A contemplação é um ótimo exercício para nós conectar com essa energia. Porque no momento da contemplação, existe a conexão mais direta com o inconsciente coletivo.
Gosto demais dos seus vídeos!👏👏👏Acredito sim no amor, mesmo que nem sempre me dê prazer,me faça sofrer, mas não deixo de amar. E como disse o prof Renato aqui neste mesmo canal, O AMOR HUMANIZA.
Existem duas visões de amor: Amor Eros, que está associado a paixão, sentimento. E existe o amor que o espiritualismo chama de Ágape, que não é um sentimento, ele não esta relacionado a desejos ou condições, ele está mais relacionado a unicidade , empatia, em se enxergar no outro, seja ele quem for. É você se conectar com o todo.
Eu diria que o amor não se limita a apenas duas visões. O amor é ubíquo, diz-se que possue quatro visões e quatro motivações, Ágape, Fraternal, Eros e Familiar. Porém, além desses modelos, que não são fechados em si, há tbm os que dizem ter 7 significados. Então o amor é mais complexo do que imaginamos pois é subjetivo.
@@garciapqdt acredito irmão, que o amor fraternal e o amor familiar são amor eros. O amor ágape não se subdivide, ele não é subjetivo, ele é claro e sempre leva a unicidade. Essas subdivisões as quais você se refere, são subdivisões do Eros. Todo amor que envolve sentimentos de qualquer forma (ego), é eros. Amor ágape não está atrelado a sentimento nenhum, somente a decisão de amar. Na minha concepção, é claro
Por exemplo, se você ama tanto seu pai, que tem medo de perde-lo, esse é um amor eros. Se você alimenta um mendigo, sem sentir nada por ele, nem dó, nem piedade, simplesmente o alimenta por empatia, alimenta e segue sem se lembrar disso, esse é um amor ágape. Não tem relação com apego, ou sentimento de nenhuma natureza, ou orgulho.... simplesmente ama, e segue seu caminho
Acho que o amor é uma capacidade de perceber genuinamente que todos somos graciosamente falhos em nossa totalidade e limitados portanto é um acolhimento que nos aquece e nos faz querer acolher e ser acolhido. Por isso acho mais difícil amar pessoas pouco acolhedoras.
Sinto Amor em escala ou degraus.... e´o surgimento de elevados e trabalhosos exercicios de abstrair o ego ...sintonizar o lado manifesto do amor e´dar ordem que ausencia a voz interna e sua supresao , em conseguinte o surgimento do eu /nos .. abre se uma visao, ...sentimento de equilibrio e compreensao que o coloca fora desta sintonia padrao terrena , sempre egoista e individual.. competitiva e mortal
Perfeitas as suas análises. Parabéns pela entrega. Apenas trazendo uma reflexão...dia desses eu ouvi uma mensagem onde se dizia( de maneira interessante) que o oposto do amor é a rejeição, desprezo. (o que não está longe do ódio).
Eu sei que de alguma forma o amor está ligado a nossa consciência, quando estamos mais conscientes, mesmo que sem conseguir explicar o amor a gente consegue sentir que ele existe. Eu sinto amor na conexão que nos une como um todo.
Maravilhoso!! Amor não é sentimento, e frequência energética que NÃO pode ser transmutada. Sentimentos sim, esses tem polos positivos e negativos, dai a dificuldade em definir o AMOR, muitos desconhecem ainda. Grata Profa!
Amor é desejo (Eros) Amor é alegria pelo q vc tbm (philia) Amor é abdicar a si msm em detrimento do outro (ágape) Amor é a alegria acompanhada da ideia de uma causa exterior Amor é energia
Ora, sendo o amor o que nos leva a construir cada vez melhor, é da ordem do que nos transcende, do que nos conduz além-através de nós e do outro. Ubuntu.
Acho que o amor não exige condição. É um valor inerente ao ser humano, penso assim. Talvez por estarmos cegos para nós mesmos e talvez por estarmos distantes da natureza, esquecemos que não é necessário muito para manifestá-lo por algo, por alguém. Acontece o tempo todo.
Adorei sua explicação , talvez o amor seja abstrato demais pra ser explicado , mesmo assim vou me atrever a dizer que o amor só pode ser compreendido com inteligência ele vem quando deixamos a gente de lado um pouco e percebemos que existe Perfeição e Ordem no universo ao perceber isso entendemos que a confusão está na nossa mente apenas , logo o amor é a própria inteligência conectada a tudo e a todos ao mesmo tempo não podendo estar fixado nos limites das conclusões pretensiosas do nosso ego que diz " o golpe tá aí cai quem quer " O amor não é dual então ele não pode ser o oposto do ódio jamais, o amor pode ser a visão total da vida e não a visão que é encarcerada pelo pensamento egoísta , ao passo que se percebe o eu impostor criado pela mente a verdade brota da inteligência e pode se perceber sem o eu a perfeição da vida nesse estado as coisas se tornam lindas e isso pode ser o amor🖤🖤🖤🖤🖤🖤
Ódio não é o oposto de amor, pelo simples fato de que o amor é aquilo que estabelece uma ligação, portanto o oposto de amor é a indiferença. Só é possível odiar alguém quando esse alguém tem alguma ligação.
@Gilmar Galdino Bandeira O oposto da indiferença é o amor, porque há algum tipo de vínculo afetivo. Pergunto: É possível ter uma relação, seja de amor ou de ódio, com quem nos é desconhecido/indiferente?
@@osvaldoamorim2941 Para a psicanálise, o amor não é algo genuíno. Ele é um produto do seu oposto: o ódio. É possível odiar alguém que não tenha relação com você, principalmente por inveja.
@@zs1032Para contextualizar, sou psicólogo e não psicanalista, talvez essa diferença da base teórica é que diferencia os pontos de vista entre nós. A inveja é um sentimento que não agrega bem estar, ao contrário, só promove sofrimento. Concordo com teu argumento de que: é possível odiar alguém que não tenha relação. Se isso ocorrer, recomendo buscar auxílio com profissionais da área de psicologia ou psicanálise. Pela seguinte razão: a inveja causa mais sofrimento em quem inveja, do que na pessoal que é invejada.
Grata. Se quiser, Unamo-nos ao q entendemos por: vida plena contínua única-harmonia-agradabilíssima brincalhona divertida alegria candura companheira amiga-benéfica; aceitemos a vida única, com vontade propria-emanando-se viventes extensão-expressao de si; nossas vontades própria una, agindo, momento a momento realizando/tempos-épocas-eras, em interação criativa-diversificada plena; com a roupa-natural mulher e homem ou qualquer outra; se quiser, analisemos a possibilidade; quer?(ignoremos/esvaziemo-nos de bem e mau).
Como assim amor é criação humana? Existe há milhões de anos na escala evolutiva! Compartilharmos suas manifestações e de forma bastante semelhante com nossos primos.
O amor é uma pessoa! Cristo Jesus! Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Feus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 1João 4:7-10
"Jamais alguém fez algo totalmente para os outros. Todo amor é amor próprio. Pense naqueles que você ama: cave profundamente e verá que não ama à eles; ama as sensações agradáveis que esse amor produz em você! Você ama o desejo, não o desejado". - Friedrich Nietzsche "Depois de satisfeita, a Vontade pode descer o véu do amor e mostrar sua verdadeira face. Os amantes se revelam apenas… pessoas. Com todos os defeitos, ignorâncias, insuficiências, e problemas que cabem a um ser humano. Não era a felicidade do casal que o amor prometia, mas a simples continuidade da vida. Não admira os casamentos contraídos por amor estarem fadados a serem infelizes, afinal, o prazo de validade é curto. A Vontade de Vida se utilizou deste recurso para seguir para além do indivíduo, para dar início à próxima geração de amantes que serão enganados novamente pela mesma". - Arthur Schopenhauer "O amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar. Os filhos são uma forma dos pais serem eternos. No entanto, o belo não é somente o corpo, tanto que logo que esse desejo se esvai, percebemos que outros corpos também nos atraem. Assim, passamos do singular (indivíduo) para o universal (todos os indivíduos). Mas ainda nisso não consiste a beleza, apenas participa da ideia". - Platão "Amor? É como quando você vê a névoa de manhã, quando você acorda antes do sol nascer. É como um breve instante que depois desaparece. Apenas isso, o amor é uma névoa que queima com a primeira luz de realidade". - Charles Bukowski
@Gilmar Galdino Bandeira Seres humanos são incapazes de realmente amar. Tanto sua natureza; quanto sua racionalidade o impedem disso. O cérebro humano gosta de controle. Se você for pegar fatos, o amor é explicado pela ciência: ele tem os mesmo efeitos de uma droga pesada no cérebro, portanto, se considera ele um estímulo, e ele age como uma alucinação. Sou uma pessoa estudada, admiro sua visão otimista sobre o amor. Mas o mundo precisa de racionalidade para evoluir, não de sentimentalismo. Você pode amar sem ser correspondido, mas isso também entra na tese do desejo. Porque desejamos o que não temos, e quanto mais difícil para satisfazer esse desejo, mais se dedica a ele. Porém, uma hora, essa motivação acaba se esvaindo. Isso ocorre quando se percebe que está além da sua capacidade, ou quando consegue satisfazer esse desejo com outra pessoa/coisa.
Acho que o amor é esse Deus que as pessoas tanto buscam.
O amor é um fato social: é para todos, não depende de ninguém e é algo que nos obriga a amadurecer
@Epitáfio Epitáfio, será você mesmo
Amei as palavras dessa psicóloga.
A contemplação é um ótimo exercício para nós conectar com essa energia. Porque no momento da contemplação, existe a conexão mais direta com o inconsciente coletivo.
Gosto demais dos seus vídeos!👏👏👏Acredito sim no amor, mesmo que nem sempre me dê prazer,me faça sofrer, mas não deixo de amar. E como disse o prof Renato aqui neste mesmo canal, O AMOR HUMANIZA.
O amor é um sentimento que nos deixa calmo , sereno , e tranquilo.
Acho que o amor é mais complexo que um sentimento
@@invencoesincriveis8671 E muito difícil, definir o amor.
Amei! Amar não é ser perfeito, e N sempre é prazeroso
O amor é a luz que surge entre a emoção e o sentimento.
O amor é o discernir da resiliência na dualidade. É o não excluí mas absorve conhecimento e conseqüentemente reverbera..
Maravilhoso!
Existem duas visões de amor: Amor Eros, que está associado a paixão, sentimento. E existe o amor que o espiritualismo chama de Ágape, que não é um sentimento, ele não esta relacionado a desejos ou condições, ele está mais relacionado a unicidade , empatia, em se enxergar no outro, seja ele quem for. É você se conectar com o todo.
Eu diria que o amor não se limita a apenas duas visões. O amor é ubíquo, diz-se que possue quatro visões e quatro motivações, Ágape, Fraternal, Eros e Familiar. Porém, além desses modelos, que não são fechados em si, há tbm os que dizem ter 7 significados. Então o amor é mais complexo do que imaginamos pois é subjetivo.
@@garciapqdt acredito irmão, que o amor fraternal e o amor familiar são amor eros. O amor ágape não se subdivide, ele não é subjetivo, ele é claro e sempre leva a unicidade. Essas subdivisões as quais você se refere, são subdivisões do Eros. Todo amor que envolve sentimentos de qualquer forma (ego), é eros. Amor ágape não está atrelado a sentimento nenhum, somente a decisão de amar. Na minha concepção, é claro
Por exemplo, se você ama tanto seu pai, que tem medo de perde-lo, esse é um amor eros. Se você alimenta um mendigo, sem sentir nada por ele, nem dó, nem piedade, simplesmente o alimenta por empatia, alimenta e segue sem se lembrar disso, esse é um amor ágape. Não tem relação com apego, ou sentimento de nenhuma natureza, ou orgulho.... simplesmente ama, e segue seu caminho
🌹❤️
Belíssima explicação do amor 😍.
Obrigada ☺️
Acho que o amor é uma capacidade de perceber genuinamente que todos somos graciosamente falhos em nossa totalidade e limitados portanto é um acolhimento que nos aquece e nos faz querer acolher e ser acolhido. Por isso acho mais difícil amar pessoas pouco acolhedoras.
Ameeeei
Obrigada
Excelente Analise!!! adorei!
Sinto Amor em escala ou degraus.... e´o surgimento de elevados e trabalhosos exercicios de abstrair o ego ...sintonizar o lado manifesto do amor e´dar ordem que ausencia a voz interna e sua supresao , em conseguinte o surgimento do eu /nos .. abre se uma visao, ...sentimento de equilibrio e compreensao que o coloca fora desta sintonia padrao terrena , sempre egoista e individual.. competitiva e mortal
Perfeitas as suas análises. Parabéns pela entrega. Apenas trazendo uma reflexão...dia desses eu ouvi uma mensagem onde se dizia( de maneira interessante) que o oposto do amor é a rejeição, desprezo. (o que não está longe do ódio).
Eu sei que de alguma forma o amor está ligado a nossa consciência, quando estamos mais conscientes, mesmo que sem conseguir explicar o amor a gente consegue sentir que ele existe. Eu sinto amor na conexão que nos une como um todo.
Maravilhosa reflexão, obrigado!
Maravilhoso!! Amor não é sentimento, e frequência energética que NÃO pode ser transmutada. Sentimentos sim, esses tem polos positivos e negativos, dai a dificuldade em definir o AMOR, muitos desconhecem ainda. Grata Profa!
....o amor humaniza
Amor é desejo (Eros)
Amor é alegria pelo q vc tbm (philia)
Amor é abdicar a si msm em detrimento do outro (ágape)
Amor é a alegria acompanhada da ideia de uma causa exterior
Amor é energia
Ora, sendo o amor o que nos leva a construir cada vez melhor, é da ordem do que nos transcende, do que nos conduz além-através de nós e do outro. Ubuntu.
O amor você pode sentir por qualquer coisa, não necessariamente por uma pessoa
Concordo .
De difícil compreensão, mas legal.
Acho que o amor não exige condição. É um valor inerente ao ser humano, penso assim. Talvez por estarmos cegos para nós mesmos e talvez por estarmos distantes da natureza, esquecemos que não é necessário muito para manifestá-lo por algo, por alguém. Acontece o tempo todo.
Adorei sua explicação , talvez o amor seja abstrato demais pra ser explicado , mesmo assim vou me atrever a dizer que o amor só pode ser compreendido com inteligência ele vem quando deixamos a gente de lado um pouco e percebemos que existe Perfeição e Ordem no universo ao perceber isso entendemos que a confusão está na nossa mente apenas , logo o amor é a própria inteligência conectada a tudo e a todos ao mesmo tempo não podendo estar fixado nos limites das conclusões pretensiosas do nosso ego que diz " o golpe tá aí cai quem quer " O amor não é dual então ele não pode ser o oposto do ódio jamais, o amor pode ser a visão total da vida e não a visão que é encarcerada pelo pensamento egoísta , ao passo que se percebe o eu impostor criado pela mente a verdade brota da inteligência e pode se perceber sem o eu a perfeição da vida nesse estado as coisas se tornam lindas e isso pode ser o amor🖤🖤🖤🖤🖤🖤
👀
Ela tá com um pezinho no coach Quântico...o amor é tudo e nada...meodeos
Não concordo com a maioria das coisas que ela falou, mas mesmo assim obrigado pelo vídeo é sempre bom ver diferentes pontos de vista ✌🏾
Qual sua opinião sobre o amor!?
Ódio não é o oposto de amor, pelo simples fato de que o amor é aquilo que estabelece uma ligação, portanto o oposto de amor é a indiferença.
Só é possível odiar alguém quando esse alguém tem alguma ligação.
@Gilmar Galdino Bandeira O oposto da indiferença é o amor, porque há algum tipo de vínculo afetivo.
Pergunto:
É possível ter uma relação, seja de amor ou de ódio, com quem nos é desconhecido/indiferente?
@@osvaldoamorim2941 Para a psicanálise, o amor não é algo genuíno. Ele é um produto do seu oposto: o ódio.
É possível odiar alguém que não tenha relação com você, principalmente por inveja.
@@zs1032Para contextualizar, sou psicólogo e não psicanalista, talvez essa diferença da base teórica é que diferencia os pontos de vista entre nós.
A inveja é um sentimento que não agrega bem estar, ao contrário, só promove sofrimento.
Concordo com teu argumento de que: é possível odiar alguém que não tenha relação. Se isso ocorrer, recomendo buscar auxílio com profissionais da área de psicologia ou psicanálise. Pela seguinte razão: a inveja causa mais sofrimento em quem inveja, do que na pessoal que é invejada.
Grata. Se quiser, Unamo-nos ao q entendemos por: vida plena contínua única-harmonia-agradabilíssima brincalhona divertida alegria candura companheira amiga-benéfica; aceitemos a vida única, com vontade propria-emanando-se viventes extensão-expressao de si; nossas vontades própria una, agindo, momento a momento realizando/tempos-épocas-eras, em interação criativa-diversificada plena; com a roupa-natural mulher e homem ou qualquer outra; se quiser, analisemos a possibilidade; quer?(ignoremos/esvaziemo-nos de bem e mau).
Como assim amor é criação humana? Existe há milhões de anos na escala evolutiva! Compartilharmos suas manifestações e de forma bastante semelhante com nossos primos.
Camões sabia o que dizia..
o ódio e o amor são sentimentos que andam juntos. ...
Concordo! Onde tem ódio é pq existiu um amor
O amor é uma pessoa! Cristo Jesus! Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Feus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 1João 4:7-10
Não sei
Amor é desejo.
Segundo Ayn Rand , o amor é fruto do egoísmo. O “eu” sempre vem em primeiro lugar e, depois, as facetas do “eu” identificadas no “outro”.
"Jamais alguém fez algo totalmente para os outros. Todo amor é amor próprio. Pense naqueles que você ama: cave profundamente e verá que não ama à eles; ama as sensações agradáveis que esse amor produz em você! Você ama o desejo, não o desejado".
- Friedrich Nietzsche
"Depois de satisfeita, a Vontade pode descer o véu do amor e mostrar sua verdadeira face. Os amantes se revelam apenas… pessoas. Com todos os defeitos, ignorâncias, insuficiências, e problemas que cabem a um ser humano. Não era a felicidade do casal que o amor prometia, mas a simples continuidade da vida. Não admira os casamentos contraídos por amor estarem fadados a serem infelizes, afinal, o prazo de validade é curto. A Vontade de Vida se utilizou deste recurso para seguir para além do indivíduo, para dar início à próxima geração de amantes que serão enganados novamente pela mesma".
- Arthur Schopenhauer
"O amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar. Os filhos são uma forma dos pais serem eternos. No entanto, o belo não é somente o corpo, tanto que logo que esse desejo se esvai, percebemos que outros corpos também nos atraem. Assim, passamos do singular (indivíduo) para o universal (todos os indivíduos). Mas ainda nisso não consiste a beleza, apenas participa da ideia".
- Platão
"Amor? É como quando você vê a névoa de manhã, quando você acorda antes do sol nascer. É como um breve instante que depois desaparece. Apenas isso, o amor é uma névoa que queima com a primeira luz de realidade".
- Charles Bukowski
@Gilmar Galdino Bandeira boa resposta. gostei
@Gilmar Galdino Bandeira Seres humanos são incapazes de realmente amar. Tanto sua natureza; quanto sua racionalidade o impedem disso. O cérebro humano gosta de controle.
Se você for pegar fatos, o amor é explicado pela ciência: ele tem os mesmo efeitos de uma droga pesada no cérebro, portanto, se considera ele um estímulo, e ele age como uma alucinação.
Sou uma pessoa estudada, admiro sua visão otimista sobre o amor. Mas o mundo precisa de racionalidade para evoluir, não de sentimentalismo.
Você pode amar sem ser correspondido, mas isso também entra na tese do desejo. Porque desejamos o que não temos, e quanto mais difícil para satisfazer esse desejo, mais se dedica a ele. Porém, uma hora, essa motivação acaba se esvaindo. Isso ocorre quando se percebe que está além da sua capacidade, ou quando consegue satisfazer esse desejo com outra pessoa/coisa.
Dá pra ver comer ?
Gostaria de fazer experimentos sobre amor, alguma candidata?
Kkkkkkk esse aí não perdeu a oportunidade kkkk muito bem!
Como Jung é confuso e raso quando se pretende epistemicamente propor uma teoria da mente.... aí saem falas confusas assim....
Amor não tem que ser produtivo. Não tem que ter utilidade, isso é o capitalismo msm