Fiz medicina na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Todo ano várias pessoas conseguem a vaga em medicina estudando com o dudow. Se você também tem o sonho de fazer medicina, aplique esse método baseado em problemas na sua preparação que você passa. Vem estudar com o dudow e vamos trazer essa aprovação pra casa. Clique aqui para assinar: bit.ly/3K6w8wI
Dudow você poderia fazer um vídeo para ajudar os treineiros no enem ? Acredito que grande parte de deles assim como eu estão perdidos em relação aos seus métodos de estudos.Muito obrigado pelos seus vídeos e no caso de você me atender .#Dudowajudeostreineirosporfavor!!!
Dudow Kleber, eu quero ser professora. Trabalhar com ensino. Também acho muito interessante a carreira de médica. Mas o foco agora é uma dúvida que sempre tenho "como melhorar meu ensino?". Eu estudo em escola particular, eu não sei o que é greve, nem passei por grandes desafios, só que eu estudo ao lado de pessoas que tem tudo nas mãos mas não usam. É uma visão patética, até. Gostaria de acordar eles pra vida, sabe? Isso faz com que melhorar o ensino seja mais fácil. Já riram de mim por tentar ajudar. Quero trabalhar em ensino público. Mas agora, o foco é melhorar minha escola.
Olá amigo , sei que sou muito desinteressado e não consigo estudar de jeito nenhum , comprei o curso para estudar para o enem e desistir , pois recebir varias criticas em redação .. Não sei o que faço da minha vida.
Eu fiz o ensino médio a distância, minha prima brigou comigo,disse que não era escola. Que eu não estudo Eu estudei a distância por causa do bullying. Hoje estou na faculdade. E foi MT melhor o estudo a distância.
O pessoal não aceita, mas o fato é: só se aprende sozinho com a cara nos livros. Grupo de estudo, escolinha... É uma coisa mais focada em interação social do que o aprendizado em si...
Como você fez ensino médio a distância? Esse ano estou formando do ensino médio, é percebi o quão improdutivo foi, não que minha escola seja ruim, longe disso ela está entre as melhores do Estado, mas estudando em casa percebi que aprendi muito mais.
Faço isso com matemática, primeiro assisto vídeoaulas dos professores respondendo exercícios porque queria ver como as fórmulas e conceitos matemáticos são aplicados em questões de prova, daí nasce o desejo de saber o porquê da fórmula ser daquele jeito. Depois procuro saber a ideia da fórmula, não simplesmente decorá-la, mas saber por que tinha fração no meio, por que tinha que dividir por tal coisa, a motivação para estudar nasce da minha ignorância.
Não uso status de Wpp para compartilhar comidas, viagens e outras ostentações frívolas, mas gosto de postar frases inteligentes. Se me der licença a sua vai ser a próxima. Pode deixar que vou atribuir autoria. kkk "A motivação para estudar nasce da minha ignorância." - Melissa Santos (estudante)
@@sh3rekbh638 Eloysa, a Melissa até me passou o telefone dela pra que ela pudesse visualizar o status, mas depois apagou o comentário - provavelmente pq não apenas eu salvei. Rs...
Pra quem quer uma coisa bem legal do video é: "quando for estudar, comece pelas questões e não pela teoria. Responde-las corretamente quer dizer o que vc deve saber antes da teoria" Mais ou menos assim :) kkkkkk podem xingar
@@stefanieadrianeadriane1238 acho melhor estudar pelo menos o básico e ir depois focando nos exercicios dai se vc não conseguir resolver uma questão,vc volta pra teoria denovo,aprendo melhor assim.
Vai na questão primeiro... Vc só sabe o tamanho do problema encarando ele... Se vc está a muito tempo sem ver a matéria, fazendo as questões vc descobre o que tem sido mais cobrado e não sai estudando tudo quanto é conteúdo da matéria, se "empanturrando de gordura"
@@stefanieadrianeadriane1238 mas essa é a ideia...ao perceber que vc não sabe como resolver...vc começa a buscar como fazer isso, a partir daí vc adquiri o conhecimento sem nem " sofrer pra isso"....fica mais legal porque vc começa a aprender por interesse e não por obrigação ou tentando decorar um monte de teoria.
@@henrique-3d em que tipo de bolha vc vive pra achar que a criança no sertão vai ter condições de escolher o ensino que quer e ter condições pra estudar?
ouvi "aprender sem ter aula" no começo do e confesso que achei estranho, mas no meio do vídeo eu tava apaixonadíssima por esse método de ensino e acho que o desempenho do aluno pode ser bem melhor. Sou aluna de ensino médio, to no 3 ano e meu sonho é passar em medicina, esse vídeo despertou em mim o desejo de ir atrás do conhecimento sem dependência de um professor. Se eu for atrás, eu consigo. Agradeço por você ter compartilhado com a gente esse conteúdo maravilhoso. Sucesso!
Qual método você usou? Deu ou está dando certo? Queria muito começar, também quero medicina mas tô morrendo de medo de não conseguir e ficar frustrada ou me arrepender de não fazer um cursinho.. Estou indo pro terceiro ano agora e estou com medo de estar atrasada. Me ajuda mana, pls
cara você me fez notar a importância de não seguir um padrão de estudo, mas sim buscar o conhecimento á partir das próprias dificuldades! ótimo vídeo brother
Que isso....kkkkk.... criando discórdia com meus queridos professores de cursinho....kkkk.... Sou amigo de vários professores de cursinho e não divergimos muito nesse pensamento. Acredita?
Estou no segundo ano do ensino médio, tenho 16 anos. Fiz o enem pela primeira vez esse ano, acabei acertando 51 questões no primeiro dia, fiquei triste, me sabotei muito nesse período até a prova de amanhã. Sempre me comprarei e fui comparada aos outros alunos da turma, pq sempre tenho um dos melhores desempenhos. Mas percebi que o desempenho dentro da sala de aula não é o mesmo que nos aguarda na vida. Aprendi que nota não define aprovação e que se comparar com o "melhor" ou "pior" aluno tbm não. Estudo no Instituto Federal de Sergipe e não fiz curso para ser aprovada lá, gostaria de fazer o mesmo com o enem mas não tenho segurança da minha capacidade em aprender só. Depois desse e outros vídeos que assisti no seu canal, meus pensamentos mudaram e transvalorei todo o ideal de ser capaz. Gratidão pelo vídeo!!!!Pessoa maravilhosa
Depois desse vídeo eu vi que fazia tudo isso e que ao longo do tempo eu dei ouvido a pessoas que só me fizeram perder o prazer que eu tinha em aprender, em estudar. Só espero que não seja tarde retomar essa forma de estudar, agora. Mas se não der certo para esse Enem, que no do próximo ano vai dar, é certeza! Obrigada pelos vídeos, ajuda a acalmar e a ter certeza de que estudar não é algo ruim e não precisamos virar noites estudando pilhas de livros/conteúdos.
Definitivamente, esse o foi exatamente o vídeo que eu precisava assistir no momento que estou. As questões vão dizer o que eu preciso aprender, isso é genial!
Thiago Pastro cara, eu to na mesma superação... não tem outro caminho se não o de se esforçar até o teu cérebro fazer essa nova conexão é ser menos maçante ... por experiência própria... dá resultado, eu já melhorei muito.
Dá uma olhada nesse vídeo aqui, esse canal me ajudou a entender um pouco do meu próprio processo ruclips.net/video/yjegDKQymvg/видео.html ... vê se te ajuda
@@silviatonon7628 vou dar uma olhada agora. Na faculdade eu sempre tive facilidade em aprender nas aulas, agora com essa pandemia eu sou em modo EAD e percebi o quanto sou fraco pra leitura. Vou ver esse vídeo. Obrigado
um ponto negativo dessas provas de final de semestre, é que o que você aprendeu não é levado em conta, só vale o que estiver no papel, ou seja, não necessariamente vai cair o que você realmente aprendeu
A sede de estudar por meio do "não saber"... ...interessante. :') Parece que cada um já tinha a resposta de "como estudar" debaixo do nariz (antes mesmo de ver esse vídeo)... ...excelente vídeo, era desse "wake up" que eu precisava, muito obrigado! (y) Acabei percebendo que é tolice ter medo de errar... ...pois é com os erros que aprendemos. Começar com um "Eu acho que é assim" é a porta inicial pra chegar num "Agora eu SEI que é assim".
Esse foi um dos melhores vídeos que eu já vi na vida... Parabéns Kleber, pela forma de nos passar esse conteúdo e pela disposição por vir passar algo tão necessário!
Por favor continue a postar os vídeos com frequência, tem me ajudado muito a perceber que o meu processo de aprendizagem precisa ocorrer de acordo com minhas necessidades.
Dudow, ontem mesmo eu estava chorando ao me deparar com uma questão de física que não conseguia resolver. Disse pra alguns amigos que jamais entenderia física e que, mais uma vez, essa matéria me tiraria a aprovação em medicina. Eu precisava ouvir tudo o que você disse. Obrigada! Obrigada por nos passar esse conhecimento e obrigada por pela qualidade!
Como pedagoga, sou a favor de métodos onde o significado é mais importante do que o acúmulo de matérias. Isso é fato! Adoro essa forma de ensinar, antes de apresentar o assunto eu levo os alunos primeiro a pensar sobre o tema, busco o conhecimento prévio dos alunos e assim juntos vamos formulado alguns conceitos. As aulas são bem interessantes e motivadas. Lousa, escrita e papel servem apenas para o registro das coisas mais importantes. Nas provas vale a resposta do aluno, de acordo com o seu entendimento e não com a decoreba dos questionários.
Muito bom! Fiz 1 ano e meio de cursinho com professores me dizendo que era errado fazer exercicios e buscar as respostas dentro do que o exercício requere, eles dizem que esse método é falho... eles falam que você está mentindo para si fazendo isso(como se voce estivesse colando). Mas sempre que estudava teorias, faltava algo que não tinha estudado e percebi que esse espaço em branco que ficava era encontrado nos exercícios e só por meio deles que eu conseguiria aplicar um método de estudo, um embasamento do que procurar aprender... Pois quando se aprende teorias, você aprende um geral e não as exceções que são encontrados nas questões em si... Estou muito mais seguro agora em estudar usando esse método. Obrigado!
Caramba. Como estudante de medicina veterinária, eu sinto que faltou muito isso. Estou me formando (9º período) e a sensação é que não sei nada. "Todo conhecimento inútil é demais", eu senti isso quando tive a matéria "Fundamentos da ciência da computação", onde aprendemos a montar um programa no Pascalzim. Eu só sabia me peguntar "POR QUÊ?!"
O método da minha universidade é PBL tb, pra mim no inicio parecia impossível, as vezes ainda surgem algumas duvidas mas a gente segue firme e forte. O medo de sempre é, se a gente tá alcançando os objetivos e se realmente aprendemos, mas a gente vê que sim, na minha universidade todos os cursos da saúde são em metodologias ativas. Nem sei como parei aqui, mas assisti até o fim!
Eu (devido a circunstâncias adversas em minha vida) tive que largar a escola no inicio do Ensino Médio quando ainda era bem jovem. Só pode retomar os "estudos" muitos anos depois quando já era adulto e chefe de família. A saída e tábua de salvação para mim foram os sistema de ensino Ead e as provas de suficiência como Enceja e Enem. Hoje estou me preparando para encarar o desafio da primeira graduação (também Ead). Para quem ainda tem dúvidas sobre estes sistemas digo: Estudar "sozinho" não é nenhum "bicho de sete cabeças". O importante é sempre saber o que se quer e onde se quer chegar. Paz pra nós!
Sou Pedagoga e o método de pesquisa, anotações discussões e debates deveria ser usado em todas as modalidades de ensino porque incentiva o uso do raciocínio, resoluções de problemas para encontrar respostas, a busca da eficiência e independência. O ensino atual é muito tradicional, alunos passivos ouvindo o professor explicar no quadro, assim o aprendizado é mínimo!!
Nossa, você foi um anjo que Deus enviou pra me salvar nesses próximos quase quatro meses que me restam para estudar pro Enem. Obrigada por dividir suas experiências com outras pessoas. Um abraço e muito sucesso pra você! Obs.: Não pare de gravar vídeos.
Cara... que SENSACIONAL! Nem vi o tempo passar vendo esse vídeo. Abriu minha mente, precisava muito de um conteúdo fantástico como este pra me motivar nos estudos. SÉRIO, muito obrigadaaaa
Eu nunca fui fã de biologia (muitas coisas para decorar e considerava menos interessante). Eu fiz curso técnico no ensino médio e no terceiro ano o professor tinha uma metodologia muito diferente quase toda semana tínhamos que realizar uma pesquisa científica (e eu amo fazer projetos científicos, apesar de ser cansativo fazer muitos). Muitas vezes tínhamos que apresentar a nossa pesquisa (sobre o assunto que o professor indicava), mas sempre tínhamos que entregar o trabalho por escrito. Toda aula ele fazia um resumo do conteúdo e comessávamos a fazer os exercícios do livro e na semana seguinte ele também nos avaliava pelos exercícios. Na época eu não tinha internet, só um computador que ganhei, então sempre acabava tendo que ir na escola na noite anterior, por falta de tempo (e também por falta de priorizar) fazia as pesquisas de última hora e o professor sempre me via no laboratório de informática da escola na noite anterior em que tinha que entregar a pesquisa, eu salvava a pesquisa no pen drive, arrumava direitinho no padrão (metodologia científica, regras ABNT, etc) e na manhã antes da aula ia correndo na escola para imprimir (sempre muita fila). Mas o meu professor sempre me elogiava por mesmo sempre fazendo de última hora os meus trabalhos eram sempre os melhores (adorava fazer pesquisa). Mesmo não sendo fã de biologia eu consegui ir muito bem na matéria dele por conta da metodologia. Obs.: ele não foi um dos professores mais exigentes tive no primeiro ano uma incrível professora de matemática (muitos não gostavam da exigência dela), TODA semana tínhamos que ter feito os exercícios, tínhamos prova e matéria nova toda semana (e as vezes algum trabalho também). Se eu tivesse revisado durante o ensino médio tudo o que estudava e aprendia e também fizesse exercícios com certeza estaria muto mais preparado para o ENEM/vestibulares.
Simplesmente genial. Precisamos evoluir nossos métodos de estudar e aprender, pois o nosso atual não é só obsoleto, como faz com que os alunos venham a repudiar o ato de estudar e aprender.
Dudow, chego a me emocionar ao assistir a um vídeo seu. As coisas se tornam mais palpáveis; mais possíveis. Às vezes é tanto conteúdo...tanta matéria que vomitam...me sentia sem um norte. Obrigado por passar o seu conhecimento e sua experiência de vida. Ansioso pelo próximo vídeo, parabéns pelo trabalho!
Q massa esse método! Acho q esse tipo de ensino de estudo , deveria ser aplicado desde o ginásio! É muito efetivo, torna o profissional muito mais preparado!
O pior é que por vezes tentam nos moldar em um método de aprendizado sendo que temos o nosso próprio jeito de aprender. Aí acabamos por largar o nosso jeito que funcionava para se moldar no jeito que deu certo para outro e ficamos nos martirizando por esse "tal método certo de estudar" não funcionar para nós, nos roubando o prazer de aprender de verdade! Amei o vídeo Dudow sempre saio deles com algo bom e reflexiva.
Vai dar tudo certo, e ficarei muito feliz por você Brígida Gomes, pois esse é o meu sonho também!! Conforme estudamos Deus nos dá a graça de alcançarmos nossos objetivos! De coração, que você se torne uma excelente e competente médica!
Eu fiz uma pós graduação (gestao em vigilancia em saude) com essa metodologia e no início foi bem estranho mesmo, mas com o decorrer do tempo vc percebe o quanto desenvolveu suas habilidades cognitivas e comportamentais. A metodologia ativa tira o aluno da zona de conforto(que É ser apenas ouvinte) para se tornar alguém mais pensante e crítico.
Nossa, todas as pessoas do mundo deveriam assistir esse vídeo! Gratidão por compartilhar suas experiências. Estou extremamente feliz de ter achado o seu vídeo.
Isso é ironia e maiêutica, método de ensino usado por Sócrates!! Na verdade não é um método de ensino "inovador" , eh na verdade bem antigo!!! É claro que foi aperfeiçoado mas eh basicamente isso!! 😱🤗 Gostei muito do vídeo !!!
Certeza que eu ia reprovar se eu não assistisse esse vídeo. Estou me preparando para o enem e essas dicas foram muito boas, obrigado! Espero que um dia eu seja uma pessoa com um grande conhecimento como você
Esse video mudou a forma com que eu estava encarando os estudos e as questões-problemas dos vestibulares, muito obrigado! Continue realizando esse trabalho incrível. Sucesso
fiz o enem uma primeira vez para testar como fazer a prova,no ano que tinha que passar realmente no enem pq estava terminando o ensimo meio peguei todas as provas do enem,e pelo aplicativo fazia elas sempre,enfim consegui uma bolsa entao realmente concordo com tudo que vc falou ;)
olha minha area nao e medicina,mais eu acredito sim que estudando bastante as questoes da banca que vc vai fazer consegue,afinal se ja conseguiram vc pode conseguir,vc nao e pior que ninguem
Gostei meu nome é Elaine. Vou tentar o Enem pela primeira vez tenho 55 anos. Quero fazer psicologia. Algumas pessoas me disseram que estou velha para ir pra uma faculdade. Mas mesmo assim eu fazer.
Sensacional! Inspirador! Eu vim estudar no Canadá ha dóis anos, e fiquei chocada quando descobri que não sabia estudar. Estudava mais de oito horas, me Sentia confiante. Mas as notas nao condiziam com meu esforço Foi frustrante! Cheguei achando que, por ter cursado alguns semestres de odontologia no brasil, eu estaria beem a frente dos meus concorrentes no curso de pre dentistry. Afinal, estava fazendo um curso de base de dois anos para um curso que eu ja conhecia. Mas foi um tombo tão feio, e tão grande, que hoje resolvi juntar os caquinhos e recomeçar. Fico tentando entender onde errei, para consertar e acertar daqui pra frente. Meu primeiro passo foi: “como estudar”
Muito bacana! Para estudar, basta buscar o conhecimento, e com isso, se vai fundo no problema. Genial esse método, muito interessante!! Obrigado, Dudow!
Estou 10 anos longe da escola ,e a exato 10 anos eu fiz o Enem e hoje vou fazer novamente,voltar aos estudos do nada é bem difícil,mas hoje uma única frase desse vídeo me fez mudar o ponto de vista e renovou minha vontade de continuar estudando !
Meu Deus!!! MARAVILHOSO! É real que temos um conhecimento só não somos ensinados em aplica-lo. Estou TÃO feliz que uma pessoa tenha essa preocupação de passar isso para as pessoas, é a primeira vez que vejo um metodo eficiente para a aprendizagem. Toda a minha preparação pro enem nunca ficou tão motivada, eu achava que realmente tinha que estudar as materias mas percebi que isso não estava dando resultados. Você deu um booom na minha cabeça que eu vou tentar levar pra você. Você é demais, muito obrigada mesmo!
Não tenho condições de fazer cursinho, mais utilizo as videoaulas para estudar, quando não se tem oportunidade o que resta é lutar contra o sistema se lamentar não traz resultado,me disseram pra não lutar contra o sistema. Pra me adequar a ele. Ainda bem que eu não sou de escutar os tolos. Juntei dinheiro e consegui um excelente material com Apostilas Poliedro, Bernoulli, com conteúdo até do ITA, Provas, Resumos e Esquemas tão barato que nem acreditei, agora foco, e trazer o resultado. #Enem.
Isso faz muito sentido, eu estou estudando pra concurso público nesse método, só por questões e estou tendo bons resultado e antes eu estudava pelo método tradicional e não aprendi nada e era péssimo nas questões.
Vc é muito fóda cara , não tenho nem palavras pra descrever a forma como vc explica , é tudo muito claro e faz a gente nem pensar em desistir pq vc foi fóda por não desistir por dar um soco na cara da gente que acha que não vai conseguir pq não é tão " inteligente" ... Olha eu creio depois de assistir esse vídeo que eu vou conseguir sim que eu vou conseguir chegar lá
Oi..acabei de chegar no canal...adorei este video...e principalmente dos comentarios da galera...eu nao me considero auto de data mais estudo exatamente desta forma...pq nunca me adaptei com decoreba p fazer prova...o q e bem comum p quem estudou no ensino publico...o fato e que ha 5 anos eu estava c 35 anos, desempregada, e nao havia feito uma formacao academica.Decidi voltar a estudar, e utilizei minha curiosidade e motivacao interna p contruir meu conhecimento.Fui p biblioteca publica da Unifesp ak de Guarulhos, peguei livros, retomei o conteudo do ensino medio (que havia feito a mais de 15anos).Um ano depois conquistei minha bolsa integral! No prox. Ano termino meu curso de Psicologia...Neste momento estou iniciando novo ciclo de estudos, agora focado para concursos, area de tribunais, q e a area q pretendo atuar. Embora essa area q escolhi seja extremamente concorrida, acredito que estrategia de estudo, aliada a motivacao e o caminho! Estou estudando ha 3 meses por questoes, e imprecionada com a quantidade de informacao q ja absorvi neste tempo! Foco determinacao e garra...e a conquista vira em questao de tempo!
O professor a presenta a pergunta, mas voce tem que procurar a resposta.... nao e a resposta o mais importante... mas o processo.... na caminhada da procura o aluno vai aprendendo mais e aprende a pessar, analisar e encontrar respostas por si mesmo. Mas e Claro, quem nunca provou, nao a-provou e re-provou. Logico. Mas funciona e muito divertido. Tem professor sim! So que nao de forma ativa, mas passiva e organisatoria, pois e o aluno que e ativo e ele pode estruturar e desenvolver o seu proprio aprendisado. NA EUROPA, NOS PAISES MAIS DESENVOLVIDOS E ASSIM GENTE. Agradeco este video seu. Super legal. Agradeco.
Comecei a estudar sozinho ontem, faço técnico em enfermagem e tenho sonho de passar na federal em Medicina, criei minha rotina de estudos e estou disposto a fazer de tudo para seguir em frente com o projeto, suas orientações vem sendo úteis. Parabéns pelo trabalho e obrigado.
Também comecei ontem, estudar para o enem e passar em Médicina, mesmo um pouco desmotivado por está sozinho, e recebendo varias desmotivações dos pais, não irei desistir ...
@@nortonalves5843 Se não conseguir nesse, continua firme pra passar nos próximos. Não desista, porque depois de algum tempo estudando você pega gosto. Fique firme!
Muito bom vídeo.Sou auto ditada e não aguento mais ir pra escola,eu não consigo aprender lá.Sempre é uma bagunça,alunos conversando,professor parando a aula pra falar da vida dele,gente que interrompe pra fazer piada...Se eu estudasse 5 meses sozinho pro ENEM,garantia uma nota 800+.
Grande problema da minha vida, fui considerada burra por anos na escola simplesmente porque eu não conseguia manter meu interesse. Hoje eu descobri que sou autodidata, aprendo muita coisa sozinha, agora estou aprendendo inglês.
Parabéns meu amigo ! Perfeita a sua didática pra poder explicar algo produtivo ! E o mais interessante é que você não cobrou algo por esse conhecimento !!!! Meus parabéns !!!!
Lucas Nabeta primeiro eu coloquei o meu plano de estudos em prática real porque eu tenho uma quedinha por ciências humanas e linguagens então eu sempre anulava os horários de exatas ou ciências da natureza p estudar outra coisa de história, geografia.. Então, meu primeiro passo foi reorganizar meu plano de estudos para não burla-lo sksksk, depois eu separei questões da matéria que estava tendo no cursinho e tentei fazer (desde o início do ano eu tento fazer isso mas desestimula muito não conseguir finalizar a conta ou as vezes nem conseguir começar) e eu não consegui fazer nem metade é isso desestimula DEMAIS porém eu continuei “usando os conhecimentos que já tinha”, como ele explica no vídeo, para tentar resolver o problema e não foi o suficiente então eu procurei meus professores, questões resolvidas/comentadas na internet ou vídeo aulas.. Por último, todo sábado eu tento fazer um simulado para testar o que eu já sei e aprender o que eu não sei :) isso tá funcionando p mim mas com certeza ainda adaptarei, espero que te ajude :))
Lucas Nabeta eu fazia revisões, lia os capítulos do livro referente a matéria, criava mapas mentais, colova fórmulas na parede p gravar mas não fazia exercícios e o que a prova (q no meu caso é o ENEM) exige é que você saiba matemática para marcar a opção correta é apenas isso sabe.. Acho que é questão de desenvolver uma forma de estudo para cada matéria🤔
Eu estou estudano medicina aqui na Argentina. O método aqui é PBL. Vou dar um exemplo: Anatomia eles disponibilizam todo o conteúdo que será abordado antes da prova( É bem aprecido com o que voce falou). Toda semana tem um conteúdo que voce ja tem que ter lido na semana anterior porque sao 4 horas de aula...2 horas do professor falando sobre as coisas bem superficialmente e 2 horas de prático em preparados...se voce nao estuda antes e deixa acumular, ta lascado ! kkkk... Toda aula eles perguntam: "leram? o que aprenderam?....alguma dúvida? Voces tem internet? Levanta a mao aqui quem nao tem acesso a internet! Alguem aqui trabalha? Qual a desculpa para nao terem estudado?" Eu nao sei como é no Brasil, mas aqui a cursada de cada matéria é anual...em 1 ano vemos tudo de Anatomia...comeca em marco e termina em outubro (agora mesmo estamos vendo Neuroanatomia...) Nao temos matérias semestrais..e outra...se voce nao passa na primeira prova, ja era...só vai refazer a matéria no próximo ano (porque é anual e nao semestral e aqui nao é a média das 3 provas que vale...tem que passar nas 3 provas e pronto.) Para cada prova tem 2 recuperatórios para quem nao aprovou (que tem coisas mais "difíceis" que a primeira prova e assim por diante. E se voce fica de recuperatório, os próximos conteúdos serao dados normalmente e voce vai ter que se virar pra estudar tudo porque eles nao param). Sao 3 provas de cada matéria ate outubro...Depois das 3 provas, voce ainda faz as Provas Finais, que sao Orais, de todo o conteúdo (isso para tudo: Anatomia, Biologa, Histologia..etc) ....e podem te perguntar tudo do ano todo (exemplo: "quais sao os mecanismos para regular a atividade proteica intracelular?") ..e assim vai... Sorte a todos! A vida é dura para quem pe mole :D
Legal ler sobre a estrutura ai da Argentina. Conheço pessoas que foram cursar medicina na Argentina e pelo que conversamos o PBL (pelo que li na sua mensagem também) apresenta muitas diferenças. Algumas faculdades do Brasil tem um PBL mais parecido com esse modelo onde ainda tem um momento que o professor fala sozinho. Na UFSCAR, onde eu fiz, não há nenhum momento onde o professor assume a palavra, 100% do tempo dele está dirigido ao direcionamento das discussões ou atividades. Obrigado pelo relato das experiências pra gente ter ideia de como funcionam as diversas realidades.
Sou engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, o meu curso foi integralmente em metodologia ativa e foi muito incrível aprender a aprender. Acredito que esse é o caminho para educação brasileira. O protagonismo no processo de aprendizagem é mais eficiente do que a passividade.
Excelente metodologia da tua faculdade! Sou oficial aviador da Aeronáutica, formado na Academia da Força Aérea. Também (já como oficial) passei no vestibular do ITA, mas não concluí o curso e voltei para a aviação. No Curso de Comando e Estado-Maior, que prepara oficiais para as funções de comandante e membros de um Estado-Maior, a Força Aérea, em 2018, iniciou a metodologia chamada "Sala de Aula Invertida", sucesso em vários outros países como Estados Unidos, Inglaterra, Coreia do Sul, entre outros. Por meio dela, estudamos diversos textos previamente e debatemos no estilo "mesa redonda", com a participação de um instrutor chamado de Mediador. A metodologia conta com alguns estudos de caso. Após o curso eu digo: a situação na qual o aluno participa ativamente do processo de ensino e aprendizagem possui uma eficiência bem maior em relação ao famoso "cuspe e giz", como chamamos na FAB o ensino tradicional. Parabéns pelo canal, estou adorando.
excelente vídeo! conte mais sobre sua experiencia durante o curso de medicina , onde você pesquisava, sites seguros, artigos cientificos, esse vídeo me deu um gás pra estudar, você falando foi como se estivesse descrevendo um futuro lindo que quero pra minha vida :)
Me identifiquei bastante com esse vídeo. Não serei médico do corpo, serei médico da alma, da mente. Quero ser Psicólogo e, de certa forma, é quase a mesma coisa. É lindo essa atitude de correr atrás e obter sucesso. Eu estava esperando muito por esse vídeo porque mesmo estudando tanto ainda sinto que não estou progredindo. Hoje mesmo eu imprimi uma lista com 100 exercícios de Probabilidade e Análise Combinatória (as únicas matérias que não consegui aprender durante minha vida no Ensino Médio) e me frustrei porque não consegui resolver nenhuma questão mesmo assistindo às aulas. Ainda tenho esperança de reverter essa situação. Muito obrigado pelo seu trabalho lindo, doutor. Vou enviar o e-mail sim. Aguardo o próximo vídeo (claro, porque minha ansiedade é mais forte que eu).
Parabéns adorei seu vídeo, sempre gostei de "pesquisar", estudar e ler, mas raramente eu tava dentro das plataformas estudantis, tive que ralar muito pra ter notas boas, hoje você me deu uma perspectiva que eu não tinha observado ainda, gratidão por compartilhar seus conhecimentos...
Uma dica: Acredito que você deveria inserir em seus vídeos mais a respeito do que explica. Esse vídeo é uma aula tradicional! Um professor dando uma vídeo aula, relatando suas experiências!
Motivador! Obrigada por compartilhar sua experiencia e conseguir acalmar o turbilhão de ideias e emoções que estamos quando queremos voltar estudar. Mais uma vez, obrigada!
Fiz medicina na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Todo ano várias pessoas conseguem a vaga em medicina estudando com o dudow. Se você também tem o sonho de fazer medicina, aplique esse método baseado em problemas na sua preparação que você passa. Vem estudar com o dudow e vamos trazer essa aprovação pra casa. Clique aqui para assinar: bit.ly/3K6w8wI
Dudow você poderia fazer um vídeo para ajudar os treineiros no enem ? Acredito que grande parte de deles assim como eu estão perdidos em relação aos seus métodos de estudos.Muito obrigado pelos seus vídeos e no caso de você me atender .#Dudowajudeostreineirosporfavor!!!
Dudow Kleber, eu quero ser professora. Trabalhar com ensino. Também acho muito interessante a carreira de médica. Mas o foco agora é uma dúvida que sempre tenho "como melhorar meu ensino?". Eu estudo em escola particular, eu não sei o que é greve, nem passei por grandes desafios, só que eu estudo ao lado de pessoas que tem tudo nas mãos mas não usam. É uma visão patética, até. Gostaria de acordar eles pra vida, sabe? Isso faz com que melhorar o ensino seja mais fácil. Já riram de mim por tentar ajudar. Quero trabalhar em ensino público. Mas agora, o foco é melhorar minha escola.
Olá amigo , sei que sou muito desinteressado e não consigo estudar de jeito nenhum , comprei o curso para estudar para o enem e desistir , pois recebir varias criticas em redação .. Não sei o que faço da minha vida.
Dudow qual foi a faculdade em que tu estudou?
Dudow Sarah Christine Vieira e Silva - E-mail sarahvieiraesilva@gmail.com
'Na aula você entende, aprender mesmo é sozinho."
Professor pier
Concordo plenamente com isso!
Pura verdade !!
Recomendo o livro desse professor: "APRENDENDO INTELIGÊNCIA - manual do cérebro para alunos em geral"
Grande prof pier vou sentir falta.😓
Fiz um curso técnico em T.I e posso dizer: O curso todo tem no youtube kkk Se eu te passar o conteúdo do curso, vc acha no youtube, fácil
Pior é estar na faculdade e sentir que não sabe nada...
Estou fazendo tec em enfermagem, me sinto assim... Estou no 2° sem, poxaa é complicado
Também :(
Igual. Estou empacada no meu curso pq já não aprendo
@@leticianascimento3882 você irá consegui. Me formei em tec. Enfermagem dia 22 de agosto..
@@vick_silva Deus te ouça.
Obrigada pela palavra de conforto!!
Eu fiz o ensino médio a distância, minha prima brigou comigo,disse que não era escola.
Que eu não estudo
Eu estudei a distância por causa do bullying.
Hoje estou na faculdade.
E foi MT melhor o estudo a distância.
O pessoal não aceita, mas o fato é: só se aprende sozinho com a cara nos livros.
Grupo de estudo, escolinha... É uma coisa mais focada em interação social do que o aprendizado em si...
Como você fez o ensino médio a distância??
Como você fez ensino médio a distância?
Esse ano estou formando do ensino médio, é percebi o quão improdutivo foi, não que minha escola seja ruim, longe disso ela está entre as melhores do Estado, mas estudando em casa percebi que aprendi muito mais.
@@stefanycristina6621
Eu fiz por um supletivo público,Naceja.
@@saralemos6364
Fiz por um supletivo público Naceja.
Faço isso com matemática, primeiro assisto vídeoaulas dos professores respondendo exercícios porque queria ver como as fórmulas e conceitos matemáticos são aplicados em questões de prova, daí nasce o desejo de saber o porquê da fórmula ser daquele jeito. Depois procuro saber a ideia da fórmula, não simplesmente decorá-la, mas saber por que tinha fração no meio, por que tinha que dividir por tal coisa, a motivação para estudar nasce da minha ignorância.
Não uso status de Wpp para compartilhar comidas, viagens e outras ostentações frívolas, mas gosto de postar frases inteligentes. Se me der licença a sua vai ser a próxima. Pode deixar que vou atribuir autoria. kkk
"A motivação para estudar nasce da minha ignorância." - Melissa Santos (estudante)
@@samueldesa2151 skksskkssk boa
@@sh3rekbh638 Eloysa, a Melissa até me passou o telefone dela pra que ela pudesse visualizar o status, mas depois apagou o comentário - provavelmente pq não apenas eu salvei. Rs...
@@samueldesa2151 skakkakakak sério ksksk
@@sh3rekbh638 Verdade, Eloysa! kkkk... :)
Pra quem quer uma coisa bem legal do video é: "quando for estudar, comece pelas questões e não pela teoria. Responde-las corretamente quer dizer o que vc deve saber antes da teoria"
Mais ou menos assim :) kkkkkk podem xingar
E se você está há tempos sem ver as matérias, como vai resolver as questões? Digo não saber nada mesmo.
@@stefanieadrianeadriane1238 acho melhor estudar pelo menos o básico e ir depois focando nos exercicios dai se vc não conseguir resolver uma questão,vc volta pra teoria denovo,aprendo melhor assim.
@@luizeufraziodacostamoraesp4045, obrigada ☺.
Vai na questão primeiro... Vc só sabe o tamanho do problema encarando ele... Se vc está a muito tempo sem ver a matéria, fazendo as questões vc descobre o que tem sido mais cobrado e não sai estudando tudo quanto é conteúdo da matéria, se "empanturrando de gordura"
@@stefanieadrianeadriane1238 mas essa é a ideia...ao perceber que vc não sabe como resolver...vc começa a buscar como fazer isso, a partir daí vc adquiri o conhecimento sem nem " sofrer pra isso"....fica mais legal porque vc começa a aprender por interesse e não por obrigação ou tentando decorar um monte de teoria.
Você precisa ser o novo Ministro da educação.
Daniel Alves não deveria existir ministério da educação. Cada indivíduo deveria escolher o método de ensino que quiser.
@@henrique-3d em que tipo de bolha vc vive pra achar que a criança no sertão vai ter condições de escolher o ensino que quer e ter condições pra estudar?
Luciano Ferreira né....
@@henrique-3d ancap né
@@luciAnOhD2 em que tipo de mundo vc existe que as crianças nascem sem pai e sem mae? Pohha, devem morrer em 2 dias sem alimentação entao ein
ouvi "aprender sem ter aula" no começo do e confesso que achei estranho, mas no meio do vídeo eu tava apaixonadíssima por esse método de ensino e acho que o desempenho do aluno pode ser bem melhor. Sou aluna de ensino médio, to no 3 ano e meu sonho é passar em medicina, esse vídeo despertou em mim o desejo de ir atrás do conhecimento sem dependência de um professor. Se eu for atrás, eu consigo. Agradeço por você ter compartilhado com a gente esse conteúdo maravilhoso. Sucesso!
eu_ manuzera disse tudo
Qual método você usou? Deu ou está dando certo? Queria muito começar, também quero medicina mas tô morrendo de medo de não conseguir e ficar frustrada ou me arrepender de não fazer um cursinho.. Estou indo pro terceiro ano agora e estou com medo de estar atrasada. Me ajuda mana, pls
@@milenagomes1363 no indo pro 3 ano e to na mesma situação 🤨
cara você me fez notar a importância de não seguir um padrão de estudo, mas sim buscar o conhecimento á partir das próprias dificuldades! ótimo vídeo brother
m o o n l i g h t amei! Acabei de anotar.
790 professores de cursinhos presenciais, deram dislike neste vídeo.
Que isso....kkkkk.... criando discórdia com meus queridos professores de cursinho....kkkk.... Sou amigo de vários professores de cursinho e não divergimos muito nesse pensamento. Acredita?
Acredito, tmj! 😂
Kkkkkkkkkkkkkkk verdade revelou quebrou a banca dos cursinhos kkkkkkk o cara mitou
Muito massa... Estou adorando o canal primo... Fiquei sabendo esses dias, suas ideias são fantásticas 😘
Agora está em mil. kkk
Estou no segundo ano do ensino médio, tenho 16 anos. Fiz o enem pela primeira vez esse ano, acabei acertando 51 questões no primeiro dia, fiquei triste, me sabotei muito nesse período até a prova de amanhã. Sempre me comprarei e fui comparada aos outros alunos da turma, pq sempre tenho um dos melhores desempenhos. Mas percebi que o desempenho dentro da sala de aula não é o mesmo que nos aguarda na vida. Aprendi que nota não define aprovação e que se comparar com o "melhor" ou "pior" aluno tbm não. Estudo no Instituto Federal de Sergipe e não fiz curso para ser aprovada lá, gostaria de fazer o mesmo com o enem mas não tenho segurança da minha capacidade em aprender só. Depois desse e outros vídeos que assisti no seu canal, meus pensamentos mudaram e transvalorei todo o ideal de ser capaz. Gratidão pelo vídeo!!!!Pessoa maravilhosa
Se não desistiu, já está preparada para 2021! Só estudar e não parar.
Terminou ?
Depois desse vídeo eu vi que fazia tudo isso e que ao longo do tempo eu dei ouvido a pessoas que só me fizeram perder o prazer que eu tinha em aprender, em estudar. Só espero que não seja tarde retomar essa forma de estudar, agora. Mas se não der certo para esse Enem, que no do próximo ano vai dar, é certeza! Obrigada pelos vídeos, ajuda a acalmar e a ter certeza de que estudar não é algo ruim e não precisamos virar noites estudando pilhas de livros/conteúdos.
boa sorte! ❤
boa sorte ♡♡
Desejo sucesso a você!
Deu certo?
E ai você conseguiu?
Aquele vídeo que deixa seu coração quentinho e com esperança! rs Obrigada :)
Sim!
Se o Ensino Médio fosse assim, o Brasil seria outro...
mas na vdd eles só querem fazer greve e fumar maconha nas escolas
Falou tudo
@@rodricbr mente fechada vocês
@@guilhermecoc5502 la vem o maconheiro kkkk sai daqui
esse método de ensino já ta ultrapassado, tem que mudar senão a educação tende a piorar cada vez mais.
Definitivamente, esse o foi exatamente o vídeo que eu precisava assistir no momento que estou. As questões vão dizer o que eu preciso aprender, isso é genial!
Thiago Pastro estou com a mesma sensação. Muito interessante mesmo
@@silviatonon7628 pois é. O pior é que eu tenho muita preguiça de ler e não sei como acabar com isso.
Thiago Pastro cara, eu to na mesma superação... não tem outro caminho se não o de se esforçar até o teu cérebro fazer essa nova conexão é ser menos maçante ... por experiência própria... dá resultado, eu já melhorei muito.
Dá uma olhada nesse vídeo aqui, esse canal me ajudou a entender um pouco do meu próprio processo ruclips.net/video/yjegDKQymvg/видео.html ... vê se te ajuda
@@silviatonon7628 vou dar uma olhada agora. Na faculdade eu sempre tive facilidade em aprender nas aulas, agora com essa pandemia eu sou em modo EAD e percebi o quanto sou fraco pra leitura. Vou ver esse vídeo. Obrigado
Foram os meus 27 minutos mais bem gastos aqui no RUclips! QUE vídeo, muito obrigada!
Sou professora, cheguei até aqui por acaso e achei incrível a sua experiência e a metodologia do seu curso. Estou com a cabeça a mil!!!
um ponto negativo dessas provas de final de semestre, é que o que você aprendeu não é levado em conta, só vale o que estiver no papel, ou seja, não necessariamente vai cair o que você realmente aprendeu
Exatamente. Estou no 8 ano e é exatamente isso que eu sinto nas provas !
A sede de estudar por meio do "não saber"...
...interessante. :')
Parece que cada um já tinha a resposta de "como estudar" debaixo do nariz (antes mesmo de ver esse vídeo)...
...excelente vídeo, era desse "wake up" que eu precisava, muito obrigado! (y)
Acabei percebendo que é tolice ter medo de errar...
...pois é com os erros que aprendemos.
Começar com um "Eu acho que é assim" é a porta inicial pra chegar num "Agora eu SEI que é assim".
Vdd manoo
Esse foi um dos melhores vídeos que eu já vi na vida... Parabéns Kleber, pela forma de nos passar esse conteúdo e pela disposição por vir passar algo tão necessário!
Sou médica, meu sonho era ter sido formada num método assim...
Não era um professor era um Coach de Medicina kkkkkk
Sim KKKkkkkk
Kkkkkkkk essa foi boa kk
kkkkkkk
😂😂😂😂
Simmmmm 😂😂😂😂😂
Por favor continue a postar os vídeos com frequência, tem me ajudado muito a perceber que o meu processo de aprendizagem precisa ocorrer de acordo com minhas necessidades.
Caralho , formado em medicina e engenharia ? e aprendeu a estudar sem professor durante 6 anos , rapaiz , eu sou capaz. ;-;
Também sou médica e minha faculdade também foi PBL / ABP , acredito que isso faz a gente aprender mais que o método tradicional
Tb acho
Mermão, você é foda! Prende a atenção! Parabéns!
Vídeo de boa qualidade
Áudio muito bom
Iluminação boa
Parabéns pelo vídeo!
Gleyton de Paula e nada disso adiantaria se não houvesse o conteúdo. Imagem não é tudo.
Dudow, ontem mesmo eu estava chorando ao me deparar com uma questão de física que não conseguia resolver. Disse pra alguns amigos que jamais entenderia física e que, mais uma vez, essa matéria me tiraria a aprovação em medicina. Eu precisava ouvir tudo o que você disse. Obrigada! Obrigada por nos passar esse conhecimento e obrigada por pela qualidade!
Muito eu ontem
Esse é o método da Escola Nova onde o aluno participa da construção de seu próprio conhecimento.
Como pedagoga, sou a favor de métodos onde o significado é mais importante do que o acúmulo de matérias. Isso é fato!
Adoro essa forma de ensinar, antes de apresentar o assunto eu levo os alunos primeiro a pensar sobre o tema, busco o conhecimento prévio dos alunos e assim juntos vamos formulado alguns conceitos. As aulas são bem interessantes e motivadas. Lousa, escrita e papel servem apenas para o registro das coisas mais importantes. Nas provas vale a resposta do aluno, de acordo com o seu entendimento e não com a decoreba dos questionários.
Esse método de ensino é muito utilizado em Harvard.
No andaluz
??????
Sim.
👏👏👏
Lucas Gabriel Que método ? o de ficar usando hipóteses no grupo de pessoas ???
Muito bom! Fiz 1 ano e meio de cursinho com professores me dizendo que era errado fazer exercicios e buscar as respostas dentro do que o exercício requere, eles dizem que esse método é falho... eles falam que você está mentindo para si fazendo isso(como se voce estivesse colando). Mas sempre que estudava teorias, faltava algo que não tinha estudado e percebi que esse espaço em branco que ficava era encontrado nos exercícios e só por meio deles que eu conseguiria aplicar um método de estudo, um embasamento do que procurar aprender... Pois quando se aprende teorias, você aprende um geral e não as exceções que são encontrados nas questões em si... Estou muito mais seguro agora em estudar usando esse método. Obrigado!
Faz um vídeo explicando como é que estuda por questões sem saber a teoria, acredito que ajudaria muito!
Jefferson Santana a minha duvida tbm
Jefferson Santana amei essa sugestão eu tb quero saber como
Apoio ^^
Simples. Você tentar entender o problema da questões. Tenta pensar em soluções e depois vai para a teoria onde está a solução.
Jefferson Santana vdd,tb to precisando de video assim
Metodologia ativa ❤️ A autonomia é transformadora. Aí começamos a usar em tudo na vida e tb nos pacientes.
Caramba. Como estudante de medicina veterinária, eu sinto que faltou muito isso. Estou me formando (9º período) e a sensação é que não sei nada. "Todo conhecimento inútil é demais", eu senti isso quando tive a matéria "Fundamentos da ciência da computação", onde aprendemos a montar um programa no Pascalzim. Eu só sabia me peguntar "POR QUÊ?!"
C A R A L H O, QUE VIDEO PQP, TO NO 2 ANO DO EM E MUDEI TOTALMENTE MINHA MENTALIDADE DE ESTUDO E APRENDIZAGEM, TU E FODA CONTINUE COM OS VIDEOS
Eu me conecto aos seus vídeos num nível espiritual
O método da minha universidade é PBL tb, pra mim no inicio parecia impossível, as vezes ainda surgem algumas duvidas mas a gente segue firme e forte. O medo de sempre é, se a gente tá alcançando os objetivos e se realmente aprendemos, mas a gente vê que sim, na minha universidade todos os cursos da saúde são em metodologias ativas. Nem sei como parei aqui, mas assisti até o fim!
Eu (devido a circunstâncias adversas em minha vida) tive que largar a escola no inicio do Ensino Médio quando ainda era bem jovem. Só pode retomar os "estudos" muitos anos depois quando já era adulto e chefe de família. A saída e tábua de salvação para mim foram os sistema de ensino Ead e as provas de suficiência como Enceja e Enem. Hoje estou me preparando para encarar o desafio da primeira graduação (também Ead). Para quem ainda tem dúvidas sobre estes sistemas digo: Estudar "sozinho" não é nenhum "bicho de sete cabeças". O importante é sempre saber o que se quer e onde se quer chegar.
Paz pra nós!
Sou Pedagoga e o método de pesquisa, anotações discussões e debates deveria ser usado em todas as modalidades de ensino porque incentiva o uso do raciocínio, resoluções de problemas para encontrar respostas, a busca da eficiência e independência. O ensino atual é muito tradicional, alunos passivos ouvindo o professor explicar no quadro, assim o aprendizado é mínimo!!
Algum curso online tem que te contratar, vc é muito bom no que faz.
Nossa, você foi um anjo que Deus enviou pra me salvar nesses próximos quase quatro meses que me restam para estudar pro Enem. Obrigada por dividir suas experiências com outras pessoas. Um abraço e muito sucesso pra você! Obs.: Não pare de gravar vídeos.
Cara... que SENSACIONAL! Nem vi o tempo passar vendo esse vídeo. Abriu minha mente, precisava muito de um conteúdo fantástico como este pra me motivar nos estudos. SÉRIO, muito obrigadaaaa
Eu nunca fui fã de biologia (muitas coisas para decorar e considerava menos interessante). Eu fiz curso técnico no ensino médio e no terceiro ano o professor tinha uma metodologia muito diferente quase toda semana tínhamos que realizar uma pesquisa científica (e eu amo fazer projetos científicos, apesar de ser cansativo fazer muitos). Muitas vezes tínhamos que apresentar a nossa pesquisa (sobre o assunto que o professor indicava), mas sempre tínhamos que entregar o trabalho por escrito. Toda aula ele fazia um resumo do conteúdo e comessávamos a fazer os exercícios do livro e na semana seguinte ele também nos avaliava pelos exercícios. Na época eu não tinha internet, só um computador que ganhei, então sempre acabava tendo que ir na escola na noite anterior, por falta de tempo (e também por falta de priorizar) fazia as pesquisas de última hora e o professor sempre me via no laboratório de informática da escola na noite anterior em que tinha que entregar a pesquisa, eu salvava a pesquisa no pen drive, arrumava direitinho no padrão (metodologia científica, regras ABNT, etc) e na manhã antes da aula ia correndo na escola para imprimir (sempre muita fila). Mas o meu professor sempre me elogiava por mesmo sempre fazendo de última hora os meus trabalhos eram sempre os melhores (adorava fazer pesquisa). Mesmo não sendo fã de biologia eu consegui ir muito bem na matéria dele por conta da metodologia. Obs.: ele não foi um dos professores mais exigentes tive no primeiro ano uma incrível professora de matemática (muitos não gostavam da exigência dela), TODA semana tínhamos que ter feito os exercícios, tínhamos prova e matéria nova toda semana (e as vezes algum trabalho também). Se eu tivesse revisado durante o ensino médio tudo o que estudava e aprendia e também fizesse exercícios com certeza estaria muto mais preparado para o ENEM/vestibulares.
Simplesmente genial. Precisamos evoluir nossos métodos de estudar e aprender, pois o nosso atual não é só obsoleto, como faz com que os alunos venham a repudiar o ato de estudar e aprender.
Eu fico indignada de como os seus vídeos mudam o meu jeito de pensar!!..Veio no momento certo
Pow chara tô no mesmo barco
Momento certo pra mim também.
Dudow, chego a me emocionar ao assistir a um vídeo seu. As coisas se tornam mais palpáveis; mais possíveis. Às vezes é tanto conteúdo...tanta matéria que vomitam...me sentia sem um norte. Obrigado por passar o seu conhecimento e sua experiência de vida. Ansioso pelo próximo vídeo, parabéns pelo trabalho!
Thiago Coelho aff
Verdade 😥
A biblioteca é vários mundos em um prédio.
São
Q massa esse método! Acho q esse tipo de ensino de estudo , deveria ser aplicado desde o ginásio! É muito efetivo, torna o profissional muito mais preparado!
O pior é que por vezes tentam nos moldar em um método de aprendizado sendo que temos o nosso próprio jeito de aprender. Aí acabamos por largar o nosso jeito que funcionava para se moldar no jeito que deu certo para outro e ficamos nos martirizando por esse "tal método certo de estudar" não funcionar para nós, nos roubando o prazer de aprender de verdade! Amei o vídeo Dudow sempre saio deles com algo bom e reflexiva.
Que incrível! fico tão empolgada de buscar conhecimento dessa forma 💚
Curso nível Sherlock Holmes
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse ano eu vou passar em medicina no enem!!! com fé em Deus🙌🏻
Vai sim!!
Se não estudar muito não vai não, tem que focar 100% boa sorte
Vai dar tudo certo, e ficarei muito feliz por você Brígida Gomes, pois esse é o meu sonho também!!
Conforme estudamos Deus nos dá a graça de alcançarmos nossos objetivos! De coração, que você se torne uma excelente e competente médica!
Passou?
Se nao passou não desista, eu também estou na luta pra conseguir med
E ae? Acha que tirou Boa pontuação?
Eu fiz uma pós graduação (gestao em vigilancia em saude) com essa metodologia e no início foi bem estranho mesmo, mas com o decorrer do tempo vc percebe o quanto desenvolveu suas habilidades cognitivas e comportamentais. A metodologia ativa tira o aluno da zona de conforto(que É ser apenas ouvinte) para se tornar alguém mais pensante e crítico.
Nossa, todas as pessoas do mundo deveriam assistir esse vídeo! Gratidão por compartilhar suas experiências. Estou extremamente feliz de ter achado o seu vídeo.
Isso é ironia e maiêutica, método de ensino usado por Sócrates!! Na verdade não é um método de ensino "inovador" , eh na verdade bem antigo!!! É claro que foi aperfeiçoado mas eh basicamente isso!! 😱🤗 Gostei muito do vídeo !!!
meu professor usa isso
Exato! O nome desse método usado em várias Faculdades de Medicina é Aprendizado Baseado em Problemas
Hmm gatinha que curte filosofia, gostei :)
é *
Pensei nisso também
Obrigada Dudow! Seus vídeos mudou a minha forma de estudar... Eu não gostava de fazer questões e agora estou começando a gostar😀
Que ótimo método de aprendizado, a partir de hoje cada questão vai ser meu 'paciente', muito obrigado de coração ❤️
Te conheci agora e já lhe sou muito grata por compartilhar um pouco do seu conhecimento conosco. Parabéns és um MITO! 👏👏👏
Certeza que eu ia reprovar se eu não assistisse esse vídeo. Estou me preparando para o enem e essas dicas foram muito boas, obrigado! Espero que um dia eu seja uma pessoa com um grande conhecimento como você
Esse video mudou a forma com que eu estava encarando os estudos e as questões-problemas dos vestibulares, muito obrigado! Continue realizando esse trabalho incrível. Sucesso
fiz o enem uma primeira vez para testar como fazer a prova,no ano que tinha que passar realmente no enem pq estava terminando o ensimo meio peguei todas as provas do enem,e pelo aplicativo fazia elas sempre,enfim consegui uma bolsa entao realmente concordo com tudo que vc falou ;)
Isso realmente dá certo? Estou no ano de vestibular e não sei se faço isso exatamente. E quero medicina :(
olha minha area nao e medicina,mais eu acredito sim que estudando bastante as questoes da banca que vc vai fazer consegue,afinal se ja conseguiram vc pode conseguir,vc nao e pior que ninguem
Vou tentar
Qual o app?
O cara é o bichão!!! Formado em medicina e engenharia!!
Kkkkk sim viu
Gostei meu nome é Elaine. Vou tentar o Enem pela primeira vez tenho 55 anos. Quero fazer psicologia. Algumas pessoas me disseram que estou velha para ir pra uma faculdade. Mas mesmo assim eu fazer.
Sensacional! Inspirador!
Eu vim estudar no Canadá ha dóis anos, e fiquei chocada quando descobri que não sabia estudar. Estudava mais de oito horas, me
Sentia confiante. Mas as notas nao condiziam com meu esforço Foi frustrante! Cheguei achando que, por ter cursado alguns semestres de odontologia no brasil, eu estaria beem a frente dos meus concorrentes no curso de pre dentistry. Afinal, estava fazendo um curso de base de dois anos para um curso que eu ja conhecia. Mas foi um tombo tão feio, e tão grande, que hoje resolvi juntar os caquinhos e recomeçar. Fico tentando entender onde errei, para consertar e acertar daqui pra frente.
Meu primeiro passo foi: “como estudar”
Você é muito fera cara, se torna até inspiração para muitos inclusive pra mim, obrigado um dia me tornarei médico!
Muito bacana! Para estudar, basta buscar o conhecimento, e com isso, se vai fundo no problema.
Genial esse método, muito interessante!!
Obrigado, Dudow!
Estou 10 anos longe da escola ,e a exato 10 anos eu fiz o Enem e hoje vou fazer novamente,voltar aos estudos do nada é bem difícil,mas hoje uma única frase desse vídeo me fez mudar o ponto de vista e renovou minha vontade de continuar estudando !
Volte sim. Nunca é tarde para aprender
Meu Deus!!! MARAVILHOSO! É real que temos um conhecimento só não somos ensinados em aplica-lo. Estou TÃO feliz que uma pessoa tenha essa preocupação de passar isso para as pessoas, é a primeira vez que vejo um metodo eficiente para a aprendizagem. Toda a minha preparação pro enem nunca ficou tão motivada, eu achava que realmente tinha que estudar as materias mas percebi que isso não estava dando resultados. Você deu um booom na minha cabeça que eu vou tentar levar pra você. Você é demais, muito obrigada mesmo!
Não tenho condições de fazer cursinho, mais utilizo as videoaulas para estudar, quando não se tem oportunidade o que resta é lutar contra o sistema se lamentar não traz resultado,me disseram pra não lutar contra o sistema. Pra me adequar a ele. Ainda bem que eu não sou de escutar os tolos. Juntei dinheiro e consegui um excelente material com Apostilas Poliedro, Bernoulli, com conteúdo até do ITA, Provas, Resumos e Esquemas tão barato que nem acreditei, agora foco, e trazer o resultado. #Enem.
sugiro que assistam esse vídeo mais vezes pessoal, elaborem e imaginem em suas cabeças as situações, isso e essencial.
Isso faz muito sentido, eu estou estudando pra concurso público nesse método, só por questões e estou tendo bons resultado e antes eu estudava pelo método tradicional e não aprendi nada e era péssimo nas questões.
Caraca, você mudou tudo aqui. MUITO OBRIGADO 😭❤️
Parabéns pelo vídeo. Tenho um canal que também aborda um pouco essa linha. Teu canal tem sido um das minhas maiores indicações. Abração e sucesso!
Seu canal é uma mina de ouro!!! Vou assistir todos os outros vídeos, muito bom mesmo!!!!
Vc é muito fóda cara , não tenho nem palavras pra descrever a forma como vc explica , é tudo muito claro e faz a gente nem pensar em desistir pq vc foi fóda por não desistir por dar um soco na cara da gente que acha que não vai conseguir pq não é tão " inteligente" ... Olha eu creio depois de assistir esse vídeo que eu vou conseguir sim que eu vou conseguir chegar lá
Oi..acabei de chegar no canal...adorei este video...e principalmente dos comentarios da galera...eu nao me considero auto de data mais estudo exatamente desta forma...pq nunca me adaptei com decoreba p fazer prova...o q e bem comum p quem estudou no ensino publico...o fato e que ha 5 anos eu estava c 35 anos, desempregada, e nao havia feito uma formacao academica.Decidi voltar a estudar, e utilizei minha curiosidade e motivacao interna p contruir meu conhecimento.Fui p biblioteca publica da Unifesp ak de Guarulhos, peguei livros, retomei o conteudo do ensino medio (que havia feito a mais de 15anos).Um ano depois conquistei minha bolsa integral! No prox. Ano termino meu curso de Psicologia...Neste momento estou iniciando novo ciclo de estudos, agora focado para concursos, area de tribunais, q e a area q pretendo atuar. Embora essa area q escolhi seja extremamente concorrida, acredito que estrategia de estudo, aliada a motivacao e o caminho! Estou estudando ha 3 meses por questoes, e imprecionada com a quantidade de informacao q ja absorvi neste tempo! Foco determinacao e garra...e a conquista vira em questao de tempo!
Eveline Ferreira também quero iniciar para tribunais, quais materiais está usando, fiquei bem interessada no seu comentário, grata
Esse vídeo está incrível, me diverti aqui criando hipóteses de como ficou o atendimento do Pedrinho. Continue assim!
Vinicius Doutor foi eh dois.... rsrs
Seu melhor vídeo até agora com certeza! Valeu cada minuto, acho que vale a pena investir em vídeos assim mais longos e mais completos
O professor a presenta a pergunta, mas voce tem que procurar a resposta.... nao e a resposta o mais importante... mas o processo.... na caminhada da procura o aluno vai aprendendo mais e aprende a pessar, analisar e encontrar respostas por si mesmo. Mas e Claro, quem nunca provou, nao a-provou e re-provou. Logico. Mas funciona e muito divertido. Tem professor sim! So que nao de forma ativa, mas passiva e organisatoria, pois e o aluno que e ativo e ele pode estruturar e desenvolver o seu proprio aprendisado. NA EUROPA, NOS PAISES MAIS DESENVOLVIDOS E ASSIM GENTE. Agradeco este video seu. Super legal. Agradeco.
Comecei a estudar sozinho ontem, faço técnico em enfermagem e tenho sonho de passar na federal em Medicina, criei minha rotina de estudos e estou disposto a fazer de tudo para seguir em frente com o projeto, suas orientações vem sendo úteis. Parabéns pelo trabalho e obrigado.
Também comecei ontem, estudar para o enem e passar em Médicina, mesmo um pouco desmotivado por está sozinho, e recebendo varias desmotivações dos pais, não irei desistir ...
@@nortonalves5843 Se não conseguir nesse, continua firme pra passar nos próximos. Não desista, porque depois de algum tempo estudando você pega gosto. Fique firme!
@@potterharry3068 Obrigado! Vamos conseguir ! Sempre colocando Deus em primeiro lugar! Te vejo logo Sr. Médico. rsrs
@@nortonalves5843 E aí? Passaram?
Escola Waldorf ensina de um jeito diferente bem legal, se você não pensa, não aprende pois ninguém te entrega de graça.
Caraaaaaa, muito legal saber esse diferencial do curso de medicina da UFSCAR!
Muito bom vídeo.Sou auto ditada e não aguento mais ir pra escola,eu não consigo aprender lá.Sempre é uma bagunça,alunos conversando,professor parando a aula pra falar da vida dele,gente que interrompe pra fazer piada...Se eu estudasse 5 meses sozinho pro ENEM,garantia uma nota 800+.
Musthap666 concordo com você
Te entendo 100%
Mas na hora da redação, não esqueça dos espaços depois de pontos e vírgulas.😋
Grande problema da minha vida, fui considerada burra por anos na escola simplesmente porque eu não conseguia manter meu interesse. Hoje eu descobri que sou autodidata, aprendo muita coisa sozinha, agora estou aprendendo inglês.
Aprendi muito sobre a vida de diversos professores( até eu dormir) . Tesão pela matéria que é bom, nada.
AAAAAAAH adorei seu vídeo
Parabéns meu amigo ! Perfeita a sua didática pra poder explicar algo produtivo ! E o mais interessante é que você não cobrou algo por esse conhecimento !!!! Meus parabéns !!!!
Socorro esse vídeo mudou meu jeito de estudar exatasssss
Trindade Iris o meu tbm mds
Como mudou?
Lucas Nabeta primeiro eu coloquei o meu plano de estudos em prática real porque eu tenho uma quedinha por ciências humanas e linguagens então eu sempre anulava os horários de exatas ou ciências da natureza p estudar outra coisa de história, geografia.. Então, meu primeiro passo foi reorganizar meu plano de estudos para não burla-lo sksksk, depois eu separei questões da matéria que estava tendo no cursinho e tentei fazer (desde o início do ano eu tento fazer isso mas desestimula muito não conseguir finalizar a conta ou as vezes nem conseguir começar) e eu não consegui fazer nem metade é isso desestimula DEMAIS porém eu continuei “usando os conhecimentos que já tinha”, como ele explica no vídeo, para tentar resolver o problema e não foi o suficiente então eu procurei meus professores, questões resolvidas/comentadas na internet ou vídeo aulas.. Por último, todo sábado eu tento fazer um simulado para testar o que eu já sei e aprender o que eu não sei :) isso tá funcionando p mim mas com certeza ainda adaptarei, espero que te ajude :))
Trindade Iris mas como vc estudava antes?
Lucas Nabeta eu fazia revisões, lia os capítulos do livro referente a matéria, criava mapas mentais, colova fórmulas na parede p gravar mas não fazia exercícios e o que a prova (q no meu caso é o ENEM) exige é que você saiba matemática para marcar a opção correta é apenas isso sabe.. Acho que é questão de desenvolver uma forma de estudo para cada matéria🤔
Eu estou estudano medicina aqui na Argentina. O método aqui é PBL. Vou dar um exemplo: Anatomia eles disponibilizam todo o conteúdo que será abordado antes da prova( É bem aprecido com o que voce falou). Toda semana tem um conteúdo que voce ja tem que ter lido na semana anterior porque sao 4 horas de aula...2 horas do professor falando sobre as coisas bem superficialmente e 2 horas de prático em preparados...se voce nao estuda antes e deixa acumular, ta lascado ! kkkk...
Toda aula eles perguntam: "leram? o que aprenderam?....alguma dúvida? Voces tem internet? Levanta a mao aqui quem nao tem acesso a internet! Alguem aqui trabalha? Qual a desculpa para nao terem estudado?"
Eu nao sei como é no Brasil, mas aqui a cursada de cada matéria é anual...em 1 ano vemos tudo de Anatomia...comeca em marco e termina em outubro (agora mesmo estamos vendo Neuroanatomia...)
Nao temos matérias semestrais..e outra...se voce nao passa na primeira prova, ja era...só vai refazer a matéria no próximo ano (porque é anual e nao semestral e aqui nao é a média das 3 provas que vale...tem que passar nas 3 provas e pronto.) Para cada prova tem 2 recuperatórios para quem nao aprovou (que tem coisas mais "difíceis" que a primeira prova e assim por diante. E se voce fica de recuperatório, os próximos conteúdos serao dados normalmente e voce vai ter que se virar pra estudar tudo porque eles nao param).
Sao 3 provas de cada matéria ate outubro...Depois das 3 provas, voce ainda faz as Provas Finais, que sao Orais, de todo o conteúdo (isso para tudo: Anatomia, Biologa, Histologia..etc) ....e podem te perguntar tudo do ano todo (exemplo: "quais sao os mecanismos para regular a atividade proteica intracelular?") ..e assim vai...
Sorte a todos! A vida é dura para quem pe mole :D
Legal ler sobre a estrutura ai da Argentina. Conheço pessoas que foram cursar medicina na Argentina e pelo que conversamos o PBL (pelo que li na sua mensagem também) apresenta muitas diferenças. Algumas faculdades do Brasil tem um PBL mais parecido com esse modelo onde ainda tem um momento que o professor fala sozinho. Na UFSCAR, onde eu fiz, não há nenhum momento onde o professor assume a palavra, 100% do tempo dele está dirigido ao direcionamento das discussões ou atividades. Obrigado pelo relato das experiências pra gente ter ideia de como funcionam as diversas realidades.
Que qualidade de imagem boaaa, conteúdo do vídeo melhor ainda aaaa
Sou engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, o meu curso foi integralmente em metodologia ativa e foi muito incrível aprender a aprender. Acredito que esse é o caminho para educação brasileira. O protagonismo no processo de aprendizagem é mais eficiente do que a passividade.
Excelente metodologia da tua faculdade!
Sou oficial aviador da Aeronáutica, formado na Academia da Força Aérea. Também (já como oficial) passei no vestibular do ITA, mas não concluí o curso e voltei para a aviação.
No Curso de Comando e Estado-Maior, que prepara oficiais para as funções de comandante e membros de um Estado-Maior, a Força Aérea, em 2018, iniciou a metodologia chamada "Sala de Aula Invertida", sucesso em vários outros países como Estados Unidos, Inglaterra, Coreia do Sul, entre outros. Por meio dela, estudamos diversos textos previamente e debatemos no estilo "mesa redonda", com a participação de um instrutor chamado de Mediador. A metodologia conta com alguns estudos de caso.
Após o curso eu digo: a situação na qual o aluno participa ativamente do processo de ensino e aprendizagem possui uma eficiência bem maior em relação ao famoso "cuspe e giz", como chamamos na FAB o ensino tradicional.
Parabéns pelo canal, estou adorando.
A-mei! Um bom filme que completa o que disse é "Patch Adams - O amor é contagioso".
Você é top cara!
excelente vídeo! conte mais sobre sua experiencia durante o curso de medicina , onde você pesquisava, sites seguros, artigos cientificos, esse vídeo me deu um gás pra estudar, você falando foi como se estivesse descrevendo um futuro lindo que quero pra minha vida :)
Me identifiquei bastante com esse vídeo. Não serei médico do corpo, serei médico da alma, da mente. Quero ser Psicólogo e, de certa forma, é quase a mesma coisa. É lindo essa atitude de correr atrás e obter sucesso. Eu estava esperando muito por esse vídeo porque mesmo estudando tanto ainda sinto que não estou progredindo. Hoje mesmo eu imprimi uma lista com 100 exercícios de Probabilidade e Análise Combinatória (as únicas matérias que não consegui aprender durante minha vida no Ensino Médio) e me frustrei porque não consegui resolver nenhuma questão mesmo assistindo às aulas. Ainda tenho esperança de reverter essa situação. Muito obrigado pelo seu trabalho lindo, doutor. Vou enviar o e-mail sim. Aguardo o próximo vídeo (claro, porque minha ansiedade é mais forte que eu).
Me identifico com você! Você será um ótimo profissional. #PsicologiaNosAguarda
Bom, comece mudando sua posição sobre psicologia
Por conteudos como esse que eu digo que o youTube foi uma das melhores invenções do ser humano atual
Parabéns adorei seu vídeo, sempre gostei de "pesquisar", estudar e ler, mas raramente eu tava dentro das plataformas estudantis, tive que ralar muito pra ter notas boas, hoje você me deu uma perspectiva que eu não tinha observado ainda, gratidão por compartilhar seus conhecimentos...
Uma dica: Acredito que você deveria inserir em seus vídeos mais a respeito do que explica. Esse vídeo é uma aula tradicional! Um professor dando uma vídeo aula, relatando suas experiências!
O q estava procurando. Vídeo muito bom e rapaz parece ser super carismático. Adorei!!
Estou pensando neste método para aprender inglês, por exemplo.
Interessante este conteúdo.
E gratidão.
Você não é desse mundo. Aplaudindo em pé pelo ser humano que você é! Muito obrigada 👏🏽👏🏽👏🏽
Motivador! Obrigada por compartilhar sua experiencia e conseguir acalmar o turbilhão de ideias e emoções que estamos quando queremos voltar estudar. Mais uma vez, obrigada!