Entenda tudo sobre adenomiose, infertilidade e reprodução assistida - Dr. João Dias

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 29 сен 2024
  • Confira o vídeo do D. João Dias que explica tudo sobre adenomiose, infertilidade e reprodução assistida.
    Dr. João Dias veja alguns trechos que ele explica no vídeo :
    “Algum tempo atrás, eu atendi um casal de médicos que veio me procurar com o histórico de infertilidade de algum tempo, não me lembro agora quantos anos, e com três falhas de fertilização in vitro.Na pesquisa desse casal eu encontrei uma situação que nós chamamos de adenomiose.”
    A adenomiose é caracterizada pela presença do endométrio no músculo do útero. Então eu quero primeiro mostrar esse esquema aqui para vocês, em que a gente vê toda a superfície externa do útero. A gente vê esse músculo e dentro o endométrio, que é o que você menstrua todos os meses. “
    “A adenomiose é quando esse endométrio cresce no músculo da parede uterina. Um paralelo que eu vou fazer para vocês é a endometriose, na qual esse endométrio cresce fora da cavidade uterina, não no músculo, como é na adenomiose.”
    “Então essa é a diferença de adenomiose com a endometriose. Esse é um questionamento que a gente recebe com grande frequência. E a presença desse endométrio nesse local errado causa uma inflamação uterina, causa o crescimento do tamanho do útero, causa aumento do fluxo menstrual, causa cólica menstruais, pode causar dor para a relação sexual, infertilidade e falhas do processo de reprodução assistida”.
    “Se a gente for lembrar dos sintomas da endometriose, eles são bem parecidos com sintomas da adenomiose. Então, a gente tem que ter um método diagnóstico bem eficiente.”
    “Mas tem uma coisa que é muito comum na adenomiose, que não é tão comum assim na endometriose. A adenomiose é uma causa frequente de falhas de fertilização in vitro e uma causa frequente de abortamento.”
    “Coisa que a endometriose não funciona bem desse jeito. Então, essa é uma diferenciação importante entre as duas situações.
    “Então, naquela paciente que tem um desses sintomas que eu mostrei para vocês, nós vamos precisar de um método de imagem de eleição, assim como precisamos para o diagnóstico da endometriose.”
    “Esse método diagnóstico de eleição que vai poder ser um ótimo ultrassom ou uma ótima ressonância magnética. Vão conseguir mostrar para a gente alguns achados na estrutura do útero, no miométrio, que caracterizam a adenomiose.”
    “Esses achados vão desde a presença de microcistos com sangue no meio do músculo do útero até a presença desses microcistos que causam um aumento do tamanho do útero”.
    “Ou mesmo, tem uma camada lá no útero que a gente chama de zona juncional. Nós conseguimos perceber que ela fica espessada ela passa de cinco milímetros e, quando isso acontece, temos achados típicos nos métodos de imagem de adenomiose.”
    “Muitos os sintomas são semelhantes com a endometriose. Muitos sintomas são semelhantes com miomas uterinos. Uma paciente chega para a gente e, pelo histórico dela, ela pode ter qualquer uma dessas situações.”
    “O método de imagem de eleição é a ressonância ou o ultrassom, que conseguem mostrar para a gente com grande acurácia, ou seja, com grande nível de acerto, se essa paciente que estamos atendendo é portadora de qualquer uma dessas situações.”
    “Lembrem se que existe um tecido, o endométrio, crescendo no lugar errado. O organismo do ser humano quando tem algum tecido crescendo no lugar errado, vai gerar um processo inflamatório ali.”
    “Esse processo inflamatório tem como princípio tentar diminuir a proliferação daquele tecido que está no lugar errado. Só que o tecido endometrial tem mecanismos para fugir dessa briga imunológica.”
    “Isso vai cronicamente inflamando a parede uterina. Essa briga entre o tecido endometrial ectópica do útero e o sistema imunológico vai causando uma inflamação crônica.”
    “E aí é que começa o problema dos sintomas da paciente. Essa inflamação crônica é responsável pelo aumento da cólica menstrual pelo aumento do fluxo menstrual e é responsável também por difícultar os processos iniciais da fertilização, desde a migração do espermatozoide até a própria implantação do embrião na cavidade uterina.”
    - - -
    🔹 Diretor Técnico: Dr. João Antônio Dias Júnior | CRM 89.292 | RQE: 617712
    Para saber mais sobre essas e outras informações acesse o site
    💻 drjoaodias.com.br
    🔹 Não fique com dúvidas, agende sua consulta:
    CLÍNICA ORIGINARE
    ☎️ (11) 4750-1101
    📱 WhatsApp: (11) 91203-3232
    HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN
    ☎️ (11) 2151-9017
    🔹 Siga-me nas redes sociais vizinhas:
    IG: @dr_joao_dias
    FB: dr.joao.dias.reproducao

Комментарии • 37

  • @Francisca-0620
    @Francisca-0620 Год назад +3

    Bom dia, Dr eu estou passando por esse problema, tenho Ademonise, tive 3 abortos espontâneos.

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  Год назад

      Sinto muito pelo o que você está passando. Portadoras de endometriose tem uma chance significativamente maior de abortar e por isso, no seu caso é muito importante você procurar ajuda para o tratamento da adenomiose.

  • @crisramos2027
    @crisramos2027 Год назад

    Esse tratamento com medicamentos, seria de quanto tempo?

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  Год назад

      Depende de alguns fatores. Habitualmente de 2 a 6 meses.

    • @adrianasantana6148
      @adrianasantana6148 Год назад

      ​@@DrJoaoDias eu tô com adenomiose o q faço eu não mestrou

  • @tatianabarbalho4571
    @tatianabarbalho4571 2 месяца назад +1

    Obrigada Dr. vi uma luz no fim do túnel. Três tec blastocisto sem sucesso. Tenho sintomas da adenomiose e alguns exames sugestivos a adenomiose, mas nunca foi colocado em discussão. Tenho embriões congelados, tinha desistido, mas acabei de mudar de ideia! Muito obrigada 🥹

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  2 месяца назад

      Fico feliz em tê-la ajudado. Torcendo muito para sua saúde e gravidez!

  • @saragirao9994
    @saragirao9994 Год назад +3

    Excelente explicação! 👏🏻

  • @erikaleitedosreis2874
    @erikaleitedosreis2874 Год назад +2

    Essa medição seria o lectrum? Dose única ou tratamento por um tempo?

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  Год назад

      Um dos tratamentos para adenomiose é a utilização de uma medicação classificada como análogos agonistas do GNRH. O LECTRUNé um tipo desses análogos, e costuma ser utilizado por em média 3 meses para o tratamento da adenomiose naqueles casos em que ainda iremos fazer a transferência de embriões.

  • @Elainecristina-bn5xf
    @Elainecristina-bn5xf 3 месяца назад

    Então quer dizer que é possível uma inseminação com a presença da doença? Tenho sintomas a mais de três anos, porém descobri a cerca de sete meses que tenho adenomiose...tenho 40 anos, 1 filho apenas, não foi por escolha, a dez anos não evito gravidez, nunca fiquei grávida nesse período, mas tbm nu cá fui atrás pq meu asposo fez uma cirurgia de varicoles para vir meu filho

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  3 месяца назад

      Sim, pode ser possível. Mas para sabermos, o ideal é que você e seu esposo passem em consulta com um especialista em medicina reprodutiva para que as possibilidades sejam avaliadas. Estou à disposição! 😉

  • @CarlosAugusto-lx7hy
    @CarlosAugusto-lx7hy 5 месяцев назад

    Dr. João, minha mulher tem 40 anos e está com suspeita de adenomiose, ainda não foi diagnosticado, mas tudo indica que sim. Você acha que nós vamos conseguir ter um filho? Fazendo o tratamento e tudo que for possível.

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  4 месяца назад

      Carlos, obviamente não posso afirmar nada sem avaliá-la, mas pelo seu relato parece sim ser possível! Não se abatam!! 🙌😊

  • @flaviapaula7059
    @flaviapaula7059 5 месяцев назад

    Tive dois aborto a fiz u tratamento engravidei tenho uma filha de 11 anos tornei engravidar mais perdi ai descobri que tenho sugestivo tá ademinioe

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  3 месяца назад

      Lamento pela sua perda 😞 Espero que continue cuidando-se e seguindo em acompanhamento médico especializado. Abraços!

  • @brunamillansantos1258
    @brunamillansantos1258 2 месяца назад

    Que vídeo excelente, obrigada!🙏🏻

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  2 месяца назад

      Fico muito feliz em ajudar! 🤩🙏

  • @dialinesantos
    @dialinesantos 6 месяцев назад

    Excelente explicação. Tenho todos os sintomas e estou com laudo que deu sugestivo a adenomiose. Tenho miomas e aborto expontâneo 😔

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  6 месяцев назад

      Agradeço o carinho e lhe desejo um bom tratamento e acompanhamento. 😊🙌

  • @Cacau40
    @Cacau40 7 месяцев назад

    Dr, eu fiz 5 tecs com 2 abortos. Não tenho adenomiose, mas seria interessante fazer o bloqueio hormonal mesmo assim, pois sinto que sou toda inflamada.

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  6 месяцев назад +1

      Não posso dá-la uma indicação por aqui, meu bem.

  • @elianedefatimamuller3429
    @elianedefatimamuller3429 5 месяцев назад

    Doutor tenho 38 anos 6 abortos retidos descobri a ameniose atraves de um mapeamento nao tenho ideia de como fazer para manter a gravidez eu emgravido mas nao evolui
    O eu faço

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  3 месяца назад

      Eliane, não posso dá-la um parecer por aqui sem avaliá-la. Recomendo que agende uma consulta para que possamos investigar seu quadro e entender qual o melhor caminho para você.

  • @jenifercavalcante3415
    @jenifercavalcante3415 Год назад

    Uma dúvida: após esse tratamento com medicação, a mulher volta a ovular normalmente ou nunca mais ovula ?

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  11 месяцев назад

      Após todo e qualquer tratamento é sempre fundamental se fazer o acompanhamento. Abraços

  • @cristianeaparecida8476
    @cristianeaparecida8476 Год назад

    Eu tenho adenomiose e sinto muita dor ,porém o genicolista me passou anticoncepcional, tomi por quase 1o anos, mas mesmo assim tem dor e como passo no posto pelo sus ,os médicos não tem especialidade pra ajudar e muitos deles nem acreditam que você senti dor .gostaria de uma ajuda ou indicação pra passar com um profissional que possa me ajudar e acabar com a dor que sinto.

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  Год назад +2

      Cristiane, sinto muito pelo que você está passando, mas o caminho é esse mesmo que você está percorrendo, ou seja, procurar ajuda médica ser examinada adequadamente e dizer que o tratamento que foi sugerido até então não teve sucesso, para que o profissional que vai te examinar possa te sugerir algum tipo diferente de tratamento. Desejo boa sorte.

  • @thais2961
    @thais2961 Год назад

    Qual o anticoncepcional indicado para quem tem adenomiose?

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  Год назад

      Thaís, não posso fazer indicação de medicamento por aqui. Converse com seu ginecologista para uma recomendação individualizada.

    • @adrianasantana6148
      @adrianasantana6148 Год назад +1

      Eu tô tomando pientra Ed

  • @ewilsacarla1833
    @ewilsacarla1833 Год назад +3

    Eu tenho adenomiose fiz a fertilização in vitro 2 vezes e não consegui ter a gestação, minha edonminiose e focal, fiz na clínica vivita, estou pretendendo fazer novamente.

    • @maralima2978
      @maralima2978 Год назад +3

      Oie eu fiz transvaginal hoje e deu adenomiose e eu vou fazer a a fiv fiquei preocupada

    • @ewilsacarla1833
      @ewilsacarla1833 Год назад +2

      @@maralima2978Meu médico irá fazer um tratamento de 3 meses antes da nova fertilização, mas minha médica ginecologista é daqui da Alemanha e não aconselhou fazer uma nova Fiv sem este tratamento, mas cada médico tem uma conduta, desejo boa sorte Deus esteja contigo 🙏

    • @DrJoaoDias
      @DrJoaoDias  Год назад +1

      A adenomiose realmente pode atrapalhar em alguns casos, estou torcendo para que seu tratamento tenha sucesso!

    • @Kamila12347
      @Kamila12347 5 месяцев назад

      ​@@maralima2978vc não porde volta pra fala ser deu certo ou não tenho tabem