Quando o assunto é jogos de video game eu não posso deixar de comentar sobre o trabalho do Lucas Toso, host do podcast Controles Voadores que é dedicado a falar sobre desenvolvimento de video games brasileiros através de contato com os proprios devs, inclusive parte de jogos mencionados nessa edição já foi pauta lá Toso também foi peça fundamental para FirmaDev e tal, que promove o evento Jogatório aqui em SP. Conheço alguns devs com jogos irados que sairam ou que estão para sair e quero agradecer por terem citados jogos como Monotonia do GDH Studio, jogo o qual tive a oportunidade de participar como QA Tester, tal como Heavenstrafer do O Culto? que é iradissimo e toda essa galera tá ali no meio do Game Design Hub também. Adorei o EP, fazia um tempo que eu não escutava os debug mais recententes pois estava ouvindo uns mais antigos e... Que massa esse tanto de gente nova na GameFM, apbraço para todos vocês
Que legal ouvir Debug Mode novamente depois de tanto tempo e me deparar com esse tema! Ouvir isso enquanto trabalho na arte dos jogos na empresa em que trabalho me fez voltar no tempo em que eu costumava ouvir as origens do debug e apenas sonhava em trabalhar com jogos.
2:44:40 Obrigado pela menção! Estou na luta de terminar meus ultimos fangames(inclusive um é de megaman kkk) para em fim finalmente poder iniciar minha entrada no cenário indie BR, aos poucos chegaremos lá!
Ir na gamescom LATAM, trocar ideia com devs da área e AGR esse podcast. Tô ficando com uma vontade absurda de estudar mais sobre games e trabalhar em algum projeto nem que seja de hobby por enquanto.
Mais que um episódio bom, um episódio necessário e sensacional pra descobrir joias que poderiam ficar escondidas por muitas pessoas. Tão bom ver o nosso país produzindo jogos de qualidade tão boa quanto os que vemos mundo a fora. Já conhecia alguns jogos da lista como o excelente Horizon Chase, Dandara, Unsighted e o divertido Zueirama e confesso que esqueci que Sludge Life e o Automobilista eram BR hahaha. e vi uns trechos de gameplay de Muller MadJack e fiquei mega interessado. vou esperar chegar na versão do Switch que virá em breve. de outros jogos brasileiros que me vieram na cabeça tenho pra citar: * Distortions, da Among Giants, que foi um dos primeiros jogos BR que comprei e mesmo não sendo um suuuuper jogo, ele é visualmente lindo até hoje e sempre fica baratinho na Steam * Kalinur, da Pixel vs Pixel, que é um metroidvania que tinha sido comentado em grupos de facebook que é uma experiência curtinha mas charmosinha que vale dar uma conferida. outra joia que sempre é baratinha * Tropicalia, do Paulo Henrique Franqueira, onde é um RPG de turno das antigas com temática indígena que ficou um bom tempo em acesso antecipado e finalmente saiu todo completinho e é bem divertido * ARIDA: Backland's Awakening, da Aoca Game Lab, que já fiquei mega interessado por se passar num período de seca do sertão nordestino e é um adventure bem honesto * Punhos de Repúdio, da BrainDead Broccoli, que é polêmico desde a sua ideia até seu lançamento e já nasceu retrato de seu tempo por falar sobre a pandemia e de como muita gente achava que era apenas uma gripezinha... mas não tem jeito. bater em negacionista é bão dimais hahahaha desculpa por esse comentário gigantesco mas vim pra deixar mais algumas dicazinhas de games BRs extras que não foram citados no cast que gostei deles. e parabéns a mais um ótimo Debug Mode. abração e até mais!
Episódio maravilhoso, muito obrigado pelas indicações. Eu já estava bastante curioso em jogar o Pocket Bravery, principalmente por ser game brasileiro e por toda a história por trás da produção do game, como um jogo que "lutou" para sair. Por essas e outras que devemos torcer e apoiar as produções brasileiras que não devem em nada para os produtos internacionais. É muito bom ver que o nosso mercado está crescendo tanto e ganhando o devido destaque!!!
E outra, lembrei que na série da TC Cultura - Mundo da Lua, o Lucas Silva e Silva também jogava o joguinho do BLIXTO que nunca vi em nenhum outro lugar.
É interessante ver como o mercado cresceu com a normalização de jogos pt-br, antes a gente ficava igual loucos atrás de traduções de fãs na internet e as vezes jogava determinado jogo só por causa daquela tradução. Max Payne fez um sucesso gigante na época por causa de sua dublagem e pensar que agora quase todo jogo grande é dublado em português. Sem contar que a maioria dos jogos pt-br eram exclusivos de pc, em uma época que jogar no pc não era comum pra gente. Ótimo episódio como sempre!
no "Debug Mode #80: Lan Houses" por volta de 1h30... vocês comentam que tinham uma má impressão de jogos nacionais. isso mostra o quanto o cenário mudou 9 anos depois.
Tudo bem que o podcast tenha sido feito antes do anuncio oficial do Zeenix mas agora que ele foi mostrado acho que ele pode ser um novo começo pra Tectoy e um excelente inicio pra a ascensão do desenvolvimento de games para o publico comum do Brasil que não tem ideia que isso já existe, fora isso o hardware parece ser muito bom agora só temos que esperar o preço sair.
Excelente tema, coloquei uns dois jogos na wishlist. Outro jogo q eu lembrei ouvindo o podcast é o dreaming sarah. Ele é um plataforma de puzzle bem interessante e atmosférico. Até onde eu sei é bem pouco conhecido
Excelente, fazendo um adendo aos fã games, estou desenvolvendo uma reimaginação de Rambo II do Master System, trazendo diversas features que eu gostaria de ter visto no game. O jogo vai contar com 3 capítulos de 10 fases cada, cada capítulo contará a história de um filme, trazendo novas mecânicas, chefes, cenários inspirados nos acontecimentos de cada filme e etc. Por ser algo mais arcade, precisei fazer algumas concessões, mas de toda forma pense em um Rambo The Videogame porém humilde e com mais qualidade que um FPS com trilhos (que foi o mais decepcionante daquele jogo).
Olha como o Brasil desde do "Jogos porcarias do Master System Evolution" em 2016, que tinha jogos como "Acerte o alvo" para um episódio elogiando os game nacional a nível internacional. Pelo menos nisso evoluimos. Aqui é BR!!
Incrivelmente eu tenho pouca historia com jogos BR, claro, hoje em dia conheço boa parte por causa de videos no youtube como o 171 por exemplo, mas vou contar mais sobre os que mais tenho memoria de terem me marcado de alguma forma. Lembro quando estava pra lançar o Toren, eu estava na faculdade e tinha um amigo q trabalhava com modelagem 3D e vivia falando dele, incrivelmente até hoje estou devendo jogar ele kkkkkkkkkk. O Chroma Squad eu sempre olho pra ele mas fico enrolando pra jogar, acho incrivel a tematica, mas vi que ta com a tag de jogo tatico e é um genero que não consigo jogar muito, acho q o unico q joguei de certa forma foi o Project X Zone no 3ds, mas como eu ando na vibe de tokusatsu, a chance de jogar ele é bem grande. Ja o Mineirinho...blz, eu gostava de ver as zoeiras, o que aconteceu com o desenvolvedor nos comentarios do jogo e tdo mais, mas é um jogo q mesmo pelo preço dele nunca nem cheguei perto kkkkkk e nem pretendo. Dodgeball Academia...meu deus q jogo incrivel! eu fico feliz de ter jogado até o fim, é muito divertido e bom ver por exemplo q coxinha é item de cura por exemplo, amei os personagens, a arte e tdo mais. O Fobia eu cheguei a comprar pq tava tipo, 4 reais, mas não é meu forte jogo de terror, porém halloween ta logo ai, quem sabe não role. E por fim, um que eu estou de olho, e o primeiro jogo q eu to fazendo parte da campanha, é o Bagdex, eu estou realmente animado com ele e de olho no twitter, é muito legal ver o que andam fazendo, a remodelagem e tdo mais, parece que vai ser um jogo bem interessante de se jogar, eu sempre tive vontade de participar de campanha de arrecadação, mas sempre tive o pé atras, quase que ajudei com o Ratatan a um tempo atras(jogo estilo Patapon), mas com o Bagdex eu realmente larguei mão desse receio e resolvi colaborar, e fico feliz em ver o tanto que arrecadou e se as metas forém cumpridas tem tdo pra ser um jogo grande Edit: Lembrei de um que infelizmente eu me decepcionei pq o jogo só sumiu, mas na epoca eu estava acompanhando o jogo Profane que é um MMO sandbox, creio q o site deles ainda esta ativo, mas acho q ja fazem uns 5 anos que não vi mais nada dele, acabei abrindo aqui, parece q tem um roadmap de 2023 ainda falando de Alpha test, mas o jogo simplesmente sumiu
Spark the electric jester 3 (e os outros títulos) são ótimos jogos "Sonic-like" brasileiro. Eu acho o terceiro jogo o melhor da franquia, melhor até mesmo que a fórmula dos jogos 3D atuais do Sonic.
Não escuto esse podcast. Eu coloco pra dormir. O importante é que tá reproduzindo. Fds kkkk Pago YT Premium pra isso, pra ouvir com a tela desligada. Vou mandar 1 real de pix pra vcs fds tbm... 😂😂😂 Brinks. Adoro vcs, é sério!
Quando o assunto é jogos de video game eu não posso deixar de comentar sobre o trabalho do Lucas Toso, host do podcast Controles Voadores que é dedicado a falar sobre desenvolvimento de video games brasileiros através de contato com os proprios devs, inclusive parte de jogos mencionados nessa edição já foi pauta lá
Toso também foi peça fundamental para FirmaDev e tal, que promove o evento Jogatório aqui em SP.
Conheço alguns devs com jogos irados que sairam ou que estão para sair e quero agradecer por terem citados jogos como Monotonia do GDH Studio, jogo o qual tive a oportunidade de participar como QA Tester, tal como Heavenstrafer do O Culto? que é iradissimo e toda essa galera tá ali no meio do Game Design Hub também.
Adorei o EP, fazia um tempo que eu não escutava os debug mais recententes pois estava ouvindo uns mais antigos e... Que massa esse tanto de gente nova na GameFM, apbraço para todos vocês
Que legal ouvir Debug Mode novamente depois de tanto tempo e me deparar com esse tema! Ouvir isso enquanto trabalho na arte dos jogos na empresa em que trabalho me fez voltar no tempo em que eu costumava ouvir as origens do debug e apenas sonhava em trabalhar com jogos.
2:44:40 Obrigado pela menção! Estou na luta de terminar meus ultimos fangames(inclusive um é de megaman kkk) para em fim finalmente poder iniciar minha entrada no cenário indie BR, aos poucos chegaremos lá!
Ir na gamescom LATAM, trocar ideia com devs da área e AGR esse podcast. Tô ficando com uma vontade absurda de estudar mais sobre games e trabalhar em algum projeto nem que seja de hobby por enquanto.
Mais que um episódio bom, um episódio necessário e sensacional pra descobrir joias que poderiam ficar escondidas por muitas pessoas. Tão bom ver o nosso país produzindo jogos de qualidade tão boa quanto os que vemos mundo a fora. Já conhecia alguns jogos da lista como o excelente Horizon Chase, Dandara, Unsighted e o divertido Zueirama e confesso que esqueci que Sludge Life e o Automobilista eram BR hahaha. e vi uns trechos de gameplay de Muller MadJack e fiquei mega interessado. vou esperar chegar na versão do Switch que virá em breve.
de outros jogos brasileiros que me vieram na cabeça tenho pra citar:
* Distortions, da Among Giants, que foi um dos primeiros jogos BR que comprei e mesmo não sendo um suuuuper jogo, ele é visualmente lindo até hoje e sempre fica baratinho na Steam
* Kalinur, da Pixel vs Pixel, que é um metroidvania que tinha sido comentado em grupos de facebook que é uma experiência curtinha mas charmosinha que vale dar uma conferida. outra joia que sempre é baratinha
* Tropicalia, do Paulo Henrique Franqueira, onde é um RPG de turno das antigas com temática indígena que ficou um bom tempo em acesso antecipado e finalmente saiu todo completinho e é bem divertido
* ARIDA: Backland's Awakening, da Aoca Game Lab, que já fiquei mega interessado por se passar num período de seca do sertão nordestino e é um adventure bem honesto
* Punhos de Repúdio, da BrainDead Broccoli, que é polêmico desde a sua ideia até seu lançamento e já nasceu retrato de seu tempo por falar sobre a pandemia e de como muita gente achava que era apenas uma gripezinha... mas não tem jeito. bater em negacionista é bão dimais hahahaha
desculpa por esse comentário gigantesco mas vim pra deixar mais algumas dicazinhas de games BRs extras que não foram citados no cast que gostei deles. e parabéns a mais um ótimo Debug Mode. abração e até mais!
Episódio maravilhoso, muito obrigado pelas indicações. Eu já estava bastante curioso em jogar o Pocket Bravery, principalmente por ser game brasileiro e por toda a história por trás da produção do game, como um jogo que "lutou" para sair. Por essas e outras que devemos torcer e apoiar as produções brasileiras que não devem em nada para os produtos internacionais. É muito bom ver que o nosso mercado está crescendo tanto e ganhando o devido destaque!!!
E outra, lembrei que na série da TC Cultura - Mundo da Lua, o Lucas Silva e Silva também jogava o joguinho do BLIXTO que nunca vi em nenhum outro lugar.
Chroma Squad de longe foi o melhor jogo BR q joguei na vida!
Queria muito q tivesse uma sequência
É interessante ver como o mercado cresceu com a normalização de jogos pt-br, antes a gente ficava igual loucos atrás de traduções de fãs na internet e as vezes jogava determinado jogo só por causa daquela tradução. Max Payne fez um sucesso gigante na época por causa de sua dublagem e pensar que agora quase todo jogo grande é dublado em português. Sem contar que a maioria dos jogos pt-br eram exclusivos de pc, em uma época que jogar no pc não era comum pra gente. Ótimo episódio como sempre!
no "Debug Mode #80: Lan Houses" por volta de 1h30... vocês comentam que tinham uma má impressão de jogos nacionais. isso mostra o quanto o cenário mudou 9 anos depois.
desenvolvendo meu jogo e ouvindo esse podcast
Tudo bem que o podcast tenha sido feito antes do anuncio oficial do Zeenix mas agora que ele foi mostrado acho que ele pode ser um novo começo pra Tectoy e um excelente inicio pra a ascensão do desenvolvimento de games para o publico comum do Brasil que não tem ideia que isso já existe, fora isso o hardware parece ser muito bom agora só temos que esperar o preço sair.
Excelente tema, coloquei uns dois jogos na wishlist.
Outro jogo q eu lembrei ouvindo o podcast é o dreaming sarah. Ele é um plataforma de puzzle bem interessante e atmosférico. Até onde eu sei é bem pouco conhecido
Cara quanto tempo eu não ouço esse podcast maravilhoso, kkkk cês são foda
Excelente, fazendo um adendo aos fã games, estou desenvolvendo uma reimaginação de Rambo II do Master System, trazendo diversas features que eu gostaria de ter visto no game. O jogo vai contar com 3 capítulos de 10 fases cada, cada capítulo contará a história de um filme, trazendo novas mecânicas, chefes, cenários inspirados nos acontecimentos de cada filme e etc. Por ser algo mais arcade, precisei fazer algumas concessões, mas de toda forma pense em um Rambo The Videogame porém humilde e com mais qualidade que um FPS com trilhos (que foi o mais decepcionante daquele jogo).
Olha como o Brasil desde do "Jogos porcarias do Master System Evolution" em 2016, que tinha jogos como "Acerte o alvo" para um episódio elogiando os game nacional a nível internacional. Pelo menos nisso evoluimos. Aqui é BR!!
mullet madjack é incrível joguem
3:12:50 Com o orçamento de uma pequena paçoca, estamos quase finalizando o game 🤪 (no caso, eu e meu irmão 😮). O plano é lançar em dois meses 👁👄👁
4:44 "jogo do ratinho" kkk
Incrivelmente eu tenho pouca historia com jogos BR, claro, hoje em dia conheço boa parte por causa de videos no youtube como o 171 por exemplo, mas vou contar mais sobre os que mais tenho memoria de terem me marcado de alguma forma.
Lembro quando estava pra lançar o Toren, eu estava na faculdade e tinha um amigo q trabalhava com modelagem 3D e vivia falando dele, incrivelmente até hoje estou devendo jogar ele kkkkkkkkkk.
O Chroma Squad eu sempre olho pra ele mas fico enrolando pra jogar, acho incrivel a tematica, mas vi que ta com a tag de jogo tatico e é um genero que não consigo jogar muito, acho q o unico q joguei de certa forma foi o Project X Zone no 3ds, mas como eu ando na vibe de tokusatsu, a chance de jogar ele é bem grande.
Ja o Mineirinho...blz, eu gostava de ver as zoeiras, o que aconteceu com o desenvolvedor nos comentarios do jogo e tdo mais, mas é um jogo q mesmo pelo preço dele nunca nem cheguei perto kkkkkk e nem pretendo.
Dodgeball Academia...meu deus q jogo incrivel! eu fico feliz de ter jogado até o fim, é muito divertido e bom ver por exemplo q coxinha é item de cura por exemplo, amei os personagens, a arte e tdo mais.
O Fobia eu cheguei a comprar pq tava tipo, 4 reais, mas não é meu forte jogo de terror, porém halloween ta logo ai, quem sabe não role.
E por fim, um que eu estou de olho, e o primeiro jogo q eu to fazendo parte da campanha, é o Bagdex, eu estou realmente animado com ele e de olho no twitter, é muito legal ver o que andam fazendo, a remodelagem e tdo mais, parece que vai ser um jogo bem interessante de se jogar, eu sempre tive vontade de participar de campanha de arrecadação, mas sempre tive o pé atras, quase que ajudei com o Ratatan a um tempo atras(jogo estilo Patapon), mas com o Bagdex eu realmente larguei mão desse receio e resolvi colaborar, e fico feliz em ver o tanto que arrecadou e se as metas forém cumpridas tem tdo pra ser um jogo grande
Edit: Lembrei de um que infelizmente eu me decepcionei pq o jogo só sumiu, mas na epoca eu estava acompanhando o jogo Profane que é um MMO sandbox, creio q o site deles ainda esta ativo, mas acho q ja fazem uns 5 anos que não vi mais nada dele, acabei abrindo aqui, parece q tem um roadmap de 2023 ainda falando de Alpha test, mas o jogo simplesmente sumiu
Spark the electric jester 3 (e os outros títulos) são ótimos jogos "Sonic-like" brasileiro. Eu acho o terceiro jogo o melhor da franquia, melhor até mesmo que a fórmula dos jogos 3D atuais do Sonic.
Vai Brasil
Não escuto esse podcast. Eu coloco pra dormir. O importante é que tá reproduzindo. Fds kkkk
Pago YT Premium pra isso, pra ouvir com a tela desligada.
Vou mandar 1 real de pix pra vcs fds tbm... 😂😂😂
Brinks.
Adoro vcs, é sério!
😀
Alan, cade os videos do nictofobia e o outubro do medo ;(
BRASILL