Sou militante do PCdoB, gosto muito do seu trabalho e dos meninos do PCB, apesar das discordâncias. Acho que às vezes nós das esquerdas tratamos nossos projetos políticos com muita soberba e isso impede que a gente enxergue alguns pontos de convergência, inclusive dentro dos próprios partidos. Acho que quando fazemos críticas dentro do campo, elas deveriam ser feitas com mais compreensão do que com ataques. Pra mim, hoje, há um abismo entre a esquerda revolucionária e a esquerda reformista, tanto no discurso, quanto na estratégia. Nem todos ditos revolucionários estão dispostos à revolução, nem todos os reformistas são absolutamente antirrevolucionários. Espero que nós do PCdoB e vocês do PSOL consigamos dialogar mais, a partir de algumas aproximações institucionais que estamos fazendo este ano. Parabéns, grande trabalho!
Concordo com você! Sinto essa falta de humildade dentro dos partidos. Precisamos estar atentos às congruências e não apenas focalizar naquilo em que divergimos.
Essa falta de humildade eu vejo muito nas críticas feitas ao PCO, outro partido que eu acho que tem vez no debate anti-capitalista. Houve por exemplo aquela polêmica da criminalização da homofobia, que eles foram acusados de homofóbicos por serem contra isso quando, na verdade, eles só não achavam que essa medida realmente traria algum benefício e achavam que seria, inclusive, prejudicial. Nas críticas que vi não encontrei diálogo, apenas ataques.
Estou fazendo meu doutorado na University of Waikato, estudando a pobreza energética através da perspectiva democracia energética. Obrigada Sabrina por me tornar uma ecossocialista e por me influenciar em minhas decisões acadêmicas e de militância! Agora estou entrando para a Global Ecosocialist Network :) valeu por tudo!!!
@@robertoselig1014 existem dois tipos: um seria mais relacionado à falta de infraestrutura energética suficiente, e o outro é a dificuldade em poder pagar pelos serviços de energia (conta de luz, gás para aquecimento). No meu doutorado, estou estudando o último caso!
@HenryDev Ao menos a maioria dos socialistas me parecem bem intencionados. As teses soam um pouco ingênuas, mas confesso que conheço muito pouco. Quanto ao que isso revela sobre o sistema de pós-graduações. Bem , talvez você esteja superestimando o significado de "doutoramento". Fazendo aqui um exercício extremamente amadorístico de definição, creio que atingir o grau de doutor apenas signifique que o indivíduo tem conhecimento da bibliografia de algum tema específico, que domine os principais argumentos usados na tradição do debate daquele tema e que seja capaz de elencar e defender uma tese ou hipótese original. Não quer dizer que o tema em questão seja um reflexo preciso da realidade.
Por isso os partidos de esquerda continuam levando uma surra nas eleições. Esse otimismo de frase feita ignora a falta de união e fragmentação dos partidos com pautas de matriz socialista
@@peterkm23 mas isso não é uma frase de efeito, ela explicou muito bem o que ela quis dizer quando deu o exemplo do casamento. Não há unidade apenas quando um ou mais campos começam a convergir por terem pontos em comum em seus projetos, ou seja, não é já nesse começo que se forma unidade. A unidade é resultado de um processo que parte dessa convergência inicial e vai se construindo pelo relacionamento entre os campos e o diálogo constante entre eles.
Vocês lutam por uma ilusão, triste um desperdício de energia. O mundo é um jogo de poder e domínio desde que a consciência humana surgiu, até mesmo no reino animal, comer ou ser comido! O modelo Socialista é uma linda historia de conto de fadas, na grande maioria para ricos que usufruem dos bens matérias geradas pelo capitalismo, muitas vezes que foram produzidas por mão-de-obra "escrava" (Muito Barata). Iludidos e utilizados como massa de manobra para partidos ganharem o poder e usufruir dele, triste dose de realidade, juro que gostaria que tudo isso pregado pelo socialismo pudesse ser verdade mas prefiro a realidade do que a fantasia!
@@j.pedrolima2226 ilusão que vem sendo aplicada desde o século XIX de diferentes formas. Se você já tirou ferias na sua vida agradeça ao socialismo. Se existe saúde pública no mundo agradeça ao socialismo. Vai ler fourier, proudhon, Marx e saint simon
@@allet6575 Nova Zelândia Canadá ÁUSTRALIA, Reino Unido Alemanha etc, mas você vai falar que não deu certo, vcs Esquerdas acha que o mundo vai ser perfeito
@@cristian.andr7 É preciso pensar a idéia do "capitalismo" dar certo pra além das fronteiras dos países. O Reino Unido deu certo? O capitalismo deles começa a partir da exploração brutal de africanos escravizados a partir dos séculos de colonialismo. "A, mas a Inglaterra não tem relação direta com a escravidão no Brasil" será? Portugal explorou as riquezas daqui ao ponto de esgotamento, em algumas frentes, enquanto repassava esse ouro pro Reino Unido. O Canadá hoje mantém estruturas lindas dentro do seu país, enquanto explora a parte da terra daqui sem nenhuma fiscalização efetiva e destrói ecossistemas. Não é tentando imitar um país de primeiro mundo, ou, pior ainda, seguindo essa idéia de que "se ficar quietos e trabalharmos um dia teremos o que os países de primeiro mundo têm". Não é à toa que somos conhecidos como Celeiro do Mundo, se não se faz uma disputa inteligente dos mecanismos de poder, ficamos pra sempre como um pedaço enorme de chão que serve simplesmente pros recursos serem esgotados enquanto outros países enriquecem. Soja e gado destroem brutalmente o solo. São recursos importantes? Sim. Precisam ser comercializados nesse momento? Sim. Mas se não se executa um planejamento sólido de desenvolvimento sustentável esses recursos acabam e ficamos à mercê, como foi com o café, com o ouro e com o látex. E isso só acontece com uma poderosa articulação do Estado. Quando se descobriu o pré-sal a Dilma sancionou uma lei que previa uma quantidade enorme dos recursos desse bem pra Educação e pro desenvolvimento do país. Pouco tempo depois ela sofre um golpe. Sabe quem está no controle desses recursos? Grandes empresas internacionais que simplesmente explorarão o petróleo e nos deixaram, daqui muitos anos, com a costa do país destruída. Um exemplo de desenvolvimento e disputa de autonomia nesse sentido é a China, se articularam tão bem no desenvolvimento de seus tecnologias e articulações políticas que estão tomando o lugar dos Estados Unidos na geopolítica mundial. A China é Comunista.
Você, Débora e Rita mudaram a minha vida. Muito obrigada por ser essa força da mudança, por tudo que produz com tanta dedicação. Fui de completamente despolitizada à pesquisar e buscar filiação partidária em dois anos graças à vocês. A vida não é fácil, mas fica melhor tendo pessoas como vocês pra serem luzes nos guiando. Talvez até uma retomada da graduação aconteça por conta de tanta inspiração. Muito obrigada, de todo o coração ❤
Sabrina, eu terminei hoje de ler Sintomas Mórbidos. Esse vídeo serviu como uma síntese do último capítulo. Encerrei essa jornada de leitura sentindo que a gente tá precisando de menos vaidade nas esquerdas, maior foco de ação na/com a base e o compromisso inegociável com o socialismo como princípio. Torço pra que teu livro chegue onde ele precisa chegar.
Nossa eu já me fiz essa pergunta tantas vezes que nem lembro, mas nunca tinha parado pra pensar (ou estudar) sobre esses diversos pontos que vc trouxe! Muito obrigada por esse vídeo, ainda não conhecia teu canal, mas certamente olharei muitos outros :)
Minha flor, sou advogada e estou me desconstruindo no quesito Direito como ferramenta de manutenção do status quo do sistema. Agora, como você enxerga a luta da esquerda comunista dentro de um sistema estruturado na constituição? De que maneira poderíamos avançar no debate de uma revolução? Ainda tenho dificuldade de enxergar como concretizar isso.
A constituição do Brasil não fala contra as ideias comunistas, tem muitos artigos que conciliam perfeitamente. No que ela for ou se tornar incompativel, tem que lutar pra mudar isso, nem que seja por vias revolucionarias. No mais, penso que qualquer violação das leis vão vir antes pelos defensores do sistema do que por revolucionarios.
Vendo a Live dos 300mil eu fiquei com esse questionamento e acho que é um debate interessante. Porque eu sempre vi o direito, principalmente nos últimos 30 anos, como uma ferramenta de lutar pelo "dever ser". Nossa constituição é muito pautada no bem estar social e tal. Mas, não sei...foi debate levantado por uma das convidadas e eu acho que seria legal ampliar.
Companheira, o professor Alysson Mascaro tem trabalhos excelentes nesse sentido, de trabalhar a relação do Direito com a manutenção do capitalismo. Vale a pena conferir!
esses seus questionamentos me lembraram um livro de inicio de curso de direito, que tem o conteúdo muito maior do que aparenta. o livro se chama O que é o Direito? de Roberto Lyra Filho. Ele fala muito da lei como manutenção do status quo dominante e contribui um pouco com o processo de superação desse dilema através do materialismo histórico. MAS o livro é de antes da Constituição. Acho que ele diria atualmente que algumas situaçoes se encontram reformadas, mas a manutenção do status quo permanece.
Ótimo vídeo como sempre! Seus vídeos sempre me fazem refletir bastante. Essa "imposição" de unidade como se os projetos políticos fossem coisas banais e super fáceis de serem negociadas é realmente absurda.
Obrigada pelas suas reflexões, Sabrina. Acho que a própria disputa política, inerente ao processo político, é vista por uma grande parte da população como algo ruim. As pessoas querem uma solução fácil, q nunca vai existir. As "soluções fáceis" tão aí sendo observadas a olho nu (com resultados escabrosos). Acho muito honesto quem faz esse movimento de explicar de cara que a coisa é muito complexa sim, que existem disputas sim, que precisamos nos posicionar em termos de projetos políticos que apoiamos sim.
Esse, como quase todos os vídeos da Sabrina, são super necessários não apenas no contexto atual, mas a todo momento. Aqui ela apresenta os conceitos de unidade, tão mal aplicados por tantas vítimas da despolitização, em suas numerosas camadas e suas respectivas contradições. Essa aula tem um papel fundamental para finalmente entendermos do que nós mesmos estamos cobrando ou não. Obrigado camarada.
Parabéns pelo conteúdo, super didático e esclarecedor. Nessa pandemia tenho me permitido ouvir mais discursos a respeito da esquerda, pautas sociais. E ter você com o viés da Sociologia agregar muito. Irei maratonando o canal.
Vídeo importantíssimo e aqui quero destacar a intransigência necessária na esquerda radical quando for fazer disputas com a centro esquerda ou a esquerda moderada pq precisamos entender que não se vence liberalismo com mais liberalismo. Quase parece que eu ignorei todo o vídeo, mas me refiro a questões pontuais em relação a projetos pro futuro da revolução... Sabrina tu és incrível mulher
"Política não se faz com receita de bolo." - mas pós-política claramente usa receita de pizza... Mais um vídeo maravilhoso. @veganovitor arrebentando nas edições também!
Belíssima explicação, Sabrina! Muito didático, preciso e cirúrgico. Obrigada pelo seu trabalho, aprendo muito com você e esse aprendizado não tem valor.
Vídeo sensacional como sempre, muito obrigado por ser essa luz da esquerda no RUclips, no meio de tanta desinformação e ataques desonestos, você continua se mantendo forte e coesa, obrigado, de verdade, você me dá esperança por dias melhores
O Problema não é à esquerda (posição política), Sabrina, o Problema são as pessoas (figura pública) que se dizem de esquerda, por isso o capitalismo sempre impera, pois dá ao povo uma sensação de crescimento individual.
Essa coisa da disputa institucional muitas vezes se sobressair é muito, muito séria. Alguns partidos da esquerda são mesmo tão preocupados em serem hegemônicos que minam qualquer possível espaço dos outros, e não falo só do PT. A disputa eleitoral, e outras, são importantes mas não são o final da linha.
Não conhecia esse canal, mas fiquei surpreso com a sua consistência de argumentações e vou me inscrever. Gostaria de colocar uma questão a ser explorada: Caso haja uma nova eleição e alguém de esquerda, como por exemplo o ciro, ganhe, como pode ser conseguida alguma governabilidade se 1) O congresso é dominado por um pensamento de direita e 2) É praticamente impossível mudar algo sem os votos do centrão, situação que é originada do desenho político instituído pela constituição, que praticamente exige que no Brasil tenhamos uma democracia de coalizão.
Mano sem maldade!! Eu sou de esquerda faço parte da classe trabalhadora e operária mas não me reconheço em nada vendo Sabrina Fernandes falar, eu atuo junto ao sindicato e nunca vi as sindicalistas com quem milito se vestir num formato tão iogurte como Sabrina Fernandes, olhando na cara dela é visível que nunca atuou com sindicatos, nunca colou segunda feira às 6hs da manhã na porta de uma empresa pra trocar idéia com os trabalhadores, pra panfletar e entre outros. É fácil e muito confortável falar sobre Marx e viver de militância na internet quando não faz oque é essencial e indispensável que é dialogar com a classe trabalhadora na favela, nas fábricas, no transporte público e entre outros, e se você como militante não supre funções como estas sua militância digital para nada serve!!
Estimados, Vídeo didático, ótimo, abrangente, amplo, elucidativo. Porém, tais discussões - que sim, são necessárias - carecem da ferramente que o bolsonarismo usa há anos para se manter firme: a capilaridade e a sua penetração em todas as classes através de um discurso mais facilmente compreensível. O poder de penetração da esquerda que outrora se via gigante hoje está a minguar. Sua base sempre foi feita de operários e movimentos sindicais. Com a quase exclusão do papel industrial na economia e precarização do trabalho formal, a esquerda ora se mantém no campo acadêmico ora vive do personalismo das décadas passadas - que uma hora ou outra vai acabar. Enquanto entre o discurso e a compreensão das camadas mais pobres não formarem uma mão dupla com essas pessoas, esqueçam: bolsonarismo e morismo perpetuarão. Até porque a classe média também se tornou uma camada passiva, que apenas sobrevive para reclamar.
Penso na minha história como cidadã, tenho influências do meu pai que veio daquela euforia das diretas já e como o PT foi importante nisso. Depois como eleitora percebi o quanto o governo do PT houveram muitas coisas alcançadas. Depois eu percebi que o que eu realmente via como o melhor para sociedade é o marxismo. Pode ser que se u não fosse proletária tivesse outro pensamento.
@@lucianamouratomas64 possivelmente conseguem sim. Como tem proletários que não são. Mas na frase estava referindo mim, coisas que vivi e passei, tive muitos privilégios e depois de muitas perdas tive que enxergar o mundo de outra forma.
pt promoveu avanços, mas foi contra quase tudo que poderia, realmente causar mudança. Uma administração tucana disfarçada e corrompida, à base dispersão de mentiras e enganação por sectarismo. E pior, com consciência disso. Infelizmente, uma revolução comunista não tem e não teria apoio de além de poucos. E se poucos tomassem o poder, ele teria que ser imposto. Logo, antidemocrático. O que precisamos de tentar é, pouco a pouco, unir em torno de um projeto de nação, com parâmetros claros e factíveis.
Acho que é uma questão de história de vida. Em geral a família influencia muito. Se alguém faz parte de uma família que defende o liberalismo há uma tendência à que esse pensamento seja seguido pelos descendentes. Mas se você tem origem em uma família que defende os valores sociais, ainda que você se torne uma pessoa de boa condição econômica é muito provável que tal pessoa contunue com esse pensamento voltado para o social. Tenho certeza que, ainda que me tornasse rico, não deixaria de lado meus valores herdados do meu pai e olhe que ele não precisou me dizer nada, aprendi sozinho a partir do modo de ser dele.
Menos amigo, menos. Tem um fundo de verdade sua afirmação mas venha de leve. Não culpe o PT por tudo que estamos vivendo hoje. O que estamos vivendo hoje é o resultado de um projeto da direita quando o senhor Aécio Neves perdeu aquela eleição para Dilma. Ali eles viram que só dando golpe eles iriam voltar ao poder.
@@carlosfredericomeiracordeiro É de uma infantilidade muito grande eximir o pessimo governo dilma de culpa e atribuir isso somente à direita. PT ainda tinha influencia e poderia ter apoiado algum projeto político ao invés de endeusar o Lula. Resultado: isso aí que estamos vivendo.
justamente por petistas não serem capazes de auto crítica que não percebem isso, sempre deslocam ''culpas'' e situações pra outros projetos políticos. O erro foi do Aécio, do Bolsonaro, da Marina, do Ciro, etc. O erro sempre é no outro partido, nunca dentro do PT.
Brilhantes ensinamentos, Sabrina. Mas quando você fala que uma plena união das esquerdas é um objetivo 'quase impossível', você QUASE me aparenta ser uma moça pessimista, você QUASE me aparenta ser uma moça NÃO LEONINA! (risos!). De qualquer maneira, um mínimo de "união", ou de acordos, precisamos lutar para conseguir. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho maravilhoso, profundamente humano e altruísta de legítima esquerda que você continua lutando por em seu canal!
Queria uma versão desse vídeo com os nomes dos bois, que a Sabrina faz referência, mas não menciona. Acho importante que fique claro sobre quem e o que ela fala, porque sem os nomes, muita gente que precisa de um choque de realidade pode se proteger atrás da dúvida.
Perfeito amigo. Também gostaria de ver isso. É importante debater os personagens, as lideranças. Democracia se faz por pessoas, não por substantivos abstratos. Falta esse passo da crítica para avançarmos, sem medo de tratar de pessoas, para além das ideias.
Ela vai perder inscritos se fizer isso... é bem óbvio que é o PT, aliás eu nem considero o PT de esquerda, muito menos comunista como esse canal... o que basicamente o PT fez foi um governo completamente neoliberal no fim das contas.
Muito obrigado Sabrina Fernandes, por mais um vídeo esclarecedor!!! Estou aprendendo demais com todos os seus vídeos, seu canal é um verdadeiro baú de conhecimento!!!!
Esse vídeo ficou ótimo, as edições estão dando uma super arribada ao conteúdo sempre maravilhoso! E como é um alento ouvir alguém articular bem algo que eu já pensava :)
Muito boa a relação da prática com a unidade de esquerda, a mim, me fez muito mais sentido (não que antes tivesse sentido nenhum) agora com esse vídeo, a importância da prática, sempre tão recordada nesse canal. Outro click da Sabrina.
Excelente, muito didática e conseguiu explicar a importância e como se dá essa "unidade de esquerda", seus vídeos são de Utilidade pública 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿✊🏿
Extremamente importante essa fala. É preciso debater projetos, não só pessoas. É esse debate positivo que vai incrementar a ideia e popularizar essa ideia, e com isso, destruir argumentos da hora que não contribuem, confrontar esses argumentos no diálogo.
Sabrina, adoro seus vídeos e aprendo muito. Obrigada pelo conteúdo, mudou minha vida, meu senso crítico, sem dúvidas que eu me encontrei. Gostaria de sugerir algo: moderação na edições do vídeo para não tirar a credibilidade do assunto. Não exagerar na edição, nas figurinhas e sons, porque pode ficar meio chato de assistir. Você já é boa, não precisa decorar tanto. Obrigada por todo o conteúdo e muito sucesso! Abraço.
Depende. Se a coisa na qual vc está tendo que ceder é absolutamente central para o seu projeto político, então não dá. Daí tem que vir muito diálogo meeeeesmo...
é isso, amiga! Grandes reflexões. fiquei pensando no tanto de ressentimento que rola entre uma galera da institucionalidade e como isso atrasa algumas coisas, mas o mais importante é não abrirmos mão de ser esquerda para fazer o combate.
Sou militante do PCdoB, gosto muito do seu trabalho e dos meninos do PCB, apesar das discordâncias. Acho que às vezes nós das esquerdas tratamos nossos projetos políticos com muita soberba e isso impede que a gente enxergue alguns pontos de convergência, inclusive dentro dos próprios partidos. Acho que quando fazemos críticas dentro do campo, elas deveriam ser feitas com mais compreensão do que com ataques. Pra mim, hoje, há um abismo entre a esquerda revolucionária e a esquerda reformista, tanto no discurso, quanto na estratégia. Nem todos ditos revolucionários estão dispostos à revolução, nem todos os reformistas são absolutamente antirrevolucionários. Espero que nós do PCdoB e vocês do PSOL consigamos dialogar mais, a partir de algumas aproximações institucionais que estamos fazendo este ano. Parabéns, grande trabalho!
Muito sensato e produtivo o comentário, Luiz. Agradeço!
Concordo com você! Sinto essa falta de humildade dentro dos partidos. Precisamos estar atentos às congruências e não apenas focalizar naquilo em que divergimos.
Essa falta de humildade eu vejo muito nas críticas feitas ao PCO, outro partido que eu acho que tem vez no debate anti-capitalista. Houve por exemplo aquela polêmica da criminalização da homofobia, que eles foram acusados de homofóbicos por serem contra isso quando, na verdade, eles só não achavam que essa medida realmente traria algum benefício e achavam que seria, inclusive, prejudicial. Nas críticas que vi não encontrei diálogo, apenas ataques.
@@leftundersun o PCO? Aquele partido que veicula artigos sobre o menino Neymar ser prejudicado pelo imperialismo?
@@medaumasanchez5036 Vê-se, aqui, outro exemplo
Estou fazendo meu doutorado na University of Waikato, estudando a pobreza energética através da perspectiva democracia energética. Obrigada Sabrina por me tornar uma ecossocialista e por me influenciar em minhas decisões acadêmicas e de militância! Agora estou entrando para a Global Ecosocialist Network :) valeu por tudo!!!
ahhhhh
O que é pobreza energética?
@@robertoselig1014 existem dois tipos: um seria mais relacionado à falta de infraestrutura energética suficiente, e o outro é a dificuldade em poder pagar pelos serviços de energia (conta de luz, gás para aquecimento). No meu doutorado, estou estudando o último caso!
@@robertoselig1014 têm de perguntar pra burguesia energetica....
@HenryDev Ao menos a maioria dos socialistas me parecem bem intencionados. As teses soam um pouco ingênuas, mas confesso que conheço muito pouco.
Quanto ao que isso revela sobre o sistema de pós-graduações. Bem , talvez você esteja superestimando o significado de "doutoramento". Fazendo aqui um exercício extremamente amadorístico de definição, creio que atingir o grau de doutor apenas signifique que o indivíduo tem conhecimento da bibliografia de algum tema específico, que domine os principais argumentos usados na tradição do debate daquele tema e que seja capaz de elencar e defender uma tese ou hipótese original. Não quer dizer que o tema em questão seja um reflexo preciso da realidade.
"Unidade não é inicio é um fim" . Nada nunca é simples, mas aprender sempre é um prazer!!!
Eu precisava desse video, obrigada por esclarecer de forma tão acessível!
Por isso os partidos de esquerda continuam levando uma surra nas eleições. Esse otimismo de frase feita ignora a falta de união e fragmentação dos partidos com pautas de matriz socialista
@@peterkm23 mas isso não é uma frase de efeito, ela explicou muito bem o que ela quis dizer quando deu o exemplo do casamento. Não há unidade apenas quando um ou mais campos começam a convergir por terem pontos em comum em seus projetos, ou seja, não é já nesse começo que se forma unidade. A unidade é resultado de um processo que parte dessa convergência inicial e vai se construindo pelo relacionamento entre os campos e o diálogo constante entre eles.
Vocês lutam por uma ilusão, triste um desperdício de energia. O mundo é um jogo de poder e domínio desde que a consciência humana surgiu, até mesmo no reino animal, comer ou ser comido! O modelo Socialista é uma linda historia de conto de fadas, na grande maioria para ricos que usufruem dos bens matérias geradas pelo capitalismo, muitas vezes que foram produzidas por mão-de-obra "escrava" (Muito Barata). Iludidos e utilizados como massa de manobra para partidos ganharem o poder e usufruir dele, triste dose de realidade, juro que gostaria que tudo isso pregado pelo socialismo pudesse ser verdade mas prefiro a realidade do que a fantasia!
@@j.pedrolima2226 ilusão que vem sendo aplicada desde o século XIX de diferentes formas. Se você já tirou ferias na sua vida agradeça ao socialismo. Se existe saúde pública no mundo agradeça ao socialismo. Vai ler fourier, proudhon, Marx e saint simon
"eu vou fazer um vídeo informal hj"
Aí a Sabrina vai lá e dá uma aula.
Em qual país a Esquerda deu certo ?? Pode me responder pfv
@@cristian.andr7 assistiu ao vídeo? Em qual país o capitalismo "deu certo"?
@@allet6575 Nova Zelândia Canadá ÁUSTRALIA, Reino Unido Alemanha etc, mas você vai falar que não deu certo, vcs Esquerdas acha que o mundo vai ser perfeito
@@cristian.andr7 É preciso pensar a idéia do "capitalismo" dar certo pra além das fronteiras dos países. O Reino Unido deu certo? O capitalismo deles começa a partir da exploração brutal de africanos escravizados a partir dos séculos de colonialismo. "A, mas a Inglaterra não tem relação direta com a escravidão no Brasil" será? Portugal explorou as riquezas daqui ao ponto de esgotamento, em algumas frentes, enquanto repassava esse ouro pro Reino Unido. O Canadá hoje mantém estruturas lindas dentro do seu país, enquanto explora a parte da terra daqui sem nenhuma fiscalização efetiva e destrói ecossistemas. Não é tentando imitar um país de primeiro mundo, ou, pior ainda, seguindo essa idéia de que "se ficar quietos e trabalharmos um dia teremos o que os países de primeiro mundo têm".
Não é à toa que somos conhecidos como Celeiro do Mundo, se não se faz uma disputa inteligente dos mecanismos de poder, ficamos pra sempre como um pedaço enorme de chão que serve simplesmente pros recursos serem esgotados enquanto outros países enriquecem. Soja e gado destroem brutalmente o solo. São recursos importantes? Sim. Precisam ser comercializados nesse momento? Sim. Mas se não se executa um planejamento sólido de desenvolvimento sustentável esses recursos acabam e ficamos à mercê, como foi com o café, com o ouro e com o látex.
E isso só acontece com uma poderosa articulação do Estado. Quando se descobriu o pré-sal a Dilma sancionou uma lei que previa uma quantidade enorme dos recursos desse bem pra Educação e pro desenvolvimento do país. Pouco tempo depois ela sofre um golpe. Sabe quem está no controle desses recursos? Grandes empresas internacionais que simplesmente explorarão o petróleo e nos deixaram, daqui muitos anos, com a costa do país destruída. Um exemplo de desenvolvimento e disputa de autonomia nesse sentido é a China, se articularam tão bem no desenvolvimento de seus tecnologias e articulações políticas que estão tomando o lugar dos Estados Unidos na geopolítica mundial. A China é Comunista.
@@matheusaraujo6862 você está certo mano
Os vídeos do Tese ficaram ainda mais didáticos. As edições estão cada vez melhores!
Concordo, o pessoal do "Tempero Drag" dando show e fazendo Escola. Dá-lhe Sabrina...
A notificação mais esperada de todas as quintas-feiras.
Eu estava muito p... digo irritado com essas eleições. Desejava mais alianças da esquerda.
Seu vídeo me acalmou 🙂💚
Você, Débora e Rita mudaram a minha vida. Muito obrigada por ser essa força da mudança, por tudo que produz com tanta dedicação. Fui de completamente despolitizada à pesquisar e buscar filiação partidária em dois anos graças à vocês. A vida não é fácil, mas fica melhor tendo pessoas como vocês pra serem luzes nos guiando. Talvez até uma retomada da graduação aconteça por conta de tanta inspiração. Muito obrigada, de todo o coração ❤
Quem é Debora? A Rita é a Von Huty. Mas essa Debora não conheço. Quem é?
@@condessademimimi8150 A Débora Baldin. Não sei se assistiu a live da Sabrina no domingo, a Débora foi a primeira a participar.
@JESUS VEM Vai orar.
Sabrina, eu terminei hoje de ler Sintomas Mórbidos. Esse vídeo serviu como uma síntese do último capítulo. Encerrei essa jornada de leitura sentindo que a gente tá precisando de menos vaidade nas esquerdas, maior foco de ação na/com a base e o compromisso inegociável com o socialismo como princípio. Torço pra que teu livro chegue onde ele precisa chegar.
Nossa eu já me fiz essa pergunta tantas vezes que nem lembro, mas nunca tinha parado pra pensar (ou estudar) sobre esses diversos pontos que vc trouxe! Muito obrigada por esse vídeo, ainda não conhecia teu canal, mas certamente olharei muitos outros :)
Minha flor, sou advogada e estou me desconstruindo no quesito Direito como ferramenta de manutenção do status quo do sistema. Agora, como você enxerga a luta da esquerda comunista dentro de um sistema estruturado na constituição? De que maneira poderíamos avançar no debate de uma revolução? Ainda tenho dificuldade de enxergar como concretizar isso.
Up
A constituição do Brasil não fala contra as ideias comunistas, tem muitos artigos que conciliam perfeitamente. No que ela for ou se tornar incompativel, tem que lutar pra mudar isso, nem que seja por vias revolucionarias. No mais, penso que qualquer violação das leis vão vir antes pelos defensores do sistema do que por revolucionarios.
Vendo a Live dos 300mil eu fiquei com esse questionamento e acho que é um debate interessante. Porque eu sempre vi o direito, principalmente nos últimos 30 anos, como uma ferramenta de lutar pelo "dever ser". Nossa constituição é muito pautada no bem estar social e tal.
Mas, não sei...foi debate levantado por uma das convidadas e eu acho que seria legal ampliar.
Companheira, o professor Alysson Mascaro tem trabalhos excelentes nesse sentido, de trabalhar a relação do Direito com a manutenção do capitalismo. Vale a pena conferir!
esses seus questionamentos me lembraram um livro de inicio de curso de direito, que tem o conteúdo muito maior do que aparenta. o livro se chama O que é o Direito? de Roberto Lyra Filho. Ele fala muito da lei como manutenção do status quo dominante e contribui um pouco com o processo de superação desse dilema através do materialismo histórico. MAS o livro é de antes da Constituição. Acho que ele diria atualmente que algumas situaçoes se encontram reformadas, mas a manutenção do status quo permanece.
Esse canal é tão necessário! Excelente discussão, Sabrina. Grata.
Ótimo vídeo como sempre!
Seus vídeos sempre me fazem refletir bastante. Essa "imposição" de unidade como se os projetos políticos fossem coisas banais e super fáceis de serem negociadas é realmente absurda.
Obrigada pelas suas reflexões, Sabrina. Acho que a própria disputa política, inerente ao processo político, é vista por uma grande parte da população como algo ruim. As pessoas querem uma solução fácil, q nunca vai existir. As "soluções fáceis" tão aí sendo observadas a olho nu (com resultados escabrosos). Acho muito honesto quem faz esse movimento de explicar de cara que a coisa é muito complexa sim, que existem disputas sim, que precisamos nos posicionar em termos de projetos políticos que apoiamos sim.
Muito inteligente seu raciocínio. E muito complexas as tarefas, desde a tática eleitoral até a unidade.
Esse, como quase todos os vídeos da Sabrina, são super necessários não apenas no contexto atual, mas a todo momento. Aqui ela apresenta os conceitos de unidade, tão mal aplicados por tantas vítimas da despolitização, em suas numerosas camadas e suas respectivas contradições. Essa aula tem um papel fundamental para finalmente entendermos do que nós mesmos estamos cobrando ou não. Obrigado camarada.
Que vídeo super necessário, esse foi o assunto nos grupos do FB essa semana, e sintetizou o que tava tentando transmitir conversando com as pessoas
Oq é FB?
@@enzofagun1999 Facebook
A sensação de terminar o vídeo entendendo um pouco mais do cenário é tão boa...
Sabrina, se cuida tá? Me preocupo com você ❤️
Parabéns pelo conteúdo, super didático e esclarecedor. Nessa pandemia tenho me permitido ouvir mais discursos a respeito da esquerda, pautas sociais. E ter você com o viés da Sociologia agregar muito. Irei maratonando o canal.
ai ai... Sabrina sempre super acessível, incisiva e instruída! Obrigada pelos vídeos, adoro seu canal, admiro muito seu trabalho.
Vídeo importantíssimo e aqui quero destacar a intransigência necessária na esquerda radical quando for fazer disputas com a centro esquerda ou a esquerda moderada pq precisamos entender que não se vence liberalismo com mais liberalismo. Quase parece que eu ignorei todo o vídeo, mas me refiro a questões pontuais em relação a projetos pro futuro da revolução...
Sabrina tu és incrível mulher
Obrigada por existir Sabrina Fernandes ❤️
Amo esse jeito calmo de explicar sobre assuntos complexos ❤️
Há a esquerda revolucionária e a reformista, simplifica muito o debate
Boa!
Muito legal seu conteúdo te acompanho faz só alguns meses mas vejo que seu conteúdo é muito bom!
"Política não se faz com receita de bolo." - mas pós-política claramente usa receita de pizza... Mais um vídeo maravilhoso. @veganovitor arrebentando nas edições também!
Belíssima explicação, Sabrina! Muito didático, preciso e cirúrgico. Obrigada pelo seu trabalho, aprendo muito com você e esse aprendizado não tem valor.
Que ótmo que você está respondendo, Sabrina, essa é uma pergunta que eu sempre tive!
Obrigado pela aula Sabrina. Vc é uma das mentes mais serena da esquerda brasileira.
Quem terá que abrir mão e abrir mão de quais princípios? Quem nós chamamos de esquerda? A luta vai muito além do fora Bolsonaro...
Reflexões mais que necessárias para o cenário atual. Amei o vídeo
Ótimo vídeo
comentando aqui para gerar engajamento e dar aquela impulsionada no algorítimo
Perfeito esse video! Na minha opinião, um dos melhores que vi no canal nos últimos meses.
A cada vídeo é um aprendizado diferente!! Obrigado sempre, Sabrina!
Vídeo sensacional como sempre, muito obrigado por ser essa luz da esquerda no RUclips, no meio de tanta desinformação e ataques desonestos, você continua se mantendo forte e coesa, obrigado, de verdade, você me dá esperança por dias melhores
Aprendo demais com vc! Obrigada ❤️
Amei que o começo do vídeo já começa com o meu suspiro toda vez que vou conversar sobre esse tema 😂
Toma minha inscrição e meu like!
Obrigada pela reflexão Sabrina, adorei a didática e edição dos vídeos. A identidade visual do canal ficou linda.
Toda vez que a edição muda a voz da Sabrina para dar um efeito dramático eu morro de rir! Kkkkkk (mas com respeito)
eu rio também kkkkk
Sabrinaaaa adoro seu trabalho! Sou nova aqui no canal mas já estou pregando a tese onze para todo mundo aqui em casa! ❤️ Beijocas de Vitória-ES!
ES representando, volta aqui Sabrina...
É a Idade da Mídia, se perdemos com o incêndio da biblioteca de Alexandria, poderá a humanidade ganhar com o Sr google?
Ainda digerindo a live de ontem e já tem vídeo novo, que beleza!! 👏😊
Que vídeo sensacional!!!! 👏👏👏👏
O Problema não é à esquerda (posição política), Sabrina, o Problema são as pessoas (figura pública) que se dizem de esquerda, por isso o capitalismo sempre impera, pois dá ao povo uma sensação de crescimento individual.
Sem contar que essas pessoas que se dizem de esquerda, banalizam todo o contexto socialista.
Essa coisa da disputa institucional muitas vezes se sobressair é muito, muito séria. Alguns partidos da esquerda são mesmo tão preocupados em serem hegemônicos que minam qualquer possível espaço dos outros, e não falo só do PT. A disputa eleitoral, e outras, são importantes mas não são o final da linha.
O melhor vídeo que você respeita. O Bê-a-Bá da política com nossa Sabrina Fernandes
Parabéns, Sabrina, acho q este é seu melhor vídeo até o momento.
Gente essa quinta tá que tá
Vai-Um-Trauma fora do Ministério
Queiróz foi preso
Sabrina soltando hit
😆😆😆
Não conhecia esse canal, mas fiquei surpreso com a sua consistência de argumentações e vou me inscrever. Gostaria de colocar uma questão a ser explorada: Caso haja uma nova eleição e alguém de esquerda, como por exemplo o ciro, ganhe, como pode ser conseguida alguma governabilidade se 1) O congresso é dominado por um pensamento de direita e 2) É praticamente impossível mudar algo sem os votos do centrão, situação que é originada do desenho político instituído pela constituição, que praticamente exige que no Brasil tenhamos uma democracia de coalizão.
primeiro o like, o comentário. depois o play
Muito bom e esclarecedor este vídeo. Parabéns pelo seu trabalho, ele é muito importante!!
UNIÃO ESQUERDA TODAS AS ESQUERDAS ❤️🖤🇧🇷💚💛
Muito bem menina. Você é uma esperança no futuro desse país. Inteligência e graça numa mesma pessoa.
🙏🏼❤️
Mais um vídeo essencial e de extrema qualidade! Seu trabalho é Incrível, Sabrina!
Mano sem maldade!! Eu sou de esquerda faço parte da classe trabalhadora e operária mas não me reconheço em nada vendo Sabrina Fernandes falar, eu atuo junto ao sindicato e nunca vi as sindicalistas com quem milito se vestir num formato tão iogurte como Sabrina Fernandes, olhando na cara dela é visível que nunca atuou com sindicatos, nunca colou segunda feira às 6hs da manhã na porta de uma empresa pra trocar idéia com os trabalhadores, pra panfletar e entre outros.
É fácil e muito confortável falar sobre Marx e viver de militância na internet quando não faz oque é essencial e indispensável que é dialogar com a classe trabalhadora na favela, nas fábricas, no transporte público e entre outros, e se você como militante não supre funções como estas sua militância digital para nada serve!!
Desunidos nunca venceremos.
Parabéns mais uma vez, Sabrina. Você é brilhante e me inspira muito! Até minha mãe já vê teus vídeos haha
Sensacional o vídeo, parabéns pela iniciativa de expor ideias e estimular o raciocínio!
Estimados,
Vídeo didático, ótimo, abrangente, amplo, elucidativo.
Porém, tais discussões - que sim, são necessárias - carecem da ferramente que o bolsonarismo usa há anos para se manter firme: a capilaridade e a sua penetração em todas as classes através de um discurso mais facilmente compreensível.
O poder de penetração da esquerda que outrora se via gigante hoje está a minguar. Sua base sempre foi feita de operários e movimentos sindicais.
Com a quase exclusão do papel industrial na economia e precarização do trabalho formal, a esquerda ora se mantém no campo acadêmico ora vive do personalismo das décadas passadas - que uma hora ou outra vai acabar.
Enquanto entre o discurso e a compreensão das camadas mais pobres não formarem uma mão dupla com essas pessoas, esqueçam: bolsonarismo e morismo perpetuarão.
Até porque a classe média também se tornou uma camada passiva, que apenas sobrevive para reclamar.
Ótimo vídeo, Sabrina. Tens um trabalho incrível, sempre sendo repassado sem perder a ternura.
Penso na minha história como cidadã, tenho influências do meu pai que veio daquela euforia das diretas já e como o PT foi importante nisso. Depois como eleitora percebi o quanto o governo do PT houveram muitas coisas alcançadas. Depois eu percebi que o que eu realmente via como o melhor para sociedade é o marxismo. Pode ser que se u não fosse proletária tivesse outro pensamento.
exatamente minha trajetoria
Você acha que as pessoas que não são proletárias não conseguem ser marxistas?
@@lucianamouratomas64 possivelmente conseguem sim. Como tem proletários que não são. Mas na frase estava referindo mim, coisas que vivi e passei, tive muitos privilégios e depois de muitas perdas tive que enxergar o mundo de outra forma.
pt promoveu avanços, mas foi contra quase tudo que poderia, realmente causar mudança. Uma administração tucana disfarçada e corrompida, à base dispersão de mentiras e enganação por sectarismo. E pior, com consciência disso. Infelizmente, uma revolução comunista não tem e não teria apoio de além de poucos. E se poucos tomassem o poder, ele teria que ser imposto. Logo, antidemocrático. O que precisamos de tentar é, pouco a pouco, unir em torno de um projeto de nação, com parâmetros claros e factíveis.
Acho que é uma questão de história de vida. Em geral a família influencia muito. Se alguém faz parte de uma família que defende o liberalismo há uma tendência à que esse pensamento seja seguido pelos descendentes. Mas se você tem origem em uma família que defende os valores sociais, ainda que você se torne uma pessoa de boa condição econômica é muito provável que tal pessoa contunue com esse pensamento voltado para o social. Tenho certeza que, ainda que me tornasse rico, não deixaria de lado meus valores herdados do meu pai e olhe que ele não precisou me dizer nada, aprendi sozinho a partir do modo de ser dele.
Você arrasa. Obrigado!
Tô lendo seu livro agora. E o negócio é complexo.
A edição está cada vez mais incrível, não atrás do roteiro, claro.
O PT é o exemplo de nao largar o osso da Hegemonia, resultado é o Caos que estamos vivendo.
Menos amigo, menos. Tem um fundo de verdade sua afirmação mas venha de leve. Não culpe o PT por tudo que estamos vivendo hoje. O que estamos vivendo hoje é o resultado de um projeto da direita quando o senhor Aécio Neves perdeu aquela eleição para Dilma. Ali eles viram que só dando golpe eles iriam voltar ao poder.
PT é neoliberal
A Dilma é uma mulher honrada e sofreu um golpe mas não podemos negar o desastre que foi seu governo com Temer (escolhido pelo Lula) e Levy na Fazenda.
@@carlosfredericomeiracordeiro É de uma infantilidade muito grande eximir o pessimo governo dilma de culpa e atribuir isso somente à direita. PT ainda tinha influencia e poderia ter apoiado algum projeto político ao invés de endeusar o Lula. Resultado: isso aí que estamos vivendo.
justamente por petistas não serem capazes de auto crítica que não percebem isso, sempre deslocam ''culpas'' e situações pra outros projetos políticos. O erro foi do Aécio, do Bolsonaro, da Marina, do Ciro, etc. O erro sempre é no outro partido, nunca dentro do PT.
Brilhantes ensinamentos, Sabrina. Mas quando você fala que uma plena união das esquerdas é um objetivo 'quase impossível', você QUASE me aparenta ser uma moça pessimista, você QUASE me aparenta ser uma moça NÃO LEONINA! (risos!). De qualquer maneira, um mínimo de "união", ou de acordos, precisamos lutar para conseguir.
Mais uma vez, parabéns pelo trabalho maravilhoso, profundamente humano e altruísta de legítima esquerda que você continua lutando por em seu canal!
Queria uma versão desse vídeo com os nomes dos bois, que a Sabrina faz referência, mas não menciona. Acho importante que fique claro sobre quem e o que ela fala, porque sem os nomes, muita gente que precisa de um choque de realidade pode se proteger atrás da dúvida.
Perfeito amigo. Também gostaria de ver isso. É importante debater os personagens, as lideranças. Democracia se faz por pessoas, não por substantivos abstratos. Falta esse passo da crítica para avançarmos, sem medo de tratar de pessoas, para além das ideias.
Ela vai perder inscritos se fizer isso... é bem óbvio que é o PT, aliás eu nem considero o PT de esquerda, muito menos comunista como esse canal... o que basicamente o PT fez foi um governo completamente neoliberal no fim das contas.
Leia o livro dela, Sintomas Mórbidos. Vai dar uma boa ideia de quem seja. Não é só o PT.
@@pprilopes vou seguir a recomendação.
Nacional-Desenvolvimentista Raiz acho que, se você acha que “esse canal” considera o PT comunista, precisa assistir a mais vídeos.
Muito obrigado Sabrina Fernandes, por mais um vídeo esclarecedor!!! Estou aprendendo demais com todos os seus vídeos, seu canal é um verdadeiro baú de conhecimento!!!!
Sabrina sempre esclarecendo o que é incompreensível e fazendo a política falar a nossa língua 🥰
Didática/argumentação impecável e precisa,parabéns professora.
"Curtir" ok. Comentar "ok". Fazer crescer o canal pro desespero dos burguês.
;p
👏🏼👏🏼👏🏼
Esse vídeo ficou ótimo, as edições estão dando uma super arribada ao conteúdo sempre maravilhoso! E como é um alento ouvir alguém articular bem algo que eu já pensava :)
@TezeOnze por favoooor, faz uma live com Eduardo Moreira ou/e Gabriela Prioli!!!
Muito boa a relação da prática com a unidade de esquerda, a mim, me fez muito mais sentido (não que antes tivesse sentido nenhum) agora com esse vídeo, a importância da prática, sempre tão recordada nesse canal.
Outro click da Sabrina.
chocada com a edição desse vídeo, muito boa!
Muito didático, Sabrina. Obrigada por compartilhar tanto
Sabrina, como foi feita a sua escolha pela filiação ao psol?
um pouco por conta da questão da esquerda mosaico que explico no final do meu livro, o restante por conta da luta ecossocialista
@Teta assustada , olha na página do facebook que tem o nome da editora, inclusive estara com desconto ate dia 30
@@TeseOnze uma pergunta: como você é socialista se o socialismo nunca deu certo, em nenhum país, um Exemplo é a Venezuela.
Por favor me responda
@@ramisteriogames649 o primeiro passo é você pegar um livro de história.
@@ramisteriogames649 o segundo passo é estudar o que é Socialismo. E estudar o que é uma Ditadura. E estudar mecanismos de mercado.
Excelente, muito didática e conseguiu explicar a importância e como se dá essa "unidade de esquerda", seus vídeos são de Utilidade pública 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿✊🏿
Subterrâneos da Liberdade, do Jorge Amado, é tão bom nesse assunto
Extremamente importante essa fala. É preciso debater projetos, não só pessoas. É esse debate positivo que vai incrementar a ideia e popularizar essa ideia, e com isso, destruir argumentos da hora que não contribuem, confrontar esses argumentos no diálogo.
adorei o Street Fighter ! rs
como sempre incrivel, mais didática? Impossível! Mostrei pra minha mãe e ela adorou
Ai olha, quando eu crescer quero ser igual a Sabrina
Sem mentira nenhuma
Eita vídeo esperado! Parabéns pela didática, Sabrina. Me ensina muito!
A gente chega curte o vídeo e depois assiste, pois já sabemos a qualidade do nosso 300!!!!
Seus vídeos trazem força, saber e esperança
Sabrina, você tá a cara da Fátima Bernardes na thumbnail!
Sabrina, adoro seus vídeos e aprendo muito. Obrigada pelo conteúdo, mudou minha vida, meu senso crítico, sem dúvidas que eu me encontrei. Gostaria de sugerir algo: moderação na edições do vídeo para não tirar a credibilidade do assunto. Não exagerar na edição, nas figurinhas e sons, porque pode ficar meio chato de assistir. Você já é boa, não precisa decorar tanto. Obrigada por todo o conteúdo e muito sucesso! Abraço.
Sabrina, até que ponto você acha interessante ceder para se aliar em uma Frente Ampla?
Depende. Se a coisa na qual vc está tendo que ceder é absolutamente central para o seu projeto político, então não dá. Daí tem que vir muito diálogo meeeeesmo...
é isso, amiga! Grandes reflexões. fiquei pensando no tanto de ressentimento que rola entre uma galera da institucionalidade e como isso atrasa algumas coisas, mas o mais importante é não abrirmos mão de ser esquerda para fazer o combate.
Vai algoritmo, impulsiona!
Boa hahahaha
Mais uma quinta de muito aprendizado!!! Esse canal só cresce
"Unidade não é um começo - Unidade é um fim." - Como comenta sem palavrão, gente??? É isso.
Vc sempre surpreende, obrigado!
Porque alguns só querem retornar ao poder. Não há um projeto de governo.
Tá falando do PT, né??
bom vídeo, pontuações mto bem feitas. Tenho algumas ressalvas, mas no geral eh um excelente material.
Essa falta de humildade política do PT colocou o Bolsonaro no poder, e vai colocar de novo ou outro candidato do PT
Excelente seu vídeo...didático e esclarecedor...Siga firme analisando criticando sempre que for necessário...o problema da esquerda é ela mesma...