Aula sobre Toxoplasma gondii e Toxoplasmose

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 окт 2024
  • A Toxoplasmose é uma infecção cujo quadro clínico no homem varia desde infecção assintomática a manifestações extremamente graves.
    Ela tem como agente etiológico uma única espécie: o protozoário Toxoplasma gondii, que é um parasita heteroxeno, ou seja, ele tem um ciclo de vida com dois tipos de hospedeiros: definitivo e intermediário. Além disso, ele é um parasito eurixeno, pois ele possui inúmeros hospedeiros possíveis, dentre os animais de sague quente, sendo conhecidas mais de 30 espécies de aves e 300 de mamíferos, que podem servir como hospedeiros intermediários desse parasito, já que neles ocorre a fase assexuada do ciclo do parasito.
    E os felídeos (tanto os gatos domésticos como os felídeos selvagens) são os únicos hospedeiros definitivos do parasito, ou seja, apenas nesses hospedeiros ocorre a fase sexuada do ciclo do Toxoplasma.
    --------------------------------------
    O Toxoplasma gondii é considerado um dos parasitos mais bem sucedidos de que se tem conhecimento, podendo infectar praticamente todo animal de sangue quente, em qualquer parte do planeta. Ele é capaz de invadir praticamente todos os tipos de células nucleadas de seus hospedeiros.
    Estima-se que a infecção pelo Toxoplasma gondii ocorra em pelo menos 1/3 da população humana mundial.
    Normalmente, ela não causa problemas em adultos saudáveis, mas pode causar doença grave em recém-nascidos e em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
    No Brasil, a prevalência da toxoplasmose na população humana é estimada em 70 a 80%.
    Nos animais, a prevalência da toxoplasmose no Brasil também é alta, chegando a mais de 90% em bovinos.
    --------------------------------------------------------------
    O Toxoplasma gondii faz parte do agrupamento Apicomplexa.
    Esse é um grande grupo taxonômico de protozoários, com cerca de 5 mil espécies. Fazem parte desse agrupamento dos Apicomplexas o Plasmodium, que é o causador da malária, o Cryptosporidium, que causa diarreia, e vários coccídios intestinais que parasitam os seres humanos e os animais.
    A palavra Apicomplexa vem do latim, onde Apex significa ponta ou topo e complex significa trançado.
    Eles são caracterizados pela presença de um apicoplasto, e um complexo apical.
    O apicoplasto é uma organela que, assim como seus ancestrais cloroplastos, funciona como uma organela biossintética essencial para o metabolismo do parasito.
    Acredita-se seja um vestígio de um cloroplasto herdado de algas, embora ele não faça fotossíntese. Por ser uma organela que só esses protozoários têm, ela é considerada um importante alvo terapêutico, ou seja, têm-se buscado desenvolver compostos que danifiquem o funcionamento dessa organela, a fim de eliminar o parasito, com fins terapêuticos.
    O complexo apical é uma estrutura que tem a função de penetrar nas células do hospedeiro. Ele é formado por um conjunto de microtúbulos dispostos em espiral (chamado conoide), também por anéis polares e por organelas secretoras chamadas de roptrias e micronemas.
    --------------------------------------
    (para mais conteúdos de Parasitologia, acesse www.estude.parasitologia.wordpress.com ou nos sigam no Instagram @estude.parasitologia)

Комментарии • 31