Contardo Calligaris: Caminhos Literários

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 янв 2024
  • Seja membro do Fronteiras+ e tenha acesso ilimitado a todos os nossos conteúdos completos! Acesse: fronteiras.com/fronteiras-plu...
    Contardo Calligaris faz um relato sobre a biblioteca de seu pai. Nela, destaca-se a presença de um catálogo, ao contrário de sua própria biblioteca. O narrador expressa dificuldades em encontrar livros e revela a prática de comprar repetidamente exemplares perdidos.
    O relato então se volta para um episódio de infância, quando o narrador frequentava uma escola pública na Itália. Ele recorda ter provocado seu pai sobre a ausência na missa de Páscoa, desencadeando uma reflexão sobre a importância da religião em sua vida.
    A narrativa avança para uma lição valiosa do pai sobre livros e estantes. Calligaria utiliza a metáfora dos buracos nas estantes para ensinar que alguns livros são escritos para preenchê-los, enquanto outros são feitos para preservar esses vazios. A Bíblia é apresentada como um exemplo.
    A reação do psicanalista ao uso da Bíblia para preencher um espaço leva a implicações subsequentes com as Bíblias protestantes. Ele decide ler a Bíblia em latim como um ato de protesto.
    Nascido em Milão, na Itália, em 2 de junho de 1948, Contardo Luigi Calligaris teve o primeiro contato com o Brasil em 1986, quando veio dar palestras sobre seu primeiro livro de psicanálise, Hipótese sobre o fantasma.
    Posteriormente, acabou fixando residência no País. Publicou diversos livros, incluindo romances e uma peça teatral. Também criou a série de televisão intitulada Psi, exibida no canal a cabo HBO.
    Sua obra ficou marcada por uma constante reflexão sobre a existência humana, passando por temas como a felicidade, as relações, o sexo e a sexualidade, as angústias contemporâneas, o sentido da vida e a arte.
    Assine o Fronteiras+ e veja a conferência completa: fronteiras.com/fronteiras-plu...
    Precisa de ajuda para assinar? Fale com nosso time: wa.me/5511937755752
    Siga nossas redes:
    Instagram: / fronteirasweb
    Facebook: / fronteirasweb
    Linkedin: / fronteiras-do-pensamento
    Somos uma multiplataforma de conteúdo com mais de 15 anos, que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários e cursos. Fomentamos e aprofundamos o debate sobre temas relevantes e contemporâneos apresentados pelos mais notáveis pensadores mundiais.

Комментарии • 5

  • @aguasaguas9972
    @aguasaguas9972 4 месяца назад +2

    Adoro ouvi-lo, ele está sempre presente no meu presente, as suas palavras continuam a despertar sentidos.
    Às x estamos acordados mas estamos de olhos fechados. há homens que nunca morrem, Contardo é um deles.

  • @winnieminucci
    @winnieminucci 4 месяца назад +4

    Contardo era genial mesmo

  • @AnaMaria-ui2uu
    @AnaMaria-ui2uu 4 месяца назад +4

    Que falta faz Calligaris ! 😢😢😢

  • @Vanemuri848
    @Vanemuri848 4 месяца назад +3

    Saudades

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno 4 месяца назад +3

    Obrigado, Contardo..!!