Existe um método muito simples para encontrar seus propósitos. Para conhecê-lo acesse: areavip.superleituras.com/destravando-a-excelencia?sck=comSubsolo
Li esse livro a pouco tempo e confesso que me impressionei muito e fiquei pensativo sobre a mim mesmo pois me vi no autor e vi oque estava fazendo a mim mesmo. Não me recordo muito de como a frase estava exatamente escrita mas a mensagem era +/- assim, "passei toda a minha mocidade sendo uma pessoa ignorante,hoje aos meus 40 anos vejo o tempo que perdi ". Aquilo me mostrou q n se vale a pena perder seu tempo com medo de ser julgado pelos outros,mas sim,viver cada momento como um momento q se fosse o último e que um dia vc vai lembrar deles e n se arrepender de nada. Resumindo: não se "prendam" por causa dos outros,só sejam vcs mesmos, e não tentem impressionar os outros, o único q é digno de sua felicidade é vc msm.
A mensagem que Dostoiévski quis passar por meio dessa personagem me atingiu profundamente. Eu sempre tive fases de ambiguidade mto grande na minha vida, eu reconheço, não de forma presunçosa, que tenho muitas habilidades acima da média em várias áreas diferentes, mas tbm já sofri com uma insegurança mto forte, chegando a agir e me comportar exatamente como o homem do subsolo. Sendo um mero expectador em momentos que podia e deveria agir, apenas enxergando as várias possibilidades e não fazendo nada por medo. Hj eu reconheço que essa insegurança veio à tona por conta de alguns traumas. Eu vejo um abismo gigantesco entre as vezes que consigo ser eu mesmo em essência e as vezes em que sou o homem do subsolo. Simplesmente um pouco de confiança triplica o nosso próprio potencial e nos faz alcançar objetivos inimagináveis
Dostoiévski é um escritor que leio há anos, gostaria de indicar o livro “Correspondências” é um acervo de trocas de cartas de Dostoiévski com as alguns familiares...é muito interessante, pois tudo nos fica latente: raiva, dor, esperança, resiliência, culpa, tristeza, medo e anseios! Mais humano impossível! Amei esse livro...💕 Li 2 vezes!!!
Eu tenho nojo das minhas atitudes. Ao invés de economizar enquanto estava em outro estado, fiquei pagando bebidas para os outros para mendigar amizades. Perda de tempo...
Memórias do Subsolo é uma obra pela qual ninguém, absolutamente ninguém passa incólume! Eu li pela primeira vez quando tinha 17 para 18 anos de idade, e seus efeitos perduram em mim até hoje, aos 34. Lembro-me da epifania com que parecia me enxergar naquelas páginas: era como se aquele brilhante livro fosse escrito para mim. Memórias do Subsolo é uma obra-prima da anarquia existencial, e uma análise minuciosa da consciência. Quem não sente nada ao ler um livro como esse, não pode chamar a si mesmo de humano.
Dostoievski é incrível, quem dera eu escritor inciante chegar a 10% deste grande escritor, porem quem puder dá uma olhada em " Realidades de um povo esquecido" meu primeiro livro 📗
Interessante esse livro, gosto desse tipo de texto , onde o próprio personagem se descreve e dialoga consigo mesmo. Quem nunca mentiu sobre si mesmo, quem nunca foi contraditório, quem nunca se sentiu sem rumo, quem não se conhece verdadeiramente , quem nunca sentiu baixa estima, que atire a primeira pedra! 😉 Clássicos são atemporais, já na minha listona de favoritos. Dostoiévski vai fundo nas nossas feridas. Ótimo vídeo!👏🏻👏🏻👏🏻
Hoje, com as redes sociais, mentimos muito. as redes sociais refletem o estado de consciência da sociedade; é um reflexo do interior humano. Todos, queremos passar uma imagem de vencedores, de bem sucedidos.
pra quem se interessa por Dostoiévski, temos em nosso canal um vídeo que conta da conversão dele, de revolucionário ao cristianismo ortodoxo. quem quiser e puder, dê uma olhada que vale a pena.
NÃO SOU MEU INIMIGO. Muito relevante este vídeo. Assisti 3 vezes e vou assistir mais, após ver os outros recomendados nós links. Assisto, parando e meditando a respeito de cada passagem e me reconhecendo muitas vezes no personagem. Vou comprar o livro citado, de Dostievsk. Minha mãe, qdo eu era criança, lia muito. Eram excelentes e lembro qdo lia esse autor. E tecia comentários e eu gostava muito. Gratidão pela maravilhosa forma de passar esses ensinamentos, que tanta diferença fazem em nossas vidas, isso sendo refletido para uma convivência mais harmônica conosco mesmo, e com o mundo de seres à nossa volta.
Quando não nos conhecemos, a tendência é ficar insatisfeito com nossa situação seja ela qual for. Mas é isso que nos leva a progressão, ou ao regresso.
É como diz Augusto Cury, nós exploramos os céus e a terra, a cada dia mais e mais informações e conhecimento sobre tudo e todas as coisas, mas continuamos moralmente ignorantes com relação a nós mesmo, nosso eu continua um universo totalmente inexplorado.
Já tenho playlist de SUPERLEITURAS, muito bom seus vídeos. O ser humano chega a um estado crítico quando ele começa a acreditar na própria mentira, pois acaba por não ver verdade nele, nas outras pessoas e em nenhum lugar. O que é firmado na mentira só gera mais mentiras.
Alex : Você é uma pessoa maravilhosa!!!!!!!! Obrigada pelo seu trabalho!!!!! Beijos Adriana Cyrino de Mello Risau Ribeirão Preto São Paulo Brasil, Chukran!
Ah! O autoconhecimento...com ele todo esse turbilhão oceânico abissal da mente humana, se torna uma gota no deserto árido, que se desfaz evaporando, sem tocar o chão.
Mais uma aula top, cheia de reflexões que se encaixa perfeitamente. Em uma sociedade louca e doente, onde esses fantasmas assola a mente humana a cada geração existente, em nosso planeta........... A mente humana sempre vai ser distorcida e incompreensível tanto para si quanto para os demais que refletem sobre ela.
Hoje com 25 anos estou perdido, a pandemia me fez refletir muito, só com amizades que não tem muito a oferecer do que uma role para pegar mulheres ou o cigarrinho do mal, fali meu restaurante por culpa minha, hoje me culpo por tudo e tendo delirios do passado quase a todos os momentos... só eu acordar todos os dias que a minha mente me turbina de fraquesas desde escola nunca tive confiança nenhuma e sofro com isso até hoje, é algo horrivel... eu tento matar um leão por dia mas sinto que o leão me mata todos os dias... Mas não perdi a fé em mim ainda e vou lutar para crescer.
Em um dos livros do Krishnamurti ele fala brevemente sobre não haver porção maior ou menor de luz. Luz é luz. E eu vejo essa mesma luz nesses autores numa chamada reflexiva e observação do "Eu".
Pensamentos imaginações são ferramentas apenas, e forman a mente que fica no interior de si proprio, o que importa o que interessa que é relevante é o que si proprio sente no interior e o que si proprio faz no exterior.
"recordar, repetir, elaborar" sigmond Froid. Do jeito que o LS ilustra e simplifica todas as suas máximas, esse tema seria um de extrema revelação para nós seguidores desse meio educacional. Fã do SL💗
Bom dia. Penso que para alguns o amanhã sempre será o ontem ou seu reverso...uma planta qualquer não se inicia pelas suas folhas...Um senhor lá atrás dizem que falou...não julgues para não serdes......muitos ouviram e vão continuar ouvindo , mas na prática nem sementes somos....que o processo se estabeleça e um pouco de razão predomine...as máquinas pensantes estão a caminho...
O vídeo me inspirou a reiniciar a leitura da obra dele. Já li Crime e Castigo é só isso já deveria servir como incentivo para lê lo. O interessante é que percebemos que os outros tiram conclusões erradas sobre o que pensamos deles, por alguma atitude nossa, mas não nos damos conta do inverso, de que também podemos nos enganar sobre o que os outros estão pensando de nós. Parece que vale aquele conhecimento popular que diz sobre vestir a carapuça, ou seja, a ofensa existe quando admitimos que ela nos serve, que a merecemos.
Não vejo como falta de autoconhecimento,mas sim como um grande apego ao próprio pensamento, acredito que o lobo da estepe seja a continuidade e resolução dessa obra em parte.
Troque o foco e concentração, tire dos pensamentos e imaginações que ficam no interior de si proprio e ninguém vê. Coloque sua atenção em sua própria ação exterior como si proprio se move para tal lugar faz tal coisa por qual motivo e o que sente quando faz própria ação o que a própria ação faz mi sentir?
Acho que 2015 eu escrevi no G+(o Google inativou o app, e eu perdi tudo) sobre esse livro. Lá no "subsolo" da nossa mente estão nossos amimais rasteiros: mas é com eles que aprendemos a crescer (adquirir razão madura). O personagem conclui que a jovem Lisa, 20 ou 22 anos seria contaminada pelos seus animais do subsolo: daí o motivo de deixá-la seguir a própria vida. Nesse caso o escritor deixa claro que é possível obter vitória por meio da razão.
IDENTIDADE x PROPOSITO! Peguem os códigos: Auto conhecimento implica em definição de identidade, sem identidade definida, não há definicção de propósito, consequêntemente a vida se torna sem sentido, o que implica em dor, sofrimento, depressão e desinteresse pela vida.
Boa noite SUPERLEITURA! Parabéns pelo excelente vídeo, te acompanho tem um tempo. Tive um insight neste vídeo e fico pensando: E se, fomos programados geneticamente/socialmente ao longo do tempo, enquanto nomades, no paleolítico, para "simplesmente" viver segundo as nossas vontades?! Ou seja, talvez não queiramos a potência que não tenhamos inclinação. E esse não querer foi fundamental para a evolução em grupo.
O livro realmente parece muito bom. Mas eu tenho uma grande dificuldade em ler textos com linguagem mais antiga. Torna-se muito maçante pra mim. Se alguém tiver alguma dica que possa ajudar, ficarei grato. No mais, tentarei ler...
Eu não achei esse livro pesado ou com verdades reveladoras que te deixarão mal... Eu em muitas partes me identifico com o cara do subsolo ou já pensei o que ele pensa em alguma vez na vida. Só não sou escroto igual ele, claro
Não acho que a mensagem de melhor proveito em Memórias do Subsolo seja sobre uma questão de auto-conhecimento. E também não acho que o personagem não se conhecia a si mesmo. Ao contrário, acho até que ele se conhecia muitíssimo bem. Tão bem que via em si mesmo um duplo movimento, de forma muito clara em sua própria auto-observação, onde ora pendia para a autocomiseração e ora para um fingimento de superioridade. Ela tinha consciência disso, e é exatamente por causa desta consciência que ele sofria tanto. Como se houvesse três dentro dele, o inferior, o superior e o observador. Ora, quer mais autoconheciento do que isto?! Será que podemos mesmo dizer que ele não sabia quem ele era?! O auto-conhecimento não se cria a si mesmo. Ele precisa, inevitavelmente, das experiências com os outros para dar-se voz e percepção. O personagem cria suas fantasia neuróticas como forma de lidar com a humilhação e o abandono que o marcam desde o início de sua vida. E ele SABE disso. Esta é a complexidade do caso. O ressentimento é do tamanho da autoconsciência mesma sobre esse ressentimento. Ainda não sei a solução ou a saída existencial possível para essa contorção mental, mas a princípio não me parece que o auto-conhecimento pura e simplesmente seja capaz de resolver a humilhação de uma vida. Isto só seria possível com uma saída transcendente no sentido de "em Deus sou mais do que sou" - e não era o caso do personagem e nem da maioria de nós. Mas eu acabei de ler o livro esta manhã, então ainda estou a digeri-lo. Volto aqui daqui alguns anos para complementar este comentário irrelevante.
Mano seu conteúdo é incrível. Super informativo, mas acho que se você investir em um microfone melhor, ou numa edição de áudio melhor, seu canal ia crescer cada vez mais. A qualidade distância um pouco sua voz do consciente do ouvinte. Enfim, só uma crítica construtiva.
Vou colocar uma lista de tantas aqui... Memórias do Subsolo, crime e castigo, dom casmurro, ensaio sobre a cegueira, as relações perigosas e o coração das trevas. São alguns livros que adoro 😉
Amigo do Superleituras, encontrei um livro com este título porém mais dois com os títulos : "Diário do subsolo' e "notas do subsolo". É o mesmo livro com essa pequena mudança no título ou são obras diferentes?
Existe um método muito simples para encontrar seus propósitos. Para conhecê-lo acesse: areavip.superleituras.com/destravando-a-excelencia?sck=comSubsolo
Pior que é verdade
Faz parte da vida
Eu só sei que nada sei
Somos só seres humanos mortais .
Muito interessante
Li esse livro a pouco tempo e confesso que me impressionei muito e fiquei pensativo sobre a mim mesmo pois me vi no autor e vi oque estava fazendo a mim mesmo. Não me recordo muito de como a frase estava exatamente escrita mas a mensagem era +/- assim, "passei toda a minha mocidade sendo uma pessoa ignorante,hoje aos meus 40 anos vejo o tempo que perdi ". Aquilo me mostrou q n se vale a pena perder seu tempo com medo de ser julgado pelos outros,mas sim,viver cada momento como um momento q se fosse o último e que um dia vc vai lembrar deles e n se arrepender de nada. Resumindo: não se "prendam" por causa dos outros,só sejam vcs mesmos, e não tentem impressionar os outros, o único q é digno de sua felicidade é vc msm.
A leitura desse livro me deixou impressionada por muitos dias!!! O que a mente humana pode fazer com uma pessoa!!!
É impressionante msm. Esse vídeo eu fiz por necessidade. Não estava conseguindo guardar a leitura só pra mim... Rs
@@SUPERLEITURAS faz mais vídeos sobre o livro 👀
A mensagem que Dostoiévski quis passar por meio dessa personagem me atingiu profundamente. Eu sempre tive fases de ambiguidade mto grande na minha vida, eu reconheço, não de forma presunçosa, que tenho muitas habilidades acima da média em várias áreas diferentes, mas tbm já sofri com uma insegurança mto forte, chegando a agir e me comportar exatamente como o homem do subsolo. Sendo um mero expectador em momentos que podia e deveria agir, apenas enxergando as várias possibilidades e não fazendo nada por medo. Hj eu reconheço que essa insegurança veio à tona por conta de alguns traumas. Eu vejo um abismo gigantesco entre as vezes que consigo ser eu mesmo em essência e as vezes em que sou o homem do subsolo. Simplesmente um pouco de confiança triplica o nosso próprio potencial e nos faz alcançar objetivos inimagináveis
Dostoiévski é um escritor que leio há anos, gostaria de indicar o livro “Correspondências” é um acervo de trocas de cartas de Dostoiévski com as alguns familiares...é muito interessante, pois tudo nos fica latente: raiva, dor, esperança, resiliência, culpa, tristeza, medo e anseios!
Mais humano impossível!
Amei esse livro...💕
Li 2 vezes!!!
Excelente dica! Vou ler!
Morremos sem nos conhecer e sem lutar o suficiente pra superar nossos medos
Triste Realidade
Com certeza.
Falou tudo
Este vídeo me fez lembrar de uma frase: "cada um está onde se coloca."
Frase do grande Gasparetto
👍👋👋👋
Geralmente, somos os primeiros a nos julgarmos. Daí, vem a imaginação de que os outros também estão nos julgando, sendo que nem sempre é verdade.
Eu tenho nojo das minhas atitudes. Ao invés de economizar enquanto estava em outro estado, fiquei pagando bebidas para os outros para mendigar amizades. Perda de tempo...
Q submissa
e so mudar a atitude meu irmão que so os que gostam de você de verdade vão estar ao seu lado
Tudo é aprendizado, ficou a lição....👊
Dói muito mas o bom que temos a chance de mudar!
Mendigo amor e atenção. Somos os mesmos.
3h da manhã e eu sem sono assistindo seu canal, agora parei nesse vídeo, e querendo comprar esse livro.
Memórias do Subsolo é uma obra pela qual ninguém, absolutamente ninguém passa incólume! Eu li pela primeira vez quando tinha 17 para 18 anos de idade, e seus efeitos perduram em mim até hoje, aos 34. Lembro-me da epifania com que parecia me enxergar naquelas páginas: era como se aquele brilhante livro fosse escrito para mim. Memórias do Subsolo é uma obra-prima da anarquia existencial, e uma análise minuciosa da consciência. Quem não sente nada ao ler um livro como esse, não pode chamar a si mesmo de humano.
Dostoievski é incrível, quem dera eu escritor inciante chegar a 10% deste grande escritor, porem quem puder dá uma olhada em " Realidades de um povo esquecido" meu primeiro livro 📗
Oi Weslei! Onde encontrar seu livro?
@@ruthlima1564 Obrigada por se interessa 😁
@@ruthlima1564 no submarino! Dá uma olhada na internet
@@anapaulamarques1182 na Amazon também tem o livro Realidades de um povo esquecido
Interessante esse livro, gosto desse tipo de texto , onde o próprio personagem se descreve e dialoga consigo mesmo. Quem nunca mentiu sobre si mesmo, quem nunca foi contraditório, quem nunca se sentiu sem rumo, quem não se conhece verdadeiramente , quem nunca sentiu baixa estima, que atire a primeira pedra! 😉 Clássicos são atemporais, já na minha listona de favoritos. Dostoiévski vai fundo nas nossas feridas. Ótimo vídeo!👏🏻👏🏻👏🏻
Show!
Patrícia, vc está em quase todos os vídeos dos canais q eu assisto. Sempre me deparo com um comentário seu.
@@umsujeitoqualquer7248 , sério! 😂😂
Hoje, com as redes sociais, mentimos muito. as redes sociais refletem o estado de consciência da sociedade; é um reflexo do interior humano. Todos, queremos passar uma imagem de vencedores, de bem sucedidos.
Eu posto nas redes,meus momentos simples e bons , agora cabe a cada um, avaliar se alguém vive sem problema .
pra quem se interessa por Dostoiévski, temos em nosso canal um vídeo que conta da conversão dele, de revolucionário ao cristianismo ortodoxo. quem quiser e puder, dê uma olhada que vale a pena.
Fico imaginando o quanto vocês precisam ir a fundo para poder fazer esse vídeo e, repassar ao públicos esses conhecimento. Parabéns ❤👏👏
NÃO SOU MEU INIMIGO.
Muito relevante este vídeo. Assisti 3 vezes e vou assistir mais, após ver os outros recomendados nós links.
Assisto, parando e meditando a respeito de cada passagem e me reconhecendo muitas vezes no personagem. Vou comprar o livro citado, de Dostievsk. Minha mãe, qdo eu era criança, lia muito. Eram excelentes e lembro qdo lia esse autor. E tecia comentários e eu gostava muito.
Gratidão pela maravilhosa forma de passar esses ensinamentos, que tanta diferença fazem em nossas vidas, isso sendo refletido para uma convivência mais harmônica conosco mesmo, e com o mundo de seres à nossa volta.
Excelente! É bom saber que você assiste aos vídeos do modo que gostaríamos que todos assistissem!
E muito obrigado pelo seu relato!
Grande abraço!
Quando não nos conhecemos, a tendência é ficar insatisfeito com nossa situação seja ela qual for.
Mas é isso que nos leva a progressão, ou ao regresso.
É como diz Augusto Cury, nós exploramos os céus e a terra, a cada dia mais e mais informações e conhecimento sobre tudo e todas as coisas, mas continuamos moralmente ignorantes com relação a nós mesmo, nosso eu continua um universo totalmente inexplorado.
SIMPLESMENTE LINDO...COMO A VIDA É...SE VOCÊ SOUBER O QUE QUER...
Nós somos nossos próprios inimigos,mais nós podemos combater nós mesmos.
Já tenho playlist de SUPERLEITURAS, muito bom seus vídeos.
O ser humano chega a um estado crítico quando ele começa a acreditar na própria mentira, pois acaba por não ver verdade nele, nas outras pessoas e em nenhum lugar. O que é firmado na mentira só gera mais mentiras.
Li anos atrás este livro e sempre me identifiquei.. entender a situação não me dá a energia para mudar, não estou conseguindo reagir
Não sou meu inimigo ! por isso é preciso aprender na direção certa
Alex : Você é uma pessoa maravilhosa!!!!!!!! Obrigada pelo seu trabalho!!!!! Beijos Adriana Cyrino de Mello Risau Ribeirão Preto São Paulo Brasil, Chukran!
Imagina, Adriana!! Muito obrigado!
Personagem real existente em cada um de nós.
Não sou meu inimigo.
Gratidão por este imenso trabalho para o Despertar.
🎨📖
Incrível como você fala sobre o livro.
tudo muda o tempo todo...de constante a vida nao tem nada...nos momentos bons,fique bem,porque ele tambem vai acabar....
viu passou.
Ah! O autoconhecimento...com ele todo esse turbilhão oceânico abissal da mente humana, se torna uma gota no deserto árido, que se desfaz evaporando, sem tocar o chão.
NÃO SOU MEU INIMIGO!
MAS QUANDO SOU ME VENÇO
Uma aula transformadora intensiva
Melhor livro que já li na vida.
Superleituras, simplesmente necessário!
eu sou honrado,pelo menos cheguei em algo.mais ainda tenho muitoa a melhorar,auto conhecimento e para toda vida.
Iniciei a leitura do livro. É muito profundo.
Mais uma aula top, cheia de reflexões que se encaixa perfeitamente.
Em uma sociedade louca e doente, onde esses fantasmas assola
a mente humana a cada geração existente, em nosso planeta...........
A mente humana sempre vai ser distorcida e incompreensível tanto para si quanto para os demais que refletem sobre ela.
Hoje com 25 anos estou perdido, a pandemia me fez refletir muito, só com amizades que não tem muito a oferecer do que uma role para pegar mulheres ou o cigarrinho do mal, fali meu restaurante por culpa minha, hoje me culpo por tudo e tendo delirios do passado quase a todos os momentos... só eu acordar todos os dias que a minha mente me turbina de fraquesas desde escola nunca tive confiança nenhuma e sofro com isso até hoje, é algo horrivel... eu tento matar um leão por dia mas sinto que o leão me mata todos os dias... Mas não perdi a fé em mim ainda e vou lutar para crescer.
Que Deus te ilumine e o abençoe em seu caminho.
Show Alex. Excelente explicação. Obrigado por tudo!
Vou só deixar o like! Tô esperando minhas Memórias...chegarem...comprei na feira de livros da Unesp! Acho que até o Natal chega! Oremos! kkkk
Gratidão! 🙏🏻💗
Simplesmente maravilhoso e verdadeiro!
Temos muito a aprender de nós mesmos...
Otima materia, obrigado
Não sou meu inimigo. Excelente material, mais um livro para a minha lista de leituras obrigatórias de 2021. Obrigado @SUPERLEITURAS
Vc vende bem... Parabéns...
Em um dos livros do Krishnamurti ele fala brevemente sobre não haver porção maior ou menor de luz. Luz é luz. E eu vejo essa mesma luz nesses autores numa chamada reflexiva e observação do "Eu".
Cara, esse vídeo foi muito bom pra mim! Gratidão!
Pensamentos imaginações são ferramentas apenas, e forman a mente que fica no interior de si proprio, o que importa o que interessa que é relevante é o que si proprio sente no interior e o que si proprio faz no exterior.
"recordar, repetir, elaborar" sigmond Froid. Do jeito que o LS ilustra e simplifica todas as suas máximas, esse tema seria um de extrema revelação para nós seguidores desse meio educacional. Fã do SL💗
Muito bom e GRATO
Excelente!!! Vou ler com certeza. 👍
Sua reação é só: "aaaaaaaaahhhhh", um ódio interno por não se desprender, e continuar, como se estivesse sendo manipulado.
Bom dia. Penso que para alguns o amanhã sempre será o ontem ou seu reverso...uma planta qualquer não se inicia pelas suas folhas...Um senhor lá atrás dizem que falou...não julgues para não serdes......muitos ouviram e vão continuar ouvindo , mas na prática nem sementes somos....que o processo se estabeleça e um pouco de razão predomine...as máquinas pensantes estão a caminho...
Obrigada!
Excelente 🌞🥰🌞
Bom dia. Muito bom
O vídeo me inspirou a reiniciar a leitura da obra dele. Já li Crime e Castigo é só isso já deveria servir como incentivo para lê lo. O interessante é que percebemos que os outros tiram conclusões erradas sobre o que pensamos deles, por alguma atitude nossa, mas não nos damos conta do inverso, de que também podemos nos enganar sobre o que os outros estão pensando de nós. Parece que vale aquele conhecimento popular que diz sobre vestir a carapuça, ou seja, a ofensa existe quando admitimos que ela nos serve, que a merecemos.
Impressionante!!!
Esse livro é ótimo, a obra do Dostoievski no final
Muito bom, me interessei no livro, vou procurar. Obrigado mais uma vez.
Seu vídeo foi muito bom! Obrigado
Nós que agradecemos!
Adoro seus vídeos... Adoro suas reflexões e curto bastante suas indicações literárias. Obrigado.
Lições profundas...
Muito Bom, obrigada!!!!
Auto confiança é tudo, mas antes vem o autoconhecimento, siga!
Não vejo como falta de autoconhecimento,mas sim como um grande apego ao próprio pensamento, acredito que o lobo da estepe seja a continuidade e resolução dessa obra em parte.
Como faz sentido esse livro para os dias de hoje.
Muito bom o vídeo!
Eu amo esse canal. ❤️
Troque o foco e concentração, tire dos pensamentos e imaginações que ficam no interior de si proprio e ninguém vê. Coloque sua atenção em sua própria ação exterior como si proprio se move para tal lugar faz tal coisa por qual motivo e o que sente quando faz própria ação o que a própria ação faz mi sentir?
Ele não é considerado um dos maiores autores russos de todos os tempos. Ele é considerado um dos maiores autores do planeta de todos os tempos.
Conheço muitas pessoas Felizes na mediocridade!elas chegaram lá, meio discutível isso,mas chegaram!
É complexo msm. Os consertos de felicidade e mediocridade em si já são complexos.
Vou ler esse livro
Muito bom
Ótimo vídeo.🙏
Obrigado.
Tinha esse livro e achava que era outro. Hahahaha vou ler novamente!
PURA IDENTIFICAÇÃO
Acho que 2015 eu escrevi no G+(o Google inativou o app, e eu perdi tudo) sobre esse livro.
Lá no "subsolo" da nossa mente estão nossos amimais rasteiros: mas é com eles que aprendemos a crescer (adquirir razão madura).
O personagem conclui que a jovem Lisa, 20 ou 22 anos seria contaminada pelos seus animais do subsolo: daí o motivo de deixá-la seguir a própria vida.
Nesse caso o escritor deixa claro que é possível obter vitória por meio da razão.
O gado sempre pensa que a única comida que existe e o capim e sonha em pular a cerca para comer o do vizinho ...
Ótimo video.
Não sou meu inimigo consciente!
Parei o vídeo no primeiro minuto, depois de ler o livro, volto aqui
Leia mesmo!! Vale a pena
Leu?
IDENTIDADE x PROPOSITO!
Peguem os códigos: Auto conhecimento implica em definição de identidade, sem identidade definida, não há definicção de propósito, consequêntemente a vida se torna sem sentido, o que implica em dor, sofrimento, depressão e desinteresse pela vida.
Boa noite SUPERLEITURA!
Parabéns pelo excelente vídeo, te acompanho tem um tempo.
Tive um insight neste vídeo e fico pensando:
E se, fomos programados geneticamente/socialmente ao longo do tempo, enquanto nomades, no paleolítico, para "simplesmente" viver segundo as nossas vontades?!
Ou seja, talvez não queiramos a potência que não tenhamos inclinação. E esse não querer foi fundamental para a evolução em grupo.
O livro realmente parece muito bom. Mas eu tenho uma grande dificuldade em ler textos com linguagem mais antiga. Torna-se muito maçante pra mim. Se alguém tiver alguma dica que possa ajudar, ficarei grato. No mais, tentarei ler...
Continue lendo. Invista.
Crie esse hábito
Eu não achei esse livro pesado ou com verdades reveladoras que te deixarão mal... Eu em muitas partes me identifico com o cara do subsolo ou já pensei o que ele pensa em alguma vez na vida. Só não sou escroto igual ele, claro
Não acho que a mensagem de melhor proveito em Memórias do Subsolo seja sobre uma questão de auto-conhecimento. E também não acho que o personagem não se conhecia a si mesmo. Ao contrário, acho até que ele se conhecia muitíssimo bem. Tão bem que via em si mesmo um duplo movimento, de forma muito clara em sua própria auto-observação, onde ora pendia para a autocomiseração e ora para um fingimento de superioridade. Ela tinha consciência disso, e é exatamente por causa desta consciência que ele sofria tanto. Como se houvesse três dentro dele, o inferior, o superior e o observador. Ora, quer mais autoconheciento do que isto?! Será que podemos mesmo dizer que ele não sabia quem ele era?! O auto-conhecimento não se cria a si mesmo. Ele precisa, inevitavelmente, das experiências com os outros para dar-se voz e percepção. O personagem cria suas fantasia neuróticas como forma de lidar com a humilhação e o abandono que o marcam desde o início de sua vida. E ele SABE disso. Esta é a complexidade do caso. O ressentimento é do tamanho da autoconsciência mesma sobre esse ressentimento. Ainda não sei a solução ou a saída existencial possível para essa contorção mental, mas a princípio não me parece que o auto-conhecimento pura e simplesmente seja capaz de resolver a humilhação de uma vida. Isto só seria possível com uma saída transcendente no sentido de "em Deus sou mais do que sou" - e não era o caso do personagem e nem da maioria de nós. Mas eu acabei de ler o livro esta manhã, então ainda estou a digeri-lo. Volto aqui daqui alguns anos para complementar este comentário irrelevante.
Eu não sou meu inimigo.
Não sou o meu inimigo!
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Nunca fui meu inimigo
Há trechos do livro subsolo no livro "noites brancas"? Pois eu estou lendo o noites brancas e tem trechos idênticos 🤔
Leiam. Contos, dele. Principalmente o conto " sonho de um homem ridiculo" fascinante.
Bom...
Mano seu conteúdo é incrível. Super informativo, mas acho que se você investir em um microfone melhor, ou numa edição de áudio melhor, seu canal ia crescer cada vez mais. A qualidade distância um pouco sua voz do consciente do ouvinte. Enfim, só uma crítica construtiva.
Obrigado, Walter! De verdade
NÃO SOU MEU INIMIGO!
SOU MEU MELHOR AMIGO...
❤️
Tem como tu passar uma listra de livros pra
adquirir.
Vou colocar uma lista de tantas aqui... Memórias do Subsolo, crime e castigo, dom casmurro, ensaio sobre a cegueira, as relações perigosas e o coração das trevas. São alguns livros que adoro 😉
@@SUPERLEITURAS obrigada
👋👋👋
Como não desperdiçar a vida !! É só não perder tempo no RUclips 🤣🤣
Amigo do Superleituras, encontrei um livro com este título porém mais dois com os títulos : "Diário do subsolo' e "notas do subsolo". É o mesmo livro com essa pequena mudança no título ou são obras diferentes?