Aqui em casa apareceu um periquito da caatinga (moro no interior da bahia) cuidamos dele por um 6 meses, mas ele era bem arisco, entreguei para o Cetas local e disseram que eram capaz de reabilitar-lo e soltar ja que ele aparentava ser jovem e sadio, espero que ele hoje viva bem na natureza.
O Pássaro Bico de Lacre, africano, soltaram vários deles aqui na região de Sergipe onde eu moro, tem de monte deles nas margens do Rio são francisco, eles se adaptaram com o clima daqui e sobreviveram de boas!
#Ornitólogoresponde William, tenho duas perguntas: 1-pq os pombos de cidades tem vários padrões de cores? 2- e existiu um relato de um azulão em ambiente urbano, tipo, um parque com árvores ou algo assim? Adoro seu trabalho sou seu fã, aprendi muito com você.
Por experiência é difícil sobreviver. Eles vão descer um qualquer gaiola pra comer. Quando há muito tempo tive aves em gaiolas, cheguei a capturar varios pássaros que vinham até a gaiola pra comer. Punha uma outra com a porta aberta e eles entravam. Assim, cheguei a conclusão que eles não aprenderam como filhotes a se alimentar na natureza. Hoje não tenho mais pássaros, pois cheguei a conclusão que é um crime tirá-los e limita-lo a um espaço exíguo. Afinal, que crimes cometeram pra viverem encarcerados? Nossa estupidez e egoísmo faz esses pequenos seres viverem e morrerem numa gaiola. Então, animais como os pássaros devem viver livres na natureza. Quer ouvir seu canto, há na internet vários sites com cantos de aves.
Me arrependo amargamente de ter tido passaros preso tbm, quando criança.. hoje deus sabe do meu arrependimento, sou apaixonado por eles.. e amo ver-los cantando na natureza
@@netomarques7484depende do seu ponto de vista...logo logo não teremos mais alguma espécie devido o agrotóxicos ...e os desmatamento para nossa existência...
Concordo com esse pensamento, mas tem pássaro que nas existe na natureza. Exemplo canário tirando o da terra, não existe na natureza, só se vive em gaiola. É pássaro doméstico, é como um poodle, nunca existiu na natureza e não consegue sobreviver
Aqui na minha casa tínhamos uma maritaca que apareceu do nada então decidimos ficar com ela , ela vivia muito bem ficava o dia inteiro solta andando no chão e subindo em árvores (porque tinha as asas cortada ) só entrava na gaiola para dormi , mas no ano passado do nada ela saiu voando com um bando de maritacas selvagens ela ficou um tempo sumida pensamos que tinha morrido 😢😢😢 , um tempo depois ela apareceu com o mesmo bando de maritacas para comem goiabas mais ela ficou muito selvagem para para a pegamos novamente , mais ela parece que está feliz e saudável, mostrando que ela se adaptou a natureza
#ornitólogoresponde William no interior do meu pai, as ariramba furam as paredes feitas de Adobe de barro. Elas se alimentam de barro ou será se fazem isso pra fazerem ninhos? Mande um alô pro meu pai o Carlim lamém ele é fan do seu canal!
William, could you please make a video about the birds in Itatiaia Park in Rio de Janeiro side. There are beautiful finches there and many people does not imagine they existe in Brasil and much less in Rio.
Quando criança, no bairro onde morava, no Rio, nas faldas da mata do Corcovado, havia muito bico de lacre nas árvores, verdadeiros enxames, assim como numrosas outras espécies: sabiás, azulões.
Que delícia ver e ouvir teus vídeos, nós que amamos pássaros e, através de teus estudos e conhecimentos, conseguimos conhecê-los. através, também, de teu grande amor por eles. Imensa gratidão, Ornitólogo Willian ❤
Год назад+1
William, estou com uma dificuldade aqui... um ninho de sabiá laranjeira caiu com 3 filhotes!!! Como devo cuidar deles? URGENTE
#ornitólogoresponde Como alguns pássaros que comem "animais venenosos" como lagartas peludas, aranhas, escorpiões e até cobras peçonhentas conseguem sobreviver/ignorar o efeito dessas substâncias? Adoro o canal e seu trabalho Willian, abraço!!
Porque são peçonhas, e não veneno. Só fazem efeito de forem injetadas diretamente na corrente sanguínea. Se um ser humano ingerir uma peçonha de cobra, e não tiver algum tipo de ferida para a substância entrar na corrente sanguínea, não acontecerá nada relevante. O sistema digestório irá quebrar as proteínas da peçonha e irá digerir.
@@lucascastro8322 Provavelmente sim devido ao fato de que existem passaros venenosos que obtem esse veneno dos insetos ou plantas que eles comem. Esse veneno serve como defesa pra eles.
#ornitólogoresponde Por qual motivo os pardais quase não são mais vistos em São Paulo? Quando eu era criança, eram extremamente numerosos, agora não são mais vistos...
Que eu me lembre eles foram considerados praga no início dos anos 2000 porque se adaptaram muito bem no Brasil, ameaçando outras espécies nativas. Em São Paulo, por exemplo, o governo da época soltou falcões peregrinos para "controlar a super população" de pardais.
#ornitólogoresponde As aves domesticadas, como Galinhas e codornas colocam ovos sem que haja a fecundação deles, isso ocorre naturalmente em alguma ave selvagem? Se sim, qual seria a vantagem de gastar recursos em colocar um ovo sem função reprodutiva? E caso isso seja exclusivo de aves domesticadas para este fim, o que levou à isso foi uma alteração comportamental, genética ou um pouco de ambos?
#ornitologoresponde Pq algumas fêmeas de aves aquáticas da família Anatidae mudam de sexo após adultas mesmo já tendo feito postura e reproduzindo? Em minha criação de marrecos mandarim (Aix galericulata) uma das fêmeas, que já havia reproduzido no ano anterior, começou a apresentar características masculinas como mudança da cor da plumagem (espécie com grande dimorfismo sexual), na cor do bico, na vocalização e parou a postura de ovos. Fui pesquisar sobre e não achei nada substancial a respeito do motivo mas descobri que acontece também com outras espécies da família.
Isso levanta muitas questões. Mudam de sexo mesmo? O pênis da ave desaparece e surge genitália feminina? Muda a nível genético também? Tipo, os cromossomos e tal. Ou é apenas uma mudança hormonal que alteram os pigmentos das penas e corpo e faz elas terem comportamentos dos machos? Tem que ser algo comprovado mesmo. Espero que o Willian leia porque é um tanto curioso.
É curioso isso, e me faz pensar na proximidade evolutiva entre répteis e aves quando sabemos que muitos répteis não apenas podem cambiar o sexo mas serem capazes de reproduzir sem um parceiro.
Aqui em Brasília tem muito Pica-Pau. O Pica-pau-verde-barrado aparece sempre na minha janela, Pica-Pau do campo tem muitos também, Pica-Pau branco já encontrei algumas vezes e ultimamente tenho visto o Pica-pau-anão-escamado. Todos lindos 😍
#ornitologoresponde Bom dia William me tira uma dúvida os periquitos australianos Melopsittacus undulatus sobreviveriam no Brasil, Chile, Bolívia, Argentina, Equador, Panamá, Suriname, Venezuela, Colômbia, e eles poderiam evoluir geneticamente e vira uma Nova espécie de periquito Nesses países ????? 😃😀😄😁😆😉🙂😏😀😀😀😀😀😀😀
Sou fã do seu trabalho Willian! Parabéns pelos grandes vídeos de ensino 👏 Seria fantástico você escrever um livro compilando as perguntas do #ornitologoresponde, daria 500 páginas fácil fácil 😄 São muitas curiosidades que muitas pessoas tem ou já tiveram algum dia sobre as aves. Grande Abraço.
#ornitologoresponde gostaria de saber se o gaturão também conhecido por mané magro é uma ave migratória? Se sim, qual as suas rotas de migração??? Porque ela anda sumida do Cariri paraibano??? Quando eu era criança era uma ave comum, hoje raramente vejo.
Ótimo vídeo.parabens não fiz pergunta mais matei coriozidades com perguntas de outros gostaria quê você falace sobre o canário belga .pois existe algumas pessoas sem noção quê gosta de ficar chingando a gente quê cria canários belgas.e mandando quê soltem na natureza por favor dá para eles uma esplicacao quê os belgas não sobrevive na natureza obrigado e quê Deus abençoe sempre
Na parte em que aborda o tema "Quando soltar na natureza aves engaioladas", aqui na minha região, norte de SC, aconteceu a soltura ou fuga, de alguns bico-de-lacre-comum, espécies exótica e nativa da África, o resultado é que houve uma invasão dessa espécie tempos depois, hoje existem poucos indivíduos voando por aqui, não sei se não tiveram uma boa adaptação (quem sabe predadores), mas ainda aparece um ou outro de vez em quando.
Bico-de-lacre está no grupo daquelas aves que conseguiram se adaptar muito bem. Ele foi introduzido no Brasil a partir do Rio de Janeiro, no século 19, durante o reinado de D. Pedro I, e desde então, pode ser visto tanto nas cidades quanto nas áreas rurais, de várias partes do país, especialmente no sul e sudeste
Perto de onde trabalho há um bando de caturritas. Certo dia vi uma calopsita já companhia deles, pode ter aprendido a sobreviver na natureza junto com o bando
#ornitologoresponte Willian, sabemos que os beija-flores tem o seu metabolismo acelerado, fazendo com que a ave se alimente frequentemente, porém devido a esse fato como as fêmeas fazem para chocar os seus ovos?
Depende da espécie tbm! Se for uma ave nativa, a tendência é sobreviver, sobretudo se for solta ainda jovem. Na minha adolescência eu tinha um Manon, passeriforme de origem chinesa, e não tenho dúvidas de que morreu.
Têm situações que parecem mentiras, mas, meu irmão qdo morava em BH em apto com pequena área privativa, tinha uma gaiola com 2 pássaros, não sei quais, um dia, um desapareceu, tinhamos experiência de morar em casa que gatos arrancavam pássaros de gaiolas, mas deixando marcas de sangue, penas e danificando a gaiola, que não foi o caso no apto, alguns dias depois, meu irmão flagrou um gavião pousado na gaiola e tentando abrir a porta, provavelmente ele "libertou" e capturou um dos pássaros e voltou para repetir a refeição.
@@thiagoazevedo2265 moro em Curitiba PR, em um bairro tranquilo e bem arborizado, perto de vários bosques e parques urbanos. Aqui da minha casa observamos um casal e um filhote de gaviões. Ano passado vimos um deles capturar um pombo no sobrado em frente ao nosso. Os pombos só proliferam em áreas urbanas, se tornando um sério problema de saúde ambiental por falta de predadores. Neste caso, aqui na minha região, os gaviões estão tomando seu espaço natural novamente! Sinal de equilíbrio no bioma. 😉🤗👍
@@wandinhaunica1 mais ou menos. Curitiba é muito mais arborizada que boa parte dos municípios. Londrina é muito menos arborizada que Curitiba e já foi visto, na minha casa, carcará pegando pombo no telhado, (moro em frente a um fundo de vale onde já plantei mais de duzentas árvores nativas de 100 espécies - ou seja, é um local mais florestado e biodiverso que a média, ainda que Carcará vá bem em ambientes abertos). Tem foto de harpia em Londrina na década de 40. Mas não tem mais harpia e não terá mais harpia (Londrina tem entre 11 e 15% de áreas florestadas). Até onde sei, Curitiba não tem harpia (tem mais chances de ter por estar perto da serra do mar e por ter mais florestas). Não sou otimista quanto a Curitiba ter harpias colonizando com populações viáveis. Harpia é um exemplo. Estamos muuuuuito longe do equilíbrio.
@@thiagoazevedo2265 verdade. São pequenos espaços que por vezes tem um pouco mais de equilíbrio que outros. Parabéns pelo seu empenho em reflorestar seus arredores. Um excelente exemplo e legado para o futuro. Sempre que posso tbm planto árvores frutíferas nativas.
Mais um excelente vídeo! Pergunta: Já presenciei filhotes de chupim sendo alimentados por tico-tico, sabiá-laranjeira...Quando adulto o chupim reconhece sua oriem? E os pais adotivos abandonam eles depois que crescem? Cleunice Nakano, Ibitinga -Sp
EU JÁ ACOMPANHEI UMA DAS SOLTURAS DO IBAMA. ELES SOLTAM NO MEIO DO SERTÃO !! 95 % DESSAS AVES VÃO MORRER. OU DE FOME OU DEPREDADAS !! TEM QUE SOLTAR, NOS PARQUES PÚBLICOS E NAS RESERVAS URBANAS PARA QUE OS VISITANTES POSSAM AJUDAR NA ALIMENTAÇÃO TAMBEM !!
Olha, não sou especialista mas o Ibama é considerado muito criterioso na avaliação de animais antes da soltura. Aqueles que não podem ser soltos são encaminhados para adoção ou zoológicos.
#ornitologoresponde Como as aves sabem que lugar é território de outra ave? Por exemplo, no território de um falcão, não são bem vindos outras aves de espécie/raça diferentes? Ou só a do msm falcão?
Sempre que vejo seus vídeos eu viajo nas explicações e aprendo mais sobre esses belos seres. Parabéns pela sua experiência e obrigado por compartilhar conosco.
#ornitologoresponde Bom dia, William! Acompanho com muita frequência o "Planeta Aves" ... minha dúvida se refere aos "saí(s) e saíras - ambos belíssimos - Quais as diferenças básicas das espécies espécies??? Os alimentos são os mesmos?? Abç
5:00 Lembrando tbm que existem pássaros domésticos, àqueles que já nascem em cativeiro e não conseguem sobreviver na natureza e é permitida pelo IBAMA, como canários belga, curica australianas, calopsitas e etc. São pássaros domésticos que são criados em casa.
Willian seus vídeos são muito didáticos, parabéns. Uma curiosidade, aqui em casa tem um casal de andorinhas nidificando, muito bom acordar e ouvir elas cantando.
#ornitologoresponde , quais aves podem procriar entre si, sendo espécies diferentes, ex: Macho Pintassilgo com a fêmea de Canário Belga? Assim dando origem ao PINTAGOL!! Modestia parte, Excelente pergunta....😅😅
Sim, de fato, não é comum encontrar aves mortas, acredito que por dois motivos, primeiro porque foram mortas por algum predador que não deixou vestígios e segundo porque ao se sentirem fragilizadas por fome, ferimento, doença ou velhice elas se escondem bem antes de morrer. Uma das causas mais comum da morte de aves em ambiente urbano é o choque com o vidro de janelas, portas e divisórias.
#ornitólogoresponde William, tenho 13 anos, você respondeu minha pergunta, se as galinhas voam ou não, em um outro ornitólogo responde. Acompanho seu canal faz uns três anos, quando eu assisti o vídeo sobre urubus do Brasil. Gosto muito do seu canal 😃. #ornitólogoresponde existe alguma espécie de ave endêmica da Bahia, onde eu moro? E, mais especificamente, aqui na região da zona da mata?
#ornitologoresponde william, eu gostaria que vc me respondesse sobre a pomba apunhalada. Ela é comum, onde vive, por que não a vemos pelas cidades como outros tipos de pombos?
Cuidei de um chupim,atendia por (Jubileu) quando ele começou a voar,eu fiquei preocupada,mas deixei ele dormir na goiabeira. Ele vinha comer e queria explorar o bairro, depois foi ficando dias sem aparecer e depois de três em três meses ,ele aparecia e trazia um amigo pra comer KKK entrava direto na mesa,onde eu já deixava os alimentos. Da última vez que ele apareceu,tinha feito 8 meses, depois disso,ele não apareceu mais! Eu espero que ele tenha se adaptado bem na natureza.
Esse Gavião-Cinza tem mais ou menos uns 15 anos peguei um aqui no Maranhão, eu nunca tinha visto deles aqui achei muito lindo,nunca mais eu vi,nem sabia q era esse o nome dele.
Isso é o mais certo que existe! Aqui no Brasil se você criar um passarinho com todo o carinho vem o IBAMA a florestal e te multa. Aí você tenta legalizar e eles colocam um punhado de impedi-los prá te avacalhar! Os estrangeiros entram no Brasil e levam tudo que bem quiserem e eles não fazem nada!
Eu não sou especialista no assunto mas diria que o pombo e o pardal são onipresentes em praticamente todas as cidades do mundo, se adaptaram muito bem ao ambiente urbano e portanto devem ser as duas espécies de maior população no mundo.
Quando era criança, eu gostava de prender e soltar Papa-capins e Coleirinhos. Eram tantos que a gente pegava até com uma bacia como arapuca. Gostaria de saber porque não há interesse nessas espécies tão comuns no interior de Minas.
Aqui em casa apareceu um periquito da caatinga (moro no interior da bahia) cuidamos dele por um 6 meses, mas ele era bem arisco, entreguei para o Cetas local e disseram que eram capaz de reabilitar-lo e soltar ja que ele aparentava ser jovem e sadio, espero que ele hoje viva bem na natureza.
A natureza é perfeita
Aqui em BH , na Pampulha, tem um casal de ring neck, solto, inclusive fez o ninho na casa de João de Barro...
O Pássaro Bico de Lacre, africano, soltaram vários deles aqui na região de Sergipe onde eu moro, tem de monte deles nas margens do Rio são francisco, eles se adaptaram com o clima daqui e sobreviveram de boas!
Eita !!! Aconteceu aqui tbm !! Boa pergunta!
Aqui no Rio Grande do Sul também tem muitos!!!
Sacanagem
Se não me engano, esses pássaros vem do outro continente voando mesmo. Não necessariamente alguém os soltou aí.
pode ser também, não sei se elas são aves migratórias, mas já vi gente no youtube soltando elas@@leandrotonaco724
Sugestão: Aves do Paraíso, que vivem na Papua Nova Guiné, todos os membros dessa família.
Milhões de agradecimento para você Willian Menq. Seus vídeos e todos os esclarecimentos nos enriquece muito. DEUS PAI TE ABENÇOE SEMPRE.
#Ornitólogoresponde William, tenho duas perguntas:
1-pq os pombos de cidades tem vários padrões de cores?
2- e existiu um relato de um azulão em ambiente urbano, tipo, um parque com árvores ou algo assim?
Adoro seu trabalho sou seu fã, aprendi muito com você.
As penas das aves é um bom isolante térmico protege ela do frio ❄️#ornitólogoresponde
Por experiência é difícil sobreviver. Eles vão descer um qualquer gaiola pra comer. Quando há muito tempo tive aves em gaiolas, cheguei a capturar varios pássaros que vinham até a gaiola pra comer. Punha uma outra com a porta aberta e eles entravam. Assim, cheguei a conclusão que eles não aprenderam como filhotes a se alimentar na natureza. Hoje não tenho mais pássaros, pois cheguei a conclusão que é um crime tirá-los e limita-lo a um espaço exíguo. Afinal, que crimes cometeram pra viverem encarcerados? Nossa estupidez e egoísmo faz esses pequenos seres viverem e morrerem numa gaiola. Então, animais como os pássaros devem viver livres na natureza. Quer ouvir seu canto, há na internet vários sites com cantos de aves.
Me arrependo amargamente de ter tido passaros preso tbm, quando criança.. hoje deus sabe do meu arrependimento, sou apaixonado por eles.. e amo ver-los cantando na natureza
O que você me diz das galinhas . que também são aves . que nasceu e morreu dentro de uma gaiola...para saciar nossa fome...
@@netomarques7484depende do seu ponto de vista...logo logo não teremos mais alguma espécie devido o agrotóxicos ...e os desmatamento para nossa existência...
Concordo com esse pensamento, mas tem pássaro que nas existe na natureza.
Exemplo canário tirando o da terra, não existe na natureza, só se vive em gaiola.
É pássaro doméstico, é como um poodle, nunca existiu na natureza e não consegue sobreviver
@@helissonpires589não venha com essa conversa fiada pássaros sobrevivem até nas cidades. Brasil tá longe de acabar com suas florestas
Muito bom vídeo amigo William poriso eu filmo passarinhos da região nordeste ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Aqui na minha casa tínhamos uma maritaca que apareceu do nada então decidimos ficar com ela , ela vivia muito bem ficava o dia inteiro solta andando no chão e subindo em árvores (porque tinha as asas cortada ) só entrava na gaiola para dormi , mas no ano passado do nada ela saiu voando com um bando de maritacas selvagens ela ficou um tempo sumida pensamos que tinha morrido 😢😢😢 , um tempo depois ela apareceu com o mesmo bando de maritacas para comem goiabas mais ela ficou muito selvagem para para a pegamos novamente , mais ela parece que está feliz e saudável, mostrando que ela se adaptou a natureza
e como tu sabe que era a mesma
@@Victinho6Dviu o rg😅
Pela tatuagem kkkkk
Era eu,a maritaca.
Ele devia ter anilha. Por isso o reconhecimento.
4:33 Que passarinhos são esses ?💚🐦🐦🐦🐦
Concordo com o wiliam avaliar a ave e soltar no seu devido habitat
Recentemente vi um agapornis solta na natureza, em bando com algumas aves nativas
Tenho um galo de campina que vive solto na gaiola, gaiola sempre de portas abertas, ele saí e volta quando quiser.
#ornitólogoresponde William no interior do meu pai, as ariramba furam as paredes feitas de Adobe de barro. Elas se alimentam de barro ou será se fazem isso pra fazerem ninhos?
Mande um alô pro meu pai o Carlim lamém ele é fan do seu canal!
Pela imagem, agora entendi: Então é picapaus na cidade que enchem os postes de concreto de furos
Willian, já pensou no vídeo em comemoração aos 1 milhão de inscritos? Estamos chegando! 🪶🦉❤
Opaaa, estamos quase lá 😍
@@PlanetaAvesvc tem um vídeo sobre gralha azul?
@@PlanetaAves vamos conseguir 1 milhão se Deus quiser
@@PlanetaAves Video de um Milhão seria um falando de Aves ameaçadas de estinção seria um tema otimo.
Boa tarde. Aqui quando solto o gado as garças já estão esperando pra comer carrapatos. Muita saúde e paz. ESTÂNCIA VELHA, RS.
Bom dia renovado e abençoado pra todos nós
Eu sou do interior de Pernambuco e aqui existe um passarinho chegando caga-sebinho #ornitólogoresponde
Este último pássaro é lindo ..nunca mais vi um colerinha amo tiziu!é da minha infância
William, could you please make a video about the birds in Itatiaia Park in Rio de Janeiro side. There are beautiful finches there and many people does not imagine they existe in Brasil and much less in Rio.
Quando criança, no bairro onde morava, no Rio, nas faldas da mata do Corcovado, havia muito bico de lacre nas árvores, verdadeiros enxames, assim como numrosas outras espécies: sabiás, azulões.
nos arbustos*
Que delícia ver e ouvir teus vídeos, nós que amamos pássaros e, através de teus estudos e conhecimentos, conseguimos conhecê-los. através, também, de teu grande amor por eles. Imensa gratidão, Ornitólogo Willian ❤
William, estou com uma dificuldade aqui... um ninho de sabiá laranjeira caiu com 3 filhotes!!! Como devo cuidar deles? URGENTE
#ornitólogoresponde Como alguns pássaros que comem "animais venenosos" como lagartas peludas, aranhas, escorpiões e até cobras peçonhentas conseguem sobreviver/ignorar o efeito dessas substâncias?
Adoro o canal e seu trabalho Willian, abraço!!
Porque são peçonhas, e não veneno. Só fazem efeito de forem injetadas diretamente na corrente sanguínea. Se um ser humano ingerir uma peçonha de cobra, e não tiver algum tipo de ferida para a substância entrar na corrente sanguínea, não acontecerá nada relevante. O sistema digestório irá quebrar as proteínas da peçonha e irá digerir.
Acredito que o trato digestivo é adaptado a essas situações
@@lucascastro8322 Provavelmente sim devido ao fato de que existem passaros venenosos que obtem esse veneno dos insetos ou plantas que eles comem. Esse veneno serve como defesa pra eles.
#ornitólogoresponde Por qual motivo os pardais quase não são mais vistos em São Paulo? Quando eu era criança, eram extremamente numerosos, agora não são mais vistos...
Que eu me lembre eles foram considerados praga no início dos anos 2000 porque se adaptaram muito bem no Brasil, ameaçando outras espécies nativas. Em São Paulo, por exemplo, o governo da época soltou falcões peregrinos para "controlar a super população" de pardais.
Como é bom saber sobre os pássaros, vc é muito inteligente parabéns 🎊 pelo seu trabalho com os pássaros.
#ornitólogoresponde
As aves domesticadas, como Galinhas e codornas colocam ovos sem que haja a fecundação deles, isso ocorre naturalmente em alguma ave selvagem? Se sim, qual seria a vantagem de gastar recursos em colocar um ovo sem função reprodutiva? E caso isso seja exclusivo de aves domesticadas para este fim, o que levou à isso foi uma alteração comportamental, genética ou um pouco de ambos?
#ornitologoresponde Pq algumas fêmeas de aves aquáticas da família Anatidae mudam de sexo após adultas mesmo já tendo feito postura e reproduzindo? Em minha criação de marrecos mandarim (Aix galericulata) uma das fêmeas, que já havia reproduzido no ano anterior, começou a apresentar características masculinas como mudança da cor da plumagem (espécie com grande dimorfismo sexual), na cor do bico, na vocalização e parou a postura de ovos. Fui pesquisar sobre e não achei nada substancial a respeito do motivo mas descobri que acontece também com outras espécies da família.
Isso levanta muitas questões. Mudam de sexo mesmo? O pênis da ave desaparece e surge genitália feminina? Muda a nível genético também? Tipo, os cromossomos e tal. Ou é apenas uma mudança hormonal que alteram os pigmentos das penas e corpo e faz elas terem comportamentos dos machos? Tem que ser algo comprovado mesmo. Espero que o Willian leia porque é um tanto curioso.
Sim, não há mudança cromossomial apenas androgenização severa de modo que o animal apresenta fenótipo de macho mas genótipo de fêmea.
É curioso isso, e me faz pensar na proximidade evolutiva entre répteis e aves quando sabemos que muitos répteis não apenas podem cambiar o sexo mas serem capazes de reproduzir sem um parceiro.
Já vi galinha cantar e galar outras galinhas,mas não são férteis.
Amo a natureza e as aves me encantam demais!!!
#ornitologoresponde O pássaro Inhapim foi extinto?como é o canto dele?
Aqui em Brasília tem muito Pica-Pau. O Pica-pau-verde-barrado aparece sempre na minha janela, Pica-Pau do campo tem muitos também, Pica-Pau branco já encontrei algumas vezes e ultimamente tenho visto o Pica-pau-anão-escamado. Todos lindos 😍
#ornitologoresponde Bom dia William me tira uma dúvida os periquitos australianos Melopsittacus undulatus sobreviveriam no Brasil, Chile, Bolívia, Argentina, Equador, Panamá, Suriname, Venezuela, Colômbia, e eles poderiam evoluir geneticamente e vira uma Nova espécie de periquito
Nesses países ????? 😃😀😄😁😆😉🙂😏😀😀😀😀😀😀😀
Eu já pensei muito isso
rapaz que ideia boa desde criança que eu penso
@@kenedybyrneperez8203 Valeu Kennedy
@@rosebyrne3196 que coincidência desde criança que eu penso também Valeu rose
Glória a Deus aleluia aleluia
Sou fã do seu trabalho Willian! Parabéns pelos grandes vídeos de ensino 👏 Seria fantástico você escrever um livro compilando as perguntas do #ornitologoresponde, daria 500 páginas fácil fácil 😄 São muitas curiosidades que muitas pessoas tem ou já tiveram algum dia sobre as aves. Grande Abraço.
#ornitologoresponde gostaria de saber se o gaturão também conhecido por mané magro é uma ave migratória? Se sim, qual as suas rotas de migração??? Porque ela anda sumida do Cariri paraibano??? Quando eu era criança era uma ave comum, hoje raramente vejo.
#ornitólogoresponde Poderia falar sobre os pássaros híbridos? Há estudos sobre como eles vivem, fazem seus ninhos, se reproduzem...?
Você é muito estudioso , parabéns
Como sempre só vídeos extraordinários, seu trabalho realmente é incrível amigo Willian Menq.
Ótimo vídeo.parabens não fiz pergunta mais matei coriozidades com perguntas de outros gostaria quê você falace sobre o canário belga .pois existe algumas pessoas sem noção quê gosta de ficar chingando a gente quê cria canários belgas.e mandando quê soltem na natureza por favor dá para eles uma esplicacao quê os belgas não sobrevive na natureza obrigado e quê Deus abençoe sempre
Estou aprendendo muito sobre as aves com seus vídeos, parabéns ❤
Na parte em que aborda o tema "Quando soltar na natureza aves engaioladas", aqui na minha região, norte de SC, aconteceu a soltura ou fuga, de alguns bico-de-lacre-comum, espécies exótica e nativa da África, o resultado é que houve uma invasão dessa espécie tempos depois, hoje existem poucos indivíduos voando por aqui, não sei se não tiveram uma boa adaptação (quem sabe predadores), mas ainda aparece um ou outro de vez em quando.
Bico-de-lacre está no grupo daquelas aves que conseguiram se adaptar muito bem. Ele foi introduzido no Brasil a partir do Rio de Janeiro, no século 19, durante o reinado de D. Pedro I, e desde então, pode ser visto tanto nas cidades quanto nas áreas rurais, de várias partes do país, especialmente no sul e sudeste
A Natureza é linda e maravilhosa como todas às obras da criação de Deus gratidão ❤
Perto de onde trabalho há um bando de caturritas. Certo dia vi uma calopsita já companhia deles, pode ter aprendido a sobreviver na natureza junto com o bando
Existem muitas e muitas curiosidades sobre as Aves, creio que os Pardais foram as Aves que mais se adaptaram no Brasil
Este programa está maravilhoso... respostas sábias.
.
#ornitologoresponte Willian, sabemos que os beija-flores tem o seu metabolismo acelerado, fazendo com que a ave se alimente frequentemente, porém devido a esse fato como as fêmeas fazem para chocar os seus ovos?
Por isso que eu digo ,tem gente fala sem saber , eu por exemplo já criei canários belgas e pretendo criar novamente.
Depende . Se o pássaro for nascido em cativeiro dificilmente se adaptará ao convívio na natureza . Até porque seu poder de voo é limitado .
Depende da espécie tbm! Se for uma ave nativa, a tendência é sobreviver, sobretudo se for solta ainda jovem. Na minha adolescência eu tinha um Manon, passeriforme de origem chinesa, e não tenho dúvidas de que morreu.
@@coimbra.jonatas Esse dai so sobreviveu se acompanhou os outros, exótico de cativeiro, difícil sobreviver mesmo
Eu vi no inicio deste ano dois gaviões cinza aqui em Belo Horizonte.
Eles estavam as margens da Lagoa da Pampulha em Minas Gerais.
Têm situações que parecem mentiras, mas, meu irmão qdo morava em BH em apto com pequena área privativa, tinha uma gaiola com 2 pássaros, não sei quais, um dia, um desapareceu, tinhamos experiência de morar em casa que gatos arrancavam pássaros de gaiolas, mas deixando marcas de sangue, penas e danificando a gaiola, que não foi o caso no apto, alguns dias depois, meu irmão flagrou um gavião pousado na gaiola e tentando abrir a porta, provavelmente ele "libertou" e capturou um dos pássaros e voltou para repetir a refeição.
😢😢😢
Isso acontece sim, não é tão incomum (considerando a raridade de gaviões nas cidades)
@@thiagoazevedo2265 moro em Curitiba PR, em um bairro tranquilo e bem arborizado, perto de vários bosques e parques urbanos. Aqui da minha casa observamos um casal e um filhote de gaviões.
Ano passado vimos um deles capturar um pombo no sobrado em frente ao nosso.
Os pombos só proliferam em áreas urbanas, se tornando um sério problema de saúde ambiental por falta de predadores.
Neste caso, aqui na minha região, os gaviões estão tomando seu espaço natural novamente!
Sinal de equilíbrio no bioma.
😉🤗👍
@@wandinhaunica1 mais ou menos. Curitiba é muito mais arborizada que boa parte dos municípios. Londrina é muito menos arborizada que Curitiba e já foi visto, na minha casa, carcará pegando pombo no telhado, (moro em frente a um fundo de vale onde já plantei mais de duzentas árvores nativas de 100 espécies - ou seja, é um local mais florestado e biodiverso que a média, ainda que Carcará vá bem em ambientes abertos). Tem foto de harpia em Londrina na década de 40. Mas não tem mais harpia e não terá mais harpia (Londrina tem entre 11 e 15% de áreas florestadas). Até onde sei, Curitiba não tem harpia (tem mais chances de ter por estar perto da serra do mar e por ter mais florestas). Não sou otimista quanto a Curitiba ter harpias colonizando com populações viáveis. Harpia é um exemplo. Estamos muuuuuito longe do equilíbrio.
@@thiagoazevedo2265 verdade. São pequenos espaços que por vezes tem um pouco mais de equilíbrio que outros.
Parabéns pelo seu empenho em reflorestar seus arredores.
Um excelente exemplo e legado para o futuro.
Sempre que posso tbm planto árvores frutíferas nativas.
Mais um excelente vídeo!
Pergunta: Já presenciei filhotes de chupim sendo alimentados por tico-tico, sabiá-laranjeira...Quando adulto o chupim reconhece sua oriem? E os pais adotivos abandonam eles depois que crescem?
Cleunice Nakano, Ibitinga -Sp
EU JÁ ACOMPANHEI UMA DAS SOLTURAS DO IBAMA. ELES SOLTAM NO MEIO DO SERTÃO !! 95 % DESSAS AVES VÃO MORRER. OU DE FOME OU DEPREDADAS !! TEM QUE SOLTAR, NOS PARQUES PÚBLICOS E NAS RESERVAS URBANAS PARA QUE OS VISITANTES POSSAM AJUDAR NA ALIMENTAÇÃO TAMBEM !!
Olha, não sou especialista mas o Ibama é considerado muito criterioso na avaliação de animais antes da soltura. Aqueles que não podem ser soltos são encaminhados para adoção ou zoológicos.
Depredado? Vão quebrar o bicho?
SHOW!
Adoro esta frequência de vídeos, no esquema de vídeos às quintas e vídeos bônus aos sábados
#ornitologoresponde
Como as aves sabem que lugar é território de outra ave?
Por exemplo, no território de um falcão, não são bem vindos outras aves de espécie/raça diferentes? Ou só a do msm falcão?
Cada vídeo uma aula .... parabéns mestre .... não perco um .... abraços....
Mestre kkkk
@@relatosdoic880kkkkk
#Ornitólogoresponde William tenho uma pergunta existe pássaros surdo ou mudo. e se existir qual é o motivo?
Amo este canal e este ornitólogo! Poque os Sanhaços direferem de cor, cinza e pardos?!
Sempre que vejo seus vídeos eu viajo nas explicações e aprendo mais sobre esses belos seres. Parabéns pela sua experiência e obrigado por compartilhar conosco.
Queria poder um dia explorar os pássaros
Com William seria um sonho :-\
Também gostaria.
BOA TARDE ABENÇOADA POR DEUS AMÉM 🙏🥰.
CANÁRIO BELGA AMARELINHO .VEVE NO CAMPO.
OBRIGADO PELA APRESENTAÇÃO DAS AVES
#ornitologoresponde Bom dia, William! Acompanho com muita frequência o "Planeta Aves" ... minha dúvida se refere aos "saí(s) e saíras - ambos belíssimos - Quais as diferenças básicas das espécies espécies??? Os alimentos são os mesmos??
Abç
5:00 Lembrando tbm que existem pássaros domésticos, àqueles que já nascem em cativeiro e não conseguem sobreviver na natureza e é permitida pelo IBAMA, como canários belga, curica australianas, calopsitas e etc. São pássaros domésticos que são criados em casa.
Willian seus vídeos são muito didáticos, parabéns.
Uma curiosidade, aqui em casa tem um casal de andorinhas nidificando, muito bom acordar e ouvir elas cantando.
#ornitologoresponde , quais aves podem procriar entre si, sendo espécies diferentes, ex: Macho Pintassilgo com a fêmea de Canário Belga? Assim dando origem ao PINTAGOL!! Modestia parte, Excelente pergunta....😅😅
#ORNITÓLOGORESPONDE
*É verdade que o Uirapuru muda de cor em determinado época do ano ?*
❤ muito sábio um gorgulho para os brasileiros.uma pessoas com tanto conhecimento
Um vídeo top,como sempre!!Grande trabalho!🎉
Gostei das respostas, porque eu tinha algumas curiosidades
#ORNITOLOGORESPONDE
Willian, quando as aves e pássaros morem, onde elas ficam?
Dificilmente encontramos elas mortas, nas matas, florestas e selvas!
Não dá tempo de encontrar, os predadores comem tudo 😂
Sim, de fato, não é comum encontrar aves mortas, acredito que por dois motivos, primeiro porque foram mortas por algum predador que não deixou vestígios e segundo porque ao se sentirem fragilizadas por fome, ferimento, doença ou velhice elas se escondem bem antes de morrer.
Uma das causas mais comum da morte de aves em ambiente urbano é o choque com o vidro de janelas, portas e divisórias.
Que natureza maravilhosa que só esse Deus tremendo pode criar
A Ele toda glória
#ornitologoresponde as aves sabem qual é o dia da semana
#ornitólogoresponde William, tenho 13 anos, você respondeu minha pergunta, se as galinhas voam ou não, em um outro ornitólogo responde. Acompanho seu canal faz uns três anos, quando eu assisti o vídeo sobre urubus do Brasil. Gosto muito do seu canal 😃. #ornitólogoresponde existe alguma espécie de ave endêmica da Bahia, onde eu moro? E, mais especificamente, aqui na região da zona da mata?
#ornitologoresponde william, eu gostaria que vc me respondesse sobre a pomba apunhalada. Ela é comum, onde vive, por que não a vemos pelas cidades como outros tipos de pombos?
Ela não é mais comum, não vive mais, não vemos pela cidade pois depois de ser apunhalada ela morreu, não resistiu aos ferimentos!
Boa noite! Avistei um casal de jacu atravessar o rio com filhotes nas costas. Foi um voo curto.
EXELENTE 🦆🕊️🦃 MG 🇧🇷.
Cuidei de um chupim,atendia por (Jubileu) quando ele começou a voar,eu fiquei preocupada,mas deixei ele dormir na goiabeira. Ele vinha comer e queria explorar o bairro, depois foi ficando dias sem aparecer e depois de três em três meses ,ele aparecia e trazia um amigo pra comer KKK entrava direto na mesa,onde eu já deixava os alimentos. Da última vez que ele apareceu,tinha feito 8 meses, depois disso,ele não apareceu mais! Eu espero que ele tenha se adaptado bem na natureza.
Parabéns
Em casa teve bico de lacre que fez ninho no arbusto ao lado da piscina!
Partiu video!!
Esse Gavião-Cinza tem mais ou menos uns 15 anos peguei um aqui no Maranhão, eu nunca tinha visto deles aqui achei muito lindo,nunca mais eu vi,nem sabia q era esse o nome dele.
Canal muito bom
Isso é o mais certo que existe!
Aqui no Brasil se você criar um passarinho com todo o carinho vem o IBAMA a florestal e te multa.
Aí você tenta legalizar e eles colocam um punhado de impedi-los prá te avacalhar!
Os estrangeiros entram no Brasil e levam tudo que bem quiserem e eles não fazem nada!
Pq as pombas são tão preguiçosas pra fazer seus ninhos 😂😂😂
... é porque os filhotes são tão feios, que nem da gosto de preparar um ninho.
@@RoseleyAlvesseu c*
@@RoseleyAlves😂😂😂😂
E vdd.
@@RoseleyAlves 😂😂😂😂😂😂😂
Muito interessante 👏👏👏👏
#ornitologoresponde Qual é a ave encontrada em um maior número de países do mundo? Qual é a ave mais numerosa do mundo?
Eu não sou especialista no assunto mas diria que o pombo e o pardal são onipresentes em praticamente todas as cidades do mundo, se adaptaram muito bem ao ambiente urbano e portanto devem ser as duas espécies de maior população no mundo.
Com certeza é a galinha.
@@Almirantedopovo9977 Sim, esqueci da galinha. Conforme o google existem 25 bilhões de galinhas, ou seja, três vezes a população humana.
Quando era criança, eu gostava de prender e soltar Papa-capins e Coleirinhos. Eram tantos que a gente pegava até com uma bacia como arapuca. Gostaria de saber porque não há interesse nessas espécies tão comuns no interior de Minas.
#ornitologoresponde por que os urubus não vocalizam/cantam como as outras aves?
7:30 kkkkkk
"Já vi Sabiá comendo pimenta"
ref "Sabiá que come pimenta, sabe o cy que tem.".
#ornitologoresponde Willian eu adoro demais seu trabalho! Poderia me falar como vocês fazem a captura das aves para medir, etc? Sempre quis saber.
Ver uma pessoa realizada no trabalho é tão gratificante... Parabéns!
Que aula adoro ficar olhando os pássaros
Essa hashtag é espetacular! 👏👏👏
Bom diaa a tds!!!🙋🏻♀️🙏❤️🙌🙌
Muito bom, aulas!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🤙🏽
Acho todos muitos lindos. Encantada
Vc tbm é muito linda!!!
William, por que os "quero-queros" ficam voando e vocalizando no período noturno?