Ian e Gustavo são duas pessoas que eu nunca canso de ouvir. Poderia ouvir eles por horas. Eu não sei do Ian, mas sei que o Gustavo é professor né? Eu falo sempre que ser professor no Brasil é um trabalho de literalmente guerra, ir pra sala de aula e dar uma aula é uma batalha. Cada aula é um ato de resistência contra o fascismo, a burguesia, a desigualdade social, a dificuldade estrutural na educação, os pais de alunos reacionários que tão cagando e andando pro desempenho dos filhos, pais abusivos de alunos, o próprio sistema educacional que é um absurdo, a precarização de todo o setor educacional, e por aí vai, poderia citar mais 200 problemas aqui. Ver os dois dando um aulão desse, colocando a cara a tapa pra falar de um assunto tão difícil, e ainda fazer isso bem feito é sinceramente, sabendo a dificuldade que é essa profissão no Brasil, fora de base.
Os comunistas são tão perigosos que eles estão aqui no Brasil atacando as pessoas na rua né (risos). Eu vi o podcast todo (os do À Deriva e este) e estou adorando rever com os cortes. Obrigado, novamente, Gustavo e Ian por tudo o que já aprendi com vocês.
Eles não são perigosos pois não estão no poder. E até porque vários são umas pessoas bem intencionadas, que nem uma Manuela da vida. Mas agora imagina um João Carvalho, que passa o tempo fazendo negacionismo de genocídio, imagina um Jones Manoel, cuja referência intelectual é o Losurdo, um sujeito que passava pano pro Stalin e já disse admirar a ditadura do Irã, imagina um Humberto Matos tomando o poder. Se eles justificam os piores crimes quando os ídolos deles os cometem, eles seriam totalmente capazes de reproduzir as mesmas atrocidades se eles tivessem a oportunidade.
Meu amigo que nos moramos juntos (fazemos faculdade em outra cidade) faz essa comparação, eu fico muito bolado, e o bixo se diz liberal e capitalista, e é "pobre"
@@zardzera Ele está imerso na ideologia da classe dominante, controle a dosagem. Insira conhecimento de pouco a pouco. Espere momentos oportunos e comente sobre determinado assunto. Ex: "Nossa, tem uma proposta de diminuir a jornada de trabalho no Congresso!". Se ele se interessar, explique mais. Se ele apresentar um contraponto típico de liberal, rebata com dados e de forma clara, sem fazer juízo de valor. Eu fiz isso com vários familiares e amigos que eram anticomunistas; fui dando "pílulas" de comunismo para eles sem nem falar que eram propostas comunistas.
@@4s4lf4 falou o defensor de monarquia. De fato, para um monarquista é menos pior. Horrível os comunistas acabarem com aquilo que permite a existência de reis e burgueses... Terríveeeel.
Um debate relacionado a esse que poderia ser abordado em outro vídeo é a questão científica da URSS, em especial no que diz respeito a produção agrícola. E aí me refiro ao embate "Lysenko X Vavilov", onde o primeiro (até onde li) teria sido favorecido politicamente por Stalin, mesmo sendo menos competente que o segundo, que, por sua vez, era respeitado até pelos pesquisadores do ocidente e considerado por estes um dos maiores cientistas de todos os tempos.
porr, essa live do flow foi fod4sticamente broxante, tu te pergunta como que esse cara e ministro da economia ate hoje, e os da saude nao durava 3 meses na pandemia.
@@joaolucassantosviegas3334 ue mas ta cheio de lugar q tem q pagar pra entra, praias, lagoa, ilhas inteiras, Cachoeiras.. Jericoacara tem praia e lagoa, Fernando de Noronha, Ja fui em varias cachoeiras,e parques q tinha q pagar!
@@thiagoribeiro021 Otimo, se tu acha que deveria ser normal pagar pra visitar/viajar no teu proprio pais, entao pague, mas privar esses lugares so por causa de turismo e uma parcela de pessoas que quer que a area seja privada? Desnecessario. (Uma coisa e tu ter um ponto historico ou coisa do tipo, ai tem la: pague pra visitar; Outra coisa e o cara olhar uma praia e querer privar so porque ele ta afim de privar, ou porque ele vai lucrar privando uma area natural que deveria ser de livre acesso a todos) Pra ter nocao, desde crianca eu ia em uma praia que ficava ao proximo do sitio da minha avo, desde sempre aquilo era publico, ia quem quisesse; Governo vendeu a area e agora e privado ir pra la, por qual motivo se nao havia nem turistas na area? (No maximo moradores que iam poucas vezes ao lugar, mas e uma praia vazia, privou a area pra nada, nem comercio tem la)
É que é complicado pra quem viveu sempre num tipo de ideal mais liberal, imerso no chorume direitista e capitalista, ouvir que tudo o que ele aprendeu até hoje era falácia e mentira.
Eu mesma tinha esse olhar baço da ignorância quando entrei no canal do Ian. Quando vi que ele era comunista, me enchi de preconceito, mas ainda me propus a escutar, mesmo repetindo mentalmente "ele é comunista, não dá muito papo pra esse povo", mas vi que o comunismo não é NADA do que pregaram pra nós desde sempre. O Vilela pelo menos escutou os meninos e tinha dúvidas sinceras sobre o assunto. Ele questionou como qualquer outra pessoa que não sabe e está resistente sobre o assunto, como eu e muita gente um dia esteve. Espero que ele aprenda com os meninos e procure mais sobre o assunto.
3:35 Sabe porquê a tomada de Paris foi "pacífica", porquê o governo francês não queria que Paris virasse um campo de batalha e mais propenso a destruição como havia ocorrido em Varsóvia em 1939, então o governo francês mudou de capital mais precisamente em Bordeaux, e Paris foi declarada uma cidade aberta.
Se posso dar uma opinião, assista aos poucos, tipo maratonando série, divida as horas, mas não deixe de ver, é uma verdadeira aula honesta do q realmente é o comunismo! Coisa linda de Deus !❤️
Na urss e na ucranica oq aconteceria se agricultores independente do tamanho de suas terras se recusassem a transformar suas propriedades em coletivas?
@@joaobarros7043se vc tivesse assistido, veria que ele ltteralmene falou que morreu gente de fome, a discussão não é se houve fome, mas sim O QUE causou a fome
A questão é que ersse discurso na ucrania a respeito do holodomor é atual, não da década de 30. O tempo se passou, e as causas da fome foram deturpadas
@@joaobarros7043 Sim amigo, fome é causada por falta de comida. A questão é a causa - a Rússia antes da revolução era feudal (e a fome na Rússia feudal era muito pior) e portanto, estava tendo dificuldades em organizar os trabalhadores nos campos comunais e se industrializar ao mesmo tempo, junto com isso veio uma crise climática que devastou plantações. Inclusive, isso não aconteceu só no território da Ucrânia
@@halleash Pelo que eu sei, houve fome na Ucrânia, Georgia, Bielorrússia,Kazaquistao e várias outras republicas soviéticas na época(sem contar países próximos,tipo a Índia e até a China).
Pode ser que o estado soviético não tenha colocado intenção nas mortes, porém, da mesma forma que o bolsonaro é culpado (com razao) pelas mortes de covid, Stalin deve ser responsável também!
Ninguém nega isso, muito dos problemas da grande fome na China por exemplo foram políticas erradas, tanto que Mao é afastado da direção do partido após o fracasso do Grande Salto. A questão é: Isso foi um processo intencional e que não acontecia no resto do mundo também? Não, a fome massiva só deixa de ser comum dos anos 60 pra frente na Eurásia e nas Américas. Só que você não escuta que Getúlio Vargas matou gente de fome nos anos 30, nem que Roosevelt foi responsável pela fome e desemprego causados pela crise de 30 e pelo dust bowl 2 anos depois.
@@paulo.dos.santos073 No caso do Stalin é pior ainda, pois eles tomavam a comida à força. Isso seria como se o Brasileiro já tivesse acesso a máscaras e vacinas e o Bolsonaro tivesse mandado alguém tomar à força das pessoas
@@rafaeltn1147 Pela tua logica a inglaterra não invadiu nenhum, porque foi o imperio britanico. A Russia está a invadir a Ucrania, mas tu vais dizer que a russia sovietica não está a invadir neste momento. Aliás a Ucrania para alguns não deveria existir, porque não tem logica ela existir para as pessoas que não gostam da europa.
@@desenhosincriveisoficial Sobre tudo isso que vc falou eu n etnho como responder agora, mas depois que o stalin morre a oposição ganha, acho meio improvável que tenha havido essa repressão todo à oposição se ela ganhou depois
@@mparagames Stalin morreu nos anos 50, a união soviética acabou nos anos 90. a imposição demorou 40 anos pra conseguir dar a volta por cima de tão prejudicada q foi. mas diferente do Ian e dos outros influenciadores comunistas, não acredite em mim, faça o contrário, pesquise por cada coisa q eu citei e veja se é vdd. Não estou pedindo pra vc acreditar em mim, mas sim q pesquise as coisas q eu citei
@@IfLeonardo Existiram historiadores que confirmaram que houve canibalismo, confisco, fechamento de fronteiras, falsificação de documentos e execução no holodomor...
@@viniciusmendes5999 @Vinícius Mendes Com todo o respeito, irei citar aqui minhas fontes e para facilitar qualquer debate, gostaria de saber seu posicionamento político e opinião sobre o Holodomor. Para começar, iniciarei com o termo "genocídio" que significa em sua etimologia dada por Raphael Lemkin como "extermínio de etnias por políticas governamentais". Raphael Lemkin nasceu em 1900 em uma vila de fazendeiros judeus no que hoje seria o Império Russo. Era advogado especializado em leis criminais internacionais por diversas universidades e que, primeiro, cunhou o termo "genocídio" para denominar a política (totalmente infundada e horripilante) de extermínio nazista contra o povo judeu na Alemanha. Rhea Clyman (Jornalista judia) foi a primeira jornalista e investigadora a ter documentado o Holodomor em 1931 para os jornais britânicos. Depois o famoso Gareth Jones e Malcolm Muggeridge em 1932, dois anos antes mesmo do Thomas Walker, apresentado como fraude pelo escritor Douglas Tottle (que é usado como fonte pelo Ian Neves). Vasily Grossman e Lev Kopelev também foram dois escritores judeus-ucranianos que documentaram o holodomor na época. Após esta documentação em jornais e livros, Raphael Lemkin pôde reunir fontes o suficiente para classificar o holodomor como genocídio por quatro fatores: O extermínio de intelectuais ucranianos, a destruição da igreja ortodoxa ucraniana, a fome dos fazendeiros ucranianos e o repovoamento de zonas afetadas pelas mortes por povos não-ucranianos vindos do interior da Russia. Segundo a jornalista e escritora Anne Applebaum, bem como cartas de Stanislav Kossior e Lazar Kaganovich para os comitês centrais de planejamento e para Stalin, houveram sim casos de canibalismo na Ucrânia e não há nada de errado nisso, pois juridicamente falando é apenas uma excludente da ilicitude e eticamente falando, a intenção é sobreviver num estado de emergência. Anne Applebaum escreveu o livro "Fome Vermelha" que expõe os podres do socialismo na Ucrânia e como o nacionalismo ucraniano foi exterminado pelos soviéticos de forma planejada. O livro foi escrito pela universidade de Harvard e lá, afirma-se que houve sim um confisco de tudo que era comestível, além de uma imposição de cotas inalcançáveis de produção de grãos para o povo ucraniano, onde quem não alcançasse a cota teria sua produção totalmente confiscada e entraria numa lista negra como punição. A lista negra das vilas e cidades ucranianas funcionava como um marcador que impedia negócios e empréstimos de bens de consumo, bem como tornava seus habitantes, alvos de perseguição das polícias soviéticas por buscas de "elementos hostis". Isto é confirmado pelo estudo de Harvard "Demography of a Man-Made Human Catastrophe: the Case of Massive Famine in Ukraine 1932-1933". Tudo para "acelerar" a industrialização da URSS. Não apenas isso, mas pelas 1274 referências dos estudos de Anne Applebaum sobre o holodomor, compilados no livro "Fome Vermelha", existe claramente uma comprovação de que havia desde o Império Russo, um nacionalismo ucraniano crescente (a Ucrânia existiu antes da Russia). Inclusive, pessoas foram proibidas de falar o dialeto ucraniano em Kiev por conta da repressão do Império Russo contra os ucranianos. Existe sim a tese de que Stephan Bandera foi responsável por parte do nacionalismo ucraniano, mas é falsa a história de que foi ele que introduziu o nacionalismo ucraniano, pois muitos ucranianos eram mesmo judeus e não tinham simpatia pelo nazismo. Para além, mas Anne Applebaum confirma que houve sim um extermínio, perseguição e execução de professores, poetas, escritores, estudiosos, líderes religiosos, burocratas e até oficiais do governo ucraniano pela polícia soviética, como forma de repressão ao nacionalismo ucraniano crescente. Confirmado novamente, por 121 fontes de 1274 no total. Sim, o livro possui MUITAS fontes e isso é suficiente para refutar qualquer um que diga que Anne Applebaum nunca fez um estudo sobre holodomor.
@@viniciusmendes5999 Segundo o próprio Raphael Lemkin: "Em 1920, 1926 e novamente em 1930-1933, professores, escritores, artistas, pensadores, líderes políticos, foram liquidados, presos ou deportados. De acordo com o Quarterly Ukrainian Autumn de 1948, 51.713 intelectuais foram enviados para a Sibéria apenas em 1931. Pelo menos 114 grandes poetas, escritores, artistas e os líderes culturais mais proeminentes da nação, tiveram o mesmo destino. Estima-se conservadoramente que pelo menos 75% dos Intelectuais e profissionais ucranianos na Ucrânia Ocidental, Carpato-Ucrânia e Bucovina foram brutalmente exterminados pelo Russos (ibid., Verão de 1949). Entre 1926 e 1932, a Igreja Ortodoxa Ucraniana, sua Igreja Metropolitana (Lypkivsky) e 10.000 clérigos foram liquidados. Em 1945, quando os soviéticos estabeleceram-se na Ucrânia Ocidental, um destino semelhante foi dado a Igreja Católica Ucraniana. Que a "russificação" era a única questão envolvidos é claramente demonstrado pelo fato de que antes de sua liquidação, a Igreja teve a oportunidade de se juntar ao Patriarca Russo em Moscou, a ferramenta política do Kremlin." Existe um documento soviético chamado "Diretriz do Comitê Central do Partido Comunista dos Bolcheviques de toda a União e do Conselho de Comissários do Povo da URSS sobre a prevenção do êxodo em massa de camponeses famintos. 22 de janeiro de 1933" onde eles especificam ações que os comitês regionais deveriam tomar para impedir o êxodo/fuga de camponeses ucranianos para fora de seu país, à fim de fugir da fome: "A informação chegou ao Comitê Central do Partido Comunista da União e ao Conselho dos Comissários do Povo de que em Kuban e na Ucrânia um êxodo em massa de camponeses "por pão" começou a ir para a região central de Chernobyl, para o Volga, região de Moscou, oeste Região, Bielorrússia. O Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética e o Conselho dos Comissários do Povo da URSS não têm dúvidas de que esse êxodo de camponeses, como o êxodo da Ucrânia no ano passado, foi organizado pelos inimigos do poder soviético, o Socialistas Revolucionários e agentes da Polônia, com o objetivo de agitar "através dos camponeses" nas regiões do norte da URSS contra os kolkhozes e em geral contra o poder soviético. No ano passado, os órgãos do Partido, dos sovietes e chekistas da Ucrânia perderam este empreendimento contra-revolucionário dos inimigos do poder soviético. Este ano, a repetição do erro do ano passado não pode ser permitida.
Ian e Gustavo são duas pessoas que eu nunca canso de ouvir. Poderia ouvir eles por horas. Eu não sei do Ian, mas sei que o Gustavo é professor né? Eu falo sempre que ser professor no Brasil é um trabalho de literalmente guerra, ir pra sala de aula e dar uma aula é uma batalha. Cada aula é um ato de resistência contra o fascismo, a burguesia, a desigualdade social, a dificuldade estrutural na educação, os pais de alunos reacionários que tão cagando e andando pro desempenho dos filhos, pais abusivos de alunos, o próprio sistema educacional que é um absurdo, a precarização de todo o setor educacional, e por aí vai, poderia citar mais 200 problemas aqui. Ver os dois dando um aulão desse, colocando a cara a tapa pra falar de um assunto tão difícil, e ainda fazer isso bem feito é sinceramente, sabendo a dificuldade que é essa profissão no Brasil, fora de base.
Ian é formado em história. Era professor, mas perdeu o emprego na pandemia.
isso foi bem bonito bro
Os comunistas são tão perigosos que eles estão aqui no Brasil atacando as pessoas na rua né (risos).
Eu vi o podcast todo (os do À Deriva e este) e estou adorando rever com os cortes. Obrigado, novamente, Gustavo e Ian por tudo o que já aprendi com vocês.
Eles não são perigosos pois não estão no poder. E até porque vários são umas pessoas bem intencionadas, que nem uma Manuela da vida.
Mas agora imagina um João Carvalho, que passa o tempo fazendo negacionismo de genocídio, imagina um Jones Manoel, cuja referência intelectual é o Losurdo, um sujeito que passava pano pro Stalin e já disse admirar a ditadura do Irã, imagina um Humberto Matos tomando o poder.
Se eles justificam os piores crimes quando os ídolos deles os cometem, eles seriam totalmente capazes de reproduzir as mesmas atrocidades se eles tivessem a oportunidade.
E perigoso mesmo
Pra mim a maior ironia é ver gente da direita tentando compara comunismo com nazismo
Recebem informações falsas , infelizmente as noticias falsas esta enraizada na cultura mundial , com narrativas totalmente manipuladoras
Meu amigo que nos moramos juntos (fazemos faculdade em outra cidade) faz essa comparação, eu fico muito bolado, e o bixo se diz liberal e capitalista, e é "pobre"
@@zardzera Ele está imerso na ideologia da classe dominante, controle a dosagem. Insira conhecimento de pouco a pouco. Espere momentos oportunos e comente sobre determinado assunto. Ex: "Nossa, tem uma proposta de diminuir a jornada de trabalho no Congresso!". Se ele se interessar, explique mais. Se ele apresentar um contraponto típico de liberal, rebata com dados e de forma clara, sem fazer juízo de valor. Eu fiz isso com vários familiares e amigos que eram anticomunistas; fui dando "pílulas" de comunismo para eles sem nem falar que eram propostas comunistas.
nazismo é menos ruim
@@4s4lf4 falou o defensor de monarquia. De fato, para um monarquista é menos pior. Horrível os comunistas acabarem com aquilo que permite a existência de reis e burgueses... Terríveeeel.
O comunismo e a juventude do mundo! Pra cima camaradas!
com certeza, so pessoas extremamente infantis pra nao entender o mecanismo e acrrditar nisso kkkk
Foda demais vcs no podcast.
Espero q sejam chamados pra mais podcasts
Informações histórica ultra importantes. Parabéns! 👏👏👏👏
O canal quase chegando aos 100 mil inscritos.
Me parece que cresce ♥️
Obrigado pela aula!!
Muito boa e elucidativa a participação dos camaradas Ian e Gustavo nesta entrevista .
o foda é que o lado comunista esta se mostrando muito mais veridico e embasado do que a o lado capitalista, meio que n tem debate
talvez pq isso é uma entrevista ne, nao um debate kkkkkkkk
@@thiagoribeiro021 veja o podcast de Elias Jabbour × Renata Barreto
Sim, não tem debate por que os capitalistas esmagam
@@noorna7123 esmaga a vontade de viver né kkkkk
@@vervideoscidinei4538 Exatamente
Falta pouco pra 100 camarada Gustavo 🚩⚒️
Tão deixando a gente sonhar!
Camarada, dê a ordem!
Um debate relacionado a esse que poderia ser abordado em outro vídeo é a questão científica da URSS, em especial no que diz respeito a produção agrícola. E aí me refiro ao embate "Lysenko X Vavilov", onde o primeiro (até onde li) teria sido favorecido politicamente por Stalin, mesmo sendo menos competente que o segundo, que, por sua vez, era respeitado até pelos pesquisadores do ocidente e considerado por estes um dos maiores cientistas de todos os tempos.
Tem coisas que acho que não tem defesa, o caso do Lysenko e do Beria me parecem indefensáveis de tão absurdos
@@rafaelalmeida3746 não conheço esse caso do Beria
@@franoliv1 Vavilov se eu to no esquina, o Stalin falou p ele..
A Cada dia mais Comunista, Caio, dê a Ordem 🙋
Boa noite a todos os camaradas
Fala do Guedes querendo vender nossas praias
porr, essa live do flow foi fod4sticamente broxante, tu te pergunta como que esse cara e ministro da economia ate hoje, e os da saude nao durava 3 meses na pandemia.
@@joaolucassantosviegas3334 ue mas ta cheio de lugar q tem q pagar pra entra, praias, lagoa, ilhas inteiras, Cachoeiras.. Jericoacara tem praia e lagoa, Fernando de Noronha, Ja fui em varias cachoeiras,e parques q tinha q pagar!
@@thiagoribeiro021 Otimo, se tu acha que deveria ser normal pagar pra visitar/viajar no teu proprio pais, entao pague, mas privar esses lugares so por causa de turismo e uma parcela de pessoas que quer que a area seja privada? Desnecessario. (Uma coisa e tu ter um ponto historico ou coisa do tipo, ai tem la: pague pra visitar; Outra coisa e o cara olhar uma praia e querer privar so porque ele ta afim de privar, ou porque ele vai lucrar privando uma area natural que deveria ser de livre acesso a todos)
Pra ter nocao, desde crianca eu ia em uma praia que ficava ao proximo do sitio da minha avo, desde sempre aquilo era publico, ia quem quisesse; Governo vendeu a area e agora e privado ir pra la, por qual motivo se nao havia nem turistas na area? (No maximo moradores que iam poucas vezes ao lugar, mas e uma praia vazia, privou a area pra nada, nem comercio tem la)
Gustavo e Ian são muito fodões! Pqp!
Uni-vos
Sou de "direita" mas estou aqui querendo aprender mais o outro lado ... Não sou Bolsonarista RLX !!! kkkkk
Ian e Gustavo parecem Pink e Cérebro, só fazem merda e nunca alcançam o objetivo.
Aprender é sempre bom! Só toma cuidado, porque fui aprender e, hoje, estou sou comunista kkk
Já vi dois anúncios do Claudio Castro no seu canal, camarada.
#Freixo40
O Vilela não ta entendendo nada. É o olhar baço da ignorância.
Super normal.
É que é complicado pra quem viveu sempre num tipo de ideal mais liberal, imerso no chorume direitista e capitalista, ouvir que tudo o que ele aprendeu até hoje era falácia e mentira.
Eu mesma tinha esse olhar baço da ignorância quando entrei no canal do Ian. Quando vi que ele era comunista, me enchi de preconceito, mas ainda me propus a escutar, mesmo repetindo mentalmente "ele é comunista, não dá muito papo pra esse povo", mas vi que o comunismo não é NADA do que pregaram pra nós desde sempre. O Vilela pelo menos escutou os meninos e tinha dúvidas sinceras sobre o assunto. Ele questionou como qualquer outra pessoa que não sabe e está resistente sobre o assunto, como eu e muita gente um dia esteve. Espero que ele aprenda com os meninos e procure mais sobre o assunto.
qual o problema?
Socialismo cresce camaradas !
me parece que o socialismo cresce hein
3:35 Sabe porquê a tomada de Paris foi "pacífica", porquê o governo francês não queria que Paris virasse um campo de batalha e mais propenso a destruição como havia ocorrido em Varsóvia em 1939, então o governo francês mudou de capital mais precisamente em Bordeaux, e Paris foi declarada uma cidade aberta.
Prá ouvir esses caras tem que tapar os ouvidos e desligar o cérebro se não fica pirado igual a eles!
É isso que vocês fazem, acreditam em um lado sem ouvir o outro, como você sabe que as fontes que vieram de inimigos da Rússia é confiável?
Fui procurar o podcast para ouvir inteiro e tem 5h32min de duração, como faz gente pra ouvir td isso?
põe na velocidade 2x e boa sorte
Ou faz igual um seriado, assiste um tanto. Pausa. Dia seguinte vê mais um tanto. Mas o negócio flui tão bem que quando você percebe, acabou.
Assiste por tópicos, terminou um tópico vai fazer outra coisa e volta outra hora, tem a minutagem embaixo
@@roberkremer boa, vou ouvir em 5 blocos de 1h e pouco
Se posso dar uma opinião, assista aos poucos, tipo maratonando série, divida as horas, mas não deixe de ver, é uma verdadeira aula honesta do q realmente é o comunismo! Coisa linda de Deus !❤️
Muito bom!
✊✊✊✊
Ocorreram mortes em outros locais, como Cazaquistão, Georgia, etc? Nao lembro se foi o Yan ou o João q já comentou sobre isso.
Isso é uma aula! Conteúdo maravilhoso.
Não está sendo dito toda a verdade. Havia confiscações dos alimentos da parte dos delegados soviéticos .
Na urss e na ucranica oq aconteceria se agricultores independente do tamanho de suas terras se recusassem a transformar suas propriedades em coletivas?
O cara de óculos fala acelerado assim mesmo?
Fala kakakakakakaka
👍🏿👍🏿✊🏿
EXPOR A DOR
abre consciencia
meu deus passou ad do recado sales no final, minhas plantinhas ate murcharam aqui
#SofiaManzano21 ♥️☭
Um brasileiro falando que um ucraniano está mentindo sobre algo que aconteceu na Ucrânia kkkkkkkkkk
Houve fome, ele não consegue admitir que morreram de fome.
@@joaobarros7043se vc tivesse assistido, veria que ele ltteralmene falou que morreu gente de fome, a discussão não é se houve fome, mas sim O QUE causou a fome
A questão é que ersse discurso na ucrania a respeito do holodomor é atual, não da década de 30. O tempo se passou, e as causas da fome foram deturpadas
@@mparagames Falta de comida.
@@joaobarros7043 Sim amigo, fome é causada por falta de comida.
A questão é a causa - a Rússia antes da revolução era feudal (e a fome na Rússia feudal era muito pior) e portanto, estava tendo dificuldades em organizar os trabalhadores nos campos comunais e se industrializar ao mesmo tempo, junto com isso veio uma crise climática que devastou plantações. Inclusive, isso não aconteceu só no território da Ucrânia
E oque o povo ucraniano conta sobre isso ? Até agora ele não respondeu lkkkkkkkkk
Ele ja deve ter resposta para isso também. Não previram o clima.
??? q merda de argumento é esse
@aaaaaaaaaaa claro um estrangeiro sabe mais sobre a Ucrânia que o próprio ucraniano, algo que ele msm fala sobre quem fala mal de Cuba
@aaaaaaaaaaavocê disse bem o Brasil
@aaaaaaaaaaa cada país é diferente não dá pra usar o Brasil de analogia
Não entendi o nome do filme. Alguém pegou?
"Vá e Veja" ou "Come and See", de 1985.
@@marcosnunes6467 valeu!
🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩
9:18 mentira, havia já relatos e reportagem ocidentais que mostrava a difícil situação na Ucrânia, isso era no começo dos anos 30.
O que é mentira? Ele não disse que a situação na Ucrânia era fácil.
@@laranjovsky mas ele não culpa em nenhum momento o papel de Stalin no genocídio.
Cara o país tinha recém sido criado.duas gueras e uma revolução.
@@jonasleefernandes2915 a Polônia, também havia sido recém criada e não teve essa "crise de fome".
@@halleash Pelo que eu sei, houve fome na Ucrânia, Georgia, Bielorrússia,Kazaquistao e várias outras republicas soviéticas na época(sem contar países próximos,tipo a Índia e até a China).
Aos Berros Saber
Remover Fake Books
Stalin, história crítica
Algum camarada poderia transcrever o filme que os camaradas Ian e Gustavo citam no vídeo?
vá e veja
ruclips.net/video/zjIiApN6cfg/видео.html canal da produtora oficial. Legenda em inglês, infelizmente.
Ta sem audio
Qual p filme que o Ian indica?
O filme é "Vá e veja"
Pode ser que o estado soviético não tenha colocado intenção nas mortes, porém, da mesma forma que o bolsonaro é culpado (com razao) pelas mortes de covid, Stalin deve ser responsável também!
Ninguém nega isso, muito dos problemas da grande fome na China por exemplo foram políticas erradas, tanto que Mao é afastado da direção do partido após o fracasso do Grande Salto. A questão é: Isso foi um processo intencional e que não acontecia no resto do mundo também? Não, a fome massiva só deixa de ser comum dos anos 60 pra frente na Eurásia e nas Américas.
Só que você não escuta que Getúlio Vargas matou gente de fome nos anos 30, nem que Roosevelt foi responsável pela fome e desemprego causados pela crise de 30 e pelo dust bowl 2 anos depois.
Sim, eu lembro quando o Stalin falou em rede nacional para os ucranianos "vai comprar comida só se for na casa da tua mãe, taokey?"
@@paulo.dos.santos073 No caso do Stalin é pior ainda, pois eles tomavam a comida à força. Isso seria como se o Brasileiro já tivesse acesso a máscaras e vacinas e o Bolsonaro tivesse mandado alguém tomar à força das pessoas
@@paulo.dos.santos073 Eu também, eu era a foice
Houve a grande fome na ucrania, mas a grande fome na India causada pela inglaterra ninguém cita né
A Inglaterra não está a invadir a India neste momento.
@@joaobarros7043 e nem a russia soviética
@@rafaeltn1147 Quantos paises a Russia Sovietica não invadiu?
@@joaobarros7043 e quantos a inglaterra invadiu e explorou???
@@rafaeltn1147 Pela tua logica a inglaterra não invadiu nenhum, porque foi o imperio britanico. A Russia está a invadir a Ucrania, mas tu vais dizer que a russia sovietica não está a invadir neste momento. Aliás a Ucrania para alguns não deveria existir, porque não tem logica ela existir para as pessoas que não gostam da europa.
Queria ver aqueles defensores do capitalismo, que vão nos podcasts falar merda, fazerem um react desse vídeo.
react de um vídeo de dois negacionistas que passam pano para as atrocidades de Stalin?
@@desenhosincriveisoficial Concordo contigo. É ridiculo distorcer a história.
@@desenhosincriveisoficial A fome em 32 não foi causada pelo estado intencionalmente
@@desenhosincriveisoficial Sobre tudo isso que vc falou eu n etnho como responder agora, mas depois que o stalin morre a oposição ganha, acho meio improvável que tenha havido essa repressão todo à oposição se ela ganhou depois
@@mparagames Stalin morreu nos anos 50, a união soviética acabou nos anos 90. a imposição demorou 40 anos pra conseguir dar a volta por cima de tão prejudicada q foi.
mas diferente do Ian e dos outros influenciadores comunistas, não acredite em mim, faça o contrário, pesquise por cada coisa q eu citei e veja se é vdd. Não estou pedindo pra vc acreditar em mim, mas sim q pesquise as coisas q eu citei
e as confiscação dos alimentos da parte dos delegados Da união soviética?
Onde você viu isso? A maior parte das coisas sobre esse período, eram mentiras (assim como aquele de que estavam comendo as crianças e fazendo tortas)
@@IfLeonardo Existiram historiadores que confirmaram que houve canibalismo, confisco, fechamento de fronteiras, falsificação de documentos e execução no holodomor...
@@pvF7 quais?
@@viniciusmendes5999 @Vinícius Mendes Com todo o respeito, irei citar aqui minhas fontes e para facilitar qualquer debate, gostaria de saber seu posicionamento político e opinião sobre o Holodomor.
Para começar, iniciarei com o termo "genocídio" que significa em sua etimologia dada por Raphael Lemkin como "extermínio de etnias por políticas governamentais". Raphael Lemkin nasceu em 1900 em uma vila de fazendeiros judeus no que hoje seria o Império Russo. Era advogado especializado em leis criminais internacionais por diversas universidades e que, primeiro, cunhou o termo "genocídio" para denominar a política (totalmente infundada e horripilante) de extermínio nazista contra o povo judeu na Alemanha.
Rhea Clyman (Jornalista judia) foi a primeira jornalista e investigadora a ter documentado o Holodomor em 1931 para os jornais britânicos. Depois o famoso Gareth Jones e Malcolm Muggeridge em 1932, dois anos antes mesmo do Thomas Walker, apresentado como fraude pelo escritor Douglas Tottle (que é usado como fonte pelo Ian Neves). Vasily Grossman e Lev Kopelev também foram dois escritores judeus-ucranianos que documentaram o holodomor na época.
Após esta documentação em jornais e livros, Raphael Lemkin pôde reunir fontes o suficiente para classificar o holodomor como genocídio por quatro fatores: O extermínio de intelectuais ucranianos, a destruição da igreja ortodoxa ucraniana, a fome dos fazendeiros ucranianos e o repovoamento de zonas afetadas pelas mortes por povos não-ucranianos vindos do interior da Russia.
Segundo a jornalista e escritora Anne Applebaum, bem como cartas de Stanislav Kossior e Lazar Kaganovich para os comitês centrais de planejamento e para Stalin, houveram sim casos de canibalismo na Ucrânia e não há nada de errado nisso, pois juridicamente falando é apenas uma excludente da ilicitude e eticamente falando, a intenção é sobreviver num estado de emergência. Anne Applebaum escreveu o livro "Fome Vermelha" que expõe os podres do socialismo na Ucrânia e como o nacionalismo ucraniano foi exterminado pelos soviéticos de forma planejada. O livro foi escrito pela universidade de Harvard e lá, afirma-se que houve sim um confisco de tudo que era comestível, além de uma imposição de cotas inalcançáveis de produção de grãos para o povo ucraniano, onde quem não alcançasse a cota teria sua produção totalmente confiscada e entraria numa lista negra como punição. A lista negra das vilas e cidades ucranianas funcionava como um marcador que impedia negócios e empréstimos de bens de consumo, bem como tornava seus habitantes, alvos de perseguição das polícias soviéticas por buscas de "elementos hostis". Isto é confirmado pelo estudo de Harvard "Demography of a Man-Made Human Catastrophe: the Case of Massive Famine in Ukraine 1932-1933". Tudo para "acelerar" a industrialização da URSS.
Não apenas isso, mas pelas 1274 referências dos estudos de Anne Applebaum sobre o holodomor, compilados no livro "Fome Vermelha", existe claramente uma comprovação de que havia desde o Império Russo, um nacionalismo ucraniano crescente (a Ucrânia existiu antes da Russia). Inclusive, pessoas foram proibidas de falar o dialeto ucraniano em Kiev por conta da repressão do Império Russo contra os ucranianos. Existe sim a tese de que Stephan Bandera foi responsável por parte do nacionalismo ucraniano, mas é falsa a história de que foi ele que introduziu o nacionalismo ucraniano, pois muitos ucranianos eram mesmo judeus e não tinham simpatia pelo nazismo. Para além, mas Anne Applebaum confirma que houve sim um extermínio, perseguição e execução de professores, poetas, escritores, estudiosos, líderes religiosos, burocratas e até oficiais do governo ucraniano pela polícia soviética, como forma de repressão ao nacionalismo ucraniano crescente. Confirmado novamente, por 121 fontes de 1274 no total. Sim, o livro possui MUITAS fontes e isso é suficiente para refutar qualquer um que diga que Anne Applebaum nunca fez um estudo sobre holodomor.
@@viniciusmendes5999 Segundo o próprio Raphael Lemkin: "Em 1920, 1926 e novamente em 1930-1933, professores, escritores, artistas, pensadores, líderes políticos, foram liquidados, presos ou deportados. De acordo com o Quarterly Ukrainian Autumn de 1948, 51.713 intelectuais foram enviados para a Sibéria apenas em 1931. Pelo menos 114 grandes poetas, escritores, artistas e os líderes culturais mais proeminentes da nação, tiveram o mesmo destino. Estima-se conservadoramente que pelo menos 75% dos Intelectuais e profissionais ucranianos na Ucrânia Ocidental, Carpato-Ucrânia e Bucovina foram brutalmente exterminados pelo Russos (ibid., Verão de 1949).
Entre 1926 e 1932, a Igreja Ortodoxa Ucraniana, sua Igreja Metropolitana (Lypkivsky) e 10.000 clérigos foram liquidados. Em 1945, quando os soviéticos estabeleceram-se na Ucrânia Ocidental, um destino semelhante foi dado a Igreja Católica Ucraniana. Que a "russificação" era a única questão envolvidos é claramente demonstrado pelo fato de que antes de sua liquidação, a Igreja teve a oportunidade de se juntar ao Patriarca Russo em Moscou, a ferramenta política do Kremlin."
Existe um documento soviético chamado "Diretriz do Comitê Central do Partido Comunista dos Bolcheviques de toda a União e do Conselho de Comissários do Povo da URSS sobre a prevenção do êxodo em massa de camponeses famintos. 22 de janeiro de 1933" onde eles especificam ações que os comitês regionais deveriam tomar para impedir o êxodo/fuga de camponeses ucranianos para fora de seu país, à fim de fugir da fome:
"A informação chegou ao Comitê Central do Partido Comunista da União e ao Conselho dos Comissários do Povo de que em Kuban e na Ucrânia um êxodo em massa de camponeses "por pão" começou a ir para a região central de Chernobyl, para o Volga, região de Moscou, oeste Região, Bielorrússia. O Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética e o Conselho dos Comissários do Povo da URSS não têm dúvidas de que esse êxodo de camponeses, como o êxodo da Ucrânia no ano passado, foi organizado pelos inimigos do poder soviético, o Socialistas Revolucionários e agentes da Polônia, com o objetivo de agitar "através dos camponeses" nas regiões do norte da URSS contra os kolkhozes e em geral contra o poder soviético. No ano passado, os órgãos do Partido, dos sovietes e chekistas da Ucrânia perderam este empreendimento contra-revolucionário dos inimigos do poder soviético. Este ano, a repetição do erro do ano passado não pode ser permitida.
Esta sem som
Primeiro
Muita desonestidade
Em qual parte ?
@@felipesousa6268 em q eles passam pano para o envolvimento de Stalin nos diversos genocídios da urss
O vídeo tá sem som