Me lembro como se fosse o ontem! 01/07/1994,eu peguei minhas primeiras notas de real. Valia mais que 1 dólar,e a inflamação parecida com a dos EUA,e isso me empolgava!
deveria ter vergonha deles se soubesse a trampa que fizeram para baixar a inflação por meio de juros absurdos, no fim foi destruída indústria nacional e patrimônio entregue a preços ridículos.
Há 25 anos o Real entrava em circulação no Brasil, a moeda em si na verdade era a cereja do bolo de uma série reformas que o estado brasileiro precisou passar na década de 90. Feito histórico de nossos economistas, pois vencemos a hiperinflação, devolvemos o poder de compra ao povo e hoje podemos nos orgulhar de ter uma moeda forte.
Moeda forte? Poder de compra ? Tá de brincadeira né kkkkkk...na onde que o povo brasileiro tem poder de compra?...tudo é caro na merda desse país...nossa moeda é desvalorizada e sofre influência do dólar
Um trabalho de alto nível reunir essas lendas! São verdadeiros heróis nacionais. Muita gente pode discordar, mas fica óbvio que FHC foi o melhor presidente que o país já teve, pela carreira, pelo time que montou, pelo progresso que conseguiu no cenário caótico que ele herdou, pelo legado que deixou (Bolsa Família, Tripé, LRF, etc). Espero ver um presidente reformista e centrista no resto da minha vida que possa trazer mais mudanças.
@@rafaelgarcezAC A partir da adoção do Tripé Macroeconômico (Superávit Primário + Metas de inflação + Câmbio Flutuante), a relação dívida/PIB do Brasil caiu continuamente na década de 2000, até chegar ao ponto de 54% do PIB. Quando o governo Dilma I (2010-2014) Abandonou o Tripé Macroeconômico e adotou a Nova Matriz Econômica (Política fiscal e monetária expansionistas, Campeões Nacionais, Controle de preços administrados), o Brasil gradativamente transformou os superávits primários em déficits primários. Desde então, o Brasil está a 6 anos em déficit primário e a relação dívida/PIB saltou 20 pontos percentuais (Atualmente perto de 73% do PIB). Fica claro que a política do Tripé Macroeconômico foi responsável pela queda da relação Dívida/PIB, pelo crescimento brasileiro visto ao longo da década de 2000 (Combinado com o boom de commodities e o aumento da força de trabalho).
@@rafaelgarcezAC Se vc tiver algum paper que comprove a responsabilidade do Tripé pelo aumento da dívida, apresente. Caso contrário, você está se baseando em mentiras (relação Dívida/PIB caiu durante toda a existência do tripé). Até.
Excelente esse pequeno documentário! Só quem foi vítima dos efeitos da inflação nos anos 80 compreenderá. Daí a importância desse tipo de conteúdo: a preservação dessa memória!
Você também não tá sabendo fazer uma boa análise. O governo do FHC foi marcado por alto índice de desemprego e desigualdade. Já é uma situação diferente da inflação.
Sou do chile, nao entendo como o banco central do brasil é adm pelo governo... o governo do brasil nao tem pessoas competentes que sabem da economia como deveriam e alem disso eles decidem botar presidentes no banco do brasil pra dirigir a economia do pais, isso é terrivel pro sistema economico dum pais, porque voce coloca pessoas imcopetentes tanto no governo como no banco central do pais...
Falaram tudo - nem mesmo quem tem 35 anos sabe o que era hiperinflação, correr pro supermercado no dia que entrou o salário, fazer 'compra de mês', porque dias dpois já estava tudo mais caro, fora o desabastecimento, prateleiras vazias. Mas como disse Andrá Lara Resende - que curiosamente não está presente ness vídeo - não é necessário se zerar o déficit público, se o gasto for de qualidade, sem despredícios, pois gasto de qualidade é investimento. Mas é claro que na época se gastava muito e mal.
FHC foi maravilhoso para nosso País, mesmo com alguns erros, se temos o Real, devemos a ele! 25 de Plano Real. Ninguém mudou nada na Economia depois disso...Lula e Dilma destruíram tudo...Bolsonaro vai pelo mesmo caminho...
Infelizmente só acabou a hiperinflação , o resto dos problemas do Brasil só piorou, a divida começou a aumentar , desindustrialização, país eternamente subdesenvolvido, educação e saúde piorou,e na época o desemprego disparou até mais alto do que agora, juros disparou até 45%.
Mas o Plano Real foi elaborado para acabar com a hiperinflação. Todos os outros problemas exigem outras estratégias que estão muito além do Plano Real.
'Só acabou a hiperinflação'...Como?...a desindustrialização já vinha de antes e piorou muito a partir de meados do segundo govenro de Lulla - aumento de dívida se deu por causa de investimentos públicos, programas sociais começaram no último goverrno de FHC. Saúde piorou? José Serra quando inistro quebrou a aptente de remédios conrta a AIDS, possibilitando genéricos - graças a isso preto e pobre também tem acesso a remédios antes caríssimo - isso é que é redistribuição de renda...Mas não dava pra fazer milagre e consertar tudo de uma vez, mas achar que acabar 'só com a hiperinflação' é pouco, mostra o seu desconhecimento - ou você é muito jovem pra lembrar o que era correr pro supermercado no dia que entrou o ordenado e comprar o máximo possível, pois se chegasse alguns dias depois, estava tudo mais caro.
@@acezarls A hiperinflação foi baixada de forma ilusória, o cidadão perdeu poder de compra real, e com o aumento dos juros e paridade (falsa) com o dolar a indústria nacional quebrou, não há indústria no Brasil depois do real.
@@williamsrenault6159 A inflação atualizada em junho de 1994 chegou a mais de 5000% anuais , não dá nem para comparar com hoje, o gráfico até distorce.Então a queda da inflação me parece bem real. Como eu já tinha comentado anteriormente o Plano Real foi um plano de estabilidade econômica, foi um plano para trazer a inflação para níveis mais aceitáveis, foi para resolver esse problema específico. A desindustrialização se deve a falta de estratégias claras de desenvolvimento econômico, não dá para cobrar isso em um plano de estabilidade econômica, o problema é muito mais complexo e deve ser utilizada políticas específicas para isso, o Plano Real não foi feito para resolver esses problemas. Cada problema grave deve ter o seu "Plano Real".De qualquer forma sem inflação controlada não dá para resolver nenhum outro tipo de problema econômico ou social.
Mas e a dívida do Brasil? Não da pra valorizar uma moeda do nada! Então quem pagou a conta? O Estudo fez realmente alguma coisa a mais além de mudar o nome do papelzinho colorido?
Piada, baixou a inflação ao custo de elevar juros absurdamente e quebrar a indústria nacional totalmente, e o pior, a solução não é permanente, a moeda brasileira é muito frágil e a inflação está artificialmente baixa.
Verdade Gease... O pior é até hoje as pessoas caírem nessa mentira de atribuir a FHC a paternidade do Plano Real, sendo que quem criou o Plano Real foi o Grande Brasileiro Itamar Franco, junto do seu ministro Rubens Ricupero, a quem Itamar chamou de o Grande Sacerdote do Real, e Ciro Gomes a quem Itamar chegou a declarar que sem ele não haveria Real. Outro detalhe é que quando Itamar lança o Plano Real FHC nem era mais ministro. Ele saiu do Ministério muitos meses antes. Itamar Franco um dos melhores presidentes brasileiro, mas infelizmente pouco reconhecido. O pior é o pessoal atribuir o trabalho árduo dela a um oportunista como FHC que não fez nada e ficou com o crédito.
@@LuPharia não é verdade, a URV ( moeda de transição, em abril de 94 , FHC nem ministro era mais) e a equipe economica ,o Tasso Jereissati cedeu pra ele quando ele assumiu a fazenda ( e ele nõa queria, queria ficar no estrangeiro tomando vinho, como ministro das relações exteriores), quem bancou o plano real na politica foi o presidente itamar e quem fez a moeda no lado tecnico foi a equipe economia.
@@ALEXANDRO241081 Fatos: ✅1) FHC é oportunista e vaidoso e tentou capitalizar todo o sucesso do Plano Real para si; ✅2)O Plano Real Não saiu da cabeça do FHC; ✅3) O Plano Real foi elaborado a partir de um trabalho acadêmico da década de 80 de Pérsio Árida e o Lara Resende (Proposta Larida); ✅4)FHC nomeado para o Ministério da Fazenda (Maio de 1993 até Março de 1994) montou toda a equipe e trabalhou para que tivesse apoio no Congresso; ✅5)Toda a proposta e idealização do Plano Real iniciou no ano de 1993. Sua implementação iniciou em 1994, com a aprovação da URV no Congresso em Fevereiro de 1994; ✅6)FHC saiu em 30 de Março de 1994 do Ministério para concorrer à Presidência, com o apoio do Itamar Franco; ✅5) Rubens Ricupero foi nomeado Ministro da Fazenda, onde ficou de 30/03/1994 até 06/09/1994; ✅6) O Real (moeda) começa a circular oficialmente em 01/07/1994; ✅7)Ciro Gomes, então Gov do Ceará, é nomeado para o Ministério da Fazenda, onde fica de 06/09/1994 até 01/01/1995; ✅8)Em virtude da vaidade do FHC que sempre tentou trazer para si todo o sucesso do Plano Real, o Itamar passou a odiá-lo. Daí a afirmação dele de que os principais ministros responsáveis pelo Plano Real foram Rubens Ricupero e Ciro Gomes. ✅Opinião: O Real foi um sucesso. Portanto, trata-se de um Filho Bonito. E de Filho Bonito, todos querem ser pai! Pergunta se tem alguém que quer ser pai de Mensalão, Petrolão, Rachadinha,Compra de Votos para reeleição, da Grave Crise Fiscal que nos assola desde 2014. Ninguém quer! Mas do Real, todos querem!
Muito legal saber que teve pessoas que lutaram para que nossa moeda fosse valorizada...
Obrigado Itamar Franco, obrigado Rubens Ricupero
Excelente trabalho, pessoal!
Me lembro como se fosse o ontem! 01/07/1994,eu peguei minhas primeiras notas de real. Valia mais que 1 dólar,e a inflamação parecida com a dos EUA,e isso me empolgava!
Ótimo trabalho
Sensacional, sou estudante de história e uma grande fã do Livres!
Valeu, bertha!
Sou estudante de economia, tenho uma admiração enorme por Pérsio Arida e Gustavo Franco, grandes economistas do país!
deveria ter vergonha deles se soubesse a trampa que fizeram para baixar a inflação por meio de juros absurdos, no fim foi destruída indústria nacional e patrimônio entregue a preços ridículos.
@@williamsrenault6159 E o que vc faria?
@@williamsrenault6159 qual seria a solução útil para esse cenário ?
@@williamsrenault6159 Good! massa seria continuar com inflação absurda com um Oligopólio industrial nacional a custa dos mais pobres.
@@williamsrenault6159 Sim, era melhor ficar com a hiper-inflação e pesar a moeda pra comprar pão igual os venezuelanos estão fazendo hoje.
Esse plano deu certo porque os técnicos teve a autoridade maior que os políticos.
ameiiii
Gustavo Franco é um gênio.
Há 25 anos o Real entrava em circulação no Brasil, a moeda em si na verdade era a cereja do bolo de uma série reformas que o estado brasileiro precisou passar na década de 90. Feito histórico de nossos economistas, pois vencemos a hiperinflação, devolvemos o poder de compra ao povo e hoje podemos nos orgulhar de ter uma moeda forte.
Moeda forte? Poder de compra ? Tá de brincadeira né kkkkkk...na onde que o povo brasileiro tem poder de compra?...tudo é caro na merda desse país...nossa moeda é desvalorizada e sofre influência do dólar
@@Ricardooliveira013 mas isso atualmente. Na época da implantação do Plano Real, era uma moeda forte sim.
@@Ricardooliveira013 Pelo jeito tu não viveu na época que q hiperinflação era 1000% né
@@Dubinhosss Pois é comparado com aquele tempo o real não esta tão desvalorizado assim
@@Ricardooliveira013 Estude!
Plano Real melhor plano contra a inflação
Um trabalho de alto nível reunir essas lendas! São verdadeiros heróis nacionais.
Muita gente pode discordar, mas fica óbvio que FHC foi o melhor presidente que o país já teve, pela carreira, pelo time que montou, pelo progresso que conseguiu no cenário caótico que ele herdou, pelo legado que deixou (Bolsa Família, Tripé, LRF, etc).
Espero ver um presidente reformista e centrista no resto da minha vida que possa trazer mais mudanças.
fica obvio a ignorância qndo coloca na conta do FHC o Plano Real
O tripe aquele qua ajudou a aumentar a divida publica interna. ta sertim
@@rafaelgarcezAC A partir da adoção do Tripé Macroeconômico (Superávit Primário + Metas de inflação + Câmbio Flutuante), a relação dívida/PIB do Brasil caiu continuamente na década de 2000, até chegar ao ponto de 54% do PIB.
Quando o governo Dilma I (2010-2014) Abandonou o Tripé Macroeconômico e adotou a Nova Matriz Econômica (Política fiscal e monetária expansionistas, Campeões Nacionais, Controle de preços administrados), o Brasil gradativamente transformou os superávits primários em déficits primários.
Desde então, o Brasil está a 6 anos em déficit primário e a relação dívida/PIB saltou 20 pontos percentuais (Atualmente perto de 73% do PIB).
Fica claro que a política do Tripé Macroeconômico foi responsável pela queda da relação Dívida/PIB, pelo crescimento brasileiro visto ao longo da década de 2000 (Combinado com o boom de commodities e o aumento da força de trabalho).
@@rafaelgarcezAC Se vc tiver algum paper que comprove a responsabilidade do Tripé pelo aumento da dívida, apresente.
Caso contrário, você está se baseando em mentiras (relação Dívida/PIB caiu durante toda a existência do tripé). Até.
@@pedrovinicius7554 Correto!
O Real mostra que o maior e mais competente presidente da história foi Itamar Franco que criou todas as condições para a criação da nova moeda.
Excelente esse pequeno documentário! Só quem foi vítima dos efeitos da inflação nos anos 80 compreenderá. Daí a importância desse tipo de conteúdo: a preservação dessa memória!
daqui a pouco vão ter q criar outra
Tenho uma moeda dos 25 anos do plano real
Os políticos atuais podem acabar c o plano real?
Vim aqui pq lembrei do tempo que eu comprava um fandangos por 50 centavos.
O q é fandango?
@@alexandrelima8709 salgadinho
Irritante
Não gosto muito do FHC, mas temos que reconhecer que ele foi um grande economista
Agradeça ao *ITAMAR FRANCO*
Aí vem uns doentes falou que só comeu carne por causa do Lula
Você também não tá sabendo fazer uma boa análise. O governo do FHC foi marcado por alto índice de desemprego e desigualdade. Já é uma situação diferente da inflação.
Né.
Sou do chile, nao entendo como o banco central do brasil é adm pelo governo... o governo do brasil nao tem pessoas competentes que sabem da economia como deveriam e alem disso eles decidem botar presidentes no banco do brasil pra dirigir a economia do pais, isso é terrivel pro sistema economico dum pais, porque voce coloca pessoas imcopetentes tanto no governo como no banco central do pais...
Falaram tudo - nem mesmo quem tem 35 anos sabe o que era hiperinflação, correr pro supermercado no dia que entrou o salário, fazer 'compra de mês', porque dias dpois já estava tudo mais caro, fora o desabastecimento, prateleiras vazias. Mas como disse Andrá Lara Resende - que curiosamente não está presente ness vídeo - não é necessário se zerar o déficit público, se o gasto for de qualidade, sem despredícios, pois gasto de qualidade é investimento. Mas é claro que na época se gastava muito e mal.
Vc não sabe como era...meu Pai dormia na frente de um supermercado pra fazer compras...do contrário não tínhamos o que comer...
Aí me virá o atual ministro Paulo Guedes e diz que o plano não foi bom. A que ponto chegamos
0:25 Nice kkk😂😂 igualzinho 😂
Ciro Gomes,o cara que garantiu o plano real.
Kkkkkk, o cara pegou uma área irrelevante no plano e fez tudo para cagar tudo...
Piada
Se a novas medidas para economia não for aprovada, é provável que voltemos a esse estado de 80 a 2000.
85 a 94 hiperinflação
FHC foi maravilhoso para nosso País, mesmo com alguns erros, se temos o Real, devemos a ele! 25 de Plano Real. Ninguém mudou nada na Economia depois disso...Lula e Dilma destruíram tudo...Bolsonaro vai pelo mesmo caminho...
@MAGNÉSIA filha do Raffish kkkkkkkkk explique aí em que ela errou,
@MAGNÉSIA filha do Raffish fica quietinho aí gadaoo
O plano real foi do Itamar franco.
Eduardo Castro Dias junior
Onde posso assistir ao doc. completo Real: Muito Além de uma Moeda?
Vamos liberar para os associados. Para se associar basta fazer o cadastro no nosso site: www.eusoulivres.org/participe 💜
e o contraponto?
Tudo posso naquele que me fortalece
caralho, o Arida é o Jigsaw
A versão completa estará no YT?
Gente era assim
Onde encontro a versão completa??
Venezuela tá como 💸💸💸📈
Infelizmente só acabou a hiperinflação , o resto dos problemas do Brasil só piorou, a divida começou a aumentar , desindustrialização, país eternamente subdesenvolvido, educação e saúde piorou,e na época o desemprego disparou até mais alto do que agora, juros disparou até 45%.
Mas o Plano Real foi elaborado para acabar com a hiperinflação. Todos os outros problemas exigem outras estratégias que estão muito além do Plano Real.
'Só acabou a hiperinflação'...Como?...a desindustrialização já vinha de antes e piorou muito a partir de meados do segundo govenro de Lulla - aumento de dívida se deu por causa de investimentos públicos, programas sociais começaram no último goverrno de FHC. Saúde piorou? José Serra quando inistro quebrou a aptente de remédios conrta a AIDS, possibilitando genéricos - graças a isso preto e pobre também tem acesso a remédios antes caríssimo - isso é que é redistribuição de renda...Mas não dava pra fazer milagre e consertar tudo de uma vez, mas achar que acabar 'só com a hiperinflação' é pouco, mostra o seu desconhecimento - ou você é muito jovem pra lembrar o que era correr pro supermercado no dia que entrou o ordenado e comprar o máximo possível, pois se chegasse alguns dias depois, estava tudo mais caro.
@@acezarls A hiperinflação foi baixada de forma ilusória, o cidadão perdeu poder de compra real, e com o aumento dos juros e paridade (falsa) com o dolar a indústria nacional quebrou, não há indústria no Brasil depois do real.
@@williamsrenault6159 A inflação atualizada em junho de 1994 chegou a mais de 5000% anuais , não dá nem para comparar com hoje, o gráfico até distorce.Então a queda da inflação me parece bem real. Como eu já tinha comentado anteriormente o Plano Real foi um plano de estabilidade econômica, foi um plano para trazer a inflação para níveis mais aceitáveis, foi para resolver esse problema específico. A desindustrialização se deve a falta de estratégias claras de desenvolvimento econômico, não dá para cobrar isso em um plano de estabilidade econômica, o problema é muito mais complexo e deve ser utilizada políticas específicas para isso, o Plano Real não foi feito para resolver esses problemas. Cada problema grave deve ter o seu "Plano Real".De qualquer forma sem inflação controlada não dá para resolver nenhum outro tipo de problema econômico ou social.
Mas e a dívida do Brasil?
Não da pra valorizar uma moeda do nada!
Então quem pagou a conta?
O Estudo fez realmente alguma coisa a mais além de mudar o nome do papelzinho colorido?
dívida ?? Vai rolando e pagando juros, vende títulos pra banqueiro e paga os maiores juros do mundo. É assim que se arrecada !
Piada, baixou a inflação ao custo de elevar juros absurdamente e quebrar a indústria nacional totalmente, e o pior, a solução não é permanente, a moeda brasileira é muito frágil e a inflação está artificialmente baixa.
E porque seria ilusória?
Kkkkkkk, que indústria? Hoje somos referência industrial em inúmeras áreas, kkkk, provas das merdas que fala não tem...
Foi a melhor solucao na epoca, agradeca, senao seria mais um franco brasileiro como nossos vizinhos
Nossa moeda ta ai resistindo ha mtos anos , fragil é ter inflacao como existia antigamente!!!!
Presidente itamar , ultimo estadista que nós tivemos, responsavel pelo risco politico do real.
Verdade Gease... O pior é até hoje as pessoas caírem nessa mentira de atribuir a FHC a paternidade do Plano Real, sendo que quem criou o Plano Real foi o Grande Brasileiro Itamar Franco, junto do seu ministro Rubens Ricupero, a quem Itamar chamou de o Grande Sacerdote do Real, e Ciro Gomes a quem Itamar chegou a declarar que sem ele não haveria Real. Outro detalhe é que quando Itamar lança o Plano Real FHC nem era mais ministro. Ele saiu do Ministério muitos meses antes. Itamar Franco um dos melhores presidentes brasileiro, mas infelizmente pouco reconhecido. O pior é o pessoal atribuir o trabalho árduo dela a um oportunista como FHC que não fez nada e ficou com o crédito.
FHC liderou a equipe no Governo Itamar. Mérito dele também! Se desdobraram.
@@LuPharia não é verdade, a URV ( moeda de transição, em abril de 94 , FHC nem ministro era mais) e a equipe economica ,o Tasso Jereissati cedeu pra ele quando ele assumiu a fazenda ( e ele nõa queria, queria ficar no estrangeiro tomando vinho, como ministro das relações exteriores), quem bancou o plano real na politica foi o presidente itamar e quem fez a moeda no lado tecnico foi a equipe economia.
@@ALEXANDRO241081
Fatos:
✅1) FHC é oportunista e vaidoso e tentou capitalizar todo o sucesso do Plano Real para si;
✅2)O Plano Real Não saiu da cabeça do FHC;
✅3) O Plano Real foi elaborado a partir de um trabalho acadêmico da década de 80 de Pérsio Árida e o Lara Resende (Proposta Larida);
✅4)FHC nomeado para o Ministério da Fazenda (Maio de 1993 até Março de 1994) montou toda a equipe e trabalhou para que tivesse apoio no Congresso;
✅5)Toda a proposta e idealização do Plano Real iniciou no ano de 1993. Sua implementação iniciou em 1994, com a aprovação da URV no Congresso em Fevereiro de 1994;
✅6)FHC saiu em 30 de Março de 1994 do Ministério para concorrer à Presidência, com o apoio do Itamar Franco;
✅5) Rubens Ricupero foi nomeado Ministro da Fazenda, onde ficou de 30/03/1994 até 06/09/1994;
✅6) O Real (moeda) começa a circular oficialmente em 01/07/1994;
✅7)Ciro Gomes, então Gov do Ceará, é nomeado para o Ministério da Fazenda, onde fica de 06/09/1994 até 01/01/1995;
✅8)Em virtude da vaidade do FHC que sempre tentou trazer para si todo o sucesso do Plano Real, o Itamar passou a odiá-lo. Daí a afirmação dele de que os principais ministros responsáveis pelo Plano Real foram Rubens Ricupero e Ciro Gomes.
✅Opinião: O Real foi um sucesso. Portanto, trata-se de um Filho Bonito. E de Filho Bonito, todos querem ser pai! Pergunta se tem alguém que quer ser pai de Mensalão, Petrolão, Rachadinha,Compra de Votos para reeleição, da Grave Crise Fiscal que nos assola desde 2014. Ninguém quer! Mas do Real, todos querem!
Caros espectadores, a partir de agora horário político partidário do PSDB
Pedro Campos O plano Real é um patrimônio do país, construído com grande participação dos liberais, muito mais do que uma questão partidária.