Não importa sobre o que o Vandré cante. Gostando ou não pertence à nossa História e devemos-lhe muita gratidão. "Para não dizer que não falei das flores" foi nosso hino durante a Ditadura e era com lágrimas nos olhos e o coração aos pulos que enfrentávamos os soldados, as armas de verdade, os cavalos e os infiltrados que desejavam que nos acovardássemos. Nunca batemos em retirada, com medo. Nossos líderes, adultos e jovens como nós estavam conosco e tudo aquilo era nossa vida e a do povo brasileiro. O inominável, golpista, desbocado e desrespeitoso último ex- presidente ousou tentar debochar de nosso hino. Quem homenageia o perverso, sanguinário e torturador Ulstra, não tem o direito de se apossar de uma canção que representa a nossa luta. Querido Vandré, fique bem! ❤
Em uma época em que a voga era compor por encomenda e tocar canções com riqueza harmônica e emprego de dissonância. Esse moço incendiou o Brasil com uma poesia visceral no viés de visão camponêsa e apenas dois acordes no Violão.
Que achado maravilhoso! Estou encantada de poder ver Vandré se apresentando. Eu sempre só ouvia, e ouço ainda, nunca havia visto assim. Tão forte quanto a voz é a presença dele. Canta inteiro amor. E como estava, claramente, sofrendo nesse momento de exílio! Entendo, agora, a "morte" de Vandré anunciada por ele mesmo.
Vc prestou um serviço de utilidade pública na conservação do patrimônio histórico, musical e cultural do nosso país!!! Meus mais sinceros agradecimentos!!!!!
Cara. Esse homem fez uma revolução e dessa revolução na música é claro, o que mais fica entendido é que ele prestou e presta um serviço na música que poucos conseguem. A música é limpa, objetiva, sem medo, com confiança e abrindo mentes que ainda acham que o bom é ficar ali escondido atras de paredes. Ele botou a cara pra quebrar e mostrou o que o brasileiro em geral não quer enxergar. O quanto somos bons em divulgar a nossa música popular brasileira, tão esquecida e que não merece isso. Obrigado amigo Fábio.
Geraldo Vandré fez minha cabeça na juventude,entre tantos outros artistas da época,pois sou pôs o sumiço dele,fui conhecer suas músicas 10 anos depois de "Caminhando" em 1978,tinha pouco mais de 17 anos... Mas,vê-lo nesse vídeo me deu uma grande tristeza,pois acho q acabaram com ele,embora ele negue qq tipo de tortura na entrevista dada depois de anos para o Geneton Moraes Neto...Ouço suas canções sempre tristes ou contestadoras,me lembra o quanto o meus país tem que pedir desculpas a esse artista que nunca mais foi o msm depois do Festival da canção de 1968.Conheço toda sua obra,e para mim "5 anos de canção","Canto Geral" e "Das Terras de Benvirá" mostra força desse artista que não morreu,só entrou para seu "casulo'e para virar uma cigarra cantadora dos males do mundo.Fique em paz Geraldo Vandré,já q vc escolheu se afastar do seu público e com razão é claro!
Entendo o Vandré, cantor e compositor paraibano, como essa esquerda que abandonou sua trincheira de luta, do marxismo, da emancipação da classe trabalhadora ... Vandré e essa esquerda foram para o exílio e não mais voltaram... Hoje só nos resta lembranças das imagens que ainda nós comove.
Pois, tenho pra mim que nunca foi torturado, inclusive tornou -se amigo dos militares, morando até no Clube Militar. O que eu vi, por entrevistas dele, foi o engano. Ele acreditou que, assim como muitos de nós, que a luta era pela democracia, quando na realidade, não havia luta pela democracia, e sim pela entrada do comunismo no Brasil. Não havia verdade, havia o poder, a tomada do poder, e isso o decepcionou.
Acredito, hoje em dia , que a pior forma de tentar matar um homem é tentar fazer isso por dentro e não por fora. A pior coisa do mundo, acredito eu, é morrer e continuar vivo (fisicamente). Inclusive isso é mais cruel e mais covarde que matar o corpo físico de alguém. Mas quem faz ou fez isso com os outros, não escapará nunca da Justiça Divina.
Felizmente existem ainda hoje, pessoas jovens como você Fabio Levatti, que pesquisam e postam para nós um video como esse que é uma verdadeira Homenagem a Geraldo Vandré e ao Povo Brasileiro, sofrido e trabalhadoe e como antes e até hoje esquecidos por seus Dirigenges governamentais e por toda uma classe de privileliados abastados.
Um dos maiores compositores da MPB, infelizmente a ditadura militar de tanto censurar acabou a criatividade desse artista, o Brasil precisa valorizar e conservar seus grandes artistas.
GERALDO VANDRÉ É DE JOÃO PESSOA PARAIBA,,,MUITOS NÃO SABEM,,, ELE É UMA LENDA VIVA,,,NO MUNDO AVERSO A SUA ALMA, AOS SEUS PRINCIPIOS,, A ESSENCIA DA AUTÊNTICA MUSICA BRASILEIRA. BRAVO GERALDO... HOJE ELE ESTÁ COM 82 ANOS DE IDADE. E VIVE SOZINHO NO SEU BRASIL INDIVIDUAL.
@@LevattiFábio, aqui te fala um músico do Brasil. Muito obrigado!!!! Eu ouvi uma fita cassete do Vandré, "Das terras de Benvirá" até gastar a fita. Que sensibilidade!!! Muito obrigado a você, um semeador de flores.
em 1977 ou 1978 passou este filme na TV portuguesa. Desde desse tempo que eu procurava este video. Nessa altura tinha acabado de comprar em Portugal o LP com a gravação censurada do Brasil de Vandré ao Vivo no Festival cantando "Para não dizer que não falei das flores". Quase quarenta anos depois a vejo aqui publicada, eu que a tentei procurar nos arquivos da Ex-DDR TV, que se encontram on-line. muito (é pouco...) grato leonardo verde
leonardo ,hoje pela manhã eu ouvi a musica do geraldo vandre com o qual eu quando criança ouvia nas radios,mas a que eu ouvia era quando o exercito adentrava e a musica termina com gritos ,sabe onde eu encontro?já vi quase todos os videos e não achei é só pra mostrar ao meu filho como a vida que eles tem hoje é boa ,embora eu as vezes tenha duvidas se realmente é boa mesmo.
Sabe onde posso encontrar gravação censurada do Brasil de Vandré ao Vivo no Festival cantando "Para não dizer que não falei das flores". Queria tanto ver esse momento icônico da história do Brasil, e que foi apagado pelos militares.
tb procurei sobre ele por anos, como se procurasse uma agulha num palheiro... Nossa esse video me leva as lágrimas...mas se abrir o açude de minhas lágrimas não sei se vai ser possível parar...
Maravilhoso e intimista. Gosto muito de Vandré, que certamente influenciou Zé Ramalho e Belchior, entre outros. Sua música é um misto de mantra e protesto... Salve este grande músico de nossa grande MPB. Valeu pelo post!
Expetacular... inigualavel. Por ter alma limpa nao concordara com o sistema...sofreu e sofre as consequencias. Como poucos ele é... Parabens Fabio e obrigado.
Grande Vandré! Sua "Riqueza Pessoal" produziu a maior de todas as "riquezas". Você está para sempre registrado como "Grande Vandré" do Amor e da Dor! Viva Vandré! O mais importante na vida é "Tocar os Corações Humanos"! Sua Missão está cumprida"! Seu legado é Humano e Toca todos os corações! Obrigada Vandré!!!
Geraldo Vandré até o momento continua vivo, lucido e forte, ele nunca foi derrotado, o que ele fez não é reconhecido ainda pela maioria da grande midia, mas um dia irão olhar para traz e irão ver que esse cara não só foi um grande artista, mas também um profeta, até mesmo muito tempo depois muitas pessoas não o compreende e desfaz dele, dizendo que ele sofreu lavagem cerebral, que ele foi para o lado do inimigo e tiram sarro dele por ter feito a linda canção Fabiana para a FAB, mas não conseguem entender a sensibilidade nos versos, o que esta nas entrelinhas, em todas as suas canções ele esta falando sobre os momentos que vivemos antes e principalmente agora.
Consegui ouvir a música "Caminhando" em 1975. Estudava História na PUCSP e um amigo consegui a fita K7. Íamos o caminho inteiro só ouvindo Pra não dizer que não falei de flores, mas está acabado em 1970, 2 anos após o fatídico festival no Maracanãzinho. Sofrimento.
Vandre, um enigma. Fala-se muito de suas músicas de protesto política, mas existem tantas outras , excelentes, E , unção entendi o q ocorreu depois, qdo a dizem q ele mudou , por tortura, acho q há mais coisas
A POLÍCIA ENTROU NA MINHA CASA , TIROU- ME DO BERÇO À PROCURA DO 7"EP DE "PRA NAO..." MAS ESTAVA MUITO BEM ESCONDIDO. TRISTE EPISÓDIO DESTE PAÍS ENORME LINDO E PODRE.
Que tempos são estes, em que uma conversa sobre árvores chega a ser uma falta Pois implica em silenciar sobre tantos crimes? Poesia de Bertold Brecht no inicio do video. Muitoobgrigada.
Esse Vandré irreverente, ágil,criativo inteligente, provocador, inovador, versátil, debochado , corajoso, auto didata, doidão eu só fui conhecer agora. O Vandré de hoje é uma caricatura do que foi no passado. Raciocínio lento, confuso, perturbado, incoerente, sem criatividade.
"A VERDADEIRA CANÇÃO CAMPEÃ DE 1968: "PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES (CAMINHANDO)". GERALDO VANDRÉ FOI O HERÓI BRASILEIRO QUE MAIS EMOCIONOU TODOS NÓS BRASILEIROS, VIVENDO AQUI E FORA DAQUI." - M.S.C.
muito bom Fábio, esse raro vídeo é uma achado, pois pouca coisa se publicou sobre a meteórica carreira desse grande artista... minimalista e profundo, Geraldo um dia será descoberto pelo grande público, ou não... parabéns!!!!!!!
+joice santos Obrigado, Joice! A ditadura brasileira tentou mesmo apagar o Geraldo Vandré da memória do povo brasileiro fazendo uma varredura nas emissoras de TV onde haviam fitas com suas aparições. Triste!!!!
muito obrigado por ter gravado no youtube essa obra raríssima e de uma riqueza imprescindível, há muito tempo estava a procura dessa música modinha. Muitíssimo obrigado.
pelo que entendo, você, que gosta das músicas desse célebre compositor e cantor, também acredita num mundo onde exista paz e compreensão entre as pessoas e onde passe de longe a exploração do homem pelo homem. Fica difícil de pensarmos nisso, num mundo de pessoas tão cruéis que hoje vivem e convivem conosco.Acredito que as convivências boas que porventura cheguem, fica para uma vida futura, onde as pessoas cheguem a compreensão de que compensa viver em paz e um ajudando o outro. Através da história a gente percebe que no tempo dos impérios egípcio, grego e romano as matanças eram maiores. Hoje, superamos de certa forma essa página sangrenta da história humana. Ainda tem muito a percorrer, para chegar onde as pessoas de bem, cultas gostaria de chegar. Vamos a luta, mostrando os erros, para que não se cometa mais. Um abraço fraterno do seu amigo: Carlos ferreira.
Vandré é o melhor intérprete da emoção. Mas é também um teórico. Ou seja, é tão somente um artista. E sei que sou seu discípulo. No mundo real eu que vou atuar. A emoção ele me deu em 1978. A ação é minha. Serei aquilo que pra ele seria impossível: serei a ação real no mundo
Obrigada por esse vídeo precioso e emocionante. Precisamos resgatar nossa música e verdadeira cultura! Aqui canta com a mesma emoção do LP "Das Terras do Benvirá" . Comovente mesmo. Muito obrigada por partilhar, Fábio Levatti! (Alguém poderia traduzir as passagens em alemão ? :)
A gente vendo essa guerra da Rússica contra a Ucrânia e não tem como não lembrar de Geraldo Vandré e de seus versos em "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores", aliás acredito que esse é o único registro Ao Vivo de Vandré cantando essas músicas naquele período ditatorial! Obrigado amigo pela postagem! #StopWar #LoveForUkraine
Grande Vandré, o símbolo de luta da minha geração, aqueles que acreditavam em um novo mundo,hoje já de idade olho tudo e fico sem esperanças, parece que tudo está pior, não sei se o fim de uma geração.
Fabio Levantti, excelente tabalho de pesquisa nos arquivos musicais.´, parabens. E hoje aqui na minha sala, na cidade de Aachen na Alemanha, aonde eu ja resido há 30 anos, é realmente uma grande emocao, ver Geraldo Vandré em um programa da TV alema, feito a 46 anos atras.
Eu que agradeco, Geraldo Vandré foi idolo da minha juventude, e gracas ao seu excelente trabalho de profissional em fazer vidos, eu posso ve-lo hoje, aqui na Alemanha, quando tenho saudades do Brasil, como é o caso hoje. Um grande abraco.
Após 50 anos, Geraldo Vandré volta aos palcos nos dias 22 e 23 de Março em João Pessoa-PB! O cantor e compositor Geraldo Vandré vai fazer dois shows em João Pessoa, quase 50 anos após subir ao palco pela última vez no Brasil, em 12 de dezembro de 1968 - um dia antes da publicação do Ato Institucional nº5 (AI-5), durante o governo militar. "Eu tenho noção da importância desse concerto para o país”, afirmou. O artista paraibano vai se apresentar ao lado da Orquestra Sinfônica da Paraíba em um concerto/recital nos dias 22 e 23 de março, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Os ingressos gratuitos para os dois dias de apresentação serão distribuídos no dia 21 de março, a partir das 10h, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Em 2015, Geraldo Vandré voltou à Paraíba após 20 anos longe da terra-natal, para ser homenageado no Festival Aruanda. O evento será dividido em dois atos. No primeiro, Vandré sobe ao palco acompanhado da pianista Beatriz Malnic, com quem executa seis peças para piano compostas pela dupla. Já no segundo ato, a Orquestra Sinfônica da Paraíba, acompanhada do Coro Sinfônico do Estado, executará composições do homenageado, como "Caminhando (Pra não dizer que não falei de flores)", "À Minha Pátria", "Mensageira" e "Fabiana". Geraldo Vandré promete ainda recitar poemas de sua autoria: “Pode ser ainda que entre uma apresentação e outra eu recite alguns de meus poemas. Vai depender da emoção do momento", disse o artista.
@@kamilacaldas Infelizmente não existem mais os vídeos do Geraldo Vandré de antes do exílio. A ditadura tratou de destruir tudo que existia de arquivo. O único que sobrou dos anos 60 é o do Geraldo cantando Aroeira na Record. Você acha no RUclips. Aqui no meu canal você encontra alguns áudios raros.
Junto com Geraldo está seu companheira Bélgica Villalobos Parra, irmã de Julio Villalobos Parra, líder do grupo chileno Blops, que uniu folklore com rock no início dos anos 70. Julio e Geraldo compuseram várias músicas, mas infelizmente nenhuma foi gravada.
Ideal seria um abnegado "patriota" fluente na língua alemã traduzir a locução para o Português. Melhor Ministro de Dilma Eugênio Aragão com a palavra!!!
"Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores" by Geraldo Vandré (Not to say I did not talk about flowers) Caminhando e cantando e seguindo a canção (Walking and singing and following the song) Somos todos iguais braços dados ou não (We are all equal, arms given or not ) Nas escolas, nas ruas, campos, construções (In schools, streets, ields, buildings ) Caminhando e cantando e seguindo a canção (Walking and singing and following the song) Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer Pelos campos há fome em grandes plantações Pelas ruas marchando indecisos cordões Ainda fazem da flor seu mais forte refrão E acreditam nas flores vencendo o canhão Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Há soldados armados, amados ou não Quase todos perdidos de armas na mão Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição De morrer pela pátria e viver sem razão Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Nas escolas, nas ruas, campos, construções Somos todos soldados, armados ou não Caminhando e cantando e seguindo a canção Somos todos iguais braços dados ou não Os amores na mente, as flores no chão A certeza na frente, a história na mão Caminhando e cantando e seguindo a canção Aprendendo e ensinando uma nova lição Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Até hoje não entendi essa história...Muito nebulosa...Nem ele acho que entendeu...Agora após 37 anos ele reaparece com um discurso muito estanho...Chegaram a falar que ele havia ficado xarope de tanto que havia apanhado e levado choques da polícia...Quanto as suas músicas e letras sensacionais...Como pessoa ainda tem muito a esclarecer p ara a história, inclusive a história e biografia dele...No mínimo, muito estranho.. .
+ODAIR CELIBERTO Oi Odair! Recomendo a recém lançada biografia "Geraldo Vandré - Uma Canção Interrompida", do jornalista Vitor Nuzzi. Nela você encontrará muitas informações relevantes que poderão lhe ajudar a formar uma opinião sobre a história desse grande personagem da nossa música e cultura. Abraços!
Wirton, Obrigado por comentar! Há muita mentira e muita lenda sobre o que Geraldo Vandré disse ou não disse. Especialmente após 1973. Eu já li sua biografia que está prestes a ser lançada (Geraldo Vandré - Uma Canção Interrompida) e te garanto duas coisas: 1- Muitas coisas que nunca foram ditas aparecerão! 2- Sua proximidade com a FAB não é uma questão ideológica, apenas uma paixão pela aviação que o acompanha desde a infância! Abraços!!!!
flaviorfreire Oi Flávio, Você está falando do livro "Geraldo Vandré - Uma Canção Interrompida"? Se for isso, o livro está em fase de revisão. O autor (Vitor Nuzzi) me disse que sairá ainda em 2014. Vamos aguardar. Abraços!
+Fábio Levatti Prezado Fábio, você está de parabéns por ter postado esse vídeo desse grande herói chamado Geraldo Vandré, apesar de ter gravado pouco nunca deixará de ser o nosso grande mestre da MPB. 20/11/2015.
Analisando a importância histórica e transportando para os dias atuais podemos constatar e G. Vandré teve um a importância maior na resistência à ditadura militar e a redemocratização do pais que muitos outros.
UMA COISA QUE ME INTRIGA: JÁ QUE A REDE GLOBO, DIZ NÃO TER AS IMAGENS DO VANDRÉ NO FIC/68 E DO TAIGUARA NO FIC/70( O QUE EU NÃO ACREDITO); SERÁ QUE ALGUMA EMISSORA INTERNACIONAL, QUE TENHA COBRIDO OS FICs, NÃO TERIAM ESSAS IMAGENS?
O movimento brasileiro daquela época era mais forte e determinado, eu não imaginaria que fôssemos caí nessa esparrela que estamos enfiados politicamente faltando.
Não importa sobre o que o Vandré cante. Gostando ou não pertence à nossa História e devemos-lhe muita gratidão. "Para não dizer que não falei das flores" foi nosso hino durante a Ditadura e era com lágrimas nos olhos e o coração aos pulos que enfrentávamos os soldados, as armas de verdade, os cavalos e os infiltrados que desejavam que nos acovardássemos. Nunca batemos em retirada, com medo.
Nossos líderes, adultos e jovens como nós estavam conosco e tudo aquilo era nossa vida e a do povo brasileiro.
O inominável, golpista, desbocado e desrespeitoso último ex- presidente ousou tentar debochar de nosso hino.
Quem homenageia o perverso, sanguinário e torturador Ulstra, não tem o direito de se apossar de uma canção que representa a nossa luta.
Querido Vandré, fique bem! ❤
Em uma época em que a voga era compor por encomenda e tocar canções com riqueza harmônica e emprego de dissonância. Esse moço incendiou o Brasil com uma poesia visceral no viés de visão camponêsa e apenas dois acordes no Violão.
Que achado maravilhoso! Estou encantada de poder ver Vandré se apresentando. Eu sempre só ouvia, e ouço ainda, nunca havia visto assim. Tão forte quanto a voz é a presença dele. Canta inteiro amor. E como estava, claramente, sofrendo nesse momento de exílio! Entendo, agora, a "morte" de Vandré anunciada por ele mesmo.
Vc prestou um serviço de utilidade pública na conservação do patrimônio histórico, musical e cultural do nosso país!!! Meus mais sinceros agradecimentos!!!!!
Vandré, Taiguara e Chico, com suas músicas, tiveram um papel fundamental contra a ditadura .
Cara. Esse homem fez uma revolução e dessa revolução na música é claro, o que mais fica entendido é que ele prestou e presta um serviço na música que poucos conseguem. A música é limpa, objetiva, sem medo, com confiança e abrindo mentes que ainda acham que o bom é ficar ali escondido atras de paredes. Ele botou a cara pra quebrar e mostrou o que o brasileiro em geral não quer enxergar. O quanto somos bons em divulgar a nossa música popular brasileira, tão esquecida e que não merece isso. Obrigado amigo Fábio.
Geraldo Vandré fez minha cabeça na juventude,entre tantos outros artistas da época,pois sou pôs o sumiço dele,fui conhecer suas músicas 10 anos depois de "Caminhando" em 1978,tinha pouco mais de 17 anos...
Mas,vê-lo nesse vídeo me deu uma grande tristeza,pois acho q acabaram com ele,embora ele negue qq tipo de tortura na entrevista dada depois de anos para o Geneton Moraes Neto...Ouço suas canções sempre tristes ou contestadoras,me lembra o quanto o meus país tem que pedir desculpas a esse artista que nunca mais foi o msm depois do Festival da canção de 1968.Conheço toda sua obra,e para mim "5 anos de canção","Canto Geral" e "Das Terras de Benvirá" mostra força desse artista que não morreu,só entrou para seu "casulo'e para virar uma cigarra cantadora dos males do mundo.Fique em paz Geraldo Vandré,já q vc escolheu se afastar do seu público e com razão é claro!
Entendo o Vandré, cantor e compositor paraibano, como essa esquerda que abandonou sua trincheira de luta, do marxismo, da emancipação da classe trabalhadora ... Vandré e essa esquerda foram para o exílio e não mais voltaram... Hoje só nos resta lembranças das imagens que ainda nós comove.
Pois, tenho pra mim que nunca foi torturado, inclusive tornou -se amigo dos militares, morando até no Clube Militar. O que eu vi, por entrevistas dele, foi o engano. Ele acreditou que, assim como muitos de nós, que a luta era pela democracia, quando na realidade, não havia luta pela democracia, e sim pela entrada do comunismo no Brasil. Não havia verdade, havia o poder, a tomada do poder, e isso o decepcionou.
@@concimoraes Quem lutou por democracia, no final das contas, foram os comunistas e isso prova muita coisa.
Acredito, hoje em dia , que a pior forma de tentar matar um homem é tentar fazer isso por dentro e não por fora. A pior coisa do mundo, acredito eu, é morrer e continuar vivo (fisicamente). Inclusive isso é mais cruel e mais covarde que matar o corpo físico de alguém. Mas quem faz ou fez isso com os outros, não escapará nunca da Justiça Divina.
@@concimoraes POR QUE NAO TE CALAS!
Parabéns por resgatar essas joias inestimável.
Felizmente existem ainda hoje, pessoas jovens como você Fabio Levatti, que pesquisam e postam para nós um video como esse que é uma verdadeira Homenagem a Geraldo Vandré e ao Povo Brasileiro, sofrido e trabalhadoe e como antes e até hoje esquecidos por seus Dirigenges governamentais e por toda uma classe de privileliados abastados.
Um dos maiores compositores da MPB, infelizmente a ditadura militar de tanto censurar acabou a criatividade desse artista, o Brasil precisa valorizar e conservar seus grandes artistas.
Não me canso em ver esse vídeo da TV Alemã, a forma como Geraldo Vandré canta me emociona muito.
Nunca vou perder minha admiração por você Geraldo Vandré, que Deus o proteja
Parabéns ao maior poeta da Resistência no Brasil
Geraldo Vandré 87 anos , hoje dia 12/09/2022 ✌💪👏🏽👏🏽👏🏽♥️🎉🎂
Geraldo Vandre fenômeno inspiração poeta completo sua obra é patrimônio cultural do Brasil.
APRENDENDO...
GERALDO VANDRÉ É DE JOÃO PESSOA PARAIBA,,,MUITOS NÃO SABEM,,, ELE É UMA LENDA VIVA,,,NO MUNDO AVERSO A SUA ALMA, AOS SEUS PRINCIPIOS,, A ESSENCIA DA AUTÊNTICA MUSICA BRASILEIRA. BRAVO GERALDO... HOJE ELE ESTÁ COM 82 ANOS DE IDADE. E VIVE SOZINHO NO SEU BRASIL INDIVIDUAL.
Gênio. Se em pouco tempo de carreira fez tanto nem imagino o que teria feito se ainda estivesse produzindo.
Parabéns e muito obrigado pela postagem, registro antológico e maravilhoso!!!
Tenho um trechinho desse vídeo gravado em VHS. Fiquei agora realizado vendo por completo. Ouvir Vandré é sempre emocionante.
Verdade!!! Sempre emocionante!!! Abraços!!!
@@LevattiFábio, aqui te fala um músico do Brasil. Muito obrigado!!!! Eu ouvi uma fita cassete do Vandré, "Das terras de Benvirá" até gastar a fita. Que sensibilidade!!!
Muito obrigado a você, um semeador de flores.
em 1977 ou 1978 passou este filme na TV portuguesa. Desde desse tempo que eu procurava este video. Nessa altura tinha acabado de comprar em Portugal o LP com a gravação censurada do Brasil de Vandré ao Vivo no Festival cantando "Para não dizer que não falei das flores". Quase quarenta anos depois a vejo aqui publicada, eu que a tentei procurar nos arquivos da Ex-DDR TV, que se encontram on-line.
muito (é pouco...) grato
leonardo verde
De nada, Leonardo!!!!
Forte abraço!!!!!!!
leonardo ,hoje pela manhã eu ouvi a musica do geraldo vandre com o qual eu quando criança ouvia nas radios,mas a que eu ouvia era quando o exercito adentrava e a musica termina com gritos ,sabe onde eu encontro?já vi quase todos os videos e não achei é só pra mostrar ao meu filho como a vida que eles tem hoje é boa ,embora eu as vezes tenha duvidas se realmente é boa mesmo.
Sabe onde posso encontrar gravação censurada do Brasil de Vandré ao Vivo no Festival cantando "Para não dizer que não falei das flores". Queria tanto ver esse momento icônico da história do Brasil, e que foi apagado pelos militares.
tb procurei sobre ele por anos, como se procurasse uma agulha num palheiro... Nossa esse video me leva as lágrimas...mas se abrir o açude de minhas lágrimas não sei se vai ser possível parar...
Raríssimo !!! patrimônio nacional...
Emocionante! Me levou de volta aos tempos de resistência ao arbítrio.
No meu entendimento ele nunca estará esquecido. Eu o tenho no coração e suas músicas eu as guardo bem ❤️.
Que joia!!! Maravilhoso o vídeo!
Grande Homem, não vivi na época em que ele cantava, mas vi algumas entrevistas e músicas dele, e gostei de mais. Um verdadeiro Gênio Patriota.
Maravilhoso e intimista. Gosto muito de Vandré, que certamente influenciou Zé Ramalho e Belchior, entre outros. Sua música é um misto de mantra e protesto... Salve este grande músico de nossa grande MPB. Valeu pelo post!
Um dos maiores artistas do Brasil, sem sombras de dúvida!!!!!!🎼💗🙌☝️
Talento único. Foi o melhor que tivemos. ❤
Expetacular... inigualavel. Por ter alma limpa nao concordara com o sistema...sofreu e sofre as consequencias. Como poucos ele é... Parabens Fabio e obrigado.
Obrigado pelas palavras, Bonfim!!!! Viva Vandré!!!! Abraços!!!!
Grande Vandré! Sua "Riqueza Pessoal" produziu a maior de todas as "riquezas". Você está para sempre registrado como "Grande Vandré" do Amor e da Dor! Viva Vandré! O mais importante na vida é "Tocar os Corações Humanos"! Sua Missão está cumprida"! Seu legado é Humano e Toca todos os corações! Obrigada Vandré!!!
Lindas palavras, Rosa!!!! Beijos!!!
***** De nada, Claudio!!! Abraços!!!
obrigada Vandré .
Maravilha de postagem....obrigado por compartilhar tal preciosidade da nossa MPB
Obrigado por postar um material de tamanha relevância na história do Brasil!!!
De nada, Célio!!!! É um prazer!!!! Abraços!!!!
amei grata
É um prazer, Maria!
Eu sou um humilde apreciador desse imensurável poeta cantador.
Sempre bom ouvir Geraldo Vandre grande cantor
Nós nunca o esqueceremos!
Magnífico Geraldo Vandré.
Escuto seus LPS, na minha Barcarola.
Legal, Marcos!!!! Abraços!!!!
Geraldo Vandré até o momento continua vivo, lucido e forte, ele nunca foi derrotado, o que ele fez não é reconhecido ainda pela maioria da grande midia, mas um dia irão olhar para traz e irão ver que esse cara não só foi um grande artista, mas também um profeta, até mesmo muito tempo depois muitas pessoas não o compreende e desfaz dele, dizendo que ele sofreu lavagem cerebral, que ele foi para o lado do inimigo e tiram sarro dele por ter feito a linda canção Fabiana para a FAB, mas não conseguem entender a sensibilidade nos versos, o que esta nas entrelinhas, em todas as suas canções ele esta falando sobre os momentos que vivemos antes e principalmente agora.
Vanderlei se eternizou.
Ele é único .
Ouço Vandré ,todos os dias. .
Consegui ouvir a música "Caminhando" em 1975. Estudava História na PUCSP e um amigo consegui a fita K7. Íamos o caminho inteiro só ouvindo Pra não dizer que não falei de flores, mas está acabado em 1970, 2 anos após o fatídico festival no Maracanãzinho. Sofrimento.
Vandre, um enigma. Fala-se muito de suas músicas de protesto política, mas existem tantas outras , excelentes, E , unção entendi o q ocorreu depois, qdo a dizem q ele mudou , por tortura, acho q há mais coisas
Estava cantando como nunca!!!
Acreditam nas flores, vencendo canhões...
A POLÍCIA ENTROU NA MINHA CASA , TIROU- ME DO BERÇO À PROCURA DO 7"EP DE "PRA NAO..." MAS ESTAVA MUITO BEM ESCONDIDO. TRISTE EPISÓDIO DESTE PAÍS ENORME LINDO E PODRE.
Vc lembra de onde esse vt está? Se achar ache um lugar para publica-lo.
Que tempos são estes, em que
uma conversa sobre árvores chega a ser uma falta
Pois implica em silenciar sobre tantos crimes? Poesia de Bertold Brecht no inicio do video. Muitoobgrigada.
Vandré é um ícone. resumindo em uma frase.
Esse Vandré irreverente, ágil,criativo inteligente, provocador, inovador, versátil, debochado , corajoso, auto didata, doidão eu só fui conhecer agora. O Vandré de hoje é uma caricatura do que foi no passado. Raciocínio lento, confuso, perturbado, incoerente, sem criatividade.
"A VERDADEIRA CANÇÃO CAMPEÃ DE 1968: "PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES (CAMINHANDO)". GERALDO VANDRÉ FOI O HERÓI BRASILEIRO QUE MAIS EMOCIONOU TODOS NÓS BRASILEIROS, VIVENDO AQUI E FORA DAQUI." - M.S.C.
Obrigado Fábio.
Documento raro.
Fábio parabéns pelo comentário, as canções deste gênio conta a história em forma de poesia.
muito bom Fábio, esse raro vídeo é uma achado, pois pouca coisa se publicou sobre a meteórica carreira desse grande artista... minimalista e profundo, Geraldo um dia será descoberto pelo grande público, ou não... parabéns!!!!!!!
+joice santos Obrigado, Joice! A ditadura brasileira tentou mesmo apagar o Geraldo Vandré da memória do povo brasileiro fazendo uma varredura nas emissoras de TV onde haviam fitas com suas aparições. Triste!!!!
Obrigado por postar essa raridade maravilhosa. Ousar lutar. Ousar vencer !!!
De nada, Marcelo!!! E obrigado pelas palavras!!!!!
Forte abraço!!!!!!
muito obrigado por ter gravado no youtube essa obra raríssima e de uma riqueza imprescindível, há muito tempo estava a procura dessa música modinha. Muitíssimo obrigado.
De nada, Carlos!!! Foi um prazer!!!! Abraços!!!
pelo que entendo, você, que gosta das músicas desse célebre compositor e cantor, também acredita num mundo onde exista paz e compreensão entre as pessoas e onde passe de longe a exploração do homem pelo homem. Fica difícil de pensarmos nisso, num mundo de pessoas tão cruéis que hoje vivem e convivem conosco.Acredito que as convivências boas que porventura cheguem, fica para uma vida futura, onde as pessoas cheguem a compreensão de que compensa viver em paz e um ajudando o outro. Através da história a gente percebe que no tempo dos impérios egípcio, grego e romano as matanças eram maiores. Hoje, superamos de certa forma essa página sangrenta da história humana. Ainda tem muito a percorrer, para chegar onde as pessoas de bem, cultas gostaria de chegar.
Vamos a luta, mostrando os erros, para que não se cometa mais.
Um abraço fraterno do seu amigo:
Carlos ferreira.
Carlos Ferreira Claro! A paz e a compreensão são os caminhos! Devemos trabalhar para construir um mundo melhor diariamente! Abraços!
Fábio Levatti Estou desistindo desse país.
Vandré é o melhor intérprete da emoção. Mas é também um teórico. Ou seja, é tão somente um artista. E sei que sou seu discípulo. No mundo real eu que vou atuar. A emoção ele me deu em 1978. A ação é minha. Serei aquilo que pra ele seria impossível: serei a ação real no mundo
Que maravilha, obrigada !
Saudade de você Vandré.
Estou sem palavras... maravilha de video, RARIDADE. Parabens pelo trabalho de postar.
Obrigada por esse vídeo precioso e emocionante. Precisamos resgatar nossa música e verdadeira cultura! Aqui canta com a mesma emoção do LP "Das Terras do Benvirá" . Comovente mesmo. Muito obrigada por partilhar, Fábio Levatti! (Alguém poderia traduzir as passagens em alemão ? :)
De nada, Liliam!
Já pensei nisso! Tenho um amigo que fala alemão fluentemente e um dia pedirei para ele fazer essa gentileza. Beijos!
A gente vendo essa guerra da Rússica contra a Ucrânia e não tem como não lembrar de Geraldo Vandré e de seus versos em "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores", aliás acredito que esse é o único registro Ao Vivo de Vandré cantando essas músicas naquele período ditatorial! Obrigado amigo pela postagem! #StopWar #LoveForUkraine
Grande Vandré, o símbolo de luta da minha geração, aqueles que acreditavam em um novo mundo,hoje já de idade olho tudo e fico sem esperanças, parece que tudo está pior, não sei se o fim de uma geração.
Fabio Levantti, excelente tabalho de pesquisa nos arquivos musicais.´, parabens. E hoje aqui na minha sala, na cidade de Aachen na Alemanha, aonde eu ja resido há 30 anos, é realmente uma grande emocao, ver Geraldo Vandré em um programa da TV alema, feito a 46 anos atras.
+Ivone Bühler Bacana, Ivone!!!! Geraldo é um dos meus grandes ídolos!!! Beijos!
Eu que agradeco, Geraldo Vandré foi idolo da minha juventude, e gracas ao seu excelente trabalho de profissional em fazer vidos, eu posso ve-lo hoje, aqui na Alemanha, quando tenho saudades do Brasil, como é o caso hoje. Um grande abraco.
+Ivone Bühler Que bom que te ajudou a matar as saudades dele e do Brasil. Beijão!!!! facebook.com/fabio.levatti?ref=bookmarks
Eu diria glória a Deus pela a arte e obra de Vandré, ele é um sobrevivente, foi injustiçado, se hoje temos certas liberdades, graças também a Vandré.
faltou a tradução... não daria pra fazer?? seria muito importante, como documento histórico!
Caramba, sempre quis imagens do grande Geraldo Vandré cantando e aqui agora tem. É muito difícil ele aparecer. Um milhão de obrigado. Valeu.
Grato Fabio,por poder divulgar esse guande ICONE da nossa MPB.
De nada, José!!! Abraços!!!!
Obrigado Fábio!!!
Após 50 anos, Geraldo Vandré volta aos palcos nos dias 22 e 23 de Março em João Pessoa-PB!
O cantor e compositor Geraldo Vandré vai fazer dois shows em João Pessoa, quase 50 anos após subir ao palco pela última vez no Brasil, em 12 de dezembro de 1968 - um dia antes da publicação do Ato Institucional nº5 (AI-5), durante o governo militar. "Eu tenho noção da importância desse concerto para o país”, afirmou.
O artista paraibano vai se apresentar ao lado da Orquestra Sinfônica da Paraíba em um concerto/recital nos dias 22 e 23 de março, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
Os ingressos gratuitos para os dois dias de apresentação serão distribuídos no dia 21 de março, a partir das 10h, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Em 2015, Geraldo Vandré voltou à Paraíba após 20 anos longe da terra-natal, para ser homenageado no Festival Aruanda.
O evento será dividido em dois atos. No primeiro, Vandré sobe ao palco acompanhado da pianista Beatriz Malnic, com quem executa seis peças para piano compostas pela dupla. Já no segundo ato, a Orquestra Sinfônica da Paraíba, acompanhada do Coro Sinfônico do Estado, executará composições do homenageado, como "Caminhando (Pra não dizer que não falei de flores)", "À Minha Pátria", "Mensageira" e "Fabiana".
Geraldo Vandré promete ainda recitar poemas de sua autoria: “Pode ser ainda que entre uma apresentação e outra eu recite alguns de meus poemas. Vai depender da emoção do momento", disse o artista.
deve de ter sido lindo esse evento ai em joao pessoa, pra mim vandre sempre foi um cantor romântico.
Sensacional!!!!
Grande compositor .
Fantástico
Compositor perfeito!
Muito obrigado
De nada, Aracaty!!!! Abraços!!!!
Obrigado é um tesouro
este vídeo é maior diamante do youtube!
Que bom que gostou!!! Hehehe
@@Levatti você tem mais alguma filmagem do Geraldo Vandré disponível? Obrigada.
@@kamilacaldas Infelizmente não existem mais os vídeos do Geraldo Vandré de antes do exílio. A ditadura tratou de destruir tudo que existia de arquivo. O único que sobrou dos anos 60 é o do Geraldo cantando Aroeira na Record. Você acha no RUclips. Aqui no meu canal você encontra alguns áudios raros.
Muito bom
Junto com Geraldo está seu companheira Bélgica Villalobos Parra, irmã de Julio Villalobos Parra, líder do grupo chileno Blops, que uniu folklore com rock no início dos anos 70.
Julio e Geraldo compuseram várias músicas, mas infelizmente nenhuma foi gravada.
Valeu pela informação. Quanto mais soubermos de Vandré, melhor. Assim preservaremos memória e obra dele.
Maravilhosooo. Obrigada!!!
Ideal seria um abnegado "patriota" fluente na língua alemã traduzir a locução para o Português. Melhor Ministro de Dilma Eugênio Aragão com a palavra!!!
Cada época com seus talentos.
Grande!!!
"Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores" by Geraldo Vandré
(Not to say I did not talk about flowers)
Caminhando e cantando e seguindo a canção
(Walking and singing and following the song)
Somos todos iguais braços dados ou não
(We are all equal, arms given or not )
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
(In schools, streets, ields, buildings )
Caminhando e cantando e seguindo a canção
(Walking and singing and following the song)
Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Pelos campos há fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo o canhão
Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição
De morrer pela pátria e viver sem razão
Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Somos todos soldados, armados ou não
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição
Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Valeu mesmo por postar!
Gênio
Ele era muito intenso. Depois da entrevista(já velho)parece outra pessoa,sem conteúdo,sem vontade de falar
Parabéns Vandré !
Viva el Che. Viva los hermanos brasileños. Viva Geraldo Vandré, ciudadano de Latinoamérica. ✊
Show
Até hoje não entendi essa história...Muito nebulosa...Nem ele acho que entendeu...Agora após 37 anos ele reaparece com um discurso muito estanho...Chegaram a falar que ele havia ficado xarope de tanto que havia apanhado e levado choques da polícia...Quanto as suas músicas e letras sensacionais...Como pessoa ainda tem muito a esclarecer p
ara a história, inclusive a história e biografia dele...No mínimo, muito estranho..
.
+ODAIR CELIBERTO Oi Odair! Recomendo a recém lançada biografia "Geraldo Vandré - Uma Canção Interrompida", do jornalista Vitor Nuzzi. Nela você encontrará muitas informações relevantes que poderão lhe ajudar a formar uma opinião sobre a história desse grande personagem da nossa música e cultura. Abraços!
Salvem o relatório FEITO AGORA A RESISTÊNCIA. NÃO ESTAMOS AMENDRONTADOS . A LINHA CAIU. SOU CAPAZ DE REPETIR TUDO. MIM DÊEM UM SINAL. OBRIGADA
Salve Vandré!
Wirton,
Obrigado por comentar!
Há muita mentira e muita lenda sobre o que Geraldo Vandré disse ou não disse. Especialmente após 1973.
Eu já li sua biografia que está prestes a ser lançada (Geraldo Vandré - Uma Canção Interrompida) e te garanto duas coisas: 1- Muitas coisas que nunca foram ditas aparecerão! 2- Sua proximidade com a FAB não é uma questão ideológica, apenas uma paixão pela aviação que o acompanha desde a infância!
Abraços!!!!
Olá Fabio, sabe se já saiu essa publicação?
flaviorfreire Oi Flávio,
Você está falando do livro "Geraldo Vandré - Uma Canção Interrompida"?
Se for isso, o livro está em fase de revisão. O autor (Vitor Nuzzi) me disse que sairá ainda em 2014. Vamos aguardar. Abraços!
Olá Fábio acompanho uma página no facebook em homenagem ao Geraldo, contribui lá! Abraço
flaviorfreire Oi Flávio! Por favor, coloque depois o link dela aqui. Obrigado!
+Fábio Levatti Prezado Fábio, você está de parabéns por ter postado esse vídeo desse grande herói chamado Geraldo Vandré, apesar de ter gravado pouco nunca deixará de ser o nosso grande mestre da MPB. 20/11/2015.
mano muito obrigado pelo video
De nada! Foi um prazer!
Analisando a importância histórica e transportando para os dias atuais podemos constatar e G. Vandré teve um a importância maior na resistência à ditadura militar e a redemocratização do pais que muitos outros.
O Maior Cancioneiro Brasileiro de todos os tempos !!!
Fabio, pra mim ele tomou tanta porrada que ficou com essa paixão demente pela FAB. O fato de ser apaixonado por aviação deve ter contribuído
Pode ser, Leandro! O que todos queríamos é saber a verdade! Pena que isso é muito difícil! Abraços!
Fábio Levatti simples: a resposta dele vai incomodar muita gente do poder que diz ter o coração valente. Ele ama o Brasil e não abre mão disto.
Independente da posição que Vandré,tenha tomado,sou uma eterna admiradora de sua obra,Que é magistral!!!
Eu.ouvir.essa.musica..na..voz.de.luiz.gonzaga...q.o.foi..o..rei.do..baiao...
UMA COISA QUE ME INTRIGA: JÁ QUE A REDE GLOBO, DIZ NÃO TER AS IMAGENS DO VANDRÉ NO FIC/68 E DO TAIGUARA NO FIC/70( O QUE EU NÃO ACREDITO); SERÁ QUE ALGUMA EMISSORA INTERNACIONAL, QUE TENHA COBRIDO OS FICs, NÃO TERIAM ESSAS IMAGENS?
Sem pussuem, até hoje ninguém as localizou! Abraços!!!!
genio maior----revolucionario maior
Alma de Travador!!!!
O movimento brasileiro daquela época era mais forte e determinado, eu não imaginaria que fôssemos caí nessa esparrela que estamos enfiados politicamente faltando.
Ouvir Vandré em 2021, é emocionante! E me pergunto, onde está?
alguém legenda isso pelo amor
Na minha percepçao nao recebeu suporte de outros q eram protegidos pela posiçao social das famílias - seria essa a amargura q transparece?
Porra meu... assim vc me mata!