Ana Fernanda, mais uma vez você nos faz enxergar adiante; com brilhantismo e objetividade, você mostra que não podemos desistir do nosso papel social. Somos responsáveis por nossa Casa-Mãe Terra e devemos honrá-la por nós e as gerações futuras. Gratidão!
Muito interessante os viezes que vc traça na questão de consumo exagerado , desmedido. Primeiro não se considerar um consumidor e depois saber que é responsável por vc e pelo outro.
Para quem se preocupa com o futuro do planeta e tem netflix; seguem os documentarios: oceano de plastico, o verdadeiro custo, minimalismo e before the flood. Fala bem sobre o assunto dessa palestra. O nosso consumo já está sendo insustentável.
Acho que já podemos dar o passo a adiante. Começamos pensando no consumo consciente mas agora podemos e devemos pensar além, é urgente. Eu estava pensando em comprar um produto que “preenche” todos os requisitos no sentindo de não afetar o meio ambiente, mas é de uma marca de fora, e eu pensei, será que não tem um Equivalente produzido aqui no Brasil? Que beneficie mão de obra daqui? E claro, só vou comprar quando o que já tenho em casa acabar 100%, o que já está perto, porque também não vale Muito comprar o produto mais goodvibes se continuarmos apenas comprando e comprando. Ando pensando muito, muito mesmo, que além de questões como preservação ambiental, temos que pensar nas condições de trabalho das pessoas envolvidas nas coisas que compramos.
perfeitooo seu comentário, o caminho é este mesmo. Por isso o Minimalismo me encanta! Se estás nesse caminho, quem sabe posso te ajudar, dá uma conferida no meu YT. Boa semana ;)
Produção e consumo sustentável e responsável sempre! A mesma árvore de natal pode durar meia vida e umas calças podem durar 10 anos. Como cidadãos globais não podemos CONSUMIR o que pertence a tod@s!!!
Passa pela consciência sim, está certa em nós chamar a reflexão a esses comportamentos,ser responsavel sustentável ,l tem que ser priotariamente nossa meta em todas camadas da sociedade,Sair do discurso e todos nós envolvidos partir para ação.
Ela esta no meu ver problematizando o movimento que ja é muito frágil, os produtos ainda são para a maioria, de difícil acesso e fora da realidade financeira , na situação que nos encontramos hoje, só de vc patrocinar a ideia ja ta valendo !!
Enquanto vivemos no capitalismo, essa realidade não vai mudar. Não se trata só de resíduos, a sustentabilidade inclui a igualdade social e só socialismo pode nos garantir isso.
O que me deixa chateada é a falta de noção dos chamados influencer, que ao invés de trazer esses ensinamentos as pessoas, só pregam ainda mais a futilidade e compras sem a menor necessidade.
O consumo é irresponsável porque somos bombardeados com publicidade do nível mais baixo de persuasão, cada vez mais invadidos por anúncios aonde quer que estejamos; só os livros ainda são um ambiente de tranquilidade mental, o analógico. Responsabilizar indivíduos e convocar-nos à reflexão pode até ser útil, mas convenhamos que estamos em uma bolha, ainda que esta esteja aumentando e englobando mais pessoas. Roupas baratas ainda serão a escolha de muitas pessoas que, às vezes até têm um mínimo de conhecimento do impacto da produção das roupas que compram, mas é por aquilo que podem pagar. Enquanto tem um "ecochato" bombardeando uma pessoa com esse conhecimento (respeitável), tem a loja/indústria que ludibria e parcela as compras. Parte da culpa pode ser atribuída à moda de alta costura, a qual dita tendências, que vão se pulverizando pirâmide abaixo, e à diferença de classes, que instiga nas classes menos favorecidas o desejo de ser "igual" ao rico, mesmo que seja só por meio da roupa. Enfim, tenho tanto a dizer, mas costumo me atrapalhar com as palavras. Espero que tenha conseguido expressar parte do que penso! Não estou invalidando tua fala, só acho que poderia se ampliar e abranger mais a responsabilidade dos grandes. Cliquei no vídeo, porque achei que seria falado que consumo consciente era uma falácia, já que não basta responsabilizar apenas peixes pequenos como nós, mas sim cobrarmos um posicionamento das marcas que consumimos, enfim.
Acho que ela generalizou de uma forma muito perigosa. Vc não precisa necessariamente de um canudo, mas um copo, bolsa reutilizável faz uma enorme diferença em não utilizar centenas de recicláveis. Comprar de empresas que tb produzem de forma sustentável é muito melhor. E isso é consumo consciente tb. E o termo consumo consciente engloba ter atenção tb à cadeia produtiva, justiça social etc.
A melhor forma de acabar com a cultura do consumismo é afastar-Se das redes sociais... só desejamos aquilo que olhamos.... Deixei as redes ( excepção do youtube) e a vontade de comprar caiu Muitooo... Agora compro por necessidade, e ñ por prazer
@@mariasuelyleandrorangeldem950 isto não é egoísmo. É capitalismo. Como uma marca de luxo vai vender uma bolsa de 15 mil reais se depois uma f*dida consegue esta mesma bolsa DE GRAÇA?
O que ela não falou sobre a Índia é que eles são organizados em castas desde o nascimento, e as castas maiores possuem a maior parte dos recursos, sem falar que as mais baixas gastam o pouco que tem para ritos religiosos comandados pelas castas mais altas
No final, com o devido respeito, parece que o ponto da palestra é todo construído depois da premissa, que é a defesa da igualdade/crítica da desigualdade/capitalismo.
Talvez tenha também a ver com o interesse de quem quer que continuemos ocupados enxugando o chão, ao invés de perceber que EXISTE uma torneira, e não é simplesmente um castigo divino que a água tenha tomado a casa, porque não fomos cidadãos conscientes.
MINHA OPINIAO SOBRE POLUIÇAO E : 1 COISA PRECISA SER FEITA E FREIAR A PROCRIAÇAO HUMANA ISTOE : CADA PESSOA TER MINIMO 2 FILHOS POR CASAL 2 INVESTIR EM ENERGIA LIMPAS 3 E EDUCAÇAO HUMANA MESMO E RECICLAGEM LIXOS .
acho um pouco exagerado falar que não somos consumidores, obvio que somos consumidores e não é com isso que devemos nos importar e sim em não sermos CONSUMISTAS , pois isso sim é uma definição que devemos fugir, "consumidores" nós somos desde sempre pos precisamos para sobreviver, como comida, roupa, agua, diferente de sermos "consumistas" que ai sim é um consumo exagerado e sem necessidade
Concordo 100% com a essência da palestra, mas creio que as estatísticas apresentadas a partir de 10:25 estão um tanto confusas. A palestrante diz que: 1) Se todos consumissem feito os EUA (que têm 300 milhões de habitantes), precisaríamos de 5 Terras/ano pra sustentar tudo; 2) O 1 bilhão de indianos consome 0,7 Terra/ano; 3) Os brasileiros consomem 1,8 Terra/ano. Fazendo uma regra de três básica, vemos que o consumo anual norte-americano é de 0,214 Terra/ano, que seria de 0,713 se eles tivessem um bilhão de habitantes. Pouco maior que o consumo anual indiano. E de onde saiu esse consumo brasileiro imenso, maior que o dos "Isteites"? Se a autora quis falar daquele cálculo de padrão de consumo aplicado ao Mundo inteiro, ficou confuso. Era muito melhor ter dito diretamente: "Se todos consumissem feito os indianos", "Se todos consumissem feito os brasileiros"... porque assim ficou confuso ora caramba, sobretudo pra quem não parou pra calcular.
Discordo, consumo conciente pode sim.salvar o planeta , não estamos falando de avanços tecnológicos a humanidade tem sim necessidade de evoluir e a tecnologia deve sim acompanhar . Porém até 1760, a população mundial era minimalista so comprava o.que necessitava depois desse data e famosa revolução industrial, mudou os hábitos das pessoas o problema é o mesmo o.comércio sustenta o poder que prescisa ser alimenta com impostos e assim.E.toda gira se é população entender que podemos viver com a atual.tecnologia porém de.forma.minimalista podemos sim salvar o planeta ,porem isso não vai acontecer porque quem manda no mundo e a organização mundial do.comércio que patrocina guerras que influencia líderes mundiais que são postos e deposto pelos que artecadam e uma.questão de poder e mais complicado do.que parece não.E.só um.canudo e muito mais muito mais
brilhante .....falou que pessoas compram impulsivamente pra estar na moda que isso é absurdo ...usando um shorts calça saia sei-lá como chamam aquilo ...pra mim é uma peça de roupa feia esquisita mas claro é moda o importante é estar na moda mesmo que isso destrua o planeta ...pra mim isso é hipocresia
Desculpa, mas não entendi - o que ela deveria estar usando então? Em algum momento ela disse que estava usando isso para estar "na moda"? Agradeço se responder.
@@gabyborgs" 5 pessoas entenderam minha opinião." ....raramente vejo alguém usando o tipo de roupa que ela esta geralmente quem usa tal tipo de roupa tem a intenção exagerada de usar o que ta na moda .poucos usam ..fora do comum ...mas segundo a mídia é moda ..Lembrando que é minha opinião. ..RESPEITO A SUA ..obrigado
Eu fico cada vez mais triste por ter contribuído para essa realidade do planeta, correndo para reparar enquanto há vida 🌍🌳💚💚💚
Vivo uma vida minimalista com orgulho.
Eu tbm
Eu TB ❤️
Tbm.
Ana Fernanda, mais uma vez você nos faz enxergar adiante; com brilhantismo e objetividade, você mostra que não podemos desistir do nosso papel social. Somos responsáveis por nossa Casa-Mãe Terra e devemos honrá-la por nós e as gerações futuras. Gratidão!
Obrigada, Tati! Responsabilidade nossa, nossa Casa e nossa sobrevivência depende de nós.
Muito interessante os viezes que vc traça na questão de consumo exagerado , desmedido. Primeiro não se considerar um consumidor e depois saber que é responsável por vc e pelo outro.
@@AnaFernanda❤
Para quem se preocupa com o futuro do planeta e tem netflix; seguem os documentarios: oceano de plastico, o verdadeiro custo, minimalismo e before the flood.
Fala bem sobre o assunto dessa palestra. O nosso consumo já está sendo insustentável.
L
Ll
Grata!
Obrigada! Sugiro tb "Conwspiracy" e "Estou me guardando pra quando o carnaval chegar" tb na Netflix
Um conteúdo excelente!
A cara da platéia é impagável
Maravilhoso, precisamos repensar, refletir e partir para a ação, antes que seja tarde...Consumo consciente, comprar somente o que for necessário.
Não, o consumo tem que ser responsável.
Acho que já podemos dar o passo a adiante. Começamos pensando no consumo consciente mas agora podemos e devemos pensar além, é urgente.
Eu estava pensando em comprar um produto que “preenche” todos os requisitos no sentindo de não afetar o meio ambiente, mas é de uma marca de fora, e eu pensei, será que não tem um
Equivalente produzido aqui no Brasil? Que beneficie mão de obra daqui? E claro, só vou comprar quando o que já tenho em casa acabar 100%, o que já está perto, porque também não vale
Muito comprar o produto mais goodvibes se continuarmos apenas comprando e comprando.
Ando pensando muito, muito mesmo, que além de questões como preservação ambiental, temos que pensar nas condições de trabalho das pessoas envolvidas nas coisas que compramos.
Izabel, vc está certíssima - sustentabilidade não é só proteger o meio ambiente, é também proteger as pessoas! Abraço!
perfeitooo seu comentário, o caminho é este mesmo. Por isso o Minimalismo me encanta! Se estás nesse caminho, quem sabe posso te ajudar, dá uma conferida no meu YT. Boa semana ;)
Excelente ponto! Temos que pensar aonde estamos "investindo " o nosso dinheiro e "poder" de consumo. Obrigada por compartilhar conosco
Uhulllll, "poder" de consumo bem entre aspas, o ponto é esse. Consumo só é poder para uma das pontas da equação (e não é a nossa).
A história das coisas é perfeito!
maravilhosa, necessária demais!
Maravilha! Que honra conhecer essa mente brilhante! Adorei a palestra!
Obrigada, querido! 😊
"Consciência não muda comportamento". Segundo Pedro Calabrez diz que é mais fácil mudar uma ideia do que um comportamento.
Nossa esse vídeo é um tapão na cara
Pauta incrível e necessária para ser discutida. Obrigada por essa aula!
Palestra bem relevante! Chamou a atenção sobre comprar, para ser consciente! Uma boa reflexão! Parabéns!
Vídeo fundamental para ser discutido
Provocando e instigando, adorei Aninha! Basta de enxugar gelo nesse planeta...até porque as calotas polares já estão derretendo mesmo...tenso 😬
Amei a explicação. Gratidão!!
um dos melhores vídeos que eu já vi
Maravilhoso, brilhante!!!
Amei ! Obrigada, esclarecedor
Maravilhosa! 👏🏽👏🏽👏🏽
Um tapa na cara da sociedade 👏🏽👏🏽👏🏽 arrasou!
Adorei! Obrigada pela luz!
Maravilhosa!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigada, maravilhosa!
Muito boa palestra! Parabéns! Penso que o Minimalismo pode ser uma resposta.
Consciência já ❤️🌎
Produção e consumo sustentável e responsável sempre! A mesma árvore de natal pode durar meia vida e umas calças podem durar 10 anos. Como cidadãos globais não podemos CONSUMIR o que pertence a tod@s!!!
Muito bom!!! Válidas reflexões.
Muito bom!👏👏👏👏
Excelente!
Passa pela consciência sim, está certa em nós chamar a reflexão a esses comportamentos,ser responsavel sustentável ,l tem que ser priotariamente nossa meta em todas camadas da sociedade,Sair do discurso e todos nós envolvidos partir para ação.
Parabéns!
Ela esta no meu ver problematizando o movimento que ja é muito frágil, os produtos ainda são para a maioria, de difícil acesso e fora da realidade financeira , na situação que nos encontramos hoje, só de vc patrocinar a ideia ja ta valendo !!
O peso da consciência
Projet vc arrumou um inimigo, irei derrubar esse aplicativo deplorável!!!! Isso não é uma ameaça e sim um aviso.
Parabéns pelo vidio exelente palestra
Excelente palestra!
Se prepare Projet, porque graças a você eu descobri que tenho como e porquê ir até a sede da empresa pra bombardear ela
Enquanto vivemos no capitalismo, essa realidade não vai mudar. Não se trata só de resíduos, a sustentabilidade inclui a igualdade social e só socialismo pode nos garantir isso.
Meu Deus 👏👏👏👏👏👏
Muito bom, uma boa reflexão !
Obrigada, Drika!
Pai Criador, onde eu assino embaixo? 🤩👏🏻🌱♻️💚🙏🏻
Adorei! Parabéns!
O que me deixa chateada é a falta de noção dos chamados influencer, que ao invés de trazer esses ensinamentos as pessoas, só pregam ainda mais a futilidade e compras sem a menor necessidade.
Verdade viu.
Excelente 👏👏👏👏👏
Emocionante talk! Claro e incisivo! Até quando vamos usar essas desculpas para comprar?
O consumo é irresponsável porque somos bombardeados com publicidade do nível mais baixo de persuasão, cada vez mais invadidos por anúncios aonde quer que estejamos; só os livros ainda são um ambiente de tranquilidade mental, o analógico.
Responsabilizar indivíduos e convocar-nos à reflexão pode até ser útil, mas convenhamos que estamos em uma bolha, ainda que esta esteja aumentando e englobando mais pessoas. Roupas baratas ainda serão a escolha de muitas pessoas que, às vezes até têm um mínimo de conhecimento do impacto da produção das roupas que compram, mas é por aquilo que podem pagar. Enquanto tem um "ecochato" bombardeando uma pessoa com esse conhecimento (respeitável), tem a loja/indústria que ludibria e parcela as compras. Parte da culpa pode ser atribuída à moda de alta costura, a qual dita tendências, que vão se pulverizando pirâmide abaixo, e à diferença de classes, que instiga nas classes menos favorecidas o desejo de ser "igual" ao rico, mesmo que seja só por meio da roupa. Enfim, tenho tanto a dizer, mas costumo me atrapalhar com as palavras. Espero que tenha conseguido expressar parte do que penso!
Não estou invalidando tua fala, só acho que poderia se ampliar e abranger mais a responsabilidade dos grandes. Cliquei no vídeo, porque achei que seria falado que consumo consciente era uma falácia, já que não basta responsabilizar apenas peixes pequenos como nós, mas sim cobrarmos um posicionamento das marcas que consumimos, enfim.
Ae, me ajudou muito na resposta pra uma atividade da escola, obrigado amigo, você é um amigo👍🏼
Ana sempre trazendo boas reflexões! Orgulho de ti amiga s2
Obrigada, amiga linda!
O poder sempre está com a grande massa, mas não sabemos utilizar, nem pra votar, nem para consumir.
voçe e bahiana ja deu ver no sotaque . beijo para bahia .
siiimmmm
Amei meu vídeo fav
❤
Acho que ela generalizou de uma forma muito perigosa. Vc não precisa necessariamente de um canudo, mas um copo, bolsa reutilizável faz uma enorme diferença em não utilizar centenas de recicláveis. Comprar de empresas que tb produzem de forma sustentável é muito melhor. E isso é consumo consciente tb.
E o termo consumo consciente engloba ter atenção tb à cadeia produtiva, justiça social etc.
Bingo!!
Quem esta aki pra fazer um relatório deixa o like😉
A melhor forma de acabar com a cultura do consumismo é afastar-Se das redes sociais... só desejamos aquilo que olhamos.... Deixei as redes ( excepção do youtube) e a vontade de comprar caiu Muitooo... Agora compro por necessidade, e ñ por prazer
Deveria dar as roupas que não foram vendidas aos funcionários das lojas e fábricas!!
O egoísmo não deixa
@@mariasuelyleandrorangeldem950 isto não é egoísmo. É capitalismo. Como uma marca de luxo vai vender uma bolsa de 15 mil reais se depois uma f*dida consegue esta mesma bolsa DE GRAÇA?
sou serra espirito santo
ta aqui só por causa do projeto de vida né? eu também
kkkkkkkkkkkk simmmm
O que ela não falou sobre a Índia é que eles são organizados em castas desde o nascimento, e as castas maiores possuem a maior parte dos recursos, sem falar que as mais baixas gastam o pouco que tem para ritos religiosos comandados pelas castas mais altas
Por que eu tenho a impressão que consumo responsável não leva a lugar algum?
qualquer proposta sobre meio ambiente, energia ou sustentabilidade que não aborde redução no consumo, está rodando em falso...
Certeira!
Até onde eu sei eu estou assistindo isso pelo celular
No final, com o devido respeito, parece que o ponto da palestra é todo construído depois da premissa, que é a defesa da igualdade/crítica da desigualdade/capitalismo.
Pra variar, caem todos na vala comum da ideologia 🤮🤬
1 minuto video descobri que ela e bahiana . acertei ? ,acertei ? yupiiiiiiiiii ,yupiiiiii vivaaaaa .
sooouuuu
Talvez tenha também a ver com o interesse de quem quer que continuemos ocupados enxugando o chão, ao invés de perceber que EXISTE uma torneira, e não é simplesmente um castigo divino que a água tenha tomado a casa, porque não fomos cidadãos conscientes.
Concordo, Alexandre.
Assistam no 1.25x, pq ngm merece ouvir ela falar
Choro primeiro, depois canto raspando a água,😂😅, só quem passou sabe!
MINHA OPINIAO SOBRE POLUIÇAO E : 1 COISA PRECISA SER FEITA E FREIAR A PROCRIAÇAO HUMANA ISTOE : CADA PESSOA TER MINIMO 2 FILHOS POR CASAL 2 INVESTIR EM ENERGIA LIMPAS 3 E EDUCAÇAO HUMANA MESMO E RECICLAGEM LIXOS .
simmm mds parem de ter filhos!!!
Não seria máximo 2 filhos? Eu já acho 2 muito….. parem de botar gente na terra, o planeta não aguenta mais!!!! Está claramente nos expulsando
Conteúdo fantástico, cenário e luz lindos...... mas a filmagem ficou muuuuito ruim..... infelizmente....
fala é em câmera lenta
acho um pouco exagerado falar que não somos consumidores, obvio que somos consumidores e não é com isso que devemos nos importar e sim em não sermos CONSUMISTAS , pois isso sim é uma definição que devemos fugir, "consumidores" nós somos desde sempre pos precisamos para sobreviver, como comida, roupa, agua, diferente de sermos "consumistas" que ai sim é um consumo exagerado e sem necessidade
Pode me mandar esse slide M
Concordo 100% com a essência da palestra, mas creio que as estatísticas apresentadas a partir de 10:25 estão um tanto confusas. A palestrante diz que:
1) Se todos consumissem feito os EUA (que têm 300 milhões de habitantes), precisaríamos de 5 Terras/ano pra sustentar tudo;
2) O 1 bilhão de indianos consome 0,7 Terra/ano;
3) Os brasileiros consomem 1,8 Terra/ano.
Fazendo uma regra de três básica, vemos que o consumo anual norte-americano é de 0,214 Terra/ano, que seria de 0,713 se eles tivessem um bilhão de habitantes. Pouco maior que o consumo anual indiano.
E de onde saiu esse consumo brasileiro imenso, maior que o dos "Isteites"?
Se a autora quis falar daquele cálculo de padrão de consumo aplicado ao Mundo inteiro, ficou confuso. Era muito melhor ter dito diretamente: "Se todos consumissem feito os indianos", "Se todos consumissem feito os brasileiros"... porque assim ficou confuso ora caramba, sobretudo pra quem não parou pra calcular.
oiê! Obrigada pela atenção! Equivoquei-me em não citar a fonte, os dados são da WWF :-)
Solução: revolução ecossocialista.
Só muda os jogadores , as regras são as mesmas.
@@alanb.r2584 assista o vídeo da Sabrina fernandes sobre teoria da ferradura
Bem que o povo poderia fzr um resumo pra nós estudantes 😂😂
Discordo, consumo conciente pode sim.salvar o planeta , não estamos falando de avanços tecnológicos a humanidade tem sim necessidade de evoluir e a tecnologia deve sim acompanhar .
Porém até 1760, a população mundial era minimalista so comprava o.que necessitava depois desse data e famosa revolução industrial, mudou os hábitos das pessoas o problema é o mesmo o.comércio sustenta o poder que prescisa ser alimenta com impostos e assim.E.toda gira se é população entender que podemos viver com a atual.tecnologia porém de.forma.minimalista podemos sim salvar o planeta ,porem isso não vai acontecer porque quem manda no mundo e a organização mundial do.comércio que patrocina guerras que influencia líderes mundiais que são postos e deposto pelos que artecadam e uma.questão de poder e mais complicado do.que parece não.E.só um.canudo e muito mais muito mais
Essa mulher tenta ser que nem uma youtuber fazendo piadinha, só que sem a graça
Alguém do projeto de vida? Pleno project 😑
brilhante .....falou que pessoas compram impulsivamente pra estar na moda que isso é absurdo ...usando um shorts calça saia sei-lá como chamam aquilo ...pra mim é uma peça de roupa feia esquisita mas claro é moda o importante é estar na moda mesmo que isso destrua o planeta ...pra mim isso é hipocresia
Desculpa, mas não entendi - o que ela deveria estar usando então? Em algum momento ela disse que estava usando isso para estar "na moda"?
Agradeço se responder.
@@gabyborgs" 5 pessoas entenderam minha opinião." ....raramente vejo alguém usando o tipo de roupa que ela esta geralmente quem usa tal tipo de roupa tem a intenção exagerada de usar o que ta na moda .poucos usam ..fora do comum ...mas segundo a mídia é moda ..Lembrando que é minha opinião. ..RESPEITO A SUA ..obrigado
eu sou hipócrita porque estou usando uma roupa que EU gosto porque EU quero? Uai, essa foi nova kkk
Esse papo já deu...
Discurso de esquerdista..
Já deu..esse eco terrorismo
Vai estudar, tá precisando
Isso, tá tudo ótimo. Não estamos numa emergência ambiental. Abluvlubleble.
Mais um que fala, fala, fala, fala, fala....
mais um, não. Mais uma :-)
E você, que nem fala.
❤