Correção: (Divertindo-se Até Morrer), foi publicado em 1985 ! 📚 Leitura Recomendada: ✔📗 Livros Clássicos sobre o Tema (Divertindo-se Até Morrer) - Neil Postman Obra central que inspirou a reflexão. Analisa como a televisão transformou a cultura em um espetáculo, reduzindo o pensamento crítico e a profundidade intelectual. ✔📗 "1984" - George Orwell Uma distopia que explora os perigos do controle autoritário sobre a informação e a manipulação da verdade. compre aqui 👉 amzn.to/4f4Ph1B ✔📗 (Admirável Mundo Novo) - Aldous Huxley Huxley apresenta uma sociedade distópica onde o entretenimento e os prazeres superficiais substituem a reflexão e o significado profundo. compre aqui 👉 amzn.to/3M9bdMh
fahrenheit 451 é vital também, pois este demonstra um mundo dominado pela televisão e mostra como uma sociedade seria se essa não quisesse nada além de entretenimento.
Esse é um conteúdo sobre um assunto que, há alguns dias, vem ocupando minha mente de maneira insistente. Eu me lembro de quando não estudava online e me considerava mais inteligente do que me considero no momento atual. Eu devorava livros e só parava de estudar um assunto quando realmente o dominava. Embora eu não abuse do uso de aparelhos celulares, tenho cogitado deixar as telas de lado
De 2021 pra cá, mesmo nunca tendo usado tiktok, usei o reels do instagram e shorts do youtube, isso simplesmente (desmelhorou) o meu cérebro, junto com (arte de pessoas despidas). N consigo mexer em nada de tela e me sinto um (objeto jogado em uma sacola numa caçamba) (tem q falar assim pro comentário n ser apagado pelo youtube)
Cuidado com os extremos. O vício em conteúdos digitais é uma realidade preocupante, mas é fundamental reconhecer que o mundo evoluiu e que essas inovações desempenham um papel importante em nossas vidas. Negar completamente essa transformação pode nos isolar e nos afastar das conexões sociais, que são essenciais para nós, enquanto seres sociais. Buscar o equilíbrio é a melhor alternativa. O caminho do meio, que harmoniza uso consciente e integração, é sempre uma escolha sensata. 😘
Infelizmente quem procura conteúdos de entretenimento barato jamais terá vídeos de qualidade como este. As redes só lhe entregam aquilo que você procura.
Eu não procurei isso, não se iluda. As redes entregam o que os interesses predominantes determinam, acreditar que tem o livre poder de escolha é o sucesso deles!
Teve um dia que meus pais estavam assistindo um desses programas de entretenimento norte americano(se não me falha a memória era "America's Got Talent"), sentei ao lado deles para conferir, por volta de 20 a 30 minutos pelo menos uns 4 grupos se apresentaram, espetáculos diversos, danças loucas, pirotecnia e etc, mas nada que tivesse alguma profundidade, essência ou um significado, o único objetivo era cansar a mente de tanto entretenimento, e funciona, pois a mente é bombardeada com tanto estímulos que você ri, se emociona e chora, tudo empacotado em poucos minutos (imagina assistir isso por horas) e no final, nada daquilo realmente se converteu em conhecimento ou sabedoria, e com certeza em poucos dias meus pais esqueceram do que viram. Depois daquilo, sentia como se meu cérebro tivesse virado uma gelatina haha.
Até por que esperar que tudo se converta em utilidade é transformar também o conhecimento em constante mercadoria pro seu próprio ego. E por mais que a gente queira ser grande, evoluído e sábio não da pra levar a vida toda assim. O entretenimento é escape, alívio e as vezes fuga da realidade... porque a vida afinal é recheada de obrigações e problemas. Há motivo pra o entretenimento em massa ter tanta adesão, desde quando começamos a nos organizar como sociedade precisamos dele no fim do dia; reunir-se em volta de uma fogueira pra contar histórias, em volta de uma roda pra ver uma peça teatral, um espetáculo de música, dança, com a escrita vieram os livros filosóficos e também os romances, as aventuras, o suspense... o problema está em viver alienado e não num domingo preguiçoso, porque na semana o chicote da produtividade sugou toda a sua energia, achar bonito um grupo de jovens dançado numa telinha... seu cérebro não derreteu por isso, mas pode derreter num burnout na busca constante por produtividade em tudo na vida, como se cada instante da existência fosse só pra crescer em algum aspecto.
@@judearaujo A crítica que faço é a estética das formas de entretenimento no mundo moderno, e o meu principal argumento é sobre o bombardeio de estímulos que recebemos, um atrás do outro, o exemplo citado representa muito bem isso, outro exemplo seria as redes sociais que nos capturam no feed eterno e com constantes atualizações. Nunca disse nada sobre ser evoluído ou ser grande aí é a sua interpretação pessoal. E achei interessante seu argumento sobre o entretenimento ser um escape, na verdade isso mostra muito a dinâmica do mundo contemporânea, ciclos que começam com esgotamento no trabalho e depois uma dose exagerada de estímulos pra esquecer dos problemas. Sobre o conhecimento em constante mercadoria aí também é uma interpretação sua, não disse nada a respeito disso mas admito que quando usei as palavras conhecimento e sabedoria deixei bem vago dando uma brecha a enorme a interpretações como a sua. De resto, quem curte passar a maior parte do seu tempo com os tipos de entretenimento citados no meu comentário e no vídeo em questão, tem total liberdade e jamais serei hostil e taxativo, mas isso na me impede de contar a minha experiência pessoal, e sim senti minha mente como uma geleia de massa encefálica haha, se vc não se sente assim tá tudo bem. Edit: ahhh fica tranquilo eu não me mato na produtividade não hehe, na verdade também sou crítico a isso. E tente interpretar melhor a minha crítica, ao falar sobre exemplo do programa de TV, não se pode automaticamente pressupor que eu crítico todo e qualquer tipo de arte e entretenimento, vc generalizou demais.
Os coachs já entenderam que as pessoas só se interessam pelo espetáculo barato, algo superficial, baseado no que se está vendo, em imagens. Os debates políticos com Pablo Marçal foi exemplo disso.
Eles ser inteligente eh inegável, cara faz oq faz e ainda tem notoriedade, ganha dinheiro poder e ainda tem gente defendendo até em baixo dgua ...tem gente até condenado que tem discípulos... Se tem uma coisa que eles sabem eh manipular
É verdade. Há uma espécie de cansaço que se torna cada vez mais palpável nas pessoas por não conseguir lidar com o excesso de informações, na maioria inúteis. Um bom 2025 pra todos!🍀
Eu escrevi um livro com o titulo: "EU SOU VOCÊ... e o mundo é um espelho que nos reflete " onde eu tento demonstrar que que nossa mente é prisioneira de uma imagem subjetiva que nós mesmo criamos a partir de um modelo idealizado que construímos... o entretenimento e as distrações são os tijolos que usamos para fortalecer os muros dessa nossa prisão. Ótimo vídeo... excelente roteiro. Contribuiu muito para o meu aprendizado... muito obrigado
Vídeo extremamente NECESSÁRIO nos dias de hoje. Eu penso muito nessas questões e sei que sou "vítima" disso. Pretendo começar a mudar, acho que ainda dá tempo, tenho 35 anos só.
@@leoguerra4516 Ontem passou na Netflix um evento de WWE ao vivo nos Estados Unidos com um estádio lotado. Eu fico imaginando se fosse no Brasil ia ter um monte de gente feito você tecendo esse tipo de comentário. As pessoas gostam de entretenimento raso e barato em qualquer lugar do mundo. Descansa vira lata
Por favor não pare com esse conteúdo incrível. Eu estava procurando esse vídeo há um tempão e ele finalmente apareceu pra mim, ele me fez refletir e pensar sobre essas ideias que estava procurando entender, obrigado
Cara, mt bom novamente. Meus parabéns! Esse ano, quando estava dando aula aos meus alunos do 4° do fundamental. Explicava pra eles, que precisavam aprender a gostar de matemática, precisavam aprender a gostar das coisas, mesmo que, as vezes, a gente não gosta muito de alguma coisa. Realmente o lazer hoje é sinônimo de entretenimento. Aprender a escrever, eu considero mais importante do que a leitura, pois nos força a revisar conceitos, estar sempre polindo as ideias. Abraço
Gosto demais dos seus vídeos, gosto de ouvir enquanto faço algo em casa ou faço uma pausa dos estudos do mestrado, obrigado, seu trabalho me traz alívio e me faz pensar, um abraço!
Excelente! E ainda acrescento um conselho: não olhe para as imagens do vídeo. Apenas escute Só não concordo com um ponto: o de que a televisão não desinforma de maneira intencional. É intencional sim! Informações, não apenas superficiais, mas distorcidas e até mesmo falsas!
Declarar em horário nobre , diante de um ladrão, condenado ,Por unanimidade , há +de 10.anos de prisão: o senhor não deve nada à justiça 😮,como será que pode ser adjetivado?
4:00 verdade, porém acho que deve-se considerar o que se esta lendo e o que se assisti, pq tem filmes por exemplo, que exigem muito para poder compreender, assim como existem livros mais simples.
Mais um canal de chatgpt... meu Deus do céu não aguento mais, nem quem fala mais sobre conceitos complexos consegue escrever um roteiro que preste sem usar o chatGPT, pqp....
Meu deus, este foi o melhor vídeo que vi neste ano. Parabéns aos que fizeram este maravilhoso trabalho. Tudo o que eu tento explicar, debater, argumentar com meus alunos e amigos eu encontrei nele. Vou espalha-lo para ver se as pessoas parem e pensem no processo de imbecilizacao pelo qual estamos passando.
O tanto de entretenimento e informações que você consegue hoje em dia com o celular é mil vezes mais absurdo comparado a televisão. O problema é que a maioria usa essa ferramenta de forma errada. O celular é o novo cérebro da sociedade.
O acesso à informação é fantástico. O "oráculo de Delphos" na palma da mão. Mas se o cara ainda é um idiota que usa errado, paciência. Um dia, não sei em qual encarnação, ele chega lá. Da minha parte, agradeço nascer neste tempo, e ter acesso à Internet.
Este vídeo me fez lembrar da minha infância quando eu ia visitar meus primos e tinha TVS em todos os cômodos da casa. Eu ficava perdida e sentava sozinha na mesa ouvindo as senhoras fofocarem em frente a TV enquanto todos estavam separados em seus cômodos cada um em um canal diferente. E quando eu ia pra casa dos meus avos, eles estavam lá sentados no sofá em frente a TV, novamente eu ia para o quintal porque não podia ficar falando na sala pra não atrapalhar os adultos assistirem a TV. o único momento em que todos estavam juntos era nos aniversários e isso na casa de meus avos. Na casa dos meus tios nem neste momento a TV era desligada. Hoje e o celular.
Felizmente você sobreviveu, 😊 mas agora a tela é outra ,, levamos para todos os lugares e essa é muito mais difícil de abandonar, mesmo tendo múltiplas escolhas....
Eu tô tentanto, ou melhor.. eu tô fazendo ''o mesmo'' trabalho que você, em outro nicho, obrigado de verdade, pelo que me apresentou nesse vídeo, uma esperança em continuar com um objetivo Maior, mas tbm por ser uma inspiração, espero que vc esteja ou que continue ganhando. Você é brab@.
Antes de qualquer coisa, tenho de ressaltar o excelente conteúdo presente no canal e logicamente neste vídeo. Continue assim! Há dois anos atrás, eu decidi desinstalar o Instagram e ficar apenas com o RUclips e WhatsApp, pois os dois ainda levam consigo alguma utilidade para mim (estudos, trabalho, comunicação etc.). Entretanto, especificamente esse ano de 2024, foi um baita desafio para mim, o que fez com que eu usasse e abusasse do RUclips. Só superficialidade, vídeos de entretenimento barato e pífio. Eu não tinha conhecimento do autor Neil Postman, mas ao decorrer do vídeo fui analisando, refletindo e dialogando sobre o tema e percebi que já tinha em mim essa visão sobre a indústria do entretenimento. Infelizmente, ao falarmos em sociedade, é quase um desafio você como um único indivíduo, tentar não ser influenciado. Pois já está em tudo e em qualquer lugar, em conversas, festas, trabalho, universidade etc. É raro você encontrar alguém que abra a boca e fale sobre coisas que não são supérfluas. No mundo hodierno, tentar ser mais racional e buscar a compreensão em detrimento da disseminação, é ser MAL INFORMADO/ATRASADO ou simplesmente veem você como ''um que quer pagar de intelectual''. Aí muitos se isolam, acham que não são pertencentes de uma sociedade doente. Mas no fim, nós nos deixamos levar nem que seja um pouco. O problema é que o pouco, ainda é algo...como não ser pessimista e realista neste mundo?! Dito isso, eu irei mudar a mim mesmo. Busquemos nos apegar ao que nos completa e enriquece. Não negue as tecnologias, mas não as deixem dominar você. Seja crítico com o que o algoritmo e com que pessoas te enviam. Vamos à luta.
Meu caro, @tobiasfelipe fui tomada de profunda conexão com este comentário. Tive as redes sociais desativadas oor dois anos, mas quando as. Oisas não estão bem esclarecidas, bem delimitadas, um vício se torna outro. O RUclips virou esse vício e o mais triste que percebo é fazê-lo de feed, sem me apegar a algo mais profundo e mergulhar de fato. Quero mudar isso em 2025 e espero que consiga também!
"Nós vivemos num tempo de chantagem universal, que toma duas formas complementares de escárnio: a chantagem da violência e a chantagem do entretenimento. Uma e outra servem sempre para o mesmo propósito: manter o homem simples, longe do centro dos grandes acontecimentos". (José Ortega y Gasset)
Grande verdade, refletindo aqui, quando não eram todos que tinham televisão ou rádios, sabíamos das coisas por conversas olho no olho, boca a boca e podíamos assim, ter várias formas de analisar e interpretar o assunto e assim cada um chegava a sua própria conclusão. Porém quando a televisão passa a ser o informante com o qual você não pode debater, só ouvir, acaba que fica sendo a visão válida do assunto em pauta e isso acaba modulando a maioria, que muitas vezes não tem a coragem de publicamente opinar contra o que foi dito na televisão, pois acabamos por nos considerar menos que eles que são famosos e a baixa autoestima, acabou dominando, sufocando e calando a voz da individualidade de cada um.
Grandioso conteúdo com sempre. Agradeço a 'faísca' que vocês trazem oara cada um de nós. So assim conseguirei sair desta situação que por um tempo me deixei levar.
Reflexão exuberante e em boa hora. Há poucos dias um cantor extremamente famoso anunciou interesse em se tornar presidenciável em 2026, situação essa que vem de encontro quase que pensado no cenário arguido por Postman (lembra muito Collor também). É de se espantar e sofrer em pensar numa sociedade que realmente cogita votar nesse sentido. Cada voto seria uma derrota. Ainda sobre a temática, me lembrou Guy Debord e seu livro "A Sociedade do Espetáculo" (confesso que assisti jurando que em algum minuto do vídeo ele seria citado). Debord conceitua que as relações sociais seriam medidas pelas imagens, no qual os indivíduos seriam seduzidos pelas imagens de perfeição (algo que poderia ser definido pelo conceito de "espelho" que reflete aquilo que o individuo gostaria de ver em si mesmo, abordado no vídeo) que, às vezes, podem ser equivocadas e falsas. Ainda nesse sentido, Theodor Adorno entendia que a mídia busca padronizar o comportamento dos indivíduos para que eles tenham a mesma visão de mundo e não desenvolvam senso critico no que o autor chamou de "Industria Cultural", que naturalmente desembocaria na utopia de Huxley. Seu canal é extremamente necessário. Parabéns pelo trabalho e que em 2025 venha muito mais dialogo e reflexão.
Eu vejo que um dos grandes problemas também foi a queda abrupta na qualidade do entretenimento, em todos os segmentos, do esportivo até o fonográfico. A comédia era um importante instrumento de crítica social e hoje em dia aderiu ao politicamente correto, o cenário musical teve um declínio colossal, em questões estéticas, de composição, ritmo, harmonia, tudo; a indústria cinematográfica parece não ser mais capaz de entregar obras tocantes que virem clássicos de maneira quase instantânea, as animações se tornaram extremamente genéricas e sem personalidade alguma. Até mesmo segmentos que foram feitos para serem shows em um aspecto mais circense já atingiram o seu ápice e hoje são muito mais entediantes do que satisfatórios, como o Pro Wrestling, e outras modalidades esportivas seguem a mesma linha, hoje em dia eu sinto a impressão de que as pessoas mais consomem apostas e redes sociais do que de fato param para assistir a uma partida de futebol, basquete ou até mesmo um combate entre pugilistas, as próprias Olimpíadas viraram isso. Produções educativas morreram, nossa literatura partiu para o mesmo caminho. É um entretenimento vazio, podre, corrosivo até certo ponto.
Sem querer discordar de você, apenas acrescentando que o humor brasileiro sempre teve de tudo, humor ácido e crítico e humor banal e politicamente correto, tudo em maior ou menor grau. Creio que a diferença hoje é o que a tecnologia proporciona de possibilidade para o humor. Tem muita coisa boa e muita coisa ruim.
E sobre a qualidade do entretenimento em si, a década de 1990 foi recheada de erotismo / pornografia na tv aberta em vários horários do dia e da noite, assim como programas de entrevistas e produção cultural, veja a vigência do Jô Soares na tv aberta durante décadas.... assim, dizer que houve uma queda na qualidade, eu teria de analisar mais a fundo para concordar ou discordar. Mas o que e certo, como dito no vídeo, coisas rápidas e superficiais entretem, e isso graças à tecnologia atual. Neste quesito, sim, houve uma queda na qualidade da comunicacão... mas há outro fator, o hipercapitalismo, tudo virou mercadoria, inclusive o espetáculo do sofrimento alheio.
@@henriquebarreto4124 Mas isso se refere ao entretenimento popularesco, raso, programas como o do Ratinho, Gilberto Barros, Pânico e Faustão eram basicamente uma balbúrdia generalizada cujo principal objetivo era apenas entreter aqueles de mente mais rasa. Falo de segmentos mais estabilizados, como a própria teledramaturgia brasileira, tão elogiada e consumida ao redor do mundo, hoje se resume a histórias genéricas, sem uma narrativa concisa, o cenário fonográfico é desastroso quando comparado a outras décadas, talvez jamais teremos produções audiovisuais como "O Castelo Rá Tim Bum", por exemplo, dificilmente teremos outros humoristas como Chico Anísio, ou até mesmo grupos como Casseta & Planeta e Hermes & Renato, que sim, já faziam um humor vulgar mas ainda sim eram comediantes, várias de suas esquetes faziam críticas ao governo e a sociedade, o segmento esportivo então teve um declínio contundente no espetáculo.
Sou acadêmico de literatura e percebo que essa degradação está presente também na produção científica dentro das academias. O que era pra ser um local de debate, pesquisa, construção e socialização de conhecimento, virou um celeiro ideológico do progressismo.
Que conteúdo maravilhoso, é um tesouro para os pensadores. Peço que faça mais vídeos do tipo, que nos permita dialogar com você, ou até, com nós mesmo. Obrigado pelo conhecimento e vídeo espetacular.
Cara esse canal é uma obra prima, a algumas semanas atrás havia conversado com alguns amigos sobre isso, sobre a estarmos absorvendo tanto conteúdo que está alterando a nossa forma de pensar e até quem verdadeiramente somos, muito obrigado por existir meu canal favorito "A Psique".
Muito coerente a abordagem sobre o perigo que a televisão tinha e tem de alienar as pessoas, porém hoje na era da informação descentralizada, a televisão está pretendo cada vez mais prestígios, hoje as pessoas se alienam através da internet e dos diversos tipos de jogos eletrônicos disponíveis. Acredito que esse quadro irá gradualmente ser contornado a medida em que as pessoas perceberem que uma sociedade bem informada é uma sociedade livre, a internet veio para mudar este quadro, só precisamos aprender e incentivar as pessoas a aproveitarem está ferramenta de maneira eficaz, o seu canal por exemplo, está fazendo um excelente trabalho neste sentido, levará tempo, mas está é a nova realidade. Fraterno abraço e paz a todos os seres. Muito obrigado .obrigado.
Também acredito que a internet será usada de maneira mais saudável pela maioria daqui um tempo, mas ela é como uma droga se exagerar tem muitos malefícios
Esse assunto é muito complexo. Quanto tentamos nos afastar das redes sociais ou até mesmo das mídias de informação no geral, é como se estivéssemos perdendo algo. Estamos sempre em busca de saber mais e mais , porém no final das contas, sabemos de tudo um pouco, porém de maneira superficial. Essa superficialidade faz com que a gente não reflita sobre aquilo que estamos vendo, pois está tão mastigado a ponto de acharmos que já sabemos só de ver a ponta do iceberg.
Muitas pessoas talentosas não vivem de acordo com seu potencial. Por quê? Ostentar inteligência só atrai inveja, ressentimento e inimigos ocultos; Falar, não fazer: Insights são tão bons quanto as ações que os seguem. Você precisa ser muito decisivo quando é importante; Ignorar o longo prazo pelo curto prazo; Entretenimento sem sentido. Se toda a sua energia está indo para distrações, não sobra muito para fazer movimentos que realmente o levem a algum lugar; Escolher o parceiro errado; Não correr riscos. _"Fale menos do que você sabe, tenha mais do que você demonstra."_ - Wiliam Shakespeare Você me fez mais forte, mais sábio.
Você pode ver muito bem isso no Brasil, onde a política se tornou algo baseado no quanto de marketing ou discussões não construtivas. Enquanto todos veem debates que só resultam em discussões desnecessárias, sem ideias alguma, sem fundamento, como algo chato e entediante
Prova disso foi aquele debate bizarro onde o Datena se descontrolou e deu uma cadeira no Pablo Marçal, todos ficaram falando desse assunto a semana toda, eles passam mais tempo se criticando um ao outro do que vender suas propostas, e infelizmente há alguns de nosso povo que gosta do barraco, da lenha na fogueira, e aquele candidato que tem potencial para fazer a diferença acaba perdendo porque ele não é popular demais
A única emissora que ainda assistia era a Tv Cultura (estou sem o aparelho no momento) quê tem ótima programação cultural. As demais abusam com bbb ou a fazenda. Grato por mais um vídeo esclarecedor.
O verdadeiro problema é a preguiça que temos de encontrar qualidade midiatica hj em dia. Qualquer coisa serve! Algumas séries de streaming são uma prova disso.
isso depende da qualidade, e da quantidade, do que você está consumindo. Não é só na televisão, na mídia escrita, na falada, jornal, rádio, cinema, na música, no teatro. Só pra refletir. As universidades passaram a formar artistas. Exemplo. Sertanejos universitários. aqui chego no fundo do poço.
Depois desse vídeo vou voltar a ler novamente e na literatura conhecer a mim mesmo como parte integrante da busca pelo conhecimento que aborrece a muitos.
O despertar são muitos níveis a serem alcançados ainda jovem. Disse Lao TSE, para iniciar o recolhimento é necessário consolidar a expansão. E ele também disse que a realização do estudo, é expansão; a realização do caminho, é simplicidade. No I Ching os hexagramas ímpares nos mostram o caminho da luminosidade e os pares, da obscuridade, mas o Wu Wei está no equilíbrio. O conteúdo é bom, é um bom sinal, mas fazer que eles saiam do entretenimento é só o começo.
Correção: (Divertindo-se Até Morrer), foi publicado em 1985 !
📚 Leitura Recomendada:
✔📗 Livros Clássicos sobre o Tema
(Divertindo-se Até Morrer) - Neil Postman
Obra central que inspirou a reflexão. Analisa como a televisão transformou a cultura em um espetáculo, reduzindo o pensamento crítico e a profundidade intelectual.
✔📗 "1984" - George Orwell
Uma distopia que explora os perigos do controle autoritário sobre a informação e a manipulação da verdade.
compre aqui 👉 amzn.to/4f4Ph1B
✔📗 (Admirável Mundo Novo) - Aldous Huxley
Huxley apresenta uma sociedade distópica onde o entretenimento e os prazeres superficiais substituem a reflexão e o significado profundo.
compre aqui 👉 amzn.to/3M9bdMh
Ah tá kkk
Pois é,a tv é invenção do seculo passado
Não tem tradução para português deste livro do Postman?
fahrenheit 451 é vital também, pois este demonstra um mundo dominado pela televisão e mostra como uma sociedade seria se essa não quisesse nada além de entretenimento.
sugiro para uma leitura complementar ao assunto o livro de Giovanni Sartori (Homo Videns - Televisão E Pos-Pensamento)
Esse é um conteúdo sobre um assunto que, há alguns dias, vem ocupando minha mente de maneira insistente. Eu me lembro de quando não estudava online e me considerava mais inteligente do que me considero no momento atual. Eu devorava livros e só parava de estudar um assunto quando realmente o dominava. Embora eu não abuse do uso de aparelhos celulares, tenho cogitado deixar as telas de lado
Desinstalei o Instagram há uma semana, me sinto até mais leve.
Concordo muto contigo!
De 2021 pra cá, mesmo nunca tendo usado tiktok, usei o reels do instagram e shorts do youtube, isso simplesmente (desmelhorou) o meu cérebro, junto com (arte de pessoas despidas). N consigo mexer em nada de tela e me sinto um (objeto jogado em uma sacola numa caçamba) (tem q falar assim pro comentário n ser apagado pelo youtube)
estou ficando agoniado de não conseguir largar o celular, acho que seria uma boa dar um tempo de telas
Cuidado com os extremos.
O vício em conteúdos digitais é uma realidade preocupante, mas é fundamental reconhecer que o mundo evoluiu e que essas inovações desempenham um papel importante em nossas vidas. Negar completamente essa transformação pode nos isolar e nos afastar das conexões sociais, que são essenciais para nós, enquanto seres sociais.
Buscar o equilíbrio é a melhor alternativa. O caminho do meio, que harmoniza uso consciente e integração, é sempre uma escolha sensata.
😘
Infelizmente quem procura conteúdos de entretenimento barato jamais terá vídeos de qualidade como este. As redes só lhe entregam aquilo que você procura.
Eu não procurei isso, não se iluda. As redes entregam o que os interesses predominantes determinam, acreditar que tem o livre poder de escolha é o sucesso deles!
Concordo
@@profaluccianoconcordo tb
vc não está acima de ngm, todos estamos apodrecendo juntos.
Além de sugerir assuntos e informações que possam moldar o seu pensamento da maneira que interessa a eles.
Teve um dia que meus pais estavam assistindo um desses programas de entretenimento norte americano(se não me falha a memória era "America's Got Talent"), sentei ao lado deles para conferir, por volta de 20 a 30 minutos pelo menos uns 4 grupos se apresentaram, espetáculos diversos, danças loucas, pirotecnia e etc, mas nada que tivesse alguma profundidade, essência ou um significado, o único objetivo era cansar a mente de tanto entretenimento, e funciona, pois a mente é bombardeada com tanto estímulos que você ri, se emociona e chora, tudo empacotado em poucos minutos (imagina assistir isso por horas) e no final, nada daquilo realmente se converteu em conhecimento ou sabedoria, e com certeza em poucos dias meus pais esqueceram do que viram. Depois daquilo, sentia como se meu cérebro tivesse virado uma gelatina haha.
Grande reflexão e aprendizado
Acho que esse programa nem é dos mais danosos. Pelo menos você verá algumas pessoas realmente talentosas. Ruins mesmo são os BBB da vida.
Até por que esperar que tudo se converta em utilidade é transformar também o conhecimento em constante mercadoria pro seu próprio ego. E por mais que a gente queira ser grande, evoluído e sábio não da pra levar a vida toda assim. O entretenimento é escape, alívio e as vezes fuga da realidade... porque a vida afinal é recheada de obrigações e problemas. Há motivo pra o entretenimento em massa ter tanta adesão, desde quando começamos a nos organizar como sociedade precisamos dele no fim do dia; reunir-se em volta de uma fogueira pra contar histórias, em volta de uma roda pra ver uma peça teatral, um espetáculo de música, dança, com a escrita vieram os livros filosóficos e também os romances, as aventuras, o suspense... o problema está em viver alienado e não num domingo preguiçoso, porque na semana o chicote da produtividade sugou toda a sua energia, achar bonito um grupo de jovens dançado numa telinha... seu cérebro não derreteu por isso, mas pode derreter num burnout na busca constante por produtividade em tudo na vida, como se cada instante da existência fosse só pra crescer em algum aspecto.
@@judearaujo A crítica que faço é a estética das formas de entretenimento no mundo moderno, e o meu principal argumento é sobre o bombardeio de estímulos que recebemos, um atrás do outro, o exemplo citado representa muito bem isso, outro exemplo seria as redes sociais que nos capturam no feed eterno e com constantes atualizações. Nunca disse nada sobre ser evoluído ou ser grande aí é a sua interpretação pessoal. E achei interessante seu argumento sobre o entretenimento ser um escape, na verdade isso mostra muito a dinâmica do mundo contemporânea, ciclos que começam com esgotamento no trabalho e depois uma dose exagerada de estímulos pra esquecer dos problemas. Sobre o conhecimento em constante mercadoria aí também é uma interpretação sua, não disse nada a respeito disso mas admito que quando usei as palavras conhecimento e sabedoria deixei bem vago dando uma brecha a enorme a interpretações como a sua. De resto, quem curte passar a maior parte do seu tempo com os tipos de entretenimento citados no meu comentário e no vídeo em questão, tem total liberdade e jamais serei hostil e taxativo, mas isso na me impede de contar a minha experiência pessoal, e sim senti minha mente como uma geleia de massa encefálica haha, se vc não se sente assim tá tudo bem.
Edit: ahhh fica tranquilo eu não me mato na produtividade não hehe, na verdade também sou crítico a isso. E tente interpretar melhor a minha crítica, ao falar sobre exemplo do programa de TV, não se pode automaticamente pressupor que eu crítico todo e qualquer tipo de arte e entretenimento, vc generalizou demais.
Por favor, transmita-nos um pouco de sua sabedoria. O que faz durante o seu ócio?
Os coachs já entenderam que as pessoas só se interessam pelo espetáculo barato, algo superficial, baseado no que se está vendo, em imagens. Os debates políticos com Pablo Marçal foi exemplo disso.
Exatamente
Maluf x Lula
Lula x Caiado
Por exemplo, colocariam mil desse que vc citou aí, no bolso!
Enéas então debulhava o mecânico de helicóptero num instante.
E tem muita gente que chamou Marçal de "gênio e o cara mais inteligente do Brasil atual".
Eles ser inteligente eh inegável, cara faz oq faz e ainda tem notoriedade, ganha dinheiro poder e ainda tem gente defendendo até em baixo dgua ...tem gente até condenado que tem discípulos... Se tem uma coisa que eles sabem eh manipular
Só a menção do nome desse nojento, me dá ânsia de vômito 🤮! Uma repulsa de quem reconhece , de longe, um oportunista de caráter bem duvidoso!
Ainda acredito que bem lá na frente acontecerá um minimalismo ou desintoxicação digital.
Bem ingênuo você.
Muita gente já faz isso.
@@joao_alves462 Essa galera é a exceção a regra, acho que ele quis dizer, um minimalismo em massa.
É verdade. Há uma espécie de cansaço que se torna cada vez mais palpável nas pessoas por não conseguir lidar com o excesso de informações, na maioria inúteis. Um bom 2025 pra todos!🍀
As redes sociais parecem estar no seu estado primitivo
Eu escrevi um livro com o titulo: "EU SOU VOCÊ... e o mundo é um espelho que nos reflete " onde eu tento demonstrar que que nossa mente é prisioneira de uma imagem subjetiva que nós mesmo criamos a partir de um modelo idealizado que construímos... o entretenimento e as distrações são os tijolos que usamos para fortalecer os muros dessa nossa prisão.
Ótimo vídeo... excelente roteiro. Contribuiu muito para o meu aprendizado... muito obrigado
Pesquisei no Google!!!será minha próxima aquisição!!! Só pelo seu resumo do conteúdo que à em seu livro já me despertou para o ter🙏👏.
Vídeo gerado por i.a
Um filósofo perdido
Você precisa ser encontrado por muitos
@@steendi692se for, quem gerou está de parabéns. Espero que continue.
Vídeo extremamente NECESSÁRIO nos dias de hoje. Eu penso muito nessas questões e sei que sou "vítima" disso. Pretendo começar a mudar, acho que ainda dá tempo, tenho 35 anos só.
Nunca será tarde!
Tenho 21, amigo. E aqui estou eu, desesperado para não fazer parte dessa geração maluca.
Kkkkkkkkkk no final você falou a idade da minha mãe akskkakskakkakskakskkaksk
Todo brasileiro precisa ter acesso a esse canal
Bem capaz que brasileiro se escreve num canal desses são raros agora vai ver quantos estão lá no canal do Carlinhos
brasileiro, no geral, não gosta de raciocínio...
@@leoguerra4516 Ontem passou na Netflix um evento de WWE ao vivo nos Estados Unidos com um estádio lotado. Eu fico imaginando se fosse no Brasil ia ter um monte de gente feito você tecendo esse tipo de comentário. As pessoas gostam de entretenimento raso e barato em qualquer lugar do mundo. Descansa vira lata
Por favor não pare com esse conteúdo incrível. Eu estava procurando esse vídeo há um tempão e ele finalmente apareceu pra mim, ele me fez refletir e pensar sobre essas ideias que estava procurando entender, obrigado
Cara, mt bom novamente. Meus parabéns!
Esse ano, quando estava dando aula aos meus alunos do 4° do fundamental. Explicava pra eles, que precisavam aprender a gostar de matemática, precisavam aprender a gostar das coisas, mesmo que, as vezes, a gente não gosta muito de alguma coisa.
Realmente o lazer hoje é sinônimo de entretenimento.
Aprender a escrever, eu considero mais importante do que a leitura, pois nos força a revisar conceitos, estar sempre polindo as ideias.
Abraço
Muito obrigado por este conhecimento, digito a partir de Moçambique 🇲🇿.
Moçambique 🇲🇿 terá 130 milhões de habitantes no ano de 2084 e então haverá mais mortes de idosos do que nascimentos
Se voce viver verá !!!@@arthurgomes9433
Gosto demais dos seus vídeos, gosto de ouvir enquanto faço algo em casa ou faço uma pausa dos estudos do mestrado, obrigado, seu trabalho me traz alívio e me faz pensar, um abraço!
Fico feliz por isso!
Excelente! E ainda acrescento um conselho: não olhe para as imagens do vídeo. Apenas escute
Só não concordo com um ponto: o de que a televisão não desinforma de maneira intencional. É intencional sim! Informações, não apenas superficiais, mas distorcidas e até mesmo falsas!
Declarar em horário nobre , diante de um ladrão, condenado ,Por unanimidade , há +de 10.anos de prisão: o senhor não deve nada à justiça 😮,como será que pode ser adjetivado?
(Pessoas vazias buscam conteúdos vazios...)
Vídeo extremamente relevante pra sociedade!!
4:00 verdade, porém acho que deve-se considerar o que se esta lendo e o que se assisti, pq tem filmes por exemplo, que exigem muito para poder compreender, assim como existem livros mais simples.
Esse canal nem completou um ano de existência e já tem mais de cem mil inscritos é porque esse canal tem muita relevância
Mais um canal de chatgpt... meu Deus do céu não aguento mais, nem quem fala mais sobre conceitos complexos consegue escrever um roteiro que preste sem usar o chatGPT, pqp....
Sem dúvidas um vídeo necessário. Sempre pensei nisso!
Meu deus, este foi o melhor vídeo que vi neste ano. Parabéns aos que fizeram este maravilhoso trabalho. Tudo o que eu tento explicar, debater, argumentar com meus alunos e amigos eu encontrei nele. Vou espalha-lo para ver se as pessoas parem e pensem no processo de imbecilizacao pelo qual estamos passando.
Esse canal é um bem para sociedade ❤
Não é o que Consumimos, mas como Consumimos que define quem somos.
"Não é apenas o que consumimos" não "Não é o que consumimos". Foi assim que ele falou!!
Obrigado! A cada vídeo lançado no canal, eu me permito uma reflexão profunda e intrigante.
Que reflexão incrível e necessária!!!!
O tanto de entretenimento e informações que você consegue hoje em dia com o celular é mil vezes mais absurdo comparado a televisão. O problema é que a maioria usa essa ferramenta de forma errada. O celular é o novo cérebro da sociedade.
Real, e acabamos doentes, viciados nisso
Muita carga de informação, e quanto mais, queremos mais
O acesso à informação é fantástico. O "oráculo de Delphos" na palma da mão. Mas se o cara ainda é um idiota que usa errado, paciência. Um dia, não sei em qual encarnação, ele chega lá.
Da minha parte, agradeço nascer neste tempo, e ter acesso à Internet.
Will e Grace é a melhor série da história da humanidade
No entretanto estamos todos aqui!
@@jsuwkqkisidiSim. É a nova dr0g@ da sociedade. As pessoas não percebem. Mas isso está fazendo o nosso cérebro regredir.
Realmente o Huxley acertou bem mais. Adorei este vídeo! 👏
Este vídeo me fez lembrar da minha infância quando eu ia visitar meus primos e tinha TVS em todos os cômodos da casa. Eu ficava perdida e sentava sozinha na mesa ouvindo as senhoras fofocarem em frente a TV enquanto todos estavam separados em seus cômodos cada um em um canal diferente. E quando eu ia pra casa dos meus avos, eles estavam lá sentados no sofá em frente a TV, novamente eu ia para o quintal porque não podia ficar falando na sala pra não atrapalhar os adultos assistirem a TV. o único momento em que todos estavam juntos era nos aniversários e isso na casa de meus avos. Na casa dos meus tios nem neste momento a TV era desligada. Hoje e o celular.
Felizmente você sobreviveu, 😊 mas agora a tela é outra ,, levamos para todos os lugares e essa é muito mais difícil de abandonar, mesmo tendo múltiplas escolhas....
Esse vídeo caiu na hora certa, estou lidando com aquilo chamado de "Medo de estar de fora"
Saudades que eu estava desses conteúdos!
Obrigado pela aula!
Eu tô tentanto, ou melhor.. eu tô fazendo ''o mesmo'' trabalho que você, em outro nicho, obrigado de verdade, pelo que me apresentou nesse vídeo, uma esperança em continuar com um objetivo Maior, mas tbm por ser uma inspiração, espero que vc esteja ou que continue ganhando. Você é brab@.
Antes de qualquer coisa, tenho de ressaltar o excelente conteúdo presente no canal e logicamente neste vídeo. Continue assim!
Há dois anos atrás, eu decidi desinstalar o Instagram e ficar apenas com o RUclips e WhatsApp, pois os dois ainda levam consigo alguma utilidade para mim (estudos, trabalho, comunicação etc.). Entretanto, especificamente esse ano de 2024, foi um baita desafio para mim, o que fez com que eu usasse e abusasse do RUclips. Só superficialidade, vídeos de entretenimento barato e pífio. Eu não tinha conhecimento do autor Neil Postman, mas ao decorrer do vídeo fui analisando, refletindo e dialogando sobre o tema e percebi que já tinha em mim essa visão sobre a indústria do entretenimento. Infelizmente, ao falarmos em sociedade, é quase um desafio você como um único indivíduo, tentar não ser influenciado. Pois já está em tudo e em qualquer lugar, em conversas, festas, trabalho, universidade etc. É raro você encontrar alguém que abra a boca e fale sobre coisas que não são supérfluas. No mundo hodierno, tentar ser mais racional e buscar a compreensão em detrimento da disseminação, é ser MAL INFORMADO/ATRASADO ou simplesmente veem você como ''um que quer pagar de intelectual''. Aí muitos se isolam, acham que não são pertencentes de uma sociedade doente. Mas no fim, nós nos deixamos levar nem que seja um pouco. O problema é que o pouco, ainda é algo...como não ser pessimista e realista neste mundo?! Dito isso, eu irei mudar a mim mesmo. Busquemos nos apegar ao que nos completa e enriquece. Não negue as tecnologias, mas não as deixem dominar você. Seja crítico com o que o algoritmo e com que pessoas te enviam. Vamos à luta.
Meu caro, @tobiasfelipe fui tomada de profunda conexão com este comentário. Tive as redes sociais desativadas oor dois anos, mas quando as. Oisas não estão bem esclarecidas, bem delimitadas, um vício se torna outro. O RUclips virou esse vício e o mais triste que percebo é fazê-lo de feed, sem me apegar a algo mais profundo e mergulhar de fato. Quero mudar isso em 2025 e espero que consiga também!
"Nós vivemos num tempo de chantagem universal, que toma duas formas complementares de escárnio: a chantagem da violência e a chantagem do entretenimento. Uma e outra servem sempre para o mesmo propósito: manter o homem simples, longe do centro dos grandes acontecimentos".
(José Ortega y Gasset)
Brilhante !!!
Excelente vídeo. Leitura muda a nossa visão e expande, diferente da tv que torna o nosso raciocinio tão travado.
O que tá fazendo o papel de televisão hoje são os sites de vídeos na Internet, incluindo este mesmo site
Sensacional! Você é um dos melhores criadores de conteúdo que conheci nos últimos anos 💪🏻
Este video é um tratado de sabedoria!
Grande verdade, refletindo aqui, quando não eram todos que tinham televisão ou rádios, sabíamos das coisas por conversas olho no olho, boca a boca e podíamos assim, ter várias formas de analisar e interpretar o assunto e assim cada um chegava a sua própria conclusão. Porém quando a televisão passa a ser o informante com o qual você não pode debater, só ouvir, acaba que fica sendo a visão válida do assunto em pauta e isso acaba modulando a maioria, que muitas vezes não tem a coragem de publicamente opinar contra o que foi dito na televisão, pois acabamos por nos considerar menos que eles que são famosos e a baixa autoestima, acabou dominando, sufocando e calando a voz da individualidade de cada um.
Conteúdo e didática impecáveis, além de reflexivo, foi tocante.
Glória a Deus ! Que vídeo maravilhoso explica tudo
Grandioso conteúdo com sempre.
Agradeço a 'faísca' que vocês trazem oara cada um de nós.
So assim conseguirei sair desta situação que por um tempo me deixei levar.
Reflexão exuberante e em boa hora. Há poucos dias um cantor extremamente famoso anunciou interesse em se tornar presidenciável em 2026, situação essa que vem de encontro quase que pensado no cenário arguido por Postman (lembra muito Collor também). É de se espantar e sofrer em pensar numa sociedade que realmente cogita votar nesse sentido. Cada voto seria uma derrota.
Ainda sobre a temática, me lembrou Guy Debord e seu livro "A Sociedade do Espetáculo" (confesso que assisti jurando que em algum minuto do vídeo ele seria citado). Debord conceitua que as relações sociais seriam medidas pelas imagens, no qual os indivíduos seriam seduzidos pelas imagens de perfeição (algo que poderia ser definido pelo conceito de "espelho" que reflete aquilo que o individuo gostaria de ver em si mesmo, abordado no vídeo) que, às vezes, podem ser equivocadas e falsas.
Ainda nesse sentido, Theodor Adorno entendia que a mídia busca padronizar o comportamento dos indivíduos para que eles tenham a mesma visão de mundo e não desenvolvam senso critico no que o autor chamou de "Industria Cultural", que naturalmente desembocaria na utopia de Huxley.
Seu canal é extremamente necessário. Parabéns pelo trabalho e que em 2025 venha muito mais dialogo e reflexão.
Excelentes dicas de leitura. Obrigado.
Parabéns por mais essa entrega fantástica!
Por favor não deixem de postar mais vídeos inspiradores e que tentam nos despertar!!! Cedo ou tarde acontecerá! 🙏
Eu vejo que um dos grandes problemas também foi a queda abrupta na qualidade do entretenimento, em todos os segmentos, do esportivo até o fonográfico. A comédia era um importante instrumento de crítica social e hoje em dia aderiu ao politicamente correto, o cenário musical teve um declínio colossal, em questões estéticas, de composição, ritmo, harmonia, tudo; a indústria cinematográfica parece não ser mais capaz de entregar obras tocantes que virem clássicos de maneira quase instantânea, as animações se tornaram extremamente genéricas e sem personalidade alguma. Até mesmo segmentos que foram feitos para serem shows em um aspecto mais circense já atingiram o seu ápice e hoje são muito mais entediantes do que satisfatórios, como o Pro Wrestling, e outras modalidades esportivas seguem a mesma linha, hoje em dia eu sinto a impressão de que as pessoas mais consomem apostas e redes sociais do que de fato param para assistir a uma partida de futebol, basquete ou até mesmo um combate entre pugilistas, as próprias Olimpíadas viraram isso. Produções educativas morreram, nossa literatura partiu para o mesmo caminho. É um entretenimento vazio, podre, corrosivo até certo ponto.
Sem querer discordar de você, apenas acrescentando que o humor brasileiro sempre teve de tudo, humor ácido e crítico e humor banal e politicamente correto, tudo em maior ou menor grau. Creio que a diferença hoje é o que a tecnologia proporciona de possibilidade para o humor. Tem muita coisa boa e muita coisa ruim.
E sobre a qualidade do entretenimento em si, a década de 1990 foi recheada de erotismo / pornografia na tv aberta em vários horários do dia e da noite, assim como programas de entrevistas e produção cultural, veja a vigência do Jô Soares na tv aberta durante décadas.... assim, dizer que houve uma queda na qualidade, eu teria de analisar mais a fundo para concordar ou discordar. Mas o que e certo, como dito no vídeo, coisas rápidas e superficiais entretem, e isso graças à tecnologia atual. Neste quesito, sim, houve uma queda na qualidade da comunicacão... mas há outro fator, o hipercapitalismo, tudo virou mercadoria, inclusive o espetáculo do sofrimento alheio.
@@henriquebarreto4124 Mas isso se refere ao entretenimento popularesco, raso, programas como o do Ratinho, Gilberto Barros, Pânico e Faustão eram basicamente uma balbúrdia generalizada cujo principal objetivo era apenas entreter aqueles de mente mais rasa. Falo de segmentos mais estabilizados, como a própria teledramaturgia brasileira, tão elogiada e consumida ao redor do mundo, hoje se resume a histórias genéricas, sem uma narrativa concisa, o cenário fonográfico é desastroso quando comparado a outras décadas, talvez jamais teremos produções audiovisuais como "O Castelo Rá Tim Bum", por exemplo, dificilmente teremos outros humoristas como Chico Anísio, ou até mesmo grupos como Casseta & Planeta e Hermes & Renato, que sim, já faziam um humor vulgar mas ainda sim eram comediantes, várias de suas esquetes faziam críticas ao governo e a sociedade, o segmento esportivo então teve um declínio contundente no espetáculo.
@@richard7719 perfeito.
Sou acadêmico de literatura e percebo que essa degradação está presente também na produção científica dentro das academias. O que era pra ser um local de debate, pesquisa, construção e socialização de conhecimento, virou um celeiro ideológico do progressismo.
Vídeo Magnífico, Parabéns pela análise.
Que conteúdo maravilhoso, é um tesouro para os pensadores. Peço que faça mais vídeos do tipo, que nos permita dialogar com você, ou até, com nós mesmo. Obrigado pelo conhecimento e vídeo espetacular.
Cara esse canal é uma obra prima, a algumas semanas atrás havia conversado com alguns amigos sobre isso, sobre a estarmos absorvendo tanto conteúdo que está alterando a nossa forma de pensar e até quem verdadeiramente somos, muito obrigado por existir meu canal favorito "A Psique".
Ótimo ponto de vista.Concordo em gênero, número e grau com o que vc disse. Grata.
Um dos melhores vídeos que assisti no RUclips! Parabéns!
Você possui o melhor canal no RUclips. Sem sombra de dúvidas.
Obrigado pelo elogio!
Muito coerente a abordagem sobre o perigo que a televisão tinha e tem de alienar as pessoas, porém hoje na era da informação descentralizada, a televisão está pretendo cada vez mais prestígios, hoje as pessoas se alienam através da internet e dos diversos tipos de jogos eletrônicos disponíveis. Acredito que esse quadro irá gradualmente ser contornado a medida em que as pessoas perceberem que uma sociedade bem informada é uma sociedade livre, a internet veio para mudar este quadro, só precisamos aprender e incentivar as pessoas a aproveitarem está ferramenta de maneira eficaz, o seu canal por exemplo, está fazendo um excelente trabalho neste sentido, levará tempo, mas está é a nova realidade. Fraterno abraço e paz a todos os seres. Muito obrigado .obrigado.
Também acredito que a internet será usada de maneira mais saudável pela maioria daqui um tempo, mas ela é como uma droga se exagerar tem muitos malefícios
Muito bom! Percebe-se que a televisão moldou a nossa cultura intelectual! O que será que isso refletiu em nossa civilização?
Sem sombra de dúvidas este está sendo um dos melhores canais com conteúdo relevante na plataforma! Existem benefícios em se tornar membro aqui?
Video excepcional!!
Esse tipo de vídeo nos faz refletir bastante. Obrigado!
Quem entendeu esse diálogo ganhou várias vezes vna loteria da vida parabéns
Só um detalhe. Não é um diálogo.
Vlw pelo conteudo @A_Psique. É bom saber que existem pessoas que produzem conteúdo voltadas ao pensamento crítico.
Bem atual, vejo com pesar tudo isso. Tenho filha.
A internet trouxe acesso a muita coisa excelente em questão de conhecimentos, mas devemos tomar cuidado com distrações.
É claro que temos muitas coisas na Internet, com conteúdos totalmente diferentes da televisão, portanto as ideias trazem a diferença de percepção.
Esse assunto é muito complexo. Quanto tentamos nos afastar das redes sociais ou até mesmo das mídias de informação no geral, é como se estivéssemos perdendo algo. Estamos sempre em busca de saber mais e mais , porém no final das contas, sabemos de tudo um pouco, porém de maneira superficial. Essa superficialidade faz com que a gente não reflita sobre aquilo que estamos vendo, pois está tão mastigado a ponto de acharmos que já sabemos só de ver a ponta do iceberg.
Muitas pessoas talentosas não vivem de acordo com seu potencial. Por quê?
Ostentar inteligência só atrai inveja, ressentimento e inimigos ocultos;
Falar, não fazer: Insights são tão bons quanto as ações que os seguem. Você precisa ser muito decisivo quando é importante;
Ignorar o longo prazo pelo curto prazo;
Entretenimento sem sentido. Se toda a sua energia está indo para distrações, não sobra muito para fazer movimentos que realmente o levem a algum lugar;
Escolher o parceiro errado;
Não correr riscos.
_"Fale menos do que você sabe, tenha mais do que você demonstra."_ - Wiliam Shakespeare
Você me fez mais forte, mais sábio.
Obrigada🙏🏻
Que video, meus amigos 👏👏
Vídeo incrível, parabéns
Você pode ver muito bem isso no Brasil, onde a política se tornou algo baseado no quanto de marketing ou discussões não construtivas. Enquanto todos veem debates que só resultam em discussões desnecessárias, sem ideias alguma, sem fundamento, como algo chato e entediante
Prova disso foi aquele debate bizarro onde o Datena se descontrolou e deu uma cadeira no Pablo Marçal, todos ficaram falando desse assunto a semana toda, eles passam mais tempo se criticando um ao outro do que vender suas propostas, e infelizmente há alguns de nosso povo que gosta do barraco, da lenha na fogueira, e aquele candidato que tem potencial para fazer a diferença acaba perdendo porque ele não é popular demais
@@gust_freitas Exatamente, e uma das estratégias do Marçal era simplesmente isso, ficar causando discussão
A única emissora que ainda assistia era a Tv Cultura (estou sem o aparelho no momento)
quê tem ótima programação cultural. As demais abusam com bbb ou a fazenda. Grato por mais um vídeo esclarecedor.
Vídeo fantástico 👏👏👏
Excelente arguição ! Estou compartilhando.
Gratidão
eu amo demais esse canal!!
Uau, excelente reflexão! 👏👏👏
Isso porque estamos falando da TV, na internet tá muito pior hj e, por ser mais popular, a própria TV segue alguns aspectos da internet.
Como sempre, excelente texto!
Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho!
O verdadeiro problema é a preguiça que temos de encontrar qualidade midiatica hj em dia. Qualquer coisa serve! Algumas séries de streaming são uma prova disso.
Parabéns pelo excelente conteúdo
isso depende da qualidade, e da quantidade, do que você está consumindo. Não é só na televisão, na mídia escrita, na falada, jornal, rádio, cinema, na música, no teatro. Só pra refletir. As universidades passaram a formar artistas. Exemplo. Sertanejos universitários. aqui chego no fundo do poço.
*O livro foi publicado em 1985*
@ justo, a Tv foi criada em 1920 mais ou menos
@@Olabirinto-e7y caraca
Divertir se até morrer
8:00
Admirável mundo novo
Depois desse vídeo vou voltar a ler novamente e na literatura conhecer a mim mesmo como parte integrante da busca pelo conhecimento que aborrece a muitos.
pior que se torna um vício o excesso de dopamina e isso acaba te afetando a longo prazo e te deixando esquecer dos seus objetivos
Ótimo vídeo!!
Bom dia!
Todo mundo deveria assistir esse vídeo para adquirir consciência
Vídeo obrigatório para qualquer mente pensante. 10/10.
Amigo, eeeeeiiiiiii amigo, um dos problemas é que asociedade não gosta de quem lê! ❤❤❤❤❤❤❤
Valeu ! 👍
Tenho me entretido lendo "Macunaíma" de Mário de Andrade.
Sendo eu, uma leitora assídua, penso que o problema ja foi identificado, agora nos resta encontrar uma maneira de encontrar uma solução a longo prazo.
"O cara que continua achando que somos robos, ja perdeu povo nao pode errar, por sua culpa" luta continua 🦾✌👌
Esse vídeo é uma obra prima, nesse YT, despertar pra um detox de redes sociais.
Já faz um tempo que não assisto televisão, as vezes peço até livro velho
O despertar são muitos níveis a serem alcançados ainda jovem. Disse Lao TSE, para iniciar o recolhimento é necessário consolidar a expansão. E ele também disse que a realização do estudo, é expansão; a realização do caminho, é simplicidade. No I Ching os hexagramas ímpares nos mostram o caminho da luminosidade e os pares, da obscuridade, mas o Wu Wei está no equilíbrio. O conteúdo é bom, é um bom sinal, mas fazer que eles saiam do entretenimento é só o começo.
MUITO OBRIGADO, ÓTIMA NARRAÇÃO E REFERÊNCIAS, MUITO BOM PARABÉNS!
A narração por IA sempre é muito boa. Temática abordada de forma límpida. Ótimo trabalho.
@@Olabirinto-e7y Muito agradecida por trazer informação tão sensível. Que a verdade sempre seja abundante em sua existência.
Um conteúdo extremamente necessário.
E está certo.
O mundo para os pensantes é devastador.
sou uma raridade? 😅obrigado🙏💕, gostei muuuito do vídeo
Perfeito , vou compartilhar.
Obrigado pela ajuda!
Tema importante para o momento !
Tristemente atual 😐
Vielen Dank für die Lehren