzir custos operacionais e promover a inclusão financeira, alcançando aqueles que atualmente têm acesso limitado aos serviços bancários tradicionais.
    Vantagens
    Outro benefício é a segurança. Com o Drex, as transações serão mais seguras, graças ao uso da tecnologia Blockchain, que oferece um alto nível de criptografia e transparência. Isso reduzirá o risco de fraudes e erros, protegendo tanto os clientes quanto as instituições financeiras.
    A introdução do Drex também pode levar a uma redução nos custos operacionais dos bancos, o que, eventualmente, poderá se traduzir em taxas mais baixas para os clientes. A automação de processos e a eliminação de intermediários nas transações são fatores que vão contribuir para essa economia.
    De modo geral, as instituições privadas enxergam o Drex como uma evolução positiva, embora com alguns desafios. “A nova moeda digital é vista como vantajosa por reduzir custos e aumentar a eficiência e segurança de transações financeiras, mas também traz a necessidade de significativos investimentos tecnológicos e educacionais, para ser eficientemente difundida e repetir o sucesso na adesão que o PIX teve por todo o público”, comenta o co-CEO.
    Moedas digitais pelo mundo
    Além do Brasil, outros países já estão apostando no conceito de CBDCs. O exemplo mais concreto é o da China, que está à frente com o yuan digital, utilizado em diversas transações. Nos Estados Unidos, o “Digital Dollar” está em fase de discussão, enquanto a Europa trabalha no desenvolvimento do “Euro Digital”. Esses modelos visam aumentar a eficiência e a segurança das transações financeiras.

Комментарии •