Esse final foi exatamente comigo, eu quando me converti ainda falava palavrão, e meu amigo que me levou a Cristo disse que quando ele havia se convertido também falava e parou e que aos poucos eu iria parar, e eu quando me dei conta não falava mais palavrão , não sei quando que parei, foi algo da Graça de Deus sobre a minha vida, fazendo a boa obra em mim, ainda preciso melhorar em outras áreas mas sigo adiante em fé no Cristo Vivo ✝️❤
@Kételin Souza amém , continue buscando a Deus, conselho que te dou que me lembro no início da minha conversão é que parei de ouvir músicas seculares e quando tava no culto o pastor falou sobre propósitos, e falou "Não sei, quem sabe ler a Bíblia toda de Genises a Apocalipse?" Acho que foi assim, e decidi fazer isso, e foi lendo a Bíblia todos os dias que percebo que parei de falar palavrão , e até entendo o motivo, por que a Palavra de Deus renova a nossa mente, então faça isso também irmã, aproveite que daqui 10 dias começa 2022 e coloca meta para ler a Bíblia toda em um ano, eu terminei de ler antes de da um ano, faz um cronograma direitinho que dá certo, e aos poucos você vai experimentar um renovo na sua mente e você já não vai mais querer ouvir música secular e como eu nem vai saber quando que parou de falar palavrão, só vai perceber que não fala mais palavrão kkkkkkk fica com Deus irmã e não desista ✝️❤
@Kételin Souza ler Isaías 6 irmã , o profeta tinha esse tipo de problema , falar palavrões , xingar ,ele disse que era um homem de lábios impuros mas o senhor teve misericórdia e o purificou , ler a palavra ela tem esse o poder de nos limpar por dentro , palavra mas o Espírito Santo . Vc vai conseguir eu creio . É um processo lembre-se tem coisas que não acontecem do dia pro outro tenha fé e paciência .
Eu acredito que sim, podemos perder a salvação. Inclusive, podemos saber se estamos salvos ou não através dos frutos. O filho não é diferente do pai, se praticamos o mal e continuamos praticando sem nenhum arrependimento não podemos ser filho de um Deus santo, que abomina o pecado.
Nenhum calvinista em sã consciência a respeito das doutrinas da graça ,vivem uma vida de dissoluções . Caso alguém pense desta forma e assim viva ,seu estilo de vida já denuncia e deixa claro que não se tevê um encontro com a graça soberana de Deus . ( Obs); Pr. Luciano pra mim é uma das grandes referências em nossa nação . Foi muito bom a entrevista dentro daquilo que creio e concordo a respeito da graça soberana de Deus .
@@robertoferreira7540 gostaria de aprender mais sobre sua posição teológica ,desde que seja com respeito e humildade . Acredito que o fato de ter criticado meu ponto de vista a respeito do assunto , até mesmo de me acusar por falta de leitura bíblica , tu deves ser um estudante afinco sobre seu credo teológico a respeito da doutrina da graça . Estou sempre aberto a aprender ,e conversar de uma maneira saudável e respeitosa sobre o assunto . Deus abençoe amado , graça e paz .
@@djonatacardoso7399 eu não sigo teologias pois vejo nelas doutrinas humanas e a bíblia é uma só com uma única interpretação (a literal), se o Apóstolo Paulo fala que fomos predestinados eu apenas aceito e não questiono, se outras passagens bíblicas citam a responsabilidade do homen perante o pecado eu apenas aceito e não questiono, parece não serem compatíveis mas Deus é maior q a compreensão humana então ao invés deu criar uma teologia onde eu aceito uma coisa e rejeito a outra, eu apenas aceito e tenho fé. Subirá me parece realmente ter boas intenções, contudo lembro-me que ele é pentecostal, então não paro pra ouvir muito pois o pentecostalismo é uma doutrina satânica q foi criada para zombar do evangelho
@@djonatacardoso7399 oq vc entendeu? Qm inventou a teologia foi uma instituição romana hoje chamada de catolicismo e dps da reforma os protestantes fizeram a sua própria (pelo menos a sola scriptura é bíblica), isso é teologia e as únicas doutrinas válidas são as doutrinas dos apóstolos que estão na bíblia, tudo além disso é invenção q o apóstolo Paulo disse q apareceriam assim q ele morre-se
Deus sabe quem é trigo e quem é joio, apesar de os dois estarem plantados juntos na igreja. Se a pessoa não é salva, não é convertida, é notório para Deus, apesar de que, para nós que estamos juntos, não consigamos ver no profundo, os desígnios do coração e da alma.
Na parábola do joio e do trigo não fala que eles crescem juntos na igreja, pois o campo na explicação aos discípulos Jesus diz que o campo onde eles crescem é o mundo.
Perfeito,bato muito em cima desse assunto com as pessoas pois na grande maioria das pessoas que vamos alertar do perigo do pecado usam desse argumento para justificarem a prática de seus pecados,se somente crer fosse suficiente Jesus não diria em Mateus 7:22,23 que muitos naquele dia me dirão Senhor não profetizamos em teu nome e ele dirá que não os conhece,ou seja isso é prova de que aqueles criam porém não viviam os ensinamentos de Jesus,ou Vivian alguns porém praticavam a iniquidade,em filipenses 1:29 diz que não basta só crer mas também sofrer por Jesus,ou seja cruz,hebreus 12:14 sem santificação ninguém verá o Senhor,um processo que dura por toda a vida,nunca se acaba, enquanto estivermos nesse corpo estaremos em um processo de santificação 🙏 essa é minha linha de raciocínio, espero que o senhor Jesus me perdoe nas partes em que me equívoco e que continue aumentando minha sabedoria para que eu possa cada dia estar mais certo e praticante do evangelho do nosso Senhor e salvador Jesus,que a graça e a paz de nosso Senhor seja com todos amém 🙏🙌
@@belinhamg creio que ele tenha falado que o processo da salvação tem como uma das principais a evidência a perseverança dos santos. Pode ser que a pessoa caia no pecado, mas ela se arrepende, pois o Espírito Santo a incomoda.
Para adicionar um contra ponto. Em João 6.38-39 diz: "Pois desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou, e não minha própria vontade. E esta é a vontade de Deus: que eu não perca um sequer de todos que ele me deu, mas que ressuscite todos no último dia." Se a vontade de Deus é que todos os que foram dados a Jesus não se percam mas sejam salvos, i.e., que não percam a salvação, e, como Jesus veio para cumprir a vontade de Deus, conclui-se que os que são valvos não perdem a salvação. Como o Subirá disse, não é porque uma pessoa é salva que ela pode pecar a vontade, pois os que são salvos não são dominados pelo pecado, como escrito em Romanos 6.14: "Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça".
João 6 deixa um ponto final... a salvação pessoal não é obra de homem, é obra de Deus, e a obra de Deus não falha. Não é uma "oferta" como muitos dizem (no sentido de que Deus oferece a salvação para quem quiser pegar), o texto de João 6 deixa bem claro que o processo da salvação começa com Deus ("o Pai me dá") e só depois chega no homem ("esse vem a mim"), e Jesus dá a garantia ("de forma alguma o lançarei fora"). Pra crer que a salvação falha você precisa crer, necessariamente, que a salvação é obra de homem, e se a salvação é obra de homem, então o homem pode se gloriar de ter sido salvo diante de Deus, coisa que Paulo diz que ninguém poderá fazer (Ef 2:9), justamente pela salvação vir de Deus e não do homem. A questão do texto de Hebreus é que o homem só pode ver os sinais de que é salvo, e crer por fé, como dito em Efésios; mas só quem sabe mesmo no fim das contas é Deus. Então não há contradição.
Um versículo anterior fala: Todos aqueles que o pai me da virão a mim; e de modo algum jogarei fora aqueles que VIEREM a mim! O versículo 38 Cristo mostra que já nasceu com um propósito e não está agindo por vontade própria! E a vontade do pai é que todos aqueles que conheçam Jesus não se perca mas persevere e ressuscite com Cristo! Deus é soberano e falar que o homem pode o rejeitar não o torna menos soberano! Por que ele quis assim! Ele nos criou e nos deu a opção de um relacionamento! Adão caiu e Cristo nos redimiu , eu estando interpretando correto ou você ! Que Deus nos abençoe ! E que mais e mais vidas sejam salvas
@@heitorEstandislau entendi o que vc disse. Mas o que eu falei é que uma vez salvo, salvo para sempre. O que você está falando é que a pessoa pode vir a Jesus ou não, ela tem essa escolha. Mas são duas coisas diferentes, uma é ela vir a Jesus e a outra é ela permanecer.
FÁBIO BRANDÃO: "Os frutos vão demonstrar o caráter regenerado ou não." Vão demonstrar, a quem tem olhos para ver. Quem não os tem, não discerne os alhos dos bugalhos. Não discerne se certo comportamento é fruto do Espírito na vida do(a) irmão(ã) ou não passa de obra da carne. Não é incomum o(a)s santo(a)s estarem presenciando "atos morais", "solidariedade humana", "amor desinteressado ao próximo", e aprovarem esses comportamentos como sendo "santidade de vida". E, pensam esse(a)s irmão(a)s: "Se é santidade de vida, então os tais praticantes estão demonstrando o caráter regenerado que possuem". Engano puro; para praticar "atos morais" não é necessário, sequer, já ser nascido de novo no Evangelho de Cristo. Provavelmente devem ser verdadeiros os rumores de relevante número de ovelhas e obreiros que são detentores de uma moral ilibada na congregação, mas, nada do que praticam (e é elogiado pelo rebanho) é "santidade de vida". Isto porque, segundo comentários, esses de "moral elevada" e "irrepreensíveis em sua conduta", são também participantes da mesa dos demônios, em reuniões de sociedades chamadas de "secretas". Esses frutos "morais" nada têm de "santos". "Sepulcros caiados" é o que são; e muitos, por não discernirem alhos de bugalhos, vêem esses "exemplos de cristão" com sendo "homens de Deus". São satanistas; dentro da congregação e, mesmo com a Bíblia em mãos, servindo a satanás e enganando a muitos, trazendo "inovações" e "doutrinas estranhas".
Amo o Subirá, aprendi muita coisa com ele, mas nisto não concordo. 1 Co 3 é muito claro. Nós vamos ser julgados por nossas obras, quem quiser ler pra entender só ler o texto. Mas é claro quando fala que nossas obras vão ser julgadas, e lá é claro que ele está tratando dos crentes porque é o Tribunal de Cristo. O Paulo vai dizer que se a obra de alguém se queimar( Não for aprovada) vai sofrer dano( Vão ter consequências) mas ele será salvo. Então, não posso perder minha salvação porque eu pequei, porque salvação não é mérito humano, sou salvo não por aquilo que eu fiz ou deixei de fazer. Não tenho que fazer nada para manter minha salvação, porque salvação é apenas porque eu creio em Jesus e naquilo que Ele fez por mim. Não podemos confundir os desfrutes daquilo que Deus preparou para aqueles que o amam e guardam seus mandamentos, com aquilo que Ele fez por mim sem eu merecer. Por isso Efésios vai dizer que Salvação não vem de obras, se eu depender das obras para ser salvo ou manter essa salvação, isso já não é Graça. Eu sou salvo porque Deus me amou primeiro, e pagou a dívida que eu não podia pagar. Sou salvo porque eu creio em Jesus Cristo, e não porque eu fiz alguma coisa por merecer. O próprio Apóstolo disse que para liberdade que Cristo nos libertou, somos livres e não libertinos. Vamos continuar pecando? Claro que não! Porque não fomos salvos pelas obras, mas para as boas obras é que fomos salvos( Efésios 2:10)
Partindo do pressuposto que posso perder, também poderia por meus esforços ganhar. Quando digo que posso perder algo me sugeri que tenho participação em algo. A salvação não é pela graça sem as obras humanas?
AUGUSTO VARGAS: Desde quando "participação humana" na salvação inclui "mérito humano"? Se houver mérito humano em alguma "participação" do ser humano em sua própria salvação, essa tal "participação" de nada adiantou; essa "participação" é obra da carne, e não a participação de responsabilidade pessoal humana, que pesa sobre todo ser humano. "O Deus que me criou sem eu querer, não me salvará se eu não quiser". O ato de "crer para a salvação" não é (nem poderia ser) um ato meritório humano; é apenas uma "resposta", obviamente não meritória, do ser humano ao Deus Criador e Redentor. Que mérito há para um pedinte faminto em aceitar (ao invés de recusar) uma porção de alimento que, imerecida e gratuitamente, lhe é oferecida? A participação desse pedinte, nessa refeição dele, é de responsabilidade pessoal dele (pois ele tem como aceitar e como recusar a oferta que lhe foi feita); mas não há mérito nenhum quando ele aceita, e há responsabilidade pessoal dele, no caso de ele rejeitar a comida: ele morre de fome. Morre de fome, não porque não lhe tenha sido oferecida a comida mas porque, havendo sido oferecida, gratuita e imerecidamente, ele se recusou a ingerir.
@@ivogomes1874 Como poderia responder se eu estava morto em meus delitos e pecados. Eu estava morto. Qual foi a resposta de Lázaro sendo que fazia quatro dias de sua morte. Algum homem resiste ao poder de Deus? E sua onipotência?
@@augustovargas62 Respeito o entendimento do irmão. E, no meu entender, tanto eu quanto o irmão, como filhos de Deus no Senhor Jesus Cristo, somente devemos abrir mão de nossos pontos de vista, na hipótese de encontrarmos sustentação escriturística para um novo entendimento que se nos esteja sendo apresentado. Sem enxergamos supedâneo bíblico, não temos o direito de acolhermos opinião alguma, de quem quer que seja, sobre seja lá o que for. Cada um dará conta de si mesmo a Deus, não com a consciência do irmão, mas com a própria consciência. 1) Não alcanço sustentação na Santa Escritura para entender que o fato de alguém estar "morto em delitos e pecados", não nascido de novo, incapacite esse alguém para escolher a Deus. "... pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço"- Rm 7.18b-19. Essa é a condição/situação de alguém que não está "em Cristo" como nova criatura. Esse alguém se encontra incapacitado (em função de ser um escravo do pecado) de "fazer o bem" (no sentido de andar em santidade de vida); mas não se encontra incapacitado de "querer fazer o bem". Embora que "a ira de Deus sobre ele permanece" e que ele se encontra espiritualmente morto, ele é detentor das faculdades de "querer fazer o bem" e de "querer fazer o mal". A faculdade da qual ele está alijado é "fazer o bem". Esse alguém é responsável por tudo quanto pratica, mesmo estando incapacitado de resistir ao pecado. A condenação dele reside, não no fato de "não conseguir fazer o bem porque é um escravo do pecado", mas no fato de não acolher a salvação divina que o capacita a fazer o bem. "... irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne"- Rm 8.12. Essa é a posição/condição de todo(a) aquele(a) que está "em Cristo" como nova criatura. Quem não está "em Cristo", não consegue praticar Rm 8.12-13 e está jungido à experiência de Rm 7.18-b-19. Quem está em Cristo consegue praticar Rm 8.12-13 mas, por negligência ou desobediência deliberada ao Senhor, pode escorregar para a experiência de Rm 7.18b-19, o que significa colocar-se sob a operação da carne e experimentar que quer fazer o bem mas não consegue, e/ou que quer deixar de fazer o mal mas não consegue deixar. 2) Entendo que, por exemplo, não posso impedir que o Senhor arrebate a Sua Igreja, mas posso impedir que eu seja arrebatado com ela (a Igreja). "Vós sempre resistis ao Espírito Santo" (At 7.51). "E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles" (Mt 13.58). Deus disse a Adão que não comesse do fruto proibido, sabendo que Adão não O obedeceria, porque o homem estaria incapacitado de não desobedecer a Deus (comendo do fruto proibido), em virtude de aquele ato de desobediência estar sendo apenas o cumprimento de um decreto divino, ao qual Adão não conseguiria resistir? Ao comer do fruto proibido, Adão obedeceu a Deus, pois não conseguiria resistir ao decreto divino de que Adão comesse aquele fruto, mesmo havendo Deus dito a Adão para não comer?
AUGUSTO VARGAS: "Partindo do pressuposto que posso perder, também poderia por meus esforços ganhar." Experiência pessoal de salvação não consiste (e nem poderia) em "Cristo + meus esforços"; consiste em "Cristo + minha aceitação". Experiência pessoal de santificação não consiste (e nem poderia) em "Cristo + meus esforços"; consiste em "Cristo + minha aceitação". Essa "aceitação" (seja da experiência do novo nascimento, seja da santificação posicional e também da progressiva) é, necessária e inevitavelmente, não meritória, por ser uma obra da graça divina. Obra humana nenhuma - desde que decorrente da graça divina - é meritória. Nem os galardões no Tribunal de Cristo terão sido decorrentes de obras humanas meritórias.
Biblicamente falando não existe "segunda conversão" porque senão de nada adiantaria a crucificação, mas como a Bíblia diz o sacrifício de Cristo foi suficiente...o que acontece é da pessoa achar que é convertida porque teve conhecimento do evangelho até de fato ser batizado pelo Espírito Santo que o convence do pecado, da justiça e do juízo!
Biblicamente falando não existe "segunda conversão" porque senão de nada adiantaria a crucificação, mas como a Bíblia diz o sacrifício de Cristo foi suficiente...o que acontece é da pessoa achar que é convertida porque teve conhecimento do evangelho até de fato ser batizado pelo Espírito Santo que o convence do pecado, da justiça e do juízo!
Perfeito, Para mim, o texto abaixo deixa claro o processo de salvação visto que Pedro nos admoesta a não dar ouvidos ao engano e cair da firmeza da salvação a qual fomos chamados. O conselho de Pedro é claro! crescer na graça! é o processo de salvação em santificação através dos recursos da graça. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pedro 3:18-19
JANIO LEONARDO LOS: "Para mim, o texto abaixo deixa claro o processo de salvação visto que Pedro nos admoesta a não dar ouvidos ao engano e cair da firmeza da salvação a qual fomos chamados. O conselho de Pedro é claro! crescer na graça!" Até onde o irmão consegue alcançar na Santa Escritura, o irmão entende que, no instante do novo nascimento em Cristo, o indivíduo já se torna "selado para o dia da redenção" com o Santo Espírito, ou ainda vai viver sem estar "selado para o dia da redenção", a fim de, mediante zelo e fidelidade ao Senhor, vir a receber esse selo e, só a partir desse "selamento", alcançar a salvação?
@@ivogomes1874 Jo 3:16 diz claramente, quem crer está salvo. No presente, portanto, creu, está salvo. Mas há uma admoestação de Pedro para crescer no conhecimento e entendimento de cristo. Durante este processo, podemos "cair da firmeza da graça" quando, por opção voluntária, negamos a cristo que um dia nos resgatou. 1 Jo. 1:7 traz a condição de "Se andarmos na luz" indicando um processo contínuo de caminhar na luz e então, " o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado" verbo no presente também. Não tenho a pretensão de ser mestre, apenas expus meu entendimento o qual procuro seguir em santificação esperando o grande dia do Senhor.
@@janiolos "Durante este processo, podemos "cair da firmeza da graça" quando, por opção voluntária, negamos a cristo que um dia nos resgatou." Entendo, nesta parte, da mesma forma que o irmão. O irmão entende que, se alguém está em Cristo como nova criatura, está "preparado(a)" tanto para ser arrebatado(a) com a Igreja quanto para "dormir" no Senhor? Ou esse(a) ainda não está preparado, pois ainda faltando crescer mais no conhecimento e entendimento de Cristo para conseguir ficar preparado?
Romanos 8:38-39: "Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor."
Se Deus quiser que uma pessoa se salve, os planos Dele podem se frustar? O que ele quer não será realizado? O Homem pode frustrar os planos dele para a salvação? Deus foi pego ou é pego de surpresa? Deus não sabe então o final da história? Achar que o que acontece está fora do controle de Deus, do conhecimento de Deus, é despresar as profundezas e o saber e o poder de Deus.
Nem arminiano, nem calvinista. Nem um dos dois pode afirmar categoricamente como se dá a salvação. Porventura algum de vcs é Deus? Agora, ter predileção por uma corrente da soteriologia ou por interpretação é normal. Empurrar goela abaixo é que não. Por exemplo... A Bíblia diz que o desejo de Deus é que todo homem se arrependa dos seus pecados e seja salvo. Deus está sendo frustado por isso? Antropopatia não resolve a falta de capacidade humana para entender o projeto de Deus. Vemos por espelho... Imagem rebuscada. Um abraço!
O que dizer de efesios capítulo 1 sobre a escolha antes da fundação do mundo primeiro Paulo fala da eleição , depois ele fala somos chamados para ser santo
Uma coisa que muitos calvinistas(como eu) e arminianos podem concordar sem medo, só o que perseverar até o fim é que será salvo. Veja Hebreus 3:14 "Porque temos nos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até o fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.", creio que o salvo vai perseverar até o fim, mesmo que com quedas e falhas. Temos que ter cuidado para não criar um evangelho que prega que uma vida desobediente está tudo bem, mas também temos que ter cuidado em não tirar a glória de Cristo na salvação, como único e suficiente salvador. Nós não ajudamos Deus a ter misericórdia de nós com nossa obediência, nós não damos um empurrãozinho para Deus nós perdoar, misericórdia e bondade são atributos gloriosos de Deus, e Ele não aprende a ser misericordioso, Ele o É, e providenciou a manifestação dessa misericordia através de Cristo pagando toda a nossa dívida(não, não sobrou um restinho para a gente pagar). Da mesma maneira sua ira contra o pecado.
Mas ahi é que está o problema de quem pensa que sao por obras ou força e não pela graça!!! Perseverar até o fim não é esforço proprio. O Espirito no salvo faz com que ele persevere. Os pentecostais sem hermeneutica e exegese confundem. Vc certamente é arminiano verdade?? A Biblia explica a propria Biblia.
O apóstolo não está falando de salvação, mas de crescimento na fé (ler desde o capítulo 5) o problema é justamente ler o texto com essa premissa de perda de salvação. De fato as pessoas de hebreus 6 são verdadeiramente salvas, porém não é de salvação que o texto está falando, a menos que você o leia com esse "óculos" preconcebido. Vamos extrair a premissa que o próprio texto é contexto propõem, que com certeza fará muito mais sentido. Essa premissa seria : "aquele que cai, é impossível começar tudo de novo, crer em Jesus de novo, confessar Jesus de novo, ser batizado de novo..., se isso fosse possível fazer, seria como se tal pessoa estivesse crucificando Jesus outra vez, o que de fato é impossível". Então, o que realmente o apóstolo tá fazendo, é encorajando os crentes a deixar os "princípios elementares da lei de Cristo" e "avançar para o que é perfeito" V1. Não tem como associar esse "cair" com perda de salvação, porque isso não é a experiência que temos com o restante da escritura, se fosse assim, Pedro estaria perdido porque caiu, e 1 jo 1.9 não poderia existir por exemplo. E esse "cair" não é apostatar como alguns pensam, pois este, no grego, significa um simples escorregão, vc acha mesmo que escorregar leva à perda de salvação? Lógico que isso não tem base bíblica. Portanto, eu acredito muito no contexto, que o apóstolo está falando simplesmente de crescer espiritualmente, deixar os rudimentos, avançar para o que é perfeito, trocar o leite por alimento sólido etc, e por fim, aquele que cair não deve tentar lançar o fundamento de novo (crer em Jesus de novo), mas sim se levantar rapidamente de onde está e prosseguir. Concluindo, "renovar para arrependimento" nesse contexto, significa simplesmente tentar lançar o fundamento de novo, o que é realmente impossível... É muito simples perceber isso, basta comparar o versículo 1 com versículo 6, nesses dois aparece a palavra "arrependimento", e nos dois casos tem o mesmo propósito repetido : não lançar o fundamento de novo. Portanto não se trata de perder salvação, mas sim de retomar o caminho de onde se parou, e avançar, porque aplicar o fundamento de novo, e crucificar Jesus de novo é impossível.
O Subirá olhando para a palavra e interpretando pessoas pela raiz teológica. O Douglas, olhando para a palavra mas interpretando pessoas aplicando processos e misericórdia. O Douglas é sensacional!!!
De um lado temos a sistematização da segurança do outro, da insegurança. O processo da salvação só pode vir de um ser, Deus! Isso é claro! Efésios 2:8.
BETA MARQUES: Também entendo desta forma: o processo de salvação só pode vir de um ser, Deus. Até onde vc consegue alcançar na Santa Escritura, vc entende que o ser humano, a quem Deus dirige esse processo de salvação, consegue desobedecer a Deus (no sentido de rejeitar, de não acolher, essa salvação) ou é incapaz de praticar esse ato de desobediência (isto é, de rejeitar, de não acolher para sua própria vida, esse processo salvífico)?
@@ivogomes1874 Não consigo achar na Bíblia, nenhum plano divino sendo frustrado. O controle de absolutamente tudo, pertencente ao Soberano Deus! A minha falta de entendimento não frusta os desígnios divino.
@@betamarques4268 Minha falta de entendimento é, de fato, muito grande. Não consigo esquecer, enquanto leio ou converso a respeito da Santa Palavra de Deus, que "quem julga saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber"- ICo 8.2. Sei que nenhuma opinião que eu adote estará sem necessidade de ser corrigida ou de, no mínimo, ser melhor esclarecida. Particularmente, também não consigo achar na Bíblia nenhum plano divino sendo frustrado. O fato de o controle de absolutamente tudo pertencer ao Soberano Deus não exclui o fato de a gerência da própria vida humana pertencer (outorgada pelo Criador) ao próprio ser humano. Deus não é responsável por um ato meu de desobediência a Ele; a gerência, e responsabilidade, de meus atos são minhas, e não do Soberano Deus. Quando vc pensa, diz ou pratica algo para o que sua consciência diz que foi contrário ao que a Santa Escritura preceitua, você agradece ao Senhor por haver praticado tal ato, em virtude de seu ato ser resultante de um decreto divino para que você o praticasse e, portanto, você estava incapacitado(a) de não cumprir esse decreto divino? Vc jamais desobedece ao Senhor? Ou, quando desobedece, está apenas cumprindo um decreto divino em relação a você, para que você pratique essa desobediência e, portanto, você está incapacitado(a) de não desobedecer?
@@ivogomes1874 Arbítrio para salvação, no que vejo nas Escrituras, não vem do homem. Estamos mortos, o pecado que habita em mim não me deixa tomar decisões livres de tendências pecaminosas. Quanto ao arbítrio de escolher uma blusa azul ao invés de uma amarela, se faço medicina ou direito, se viajo para Maceió ou Santa Catarina etc, são vontades pessoais. Tenho liberdade para isso! Caso contrário seríamos robôs, e Deus não nos fez assim. A responsabilidade humana e a Soberania divina são temas que não compreendemos, ainda!
@@betamarques4268 1- "A responsabilidade humana e a Soberania divina são temas que não compreendemos, ainda". Isto, entendo da mesma forma que o(a) irmão(ã). Concordo em gênero, número e grau. 2- " Estamos mortos, o pecado que habita em mim não me deixa tomar decisões livres de tendências pecaminosas". Nisto, discordo de vc em gênero, número e grau. a) Quem está "em Cristo" como nova criatura, não está nessa condição de "morto" espiritual, que caracteriza todo(a) aquele(a) que não é verdadeiramente nascido da água e do Espírito. A posição/condição espiritual de todo(a) aquele(a) que está "em Cristo" é: "Assim, pois, irmãos, somos devedores não à carne, como se constrangidos a viver segundo a carne"- Rm 8.12. E o versículo 13 prossegue o raciocínio, colocando sobre esses, que estão "em Cristo", a possibilidade, o privilégio, a necessidade e a responsabilidade que carregam, em sua vida cristã, quanto a todos os seus atos: "Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis"- Rm 8.13. Todo(a) aquele que está "em Cristo" deixou de ser escravo do pecado desde o instante em que experimentou o novo nascimento, tornando-se "nova criatura, em Cristo Jesus". O(a) tal não tem a obrigação, nem o direito, nem a necessidade de "andar segundo a carne", como todo(a) aquele(a) que ainda não é nascido de novo tem, pois este ainda é "escravo do pecado", não importando o comportamento moral ou imoral que apresente. b) Quem não está "em Cristo" como novo criatura está nessa condição de "morto" espiritual: "Portanto, os que estão na carne não conseguem agradar a Deus"- Rm 8.8. Observemos, porém, que esta condição de "morto espiritual" e de "incapaz de agradar a Deus" não significa "incapaz de querer agradar a Deus", conforme segue. "... pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço"- Rm 7.18b-19. Quem está "em Cristo" como nova criatura somente experimenta Rm 7.18b-19 quando (e todas as vezes em que) cede à carne e deixa a posição vitoriosa de Rm 8.13. E, assim fazendo, começa a andar segundo a carne, o que significa "caminhar para a morte". Quem não está "em Cristo" como nova criatura não consegue experimentar Rm 8.12 e, vive, inevitavelmente, sempre em Rm 7.18b-19. Só que isto não significa que esse tal (que está "morto" espiritualmente) esteja incapacitado de "querer o bem". Ele está incapacitado de "fazer o bem que deseja fazer". A faculdade de "querer fazer o bem" não foi retirada nem anulada no ser humano, em consequência da queda de Adão. O ser humano decaído é "responsável" pela sua própria salvação, embora seja totalmente incapaz de provê-la. Ele é responsável, não porque não pode provê-la, mas porque continuou, mesmo após a queda, com a faculdade de "querer fazer o bem", embora constitucionalmente incapaz de "fazer o bem".
Se salvação dependesse do homem aí sim poderia perder , mas ao contrário do que dizem , santificação não sustenta salvação mas só pode se santificar aquele que foi salvo.
@@ivogomes1874 ele promove o querer em nós , essa é a questão , ele não consulta nossas decisões para seus propósitos eternos , salvação foi na eternidade.
@@ivogomes1874 mesmo se for pela presciência , Deus na eternidade antes da fundação do mundo já sabia . Mesmo nós conhecendo a salvação em três estágios um não pode estar diferente do outro no final , se Deus conhece os salvos de antemão esses jamais irão perde-la.
@@leandrodemourasantos3436 1) "ele promove o querer em nós, essa é a questão". Ele o promove quando quer, tanto quanto deixa de promovê-lo quando Lhe apraz, sempre segundo Sua eterna, imutável e soberana vontade. Adão comeu do fruto proibido por Deus porque Este promovera esse querer (comer desse fruto) em Adão? Quando Adão comeu do fruto proibido não estava desobedecendo ao Criador porque esse querer de Adão era o próprio Criador que estava promovendo? Deus dissera a Adão para não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, sabendo que Adão seria incapaz de obedecer-Lhe, porque o mesmo Deus promoveria em Adão o querer (irresistível) comer desse fruto? Quando o irmão esboça uma reação, tem um pensamento, profere uma palavra ou pratica um ato, para os quais sua consciência o chama a atenção de que contrariam o que a Bíblia ensina, o irmão diz a Deus que agradece a Ele por haver praticado essa obra, pois foi Deus que promoveu essa vontade no irmão? Desde que o irmão se tornou nova criatura em Cristo Jesus, o irmão nunca precisou de pedir perdão ao Senhor por coisa alguma que tenha pensado, falado ou praticado? 2) " ele não consulta nossas decisões para seus propósitos eternos". Ele não consultou minha decisão sobre o assunto, para me criar. Quanto a eu serví-Lo, de todo o meu coração, de todo o meu entendimento e de todas as minhas forças, e de herdar a vida eterna com Ele, Ele nem me obriga, nem me impede: coloca sobre mim a responsabilidade de optar por obedecer-Lhe ou desobedecer-Lhe. Ninguém é "proprietário", nem "senhor" de sua própria vida, mas, querendo ou não, somos "gerentes" dela e responsabilizados pelo Senhor pelo que fazemos ou deixarmos de fazer com ela. Exegese calvinista: "Porque Deus é Quem efetua em vós tanto o querer quanto o efetuar, segundo Sua boa vontade"- Fp 2.13. - Nenhum ser humano consegue desobedecer a Deus porque, mesmo quando está desobedecendo a Deus, está executando um querer promovido pelo próprio Deus nesse ser humano.
@@ivogomes1874 eu vejo como vontade soberana e não podemos querer uma liberdade sendo livre do próprio criador ; Adão foi criado livre mas Deus sabia que Adão iria comer do fruto , vejo sim como livre arbítrio somente mas não livre do criador . Se vc olha pra bíblia para tudo convergir em Cristo e para sua glorificação sobre a morte e o pecado então não podemos dizer que foi tudo por acaso ou obra de Adão mas sim tudo para convergir em Cristo .
Se eu recebi a Graça, darei frutos do Espírito e serei reconhecido como filho de Deus, e não me perderei no futuro, mas sempre cairei. Se eu não recebi a Graça, mas estou na igreja servindo, e dou ate frutos do Espírito, porém tenho pecados escondidos do qual eu morro com eles, nunca recebi verdadeiramente Cristo em minha vida.
Jesus diz em João 15 sobre aqueles que estão nele e não dão frutos. Estar nele não é apenas ir a igreja ou parecer crente. Ele fala de pessoas que estavam Nele e foram arrancadas. Produzir frutos não é automático. Requer dependência e fé em Deus, esforço, dedicação, perseverança.
@@souperegrinonessaterra.4570 Penso da mesma forma que o irmão. Ter fruto do Espírito na vida, mesmo sem estar em Cristo, é pensamento que só cabe na cabeça de irmãos que adotam a percepção calvinista. Irmãos calvinistas: O primeiro ser humano (Adão) foi criado por Deus como um dos predestinados à vida eterna ou como um dos não predestinados? Já lhes perguntei (não para debates carnais, mas para enriquecimento espiritual meu e de vocês) incontáveis vezes. Por quê nunca me respondem?
@@ivogomes1874 Poisé irmão, os mesmos calvinistas dizem que é impossível o homem buscar a Deus por que está morto em pecados, e isso concordo, por que é Bíblico, mas eles também dizem que se a pessoa viver para Cristo mas no fim se desviar e morrer desviada é por que nunca foi salva, muito contraditório , não tem como da frutos do Espírito Santo sem ter nascido de novo, Jesus mesmo disse que pela árvore se conhece o fruto, então isso mostra claramente que é impossível alguém da frutos do Espírito Santo sem ter nascido de novo.
@@souperegrinonessaterra.4570 Também entendo dessa forma, irmão. (Mas não entendo que alguém, pelo fato de adotar o pensamento calvinista, não esteja salvo(a) no Senhor Jesus Cristo. Penso que quem adota a percepção arminiana e quem comunga com a visão calvinista podem, ambos, estarem igualmente firmes no Senhor Jesus; como também podem, ambos, estar separados dEle, mas não pelo fato de adotarem uma ou outra percepção). 1) Particularmente, não vejo sustentação escriturística para a idéia de que "é impossível o homem buscar a Deus por que está morto em pecados". E penso desta forma, pelo motivo abaixo. "Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto"- Rm 7.15. Não conseguir fazer o que prefere, e fazer o que não quer fazer (por que a pecaminosidade inerente à carne impede de executar o bem que quer praticar), é a condição normal (digamos, "a regra geral") para todo e qualquer ser humano que não esteja em Cristo como nova criatura. Para quem está em Cristo, a condição normal (digamos "a regra geral") é: "assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne, como se constrangidos a viver segundo a carne"- Rm 8.12. "Não faço o que prefiro, e sim o que detesto"- Rm 7.15, é (para todos quantos estão salvos em Cristo) "a exceção", e não "a regra geral". Na vida pessoal de todos quantos estão em Cristo, acontece o "não faço o que prefiro mas o que detesto", todas as vezes em que o(a) santo(a) se deixa ser vencido pelo própria carne. Esse(a) santo(a) saiu, momentaneamente, da condição normal ("regra geral" dos salvos (que é "estar andando segundo o Espírito") e se submeteu à "exceção" (que é "estar andando segundo a carne"). Portanto, é possível, e até natural, que o ser humano busque a Deus enquanto está morto em delitos e pecados. (Deus dialogou com Adão enquanto este estava em pecado). A queda impede o ser humano de "fazer o bem", de "comungar filialmente com Deus", mas não retirou do ser humano a capacidade de "querer fazer o bem", de "querer comungar com Deus". "Pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo"- Rm 7.18b. Este fato espiritual é experimentado, igualmente, tanto por quem não está em Cristo como nova criatura, quanto por quem está. Quem não está em Cristo, carrega em sua constituição humana o desejo de fazer o bem (pois o pecado retira a capacidade de executar o bem, mas não retira o desejo de executar esse bem). Esse indivíduo, todavia, não consegue efetuar esse bem porque não carrega consigo o Santo Espírito, habitando em seu espírito humano regenerado, que é o único poder no universo que prevalece contra a operação da lei do pecado e da morte, imanente na constituição humana decaída. Quem está em Cristo, carrega em sua constituição humana o desejo de fazer o bem (pois o pecado não retirou o desejo de fazer o bem, e o Santo Espírito que habita no(a) salvo(a) conduz à prática desse bem). Esse(a) santo(a), todavia, só consegue executar esse bem quando reage positivamente ao Espírito de Deus que nele(a) está. E todas as vezes em que um(a) santo(a) reage positivamente ao Espírito de Deus que nele(a) habita, o autor do bem que for praticado ali, será o Espírito de Deus, ao passo que esse(a) santo(a) terá sido apenas o instrumento humano. E esse ato é, inevitavelmente, fruto do Espírito. 2) Se desviar de Cristo sem nunca haver nascido de novo, entendo que não existe. Como eu consigo perder algo que eu nunca tive? Como consigo sair de onde eu nunca estive? Como consigo me tornar um perdido sem eu jamais haver estado salvo? 3) Parece-me que irmãos calvinistas com os quais tenho tido a satisfação de dialogar, são incapazes de discernir "fruto do Espírito" na vida de alguém de "solidariedade humana" na vida desse alguém. Estão vendo alguém exercendo "força de vontade bem intencionada" e estão dizendo que se trata de "temperança" (fruto do Espírito) na vida dessa pessoa. Chamam "obra social da igreja" de "serviço cristão". Parece que carregam uma necessidade imensa de conhecimento da Santa Escritura.
Graça e paz irmãos, assunto muito importante para o nosso conhecimento e crescimento espiritual; em romanos Capítulo 6 Versículo 23 diz: que porque o salário do Pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. podemos entender que o dom gratuito de Deus, a vida eterna ,ainda é uma dádiva de Deus ou seja, a Santificação de vida não conquista a vida eterna para ninguém! Não quero dizer com isso que um irmão salvo para sempre Não viva como um salvo, mas na verdade o salvo sempre salvo é na verdade uma pessoa segundo o coração de Deus, ele nasceu de novo, porque Deus nunca vai usar planos do homem ou seja de ninguém, mas vai usar o homem nos planos DELE para Glória Dele do Alto, em toda veracidade e a autencidade; do nosso soberano Deus, é Deus o autor da minha salvação.
Essas autoridades se acham detentores da verdade. Assistam Joseph Prince para entenderem melhor da graça... A única atribuição para ser salvo e crer... Paulo diz que só de querer ser justificado pela lei já está sobre maldição... Jesus diz conhecereis a verdade e a verdade vós libertará... Graças a Deus por Jesus Cristo que me libertou da maldição da lei e de pregadores que querem fazer presas suas...
Na minha opinião a salvação não pode ser perdida, agora quem prega ou crer q pode viver no pecado não nasceu denovo. A vida eterna que Jesus deu não pode ser passageira. O Espírito Santo em nós é o penhor da salvação (penhor = garantia)
Essa passagem de hebreus está dentro de um contexto, os judeus nessa época conventidos estavam retornando para o judaismo e Paulo fala que não tem salvação sem Jesus. E esse pecar de propósito é apostasia a pessoa que se desviou e quer voltar vai encontrar perdão, agora o apóstata, ele vira as costas mesmo sabendo da verdade. No caso abordar do processo da salvação seria a apostasia.
Subirá não entendeu Paulo! Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:1-23
Só perde a salvação quem nunca nasceu de novo. O Espírito Santo é um selo do cristão que foi realmente salvo. A palavra diz que aqueles que o Pai deu a Cristo nenhum será lançado fora. A perseverança na salvação, é como a salvação, PURA GRAÇA de Deus.
Efésio 2v8 Porquanto pela GRAÇA sois SALVOS ,por meio da FÉ, e isso NÃO VEM de VÓS, é dom de Deus ,NAO VEM PELAS OBRAS para que ninguém se glorie. Se nem fé nem obras depende da gente, como podemos perder uma coisa que Deus nos deu e não está nas nossas mãos? Porque os que dantes conheceu também os PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que PREDESTINOUa estes também CHAMOU; e aos que chamou a estes também JUSTIFICOU; e aos que justificou a estes também GLORIFICOU.Tudo aqui é Deus quem faz o homem só tem a participação com o pecado. Romanos 8:29,30 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),Romanos 9:11 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Romanos 9:14-16
Salvo da grande tribulação filhinho, jesus falou que "às minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem, e não hão de perecer, eu lhes dou a vida ETERNA, e NINGUÉM as arrebatará das minhas Mãos. João 10
Ler as passagens, irmão! Mateus 10 não tem nada a ver com ser arrebatado antes da tribulação. O que por sinal é uma teologia sem bases bíblicas, na qual crentes mornos que desejam fugir do sofrimento se enredam. Deus te abençoe
Falto a parte que Luciano subirá fala da questão que Douglas pergunta sobre os filhos que o Pai deu a Jesus nenhum se perdeu, exceto judas, ficaria melhor no contexto do título do vídeo. Assistir esse podcast inteiro, um dos melhores, que continue abençoando esse mistério que já e uma benção em nossas vidas, Deus abençoe 🙏🙏
Realmente é um assunto complexo, eu já tive várias opiniões formadas, mas confesso que hoje em dia eu não tenho uma opinião pronta. É estranho falar que perde por causa do pecado, pois se não somos salvos por mérito como perderíamos por demérito? Mas tbm é estranho dizer que não se perde, pois a Bíblia é recheada de textos de alertas e Hebreus meio que deixa claro.
A passagem de Simão o mágico. Os deterministas... adeptos da predestinação vão dizer ao contrário. Ah se ele quer comprar a salvação é pq nunca foi salvo. Encerra td discussão teológica.
MARCELO FERREIRA LOPES: Vejo este assunto sob a mesma ótica que o irmão adota. O irmão entende que esses deterministas responderão de que forma às seguintes perguntas: 1ª) Se o primeiro Adão foi criado por Deus como um dos predestinados à vida eterna, como é que Adão conseguiu decair e se tornar (pois que passou a precisar de redenção) um condenado à segunda morte? 2ª) Se o primeiro Adão foi criado por Deus como um dos não predestinados à vida eterna, como é que Adão conseguiu decair (já que estava fora da vida eterna desde a sua criação?
Eu diria q uma pessoa n convertida verdadeiramente n é salva. E q o julgamento de Deus é justo pq ele considerar todos os fatores (criação, traumas, personalidade e etc) q permeiam o processo de conversão.
Eu vejo o que aconteceu com Judas Escariotes, seguiu a Cristo durante todo o tempo, e no final serviu a satanás, e acho que todo homem é assim, se depender de nós, como poderemos nos salvar, se Jesus Cristo não interceder por nós? Como Cristo intercedeu por Pedro,( "Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos".Lucas 22:31,32, ) se Jesus não intercede por Pedro, ele dança, e a obra é de Deus, a salvação é de Deus, se satanás tiver poder para cirandar ou penerar (tentar ou provar), nós não resistiríamos, pois ele excederia e acharia um jeito, então, sem a ação de Deus para nos ajudar, nos livrar do mal, nos guardar com os seus anjos, estariamos todos LASCADOS e CONDENADOS!
Judas não serviu a Satanás, até porque Satanás nem queria que Jesus morresse na cruz e cumprisse sua missão. Judas foi um personagem essencial pra isso acontecer, Judas precisava trair Jesus pra profecia ser cumprida. Pra hoje nós podermos falar que Deus (afinal, Jesus é Deus) passou por tudo que um ser humano comum passa, ele sentiu toda dor e sofrimento que a gente passa, inclusive ser traído. Por mais louco que possa parecer, Judas foi colocado ali por Deus mesmo. Se não fosse por Judas, Jesus não teria sido traído e crucificado. Isso não significa que Judas foi salvo, mas significa que ele não tava servindo a Satanás.
@@Atena.inteligênciaartificial " Isso não significa que Judas foi salvo, mas significa que ele não tava servindo a Satanás." Se não foi salvo, era servo de quem?
@@ivogomes1874 Mas no fim das contas eu não sei se ele foi salvo ou não, isso não cabe nem a mim e nem a você julgar. Mas se ele não foi, isso não significa que ele era servo de satanás, apenas significa que ele NÃO era servo de Deus. Se eu disser que todas as pessoas ruins só são ruins porque são manipuladas pelo capeta, eu vou estar isentando elas da maldade delas. As pessoas têm livre arbítrio. Elas são más e fazem coisas ruins porque são assim.
@@ivogomes1874 Se Judas servisse a satanás, ele não teria traído Jesus e por consequência Jesus não teria morrido na cruz e hoje nós não estaríamos conversando sobre isso, afinal não seríamos salvos porque o que nos salvou foi Jesus morrer na cruz por nós e Jesus só morreu na cruz porque Judas o traiu. Você acha mesmo que Satanás queria que Jesus morresse na cruz e pegasse pra si a chave do inferno? Ou seja, hoje nem a chave da própria casa o diabo tem, graças a morte de Jesus na cruz.
@@Atena.inteligênciaartificial "Se eu disser que todas as pessoas ruins só são ruins porque são manipuladas pelo capeta, eu vou estar isentando elas da maldade delas." Lendo a Santa Escritura, eu vejo exatamente isto que você está dizendo. Concordo com você, nesta parte, mesmo porque no período indicado pela Bíblia, em que Satanás estará "preso", pessoas continuarão a pecar por conta própria, mesmo sem a influência dele (satanás). "As pessoas têm livre arbítrio". Lendo a Bíblia, vejo desta forma também; se for no sentido de que o ser humano é responsável por seu destino perpétuo (em comunhão com Deus ou separado dEste). Isto porque entendo que a Bíblia ensina que o ser humano não é proprietário nem senhor da própria vida, mas é gerente dela e responsável, diante de Deus, pelo que faz ou deixa de fazer com ela. Terem livre-arbítrio, no sentido de as pessoas serem "soberanas" (isto é, nem Deus consegue impedí-las), considero uma cegueira digna de dó. "Elas são más e fazem coisas ruins porque são assim." E são assim porque Deus as fez assim e elas não podem resistir ao decreto divino de serem assim? Onde a Bíblia diz isso? Lúcifer decaiu e se transformou em satanás porque Deus decretara que ele assim procedesse? Deus disse a Adão para não comer do fruto proibido, sabendo que Adão estaria incapacitado de não comer desse fruto, porque Deus promoveria em Adão o querer comer, e depois Deus responsabilizaria Adão pela queda? Quem faz uma coisa ruim é porque essa pessoa é ruim? O(a)s irmão(ã)s com quem a irmã tem comunhão em sua congregação são todos ruins? Ou será que, como pessoas boas que são, nunca fazem nada ruim? "Livra-nos, Senhor, do homem mau. E principalmente, Senhor, das coisas más que os homens bons fazem. E, finalizando, livra o meu próximo das coisas más que que faço."
ACONSELHO: Quem deseja entender bem Hebreus 6.1-4; LER O LIVRO: CAMINHANDO NA PERFEIÇÃO Rômulo Monteiro). Pois esse é o único lugar na Bíblia que alguns vão recorrer para falar de perda de salvação (de forma mais clara); porém, o mesmo autor e livro de Hebreus, fala inúmeras vezes sobre os crentes em Cristo, já estarem aperfeiçoados em Cristo, de uma vez por todos (ainda que em processo). É necessário entender a EXEGESE DE HEBREUS (o pensamento retórico e exortativo do autor. Leiam o livro: CAMINHANDO NA PERFEIÇÃO (Rômulo Monteiro);
LEVI COSTA: "Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade". (ITm 2.3-4). Mas Deus predestinou apenas alguns. Só na mente calvinista cabe um negócio desses. O primeiro ser humano (Adão) foi criado por Deus como um dos predestinados à vida eterna ou como um dos não predestinados?
@@ivogomes1874 Adão foi predestinado por Deus. "Creio na doutrina da eleição porque tenho absoluta certeza que, se Deus não me escolhesse, eu jamais O escolheria. Tenho certeza que Ele me escolheu antes de nascer, ou do contrário nunca me escolheria depois disso." C. H. Spurgeon Eu não sou calvinista. Mas vejo e entendendo, hoje, claramente a doutrina da eleição (predestinação). Essa doutrina é fácil de entender, mas não é fácil de se aceitar, pois nossa cultura e estado caído, centrou tudo no ego, por isso achamos que podemos escolher tudo, se queremos ou não a Deus. Pretensão humana...
@@levicosta4964 Grato pela resposta, irmão. Particularmente, não entendo (e meu entendimento é por demais curto) que a percepção arminiana responda a todos os questionamentos que se faz sobre a vida e experiência cristãs, mas sou mais inclinado à linha arminiana que à vertente calvinista. Comparo as duas vertentes a dois modelos diferentes de "garfos" (instrumentos hermenêuticos) tentando levar (mas sem conseguir de modo eficaz) "a sopa" (a Santa Escritura, com o devido respeito) à "boca" (a alma humana). 1) Parece óbvio, ao lermos O Livro, que a eleição foi efetuada antes de a espécie humana ser criada. 2) Parece óbvio, ao lermos O Livro, que nossa cultura e estado decaído, centrou tudo no ego, achando nós, pretensiosamente, que podemos escolher tudo, se queremos ou não a Deus. 3) Parece óbvio, ao lermos O Livro, que Adão foi predestinado por Deus a vida eterna. 4) Parece óbvio ao irmão, ao ler O Livro, que, sendo Adão um dos predestinados à vida eterna: a) Adão não conseguiu, na queda, tornar-se um dos excluídos da vida eterna, porque fora criado predestinado por Deus a ela? b) Adão conseguiu, na queda, tornar-se um dos excluídos da vida eterna, mesmo sendo um dos predestinados por Deus a ela? c) A queda não existiu?
@@ivogomes1874 A queda é real; Adão pecou e quebrou sua aliança CONDICIONAL com Deus, com isso, sofreu consequências temporais; porém, a Eleição, NÃO É UMA ALIANÇA CONDICIONAL. A ELEIÇÃO É UMA ALIANÇA INCONDICIONAL, ESCOLHA E DECISÃO SOBERANA DE DEUS. Quando Adão peca, ele perde a comunhão e sofre consequências, mas como Deus o escolheu, Deus não o deixa em sinal de Sua GRAÇA (aliança) INCONDICIONAL; Deus vai atrás de Adão no Éden, lhe dá a revelação, promessa da salvação pelo Evangelho (Gn 3.15); e lhe dá sinal que, sobre ele estará o sangue do cordeiro de Deus (Gn 3.21), que aponta para Cristo (Jo 1.29). CRISTO E SEU SACRIFÍCIO, SUA CRUZ, É A ALIANÇA INCONDICIONAL (salvação que não se perde), e que encontra no mundo todo o povo perdido, SOMENTE O POVO DE DEUS, e salva (Mt 1.21). Ele é o salvador do Seu povo que, pela quebra a aliança CONDICIONAL, se perderam da comunhão, mas Deus os salva para a aliança INCONDICIONAL, em Cristo na Cruz. Deve estudar, na narrativa da Bíblia: - Dois povos atravessam a história (ÍMPIOS X POVO DE DEUS); - Duas Alianças (INCONDICIONAL E CONDICIONAL);
@@levicosta4964 " A queda é real; Adão pecou e quebrou sua aliança CONDICIONAL com Deus, com isso, sofreu consequências temporais; porém, a Eleição, NÃO É UMA ALIANÇA CONDICIONAL." Deixa ver se entendi corretamente: Foi quebrada por Adão a "aliança condicional" mas, como a "aliança incondicional" (a eleição) não pode ser quebrada pelo homem, não houve, por ocasião da queda, exclusão de seres humanos do plano divino de vida eterna?
O mundo já está condenado. Isso é ponto final. Só pode perder a salvação, quem pensa ou aparenta ter. Tudo o que a Bíblia fala é dirigido aos cristãos ou pensa ser cristão. Algo muito óbvio e que não carece ser debatido. Todos os que pecam deliberadamente, já estão condenados.
de que me serve a salvação se não sou FILHO!!!??? amado IRMÃO Luciano, vou te responder com uma única Palavra o IRMÃO João escreve assim ; Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. João 16:7-11 Qual o pai que condena o seu filho? se até nós cuidamos dos nossos quanto mais o PAI celestial!!! Qual é o pecado que condena? o pecado que pode condenar alguém é o pecado de não CRER em JESUS. matar roubar prostituir mentir enganar são de satanás que tenta ainda escravizar aqueles que já são FILHOS. agora, se depois de já ter sido GERADO FILHO, e, se assim mesmo esse FILHO peca, esse pecado não é pra sua condenação, senão JESUS condenaria a SÍ mesmo Percebo que o IRMÃO Luciano ainda não se despiu e se veste de trapos do véu que rasgado foi!!!
MARCELLO GRACIANNI: "se depois de já ter sido GERADO FILHO, e, se assim mesmo esse FILHO peca, esse pecado não é pra sua condenação, senão JESUS condenaria a SÍ mesmo" Talvez haja algum fundo de verdade nos comentários de redes sociais, de que certo(a)s "filho(a)s de Deus" são membros e ministros ativos na congregação e, ao mesmo tempo, são também irmãos em irmandades de sociedades chamadas de "secretas". Participam, segundo tais comentários, da mesa do Senhor na congregação e da mesa dos demônios nas tais sociedades. É uma bênção. Continuem, "irmão(a)s". (Um adultério ali, um trambique aqui, um pouco de pornografia acolá, beber "só socialmente, claro" alguma coisinha com álcool, mentiras e falcatruas para sobreviver e manter o status, nada disto é para condenação de vocês). Aliás, como vocês são filho(a)s de Deus, não conseguem sequer andar em pecado; se estiverem andando em pecado, é porque nunca foram salvos (e nunca serão, pois não nasceram "predestinados"), não é mesmo? Como vocês são filho(a)s de Deus, nada do que vocês venham a praticar o(a)s separará do Senhor Jesus. É-lhes impossível deixar de herdar a vida eterna. Das duas coisas, não sei qual delas o diabo mais aprecia: "pentecostadas" satânicas ou "ortodoxias" reformadas.
@@ivogomes1874 Olá Ivo. não deixou claro quem ÉS? vc é FILHO ou FILHO servo ou ainda um simples servo, e, pra não dizer mais, seria apenas um torrão de terra? apenas pra eu e situar e saber com quem falo e obrigado por responder
@@marcellogracianni1574: "Olá Ivo. não deixou claro quem ÉS? vc é FILHO ou FILHO servo ou ainda um simples servo, e, pra não dizer mais, seria apenas um torrão de terra? apenas pra eu e situar e saber com quem falo e obrigado por responder" De modo algum; eu é que agradeço a fidalguia que recende da vossa pergunta, para a qual temo não estar à altura da habilidade mínima de uma resposta compatível, pelo que rogo antecipadamente as necessárias escusas, enquanto me esforço em tentar vos situar. Indubitavelmente, um torrão de substância orgânica. Sendo imperioso, todavia, registrar que a matéria em apreço não se encontra em condições sanitárias aceitáveis, pois que contaminada (pela queda adâmica) com a natureza pecaminosa, abominável ao Criador. Tal consideração se faz indispensável, vez que elemento determinante para a opção de se interagir ou não com o feito, o ter-se prévia ciência do elevado grau de repulsiva asquerosidade de que está impregnada a excrecência. Na hipótese da sapiente opção por não se entabular qualquer espécie de diálogo, agradeço pela nobreza em vos haverdes dignado a conceder compassivamente o benefício da interrogação lançada, e agradeço, servil e antecipadamente, a ausência de qualquer eventual manifestação de vossa parte, posteriormente à presente leitura, de quaisquer naturezas que possa ser. Em sendo de modo diverso, e apenas para eu me situar com quem falo, pergunto se V. Sa. já é um ser humano salvo na pessoa do Senhor Jesus Cristo, se está esperando um dia vir a ser, ou se salvação não é assunto relevante.
@@ivogomes1874 olá amado Ivo. entre tantas deixas que poderia usar pra te responder, dependendo da altura que pareça ser infinita rastrejar não te faz elevado. Não respondestes uma simples pergunta Você é FILHO? pode ficar com minha salvação pois pra mim nada presta se não sou FILHO. aliás qual é o mais importante pra vc? salvação ou FILIAÇÃO???
@@marcellogracianni1574 "qual é o mais importante pra vc? salvação ou FILIAÇÃO???" V. Sa. é uma criatura humana não decaída que pretende alcançar sua filiação divina sem necessidade de redenção? Ou a salvação que V. Sa. conhece não inclui filiação?
Esse tipo de argumento, que o crente perde a salvação, é o tipo que tem deixado muitos filhos de Deus doentes psicologicamente. Eu sou testemunha disso. Por muito tempo fiquei desesperado, sem dormir, perturbado com muito desespero, sem conseguir nem trabalhar, por causa de um argumento infeliz como este. No afã de manter os crentes na igreja muitos usam esta alegação. Isso é a coisa mais nociva no evangelho. O crente tem o Espírito Santo, e é ele quem o guia. O crente vai pecar inevitavelmente, mas será disciplinado pelo Senhor e vai crescer. Não somos nós que nos sustentamos, pois se assim fosse o Diabo já nos teria pego para ele. Somos guardados por Deus, nosso Senhor. Nenhum crente é igual, uns crescem mais rápido e outros podem levar uma vida inteira. Mas uma coisa é certa os que são de Cristo crucificam a carne com Ele. A passagem em Hebreus fala daqueles que participaram dos dons do Espírito, que são benefícios recebidos como cura, fome saciada, resgate de cativeiro, mas voltaram para outros deuses querendo também benefícios. Jesus exemplificou isto quando ao curar 10 cegos apenas um voltou para louvar a Jesus. Não há como quem nasce do Espírito se perder, se nasceu, nasceu, é filho, quem se perde é porque já estava perdido, como Judas, que viu todo o poder de mundo vindouro, as curas, os milagres, mas seu foco era terreno. Nenhum de nós merece a salvação, ela nos é dada de graça. Quando um pastor fala da possibilidade de perder a salvação eu deixo de ouvir esse pastor. Já tive muito pesadelo com isso. A bíblia é um livro que deve ser lido pedindo a luz do Espírito.
SÉRGIO OLIVEIRA: "Esse tipo de argumento, que o crente perde a salvação, é o tipo que tem deixado muitos filhos de Deus doentes psicologicamente." Essa doença psicológica eu encontro em filhos de crentes calvinistas que, por não alcançarem o padrão moral aceito na igreja dos pais, passam a acreditar que não nasceram predestinados para a vida eterna, e que o Senhor Jesus nunca os receberá como filhos do Pai, e que nada lhes resta na vida senão aguardar a condenação perpétua. "Quando um pastor fala da possibilidade de perder a salvação eu deixo de ouvir esse pastor. Já tive muito pesadelo com isso". Se lhe dá pesadelo, o irmão faz muito bem em deixar de ouvir. Eu, particularmente, entendo que a Bíblia afirma a existência da "apostasia"; mas o perigo de apostatar não me impede de me alegrar no Senhor Jesus; apenas me impulsiona a vigiar.
@@ivogomes1874 Hoje eu entendo que filhos de Deus são filhos de Deus, seria uma heresia dizer que filhos de Deus se perdem, se se perdem nunca nasceram do Espírito, é apenas escravo da lei e dos rituais. A bíblia diz que o filho permanece para sempre na casa, o escravo não. O que acontece com muitos filhos de Deus, principalmente os neófitos, como eu era na época que sofri esse drama, é um pensamento igual ao do irmão do filho pródigo, ele achava que seu direito as bençãos do pai estava subordinado a sua dedicação ao trabalho para o pai, ao que o pai falou, sintetizando o sentido das palavras: meu filho, tudo aqui é teu independente do faças. também a passagem em Hebreus finaliza dizendo: "Porem nós não somos dos que se apartam..." Isto quer dizer que os filhos não apostatam, isso seria impossível. Se a fé é um dom de Deus é impossível descrer, os dons de Deus são irrevogáveis, está escrito na Bíblia. Muitos dos que creram creram nos feitos de Jesus creram no que era visível, mas nem sempre atribuiam aqueles milagres do Senhor ao poder do Espírito Santo. São esses que provaram o dom celeste e voltaram para Moisés, rejeitando o caminho mais excelente.
@@Sergio48735 Como é que eu perco algo se eu nunca tive esse algo? Como consigo sair de um lugar em que eu nunca estive? É impossível alguém praticar a apostasia, sem primeiro haver sido filho(a) de Deus, nascido(a) da água e do Espírito, saído do reino das trevas para o reino do Senhor Jesus, se tornado nova criatura em Cristo. Se eu nunca me tornei nova criatura em Cristo e, sendo religioso praticante (seja arminiano, seja calvinista), passei a, por exemplo, participar de mesa de sociedades chamadas de "secretas", eu nunca apostatei da fé cristã. Significa que eu estava no reino das trevas, dele nunca (mesmo enquanto era líder em rebanho arminiano ou calvinista) saí, e no mesmo reino continuo. Não se confundam alhos com bugalhos, nem vida moral ilibada com vida santa.
@@ivogomes1874 Não se trata de perder, se trata de abandonar. O exemplo está também na parábola do semeador. Há muitos que se chegam ao Senhor por causa de bens terrenos, mas quando chegam as adversidades por causa do Reino a fé acaba ali, é uma fé humana, que existe em muitas religiões. A fé em Jesus é diferente, vem do alto, é divina. Observe que quando Jesus andava sobre as águas, antes de Pedro fazer o mesmo ele falou: "Se és tu mesmo, Senhor, mande que eu ande também até ti." E o Senhor disse, vem. A ação por fé genuína é baseada no que Deus diz, promete ou manda. O caso de andar sobre as águas, Pedro não se atreveu a ir por sua própria fé, coisa que ninguém tem em si mesmo nem do tamanho de uma semente de mostarda. Pedro precisava de ouvir Jesus falar, porque a fé vem pelo ouvir, e ouvir da palavra de Deus. Veja que Judas participou dos trabalhos e dos milagres de Jesus, mas rejeitou Jesus e o entregou. Que tipo de fé era a de Judas? Uma fé naquilo que ele via Jesus fazer, e os milagres feitos pelas mão de Judas eram porque ele obedecia a Jesus no que Ele mandava fazer, mas não o via como Deus porque quando ele se arrependeu de ter vendido o Senhor, ele não foi pedir perdão ao Senhor, que poderia salvá-lo, mas ao se arrepender ele disse: "traí sangue inocente". Era isso que Jesus significava pra ele, um inocente. Naquela traição Judas apostatou da fé. E que Jesus fala sobre ele? Era o filho da perdição, era do maligno. Assim são os apóstatas, mas há os que não são da apostasia, e esses sabem que não são. Se Judas tivesse nascido de novo ele não seria perdido, pois Jesus disse que todos que o Pai lhe deu nenhum se perdeu. Alguns homens vê a fé como Simão, o mágico, uma oportunidade de negócios.
@@Sergio48735 "Não se trata de perder, se trata de abandonar." Respeito a percepção do nobre irmão e não intenciono que o irmão adote um novo entendimento, senão se o irmão encontrar sustentação bíblica para esse novo entendimento. "Há muitos que se chegam ao Senhor por causa de bens terrenos, mas quando chegam as adversidades por causa do Reino a fé acaba ali, é uma fé humana, que existe em muitas religiões". Sim; mas esta pessoa não é um(a) apóstata; é alguém que nunca foi salvo(a). Se nunca experimentei a fé salvífica, é óbvio que nunca consegui abandoná-la. O que estou buscando entender é o seguinte: Como é exequível a alguém, abandonar algo que nunca lhe pertenceu, ou abandonar uma posição em que nunca esteve? Adão, o primeiro ser humano, foi criado por Deus como um dos predestinados à vida eterna ou como um dos não predestinados?
Quando a Graça nos alcança, a primeira coisa que acontece, é constrangimento. Você percebe quem você é, e quem te salvou É, e sobretudo do que Ele te salvou. Não concordo mas respeito o posicionamento do Pastor. A doxologia da Carta de Judas é um exemplo claro de que quem nos garante não somos nós mesmos, é Cristo. Se perco minha salvação, logo o ato de Cristo é falho. A soberania já não é soberana e a onopotência é impotente...Não temos um Deus imperfeito...e nem temos mérito algum no processo...a não ser na santificação, que é o único passo no corolário da salvação, que é sinergista. A doxologia de Judas é essa... 24. Aquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, 25. ao único Deus nosso salvador, sejam glória, magestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo sempre! Amém... Quem nos garante é Ele, o nosso Senhor antes de haver mundo ou tempo... Glórias sejam dadas a Ele eternamente...AMÉM!
TONIM RIBEIRO: "..e nem temos mérito algum no processo...a não ser na santificação, que é o único passo no corolário da salvação, que é sinergista." O irmão deve ter motivos suficientes para pensar desta (acima) forma. Adianto-lhe, porém, que, sendo eu sinergista, nunca entendi que a santificação é mérito de quem está sendo santificado. Nenhum dos sinergistas com quem tenho relacionamento entende que a santificação é meritória. Tanto a justificação não é, de modo algum, meritória, quanto a santificação não é, de modo algum, meritória. (E se alguém entende que a santificação é meritória... eu respeitarei a opinião, mas entendo que isto contraria frontalmente tudo o que a Santa Escritura dispõe). Tanto quanto a santificação não é meritória, também não é "automática" (sem a participação de quem está sendo santificado). Se fosse "automática", a Santa Escritura não insistiria tanto com o imperativo "santificai-vos". A Bíblia não me manda "respirai" (porque não me compete cuidar disto; isto é "automático", enquanto a vida estiver em mim). Mas a Bíblia me manda "crede", "santificai-vos", "vigiai". Quando Adão, antes de decair, praticava o que Deus lhe ordenava, nenhum desses atos de obediência a Deus eram "meritórios" para Adão. Tudo era por "graça"; e nem sequer o pecado havia ainda entrado na experiência humana.
@@ivogomes1874 meu irmão, penso na santificação como obra de Cristo no homem, com toda certeza! Sem Ele nada do que foi feito se faz, ou se mantém. Porém, para ilustrar o que pretendo dizer com a expressão "sinergista" do processo, é: somos santificados a medida que somos iluminados no conhecimento de Deus, é algo que reage no homem, e se reage, é porque existe resposta humana no processo. Na verdade ninguém consegue, ou pode se santificar sozinho, ou porque quer, mas a obra de Cristo leva ao processo. Assim sendo, quando leio a Bíblia, estudo a Palavra, oro só, ou com meus irmãos, busco ter uma vida pia, é a santificação reagindo em mim, e eu nela, porque é nas ações humanas, que se vê o fruto do Espirito, é neste caso, que talvez de forma equivocada, eu empreguei a palavra "sinergista". Vou exemplificar: Imagine uma pessoa em uma escada rolante. Ainda que ela não se movimente, ela sobe. Agora imagine uma segunda pessoa na mesma escada rolante, só que esta segunda pessoa, além do movimento automático da escada rolante, ela se "esforça" e sobe os degraus na mesma direção. É desse movimento em direção a santidade que me refiro. Espero que tenha conseguido me fazer entender... Fique na paz de Cristo! Um bom ano de 2022 para você e todos os seus!
@@tonimribeiro9217 Agradeço o esclarecimento do irmão. Fico alegre em perceber que o irmão discerne entre "santificação bíblica" (que é operada pelo Santo Espírito e obedecida por quem está sendo santificado) e "pseudo-santificação" ("moralização", obra da carne). Observo apenas que quem está sendo santificado(a) (conforme a boa figura utilizada pelo irmão, sendo levado pela escada rolante, sem mover os pés) necessita, ao menos, manter-se de pé sobre a escada rolante. A santificação, assim como a salvação, não são compulsórias.
FABIO SILVA TERUEL: Eu entendo que eu e o irmão (e todo ser humano) não recebemos da parte de Deus a responsabilidade de, por exemplo, sentirmos fome. E não recebemos porque sentir ou não sentir fome não depende de nós. A fome surge ou deixa de surgir sem a interferência de nossa vontade. "Estai em Mim"- Jo 15.4. Não há responsabilidade humana (mérito humano, por óbvio, não pode existir nisso) em se conservar nEle? Se não há, por que o Senhor se ocupar em deixar este imperativo? A graça salvífica, operando na vida humana, exclui, inevitavelmente, todo e qualquer mérito humano; a participação e responsabilidade humana, todavia, não são retiradas do ser humano com o novo nascimento.
@@ivogomes1874correto!!! A graça ela traz responsabilidades, Tito 2:11-12 a graça ela nos educa a viver , porém não entendo quando a pessoa trata a perda da salvação, é como se o homem estivesse no controle e não está . Efésios 1:11-14 Ele nos selou . Filipenses 1:6 Ele está aperfeiçoando a obra em nós até o dia de Cristo. Eu simplesmente creio que Ele é maior do que eu, a obra do seu Espírito em mim é muito maior, ele me salvou , me sinto assegurado no amor Dele, isso é fé . Tem muitos versículo , só citados não adianta , pois o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo que crê, eu creio porque e o poder de Deus para salvar não eu que entro ou saio , Ele me colocou em Cristo vou fazer o que ? Desfruto por fé . Romanos 8:1 ao 39 😉
@@fabiosilvateruel7493 "não entendo quando a pessoa trata a perda da salvação, é como se o homem estivesse no controle e não está ." 1º) Nenhum(a) santo(a) tem o direito de mudar uma opinião que possui, sobre o que quer que seja, senão na hipótese de vir a concluir que essa nova opinião encontra sustentação na Santa Escritura. Se eu não enxergo (mesmo que exista) sustentação escriturística para uma opinião nova, eu devo não aceitá-la, e manter a que já tenho. Mesmo se eu estiver em dúvida, devo conservar a que eu tenho; só se deve trocar uma percepção por outra diferente, se (e somente se) se enxergar sustentação bíblica para esse novo entendimento. (Independentemente de ser, até mesmo, um anjo do Céu, trazendo essa nova idéia). 2º) Cada um(a) será julgado(a) pelo Senhor, não segundo a consciência alheia, mas de acordo com a nossa própria. Consciência limpa na presença de Deus é coisa preciosa para todo(a) santo(a) e que não deve ser negociada a nenhum preço. ("Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa"). 3º) O ser humano não tem (nem poderia ter jamais) o DOMÍNIO (controle) da sua própria salvação. Tem, todavia, a GERÊNCIA (administração, mordomia) dela. "Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes as obras do corpo, certamente vivereis"- Rm 8.13. Se quem está verdadeiramente em Cristo, como nova criatura, não tivesse a opção de viver segundo a carne (tanto quanto de, pelo Espírito, mortificar os feitos do corpo), essa amorosa advertência do Santo Espirito a todo(a)s os filho(a)s de Deus não estaria na Bíblia. 4º) O fato da possibilidade (não se trata de necessidade) de perder a salvação não representa "terror" para nenhum(a) filho(a) de Deus, pois o Santo Espírito que habita nesse(a)s santo(s) os conforta, tranquiliza e enche de esperança para a vida futura. O que representa "terror" é um(a) adolescente, jovem ou mesmo adulto(a), filho(a)s de santo(a)s que adotam a percepção calvinista, acreditarem que, pelo fato de (esse(a)s filho(a)s não haverem conseguido alcançar e manter um comportamento "moral" ou "religioso" aceito na igreja, não serem esse(a)s tais "predestinados" para a vida eterna. É uma vida sob a certeza (que não vem do Santo Espírito, mas do diabo) tétrica de que só lhes resta, por toda a vida, aguardar a condenação eterna, pois o Senhor Jesus não morreu por ele(a)s. Não sei o que desgraça mais uma vida humana: uma idéia errada dessas ou uma "pentecostada" satânica.
Esse é um religioso... Que fala da graça mas não cre nela de fato !!! A obra é de Deus... Quem começa e termina é Ele ... Pela graça sois salvos.e isso nao vem de vos é don de Deus pra que nenhuma carne se gloria... Esse processo que o Religioso esta dizendo ai é uma obra do Espírito em nos.. E voltar a pecar é voltar as praticas da religião.. Os ritos !!!
Engraçado que Luciano usa um texto direcionado para Judeus que se converteram e voltaram atrás ( ou seja não ouve conversão ) e esquece que Paulo afasta um irmão da congregação para que o corpo morra mas não se perca a alma ... Falta bíblia aí enhhh
Coitado! Não entendeu a graça! Os eleitos buscam ainda mais a santidade! Os que acham que podem viver em pecado porque são "eleitos" é porque não são eleitos.
Cuidado pra não achar que a graça é uma coisa pronta que uma vez que alguém a recebe, nunca mais vai querer pecar. Existem muitos "eleitos" que se desviaram e estão no mundo...
LEANDRO DE MOURA SANTOS: Onde, na Santa Escritura, podemos encontrar uma ELEIÇÃO ou PREDESTINAÇÃO individuais? A queda do Primeiro Adão afetou toda a raça humana mas a expiação do Último Adão alcançou apenas parte dela: onde a Escritura garante isso, irmão?
@@ivogomes1874 quando ela fala de eleitos . Não existe eleição coletiva separadoa da individual . Quando vc fala igreja vc está se tratando do coletivo e do individual .
@@leandrodemourasantos3436 "o homem da iniquidade , foi predestinado ou não". Embora respeite sua forma de entender, não consigo enxergar que alguém seja "predestinado" por Deus a desobedecer a Deus. Em sendo assim, quando esse tal pratica o ato de desobediência, não está desobedecendo a Deus, mas está exatamente obedecendo a Deus (já que Deus quis que o tal praticasse esse ato para o qual foi predestinado). Quando alguém, que está (verdadeiramente, e não apenas aparentemente) "em Cristo" como nova criatura, desobedece ao que a Bíblia preceitua, em um pensamento, palavra ou obra, esse tal foi predestinado por Deus para violar, naquele lugar, naquele momento, naquelas circunstâncias, o que a Bíblia ensina? "Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem" (Mt 18.7). E os versículos seguintes são justamente o "remédio" indicado pelo Senhor Jesus para que se evite vir a ser "o homem por quem o escândalo vem". Quando alguém pratica um escândalo significa que esse praticante estava predestinado a praticar esse escândalo e, portanto, não conseguiria evitar de praticá-lo, vez que não conseguiria resistir ao decreto divino de que ele executasse tal ato? O homem da iniquidade foi predestinado por Deus a ser o homem da iniquidade? Entendo que não foi. Entendo que, ao tornar-se o homem da iniquidade, esse homem está justamente descumprindo o propósito divino para sua vida. Judas Iscariotis e tantos outros, da mesma forma. Se Deus predestina alguém para ser algo e/ou para praticar algo que desobedeça a Deus, de modo que esse alguém não consegue resistir a esse decreto divino que foi dirigido por Deus a ele, o tal não conseguirá desobedecer a Deus, porque estará (ao praticar o ato) justamente obedecendo a Deus.
@@ivogomes1874 quando Jesus disse " que seja feita a tua vontade " sendo o Cristo predestinado a salvar o mundo ele poderia não ser o salvador ? Ele poderia pecar como Adão pecou ?
À luz da Bíblia Sagrada, Penso que são cometidos pelo Pr. Subirá. O primeiro é dizer que a salvação é "processo". A Bíblia não diz isso em lugar nenhum. O segundo é afirmar sobre a perda da salvação. Jesus é claro ao falar nos evangelhos diferente disso. Agora, se eu pensar antibliblicamente como ele, devo concordar com a perda do processo, porque quem está no "processo" não é verdadeiramente salvo.
Não discordo de você ,mais por que a parábola das dez virgens 5 perdem a entrada com noivo ? E Jesus que disse ,e por que ele disse que no grande dia ele dirá apartai-vos de mim não te conheço e dira para quem fez a obra dele
@@olavocampos9898 há sim mais tem que entender o contexto desta parábola em as ovelhas me conhecem e eu as conheçam eu as chamo elas vem até a mim e ninguém pode arrebatar elas da minhas mãos pois quem me deu foi meu pai será que e suficiente pra vc Deus abençoe
Predestinado pra mim e todo aquele que crer em Cristo e que a turma complica demais mais e simples infelizmente tem pessoas que não vão crer em Cristo não querem então como fazer e pela fé e pela graça do sacrifício de Cristo feita na cruz que salva o homem amém querido
Esse final foi exatamente comigo, eu quando me converti ainda falava palavrão, e meu amigo que me levou a Cristo disse que quando ele havia se convertido também falava e parou e que aos poucos eu iria parar, e eu quando me dei conta não falava mais palavrão , não sei quando que parei, foi algo da Graça de Deus sobre a minha vida, fazendo a boa obra em mim, ainda preciso melhorar em outras áreas mas sigo adiante em fé no Cristo Vivo ✝️❤
@Kételin Souza amém , continue buscando a Deus, conselho que te dou que me lembro no início da minha conversão é que parei de ouvir músicas seculares e quando tava no culto o pastor falou sobre propósitos, e falou "Não sei, quem sabe ler a Bíblia toda de Genises a Apocalipse?" Acho que foi assim, e decidi fazer isso, e foi lendo a Bíblia todos os dias que percebo que parei de falar palavrão , e até entendo o motivo, por que a Palavra de Deus renova a nossa mente, então faça isso também irmã, aproveite que daqui 10 dias começa 2022 e coloca meta para ler a Bíblia toda em um ano, eu terminei de ler antes de da um ano, faz um cronograma direitinho que dá certo, e aos poucos você vai experimentar um renovo na sua mente e você já não vai mais querer ouvir música secular e como eu nem vai saber quando que parou de falar palavrão, só vai perceber que não fala mais palavrão kkkkkkk fica com Deus irmã e não desista ✝️❤
@Kételin Souza ler Isaías 6 irmã , o profeta tinha esse tipo de problema , falar palavrões , xingar ,ele disse que era um homem de lábios impuros mas o senhor teve misericórdia e o purificou , ler a palavra ela tem esse o poder de nos limpar por dentro , palavra mas o Espírito Santo . Vc vai conseguir eu creio . É um processo lembre-se tem coisas que não acontecem do dia pro outro tenha fé e paciência .
@@souperegrinonessaterra.4570 In jj
@@analiviamotta7271 ??
Glória a Deus por essa palavra 🙏🙏🙏 amém
Q colocação linda desse pastor.
Eu acredito que sim, podemos perder a salvação. Inclusive, podemos saber se estamos salvos ou não através dos frutos. O filho não é diferente do pai, se praticamos o mal e continuamos praticando sem nenhum arrependimento não podemos ser filho de um Deus santo, que abomina o pecado.
Nenhum calvinista em sã consciência a respeito das doutrinas da graça ,vivem uma vida de dissoluções . Caso alguém pense desta forma e assim viva ,seu estilo de vida já denuncia e deixa claro que não se tevê um encontro com a graça soberana de Deus .
( Obs); Pr. Luciano pra mim é uma das grandes referências em nossa nação . Foi muito bom a entrevista dentro daquilo que creio e concordo a respeito da graça soberana de Deus .
Vc tem q ler a bíblia pra parar de falar bobagem
@@robertoferreira7540 gostaria de aprender mais sobre sua posição teológica ,desde que seja com respeito e humildade . Acredito que o fato de ter criticado meu ponto de vista a respeito do assunto , até mesmo de me acusar por falta de leitura bíblica , tu deves ser um estudante afinco sobre seu credo teológico a respeito da doutrina da graça .
Estou sempre aberto a aprender ,e conversar de uma maneira saudável e respeitosa sobre o assunto .
Deus abençoe amado , graça e paz .
@@djonatacardoso7399 eu não sigo teologias pois vejo nelas doutrinas humanas e a bíblia é uma só com uma única interpretação (a literal), se o Apóstolo Paulo fala que fomos predestinados eu apenas aceito e não questiono, se outras passagens bíblicas citam a responsabilidade do homen perante o pecado eu apenas aceito e não questiono, parece não serem compatíveis mas Deus é maior q a compreensão humana então ao invés deu criar uma teologia onde eu aceito uma coisa e rejeito a outra, eu apenas aceito e tenho fé. Subirá me parece realmente ter boas intenções, contudo lembro-me que ele é pentecostal, então não paro pra ouvir muito pois o pentecostalismo é uma doutrina satânica q foi criada para zombar do evangelho
@@robertoferreira7540 "Doutrinas humanas" ,entendi .... Deus o abençoe 👍
@@djonatacardoso7399 oq vc entendeu? Qm inventou a teologia foi uma instituição romana hoje chamada de catolicismo e dps da reforma os protestantes fizeram a sua própria (pelo menos a sola scriptura é bíblica), isso é teologia e as únicas doutrinas válidas são as doutrinas dos apóstolos que estão na bíblia, tudo além disso é invenção q o apóstolo Paulo disse q apareceriam assim q ele morre-se
Concordo plenamente com o pr. Luciano. O admiro muito, inclusive! O Douglas também, claro! Lucidez, clareza e simplicidade.
Tudo cai no livre arbítrio e soberania de Deus....
Deus sabe quem é trigo e quem é joio, apesar de os dois estarem plantados juntos na igreja. Se a pessoa não é salva, não é convertida, é notório para Deus, apesar de que, para nós que estamos juntos, não consigamos ver no profundo, os desígnios do coração e da alma.
Na parábola do joio e do trigo não fala que eles crescem juntos na igreja, pois o campo na explicação aos discípulos Jesus diz que o campo onde eles crescem é o mundo.
@@laujunioradorador244 correto
Exatamente pastor PERFEITO..👏🏼👏🏼👏🏼penso igual pra mim não existe uma vez salve sempre salva ..JAMAIS
Tudo lindo, mas esse final do Douglas foi perfeito
Orem por mim, pois temo que estou perdendo minha salvação ou já que já perdi 😢
O pastor Luciano é uma benção, Deus o abençoe. Obrigada Douglas!!
Ouvir só quem tem conhecimento de causa e autroridade no assunto Subirá O Senhor continue te abençoando !
Parabéns PR Luciana esse prega palavra e. Final
Senhor Jesus me leva a ser grata, ter reverência ,fazer sua vontade,não entristecer o espírito...
Aprendo muito com esses pastores e teólogos mas a própria palavra diz que Deus encobriu dos sábios para revelar aos pequeninos oh Glória Deus
Mas eles não sao pequeninos tambem???
Prossigo para o alvo que é Cristo 😍👏👏 Glória a Deus por eu ensinar certo para aqueles que me ouvem obrigado senhor espero pelo meu galardão na Glória
Nesse caso de perder a salvação eu acredito que cai em relação as pessoas que se apostam da fé e volta ao pecado
Perfeito,bato muito em cima desse assunto com as pessoas pois na grande maioria das pessoas que vamos alertar do perigo do pecado usam desse argumento para justificarem a prática de seus pecados,se somente crer fosse suficiente Jesus não diria em Mateus 7:22,23 que muitos naquele dia me dirão Senhor não profetizamos em teu nome e ele dirá que não os conhece,ou seja isso é prova de que aqueles criam porém não viviam os ensinamentos de Jesus,ou Vivian alguns porém praticavam a iniquidade,em filipenses 1:29 diz que não basta só crer mas também sofrer por Jesus,ou seja cruz,hebreus 12:14 sem santificação ninguém verá o Senhor,um processo que dura por toda a vida,nunca se acaba, enquanto estivermos nesse corpo estaremos em um processo de santificação 🙏 essa é minha linha de raciocínio, espero que o senhor Jesus me perdoe nas partes em que me equívoco e que continue aumentando minha sabedoria para que eu possa cada dia estar mais certo e praticante do evangelho do nosso Senhor e salvador Jesus,que a graça e a paz de nosso Senhor seja com todos amém 🙏🙌
Grande homem de Deus.
Evidencia de que vc esta sendo salvo:
É que vc continua Crendo e se Arrependendo ate hoje.
Por favor,irmão,o senhor pode me falar mais sobre isso,se não for lhe incomodar?
@@belinhamg creio que ele tenha falado que o processo da salvação tem como uma das principais a evidência a perseverança dos santos. Pode ser que a pessoa caia no pecado, mas ela se arrepende, pois o Espírito Santo a incomoda.
Para adicionar um contra ponto. Em João 6.38-39 diz:
"Pois desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou, e não minha própria vontade.
E esta é a vontade de Deus: que eu não perca um sequer de todos que ele me deu, mas que ressuscite todos no último dia."
Se a vontade de Deus é que todos os que foram dados a Jesus não se percam mas sejam salvos, i.e., que não percam a salvação, e, como Jesus veio para cumprir a vontade de Deus, conclui-se que os que são valvos não perdem a salvação.
Como o Subirá disse, não é porque uma pessoa é salva que ela pode pecar a vontade, pois os que são salvos não são dominados pelo pecado, como escrito em Romanos 6.14: "Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça".
João 6 deixa um ponto final... a salvação pessoal não é obra de homem, é obra de Deus, e a obra de Deus não falha. Não é uma "oferta" como muitos dizem (no sentido de que Deus oferece a salvação para quem quiser pegar), o texto de João 6 deixa bem claro que o processo da salvação começa com Deus ("o Pai me dá") e só depois chega no homem ("esse vem a mim"), e Jesus dá a garantia ("de forma alguma o lançarei fora"). Pra crer que a salvação falha você precisa crer, necessariamente, que a salvação é obra de homem, e se a salvação é obra de homem, então o homem pode se gloriar de ter sido salvo diante de Deus, coisa que Paulo diz que ninguém poderá fazer (Ef 2:9), justamente pela salvação vir de Deus e não do homem.
A questão do texto de Hebreus é que o homem só pode ver os sinais de que é salvo, e crer por fé, como dito em Efésios; mas só quem sabe mesmo no fim das contas é Deus. Então não há contradição.
Um versículo anterior fala: Todos aqueles que o pai me da virão a mim; e de modo algum jogarei fora aqueles que VIEREM a mim! O versículo 38 Cristo mostra que já nasceu com um propósito e não está agindo por vontade própria! E a vontade do pai é que todos aqueles que conheçam Jesus não se perca mas persevere e ressuscite com Cristo! Deus é soberano e falar que o homem pode o rejeitar não o torna menos soberano! Por que ele quis assim! Ele nos criou e nos deu a opção de um relacionamento! Adão caiu e Cristo nos redimiu , eu estando interpretando correto ou você ! Que Deus nos abençoe ! E que mais e mais vidas sejam salvas
@@heitorEstandislau entendi o que vc disse. Mas o que eu falei é que uma vez salvo, salvo para sempre. O que você está falando é que a pessoa pode vir a Jesus ou não, ela tem essa escolha. Mas são duas coisas diferentes, uma é ela vir a Jesus e a outra é ela permanecer.
Xou de bola ótima resposta Deus abençoe
Eeeeeeeeeeeeeeee
Muitos dirão naquele dia SENHOR SENHOR... resumindo só Deus sabe quem está salvo e quem não é. Os frutos vão demonstrar o caráter regenerado ou não.
FÁBIO BRANDÃO: "Os frutos vão demonstrar o caráter regenerado ou não."
Vão demonstrar, a quem tem olhos para ver. Quem não os tem, não discerne os alhos dos bugalhos. Não discerne se certo comportamento é fruto do Espírito na vida do(a) irmão(ã) ou não passa de obra da carne.
Não é incomum o(a)s santo(a)s estarem presenciando "atos morais", "solidariedade humana", "amor desinteressado ao próximo", e aprovarem esses comportamentos como sendo "santidade de vida". E, pensam esse(a)s irmão(a)s: "Se é santidade de vida, então os tais praticantes estão demonstrando o caráter regenerado que possuem".
Engano puro; para praticar "atos morais" não é necessário, sequer, já ser nascido de novo no Evangelho de Cristo. Provavelmente devem ser verdadeiros os rumores de relevante número de ovelhas e obreiros que são detentores de uma moral ilibada na congregação, mas, nada do que praticam (e é elogiado pelo rebanho) é "santidade de vida".
Isto porque, segundo comentários, esses de "moral elevada" e "irrepreensíveis em sua conduta", são também participantes da mesa dos demônios, em reuniões de sociedades chamadas de "secretas". Esses frutos "morais" nada têm de "santos". "Sepulcros caiados" é o que são; e muitos, por não discernirem alhos de bugalhos, vêem esses "exemplos de cristão" com sendo "homens de Deus". São satanistas; dentro da congregação e, mesmo com a Bíblia em mãos, servindo a satanás e enganando a muitos, trazendo "inovações" e "doutrinas estranhas".
Amo o Subirá, aprendi muita coisa com ele, mas nisto não concordo. 1 Co 3 é muito claro. Nós vamos ser julgados por nossas obras, quem quiser ler pra entender só ler o texto. Mas é claro quando fala que nossas obras vão ser julgadas, e lá é claro que ele está tratando dos crentes porque é o Tribunal de Cristo. O Paulo vai dizer que se a obra de alguém se queimar( Não for aprovada) vai sofrer dano( Vão ter consequências) mas ele será salvo. Então, não posso perder minha salvação porque eu pequei, porque salvação não é mérito humano, sou salvo não por aquilo que eu fiz ou deixei de fazer. Não tenho que fazer nada para manter minha salvação, porque salvação é apenas porque eu creio em Jesus e naquilo que Ele fez por mim. Não podemos confundir os desfrutes daquilo que Deus preparou para aqueles que o amam e guardam seus mandamentos, com aquilo que Ele fez por mim sem eu merecer. Por isso Efésios vai dizer que Salvação não vem de obras, se eu depender das obras para ser salvo ou manter essa salvação, isso já não é Graça. Eu sou salvo porque Deus me amou primeiro, e pagou a dívida que eu não podia pagar. Sou salvo porque eu creio em Jesus Cristo, e não porque eu fiz alguma coisa por merecer. O próprio Apóstolo disse que para liberdade que Cristo nos libertou, somos livres e não libertinos. Vamos continuar pecando? Claro que não! Porque não fomos salvos pelas obras, mas para as boas obras é que fomos salvos( Efésios 2:10)
Partindo do pressuposto que posso perder, também poderia por meus esforços ganhar. Quando digo que posso perder algo me sugeri que tenho participação em algo. A salvação não é pela graça sem as obras humanas?
AUGUSTO VARGAS: Desde quando "participação humana" na salvação inclui "mérito humano"?
Se houver mérito humano em alguma "participação" do ser humano em sua própria salvação, essa tal "participação" de nada adiantou; essa "participação" é obra da carne, e não a participação de responsabilidade pessoal humana, que pesa sobre todo ser humano.
"O Deus que me criou sem eu querer, não me salvará se eu não quiser". O ato de "crer para a salvação" não é (nem poderia ser) um ato meritório humano; é apenas uma "resposta", obviamente não meritória, do ser humano ao Deus Criador e Redentor.
Que mérito há para um pedinte faminto em aceitar (ao invés de recusar) uma porção de alimento que, imerecida e gratuitamente, lhe é oferecida? A participação desse pedinte, nessa refeição dele, é de responsabilidade pessoal dele (pois ele tem como aceitar e como recusar a oferta que lhe foi feita); mas não há mérito nenhum quando ele aceita, e há responsabilidade pessoal dele, no caso de ele rejeitar a comida: ele morre de fome. Morre de fome, não porque não lhe tenha sido oferecida a comida mas porque, havendo sido oferecida, gratuita e imerecidamente, ele se recusou a ingerir.
@@ivogomes1874 Como poderia responder se eu estava morto em meus delitos e pecados. Eu estava morto. Qual foi a resposta de Lázaro sendo que fazia quatro dias de sua morte. Algum homem resiste ao poder de Deus? E sua onipotência?
@@augustovargas62 Respeito o entendimento do irmão. E, no meu entender, tanto eu quanto o irmão, como filhos de Deus no Senhor Jesus Cristo, somente devemos abrir mão de nossos pontos de vista, na hipótese de encontrarmos sustentação escriturística para um novo entendimento que se nos esteja sendo apresentado. Sem enxergamos supedâneo bíblico, não temos o direito de acolhermos opinião alguma, de quem quer que seja, sobre seja lá o que for. Cada um dará conta de si mesmo a Deus, não com a consciência do irmão, mas com a própria consciência.
1) Não alcanço sustentação na Santa Escritura para entender que o fato de alguém estar "morto em delitos e pecados", não nascido de novo, incapacite esse alguém para escolher a Deus.
"... pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço"- Rm 7.18b-19. Essa é a condição/situação de alguém que não está "em Cristo" como nova criatura. Esse alguém se encontra incapacitado (em função de ser um escravo do pecado) de "fazer o bem" (no sentido de andar em santidade de vida); mas não se encontra incapacitado de "querer fazer o bem". Embora que "a ira de Deus sobre ele permanece" e que ele se encontra espiritualmente morto, ele é detentor das faculdades de "querer fazer o bem" e de "querer fazer o mal". A faculdade da qual ele está alijado é "fazer o bem". Esse alguém é responsável por tudo quanto pratica, mesmo estando incapacitado de resistir ao pecado. A condenação dele reside, não no fato de "não conseguir fazer o bem porque é um escravo do pecado", mas no fato de não acolher a salvação divina que o capacita a fazer o bem.
"... irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne"- Rm 8.12. Essa é a posição/condição de todo(a) aquele(a) que está "em Cristo" como nova criatura. Quem não está "em Cristo", não consegue praticar Rm 8.12-13 e está jungido à experiência de Rm 7.18-b-19. Quem está em Cristo consegue praticar Rm 8.12-13 mas, por negligência ou desobediência deliberada ao Senhor, pode escorregar para a experiência de Rm 7.18b-19, o que significa colocar-se sob a operação da carne e experimentar que quer fazer o bem mas não consegue, e/ou que quer deixar de fazer o mal mas não consegue deixar.
2) Entendo que, por exemplo, não posso impedir que o Senhor arrebate a Sua Igreja, mas posso impedir que eu seja arrebatado com ela (a Igreja).
"Vós sempre resistis ao Espírito Santo" (At 7.51). "E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles" (Mt 13.58).
Deus disse a Adão que não comesse do fruto proibido, sabendo que Adão não O obedeceria, porque o homem estaria incapacitado de não desobedecer a Deus (comendo do fruto proibido), em virtude de aquele ato de desobediência estar sendo apenas o cumprimento de um decreto divino, ao qual Adão não conseguiria resistir?
Ao comer do fruto proibido, Adão obedeceu a Deus, pois não conseguiria resistir ao decreto divino de que Adão comesse aquele fruto, mesmo havendo Deus dito a Adão para não comer?
AUGUSTO VARGAS: "Partindo do pressuposto que posso perder, também poderia por meus esforços ganhar."
Experiência pessoal de salvação não consiste (e nem poderia) em "Cristo + meus esforços"; consiste em "Cristo + minha aceitação".
Experiência pessoal de santificação não consiste (e nem poderia) em "Cristo + meus esforços"; consiste em "Cristo + minha aceitação".
Essa "aceitação" (seja da experiência do novo nascimento, seja da santificação posicional e também da progressiva) é, necessária e inevitavelmente, não meritória, por ser uma obra da graça divina. Obra humana nenhuma - desde que decorrente da graça divina - é meritória. Nem os galardões no Tribunal de Cristo terão sido decorrentes de obras humanas meritórias.
Biblicamente falando não existe "segunda conversão" porque senão de nada adiantaria a crucificação, mas como a Bíblia diz o sacrifício de Cristo foi suficiente...o que acontece é da pessoa achar que é convertida porque teve conhecimento do evangelho até de fato ser batizado pelo Espírito Santo que o convence do pecado, da justiça e do juízo!
Isso é discutido desde o século 16…. E até hj ainda não tem consenso…. Nem sei se haverá…. Só Deus mesmo é que sabe
cara, poderia ouvir eles falarem sobre isso por horas
Biblicamente falando não existe "segunda conversão" porque senão de nada adiantaria a crucificação, mas como a Bíblia diz o sacrifício de Cristo foi suficiente...o que acontece é da pessoa achar que é convertida porque teve conhecimento do evangelho até de fato ser batizado pelo Espírito Santo que o convence do pecado, da justiça e do juízo!
Hebreus é claro, é possível perder a salvação, mas é um processo de apostasia, Subirá é um grande arminiano.
Perfeito,
Para mim, o texto abaixo deixa claro o processo de salvação visto que Pedro nos admoesta a não dar ouvidos ao engano e cair da firmeza da salvação a qual fomos chamados. O conselho de Pedro é claro! crescer na graça! é o processo de salvação em santificação através dos recursos da graça.
Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pedro 3:18-19
JANIO LEONARDO LOS: "Para mim, o texto abaixo deixa claro o processo de salvação visto que Pedro nos admoesta a não dar ouvidos ao engano e cair da firmeza da salvação a qual fomos chamados. O conselho de Pedro é claro! crescer na graça!"
Até onde o irmão consegue alcançar na Santa Escritura, o irmão entende que, no instante do novo nascimento em Cristo, o indivíduo já se torna "selado para o dia da redenção" com o Santo Espírito, ou ainda vai viver sem estar "selado para o dia da redenção", a fim de, mediante zelo e fidelidade ao Senhor, vir a receber esse selo e, só a partir desse "selamento", alcançar a salvação?
@@ivogomes1874 Jo 3:16 diz claramente, quem crer está salvo. No presente, portanto, creu, está salvo. Mas há uma admoestação de Pedro para crescer no conhecimento e entendimento de cristo.
Durante este processo, podemos "cair da firmeza da graça" quando, por opção voluntária, negamos a cristo que um dia nos resgatou.
1 Jo. 1:7 traz a condição de "Se andarmos na luz" indicando um processo contínuo de caminhar na luz e então, " o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado" verbo no presente também.
Não tenho a pretensão de ser mestre, apenas expus meu entendimento o qual procuro seguir em santificação esperando o grande dia do Senhor.
@@janiolos "Durante este processo, podemos "cair da firmeza da graça" quando, por opção voluntária, negamos a cristo que um dia nos resgatou."
Entendo, nesta parte, da mesma forma que o irmão.
O irmão entende que, se alguém está em Cristo como nova criatura, está "preparado(a)" tanto para ser arrebatado(a) com a Igreja quanto para "dormir" no Senhor? Ou esse(a) ainda não está preparado, pois ainda faltando crescer mais no conhecimento e entendimento de Cristo para conseguir ficar preparado?
Romanos 8:38-39: "Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor."
Excelente podcast!!! Pena que essa parte vocês não puderam estender.
Arminianismo 👊❤
Se Deus quiser que uma pessoa se salve, os planos Dele podem se frustar? O que ele quer não será realizado? O Homem pode frustrar os planos dele para a salvação? Deus foi pego ou é pego de surpresa? Deus não sabe então o final da história? Achar que o que acontece está fora do controle de Deus, do conhecimento de Deus, é despresar as profundezas e o saber e o poder de Deus.
Vamos para o básico. João 14.6. Jesus veio para salvar todos. Ser salvo é uma decisão.
@@DanielSilva-jm1ix joão 6:44
A decisão é de Deus, sempre foi e sempre será, 1 corintios 1:27;31
Se este texto não te esclareceu.... Paciência. Mas Glória a Deus por isto tambem.
@@DanielSilva-jm1ix isso. Todos os (eleitos) que Ele chamou antes mesmo da fundação do mundo.
Nem arminiano, nem calvinista. Nem um dos dois pode afirmar categoricamente como se dá a salvação. Porventura algum de vcs é Deus?
Agora, ter predileção por uma corrente da soteriologia ou por interpretação é normal. Empurrar goela abaixo é que não.
Por exemplo... A Bíblia diz que o desejo de Deus é que todo homem se arrependa dos seus pecados e seja salvo. Deus está sendo frustado por isso?
Antropopatia não resolve a falta de capacidade humana para entender o projeto de Deus.
Vemos por espelho... Imagem rebuscada. Um abraço!
O que dizer de efesios capítulo 1 sobre a escolha antes da fundação do mundo primeiro Paulo fala da eleição , depois ele fala somos chamados para ser santo
só seria possivel perder a salvação se ela tivesse nas maos do homem
Uma coisa que muitos calvinistas(como eu) e arminianos podem concordar sem medo, só o que perseverar até o fim é que será salvo. Veja Hebreus 3:14 "Porque temos nos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até o fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.", creio que o salvo vai perseverar até o fim, mesmo que com quedas e falhas. Temos que ter cuidado para não criar um evangelho que prega que uma vida desobediente está tudo bem, mas também temos que ter cuidado em não tirar a glória de Cristo na salvação, como único e suficiente salvador. Nós não ajudamos Deus a ter misericórdia de nós com nossa obediência, nós não damos um empurrãozinho para Deus nós perdoar, misericórdia e bondade são atributos gloriosos de Deus, e Ele não aprende a ser misericordioso, Ele o É, e providenciou a manifestação dessa misericordia através de Cristo pagando toda a nossa dívida(não, não sobrou um restinho para a gente pagar). Da mesma maneira sua ira contra o pecado.
Mas ahi é que está o problema de quem pensa que sao por obras ou força e não pela graça!!!
Perseverar até o fim não é esforço proprio. O Espirito no salvo faz com que ele persevere. Os pentecostais sem hermeneutica e exegese confundem. Vc certamente é arminiano verdade??
A Biblia explica a propria Biblia.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
O apóstolo não está falando de salvação, mas de crescimento na fé (ler desde o capítulo 5) o problema é justamente ler o texto com essa premissa de perda de salvação. De fato as pessoas de hebreus 6 são verdadeiramente salvas, porém não é de salvação que o texto está falando, a menos que você o leia com esse "óculos" preconcebido. Vamos extrair a premissa que o próprio texto é contexto propõem, que com certeza fará muito mais sentido. Essa premissa seria : "aquele que cai, é impossível começar tudo de novo, crer em Jesus de novo, confessar Jesus de novo, ser batizado de novo..., se isso fosse possível fazer, seria como se tal pessoa estivesse crucificando Jesus outra vez, o que de fato é impossível". Então, o que realmente o apóstolo tá fazendo, é encorajando os crentes a deixar os "princípios elementares da lei de Cristo" e "avançar para o que é perfeito" V1. Não tem como associar esse "cair" com perda de salvação, porque isso não é a experiência que temos com o restante da escritura, se fosse assim, Pedro estaria perdido porque caiu, e 1 jo 1.9 não poderia existir por exemplo. E esse "cair" não é apostatar como alguns pensam, pois este, no grego, significa um simples escorregão, vc acha mesmo que escorregar leva à perda de salvação? Lógico que isso não tem base bíblica. Portanto, eu acredito muito no contexto, que o apóstolo está falando simplesmente de crescer espiritualmente, deixar os rudimentos, avançar para o que é perfeito, trocar o leite por alimento sólido etc, e por fim, aquele que cair não deve tentar lançar o fundamento de novo (crer em Jesus de novo), mas sim se levantar rapidamente de onde está e prosseguir. Concluindo, "renovar para arrependimento" nesse contexto, significa simplesmente tentar lançar o fundamento de novo, o que é realmente impossível... É muito simples perceber isso, basta comparar o versículo 1 com versículo 6, nesses dois aparece a palavra "arrependimento", e nos dois casos tem o mesmo propósito repetido : não lançar o fundamento de novo. Portanto não se trata de perder salvação, mas sim de retomar o caminho de onde se parou, e avançar, porque aplicar o fundamento de novo, e crucificar Jesus de novo é impossível.
O Subirá olhando para a palavra e interpretando pessoas pela raiz teológica. O Douglas, olhando para a palavra mas interpretando pessoas aplicando processos e misericórdia. O Douglas é sensacional!!!
De um lado temos a sistematização da segurança do outro, da insegurança. O processo da salvação só pode vir de um ser, Deus! Isso é claro! Efésios 2:8.
BETA MARQUES: Também entendo desta forma: o processo de salvação só pode vir de um ser, Deus.
Até onde vc consegue alcançar na Santa Escritura, vc entende que o ser humano, a quem Deus dirige esse processo de salvação, consegue desobedecer a Deus (no sentido de rejeitar, de não acolher, essa salvação) ou é incapaz de praticar esse ato de desobediência (isto é, de rejeitar, de não acolher para sua própria vida, esse processo salvífico)?
@@ivogomes1874 Não consigo achar na Bíblia, nenhum plano divino sendo frustrado. O controle de absolutamente tudo, pertencente ao Soberano Deus! A minha falta de entendimento não frusta os desígnios divino.
@@betamarques4268 Minha falta de entendimento é, de fato, muito grande. Não consigo esquecer, enquanto leio ou converso a respeito da Santa Palavra de Deus, que "quem julga saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber"- ICo 8.2. Sei que nenhuma opinião que eu adote estará sem necessidade de ser corrigida ou de, no mínimo, ser melhor esclarecida.
Particularmente, também não consigo achar na Bíblia nenhum plano divino sendo frustrado.
O fato de o controle de absolutamente tudo pertencer ao Soberano Deus não exclui o fato de a gerência da própria vida humana pertencer (outorgada pelo Criador) ao próprio ser humano. Deus não é responsável por um ato meu de desobediência a Ele; a gerência, e responsabilidade, de meus atos são minhas, e não do Soberano Deus.
Quando vc pensa, diz ou pratica algo para o que sua consciência diz que foi contrário ao que a Santa Escritura preceitua, você agradece ao Senhor por haver praticado tal ato, em virtude de seu ato ser resultante de um decreto divino para que você o praticasse e, portanto, você estava incapacitado(a) de não cumprir esse decreto divino?
Vc jamais desobedece ao Senhor? Ou, quando desobedece, está apenas cumprindo um decreto divino em relação a você, para que você pratique essa desobediência e, portanto, você está incapacitado(a) de não desobedecer?
@@ivogomes1874 Arbítrio para salvação, no que vejo nas Escrituras, não vem do homem. Estamos mortos, o pecado que habita em mim não me deixa tomar decisões livres de tendências pecaminosas.
Quanto ao arbítrio de escolher uma blusa azul ao invés de uma amarela, se faço medicina ou direito, se viajo para Maceió ou Santa Catarina etc, são vontades pessoais. Tenho liberdade para isso! Caso contrário seríamos robôs, e Deus não nos fez assim.
A responsabilidade humana e a Soberania divina são temas que não compreendemos, ainda!
@@betamarques4268 1- "A responsabilidade humana e a Soberania divina são temas que não compreendemos, ainda". Isto, entendo da mesma forma que o(a) irmão(ã). Concordo em gênero, número e grau.
2- " Estamos mortos, o pecado que habita em mim não me deixa tomar decisões livres de tendências pecaminosas". Nisto, discordo de vc em gênero, número e grau.
a) Quem está "em Cristo" como nova criatura, não está nessa condição de "morto" espiritual, que caracteriza todo(a) aquele(a) que não é verdadeiramente nascido da água e do Espírito.
A posição/condição espiritual de todo(a) aquele(a) que está "em Cristo" é: "Assim, pois, irmãos, somos devedores não à carne, como se constrangidos a viver segundo a carne"- Rm 8.12.
E o versículo 13 prossegue o raciocínio, colocando sobre esses, que estão "em Cristo", a possibilidade, o privilégio, a necessidade e a responsabilidade que carregam, em sua vida cristã, quanto a todos os seus atos:
"Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis"- Rm 8.13.
Todo(a) aquele que está "em Cristo" deixou de ser escravo do pecado desde o instante em que experimentou o novo nascimento, tornando-se "nova criatura, em Cristo Jesus". O(a) tal não tem a obrigação, nem o direito, nem a necessidade de "andar segundo a carne", como todo(a) aquele(a) que ainda não é nascido de novo tem, pois este ainda é "escravo do pecado", não importando o comportamento moral ou imoral que apresente.
b) Quem não está "em Cristo" como novo criatura está nessa condição de "morto" espiritual: "Portanto, os que estão na carne não conseguem agradar a Deus"- Rm 8.8.
Observemos, porém, que esta condição de "morto espiritual" e de "incapaz de agradar a Deus" não significa "incapaz de querer agradar a Deus", conforme segue.
"... pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço"- Rm 7.18b-19.
Quem está "em Cristo" como nova criatura somente experimenta Rm 7.18b-19 quando (e todas as vezes em que) cede à carne e deixa a posição vitoriosa de Rm 8.13. E, assim fazendo, começa a andar segundo a carne, o que significa "caminhar para a morte".
Quem não está "em Cristo" como nova criatura não consegue experimentar Rm 8.12 e, vive, inevitavelmente, sempre em Rm 7.18b-19. Só que isto não significa que esse tal (que está "morto" espiritualmente) esteja incapacitado de "querer o bem". Ele está incapacitado de "fazer o bem que deseja fazer". A faculdade de "querer fazer o bem" não foi retirada nem anulada no ser humano, em consequência da queda de Adão.
O ser humano decaído é "responsável" pela sua própria salvação, embora seja totalmente incapaz de provê-la. Ele é responsável, não porque não pode provê-la, mas porque continuou, mesmo após a queda, com a faculdade de "querer fazer o bem", embora constitucionalmente incapaz de "fazer o bem".
Se eu posso perder a salvação no processo entao nao vem de Deus vem de mim mesmo.
Se salvação dependesse do homem aí sim poderia perder , mas ao contrário do que dizem , santificação não sustenta salvação mas só pode se santificar aquele que foi salvo.
LEANDRO DE MOURA SANTOS: "O Deus que me criou sem eu querer, não me salvará se eu não quiser".
@@ivogomes1874 ele promove o querer em nós , essa é a questão , ele não consulta nossas decisões para seus propósitos eternos , salvação foi na eternidade.
@@ivogomes1874 mesmo se for pela presciência , Deus na eternidade antes da fundação do mundo já sabia .
Mesmo nós conhecendo a salvação em três estágios um não pode estar diferente do outro no final , se Deus conhece os salvos de antemão esses jamais irão perde-la.
@@leandrodemourasantos3436
1) "ele promove o querer em nós, essa é a questão".
Ele o promove quando quer, tanto quanto deixa de promovê-lo quando Lhe apraz, sempre segundo Sua eterna, imutável e soberana vontade.
Adão comeu do fruto proibido por Deus porque Este promovera esse querer (comer desse fruto) em Adão?
Quando Adão comeu do fruto proibido não estava desobedecendo ao Criador porque esse querer de Adão era o próprio Criador que estava promovendo?
Deus dissera a Adão para não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, sabendo que Adão seria incapaz de obedecer-Lhe, porque o mesmo Deus promoveria em Adão o querer (irresistível) comer desse fruto?
Quando o irmão esboça uma reação, tem um pensamento, profere uma palavra ou pratica um ato, para os quais sua consciência o chama a atenção de que contrariam o que a Bíblia ensina, o irmão diz a Deus que agradece a Ele por haver praticado essa obra, pois foi Deus que promoveu essa vontade no irmão?
Desde que o irmão se tornou nova criatura em Cristo Jesus, o irmão nunca precisou de pedir perdão ao Senhor por coisa alguma que tenha pensado, falado ou praticado?
2) " ele não consulta nossas decisões para seus propósitos eternos".
Ele não consultou minha decisão sobre o assunto, para me criar.
Quanto a eu serví-Lo, de todo o meu coração, de todo o meu entendimento e de todas as minhas forças, e de herdar a vida eterna com Ele, Ele nem me obriga, nem me impede: coloca sobre mim a responsabilidade de optar por obedecer-Lhe ou desobedecer-Lhe.
Ninguém é "proprietário", nem "senhor" de sua própria vida, mas, querendo ou não, somos "gerentes" dela e responsabilizados pelo Senhor pelo que fazemos ou deixarmos de fazer com ela.
Exegese calvinista:
"Porque Deus é Quem efetua em vós tanto o querer quanto o efetuar, segundo Sua boa vontade"- Fp 2.13.
- Nenhum ser humano consegue desobedecer a Deus porque, mesmo quando está desobedecendo a Deus, está executando um querer promovido pelo próprio Deus nesse ser humano.
@@ivogomes1874 eu vejo como vontade soberana e não podemos querer uma liberdade sendo livre do próprio criador ;
Adão foi criado livre mas Deus sabia que Adão iria comer do fruto , vejo sim como livre arbítrio somente mas não livre do criador .
Se vc olha pra bíblia para tudo convergir em Cristo e para sua glorificação sobre a morte e o pecado então não podemos dizer que foi tudo por acaso ou obra de Adão mas sim tudo para convergir em Cristo .
Se eu recebi a Graça, darei frutos do Espírito e serei reconhecido como filho de Deus, e não me perderei no futuro, mas sempre cairei. Se eu não recebi a Graça, mas estou na igreja servindo, e dou ate frutos do Espírito, porém tenho pecados escondidos do qual eu morro com eles, nunca recebi verdadeiramente Cristo em minha vida.
Jesus diz em João 15 sobre aqueles que estão nele e não dão frutos. Estar nele não é apenas ir a igreja ou parecer crente. Ele fala de pessoas que estavam Nele e foram arrancadas. Produzir frutos não é automático. Requer dependência e fé em Deus, esforço, dedicação, perseverança.
Seu comentário ficou contraditório, afinal como você vai da fruto do Espírito Santo se nunca nasceu de novo ?
@@souperegrinonessaterra.4570 Penso da mesma forma que o irmão.
Ter fruto do Espírito na vida, mesmo sem estar em Cristo, é pensamento que só cabe na cabeça de irmãos que adotam a percepção calvinista.
Irmãos calvinistas: O primeiro ser humano (Adão) foi criado por Deus como um dos predestinados à vida eterna ou como um dos não predestinados?
Já lhes perguntei (não para debates carnais, mas para enriquecimento espiritual meu e de vocês) incontáveis vezes. Por quê nunca me respondem?
@@ivogomes1874 Poisé irmão, os mesmos calvinistas dizem que é impossível o homem buscar a Deus por que está morto em pecados, e isso concordo, por que é Bíblico, mas eles também dizem que se a pessoa viver para Cristo mas no fim se desviar e morrer desviada é por que nunca foi salva, muito contraditório , não tem como da frutos do Espírito Santo sem ter nascido de novo, Jesus mesmo disse que pela árvore se conhece o fruto, então isso mostra claramente que é impossível alguém da frutos do Espírito Santo sem ter nascido de novo.
@@souperegrinonessaterra.4570 Também entendo dessa forma, irmão. (Mas não entendo que alguém, pelo fato de adotar o pensamento calvinista, não esteja salvo(a) no Senhor Jesus Cristo. Penso que quem adota a percepção arminiana e quem comunga com a visão calvinista podem, ambos, estarem igualmente firmes no Senhor Jesus; como também podem, ambos, estar separados dEle, mas não pelo fato de adotarem uma ou outra percepção).
1) Particularmente, não vejo sustentação escriturística para a idéia de que "é impossível o homem buscar a Deus por que está morto em pecados". E penso desta forma, pelo motivo abaixo.
"Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto"- Rm 7.15.
Não conseguir fazer o que prefere, e fazer o que não quer fazer (por que a pecaminosidade inerente à carne impede de executar o bem que quer praticar), é a condição normal (digamos, "a regra geral") para todo e qualquer ser humano que não esteja em Cristo como nova criatura.
Para quem está em Cristo, a condição normal (digamos "a regra geral") é: "assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne, como se constrangidos a viver segundo a carne"- Rm 8.12. "Não faço o que prefiro, e sim o que detesto"- Rm 7.15, é (para todos quantos estão salvos em Cristo) "a exceção", e não "a regra geral".
Na vida pessoal de todos quantos estão em Cristo, acontece o "não faço o que prefiro mas o que detesto", todas as vezes em que o(a) santo(a) se deixa ser vencido pelo própria carne. Esse(a) santo(a) saiu, momentaneamente, da condição normal ("regra geral" dos salvos (que é "estar andando segundo o Espírito") e se submeteu à "exceção" (que é "estar andando segundo a carne").
Portanto, é possível, e até natural, que o ser humano busque a Deus enquanto está morto em delitos e pecados. (Deus dialogou com Adão enquanto este estava em pecado). A queda impede o ser humano de "fazer o bem", de "comungar filialmente com Deus", mas não retirou do ser humano a capacidade de "querer fazer o bem", de "querer comungar com Deus".
"Pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo"- Rm 7.18b. Este fato espiritual é experimentado, igualmente, tanto por quem não está em Cristo como nova criatura, quanto por quem está.
Quem não está em Cristo, carrega em sua constituição humana o desejo de fazer o bem (pois o pecado retira a capacidade de executar o bem, mas não retira o desejo de executar esse bem). Esse indivíduo, todavia, não consegue efetuar esse bem porque não carrega consigo o Santo Espírito, habitando em seu espírito humano regenerado, que é o único poder no universo que prevalece contra a operação da lei do pecado e da morte, imanente na constituição humana decaída.
Quem está em Cristo, carrega em sua constituição humana o desejo de fazer o bem (pois o pecado não retirou o desejo de fazer o bem, e o Santo Espírito que habita no(a) salvo(a) conduz à prática desse bem). Esse(a) santo(a), todavia, só consegue executar esse bem quando reage positivamente ao Espírito de Deus que nele(a) está. E todas as vezes em que um(a) santo(a) reage positivamente ao Espírito de Deus que nele(a) habita, o autor do bem que for praticado ali, será o Espírito de Deus, ao passo que esse(a) santo(a) terá sido apenas o instrumento humano. E esse ato é, inevitavelmente, fruto do Espírito.
2) Se desviar de Cristo sem nunca haver nascido de novo, entendo que não existe. Como eu consigo perder algo que eu nunca tive? Como consigo sair de onde eu nunca estive? Como consigo me tornar um perdido sem eu jamais haver estado salvo?
3) Parece-me que irmãos calvinistas com os quais tenho tido a satisfação de dialogar, são incapazes de discernir "fruto do Espírito" na vida de alguém de "solidariedade humana" na vida desse alguém. Estão vendo alguém exercendo "força de vontade bem intencionada" e estão dizendo que se trata de "temperança" (fruto do Espírito) na vida dessa pessoa. Chamam "obra social da igreja" de "serviço cristão". Parece que carregam uma necessidade imensa de conhecimento da Santa Escritura.
Apenas um crente pós modernista, concorda. O mesmo assunto falado por outro pastor ou teólogo de outra época seria melhor explicado.
Graça e paz irmãos, assunto muito importante para o nosso conhecimento e crescimento espiritual; em romanos Capítulo 6 Versículo 23 diz: que porque o salário do Pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. podemos entender que o dom gratuito de Deus, a vida eterna ,ainda é uma dádiva de Deus ou seja, a Santificação de vida não conquista a vida eterna para ninguém! Não quero dizer com isso que um irmão salvo para sempre Não viva como um salvo, mas na verdade o salvo sempre salvo é na verdade uma pessoa segundo o coração de Deus, ele nasceu de novo, porque Deus nunca vai usar planos do homem ou seja de ninguém, mas vai usar o homem nos planos DELE para Glória Dele do Alto, em toda veracidade e a autencidade; do nosso soberano Deus, é Deus o autor da minha salvação.
Essas autoridades se acham detentores da verdade. Assistam Joseph Prince para entenderem melhor da graça... A única atribuição para ser salvo e crer... Paulo diz que só de querer ser justificado pela lei já está sobre maldição... Jesus diz conhecereis a verdade e a verdade vós libertará... Graças a Deus por Jesus Cristo que me libertou da maldição da lei e de pregadores que querem fazer presas suas...
Jesus disse aquele que o pai me da de maneira nenhuma o lançarei fora a salvação e de graca através da fé e isso e dom de Deus não vem de voz
Na minha opinião a salvação não pode ser perdida, agora quem prega ou crer q pode viver no pecado não nasceu denovo.
A vida eterna que Jesus deu não pode ser passageira.
O Espírito Santo em nós é o penhor da salvação (penhor = garantia)
Oi poderia fazer um podcast sobre equidade....
EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE EQÜIDADE
Essa passagem de hebreus está dentro de um contexto, os judeus nessa época conventidos estavam retornando para o judaismo e Paulo fala que não tem salvação sem Jesus. E esse pecar de propósito é apostasia a pessoa que se desviou e quer voltar vai encontrar perdão, agora o apóstata, ele vira as costas mesmo sabendo da verdade. No caso abordar do processo da salvação seria a apostasia.
GABRIEL FARIA: Entendo dessa forma, irmão.
Como é que eu consigo apostatar sem haver verdadeiramente nascido de novo?
Subirá não entendeu Paulo! Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 6:1-23
Só perde a salvação quem nunca nasceu de novo. O Espírito Santo é um selo do cristão que foi realmente salvo. A palavra diz que aqueles que o Pai deu a Cristo nenhum será lançado fora. A perseverança na salvação, é como a salvação, PURA GRAÇA de Deus.
DUQUE_BM: "Só perde a salvação quem nunca nasceu de novo".
Como conseguirá essa proeza, irmão? Irá perder uma coisa que nunca possuiu?
Efésio 2v8
Porquanto pela GRAÇA sois SALVOS ,por meio da FÉ, e isso NÃO VEM de VÓS, é dom de Deus ,NAO VEM PELAS OBRAS para que ninguém se glorie.
Se nem fé nem obras depende da gente, como podemos perder uma coisa que Deus nos deu e não está nas nossas mãos?
Porque os que dantes conheceu também os PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que PREDESTINOUa estes também CHAMOU; e aos que chamou a estes também JUSTIFICOU; e aos que justificou a estes também GLORIFICOU.Tudo aqui é Deus quem faz o homem só tem a participação com o pecado.
Romanos 8:29,30
Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),Romanos 9:11
Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Romanos 9:14-16
ele falou a Bíblia mas as pessoas preferem teologia humana. Aquele que perseverar até o fim será salvo.
Salvo da grande tribulação filhinho, jesus falou que "às minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem, e não hão de perecer, eu lhes dou a vida ETERNA, e NINGUÉM as arrebatará das minhas Mãos. João 10
Ler as passagens, irmão! Mateus 10 não tem nada a ver com ser arrebatado antes da tribulação. O que por sinal é uma teologia sem bases bíblicas, na qual crentes mornos que desejam fugir do sofrimento se enredam. Deus te abençoe
Calvino x Armínio
Falto a parte que Luciano subirá fala da questão que Douglas pergunta sobre os filhos que o Pai deu a Jesus nenhum se perdeu, exceto judas, ficaria melhor no contexto do título do vídeo. Assistir esse podcast inteiro, um dos melhores, que continue abençoando esse mistério que já e uma benção em nossas vidas, Deus abençoe 🙏🙏
Onde consigo vê completo ?
O Douglas é de linha calvinista ou arminiana?
Realmente é um assunto complexo, eu já tive várias opiniões formadas, mas confesso que hoje em dia eu não tenho uma opinião pronta. É estranho falar que perde por causa do pecado, pois se não somos salvos por mérito como perderíamos por demérito? Mas tbm é estranho dizer que não se perde, pois a Bíblia é recheada de textos de alertas e Hebreus meio que deixa claro.
Perde a salvação sim.
Armena
Se o processo de salvação pode ser abortado esse salvador não é tão poderoso.
A passagem de Simão o mágico. Os deterministas... adeptos da predestinação vão dizer ao contrário. Ah se ele quer comprar a salvação é pq nunca foi salvo. Encerra td discussão teológica.
MARCELO FERREIRA LOPES: Vejo este assunto sob a mesma ótica que o irmão adota.
O irmão entende que esses deterministas responderão de que forma às seguintes perguntas:
1ª) Se o primeiro Adão foi criado por Deus como um dos predestinados à vida eterna, como é que Adão conseguiu decair e se tornar (pois que passou a precisar de redenção) um condenado à segunda morte?
2ª) Se o primeiro Adão foi criado por Deus como um dos não predestinados à vida eterna, como é que Adão conseguiu decair (já que estava fora da vida eterna desde a sua criação?
Eu diria q uma pessoa n convertida verdadeiramente n é salva. E q o julgamento de Deus é justo pq ele considerar todos os fatores (criação, traumas, personalidade e etc) q permeiam o processo de conversão.
Então o pastor não peca mais
Eu vejo o que aconteceu com Judas Escariotes, seguiu a Cristo durante todo o tempo, e no final serviu a satanás, e acho que todo homem é assim, se depender de nós, como poderemos nos salvar, se Jesus Cristo não interceder por nós? Como Cristo intercedeu por Pedro,( "Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.
Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos".Lucas 22:31,32, ) se Jesus não intercede por Pedro, ele dança, e a obra é de Deus, a salvação é de Deus, se satanás tiver poder para cirandar ou penerar (tentar ou provar), nós não resistiríamos, pois ele excederia e acharia um jeito, então, sem a ação de Deus para nos ajudar, nos livrar do mal, nos guardar com os seus anjos, estariamos todos LASCADOS e CONDENADOS!
Judas não serviu a Satanás, até porque Satanás nem queria que Jesus morresse na cruz e cumprisse sua missão.
Judas foi um personagem essencial pra isso acontecer, Judas precisava trair Jesus pra profecia ser cumprida. Pra hoje nós podermos falar que Deus (afinal, Jesus é Deus) passou por tudo que um ser humano comum passa, ele sentiu toda dor e sofrimento que a gente passa, inclusive ser traído.
Por mais louco que possa parecer, Judas foi colocado ali por Deus mesmo. Se não fosse por Judas, Jesus não teria sido traído e crucificado. Isso não significa que Judas foi salvo, mas significa que ele não tava servindo a Satanás.
@@Atena.inteligênciaartificial " Isso não significa que Judas foi salvo, mas significa que ele não tava servindo a Satanás."
Se não foi salvo, era servo de quem?
@@ivogomes1874 Mas no fim das contas eu não sei se ele foi salvo ou não, isso não cabe nem a mim e nem a você julgar.
Mas se ele não foi, isso não significa que ele era servo de satanás, apenas significa que ele NÃO era servo de Deus.
Se eu disser que todas as pessoas ruins só são ruins porque são manipuladas pelo capeta, eu vou estar isentando elas da maldade delas.
As pessoas têm livre arbítrio.
Elas são más e fazem coisas ruins porque são assim.
@@ivogomes1874 Se Judas servisse a satanás, ele não teria traído Jesus e por consequência Jesus não teria morrido na cruz e hoje nós não estaríamos conversando sobre isso, afinal não seríamos salvos porque o que nos salvou foi Jesus morrer na cruz por nós e Jesus só morreu na cruz porque Judas o traiu. Você acha mesmo que Satanás queria que Jesus morresse na cruz e pegasse pra si a chave do inferno? Ou seja, hoje nem a chave da própria casa o diabo tem, graças a morte de Jesus na cruz.
@@Atena.inteligênciaartificial "Se eu disser que todas as pessoas ruins só são ruins porque são manipuladas pelo capeta, eu vou estar isentando elas da maldade delas."
Lendo a Santa Escritura, eu vejo exatamente isto que você está dizendo. Concordo com você, nesta parte, mesmo porque no período indicado pela Bíblia, em que Satanás estará "preso", pessoas continuarão a pecar por conta própria, mesmo sem a influência dele (satanás).
"As pessoas têm livre arbítrio".
Lendo a Bíblia, vejo desta forma também; se for no sentido de que o ser humano é responsável por seu destino perpétuo (em comunhão com Deus ou separado dEste).
Isto porque entendo que a Bíblia ensina que o ser humano não é proprietário nem senhor da própria vida, mas é gerente dela e responsável, diante de Deus, pelo que faz ou deixa de fazer com ela.
Terem livre-arbítrio, no sentido de as pessoas serem "soberanas" (isto é, nem Deus consegue impedí-las), considero uma cegueira digna de dó.
"Elas são más e fazem coisas ruins porque são assim."
E são assim porque Deus as fez assim e elas não podem resistir ao decreto divino de serem assim? Onde a Bíblia diz isso?
Lúcifer decaiu e se transformou em satanás porque Deus decretara que ele assim procedesse? Deus disse a Adão para não comer do fruto proibido, sabendo que Adão estaria incapacitado de não comer desse fruto, porque Deus promoveria em Adão o querer comer, e depois Deus responsabilizaria Adão pela queda?
Quem faz uma coisa ruim é porque essa pessoa é ruim? O(a)s irmão(ã)s com quem a irmã tem comunhão em sua congregação são todos ruins? Ou será que, como pessoas boas que são, nunca fazem nada ruim?
"Livra-nos, Senhor, do homem mau. E principalmente, Senhor, das coisas más que os homens bons fazem. E, finalizando, livra o meu próximo das coisas más que que faço."
ACONSELHO: Quem deseja entender bem Hebreus 6.1-4; LER O LIVRO: CAMINHANDO NA PERFEIÇÃO Rômulo Monteiro).
Pois esse é o único lugar na Bíblia que alguns vão recorrer para falar de perda de salvação (de forma mais clara); porém, o mesmo autor e livro de Hebreus, fala inúmeras vezes sobre os crentes em Cristo, já estarem aperfeiçoados em Cristo, de uma vez por todos (ainda que em processo). É necessário entender a EXEGESE DE HEBREUS (o pensamento retórico e exortativo do autor. Leiam o livro: CAMINHANDO NA PERFEIÇÃO (Rômulo Monteiro);
LEVI COSTA: "Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade". (ITm 2.3-4). Mas Deus predestinou apenas alguns.
Só na mente calvinista cabe um negócio desses.
O primeiro ser humano (Adão) foi criado por Deus como um dos predestinados à vida eterna ou como um dos não predestinados?
@@ivogomes1874 Adão foi predestinado por Deus.
"Creio na doutrina da eleição porque tenho absoluta certeza que, se Deus não me escolhesse, eu jamais O escolheria. Tenho certeza que Ele me escolheu antes de nascer, ou do contrário nunca me escolheria depois disso."
C. H. Spurgeon
Eu não sou calvinista.
Mas vejo e entendendo, hoje, claramente a doutrina da eleição (predestinação). Essa doutrina é fácil de entender, mas não é fácil de se aceitar, pois nossa cultura e estado caído, centrou tudo no ego, por isso achamos que podemos escolher tudo, se queremos ou não a Deus. Pretensão humana...
@@levicosta4964 Grato pela resposta, irmão. Particularmente, não entendo (e meu entendimento é por demais curto) que a percepção arminiana responda a todos os questionamentos que se faz sobre a vida e experiência cristãs, mas sou mais inclinado à linha arminiana que à vertente calvinista.
Comparo as duas vertentes a dois modelos diferentes de "garfos" (instrumentos hermenêuticos) tentando levar (mas sem conseguir de modo eficaz) "a sopa" (a Santa Escritura, com o devido respeito) à "boca" (a alma humana).
1) Parece óbvio, ao lermos O Livro, que a eleição foi efetuada antes de a espécie humana ser criada.
2) Parece óbvio, ao lermos O Livro, que nossa cultura e estado decaído, centrou tudo no ego, achando nós, pretensiosamente, que podemos escolher tudo, se queremos ou não a Deus.
3) Parece óbvio, ao lermos O Livro, que Adão foi predestinado por Deus a vida eterna.
4) Parece óbvio ao irmão, ao ler O Livro, que, sendo Adão um dos predestinados à vida eterna:
a) Adão não conseguiu, na queda, tornar-se um dos excluídos da vida eterna, porque fora criado predestinado por Deus a ela?
b) Adão conseguiu, na queda, tornar-se um dos excluídos da vida eterna, mesmo sendo um dos predestinados por Deus a ela?
c) A queda não existiu?
@@ivogomes1874 A queda é real; Adão pecou e quebrou sua aliança CONDICIONAL com Deus, com isso, sofreu consequências temporais; porém, a Eleição, NÃO É UMA ALIANÇA CONDICIONAL. A ELEIÇÃO É UMA ALIANÇA INCONDICIONAL, ESCOLHA E DECISÃO SOBERANA DE DEUS. Quando Adão peca, ele perde a comunhão e sofre consequências, mas como Deus o escolheu, Deus não o deixa em sinal de Sua GRAÇA (aliança) INCONDICIONAL; Deus vai atrás de Adão no Éden, lhe dá a revelação, promessa da salvação pelo Evangelho (Gn 3.15); e lhe dá sinal que, sobre ele estará o sangue do cordeiro de Deus (Gn 3.21), que aponta para Cristo (Jo 1.29). CRISTO E SEU SACRIFÍCIO, SUA CRUZ, É A ALIANÇA INCONDICIONAL (salvação que não se perde), e que encontra no mundo todo o povo perdido, SOMENTE O POVO DE DEUS, e salva (Mt 1.21). Ele é o salvador do Seu povo que, pela quebra a aliança CONDICIONAL, se perderam da comunhão, mas Deus os salva para a aliança INCONDICIONAL, em Cristo na Cruz.
Deve estudar, na narrativa da Bíblia:
- Dois povos atravessam a história (ÍMPIOS X POVO DE DEUS);
- Duas Alianças (INCONDICIONAL E CONDICIONAL);
@@levicosta4964 " A queda é real; Adão pecou e quebrou sua aliança CONDICIONAL com Deus, com isso, sofreu consequências temporais; porém, a Eleição, NÃO É UMA ALIANÇA CONDICIONAL."
Deixa ver se entendi corretamente:
Foi quebrada por Adão a "aliança condicional" mas, como a "aliança incondicional" (a eleição) não pode ser quebrada pelo homem, não houve, por ocasião da queda, exclusão de seres humanos do plano divino de vida eterna?
O mundo já está condenado. Isso é ponto final. Só pode perder a salvação, quem pensa ou aparenta ter. Tudo o que a Bíblia fala é dirigido aos cristãos ou pensa ser cristão.
Algo muito óbvio e que não carece ser debatido.
Todos os que pecam deliberadamente, já estão condenados.
Se vc crê e for batizado será salvo, mas os que não podem se salvar, Condenam.
de que me serve a salvação se não sou FILHO!!!???
amado IRMÃO Luciano, vou te responder com uma única Palavra
o IRMÃO João escreve assim ;
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
João 16:7-11
Qual o pai que condena o seu filho?
se até nós cuidamos dos nossos quanto mais o PAI celestial!!!
Qual é o pecado que condena?
o pecado que pode condenar alguém é o pecado de não CRER em JESUS.
matar roubar prostituir mentir enganar são de satanás que tenta ainda escravizar aqueles que já são FILHOS.
agora,
se depois de já ter sido GERADO FILHO, e, se assim mesmo esse FILHO peca,
esse pecado não é pra sua condenação, senão JESUS condenaria a SÍ mesmo
Percebo que o IRMÃO Luciano ainda não se despiu e se veste de trapos do véu que rasgado foi!!!
MARCELLO GRACIANNI: "se depois de já ter sido GERADO FILHO, e, se assim mesmo esse FILHO peca, esse pecado não é pra sua condenação, senão JESUS condenaria a SÍ mesmo"
Talvez haja algum fundo de verdade nos comentários de redes sociais, de que certo(a)s "filho(a)s de Deus" são membros e ministros ativos na congregação e, ao mesmo tempo, são também irmãos em irmandades de sociedades chamadas de "secretas".
Participam, segundo tais comentários, da mesa do Senhor na congregação e da mesa dos demônios nas tais sociedades.
É uma bênção. Continuem, "irmão(a)s". (Um adultério ali, um trambique aqui, um pouco de pornografia acolá, beber "só socialmente, claro" alguma coisinha com álcool, mentiras e falcatruas para sobreviver e manter o status, nada disto é para condenação de vocês).
Aliás, como vocês são filho(a)s de Deus, não conseguem sequer andar em pecado; se estiverem andando em pecado, é porque nunca foram salvos (e nunca serão, pois não nasceram "predestinados"), não é mesmo?
Como vocês são filho(a)s de Deus, nada do que vocês venham a praticar o(a)s separará do Senhor Jesus. É-lhes impossível deixar de herdar a vida eterna.
Das duas coisas, não sei qual delas o diabo mais aprecia: "pentecostadas" satânicas ou "ortodoxias" reformadas.
@@ivogomes1874 Olá Ivo. não deixou claro quem ÉS? vc é FILHO ou FILHO servo ou ainda um simples servo, e, pra não dizer mais, seria apenas um torrão de terra?
apenas pra eu e situar e saber com quem falo
e
obrigado por responder
@@marcellogracianni1574: "Olá Ivo. não deixou claro quem ÉS? vc é FILHO ou FILHO servo ou ainda um simples servo, e, pra não dizer mais, seria apenas um torrão de terra?
apenas pra eu e situar e saber com quem falo e obrigado por responder"
De modo algum; eu é que agradeço a fidalguia que recende da vossa pergunta, para a qual temo não estar à altura da habilidade mínima de uma resposta compatível, pelo que rogo antecipadamente as necessárias escusas, enquanto me esforço em tentar vos situar.
Indubitavelmente, um torrão de substância orgânica. Sendo imperioso, todavia, registrar que a matéria em apreço não se encontra em condições sanitárias aceitáveis, pois que contaminada (pela queda adâmica) com a natureza pecaminosa, abominável ao Criador.
Tal consideração se faz indispensável, vez que elemento determinante para a opção de se interagir ou não com o feito, o ter-se prévia ciência do elevado grau de repulsiva asquerosidade de que está impregnada a excrecência.
Na hipótese da sapiente opção por não se entabular qualquer espécie de diálogo, agradeço pela nobreza em vos haverdes dignado a conceder compassivamente o benefício da interrogação lançada, e agradeço, servil e antecipadamente, a ausência de qualquer eventual manifestação de vossa parte, posteriormente à presente leitura, de quaisquer naturezas que possa ser.
Em sendo de modo diverso, e apenas para eu me situar com quem falo, pergunto se V. Sa. já é um ser humano salvo na pessoa do Senhor Jesus Cristo, se está esperando um dia vir a ser, ou se salvação não é assunto relevante.
@@ivogomes1874 olá amado Ivo. entre tantas deixas que poderia usar pra te responder, dependendo da altura que pareça ser infinita rastrejar não te faz elevado.
Não respondestes uma simples pergunta
Você é FILHO?
pode ficar com minha salvação pois pra mim nada presta se não sou FILHO.
aliás
qual é o mais importante pra vc?
salvação ou FILIAÇÃO???
@@marcellogracianni1574 "qual é o mais importante pra vc? salvação ou FILIAÇÃO???"
V. Sa. é uma criatura humana não decaída que pretende alcançar sua filiação divina sem necessidade de redenção?
Ou a salvação que V. Sa. conhece não inclui filiação?
Esse tipo de argumento, que o crente perde a salvação, é o tipo que tem deixado muitos filhos de Deus doentes psicologicamente. Eu sou testemunha disso. Por muito tempo fiquei desesperado, sem dormir, perturbado com muito desespero, sem conseguir nem trabalhar, por causa de um argumento infeliz como este. No afã de manter os crentes na igreja muitos usam esta alegação. Isso é a coisa mais nociva no evangelho. O crente tem o Espírito Santo, e é ele quem o guia. O crente vai pecar inevitavelmente, mas será disciplinado pelo Senhor e vai crescer. Não somos nós que nos sustentamos, pois se assim fosse o Diabo já nos teria pego para ele. Somos guardados por Deus, nosso Senhor. Nenhum crente é igual, uns crescem mais rápido e outros podem levar uma vida inteira. Mas uma coisa é certa os que são de Cristo crucificam a carne com Ele. A passagem em Hebreus fala daqueles que participaram dos dons do Espírito, que são benefícios recebidos como cura, fome saciada, resgate de cativeiro, mas voltaram para outros deuses querendo também benefícios. Jesus exemplificou isto quando ao curar 10 cegos apenas um voltou para louvar a Jesus. Não há como quem nasce do Espírito se perder, se nasceu, nasceu, é filho, quem se perde é porque já estava perdido, como Judas, que viu todo o poder de mundo vindouro, as curas, os milagres, mas seu foco era terreno. Nenhum de nós merece a salvação, ela nos é dada de graça. Quando um pastor fala da possibilidade de perder a salvação eu deixo de ouvir esse pastor. Já tive muito pesadelo com isso. A bíblia é um livro que deve ser lido pedindo a luz do Espírito.
SÉRGIO OLIVEIRA: "Esse tipo de argumento, que o crente perde a salvação, é o tipo que tem deixado muitos filhos de Deus doentes psicologicamente."
Essa doença psicológica eu encontro em filhos de crentes calvinistas que, por não alcançarem o padrão moral aceito na igreja dos pais, passam a acreditar que não nasceram predestinados para a vida eterna, e que o Senhor Jesus nunca os receberá como filhos do Pai, e que nada lhes resta na vida senão aguardar a condenação perpétua.
"Quando um pastor fala da possibilidade de perder a salvação eu deixo de ouvir esse pastor. Já tive muito pesadelo com isso".
Se lhe dá pesadelo, o irmão faz muito bem em deixar de ouvir. Eu, particularmente, entendo que a Bíblia afirma a existência da "apostasia"; mas o perigo de apostatar não me impede de me alegrar no Senhor Jesus; apenas me impulsiona a vigiar.
@@ivogomes1874 Hoje eu entendo que filhos de Deus são filhos de Deus, seria uma heresia dizer que filhos de Deus se perdem, se se perdem nunca nasceram do Espírito, é apenas escravo da lei e dos rituais. A bíblia diz que o filho permanece para sempre na casa, o escravo não. O que acontece com muitos filhos de Deus, principalmente os neófitos, como eu era na época que sofri esse drama, é um pensamento igual ao do irmão do filho pródigo, ele achava que seu direito as bençãos do pai estava subordinado a sua dedicação ao trabalho para o pai, ao que o pai falou, sintetizando o sentido das palavras: meu filho, tudo aqui é teu independente do faças. também a passagem em Hebreus finaliza dizendo: "Porem nós não somos dos que se apartam..." Isto quer dizer que os filhos não apostatam, isso seria impossível. Se a fé é um dom de Deus é impossível descrer, os dons de Deus são irrevogáveis, está escrito na Bíblia. Muitos dos que creram creram nos feitos de Jesus creram no que era visível, mas nem sempre atribuiam aqueles milagres do Senhor ao poder do Espírito Santo. São esses que provaram o dom celeste e voltaram para Moisés, rejeitando o caminho mais excelente.
@@Sergio48735 Como é que eu perco algo se eu nunca tive esse algo? Como consigo sair de um lugar em que eu nunca estive?
É impossível alguém praticar a apostasia, sem primeiro haver sido filho(a) de Deus, nascido(a) da água e do Espírito, saído do reino das trevas para o reino do Senhor Jesus, se tornado nova criatura em Cristo.
Se eu nunca me tornei nova criatura em Cristo e, sendo religioso praticante (seja arminiano, seja calvinista), passei a, por exemplo, participar de mesa de sociedades chamadas de "secretas", eu nunca apostatei da fé cristã.
Significa que eu estava no reino das trevas, dele nunca (mesmo enquanto era líder em rebanho arminiano ou calvinista) saí, e no mesmo reino continuo.
Não se confundam alhos com bugalhos, nem vida moral ilibada com vida santa.
@@ivogomes1874 Não se trata de perder, se trata de abandonar. O exemplo está também na parábola do semeador. Há muitos que se chegam ao Senhor por causa de bens terrenos, mas quando chegam as adversidades por causa do Reino a fé acaba ali, é uma fé humana, que existe em muitas religiões. A fé em Jesus é diferente, vem do alto, é divina. Observe que quando Jesus andava sobre as águas, antes de Pedro fazer o mesmo ele falou: "Se és tu mesmo, Senhor, mande que eu ande também até ti." E o Senhor disse, vem. A ação por fé genuína é baseada no que Deus diz, promete ou manda. O caso de andar sobre as águas, Pedro não se atreveu a ir por sua própria fé, coisa que ninguém tem em si mesmo nem do tamanho de uma semente de mostarda. Pedro precisava de ouvir Jesus falar, porque a fé vem pelo ouvir, e ouvir da palavra de Deus. Veja que Judas participou dos trabalhos e dos milagres de Jesus, mas rejeitou Jesus e o entregou. Que tipo de fé era a de Judas? Uma fé naquilo que ele via Jesus fazer, e os milagres feitos pelas mão de Judas eram porque ele obedecia a Jesus no que Ele mandava fazer, mas não o via como Deus porque quando ele se arrependeu de ter vendido o Senhor, ele não foi pedir perdão ao Senhor, que poderia salvá-lo, mas ao se arrepender ele disse: "traí sangue inocente". Era isso que Jesus significava pra ele, um inocente. Naquela traição Judas apostatou da fé. E que Jesus fala sobre ele? Era o filho da perdição, era do maligno. Assim são os apóstatas, mas há os que não são da apostasia, e esses sabem que não são. Se Judas tivesse nascido de novo ele não seria perdido, pois Jesus disse que todos que o Pai lhe deu nenhum se perdeu. Alguns homens vê a fé como Simão, o mágico, uma oportunidade de negócios.
@@Sergio48735 "Não se trata de perder, se trata de abandonar."
Respeito a percepção do nobre irmão e não intenciono que o irmão adote um novo entendimento, senão se o irmão encontrar sustentação bíblica para esse novo entendimento.
"Há muitos que se chegam ao Senhor por causa de bens terrenos, mas quando chegam as adversidades por causa do Reino a fé acaba ali, é uma fé humana, que existe em muitas religiões".
Sim; mas esta pessoa não é um(a) apóstata; é alguém que nunca foi salvo(a). Se nunca experimentei a fé salvífica, é óbvio que nunca consegui abandoná-la. O que estou buscando entender é o seguinte:
Como é exequível a alguém, abandonar algo que nunca lhe pertenceu, ou abandonar uma posição em que nunca esteve?
Adão, o primeiro ser humano, foi criado por Deus como um dos predestinados à vida eterna ou como um dos não predestinados?
Ótima abordagem do Subirá!
Pena que os calvinistas são muito chatos kkkk
Quando a Graça nos alcança, a primeira coisa que acontece, é constrangimento. Você percebe quem você é, e quem te salvou É, e sobretudo do que Ele te salvou. Não concordo mas respeito o posicionamento do Pastor. A doxologia da Carta de Judas é um exemplo claro de que quem nos garante não somos nós mesmos, é Cristo. Se perco minha salvação, logo o ato de Cristo é falho. A soberania já não é soberana e a onopotência é impotente...Não temos um Deus imperfeito...e nem temos mérito algum no processo...a não ser na santificação, que é o único passo no corolário da salvação, que é sinergista.
A doxologia de Judas é essa...
24. Aquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,
25. ao único Deus nosso salvador, sejam glória, magestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo sempre! Amém...
Quem nos garante é Ele, o nosso Senhor antes de haver mundo ou tempo...
Glórias sejam dadas a Ele eternamente...AMÉM!
TONIM RIBEIRO: "..e nem temos mérito algum no processo...a não ser na santificação, que é o único passo no corolário da salvação, que é sinergista."
O irmão deve ter motivos suficientes para pensar desta (acima) forma. Adianto-lhe, porém, que, sendo eu sinergista, nunca entendi que a santificação é mérito de quem está sendo santificado. Nenhum dos sinergistas com quem tenho relacionamento entende que a santificação é meritória.
Tanto a justificação não é, de modo algum, meritória, quanto a santificação não é, de modo algum, meritória. (E se alguém entende que a santificação é meritória... eu respeitarei a opinião, mas entendo que isto contraria frontalmente tudo o que a Santa Escritura dispõe).
Tanto quanto a santificação não é meritória, também não é "automática" (sem a participação de quem está sendo santificado). Se fosse "automática", a Santa Escritura não insistiria tanto com o imperativo "santificai-vos".
A Bíblia não me manda "respirai" (porque não me compete cuidar disto; isto é "automático", enquanto a vida estiver em mim). Mas a Bíblia me manda "crede", "santificai-vos", "vigiai". Quando Adão, antes de decair, praticava o que Deus lhe ordenava, nenhum desses atos de obediência a Deus eram "meritórios" para Adão. Tudo era por "graça"; e nem sequer o pecado havia ainda entrado na experiência humana.
@@ivogomes1874 meu irmão, penso na santificação como obra de Cristo no homem, com toda certeza! Sem Ele nada do que foi feito se faz, ou se mantém. Porém, para ilustrar o que pretendo dizer com a expressão "sinergista" do processo, é: somos santificados a medida que somos iluminados no conhecimento de Deus, é algo que reage no homem, e se reage, é porque existe resposta humana no processo. Na verdade ninguém consegue, ou pode se santificar sozinho, ou porque quer, mas a obra de Cristo leva ao processo. Assim sendo, quando leio a Bíblia, estudo a Palavra, oro só, ou com meus irmãos, busco ter uma vida pia, é a santificação reagindo em mim, e eu nela, porque é nas ações humanas, que se vê o fruto do Espirito, é neste caso, que talvez de forma equivocada, eu empreguei a palavra "sinergista". Vou exemplificar:
Imagine uma pessoa em uma escada rolante. Ainda que ela não se movimente, ela sobe. Agora imagine uma segunda pessoa na mesma escada rolante, só que esta segunda pessoa, além do movimento automático da escada rolante, ela se "esforça" e sobe os degraus na mesma direção. É desse movimento em direção a santidade que me refiro.
Espero que tenha conseguido me fazer entender...
Fique na paz de Cristo! Um bom ano de 2022 para você e todos os seus!
@@tonimribeiro9217 Agradeço o esclarecimento do irmão.
Fico alegre em perceber que o irmão discerne entre "santificação bíblica" (que é operada pelo Santo Espírito e obedecida por quem está sendo santificado) e "pseudo-santificação" ("moralização", obra da carne).
Observo apenas que quem está sendo santificado(a) (conforme a boa figura utilizada pelo irmão, sendo levado pela escada rolante, sem mover os pés) necessita, ao menos, manter-se de pé sobre a escada rolante. A santificação, assim como a salvação, não são compulsórias.
Deixou a desejar!!! Depois vcs leiam com atenção 1 Corinthios 1:30 e muitos outros testo que diz que é Deus que nos insere em Cristo
Quem vive na prática do pecado não conhece a graça
FABIO SILVA TERUEL: Eu entendo que eu e o irmão (e todo ser humano) não recebemos da parte de Deus a responsabilidade de, por exemplo, sentirmos fome. E não recebemos porque sentir ou não sentir fome não depende de nós. A fome surge ou deixa de surgir sem a interferência de nossa vontade.
"Estai em Mim"- Jo 15.4. Não há responsabilidade humana (mérito humano, por óbvio, não pode existir nisso) em se conservar nEle? Se não há, por que o Senhor se ocupar em deixar este imperativo?
A graça salvífica, operando na vida humana, exclui, inevitavelmente, todo e qualquer mérito humano; a participação e responsabilidade humana, todavia, não são retiradas do ser humano com o novo nascimento.
@@ivogomes1874correto!!! A graça ela traz responsabilidades, Tito 2:11-12 a graça ela nos educa a viver , porém não entendo quando a pessoa trata a perda da salvação, é como se o homem estivesse no controle e não está .
Efésios 1:11-14 Ele nos selou .
Filipenses 1:6 Ele está aperfeiçoando a obra em nós até o dia de Cristo.
Eu simplesmente creio que Ele é maior do que eu, a obra do seu Espírito em mim é muito maior, ele me salvou , me sinto assegurado no amor Dele, isso é fé .
Tem muitos versículo , só citados não adianta , pois o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo que crê, eu creio porque e o poder de Deus para salvar não eu que entro ou saio , Ele me colocou em Cristo vou fazer o que ? Desfruto por fé . Romanos 8:1 ao 39 😉
@@fabiosilvateruel7493 "não entendo quando a pessoa trata a perda da salvação, é como se o homem estivesse no controle e não está ."
1º) Nenhum(a) santo(a) tem o direito de mudar uma opinião que possui, sobre o que quer que seja, senão na hipótese de vir a concluir que essa nova opinião encontra sustentação na Santa Escritura. Se eu não enxergo (mesmo que exista) sustentação escriturística para uma opinião nova, eu devo não aceitá-la, e manter a que já tenho. Mesmo se eu estiver em dúvida, devo conservar a que eu tenho; só se deve trocar uma percepção por outra diferente, se (e somente se) se enxergar sustentação bíblica para esse novo entendimento. (Independentemente de ser, até mesmo, um anjo do Céu, trazendo essa nova idéia).
2º) Cada um(a) será julgado(a) pelo Senhor, não segundo a consciência alheia, mas de acordo com a nossa própria. Consciência limpa na presença de Deus é coisa preciosa para todo(a) santo(a) e que não deve ser negociada a nenhum preço. ("Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa").
3º) O ser humano não tem (nem poderia ter jamais) o DOMÍNIO (controle) da sua própria salvação. Tem, todavia, a GERÊNCIA (administração, mordomia) dela.
"Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes as obras do corpo, certamente vivereis"- Rm 8.13.
Se quem está verdadeiramente em Cristo, como nova criatura, não tivesse a opção de viver segundo a carne (tanto quanto de, pelo Espírito, mortificar os feitos do corpo), essa amorosa advertência do Santo Espirito a todo(a)s os filho(a)s de Deus não estaria na Bíblia.
4º) O fato da possibilidade (não se trata de necessidade) de perder a salvação não representa "terror" para nenhum(a) filho(a) de Deus, pois o Santo Espírito que habita nesse(a)s santo(s) os conforta, tranquiliza e enche de esperança para a vida futura.
O que representa "terror" é um(a) adolescente, jovem ou mesmo adulto(a), filho(a)s de santo(a)s que adotam a percepção calvinista, acreditarem que, pelo fato de (esse(a)s filho(a)s não haverem conseguido alcançar e manter um comportamento "moral" ou "religioso" aceito na igreja, não serem esse(a)s tais "predestinados" para a vida eterna.
É uma vida sob a certeza (que não vem do Santo Espírito, mas do diabo) tétrica de que só lhes resta, por toda a vida, aguardar a condenação eterna, pois o Senhor Jesus não morreu por ele(a)s.
Não sei o que desgraça mais uma vida humana: uma idéia errada dessas ou uma "pentecostada" satânica.
Esse é um religioso... Que fala da graça mas não cre nela de fato !!! A obra é de Deus... Quem começa e termina é Ele ...
Pela graça sois salvos.e isso nao vem de vos é don de Deus pra que nenhuma carne se gloria... Esse processo que o Religioso esta dizendo ai é uma obra do Espírito em nos.. E voltar a pecar é voltar as praticas da religião.. Os ritos !!!
Engraçado que Luciano usa um texto direcionado para Judeus que se converteram e voltaram atrás ( ou seja não ouve conversão ) e esquece que Paulo afasta um irmão da congregação para que o corpo morra mas não se perca a alma ... Falta bíblia aí enhhh
Coitado! Não entendeu a graça! Os eleitos buscam ainda mais a santidade! Os que acham que podem viver em pecado porque são "eleitos" é porque não são eleitos.
Cuidado pra não achar que a graça é uma coisa pronta que uma vez que alguém a recebe, nunca mais vai querer pecar. Existem muitos "eleitos" que se desviaram e estão no mundo...
Exatamente.
não é porque é de Graça, que não pode ser recusado :)
@@IntacTV Uma das características da graça é que ela é irresistível! Quando Deus chama não tem como recusar.
@@pregacaoepregadores793 Ou eles vão voltar para Deus, ou não são eleitos
O ladrão na cruz nunca foi um eleito ?
LEANDRO DE MOURA SANTOS: Onde, na Santa Escritura, podemos encontrar uma ELEIÇÃO ou PREDESTINAÇÃO individuais?
A queda do Primeiro Adão afetou toda a raça humana mas a expiação do Último Adão alcançou apenas parte dela: onde a Escritura garante isso, irmão?
@@ivogomes1874 quando ela fala de eleitos .
Não existe eleição coletiva separadoa da individual .
Quando vc fala igreja vc está se tratando do coletivo e do individual .
@@ivogomes1874 o homem da iniquidade , foi predestinado ou não ?
@@leandrodemourasantos3436 "o homem da iniquidade , foi predestinado ou não".
Embora respeite sua forma de entender, não consigo enxergar que alguém seja "predestinado" por Deus a desobedecer a Deus. Em sendo assim, quando esse tal pratica o ato de desobediência, não está desobedecendo a Deus, mas está exatamente obedecendo a Deus (já que Deus quis que o tal praticasse esse ato para o qual foi predestinado).
Quando alguém, que está (verdadeiramente, e não apenas aparentemente) "em Cristo" como nova criatura, desobedece ao que a Bíblia preceitua, em um pensamento, palavra ou obra, esse tal foi predestinado por Deus para violar, naquele lugar, naquele momento, naquelas circunstâncias, o que a Bíblia ensina?
"Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem" (Mt 18.7). E os versículos seguintes são justamente o "remédio" indicado pelo Senhor Jesus para que se evite vir a ser "o homem por quem o escândalo vem". Quando alguém pratica um escândalo significa que esse praticante estava predestinado a praticar esse escândalo e, portanto, não conseguiria evitar de praticá-lo, vez que não conseguiria resistir ao decreto divino de que ele executasse tal ato?
O homem da iniquidade foi predestinado por Deus a ser o homem da iniquidade? Entendo que não foi. Entendo que, ao tornar-se o homem da iniquidade, esse homem está justamente descumprindo o propósito divino para sua vida. Judas Iscariotis e tantos outros, da mesma forma.
Se Deus predestina alguém para ser algo e/ou para praticar algo que desobedeça a Deus, de modo que esse alguém não consegue resistir a esse decreto divino que foi dirigido por Deus a ele, o tal não conseguirá desobedecer a Deus, porque estará (ao praticar o ato) justamente obedecendo a Deus.
@@ivogomes1874 quando Jesus disse " que seja feita a tua vontade " sendo o Cristo predestinado a salvar o mundo ele poderia não ser o salvador ?
Ele poderia pecar como Adão pecou ?
À luz da Bíblia Sagrada, Penso que são cometidos pelo Pr. Subirá. O primeiro é dizer que a salvação é "processo". A Bíblia não diz isso em lugar nenhum. O segundo é afirmar sobre a perda da salvação. Jesus é claro ao falar nos evangelhos diferente disso. Agora, se eu pensar antibliblicamente como ele, devo concordar com a perda do processo, porque quem está no "processo" não é verdadeiramente salvo.
Como que pode perder algo que e eterno kkkkk o evangelho cheio de exegese não não não impossível perder a salvação ou jesus então foi mentiro amém
Não discordo de você ,mais por que a parábola das dez virgens 5 perdem a entrada com noivo ? E Jesus que disse ,e por que ele disse que no grande dia ele dirá apartai-vos de mim não te conheço e dira para quem fez a obra dele
@@olavocampos9898 há sim mais tem que entender o contexto desta parábola em as ovelhas me conhecem e eu as conheçam eu as chamo elas vem até a mim e ninguém pode arrebatar elas da minhas mãos pois quem me deu foi meu pai será que e suficiente pra vc Deus abençoe
@@arturwilliangaldinodasilva2920 obrigado pela atenção ,então tem pessoas predestinadas isso ? E outras não ?
Predestinado pra mim e todo aquele que crer em Cristo e que a turma complica demais mais e simples infelizmente tem pessoas que não vão crer em Cristo não querem então como fazer e pela fé e pela graça do sacrifício de Cristo feita na cruz que salva o homem amém querido
@@arturwilliangaldinodasilva2920 Amen obrigado pela atenção
Arminiano
Falta ler o texto a luz do seu contexto.
Jesus era arminiano...
Salvação pode ser abortada????? Não preciso nem ouvir mais nada.
Isso é o que dá separar justificação de salvação…o resultado é esse ensino mambembe que se iguala à seitas
Pastor Luciano parece que nunca leu João 10:27 a 30, fl 1:6, 1 pe 1:5... ?
Como existe perda de salvação?
Falta conhecimento bíblico!