Toledo … Uma sugestão: faça uma etnografia nas escolas de ensino médio em rincões do país. A direita , diga-se os investidores privados,tb de direita, estão esperando para ver para ver se terão Mercado e quais serão os produtos. Investem tempo.
Ao contrário do que Toledo afirma: a reforma do ensino médio é um projeto liberal, é com ele que a chamada esquerda disputa. Não é um debate de esquerda contra esquerda de jeito nenhum. O problema é que, muitos talvez, ainda não conhecem de perto o sentido dessa reforma sinistra, a venda da educação para o mercado.
Sou professora do Ensino Médio no RN e o estabelecimento desse novo modelo é uma tragédia. Aumentaram a quantidade de aulas no currículo, mas a infraestrutura das escolas continua a mesma do modelo antigo - precária -, que dificulta a permanência dos estudantes na escola. E isso tem provocado evasão. As redes de ensino público foram obrigadas a implementar, sob o risco de perderem os repasses de recursos financeiros do MEC. A minha disciplina teve a carga horária reduzida de duas aulas semanais para uma a partir do 2º ano, além disso, a prioridade na oferta dos componentes curriculares é para os itinerários formativos em detrimento da formação geral.
Concordo, nada colocado de forma impositiva feita de cima para baixo e até por pessoas estranhas a corpo discente e docente muitos são representantes do comércio da educação que só visa lucrar e catequizar os novos conservadores da divisão social cultural e racial.
Curiosa a diferença na fala da Thais e do Toledo sobre o novo EM. Enquanto ela faz jornalismo, trazendo a perspectiva de especialistas com quem conversou, ele faz as vezes de palpiteiro de plantão, achando o que vai ser bom, o que é ruim e o que vai agradar ou não... além disso, quando fala de quem está contra a reforma chama de "militantes" (e nao especialistas, pesquisadore, professores, alunos, gestores ou qualquer outra coisa), quem está contra a suspensão são os secretários e a associação de escolas privadas (e não militantes, como se esses fossem neutros). Se assume que tem professor que está perdendo aula, que tem professor que está assumindo funções e dando aulas sobre coisas que não estão preparados, que nesse currículo tem surgido exemplos vastos de disciplinas esdrúxulas, que a maior parte dos municípios não vão conseguir oferecer a chance de escolha pros alunos na educação pública, que só alguns estados conseguiram se adaptar, e que, apesar disso o sistema privado conseguiu (o que vai aprofundar a desigualdade com os alunos do sistema publico), que a reforma foi imposta de cima pra baixo no governo Temer, então qual o benefício de manter? Agora que estamos em um governo democrático tem mesmo é que retorna o debate do ponto onde tinha parado, fazendo uma reforma democrática, restabelecendo diálogo com professores, funcionários, alunos, pais, comunidade e gestores. Costumo me identificar com os comentários do Toledo, mas nesse caso discordo com veemência.
Sou professor de Ensino Médio. O NEM ja chegou no terceiro ano. É asssim: NEM História, NEM Geografia, NEM Sociologia, NEM Filosofia, NEM Biologia, Física ou Quimica. As diciplinas foram substituidas por Itinerários. Os estudantes estão muito, mas muito "putos". Isso na escola pública. Pois as particulares fazem seus "pulos" e conseguem colocar a base comum.
Toledo perdeu algumas boas oportunidades de ficar calado no último bloco. Thais tá certíssima! E se Luciano Huck não é direita, talvez a Terra seja plana mesmo.
Radio Piauí, arrasa, mas quem falou pra vcs que o ensino médio é o grande gargalo do país? A Educação Básica é composta de 3 níveis - infantil, fundamental e médio. Os 3 níveis tem problemas e merecem revisão e atenção de verdade.
Pela primeira vez vou discordar de José Roberto. Aceitar essa desgraça de NEM é uma vergonha... ensinam como vender bolo... será que ele iria querer que um filho dele fosse estudar isto invés de sociologia??? Eu estou espantada.
Nada é mais desorganizado do que esse novo ensino médio. Além disso, ele está ferindo cabalmente os direitos de aprendizagem dos estudantes. Com todas as mazelas denunciadas há décadas, no modelo anterior nós estávamos conseguindo ver vários de nossos estudantes do ensino noturno ingressarem nas universidades públicas. Enfim… não recebemos formação, estamos desolados e sobrecarregados com esses itinerários formativos.
Comecei minha carreira no ensino médio estadual de São Paulo. Cheguei a dar aulas para uma turma com 54 alunos! Mal conseguia andar pela sala de aula. Enquanto isso, 2014, o governo estudam fechava salas de aula. Como um modelo desses ia dar certo? A própria fala do Toledo pressupõe que esse modelo não deu certo também por falta de investimento! Como a Thaís já tinha sustentado. Mais grave, retirar conteúdos críticos do currículo compromete a própria legitimidade da democracia. Essa reforma tem sim o potencial de limar ainda mais as bases da frágil democracia brasileira! Os defensores da reforma não conhecem o cenário de desigualdades abissal que se reproduz no sistema de educação. Conheci pessoas de ONGs que tratam do tema todas muito civilizadas e educadas, mas que já mais pisaram em uma escola publica de periferia por tempo suficiente para saber o que ali se passa! Isso é lamentável. Mais uma reforma feita aos atropelos do critério mínimo democrático, pois não houve deliberação em sua origem . Por isso é sim ILEGÍTIMA!
Uma outra observação, o PISA avalia estudantes de 15 anos, na resolução de problemas nas áreas de leitura, matemática e ciências, que corresponde ao fim do do ensino fundamental, portanto, apesar de estar na 1ª Série do EM, não se trata de avaliar essa etapa. Sobre aquele monte de disciplinas, 13 no total, que foi o mote da reforma que se iniciou em 2012, com esta reforma, se uma escola, em São Paulo, ofertar os 11 itinerários, serão 276 componentes. Por exemplo, sou professor de Filosofia, ministro um itinerário formativo "Cidadania e Justiça" que é um dos temas da Filosofia, na reforma ele está no lugar da Filosofia, com uma perda de amplidão enorme, que poderia ter se fosse associado aos outros temas, em uma visão mais estruturante. Houve uma pulverização proposital para que o ensino profissionalizante, precário, seja a opção dos estudantes diante desse emaranhado. Que é o objetivo do Secretário da Educação de São Paulo, já anunciado. Portanto, filho de pobre é para mão de obra barata apenas, não precisa pensar o país.
Precisamente! Daí também que as escolas privadas defendam o projeto, para os filhos de ricos a estrutura pública de ensino não faz diferença alguma nem se os estudantes das classes exploradas vão ser atirados ao mercado como carne aos leões.
Bom dia ! Sábado de Aleluia Foro. Sou fã do Foro. Mesmo.Sou professora de Artes Visuais em Escola Estadual do RS. Quero lembra-los das instituições de classe nacionais que estão atuando e defendendo a Educação. E para citar um cara que devemos ouvir mais é o Daniel Cara. É o Cara para se ouvir e refletir. USP
Leiam os trabalhos do REPU sobre Novo Ensino Médio. A discussão não está rasa não. As disciplinas de humanas praticamente desaparecem no 3o ano de Ensino Médio.
O 3° bloco foi uma encheção de linguiça, deixando de focar no q houve lá atrás em 2016 (quando só comentaram rapidamente o contexto da época). Lamentável.
Thaís Bilenky transbordando de razão. Um "pequeno detalhe" no seu argumento que parece que passou batido: o debate sobre o novo ensino médio não por acaso, vale repetir, não por acaso, está repleto de empresários empenhados. Essa "bem intencionada" reforma tem como preocupação o mercado a começar porque estrutura a escola de tal maneira que ele toma dos professores e educadores as rédeas do ensino. Essa reforma é sinistra já desde os tempos de Fernando Haddad no Ministério da Educação, não é mais que uma encomenda do neoliberalismo -- uma da inocentes concessões do PT, cujo atual governo, claro, desejamos desesperadamente que dê certo. À época em que sua pasta a propôs, a reforma foi longamente debatida, com educadores, pesquisadores e interessados em geral, em um certo seminário, organizado por um certo professor que Fernando de Barros sabe quem é. O projeto é sinistro e joga a educação na mão dos empresários. Educadores sérios e descomprometidos com interesses alheios estão desolados. Uma radiografia do significado desse projeto VALE MUITO UMA MATÉRIA NA PIAUÍ. Torço por isso.
Sociologia e filosofia não são apenas para formar profissionais, Toledo, são para formar HUMANOS. Essa é a maior crítica dos professores, tirar matérias essenciais para formação de cidadãos conscientes, para inserir lixo deseducativo como "O que rola por aí". O grande problema da evasão escolar que vocês citaram, era menos o conteúdo, e muito mais a pobreza dos alunos, escolas destruídas e professores mal pagos. Ao invés de atacarem o problema social responsável por essa evasão, e a melhoria da infra-estrutura das Educação pública, pioram o conteúdo. E digo mais, será péssimo para a popularidade do governo Lula a manutenção do NEM, manifestações populares em todo o país já começaram e a tendência é aumentar.
Como professora por mais de 20 anos na Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro, sou obrigada pela primeira vez a discordar da análise feita sobre o novo NEM. Carga horaria reduzida ou até mesmo a eliminação de algumas disciplinas não enriqueceu o currículo. Vcs que opinam sobre Educação, sabem mesmo como é uma sala de aula numa escola pública? Sou fã dos três debatedores, mas desta vez vcs falaram sobre algo que definitivamente não entendem! Não é esquerdaXesquerda! São professores que conhecem como está sendo "implementado" na prática este novo NEM!
Toledo deveria pensar em escutar os argumentos de quem ela nomeia como “militantes”. A Taís foi a única a pelo menos tentar analisar pontos de vistas diferentes antes de julgá-los. Muito dos por ele desqualificados são especialistas na área. Ao assim fazer, toma as posições das instituições privadas e ONGS como as mais próximas de lidarem com o tema segundo um viés desinteressado, e pretensamente mais científico. Um grosseiro desconhecimento da área, diga-se de passagem. Assim como busca fontes qualificadas em outras áreas, deveria também fazê-lo na área da educação. Pergunte ao Daniel Cara sobre os avanços do NEM, pra citar um exemplo. Acho que as “disciplinas ridículas” que foram massacradas pelo novo currículo estão fazendo falta…
Pois é! Incrível que eles tratem esse comentário como "disse me disse"...
Год назад+3
A Reforma do Ensino Médio Foi uma mudança na legislação brasileira, que ocorreu em 2017. Porém representa uma perversidade educacional pela falácia de que as Redes de Ensino do Brasil ou as Escolas tenham condições de oferecer um cardápio de disciplinas. Ela alterou a estrutura curricular e não trouxe as possibilidades prometidas de escolha dos alunos em relação às disciplinas a serem estudadas. As principais mudanças prometidas e não promovidas pela reforma foram: Flexibilização do currículo: a reforma permitiu que até 60% do currículo do ensino médio fosse definido pelas escolas, de acordo com as demandas e interesses dos alunos. Itinerários formativos: os alunos passariam poder escolher áreas de conhecimento específicas para aprofundar seus estudos. Se fosse isso, mesmo assim prejudicariam as áreas prejudicadas pela reforma foram: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Técnico. Ensino Técnico: a reforma esvaziou o conteúdo prometendo integrar mais o ensino técnico incipiente com o ensino médio regular, sem conseguir ampliar as possibilidades de formação e inserção dos alunos para o mundo do trabalho. Apenas prometeu e desgastou a ampliação da carga horária do ensino médio, pois é muito importante a formação mais integral aos alunos.
Bolsonaro é representativo, mas acredito que a ideia de que a prisão de Bolsonaro geraria o caos meio que caiu por terra. São tantos processos em primeira instância que certamente vai ter um juiz que vai querer ter seu nome no noticiário por autorizar a prisão preventiva de Bolsonaro.
Год назад+3
A Reforma do Ensino Médio é bastante controversa, sofre muitas críticas e também alguns elogios de setores da comunidade escolar. Até então as mudanças propostas pela reforma vêm aprofundando as desigualdades entre os estudantes. Essa reforma não conseguiu implantar a formação de educadores com salários dignos e nem contratação de mais professores, também não forneceu recurso financeiro para equipar as escolas com laboratórios, bibliotecas, espaço de esportes, artes e lazer e etc., Portanto, estes fatores revelam os descompromissos políticos com a Qualidade Social da Educação e com a atualidade das profissões exigidas pelo mercado do trabalho. Além disso, essa reforma foi uma escolha da “técnica” em detrimento da formação humanística e crítica. Por fim, a Reforma do Ensino Médio, foi suspensa corretamente ministro da Educação (MEC), Camilo Santana do gov. Lula , mas precisa ser revogada, pois está longe de conseguir implementar um processo de inclusão dos jovens na sociedade, no que tange , o seu desenvolvimento educacional mais significativo em iteração com as demandas do mundo contemporâneo. Att: João Galvino
Prra manos e mana! Esse novo ensino médio foi discutido com a sociedade? Essa deveria ser a pergunta. Não se trata de pegar uma ou outra disciplina esdruxula. Trata-se de discutir evetivamente com a sociedade. Quando isso foi feito? Se não foi feito, tem sim de ser revogado e abrir espaço para a sociedade se manifestar, mas não espaço em enquete de internet, espaços que proporcionem umaa participação mínima de todas, todos e todes que fazem educação nesse país.
Esse ponto de como as faculdades provadas substituem o ensino médio é bem verdadeiro. Fiz uma graduação há pouco tempo (em exatas) e tinha disciplinas de português (coisas como interpretação de texto e crase), filosofia (bem introdutório) e as próprias matérias de exatas dando conteúdo de ensino médio. As faculdades sabem que se começar pelo conteúdo do ensino superior, os alunos vão desistir.
Uma médica ou médico que não discutiu filosofia e sociologia, história, geopolítica e geografia na escola será uma médica ou médico sem formação para o caráter humano. Será a médica ou médico do século XIX. Vocês acham mesmo que todxs xs adolescentes têm certeza do curso que vão fazer? E essa formação profissional? Sem discussão filosófica, sociológica, histórica e geográfica, que tipo de profissional será essa pessoa?
Aparentemente os intinerários formativos do NEM seguem a toada da "ponte para o futuro", onde nossa juventude nem passa na prova do ENEM, nem passa em concurso público, caindo no abismo da famosa população nemnem.
É irresponsável voltar atrás porque tem aluno que já está vivendo isso. É JUSTAMENTE JUSTO VOLTAR ATRÁS PQ JÁ TEM ALUNO VIVENDO ESSA EDUCAÇÃO PRECARIZADA. Ele vai estar em desvantagem frente a novo modelo. É "irresponsável"? Talvez.
Ótimo Foro. Bem legal psrticipação da Thais. Mto boa participação do Toledo. Não curto mto participação do Fernando. Bastante mal gosto a capa desta semana. Por que colocaram Lula com 98 anos ??? Afffff 😑
A reforma do ensino médio deve incluir aulas de condução para que os alunos se preparem para ser motoristas de aplicativos !!!!!!! É o lhes resta !!!!!!!
Quando vai ser pauta na discussão do ensino médio e fundamental: aumentar o salário de docentes e diminuir a quantidade de alunos por sala de aula? Mais do que o currículo, a valorização de docentes e envolvimento de pais e mães é fundamental, na minha opinião.
A evasão escolar do ensino médio é um problema social e cultural no Brasil. Há menos de 50 anos, a escola atende a população escolar. O novo ensino médio baseado apenas na evasão não tem eficácia educacional, porque diminui o direito à educação de qualidade. Novamente, a evasão está ligada à falta de condições de trabalho nas escolas.
TOLEDO. O Roberto Campos realmente falou q pra atingir a meta a tx de juros deveria ser 26%!!!!! Acredite😂. Numa coletiva no BC. OU SEJA, se ja ta errada então da pra diminuir.
Sempre bom lembrar que Gleise Hoffmann é presidente do PT, e portanto, defende pautas importantes do PT.
Год назад+1
A taxa de juros muito alta é o preço que se paga pelo uso do dinheiro emprestado. As taxas de juros vem variando amplamente pra cima em diferentes tipos de empréstimos e investimentos, bem como entre diferentes países e regiões. Altas taxas de juros vem desencorajando o consumo e o investimento, enquanto taxas de juros baixas podem incentivar o crescimento econômico, mas também podem aumentar o risco de inflação.
Quem é que disse pra este sujeito que o presidente da Petrobras não quer mudar a forma de fazer os preços da Petrobras? Alô, alô é só uma estratégia! Acorda jornalista!
Gente...amo vcs mas expor a visão da Claudia Costin só pra tentar fazer um contraponto pra mim é idealismo...é uma visão muito descolada da realidade..."pode melhorar", "pode adaptar" mas na prática a gente sabe como é...que conhece um pouco de Brasil profundo sabe o quanto essa reforma só deteriora a já precária realidade...repórter capivara foi foda...kkk é isso...
Terceiro bloco pegando fogo! Mas gostaria de deixar um ponto de vista como classe trabalhadora que usa todos os serviços públicos disposíveis. Quanto ao currículo, acredito que matérias como sociologia, filosofia e afins nunca deveriam ser deixadas de lado ou preteridas por matérias que fazem mais sentido pra formar um por exemplo médico, pois essa falta reflete como esses profissionais nos prestam serviços públicos para qual são contratados com o nosso lindo dinheiro. O que quero dizer é, matérias humanas devem ser prioridade, devem ser o âmago da educação.
parabéns ao ilustrador da capa, num tempo em que se tem tanta dificuldade das AIs em desenhar dedos, o ilustrador dá um show ao representar com fidelidade a ausência de um.
Conversei com uma jovem, estudante do colégio Godoy, em Porto Alegre, que pesava os legumes no mercado, perguntando-lhe: O que vocês estão aprendendo no ensino médio? Resposta: PUTARIA.... um nojo este ensino médio. Tem outra escola, estadual, o Irmão Pedro, que só sustenta ainda o nível médio de 3 anos de duração, por que após o terceiro ano, que não forma em nada seus alunos, tem a possibilidade de cursar um ano de técnico, em Contabilidade, secretariado, ou publicidade.😡
Onde estão os venezuelanos com cartazes nas ruas nas praças em todas cidades do Brasil, pedindo esmola? depois das eleições desapareceram eles era levados de taxi de madrugada de uma cidade para outra para q n ficar muito tempo na mesma cidade, e agr n precisa mais de esmola
Nossa, o comentário sobre o Novo Ensino Médio, mostra um completo desconhecimento da discussão sobre educação. E demonstra também que só analisaram o noticiário, desqualificando os que são contrários porque não leram a quantidade de trabalhos acadêmicos discutindo e vcs foram levianos, estão discutindo uma coisa q não entendem e não se prepararam para tal.
Taís, pare de tomar café amargo! Prefira os cafés especiais naturalmente doces do @sitioberelu ! Melhor podcast gente! Postem mais cedo na sexta feira! Ficamos ansiosos toda semana pelo programa! Forte abraços!
Infelizes comentários passando pano para a tragédia que é o novo ensino médio, vamo construir BANHEIRO na escola antes de simplesmente descartar materias pra profissionalizar mais rápido, sabemos quem se interessa nisso...
Toledo … Uma sugestão: faça uma etnografia nas escolas de ensino médio em rincões do país. A direita , diga-se os investidores privados,tb de direita, estão esperando para ver para ver se terão Mercado e quais serão os produtos. Investem tempo.
Ao contrário do que Toledo afirma: a reforma do ensino médio é um projeto liberal, é com ele que a chamada esquerda disputa. Não é um debate de esquerda contra esquerda de jeito nenhum. O problema é que, muitos talvez, ainda não conhecem de perto o sentido dessa reforma sinistra, a venda da educação para o mercado.
Pois é...escorregaram legal aí..
O5 ❤
Sou professora do Ensino Médio no RN e o estabelecimento desse novo modelo é uma tragédia. Aumentaram a quantidade de aulas no currículo, mas a infraestrutura das escolas continua a mesma do modelo antigo - precária -, que dificulta a permanência dos estudantes na escola. E isso tem provocado evasão. As redes de ensino público foram obrigadas a implementar, sob o risco de perderem os repasses de recursos financeiros do MEC. A minha disciplina teve a carga horária reduzida de duas aulas semanais para uma a partir do 2º ano, além disso, a prioridade na oferta dos componentes curriculares é para os itinerários formativos em detrimento da formação geral.
Concordo, nada colocado de forma impositiva feita de cima para baixo e até por pessoas estranhas a corpo discente e docente muitos são representantes do comércio da educação que só visa lucrar e catequizar os novos conservadores da divisão social cultural e racial.
Então invés de revoga-lo, deveria da infraestrutura então.
Deveria cobrar o governo por infraestrutura.
❤❤u
Tragédia e irresponsabilidade. Formação educacional é coisa séria. Não é experimentação.
Curiosa a diferença na fala da Thais e do Toledo sobre o novo EM. Enquanto ela faz jornalismo, trazendo a perspectiva de especialistas com quem conversou, ele faz as vezes de palpiteiro de plantão, achando o que vai ser bom, o que é ruim e o que vai agradar ou não... além disso, quando fala de quem está contra a reforma chama de "militantes" (e nao especialistas, pesquisadore, professores, alunos, gestores ou qualquer outra coisa), quem está contra a suspensão são os secretários e a associação de escolas privadas (e não militantes, como se esses fossem neutros).
Se assume que tem professor que está perdendo aula, que tem professor que está assumindo funções e dando aulas sobre coisas que não estão preparados, que nesse currículo tem surgido exemplos vastos de disciplinas esdrúxulas, que a maior parte dos municípios não vão conseguir oferecer a chance de escolha pros alunos na educação pública, que só alguns estados conseguiram se adaptar, e que, apesar disso o sistema privado conseguiu (o que vai aprofundar a desigualdade com os alunos do sistema publico), que a reforma foi imposta de cima pra baixo no governo Temer, então qual o benefício de manter? Agora que estamos em um governo democrático tem mesmo é que retorna o debate do ponto onde tinha parado, fazendo uma reforma democrática, restabelecendo diálogo com professores, funcionários, alunos, pais, comunidade e gestores.
Costumo me identificar com os comentários do Toledo, mas nesse caso discordo com veemência.
Sou professor de Ensino Médio. O NEM ja chegou no terceiro ano. É asssim: NEM História, NEM Geografia, NEM Sociologia, NEM Filosofia, NEM Biologia, Física ou Quimica. As diciplinas foram substituidas por Itinerários. Os estudantes estão muito, mas muito "putos". Isso na escola pública. Pois as particulares fazem seus "pulos" e conseguem colocar a base comum.
Toledo perdeu algumas boas oportunidades de ficar calado no último bloco. Thais tá certíssima! E se Luciano Huck não é direita, talvez a Terra seja plana mesmo.
Radio Piauí, arrasa, mas quem falou pra vcs que o ensino médio é o grande gargalo do país? A Educação Básica é composta de 3 níveis - infantil, fundamental e médio. Os 3 níveis tem problemas e merecem revisão e atenção de verdade.
Pela primeira vez vou discordar de José Roberto. Aceitar essa desgraça de NEM é uma vergonha... ensinam como vender bolo... será que ele iria querer que um filho dele fosse estudar isto invés de sociologia??? Eu estou espantada.
Nada é mais desorganizado do que esse novo ensino médio. Além disso, ele está ferindo cabalmente os direitos de aprendizagem dos estudantes. Com todas as mazelas denunciadas há décadas, no modelo anterior nós estávamos conseguindo ver vários de nossos estudantes do ensino noturno ingressarem nas universidades públicas. Enfim… não recebemos formação, estamos desolados e sobrecarregados com esses itinerários formativos.
Comecei minha carreira no ensino médio estadual de São Paulo. Cheguei a dar aulas para uma turma com 54 alunos! Mal conseguia andar pela sala de aula. Enquanto isso, 2014, o governo estudam fechava salas de aula. Como um modelo desses ia dar certo? A própria fala do Toledo pressupõe que esse modelo não deu certo também por falta de investimento! Como a Thaís já tinha sustentado.
Mais grave, retirar conteúdos críticos do currículo compromete a própria legitimidade da democracia. Essa reforma tem sim o potencial de limar ainda mais as bases da frágil democracia brasileira!
Os defensores da reforma não conhecem o cenário de desigualdades abissal que se reproduz no sistema de educação. Conheci pessoas de ONGs que tratam do tema todas muito civilizadas e educadas, mas que já mais pisaram em uma escola publica de periferia por tempo suficiente para saber o que ali se passa! Isso é lamentável. Mais uma reforma feita aos atropelos do critério mínimo democrático, pois não houve deliberação em sua origem . Por isso é sim ILEGÍTIMA!
Uma outra observação, o PISA avalia estudantes de 15 anos, na resolução de problemas nas áreas de leitura, matemática e ciências, que corresponde ao fim do do ensino fundamental, portanto, apesar de estar na 1ª Série do EM, não se trata de avaliar essa etapa. Sobre aquele monte de disciplinas, 13 no total, que foi o mote da reforma que se iniciou em 2012, com esta reforma, se uma escola, em São Paulo, ofertar os 11 itinerários, serão 276 componentes. Por exemplo, sou professor de Filosofia, ministro um itinerário formativo "Cidadania e Justiça" que é um dos temas da Filosofia, na reforma ele está no lugar da Filosofia, com uma perda de amplidão enorme, que poderia ter se fosse associado aos outros temas, em uma visão mais estruturante. Houve uma pulverização proposital para que o ensino profissionalizante, precário, seja a opção dos estudantes diante desse emaranhado. Que é o objetivo do Secretário da Educação de São Paulo, já anunciado. Portanto, filho de pobre é para mão de obra barata apenas, não precisa pensar o país.
Precisamente! Daí também que as escolas privadas defendam o projeto, para os filhos de ricos a estrutura pública de ensino não faz diferença alguma nem se os estudantes das classes exploradas vão ser atirados ao mercado como carne aos leões.
Visão governamental restrita e equivocada.
Sou pela FUP
Bom dia ! Sábado de Aleluia Foro. Sou fã do Foro. Mesmo.Sou professora de Artes Visuais em Escola Estadual do RS. Quero lembra-los das instituições de classe nacionais que estão atuando e defendendo a Educação. E para citar um cara que devemos ouvir mais é o Daniel Cara. É o Cara para se ouvir e refletir. USP
Leiam os trabalhos do REPU sobre Novo Ensino Médio. A discussão não está rasa não. As disciplinas de humanas praticamente desaparecem no 3o ano de Ensino Médio.
Foro é o melhor podcast e Revista Piauí é a melhor publicação mensal do Brasil. Salve, salve, seus lindos!
Mandou bem Thaís na revogação da educação!🎈🎈🎈
O 3° bloco foi uma encheção de linguiça, deixando de focar no q houve lá atrás em 2016 (quando só comentaram rapidamente o contexto da época). Lamentável.
E a voz da Thais Bilenque, PQP 👎🏻👎🏻👎🏻
Thaís Bilenky transbordando de razão.
Um "pequeno detalhe" no seu argumento que parece que passou batido: o debate sobre o novo ensino médio não por acaso, vale repetir, não por acaso, está repleto de empresários empenhados. Essa "bem intencionada" reforma tem como preocupação o mercado a começar porque estrutura a escola de tal maneira que ele toma dos professores e educadores as rédeas do ensino. Essa reforma é sinistra já desde os tempos de Fernando Haddad no Ministério da Educação, não é mais que uma encomenda do neoliberalismo -- uma da inocentes concessões do PT, cujo atual governo, claro, desejamos desesperadamente que dê certo. À época em que sua pasta a propôs, a reforma foi longamente debatida, com educadores, pesquisadores e interessados em geral, em um certo seminário, organizado por um certo professor que Fernando de Barros sabe quem é. O projeto é sinistro e joga a educação na mão dos empresários. Educadores sérios e descomprometidos com interesses alheios estão desolados. Uma radiografia do significado desse projeto VALE MUITO UMA MATÉRIA NA PIAUÍ. Torço por isso.
Sociologia e filosofia não são apenas para formar profissionais, Toledo, são para formar HUMANOS.
Essa é a maior crítica dos professores, tirar matérias essenciais para formação de cidadãos conscientes, para inserir lixo deseducativo como "O que rola por aí".
O grande problema da evasão escolar que vocês citaram, era menos o conteúdo, e muito mais a pobreza dos alunos, escolas destruídas e professores mal pagos. Ao invés de atacarem o problema social responsável por essa evasão, e a melhoria da infra-estrutura das Educação pública, pioram o conteúdo.
E digo mais, será péssimo para a popularidade do governo Lula a manutenção do NEM, manifestações populares em todo o país já começaram e a tendência é aumentar.
O NEM já chegou para a 3ª série do EM. É uma tragédia para estudantes e educadores.
Como professora por mais de 20 anos na Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro, sou obrigada pela primeira vez a discordar da análise feita sobre o novo NEM. Carga horaria reduzida ou até mesmo a eliminação de algumas disciplinas não enriqueceu o currículo. Vcs que opinam sobre Educação, sabem mesmo como é uma sala de aula numa escola pública? Sou fã dos três debatedores, mas desta vez vcs falaram sobre algo que definitivamente não entendem! Não é esquerdaXesquerda! São professores que conhecem como está sendo "implementado" na prática este novo NEM!
Toledo deveria pensar em escutar os argumentos de quem ela nomeia como “militantes”. A Taís foi a única a pelo menos tentar analisar pontos de vistas diferentes antes de julgá-los. Muito dos por ele desqualificados são especialistas na área. Ao assim fazer, toma as posições das instituições privadas e ONGS como as mais próximas de lidarem com o tema segundo um viés desinteressado, e pretensamente mais científico. Um grosseiro desconhecimento da área, diga-se de passagem. Assim como busca fontes qualificadas em outras áreas, deveria também fazê-lo na área da educação. Pergunte ao Daniel Cara sobre os avanços do NEM, pra citar um exemplo. Acho que as “disciplinas ridículas” que foram massacradas pelo novo currículo estão fazendo falta…
14:20 Roberto Campos Neto falou em 26% para a SELIC
Pois é! Incrível que eles tratem esse comentário como "disse me disse"...
A Reforma do Ensino Médio
Foi uma mudança na legislação brasileira, que ocorreu em 2017. Porém representa uma perversidade educacional pela falácia de que as Redes de Ensino do Brasil ou as Escolas tenham condições de oferecer um cardápio de disciplinas. Ela alterou a estrutura curricular e não trouxe as possibilidades prometidas de escolha dos alunos em relação às disciplinas a serem estudadas. As principais mudanças prometidas e não promovidas pela reforma foram:
Flexibilização do currículo: a reforma permitiu que até 60% do currículo do ensino médio fosse definido pelas escolas, de acordo com as demandas e interesses dos alunos.
Itinerários formativos: os alunos passariam poder escolher áreas de conhecimento específicas para aprofundar seus estudos. Se fosse isso, mesmo assim prejudicariam as áreas prejudicadas pela reforma foram: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Técnico.
Ensino Técnico: a reforma esvaziou o conteúdo prometendo integrar mais o ensino técnico incipiente com o ensino médio regular, sem conseguir ampliar as possibilidades de formação e inserção dos alunos para o mundo do trabalho.
Apenas prometeu e desgastou a ampliação da carga horária do ensino médio, pois é muito importante a formação mais integral aos alunos.
Que alegria ouví-los ❤! Melhor do que ganhar ovo de Páscoa
Mas como o Toledo conseguiu colocar o Luciano Hulk e o JN no bloco da esquerda?
Bolsonaro é representativo, mas acredito que a ideia de que a prisão de Bolsonaro geraria o caos meio que caiu por terra.
São tantos processos em primeira instância que certamente vai ter um juiz que vai querer ter seu nome no noticiário por autorizar a prisão preventiva de Bolsonaro.
A Reforma do Ensino Médio é bastante controversa, sofre muitas críticas e também alguns elogios de setores da comunidade escolar. Até então as mudanças propostas pela reforma vêm aprofundando as desigualdades entre os estudantes. Essa reforma não conseguiu implantar a formação de educadores com salários dignos e nem contratação de mais professores, também não forneceu recurso financeiro para equipar as escolas com laboratórios, bibliotecas, espaço de esportes, artes e lazer e etc., Portanto, estes fatores revelam os descompromissos políticos com a Qualidade Social da Educação e com a atualidade das profissões exigidas pelo mercado do trabalho. Além disso, essa reforma foi uma escolha da “técnica” em detrimento da formação humanística e crítica. Por fim, a Reforma do Ensino Médio, foi suspensa corretamente ministro da Educação (MEC), Camilo Santana do gov. Lula , mas precisa ser revogada, pois está longe de conseguir implementar um processo de inclusão dos jovens na sociedade, no que tange , o seu desenvolvimento educacional mais significativo em iteração com as demandas do mundo contemporâneo. Att: João Galvino
Prra manos e mana! Esse novo ensino médio foi discutido com a sociedade? Essa deveria ser a pergunta. Não se trata de pegar uma ou outra disciplina esdruxula. Trata-se de discutir evetivamente com a sociedade. Quando isso foi feito? Se não foi feito, tem sim de ser revogado e abrir espaço para a sociedade se manifestar, mas não espaço em enquete de internet, espaços que proporcionem umaa participação mínima de todas, todos e todes que fazem educação nesse país.
Esse ponto de como as faculdades provadas substituem o ensino médio é bem verdadeiro. Fiz uma graduação há pouco tempo (em exatas) e tinha disciplinas de português (coisas como interpretação de texto e crase), filosofia (bem introdutório) e as próprias matérias de exatas dando conteúdo de ensino médio. As faculdades sabem que se começar pelo conteúdo do ensino superior, os alunos vão desistir.
Roberto Campos falou realmente isso, numa entrevista após a última ata do Copom. Falou que para atingir a meta a taxa de juros teria de ser 26%.
Uma apuração séria sobre esse comentário alteraria substancialmente a pauta, o quadro do podcast...
Perfeito seu comentário sobre os jornalistas que não tem compromisso com a verdade.
Uma médica ou médico que não discutiu filosofia e sociologia, história, geopolítica e geografia na escola será uma médica ou médico sem formação para o caráter humano. Será a médica ou médico do século XIX.
Vocês acham mesmo que todxs xs adolescentes têm certeza do curso que vão fazer?
E essa formação profissional? Sem discussão filosófica, sociológica, histórica e geográfica, que tipo de profissional será essa pessoa?
Aparentemente os intinerários formativos do NEM seguem a toada da "ponte para o futuro", onde nossa juventude nem passa na prova do ENEM, nem passa em concurso público, caindo no abismo da famosa população nemnem.
Taís: estudo, argumentos, visão. Toledo: raso.
É irresponsável voltar atrás porque tem aluno que já está vivendo isso. É JUSTAMENTE JUSTO VOLTAR ATRÁS PQ JÁ TEM ALUNO VIVENDO ESSA EDUCAÇÃO PRECARIZADA. Ele vai estar em desvantagem frente a novo modelo. É "irresponsável"? Talvez.
O Toledo está gagá. " Chamou " escola particular do Leman de esquerda
não é uma "discussão da esquerda contra a esquerda". A direita em peso é a favor do Novo Ensino Médio.
O melhor podcast/cardápio que ouço e saboreio! Obrigada meninos e menina! Grande abraço de São João del-Rei/ MG
Ótimo Foro. Bem legal psrticipação da Thais. Mto boa participação do Toledo. Não curto mto participação do Fernando. Bastante mal gosto a capa desta semana. Por que colocaram Lula com 98 anos ??? Afffff 😑
Salve o foro de Teresina... Viva a rádio Piauí. Abraços
Parabéns caros amigos , ótimas notícias 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤️🫶
A reforma do ensino médio deve incluir aulas de condução para que os alunos se preparem para ser motoristas de aplicativos !!!!!!! É o lhes resta !!!!!!!
Sou fã! Recomendo! 👏👏👏👏 🎉🎉🎉 Feliz Páscoa !
Ótimo feriado de Páscoa a todos 🙏😃
Mas o que é desanimador é que esse elemento Bolsonaro nunca é penalizado, mesmo com todo este acúmulo de ilicitudes
Foro de Teresina, o único itenerário formativo incontestável!
Quando vai ser pauta na discussão do ensino médio e fundamental: aumentar o salário de docentes e diminuir a quantidade de alunos por sala de aula? Mais do que o currículo, a valorização de docentes e envolvimento de pais e mães é fundamental, na minha opinião.
A evasão escolar do ensino médio é um problema social e cultural no Brasil. Há menos de 50 anos, a escola atende a população escolar. O novo ensino médio baseado apenas na evasão não tem eficácia educacional, porque diminui o direito à educação de qualidade. Novamente, a evasão está ligada à falta de condições de trabalho nas escolas.
TOLEDO. O Roberto Campos realmente falou q pra atingir a meta a tx de juros deveria ser 26%!!!!! Acredite😂. Numa coletiva no BC. OU SEJA, se ja ta errada então da pra diminuir.
Cada povo tem o casal que merece : França teve Jean Paul Sartre e Simone de Bouvoir !!!!!!!!! Nós Jean Paul Prates e Simone Thebet !!!!!! Arerê !!!!
Obrigado, pessoal!
Espero que o Toledo reavalie sua opinião. E ouça o Daniel Cara. Por favor!
Sensacional como sempre!!!🥰
É extremamente proibido fornecer alimentação para policiais que estão à serviço em outro órgão do Estado. Crime escancarado desse canalha.
Sempre bom lembrar que Gleise Hoffmann é presidente do PT, e portanto, defende pautas
importantes do PT.
A taxa de juros muito alta é o preço que se paga pelo uso do dinheiro emprestado. As taxas de juros vem variando amplamente pra cima em diferentes tipos de empréstimos e investimentos, bem como entre diferentes países e regiões. Altas taxas de juros vem desencorajando o consumo e o investimento, enquanto taxas de juros baixas podem incentivar o crescimento econômico, mas também podem aumentar o risco de inflação.
O ensino público já é uma beleza, exceto nas Universidades, das classes abastadas, na maioria.
Aprendo e me divirto com vocês 😊
Quem é que disse pra este sujeito que o presidente da Petrobras não quer mudar a forma de fazer os preços da Petrobras?
Alô, alô é só uma estratégia! Acorda jornalista!
Vivaaa! A Thaís tá juntim do presidente!
Gente...amo vcs mas expor a visão da Claudia Costin só pra tentar fazer um contraponto pra mim é idealismo...é uma visão muito descolada da realidade..."pode melhorar", "pode adaptar" mas na prática a gente sabe como é...que conhece um pouco de Brasil profundo sabe o quanto essa reforma só deteriora a já precária realidade...repórter capivara foi foda...kkk é isso...
Thais, Fernando e Toledo melhoram as nossas vidas!!!😘
Simone Thebet se diz decepcionada com o tamanho do arcabouço fiscal de Haddad !!!!!!
Dia 8 de Janeiro dia Nacional da democracia e da sociedade brasileira
Terceiro bloco pegando fogo! Mas gostaria de deixar um ponto de vista como classe trabalhadora que usa todos os serviços públicos disposíveis. Quanto ao currículo, acredito que matérias como sociologia, filosofia e afins nunca deveriam ser deixadas de lado ou preteridas por matérias que fazem mais sentido pra formar um por exemplo médico, pois essa falta reflete como esses profissionais nos prestam serviços públicos para qual são contratados com o nosso lindo dinheiro. O que quero dizer é, matérias humanas devem ser prioridade, devem ser o âmago da educação.
A defesa do Toledo pela manutenção do NEM é vergonhosa. Não esperem um podcast realmente crítico se ele apoia o governo.
Equipe maravilhosa!
parabéns ao ilustrador da capa, num tempo em que se tem tanta dificuldade das AIs em desenhar dedos, o ilustrador dá um show ao representar com fidelidade a ausência de um.
Mas a intenção da folha é essa!
Não me canso de ouvi-los!
Vcs são sensacionais
Patriotários sempre Patriotários chafurdando na lama ...
Não há aumento de carga horária verdadeira
Indepencia do banco central dos banqueiros já para q a sociedade brasileira possa viver melhor, enfermeiro Tião Pinto presidente Médici Rondônia
Os homens da Piauí quer comer brigadeiro mesmo!
Conversei com uma jovem, estudante do colégio Godoy, em Porto Alegre, que pesava os legumes no mercado, perguntando-lhe: O que vocês estão aprendendo no ensino médio?
Resposta: PUTARIA.... um nojo este ensino médio. Tem outra escola, estadual, o Irmão Pedro, que só sustenta ainda o nível médio de 3 anos de duração, por que após o terceiro ano, que não forma em nada seus alunos, tem a possibilidade de cursar um ano de técnico, em Contabilidade, secretariado, ou publicidade.😡
Eu adoro a gargalhada do Fernando! 😂😂
Meu podcast preferido! Um dia ainda vou ter condições de filiar a esse grupo!! Bravo e bravíssimo!!
Todos vocês são geniais no tocante à política.
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Juros mais baixos ja para ter mais saúde, educação, minha casa minha vida, trabalho, mais vida e arma so na cintura da Polícia
Opa! Toledo, como você é conhecido sendo o "da estatística", quantos porcentos são "não só escola particular já estão preparados"?
Oooopa pra todos!!
Jair Vexame Diplomático
Adoro vocês!
Esse Haddad é o mesmo que o Paulo Guedes elogiou?
Preciso correr pra banca.
PODCAST MUITO BOM.
Onde estão os venezuelanos com cartazes nas ruas nas praças em todas cidades do Brasil, pedindo esmola? depois das eleições desapareceram eles era levados de taxi de madrugada de uma cidade para outra para q n ficar muito tempo na mesma cidade, e agr n precisa mais de esmola
Nossa, o comentário sobre o Novo Ensino Médio, mostra um completo desconhecimento da discussão sobre educação. E demonstra também que só analisaram o noticiário, desqualificando os que são contrários porque não leram a quantidade de trabalhos acadêmicos discutindo e vcs foram levianos, estão discutindo uma coisa q não entendem e não se prepararam para tal.
e os blocos separados na descrição ein
Taís, pare de tomar café amargo! Prefira os cafés especiais naturalmente doces do @sitioberelu ! Melhor podcast gente! Postem mais cedo na sexta feira! Ficamos ansiosos toda semana pelo programa! Forte abraços!
Feliz Pasco! Alëm do ensino temos que discutir a falta de emprego no pais, pois tem muitos formados sem luz.......triste destino.
Eleição foi apertada por causa da máquina. Máquina e poderosa
Viva Lula e sua frente ampla!
Assessores de @Lula_Oficial - deixem o Lula ouvir o Paulo Batista Nogueira Jr., no Carta Capital. Lula Blindado, como um carro tanque.
"Os homens sempre fazendo papelão". Tipo de bobagem que alimentou o jairismo.
Só vão piorar, n sabe administrar
O lula come päo de queijo e os pobres come farinha seca
Infelizes comentários passando pano para a tragédia que é o novo ensino médio, vamo construir BANHEIRO na escola antes de simplesmente descartar materias pra profissionalizar mais rápido, sabemos quem se interessa nisso...