Estou fazendo economia vou me formar com 39 anos durante o curso vou tentar algumas certificação vamos ver no que dá pois creio que as portas serão abertas por Deus eu só preciso estar preparado. Muito bom seu vídeo valeu
Estou pensando em fazer o curso só que no caso eu iria me formar com 34 anos, vc acha que isso é um obstáculo significativo pra conseguir emprego na área depois?
Sinceramente se a pessoa qr estudar economia ela n terá dúvidas até pq no fim das contas tds os economistas deveriam se sentir com uma liberdade de carreira, se vc se torna um economista se apoiando sempre na ideia de arrumar um emprego ent n será bem sucedido. Economista devem se moldar para vencer barreiras e n se preocupar com as dificuldades, mas sim acha formas de dribla ou lucrar com as adversidades entender o mundo além da bolha. Portanto pessoas que realmente escolhem economia como curso n devem hesitar e nem ter dúvidas.
Tem que chutar a bola para frente e acreditar ... se vc ja esta meio maduro e a tua idade já não é mais atrativa ao mercado de trabalho, abra uma empresa e vai ser patrão e olha que muitos grandes empresarios começaram do zero e sem formações academicas....um bom emprego é bom e a gente se acomoda ...mas sendo empresario vc pode ir bem mais longe e ajudar muitas gentes e ser muitos mais realizado...e vc pode, basta ter fé e trabalhar com seriedade ser honesto e não passar por cima de ninguem...
Eu entrei esse ano, porem numa EAD da vida, tenho 33 anos, bom; sei que muitos irão ser contra o EAD, até meu pensamento é um pouco contra isso rsrs , mas como se diz, antes fazer do que não fazer, infelizmente não tenho mais pic pra aguentar uma sala de aula depois de um longo dia de trabalho. Não importa a forma de conhecimento, aprendizado sempre é algo muito valioso.
Depois de dois anos, retorno a este vídeo que muito me ajudou no meu processo decisório. Atualmente tenho 20 anos e estou no 6 semestre de economia na Universidade de Brasília. Tem sido uma grande experiência, . Já a alguns meses, comecei um estágio na área de economia em uma grande instituição, tenho gostado. Para vcs que tem interesse, sigam em frente, a recompensa vem.
Meu amigo Obg pelo seu vídeo, é muito interessante sua experiência. Eu sou formando em Economia pela UFPA, sigo a carreira pública. Mas também segui no setor privado a um tempo, mas não era a minha. Sou mais voltado ao Planejamento macro e micro. Economia é um curso excelente, na minha opinião, porém o mercado de trabalho para economistas é bastante exigente. Um grande abraço!
Faço engenharia, conheço muitos amigos que se formaram esse ano, 2016 e até 2015, todos sem emprego, engenharia não tá fácil não, eu estou mudando pra economia, e conheço muitos que já estão estagiando, em empresas de nome como a Infraero. Pelo menos aqui em Brasília, o mercado de trabalho para economia é muito melhor que para engenharia.
talvez em brasília, para graduandos com menos de 30 anos e nos setores estatais/para-estatais, uma outra realidade, mas no resto do brasil, na iniciativa privada está péssimo, aqui na costa esmeralda por exemplo ainda tem muita demanda por engenheiros, sobretudo para engenheiros de produção, civil e mecânica.
Entendi, também não me imagino no serviço público, e não aguento mais fazer engenharia, um curso extremamente chato na minha opinião, mas como vou me formar com menos de 24, acho que vou seguir na economia mesmo
Alexandre sou estudante de economia, me achei no curso muito tempo depois, sou apaixonada por Economia Criativa. Mas ainda não me encontrei no mercado de trabalho.
Não sei o seu caso, mas como graduei-me com 30 anos tive muitas barreiras, logo tive de criar novos caminhos pois os convencionais não davam resultado, apesar de todo meu conhecimento e desejo em trabalhar com DT e Inovação, avalie também o local onde está pois pode estar saturado, uma outra opção é olhar pra o mercado estrangeiro, algo que também tenho feito, lá fora o economista é muito prestigiado, sobretudo no mercado latino. A dica que eu dou é mantenha-se se adaptando, experimentando novas possibilidades até encontrar seu nicho.
Meus parabéns, sério, você foi o único youtuber que conseguiu traduzir algumas questões e solucionar umas dúvidas pessoais. Pra você ter uma noção eu já cheguei até pensar em consultar um psicólogo porque não conseguia entender algumas coisas e você falou bem a realidade. Amei, ganhou uma inscrita, uma divulgadora e meu like
@@PaxLiber oi, estou cursando o segundo período do curso de ciência contábeis. Mas ja corri atrás de estágio e não consegui, e pq o curso não está me agradando. Estou pensando em pedir transferência para economia. Mas não sou muito boa em matemática. Vc acha q poderia me dar bem?
Fiz economia por curiosidade intelectual, pois, sou do tempo dos planos econômicas fracassados contra a inflação e eu queria saber q negócio era esse. Nunca me preocupei com mercado de trabalho pra escolher profissão, pois, acho q oportunidade é vc quem faz a médio prazo. Hoje sou servidor público e apesar de ter outras habilidades boas como em contabilidade, gosto de ser chamado de ECONOMISTA. Minha faculdade foi uma porcaria. Aprendi muito mais depois q sair. O ambiente do ponto de vista do conhecimento era horrível: os colegas só queria o diploma e maioria esqueceu economia. Na minha percepção entrei meu espaço, apesar de me formar tarde, aos 38 anos, quando já era inclusive programador.
Olá Antônio, poderia me falae como foi tua história com programação e tecnologia? Kkkkkkkkkk vou trocar de curso e não sei se vou ou pra Economia ou foque em Tecnologia... desde já, obrigado. Tenho 19 anos
@@cassiosclay4758 Vc me deu uma responsabilidade agora. Kkkk vou tentar responder da melhor forma possível. No meu caso acho q foi muito pessoal. Foi assim: quando eu era adolescente não existia computador doméstico no Brasil. Mas apesar disso, eu já imaginava algum sistema lógico, q encontrei quando conheci programação. Quanto a economia, como eu já disse, foi curiosidade, mas tb pq na minha época as faculdades de engenharia eram de dia e eu tinha q trabalhar. Então foi muito mais do tipo: fazer o q gosto, seguir sonho e bem menos fatores externos. Mas hoje se alguém tem dúvida sobre economia e tecnologia da informação, e se identifica com as duas áreas, eu diria q a segunda tem muito o q crescer. Eu escolheria TI, embora depois fizesse uma pos-graduação em economia. Entretanto, qualquer uma das duas sempre vai exigir muito estudo e dedicação. Para o bom profissional sempre haverá espaço em qualquer área. Tem gente formada fora do mercado, mas certamente não são bons profissionais ou se desatualizaram.
Alexandre você falou muito a realidade e me identifiquei com você,eu já tenho 28 anos e só vou me formar com 30. Também não me muito identifico com o setor público, gosto da área da economia criativa e gostaria que me indicasse como posso fazer meu caminho nessa área.
Comecei a cursar em 2007, voltei em 2009 e abandorei de novo, mas como aprendi DIVERSAS experiencias de vida(como tivesse ja 80 anos de idade) voltei a 3ª vez, e tendo inclusive o ingles intermediario e praticando a experiencia com informaçao do mercado.
Tenho 19 anos e larguei química na UFSC para fazer economia porque quero seguir carreira acadêmica na área. Nesse caso vale a pena? Acredito que não é possível entrar na academia sem a graduação de economia.
Ola! Sou jornalista, hoje, tenho 40 anos, e atuo no setor de comunicação corporativa, desde 2005. Tenho conhecimentos sobre franchising, gestão de projetos, temas que gosto muito também. Tenho uma frustração na carreira: não ter feito faculdade de economia. Meu receio de começar uma agora? Como aplicar este conhecimento na carreira, se vivemos uma ocasião que, é difícil "mudar" de ares (de setor)? Minha vontade era poder juntar comunicação com economia.... Mas, me preocupo se, estudar economia, não seria apenas uma vontade pessoal... Abraços!
Já tenho mais de 40 anos (41 anos) e o meu desejo ainda é de cursar economia-primeiro ciências contábeis-fico imaginando se ainda terei oportunidade no mercado-após até talvez estarei com mais de 50 anos,e como disse com mais de trinta anos não alcançou oportunidades por causa da idade,imagina quem tem 49 ou 50 anos.
Através de um vídeo seu tomei a decisão de escolher o curso de Economia, recentemente fui aprovado para a Universidade de Brasília (UnB). Estou animado e espero que dê tudo certo. Seguindo o curso normal, com 22 anos estarei formado...
Olá, amigo. Ainda não. Tem sido bastante desafiador o curso, algumas matérias são bem desafiadoras e difíceis, mas tenho persistido. Estou no sexto semestre, atualmente estou estagiando na área de economia, tem sido uma experiência muito boa. Se vc tem interesse no curso, sugiro seguir. A economia é uma área muito boa e de muitas oportunidades.
tenho 23 anos e tava pensando em fazer e esse ano vi que a minha nota tava mais ou menos (não lembro bem) a nota de corte do Mackenzie, acho que do FGV tb, mas sempre me preocupei com a questão do ingles (sempre quis aprender mas nunca tive condições e acho dificil sozinha) e ainda pela questão do "conseguir um emprego" depois de formada, ainda mais na minha idade e o fato de eu não ter experiencia em carteira assinada, não tenho pulso pra isso
Foi o melhor vídeo que encontrei até agora a respeito, bem sincero e mostrando a realidade. Estou indo para segundo período de economia, tenho 22 anos e já percebi essas possíveis barreiras que vou encontrar no mercado de trabalho, conheço gente por exemplo que trabalha no Bradesco e afirmam que lá não contratam com mais de 24 anos, acho isso muito injusto em qualquer profissão. Devido a isso tenho pensado seriamente em mudar para ciências contábeis, mesmo tendo amado economia...
Muito bom, cara. Já venho do seu vídeo de 10 anos após sua a graduação. Você trouxe ótimos pontos que não me foi falado no início da faculdade. O presidente do CORECON, por exemplo, deu aquele "migué" pra nós, calouros, dizendo apenas as mil maravilhas da área e eu, um recém saído do ensino médio, criei altas expectativas para o futuro, lógico. Não fosse essa pandemia, atualmente estaria no 3° período . Gosto do curso; gosto de ESTUDAR sobre economia, porém, desde meu último ano na escola, já visava concursos públicos como objetivo de carreira (continuo com esse objetivo), e o diploma de ensino superior como uma forma de me possibilitar a fazer os mais diversos concursos (hoje, os que tenham como pré-requisito o diploma em ciências econômicas, principalmente). Se pintar a oportunidade de estágios ou trainee e, se na melhor das hipóteses, eu for chamado, talvez eu siga na área, mas, por enquanto, aos 20 anos, ainda vejo mais futuro em concursos. Viva o funcionalismo público, até porque ele só é ruim até você ser aprovado e começar a trabalhar e ganhar duzentas bonificações kkkkkk Ótimo vídeo, novamente. Abs
@@matheusakira6663 Não lembrava desse textão kkkk juro, eu tava relendo e com medo de ter escrevido alguma atrocidade. Perdi 2020 e 2021 por causa da pandemia, então ainda tô cursando. Nesse tempo já estagiei em 3 órgãos públicos, hoje tô na Secretaria de Fazenda. Várias oportunidades de estágio no setor privado já apareceram, mas prefiro continuar no público. O mercado "exclusivo" pra economista é beeem limitado, já o "geral" é muito concorrido porque tu divide espaço com os de Administração e Contábeis. Então... Hoje, 3 anos depois, não planejo exercer a profissão de economista, só ser bacharel mesmo. Vou continuar no setor público porque já me sinto experiente na área e é o que quero fazer. E sobre o que eu disse no final... mantenho minha palavra rs
Alexandre, sei que o vídeo já não é novo, mas somente o encontrei hoje. Tenho 21 anos e quero ser economista. Me encontrei após tentar outros cursos. Começarei esse ano no curso. Faço 22 esse ano, tenho o inglês e um básico em alemão que vou progredir. Desejo ir pro setor privado. Que opções eu já poderia ir buscando pra diminuir o meu atraso em idade e me diferenciar dos mais novos?
Muito bom seu vídeo. Decidi que vou pra contábeis mesmo, pois particularmente para mim, segundo os pontos que você levantou, os custos (financeiros e de oportunidade) de fazer Economia são superiores aos benefícios. Obrigado pelos esclarecimentos e franqueza. Paz.
uma das iniciativas que eu tive para facilitar minha busca por colocação no mercado de trabalho, foi estudar linguagem de programação voltada para analise de dados, python, pois além de disputar mercado com contadores e administradores temos a concorrência com engenheiros, e nessa parte eles são bem mais preparados que nós economistas, espero que isso me ajude.
Video muito interessante!! Tenho 24 e estava pensando entrar em economia... mas agora fiquei com receio! Ja tenho uma graduação em psicologia na inglaterra, voltei pro brasil a 2 anos atrás e trabalho com comércio exterior! Enfim... sera mt tarde pra entrar em economia? Nao sei se vai ler isso mas... obrigada pela informação!
oi, desculpa mas qual o motivo dessa discrepância de interesse nos cursos? psicologia é bem diferente de comércio exterior/economia haha perguntou isso porque penso em fazer economia porque gosto da área empresarial mas também quero fazer algo com biologia porque quero trabalhar com doenças, genética etc e são áreas totalmente diferentes
PhaxLyber, espero que possa me responder. Tenho 25 anos e sou formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Atualmente curso uma segunda graduação em Economia, também pela UnB, hoje estou no quinto semestre, de um total de 8 semestres. Irei fazer ANPEC no fim do ano. O que me fez buscar uma segunda graduação foi justamente a frustração com o primeiro curso, não só pelas disciplinas, mas principalmente pelas funções desempenhadas pelo profissional no mercado de trabalho, baixo salário e saturação. Hoje, trabalho em uma agência de marketing, realizo pesquisas e planejamento estratégico para produção de campanhas publicitárias, mas aos poucos tenho sido deslocado para área de gestão financeira, devido ao fato de ser uma pequena empresa e com baixo orçamento, o que inviabiliza a existência de uma setor financeiro específico na agência. Nesse momento eu percebo a versatilidade de duas graduações. Mas na verdade, eu diria que desempenho uma função de contador, elaborando DRE, realizando os lançamentos, produzindo relatórios de desempenhos financeiros e demais informações, que posteriormente servirão como dados para uma empresa terceirizada de contabilidade a realizar a construção do balanço patrimonial da agência. Muitos veteranos cursando o mestrado, grande maioria planeja seguir carreira acadêmica ou setor público, que é o principal mercado de trabalho em Brasília. Mas de uns tempos para cá tenho percebido cada vez mais concursos na área de contabilidade, também vejo que na empresa que trabalho os conhecimentos de contabilidade são mais úteis. Conheço muitos economistas de Brasília bem sucedidos no setor público ou academia, mas setor privado, como no Brasil como um todo, existem apenas empresas pequenas ou grandes, há uma carência do percentual de empresas médias no nosso país. Com você mesmo falou, poucas empresas pequenas possuem demandas para Economistas. Ás vezes sinto dúvida se devo seguir carreira em Ciências Econômicas, aliás fui parar na área de Marketing e Contabilidade. Penso em fazer mestrado e quem sabe PHD, mas estou dando prioridade em fazer um MBA em Finanças, por acreditar que esse título facilitará a "venda" da minha mão de obra no mercado de trabalho brasiliense, por assim dizer. Eu teria a firmeza de não recomendar o curso de Comunicação Social para qualquer estudante, independente da Universidade. Mas tenho medo de me frustrar outra vez com Economia, pois tenho percebido que é uma graduação muito voltada para área de pesquisa e academia, e não é raro ver um veterano desempregado. Por outro lado o curso te dá liberdade para completar sua grade com disciplinas de interesse, meu caso tem sido Finanças/Contabilidade/Matemática. Gostaria de uma opinião sua sobre o mercado de trabalho e se é realmente tão difícil assim arrumar emprego na área de Economia como dizem na internet. Grande abraço, desculpa pelo texto longo. Muito sucesso para você!
Infelizmente sim, sobretudo pelo excesso de proteção de outras classes profissionais, mas dá uma olhada em outros cometários aqui pois essa pergunta é recorrente. Vlw!
Eu me formo em 1 ano em economia, tenho uma gigantesca dúvida no pós faculdade, sobre mba ou pós, e o que fazer, tô muito perdido e tenho 12 meses para tomar decisões
Excelente, acabei de me formar e desde a metade do meu curso decidi que seria consultor, comecei como estagiário, e virei consultor Júnior, só que a empresa em qual eu trabalhava passou por mudanças, tive que sair e fui para o mercado, mas por causa da minha idade não deu certo, porque na região que eu moro para ser consultor você têm que ter alguns "cabelos brancos".
Cara foi um bom vídeo, mas tenho que te falar que idade não influi tanto, se o indivíduo não tiver capacidade, aí sim. Isso é uma visão sua camarada. Vou fazer sim e me destacar, independe da idade, e olha que é em uma FEDERAL renomada.
Tenho 28, estou no último ano e já trabalho na área. A dificuldade e preconceito estão mais na cabeça de quem não está no mercado do que de quem está contratando. Engenheiros têm boa formação matemática, isso ajuda muito.
A economia tem um bom mercado de trabalho? Estou no ensino médio, penso seriamente em ser economista. Mas tenho diversas preocupações, como a citada anteriormente.
Olha, não acho q vc deveria guiar sua formação em vista do número de vagas disponíveis no mercado. O mercado de trabalho varia de acordo com a demanda da sociedade, pouco anos atrás a procura por profissionais da engenharia e da construção cívil era enorme, hoje em dia essas áreas estão saturadas de profissionais e pouquíssimas vagas diante da crise. Tenta se destacar no que gosta e vai! Porém, se ajuda, economia ainda não é um dos cursos mais visados entre os estudantes em idade de vestibular, as pérolas ainda continuam sendo as engenharias da vida. Espero ter ajudado!
Gente❗Sobre a carreira Bancária. Posso trabalhar sempre? Ou tem um padrão de idade, um tempo determinado de até quando eu posso trabalhar na área? Ex: no Quartel tem 8 anos pra trabalhar, acabou esse tempo a pessoa é dispensada. Na Carreira Bancária é assim? Tem tempo de limite pra trabalhar?
A carreira de economistas estão infectadas por engenheiros e administradores que estão modificando tudo, estou terminando economia e estou um pouco em dúvida se vou atuar na área vou vou para outra pq o mercado está muito ruim sinceramente
Olá, sou da região de Maringá! Pretendo cursar o curso de Ciências Econômicas no UEM em Maringá! Queria saber a realidade em dinheiro, quanto um economista ganha, e como é a entrada no mercado!
Pergunta: qual é a sua jornada de trabalho ? Trabalha de que dia a que dia ? Na pratica oque VC faz ? Ex: na prática VC fica sua jornada de trabalho desenhando gráficos
Olá Alexandre, faço economia na UNIPAMPA-RS, estou no 4º Semestre, e estou bem dividido sobre meu futuro, é interessante ter um mestrado para a área privada? Ou foca nas certificações, e o crescimento pessoal se dá no mercado?
Fiz um semestre de engenharia de produção na universidade federal de Uberlândia, tenho maior interesse pela área de finanças empresariais. Estou no primeiro período de economia empresarial e controladoria da USP. Você acha que é uma área com boas oportunidades, visto o mercado regional? São Paulo principalmente
o que vc fala no vídeo que eu não estou entendendo bem "CLENIR?" o que é isso poderia me explicar, estou querendo cursar economia, parabéns pelo vídeo.
Quem tem 40 anos não pode mais sonhar, sua colocação é um banho de água fria, talvez o capital cultural falou mais alto para você. Sou sociólogo, e quero ser economistas.
... erro GRAVISSIMO é não ter na grade curricular é leituras de graficos candlestick [ Bolsa de Valores , BMF , Nasdaq , NYSE , SP500 e Dow Jones ] ...OBS : LER , ENTENDER e OPERAR .
Olha, até eu que não sou economista, só tenho ensino médio aprendi leitura de gráficos. Se você souber bem mercado financeiro, estiver atualizado sobre politica e for estudioso para entender a dinâmica dos grandes players, sua história, etc, leitura de gráficos será o menor dos seus problemas. Digo isso porque é o que mais percebo que preciso para ter sucesso na bolsa de valores.
@@Fernanda-tb6cg mas saber ler Graficos pode te dar muita grana $$$$ EX: Scalpe Trader , Day Trader , Swing Trader , Position Trader ...... sao uma dos caminhos que pode se seguir........ ( para onde eu estou indo ) .
Você acredita que existe alguma possibilidade de trabalho no exterior para um economista brasileiro como é o caso de muitos engenheiros brasileiros que conseguem vagas no Canada, Nova Zelândia, etc?
Eu tenho 17 anos e penso em cursar Economia. Entretanto tenho medo de não conseguir ser inserida no mercado de Trabalho ou ainda não conseguir obter lucros. As dificuldades para ser introduzido no mercado de Trabalho são muito grandes? O profissional da área é bem remunerado ou não?
Também tenho 17 anos e tenho esse medo. Mas olha, todos os cursos tem uma certa dificuldade pra entrar no mercado, isso depende muito de onde vc está. O curso de economia até que tem um bom salário inicial e não é um mercado muito "cheio", comparando com outros cursos. Na minha opinião, se vc realmente gosta do curso, faça... vai valer a pena.
Penso a mesma coisa! E o pior é ouvir opiniões de pessoas da área, dizer que Contabilidade há mais empregabilidade e conseguem empregos de forma mais fáceis. Economia é um curso mais amplo que vc estuda muito e dificilmente conseguirá empregos a sua altura ou são menos valorizados.. Isso que complica, tenho medo de cursar e ao final me arrepender! Infelizmente a vida no Brasil é cheia de incertezas, já ouvi muitos me dizerem que a melhor decisão a ser feita enquanto é jovem, é ser fluente em idiomas e procurar alguma forma de sair deste país. Tenho 17 anos, e vcs como estão agora?
Boa noite. Não consegui uma definição clara sobre economia social. Teria essa funçao especifica? Pra alguém como eu que ainda vou iniciar, e pensando em economia social, como eu devo me encaminhar na academia e fora dela. Grato.
Galera conheci a FECAP e gostei muito dela visitei ela e tal, e queria saber sobre a aceitação dela no mercado de trabalho, e se ela realmente é boa, pretendo trabalhar no setor privado mais voltado para finanças.
Gostei muito do seu vídeo. Me esclareceu bastante. Mas ,ao mesmo tempo, desanimou-me. Estou com 24 anos e, de acordo com meus planos, pretendo iniciar a graduação em economia aos 25 anos pelo Ibmec-Rio, e tenho inglês avançado, mas devendo prática. O que acha, sigo em frente ou repenso o curso? Agradeço desde já,amigo!
Meus parabéns, nossa muito inteligente sua visão! Acho que as questões levantadas por você, cabe em praticamente todos os cursos, porque o que mais vejo hoje são formandos reclamando sobre a quantidade de pessoas no mercado e a impossibilidade de entrar nesse mercado, porém o que deixou claro na sua opinião é: o que vai determinar o seu sucesso é como você se prepara durante a graduação; isso torna as coisas muito difíceis sim, porque o curso em si não é fácil, os cursos caros, o tempo escasso, fora toda pressão, entretanto vou seguir sua receita e como tenho uma profissão que me mantém, acredito que consigo fazer suas indicações. Muito obrigada! Iris
Oi Alexandre, tudo bem ?. Primeiramente gostaria de parabenizar o seu trabalho e agradecer pelas dicas. Eu tenho 23 anos e atuo no mercado financeiro como day trader há 1 ano. Tenho pensado muito em iniciar a faculdade nesse mês e estou muito em duvida, pois minha vontade é de atuar 100% no mercado financeiro na tesouraria de bancos ou em empresas de investimentos, ou como gestor de fundos e por ai vai. Amo muito essa area e não tenho problemas em estudar muito para me destacar, você acha que seria uma boa opção cursar economia para futuramente atuar somente no mercado financeiro?. De qualquer maneira muito obrigado.
Olá, tudo bem? Eu tenho 20 anos e estou estudando economia. Será que poderíamos conversar sobre inserção no mercado de trabalho? Tenho algumas duvidas e também quero o mercado financeiro. Se puder retornar, agradeço. Valeu amigo!
Acabei de assistir o vídeo, e quando você fala sobre a carreira academia, você cita uma prova mas não consegui entender. Poderia me informar qual o nome dessa prova pra eu pesquisar sobre ela?
Oi Alexandre, sou de Maringá também e gostaria de saber de você qual sua opinião a respeito de trabalhar com pesquisas em academias, etc? é remunerado? abraços.
Alexandre, pretendo cursar economia e gostaria de trabalhar em bancos, você sabe me dizer quais cursos valorizariam mais meu perfil em relação a softwares?
Quero fazer economia e direito, se tudo ocorrer como o esperado vou entrar com 17 anos e me formar com 22, porque na federal da minha cidade (UFJF) economia noturno são 5 anos e iria fazer direito de manhã em uma particular, gostaria de trabalhar em empresa como advogada no setor financeiro e econômico, como a área tributária e acho que economia seria uma boa para complementar o direito e vice e versa. O que você acha?
markx142 Obrigada por me responder, mas gostaria de pelo menos tentar fazer os dois juntos, por mais que eu pegue DP em alguma, acho que vou me formar nova nas duas e vai ser melhor no mercado de trabalho.
markx142 E você acha que daria pra ganhar bastante dinheiro? Fiquei muito em dúvida entre economia e contabilidade porque todos falam que se eu fizer contabilidade e direito posso abrir um escritório e mexer com consultoria e ganhar bastante dinheiro, ainda mais minha mãe que é administradora, ela queria que eu fizesse administração mas não me indentifico nada.
markx142 Acho que vou ficar com a economia mesmo, a faculdade de direito é muito boa está entre as melhores de Minas com a mesmo nota no ENADE da UFMG, mas vou ver pela minha nota porque economia e direito está quase empatando para UFJF, porém tenho receio porque direito particular tem duas renomadas na minha cidade, mas economia e contabilidade só a federal que tem grande renome.
PaxLiber, tenho 34 anos, estava pensando seriamente em iniciar a graduação de economia, porém apos assistir esse vídeo, confesso que fiquei preocupado. Não tenho mais tempo para perder, já perdi muito. Li nos comentários que um tecnólogo está sendo mais valorizado do que uma faculdade, lembro agora de ter visto em alguma reportagem sobre a boa aceitação do tecnólogo. Você acha que seria uma opção mais rápida para alcançar uma posição no mercado de trabalho fazer um tecnólogo? Moro em Porto Alegre / RS. Parabéns pelo vídeo. Abraço.
Isso depende, você já viu a tabela de honorários de um economista? Tecnólogo é faculdade mano rs, mas é voltado para uma parte mais prática, funcional. Já o Bacharelado é mais amplo, com conceitos mais profundos. O tecnólogo forma mais rápido, sem dúvidas e você pode alcançar sua posição no mercado, assim como qualquer outra coisa que você fizer. Mas aí vai mais de você mesmo decidir se quer algo mais rápido (tecnólogo) e entrar no mercado ou ter uma formação mais aprofundada, que trará retornos mais rentáveis. Depende muito do que você for escolher... Mas, por exemplo, nada impede que você faça o tecnólogo para garantir um emprego e uma posição no mercado e depois se graduar em economia e aí você pode desenhar o seu histórico... São várias possibilidades rs... desculpe o textão.
nada idade julga nada nao, estou iniciando economia, e nao estou preocupado com idadetenhio 5 e com fe em deus estarei formado aos 40, tem muitos concursos de prefeituras conselhos tribunais de conas, e ate nos ministerios. abs
Acho essa questão de idade relativo. Eu também tenho 34 anos, estou cursando economia e acho que tudo é questão de determinação. Dificuldade tera em qualquer idade ou em qualquer curso. Claro uns mais outros menos. Boa sorte pra ti!
Sou recém formado e no entanto meio perdido para qual caminho (área) profissional seguir, no entanto me vejo atuando na pratica algum ramo no setor ou de agronegócio (microeconomia) ou em consultoria (macroeconomia). Poderia me dar umas dicas...
eu provavelmente com planejamento e sorte so me formaria depois dos 30 ou mais e triste mais eu já tinha essa ideia , importante ouvir alguém com uma visão sobre o assunto
PaxLiber , tenho 26 anos , estou cursando engenharia de produção , atualmente no segundo semestre e estou pensando em trocar de curso pra economia agora no começo de 2018 mas depois do seu vídeo me fez repensar isso , oq vc acha de engenhara de produção ? acha que devo continuar ? me da uma luz .
Bruno, eu ficaria no curso de Engenharia de Produção. Onde moro, na costa esmeralda catarinense, tem uma grande demanda por engenheiros de produção enquanto para economia..... nada.
E depois de engenheiria de Produção, você fazer cursos de especialização em Finança. Todas as Profissões cabem na economia, agora o economista não cabe em outra função. Pesquisei aqui e vir isso.tem ate Biólogos, Biomédicos entre outros que estão trabalhando na área Financeira.
Matheus puts, vc acha? eu desisti de relações internacionais para economia justamente porque achava economia um curso com um diploma bom para depois investir em uma especialização
Gostei do video, muito esclarecedor, trabalho na indústria na área de qualidade, sou de Curitiba, existem muitas vagas de emprego para engenharia de produção porém economia me seduz bastante, tenho 26 anos vi que a grade curricular da faculdade no primeiro semestre é a mesma do curso de administração e que também pode ser uma opção, porém o mercado ta saturado nessa área, realmente os três cursos me parecem uma opção viável o que me desmotivou em fazer economia foi a questão da idade como vc mesmo disse. Se você soubesse sobre esse problema do mercado de trabalho em relação a idade vc cursaria qual desses três cursos?
PaxLiber, tenho 18 anos, terminei o ensino médio e o técnico (telecomunicações - COTUCA) juntos ano passado e agora já estou trabalhando na área como CLT (onde gosto muito). Meu plano de vida é fazer um tecnólogo em Gestão de energia e Eficiência energética na FATEC (que considero incrível) e depois ingressar em ECONOMIA(minha paixão) na Unicamp, pelo fato de ter amado a grade e o campus ser perto de casa. Entretanto se eu seguir por esse caminho irei terminal a facul com 27 anos e me assusta muito! Qual a sua opinião sobre isso? Desde já agradeço pelo vídeo, me esclareceu demais!
pense em fazer economia para conhecimento, não para emprego, no Brasil Economista é muito desvalorizado. Vc está certa em fazer um tecnólogo, mas talvez antes de fazer economia eu faria, aproveitando o tecnólogo, alguma engenharia.
Quais são as vagas de emprego que necessitam de um registro de economista? É claro que o presidente do BC precisa. Se eu for gerente de uma loja durante o curso eu posso ficar despreocupado com isso até me formar ou achar uma vaga dessa obrigatória?
sim, geralmente só grandes empresas para a função específica de economista e concursos para economista ou equivalente vão exigir e mesmo assim dão tempo para vc regularizar se entrar.
e se eu quiser seguir carreira acadêmica ? tem alguma dica ? eu cursei inteco e meu professor era muito novo menos de 30 e já da aula na federal aqui de Brasilia isso acabou me deixando bem animado quanto a carreira acadêmica
1)Os bancos múltiplos são como bancos comerciais em todos os aspectos”. Esta afirmativa está: (Assinale apenas uma alternativa). * A)Correta. B)Totalmente correta. C)Parcialmente correta. D)Totalmente incorreta. E)Incorreta. Qual seria a correta? 2)Os bancos múltiplos, oferecem a seus clientes: (Assinale apenas uma alternativa). * A)Produtos bancários. B)Existem 2 alternativas corretas apenas. C)Oportunidade de investimento. D)Todas as alternativas estão incorretas. E)Previdência privada. F)Todas as alternativas estão corretas. Qual seria a correta? 3)Recursos financeiros líquidos são oferecidos para os bancos múltiplos afim de que ... (Assinale apenas uma alternativa que complete coerentemente o raciocínio). * A)Nenhuma das alternativas este correta. B)Todas as alternativas estão corretas. C)Essas instituições ofereçam como forma de empréstimos para construção em longo prazo. D)Essas instituições emprestam através de crédito em CDC. E)Essas instituições emprestem a seus clientes como financiamentos em longo prazo. Qual seria a correta? 4)Os tomadores de dinheiro são: (Escolha apenas uma alternativa). * A)Quem deposita dinheiro na sua conta corrente. B)Quem investe comprando títulos da instituição financeira. C)Nenhuma das alternativas estão corretas. D)Todas as alternativas estão corretas. E)Quem deposita dinheiro em sua poupança. Qual seria a correta? 5)As instituições do mercado financeiro são o elo entre estes dois tipos de usuários do mercado financeiro”. (Assinale a alternativa que comprova a afirmação acima). * A)Através da compra e venda de produtos bancários. B)Através da compra de produtos bancários. C)Nenhuma alternativa é incorreta. D)Através da venda de produtos bancários. Qual seria a correta? Poderia tentar me ajudar a responder essas perguntas?
Olá Alexandre. Tenho 17 anos e sempre me interessei pela área, mas sempre criticaram por em minha região não ter uma grande demanda. Nesse Enem botei economia em primeira opção e consegui passar. Vale a pena eu cursar mesmo tendo tão pouco espaço para a profissão aqui??
Tenho 26 anos, formada em ADM e experiência em setor financeiro a 5 anos, compensa investir na graduação em economia? Gosto muito da área e pretendo seguir na área
Fazer econômia é importante ter administração também. ? Me corrija se eu tiver errado , que após os 4 anos de economia você faz mais um ( de adm ) ? Como é o mercado de trabalho
Boa tarde! Acabei de assistir seu vídeo. Bom faço econômica na UERJ e vou me formar com 36 anos. Estou migrando da área de TI e trabalho atualmente no setor público e falo inglês. Como seria o mercado para alguém com meu perfil?
Estou com 29 e vou pra cima, já vi que economia não se limita apenas a faculdade, a idade vai virar coadjuvante em meio a outros cursos que vou adquirir, planeá sua estratégia e não desanime por avistar obstáculos pois em qualquer área te digo que a idade influencia, mas se vc sabe onde quer chegar vc conseguirá!
Vi que a nota de corte da USP-RP é consideravelmente menor que a USP-SP. Isso influencia muito na hora de concorrer à uma vaga? Uma pessoa que cursou economia na USP-SP tem mais vantagens que uma que cursou na USP-RP?
Tem sim! Mas não por motivo de nota de corte... A questão é que quem está em SP capital está localizado nos maiores e melhores mercados financeiros que existem. Mas a verdade é que isso não pode ser um impedimento. Tanto em RP quanto em SP dá pra se sair muito bem quanto a isso.
CAra! vc é foda. Parabéns pelo canal. Agora fiquei extremamente preocupado. Abandonei engenharia mecânica, para fazer economia, eu sou apaixonado por projetos inovadores e desenvolvimento de produtos. Hoje estou com 24, primeiro semestre, e isso que você falou me preocupa bastante. Não quero depender da academia pra me destacar no mercado, mas será que não conseguindo entrada antes de concluir a faculdade existe alguma possibilidade de meu diploma servir de alguma coisa? Abraço. Ganhou mais um escrito :D
Foca numa carreira fora ou trainee, mas com 24 vc deve se formar com quase 30, então se prepara o máximo possível para os trainees pois vc terá poucos. Com a minha visão de hoje, eu faria engenharia, concluiria e depois faria economia, ou seja, garantiria o pão o primeiro pois economia no brasil é muito desvalorizado.
PaxLiber que você pensa da engenharia de produção? No caso eu reaproveitaria bastantes disciplinas já pagas e teria um pé que mais compactua com a economia.
Tenho 19 anos e estou cogitando em fazer economia e de todos os vídeos que já assisti sobre o assunto esse foi o que me passou mais clareza sobre o mesmo! Muito boas suas dicas, vou até anotar para não esquecer 👏🏾👏🏾
Retorno financeiro alto garantido é só medicina. O resto para ganhar bem tem que ser muito bom, se destacar. Mas economia permite que vc seja rico caso vc se dedique muito.
Cara estou com muita dúvida entre Direito e Economia, acho os dois cursos atraentes porém não sou bom com cálculos, estatísticas e etc, e isso me deixa apreensivo.
E quem é bom em cálculo!? rs. Creio que qquer área da social aplicada está saturada, em qualquer uma você terá grandes dificuldades. como disse a outro assinante, quem te inspira? faça um benchmarking dos profissionais que te motivam e conheça seus caminhos, mas comece cedo. Ainda na graduação busque cursos de oratória, linguas e algumas certificações para quando se formar ja esteja a frente, se pensa ir para o setor publico, ja começa na graduação a se preparar.
Ei mano pretendo cursa economia mas tenho medo de acabar nao trabalhando , pois dizem que o mercado e fechado . moro na paraiba , EU TENHO UMA GRABDE RISCO DE FICAR DESEMPREGADO ? , SE EU DECITIR FAZER ESSE CURSO.
Estou cursando economia e gosto muito do meu curso, só que estou meio perdido em relação ao mercado de trabalho e tudo o que eu posso estar vindo a fazer, preciso de um help.
Bom dia! Eu vou me formar com quase 30 também, mas estou cursando Tecnólogo em Gestão Financeira na FGV pra já entrar no mercado de trabalho, você acha um boa estratégia ?
Para conseguir algo rápido talvez, mas possivelmente será algo de pouca remuneração, minha experiência aponta para formações mais específicas e carreiras mais técnicas tem melhor chance no mercado de trabalho, mas sinceramente, investe o máximo em "Qi" (quem indica), participando de minicursos, linkedin, procure conhecer as pessoas certas.
Olá, tenho 24 anos estou pensando em estudar econômia ead, gostaria de saber se você acha que é uma boa ou ruim? É o único jeito que consigo estudar, e você falou lá das carreiras e se tiver 26 anos já está ultrapassado. E eu queria mercado financeiro, estou estudando pra cpa 10 mas depois tentar ancord. Você acha que devo seguir em frente?
PaxLiber, tenho 26 anos, acabei de me formar em Gestão Financeira e estou na duvida entre uma segunda graduação em Economia ou uma Especialização (Mba) em Controladoria & Finanças. Até o momento estou optando pelo MBA. qual seu ponto de vista?
Esse exame da ANPEC ppde ser feito por um portador de diploma de qualquer curso? Não entendi. Se eu me formar em Ed. Física eu posso decidir dar aula em economia e é só fazer esse exame? Deveria ser obrigatório ser um economista.
O exame é para entrar no mestrado e doutorado. Pode fazer quem quiser, educação física, moda, artes plásticas. Se vc passar em algum lugar vc pode fazer o mestrado.
Estou fazendo economia vou me formar com 39 anos durante o curso vou tentar algumas certificação vamos ver no que dá pois creio que as portas serão abertas por Deus eu só preciso estar preparado. Muito bom seu vídeo valeu
gostei bastante do vídeo, também estou me formando depois dos 30 anos, o curso é sensacional, para todas as idades, e também tem carreira pra todos.
O curso é legal? é bacana as aulas? ou é algo chato e sistematico?
Estou pensando em fazer o curso só que no caso eu iria me formar com 34 anos, vc acha que isso é um obstáculo significativo pra conseguir emprego na área depois?
Alex ruas, não é, se você quer contar idade... você ainda está novo pro mercado
@@TheRUAS Eu estou cursando, comecei com 30 anos. E acredito que tenha mercado e ainda dá pra empreender bastante nessa área
@@ronixisto6053 intendi, legal eu Tb comecei agora com 30, vamos pra cima
Sinceramente se a pessoa qr estudar economia ela n terá dúvidas até pq no fim das contas tds os economistas deveriam se sentir com uma liberdade de carreira, se vc se torna um economista se apoiando sempre na ideia de arrumar um emprego ent n será bem sucedido. Economista devem se moldar para vencer barreiras e n se preocupar com as dificuldades, mas sim acha formas de dribla ou lucrar com as adversidades entender o mundo além da bolha. Portanto pessoas que realmente escolhem economia como curso n devem hesitar e nem ter dúvidas.
Tem que chutar a bola para frente e acreditar ... se vc ja esta meio maduro e a tua idade já não é mais atrativa ao mercado de trabalho, abra uma empresa e vai ser patrão e olha que muitos grandes empresarios começaram do zero e sem formações academicas....um bom emprego é bom e a gente se acomoda ...mas sendo empresario vc pode ir bem mais longe e ajudar muitas gentes e ser muitos mais realizado...e vc pode, basta ter fé e trabalhar com seriedade ser honesto e não passar por cima de ninguem...
Me formo com 41 este ano 👩🏻🎓
Eu me matriculei agora com 32!!! É muita alegria 😍
Ele ta brefando idade não importa quando a pessoa tem força de vontade
Meus parabéns!
Parabéns
Eu entrei esse ano, porem numa EAD da vida, tenho 33 anos, bom; sei que muitos irão ser contra o EAD, até meu pensamento é um pouco contra isso rsrs , mas como se diz, antes fazer do que não fazer, infelizmente não tenho mais pic pra aguentar uma sala de aula depois de um longo dia de trabalho. Não importa a forma de conhecimento, aprendizado sempre é algo muito valioso.
Depois de dois anos, retorno a este vídeo que muito me ajudou no meu processo decisório. Atualmente tenho 20 anos e estou no 6 semestre de economia na Universidade de Brasília. Tem sido uma grande experiência, . Já a alguns meses, comecei um estágio na área de economia em uma grande instituição, tenho gostado. Para vcs que tem interesse, sigam em frente, a recompensa vem.
Pode me ajudar também penso em cursar economia na UnB queria bater um papo tirar umas dúvidas será de grande ajuda
@@matheusakira6663 pode dizer quais são suas dúvidas. Responderei cada uma.
Meu amigo Obg pelo seu vídeo, é muito interessante sua experiência. Eu sou formando em Economia pela UFPA, sigo a carreira pública. Mas também segui no setor privado a um tempo, mas não era a minha. Sou mais voltado ao Planejamento macro e micro. Economia é um curso excelente, na minha opinião, porém o mercado de trabalho para economistas é bastante exigente. Um grande abraço!
Exigente como??
Desculpe-me o incômodo (ainda nem assisti o vídeo), entretanto, penso na possibilidade de cursar Economia
@José Gujarati entendi hahahala
Faço engenharia, conheço muitos amigos que se formaram esse ano, 2016 e até 2015, todos sem emprego, engenharia não tá fácil não, eu estou mudando pra economia, e conheço muitos que já estão estagiando, em empresas de nome como a Infraero. Pelo menos aqui em Brasília, o mercado de trabalho para economia é muito melhor que para engenharia.
talvez em brasília, para graduandos com menos de 30 anos e nos setores estatais/para-estatais, uma outra realidade, mas no resto do brasil, na iniciativa privada está péssimo, aqui na costa esmeralda por exemplo ainda tem muita demanda por engenheiros, sobretudo para engenheiros de produção, civil e mecânica.
Entendi, também não me imagino no serviço público, e não aguento mais fazer engenharia, um curso extremamente chato na minha opinião, mas como vou me formar com menos de 24, acho que vou seguir na economia mesmo
Também faço Engenharia e também penso em mudar para Economia.
@@vagnercosta2549 eu tb, só q n tenho 100% de ctz ainda
Alexandre sou estudante de economia, me achei no curso muito tempo depois, sou apaixonada por Economia Criativa. Mas ainda não me encontrei no mercado de trabalho.
Não sei o seu caso, mas como graduei-me com 30 anos tive muitas barreiras, logo tive de criar novos caminhos pois os convencionais não davam resultado, apesar de todo meu conhecimento e desejo em trabalhar com DT e Inovação, avalie também o local onde está pois pode estar saturado, uma outra opção é olhar pra o mercado estrangeiro, algo que também tenho feito, lá fora o economista é muito prestigiado, sobretudo no mercado latino. A dica que eu dou é mantenha-se se adaptando, experimentando novas possibilidades até encontrar seu nicho.
@@PaxLiber Percebi que você foi franco no vídeo e adorei saber que lá fora o economista é muito prestigiado. Obg !
Minha cara, além do emprego, pense como criar oportunidade.
Estou me formando em Ciências Contábeis e pretendo cursar Economia. Seu vídeo foi de muita ajuda. Obrigado.
Meus parabéns, sério, você foi o único youtuber que conseguiu traduzir algumas questões e solucionar umas dúvidas pessoais. Pra você ter uma noção eu já cheguei até pensar em consultar um psicólogo porque não conseguia entender algumas coisas e você falou bem a realidade. Amei, ganhou uma inscrita, uma divulgadora e meu like
Vlw Rebeca, mas youtuber é demais ainda, apenas um doido com opinião..Vlw!!
@@PaxLiber oi, estou cursando o segundo período do curso de ciência contábeis. Mas ja corri atrás de estágio e não consegui, e pq o curso não está me agradando. Estou pensando em pedir transferência para economia. Mas não sou muito boa em matemática. Vc acha q poderia me dar bem?
@@Jootr478 sinceramente, não abandona não
@@Jootr478 termina contábeis que vc tem alguma reserva de mercado, principalmente em cidades menores
Fiz economia por curiosidade intelectual, pois, sou do tempo dos planos econômicas fracassados contra a inflação e eu queria saber q negócio era esse. Nunca me preocupei com mercado de trabalho pra escolher profissão, pois, acho q oportunidade é vc quem faz a médio prazo. Hoje sou servidor público e apesar de ter outras habilidades boas como em contabilidade, gosto de ser chamado de ECONOMISTA. Minha faculdade foi uma porcaria. Aprendi muito mais depois q sair. O ambiente do ponto de vista do conhecimento era horrível: os colegas só queria o diploma e maioria esqueceu economia. Na minha percepção entrei meu espaço, apesar de me formar tarde, aos 38 anos, quando já era inclusive programador.
Olá Antônio, poderia me falae como foi tua história com programação e tecnologia? Kkkkkkkkkk vou trocar de curso e não sei se vou ou pra Economia ou foque em Tecnologia... desde já, obrigado. Tenho 19 anos
@@cassiosclay4758 Vc me deu uma responsabilidade agora. Kkkk vou tentar responder da melhor forma possível. No meu caso acho q foi muito pessoal. Foi assim: quando eu era adolescente não existia computador doméstico no Brasil. Mas apesar disso, eu já imaginava algum sistema lógico, q encontrei quando conheci programação. Quanto a economia, como eu já disse, foi curiosidade, mas tb pq na minha época as faculdades de engenharia eram de dia e eu tinha q trabalhar. Então foi muito mais do tipo: fazer o q gosto, seguir sonho e bem menos fatores externos. Mas hoje se alguém tem dúvida sobre economia e tecnologia da informação, e se identifica com as duas áreas, eu diria q a segunda tem muito o q crescer. Eu escolheria TI, embora depois fizesse uma pos-graduação em economia. Entretanto, qualquer uma das duas sempre vai exigir muito estudo e dedicação. Para o bom profissional sempre haverá espaço em qualquer área. Tem gente formada fora do mercado, mas certamente não são bons profissionais ou se desatualizaram.
Alexandre você falou muito a realidade e me identifiquei com você,eu já tenho 28 anos e só vou me formar com 30. Também não me muito identifico com o setor público, gosto da área da economia criativa e gostaria que me indicasse como posso fazer meu caminho nessa área.
Comecei a cursar em 2007, voltei em 2009 e abandorei de novo, mas como aprendi DIVERSAS experiencias de vida(como tivesse ja 80 anos de idade) voltei a 3ª vez, e tendo inclusive o ingles intermediario e praticando a experiencia com informaçao do mercado.
Tenho 19 anos e larguei química na UFSC para fazer economia porque quero seguir carreira acadêmica na área. Nesse caso vale a pena? Acredito que não é possível entrar na academia sem a graduação de economia.
Eu msm nesta área estou postando toda as minhas filhas nesta área de economia vale apena fazer este sacrifício 👌👏💪
Ola! Sou jornalista, hoje, tenho 40 anos, e atuo no setor de comunicação corporativa, desde 2005. Tenho conhecimentos sobre franchising, gestão de projetos, temas que gosto muito também. Tenho uma frustração na carreira: não ter feito faculdade de economia. Meu receio de começar uma agora? Como aplicar este conhecimento na carreira, se vivemos uma ocasião que, é difícil "mudar" de ares (de setor)? Minha vontade era poder juntar comunicação com economia.... Mas, me preocupo se, estudar economia, não seria apenas uma vontade pessoal... Abraços!
Muitos bons conselhos mostrando a realidade
Já tenho mais de 40 anos (41 anos) e o meu desejo ainda é de cursar economia-primeiro ciências contábeis-fico imaginando se ainda terei oportunidade no mercado-após até talvez estarei com mais de 50 anos,e como disse com mais de trinta anos não alcançou oportunidades por causa da idade,imagina quem tem 49 ou 50 anos.
Tenha mente aberta , pense fora da caixa e lembre_ se idade e so numeros.
A verdadeira idade é mental !! Nesse mundo tudo é possível, fé e determinação que dará tudo certo
Através de um vídeo seu tomei a decisão de escolher o curso de Economia, recentemente fui aprovado para a Universidade de Brasília (UnB). Estou animado e espero que dê tudo certo.
Seguindo o curso normal, com 22 anos estarei formado...
ja se formou?
Olá, amigo. Ainda não. Tem sido bastante desafiador o curso, algumas matérias são bem desafiadoras e difíceis, mas tenho persistido. Estou no sexto semestre, atualmente estou estagiando na área de economia, tem sido uma experiência muito boa. Se vc tem interesse no curso, sugiro seguir. A economia é uma área muito boa e de muitas oportunidades.
@@allanaquino7202 também sou de Brasília, gostaria de conversar com você mais um pouco sobre o curso de economia na UnB
@@matheusakira6663 podemos conversar mais, sim. Diga quais são suas dúvidas?
E qual sua opinião, para trabalhar autônomo, consultoria por exemplo..
tenho 23 anos e tava pensando em fazer e esse ano vi que a minha nota tava mais ou menos (não lembro bem) a nota de corte do Mackenzie, acho que do FGV tb, mas sempre me preocupei com a questão do ingles (sempre quis aprender mas nunca tive condições e acho dificil sozinha) e ainda pela questão do "conseguir um emprego" depois de formada, ainda mais na minha idade e o fato de eu não ter experiencia em carteira assinada, não tenho pulso pra isso
Tô nessa mesma situação agora
mesmíssima situação
Somos 4
5
6
Foi o melhor vídeo que encontrei até agora a respeito, bem sincero e mostrando a realidade. Estou indo para segundo período de economia, tenho 22 anos e já percebi essas possíveis barreiras que vou encontrar no mercado de trabalho, conheço gente por exemplo que trabalha no Bradesco e afirmam que lá não contratam com mais de 24 anos, acho isso muito injusto em qualquer profissão. Devido a isso tenho pensado seriamente em mudar para ciências contábeis, mesmo tendo amado economia...
Muito bom, cara. Já venho do seu vídeo de 10 anos após sua a graduação.
Você trouxe ótimos pontos que não me foi falado no início da faculdade. O presidente do CORECON, por exemplo, deu aquele "migué" pra nós, calouros, dizendo apenas as mil maravilhas da área e eu, um recém saído do ensino médio, criei altas expectativas para o futuro, lógico.
Não fosse essa pandemia, atualmente estaria no 3° período . Gosto do curso; gosto de ESTUDAR sobre economia, porém, desde meu último ano na escola, já visava concursos públicos como objetivo de carreira (continuo com esse objetivo), e o diploma de ensino superior como uma forma de me possibilitar a fazer os mais diversos concursos (hoje, os que tenham como pré-requisito o diploma em ciências econômicas, principalmente).
Se pintar a oportunidade de estágios ou trainee e, se na melhor das hipóteses, eu for chamado, talvez eu siga na área, mas, por enquanto, aos 20 anos, ainda vejo mais futuro em concursos.
Viva o funcionalismo público, até porque ele só é ruim até você ser aprovado e começar a trabalhar e ganhar duzentas bonificações kkkkkk
Ótimo vídeo, novamente.
Abs
Como está sua carreira hoje?, trabalha na área
@@matheusakira6663 Não lembrava desse textão kkkk juro, eu tava relendo e com medo de ter escrevido alguma atrocidade.
Perdi 2020 e 2021 por causa da pandemia, então ainda tô cursando.
Nesse tempo já estagiei em 3 órgãos públicos, hoje tô na Secretaria de Fazenda.
Várias oportunidades de estágio no setor privado já apareceram, mas prefiro continuar no público.
O mercado "exclusivo" pra economista é beeem limitado, já o "geral" é muito concorrido porque tu divide espaço com os de Administração e Contábeis.
Então...
Hoje, 3 anos depois, não planejo exercer a profissão de economista, só ser bacharel mesmo.
Vou continuar no setor público porque já me sinto experiente na área e é o que quero fazer.
E sobre o que eu disse no final... mantenho minha palavra rs
Alexandre, sei que o vídeo já não é novo, mas somente o encontrei hoje.
Tenho 21 anos e quero ser economista. Me encontrei após tentar outros cursos. Começarei esse ano no curso. Faço 22 esse ano, tenho o inglês e um básico em alemão que vou progredir. Desejo ir pro setor privado. Que opções eu já poderia ir buscando pra diminuir o meu atraso em idade e me diferenciar dos mais novos?
Eu iria correr para conseguir certificações técnicas como de Corretagem e CPA, também buscaria bons cursos de oratória e vendas para me vender.
PhaxLyber muito obrigado, velho!
Muito bom seu vídeo. Decidi que vou pra contábeis mesmo, pois particularmente para mim, segundo os pontos que você levantou, os custos (financeiros e de oportunidade) de fazer Economia são superiores aos benefícios. Obrigado pelos esclarecimentos e franqueza. Paz.
Acredito que se o cara vai estudar economia e deixa de fazer macroeconomia porque é opcional. Este cara é cilada bino.
uma das iniciativas que eu tive para facilitar minha busca por colocação no mercado de trabalho, foi estudar linguagem de programação voltada para analise de dados, python, pois além de disputar mercado com contadores e administradores temos a concorrência com engenheiros, e nessa parte eles são bem mais preparados que nós economistas, espero que isso me ajude.
Video muito interessante!! Tenho 24 e estava pensando entrar em economia... mas agora fiquei com receio! Ja tenho uma graduação em psicologia na inglaterra, voltei pro brasil a 2 anos atrás e trabalho com comércio exterior! Enfim... sera mt tarde pra entrar em economia? Nao sei se vai ler isso mas... obrigada pela informação!
Vá na fé. Só que não faça apenas graduação, procure projetos de extensão, estágios e etc enquanto estuda.
oi, desculpa mas qual o motivo dessa discrepância de interesse nos cursos? psicologia é bem diferente de comércio exterior/economia haha perguntou isso porque penso em fazer economia porque gosto da área empresarial mas também quero fazer algo com biologia porque quero trabalhar com doenças, genética etc e são áreas totalmente diferentes
PhaxLyber, espero que possa me responder. Tenho 25 anos e sou formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Atualmente curso uma segunda graduação em Economia, também pela UnB, hoje estou no quinto semestre, de um total de 8 semestres. Irei fazer ANPEC no fim do ano. O que me fez buscar uma segunda graduação foi justamente a frustração com o primeiro curso, não só pelas disciplinas, mas principalmente pelas funções desempenhadas pelo profissional no mercado de trabalho, baixo salário e saturação. Hoje, trabalho em uma agência de marketing, realizo pesquisas e planejamento estratégico para produção de campanhas publicitárias, mas aos poucos tenho sido deslocado para área de gestão financeira, devido ao fato de ser uma pequena empresa e com baixo orçamento, o que inviabiliza a existência de uma setor financeiro específico na agência. Nesse momento eu percebo a versatilidade de duas graduações. Mas na verdade, eu diria que desempenho uma função de contador, elaborando DRE, realizando os lançamentos, produzindo relatórios de desempenhos financeiros e demais informações, que posteriormente servirão como dados para uma empresa terceirizada de contabilidade a realizar a construção do balanço patrimonial da agência. Muitos veteranos cursando o mestrado, grande maioria planeja seguir carreira acadêmica ou setor público, que é o principal mercado de trabalho em Brasília. Mas de uns tempos para cá tenho percebido cada vez mais concursos na área de contabilidade, também vejo que na empresa que trabalho os conhecimentos de contabilidade são mais úteis. Conheço muitos economistas de Brasília bem sucedidos no setor público ou academia, mas setor privado, como no Brasil como um todo, existem apenas empresas pequenas ou grandes, há uma carência do percentual de empresas médias no nosso país. Com você mesmo falou, poucas empresas pequenas possuem demandas para Economistas. Ás vezes sinto dúvida se devo seguir carreira em Ciências Econômicas, aliás fui parar na área de Marketing e Contabilidade. Penso em fazer mestrado e quem sabe PHD, mas estou dando prioridade em fazer um MBA em Finanças, por acreditar que esse título facilitará a "venda" da minha mão de obra no mercado de trabalho brasiliense, por assim dizer. Eu teria a firmeza de não recomendar o curso de Comunicação Social para qualquer estudante, independente da Universidade. Mas tenho medo de me frustrar outra vez com Economia, pois tenho percebido que é uma graduação muito voltada para área de pesquisa e academia, e não é raro ver um veterano desempregado. Por outro lado o curso te dá liberdade para completar sua grade com disciplinas de interesse, meu caso tem sido Finanças/Contabilidade/Matemática. Gostaria de uma opinião sua sobre o mercado de trabalho e se é realmente tão difícil assim arrumar emprego na área de Economia como dizem na internet. Grande abraço, desculpa pelo texto longo. Muito sucesso para você!
Infelizmente sim, sobretudo pelo excesso de proteção de outras classes profissionais, mas dá uma olhada em outros cometários aqui pois essa pergunta é recorrente. Vlw!
Eu me formo em 1 ano em economia, tenho uma gigantesca dúvida no pós faculdade, sobre mba ou pós, e o que fazer, tô muito perdido e tenho 12 meses para tomar decisões
Excelente, acabei de me formar e desde a metade do meu curso decidi que seria consultor, comecei como estagiário, e virei consultor Júnior, só que a empresa em qual eu trabalhava passou por mudanças, tive que sair e fui para o mercado, mas por causa da minha idade não deu certo, porque na região que eu moro para ser consultor você têm que ter alguns "cabelos brancos".
Cara foi um bom vídeo, mas tenho que te falar que idade não influi tanto, se o indivíduo não tiver capacidade, aí sim. Isso é uma visão sua camarada. Vou fazer sim e me destacar, independe da idade, e olha que é em uma FEDERAL renomada.
Boa
Concordo
E vc se formou com quantos anos exatamente?
Quem já tem uma graduação de engenharia fala inglês e se formaria com 28 anos em economia. Como seria aceitação desse profissional?
Tenho 28, estou no último ano e já trabalho na área. A dificuldade e preconceito estão mais na cabeça de quem não está no mercado do que de quem está contratando. Engenheiros têm boa formação matemática, isso ajuda muito.
Alexandre, você acha que alguém q quer trabalhar com econometria ainda vai precisar ser bom em oratória? Não é uma área mais backoffice não?
A economia tem um bom mercado de trabalho? Estou no ensino médio, penso seriamente em ser economista. Mas tenho diversas preocupações, como a citada anteriormente.
Olha, não acho q vc deveria guiar sua formação em vista do número de vagas disponíveis no mercado. O mercado de trabalho varia de acordo com a demanda da sociedade, pouco anos atrás a procura por profissionais da engenharia e da construção cívil era enorme, hoje em dia essas áreas estão saturadas de profissionais e pouquíssimas vagas diante da crise.
Tenta se destacar no que gosta e vai!
Porém, se ajuda, economia ainda não é um dos cursos mais visados entre os estudantes em idade de vestibular, as pérolas ainda continuam sendo as engenharias da vida.
Espero ter ajudado!
@@felipeandradde9803 será que vale a pena fazer gestão ambiental? Tô em dúvida entre ela e ciências econômicas
@@sophialm_ tudo que tu gosta vale a pena
Gente❗Sobre a carreira Bancária. Posso trabalhar sempre? Ou tem um padrão de idade, um tempo determinado de até quando eu posso trabalhar na área? Ex: no Quartel tem 8 anos pra trabalhar, acabou esse tempo a pessoa é dispensada. Na Carreira Bancária é assim? Tem tempo de limite pra trabalhar?
A carreira de economistas estão infectadas por engenheiros e administradores que estão modificando tudo, estou terminando economia e estou um pouco em dúvida se vou atuar na área vou vou para outra pq o mercado está muito ruim sinceramente
Olá, sou da região de Maringá! Pretendo cursar o curso de Ciências Econômicas no UEM em Maringá!
Queria saber a realidade em dinheiro, quanto um economista ganha, e como é a entrada no mercado!
Me formei na UEM, mas da uma olhada nas respostas dos comentários aqui...vlw!
Tenho 25 anos, vou iniciar o curso de Ciências Econômicas na UFS agora em 2024
Pergunta: qual é a sua jornada de trabalho ? Trabalha de que dia a que dia ? Na pratica oque VC faz ? Ex: na prática VC fica sua jornada de trabalho desenhando gráficos
Eu ou o economista, em ambos os casos é muito mais do que isso
Olá Alexandre, faço economia na UNIPAMPA-RS, estou no 4º Semestre, e estou bem dividido sobre meu futuro, é interessante ter um mestrado para a área privada? Ou foca nas certificações, e o crescimento pessoal se dá no mercado?
Fiz um semestre de engenharia de produção na universidade federal de Uberlândia, tenho maior interesse pela área de finanças empresariais. Estou no primeiro período de economia empresarial e controladoria da USP. Você acha que é uma área com boas oportunidades, visto o mercado regional? São Paulo principalmente
Otimo video, alexandre.!!!
Sou formado em administração, contabilista, vou me formar com 35 anos... o que vc falou me deu um norte..
Obrigado!!!
Eu ainda estou entrando no ensino médio e já penso na profissão
Qual área da mais dinheiro, a privada ou a pública?
Ai depende de você. A pública certamente será mais estável.
o que vc fala no vídeo que eu não estou entendendo bem "CLENIR?" o que é isso poderia me explicar, estou querendo cursar economia, parabéns pelo vídeo.
Trainee!(programa de estágio)
Quem tem 40 anos não pode mais sonhar, sua colocação é um banho de água fria, talvez o capital cultural falou mais alto para você. Sou sociólogo, e quero ser economistas.
... erro GRAVISSIMO é não ter na grade curricular é leituras de graficos candlestick [ Bolsa de Valores , BMF , Nasdaq , NYSE , SP500 e Dow Jones ] ...OBS : LER , ENTENDER e OPERAR .
Olha, até eu que não sou economista, só tenho ensino médio aprendi leitura de gráficos. Se você souber bem mercado financeiro, estiver atualizado sobre politica e for estudioso para entender a dinâmica dos grandes players, sua história, etc, leitura de gráficos será o menor dos seus problemas. Digo isso porque é o que mais percebo que preciso para ter sucesso na bolsa de valores.
@@Fernanda-tb6cg mas saber ler Graficos pode te dar muita grana $$$$ EX: Scalpe Trader , Day Trader , Swing Trader , Position Trader ...... sao uma dos caminhos que pode se seguir........ ( para onde eu estou indo ) .
@@tiburcioassustadoramentein8614 tem razão, leitura de gráficos é show, mas gosto de fundamentalismo também. Boa sorte nos negócios!
@@Fernanda-tb6cg, tem algum material que vc pode indicar para estudar bolsa de valores. (Até o momento estudo por conta própria)
Você acredita que existe alguma possibilidade de trabalho no exterior para um economista brasileiro como é o caso de muitos engenheiros brasileiros que conseguem vagas no Canada, Nova Zelândia, etc?
sim e é até mais fácil, pois áreas biológicas e de engenharia tem regulações mais severas, por outro lado tem muito mais oferta.
Olá, você falou que estudou em Maringá, e eu não pude deixar de te perguntar, o que você acha sobre a instituição FCV ?
onde consigo as certificações?
Eu tenho 17 anos e penso em cursar Economia. Entretanto tenho medo de não conseguir ser inserida no mercado de Trabalho ou ainda não conseguir obter lucros. As dificuldades para ser introduzido no mercado de Trabalho são muito grandes? O profissional da área é bem remunerado ou não?
Também tenho 17 anos e tenho esse medo. Mas olha, todos os cursos tem uma certa dificuldade pra entrar no mercado, isso depende muito de onde vc está. O curso de economia até que tem um bom salário inicial e não é um mercado muito "cheio", comparando com outros cursos. Na minha opinião, se vc realmente gosta do curso, faça... vai valer a pena.
Penso a mesma coisa! E o pior é ouvir opiniões de pessoas da área, dizer que Contabilidade há mais empregabilidade e conseguem empregos de forma mais fáceis. Economia é um curso mais amplo que vc estuda muito e dificilmente conseguirá empregos a sua altura ou são menos valorizados.. Isso que complica, tenho medo de cursar e ao final me arrepender! Infelizmente a vida no Brasil é cheia de incertezas, já ouvi muitos me dizerem que a melhor decisão a ser feita enquanto é jovem, é ser fluente em idiomas e procurar alguma forma de sair deste país. Tenho 17 anos, e vcs como estão agora?
Que experiência eu vou precisar ter para trabalhar com isso? Provavelmente, com 28 anos será minha conclusão.
Boa noite.
Não consegui uma definição clara sobre economia social. Teria essa funçao especifica? Pra alguém como eu que ainda vou iniciar, e pensando em economia social, como eu devo me encaminhar na academia e fora dela.
Grato.
Galera conheci a FECAP e gostei muito dela visitei ela e tal, e queria saber sobre a aceitação dela no mercado de trabalho, e se ela realmente é boa, pretendo trabalhar no setor privado mais voltado para finanças.
Gostei muito do seu vídeo. Me esclareceu bastante. Mas ,ao mesmo tempo, desanimou-me.
Estou com 24 anos e, de acordo com meus planos, pretendo iniciar a graduação em economia aos 25 anos pelo Ibmec-Rio, e tenho inglês avançado, mas devendo prática.
O que acha, sigo em frente ou repenso o curso?
Agradeço desde já,amigo!
Só vai em frente!
ele falou apenas uma opinião manow faz o que vc gosta
Meus parabéns, nossa muito inteligente sua visão! Acho que as questões levantadas por você, cabe em praticamente todos os cursos, porque o que mais vejo hoje são formandos reclamando sobre a quantidade de pessoas no mercado e a impossibilidade de entrar nesse mercado, porém o que deixou claro na sua opinião é: o que vai determinar o seu sucesso é como você se prepara durante a graduação; isso torna as coisas muito difíceis sim, porque o curso em si não é fácil, os cursos caros, o tempo escasso, fora toda pressão, entretanto vou seguir sua receita e como tenho uma profissão que me mantém, acredito que consigo fazer suas indicações. Muito obrigada! Iris
Johrel Martins TKS
Oi Alexandre, tudo bem ?.
Primeiramente gostaria de parabenizar o seu trabalho e agradecer pelas dicas.
Eu tenho 23 anos e atuo no mercado financeiro como day trader há 1 ano.
Tenho pensado muito em iniciar a faculdade nesse mês e estou muito em duvida, pois minha vontade é de atuar 100% no mercado financeiro na tesouraria de bancos ou em empresas de investimentos, ou como gestor de fundos e por ai vai. Amo muito essa area e não tenho problemas em estudar muito para me destacar, você acha que seria uma boa opção cursar economia para futuramente atuar somente no mercado financeiro?.
De qualquer maneira muito obrigado.
Olá, tudo bem? Eu tenho 20 anos e estou estudando economia. Será que poderíamos conversar sobre inserção no mercado de trabalho? Tenho algumas duvidas e também quero o mercado financeiro. Se puder retornar, agradeço.
Valeu amigo!
To fodido então. Vou me formar com 30, se tudo der certo
Será que arrisco ?
Pense bem nos seus objetivos.
Olá tenho 16 anos e estou querendo cursar economia e estou pensando em 3 instituiçoes vocês pderiam me ajudar? UNIP, ESAMC ou UNISANTOS
Acabei de assistir o vídeo, e quando você fala sobre a carreira academia, você cita uma prova mas não consegui entender. Poderia me informar qual o nome dessa prova pra eu pesquisar sobre ela?
Prova para mestrado em Economia? - Anpec.
Oi Alexandre, sou de Maringá também e gostaria de saber de você qual sua opinião a respeito de trabalhar com pesquisas em academias, etc? é remunerado? abraços.
Academia, universidade certo? PAra remuneração está melhor que o mercado, mas satisfação e sentimento de estar contruindo um mundo melhor é nenhum
Alexandre, pretendo cursar economia e gostaria de trabalhar em bancos, você sabe me dizer quais cursos valorizariam mais meu perfil em relação a softwares?
Amanda Andrade não entendi "em relação a softwares". Para banco eu recomendo os CPA 10 e claro 20
quis dizer, conhecimento em programas de gestão de dados tipo ERP, Oracle, Excel etc, mas obrigada vou pesquisar mais sobre o CPA
@@amnd4u VBA, Python e R
Quero fazer economia e direito, se tudo ocorrer como o esperado vou entrar com 17 anos e me formar com 22, porque na federal da minha cidade (UFJF) economia noturno são 5 anos e iria fazer direito de manhã em uma particular, gostaria de trabalhar em empresa como advogada no setor financeiro e econômico, como a área tributária e acho que economia seria uma boa para complementar o direito e vice e versa. O que você acha?
markx142 Obrigada por me responder, mas gostaria de pelo menos tentar fazer os dois juntos, por mais que eu pegue DP em alguma, acho que vou me formar nova nas duas e vai ser melhor no mercado de trabalho.
markx142 E você acha que daria pra ganhar bastante dinheiro? Fiquei muito em dúvida entre economia e contabilidade porque todos falam que se eu fizer contabilidade e direito posso abrir um escritório e mexer com consultoria e ganhar bastante dinheiro, ainda mais minha mãe que é administradora, ela queria que eu fizesse administração mas não me indentifico nada.
markx142 Acho que vou ficar com a economia mesmo, a faculdade de direito é muito boa está entre as melhores de Minas com a mesmo nota no ENADE da UFMG, mas vou ver pela minha nota porque economia e direito está quase empatando para UFJF, porém tenho receio porque direito particular tem duas renomadas na minha cidade, mas economia e contabilidade só a federal que tem grande renome.
PaxLiber, tenho 34 anos, estava pensando seriamente em iniciar a graduação de economia, porém apos assistir esse vídeo, confesso que fiquei preocupado. Não tenho mais tempo para perder, já perdi muito. Li nos comentários que um tecnólogo está sendo mais valorizado do que uma faculdade, lembro agora de ter visto em alguma reportagem sobre a boa aceitação do tecnólogo. Você acha que seria uma opção mais rápida para alcançar uma posição no mercado de trabalho fazer um tecnólogo? Moro em Porto Alegre / RS. Parabéns pelo vídeo. Abraço.
Isso depende, você já viu a tabela de honorários de um economista? Tecnólogo é faculdade mano rs, mas é voltado para uma parte mais prática, funcional. Já o Bacharelado é mais amplo, com conceitos mais profundos. O tecnólogo forma mais rápido, sem dúvidas e você pode alcançar sua posição no mercado, assim como qualquer outra coisa que você fizer. Mas aí vai mais de você mesmo decidir se quer algo mais rápido (tecnólogo) e entrar no mercado ou ter uma formação mais aprofundada, que trará retornos mais rentáveis. Depende muito do que você for escolher... Mas, por exemplo, nada impede que você faça o tecnólogo para garantir um emprego e uma posição no mercado e depois se graduar em economia e aí você pode desenhar o seu histórico... São várias possibilidades rs... desculpe o textão.
com certeza
nada idade julga nada nao, estou iniciando economia, e nao estou preocupado com idadetenhio 5 e com fe em deus estarei formado aos 40, tem muitos concursos de prefeituras conselhos tribunais de conas, e ate nos ministerios. abs
Acho essa questão de idade relativo. Eu também tenho 34 anos, estou cursando economia e acho que tudo é questão de determinação. Dificuldade tera em qualquer idade ou em qualquer curso. Claro uns mais outros menos. Boa sorte pra ti!
Sou recém formado e no entanto meio perdido para qual caminho (área) profissional seguir, no entanto me vejo atuando na pratica algum ramo no setor ou de agronegócio (microeconomia) ou em consultoria (macroeconomia). Poderia me dar umas dicas...
Um deficiente pode ser economista ou ter algum cargo desse de importância nas finanças da empresa?
Como assim deficiente? existem vários tipos de deficiencia....
eu provavelmente com planejamento e sorte so me formaria depois dos 30 ou mais e triste mais eu já tinha essa ideia , importante ouvir alguém com uma visão sobre o assunto
PaxLiber , tenho 26 anos , estou cursando engenharia de produção , atualmente no segundo semestre e estou pensando em trocar de curso pra economia agora no começo de 2018 mas depois do seu vídeo me fez repensar isso , oq vc acha de engenhara de produção ? acha que devo continuar ? me da uma luz .
Bruno, eu ficaria no curso de Engenharia de Produção. Onde moro, na costa esmeralda catarinense, tem uma grande demanda por engenheiros de produção enquanto para economia..... nada.
Entendo , vlw pela dica cara.
E depois de engenheiria de Produção, você fazer cursos de especialização em Finança. Todas as Profissões cabem na economia, agora o economista não cabe em outra função. Pesquisei aqui e vir isso.tem ate Biólogos, Biomédicos entre outros que estão trabalhando na área Financeira.
Matheus puts, vc acha? eu desisti de relações internacionais para economia justamente porque achava economia um curso com um diploma bom para depois investir em uma especialização
Adorei seu vídeo! Muito obrigada por compartilhar sua visão! ❣️
Gostei do video, muito esclarecedor, trabalho na indústria na área de qualidade, sou de Curitiba, existem muitas vagas de emprego para engenharia de produção porém economia me seduz bastante, tenho 26 anos vi que a grade curricular da faculdade no primeiro semestre é a mesma do curso de administração e que também pode ser uma opção, porém o mercado ta saturado nessa área, realmente os três cursos me parecem uma opção viável o que me desmotivou em fazer economia foi a questão da idade como vc mesmo disse. Se você soubesse sobre esse problema do mercado de trabalho em relação a idade vc cursaria qual desses três cursos?
depende do meu horizonte, mercado interno contábeis, externo, economia
PaxLiber, tenho 18 anos, terminei o ensino médio e o técnico (telecomunicações - COTUCA) juntos ano passado e agora já estou trabalhando na área como CLT (onde gosto muito).
Meu plano de vida é fazer um tecnólogo em Gestão de energia e Eficiência energética na FATEC (que considero incrível) e depois ingressar em ECONOMIA(minha paixão) na Unicamp, pelo fato de ter amado a grade e o campus ser perto de casa.
Entretanto se eu seguir por esse caminho irei terminal a facul com 27 anos e me assusta muito! Qual a sua opinião sobre isso?
Desde já agradeço pelo vídeo, me esclareceu demais!
pense em fazer economia para conhecimento, não para emprego, no Brasil Economista é muito desvalorizado. Vc está certa em fazer um tecnólogo, mas talvez antes de fazer economia eu faria, aproveitando o tecnólogo, alguma engenharia.
PhaxLyber Então, na verdade eu queria trabalhar no setor público. Eu faria o tecnólogo para conhecimento.
se vc vai terminar com 27, o melhor caminho é o S. Público, vc está certa.
Olá estou pensando em cursar economia nos Estados Unidos , vc acha q faz diferença ter um diploma internacional de economia no Brasil ?
Cara acho sim! Muito importante e agrega muito, não sou perito em economia mas estudo porém ajuda muito!
Quais são as vagas de emprego que necessitam de um registro de economista? É claro que o presidente do BC precisa. Se eu for gerente de uma loja durante o curso eu posso ficar despreocupado com isso até me formar ou achar uma vaga dessa obrigatória?
sim, geralmente só grandes empresas para a função específica de economista e concursos para economista ou equivalente vão exigir e mesmo assim dão tempo para vc regularizar se entrar.
PhaxLyber Então é tranquilo. Posso entrar como gerente ou algum cargo financeiro na gestão da empresa que não precise dessa certificação/exame.
e se eu quiser seguir carreira acadêmica ? tem alguma dica ? eu cursei inteco e meu professor era muito novo menos de 30 e já da aula na federal aqui de Brasilia isso acabou me deixando bem animado quanto a carreira acadêmica
1)Os bancos múltiplos são como bancos comerciais em todos os aspectos”. Esta afirmativa está: (Assinale apenas uma alternativa). *
A)Correta.
B)Totalmente correta.
C)Parcialmente correta.
D)Totalmente incorreta.
E)Incorreta.
Qual seria a correta?
2)Os bancos múltiplos, oferecem a seus clientes: (Assinale apenas uma alternativa). *
A)Produtos bancários.
B)Existem 2 alternativas corretas apenas.
C)Oportunidade de investimento.
D)Todas as alternativas estão incorretas.
E)Previdência privada.
F)Todas as alternativas estão corretas.
Qual seria a correta?
3)Recursos financeiros líquidos são oferecidos para os bancos múltiplos afim de que ... (Assinale apenas uma alternativa que complete coerentemente o raciocínio). *
A)Nenhuma das alternativas este correta.
B)Todas as alternativas estão corretas.
C)Essas instituições ofereçam como forma de empréstimos para construção em longo prazo.
D)Essas instituições emprestam através de crédito em CDC.
E)Essas instituições emprestem a seus clientes como financiamentos em longo prazo.
Qual seria a correta?
4)Os tomadores de dinheiro são: (Escolha apenas uma alternativa). *
A)Quem deposita dinheiro na sua conta corrente.
B)Quem investe comprando títulos da instituição financeira.
C)Nenhuma das alternativas estão corretas.
D)Todas as alternativas estão corretas.
E)Quem deposita dinheiro em sua poupança.
Qual seria a correta?
5)As instituições do mercado financeiro são o elo entre estes dois tipos de usuários do mercado financeiro”. (Assinale a alternativa que comprova a afirmação acima). *
A)Através da compra e venda de produtos bancários.
B)Através da compra de produtos bancários.
C)Nenhuma alternativa é incorreta.
D)Através da venda de produtos bancários.
Qual seria a correta?
Poderia tentar me ajudar a responder essas perguntas?
Olá Alexandre. Tenho 17 anos e sempre me interessei pela área, mas sempre criticaram por em minha região não ter uma grande demanda. Nesse Enem botei economia em primeira opção e consegui passar. Vale a pena eu cursar mesmo tendo tão pouco espaço para a profissão aqui??
Eae deu certo?
Eu estou nessa situação atualmente, mas vendo esses vídeos, está me deixando um pouco em dúvida com a escolha
Tenho 26 anos, formada em ADM e experiência em setor financeiro a 5 anos, compensa investir na graduação em economia? Gosto muito da área e pretendo seguir na área
Se vc é formada em Adm, trabalha no mercado financeiro e quer progredir nele, talvez fosse melhor ir atrás das certificações, não acha?
Nem vou tentar mais estou com 38 e eles querem gente jovem e ingênua p ficar mais fácil explorar...
Fazer econômia é importante ter administração também. ? Me corrija se eu tiver errado , que após os 4 anos de economia você faz mais um ( de adm ) ? Como é o mercado de trabalho
@Matheus Rodrigues na faculdade , tem matéria de administração e suas leis. Acredito que é bom , tudo que é acréscimo é melhor fazer kk
Boa tarde! Acabei de assistir seu vídeo. Bom faço econômica na UERJ e vou me formar com 36 anos. Estou migrando da área de TI e trabalho atualmente no setor público e falo inglês. Como seria o mercado para alguém com meu perfil?
N sei nada de nada kkkkkkk, mas se você souber programar, falar inglês bem e dominar economia eu te contrataria.
Vixe já desanimei, tenho 27 anos e iria começar ano que vem...
eu também, tenho 27, queria iniciar mas desanimei tbm.
vai Desistir por uma OPINIAO ?Nao desista.
@@j.wilsonf.cordeiro5177 eu gostando de algo é o que importa, nao desista a vida é muito mais do que apenas dinheiro..
Estou com 29 e vou pra cima, já vi que economia não se limita apenas a faculdade, a idade vai virar coadjuvante em meio a outros cursos que vou adquirir, planeá sua estratégia e não desanime por avistar obstáculos pois em qualquer área te digo que a idade influencia, mas se vc sabe onde quer chegar vc conseguirá!
Parti para contabilidade.
Vi que a nota de corte da USP-RP é consideravelmente menor que a USP-SP.
Isso influencia muito na hora de concorrer à uma vaga? Uma pessoa que cursou economia na USP-SP tem mais vantagens que uma que cursou na USP-RP?
Acho q a USP-RP é mais baixa por ser interior, a concorrência é menor aí o corte abaixa um pouco
Tem sim! Mas não por motivo de nota de corte... A questão é que quem está em SP capital está localizado nos maiores e melhores mercados financeiros que existem. Mas a verdade é que isso não pode ser um impedimento. Tanto em RP quanto em SP dá pra se sair muito bem quanto a isso.
CAra! vc é foda. Parabéns pelo canal.
Agora fiquei extremamente preocupado. Abandonei engenharia mecânica, para fazer economia, eu sou apaixonado por projetos inovadores e desenvolvimento de produtos. Hoje estou com 24, primeiro semestre, e isso que você falou me preocupa bastante. Não quero depender da academia pra me destacar no mercado, mas será que não conseguindo entrada antes de concluir a faculdade existe alguma possibilidade de meu diploma servir de alguma coisa?
Abraço. Ganhou mais um escrito :D
Foca numa carreira fora ou trainee, mas com 24 vc deve se formar com quase 30, então se prepara o máximo possível para os trainees pois vc terá poucos. Com a minha visão de hoje, eu faria engenharia, concluiria e depois faria economia, ou seja, garantiria o pão o primeiro pois economia no brasil é muito desvalorizado.
PaxLiber que você pensa da engenharia de produção? No caso eu reaproveitaria bastantes disciplinas já pagas e teria um pé que mais compactua com a economia.
Creio que qquer área de engenharia teria mais mercado, sobretudo fora dos grandes centros.
PaxLiber valeu pelo feedback. Sucesso com o canal. Muito legal.
Olá! Pode dar um feedback de como tem sido o curso de economia? Se ainda olhar esses comentários.
Tenho 19 anos e estou cogitando em fazer economia e de todos os vídeos que já assisti sobre o assunto esse foi o que me passou mais clareza sobre o mesmo! Muito boas suas dicas, vou até anotar para não esquecer 👏🏾👏🏾
Tenho 16 anos e tbm vou fazer economia, ano que vem com fé em Deus.
Não espere ser velho demais para começar, rsrsrrsrs
Estou querendo prestar economia na usp , mas tenho medo de não dar o retorno financeiro alto...
Retorno financeiro alto garantido é só medicina. O resto para ganhar bem tem que ser muito bom, se destacar. Mas economia permite que vc seja rico caso vc se dedique muito.
Cara estou com muita dúvida entre Direito e Economia, acho os dois cursos atraentes porém não sou bom com cálculos, estatísticas e etc, e isso me deixa apreensivo.
E quem é bom em cálculo!? rs. Creio que qquer área da social aplicada está saturada, em qualquer uma você terá grandes dificuldades. como disse a outro assinante, quem te inspira? faça um benchmarking dos profissionais que te motivam e conheça seus caminhos, mas comece cedo. Ainda na graduação busque cursos de oratória, linguas e algumas certificações para quando se formar ja esteja a frente, se pensa ir para o setor publico, ja começa na graduação a se preparar.
Ei mano pretendo cursa economia mas tenho medo de acabar nao trabalhando , pois dizem que o mercado e fechado . moro na paraiba , EU TENHO UMA GRABDE RISCO DE FICAR DESEMPREGADO ? , SE EU DECITIR FAZER ESSE CURSO.
sim, da uma olhada nas respostas de comentários que dei aqui
Tem, principalmente com essa gramática.
A UEM sei que é a melhor em Maringá. Mas e a Unicesumar é boa?
Estou cursando economia e gosto muito do meu curso, só que estou meio perdido em relação ao mercado de trabalho e tudo o que eu posso estar vindo a fazer, preciso de um help.
Eai cara, deu tudo certo?
Bom dia! Eu vou me formar com quase 30 também, mas estou cursando Tecnólogo em Gestão Financeira na FGV pra já entrar no mercado de trabalho, você acha um boa estratégia ?
Para conseguir algo rápido talvez, mas possivelmente será algo de pouca remuneração, minha experiência aponta para formações mais específicas e carreiras mais técnicas tem melhor chance no mercado de trabalho, mas sinceramente, investe o máximo em "Qi" (quem indica), participando de minicursos, linkedin, procure conhecer as pessoas certas.
Depois de formado VC faz uma MBA e ate uma segunda graduação ajuda muito
Olá, tenho 24 anos estou pensando em estudar econômia ead, gostaria de saber se você acha que é uma boa ou ruim? É o único jeito que consigo estudar, e você falou lá das carreiras e se tiver 26 anos já está ultrapassado. E eu queria mercado financeiro, estou estudando pra cpa 10 mas depois tentar ancord. Você acha que devo seguir em frente?
Vou fazer no setor privado e terminarei com 26 anos, oq vc diria disso?
Alexandre parabens pelo vídeo ,vc mim fez volta a estudar para concurso público .
O que você acha do mercado de trabalho na América do norte, pretendo me formar aqui e morar por lá . Obrigado pelo vídeo!
Tudo é muito pontual, mas eu fugiria dos grandes centros
PaxLiber, tenho 26 anos, acabei de me formar em Gestão Financeira e estou na duvida entre uma segunda graduação em Economia ou uma Especialização (Mba) em Controladoria & Finanças.
Até o momento estou optando pelo MBA.
qual seu ponto de vista?
MBA, com certeza, mas tambem pensaria em certificação CPA
Faz uma MBA, e depois faz uma segunda graduação em Administração seria uma ótima. Tambem tira o CPA 10 e 20 e o CNPI(Analista de Investimentos).
Esse exame da ANPEC ppde ser feito por um portador de diploma de qualquer curso? Não entendi. Se eu me formar em Ed. Física eu posso decidir dar aula em economia e é só fazer esse exame? Deveria ser obrigatório ser um economista.
O exame é para entrar no mestrado e doutorado. Pode fazer quem quiser, educação física, moda, artes plásticas. Se vc passar em algum lugar vc pode fazer o mestrado.
O que é ANBIMA?
Então quem tem mais de trinta e quiser fazer graduação em economia pode desistir.
não aconselho