Qual aula excelente...... cara aprendi dmais com este video, faço minhas palavras do fabiano augusto pois você é um wikipédia vivo.... sensacional...... 100 palavras... agora se possivel poste um v´deo sobre fpga....parece bastante interessante.....muito obrigado
Este é um video muito bom , valeu a pena. Gostaria que fizesse um video explicando as opções que podemos usar no lugar do standart . Por ex , eu tenho máquinas de pinball da taito . Todos os cis são standart a não ser um 74s138 que tem na cpu que tem uma letra entre os números . Não é fácil encontrar ci standart , ou ainda eles podem vir carimbados e causarem mal funcionamento quando colocados numa placa standart . Eu gosto dos seus videos , pois seu conhecimento postado aqui no youtube com certeza ajuda muitas pessoas .
A cada playlist que eu esgoto, a cada vídeo que eu assisto, eu percebo o tão completo você é como um profissional. E é justamente por isso que não consigo pular nem um pedacinho do vídeo para não perder a linha de raciocínio. Não sei se já existe aqui em seu canal, mas gostaria de te pedir uma aula na qual você demonstre o sinal alternado em cima de um sinal continuo, falando sobre como eles foram colocados um sobre o outro e como eles serão separados ao final do circuito. Talvez eu esteja falando besteira, mas é esta a idéia que eu tenho quando se fala em capacitor de desacoplamento. Enfim, este é um raciocínio que carrego comigo faz tempo e se estiver errado, quero jogá-lo por terra e entender que forma mais precisa como isso funciona. Desde já, agradeço por sua atenção!!!
Obrigado pela palavras Titio! Não está falando besteira, o sinal CC e o AC convivem juntos da seguinte maneira, imagine uma linha base com o nível de zero volts e um sinal alternado periódico de 60HZ com 10V. Teríamos nesse caso um pico de 5 volts na parte superior do sinal e outros 5V na parte inferior, que aqui seria um pico de -5V (Negativos), pois a minha referência é zero volts. Agora, se eu acrescentar um sinal CC de 10V, a linha de referência sobe para 10V e o sinal AC acompanha, assim teríamos um pico na parte superior de 20V e na parte inferior o pico seria no zero volts, já que elevei a referência com o sinal CC em 10V! Não sei se ficou claro, mas assim juntamos os dois sinais. O uso do capacitor elimina o sinal CC e o AC volta para a linha base de zero volts.
Excelente aula. Obrigado. Uma dúvida: você disse que é recomendado manter a entrada do CMOS conectada, seja para Vcc ou para GND em função da alta impedância de entrada. Isso também vale para o TTL?
Eloy, eu tô com uma ideia de usar um sensor para detectar açúcar e com isso cotar quantos pacotes passará na esteira... Você me aconselharia a usar qual dos integrados???
Olá amigo! Primeiramente parabéns pelo canal! Preciso de um CI com portas logicas que chavea portas (mais sem tensão de saida ex.: nao quero ter os 5v em cada saida). preciso usar medidor de corrente para ler varios pinos de um conector que será ligado em um dispositivo.
Obrigado! Todo CI com portas digitais em função de chave ou não terão tensão na saída. Para não ter isso você precisaria ligar relés de estado sólido nas portas e assim acionar como uma chave normal.
É um bom assunto Wellington! Neste momento não tenho material de PLDs para apresentar, mas fica anotada a sugestão, junto com os FPGAs que já estão na lista! Obrigado.
Olá Saulo, não existe um teste rápido, pois cada TTL opera com uma lógica diferente, precisaria saber o código de cada TTL e testar conforme o esquema da portas lógicas ou circuito interno.
Olá Cláudio, depende da aplicação, ambos têm vantagens e desvantagens. Precisa analisar tensão de trabalho, frequência de trabalho, consumo, entre outros parâmetros.
Muito boa a aula, parabéns Eletrolab ! Só poderia me tirar uma dúvida? onde vejo no Datasheet da parta lógica qual a maior tensão e principalmente qual a maior corrente de saída da porta? vendo o datasheet do SN74LS32, ele diz que o IOH (corrente de saida nivel alto) max = -0,4mA e o IOL(corrente de saída nivel baixo) max= 8mA... 1ª pergunta: são nesses lugares que vejo a corrente de saida máxima ? 2ª pergunta: como pode a saída nível baixo fornecer menos corrente que a nível alto ?
Obrigado Cesar! É isso mesmo, os valores estão corretos. É característica dos TTL em nível baixo (que não é necessariamente 0V), ter maior capacidade de corrente que em nível alto. Esses valores são considerados para conectar com outras portas TTL. Se for conectar a qualquer outro dispositivo necessitará de um transistor externo de driver para suportar a corrente maior. Além disso, há um limite de quantidade de portas conectadas a uma mesma saída, o chamado FAN out, em geral 10 para TTLs.
Parabéns pelo vídeo, você é bom para explicar. Estou com um projeto assim; através de uma tensão que ira variar de 0,5 a 6 v ( sinal de áudio analógico) gostaria que acionasse alguns relés de 12 v. Situação " através do sinal dos cabos RCA do dvd meu som irá ligar através deste sinal " .Algum destes componentes Cmos você pode me indicar?
Obrigado Leonardo! Bom, para acionar relés de 12V, você irá precisar de 12 V e seu sinal de áudio não é suficiente para isso. Então essa tensão virá de uma fonte externa chaveada por algum dispositivo (MOSFET, SCR, TRIAC, etc). Não teria como indicar um CMOS para este caso sem saber quando você acionaria os relés, ou seja, a partir de que nível. Talvez uma solução com SCRs para acionamento dos relés seja mais indicadas, salvo se houver alguma lógica diferente no acionamento.
Bom dia Professor por favor quero calcular um mosfeet para saída de um inversor com o CD 4047 mas com muita informação no datasheet fiquei com duvida qual e a corrente e a voltagem de saída com 10 v alimentação obrigado,
Bom dia Luiz, usando o MOSFET como driver de potência, a tensão de saída será a mesma da fonte de alimentação (com uma pequena diferença para menos) e a corrente será a máxima do MOSFET, limitada à corrente máxima da fonte.
Lucas, essa é uma pergunta genérica, pode fazer muita coisa, não há como listar aqui. Você precisa estudar eletrônica digital para conhecer as possibilidades.
O que vc acha do curso de Engenharia da computação ? Sera que ele possui personalidade ou acaba não atendendo nenhuma das expectativas ? Seria correto encará-lo como uma evolução natural da engenharia eletrônica, uma vez que hoje buscamos soluções digitais , onde o hardware se limita ao minimo de componentes necessários e o trabalho pesado é feito pelo programa. Não existiria mais demanda para as classicas soluções analógicas baseadas em calulos de malhas RC, RL RLC ?
Olá amigo, a engenharia da computação não é uma evolução da engenharia eletrônica, elas devem conviver por muito tempo. Na engenharia da computação, o foco é formar o profissional capaz de realizar programação em diversos níveis, desde o mais baixo (código de máquina), até à liguagens mais completas como Python ou C++. Além disso, o conhecimento de eletrônica é voltada para hardware de computadores e interfaces, tornando assim o engenheiro capaz de projetar circuitos em todas as camadas (firmware, HW, e SW), com foco em computadores. Já o engenheiro eletrônico tem foco em eletrônica geral digital e analógica, sendo capaz de projetar e atuar em circuitos e máquinas compelxas, inclusive na parte da programação básica desses circuitos. Isso não tem nenhuma relação com circuitos elétricos básicos, que serão sempre fundamentais no entendimento da eletrônica em qualquer nível. Há por exemplo efeitos críticos em circuitos digitais de alta velocidade, que sem o conhecimento das malhas que você citou, tornam o circuito inviável! Conclusão, nenhum conhecimento está obsoleto por conta dos circuitos programáveis, pelo contrário, esses profissionais, que no futuro poderão até ser poucos, serão mais que necessários nos laboratórios de desenvolvimento! Se vai optar por uma delas, siga a que esteja mais ligada ao seu foco. Fora essas duas, temos ainda a Ciência da computação, com o foco exclusivo em programação, linguagens, redes , IA, etc, com quase nada de HW. Boa sorte!
Quem faz a eng da computação vai ter uma expectativa de que as portas logicas se comportem sempre de maneira ideal, e respondam as suas tabelas da verdade independente de ruidos , instabilidades e resposta em frequencia (por exemplo) ? Me agrada mais a eletronica, mas tenho medo de ja ser um curso considerado da era da pedra dos Flinstones.
Não se vive só de portas lógicas! rsrsrrs. Os cursos de engenharia eletrônica continuam cheios de alunos, e esse é um curso que nunca estará obsoleto, acompanhando sempre a evolução da tecnologia. Entenda que a programação de dispositivos depende de circuitos eletrônicos feitos com transistores integrados e sujeitos a toda física de circuitos elétricos, que todo engenheiro estuda! O que o mercado mostra é que o engenheiro da computação tem ocupado as mesmas vagas do Bacharel em ciência da computação, com foco em programação e muito pouco desenvolvimento de HW, caíndo esse segmento para o engenheiro eletrônico.
Olá Maurici, Há alguns livros sobre eletrônica digital, mas muito do que apareceu no video não usei bibliografia. Alguns dados numéricos e especificações de famílias, você encontra na internet ou em livro de eletrônica digital. Um bom livro é o "Eletrônica Digital: Teoria e Laboratório" do José Martini, mas você pode ver outras sugestões nesse video: ruclips.net/video/OYSYYrOcgws/видео.html
claro, por isso te perguntei porque vou usa-lo como registro de deslocamento pra controle de cargas, obrigado por sanar esta minha duvida, muitobom seu canal, espero por videos novos, abraço
Olá Carolina, "Drivar" é um jargão adaptado ao português da palavra em inglês "Drive", que no caso de circuitos eletrônicos significa a ação que a etapa excitadora realiza, antes da etapa de potência. Então, um transistor na função de "drive", vai drivar ou excitar um outro estágio ou carga (Motor, lâmpada, etc), proporcionando a corrente necessária para ativar a etapa seguinte.
Não entendi teoricamente o porque do TTL (OC) fornecer uma potencia maior . Já que com um resistor no coletor você pode ate controlar a corrente , mas sempre pra baixo da corrente máxima de IC e ainda por cima quando o transistor estiver em região ativa.
Olá Lucenildo, a diferença está na arquitetura do totem pole para o open collector, que não se resume ao coletor com resistor externo. Sobre a maior capacidade de corrente, essa é informada nos datasheets dos componentes, com e sem OC. Veja por exemplo essa apresentação com uma comparação entre os dois tipos: image.slidesharecdn.com/logicfamilies-130416062230-phpapp01/95/logic-families-19-638.jpg?cb=1366093389
Bacana! eu sou engenheiro eletricista! com enfase em sistemas de potencia! mas me interesso bastante por eletronica tbm e seus videos sao bastante informativos! nao sei se é o seu intuito! mas vc podia trazer alguns videos com alguns projetos...fica a dica..abraço
Obrigado Alison! Videos com projetos estão no plano sim, mas dependem um pouco mais de tempo disponível. Como tenho atividade profissional, tem sobrado pouco tempo. No momento quero apresentar o projeto do contador geiger, mas dependo da chegada da válvula geiger tube, que foi importada e está em alguma dependência do nosso Correio. Assim que chegar devo mostrar esse projeto! Abcs.
@@Electrolab-Eletronica Se vc puder dar uma ideia de analise nesse tipo de cricuito agradeço. No curso que fiz na área de digital não tive as aulas praticas. Ja fiz algumas praticas por minha conta em casa com meu próprio material.
Olá Saulo, defeitos em circuitos TTL levam quase sempre em conta apenas a lógica dos circuitos. Dependendo da complexidade, não havendo protocolos específicos, é possível medir de porta em porta o nível lógico (com multímetro ou osciloscópio), buscando pelo erro, claro que conhecendo antes a tabela verdade do circuito. Ou ainda, em circuitos complexos e de alta frequência, usar instrumentos como analisadores lógicos e/ou osciloscópios digitais para una análise das entradas e saídas de cada etapa. Frequencímetros nesse caso serviriam para acompanhar o sinal do clock somente.
Obrigado Jansen! Tenho feito videos mais longos de forma a incluir mais informação. Esse formato é uma característica do canal, ao contrário de outros canais que fazem aulas expressas, porém superficiais.
Gravíssima pela aula me ajudou bastante , estava com bastante dificuldade em entender sobre o assunto😊🙏🏽🙏🏽
Obrigado Adelaide!
eu faço o curso de mecatronica aqui na etec e esse foi o unico canal do Brasil que explica sobre as familias de CIs logicas
Obrigado Lusqueta! Bons estudos!
ótima aula, estou me formando em técnico em eletrônica e o senhor foi o melhor professor que vi em vide-o aula, parabéns
Muito Obrigado Gabriel! Sucesso na profissão!
Parabéns, que aula top! Como iniciante e leigo, aprendi muitas coisas que não entendi na faculdade.
Muito obrigado!
Obrigado Danilo! Seja sempre bem vindo ao canal!
Qual aula excelente...... cara aprendi dmais com este video, faço minhas palavras do fabiano augusto pois você é um wikipédia vivo.... sensacional...... 100 palavras... agora se possivel poste um v´deo sobre fpga....parece bastante interessante.....muito obrigado
Obrigado Maik, peo incentivo!
muito bem detalhado suas aulas professor. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Obrigado André!
Muito bom seus vídeos ❤ poderia fazer um vídeo do 74hc164n? Alguns circuitos práticos!
Obrigado! Sugestão anotada!
Cara aprendi muito contigo, tava apanhando com outros vídeos e resolvi ver o seu
Valeu Mario! Bons estudos!
Foi o melhor professor que vi na internet obrigado
Obrigado pelo incentivo Robson!!! Em breve novos videos!
Excelente vídeo muito bem explicado. Vou me aprofundar um pouco mais nesse assunto, para aprender mais
Obrigado Ailton! Bons estudos!
Este é um video muito bom , valeu a pena. Gostaria que fizesse um video explicando as opções que podemos usar no lugar do standart . Por ex , eu tenho máquinas de pinball da taito . Todos os cis são standart a não ser um 74s138 que tem na cpu que tem uma letra entre os números . Não é fácil encontrar ci standart , ou ainda eles podem vir carimbados e causarem mal funcionamento quando colocados numa placa standart .
Eu gosto dos seus videos , pois seu conhecimento postado aqui no youtube com certeza ajuda muitas pessoas .
Valeu Nico! Sugestão anotada.
Sou iniciante. Sua aula me ajudou muito. Top.
Que bom que ajudou Anquises! Obrigado!
melhor Professor do youtube.......100 base
Obrigado Maik!
Beleza de aula! 👍🏼obrigado.
Obrigado Mauro!
Aula espetacular,rica em detalhes,o que mais me impressionou foi 10 deslike,eu enh 😓
Obrigado Genilson!
gostei muito mesmo! Vou rever essa aula. A família ttl e cmos me interessa muito. Obrigado! Boa noite!
Obrigado Sebastião!
Meu amigo, muito, mas muito obrigado!
Excelente aula!!!
Obrigado Don!
podia ter vídeo de leitura e interpretação de diagramas eletrônicos, ótimo trabalho e excelente explicação.
Obrigado Vladimir! Ótima sugestão, vou incluir na lista para futuros videos!
Me senti obrigado a vim comentar que nunca vi uma vídeo aula tão boa em minha vida. Parabéns e obrigado.
Muito Obrigado Jhonatta! Seja sempre bem vindo ao canal!
Muito bom o vídeo. Quantas informações bacanas. Aprendi muito. 👏👏👏👏👏
Obrigado Adilson!
Parabens pelo video, me ajudou muito em um trabalho, explicou de forma calma, clara e detalhada, curti.
Obrigado Pierr! Em breve novos videos no canal. Bons estudos!
Exelente video professor.
Obgdo
Obrigado!
Uma ótima aula sobre as duas famílias
Obrigado Claudio!
Parabéns pelo conteúdo, muito bem explicado.
Obrigado Tulio!
Excelente...parabéns
Obrigado Dinhorfb! Em breve novos videos no canal!
A cada playlist que eu esgoto, a cada vídeo que eu assisto, eu percebo o tão completo você é como um profissional. E é justamente por isso que não consigo pular nem um pedacinho do vídeo para não perder a linha de raciocínio. Não sei se já existe aqui em seu canal, mas gostaria de te pedir uma aula na qual você demonstre o sinal alternado em cima de um sinal continuo, falando sobre como eles foram colocados um sobre o outro e como eles serão separados ao final do circuito. Talvez eu esteja falando besteira, mas é esta a idéia que eu tenho quando se fala em capacitor de desacoplamento. Enfim, este é um raciocínio que carrego comigo faz tempo e se estiver errado, quero jogá-lo por terra e entender que forma mais precisa como isso funciona. Desde já, agradeço por sua atenção!!!
Obrigado pela palavras Titio! Não está falando besteira, o sinal CC e o AC convivem juntos da seguinte maneira, imagine uma linha base com o nível de zero volts e um sinal alternado periódico de 60HZ com 10V. Teríamos nesse caso um pico de 5 volts na parte superior do sinal e outros 5V na parte inferior, que aqui seria um pico de -5V (Negativos), pois a minha referência é zero volts. Agora, se eu acrescentar um sinal CC de 10V, a linha de referência sobe para 10V e o sinal AC acompanha, assim teríamos um pico na parte superior de 20V e na parte inferior o pico seria no zero volts, já que elevei a referência com o sinal CC em 10V! Não sei se ficou claro, mas assim juntamos os dois sinais. O uso do capacitor elimina o sinal CC e o AC volta para a linha base de zero volts.
Muito obrigado!
Sensacional. Faz mais uma aulinha sobre FPGA.
Obrigado Renato! Anotado!
Excelente aula. Obrigado. Uma dúvida: você disse que é recomendado manter a entrada do CMOS conectada, seja para Vcc ou para GND em função da alta impedância de entrada. Isso também vale para o TTL?
Obrigado Henrique! No TTL, embora recomendável, muitas vezes não é necessário.
Excelente aula! Me lembrei dos tempos de faculdade, rsrs. Parabéns!!!
Valeu Gustavo!
parabéns, cara. OBRIGADO!
Obrigado Bruno!
Aulas sempre maneiríssimas!!!!!
Obrigado Marcio!
muito bom o video, ontem na aula surgiu uma duvida.
Obrigado Emanoel!!
Obrigado, me ajudou muito.
Obrigado Thiago! Em breve novos videos no canal!
Obrigado, ótimo vídeo...
Obrigado Mateus!
Eloy, eu tô com uma ideia de usar um sensor para detectar açúcar e com isso cotar quantos pacotes passará na esteira...
Você me aconselharia a usar qual dos integrados???
Pesquise pelo contador de década da série 74LS90, pode fazer parate da solução.
você tem algum vídeo sobre processadores?
Ainda não Vitor.
Bem esclarecedor!
Obrigado Wilkison!
Olá amigo! Primeiramente parabéns pelo canal! Preciso de um CI com portas logicas que chavea portas (mais sem tensão de saida ex.: nao quero ter os 5v em cada saida). preciso usar medidor de corrente para ler varios pinos de um conector que será ligado em um dispositivo.
Obrigado! Todo CI com portas digitais em função de chave ou não terão tensão na saída. Para não ter isso você precisaria ligar relés de estado sólido nas portas e assim acionar como uma chave normal.
@@Electrolab-Eletronica foi que imaginei mais acho que será melhor fazer circuito para cada porta que usar relés. Muito obrigado pela resposta.
Faz um vídeo sobre GAL, tem pouca coisa sobre o assunto.
É um bom assunto Wellington! Neste momento não tenho material de PLDs para apresentar, mas fica anotada a sugestão, junto com os FPGAs que já estão na lista! Obrigado.
Olá como posso fazer um teste rápido no circuito do gerador de barras que usa diversos ttl?
Olá Saulo, não existe um teste rápido, pois cada TTL opera com uma lógica diferente, precisaria saber o código de cada TTL e testar conforme o esquema da portas lógicas ou circuito interno.
Valeu pela dica. Vou fazer uma relação e vou comparar usando uma ponta lógica.
Eloy, em um projeto, qual seria a melhor familia ttl o cmos?
Olá Cláudio, depende da aplicação, ambos têm vantagens e desvantagens. Precisa analisar tensão de trabalho, frequência de trabalho, consumo, entre outros parâmetros.
Muito boa a aula, parabéns Eletrolab !
Só poderia me tirar uma dúvida? onde vejo no Datasheet da parta lógica qual a maior tensão e principalmente qual a maior corrente de saída da porta? vendo o datasheet do SN74LS32, ele diz que o IOH (corrente de saida nivel alto) max = -0,4mA e o IOL(corrente de saída nivel baixo) max= 8mA...
1ª pergunta: são nesses lugares que vejo a corrente de saida máxima ?
2ª pergunta: como pode a saída nível baixo fornecer menos corrente que a nível alto ?
Obrigado Cesar! É isso mesmo, os valores estão corretos. É característica dos TTL em nível baixo (que não é necessariamente 0V), ter maior capacidade de corrente que em nível alto. Esses valores são considerados para conectar com outras portas TTL. Se for conectar a qualquer outro dispositivo necessitará de um transistor externo de driver para suportar a corrente maior. Além disso, há um limite de quantidade de portas conectadas a uma mesma saída, o chamado FAN out, em geral 10 para TTLs.
Parabéns pelo vídeo, você é bom para explicar. Estou com um projeto assim; através de uma tensão que ira variar de 0,5 a 6 v ( sinal de áudio analógico) gostaria que acionasse alguns relés de 12 v. Situação " através do sinal dos cabos RCA do dvd meu som irá ligar através deste sinal " .Algum destes componentes Cmos você pode me indicar?
Obrigado Leonardo! Bom, para acionar relés de 12V, você irá precisar de 12 V e seu sinal de áudio não é suficiente para isso. Então essa tensão virá de uma fonte externa chaveada por algum dispositivo (MOSFET, SCR, TRIAC, etc). Não teria como indicar um CMOS para este caso sem saber quando você acionaria os relés, ou seja, a partir de que nível. Talvez uma solução com SCRs para acionamento dos relés seja mais indicadas, salvo se houver alguma lógica diferente no acionamento.
Entendi..Na verdade eu preciso de um componente eletrônico que aceite como "gatilho" uma tensão variável de 0,5v a 5v sabe se existe algo assim?
Oá Leonardo. O MOSFET poderia ser uma opção. Dê uma olhada no video sobre MOSFETs aqui: ruclips.net/video/VgfFCt9lHug/видео.html
Muito obrigado pelas respostas, me ajudaram muito.,.,.,Parabéns pelo canal.,.,
Bom dia Professor por favor quero calcular um mosfeet para saída de um inversor com o CD 4047 mas com muita informação no datasheet fiquei com duvida qual e a corrente e a voltagem de saída com 10 v alimentação obrigado,
Bom dia Luiz, usando o MOSFET como driver de potência, a tensão de saída será a mesma da fonte de alimentação (com uma pequena diferença para menos) e a corrente será a máxima do MOSFET, limitada à corrente máxima da fonte.
Professor com esses circuito integrado consigo fazer o que?
Lucas, essa é uma pergunta genérica, pode fazer muita coisa, não há como listar aqui. Você precisa estudar eletrônica digital para conhecer as possibilidades.
O que vc acha do curso de Engenharia da computação ? Sera que ele possui personalidade ou acaba não atendendo nenhuma das expectativas ? Seria correto encará-lo como uma evolução natural da engenharia eletrônica, uma vez que hoje buscamos soluções digitais , onde o hardware se limita ao minimo de componentes necessários e o trabalho pesado é feito pelo programa. Não existiria mais demanda para as classicas soluções analógicas baseadas em calulos de malhas RC, RL RLC ?
Olá amigo, a engenharia da computação não é uma evolução da engenharia eletrônica, elas devem conviver por muito tempo. Na engenharia da computação, o foco é formar o profissional capaz de realizar programação em diversos níveis, desde o mais baixo (código de máquina), até à liguagens mais completas como Python ou C++. Além disso, o conhecimento de eletrônica é voltada para hardware de computadores e interfaces, tornando assim o engenheiro capaz de projetar circuitos em todas as camadas (firmware, HW, e SW), com foco em computadores. Já o engenheiro eletrônico tem foco em eletrônica geral digital e analógica, sendo capaz de projetar e atuar em circuitos e máquinas compelxas, inclusive na parte da programação básica desses circuitos. Isso não tem nenhuma relação com circuitos elétricos básicos, que serão sempre fundamentais no entendimento da eletrônica em qualquer nível. Há por exemplo efeitos críticos em circuitos digitais de alta velocidade, que sem o conhecimento das malhas que você citou, tornam o circuito inviável! Conclusão, nenhum conhecimento está obsoleto por conta dos circuitos programáveis, pelo contrário, esses profissionais, que no futuro poderão até ser poucos, serão mais que necessários nos laboratórios de desenvolvimento! Se vai optar por uma delas, siga a que esteja mais ligada ao seu foco. Fora essas duas, temos ainda a Ciência da computação, com o foco exclusivo em programação, linguagens, redes , IA, etc, com quase nada de HW. Boa sorte!
Quem faz a eng da computação vai ter uma expectativa de que as portas logicas se comportem sempre de maneira ideal, e respondam as suas tabelas da verdade independente de ruidos , instabilidades e resposta em frequencia (por exemplo) ? Me agrada mais a eletronica, mas tenho medo de ja ser um curso considerado da era da pedra dos Flinstones.
Não se vive só de portas lógicas! rsrsrrs. Os cursos de engenharia eletrônica continuam cheios de alunos, e esse é um curso que nunca estará obsoleto, acompanhando sempre a evolução da tecnologia. Entenda que a programação de dispositivos depende de circuitos eletrônicos feitos com transistores integrados e sujeitos a toda física de circuitos elétricos, que todo engenheiro estuda! O que o mercado mostra é que o engenheiro da computação tem ocupado as mesmas vagas do Bacharel em ciência da computação, com foco em programação e muito pouco desenvolvimento de HW, caíndo esse segmento para o engenheiro eletrônico.
Fala sobre FPGA por favor
Sugestão anotada! Obrigado!
excelente!
Muito bom... grato
Obrigado Alessandro! Em breve novos videos no canal!
onde eu encontraria a bibliografia usada nesse vídeo?
Olá Maurici, Há alguns livros sobre eletrônica digital, mas muito do que apareceu no video não usei bibliografia. Alguns dados numéricos e especificações de famílias, você encontra na internet ou em livro de eletrônica digital. Um bom livro é o "Eletrônica Digital: Teoria e Laboratório" do José Martini, mas você pode ver outras sugestões nesse video: ruclips.net/video/OYSYYrOcgws/видео.html
a tudo bem entendi, muito obrigado excelente vídeo
então quer dizer que o CI 75HC595 é um CMOS?
Positivo Clave, trata-se de um CI com tecnologia C-MOS e pinagem compatível com o seu equivalente TTL. Muito usado em arduíno esse CI.
claro, por isso te perguntei porque vou usa-lo como registro de deslocamento pra controle de cargas, obrigado por sanar esta minha duvida, muitobom seu canal, espero por videos novos, abraço
Obrigado Clave!! Abcs.
Muito bom
Obrigado Tecnotend! Em breve novos videos no canal!!
O que é drivar/draivar?
Olá Carolina, "Drivar" é um jargão adaptado ao português da palavra em inglês "Drive", que no caso de circuitos eletrônicos significa a ação que a etapa excitadora realiza, antes da etapa de potência. Então, um transistor na função de "drive", vai drivar ou excitar um outro estágio ou carga (Motor, lâmpada, etc), proporcionando a corrente necessária para ativar a etapa seguinte.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigada, ótima aula!
Não entendi teoricamente o porque do TTL (OC) fornecer uma potencia maior . Já que com um resistor no coletor você pode ate controlar a corrente , mas sempre pra baixo da corrente máxima de IC e ainda por cima quando o transistor estiver em região ativa.
Olá Lucenildo, a diferença está na arquitetura do totem pole para o open collector, que não se resume ao coletor com resistor externo. Sobre a maior capacidade de corrente, essa é informada nos datasheets dos componentes, com e sem OC. Veja por exemplo essa apresentação com uma comparação entre os dois tipos: image.slidesharecdn.com/logicfamilies-130416062230-phpapp01/95/logic-families-19-638.jpg?cb=1366093389
Ah sim entendi , é uma característica construtiva. Vlw meu caro !!!
Você teria como disponibilizar a tabela 9:44? para download
Olá Lucenildo, segue neste link www.dropbox.com/s/yf67blpsizc0ni3/Foto%2002-06-17%2000%2014%2024.jpg?dl=0
Muito obrigado meu caro!!!
Kra..
vc é um Wikipedia vivo
Rsrsrsr!
FPGA por favor.
Obrigado André. Já vai para lista!
Valeu
Bem ojetivo
Obrigado Pedro! Em breve novos videos no canal!
Bom vídeo amigo! só essa musiquinha de fundo que ja ta meio enjoativa! rs
Obrigado Alison! Vou rever a questão do fundo musical nos próximos videos! Creio que está alta para quem usa fones.
beleza!! vc é engenheiro eletrônico amigo?
Olá Alison, sou sim!
Bacana! eu sou engenheiro eletricista! com enfase em sistemas de potencia! mas me interesso bastante por eletronica tbm e seus videos sao bastante informativos! nao sei se é o seu intuito! mas vc podia trazer alguns videos com alguns projetos...fica a dica..abraço
Obrigado Alison! Videos com projetos estão no plano sim, mas dependem um pouco mais de tempo disponível. Como tenho atividade profissional, tem sobrado pouco tempo. No momento quero apresentar o projeto do contador geiger, mas dependo da chegada da válvula geiger tube, que foi importada e está em alguma dependência do nosso Correio. Assim que chegar devo mostrar esse projeto! Abcs.
eu tenho um frequencimetro com ttl mas nao sei como analisar defeitos nesse tipo de circuitos
se puder me passe um e-mail mourapy@yahoo.com.br
Olá Saulo, pelo volume de contatos, uso apenas este canal para mensagens.
@@Electrolab-Eletronica Se vc puder dar uma ideia de analise nesse tipo de cricuito agradeço. No curso que fiz na área de digital não tive as aulas praticas. Ja fiz algumas praticas por minha conta em casa com meu próprio material.
Olá Saulo, defeitos em circuitos TTL levam quase sempre em conta apenas a lógica dos circuitos. Dependendo da complexidade, não havendo protocolos específicos, é possível medir de porta em porta o nível lógico (com multímetro ou osciloscópio), buscando pelo erro, claro que conhecendo antes a tabela verdade do circuito. Ou ainda, em circuitos complexos e de alta frequência, usar instrumentos como analisadores lógicos e/ou osciloscópios digitais para una análise das entradas e saídas de cada etapa. Frequencímetros nesse caso serviriam para acompanhar o sinal do clock somente.
Aula boa, mas achei o vídeo londo!
Obrigado Jansen! Tenho feito videos mais longos de forma a incluir mais informação. Esse formato é uma característica do canal, ao contrário de outros canais que fazem aulas expressas, porém superficiais.
Muito bom
Obrigado Fabio!
FPGA por favor.