Na lógica, se eu não consigo comprovar que o fantasminha camarada, existe logo ele existe. E se uma uma religião politeísta fl que existem mais de um Deus logo existe, porque não precisa provar.
Nunca discuta com alguém estando mal resolvido emocionalmente, qualquer estímulo negativo a mais pode fazer você estourar, procure primeiro se resolver e estar bem ciente de quem você é e firme das suas idéias
Mermão, na real a MINA simplesmente é burrinha mesmo porque a definição de MISOGINIA é ódio / desprezo por mulheres / sexo feminino! Bastava ela dizer "ódio às mulheres"! Pronto! Pohha isso aí é feminismo 101... mina burra do carai não sabe o que quer dizer MISOGINIA e ainda quer se passar por feministinha misandrica... tnc mermão.
Achei estranho que as outras pessoas que estavam na mesa que concordam com ela, no momento que viram que isso estava acontecendo não pediram para tomar a palavra para dar tempo para a moça se recompor.
Olá Vitor, por gentileza, gostaria que você fizesse um video abordando a sua mudança de ateu para cristão. Me considero agnóstico há anos, e recentemente me deparei com uma situação inusitada/absurda na minha vida, a qual não consigo encontrar respostas lógicas, e comecei a me questionar sobre a existência ou não de Deus. Tenho muita dificuldade em acreditar, me esforço para orar tentando buscar respostas. Admiro admiro muito o seu posicionamento/trabalho/forma de pensar, acho que se você compartilhasse a sua jornada até se tornar cristão, poderia ajudar muita gente, que assim como eu, não sabe provar a existência e muito menos a inexistência. Valeu, obrigado!
Recomendo tu dar uma olhada no canal do Guilherme Freire, ele sempre recomenda uns livros muito bons lá. E ele tem uma live chamada "as provas da existência de Deus de São Tomás" que recomendo. Também tem um vídeo curto e mais antigo contando a história da conversão dele que acho que pode te ajudar
Depois de assistir ao vídeo, percebi que sou assim também. Não consigo enfrentar discussões onde eu não tenho suporte, por mais que eu tenha estudado o assunto. A ansiedade toma conta e o raciocínio lógico evapora! É muito frustrante!
Ou essa pergunta em específico sobre buscar um homem na família que se importe com ela, serviu de gatilho para algum trauma emocional relacionado a homens na família... o pai, um irmão, um tio, avô... Precisaríamos ver como era o comportamento dela e todo o período em que ela esteve no podcast, ou talvez conhecer melhor o contexto da vida dessa garota.
"Trauma", engraçado como as pessoas sempre pensam no pior cenario para tal pessoa ser de um jeito. Ela pode simplismente ter adotado uma ideologia que foi meio que "imposta" a ela de que o mundo é machista, os homens são ruins e as mulheres sempre prejudicadas, mas pode ter tido homens bons na familia dela que não mereciam serem encaixados nesse rotulo da ideologia que ela adotou como religião, e na hora da pergunta ter feito ela entrar em conflito consigo mesma.
@@dougllas182 você pode estar certo... Mas tbm pode estar errado... Do mesmo jeito que eu posso estar certo ou errado... Como eu disse... Sem saber o contexto dessa garota, não dá pra saber o pq dela ter, aparentemente, tido essa crise de ansiedade... Mas eu continuo acreditando que é mais provável ter sido algum gatilho, com base em casos próximos a mim, em que eu sabia exatamente o contexto da pessoa e seus motivos.
Concordo, quase todo mundo tem algum trauma, especialmente mulheres que muitas vezes sofrem abuso quando crianças (sexual ou não) e carregam vários traumas por conta disso. As vezes o trauma nem se trata de um abuso, mas de um acontecimento. Acontece com homens também, mas acredito que numa proporção consideravelmente menor.
Gostaria de ver um vídeo aprofundado do Vitor falando a respeito de como ele se tornou crente, e o olhar filosófico, lógico, etc a respeito dessa visão dele. Acho que daria aqueles vídeos muito legais, reflexivos e longos. Vídeos assim nos ensinam muitas coisas.
Ele não é crente, ele disse ser católico. Seja qual religião for eu tbm achei super válido saber mais sobre o estudo dele e como ele chegou “as vias de fato”, espero q muito em breve ele traga esse assunto aqui!
Que show!! Muito contundente as coisas que o Vitor pontuou. Só um adendo sobre a tradução da pergunta que fizeram pra garota: 'sensible' é um falso cognato que confunde a gente que é brasileiro. A tradução de "sensible" é sensato. Para falar homem sensível, seria "sensitive man". Geralmente é pegadinha de prova rsrs...
Algo que eu pude notar em diversas situações que eu vi e vivenciei, isso que a moça faz com ela em 15:34, esse toquinho de "suporte" que a pessoa dá no ombro de alguém quando aquela pessoa já não está bem, quase sempre é o motivo maior que leva alguém a desabar de vez. Esse tipo de atitude de "fazer um afago", quase sempre é assimilado pela pessoa que recebe como um sentimento de "Eu sou frágil e preciso de cuidados", isso reforça uma mentalidade insegura nas pessoas e com o tempo cria aquela estranha sensação de que você está sempre "pisando em ovos" com aquela pessoa, como se não pudesse falar nada que ela desaba.
❤❤❤❤❤Seu trabalho é excelente Victor!!!! Seus ensinos me ajudaram muito, estava a ponto de entrar em um relacionamento abusivo. Eu já tinha visto os seus vídeos sobre manipuladores, e gracas a DEUS eu terminei. Depois o rapaz se mostrou ser alguém realmente descontrolado. Seu trabalho é necessário e maravilhoso. Um grande abraço
Eu já acompanho o seu canal há muitos anos, desde o comecinho. Confesso que nunca estive tão interessada no conteúdo que você tem trazido! Não só pelas análises em si, mas pelas conclusões e pensamentos compartilhados de forma tão leve, sem deixar de se aprofundar! Parabéns, Vitor! Tenho muito orgulho de acompanhar seu trabalho de camarote :)
Uma boa forma de saber se você entende sobre aquilo que você defende é escrevendo algumas páginas sobre aquele assunto. Veja se flui, se as ideias são constantes, se você consegue descrever os termos, explicar, fazer metáforas, analogias...
Ei Valdir, boa tarde, tudo bem? Cara, que comentário maravilhoso, vou usar este método pra validar se realmente eu sei sobre as cosias ou se só repito. Obrigado \o :)
Eu acho que a crise foi desencadeada pela frase "procura um homem da tua família e confia nele". Talvez ela não tenha esse homem na família, por isso defende o feminismo. Talvez os homens que estiveram na vida dela foram o motivo para ela achar que homens não prestam. Quando crescemos em um lar feliz é fácil criticar, mas nem todas as famílias possuem pai e mãe que amam os filhos.
Foi exatamente isso que pensei, quem sabe até a figura masculina na vida dela seja algum abusador ou um figura muito ruim pra ela e pareceu um trauma na hora do choro dela😢
Pensei no mesmo. Não foi insegurança por não saber responder, mas talvez a insegurança de acabar fazendo alguma afirmação que a machucaria e que poderia expor aos seus, por exemplo. Aquela sensação de que, se ela fizer uma afirmação comprometedora vai ser ruim, então melhor represar. Mas nessa hora, quem explode é ela, por dentro.
Concordo, pensei a mesma coisa. Porém, eu não vi o podcast todo e n sei se em algum momento anterior eles tenham (ou ela mesma) comentado a respeito de alguém próximo.
Vc foi extremamente preciso nessa observação! E eu diria mais: o que desmontou ela por completo provavelmente foi o tom de humilhação nesse comentário dando a entender que ela é o que é pq as figuras masculinas que vieram antes dela ESCOLHERAM não amá-la/prover. Ela não era suficientemente passível de ser amada para fazer com que esse pai/avô ou seja lá o que for, ficasse. Alguém tocar numa ferida dessa é algo extremamente humilhante, como se fosse culpa da vítima ter sofrido algum tipo de negligência. A pessoa que teve coragem de dizer isso à essa moça tem o pior espírito de porco possível ao se aproveitar da vulnerabilidade do outro numa área em que ele não tem ou teve controle. Baixo, sujo, a alma dessa pessoa com certeza deve ser casa das piores imundícies.
@@GabrielaLima-m9b cara, cês tão procurando pelo em ovo. Quando que o cara deu a entender que ela não merece ser amada?? Não sei qual o contexto dessa pergunta e quais "decisões e escolhas" o cara tava se referindo que ela deveria parar de fazer, mas quando ele falou pra ela encontrar um homem na família dela que realmente se importa com ela e seguir os conselhos desse homem e abandonar o feminismo, foi um conselho genuíno. Por que pontuar o "se importa com você"? Porque obviamente têm homens na sua família que NÃO se importam com você (assim como mulheres também!!) e você deveria ignorá-los. Todo mundo tem um tio ou uma tia babaca que fica jogando aqueles comentários ácidos sobre você, principalmente sobre a aparência quando você é uma mulher, ou primos invejosos que ficam querendo te colocar pra baixo te fazendo desacreditar dos seus sonhos. Existem até mesmo pais e mães extremamente tóxicos. Por isso o cara pontuou "um homem na sua família que se importa com você", porque alguém que se importa com você de VERDADE vai te dar bons conselhos, porque essa pessoa quer o SEU BEM! E o cara nunca falou que ela não poderia procurar um conselho de uma mulher. Às vezes nós mulheres precisamos ouvir um conselho masculino mesmo, pois homens e mulheres pensam diferente, e pode ser que um conselho de uma outra mulher seja mais um "eu te entendo" e um passar de mão na cabeça da pessoa do que algo que realmente vai ajudá-la. Não tem como saber se esse comentário do cara foi proposital ou não. Na minha visão foi simplesmente um conselho sincero, sem nenhum caráter ofensivo. É impossível a gente saber os traumas do nosso interlocutor só de olhar pra ele. Como o cara poderia saber que ela teria uma crise de ansiedade por causa desse comentário? A gente só teria como saber o caráter desse cara se fosse algo dito ao vivo e, ao ver a reação dela, ele fosse lá se desculpar ou não
Excelente ponto de vista! Nosso primeiro julgamento é descreditar a pessoa, porém não foi bem isto, a incapacidade de sustentar seu ponto de vista a levou a este ponto. Grato por compartilhar!
Top demais aprendendo o ponto fraco daqueles que se acham fortes o bastante e nada melhor descrevendo e a fala aprendemos como lidar com as situações ate que mesmo manipulà-las
Cara, depois que você falou da sua conversão em crer em Deus, virei seu fã, e me trouxe muito mais credibilidade no seu trabalho, estou realmente incentivado a fazer seus cursos, parabéns.
Excelente vídeo! Não imaginava que o tema culminaria na Metafísica. Enquanto professor de filosofia e inscrito do canal há anos o quanto o Vitor continua estudando e relacionando a linguagem corporal com outros assuntos.
É nítido que ela teve uma crise de ansiedade. Provavelmente, ela já estava se segurando, já tive crise de pânico algumas vezes. É algo que começa sutil e vai aumentando, então a gente se segura até não conseguir mais.
Tô gostando muito do formato de vídeo onde o Vitor dá sua opinião pessoal conseguindo dar um exemplo da própria vida, falar de Deus sem ser religioso e ainda dar um sermão sobre não ser hipócrita de defender algo que não pratica.
Só quem já teve crise de ansiedade ou sindrome do panico sabe como é dificil essas situaçoes. É um pesadelo não é brincadeira. Independente da opinião da garota fiquei com pena dela espero que ela tenha ficado bem.
Parabéns por, mesmo que sutilmente, falar de Deus em seus vídeos. Tenho fé que isso sirva de sementinha na vida das pessoas que não crêem. Precisamos Dele
Não vi o vídeo inteiro, mas pelo que vc diz, ela contava muito com o fato de ser 1 home e 4 mulheres, e quando ela se deparou com uma realidade, onde estava somente ela e 1 homem, ela perdeu o chão!!!
Nao, as mulheres sentadas ao lado dele, defendem a mesma idea. A japa de boné faz parte da equipe do podcast, e muitas vezes nem fala nada. O assunto é sempre o mesmo. So muda os convidados, o host escolhe pessoas estudadas e desenvoltas para defender uma ideia bem redpill. Já no lado das “feministas “ ou “ liberais “!escolhe apenas meninas jovens que nao estudaram nada sobre o assunto e com argumentos fracos. O que acontece é um show de humilhação das convidadas. Os gringos adoram.
@@raqueltubeUma feminista estudada não consegue responder uma criança com convicção, quando uma estudada de esquerda pegou uma estudada de direita, foi um massacre
@@raqueltube Ue, as feministas que realmente sabe o que é o feminismo não saem por ai destilando ódio aos homens como essas garotinhas, vc msm devia saber mais do que ninguém, que so chega um monte de garota e se diz feministas e fica passando vergonha por ai, ele quer justamente desmascarar essas mulheres que pagam de feministas.
@@Duiliio na verdade, no caso desse podcast, eles pegam meninas que ganham dinheiro no only Fan, garotas de programa e garotas que trabalham com o entretenimento adulto em geral, e falam o quanto mulheres de valor tem que ser jovens e puras e coisas desse tipo. Se fosse um debate edificante e justo, eles escolheriam convidadas aptas para defender o ponto de vista feminino. Teve até um podcast brasileiro que é do mesmo estilo, o host redpill mas ele caiu no erro de convidar um psicóloga experiente e foi detonado pelos argumentos dela por isso viralizou na época.
@@raqueltubemas aí é que está, eles também não são a nata do estudo. Dificilmente eles possuem currículo e estudo para debater com alguém da área de estudo do outro lado, o caso foi o mesmo daí, ele foi detonado por causa do estudo da pessoa, mas em contra partida, não quer dizer que seja intrínseco que pessoas com isso defendam o feminismo, talvez um dos maiores psicólogos do mundo (por tamanho de pesquisa, currículo, tempo de atuação, etc) é contra o feminismo e extremamente bem instruido sobre tal. Infelizmente, assim como o cristianismo, o feminismo não pode (e não deve) ser caracterizado pela sua frase de impacto de "igualdade entre os gêneros" e sim pelas atitudes de seus compactuantes, pois se não será absolvido de seus próprios preconceitos, tabus e crimes, em troca de "um bem maior" que não é nem visto nos debates ou qualquer discurso. É visto apenas ódio gratuíto na maior parte dos casos. E mais do que nunca existem feministas lutando contra a própria expansão do feminismo pós terceira onda regado em misandria ou ostracizando qualquer homem e o colocando como misógino, o que faz até perder a credibilidade. Algumas pessoas são maduras o suficiente para perceber isso, e os vídeos dessas feministas anti-feminismo moderno possuem milhões e milhões de visualizações. Quem sabe não viramos a chave e contornamos essa guerra dos sexos em alguns anos, para caminharmos em direção à uma sociedade mais consciente e agradável para todos?
Vitor, gostei mt de ouvir sobre seu processo de acreditar em Deus... gostaria sim de ver um vídeo seu a respeito, mais aprofundado! Que Deus continue te abençoando ❤
Muito sã sua fala, por isso que gosto muito de ouvir seus vídeos. Acho que além de ser um conteúdo interessante, é também conteúdo de desenvolvimento pessoal. Parabéns!
Muito boa a análise como sempre! Fez questão de assistir o podcast todo, para depois dar a sua opinião. Eu assisti esse episódio ao vivo, e realmente foi isso que ele falou, ela respondia as paradas na moral em conjunto com as outras, porém quando foi só ela pifou o sistema. Para que tiver interesse, o nome do podcast é Whatever Podcast, é um podcast de bate papo sobre relacionamentos, muito bom para praticar seu listening fica a dica!
Concordo, faltou bom senso pro cara do podcast, só uma porta pra n ver q ela não tava legal e ele ficou pressionando. Oferecia uma água, sei lá, dava um tempo e depois voltava ao assunto
@@joshved viu? a estrategia dela deu certinho, vcs estao com peninha e o fato dela ser incompetente para defender oq se propos a defender fica em segundo plano.
@@davi3789 discordo, a pergunta não era nenhum bicho de sete cabeças, e ela poderia responder com qualquer frase pronta das feministas, tá claro q foi um ataque de pânico
@davi3789 Quer dizer que a resposta de todas as mulheres são chorar e sair de coitada e que fazem isso com frequência? Cara, cuidado para não ser processado. E se você for menor de idade, isso pode acarretar em problemas para seus responsáveis.
Boa Noite Vitor. Que bom que vc trouxe este tema. Síndrome do panico. Eu sofro desta patologia entre outras. Meu caso e crônico e vem piorando bastante. As crises trazem muito sofrimento. Somente com esse trecho do video, eu como leiga na linguagem corporal ( por enquanto, pois estou inscrita no seu curso 😉 ) não posso afirmar, porém, por vivenciar os sintomas, acredito que ela estava sim num quadro de crise. Até me incomodou. Tudo que vc disse, foi coerente mas eu gostaria de acrescentar algumas coisas. Pode sim ser a falta de argumentos , de preparo. Ou talvez ela tenha essa visão feminista mas não se sente a vontade de tratar esses assunto com fervor e esta nesse grupo e não segurou a onda. Ficou desconfortável. Talvez seja tímida. Ou ainda, algo que acontece muito comigo,, Eu posso ter muito domínio sobre algum assunto, fervor, enlouquencia, convicção, respostas na ponta da língua e me sair muito bem. No entanto, não sei dizer o porquê, mas em algum momento acontece exatamente isso. A crise do pânico ataca e não serei capaz sequer de formular um pensamento, verbalizar então.....é desesperador e tudo que eu preciso é me esconder do mundo. Triste né, às vezes aquela era a única oportunidade e deixarei uma péssima impressão nas pessoas. Obrigada por trazer este asaunto. 🙏🔝
Fala mais sobre sua virada de chave para voltar a acreditar em Deus. Um assunto muito importante, também não acreditava em Deus, voltei a acreditar ressentimente.
Nos cortes que viralizaram desse vídeo só tem a parte da pergunta do entrevistador que é sobre misoginia, e ela trava como se não soubesse responder, fora de contexto realmente parece algo bizarro, porém vendo a frase anterior faz total sentido que ela tenha algum trauma sobre o que foi falado no texto.
Tenho certeza que foi uma crise de ansiedade. Ja tive e todos os sinais que ela deu são factíveis. Se for a primeira vez que ela tá tendo faz sentido ir embora. Depois ckm o tempo voce consegue contornar a situação
eu não era inscrito no canal mas assisto alguns vídeos seus, mas a partir de hoje me tornei fã, esse movimento RP e um tumor tão grande quanto o feminismo, homens tem empatia homem de verdade é igual meu pai me ensinou na briga todo moleque é brabo mas pra capinar um lote é ai que vc seleciona os que são e os que não são, claramente ela tem problemas por abuso sexual, por abuso familiar ou até pelo abuso ideológico que a esquerda faz na mente dessas pessoas, um homem um HOMEM como meu pai me ensinou procura uma forma de cuidar ou ajudar uma pessoa que está em estado frágil já o moleque pisoteia e bate no peito pra falar que é superior, ótima analise do vídeo e finalmente alguém são falou sobre este vídeo que até o apresentador se sentiu mal por ela.
Vitor, esse video foi muito bom, hoje em dia seus videos estão mais completos, um pouco menos técnicos mas não sem base científica. Você encontrou o meio termo e finalmente se posicionou :).
Com certeza envolvia muito mais as vivencias e emocoes anteriores experienciadas por ela a respeito dessa pergunta. O desconforto causado pela maneira como foi colocada a pergunta foi bem maior para ela do que responder essa simples e óbvia questão, que alias, foi respondida e não valorizada. Ele insistiu que ela respondesse (já respondido) e se explicasse pareceu uma alfinetada mesmo após perceber o desconforto dela. Muita insensibilidade, ele poderia ter redirecionado a pergunta para quem desejasse responder na mesa, já que a resposta dela "pq para um homem?" não foi suficiente para ele. O entrevistador poderia ter tentado abrir uma discussão para pergunta que ela fez "Pq especificamente para um homem?". Só isso minimizaria o desconforto e manteria a discussão na mesa, ela poderia ganhar um tempo para se recompor da grosseira pergunta e até mesmo chegar a responder mais detalhadamente. Houve insensibilidade, pois mesmo diante aos claros sinais de ansiedade, ele insistiu na questão e ainda insistiu para que ela ficasse e falasse, quando ela não tinha condições. Poderia ter deixado ela mais confortável e livre para retornar se assim quisesse e agradecer a participação dela ja que foi muito rica anteriormente. Ele tratou como se ela fosse "a indelicada" quando ela estava em crise de ansiedade e não era a intenção dela obviamente deixar um podcast no meio.
A linguagem corporal do cara foi dominante, numa situação delicada. E acredito que foi de caso pensado. Muitos cedem, mas os que tem inteligência emocional, conseguem, não só reagir de uma forma tranquila, mas também empática.
É importante entender o porquê do host do podcast insistir tanto neste ponto. No debate público hoje em dia é muito comum uma mulher simplesmente chamar de misoginia qualquer opinião ou até fatos só para fugir de questões ou desqualificar quem está falando. As pessoas estão sendo canceladas por acusações como esta, mas quando alguém é firme e tem de fato a autoridade para exigir uma resposta coerente, o resultado normalmente é esse, ou acusações vazias ou fuga do objeto em discussão. Vejam um episodio do WHATEVER podcast completo um dia, se puderem.
Moral da história: nenhuma das mulheres que estavam presentes e viram que ela não estava bem, deram o suporte que ela disse que teria das mulheres ao seu lado.
Parar pra pensar..... Sobre tudo, seria necessário, ela diz antes não precisar de homens, porém, os humanos, na sociedade se completam, não são opositores, todos são necessários, sem elas falta algo, sem nós faltaria algo também. Seus comentários do minuto 20 ao 29 ajudariam a ela
Só sei de uma coisa... antes não suportava te ouvir kkk e tentei algumas vezes, hoje em dia te ouço e vejo realmente algo diferente, agora tudo faz sentido 🙏🏼🙌🏼 Cristo muda tudo ❤️
E de fato foi isso o que aconteceu. Segundo o próprio vídeo e também segundo o Victor. Ela não soube contestar o questionamento sobre ela, pois quando a pergunta foi direcionada a ela, ela se sentiu incapaz de responder, sem suporte alheio.
10 месяцев назад+1
Essa moça claramente deve ter sofrido abuso vindo de homens de dentro da própria família. Ela não quis expor a situação porque deve ser muito doloroso pra ela falar disso. Deve ser algo que ela nunca falou em publico. E daí vem um cara e fala pra ela "procurar um homem da familia dela pra decidir por ela etc..." é como se tivesse dado um tiro no peito dela. Eu falo por isso por experiencia própria. Sofri abuso dentro da propria familia . E todas as vezes que eu falei sobre a situação, me desacreditaram dizendo que era mentira. Como não ter uma crise de ansiedade nessa situação? Com a cabeça ali lembrando de todos os abusos, segurando a vontade de chorar, com a raiva e a tristeza entaladas na garganta diante de um cara sem noção e de uma pergunta tão perniciosa? As pessoas julgam muito sme conhecer a historia intima dos outros. Já aconteceu algo semelhante comigo.
Lucas, seria ótimo se fizesse uma análise das falas do Marco Antônio, marido da Maria da Penha, que deu origem à Lei de Proteção às Mulheres. Existem vários canais que o colocam como inocente e seria maravilhoso se você fizesse essa análise.
gostei do adendo final do Victor, eu sou cristão então bom, isso nunca aconteceu exatamente comigo, porém é exatamente a mesma coisa que aconteceu comigo em discussões políticas, vc acompanha youtubers, influencers, pessoas mídiaticas que defedem o mesmo ponto que vc então vc sente que sabe tudo e pode defender contra qualquer um, até tentar fazer isso por conta propria, recomendo quem está lendo e gosta de política, discutir no twitter, ou youtube, com alguem que esteja apto a usar argumentos válidos e não ficar te rotulando ou xingando, mas sempre com sinceridade, ou seja se vc perder o argumento terá que admitir, cara, as coisas tomam outras proporções! kkkkkkkkkkkk
Supondo que ela sabia a resposta e só teve a crise de ansiedade ou algo do tipo, ai nesse caso não tem muito o que fazer, é tudo questão de treinamento ou acompanhamento psicologico pra lidar com isso
Só de ouvir e ver isso eu sinto falta de ar, é uma sensação horrível mesmo e difícil de se segurar, muitas vezes eu quero falar algo simples e não consigo mesmo sabendo do assunto, nem começo porque sinto que vou sufocar... Independente do que ela está defendendo ou do que ela acredita, eu me compadeço dela...
Achei o cara sem feelling para perceber que a menina não estava bem. Pareceu que ele queria mais bater no argumento do que olhar para a cara dela e ver que ela não estava bem e uma crise de ansiedade assim pode acontecer com qlq pessoa. Eu fico logo com vontade de abraçar a pessoa quando ela está assim😢. Mas, a parte a crise de ansiedade, isso me lembrou um episódio do Vênus podcast em que a Titi alguma coisa tava falando do Lula e dava para perceber que ela estava replicando argumentos da bolha dela. Ao ser minimamente questionada em sentido contrário pela Cris, ela ficou visivelmente sem resposta pq, acredito, na cabeça dela, todo mundo pensava igual nesse meio. Dava para ver o tico e o teco dela tentando elaborar uma explicação e falhando. Às vezes não percebemos o quanto estar num ambiente com opiniões muito homogêneas pode fazer nossos argumentos enfraquecerem por falta de contraposição ou reflexão.
Ela tava com ansiedade desde o início. Eu já tive crise de ansiedade e pânico. A verdade é que NÃO TEM NADA A VER com o assunto da qual estamos falando. É a sequêncicia: 1. O peito dói; 2. a gente fica com medo de ser um infarto; 3. chora de medo de morrer; 4. corre pro hospital, faz eletrocardiograma e descarta o risco; 5. toma medicação; 6. fica numa maca esperando o efeito e vai pra casa e dorme. É UMA BOSTA, mas em 90% dos casos nunca teve ligação com o que eu estava fazendo! Acredito que como ela estava em um podcast e é feminista, daí se ferrou pra ela porque quiseram associar ao despreparo. Normalmente quem defende alguma ideia, independente de qual seja, já tá acostumado com debate. Foi uma crise claramente.
Cara, eu tenho uma outra visão sobre o que aconteceu e aqui vai: O posicionamento de quem fez a pergunta unido a frieza do entrevistador deu gatilho em alguma situação que essa menina já viveu, muito provavelmente de alguém próximo como um Pai. SUPONHO que a criação dela possa ter sido em uma família tradicional e que ser quem ela é pode ter gerado situações traumáticas. Esse momento onde ela é "atacada" pela pergunta e confrontada olho no olho pode gerar esse gatilho e eu sinto/percebo que passou um filme na cabeça dela naquele momento. Não sei a proximidade das outras pessoas a mesa com ela, mas parece que todas sabiam de algo e se calaram diante daquela situação como que se essa fosse uma "batalha" particular... Concordando ou não com as pessoa, todos carregam muita bagagem emocional envolvidos nisso, muita rejeição, muitas palavras que não voltam atrás... É difícil.
Mas foi fazer o que então num podcast que só lida com isso? Incrível como essa geração só arruma desculpas pra tudo… ninguém forçou ela estar ali. Ela não estava num lugar “amigável” eai do nada alguém fez essa pergunta à ela. Ela estava lá pq quis ir. Se diz feminista, quis ir lá defender suas pautas e não aguentou a bronca. No passado ela seria a piada que é. Mas milenials acabaram com isso, de lá pra frente eh só desculpa e passar pano nos derrotados… por isso o mundo segue ladeira abaixo
Acho que a crise de ansiedade foi por cair na real. Perceber que defende algo que desconhece. Famosa feminista de internet.
10 месяцев назад+14
Acontece que a pessoas estão mais preocupadas em dar nomes e apontar o dedo do que trata seus próprios dilemas, tá claro que essa moça sofreu algum tipo de abus∆ e machucou num lugar e pluft ansiedade, choro ...etc
Não sou feminista, bem longe disso, mas eu fiquei realmente triste com o que aconteceu com ela. Espero que ela fique bem e q o ocorrido sirva para uma grande virada de chave.
pesquise sobre feminismo liberal, mesmo a mais conservadora das mulheres simpatiza com ele. a não ser que vc não ache que a mulher deva estudar, votar, e acima de tudo, competir em qualquer área com outros e outras.
Essa geração quando questionada pula fora com alguma desculpa e ansiedade é uma delas apenas... são incompetentes quando seus argumentos são questionados
Só quem teve essa merd@ sabe como é ruim a sensação, mas no meu caso eu acho que acontece por não dominar determinado assunto, é o que ta me fazendo ler mais e procurar adquirir conhecimento.
Eu virei verdadeiramente católica estudando o catolicismo, inclusive nós católicos temos o 📔 Catecismo da igreja católica onde podemos entender melhor as doutrinas da nossa fé católica acompanhada com os ensinamentos bíblicos... Hj eu posso dizer Eu Amo ser Católica... Depois de ter vivido tantas mentiras de doutrinação por pura ignorância msm... Obrigada Gosto muito desse canal metáforando, até meu filho depois de mim passou a acompanhá-lo tbm rs
@@thailabnigro6325 até o momento não vi aonde ele confronta com a liturgia bíblica até pq todos os parágrafos estão relacionados com a Palavra. Bem... é a doutrina católica. Concorde ou não está aí a dois mil anos... Se houver algum interesse a respeito, o Pe Gabriel Vilaverde dá uma aula em seu canal do RUclips sobre o catecismo da igreja católica, é maravilhoso... Para mim foi um divisor de água (👏👏👏👏👏)
Eu achei que a moça de preto ou sra. De cinza quebraram o olhar para que de repente, caso fossem ajudá -la a pergunta se voltassem para elas, ai a debandada ia ser grande. Pois pessoas despreparadas em um debate facilmente são massacradas.
Já tive ansiedade social várias vezes, a sensação é de desespero da uma vontade de sair correndo e sumir do ambiente. Apesar de discordar totalmente da ideologia fiquei com muita pena da moça, muita falta de sensibilidade do cara
Passo por isso quando sou queationada num tom de avaliação e contrariedade.Mesmo quando tenho opinião formada sobre o assunto. Minha mente buga, minha garganta fecha e eu só quero ir embora 😢 é horrível 😢
Eu discordo de pautas "feministas" (femistas), porém eu sinto empatia com o que aconteceu, pois já aconteceu de me dar crise de ansiedade na escola e é foda. Acho que o cara foi muito insensivel vendo que a menina estava desconfortável e continuou pressionando ela. Precisamos dar mais valor aos sentimentos alheios do que apenas uma opinião, seja lá quão ridícula pra você pode ser.
Verdade viu amigo, eu também não concordo com as pautas das feministas, mas tive empatia pelo que a moça passou, o que está sujeito a acontecer com qualquer um ter uma crise de ansiedade a qualquer momento que seja, independente da classe social, cor, sexo ou posição política . Espero que essa moça esteja bem e outra coisa o Apresentador deveria ter tido a sensibilidade de perceber que a moça não estava se sentindo bem independente se ela soubesse ou não responder a pergunta, suavizar e ajudar a moça a se acalmar .
Simm!! Ele como apresentador podia, ao notar que ela estava mal, passar a pergunta pra outra pessoa enquanto ela se recuperava. Foi muito maldoso da parte dele ficar insistindo até depois dela literalmente pedir para ir embora, deu pra notar que ele não queria um debate e sim uma discussão
Eu acho que não devíamos tentar culpar o entrevistador. Ele só fez questionar a resposta dela. O que aconteceu foi porque ela entendeu que ficou sem respostas e não conseguiu defender seu ponto no maior podcast do RUclips. Daí, ficou com vergonha e não conseguiu lidar com isso, desencadeando o ataque de ansiedade. O choro também pode ter sido uma forma de colocar o telespectador contra o entrevistador, porque parece que ela que saiu como coitada. Vale lembrar que ela que começou ofendendo e desmerecendo geral dos homens desde o início. E outra coisa: e as mulheres? Por que não ajudaram ela? A pergunta foi simples.
Isso não faz sentido, se você se propõe a fazer algo que você sabe que não será capas de fazer, não faça, ela não é uma criança e não foi forçada a está lá, ela quiz está lá e debater defendendo as suas ideias, estando certas ou não, nunca se vai em algo ao qual você sabe que estará sobre pressão se você sabe que não aguentara, isso é só burrice e ingenuidade
Penso que algo pode ter vindo à tona na memória dela, algo que a afete muito. Percebi muita tristeza nela. Talvez ela precise de um apoio psicológico profissional.
22:15 até 24:22 . O resto é femimi chorando e debate sem sentido. ( Mesmo tendo sido um um ótimo vídeo ok?) Mas gostaria muito, muito, muito de um vídeo sobre isso que você falou nessa parte Vitão. Faz, faz, faaaaaaaaaaz... Desde já obrigado irmão. Sucesso!!!
No meu ponto de vista, sobre o contexto da garota do podcast, o que ocorre é que as pessoas tem que ter ideologias para apoiar aquilo que elas acreditam. É o famoso vies de confirmação! Eu quero ser ateu então vou andar com pessoas que não acreditam em deus. Eu quero ser feminista vou andar com feministas, para que elas confirmem que a forma como eu penso é verdade. As pessoas não estão dispostas a se questionar suas próprias crenças. Isso é muito bem explicado na psicologia analítica. Jung nos mostra que as pessoas querem se identificar com algo para manter a existencia do ego, então elas perdem sua individualidade, tentando se encaixar em grupos, e impor a si atitudes que condizem com o grupo, mesmo que no fundo talvez você não concorde com aquilo. É onde se criam as sombras psicológicas, através da repressão dos seus sentimentos principalmente, e também das suas características individuais, sejam boas ou ruins. Quando essa garota foi questionada isso trouxe a tona questões que estavam submersas no inconsciente, porém extremamemente energizadas, e essa foi a reação, a sombra estava tão forte, que assumiu papel de complexo central ao invés do ego, tirando ela do controle, não conseguindo falar, se expressar, e precisando buscar um ambiente de conforto (casa). Espero que ela possa refletir sobre o que aconteceu e chegar a uma conclusão que a ajude melhorar internamente.
Victor, eu sou ateu e não conheço a metafísica, mas fiquei interessado após o exemplo pessoal que você deu. Poderia indicar por onde começar estudar? Algum livro que você recomende? E adoraria assistir um vídeo seu sobre o assunto! Abraços o/
OPM swiy.co/KYbX
Lindo trabalho! Parabéns!!!
Fala sobre o caso da choquei aqui do Brasil , por favor
Na lógica, se eu não consigo comprovar que o fantasminha camarada, existe logo ele existe. E se uma uma religião politeísta fl que existem mais de um Deus logo existe, porque não precisa provar.
Seria bom um debate entre um monoteísta e um politeísta.
✔️
Nunca discuta com alguém estando mal resolvido emocionalmente, qualquer estímulo negativo a mais pode fazer você estourar, procure primeiro se resolver e estar bem ciente de quem você é e firme das suas idéias
Excelente comentário!
Mermão, na real a MINA simplesmente é burrinha mesmo porque a definição de MISOGINIA é ódio / desprezo por mulheres / sexo feminino! Bastava ela dizer "ódio às mulheres"!
Pronto! Pohha isso aí é feminismo 101... mina burra do carai não sabe o que quer dizer MISOGINIA e ainda quer se passar por feministinha misandrica... tnc mermão.
lascou, nunca mais poderei discutir
Melhor conselho que já li na internet.
Realmente o melhor concelho
Achei estranho que as outras pessoas que estavam na mesa que concordam com ela, no momento que viram que isso estava acontecendo não pediram para tomar a palavra para dar tempo para a moça se recompor.
Por puro despreparo de que a pergunta se volatassem para elas
Viva o feminismo 😅
Elas também não sabiam responder
É porque elas também não deviam saber o que é misoginia, só repetem igual papagaio.
Elas são misóginas 😭
Olá Vitor, por gentileza, gostaria que você fizesse um video abordando a sua mudança de ateu para cristão. Me considero agnóstico há anos, e recentemente me deparei com uma situação inusitada/absurda na minha vida, a qual não consigo encontrar respostas lógicas, e comecei a me questionar sobre a existência ou não de Deus. Tenho muita dificuldade em acreditar, me esforço para orar tentando buscar respostas. Admiro admiro muito o seu posicionamento/trabalho/forma de pensar, acho que se você compartilhasse a sua jornada até se tornar cristão, poderia ajudar muita gente, que assim como eu, não sabe provar a existência e muito menos a inexistência. Valeu, obrigado!
Up!
Eli junior
@@geanenunes-lw7cz Olá!
Recomendo tu dar uma olhada no canal do Guilherme Freire, ele sempre recomenda uns livros muito bons lá. E ele tem uma live chamada "as provas da existência de Deus de São Tomás" que recomendo. Também tem um vídeo curto e mais antigo contando a história da conversão dele que acho que pode te ajudar
@@izabelazanin1124 muito obrigado! vou ver agora
Depois de assistir ao vídeo, percebi que sou assim também. Não consigo enfrentar discussões onde eu não tenho suporte, por mais que eu tenha estudado o assunto. A ansiedade toma conta e o raciocínio lógico evapora! É muito frustrante!
Ou essa pergunta em específico sobre buscar um homem na família que se importe com ela, serviu de gatilho para algum trauma emocional relacionado a homens na família... o pai, um irmão, um tio, avô... Precisaríamos ver como era o comportamento dela e todo o período em que ela esteve no podcast, ou talvez conhecer melhor o contexto da vida dessa garota.
"Trauma", engraçado como as pessoas sempre pensam no pior cenario para tal pessoa ser de um jeito.
Ela pode simplismente ter adotado uma ideologia que foi meio que "imposta" a ela de que o mundo é machista, os homens são ruins e as mulheres sempre prejudicadas, mas pode ter tido homens bons na familia dela que não mereciam serem encaixados nesse rotulo da ideologia que ela adotou como religião, e na hora da pergunta ter feito ela entrar em conflito consigo mesma.
@@dougllas182 você pode estar certo... Mas tbm pode estar errado... Do mesmo jeito que eu posso estar certo ou errado... Como eu disse... Sem saber o contexto dessa garota, não dá pra saber o pq dela ter, aparentemente, tido essa crise de ansiedade... Mas eu continuo acreditando que é mais provável ter sido algum gatilho, com base em casos próximos a mim, em que eu sabia exatamente o contexto da pessoa e seus motivos.
Nah, acho que é mais por ela ser refutada e se sentir mal por isso
Cada indivíduo terá sua visão e interpretação sobre o que está vendo. Não conhecemos a história da menina, então todo o resto será especulação. Paz!
Concordo, quase todo mundo tem algum trauma, especialmente mulheres que muitas vezes sofrem abuso quando crianças (sexual ou não) e carregam vários traumas por conta disso. As vezes o trauma nem se trata de um abuso, mas de um acontecimento. Acontece com homens também, mas acredito que numa proporção consideravelmente menor.
Vitor tá cada dia melhor! Parabéns pelas escolhas dos vídeos!
Gostaria de ver um vídeo aprofundado do Vitor falando a respeito de como ele se tornou crente, e o olhar filosófico, lógico, etc a respeito dessa visão dele. Acho que daria aqueles vídeos muito legais, reflexivos e longos. Vídeos assim nos ensinam muitas coisas.
Up!
Também
Ele não é crente, ele disse ser católico. Seja qual religião for eu tbm achei super válido saber mais sobre o estudo dele e como ele chegou “as vias de fato”, espero q muito em breve ele traga esse assunto aqui!
@@jaclinda07 gostaria muito que ele fizesse.
@@jaclinda07, acho que o rapaz falou crente no sentido de crer. Seria bem interessante um vídeo sobre isso mesmo.
Que show!! Muito contundente as coisas que o Vitor pontuou. Só um adendo sobre a tradução da pergunta que fizeram pra garota: 'sensible' é um falso cognato que confunde a gente que é brasileiro. A tradução de "sensible" é sensato. Para falar homem sensível, seria "sensitive man". Geralmente é pegadinha de prova rsrs...
Melhor canal do RUclips ❤ Eu sofro com o TAG e sei o que é ficar insegura e ter crises até com assuntos e atividades que dominamos. 😢
É terrível mesmo
Algo que eu pude notar em diversas situações que eu vi e vivenciei, isso que a moça faz com ela em 15:34, esse toquinho de "suporte" que a pessoa dá no ombro de alguém quando aquela pessoa já não está bem, quase sempre é o motivo maior que leva alguém a desabar de vez. Esse tipo de atitude de "fazer um afago", quase sempre é assimilado pela pessoa que recebe como um sentimento de "Eu sou frágil e preciso de cuidados", isso reforça uma mentalidade insegura nas pessoas e com o tempo cria aquela estranha sensação de que você está sempre "pisando em ovos" com aquela pessoa, como se não pudesse falar nada que ela desaba.
você tem toda a razão mas deixar para lá e não dar apoio também nao acho correto.
❤❤❤❤❤Seu trabalho é excelente Victor!!!! Seus ensinos me ajudaram muito, estava a ponto de entrar em um relacionamento abusivo. Eu já tinha visto os seus vídeos sobre manipuladores, e gracas a DEUS eu terminei. Depois o rapaz se mostrou ser alguém realmente descontrolado. Seu trabalho é necessário e maravilhoso. Um grande abraço
Eu já acompanho o seu canal há muitos anos, desde o comecinho. Confesso que nunca estive tão interessada no conteúdo que você tem trazido! Não só pelas análises em si, mas pelas conclusões e pensamentos compartilhados de forma tão leve, sem deixar de se aprofundar! Parabéns, Vitor! Tenho muito orgulho de acompanhar seu trabalho de camarote :)
Uma boa forma de saber se você entende sobre aquilo que você defende é escrevendo algumas páginas sobre aquele assunto. Veja se flui, se as ideias são constantes, se você consegue descrever os termos, explicar, fazer metáforas, analogias...
Ei Valdir, boa tarde, tudo bem?
Cara, que comentário maravilhoso, vou usar este método pra validar se realmente eu sei sobre as cosias ou se só repito.
Obrigado \o :)
Eu acho que a crise foi desencadeada pela frase "procura um homem da tua família e confia nele". Talvez ela não tenha esse homem na família, por isso defende o feminismo. Talvez os homens que estiveram na vida dela foram o motivo para ela achar que homens não prestam. Quando crescemos em um lar feliz é fácil criticar, mas nem todas as famílias possuem pai e mãe que amam os filhos.
Foi exatamente isso que pensei, quem sabe até a figura masculina na vida dela seja algum abusador ou um figura muito ruim pra ela e pareceu um trauma na hora do choro dela😢
Pensei no mesmo. Não foi insegurança por não saber responder, mas talvez a insegurança de acabar fazendo alguma afirmação que a machucaria e que poderia expor aos seus, por exemplo. Aquela sensação de que, se ela fizer uma afirmação comprometedora vai ser ruim, então melhor represar. Mas nessa hora, quem explode é ela, por dentro.
Concordo, pensei a mesma coisa. Porém, eu não vi o podcast todo e n sei se em algum momento anterior eles tenham (ou ela mesma) comentado a respeito de alguém próximo.
Vc foi extremamente preciso nessa observação! E eu diria mais: o que desmontou ela por completo provavelmente foi o tom de humilhação nesse comentário dando a entender que ela é o que é pq as figuras masculinas que vieram antes dela ESCOLHERAM não amá-la/prover. Ela não era suficientemente passível de ser amada para fazer com que esse pai/avô ou seja lá o que for, ficasse. Alguém tocar numa ferida dessa é algo extremamente humilhante, como se fosse culpa da vítima ter sofrido algum tipo de negligência. A pessoa que teve coragem de dizer isso à essa moça tem o pior espírito de porco possível ao se aproveitar da vulnerabilidade do outro numa área em que ele não tem ou teve controle. Baixo, sujo, a alma dessa pessoa com certeza deve ser casa das piores imundícies.
@@GabrielaLima-m9b cara, cês tão procurando pelo em ovo. Quando que o cara deu a entender que ela não merece ser amada?? Não sei qual o contexto dessa pergunta e quais "decisões e escolhas" o cara tava se referindo que ela deveria parar de fazer, mas quando ele falou pra ela encontrar um homem na família dela que realmente se importa com ela e seguir os conselhos desse homem e abandonar o feminismo, foi um conselho genuíno. Por que pontuar o "se importa com você"? Porque obviamente têm homens na sua família que NÃO se importam com você (assim como mulheres também!!) e você deveria ignorá-los. Todo mundo tem um tio ou uma tia babaca que fica jogando aqueles comentários ácidos sobre você, principalmente sobre a aparência quando você é uma mulher, ou primos invejosos que ficam querendo te colocar pra baixo te fazendo desacreditar dos seus sonhos. Existem até mesmo pais e mães extremamente tóxicos. Por isso o cara pontuou "um homem na sua família que se importa com você", porque alguém que se importa com você de VERDADE vai te dar bons conselhos, porque essa pessoa quer o SEU BEM! E o cara nunca falou que ela não poderia procurar um conselho de uma mulher. Às vezes nós mulheres precisamos ouvir um conselho masculino mesmo, pois homens e mulheres pensam diferente, e pode ser que um conselho de uma outra mulher seja mais um "eu te entendo" e um passar de mão na cabeça da pessoa do que algo que realmente vai ajudá-la. Não tem como saber se esse comentário do cara foi proposital ou não. Na minha visão foi simplesmente um conselho sincero, sem nenhum caráter ofensivo. É impossível a gente saber os traumas do nosso interlocutor só de olhar pra ele. Como o cara poderia saber que ela teria uma crise de ansiedade por causa desse comentário? A gente só teria como saber o caráter desse cara se fosse algo dito ao vivo e, ao ver a reação dela, ele fosse lá se desculpar ou não
Excelente ponto de vista! Nosso primeiro julgamento é descreditar a pessoa, porém não foi bem isto, a incapacidade de sustentar seu ponto de vista a levou a este ponto.
Grato por compartilhar!
Top demais aprendendo o ponto fraco daqueles que se acham fortes o bastante e nada melhor descrevendo e a fala aprendemos como lidar com as situações ate que mesmo manipulà-las
Cara, depois que você falou da sua conversão em crer em Deus, virei seu fã, e me trouxe muito mais credibilidade no seu trabalho, estou realmente incentivado a fazer seus cursos, parabéns.
Excelente vídeo! Não imaginava que o tema culminaria na Metafísica. Enquanto professor de filosofia e inscrito do canal há anos o quanto o Vitor continua estudando e relacionando a linguagem corporal com outros assuntos.
Exitem pessoas que tem certeza de tudo, mas não conhecem nada...
É nítido que ela teve uma crise de ansiedade. Provavelmente, ela já estava se segurando, já tive crise de pânico algumas vezes. É algo que começa sutil e vai aumentando, então a gente se segura até não conseguir mais.
Por isso que se você tem isso, evite ir para debates
Tipo um porquinho da índia
Melhor parte desse vídeo foi a sua história! Não que o resto possa ser desmerecido, pois todo vídeo seu é sensacional do início ao fim!
Glórias A Deus, por sua vida irmão que Deus, te abençoe vc e sua família.❤🙌
Tô gostando muito do formato de vídeo onde o Vitor dá sua opinião pessoal conseguindo dar um exemplo da própria vida, falar de Deus sem ser religioso e ainda dar um sermão sobre não ser hipócrita de defender algo que não pratica.
Muito exclarecedor, abraço de Portugal 🇵🇹 parabéns pelo vídeo. 💪
Só quem já teve crise de ansiedade ou sindrome do panico sabe como é dificil essas situaçoes. É um pesadelo não é brincadeira. Independente da opinião da garota fiquei com pena dela espero que ela tenha ficado bem.
Parabéns por, mesmo que sutilmente, falar de Deus em seus vídeos. Tenho fé que isso sirva de sementinha na vida das pessoas que não crêem. Precisamos Dele
Não vi o vídeo inteiro, mas pelo que vc diz, ela contava muito com o fato de ser 1 home e 4 mulheres, e quando ela se deparou com uma realidade, onde estava somente ela e 1 homem, ela perdeu o chão!!!
Nao, as mulheres sentadas ao lado dele, defendem a mesma idea. A japa de boné faz parte da equipe do podcast, e muitas vezes nem fala nada.
O assunto é sempre o mesmo. So muda os convidados, o host escolhe pessoas estudadas e desenvoltas para defender uma ideia bem redpill. Já no lado das “feministas “ ou “ liberais “!escolhe apenas meninas jovens que nao estudaram nada sobre o assunto e com argumentos fracos. O que acontece é um show de humilhação das convidadas. Os gringos adoram.
@@raqueltubeUma feminista estudada não consegue responder uma criança com convicção, quando uma estudada de esquerda pegou uma estudada de direita, foi um massacre
@@raqueltube Ue, as feministas que realmente sabe o que é o feminismo não saem por ai destilando ódio aos homens como essas garotinhas, vc msm devia saber mais do que ninguém, que so chega um monte de garota e se diz feministas e fica passando vergonha por ai, ele quer justamente desmascarar essas mulheres que pagam de feministas.
@@Duiliio na verdade, no caso desse podcast, eles pegam meninas que ganham dinheiro no only Fan, garotas de programa e garotas que trabalham com o entretenimento adulto em geral, e falam o quanto mulheres de valor tem que ser jovens e puras e coisas desse tipo.
Se fosse um debate edificante e justo, eles escolheriam convidadas aptas para defender o ponto de vista feminino. Teve até um podcast brasileiro que é do mesmo estilo, o host redpill mas ele caiu no erro de convidar um psicóloga experiente e foi detonado pelos argumentos dela por isso viralizou na época.
@@raqueltubemas aí é que está, eles também não são a nata do estudo. Dificilmente eles possuem currículo e estudo para debater com alguém da área de estudo do outro lado, o caso foi o mesmo daí, ele foi detonado por causa do estudo da pessoa, mas em contra partida, não quer dizer que seja intrínseco que pessoas com isso defendam o feminismo, talvez um dos maiores psicólogos do mundo (por tamanho de pesquisa, currículo, tempo de atuação, etc) é contra o feminismo e extremamente bem instruido sobre tal. Infelizmente, assim como o cristianismo, o feminismo não pode (e não deve) ser caracterizado pela sua frase de impacto de "igualdade entre os gêneros" e sim pelas atitudes de seus compactuantes, pois se não será absolvido de seus próprios preconceitos, tabus e crimes, em troca de "um bem maior" que não é nem visto nos debates ou qualquer discurso. É visto apenas ódio gratuíto na maior parte dos casos. E mais do que nunca existem feministas lutando contra a própria expansão do feminismo pós terceira onda regado em misandria ou ostracizando qualquer homem e o colocando como misógino, o que faz até perder a credibilidade. Algumas pessoas são maduras o suficiente para perceber isso, e os vídeos dessas feministas anti-feminismo moderno possuem milhões e milhões de visualizações. Quem sabe não viramos a chave e contornamos essa guerra dos sexos em alguns anos, para caminharmos em direção à uma sociedade mais consciente e agradável para todos?
Vitor, gostei mt de ouvir sobre seu processo de acreditar em Deus... gostaria sim de ver um vídeo seu a respeito, mais aprofundado! Que Deus continue te abençoando ❤
Muito sã sua fala, por isso que gosto muito de ouvir seus vídeos. Acho que além de ser um conteúdo interessante, é também conteúdo de desenvolvimento pessoal. Parabéns!
"Fiz-me de loco para com os loucos, de sabio para com os sábios, fiz de tudo para ganhar um."
Para um bom entender letra um pingo é dor.
Muito boa a análise como sempre! Fez questão de assistir o podcast todo, para depois dar a sua opinião. Eu assisti esse episódio ao vivo, e realmente foi isso que ele falou, ela respondia as paradas na moral em conjunto com as outras, porém quando foi só ela pifou o sistema. Para que tiver interesse, o nome do podcast é Whatever Podcast, é um podcast de bate papo sobre relacionamentos, muito bom para praticar seu listening fica a dica!
Amei saber um pouco da sua história de conversão ❤
Independente da ideologia da moça, só quem já passou por uma crise de ansiedade/pânico sabe o quanto é ruim essa sensação.
Concordo, faltou bom senso pro cara do podcast, só uma porta pra n ver q ela não tava legal e ele ficou pressionando. Oferecia uma água, sei lá, dava um tempo e depois voltava ao assunto
@@joshved viu? a estrategia dela deu certinho, vcs estao com peninha e o fato dela ser incompetente para defender oq se propos a defender fica em segundo plano.
@@davi3789 discordo, a pergunta não era nenhum bicho de sete cabeças, e ela poderia responder com qualquer frase pronta das feministas, tá claro q foi um ataque de pânico
@davi3789
Quer dizer que a resposta de todas as mulheres são chorar e sair de coitada e que fazem isso com frequência?
Cara, cuidado para não ser processado. E se você for menor de idade, isso pode acarretar em problemas para seus responsáveis.
@@joshvedna verdade ela deveria largar essas idéias e procurar ajuda de um psiquiatra
Boa Noite Vitor. Que bom que vc trouxe este tema. Síndrome do panico.
Eu sofro desta patologia entre outras. Meu caso e crônico e vem piorando bastante. As crises trazem muito sofrimento.
Somente com esse trecho do video, eu como leiga na linguagem corporal ( por enquanto, pois estou inscrita no seu curso 😉 ) não posso afirmar, porém, por vivenciar os sintomas, acredito que ela estava sim num quadro de crise. Até me incomodou.
Tudo que vc disse, foi coerente mas eu gostaria de acrescentar algumas coisas. Pode sim ser a falta de argumentos , de preparo. Ou talvez ela tenha essa visão feminista mas não se sente a vontade de tratar esses assunto com fervor e esta nesse grupo e não segurou a onda. Ficou desconfortável. Talvez seja tímida. Ou ainda, algo que acontece muito comigo,, Eu posso ter muito domínio sobre algum assunto, fervor, enlouquencia, convicção, respostas na ponta da língua e me sair muito bem. No entanto, não sei dizer o porquê, mas em algum momento acontece exatamente isso. A crise do pânico ataca e não serei capaz sequer de formular um pensamento, verbalizar então.....é desesperador e tudo que eu preciso é me esconder do mundo. Triste né, às vezes aquela era a única oportunidade e deixarei uma péssima impressão nas pessoas.
Obrigada por trazer este asaunto. 🙏🔝
Fala mais sobre sua virada de chave para voltar a acreditar em Deus. Um assunto muito importante, também não acreditava em Deus, voltei a acreditar ressentimente.
Nos cortes que viralizaram desse vídeo só tem a parte da pergunta do entrevistador que é sobre misoginia, e ela trava como se não soubesse responder, fora de contexto realmente parece algo bizarro, porém vendo a frase anterior faz total sentido que ela tenha algum trauma sobre o que foi falado no texto.
Tenho certeza que foi uma crise de ansiedade. Ja tive e todos os sinais que ela deu são factíveis. Se for a primeira vez que ela tá tendo faz sentido ir embora. Depois ckm o tempo voce consegue contornar a situação
Deus lhe abençoe. Por se deixar usar por Deus para transmitir este conhecimento. Obrigada
Parabéns pelo teu AMADURECIMENTO, meu caro.
Vitor deu uma aula! Esteja preparado para não perder uma oportunidade!
Parabéns! Muito bem vindo à Igreja! Graça e paz!
eu não era inscrito no canal mas assisto alguns vídeos seus, mas a partir de hoje me tornei fã, esse movimento RP e um tumor tão grande quanto o feminismo, homens tem empatia homem de verdade é igual meu pai me ensinou na briga todo moleque é brabo mas pra capinar um lote é ai que vc seleciona os que são e os que não são, claramente ela tem problemas por abuso sexual, por abuso familiar ou até pelo abuso ideológico que a esquerda faz na mente dessas pessoas, um homem um HOMEM como meu pai me ensinou procura uma forma de cuidar ou ajudar uma pessoa que está em estado frágil já o moleque pisoteia e bate no peito pra falar que é superior, ótima analise do vídeo e finalmente alguém são falou sobre este vídeo que até o apresentador se sentiu mal por ela.
Vitor, esse video foi muito bom, hoje em dia seus videos estão mais completos, um pouco menos técnicos mas não sem base científica. Você encontrou o meio termo e finalmente se posicionou :).
Com certeza envolvia muito mais as vivencias e emocoes anteriores experienciadas por ela a respeito dessa pergunta. O desconforto causado pela maneira como foi colocada a pergunta foi bem maior para ela do que responder essa simples e óbvia questão, que alias, foi respondida e não valorizada. Ele insistiu que ela respondesse (já respondido) e se explicasse pareceu uma alfinetada mesmo após perceber o desconforto dela.
Muita insensibilidade, ele poderia ter redirecionado a pergunta para quem desejasse responder na mesa, já que a resposta dela "pq para um homem?" não foi suficiente para ele. O entrevistador poderia ter tentado abrir uma discussão para pergunta que ela fez "Pq especificamente para um homem?". Só isso minimizaria o desconforto e manteria a discussão na mesa, ela poderia ganhar um tempo para se recompor da grosseira pergunta e até mesmo chegar a responder mais detalhadamente. Houve insensibilidade, pois mesmo diante aos claros sinais de ansiedade, ele insistiu na questão e ainda insistiu para que ela ficasse e falasse, quando ela não tinha condições.
Poderia ter deixado ela mais confortável e livre para retornar se assim quisesse e agradecer a participação dela ja que foi muito rica anteriormente. Ele tratou como se ela fosse "a indelicada" quando ela estava em crise de ansiedade e não era a intenção dela obviamente deixar um podcast no meio.
Como disse uma vez uma sabia filósofa: Ela engasgou com ela mesmo kkkkkk
Discurso épico kkkkkkkkkk 😂
A linguagem corporal do cara foi dominante, numa situação delicada.
E acredito que foi de caso pensado.
Muitos cedem, mas os que tem inteligência emocional, conseguem, não só reagir de uma forma tranquila, mas também empática.
É importante entender o porquê do host do podcast insistir tanto neste ponto.
No debate público hoje em dia é muito comum uma mulher simplesmente chamar de misoginia qualquer opinião ou até fatos só para fugir de questões ou desqualificar quem está falando.
As pessoas estão sendo canceladas por acusações como esta, mas quando alguém é firme e tem de fato a autoridade para exigir uma resposta coerente, o resultado normalmente é esse, ou acusações vazias ou fuga do objeto em discussão. Vejam um episodio do WHATEVER podcast completo um dia, se puderem.
Moral da história: nenhuma das mulheres que estavam presentes e viram que ela não estava bem, deram o suporte que ela disse que teria das mulheres ao seu lado.
De fato foi uma crise de ansiedade, todos os sinais deixaram evidente!
Concordo plenamente com vc Victor, parabéns pelo vídeo, amo seus vídeos, q Deus abençoe vc e sua família qrido
Defender o indenfensável requer um preço alto de sua saúde mental, fisica, familiar, sentimental e espiritual.
Pessoal usa muito a estratégia de chorar para fugir de situações constrangedoras... Cantores fazem isso quando esquecem a letra da música...
Parar pra pensar..... Sobre tudo, seria necessário, ela diz antes não precisar de homens, porém, os humanos, na sociedade se completam, não são opositores, todos são necessários, sem elas falta algo, sem nós faltaria algo também. Seus comentários do minuto 20 ao 29 ajudariam a ela
Ele não tem um homem que realmente se preocupe com ela... acredito que foi isso
Só sei de uma coisa... antes não suportava te ouvir kkk e tentei algumas vezes, hoje em dia te ouço e vejo realmente algo diferente, agora tudo faz sentido 🙏🏼🙌🏼 Cristo muda tudo ❤️
Achei que ela tinha saído pois não sabia explicar oq ela mesma defendia!
E de fato foi isso o que aconteceu.
Segundo o próprio vídeo e também segundo o Victor. Ela não soube contestar o questionamento sobre ela, pois quando a pergunta foi direcionada a ela, ela se sentiu incapaz de responder, sem suporte alheio.
Essa moça claramente deve ter sofrido abuso vindo de homens de dentro da própria família. Ela não quis expor a situação porque deve ser muito doloroso pra ela falar disso. Deve ser algo que ela nunca falou em publico. E daí vem um cara e fala pra ela "procurar um homem da familia dela pra decidir por ela etc..." é como se tivesse dado um tiro no peito dela. Eu falo por isso por experiencia própria. Sofri abuso dentro da propria familia . E todas as vezes que eu falei sobre a situação, me desacreditaram dizendo que era mentira. Como não ter uma crise de ansiedade nessa situação? Com a cabeça ali lembrando de todos os abusos, segurando a vontade de chorar, com a raiva e a tristeza entaladas na garganta diante de um cara sem noção e de uma pergunta tão perniciosa? As pessoas julgam muito sme conhecer a historia intima dos outros. Já aconteceu algo semelhante comigo.
Lucas, seria ótimo se fizesse uma análise das falas do Marco Antônio, marido da Maria da Penha, que deu origem à Lei de Proteção às Mulheres. Existem vários canais que o colocam como inocente e seria maravilhoso se você fizesse essa análise.
gostei do adendo final do Victor, eu sou cristão então bom, isso nunca aconteceu exatamente comigo, porém é exatamente a mesma coisa que aconteceu comigo em discussões políticas, vc acompanha youtubers, influencers, pessoas mídiaticas que defedem o mesmo ponto que vc então vc sente que sabe tudo e pode defender contra qualquer um, até tentar fazer isso por conta propria, recomendo quem está lendo e gosta de política, discutir no twitter, ou youtube, com alguem que esteja apto a usar argumentos válidos e não ficar te rotulando ou xingando, mas sempre com sinceridade, ou seja se vc perder o argumento terá que admitir, cara, as coisas tomam outras proporções! kkkkkkkkkkkk
Conta seu testemunho ♥️🙌
Supondo que ela sabia a resposta e só teve a crise de ansiedade ou algo do tipo, ai nesse caso não tem muito o que fazer, é tudo questão de treinamento ou acompanhamento psicologico pra lidar com isso
Só de ouvir e ver isso eu sinto falta de ar, é uma sensação horrível mesmo e difícil de se segurar, muitas vezes eu quero falar algo simples e não consigo mesmo sabendo do assunto, nem começo porque sinto que vou sufocar... Independente do que ela está defendendo ou do que ela acredita, eu me compadeço dela...
Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻 que cara inteligente 🧠
Achei o cara sem feelling para perceber que a menina não estava bem. Pareceu que ele queria mais bater no argumento do que olhar para a cara dela e ver que ela não estava bem e uma crise de ansiedade assim pode acontecer com qlq pessoa. Eu fico logo com vontade de abraçar a pessoa quando ela está assim😢.
Mas, a parte a crise de ansiedade, isso me lembrou um episódio do Vênus podcast em que a Titi alguma coisa tava falando do Lula e dava para perceber que ela estava replicando argumentos da bolha dela. Ao ser minimamente questionada em sentido contrário pela Cris, ela ficou visivelmente sem resposta pq, acredito, na cabeça dela, todo mundo pensava igual nesse meio. Dava para ver o tico e o teco dela tentando elaborar uma explicação e falhando. Às vezes não percebemos o quanto estar num ambiente com opiniões muito homogêneas pode fazer nossos argumentos enfraquecerem por falta de contraposição ou reflexão.
Esse cara é muito foda, na moral
Ela tava com ansiedade desde o início. Eu já tive crise de ansiedade e pânico. A verdade é que NÃO TEM NADA A VER com o assunto da qual estamos falando. É a sequêncicia:
1. O peito dói;
2. a gente fica com medo de ser um infarto;
3. chora de medo de morrer;
4. corre pro hospital, faz eletrocardiograma e descarta o risco;
5. toma medicação;
6. fica numa maca esperando o efeito e vai pra casa e dorme.
É UMA BOSTA, mas em 90% dos casos nunca teve ligação com o que eu estava fazendo!
Acredito que como ela estava em um podcast e é feminista, daí se ferrou pra ela porque quiseram associar ao despreparo. Normalmente quem defende alguma ideia, independente de qual seja, já tá acostumado com debate. Foi uma crise claramente.
Gostaria muito que você falasse sobre sua experiência com Deus ❤❤❤❤❤❤❤
Cara, eu tenho uma outra visão sobre o que aconteceu e aqui vai:
O posicionamento de quem fez a pergunta unido a frieza do entrevistador deu gatilho em alguma situação que essa menina já viveu, muito provavelmente de alguém próximo como um Pai. SUPONHO que a criação dela possa ter sido em uma família tradicional e que ser quem ela é pode ter gerado situações traumáticas.
Esse momento onde ela é "atacada" pela pergunta e confrontada olho no olho pode gerar esse gatilho e eu sinto/percebo que passou um filme na cabeça dela naquele momento. Não sei a proximidade das outras pessoas a mesa com ela, mas parece que todas sabiam de algo e se calaram diante daquela situação como que se essa fosse uma "batalha" particular...
Concordando ou não com as pessoa, todos carregam muita bagagem emocional envolvidos nisso, muita rejeição, muitas palavras que não voltam atrás... É difícil.
Mas foi fazer o que então num podcast que só lida com isso?
Incrível como essa geração só arruma desculpas pra tudo… ninguém forçou ela estar ali.
Ela não estava num lugar “amigável” eai do nada alguém fez essa pergunta à ela.
Ela estava lá pq quis ir. Se diz feminista, quis ir lá defender suas pautas e não aguentou a bronca.
No passado ela seria a piada que é.
Mas milenials acabaram com isso, de lá pra frente eh só desculpa e passar pano nos derrotados… por isso o mundo segue ladeira abaixo
Acho que a crise de ansiedade foi por cair na real. Perceber que defende algo que desconhece. Famosa feminista de internet.
Acontece que a pessoas estão mais preocupadas em dar nomes e apontar o dedo do que trata seus próprios dilemas, tá claro que essa moça sofreu algum tipo de abus∆ e machucou num lugar e pluft ansiedade, choro ...etc
PARABÉNS pela postura, quero sim que fale sobre como descobriu que Deus existe de verdade e ainda ser católico. Que Deus te abençoe
Muito bom!!!
Quero aprender mais com voce
Não sou feminista, bem longe disso, mas eu fiquei realmente triste com o que aconteceu com ela. Espero que ela fique bem e q o ocorrido sirva para uma grande virada de chave.
pesquise sobre feminismo liberal, mesmo a mais conservadora das mulheres simpatiza com ele. a não ser que vc não ache que a mulher deva estudar, votar, e acima de tudo, competir em qualquer área com outros e outras.
😂😂😂😂😂😂😂
Feminismo é doença
Seu marido agradece.
Pensei o mesmo. Ela sofreu e isso não foi legal. Que ela melhore e Deus a abençoe. PS: tb não sou feminista.
Essa geração quando questionada pula fora com alguma desculpa e ansiedade é uma delas apenas... são incompetentes quando seus argumentos são questionados
Vitor, fala mais sobre sua conversao ao catolicismo🙏🏻
Suas análises são incríveis 👏👏
Só quem teve essa merd@ sabe como é ruim a sensação, mas no meu caso eu acho que acontece por não dominar determinado assunto, é o que ta me fazendo ler mais e procurar adquirir conhecimento.
Eu virei verdadeiramente católica estudando o catolicismo, inclusive nós católicos temos o 📔 Catecismo da igreja católica onde podemos entender melhor as doutrinas da nossa fé católica acompanhada com os ensinamentos bíblicos... Hj eu posso dizer Eu Amo ser Católica... Depois de ter vivido tantas mentiras de doutrinação por pura ignorância msm... Obrigada Gosto muito desse canal metáforando, até meu filho depois de mim passou a acompanhá-lo tbm rs
Problema que o catecismo confronta a Bíblia.
@@thailabnigro6325 até o momento não vi aonde ele confronta com a liturgia bíblica até pq todos os parágrafos estão relacionados com a Palavra.
Bem... é a doutrina católica. Concorde ou não está aí a dois mil anos... Se houver algum interesse a respeito, o Pe Gabriel Vilaverde dá uma aula em seu canal do RUclips sobre o catecismo da igreja católica, é maravilhoso... Para mim foi um divisor de água (👏👏👏👏👏)
Achei muito interessante sua abordagem sobre o assunto ateu.
Fala mais .
Espero que quem tanto critica não passse pela ansiedade ou pelo pânico!
Eu achei que a moça de preto ou sra. De cinza quebraram o olhar para que de repente, caso fossem ajudá -la a pergunta se voltassem para elas, ai a debandada ia ser grande.
Pois pessoas despreparadas em um debate facilmente são massacradas.
👏👏 mt boa análise. Ela deve ter insegurança sobre o assunto, deve ser algo que nem ela acredita.
Já tive ansiedade social várias vezes, a sensação é de desespero da uma vontade de sair correndo e sumir do ambiente. Apesar de discordar totalmente da ideologia fiquei com muita pena da moça, muita falta de sensibilidade do cara
Passo por isso quando sou queationada num tom de avaliação e contrariedade.Mesmo quando tenho opinião formada sobre o assunto. Minha mente buga, minha garganta fecha e eu só quero ir embora 😢 é horrível 😢
Eu discordo de pautas "feministas" (femistas), porém eu sinto empatia com o que aconteceu, pois já aconteceu de me dar crise de ansiedade na escola e é foda. Acho que o cara foi muito insensivel vendo que a menina estava desconfortável e continuou pressionando ela. Precisamos dar mais valor aos sentimentos alheios do que apenas uma opinião, seja lá quão ridícula pra você pode ser.
Verdade viu amigo, eu também não concordo com as pautas das feministas, mas tive empatia pelo que a moça passou, o que está sujeito a acontecer com qualquer um ter uma crise de ansiedade a qualquer momento que seja, independente da classe social, cor, sexo ou posição política . Espero que essa moça esteja bem e outra coisa o Apresentador deveria ter tido a sensibilidade de perceber que a moça não estava se sentindo bem independente se ela soubesse ou não responder a pergunta, suavizar e ajudar a moça a se acalmar .
Simm!! Ele como apresentador podia, ao notar que ela estava mal, passar a pergunta pra outra pessoa enquanto ela se recuperava. Foi muito maldoso da parte dele ficar insistindo até depois dela literalmente pedir para ir embora, deu pra notar que ele não queria um debate e sim uma discussão
Eu acho que não devíamos tentar culpar o entrevistador. Ele só fez questionar a resposta dela. O que aconteceu foi porque ela entendeu que ficou sem respostas e não conseguiu defender seu ponto no maior podcast do RUclips. Daí, ficou com vergonha e não conseguiu lidar com isso, desencadeando o ataque de ansiedade. O choro também pode ter sido uma forma de colocar o telespectador contra o entrevistador, porque parece que ela que saiu como coitada. Vale lembrar que ela que começou ofendendo e desmerecendo geral dos homens desde o início.
E outra coisa: e as mulheres? Por que não ajudaram ela? A pergunta foi simples.
Isso não faz sentido, se você se propõe a fazer algo que você sabe que não será capas de fazer, não faça, ela não é uma criança e não foi forçada a está lá, ela quiz está lá e debater defendendo as suas ideias, estando certas ou não, nunca se vai em algo ao qual você sabe que estará sobre pressão se você sabe que não aguentara, isso é só burrice e ingenuidade
Quando seu maior inimigo é a realidade 😂
Perdeu pq não tem argumentos. Só segue a manada. Se ela tivesse domínio do que diz defender, não estaria chorando por crise de ansiedade.
Concordo plenamente
Tb concordo, mas aqui os passadores de pano para a feminóide prevalecem pelo visto.
Amigo , boa análise , excelente. Mas podia ter sido feita num vídeo de 4 minutos .
14:23 a cara do pessoal na mesa é impagável kkkkkkkkkk
" eu não preciso de um homem para mi dizier o que fazer " segundos depois ela: posso ir embora ?
Penso que algo pode ter vindo à tona na memória dela, algo que a afete muito. Percebi muita tristeza nela. Talvez ela precise de um apoio psicológico profissional.
O problema desse vídeo é que ele acaba. Rindo muito da feminista DCE aqui. Kkkkkk
Ela ficou em choque quando se viu em uma situação na qual não sabia se defender
Fiquei com muita pena dela.
22:15 até 24:22 . O resto é femimi chorando e debate sem sentido. ( Mesmo tendo sido um um ótimo vídeo ok?) Mas gostaria muito, muito, muito de um vídeo sobre isso que você falou nessa parte Vitão. Faz, faz, faaaaaaaaaaz... Desde já obrigado irmão. Sucesso!!!
No meu ponto de vista, sobre o contexto da garota do podcast, o que ocorre é que as pessoas tem que ter ideologias para apoiar aquilo que elas acreditam. É o famoso vies de confirmação! Eu quero ser ateu então vou andar com pessoas que não acreditam em deus. Eu quero ser feminista vou andar com feministas, para que elas confirmem que a forma como eu penso é verdade. As pessoas não estão dispostas a se questionar suas próprias crenças. Isso é muito bem explicado na psicologia analítica. Jung nos mostra que as pessoas querem se identificar com algo para manter a existencia do ego, então elas perdem sua individualidade, tentando se encaixar em grupos, e impor a si atitudes que condizem com o grupo, mesmo que no fundo talvez você não concorde com aquilo. É onde se criam as sombras psicológicas, através da repressão dos seus sentimentos principalmente, e também das suas características individuais, sejam boas ou ruins. Quando essa garota foi questionada isso trouxe a tona questões que estavam submersas no inconsciente, porém extremamemente energizadas, e essa foi a reação, a sombra estava tão forte, que assumiu papel de complexo central ao invés do ego, tirando ela do controle, não conseguindo falar, se expressar, e precisando buscar um ambiente de conforto (casa). Espero que ela possa refletir sobre o que aconteceu e chegar a uma conclusão que a ajude melhorar internamente.
Acho que pode ter mais haver com quem fez a pergunta , talvez o pai , a mãe dela ou até um irmão. Deu pra ver como mexeu com o emocional dela …
Victor, eu sou ateu e não conheço a metafísica, mas fiquei interessado após o exemplo pessoal que você deu. Poderia indicar por onde começar estudar? Algum livro que você recomende?
E adoraria assistir um vídeo seu sobre o assunto!
Abraços o/
Eu tenho ansiedade e pânico é horrível... só quem passa sabe😢😢😢😢😢... agente perde o raciocínio