Acabei descobrindo, depois da gravação, que o Elon Musk fez faculdade sim, então, ponto pros universitários hahaha 🔹Entre para o meu telegram: t.me/malditafcc 📷Siga-me no Instagram: instagram.com/malditafcc/ 📔Conheça meu livro: promo.hackeandoconcursos.com.br
Um ponto importante é que a galera toma essa decisão pensando quase que exclusivamente no dinheiro. As pessoas se esquecem do grande crescimento intelectual como pessoa ao cursar uma faculdade (uma BOA faculdade, obviamente). Então, por mais que você não consiga um bom emprego, você pelo menos ganhou uma grande compreensão do mundo, e cara, isso não tem preço
Antigamente, quem saísse do ensino médio e não conseguisse entrar numa faculdade, sentia-se inferior. Hoje em dia, existem pessoas trancando a faculdade para estudar para concurso de nível médio; garantir uma estabilidade e depois concluir a graduação.
@@MalditaFcc Eu fiz isso, tranquei a faculdade de direito para estudar, passei em alguns concursos entre eles MPU, ANEEL e STF. Estou com quase 10 anos de serviço público e um grande problema é voltar a estudar, terminei a faculdade de direito e voltei ao concurso tem quase 2 meses, é difícil voltar a estudar ainda mais depois de ter um salário razoável, casar e ter filho. Voltar a estudar para concurso depois de virar técnico e ir para a faculdade é bem complicado, o que tem de amigos no serviço público que fica como técnico, após essa escolha de primeiro concurso e depois faculdade é muito comum kkkk deveríamos agradecer essa galera que acomodou, pois o que tem de potencialidades nos cargos de nível médio, o caminho iria ser muito mais difícil para os concursos jurídicos, fiscais e do legislativo.
Jassé Souza amigoooo que inspiração e coisa boa ler seu comentário, eu estou fazendo a mesma coisa Eu não estou dando conta de pagar minha faculdade e então decidi que quero concurso pois amo a área . Vou me dedicar até passar 😍🙏❤️ e depois volto a estudar para a faculdade.
Bem, em 1999 quando formei TODOS os meus amigos foram fazer curso pré-vestibular e foram pra faculdade, eu parti para concurso público de tribunais, foi a melhor escolha da minha vida. Fiz minha faculdade tranquilamente, sem problemas financeiros. Acho uma opção super válida. Abs.
Cara pior coisa é ficar no limbo de sair do EM com uma pressão absurda de entrar na faculdade sem certezas sobre curso X ou Y e não sair disso... decidi tentar medicina pq achei que tinha a ver cmg, a quarentena me surtou e não sei mais se quero isso, mas não sei se quero concurso, não sei se quero outros cursos... odeio esses surtos mentais. Reconheço meu privilégio de ter essa escolha, mas sofro com ela diariamente. De qualquer forma - após o desabafo kkk- bem válidas as colocações do vídeo. E vc parece um personagem que eu amo numa série, jess mariano
Tópicos: 6:30 - Pra quem saiu do ensino médio, consegue e quer morar com os pais ou parentes até passar 7:39 - Pra quem saiu do ensino médio, mas mora sozinho (ou vai) e tem reserva pra se bancar por 1 ou 2 anos 8:46 - Pra quem saiu do ensino médio e tá lascado pq tem que trabalhar pois não quer morar com os pais ou parentes e não tem reserva 11:06 - Pra quem trabalha, está estudando pra concurso e quer fazer faculdade de Direito
Vish! Já fui policial por 8 anos, já entrei em 4 faculdades, me formei em Produção de Música Eletrônica e agora estou na Europa justamente pra fazer faculdade de novo, pq era um sonho antigo me formar num país de primeiro mundo e estudando em língua inglesa. Isso é absolutamente relativo. O norte deve ser a ambição da pessoa, o que pretende ser na vida, como gostaria de se ver e de ser visto no futuro.
Sim, voce foi para a? E outros vao para os? Existe essa pequena diferença relacionado ao tema, embora ele tenha cometido uma pequena gafe quando deu exemplo de pessoas de outros paises. No entanto, todos nós brasileiros, quando ouvimos brasileiros falar de faculdade, claro que está falando da situação educacional brasileira e nao europeia ou estadunidense. Tenho pena dele ter cometido essa pequena gafe, ter mencionado exemplos estrangeiros, dando brecha aos "estudados" o confrontarem com fervor! Toda a temática do assunto foi baseada em "estudo brasileiro" e isso ele tem toda razao; tem milhares de brasileiros com diplominha pendurado na parede e quando arrumam um emprego, não passa de 5 mil reais. Você, Ricca Borges, faz parte daquele 0,0000000000001% que se deu bem e claro eu lhe desejo todas bençãos, que voce tenha muito mais.
Fiz faculdade de Adm e posso dar certeza que não é garantia de nada. Só agora, com 31 anos tô estudando pra concurso. Mas tô assistindo pra orientar minha filha futuramente, que tem 9 anos hoje. Muito obrigada !
Realmente é muito relativo. No meu caso, eu entrei na universidade pública para fazer direito e faço estágio desde o 2º período (estou no 9º), pois, apesar de não haver custos com mensalidade, existem custos com transporte, alimentação, livros, etc. Porém, analisando friamente, se pudesse me dar um conselho aos 19 anos (quando entrei na faculdade) seria estudar para concursos para depois ingressar na faculdade.
Daria esse mesmo conselho pro meu "eu" dos 18/19 anos. Estude freneticamente pra qualquer concurso simpleszinho (até gari ou qualquer um que tenha estabilidade) e depois procure uma faculdade e voos maiores
@@palomasilva1514, super te entendo. Muitas vezes algumas coisas da vida fazem a gente tomar escolhas que não deveríamos naquele momento. Depois que eu fiz o outro comentário, decidi trancar a faculdade e investir pesado nos estudos pra concurso. Hoje, graças a Deus e a muito esforço, estou no meu 2º cargo público e, logo logo, vou retornar aos estudos pra algo maior. Desejo o melhor aí também pra você, @Paloma Silva e pra quem estiver lendo este comentário. O concurso mudou a minha vida !
@@Renato-qr1rv que legal Renato!você fez concurso pra qual área ? Eu estou pensando em começar a estudar mas estou muito perdida , sei que gosto da área administrativa das faculdades
@@palomasilva1514, atualmente eu sou Assistente Administrativo numa Universidade Pública aqui do meu Estado. Recomendo, é um trabalho muito bom. Antes desse, eu era Inspetor de Alunos do Município. Mas quando eu tava na correria ali das provas de concurso, eu anotei todos os cargos de nível médio que eu achava interessante e condizente comigo. Aí fui fazendo as provas à medida que ia aparecendo. Basicamente, englobava a área administrativa, área educacional e uma pequena parte da área de segurança pública. Ou seja, quando aparecia concurso de Assistente Administrativo de Universidade e Colégio, Guarda Municipal, Inspetor de Alunos... não pensava 2 vezes e caía dentro. Como no nível médio não tinha muita opção, eu vi nesses algo que me atraía.
@@Renato-qr1rv dá pra conciliar sim. É puxado sim, o segredo é estudar primeiro pra faculdade e focar em passar nas matérias e o restinho do semestre foca no concurso. Antes estudava pra faculdade de manhã e concurso a noite, era muito puxado, mas percebi que esse ano não vai ter concurso e mudei o método
Mateus, uma vez assisti uma entrevista aqui no teu canal que me marcou muito. A moça contou que tava infeliz no trabalho e o que fez ela focar no concurso foi pensar quanto tempo ela ainda teria pela frente trabalhando em algo que não queria/não dava uma boa qualidade de vida pra ela. E é isso mesmo... 20, 30 anos de trabalho (e vida!) é MUITO tempo! Às vezes, vale mais sacrificar 3 anos com estudo pesado pra alcançar uma ótima qualidade de vida pelos próximos 30 anos, do que seguir "levando" só porque é sofrido conciliar trabalho e estudo... Me fez refletir bastante!
Boa reflexão. Conheço uma pessoa que entrou como Assistente Judiciário no TJ e depois de empossado fez faculdade e graças a isso pode assumir um cargo de Diretor.
Não tenho pressa pra fazer faculdade. Tenho o objetivo de me formar em psicologia e trabalhar na área até 2050. Hoje tenho 18 anos e estou no último ano de ensino médio, mas estou preferindo o caminho dos concursos porque não quero ficar na aba dos meus pais. Quero ser independente financeiramente. Depois de conseguir um bom cargo com um bom salário e conseguir montar o desing da minha vida, vou prestar um vestibular e entrar na faculdade. Não vai ser fácil, mas tbm n vai ser impossível.
Oi Ícaro, eu estava estudando para o Enem mas de uns dias para cá , tendo aulas da escola em EAD vi que não estou chegando a lugar nenhum. Conversei com meus pais e vou focar em concurso, prefiro começar a faculdade “mais tarde” mas com um bom emprego! Boa sorte 💪🏻🙏🏻
Vc saberia me dizer se Uma pessoa que só tem o ensino médio concluído vai trabalhar com oq caso passe em um concurso? Já que não tem experiência com nada kkkk
@@mikasilva767 tem muita coisa. Vai do setor administrativo até a carreira policial. Não sou a pessoa mais especializada no assunto pra te falar, tô falando pelos concursos que tô estudando. O que não falta é coisa pra gente fazer kkk
Na minha opinião, acho que se você pode conciliar faculdade com estudos para concursos é esse o caminho. Me arrependo, inclusive, de não ter feito provas quando estava na faculdade. Às vezes, você tem aquela oportunidade naquele momento de pagar uma faculdade por exemplo, que depois você não tem mais ou não tem mais aquele ânimo. Mesmo que a faculdade não seja uma garantia de emprego, ainda é um plano B.
EU, Natália, diria pra investir em concurso... PORÉM, estudar pra concurso é muito sobre maturidade: saber estudar sozinho, gerenciar o próprio tempo, entender que é algo a longo prazo e que resultados podem demorar anos pra chegarem... Enquanto faculdade, por mais que também exija maturidade, ainda assim tu tem professores te acompanhando, provas/trabalhos que te obrigam a estudar, a ideia de ser separado por semestre também te ajuda a gerenciar o tempo, a ter um início, meio e fim mais definidos e etc... Enfim, opinião própria! São muitas variáveis, realmente depende de cada pessoa. E acho que não tem uma resposta certa, né :)
A maioria das pessoas que eu conheço, que terminaram a faculdade a uns 10 anos atrás, não atuam na área para a qual estudou ou está infeliz pela escolha do curso devido a falta de maturidade na hora da escolha. Faculdade tem que ser algo direcionado. Fazer, achando que terá algo garantido, só se for médico.
No meu caso, Mateus, faculdade foi minha válvula de escape por ser na área educacional, foi o que me trouxe diversas oportunidades, tanto financeiras quanto de "abrir a mente para o horizonte". Como fui criado na zona rural de Jaguaretama, no Ceará, e não tinha dinheiro para nada, menor de idade, cursei EAD na UFC ao concluir o médio. Essa faculdade me deu oportunidade do meu primeiro trabalho logo que completei 18 anos. Hoje, já fui APM do IBGE, fui aprovado na SEDUC (embora não tenha sido nomeado) e continuo estudando. Graças a Deus, tem dado certo em relação à situação de outras pessoas. Graças a Deus!
Fiz faculdade, no entanto sempre estudando para concurso, já fui aprovada para analista no tj na minha área de formação, mas aguardando posse e tal... então por agora estou na área privada (recebendo pouco, entretanto é o que está me sustentando) e ainda lutanto até a nomeação, mas estudando para concurso na minha área de formação... ainda ñ atingi meu objetivo e realmente é muito pesado, diversas vezes surgiu a vontade de desistir, contudo ainda estou na luta rumo a posse. Obrigada pelos seus vídeos, ajuda muito!
Entrei na Universidade com 18 anos. Cursei o curso dos meus sonhos: Química. Sério, me sinto tão realizada por ter feito algo que eu realmente amo. Quando eu entrei na universidade eu tinha plena consciência que eu poderia não entrar na universidade para estudar para concursos, porém, não estava disposta a deixar minha paixão de lado, pq se eu começasse a trabalhar provavelmente eu não conseguiria cursar química posteriormente (carga horaria alta e dificuldade alta tbm). Neste momento, estou com 24 e estudando para concurso público. Quando eu passar, quero encarar outra faculdade: a de gastronomia. Acredito que é possível sim que a universidade auxilie no conhecimento para concursos públicos, ainda mais se tratando de matérias tão específicas quanto a química.
Tambem faz muito sentido o que voce fala. Realização de um sonho, embora esse feito nao garanta a sustentabilidade em muitos casos. Ou talvez, o ganho financeiro almejado, digamos assim. No entanto, quando se faz a realização do sonho, sabendo da realidade futura, dos ganhos, é muito plausível, essa realização pessoal! A grande vantagem da faculdade, voce tocou num ponto chave que muitos concurseiros não mencionam, traz uma abertura, digamos assim, da mente, alem das materias já estudadas, por exemplo, portugues, matematica geral, poxa vida, isso é uma grande valia, para um novo processo de estudos, quando se fala em estudar para concursos publicos, ou até mesmo para se prestar a novos cursos, como voce disse que quer fazer gastronomia. É isso aí! No mais, Parabens, desejo muito sucesso na sua vida, Deus te abençoe!
Fazer faculdade sempre foi meu sonho, pois sempre achei que a faculdade seria a única coisa de me ascender socialmente, mas acabei desistindo para estudar para os concursos públicos. Não vou dizer que me arrependo, mas se tivesse a maturidade que tenho hoje, jamais teria entrado num curso complexo (engenharia). Mas, optado por qualquer outra coisa e ter começado a estudar para os concursos desde que saí do ensino médio. No mais, muito obrigado!
Hoje eu faço faculdade pública de Letras Português, 6 bloco, e meu pai sempre me incentivou a estudar e fazer concurso e esquecer a faculdade, tendo como exemplo a vida de algumas pessoas que nunca fizeram faculdade e hoje tem a vida que sonharam através do concurso. Eu sempre acreditei nos dois como caminhos para a mudança de vida, mas concordo principalmente com a ideia de que o concurso é o caminho mais certo a ser seguido. Claro, tendo como base a realidade de cada individual, mas se tratando de faculdade pública, em que eu já perdi 1 semestre inteiro, sem aulas, devido a pandemia e não estamos tendo aulas nem através de plataformas online, fico imaginando que eu tenha seguido o caminho errado. Nunca é tarde para a mudança e é isso que eu vou fazer: estudar e focar em concursos.
Eu acho q basear sua decisão no fato de não fazer faculdade pq os grandes CEO's americanos não fizeram e que se vc trilhar o mesmo caminho será tão bem sucedido quanto eles, é de uma tremenda ingenuidade e ignorância.
Penso que que o rapaz deu enfase a faculdades no Brasil, apesar de ele ter citado alguns poucos exemplos de fora. O tema todo foi baseado no estudo brasileiro, aí penso ser ignorante desfocar o assunto. Repito, todo brasileiro fala de faculdade brasileira, embora ele comeu uma pequena gafe, quando falou de exemplo estrangeiro.
Eu estou vivendo esse dilema. Tenho 31 anos, sou formado em RH, já atuei na minha área. O problema é que eu sou muito introvertido, gostaria de trabalhar em um serviço que não lidasse muito com pessoas. Porém é praticamente impossível. Já estudei prs um Concurso Público, até pedi demissão do serviço pra me dedicar aos estudos e me arrependi. Entrei recentemente na faculdade de Psicologia, agora não sei se continuo ou se passo a me dedicar a Concurso Público. A faculdade de RH eu não paguei, fui bolsista. Agora essa de Psicologia estou pagando e só de pensar que serão 5 anos pagando, me gera muita insegurança. Duas coisas que eu detesto: Leitura e pessoas.
fiz faculdade de pedagogia, mas nao gostei por varios fatores. Estudo pra concurso e comecei esse ano a fazer faculdade de direito. O concurso é algo de longo prazo pra mim, vou seguir a magistratura, estamos indo!! so ter fe!!!
Fiz concurso. Comparando com os meus primos que fizeram faculdade e os que fizeram concurso, o pessoal da faculdade está desempregado e os concursados nem compara a qualidade de vida. Hoje vejo o pessoal da faculdade, primeiro ano só cerveja, balada e ninguém aprende nada no conteúdo, termina o ano e ficam a maioria desempregado, exceto nos cursos mais fortes.
Os da faculdade, como dizia o mestre Professor Pier "são alunos que estudam pra passar de ano, somente". E aqueles que ainda conseguem esse feito, o maximo que conseguem é um papel, escrito diploma, pois nem conhecimento adquirem, uma vez que só estudam e quando estudam, para passar na prova e passar de ano! Haja vista, a quantidade de reprovados nos testes da OAB, pós formados, alem de outros testes, quando o fulano sai da faculdade, aí está a verdadeira prova de que faculdade, no geral, é balela. O ensino brasileiro é uma piada; focado na industria, apenas forma-se "peão, gado" para fazer o Q? Trabalhar como gado, peao, num chao de fabrica, é para isso que serve as faculdades e colegios tecnicos, no geral! Agora, pergunta se o boy engenheiro que ir pegar na ferramenta e trampar num chao de fabrica? Acha que vai sair da faculdade e arrumar o cargo que estudou, assim, de bandeja? É ruim heim! Trabalhei em uma multinacional como funcionario do quadro fixo (Gerdau), e tambem em outras grandes (Pfizer, Ambev, Coca-cola, Cia Suzano Celulose- como prestador de serviços) e aprendi muito bem como funciona a politica interna de grandes empresas. E mais, basta uma busca rapida nos sites de empregos, pra ver o salario de um engenheiro; não passa de 6 mil reais, no geral!
Iih, já fiz a faculdade ( n me arrependo pq cresci mto e conheci boas pessoas, mas n é garantia se vai ou n ter sucesso), mas vou assistir o vídeo. Acho que cada tem um sonho ou quer fazer algo, pra uns a faculdade vale a pena e pra outras pessoas n. Médico e Juiz (direito), por exemplo, teria que fazer a faculdade.
Tô exatamente no mesmo dilema. Sendo que tenho 23 e optei por começar a faculdade recentemente... mas ando me arrependendo pelos motivos que ele falou no vídeo
Não concordo muito não, se você fizer facul integral vai ser bem difícil você conciliar estudar pra facul e pro concurso,pq a faculdade em si já tem uma alta carga horária e você fica exausta😿 Falo de mim que fiz federal e integral
É melhor ter faculdade, pra escolher entre cargo do ensino médio e superior. E o bom de ser formado é ganhar gratificação...então não perde nada ter só nível médio.
@@thiagospurs1992 Eu escolhi o concurso do que a faculdade, em 2017 iniciei minha carreira de concurseiro, teve umas batidas nas traves, mas sempre ficava no quase. De tanto estudar só para concurso tava ficando paranóico então decidir com a nota do Sisu entrar na faculdade para administração, pois era um assunto da minha carreira de concurseiro. Neste ano de 2018 comecei a faculdade, fiz estágio na prefeitura, entrei no concurso da prefeitura e fiz o concurso de técnico administrativo federal do meu cargo atual, mas com aquela lida de trabalho, faculdade e concurso.
@@lucasmoura9017 parabéns pela sua trajetória. Eu iniciei os estudos ano passado, parei por uns meses e voltei agora de novo. Espero,ao fim de tudo, conseguir a tão sonhada aprovação.
Pensei em fazer faculdade, mas não tenho nenhum curso que realmente queira e dinheiro, por isso estou fazendo um curso técnico em enfermagem e resolvi fazer concurso a melhor decisão me sinto menos ansiosa e mais focada.
Tive a oportunidade de fazer um concurso no início da faculdade. Não levei a sério. Terminei a faculdade. Hoje estudo para concurso e trabalho na profissão que formei. Não ganho tanto, mas estou seguindo...
nossa, minha dúvida faz um mês, quebrando a cabeça se faço outra faculdade, tão bom esses amigos virtuais que sabem ajudar a gente com experiência, acho que as atuais incertezas do mundo dos concursos também nos deixam bem preocupados e cricri.. obrigada.
Eu passei num concurso público e já fui nomeado.Fiz o enem e consegui uma bolsa integral em Direito.Agora meu foco é um concurso nessa área..tribunais! #foco nada vem fácil Vlw Mateus
Acho que depende muito!! Aonde vc quer estar daqui alguns anos! Porq vc pode não fazer facu e passae num concurso de ensino medio numa prefeitura qualquer e se acomodar com 3 mil Ou vc pode fazer escala e se tornar um magistrado. .. por q não? Sonhar pequeno e sonhar grande da o mesmo trabalho!!
@@lidiagianini7736 meu caso é muito específico eu consegui terminar meu ensino médio e depois de 20 anos de idade eu tive que parar de estudar com os meus 14 anos fiquei três anos afastada da escola para trabalhar para ajudar minha mãe depois de um tempo eu voltei para escola terminei o ensino médio entrou em uma faculdade de t i estudei 2 anos e meio logo depois eu arrumei um emprego numa empresa de Tecnologia que eu ganhava r$ 2500 trabalhei nessa empresa um 1ano e meio fui promovido a gerente aí meu salário chegava 5000 reais mas naquela época que o governo tava aquela bagunça mandar muita gente embora eu fiquei com medo de ser mandado embora daí eu decidi prestar um concurso eu dei uma olhada no cenário e vi que a Polícia Militar do DF tava com comissão formada e tal eu decidi estudar Passei no concurso e hoje estou tranquilo, mas na realidade a faculdade me ajudou muito é relativo é de pessoas para pessoas depende muito da Necessidade de cada um
Mateus, bom dia. Sei que não tem a ver com o tema do vídeo e que poderia fazer essa pergunta na live de quarta, mas para não passar mais tempo errando, gostaria de saber sua opinião sobre uma estratégia que estou pondo em prática, qual seja: verticalizei um edital no excel e estou fazendo questões, ponto a ponto, do assunto, revisando unicamente por questões os temas com maior percentual de acertos(85% para mais) e os demais volto aos meu material base, caderno feito com base em video aulas). Pontuo que o edital utilizado é o do TJ-RJ, por ser bem recente, mas não irei fazer essa prova. Diante do exposto, pergunto: essa estratégia lhe parece uma boa? Desde já, muito obrigado.
Boa, garoto!!! Faculdade hoje, caso a pessoa, por exemplo, queira ser PRF, etc.... Aí sim, poderia fazer um Tecnólogo... vale a pena por isso, por esse lado.
Acabei descobrindo, depois da gravação, que o Elon Musk fez faculdade sim, então, ponto pros universitários hahaha
🔹Entre para o meu telegram: t.me/malditafcc
📷Siga-me no Instagram: instagram.com/malditafcc/
📔Conheça meu livro: promo.hackeandoconcursos.com.br
@@rennernt aprovado no q?? Kk
Um ponto importante é que a galera toma essa decisão pensando quase que exclusivamente no dinheiro. As pessoas se esquecem do grande crescimento intelectual como pessoa ao cursar uma faculdade (uma BOA faculdade, obviamente).
Então, por mais que você não consiga um bom emprego, você pelo menos ganhou uma grande compreensão do mundo, e cara, isso não tem preço
Antigamente, quem saísse do ensino médio e não conseguisse entrar numa faculdade, sentia-se inferior. Hoje em dia, existem pessoas trancando a faculdade para estudar para concurso de nível médio; garantir uma estabilidade e depois concluir a graduação.
São muitas variáveis, como eu falei. Mas realmente as coisas mudaram muito.
@@MalditaFcc Eu fiz isso, tranquei a faculdade de direito para estudar, passei em alguns concursos entre eles MPU, ANEEL e STF. Estou com quase 10 anos de serviço público e um grande problema é voltar a estudar, terminei a faculdade de direito e voltei ao concurso tem quase 2 meses, é difícil voltar a estudar ainda mais depois de ter um salário razoável, casar e ter filho. Voltar a estudar para concurso depois de virar técnico e ir para a faculdade é bem complicado, o que tem de amigos no serviço público que fica como técnico, após essa escolha de primeiro concurso e depois faculdade é muito comum kkkk deveríamos agradecer essa galera que acomodou, pois o que tem de potencialidades nos cargos de nível médio, o caminho iria ser muito mais difícil para os concursos jurídicos, fiscais e do legislativo.
Jassé Souza amigoooo que inspiração e coisa boa ler seu comentário, eu estou fazendo a mesma coisa Eu não estou dando conta de pagar minha faculdade e então decidi que quero concurso pois amo a área . Vou me dedicar até passar 😍🙏❤️ e depois volto a estudar para a faculdade.
Eu preferi fazer concursos, graças a Deus deu certo. Hj sou servidor federal e faço faculdade ead. Boa sorte a todos.
Bem, em 1999 quando formei TODOS os meus amigos foram fazer curso pré-vestibular e foram pra faculdade, eu parti para concurso público de tribunais, foi a melhor escolha da minha vida. Fiz minha faculdade tranquilamente, sem problemas financeiros. Acho uma opção super válida. Abs.
Você eh oq hoje em dia?
Queria ter alguém como vc pra orientar quando tinha 17, fiz faculdade e não me garantiu nada
Ow cara! Mas agr vc tem heheh. Vai pra cima que o passado ninguém muda não, só o futuro.
Eu tbm pensava o mesmo, mas o importante é que agora a gnt sabe, pra cima 🙏🏼 Deus te abençoe
Aham!
Cara pior coisa é ficar no limbo de sair do EM com uma pressão absurda de entrar na faculdade sem certezas sobre curso X ou Y e não sair disso... decidi tentar medicina pq achei que tinha a ver cmg, a quarentena me surtou e não sei mais se quero isso, mas não sei se quero concurso, não sei se quero outros cursos... odeio esses surtos mentais. Reconheço meu privilégio de ter essa escolha, mas sofro com ela diariamente.
De qualquer forma - após o desabafo kkk- bem válidas as colocações do vídeo. E vc parece um personagem que eu amo numa série, jess mariano
Tô na mesma
Eai moça oq vc fez kkkk
Tópicos:
6:30 - Pra quem saiu do ensino médio, consegue e quer morar com os pais ou parentes até passar
7:39 - Pra quem saiu do ensino médio, mas mora sozinho (ou vai) e tem reserva pra se bancar por 1 ou 2 anos
8:46 - Pra quem saiu do ensino médio e tá lascado pq tem que trabalhar pois não quer morar com os pais ou parentes e não tem reserva
11:06 - Pra quem trabalha, está estudando pra concurso e quer fazer faculdade de Direito
Vish! Já fui policial por 8 anos, já entrei em 4 faculdades, me formei em Produção de Música Eletrônica e agora estou na Europa justamente pra fazer faculdade de novo, pq era um sonho antigo me formar num país de primeiro mundo e estudando em língua inglesa. Isso é absolutamente relativo. O norte deve ser a ambição da pessoa, o que pretende ser na vida, como gostaria de se ver e de ser visto no futuro.
Sim, voce foi para a? E outros vao para os? Existe essa pequena diferença relacionado ao tema, embora ele tenha cometido uma pequena gafe quando deu exemplo de pessoas de outros paises. No entanto, todos nós brasileiros, quando ouvimos brasileiros falar de faculdade, claro que está falando da situação educacional brasileira e nao europeia ou estadunidense. Tenho pena dele ter cometido essa pequena gafe, ter mencionado exemplos estrangeiros, dando brecha aos "estudados" o confrontarem com fervor! Toda a temática do assunto foi baseada em "estudo brasileiro" e isso ele tem toda razao; tem milhares de brasileiros com diplominha pendurado na parede e quando arrumam um emprego, não passa de 5 mil reais. Você, Ricca Borges, faz parte daquele 0,0000000000001% que se deu bem e claro eu lhe desejo todas bençãos, que voce tenha muito mais.
Fiz faculdade de Adm e posso dar certeza que não é garantia de nada. Só agora, com 31 anos tô estudando pra concurso. Mas tô assistindo pra orientar minha filha futuramente, que tem 9 anos hoje. Muito obrigada !
13:25 arrepiou!!! Um tapa na cara.
Nunca mais irei me esquecer dessa mensagem.
Realmente é muito relativo. No meu caso, eu entrei na universidade pública para fazer direito e faço estágio desde o 2º período (estou no 9º), pois, apesar de não haver custos com mensalidade, existem custos com transporte, alimentação, livros, etc. Porém, analisando friamente, se pudesse me dar um conselho aos 19 anos (quando entrei na faculdade) seria estudar para concursos para depois ingressar na faculdade.
Daria esse mesmo conselho pro meu "eu" dos 18/19 anos. Estude freneticamente pra qualquer concurso simpleszinho (até gari ou qualquer um que tenha estabilidade) e depois procure uma faculdade e voos maiores
@@Renato-qr1rv eu tbm , fiz faculdade atoa
Perda de tempo
@@palomasilva1514, super te entendo. Muitas vezes algumas coisas da vida fazem a gente tomar escolhas que não deveríamos naquele momento.
Depois que eu fiz o outro comentário, decidi trancar a faculdade e investir pesado nos estudos pra concurso.
Hoje, graças a Deus e a muito esforço, estou no meu 2º cargo público e, logo logo, vou retornar aos estudos pra algo maior.
Desejo o melhor aí também pra você, @Paloma Silva e pra quem estiver lendo este comentário. O concurso mudou a minha vida !
@@Renato-qr1rv que legal Renato!você fez concurso pra qual área ? Eu estou pensando em começar a estudar mas estou muito perdida , sei que gosto da área administrativa das faculdades
@@palomasilva1514, atualmente eu sou Assistente Administrativo numa Universidade Pública aqui do meu Estado. Recomendo, é um trabalho muito bom. Antes desse, eu era Inspetor de Alunos do Município.
Mas quando eu tava na correria ali das provas de concurso, eu anotei todos os cargos de nível médio que eu achava interessante e condizente comigo. Aí fui fazendo as provas à medida que ia aparecendo. Basicamente, englobava a área administrativa, área educacional e uma pequena parte da área de segurança pública.
Ou seja, quando aparecia concurso de Assistente Administrativo de Universidade e Colégio, Guarda Municipal, Inspetor de Alunos... não pensava 2 vezes e caía dentro. Como no nível médio não tinha muita opção, eu vi nesses algo que me atraía.
Eu trabalho, faço faculdade e estudo pra concurso.
Só consigo pq trabalho 6:20 no call center
tá sendo muito puxado ?
@@Renato-qr1rv dá pra conciliar sim. É puxado sim, o segredo é estudar primeiro pra faculdade e focar em passar nas matérias e o restinho do semestre foca no concurso. Antes estudava pra faculdade de manhã e concurso a noite, era muito puxado, mas percebi que esse ano não vai ter concurso e mudei o método
Mateus, uma vez assisti uma entrevista aqui no teu canal que me marcou muito. A moça contou que tava infeliz no trabalho e o que fez ela focar no concurso foi pensar quanto tempo ela ainda teria pela frente trabalhando em algo que não queria/não dava uma boa qualidade de vida pra ela.
E é isso mesmo... 20, 30 anos de trabalho (e vida!) é MUITO tempo! Às vezes, vale mais sacrificar 3 anos com estudo pesado pra alcançar uma ótima qualidade de vida pelos próximos 30 anos, do que seguir "levando" só porque é sofrido conciliar trabalho e estudo...
Me fez refletir bastante!
Boa reflexão.
Conheço uma pessoa que entrou como Assistente Judiciário no TJ e depois de empossado fez faculdade e graças a isso pode assumir um cargo de Diretor.
☝🏼 é isso
Não tenho pressa pra fazer faculdade. Tenho o objetivo de me formar em psicologia e trabalhar na área até 2050. Hoje tenho 18 anos e estou no último ano de ensino médio, mas estou preferindo o caminho dos concursos porque não quero ficar na aba dos meus pais. Quero ser independente financeiramente. Depois de conseguir um bom cargo com um bom salário e conseguir montar o desing da minha vida, vou prestar um vestibular e entrar na faculdade. Não vai ser fácil, mas tbm n vai ser impossível.
Oi Ícaro, eu estava estudando para o Enem mas de uns dias para cá , tendo aulas da escola em EAD vi que não estou chegando a lugar nenhum. Conversei com meus pais e vou focar em concurso, prefiro começar a faculdade “mais tarde” mas com um bom emprego! Boa sorte 💪🏻🙏🏻
@@laurazarichta2539 que bom saber que não sou o único com esse pensamento. Boa sorte pra vc tbm e espero que consiga o concurso que almeja ;)
Vc saberia me dizer se Uma pessoa que só tem o ensino médio concluído vai trabalhar com oq caso passe em um concurso? Já que não tem experiência com nada kkkk
@@mikasilva767 tem muita coisa. Vai do setor administrativo até a carreira policial. Não sou a pessoa mais especializada no assunto pra te falar, tô falando pelos concursos que tô estudando. O que não falta é coisa pra gente fazer kkk
@@icarothayllon3970 entendi rs
Na minha opinião, acho que se você pode conciliar faculdade com estudos para concursos é esse o caminho. Me arrependo, inclusive, de não ter feito provas quando estava na faculdade. Às vezes, você tem aquela oportunidade naquele momento de pagar uma faculdade por exemplo, que depois você não tem mais ou não tem mais aquele ânimo. Mesmo que a faculdade não seja uma garantia de emprego, ainda é um plano B.
EU, Natália, diria pra investir em concurso... PORÉM, estudar pra concurso é muito sobre maturidade: saber estudar sozinho, gerenciar o próprio tempo, entender que é algo a longo prazo e que resultados podem demorar anos pra chegarem... Enquanto faculdade, por mais que também exija maturidade, ainda assim tu tem professores te acompanhando, provas/trabalhos que te obrigam a estudar, a ideia de ser separado por semestre também te ajuda a gerenciar o tempo, a ter um início, meio e fim mais definidos e etc... Enfim, opinião própria! São muitas variáveis, realmente depende de cada pessoa. E acho que não tem uma resposta certa, né :)
A maioria das pessoas que eu conheço, que terminaram a faculdade a uns 10 anos atrás, não atuam na área para a qual estudou ou está infeliz pela escolha do curso devido a falta de maturidade na hora da escolha. Faculdade tem que ser algo direcionado. Fazer, achando que terá algo garantido, só se for médico.
programador é um ótimo exemplo, eles mesmo falam que faculdade é perca de tempo, porém, o mercado exige...
Perfeita a narração do vídeo Mateus, concordo plenamente. A sua realidade que vai dizer qual é a melhor opção!
No meu caso, Mateus, faculdade foi minha válvula de escape por ser na área educacional, foi o que me trouxe diversas oportunidades, tanto financeiras quanto de "abrir a mente para o horizonte". Como fui criado na zona rural de Jaguaretama, no Ceará, e não tinha dinheiro para nada, menor de idade, cursei EAD na UFC ao concluir o médio. Essa faculdade me deu oportunidade do meu primeiro trabalho logo que completei 18 anos. Hoje, já fui APM do IBGE, fui aprovado na SEDUC (embora não tenha sido nomeado) e continuo estudando. Graças a Deus, tem dado certo em relação à situação de outras pessoas. Graças a Deus!
Fiz faculdade, no entanto sempre estudando para concurso, já fui aprovada para analista no tj na minha área de formação, mas aguardando posse e tal... então por agora estou na área privada (recebendo pouco, entretanto é o que está me sustentando) e ainda lutanto até a nomeação, mas estudando para concurso na minha área de formação... ainda ñ atingi meu objetivo e realmente é muito pesado, diversas vezes surgiu a vontade de desistir, contudo ainda estou na luta rumo a posse. Obrigada pelos seus vídeos, ajuda muito!
Parabéns! Já Conseguiu tomar posse?
Entrei na Universidade com 18 anos. Cursei o curso dos meus sonhos: Química. Sério, me sinto tão realizada por ter feito algo que eu realmente amo. Quando eu entrei na universidade eu tinha plena consciência que eu poderia não entrar na universidade para estudar para concursos, porém, não estava disposta a deixar minha paixão de lado, pq se eu começasse a trabalhar provavelmente eu não conseguiria cursar química posteriormente (carga horaria alta e dificuldade alta tbm). Neste momento, estou com 24 e estudando para concurso público. Quando eu passar, quero encarar outra faculdade: a de gastronomia. Acredito que é possível sim que a universidade auxilie no conhecimento para concursos públicos, ainda mais se tratando de matérias tão específicas quanto a química.
Tambem faz muito sentido o que voce fala. Realização de um sonho, embora esse feito nao garanta a sustentabilidade em muitos casos. Ou talvez, o ganho financeiro almejado, digamos assim. No entanto, quando se faz a realização do sonho, sabendo da realidade futura, dos ganhos, é muito plausível, essa realização pessoal! A grande vantagem da faculdade, voce tocou num ponto chave que muitos concurseiros não mencionam, traz uma abertura, digamos assim, da mente, alem das materias já estudadas, por exemplo, portugues, matematica geral, poxa vida, isso é uma grande valia, para um novo processo de estudos, quando se fala em estudar para concursos publicos, ou até mesmo para se prestar a novos cursos, como voce disse que quer fazer gastronomia. É isso aí! No mais, Parabens, desejo muito sucesso na sua vida, Deus te abençoe!
E se tipo você tiver a opção de estudar para pré vestibular para ainda entrar na faculdade ou concurso?
Fazer faculdade sempre foi meu sonho, pois sempre achei que a faculdade seria a única coisa de me ascender socialmente, mas acabei desistindo para estudar para os concursos públicos. Não vou dizer que me arrependo, mas se tivesse a maturidade que tenho hoje, jamais teria entrado num curso complexo (engenharia). Mas, optado por qualquer outra coisa e ter começado a estudar para os concursos desde que saí do ensino médio. No mais, muito obrigado!
Hoje eu faço faculdade pública de Letras Português, 6 bloco, e meu pai sempre me incentivou a estudar e fazer concurso e esquecer a faculdade, tendo como exemplo a vida de algumas pessoas que nunca fizeram faculdade e hoje tem a vida que sonharam através do concurso. Eu sempre acreditei nos dois como caminhos para a mudança de vida, mas concordo principalmente com a ideia de que o concurso é o caminho mais certo a ser seguido. Claro, tendo como base a realidade de cada individual, mas se tratando de faculdade pública, em que eu já perdi 1 semestre inteiro, sem aulas, devido a pandemia e não estamos tendo aulas nem através de plataformas online, fico imaginando que eu tenha seguido o caminho errado. Nunca é tarde para a mudança e é isso que eu vou fazer: estudar e focar em concursos.
Igual a mim. Vou me formar em Letras mas tô focando em concursos
Quem não tem dinheiro faz concurso depois a faculdade
Bem dessas!
isso msm.. eu mesma estou desempregada e minha única saída é estudar pra concurso assim vou garantir minha estabilidade pra fazer uma faculdade
Estou nesse barquinho aí. Vou passar num concurso, e depois faço a faculdade que quero
Eu passei em concurso aos 23 anos e só hj aos 28 que eu faço gestão pública
Melhor frase " se a decisão que você tomou não foi a certa, agora ela vai ter que ser a correta"
Eu acho q basear sua decisão no fato de não fazer faculdade pq os grandes CEO's americanos não fizeram e que se vc trilhar o mesmo caminho será tão bem sucedido quanto eles, é de uma tremenda ingenuidade e ignorância.
De fato 🎯
Tem que levar em consideração que Harvard não é nenhuma uniesquina, se querem trilhar o caminho deles, primeiramente devem passar em Harvard kkkk
Pois é, o pessoal fica emocionado demais.
Penso que que o rapaz deu enfase a faculdades no Brasil, apesar de ele ter citado alguns poucos exemplos de fora. O tema todo foi baseado no estudo brasileiro, aí penso ser ignorante desfocar o assunto. Repito, todo brasileiro fala de faculdade brasileira, embora ele comeu uma pequena gafe, quando falou de exemplo estrangeiro.
NÃO FAÇAM ADMINISTRAÇÃO, REPITO: NÃO FAÇAM ADMINISTRAÇÃO. É PERDA DE TEMPO!
O vídeo q vc da LIKE antes de assistir
Boaa 🔥
Eu estou vivendo esse dilema. Tenho 31 anos, sou formado em RH, já atuei na minha área. O problema é que eu sou muito introvertido, gostaria de trabalhar em um serviço que não lidasse muito com pessoas. Porém é praticamente impossível. Já estudei prs um Concurso Público, até pedi demissão do serviço pra me dedicar aos estudos e me arrependi. Entrei recentemente na faculdade de Psicologia, agora não sei se continuo ou se passo a me dedicar a Concurso Público. A faculdade de RH eu não paguei, fui bolsista. Agora essa de Psicologia estou pagando e só de pensar que serão 5 anos pagando, me gera muita insegurança. Duas coisas que eu detesto: Leitura e pessoas.
fiz faculdade de pedagogia, mas nao gostei por varios fatores. Estudo pra concurso e comecei esse ano a fazer faculdade de direito. O concurso é algo de longo prazo pra mim, vou seguir a magistratura, estamos indo!! so ter fe!!!
Fiz concurso. Comparando com os meus primos que fizeram faculdade e os que fizeram concurso, o pessoal da faculdade está desempregado e os concursados nem compara a qualidade de vida.
Hoje vejo o pessoal da faculdade, primeiro ano só cerveja, balada e ninguém aprende nada no conteúdo, termina o ano e ficam a maioria desempregado, exceto nos cursos mais fortes.
Pode crer. Pior coisa é fazer a facul e ainda levar no pagode! Aí sim é o pior dos mundo.
Nos meus 5 anos de graduação nunca pisei o pé em boteco nos dias que tinha aula. Para de generalizar
Os da faculdade, como dizia o mestre Professor Pier "são alunos que estudam pra passar de ano, somente". E aqueles que ainda conseguem esse feito, o maximo que conseguem é um papel, escrito diploma, pois nem conhecimento adquirem, uma vez que só estudam e quando estudam, para passar na prova e passar de ano! Haja vista, a quantidade de reprovados nos testes da OAB, pós formados, alem de outros testes, quando o fulano sai da faculdade, aí está a verdadeira prova de que faculdade, no geral, é balela. O ensino brasileiro é uma piada; focado na industria, apenas forma-se "peão, gado" para fazer o Q? Trabalhar como gado, peao, num chao de fabrica, é para isso que serve as faculdades e colegios tecnicos, no geral! Agora, pergunta se o boy engenheiro que ir pegar na ferramenta e trampar num chao de fabrica? Acha que vai sair da faculdade e arrumar o cargo que estudou, assim, de bandeja? É ruim heim! Trabalhei em uma multinacional como funcionario do quadro fixo (Gerdau), e tambem em outras grandes (Pfizer, Ambev, Coca-cola, Cia Suzano Celulose- como prestador de serviços) e aprendi muito bem como funciona a politica interna de grandes empresas. E mais, basta uma busca rapida nos sites de empregos, pra ver o salario de um engenheiro; não passa de 6 mil reais, no geral!
Iih, já fiz a faculdade ( n me arrependo pq cresci mto e conheci boas pessoas, mas n é garantia se vai ou n ter sucesso), mas vou assistir o vídeo.
Acho que cada tem um sonho ou quer fazer algo, pra uns a faculdade vale a pena e pra outras pessoas n.
Médico e Juiz (direito), por exemplo, teria que fazer a faculdade.
Hahaha assiste aí 😛
Se vc tem mais de 20 anos ainda é possível escolher concurso? Pelo oq vejo a maioria das pessoas que escolhem concurso primeiro tem 17/18 anos
Tô exatamente no mesmo dilema. Sendo que tenho 23 e optei por começar a faculdade recentemente... mas ando me arrependendo pelos motivos que ele falou no vídeo
Não concordo muito não, se você fizer facul integral vai ser bem difícil você conciliar estudar pra facul e pro concurso,pq a faculdade em si já tem uma alta carga horária e você fica exausta😿 Falo de mim que fiz federal e integral
Hj em dia, concurso sem faculdade tá em extinção.
É melhor ter faculdade, pra escolher entre cargo do ensino médio e superior. E o bom de ser formado é ganhar gratificação...então não perde nada ter só nível médio.
Parabéns pelo vídeo, foi o mais sensato que eu vi !
Elon Musk tem faculdade de Física e Economia.
EU trabalhei, fiz faculdade e fui aprovado em concurso de nível médio federal, durante o período da faculdade.
Vc fez tudo isso ao mesmo tempo? Tbm tô trabalhando, estudando pra faculdade e pra concurso. Tô na luta, mais não é fácil.
@@thiagospurs1992 Eu escolhi o concurso do que a faculdade, em 2017 iniciei minha carreira de concurseiro, teve umas batidas nas traves, mas sempre ficava no quase. De tanto estudar só para concurso tava ficando paranóico então decidir com a nota do Sisu entrar na faculdade para administração, pois era um assunto da minha carreira de concurseiro. Neste ano de 2018 comecei a faculdade, fiz estágio na prefeitura, entrei no concurso da prefeitura e fiz o concurso de técnico administrativo federal do meu cargo atual, mas com aquela lida de trabalho, faculdade e concurso.
@@lucasmoura9017 parabéns pela sua trajetória. Eu iniciei os estudos ano passado, parei por uns meses e voltei agora de novo. Espero,ao fim de tudo, conseguir a tão sonhada aprovação.
Depois de um ano numa universidade estadual, faculdade agora só tecnólogo. O custo benefício é bem melhor.
Pensei em fazer faculdade, mas não tenho nenhum curso que realmente queira e dinheiro, por isso estou fazendo um curso técnico em enfermagem e resolvi fazer concurso a melhor decisão me sinto menos ansiosa e mais focada.
Tive a oportunidade de fazer um concurso no início da faculdade. Não levei a sério. Terminei a faculdade. Hoje estudo para concurso e trabalho na profissão que formei. Não ganho tanto, mas estou seguindo...
Quais os cursos que você indica ?
nossa, minha dúvida faz um mês, quebrando a cabeça se faço outra faculdade, tão bom esses amigos virtuais que sabem ajudar a gente com experiência, acho que as atuais incertezas do mundo dos concursos também nos deixam bem preocupados e cricri.. obrigada.
FAZER FACULDADE DE DIREITO PARA PRESTAR CONCURSO PÚBLICO DE DELEGADO DA PF, VALE A PENA?
Eu passei num concurso público e já fui nomeado.Fiz o enem e consegui uma bolsa integral em Direito.Agora meu foco é um concurso nessa área..tribunais! #foco nada vem fácil Vlw Mateus
Vc estudou para os dois ao mesmo tempo?
Acho que depende muito!! Aonde vc quer estar daqui alguns anos! Porq vc pode não fazer facu e passae num concurso de ensino medio numa prefeitura qualquer e se acomodar com 3 mil
Ou vc pode fazer escala e se tornar um magistrado. .. por q não? Sonhar pequeno e sonhar grande da o mesmo trabalho!!
Mateus, em todos os tribunais é esse horário que vc falou no vídeo? De 07:30 até 14:30?
Estava precisando desse vídeo. Obrigada! :)
Matheus, como inserir questões no ciclo se ainda tenho matérias inacabadas e 4 horas por dia para estudar? estou com dificuldade de conciliar os dois
E se ganhar na loteria faz:Faculdade ,concurso ou vira empresário ?
Nenhum, vai viver kkkkk
Brincadeira, empreender é legal pois gera empregos e ajuda famílias
Oii, Matheus! Vc concluiu o seu curso superior ou só está no trabalho?
Depende muito a pessoa sonha em ser delegada tem que ter faculdade para pessoa sem ser policial ela tem que ter uma faculdade
Sim vc entra no ensino médio lá dentro faz faculdade.
@@lidiagianini7736 meu caso é muito específico eu consegui terminar meu ensino médio e depois de 20 anos de idade eu tive que parar de estudar com os meus 14 anos fiquei três anos afastada da escola para trabalhar para ajudar minha mãe depois de um tempo eu voltei para escola terminei o ensino médio entrou em uma faculdade de t i estudei 2 anos e meio logo depois eu arrumei um emprego numa empresa de Tecnologia que eu ganhava r$ 2500 trabalhei nessa empresa um 1ano e meio fui promovido a gerente aí meu salário chegava 5000 reais mas naquela época que o governo tava aquela bagunça mandar muita gente embora eu fiquei com medo de ser mandado embora daí eu decidi prestar um concurso eu dei uma olhada no cenário e vi que a Polícia Militar do DF tava com comissão formada e tal eu decidi estudar Passei no concurso e hoje estou tranquilo, mas na realidade a faculdade me ajudou muito é relativo é de pessoas para pessoas depende muito da Necessidade de cada um
Palavras sábias
Eu estou cursando 8º período do curso de Direito, não quero advogar, mas os cargos que almejo exigem nível superior.
Tendo grana p se bancar durante os 5 anos, é tranquilo :)
Mateus, bom dia.
Sei que não tem a ver com o tema do vídeo e que poderia fazer essa pergunta na live de quarta, mas para não passar mais tempo errando, gostaria de saber sua opinião sobre uma estratégia que estou pondo em prática, qual seja: verticalizei um edital no excel e estou fazendo questões, ponto a ponto, do assunto, revisando unicamente por questões os temas com maior percentual de acertos(85% para mais) e os demais volto aos meu material base, caderno feito com base em video aulas). Pontuo que o edital utilizado é o do TJ-RJ, por ser bem recente, mas não irei fazer essa prova.
Diante do exposto, pergunto: essa estratégia lhe parece uma boa?
Desde já, muito obrigado.
Boa, garoto!!! Faculdade hoje, caso a pessoa, por exemplo, queira ser PRF, etc.... Aí sim, poderia fazer um Tecnólogo... vale a pena por isso, por esse lado.
Sim, é uma boa opção!
Prf desejos de muitos orgulho de pertence
Sempre tem aqueles que dizem "mas cadê o diploma?"
Muito relativo. .. poucos concursos de ensino medio pagam bem. .. a maioria paga 3 mil e olha lá. ...
Acho que depende aonde vc quer chegar
o melhor 💛
Vc é técnico do TRT?
23a região
@@MalditaFcc 👏🏻
Eita,essa ponte na abertura do vídeo passei um ano pasando ai.
Heheheh
Nossa cara obrigado
Ótimas reflexões
👊🏼
💜
É o trabalho que não tem tbm kk😪