Parabéns pelo brilhante vídeo tutorial. É por isso que sempre digo que um mecânico que se preze precisa ter conhecimentos de matemática, física, química, além do português para poder ler e interpretar qualquer eventualidade que possa surgir em seu caminho.
@@cristianoluz4308 eu não disse que o alumínio enferruja. Apenas perguntei se funciona, pois mesmo sem enferrujar o alumínio pega muita sujeira. Aqui em minha oficina tenho algumas peças precisando de reparo nesse sentido.
Ótima demonstração. Para se obter um resultado melhor aínda, deve-se movimentar a peça constantemente, tirando a de posição de no mínimo 90º e virar após determinado tempo e repetir o procedimento, pois o elemento positivo, está em uma posição fixa, logo a parte voltada para ele, terá uma reação em maior escala. Por isso, devemos movimentar a peça e alterar a posição da mesma. Mesmo processo de máquina de solda caseira, quanto mais perto as garras, maior será na amperagem, com relação também a quantidade de sal existente no recipiente. Muito bem elaborado seu vídeo, parabéns.
Sou engenheiro eletricista/eletrônico a quase 30 anos. Gostei da demonstração e das explicações. Neste caso daria para usar um jato de areia caseiro feito com garrafa pet , muito simples de ser feito e com excelente resultado. Lembrando que o uso profissional é proibido por lei , por não ter adequações de segurança exigida. Já fiz este experimento usando como soldador caseiro, ligando na rede elétrica.
Uma dica: justamente por a aquecer a peça, coloque calços embaixo da peça, ou faça um suporte de modo que a pendurada e submersa mas sem tocar o fundo, aí o processo fica mais uniforme, viu como a parte de baixo ficou um pouquinho mais encardida de ferrugem!? Parabéns pelo vídeo !!!
Me responde é possível fazer isso com um CHASSIS formando um tanque COM uma lona que quantidade de sal teria que usar o que fazer com essa água depois do uso?
Perfeito, uma sugestão caso interesse, o processo acontece com mais força do lado do sacrifício pois é onde a corrente é maior, divida o sacrifício por volta da peça a ser limpa, veja como funciona a máquina de solda a base de água e sal e verá que quanto mais distamte os polos menor será a amperagem, dividindo a carga por vários pontos adiantará o processo.
Parabéns pelo vídeo. Bem curioso. A maior parte da sujeira formada é a reação com o sódio do sal ( e por isso libera gás cloro, que é asfixiante ). Experimenta utilizar barrilha ( carbonato de sódio, usado em piscinas ), que vai ficar bem mais limpo, ou até soda cáustica, que vai propiciar a limpeza num tempo menor.
Sim, a soda cáustica de supermercado é uma opção, mas ela pode causar queimaduras na pele. Ou carbonato ou bicarbonato de sódio pode ser comprado em casas de piscina a um custo, nesta data, em torno de 20 a 30 reais o kilo.
@@getuliocomiotto1230 Ele libera hidrogênio reativo e oxigênio reativo, se fosse apenas eletrólise da água. Ao acrescentar sal, podemos obter hidróxido de sódio gasoso, ácido clorídrico gasoso e gás cloro, altamente tóxico! Há formação de compostos ferrosos que se sedimentam!
Maravilhoso o resultado, eu comprei um abajur site ele pintado de marron qdo eu fui lixar ,Meu Deus só ferrugem, vou vê se consigo fazer como no se vídeo. Quero muito restaurar esse abajur , é uma peça linda que precisa sim se restaurada ,mas não passando tinta marron pra esconder o ferrugem.Muito bom seu vídeo, parabéns pelo resultado a peça ficou nova.
Valeu, gostei fiz em casa mas eu pude perceber que quanto maior é mais perto estiver a peça de sacrifício da peças que será tirado a ferrugem o resultado é melhor é mais rápido. A peça de sacrifício tem que ser uma peça grande e de contato muito bom em ambos. Valeu garoto nota 10 pra sua apresentação seu vídeo. Parabéns
Que maravilhosa e instrutiva aula, meu amigo. Muito bom mesmo e gostei demais. Eu não fazia ideia de que o resultado seria tão bom. Muito obrigado pelo empenho e dedicação de nos transmitir essa informação tão importante. Deus te abençoe.
Fiz uma vez com uma bacia de metal com uma tampa de balde de plástico no centro da bacia ,aí eu usei a bacia como o positivo e a peça de metal como o negativo em cima da tampa de plástico! Funfa de boa,usei duas fontes ATX em paralelo!
Esta reação que vc chamou gases nada mais é que hidrogênio..!, isso mesmo você o mesmo procedimento que usam para o famoso aparelho de HHO que usam nos carros para substituir a gasolina, valeu cara uma boa ideia também sou mecânico, parabéns amigo...!
Não , a reação foi a decomposição da solução de do sal NaCl com a água H2O com a formação de solução de hidróxido de sódio e o gás liberado foi cloro , a retirada da ferrugem foi o ataque do hidróxido de sódio NaOH que nada mais é do que soda caustica .
Se jatear limalha a quente nas parte que a corrosão penetrou recupera a peça por completo e ela fica nova Essa técnica serve para recuperar peças caras que a substituição da peça é muito caro se faz muito em peças de turbina de avião que perdem massa com o uso
O diferencial do seu vídeo foi que sujou a água sem comprometer tanto a peça de sacrifício. Gostei. Vou tentar aqui com peças grandes pra vê no que dá.
Oi amigo... Ja usava eate processo xom fonte de computador e xom um sacrificio menor mas a forma qye vc usou e muito melhor. Otima ideia que vc teve!!👍👍
Com certeza, mas a intenção do vídeo é mostrar o processo em si, então quanto mais ferrugem melhor. Na prática, sem ser um vídeo "tutorial" seria escovado antes.
Boa noite! Você pode colocar na descrição do video a minha duvida? Pois eu acredito que minha duvida seja a mesma de muitas pessoas. SOBRE o carregador de baterias: 12v ou 24v? Quantos AMPERES? Carga LENTA ou RÀPIDA? O auxiliar de partida estava LIGADO ou DESLIGADO? Muito grato pela atenção! E muitíssimo grato por compartilhar essa técnica com todos!!!
Esse resultado foi graças ao carregador de bateria... eu fiz com um escapamento de moto uma vez, mas com fonte de notebook. Foram necessárias 3 etapas de 12 horas, até ficar igual o seu no final. Mas valeu a pena, se eu fizesse isso sempre, ia comprar um carregador se bateria só pra esse processo, vale muito a pena e facilita demais.
Excelente amigão excelente muito bom querido mas o que me surpreende é a sua humildade à ensinar porque eu acho que todo ser humano tem direito de aprender tudo aquilo que está sobre o seu talento obrigado querido que o nosso criador conserve sua humildade cada vez mais um abraço
é muito interessante, porém muito trabalhoso, é bem mais simples fazer esse procedimento de limpeza mergulhando a peça em ácido clorídico :) parabéns pelo trabalho
So vou deixar um alerta para este resíduo que fica na água, é rica em metais pesados e tem que ter um descarte adequado , não pode ser jogado na rede de esgoto nem águas pluviais ok , se puder descarte em alguma empresa que mexa com cromagem ou zincagem que é bem dizer o mesmo processo. O processo é realmente muito maneiro 👏👏🤘✌️👍👍
Parabéns pelo vídeo, explicou bem mas teve uma coisa errada, o sacrifício está limpo, pois vc colocou a corrente ao contrário o positivo é na peça que vai ser limpa e o negativo no sacrifício, mas bacana que deu certo.
Estou fazendo em um alicate que ficou no tempo quase um ano! Encravado no último! Já tentei desencravar de marreta e óleo, abrindo e fechando ele mas não consegui! Coloquei na eletrólise e já limpou bastante,agora mais um pouco pra ver se desencrava!
Belíssima idéia com a eletrólise!!! O Resultado desse teste demonstra boa satisfação e praticidade. Essa água suja, se filtrar com uma simples peneira, suficiente para remover as impurezas grandes, acredito que reaproveite para as próximas eletrólises. Ela se bem acondicionada num recipiente plástico resistente (do mesmo material do teste), economizará o sal e água na próxima Eletrólise. Toda essa sujeira, supostamente horrorosa, com certeza é simplesmente oxido de ferro, nada tão prejudicial e nocivo e possivelmente pode descartá-la no reciclável ferrosos da oficina, junto as demais peças destinadas a sucata. Com certeza tudo será derretido e transformado.
Rapaiz,o recipiente vai ser dificíl,agr imagina o q vc vai usar pra ligar negativo e positivo,eu acho q só 1 carregador de bateria n dá conta do fusqueta n em 😅
Olá companheiro, boa experiência! A título de esclarecimento o gás que é solto não é tóxico mas é explosivo ( hidrogênio)! não acenda um fósforo perto pois poderá haver uma pequena explosão!
Boa fiz isso pra recuperar alguns burrinhos de freio de uma Toyota bandeirantes que o dono dava como perdido limpei troquei os reparos e o dono ficou de boca aberta... Obs: por ser Tecnico em Eletrônica já saiba desse processo antes de existir ou RUclips!
+Mecânica Tomoto Eu posso fazer isso com uma máquina de costura doméstica? Ela é composta de diversas partes e tem pintura na parte externa, mas está com vários pontos de ferrugem fazendo com que o eixo ficasse emperrado. Ácido oxálico é inviável pelo tamanho - eu gastaria muito!! Aguardo
Adiciona o um litro de acido muriadico vc acha em lojas de construçao e coloca menos sal e da um geito de colocar um reostato para amperagem ficar controlada não pode esquentar muito.
RESPONDE UM, QUE VAI RESPONDER VÁRIOS! POR FAVOR. Muitos querendo saber pra testar sua boa sugestão. Pra galera ter uma ideia. E vlw muito pelo vídeo velho! * Qual tenção do carregador foi usada: 12V ou 24V? * Houve de vcs uma preocupação com a corrente resultante que ia circular nessa ligação que se tornou um circuito evidentemente? * Foi ajustada um corrente de trabalho previamente no carregador? Muito obrigado pelo vídeo!!! Grande abraço aqui de Ribeirão Preto pra vcs!
Tenho bastante capsulas de cloro e cada uma delas é pra 8.000 oito mil litros d'água para água de consumo doméstica, posso usa-las nesse processo, e em que quantidade de água para cada cápsula, pode me dar uma ideia?
Parabéns pelo brilhante vídeo tutorial. É por isso que sempre digo que um mecânico que se preze precisa ter conhecimentos de matemática, física, química, além do português para poder ler e interpretar qualquer eventualidade que possa surgir em seu caminho.
Eletroquímica é uma matéria formidável.. o conhecimento é algo maravilhoso, os grandes gênios do passando, revolucionário a humanidade..
A Química e uma coisa linda,o mesmo sal que ajuda a enferrujar,também ajuda para limpar.
Será que funciona com peça de alumínio?
@@edilsonalexandre7649 alumínio não enferruja
@@edilsonalexandre7649 kkkkk
@@cristianoluz4308 eu não disse que o alumínio enferruja. Apenas perguntei se funciona, pois mesmo sem enferrujar o alumínio pega muita sujeira. Aqui em minha oficina tenho algumas peças precisando de reparo nesse sentido.
@@edilsonalexandre7649 so lixar com licha fina e fazer polimento amigo
Parabéns....Muito boa a aula, será muito útil para mim na reforma de carros antigos.
Ótima demonstração.
Para se obter um resultado melhor aínda, deve-se movimentar a peça constantemente, tirando a de posição de no mínimo 90º e virar após determinado tempo e repetir o procedimento, pois o elemento positivo, está em uma posição fixa, logo a parte voltada para ele, terá uma reação em maior escala.
Por isso, devemos movimentar a peça e alterar a posição da mesma.
Mesmo processo de máquina de solda caseira, quanto mais perto as garras, maior será na amperagem, com relação também a quantidade de sal existente no recipiente.
Muito bem elaborado seu vídeo, parabéns.
o que me deixou mais impressionado foi você não ter limpado a peça antes. Mandou pra eletrolise do jeito que ela estava. Top.
Vou fazer isso com meu Chevette, só espero que ele não se desintegre depois do processo kkkkkk
Cuidado, pode sobrar só os pneus. Kkkkk
@@getuliocoelho6652 vai mergulhar ele na piscina kkk Vai precisar de um caminhão de Sal e ligar direto na rede trifásica.
@@Lugi3r, kkkk verdade!
Joga ele no mar. Lá ja tem agua e sal. Aí usa uma bateria de caminhão para eletrólise kk
@@dandh1409 kkkkkkkk
Sou engenheiro eletricista/eletrônico a quase 30 anos. Gostei da demonstração e das explicações. Neste caso daria para usar um jato de areia caseiro feito com garrafa pet , muito simples de ser feito e com excelente resultado. Lembrando que o uso profissional é proibido por lei , por não ter adequações de segurança exigida. Já fiz este experimento usando como soldador caseiro, ligando na rede elétrica.
Rapaz , a eletrólise é realmente impressionante !!! Como ela deixou a peça limpinha e brilhante , praticamente nova ... Show !!!
Uma dica: justamente por a aquecer a peça, coloque calços embaixo da peça, ou faça um suporte de modo que a pendurada e submersa mas sem tocar o fundo, aí o processo fica mais uniforme, viu como a parte de baixo ficou um pouquinho mais encardida de ferrugem!? Parabéns pelo vídeo !!!
Me responde é possível fazer isso com um CHASSIS formando um tanque COM uma lona que quantidade de sal teria que usar o que fazer com essa água depois do uso?
@@rauljosezimmermann3182 muito sal KKK
Posso fazer esse processo com um carregador de bateria de moto em um tanque de moto,
Na parte interna do tanque damoto
Perfeito, uma sugestão caso interesse, o processo acontece com mais força do lado do sacrifício pois é onde a corrente é maior, divida o sacrifício por volta da peça a ser limpa, veja como funciona a máquina de solda a base de água e sal e verá que quanto mais distamte os polos menor será a amperagem, dividindo a carga por vários pontos adiantará o processo.
Parabéns pelo vídeo. Bem curioso. A maior parte da sujeira formada é a reação com o sódio do sal ( e por isso libera gás cloro, que é asfixiante ). Experimenta utilizar barrilha ( carbonato de sódio, usado em piscinas ), que vai ficar bem mais limpo, ou até soda cáustica, que vai propiciar a limpeza num tempo menor.
Soda cáustica vendida em supermercado?? Aquela para desentupir ralos ??
Sódio do Sal ... 🤔🤔
@@r10223 Sal de cozinha: NACL ( cloreto de sódio ). O sódio reage e sobra o gás cloro.
Bicarbonato de sódio funciona de forma mais segura.
Sim, a soda cáustica de supermercado é uma opção, mas ela pode causar queimaduras na pele. Ou carbonato ou bicarbonato de sódio pode ser comprado em casas de piscina a um custo, nesta data, em torno de 20 a 30 reais o kilo.
Parabéns! Como sou químico gostaria de deixar uma dica: Utilize uma corrente máxima de 1 ampére para cada decímetro quadrado!
Decímetro quadrado de metal ou de solução?
Como químico, poderia dizer qual o gás tóxico que ele fala ? É extremamente tóxico?
@@cartola48 Do metal a ser tratado!
@@getuliocomiotto1230 Ele libera hidrogênio reativo e oxigênio reativo, se fosse apenas eletrólise da água. Ao acrescentar sal, podemos obter hidróxido de sódio gasoso, ácido clorídrico gasoso e gás cloro, altamente tóxico! Há formação de compostos ferrosos que se sedimentam!
@@zemanoshtronz muito boa dica, e na água o que restou no meio daquela reação eu falo especifico na água valeu.
O melhor video de eletrólise do Brasil !! ✌️✌️✌️✌️✌️
Valeu, teu trabalho é bem legal, vc esplicou com simplicidade.👍
Maravilhoso o resultado, eu comprei um abajur site ele pintado de marron qdo eu fui lixar ,Meu Deus só ferrugem, vou vê se consigo fazer como no se vídeo. Quero muito restaurar esse abajur , é uma peça linda que precisa sim se restaurada ,mas não passando tinta marron pra esconder o ferrugem.Muito bom seu vídeo, parabéns pelo resultado a peça ficou nova.
Belo trabalho, Já fiz com soda cáustica ficou top do sal eu não sabiá na próxima vou experimentar.
Valeu, gostei fiz em casa mas eu pude perceber que quanto maior é mais perto estiver a peça de sacrifício da peças que será tirado a ferrugem o resultado é melhor é mais rápido. A peça de sacrifício tem que ser uma peça grande e de contato muito bom em ambos. Valeu garoto nota 10 pra sua apresentação seu vídeo. Parabéns
Que maravilhosa e instrutiva aula, meu amigo. Muito bom mesmo e gostei demais. Eu não fazia ideia de que o resultado seria tão bom. Muito obrigado pelo empenho e dedicação de nos transmitir essa informação tão importante. Deus te abençoe.
Dá hora gostei muito já fiz com vinagre puro vou fazer com o carregador de bateria
Fiz uma vez com uma bacia de metal com uma tampa de balde de plástico no centro da bacia ,aí eu usei a bacia como o positivo e a peça de metal como o negativo em cima da tampa de plástico!
Funfa de boa,usei duas fontes ATX em paralelo!
Esta reação que vc chamou gases nada mais é que hidrogênio..!, isso mesmo você o mesmo procedimento que usam para o famoso aparelho de HHO que usam nos carros para substituir a gasolina, valeu cara uma boa ideia também sou mecânico, parabéns amigo...!
Não , a reação foi a decomposição da solução de do sal NaCl com a água H2O com a formação de solução de hidróxido de sódio e o gás liberado foi cloro , a retirada da ferrugem foi o ataque do hidróxido de sódio NaOH que nada mais é do que soda caustica .
Se jatear limalha a quente nas parte que a corrosão penetrou recupera a peça por completo e ela fica nova
Essa técnica serve para recuperar peças caras que a substituição da peça é muito caro se faz muito em peças de turbina de avião que perdem massa com o uso
O melhor é deixar a parte do fio exposto no negativo fora da solução. Rapidinho ele é corroído e interrompe o processo.
O diferencial do seu vídeo foi que sujou a água sem comprometer tanto a peça de sacrifício. Gostei. Vou tentar aqui com peças grandes pra vê no que dá.
Oi amigo...
Ja usava eate processo xom fonte de computador e xom um sacrificio menor mas a forma qye vc usou e muito melhor.
Otima ideia que vc teve!!👍👍
Olá. Foi de grande aprendizado o conteúdo do seu vídeo, muito obrigado por compartilha. tenho muito material para fazer isso. Observando EPI. Correto!
Top . Acho q se tivesse dado uma escovada na peça antes de começar ficaria mais rápido, muito eficiente o processo 👏👏
Acho que tirava tudo kkk
Com certeza, mas a intenção do vídeo é mostrar o processo em si, então quanto mais ferrugem melhor. Na prática, sem ser um vídeo "tutorial" seria escovado antes.
@@ricardomarzano ruclips.net/video/rpJUWMsbhzY/видео.html
eletrólise é um processo muito interessante. Acabei lembrando das aulas de Química
Boa noite!
Você pode colocar na descrição do video a minha duvida?
Pois eu acredito que minha duvida seja a mesma de muitas pessoas.
SOBRE o carregador de baterias:
12v ou 24v?
Quantos AMPERES?
Carga LENTA ou RÀPIDA?
O auxiliar de partida estava LIGADO ou DESLIGADO?
Muito grato pela atenção!
E muitíssimo grato por compartilhar essa técnica com todos!!!
Esse resultado foi graças ao carregador de bateria... eu fiz com um escapamento de moto uma vez, mas com fonte de notebook. Foram necessárias 3 etapas de 12 horas, até ficar igual o seu no final. Mas valeu a pena, se eu fizesse isso sempre, ia comprar um carregador se bateria só pra esse processo, vale muito a pena e facilita demais.
Muito obrigado pela dica, excelente seu trabalho.
Eu achei muito legal a eletrólise, ! obrigado.
Cara muito obrigado, vou fazer agora em uma talha enferrujada que eu tenho. Tmj
Excelente amigão excelente muito bom querido mas o que me surpreende é a sua humildade à ensinar porque eu acho que todo ser humano tem direito de aprender tudo aquilo que está sobre o seu talento obrigado querido que o nosso criador conserve sua humildade cada vez mais um abraço
Parabéns, aprendendo sempre com vocês.
Valeu Fran, foi sua dica que me ajudou. Grande abraço.
é muito interessante, porém muito trabalhoso, é bem mais simples fazer esse procedimento de limpeza mergulhando a peça em ácido clorídico :) parabéns pelo trabalho
Show. Simples e objetivo valeu pela aula irmão
Gostei muito do vídeo 👍 aprendi muito obrigado parabéns 👍 fica com Deus um abraço.
BELISSIMO VIDEO PARABÉNS , TENHO UMA MORSA DE 29 QUILOS COM BASTANTE FERRUGEM TAREI FAZENDO O MESMO . SWOU DE BOLA .🇧🇷👏🇧🇷👏🇧🇷👏🇧🇷👏
Grava pra gente ver!
@@MathxDs OK !👍✌️👏🇧🇷
@@stevegordongordon9770 gravou?
Nossa cara que inteligência ,Deus abençoe ficou limpo eu nunca vi
parabéns!!!, obrigado por partilhar seu conhecimento conosco, isso sera muito util para nos restauradores amadores.
Muito interessante o vídeo, ganhou mais um inscrito parabéns
So vou deixar um alerta para este resíduo que fica na água, é rica em metais pesados e tem que ter um descarte adequado , não pode ser jogado na rede de esgoto nem águas pluviais ok , se puder descarte em alguma empresa que mexa com cromagem ou zincagem que é bem dizer o mesmo processo.
O processo é realmente muito maneiro 👏👏🤘✌️👍👍
Bom dia, Fernando.
Que super dica bacana, mostrada na prática !!!
Obrigado por compartilhar este conhecimento.
Parabéns pelo vídeo, explicou bem mas teve uma coisa errada, o sacrifício está limpo, pois vc colocou a corrente ao contrário o positivo é na peça que vai ser limpa e o negativo no sacrifício, mas bacana que deu certo.
Simplesmente, impressionante. Só precisa ter cuidado com o descarte da água. Tão suja de partículas de ferro, a água é muito poluente.
Muito boa sua experiência, isso ajuda muita gente, parabéns pela iniciativa, 👏👏👏
Estou fazendo em um alicate que ficou no tempo quase um ano! Encravado no último! Já tentei desencravar de marreta e óleo, abrindo e fechando ele mas não consegui! Coloquei na eletrólise e já limpou bastante,agora mais um pouco pra ver se desencrava!
vc merece 1000 likes amigo. eu fazia com carrecador de cellular mas assim e otimo parabens
Belíssima idéia com a eletrólise!!! O Resultado desse teste demonstra boa satisfação e praticidade. Essa água suja, se filtrar com uma simples peneira, suficiente para remover as impurezas grandes, acredito que reaproveite para as próximas eletrólises. Ela se bem acondicionada num recipiente plástico resistente (do mesmo material do teste), economizará o sal e água na próxima Eletrólise. Toda essa sujeira, supostamente horrorosa, com certeza é simplesmente oxido de ferro, nada tão prejudicial e nocivo e possivelmente pode descartá-la no reciclável ferrosos da oficina, junto as demais peças destinadas a sucata. Com certeza tudo será derretido e transformado.
Deixa de ser porco e miserento, água e sal é barato. Guardar uma imundície dessa, faz isso não.
KKKK
Essa sujeira ou Borra, tambem pode ser usada para tingimento de madeira clara.
Caramba, a peça ficou nova !! Interessante também não precisar desgastar a pela (peça)
Parabens otimo aprender, mais muito cuidado no descarte da agua, ela deve ser altamente prejudicial ao meio ambiente OK, Abç.
E com a água q sobra pode fazer feijoada
Tem bastante ferro
Théo Beck rá
Kkkk
😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅
suquinho de ferro com espuma , hummmm delicioso :P
Kkkk, verdade
Os eletrodos positivos, devem ficar igualmente distribuídos para não precisar ficar girando a peça. Coloque nos cantos de seu recipiente.
Excelente ideia esta potencialização da eletrólise. parabéns.
Excelente vídeo; bem didático. Obrigado.
Meu Poblema é Arrumar um Recipiente Grande Pra colocar meu Fusca dentro 😂😂😂
Faz no mar....
Tenta numa piscina kkkkk,bom dia
Mano, vou printar esse comentário🤣. Num é possível que eu li isso...
BUBÔNICA!!!!!!
Rapaiz,o recipiente vai ser dificíl,agr imagina o q vc vai usar pra ligar negativo e positivo,eu acho q só 1 carregador de bateria n dá conta do fusqueta n em 😅
Olá companheiro, boa experiência! A título de esclarecimento o gás que é solto não é tóxico mas é explosivo ( hidrogênio)! não acenda um fósforo perto pois poderá haver uma pequena explosão!
Muy bueno todo, felicitaciones. Podrías por favor indicar más detalles del sacrificio. Mil gracias.
exelente amigo vou fazer com uma peca de musculacao tb nomeu carregador de bateria ,
Esse processo é maravilhoso, limpa mesmo,já fiz e é verdade, muito bom
Parabéns Fernando e a todos da mecânica tomorto pelo excelente trabalho
Excelente demonstração, acredito q retirando aquela camada superficial de sugeira q fica na água daria para repetir o processo em várias peças.
Grato meu rei, Deus lhe abençoe.
Excelente.
Não fica resíduos de sal na peça? Que possa causar mais corrosão?
Posso fazer sem uso de sal?
Cara vim esse Vídeo agora i e um espetáculo parabéns era o q eu precisava ver👏👍
Aí como eu amo isso , queria saber fazer o aparelho para usar nesse processo.
Amigo, você me deu uma grande ideia! De fazer uma "máquina de eletrólise"... Vou bolar uma ideia sobre. Obrigado amigo!
Edson, procura vídeos de produção caseira de hidrogênio. Vai achar um monte de modelos pra isso.
@@scooterizando opa, procuro sim! Obrigado!
Acho que é invertido os polos, por isso o sacrifico ficou limpo.
Eu vi um vídeo se você esquenta a água antes o processo começa mais rápido ,
Parabéns pelo experimento, uma ótima dica para a remoção de ferrugem
Vou fazer isso na minha cadeira de roda. Espero que dê certo!
Surpreendente mesmo! Valeu!!
Parabéns otmo vídeo uma série de fatores influência no resultado
seria possivel fazer em um bloco de motor dentro das galerias de agua. tenta ai para vermos o resultado
Top demais seu vídeo
Muito profissionalismo !
Quase parece nova, bom trabalho.
Lega l vou. Tou pintando minha bicicleta..desmontei ...e VOU fazer com peças enferrujada. Valeu
Muito bom camarada parabéns valeu pela dica vc e o cara🖒🖒🖒🖒
Otimo video amigo ...
Como voce deu o acabamento final na peça?
Gostei muito parabéns e muito sucesso
Boa fiz isso pra recuperar alguns burrinhos de freio de uma Toyota bandeirantes que o dono dava como perdido limpei troquei os reparos e o dono ficou de boca aberta...
Obs: por ser Tecnico em Eletrônica já saiba desse processo antes de existir ou RUclips!
Acabou de ganhar mais um escrito .parabéns pelo belo trabalho
+Mecânica Tomoto Eu posso fazer isso com uma máquina de costura doméstica? Ela é composta de diversas partes e tem pintura na parte externa, mas está com vários pontos de ferrugem fazendo com que o eixo ficasse emperrado. Ácido oxálico é inviável pelo tamanho - eu gastaria muito!! Aguardo
Obrigado pela dica o resultado ficou ótimo.
Adiciona o um litro de acido muriadico vc acha em lojas de construçao e coloca menos sal e da um geito de colocar um reostato para amperagem ficar controlada não pode esquentar muito.
Muito bom esse video. Ganhou meu like e minha inscrição.
RESPONDE UM, QUE VAI RESPONDER VÁRIOS! POR FAVOR.
Muitos querendo saber pra testar sua boa sugestão. Pra galera ter uma ideia.
E vlw muito pelo vídeo velho!
* Qual tenção do carregador foi usada:
12V ou 24V?
* Houve de vcs uma preocupação com a corrente resultante que ia circular nessa ligação que se tornou um circuito evidentemente?
* Foi ajustada um corrente de trabalho previamente no carregador?
Muito obrigado pelo vídeo!!!
Grande abraço aqui de Ribeirão Preto pra vcs!
Como é um carregador de bateria, foi 12v, e eu acho que pode usar a mesma tensão que carrega as baterias de moto, acho que cairia melhor
Fernando, meu carregador não tem controle de voltagem pois é feito de um estabilizador de computador, será que terá o mesmo resultado que o seu?
Tenho bastante capsulas de cloro e cada uma delas é pra 8.000 oito mil litros d'água para água de consumo doméstica, posso usa-las nesse processo, e em que quantidade de água para cada cápsula, pode me dar uma ideia?
Gostaria de saber a quantidade de sal para cada litro de água
Essa peça da pra fazer um peso para academia top em 👏
Vc poderia ter adicionado umas 20 gotas de detergente . Ajuda bastante .
Tive um Pedreiro que utilizava Detergente no meio da Massa de Concreto, quando secava não ficava 1 trincado sequer e a solidez sem palavras...
Com um sacrifício de zinco negativo na peça e vinagre de álcool com o mesmo processo se faz a galvanização
Oi amigo tem como você fazer essa experiência em Cabo de vela usando duas pilhas pra ver se a resistência volta ao normal.
Muito bom resultado, processo aprovado!
VIVENDO E APRENDENDO, EM TEMPOS DE FALTURA É PRECISO RECICLAR!!!
O que seria a PC de sacrifício ...??
Não pode ser qualquer peça de alumínio ou ferro
Para ter um resultado ainda melhor vc pode colocar a peça no ácido muriático,e depois levar a água e repetir o processo se preciso
Não seria melhor usar soda cáustica para corroer a ferrugem das peças ?
Como pode fazer uma limpeza dentro do cilindro de ar de compressor de ar fica com Deus
Parabéns tchê !!
Funcionou mesmo e rápido...!