Isso é uma coisa que quem anda no Metrô e não tem muito conhecimento jamais iria imaginar que existe. Muito interessante e explicativo, espero que tenha a oportunidade de fazer os mesmos vídeos na CPTM pra vermos as diferenças
@@dsusca Na verdade guerreiro, o valor da passagem deveria ser muito mais cara, isto somente para compensar a energia elétrica utilizada. Tanto que hoje, a CPTM deixa de arrecadar para poder subsidiar a passagem das concessionárias privadas que tem prejuízo, porém, o governo tem que pagar o lucro destas empresas, ou seja, o povo paga imposto para pagar lucro para poucas pessoas. Se você quer criticar o governo, é teu direito, e de todos nós, porém, para isso, é bom ter a informação correta. E as obras dos trens de SP, são realizadas pelo governo do estado de SP, e não pelo governo federal.
o povo reclama do preço da passagem ( eu tbem reclamo ) mas nao consegue imaginar os custos pra manter todo o sistema de trens do metrô. Sempre imaginei que nao era só botar o metro pra rodar sobre os trilhos que nunca acaba, aaaaahhhhhh mas acaba sim ... por isso existe o setor menutenção, tao bem apresentado nesse video. Muito legal...
O transporte mais barato do mundo.... considerando as integrações entre as linhas. Eu não caminharia a pé o trajeto que o metrô me leva pra economizar os R$ 4,40. 😂😂😂😂
Parabéns pelo video muito interessante, moro na região do Jabaquara e as vezes caminho pelo lado de fora do pateo de manobras tentando ver o que tem lá dentro, este video finalmente revelou o segredo...
Sinto lhe informar Marcelo, apesar do vídeo ser excelente, não mostrou 10% da manutenção dos carros do METRÔ. Tem muito mais coisa envolvida. Provavelmente a direção restringiu o acesso por questões de segurança. Mais uma vez, elogio muito o material do vídeo mas tem muito mais no que se refere a manutenção do METRÔ.
Só pra regular a Zona Neutra desses comutadores dos CC dá um baita trabalho! Elevadores com Ward Leonard são assim também! Pra época era uma engenharia fascinante, mas hoje, com os conversores CA-CA (vulgo inversores de frequência) ficaram obsoletos!
Ajustar zona neutra de motores DC !!!! Ai, ai ,ai ,ai, ai, ai, ai (dizendo ai sete vezes), como dizemos aqui em Minas Gerais, quando o negócio é feio !!! Eis aqui uma coisa feia ( zona neutra) e chegando ao impossível para quem não conhece direito esse tipo de máquina, que eu ainda considero muito mais bonita que uma máquina AC ,dado à sua construção muito complexa e cheia de detalhes, coisas que as máquinas AC não têm !!!Boa noite!!!!
Sou eletricista (residencial, rural, predial, comercial, industrial, automóveis e bobinador-enrolador), técnico em Eletrônica e técnico em Eletrotécnica. Os soft startes e inversores de frequência são show !
Sensacional... O trem funciona com 750 volts corrente continua... Deve haver um sistema de conversão para os motores de corrente alternada Nas indústrias tem os inversores de frequência para controle de velocidade... Será que existe algo semelhante nos trens? Realmente os motores de corrente continua dão uma manutenção tremenda... Imagina rebaixar a mica isolante e "dar um passo" no coletor.... O profissional que explica o funcionamento parece meus professores do Senai e da Fatec!!!
Nos trens novos/modernizados há o inversor de tração, para controlar a velocidade e torque dos motores. Na frota E há o Chopper, para controlar a velocidade dos motores CC. E na parte da alimentação existe o inversor ou conversor, tanto faz a denominação. Independente da frota
914° Like! Amo o metrô! O que me fascina são os grandes discos de freio com ABS! A suavidade na rodagem do trem! Eu nasci dois anos depois da inauguração do metrô! E o meu programa preferido e andar no metrô de São Paulo! Residi ao lado do Aeroporto de Congonhas. Ia com a minha mãe do Jabaquara até Santana. Nos sábados ia com o meu pai até a Liberdade.
Parabéns pela excelente aula. Peço licença para fazer algumas observações que creio serem pertinentes. Dentre muitas vantagens do motor AC em relação ao DC é, sem dúvida, manutenção menor e vida útil maior além do sistema de distribuição elétrica não necessitar de complexos e caros sistemas de retificação que produz sensíveis perdas. No sistema AC as transformações de tensão são significativamente mais simples. No sistema DC a frenagem é regenerativa. Em AC há regeneração de frenagem? Outra observação é que o acionamento de freios é feito por ar comprimido sendo mais amigável com o meio ambiente em relação a fluidos hidráulicos.
Ja trabalhei como eletricista de locomotivas e isso ai pra mim é tudo fácil. Vale notar que a segurança do trabalho passou longe desse ambiente de manutenção. Sem capacete, sem protetor auricular, sem luva, sem óculos, eu trabalhava numa empresa muito bosta aqui no Ceará, mas pelo menos cultura de segurança no trabalho eles tinham.
gostei de ver, so esperava um pouco mais de limpesa e organizacao. O metro de Sao Paulo ainda continua bem mantido, seguro e limpo, no final e o que importa. Amei
Faz anos que eu imagino cada caminhão do país usando esse trem de força (todo conjunto elétrico e rodas de trem) para andar em trilhos e em longas distancias e quando chegasse em seu destino simplesmente baixasse as rodas de borracha por meio de um hidráulico e subisse as rodas de trem, ligasse o motor a diesel e fizesse a entrega dentro da cidade...e posteriormente voltasse para os trilhos e fizesse o processo inverso.
Muito legal, sempre tive curiosidade acerca do tipo de motores usados nos carros do metrô, imagino como deve ser o controle de velocidade deles, os antigos de CC devem ser controlados com controle de fase mediante tiristores, enquanto que os motores de CA devem ser controlados com inversores de frequência...
Top demais!!! Aqui em Brasília era pra ter metrô para todas as regiões administrativas. Mas só existe linha de metrô para Ceilândia Norte e Sul, Taguatinga Centro e Sul, Guará, Arniqueiras, Águas Claras e Samambaia. Todos com destino à rodoviária do Plano Piloto, área central de Brasília, que passa pela Asa Sul. Nem a Asa Norte tem linha de metrô. Aí no governo de Agnelo Queiroz do PT, criou-se a linha BRT para Santa Maria e Gama, que hoje esse sistema está bem sobrecarregado e não resolveu o problema da comodidade do transporte público nessas regiões! Quem mora em Santa Maria e Gama em grande parte vão trabalhar em seus veículos próprios porque quem domina as linhas do BRT são os moradores do entorno do Goiás porque lá o transporte público é falho e escasso aí com isso sobrecarregou o BRT dessas regiões, principalmente o BRT de Santa Maria onde se concentra quase a totalidade dos moradores do entorno para usufruir desse sistema, que só anda lotado diariamente. Quer passar raiva e ódio? Ande no BRT de Santa Maria!
Na época da modernização dos metrôs a empresa da qual eu trabalhava fabricava os redutores que é acoplada nos motores elétricos. Se são quatro motores por vagão também são quatro redutores por vagão, aliás, item que, faz a transmissão de potência e torque para a movimentação do trem.
Os trens do Metro de SP (são primos do de Chicago) e de fato muitas das composições de Chicago tiveram suas caixas fabricadas aqui no Brasil pela Mafersa que era a parceira da Budd aqui no Brasil. Infelizmente as duas empresas não mais existem;
@@jldmartini, para mim foi uma novidade muito interessante. Mas afinal, como os truck do metrô de Chicago chegam até esterçar para fora da composição, é igualzinha aquela que circulam no metrô paulistano? Obrigado pela sua resposta!
@@jldmartini Foram os melhores carros do METRÔ de São Paulo, extremamente reforçados, posso dizer que são reformáveis por uma quantidade infindável de vezes! Acredito que o grande problema seja a falta de componentes. Na minha época, em 1981 até 1987, tínhamos uma dificuldade muito grande de conseguir uma cola que fechava uma das válvulas de freio, conhecida como G4, importada dos EUA e caríssima. O sistema não aceitava outra pois provocava vazamentos.
Amigo um conselho nas filmagens foca no que o cara tá mostrando que fica bem melhor a explicação além disso faltou algumas coisas por exemplo qual a potência do motor quando kw/vc tem cada motor mais em geral bom documentário
caraca parabens pelo video faz mas video sobre essas manutencao do metro gostei muito bom e interessante aposto qeu a maioria dos usuario do metro nao sabe de tudo isso
Video top, mas o cara , suposto responsável pela manutenção parecia em alguns casos se colocado ali, dando a entender nao conhecer do assunto, principalmente no início, qnd o tema era entre corrente alternada e continua, mas qnd perguntado soube responder ate bem, parabéns pelo video.
Entendi Tudo. Por Isto Que Eles Tem Aquela Arrancada Poderosa, Quando Saem. E Dúvida: O Que é Aquele Som de Vapor Que Saem nos Carros, Quando os Trens Saem da Estação?!!
O Trem das 7 Zé Ramalho Composição: Raul Seixas Tchuru! Tchurutchuru! Tchurururu! Tchurutchuru! Tchuru! Tchurutchuru! Tchurururu! Tchurutchuru! Ói! Ói o Trem! Vem surgindo Detrás das montanhas azuis Ói o Trem! Ói! É o Trem! Vem trazendo de longe as cinzas Do velho éon Ói! Já é vem! Fumegando, apitando Chamando os que sabem do trem Ói! Ói o Trem! Não precisa passagem Nem mesmo bagagem no trem Quem vai chorar? Quem vai sorrir? Quem vai ficar? Quem vai partir? Pois o trem está chegando Tá chegando na estação É o Trem das 7 horas É o último do sertão Do sertão! Ói! Ói o céu! Já não é o mesmo céu Que você conheceu Não é mais! Vê! Ói que céu! É um céu carregado Rajado, suspenso no ar Vê! É o sinal! É o sinal das trombetas Dos anjos e dos guardiões Ói! Lá vem Deus! Deslizando no céu entre brumas De mil megatons Ói! Ói o mal! Vem de braços E abraços com o bem Num romance astral Aaaaaamém! Aaaaaamém! Aaaaaamém! Oh! Oh! Oh!
Teria um vídeo mostrando uma diferença de Trens com Trilho Elétrico e o de Pantógrafos? Eu prefiro os de Pantógrafos pois acho mais seguros, porque você nn corre o risco de ser eletrocutado ao cair da plataforma.
Olá Olá meu amigo muito bom peguei uma aula de motor contínuo e motor alternado obrigado Faltou um microfone lapela para o Márcio pimenta ia melhorar mais o vídeo a voz com máscara está abafado muita zuada na fábrica
Quero saber como são os motores dos trens da CPTM. Ao que parece, a série 8500 é composta de carros de tração intercalado com carros passivos. Quanto ao metrô, sempre gostei de observar os discos de freios gigantescos. É muito parrudo o truck. Dá gosto de ver. Queria saber se os motores são ligados de forma direta às rodas ou se tem uma caixa de transferência.
Ian Ferreira, sim, existe um moto redutor, bem parrudo também! Trabalhei na manutenção dos trens durante o dis e da via, no período noturno entre 1981 e 1987.
Boa tarde Renato, gosto muito dos seus vídeos, tenho uma dentre tantas curiosidades, aquela peça que sai dos vagões e que encosta, ou pelo menos parece que encosta em uma estrutura paralela aos trilhos, o que é ??
Chama-se Sapata Coletora do terceiro trilho. E é reparada em uma célula da Oficina de Motores. E sim, ela necessita de contato pois são mais de 400A consumidos pelo trem.
Boa tarde amigo, tudo bem com você? Eu tenho uma curiosidade imensa, e gostaria de saber, sobre os motores dos trens de passageiros da CPTM, será que você vai fazer um vídeo mostrando como é e como funciona?
Poxa.. faltou detalhes como potencia e torque de um motor desses.. e tbm sobre os inversores de frequencia.. se sao CA-CA ou CC-CA e que tipo de transistor q usam e tbm qual frequência que atingem!.. ai fecharia com chave de ouro a matéria.
Em média cada motor CA possui potência de 200KW. Para cada frota existe uma frequência de controle. Os motores são alimentados através de inversores de frequência. Todos eles controlados por IGBTs. Há uma Oficina dedicada a manutenção desses Inversores.
Isso é uma coisa que quem anda no Metrô e não tem muito conhecimento jamais iria imaginar que existe. Muito interessante e explicativo, espero que tenha a oportunidade de fazer os mesmos vídeos na CPTM pra vermos as diferenças
Um motor bem pequeno considerando o peso que movimenta.
E uma durabilidade incrível de 7 anos.
O valor da passagem deveria ser bem mais barato , se as obras não tivessem sido superfaturadas e o Lula roubado o dinheiro 😅😅😅😅
@@dsuscaO metrô é de São Paulo. Não é do governo federal.
Tudo bem criticar o Lula, mas pelo menos tenha honestidade intelectual.
@@dsusca Na verdade guerreiro, o valor da passagem deveria ser muito mais cara, isto somente para compensar a energia elétrica utilizada.
Tanto que hoje, a CPTM deixa de arrecadar para poder subsidiar a passagem das concessionárias privadas que tem prejuízo, porém, o governo tem que pagar o lucro destas empresas, ou seja, o povo paga imposto para pagar lucro para poucas pessoas.
Se você quer criticar o governo, é teu direito, e de todos nós, porém, para isso, é bom ter a informação correta.
E as obras dos trens de SP, são realizadas pelo governo do estado de SP, e não pelo governo federal.
QUE VÍDEO INCRÍVEL... PARABÉNS PESSOAL
Manutenção, manutenção, todos estes ruídos são uma canção!
o povo reclama do preço da passagem ( eu tbem reclamo ) mas nao consegue imaginar os custos pra manter todo o sistema de trens do metrô. Sempre imaginei que nao era só botar o metro pra rodar sobre os trilhos que nunca acaba, aaaaahhhhhh mas acaba sim ... por isso existe o setor menutenção, tao bem apresentado nesse video. Muito legal...
O transporte mais barato do mundo.... considerando as integrações entre as linhas.
Eu não caminharia a pé o trajeto que o metrô me leva pra economizar os R$ 4,40.
😂😂😂😂
Justo mesmo seria: 0,50centavos de Real e com ar condicionado.
Não consomem absolutamente NADA
Parabéns Renato, um canal com objetivo claro e verdadeiro, mobilidade urbana e metroferroviária.
Parabéns Renato, vídeo instrutivo demonstrado com muita capacidade, um tesouro para quem gosta de tecnologia.
Muitissimo obrigado pelo conteúdo, estou fazendo uma pós graduação em Engenharia Ferroviária, e foi muito útil.
Parabéns pelo video muito interessante, moro na região do Jabaquara e as vezes caminho pelo lado de fora do pateo de manobras tentando ver o que tem lá dentro, este video finalmente revelou o segredo...
Sempre gostaria de saber sobre manutenção dos trens do metrô mais a fundo. E esse canal mostrou tudo isso nesse vídeo, Parabéns Renato. 👏🏿👏🏿👏🏿
Sinto lhe informar Marcelo, apesar do vídeo ser excelente, não mostrou 10% da manutenção dos carros do METRÔ. Tem muito mais coisa envolvida. Provavelmente a direção restringiu o acesso por questões de segurança. Mais uma vez, elogio muito o material do vídeo mas tem muito mais no que se refere a manutenção do METRÔ.
@@OSCLAU você sabe me dizer quais os nomes das áreas que você precisa se formar pra trabalhar nessas funções da oficina dos metrôs?
@@kingerlander1404 cursos técnicos! Ex eletrotécnico, eletromecânica.
@@osmarcardoso7562 muito obrigado!
@@kingerlander1404 e não pare, faça engenharia, pós graduação, mestrado e doutorado!! Estudar nunca é demais!
Só pra regular a Zona Neutra desses comutadores dos CC dá um baita trabalho! Elevadores com Ward Leonard são assim também! Pra época era uma engenharia fascinante, mas hoje, com os conversores CA-CA (vulgo inversores de frequência) ficaram obsoletos!
Ajustar zona neutra de motores DC !!!! Ai, ai ,ai ,ai, ai, ai, ai (dizendo ai sete vezes), como dizemos aqui em Minas Gerais, quando o negócio é feio !!! Eis aqui uma coisa feia ( zona neutra) e chegando ao impossível para quem não conhece direito esse tipo de máquina, que eu ainda considero muito mais bonita que uma máquina AC ,dado à sua construção muito complexa e cheia de detalhes, coisas que as máquinas AC não têm !!!Boa noite!!!!
Sou eletricista (residencial, rural, predial, comercial, industrial, automóveis e bobinador-enrolador), técnico em Eletrônica e técnico em Eletrotécnica. Os soft startes e inversores de frequência são show !
Parabéns pelo vídeo, o técnico do metro foi bem explicativo.
Sensacional...
O trem funciona com 750 volts corrente continua...
Deve haver um sistema de conversão para os motores de corrente alternada
Nas indústrias tem os inversores de frequência para controle de velocidade...
Será que existe algo semelhante nos trens?
Realmente os motores de corrente continua dão uma manutenção tremenda...
Imagina rebaixar a mica isolante e "dar um passo" no coletor....
O profissional que explica o funcionamento parece meus professores do Senai e da Fatec!!!
Isso, deve ter um conversor de frequência para transformar os 750 VDC para VAC, minha dúvida é se seria apenas 1, 2 ou mais por carro
Nos trens novos/modernizados há o inversor de tração, para controlar a velocidade e torque dos motores.
Na frota E há o Chopper, para controlar a velocidade dos motores CC.
E na parte da alimentação existe o inversor ou conversor, tanto faz a denominação. Independente da frota
914° Like! Amo o metrô! O que me fascina são os grandes discos de freio com ABS! A suavidade na rodagem do trem! Eu nasci dois anos depois da inauguração do metrô! E o meu programa preferido e andar no metrô de São Paulo! Residi ao lado do Aeroporto de Congonhas. Ia com a minha mãe do Jabaquara até Santana. Nos sábados ia com o meu pai até a Liberdade.
Digo o mesmo. Abraços.
Ótimo vídeo, poderia mostrar como funciona o sistema de suprimento de energia, as famosas subestações agora
Apoiado.
Que demais!! Gostei muito desta recomendação de vídeo! Parabéns pelo conteúdo!
Parabéns, vídeos top,faz um vídeo dentro da fábrica onde é feita a fabricação dos trens 👏
Parabéns pelo vídeo! Grande Márcio Pimenta da OFM!
Muito legal, oficina bem organizada e o cara que fez a apresentação muito didático e atencioso.
Excelente documentário explicativo sobre o funcionamento do conjunto que forma o truque de rodas do metrô.
Parabéns pela excelente aula.
Peço licença para fazer algumas observações que creio serem pertinentes.
Dentre muitas vantagens do motor AC em relação ao DC é, sem dúvida, manutenção menor e vida útil maior além do sistema de distribuição elétrica não necessitar de complexos e caros sistemas de retificação que produz sensíveis perdas. No sistema AC as transformações de tensão são significativamente mais simples.
No sistema DC a frenagem é regenerativa. Em AC há regeneração de frenagem?
Outra observação é que o acionamento de freios é feito por ar comprimido sendo mais amigável com o meio ambiente em relação a fluidos hidráulicos.
Muito top, sou mecânico ferroviário e é desse jeito que funciona mesmo
Parabéns. Importante mostrar os que trabalham pra manter o Metrô rodando.
Valeu!
Obrigado pelo vídeo. Resolveu minha curiosidade sobre o tema.
Ja trabalhei como eletricista de locomotivas e isso ai pra mim é tudo fácil.
Vale notar que a segurança do trabalho passou longe desse ambiente de manutenção. Sem capacete, sem protetor auricular, sem luva, sem óculos, eu trabalhava numa empresa muito bosta aqui no Ceará, mas pelo menos cultura de segurança no trabalho eles tinham.
Você pertence algum sindicato? Vá lá e reclame, ou curta o vídeo.
A senhora sua mae perguntou muito
Conteúdo topzera demais. Parabéns.
Sugestão de vídeo: sistema elétrico geral de trens... Alimentação, distribuição, inversores de tração, painel elétrico, etc...
gostei de ver, so esperava um pouco mais de limpesa e organizacao. O metro de Sao Paulo ainda continua bem mantido, seguro e limpo, no final e o que importa. Amei
Faz anos que eu imagino cada caminhão do país usando esse trem de força (todo conjunto elétrico e rodas de trem) para andar em trilhos e em longas distancias e quando chegasse em seu destino simplesmente baixasse as rodas de borracha por meio de um hidráulico e subisse as rodas de trem, ligasse o motor a diesel e fizesse a entrega dentro da cidade...e posteriormente voltasse para os trilhos e fizesse o processo inverso.
Os motores me fazem lembrar dos alternadores automotivos que eu gosto de trabalhar .
Parabéns pelo vídeo didático
Muito legal, sempre tive curiosidade acerca do tipo de motores usados nos carros do metrô, imagino como deve ser o controle de velocidade deles, os antigos de CC devem ser controlados com controle de fase mediante tiristores, enquanto que os motores de CA devem ser controlados com inversores de frequência...
Top demais!!! Aqui em Brasília era pra ter metrô para todas as regiões administrativas. Mas só existe linha de metrô para Ceilândia Norte e Sul, Taguatinga Centro e Sul, Guará, Arniqueiras, Águas Claras e Samambaia. Todos com destino à rodoviária do Plano Piloto, área central de Brasília, que passa pela Asa Sul. Nem a Asa Norte tem linha de metrô. Aí no governo de Agnelo Queiroz do PT, criou-se a linha BRT para Santa Maria e Gama, que hoje esse sistema está bem sobrecarregado e não resolveu o problema da comodidade do transporte público nessas regiões! Quem mora em Santa Maria e Gama em grande parte vão trabalhar em seus veículos próprios porque quem domina as linhas do BRT são os moradores do entorno do Goiás porque lá o transporte público é falho e escasso aí com isso sobrecarregou o BRT dessas regiões, principalmente o BRT de Santa Maria onde se concentra quase a totalidade dos moradores do entorno para usufruir desse sistema, que só anda lotado diariamente. Quer passar raiva e ódio? Ande no BRT de Santa Maria!
Na época da modernização dos metrôs a empresa da qual eu trabalhava fabricava os redutores que é acoplada nos motores elétricos. Se são quatro motores por vagão também são quatro redutores por vagão, aliás, item que, faz a transmissão de potência e torque para a movimentação do trem.
muito legal ver todo o aparato que faz essas grandes máquinas de transporte funcionar! vídeo muito bom.
Muito legal, sempre bom ver esse bastidor.
Muito bacana, parabéns por essa série de vídeos!
Akele like merecido meu amigo Renato 👏🏾
Muito legal, é algo que sempre tive curiosidade, a manutenção
Vídeo super interessante, parabéns
Agora tem que fazer uma visita na mecânica dos trens da linha Amarela rsrs lá o bagui deve ser mais moderno haha
O Truck possui uma rotação como nas linhas de metrô de Chicago, que muitas vezes fazem curvas de 90 graus, de uma rua para outra?
Os trens do Metro de SP (são primos do de Chicago) e de fato muitas das composições de Chicago tiveram suas caixas fabricadas aqui no Brasil pela Mafersa que era a parceira da Budd aqui no Brasil. Infelizmente as duas empresas não mais existem;
@@jldmartini, para mim foi uma novidade muito interessante. Mas afinal, como os truck do metrô de Chicago chegam até esterçar para fora da composição, é igualzinha aquela que circulam no metrô paulistano? Obrigado pela sua resposta!
O carros do metrô de Chicago são BEM mais curtos, quase um ônibus. Só assim as linhas contornam uma esquina, lá nos elevados.
@@TheZpilot55, realmente é verdade! Obrigado pela explicação!
@@jldmartini Foram os melhores carros do METRÔ de São Paulo, extremamente reforçados, posso dizer que são reformáveis por uma quantidade infindável de vezes! Acredito que o grande problema seja a falta de componentes. Na minha época, em 1981 até 1987, tínhamos uma dificuldade muito grande de conseguir uma cola que fechava uma das válvulas de freio, conhecida como G4, importada dos EUA e caríssima. O sistema não aceitava outra pois provocava vazamentos.
Belo conteúdo!
Parabéns!
O cara manja pouco de manutenção . Muito bom !
Sempre quis ver isso no RUclips, mas nunca tinha um vídeo falando sobre Truck ferroviário.
5:14 esse carvão faz lembrar do pedal da máquina de costura da minha mãe. Gasta mesmo.
Esses motores me lembra os motores dos trólebus antigos da garagem do Brás ou GBR
Parabéns vc e top e tô adorando tudo eu amo o transporte público
Mano, que conteúdo foda esse!! 👏🏻👏🏻👏🏻
amei esse vídeo, muito interessante
Muito esclarecedor!
Legal! Muito bom.
Amigo um conselho nas filmagens foca no que o cara tá mostrando que fica bem melhor a explicação além disso faltou algumas coisas por exemplo qual a potência do motor quando kw/vc tem cada motor mais em geral bom documentário
Estamos ficando bem assíduos do seu canal... abraços!
Parabéns pelo vídeo !!!
esses motores de induçao sao td controlados por inversor de frequencia PWM
valeu, assistindo hoje e já me inscrevi
24 motores, sendo 4 por carros ou popularmente como vagão
@@TrilhosQueMovemSP Tipo isto né: más a grande maioria chama os carros motores de vagão: Como em Portugal por exemplo
Fascinante! Vinte e quatro motores!!!
Muito top esses motores e trens impressionante a tecnologia do homem p td q existe
Bem interessante, obrigado
PARABENS PELA MATERIA E OTIMA
Vem fazer vídeo aqui em Jundiaí a mrs ja esta trocando motor de locomotiva aqui na oficina
Muuuito legal. Eu amo engenharia!
caraca parabens pelo video faz mas video sobre essas manutencao do metro gostei muito bom e interessante aposto qeu a maioria dos usuario do metro nao sabe de tudo isso
Video top, mas o cara , suposto responsável pela manutenção parecia em alguns casos se colocado ali, dando a entender nao conhecer do assunto, principalmente no início, qnd o tema era entre corrente alternada e continua, mas qnd perguntado soube responder ate bem, parabéns pelo video.
Entendi Tudo. Por Isto Que Eles Tem Aquela Arrancada Poderosa, Quando Saem.
E Dúvida: O Que é Aquele Som de Vapor Que Saem nos Carros, Quando os Trens Saem da Estação?!!
Possivelmente deve ser o ar dos freios sendo liberados para que o trem comece a tracionar.
Não sei se está correto. O som não seria referente aos freios? Algo como "soltar" os freios?
@@juracidasilvarochajunior530 Foi o que eu disse, aquele som é das sapatas de freios sendo liberados do disco.
@@juracidasilvarochajunior530, Éh. Acho Que é Isso.
@@StefanPereiraJuhas, Deve Ser Isso, Mesmo. Mas, Quando o Trem Acaba de Chegar e Fica Parado, Ele Continua Fazendo Este Som.
Parabéns pelo seu canal e vídeo 👏😀👏
O Trem das 7
Zé Ramalho
Composição: Raul Seixas
Tchuru! Tchurutchuru!
Tchurururu! Tchurutchuru!
Tchuru! Tchurutchuru!
Tchurururu! Tchurutchuru!
Ói! Ói o Trem!
Vem surgindo
Detrás das montanhas azuis
Ói o Trem!
Ói! É o Trem!
Vem trazendo de longe as cinzas
Do velho éon
Ói! Já é vem!
Fumegando, apitando
Chamando os que sabem do trem
Ói! Ói o Trem!
Não precisa passagem
Nem mesmo bagagem no trem
Quem vai chorar?
Quem vai sorrir?
Quem vai ficar?
Quem vai partir?
Pois o trem está chegando
Tá chegando na estação
É o Trem das 7 horas
É o último do sertão
Do sertão!
Ói! Ói o céu!
Já não é o mesmo céu
Que você conheceu
Não é mais!
Vê! Ói que céu!
É um céu carregado
Rajado, suspenso no ar
Vê! É o sinal!
É o sinal das trombetas
Dos anjos e dos guardiões
Ói! Lá vem Deus!
Deslizando no céu entre brumas
De mil megatons
Ói! Ói o mal!
Vem de braços
E abraços com o bem
Num romance astral
Aaaaaamém! Aaaaaamém!
Aaaaaamém! Oh! Oh! Oh!
Sempre me perguntei como era a "mecânica" do metrô, vlw, será que vai ter da CPTM.
Oi boa noite como está o andamento do trem de Jundiaí a campinas tem novidades
Ainda na fase de audiência pública.
Bem interessante 👏👏
Maravilha!
Muito bom trabalho gostei
O CAMERA FOCA SÓ A CARA DO MECÂNICO, OQUE QUEREMOS QUE SEJA MOSTRADO AS PEÇAS DO TREM.
Que gato esse Marcio Pimenta 😍
Excelente !
Teria um vídeo mostrando uma diferença de Trens com Trilho Elétrico e o de Pantógrafos?
Eu prefiro os de Pantógrafos pois acho mais seguros, porque você nn corre o risco de ser eletrocutado ao cair da plataforma.
Olá Olá meu amigo muito bom peguei uma aula de motor contínuo e motor alternado obrigado Faltou um microfone lapela para o Márcio pimenta ia melhorar mais o vídeo a voz com máscara está abafado muita zuada na fábrica
São 4 motores por metrocarro, como são seis carros ou vagões como popularmente são chamados então cada composição tem 24 motores de tração
Renato pq alguns trens da CPTM fazem tanto barulho já outro são silenciosos caf e hianday?
Quero saber como são os motores dos trens da CPTM. Ao que parece, a série 8500 é composta de carros de tração intercalado com carros passivos. Quanto ao metrô, sempre gostei de observar os discos de freios gigantescos. É muito parrudo o truck. Dá gosto de ver. Queria saber se os motores são ligados de forma direta às rodas ou se tem uma caixa de transferência.
Ian Ferreira, sim, existe um moto redutor, bem parrudo também! Trabalhei na manutenção dos trens durante o dis e da via, no período noturno entre 1981 e 1987.
Aos 10:16 do vídeo ele aponta a caixa redutora. São duas por truck, uma para cada motor elétrico.
O metrô só tem a opção automática ou o maquinista se quiser pode comandar o trem manualmente também?
Seria interessante saber desde quando essa tecnologia do ABS foi colocada nos trens.
eu soh formado em 300.linguas e aprenfi que o motor e as pecas na corrente contínua dura mais que na alternada
Muito interessante gostei
7 anos pra precisar de manutenção.
Uma baita durabilidade,
" digassi di passagem"
🤔🤔🤔🤔
Fala sobre a expansão do Trensurb de Novo Hamburgo RS a Sapiranga RS
Eu tenho a curiosidade de saber com é o motor dos trens de passageiros,provavelmente são similares aos do Metrô.
Beleza muito bom
Engenharia a mãe de todas as profissões.
Boa tarde Renato, gosto muito dos seus vídeos, tenho uma dentre tantas curiosidades, aquela peça que sai dos vagões e que encosta, ou pelo menos parece que encosta em uma estrutura paralela aos trilhos, o que é ??
É a sapata que recebe a energia do terceiro trilho para alimentar o trem.
Chama-se Sapata Coletora do terceiro trilho. E é reparada em uma célula da Oficina de Motores. E sim, ela necessita de contato pois são mais de 400A consumidos pelo trem.
Beleza de vídeo isso 👏👏
show de bola
Muito foda!
Boa tarde amigo, tudo bem com você? Eu tenho uma curiosidade imensa, e gostaria de saber, sobre os motores dos trens de passageiros da CPTM, será que você vai fazer um vídeo mostrando como é e como funciona?
O sistema é muito similar. Só a tensão de trabalho que muda
É praticamente uma aula de física rs
Poxa.. faltou detalhes como potencia e torque de um motor desses.. e tbm sobre os inversores de frequencia.. se sao CA-CA ou CC-CA e que tipo de transistor q usam e tbm qual frequência que atingem!.. ai fecharia com chave de ouro a matéria.
Em média cada motor CA possui potência de 200KW. Para cada frota existe uma frequência de controle. Os motores são alimentados através de inversores de frequência. Todos eles controlados por IGBTs. Há uma Oficina dedicada a manutenção desses Inversores.
Espetacular.
Explica como funciona um monotrilho