📺 Valorize essa ideia, são centenas de vídeos de acesso público, são centenas de horas de trabalho, apoie, seja patrono com apenas 1,99€ ou 10Reais p/ mês se escrevendo no Clube de membros do nosso 🎥 Canal RUclips 👉🏾 ruclips.net/channel/UCJgO9saRat7P1aLH-J5mLwgjoin
Rapaz, eu assisti o filme Esporte Sangrento inúmeras vezes, muitas mesmo, e achei incrível ver esse mestre que faz parte do filme. Muito Asè para todos nos, e que Babà Odè nos traga bênçãos.
Eu li que as artes marciais estao ligadas muito à espiritualidade devido muitas situacoes onde nos encontramo-nos perto da "morte". Pode ser por exemplo num campeonato, num vale tudo ou até mesmo como antigamente numa roda onde se usava navalhas. Nunca se sabia como o jogo irá terminar.
As artes marciais estão ligadas as guerras, lutas entre civilizações e mesmo entre classes, surgem num contexto de vida e morte, e o homem sempre necessitou criar mitologias, crenças, religiões para explicar o que não entende ainda, e tudo fica misturado. A Capoeira por exemplo quantas e quantas vezes nos transporta para um estado espiritual contemplativo, vendo ou ouvindo uma roda, jogando o desafio....Faz mesmo parte...axé Bochechinha :D
Rituais religiosos de diferentes regiōes da Africa se encontraram no Brasil e esta reunião formou um novo ritual: candomblé. Muitos Africanos, no Brasil, que não vieram da mesma região dos outros não tinham conhecimento de Orixás de outras regiōes na Africa. Por exemplo Xangô era cultuado em uma certa região da Africa, como Oxum também era cultuada em outra região e por aí vai. Temos variaçōes de rituais como Ketu, Gêgê, etc. No Congo cada movimento de dança tem um simbolismo. Vamos pesquisar mais porque esta area é muito rica e o cruel processo da escravidão é muito complexo porque vieram Africanos de várias regiões da Africa com rituais diferentes. Os Malês, por exemplo, eram Muçulmanos, e por aí vai meus amigos.
Exatamente, salvo engano, na Africa, cada nação cultuava seu orixá, ou tinha um orixá regente. No Brasil houve o agrupamento, a união ou junção de cultos e orixás, para formação do candomblé. Falando, obviamente, de uma forma muito simples. Foi através dos Orixás que os negros foram criando uma identidade, uma linguagem corporal e musical, um aprendizado para entendimento de que havia uma missão muito grande aqui, no Brasil. Foi o que os fez suportar todas essas agruras perpetradas contra a sua integridade física e moral. Mestre Amen é guardião vivo de valiosas informações culturais e religiosas. Fez bem o canal em registra-las para posteridade. Axé.
Regina, na verdade quem tem religião é o capoeira, e não a capoeira....Porém, dentro do estudo histórico da capoeira devemos respeitar as matrizes africanas de sua construção, e com ela vem todos os fatores do universo escravo e adaptações a essa construção social, hoje em dia, conservamos o respeito ao legado, mas não precisamos ser do Candomblé para sermos capoeirista, afinal hoje a capoeira é uma ferramenta de ensino a todos os níveis da sociedade, saudações e boas pesquisas :D Vou te deixar um link para continuação de teu estudo: ruclips.net/video/JJgAEcHueAI/видео.html
Mas dentro do que falou, existe a possibilidade de praticar a capoeira sem ter os movimentos ligados à orixás? Nessa linha, o capoeirista não for praticante de religião de matriz africana e não quiser aprender movimentos ligados a tal, não pode praticar capoeira?
Não, tem a ver com uma cultura, a cultura da África Ocidental. Assim como as religiões abraâmicas tem a ver com a cultura do Mediterrâneo Oriental ("oriente médio") e não com a "europa(falso continente)". As pessoas são livres pra praticar apenas uma parte dessa cultura, fazendo as misturas que quiser. O que é inaceitável é negar a história.
Nao entendi. Se a origem da capoeira veio de escravos que cultuavam as matrizes africanas, e no Brasil, isso ficou forte nos terreiros onde eles se refugiavam, como podemos desmistificar que a capoeira e o cristianismo não se misturam? Se nas musicas cantadas durante a aula sao saudações ou evocações a espiritualidade que diverge do cristianismo, como pode um mestre cristao (se existir), mudar esses ensinamentos?
Alô Renatam, hoje a Capoeira é uma cultura multidisciplinar, o enfoque histórico servirá para proteger o legado ancestral da arte e da sua história, mas isso não quer dizer que a matriz seja obrigada a existir com uma visão apenas Africana, a história da capoeira não é uma linha reta, é bem mais complexa do que muitos acreditam, te deixo aqui essa coleção para tu ver do começo ao fim...axé!! ruclips.net/video/ZqUpbahAQGc/видео.html&pp=gAQBiAQB
a religiao vai tá aonde vc levar! aonde eu treino a maioria é espiritas, tem ateus, cristã e a gente só vive a capoeira e não falamos nada sobre religião. isso é de cada grupo, nem todos levam religião pra dentro da capoeira. mas meu mestre sempre ensina as origens dos movimentos, dos instrumentos, das musicas etc.. a capoeira foi feita para os escravos se defenderem e nao por religião.
Adriana fico grato pelo seu respeito, a final uma das caracyerísticas comuns de todas as religiões é a tolerância, o próprio cristianismo tem várias linhas interpretativas, de outra forma, é importante estudar o processo do cincretismo dentro da população de matriz africana escravisada, deixo aqui um exemplo desse estudo, grato ruclips.net/video/PyrlFBh8Vuk/видео.html
Eu costumo falar que o candomblé e a capoeira são irmãos gêmeos, pois foram concebidos na mãe África e nascidos no Brasil, porém não são a mesma pessoa , assim como os irmãos gêmeos dentro de uma família eles têm traçados em comum mas também tem suas particularidades e são independentes um do outro.
Sim o atabaque foi colocado muito depois na capoeira pois o grande mestre bimba era da religiosidade Matriz africanas e por respeito não colocava o atabaque e sim usava dos padeiros e um berimbal
Valeu Alexandre pela referência, mas tem aqui no canal um vídeo com a utilização do tambor na capoeira antiga: ruclips.net/video/Cpu9RDeeWR4/видео.html dá uma olhada, abraço!!
Capoeira Pura, o objetivo aqui não é receber esse tipo de comentários, seria melhor você dizer que existe erros nas na fala do mesmo, e aproveitar e dizer quais são, pois o conhecimento só acontece com a partilha de informações, coisa que seu comentário não trás, muitos dos vídeos que aqui temos sofrem críticas, isso é normal, mais o melhor, é quando nos comentários temos informações. saudações e vamo que vamo!! :D
Por causa de pessoas como esse cara , Vamos ser sempre criticado por praticar Capoeira , Capoeira dança , luta , movimentação, cultura e arte , tem nada Av com Candomblé , só porque atabaque e parecido com timbau , só porque Capoeira e de arte africana , vamos diferenciar uma cultura com uma religião.
Lucas, não concordo muito com a sua ideia, Mestre Amén é responsável pela grande divulgação da nossa Capoeira, ele fez o filme Esporte Sangrento que divulgou e fez muita gente querer aprender capoeira em todo o mundo por isso, não acho que é "Um Cara" é um Mestre, e depois, o seu discurso de dizer que somos criticados, é justamente um preconceito com as religiões de matriz africanas, que realmente, muitos Mestres do passado faziam parte, e que muita coisa foi trazida para as rodas, ISSO NÃO QUER DIZER que capoeira seja religião, mas é importante sabermos sobre as várias influências históricas na capoeira e respeitar isso, deixo aqui alguns vídeos para você ver, abraço: ruclips.net/video/PyrlFBh8Vuk/видео.html e ruclips.net/video/77GF0NDjlYU/видео.html
A verdade tem que ser dita entenda que tudo na capoeira leva a louvar uma entidade se pergunte porque o nome dos toques do berimbau significados porque agachar no pé do berimbau? Eu sou capoeirista.
Capoeira e capoeira ! Candomblé e candomblé. Quem tem religiões e o capoerista .na realidade candomblé invoca espíritos, capoeira e luta treino .Vai de cada um invocar conforme canta .Eu só creio em Deus . Mas cada um segue . Eu treino capoeira e só ensino sob capoeira .religião tô fora . Eu só agrado Deus .
Bom seu comentário está um pouco fora de contexto, no estudo hitórico a ligação dos Mestres com as religiões de matrizes africanas é enorme, se o Candomblé "invoca" só "espíritos" e você acredite apenas em Deus...Já vejo alguma discriminação religiosa, eu nãosou do Candomblé, sou cristão. Mas você quando fala de "Deus" deve estar se referindo ao CENTRISMO religioso europeu e seu pensamento ocidental, imposto aos negros escravos no tempo da colonização...Por isso, aconselho-o a estudar primeiramente as religiões, que estude a capoeira para poder entender toda a construção desse legado religioso, histórico e do pensamento...Muitas guerras e mortes foram provocadas por esse sua frese "Eu só agrado a Deus"...Axé!!
@@museudacapoeira não é descriminação e realidade ! . Aqui onde moro no extremo Sul da Bahia pra treinar capoeira e uma descriminação e muita rejeição. Por pessoas falar que capoeira e macumba. devemos respeitar sim as religiões afro como qualquer outra .mas temos que entender que capoeira e capoeira . Mestre Binba encinou sob espiritualidade? Mas ele era espírita.
@@eduardoaparecsantos9672 "Aqui onde moro no extremo Sul da Bahia pra treinar capoeira e uma descriminação e muita rejeição. Por pessoas falar que capoeira e macumba" Pois é...é justamente disso que falo...tive um aluno que se converteu a IURD...ele amava capoeira, mas depois começou a ligar os batuques e atabaques a "Macumba" e o que é Macumba? ou seja, a elevação espiritual está em se afastar das matrizes africanas, inclusive recirar na capoeira um mentalidade "higienizadora" as pessoas falam porque os pastores repetem os dicursos "Europeus" "brancos" de uma religião cristã superior...A discriminação vai dos instrumentos a música, a história e cultura, religião e política...tá tudo ligado...Mestre Bimba não precisou falar de espirutualidade porque ele memso já tinha sua postura e Ogã...Muios pediam para o acompanhar ao terreiro memso ele nunca os convidando, na Bahia a religião do Candomblé é parte do sincretismo e crenças....a capoeira durante largo período se refugiou nos terreiros...Isso é um fator histórico, faz parte das bases da capoeira, se alguém discimina a capoeira é apenas por nem se quer se compreender como indivíduo, sem nem se quer perceber como froma implantados conceitos de "casa grande" em seus pensamentos, nós como capoeiras devemos é lutar por todos os aspectos da mesma...e não ter vergonha do que ela representa a todos os níveis de vida...Abraço!!
@@museudacapoeira verdade jamais deixar capoeira ou qualquer arte .só por que tenha ligação com crenças. Eu sou cristão, mas eu prático capoeira e falo sobre os mestres e suas religiões . Eu treino capoeira ainda por que resisto todo Esse preconceito. Talvez aí na Europa não tenha tanto isso .Vamo de treino Mestre. abraço fica na paz
@@museudacapoeira Eu estou entendendo o que tu está explicando reciclar sempre as culturas africanas sim, esse é o objetivo, mas também falar a realidade do que pode causar algumas religiões espíritas. Agora capoeira e luta e dança e União. Estou querendo ir trabalhar em Portugal se Deus quiser dar certo eu vou te procurar pra gente treinar um pouco e conversar.
📺 Valorize essa ideia, são centenas de vídeos de acesso público, são centenas de horas de trabalho, apoie, seja patrono com apenas 1,99€ ou 10Reais p/ mês se escrevendo no Clube de membros do nosso 🎥 Canal RUclips 👉🏾 ruclips.net/channel/UCJgO9saRat7P1aLH-J5mLwgjoin
Rapaz, eu assisti o filme Esporte Sangrento inúmeras vezes, muitas mesmo, e achei incrível ver esse mestre que faz parte do filme. Muito Asè para todos nos, e que Babà Odè nos traga bênçãos.
Eu li que as artes marciais estao ligadas muito à espiritualidade devido muitas situacoes onde nos encontramo-nos perto da "morte". Pode ser por exemplo num campeonato, num vale tudo ou até mesmo como antigamente numa roda onde se usava navalhas. Nunca se sabia como o jogo irá terminar.
As artes marciais estão ligadas as guerras, lutas entre civilizações e mesmo entre classes, surgem num contexto de vida e morte, e o homem sempre necessitou criar mitologias, crenças, religiões para explicar o que não entende ainda, e tudo fica misturado. A Capoeira por exemplo quantas e quantas vezes nos transporta para um estado espiritual contemplativo, vendo ou ouvindo uma roda, jogando o desafio....Faz mesmo parte...axé Bochechinha :D
Obrigada!
Disponha! vamos juntos na construção Simone!! Axé!! ruclips.net/video/lGJwItlYxn4/видео.html&pp=gAQBiAQB
Parabéns mestre por da valor a nossa cultura!
Vamos sempre defender a nossa cultura,axé Ednaldo!! :D
Rituais religiosos de diferentes regiōes da Africa se encontraram no Brasil e esta reunião formou um novo ritual: candomblé. Muitos Africanos, no Brasil, que não vieram da mesma região dos outros não tinham conhecimento de Orixás de outras regiōes na Africa. Por exemplo Xangô era cultuado em uma certa região da Africa, como Oxum também era cultuada em outra região e por aí vai. Temos variaçōes de rituais como Ketu, Gêgê, etc. No Congo cada movimento de dança tem um simbolismo. Vamos pesquisar mais porque esta area é muito rica e o cruel processo da escravidão é muito complexo porque vieram Africanos de várias regiões da Africa com rituais diferentes. Os Malês, por exemplo, eram Muçulmanos, e por aí vai meus amigos.
Comentário show!!❤👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Exatamente, salvo engano, na Africa, cada nação cultuava seu orixá, ou tinha um orixá regente. No Brasil houve o agrupamento, a união ou junção de cultos e orixás, para formação do candomblé. Falando, obviamente, de uma forma muito simples.
Foi através dos Orixás que os negros foram criando uma identidade, uma linguagem corporal e musical, um aprendizado para entendimento de que havia uma missão muito grande aqui, no Brasil. Foi o que os fez suportar todas essas agruras perpetradas contra a sua integridade física e moral. Mestre Amen é guardião vivo de valiosas informações culturais e religiosas. Fez bem o canal em registra-las para posteridade. Axé.
Explicou o que eu queria saber sobre capoeira. Não adianta fugir tem à ver com religião sim.
Regina, na verdade quem tem religião é o capoeira, e não a capoeira....Porém, dentro do estudo histórico da capoeira devemos respeitar as matrizes africanas de sua construção, e com ela vem todos os fatores do universo escravo e adaptações a essa construção social, hoje em dia, conservamos o respeito ao legado, mas não precisamos ser do Candomblé para sermos capoeirista, afinal hoje a capoeira é uma ferramenta de ensino a todos os níveis da sociedade, saudações e boas pesquisas :D Vou te deixar um link para continuação de teu estudo: ruclips.net/video/JJgAEcHueAI/видео.html
Mas dentro do que falou, existe a possibilidade de praticar a capoeira sem ter os movimentos ligados à orixás?
Nessa linha, o capoeirista não for praticante de religião de matriz africana e não quiser aprender movimentos ligados a tal, não pode praticar capoeira?
Não, tem a ver com uma cultura, a cultura da África Ocidental. Assim como as religiões abraâmicas tem a ver com a cultura do Mediterrâneo Oriental ("oriente médio") e não com a "europa(falso continente)".
As pessoas são livres pra praticar apenas uma parte dessa cultura, fazendo as misturas que quiser. O que é inaceitável é negar a história.
PRONTO JOINHA NÚMERO 62, DIEGO FREITAS CAVEIRA CAPOEIRISTA BRASIL FORTALEZA-CE
Adoro capoeira
Maravilha José!! Te deixo esse vídeo: ruclips.net/video/cgCeY5W4Ejw/видео.html
Nao entendi. Se a origem da capoeira veio de escravos que cultuavam as matrizes africanas, e no Brasil, isso ficou forte nos terreiros onde eles se refugiavam, como podemos desmistificar que a capoeira e o cristianismo não se misturam?
Se nas musicas cantadas durante a aula sao saudações ou evocações a espiritualidade que diverge do cristianismo, como pode um mestre cristao (se existir), mudar esses ensinamentos?
Alô Renatam, hoje a Capoeira é uma cultura multidisciplinar, o enfoque histórico servirá para proteger o legado ancestral da arte e da sua história, mas isso não quer dizer que a matriz seja obrigada a existir com uma visão apenas Africana, a história da capoeira não é uma linha reta, é bem mais complexa do que muitos acreditam, te deixo aqui essa coleção para tu ver do começo ao fim...axé!!
ruclips.net/video/ZqUpbahAQGc/видео.html&pp=gAQBiAQB
Não tem como separar a religião do esporte, as músicas as letras, os batuques é ligado a religião!
a galera tem de entender isso Deise, valeu!!
Aquele axé
Aquele Axé Johnne! 🤩👊🏽
a religiao vai tá aonde vc levar! aonde eu treino a maioria é espiritas, tem ateus, cristã e a gente só vive a capoeira e não falamos nada sobre religião. isso é de cada grupo,
nem todos levam religião pra dentro da capoeira. mas meu mestre sempre ensina as origens dos movimentos, dos instrumentos, das musicas etc.. a capoeira foi feita para os escravos se defenderem e nao por religião.
Valeu pelo comentário Ruan!! Axé!!
Olá eu respeito a decisão de cada um, mas não entendo como um cristão serve a Deus e vivi envolvidos com essa prática
Adriana fico grato pelo seu respeito, a final uma das caracyerísticas comuns de todas as religiões é a tolerância, o próprio cristianismo tem várias linhas interpretativas, de outra forma, é importante estudar o processo do cincretismo dentro da população de matriz africana escravisada, deixo aqui um exemplo desse estudo, grato
ruclips.net/video/PyrlFBh8Vuk/видео.html
@@museudacapoeira obrigado por mim responder 🥰
Eu sou umbandista e a umbanda não é uma fusão do cristianismo com candomblé ela é uma fusão do espiritismo com candomblé
Obrigado pelo comentário elucidativo João, isso ajuda a contextualizar o vídeo e a deixr mais rico o conteúdo, axé!
@@museudacapoeira axé obrigado pela resposta 💪❤️
Mas de certa forma o espiritismo é um ramo do cristianismo, não?
Eu costumo falar que o candomblé e a capoeira são irmãos gêmeos, pois foram concebidos na mãe África e nascidos no Brasil, porém não são a mesma pessoa , assim como os irmãos gêmeos dentro de uma família eles têm traçados em comum mas também tem suas particularidades e são independentes um do outro.
Nossa diáspora africana...
Perfeito ponto de vista
Sim o atabaque foi colocado muito depois na capoeira pois o grande mestre bimba era da religiosidade Matriz africanas e por respeito não colocava o atabaque e sim usava dos padeiros e um berimbal
Valeu Alexandre pela referência, mas tem aqui no canal um vídeo com a utilização do tambor na capoeira antiga: ruclips.net/video/Cpu9RDeeWR4/видео.html dá uma olhada, abraço!!
Discordo, o atabaque foi implementado bem depois, no início era um beriabal e 2 pandeiros
Na capoeira? O Berimbau promeiro do que o Batuque?
Esse ogã em relação a ligação com a capoeira só falou besterira
Capoeira Pura, o objetivo aqui não é receber esse tipo de comentários, seria melhor você dizer que existe erros nas na fala do mesmo, e aproveitar e dizer quais são, pois o conhecimento só acontece com a partilha de informações, coisa que seu comentário não trás, muitos dos vídeos que aqui temos sofrem críticas, isso é normal, mais o melhor, é quando nos comentários temos informações. saudações e vamo que vamo!! :D
@@museudacapoeira ótimo comentário
@@Mateusgroomer Obrigado Groomer, pois é, o pessoal asvezes não contribui de forma positiva, axé!! :D
Por causa de pessoas como esse cara , Vamos ser sempre criticado por praticar Capoeira ,
Capoeira dança , luta , movimentação, cultura e arte , tem nada Av com Candomblé , só porque atabaque e parecido com timbau , só porque Capoeira e de arte africana , vamos diferenciar uma cultura com uma religião.
Lucas, não concordo muito com a sua ideia, Mestre Amén é responsável pela grande divulgação da nossa Capoeira, ele fez o filme Esporte Sangrento que divulgou e fez muita gente querer aprender capoeira em todo o mundo por isso, não acho que é "Um Cara" é um Mestre, e depois, o seu discurso de dizer que somos criticados, é justamente um preconceito com as religiões de matriz africanas, que realmente, muitos Mestres do passado faziam parte, e que muita coisa foi trazida para as rodas, ISSO NÃO QUER DIZER que capoeira seja religião, mas é importante sabermos sobre as várias influências históricas na capoeira e respeitar isso, deixo aqui alguns vídeos para você ver, abraço: ruclips.net/video/PyrlFBh8Vuk/видео.html e ruclips.net/video/77GF0NDjlYU/видео.html
A verdade tem que ser dita entenda que tudo na capoeira leva a louvar uma entidade se pergunte porque o nome dos toques do berimbau significados porque agachar no pé do berimbau? Eu sou capoeirista.
Capoeira e capoeira ! Candomblé e candomblé. Quem tem religiões e o capoerista .na realidade candomblé invoca espíritos, capoeira e luta treino .Vai de cada um invocar conforme canta .Eu só creio em Deus . Mas cada um segue . Eu treino capoeira e só ensino sob capoeira .religião tô fora . Eu só agrado Deus .
Bom seu comentário está um pouco fora de contexto, no estudo hitórico a ligação dos Mestres com as religiões de matrizes africanas é enorme, se o Candomblé "invoca" só "espíritos" e você acredite apenas em Deus...Já vejo alguma discriminação religiosa, eu nãosou do Candomblé, sou cristão. Mas você quando fala de "Deus" deve estar se referindo ao CENTRISMO religioso europeu e seu pensamento ocidental, imposto aos negros escravos no tempo da colonização...Por isso, aconselho-o a estudar primeiramente as religiões, que estude a capoeira para poder entender toda a construção desse legado religioso, histórico e do pensamento...Muitas guerras e mortes foram provocadas por esse sua frese "Eu só agrado a Deus"...Axé!!
@@museudacapoeira não é descriminação e realidade ! . Aqui onde moro no extremo Sul da Bahia pra treinar capoeira e uma descriminação e muita rejeição. Por pessoas falar que capoeira e macumba. devemos respeitar sim as religiões afro como qualquer outra .mas temos que entender que capoeira e capoeira . Mestre Binba encinou sob espiritualidade? Mas ele era espírita.
@@eduardoaparecsantos9672 "Aqui onde moro no extremo Sul da Bahia pra treinar capoeira e uma descriminação e muita rejeição. Por pessoas falar que capoeira e macumba" Pois é...é justamente disso que falo...tive um aluno que se converteu a IURD...ele amava capoeira, mas depois começou a ligar os batuques e atabaques a "Macumba" e o que é Macumba? ou seja, a elevação espiritual está em se afastar das matrizes africanas, inclusive recirar na capoeira um mentalidade "higienizadora" as pessoas falam porque os pastores repetem os dicursos "Europeus" "brancos" de uma religião cristã superior...A discriminação vai dos instrumentos a música, a história e cultura, religião e política...tá tudo ligado...Mestre Bimba não precisou falar de espirutualidade porque ele memso já tinha sua postura e Ogã...Muios pediam para o acompanhar ao terreiro memso ele nunca os convidando, na Bahia a religião do Candomblé é parte do sincretismo e crenças....a capoeira durante largo período se refugiou nos terreiros...Isso é um fator histórico, faz parte das bases da capoeira, se alguém discimina a capoeira é apenas por nem se quer se compreender como indivíduo, sem nem se quer perceber como froma implantados conceitos de "casa grande" em seus pensamentos, nós como capoeiras devemos é lutar por todos os aspectos da mesma...e não ter vergonha do que ela representa a todos os níveis de vida...Abraço!!
@@museudacapoeira verdade jamais deixar capoeira ou qualquer arte .só por que tenha ligação com crenças. Eu sou cristão, mas eu prático capoeira e falo sobre os mestres e suas religiões . Eu treino capoeira ainda por que resisto todo Esse preconceito. Talvez aí na Europa não tenha tanto isso .Vamo de treino Mestre. abraço fica na paz
@@museudacapoeira Eu estou entendendo o que tu está explicando reciclar sempre as culturas africanas sim, esse é o objetivo, mas também falar a realidade do que pode causar algumas religiões espíritas. Agora capoeira e luta e dança e União. Estou querendo ir trabalhar em Portugal se Deus quiser dar certo eu vou te procurar pra gente treinar um pouco e conversar.
Tavor
Olha esse: ruclips.net/video/xCFp6qMO8JU/видео.html