Seus vídeos sobre o kvm e qemu são muito bons. Conteúdo sobre essas tecnologias ainda são difíceis de encontrar no RUclips, se comparado ao virtual box. Alem de mais eficiente, o kvm é 100% software livre, oq é muito importante para mim. Parabéns pela iniciativa e continue, sempre q possível, com esses vídeos. A propósito, seu ambiente gráfico está incrivelmente bonito. Sou usuário do gnome e confesso que fiquei tentado a usar o kde depois do seu vídeo. Abraços
Olá Ls Diniz, muito obrigado pelo comentário e pelos elogios, fico feliz que tenha gostado dos vídeos e da customização que fiz no Plasma. Já fui usuário do GNOME também, migrei não faz muito tempo para o KDE Plasma, hoje estou usando o KDE Neon. Muito obrigado também pelo incentivo, me inspirou há fazer um vídeo sobre backup das VMs do Virt-Manager, caso tenha interesse segue o link do vídeo. Abraços. ruclips.net/video/tS5yqcnooi4/видео.html
Obrigado por me alertar sobre o novo vídeo. Vou assistir. Aproveitei e marquei o sininho das notificações para receber alertas dos próximos videos. Valeu!
Olá Ancilotto, muito massa seu vídeo Obrigado!! só uma duvida; sobre instalar algumas coisas extras como fazer isso em sistema gnu-linux sem interface gráfica
Muito bom parceiro, estou usando o Virt Manager faz dois dias! Estou pensando em migrar para ele devido a funcionalidade de hod add (hot plug - hot swap) de memória RAM e CPU, coisa que no VirtualBox não consigo fazer. Não estou conseguindo virtualizar os sistemas Windows (7, 8.1, 10, Server 2019 Datacenter) x64 nele, sempre quando termina de copiar os arquivos da instalação aparece tela azul, só consegui instalar as versões do Windows de 32 bits, fiz também instalação do Linux Mint 20.2 x64 e Debian 11 x64, ambos funcionaram perfeitamente. Minha máquina tem um CPU AMD Ryzen 2700 e 32GB de RAM, já ativei VT-x na placa mãe.
Olá Matheus, tudo bem? Então, o Windows é meio chatinho mesmo de instalar, eu não sei exatamente porque isso está acontecendo no seu Virt-Manager, aqui no meu consigo instalar o Windows 7 normalmente, mas imagino que a tela azul possa ser alguma falta de driver no Windows. Eu já vi um pessoal tendo que instalar alguns driver no momento da instalação do Windows, vou ver se acho algum vídeo de alguém que faz esse procedimento.
@@MatheusJohannAraujo Você conseguiu resolver o problema? FDS só achei vídeos em que o pessoal informa o driver SCSI dos HDDs, acho que não é o seu problema, porque consegue ir até o final da instalação.
@@daniloancilotto resolvi parcialmente, passei a usar o proxmox e tive os mesmos problemas. Descobri que parte do problema está relacionado ao tipo de CPU (kvm64) que é definido automaticamente, troquei para o tipo host e parou de dá uma das telas azul (antes dava três telas e agora da duas) rsrsrs.,
Quando a aparece a tela azul, eu forço a reinicialização da VM, ai ela liga, continua a instalação... Da outra tela azul, reinicio... Crio a conta de usuário, da outra tela azul, reinicio... E o windows liga normalmente no final kkkkk
Olá, nunca testei conversão desse formato, teria que ver se o converter tem suporte. No momento estou AFK, assim que estiver no PC confirmo e te respondo. Abraços.
Olha, pela documentação parece não ter suporte, como disse anteriormente nunca converti arquivos desse formato, então não consigo te responder com certeza. Grande abraço.
fiz a instalacao com windows 11 e o spice space como indicado no video, mas nao funciona trocar a placa de rede e o windows 11 nao tem som mesmo trocando o modelo de placa no hardware da vm.
Boa tarde. Minha dúvida é: posso estar fazendo download de arquivos torrents dentro de uma máquina virtual (Virtual Box ou do próprio Windows que tem na versão Pro)? Pois preciso de um outro sistema pra baixar arquivos e me livrar de possíveis vírus e ameaças e deixar meu sistema padrão (Windows) sem problemas com vírus. Se eu instalar o programa de Torrent na máquina Virtual os arquivos são salvos onde? No meu armazenamento físico ou num virtual? Isso que preciso saber pois se salvar no físico e tiver algum vírus n vai adiantar usar uma máquina virtual no meu caso e dual boot tá complicado pq meu Windows quebrou meu Linux ontem. Aguardo resposta por favor responda.
você consegue fazer um tutorial de como baixar e instalar o virt manager em uma maquina do windows10 e 11? Eu não consigo encontrar nada na internet explicando, e até hoje não encontrei o raio do console.vv, quando se baixa por uma maquina do windows. Todos os tutoriais que encontrei são voltados para quem usa linux.
Boa tarde. Quanto a compactação do arquivo da VM? Tem muito problema com isto? No VirtualBox perioridacmente deve-se fazer, visto o crescimento do tamanho do arquivo... e no Virt Manager ? Obrigado.
Eu percebo uma performance melhor sim, mas só testando para saber se essa melhora é significativa para você. As vezes para o que você faz não justifica uma migração. Quando usava o VirtualBox sempre tinha algum probleminha principalmente com virtualização em servidores, com a migração para o VirtManager isso acabou e melhorou muito a performance. Abraços.
Olá Noé, tudo bem? Obrigado pela sugestão. Pretendo fazer sim, esses dias estou com bastante trabalho, estou terminando de fazer um vídeo sobre pi-hole, vou ver se consigo fazer no próximo. Grande abraço.
@@daniloancilotto Eu aguardo ansioso por esse video, não existe um em ptbr, tentei seguir o dos gringos e não funcionou... ficarei mt grato e pode ter certeza que vai dar muitos acessos pra você
Olá Marcus, que eu saiba não existe nada parecido com a performance do QEMU/KVM do Linux, a performance pode chegar perto, mas não será igual e nem superior. No Windows eu sei que tem o WSL para instalar os apps Linux, mas como disse a performance não será das melhores, também pode usar o VMware que tem uma performance um pouco melhor que o VirtualBox. Já no Mac eu desconheço porque nunca fui usuário, mas já ouvi falar sobre o Parallels, não sei como é a performance dele, também não sei se funciona com outras VMs além do Windows. Grande abraço.
Olá Vinicius, para fazer o passthrouh da placa de vídeo é um pouco mais complicado, mas da para fazer, desde que tenha 2 placas, sendo que uma delas pode ser onboard, e você não pode estar usando a placa no host na qual você quer fazer o passthrough para a VM. O resto é mais técnico daria um vídeo para explicar melhor, mas precisa desses pré requisitos que falei, sem eles não é possível. Grande abraço.
@@daniloancilotto Meu sonho era fazer isso pra me livrar de reiniciar o PC na hora de jogar, quem sabe um dia ainda não faço, se bem que com Proton e DXVK isso meio que ficou de lado, mas uma VM com GPU passthrough fica absurdo o desempenho, e o melhor é que separa as terefas, se tem uma coisa que eu gosto em usar Linux é que eu deixo meu trabalho nele e a diversão fica toda pro Windows, dois sistemas diferentes, poderia ser dois Linux, claro, mas a questão é que uma coisa não interfere na outra, e isso é muito bom...
Olá Thiago, se não me engano quando gravei esse vídeo estava usando o Kubuntu, mas hoje em dia estou usando e recomendo o KDE neon, pretendo em breve fazer um vídeo falando sobre ele. Grande abraço.
O que me deixa confuso, é que no VirtualBox também tem essa opção de KVM, mas enfim, pra sistemas pesados ou que precisam ficar rodando em segundo plano, não tem comparação, o QEMU dá uma surra no VirtualBox, sistemas como Deepin, Windows ou qualquer outro sistema pesado, vai ficar anos-luz melhor no QEMU, não tem como comparar.
Tem toda razão Daniel, concordo com tudo que disse, eu uso o Windows 7 para dar manutenção em sistema legado e a performance é muito melhor que no VirtualBox.
Quais seriam as diferenças e as indicações de uso entre o KVM, Proxmox e ESXi 6.5 ? Qual melhor para uso em casa, para uso numa pequena empresa e numa empresa pouco maior? Uso Hyper-V, mas quero voltar pro Linux!
Olá Vanderlei, eu acho que a principal diferença é o custo, o Proxmox tem praticamente todos os recursos na versão free, já o ESXi não, se isso não for um problema para você teria que ver os recursos que mais usa, e escolher o que mais facilita sua vida, porque os dois tem praticamente os mesmos recursos. Por exemplo o Proxmox é mais fácil fazer o passthrough de dispositivos USB e tem opções de criar containers pela interface web, já o ESXi é mais fácil fazer o passthrough de placas de vídeo e exportação de arquivos OVF. Particularmente prefiro o Proxmox mesmo ele não tendo uma cara tão enterprise, tanto que uso ele em casa e no trabalho (pequeno porte, 20 colaboradores), essa seria minha indicação. Mas de qualquer forma seria interessante você dar uma testada, mesmo que em VM para ver qual se encaixa melhor no que precisa. Grande Abraço!
Olá Matheus, pode ter certeza que a performance é bem melhor sim, e apesar do Virt-Manager ser um pouco menos amigável do que o VirtualBox ele é bem mais performático, vale a pena testar e ver o que acha. Grande abraço!
@@daniloancilotto Migrei recentemente para o Linux, escolhi o Mint, tenho um HD com várias imagens OVA, pena que não vou poder usar, mas sem problemas kkk Cara mudando de assunto, reparei que meu hdd, sata 2, está um pouco mais quente com o Linux, usei ext4, tem alguma coisa a ver?
@@Matheus-lk9lh Esse tipo de partição é a padrão do mundo linux, não creio que seja isso, mas uma coisa que pode causar essa diferença é no uso do disco pelo Windows e Linux, no Linux tudo é um arquivo, em teoria isso causaria um uso maior do disco, mas pode ser outra coisa, duro saber o que exatamente, se tiver usando o Mint eu ja tive muitos problemas com disco usando essa distro, foi um dos motivos que migrei para o Kubuntu e hoje estou usando o KDE neon. Mas tudo que falei é apenas uma especulação, difícil te dar uma certeza do que pode ser, até porque cada caso é um caso.
@@daniloancilotto Estou pensando em mudar também agora, em um outro computador mais moderno, instalei o Ubuntu, e não percebi diferença de temperatura, mas preciso de um sistema mais leve para esse meu computador mais antigo, você recomenda o kubuntu mesmo?
@@Matheus-lk9lh Para hardwares mais fracos eu costumo recomendar o ZorinOS Lite (que usa o Xfce), ele tem um bom equilíbrio em beleza, customização, e performance, mas se gostar de customização mesmo, eu recomendo ir de KDE Plasma, qualquer distro que use ele. O Plasma tem evoluído bastante e já passou o GNOME no quesito leveza faz tempo, é minha interface favorita hoje em dia e como gosto sempre de ter a versão mais atual dele uso o KDE neon. Não sei se já viu, mas no meu canal tem um vídeo que mostro minha customização do KDE Plasma, no vídeo uso o Kubuntu e da para ter uma noção do quanto ele é customizável, caso quira ver vou deixar os links abaixo. Sobre o KDE Plasma: ruclips.net/video/GYhoiRDTY4A/видео.html Replicando minha Customização: ruclips.net/video/bBFzNjBia8k/видео.html
Olá Jhonatas, tudo bem? Quando fiz o vídeo estava usando o Kubuntu customizado, tem um outro vídeo em que mostro como fiz, caso queira ver vou deixar o link abaixo. Hoje em dia estou usando o KDE neon, só recomendo ele se você tiver um pouquinho de experiência com o Linux, porque ele vem com menos aplicativos por padrão. Grande abraço. ruclips.net/video/bBFzNjBia8k/видео.html
@@daniloancilotto Então amigo, Eu instalei o virt manager mas quando abrir deu um erro por causa do libvirt, não sei se ta faltando instalar isso ou é alguma coisa, pode me ajudar?
@@daniloancilottoAtualizando minha saga kkkkkkkk: Aqui não ficou legal não mano, coloquei o win 10 pra rodar e ficou mt lento, não consegui habilitar o kvm acho que meu processador não suporta (i5 3470 Antigo pra caracas kkkk) To utilizando apenas o qemu. lento demais
Haha você foi mais rápido já resolveu parte do problema, parabéns! Então teria que dar uma pesquisada o que está ocorrendo aí, se provisionou memória e núcleos suficientes para o Windows creio que seja algum detalhe no seu hardware mesmo. Mas só pesquisando para saber.
Seus vídeos sobre o kvm e qemu são muito bons. Conteúdo sobre essas tecnologias ainda são difíceis de encontrar no RUclips, se comparado ao virtual box. Alem de mais eficiente, o kvm é 100% software livre, oq é muito importante para mim. Parabéns pela iniciativa e continue, sempre q possível, com esses vídeos. A propósito, seu ambiente gráfico está incrivelmente bonito. Sou usuário do gnome e confesso que fiquei tentado a usar o kde depois do seu vídeo. Abraços
Olá Ls Diniz, muito obrigado pelo comentário e pelos elogios, fico feliz que tenha gostado dos vídeos e da customização que fiz no Plasma. Já fui usuário do GNOME também, migrei não faz muito tempo para o KDE Plasma, hoje estou usando o KDE Neon. Muito obrigado também pelo incentivo, me inspirou há fazer um vídeo sobre backup das VMs do Virt-Manager, caso tenha interesse segue o link do vídeo. Abraços. ruclips.net/video/tS5yqcnooi4/видео.html
Obrigado por me alertar sobre o novo vídeo. Vou assistir. Aproveitei e marquei o sininho das notificações para receber alertas dos próximos videos. Valeu!
Ótima dica, migrando para o Virt-Manager...
Valeu, espero que esteja usando até hoje. Grande abraço.👏👏👏👏
Cara, seu tutorial me salvou no meu trampo. Desde ontem quebrando a cabeça para fazer a migração. Tu é foda. Muito obrigado!!!
Olá Kobaif, muito obrigado pelo comentário, fiquei muito feliz em saber que ajudei seu trabalho de alguma maneira, um grande abraço! Valeu!
Muito bom e muito util, não é a primeria vez que esse video me ajuda, muito obrigado Danilo.
Obrigado amigo eu estava meio receoso para mudar do virtualbox, mas seu tutorial me fez migrar de boa só falta apreder a usar o file manager
Há tempos procurava por um tutorial sobre isto. Achei muito bem feito!
Muito bom o vídeo, vale o like!
Conteúdo top manolo!!!
Show
Valew! 😉
Ganhou mais um inscrito!
Olá Ancilotto, muito massa seu vídeo Obrigado!!
só uma duvida; sobre instalar algumas coisas extras como fazer isso em sistema gnu-linux sem interface gráfica
Bom vídeo.
Muito bom parceiro, estou usando o Virt Manager faz dois dias! Estou pensando em migrar para ele devido a funcionalidade de hod add (hot plug - hot swap) de memória RAM e CPU, coisa que no VirtualBox não consigo fazer.
Não estou conseguindo virtualizar os sistemas Windows (7, 8.1, 10, Server 2019 Datacenter) x64 nele, sempre quando termina de copiar os arquivos da instalação aparece tela azul, só consegui instalar as versões do Windows de 32 bits, fiz também instalação do Linux Mint 20.2 x64 e Debian 11 x64, ambos funcionaram perfeitamente. Minha máquina tem um CPU AMD Ryzen 2700 e 32GB de RAM, já ativei VT-x na placa mãe.
Olá Matheus, tudo bem? Então, o Windows é meio chatinho mesmo de instalar, eu não sei exatamente porque isso está acontecendo no seu Virt-Manager, aqui no meu consigo instalar o Windows 7 normalmente, mas imagino que a tela azul possa ser alguma falta de driver no Windows. Eu já vi um pessoal tendo que instalar alguns driver no momento da instalação do Windows, vou ver se acho algum vídeo de alguém que faz esse procedimento.
@@daniloancilotto Ok, me ajudaria muito!
@@MatheusJohannAraujo Você conseguiu resolver o problema? FDS só achei vídeos em que o pessoal informa o driver SCSI dos HDDs, acho que não é o seu problema, porque consegue ir até o final da instalação.
@@daniloancilotto resolvi parcialmente, passei a usar o proxmox e tive os mesmos problemas.
Descobri que parte do problema está relacionado ao tipo de CPU (kvm64) que é definido automaticamente, troquei para o tipo host e parou de dá uma das telas azul (antes dava três telas e agora da duas) rsrsrs.,
Quando a aparece a tela azul, eu forço a reinicialização da VM, ai ela liga, continua a instalação... Da outra tela azul, reinicio... Crio a conta de usuário, da outra tela azul, reinicio... E o windows liga normalmente no final kkkkk
E o gnomeboxes? não usa por baixo o virt-manager ? Seria uma alternativa?
Já testou importação de ODF, uma vez que o Whonix usa esse formato.
Olá, nunca testei conversão desse formato, teria que ver se o converter tem suporte. No momento estou AFK, assim que estiver no PC confirmo e te respondo. Abraços.
Olha, pela documentação parece não ter suporte, como disse anteriormente nunca converti arquivos desse formato, então não consigo te responder com certeza. Grande abraço.
@@daniloancilotto Olha, erro meu, na pressa me confundi, é OVA, misturei com PDF ;>>>>>
fiz a instalacao com windows 11 e o spice space como indicado no video, mas nao funciona trocar a placa de rede e o windows 11 nao tem som mesmo trocando o modelo de placa no hardware da vm.
Boa tarde. Minha dúvida é: posso estar fazendo download de arquivos torrents dentro de uma máquina virtual (Virtual Box ou do próprio Windows que tem na versão Pro)? Pois preciso de um outro sistema pra baixar arquivos e me livrar de possíveis vírus e ameaças e deixar meu sistema padrão (Windows) sem problemas com vírus. Se eu instalar o programa de Torrent na máquina Virtual os arquivos são salvos onde? No meu armazenamento físico ou num virtual? Isso que preciso saber pois se salvar no físico e tiver algum vírus n vai adiantar usar uma máquina virtual no meu caso e dual boot tá complicado pq meu Windows quebrou meu Linux ontem. Aguardo resposta por favor responda.
Muito massa o vídeo, como eu faço pra acessar meu HD externo por esse modo? Não consgui, só falta isso pra eu abandonar o VirtualBox
você consegue fazer um tutorial de como baixar e instalar o virt manager em uma maquina do windows10 e 11? Eu não consigo encontrar nada na internet explicando, e até hoje não encontrei o raio do console.vv, quando se baixa por uma maquina do windows. Todos os tutoriais que encontrei são voltados para quem usa linux.
Boa tarde. Quanto a compactação do arquivo da VM? Tem muito problema com isto? No VirtualBox perioridacmente deve-se fazer, visto o crescimento do tamanho do arquivo... e no Virt Manager ? Obrigado.
sai melhor q o proxmox??? vc acha melhor instalar o ubuntu e depois esse virt manager???
bom
como deixar o virt-manager com fundo preto (modo dark)?
No caso o kvm acaba sendo até melhor que o vmware workstation tambem(uso esse por gostar mais da interface de rede dele)?
Eu percebo uma performance melhor sim, mas só testando para saber se essa melhora é significativa para você. As vezes para o que você faz não justifica uma migração. Quando usava o VirtualBox sempre tinha algum probleminha principalmente com virtualização em servidores, com a migração para o VirtManager isso acabou e melhorou muito a performance. Abraços.
Mano, por favor, faz um video jogando um jogo pesado através de uma maquina virtual
Olá Noé, tudo bem? Obrigado pela sugestão. Pretendo fazer sim, esses dias estou com bastante trabalho, estou terminando de fazer um vídeo sobre pi-hole, vou ver se consigo fazer no próximo. Grande abraço.
@@daniloancilotto Eu aguardo ansioso por esse video, não existe um em ptbr, tentei seguir o dos gringos e não funcionou... ficarei mt grato e pode ter certeza que vai dar muitos acessos pra você
Top, pra windows e mac tem algo parecido?
Olá Marcus, que eu saiba não existe nada parecido com a performance do QEMU/KVM do Linux, a performance pode chegar perto, mas não será igual e nem superior. No Windows eu sei que tem o WSL para instalar os apps Linux, mas como disse a performance não será das melhores, também pode usar o VMware que tem uma performance um pouco melhor que o VirtualBox. Já no Mac eu desconheço porque nunca fui usuário, mas já ouvi falar sobre o Parallels, não sei como é a performance dele, também não sei se funciona com outras VMs além do Windows. Grande abraço.
Como posso virtualizar a GPU também?
Olá Vinicius, para fazer o passthrouh da placa de vídeo é um pouco mais complicado, mas da para fazer, desde que tenha 2 placas, sendo que uma delas pode ser onboard, e você não pode estar usando a placa no host na qual você quer fazer o passthrough para a VM. O resto é mais técnico daria um vídeo para explicar melhor, mas precisa desses pré requisitos que falei, sem eles não é possível. Grande abraço.
@@daniloancilotto Meu sonho era fazer isso pra me livrar de reiniciar o PC na hora de jogar, quem sabe um dia ainda não faço, se bem que com Proton e DXVK isso meio que ficou de lado, mas uma VM com GPU passthrough fica absurdo o desempenho, e o melhor é que separa as terefas, se tem uma coisa que eu gosto em usar Linux é que eu deixo meu trabalho nele e a diversão fica toda pro Windows, dois sistemas diferentes, poderia ser dois Linux, claro, mas a questão é que uma coisa não interfere na outra, e isso é muito bom...
esse vídeo é somente dedicado para uma VM Windows?
qual sistema operacional você usa?
Olá Thiago, se não me engano quando gravei esse vídeo estava usando o Kubuntu, mas hoje em dia estou usando e recomendo o KDE neon, pretendo em breve fazer um vídeo falando sobre ele. Grande abraço.
E eu pensando que o virt n servia pra mim tenho ctz que depois desse vídeo mt coisa vai melhorar pra mim kkkkk
O que me deixa confuso, é que no VirtualBox também tem essa opção de KVM, mas enfim, pra sistemas pesados ou que precisam ficar rodando em segundo plano, não tem comparação, o QEMU dá uma surra no VirtualBox, sistemas como Deepin, Windows ou qualquer outro sistema pesado, vai ficar anos-luz melhor no QEMU, não tem como comparar.
Tem toda razão Daniel, concordo com tudo que disse, eu uso o Windows 7 para dar manutenção em sistema legado e a performance é muito melhor que no VirtualBox.
Quais seriam as diferenças e as indicações de uso entre o KVM, Proxmox e ESXi 6.5 ?
Qual melhor para uso em casa, para uso numa pequena empresa e numa empresa pouco maior?
Uso Hyper-V, mas quero voltar pro Linux!
Olá Vanderlei, eu acho que a principal diferença é o custo, o Proxmox tem praticamente todos os recursos na versão free, já o ESXi não, se isso não for um problema para você teria que ver os recursos que mais usa, e escolher o que mais facilita sua vida, porque os dois tem praticamente os mesmos recursos.
Por exemplo o Proxmox é mais fácil fazer o passthrough de dispositivos USB e tem opções de criar containers pela interface web, já o ESXi é mais fácil fazer o passthrough de placas de vídeo e exportação de arquivos OVF.
Particularmente prefiro o Proxmox mesmo ele não tendo uma cara tão enterprise, tanto que uso ele em casa e no trabalho (pequeno porte, 20 colaboradores), essa seria minha indicação.
Mas de qualquer forma seria interessante você dar uma testada, mesmo que em VM para ver qual se encaixa melhor no que precisa.
Grande Abraço!
Parece muito mais performático que o Vbox
Olá Matheus, pode ter certeza que a performance é bem melhor sim, e apesar do Virt-Manager ser um pouco menos amigável do que o VirtualBox ele é bem mais performático, vale a pena testar e ver o que acha. Grande abraço!
@@daniloancilotto Migrei recentemente para o Linux, escolhi o Mint, tenho um HD com várias imagens OVA, pena que não vou poder usar, mas sem problemas kkk Cara mudando de assunto, reparei que meu hdd, sata 2, está um pouco mais quente com o Linux, usei ext4, tem alguma coisa a ver?
@@Matheus-lk9lh Esse tipo de partição é a padrão do mundo linux, não creio que seja isso, mas uma coisa que pode causar essa diferença é no uso do disco pelo Windows e Linux, no Linux tudo é um arquivo, em teoria isso causaria um uso maior do disco, mas pode ser outra coisa, duro saber o que exatamente, se tiver usando o Mint eu ja tive muitos problemas com disco usando essa distro, foi um dos motivos que migrei para o Kubuntu e hoje estou usando o KDE neon. Mas tudo que falei é apenas uma especulação, difícil te dar uma certeza do que pode ser, até porque cada caso é um caso.
@@daniloancilotto Estou pensando em mudar também agora, em um outro computador mais moderno, instalei o Ubuntu, e não percebi diferença de temperatura, mas preciso de um sistema mais leve para esse meu computador mais antigo, você recomenda o kubuntu mesmo?
@@Matheus-lk9lh Para hardwares mais fracos eu costumo recomendar o ZorinOS Lite (que usa o Xfce), ele tem um bom equilíbrio em beleza, customização, e performance, mas se gostar de customização mesmo, eu recomendo ir de KDE Plasma, qualquer distro que use ele.
O Plasma tem evoluído bastante e já passou o GNOME no quesito leveza faz tempo, é minha interface favorita hoje em dia e como gosto sempre de ter a versão mais atual dele uso o KDE neon.
Não sei se já viu, mas no meu canal tem um vídeo que mostro minha customização do KDE Plasma, no vídeo uso o Kubuntu e da para ter uma noção do quanto ele é customizável, caso quira ver vou deixar os links abaixo.
Sobre o KDE Plasma: ruclips.net/video/GYhoiRDTY4A/видео.html
Replicando minha Customização: ruclips.net/video/bBFzNjBia8k/видео.html
Qual distro você usou nesse video?
Olá Jhonatas, tudo bem? Quando fiz o vídeo estava usando o Kubuntu customizado, tem um outro vídeo em que mostro como fiz, caso queira ver vou deixar o link abaixo. Hoje em dia estou usando o KDE neon, só recomendo ele se você tiver um pouquinho de experiência com o Linux, porque ele vem com menos aplicativos por padrão. Grande abraço. ruclips.net/video/bBFzNjBia8k/видео.html
@@daniloancilotto Então amigo, Eu instalei o virt manager mas quando abrir deu um erro por causa do libvirt, não sei se ta faltando instalar isso ou é alguma coisa, pode me ajudar?
@@daniloancilotto Consegui resolver! Tive que habilitar a virtualização na Bios.
@@daniloancilottoAtualizando minha saga kkkkkkkk: Aqui não ficou legal não mano, coloquei o win 10 pra rodar e ficou mt lento, não consegui habilitar o kvm acho que meu processador não suporta (i5 3470 Antigo pra caracas kkkk) To utilizando apenas o qemu. lento demais
Haha você foi mais rápido já resolveu parte do problema, parabéns! Então teria que dar uma pesquisada o que está ocorrendo aí, se provisionou memória e núcleos suficientes para o Windows creio que seja algum detalhe no seu hardware mesmo. Mas só pesquisando para saber.
qual o mais leve?
Eu acho o Virt-Manager mais leve, ele tende a deixar a VM mais fluída também, pelo tipo de virtualização bare-metal (Tipo 1).